Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Administração

No campus de Bragança Paulista, o curso de Administração foi autorizado há mais de trinta anos e está devidamente reconhecido pelo MEC. Desde seu início, foi criado para oferecer, através do bacharelado, formação plena nas ciências gerenciais aos interessados, cujas competências e habilidades são gradativamente desenvolvidas a fim de inseri-los efetivamente no mercado de trabalho.

Durante o curso, você aprende a ter autonomia intelectual, atitude investigativa e posicionamento crítico para gerar soluções estratégicas que contribuam para os processos administrativos de diferentes organizações. Além do trabalho em empresas, as atividades de iniciação científica e monitoria também podem ser uma opção, uma vez que você pode iniciar sua formação acadêmica para atuar, futuramente, como professor ou pesquisador. Aliadas a essa estrutura curricular diferenciada, ainda estão palestras ministradas por profissionais já atuantes na área e a Semana Empresarial, durante a qual há cursos, seminários e apresentações dos alunos.

Disciplinas instrumentais, mercadológicas, humanas e outras complementam o curso, que propicia uma sólida formação em administração geral, finanças e operações, articulando, constantemente, a teoria à prática. Por meio de convênios com empresas da região, também são oferecidas oportunidades para estágio e cumprimento de atividades complementares a nossos alunos, que, depois de graduados, poderão dar continuidade a seus estudos através do MBA em Gestão de Negócios.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações gerais

DURAÇÃO: oito semestres.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 3.000 horas.

PERÍODO: noturno.

Áreas de atuação

Administrar é a arte de gerir, planejar, dirigir, ministrar os meios de produto e operação a fim de gerar bem-estar econômico e social, seja no meio político, seja no empresarial.

Responsável por direcionar e aplicar os recursos disponíveis da melhor maneira possível, o profissional da área poderá atuar na Administração em geral, que inclui micro, pequenas, médias e grandes empresas, instituições bancárias, organizações sem fins lucrativos, empresas públicas, administração de instituições de ensino e saúde, organizações ligadas ao comércio exterior e, também, consultorias e assessorias para as áreas de Administração.

Disciplinas

Portaria Ministerial nº 707, de 18/12/2013 (D.O.U. 19/12/2013).

Turno: MATUTINO Currículo: 0001-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

CONTABILIDADE | 72.0 h

EMENTA: A Contabilidade. Patrimônio. Balanço Patrimonial. Método das Partidas Dobradas. Balancete de Verificação. Regimes Contábeis. Demonstração do Resultado do Exercício. Plano de Contas.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos fundamentais da contabilidade. Possibilitar a compreensão dos lançamentos contábeis e a interpretação dos relatórios obtidos a partir da sistematização destes dados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DAS DINÂMICAS SOCIAIS | 72.0 h

EMENTA: Contexto de surgimento e consolidação das Ciências Sociais como possibilidades explicativas dos fenômenos e das contradições sociais. A constituição da modernidade: Revoluções Francesa e Industrial. O desenvolvimento das ciências sociais aplicadas.
OBJETIVO: Debater as limitações e consequências do racionalismo moderno sobre o modo de vida e as concepções de sucesso e carreira.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Expressões algébricas. Funções de uma variável.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS | 72.0 h

EMENTA: Conceito Fundamental de Administração. Conceito de Organizações. Estudo de cada etapa da Administração e sua aplicação na realidade corporativa: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Processo Decisório e Comunicação Corporativa.
OBJETIVO: Fornecer conhecimentos e desenvolver competência para a administração de organizações de qualquer natureza, tamanho ou segmento, por meio da apresentação dos conceitos e práticas de planejamento em diversos níveis, de organização tanto de tarefas e departamentos como de equipes, da atuação gerencial e da criação de mecanismos de acompanhamento e interpretação dos resultados obtidos em todo o processo administrativo. Debater modelos, dificuldades e exigências do processo de tomada de decisões e a importância de um sistema eficaz de comunicação corporativa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA ECONÔMICA | 72.0 h

