logo capes
logo pós-graduação psicologia
 

Docentes



Conheça os docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Saúde:

Prof.ª Dra. Andréia de Melo Porcari
andreia.porcari@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Graduada em Química pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2008), mestre (2012) e doutora (2018) em Química Analítica pela mesma universidade. Atua no desenvolvimento de novas estratégias diagnósticas para vários tipos de doenças como câncer e infecções virais utilizando a metabolômica e técnicas de imageamento molecular.

Prof. Dr. Carlos Augusto Real Martinez
carlos.martinez@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Graduado em Medicina pela Universidade São Francisco – USF (1980), mestre em Gastroenterologia Cirúrgica pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (1988), doutor em Gastroenterologia Cirúrgica pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual - IAMSPE (2002), doutor também em Cirurgia Geral pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2010). Possui experiência em modelos de colite experimental para o estudo de doenças inflamatórias intestinais e câncer colorretal.

Prof. Dr. Fabio Henrique da Silva
fabio.hsilva@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Graduado em Farmácia pela Fundação Educacional de Fernandópolis - FEF (2008), mestre (2011) e doutor (2014) em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Atua nas áreas de farmacologia da função erétil e do trato urinário inferior.

Profª. Dra. Giovanna Barbarini Longato
giovanna.longato@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL/MG (2007), mestre (2010) e doutora (2014) em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Atua na área de Produtos Naturais e Câncer com ênfase na caracterização biológica in vitro e in vivo de compostos oriundos de plantas, microrganismos e organismos marinhos; determinação do mecanismo de ação e vias de sinalização dos processos de morte celular e ensaios toxicológicos pré-clínicos.

Prof. Dr. Fernando Augusto de Lima Marson
fernando.marson@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2007), mestre (2011) e doutor (2015) em saúde da criança e do adolescente pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Atua na análise estatística de fatores que atuam na modulação genética da gravidade de doenças respiratórias, em métodos de diagnóstico diferenciado, na análise epidemiológica de numerosas condições clínicas e de fatores de risco ao câncer e no estudo da modulação por bactérias na gravidade clínica da fisiopatologia pulmonar.

Prof. Dr. Ivan Gustavo Masselli dos Reis
ivan.reis@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2007) e em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de São Paulo – IFSP (2021), mestre em Ciências da Motricidade pela UNESP (2010) e doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2015).  Atua em pesquisa de temas relacionados à atividade física com ênfase em fisiologia, desenvolvimento de sistemas e tecnologia da informação aplicados à avaliação do desempenho e treinamento físico.

Prof. Dr. Lucas Miguel de Carvalho
lucas.miguel@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Graduado em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2012), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2015), e doutor (2019) em Genética e Biologia Molecular, com ênfase em Bioinformática, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência nas áreas de Bioinformática e Análise de dados, atuando principalmente nos temas de bioestatística, aprendizado de máquina, análises e desenvolvimento de métodos de integração de ômicas (Genômica, Transcriptômica, Metabolômica e Proteômica), biologia de sistemas, redes biológicas e simulações do metabolismo celular.

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP (2005), mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2008) e doutora em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo – USP (2012). Atua no isolamento e caracterização de moléculas de animais marinhos para o tratamento de câncer, infecções e doenças neurodegenerativas; no desenvolvimento e inovação de novas moléculas terapêuticas – química medicinal e no estudo de alvos terapêuticos, mecanismo de ação e farmacocinética.

Prof. Dr. Leonardo Henrique Dalcheco Messias
leonardo.messias@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Graduado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP (2012), mestre (2014) e doutor (2018) em Ciências da Nutrição, Esporte e Metabolismo pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Tem experiência em fisiologia e bioquímica do exercício físico, protocolos de avaliação para obtenção de parâmetros aeróbios e anaeróbios, monitoramento do desempenho esportivo e treinamento físico e modelos matemáticos para aquisição de parâmetros metabólicos, cardiovasculares e respiratórios.

Prof. Dr. Lucio Fabio Caldas Ferraz
lucio.ferraz@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Graduado em Biologia (1995) e Biomedicina (1997) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, mestre (1999) e doutor (2006) em Genética e Biologia Molecular pela mesma universidade. Tem experiência na área de Genética Molecular, com ênfase em Genética Humana e de Microorganismos, atuando principalmente nos mecanismos de regulação da expressão gênica.

