logo capes
logo pós-graduação psicologia
 

Laboratórios



O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde conta atualmente com cinco laboratórios os quais contam com uma excelente infraestrutura e um bom parque de equipamentos, o que fornece condições para o desenvolvimento das atividades de pesquisa nas duas áreas de concentração do Programa. Os docentes contam com recursos de auxílio à pesquisa de diferentes agências de fomento para aquisição de equipamentos e materiais de consumo. É importante ressaltar a contribuição significativa da FAPESP, CAPES, CNPq e FINEP, através dos projetos individuais de pesquisa. Abaixo, mais detalhes sobre cada um dos laboratórios:

Além destes laboratórios, os docentes com um moderno Biotério recentemente reformado. Este possui uma área de 348,54 m2, distribuídos entre ambientes utilizados para a manutenção de animas para utilização em aulas práticas das graduações e pelos docentes da pós-graduação. No ano de 2014, o Biotério passou por uma extensa reforma a fim de preencher os critérios exigidos para uma instalação de biossegurança nível II. A reestruturação incluiu a criação de três salas para a manutenção de roedores, sendo uma equipada com módulo de troca e isoletes para a acomodação de camundongos, outra equipada com estantes ventiladas para a manutenção de ratos e um ambiente isolado para a manutenção de camundongos especiais (linhagem nude). Ambas possuem controle de temperatura, ciclo claro-escuro e controle de umidade. O biotério possui também duas salas para experimentação contando com pias e bancadas, também com temperatura e luminosidade controladas. Uma destas salas abriga equipamentos de metabolismo (PhysioCages) e um módulo de troca. Um terceiro ambiente de experimentação animal abriga uma esteira para exercício físico de roedores. O novo biotério possui fluxo de circulação unidirecional de material limpo/sujo e todo material que entra passa por uma autoclave de barreira (CAPES/Pró-Equipamento). A reforma da área externa foi realizada para adequação do ranário, acomodações para os coelhos e porcos, além da criação de um escritório, sala de armazenamento de materiais, sala para lavagem e secagem de materiais.

Este laboratório conta com uma área total de 197,67 M², onde são conduzidas pesquisas que visam avaliar a biologia molecular de tumores com atenção especial a miRNAs e também a identificação de compostos naturais com potencial quimioprotetor.

Possui área de 77,10 m² contendo laboratório principal e duas salas de professores.

O Laboratório de Investigação Médica foi concebido para realizar preparações e analises histológicas usando diferentes técnicas. Para este fim o LIM conta com microscópios ópticos acoplados a sistema digital de análise morfométrica, imunofluorescência e processador automático de tecidos.

Na UNIFAG são desenvolvidas metodologias analíticas, químicas ou microbiológicas, para qualificação ou quantificação de substâncias na sua forma pura ou misturada, dentro das normas éticas em Boas Práticas Clínicas, Boas Práticas de Laboratório, Conferência Internacional de Harmonização e regulamentos da ANVISA. Além disso, a unidade possui 44 leitos, sala de recreação, farmácia, salão de coletas, posto de enfermagem e sala para atendimentos de urgência. Já foram realizados mais de 500 estudos, confinando aproximadamente 8.000 sujeitos de pesquisa, e mantendo um banco de dados de mais de 12.000 voluntários. http://unifag.com.br/

Possui área de 168,98 m2 contendo laboratório principal, 3 salas de professores, 1 sala de cultura de células eucarióticas; 1 sala destinada ao preparo de géis de agarose, à eletroforese e análise de DNA; 1 sala de cultura bacteriana; 1 sala destinada à extração de RNA; 1 sala de almoxarifado. Este laboratório tem como foco o estudo das interações patógeno-célula hospedeira e a caracterização de fatores de virulência com potencial aplicação na produção de vacinas.

É constituído de almoxarifado, 2 salas para docentes e 1 sala para alunos de pós-graduação e reuniões; sala de lavagem e esterilização; 2 laboratórios de pesquisa e instrumentação, totalizando 170 m². Neste laboratório são desenvolvidos métodos de análise lipidômica e morfológica para monitoramento de biomarcadores, além de sistemas de órgãos isolados para análise de vias de transdução de sinal.

Conta com uma área de 150m², contendo um laboratório principal, 02 salas de cultura de células, sala de cultura bacteriana, sala para biologia molecular e sala escura Neste são desenvolvidos projetos associados à análise de expressão gênica e proteica, experimentos envolvendo cultura de células e citometria de fluxo.