EMENTA: Atividade econômica e Ciência Econômica. O objeto e o método da Ciência Econômica; Divisões da Ciência Econômica; Problemas econômicos fundamentais. O sistema econômico: fatores e setores de produção. A economia clássica, a visão crítica de Marx e a Revolução Marginalista. A tradição keynesiana. A construção da hegemonia neoclássica; Noções preliminares de Macroeconomia e de Microeconomia.
OBJETIVO: Capacitar o acadêmico para entender o funcionamento elementar do sistema econômico, por meio da análise dos seus principais agentes e fluxos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

AMBIENTE DE MARKETING | 72.0 h

EMENTA: A evolução do Marketing e os seus conceitos básicos. O sistema de Marketing. Gerenciamento das Informações de Marketing: o S.I.M. e a pesquisa de Marketing. Tipos de pesquisa. Institutos de pesquisa. Comportamento do consumidor. O processo de compra e decisão. O consumidor empresarial. Conceito e classificação de mercado. Oportunidades do mercado de consumo e do mercado B2B. Segmentação e Posicionamento de Mercado. Potencial e previsão da demanda de mercado.
OBJETIVO: Oferecer aos alunos conhecimentos sobre a área de marketing, proporcionando uma visão ampla do ambiente mercadológico e suas forças de influência. Desenvolver a capacidade de análise sobre o sistema de marketing possibilitando identificar as tendências e as oportunidades de mercado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BASES DO CONHECIMENTO ADMINISTRATIVO | 72.0 h

EMENTA: Escolas de Administração e contribuições para a consolidação do conhecimento administrativo. Modelos emergentes de administração. Contexto profissional.
OBJETIVO: Apresentar as principais escolas de Administração em seus aspectos teóricos e práticos, demonstrando as características que as tornaram, cada uma a seu tempo, respostas às expectativas de crescimento e desenvolvimento da Administração em âmbito mundial. Promover o conhecimento dos mais recentes modelos de Administração e a incessante orientação ao crescimento organizacional, criando condições e espaço para a leitura e o debate do contexto profissional no campo da Administração (incluída a atividade de consultoria), suas exigências e desafios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE PESSOAS E MÉTODOS DE TRABALHO | 72.0 h

EMENTA: Conceito de trabalho: Retrospectiva histórica. Principais teorias. A relação Homem e Trabalho. História, política e práticas de Gestão de Pessoas nas Organizações. Principais sistemas de Gestão de Pessoas e sua relação com o Comportamento Organizacional. Definição da área de Recursos Humanos e seus subsistemas.
OBJETIVO: Apresentar teoria e práticas que favoreçam a compreensão dos elementos fundamentais na estratégia da gestão de pessoas no contexto atual, bem como suas implicações para o trabalho e desempenho organizacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÉTODOS QUANTITATIVOS DE ANÁLISE DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Estatística. Distribuição de freqüência. Medidas de tendência central e separatrizes. Medidas de variabilidade. Introdução ao cálculo de probabilidades. Distribuição de probabilidade. Noções de inferência estatística e amostragem. Distribuições amostrais. Intervalos de confiança. Testes de hipóteses. Correlação e regressão.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de utilizar os conceitos básicos de estatística para organização, interpretação e análise de dados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

GESTÃO DA QUALIDADE E MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Qualidade e Estratégia. Definição de qualidade e estratégia. Normas internacionais de qualidade. Prêmios da qualidade. Gestão da Qualidade total. Ferramentas da qualidade. Indicadores de desempenho. Certificações e normas de sistemas. Gestão ambiental. Política ambiental baseada na norma NBR ISO 14001.
OBJETIVO: Apresentar ao estudante os conceitos necessários à definição de sistemas de qualidade e de estratégias baseadas nas normas vigentes. Expor os diferentes prêmios de qualidade e esclarecer a importância estratégica que podem representar. Fazer conhecer as ferramentas de qualidade total como a melhoria contínua e os programas 5S, além de outras ferramentas de qualidade como QFD, Taguchi, Pareto ou MASP, dentre outras. Apresentar ainda as principais normativas dos sistemas de gestão ambiental e oferecer formação básica para a definição de políticas ambientais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTITUIÇÕES DE DIREITO E DIREITO EMPRESARIAL | 72.0 h

