Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Alunos

Biblioteca

Biblioteca

Histórico

Em 1976, quando os franciscanos assumiram a direção da Instituição de Ensino Superior da Região Bragantina, que passou a se denominar Faculdades Franciscanas, as três bibliotecas, uma em cada campus (Bragança Paulista, Itatiba e São Paulo) somavam, aproximadamente, 30.000 volumes de livros.

As três iniciaram um longo processo de revitalização dos acervos e de ampliação dos espaços físicos, o que as tornou adequadas para atender às exigências de uma universidade.

Em 1985, com a instalação da Universidade São Francisco, as bibliotecas contavam com um acervo de 55.389 volumes de livros e 381 assinaturas de periódicos correntes numa área de 1.142 m². Naquele ano, o total geral de consultas foi de 84.518.

De 1986 a 1990, observou-se uma evolução considerável: o espaço físico aumentou em 70% e passou para 2.106 m²; o acervo bibliográfico cresceu 83% e foi para 101.364 volumes; em consequência da melhoria de espaço físico e acervo, aliada a uma política de incentivo à pesquisa, o número de consultas também aumentou significativamente (42%), totalizando, no ano, 119.966.

Quanto ao aspecto técnico-administrativo das bibliotecas, sentiu-se a necessidade, a partir de 1990, de uma maior integração para racionalização de recursos humanos e bibliográficos. Com o início da informatização dos serviços, a biblioteca do campus de Bragança Paulista assumiu, a princípio, o trabalho de unificação dos três bancos de dados, bem como da padronização dos processos técnicos, possibilitando que fosse criado, em 4 de maio de 1992, o Sistema de Bibliotecas.

Instalado nas três unidades, o banco de dados foi unificado, e, em 1997, todas as atualizações previamente feitas foram enviadas via internet. Desde 2001, o sistema vem sendo utilizado pelos quatro campi e, a partir de 2002, em rede com o software INFORMA versão banco de dados.

Com o advento do CD-ROM, da digitalização de imagens e das redes de informação via Internet, novas tecnologias estão tornando ferramentas imprescindíveis às pesquisas acadêmicas. Cientes disso, as bibliotecas da USF têm, desde o princípio, crescido para, efetivamente, oferecer os melhores serviços a seus usuários.



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.