logo capes
logo pós-graduação psicologia
 

Equipamento Multiusuário



Nosso Laboratório Multiusuário é chamado de “Central Analítica Multiusuários” (CAM). Atualmente é um centro de excelência, especializado em Espectrometria de Massas e Biologia Molecular. Dedicamos nossos recursos e conhecimentos para atender às necessidades de pesquisa e desenvolvimento da comunidade científica acadêmica e das empresas privadas. Nossa missão é fornecer suporte técnico de alta qualidade, promover a colaboração entre pesquisadores e profissionais e impulsionar a inovação na ciência e na indústria.

A CAM é cadastrada no PNIPE (Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação)

Plano de Normatização e Compartilhamento de Uso do Equipamento:

A. Comitê Gestor e de usuários:

O modelo de gestão do Laboratório Multiusuário visa garantir o uso eficiente dos recursos, a qualidade dos serviços prestados e a promoção da colaboração entre pesquisadores e profissionais. As principais características do modelo de gestão incluem:

Comitê Gestor e de usuários: O Comitê Gestor é responsável por supervisionar e tomar decisões sobre a administração e o funcionamento do laboratório. Composto por representantes de diferentes áreas de especialização e experiência. O comitê estabelece políticas e diretrizes, define prioridades de pesquisa, aloca recursos financeiros e humanos e aprova o acesso de novos usuários. O comitê tem gestão institucional, gerida pelo colegiado do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde.

Os atuais membros do comitê estão listados abaixo:

  • Andreia M Porcari (presidente, metabolômica e aplicações analíticas)
  • Lúcio F. C. Ferraz (vice-presidente, biologia molecular)
  • Fábio H. da Silva (assessor titular, infra-estrutura, gestor)
  • Juliana M. Sciani (assessora titular, proteômica, gestor)
  • Patrícia de Oliveira Carvalho (assessora titular, gestor)

B. Regulamento:

O regulamento da Central Analítica Multiusuários (CAM) estabelece regras e diretrizes que regem o funcionamento do laboratório e garantem a segurança, a qualidade dos serviços prestados e o uso eficiente dos recursos. As principais diretrizes incluem:

Uso de equipamentos: Os usuários devem seguir os protocolos e as instruções de uso dos equipamentos, conforme fornecidos pela equipe técnica e pelos manuais dos fabricantes. A utilização inadequada dos equipamentos pode resultar em danos ou prejuízos e, consequentemente, na suspensão do acesso ao laboratório. Todo uso deverá ser assistido por responsável técnico interno, designado pelo comitê gestor.

Segurança: Os usuários são responsáveis por seguir as normas de segurança estabelecidas pelo laboratório e pela instituição, incluindo o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a manipulação adequada de produtos químicos e materiais biológicos. Todos os incidentes e acidentes devem ser relatados imediatamente à equipe técnica e ao Comitê Gestor.

Treinamento e capacitação: Antes de utilizar os equipamentos do laboratório, os usuários devem participar de sessões de treinamento e capacitação oferecidas pela equipe técnica. Apenas usuários devidamente treinados e autorizados terão acesso aos equipamentos.

Manutenção: A manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos é de responsabilidade da equipe técnica do laboratório. Os usuários devem informar imediatamente qualquer problema ou mau funcionamento dos equipamentos à equipe técnica.

C. Equipamentos disponíveis:

N EQUIPAMENTO FABRICANTE DESCRIÇÃO
1 UPLC Acquity H-Class E XEVO G2-XS QTOF WATERS CROMATÓGRAFO LÍQUIDO E ESPECTRÔMETRO DE MASSAS
2 SeqStudio Genetic Analyzer THERMO SEQUENCIADOR DE SANGER
3 QuantStudio Absolute Q Digital PCR THERMO PCR DIGITAL
4 QuantStudio 5 Real-Time PCR Systems THERMO REAL TIME PCR
5 Centrífuga Refrigerada de Alta Performance Beckman Avanti j-30 i BECKMAN COULTER CENTRÍFUGA DE ALTO DESEMPENHO COM SISTEMA PARA ELUTRIAÇÃO

 

Confira a descrição completa dos equipamento, clique aqui.

 

D. Critério de avaliação para utilização dos equipamentos multiusuários

Todos os projetos passarão por uma avaliação interna, devendo preencher o formulário disponível no link a seguir.

Link para formulário de solicitação de uso, clique aqui.

As informações necessárias para preenchimento são:

 

Avaliação da solicitação: Após o envio da solicitação de acesso, o Comitê Gestor avaliará o projeto e a adequação aos objetivos e capacidades do laboratório. Os critérios de avaliação incluem a disponibilidade de recursos. Em um prazo máximo de 15 dias após o envio do formulário de agendamento, será emitido parecer de viabilidade de uso do equipamento.

Agendamento: O uso dos equipamentos deve ser agendado previamente por meio do sistema de agendamento online disponível no site do laboratório. Os usuários devem respeitar o tempo e os horários agendados, garantindo a disponibilidade dos equipamentos para outros usuários.
O calendário público com os dados de utilização do Q-TOF pelos membros da comunidade interna e externa está disponível no link, clique aqui. Na agenda do Q-TOF é possível visualizar a utilização por usuários externos nos últimos meses, bem como a programação de uso para os meses seguintes. Outros equipamentos como o sequenciador de sanger, o digital PCR e o PCR real time ainda não possuem agenda pública pois estão em fase de instalação/capacitação da equipe interna.

Acesso ao laboratório: Os usuários interessados em utilizar os recursos do laboratório devem enviar uma solicitação de acesso por meio do site, fornecendo informações sobre o projeto de pesquisa e as necessidades específicas de análise. O Comitê Gestor avaliará as solicitações e concederá acesso assistido de acordo com a disponibilidade de recursos e a adequação do projeto aos objetivos e capacidades do laboratório. Não será autorizada a permanência desassistida de usuários no laboratório. Não será autorizado o uso do laboratório para finalidades que não tenham sido previamente detalhadas no formulário de solicitação e aprovadas pelo comitê gestor.

Taxas e custos: O uso dos equipamentos e serviços do laboratório pode estar sujeito a taxas e custos, que serão determinados pelo Comitê Gestor e informados aos usuários no momento da aprovação do acesso. Os custos podem incluir tarifas de uso dos equipamentos, despesas com materiais e insumos e taxas de serviços técnicos. Consumíveis como vials, colunas cromatográficas, solventes, modificadores orgânicos, plásticos, entre outros, devem ser levados pelos usuários na ocasião do uso, não sendo de responsabilidade do comitê gestor prover consumíveis para a análise. Todos os consumíveis devem seguir as especificações e orientações dadas pelo comitê gestor (por exemplo, grau de pureza de solventes e reagentes, tipos de vials, diâmetros de coluna, etc).

O cumprimento destas regras e diretrizes é essencial para garantir o funcionamento eficiente e seguro do Laboratório Multiusuário e assegurar a qualidade dos serviços prestados à comunidade científica e às empresas privadas.

E. Contato:

Para outras informações entre em contato pelo e-mail: eapi@usf.edu.br ou pelo telefone: (11) 2454-8104.

Localização:
Prédio 5, Sala 211
Av. São Francisco de Assis, 218 - Jd São José
Bragança Paulista - SP
CEP: 12.916-900