EMENTA: Estrutura do Sistema Jurídico e dos Poderes da República. Direitos Fundamentais. Pessoas e bens. Responsabilidade civil. Empresário individual. Sociedades. Desconsideração da personalidade jurídica. Títulos de crédito. Marcas e Patentes. Contratos empresariais. Direito Financeiro. Estrutura do Poder Judiciário. O empresário e as relações de consumo.
OBJETIVO: Apresentar conhecimentos da área do Direito fundamentais ao bom desempenho de administradores e das organizações. Oferecer suporte técnico e teórico para o tratamento de questões jurídicas relacionadas ao cotidiano das organizações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MACROECONOMIA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Produto, renda e despesa agregada. O fluxo circular da renda; - A determinação da renda e do produto nacional; Medidas da atividade econômica: produto, renda, consumo, poupança e investimento. O setor público e o setor externo; Mercado de trabalho e Emprego; Inflação; Indicadores sociais; O sistema monetário; Política Econômica; Desenvolvimento e Crescimento econômico.
OBJETIVO: Apresentar conceitos e elementos de análise macroeconômica, formando um instrumental que permita ao corpo discente a discussão e análise de temas relacionados a questões atuais e cotidianas do cenário econômico nacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÉCNICAS DE GESTÃO DE OPERAÇÕES | 72.0 h

EMENTA: Operações e Produtividade: Medição e variáveis da produtividade; Estratégia de arranjo físico (lay-out). Sistema Just-in-time. Controle Estatístico do Processo. Gestão de Projetos: A importância estratégica, Estrutura PERT / CPM, Análise do caminho crítico. Manutenção e Confiabilidade (MTBF, MTTR e OEE).
OBJETIVO: Apresentar e exercitar as técnicas de medição de produtividade, considerando capacidade produtiva, cargas unitárias de trabalho e fluxo do processo. Desenvolver metodologia para estruturar arranjos físicos. Capacitar o aluno a elaborar e gerenciar um cronograma de execução de projetos, baseado na estrutura PERT/CPM.. Apresentar ao aluno o conceito e a ferramenta de controle de processo (Cp). Apresentar os conceitos de manutenção corretiva, preventiva, preditiva e manutenção produtiva total, bem como os indicadores pertinentes ao processo de manutenção.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

CUSTOS EMPRESARIAIS | 72.0 h

EMENTA: Introdução à análise de custos. Sistema de custeio. Metodologias de custeio. Custos para decisão. Relação custo/volume/lucro. Custo padrão.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos para a determinação dos custos de produtos e serviços, bem como desenvolver a análise crítica sobre a rentabilidade e preço de venda relativo a produtos e serviços. Utilizar a Análise de Custos como instrumento de apoio para a tomada de decisões.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ECONOMIA E MERCADOS | 72.0 h

EMENTA: O conceito de Elasticidade e suas aplicações; A Teoria do Consumidor; Teoria elementar do funcionamento do mercado; A oferta e seus determinantes. Equilíbrio de mercado; A Teoria da Firma: Produção e Custos. A tomada de decisão da firma; A concorrência: estruturas de mercado e a intervenção governamental; Teoria microeconômica contemporânea.
OBJETIVO: Possibilitar a compreensão sobre os mecanismos e funcionamento da economia em sua dimensão individual: o comportamento do consumidor e da firma. Desenvolver o instrumental necessário à análise das variáveis que afetam a maximização da satisfação do consumidor e do lucro empresarial. Introduzir a discussão sobre os complexos ambientes de concorrência, a intervenção governamental e a estratégia das firmas modernas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA APLICADA À ANÁLISE FINANCEIRA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da Matemática Financeira. Regimes de capitalização. Operações de descontos. Taxas de juros. Séries de pagamentos. Equivalência em fluxos de caixa. Sistemas de amortização de empréstimos.
OBJETIVO: O objetivo principal da disciplina é a resolução de problemas envolvendo matemática financeira, tanto na parte de juros simples como compostos dando atenção especial aos cálculos de valores de prestações, vencimento de parcelas, taxas de juros, capitais equivalentes tanto em juros simples como em juros compostos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PENSAMENTO ESTRATÉGICO | 72.0 h

