USF
detalhe Redes SociaisRedes SociaisRedes SociaisRedes Sociais   Contato   

login

senha

esqueceu a senha?
clique aqui

Inédito: USF lança especialização em Análises Clínicas

Pós-graduação ajuda a identificar patologias através de técnicas e recursos laboratoriais

A USF (Universidade São Francisco) lança Pós-Graduação em Análises Clínicas no Campus Campinas. Pioneiro na cidade, o curso capacitará os profissionais da Saúde para diagnosticar doenças por meio de análises em laboratórios. A especialização pretende auxiliar também na identificação de novas patologias, antes restritas a alguns grupos. "As crianças estão convivendo com doenças antes exclusivas dos adultos como hipertensão, colesterol alto e diabetes", afirma a Profa. Sônia Malheiros, do curso de Pós-Graduação em Análises Clínicas da USF.

A Pós-Graduação tem início em 5 de março. O aluno desenvolve módulos que proporcionam conhecimento inovador na área como Seminários em Tópicos Emergentes, Biologia Molecular Aplicada às Análises Clínicas e Integração na Interpretação de Exames Laboratoriais. As áreas de atuação variam de hospitais públicos, privados a laboratórios de análises clínicas.
As inscrições já estão abertas. Para saber mais, acesse www.usf.edu.br/especializacao

Diabetes e as crianças

A má alimentação e o estilo de vida sedentário são os principais agravantes que contribuem para o cenário atual. Antes restrita como uma doença de adultos, hoje, a Diabetes Mellitus (DM) acomete 285 milhões de casos no mundo e estima-se que o número possa dobrar até 2030. Dados da última Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), referentes ao biênio de 2008 e 2009, indicam que as taxas de obesidade entre meninos e meninas entre 5 e 9 anos cresceram quatro vezes mais nos últimos 10 anos - de 4,1% a 16,6% e 2,4% para 11,8%, respectivamente.

De acordo com a Profa. Sônia, medidas simples permitem a prevenção e o tratamento da DM em crianças. "O primeiro passo é o diagnóstico precoce, por meio da investigação laboratorial da glicemia em crianças consideradas em risco (as obesas, sedentárias, com sintomas clássicos da doença, com histórico familiar de DM, etc). O segundo passo é implementar hábitos de vida saudáveis desde a primeira infância: suco de fruta sem açúcar, ingestão de verduras e legumes, evitar as bolachas recheadas e alimentos industrializados, alimentos integrais, além da prática regular de qualquer atividade física", ressalta.



listar histórico

 

                 
  Campus Bragança Paulista
Tel.: 11 2454.8000
  Campus Campinas
Tel.: 19 3779.3300
  Campus Itatiba
Tel.: 11 4534.8000
  Campus São Paulo
Tel.: 11 3411.2950