Graduado em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC (1998), mestre em Ciências Médicas (2001) e doutor em Farmacologia (2004) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em genética molecular do câncer, atuando principalmente nos seguintes temas: Helicobacter pylori, cancer gástrico e mecanismos de reparo ao DNA; obesidade e adipogênese.

Profª. Dra. Mariana Gonçalves de Oliveira Taranto
mariana.taranto@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Americana (2009), com mestrado em Biologia Molecular e Funcional com ênfase em Fisiologia Humana pelo Instituto de Biologia da UNICAMP (2013), e doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da UNICAMP (2017). Realizou pós-doutorado no Departamento de Farmacologia da FCM/UNICAMP (2017-2022), com período de estágio no exterior no Departamento de Medicina do Beth Israel Deaconess Medical Center - Harvard Medical School (2019), e no Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2023). Tem experiência na área de farmacologia geral e experimental, com foco específico em doenças cardiovasculares e urogenitais. Atualmente é professora e pesquisadora no Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde na Universidade São Francisco (USF).

Profª. Dra. Manoela Marques Ortega
manoela.ortega@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (1996), mestre (2002) e doutora (2006) em Clínica Médica, área de concentração Ciências Básicas com ênfase em Citogenética Convencional e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Tem experiência nas áreas de Citogenética Convencional, Hibridização in situ por Fluorescência (FISH) e Biologia Molecular em Doenças Onco-Hematológicas, atuando principalmente em estudos de polimorfismos e expressão gênica do mieloma múltiplo.

Profª. Dra. Michelle Darrieux Sampaio Bertocini
michelle.bertoncini@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR (2001) e doutora em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo - USP (2007). Tem experiência nas áreas de Biologia Molecular e Imunologia, com ênfase no desenvolvimento de novas estratégias vacinais contra patógenos humanos e investigação dos mecanismos de interação patógeno-hospedeiro, clonagem e expressão de genes em sistemas heterólogos, produção e purificação de proteínas recombinantes e modelos animais de infecção.

Prof. Dr. Miguel Soares Conceição
miguel.conceicao@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Graduado em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha - URCAMP (2007), mestre (2011) e doutor (2015) em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Atua em linhas de pesquisa sobre respostas clínicas e moleculares do treinamento físico em mulheres realizando tratamento para câncer de mama; bem como com adaptações neuromusculares e moleculares ao treinamento de força e concorrente em pessoas saudáveis, jovens e idosas. 

Profª. Dra. Patrícia de Oliveira Carvalho
patricia.carvalho@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Graduada em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL/MG (1989), mestre (1994) e doutora em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1997).  Atua em projetos de pesquisa que envolvem bioprospecção de microrganismos, enzimas microbianas, caracterização e modificação de biomoléculas e testes de bioatividade visando a aplicação em indústrias farmacêuticas e de alimentos. Também desenvolve projetos integrados em ciências ômicas voltados à área da saúde.
 

Profª. Dra. Raquel de Cassia Santos
raquel.cassia@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2007) e doutora em Ciências Biológicas, área de concentração Farmacologia (2012) pela mesma universidade. Tem experiência em pesquisa pré-clinica na área de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de produtos naturais derivados de plantas voltados para a saúde humana com finalidade terapêutica frente a distúrbios gastrintestinais como úlcera péptica, mucosite intestinal e doença inflamatória intestinal.

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo (2004), mestre em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e doutora em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo (2012). Possui experiência na área de microbiologia com ênfase em bacteriologia e resistência bacteriana aos antimicrobianos.

Profª. Dra. Thais Manzano Parisotto
thais.parisotto@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Graduada em Odontologia pela Universidade Estadual de São Paulo - UNESP (2004), mestre (2008) e doutora (2011) na área de Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP/UNICAMP. Tem experiência em pesquisas relacionadas à etiologia de cárie na infância.

Graduado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL/MG (2011) e doutor em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2017). Tem experiência nas áreas de biologia molecular e imunologia, principalmente no estudo de fatores de virulência como antígenos vacinais, bem como a investigação imunológica em modelos animal e in vitro decorrente da administração desses fatores de virulência. Também tem experiência com a construção de bactérias mutantes e formação de biofilme.