EMENTA: Motivação e desafios para a estratégia. Conceitos e metodologias do planejamento estratégico. Análise do ambiente. Análise de portfólio. Gestão da capacitação e dos propósitos organizacionais. Noções de competitividade. Formulação e implementação das estratégias. Indicadores de resultados. Aspectos orçamentários.
OBJETIVO: Contribuir para o desenvolvimento das competências de planejamento e oferecer subsídios para a elaboração e execução de estratégias nos diversos níveis organizacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS | 72.0 h

EMENTA: Administração do capital de giro. Fontes de financiamento. Risco e retorno. Avaliação de investimentos ajustada ao risco. Análise de opções reais. Noções de avaliação de empresas. Estrutura de capital. Alavancagem.
OBJETIVO: Apresentação dos fundamentos da administração financeira, em ambiente corporativo; demonstrar a necessidade de constante atualização e aprofundamento no estudo de técnicas qualitativas e quantitativas de análise; despertar no futuro administrador, a imprescindibilidade da interação de toda a corporação com a área de finanças; propiciar ao estudante consistente noção da relevância, para as finanças da empresa, de suas ações no dia-a-dia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS | 72.0 h

EMENTA: Administração de materiais. Administração de estoques: ponto de pedido, lotes econômicos, entrega parcelada, estoque de segurança, métodos de avaliação e controle de estoques, indicadores de desempenho. Gestão de compras (Médias, ajustes, sazonalidade e regressão linear).
OBJETIVO: Apresentar os modelos de previsão de demanda: média móvel simples, média móvel ponderada, média exponencial e ajustes estatísticos de dados; e os sistemas de controle analítico de estoques: sistema máximo-mínimo,custo anual total, lote econômico de compras, dimensionamento do estoque mínimo, sistemas de suprimentos. Apresentar a gestão da cadeia de suprimentos e suas ligações com produção e vendas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA OPERACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Programação linear. Método simplex, dualidade, análise de sensibilidade. em aplicações de programação matemática. Programação matemática não-linear. Introdução a processos estocásticos. Cadeias de Markov. Matriz de transição. Classificação. Distribuições-limite. Estudos de cadeias redutíveis. Introdução à teoria das filas. Aplicação de modelos utilizando computadores
OBJETIVO: Fornecer aos estudantes conhecimentos necessários à construção de modelos para otimização de sistemas com o auxilio de técnicas de simulação, capacitando-os a utilizá-las na solução de problemas envolvendo produção, operações e serviços.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA SUPERVISIONADA EM GESTÃO DE RECURSOS | 168.0 h

EMENTA: Orientação, supervisão e avaliação de trabalhos acadêmicos (segundo norma formal) elaborados a partir da realização de atividades práticas supervisionadas em Gestão de Recursos nas organizações, por meio da identificação dos recursos materiais de que a empresa dispõe para realizar sua atividade-fim (produção, comércio ou prestação de serviço) e/ou o suporte material e burocrático dessa atividade.
OBJETIVO: Incentivar e orientar o aluno no contato com a prática empresarial, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências de observação e pesquisa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

PRÁTICA SUPERVISIONADA EM INTELIGÊNCIA ORGANIZACIONAL | 168.0 h

EMENTA: Orientação, supervisão e avaliação de trabalhos acadêmicos (segundo norma formal) elaborados a partir da realização de atividades práticas supervisionadas em Inteligência Organizacional, por meio da identificação da existência de procedimentos padronizados e formalizados da gestão das informações, dos processos e das pessoas, bem como da existência de critérios de desempenho, que consolidam a inteligência das organizações
OBJETIVO: Colocar o aluno em contato com o cotidiano prático da Administração, incentivando seu protagonismo e dando suporte para o desenvolvimento de uma capacidade de vinculação de teoria e prática, não apenas no âmbito profissional, mas também teórico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RECURSOS HUMANOS E O CONTEXTO ORGANIZACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Recrutamento e Seleção. Desenho, Descrição e Análise de Cargos e Salários. Estratégias de remuneração. Recursos humanos como centro de lucro. Avaliação de Desempenho. Relações Trabalhistas, sindicais e institucionais. Higiene, segurança e medicina do trabalho. Terceirização de serviços. Cultura e clima organizacional. Processos de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas.
OBJETIVO: Capacitar o futuro administrador para atuação nas organizações no gerenciamento e desenvolvimento do seu capital humano, enquanto parceiro estratégico, trabalhando de forma alinhada às exigências do mercado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO PRODUTIVA | 72.0 h

EMENTA: Programação Agregada. Programação de Produção (MPS, MRP e MRP em Serviços, e técnicas de tamanho de lote). Planejamento da capacidade produtiva (Cálculos de tempo, eficiência e utilização). Programação de curto prazo. Estratégias de localização de organizações (Alternativas e estratégias de localização).
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno a visão sistêmica das organizações em função de seu processo produtivo. Transmitir o conhecimento do conceito, da evolução e das atuais técnicas de programação de produção. Desenvolver no aluno a habilidade de solucionar problemas referentes aos modernos sistemas de produção. Apresentar as metodologias para indicação dos locais mais apropriados para instalações empresariais, em função do mercado fornecedor, consumidor, custos e demandas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRIBUTAÇÃO E TUTELA DAS RELAÇÕES TRABALHISTAS | 72.0 h

EMENTA: Direito tributário. Sistema tributário nacional. Princípios e Competência tributários. Imunidades. Incidência. Isenção. Obrigação tributária. Administração tributária. Processo Administrativo tributário. Elementos do Contrato de Trabalho. Direitos básicos do trabalhador. Sindicalismo e Sindicatos. Encargos Sociais. Estrutura e desenvolvimento da audiência trabalhista.
OBJETIVO: Apresentar os principais aspectos do Direito Tributário aplicados à gestão e organizacionais e de pessoas. Oferecer subsídios para o entendimento e contratos e encargos relacionados à atividade empresarial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

DECISÕES ESTRATÉGICAS DE MARKETING | 72.0 h

EMENTA: O Planejamento na administração mercadológica. Cadeia de Valor. Decisões do composto mercadológico: 4P’s. Estratégias de Marketing. Gestão de Marcas. O plano de marketing. Administração e auditoria de vendas.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos conhecimento sobre o planejamento estratégico e as principais características do planejamento orientado para o mercado. Capacitar o aluno para análise e aplicação das técnicas de administração do mix de marketing. Estimular o senso de tomada de decisão. Prover conhecimento da estrutura do plano de marketing para realizar auditoria e medir a eficácia da atuação do marketing.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ECONOMIA E CONJUNTURA NACIONAL | 72.0 h

EMENTA: A economia brasileira em perspectiva histórica: industrialização, desenvolvimento econômico e estabilização; Globalização produtiva e financeira, relações comerciais e participação do Estado na economia; Os anos FHC e Lula; Temas atuais de conjuntura econômica: política econômica e o enfrentamento da crise, modelos de desenvolvimento e macrocenários atuais.
OBJETIVO: A partir do conhecimento em Teoria Econômica, o curso visa habilitar o corpo discente a utilizar o instrumental assimilado na análise dos problemas econômicos nacionais. Propõe-se aqui gerar a base adequada para a compreensão das questões econômicas atuais dentro de seu contexto histórico-político-social, identificando as origens dos problemas econômicos e os impactos das estratégias empresariais sobre a sociedade como um todo. Por último, pretende-se que o aluno desenvolva sua visão crítica e capacidade de manter-se atualizado, adquirindo, continuamente, novos conhecimentos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO | 72.0 h

EMENTA: Planejamento financeiro. Planejamento orçamentário. Práticas de orçamento. Análise orçamentária. Cenários empresariais.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno a construção do conhecimento a partir da introdução das práticas orçamentárias. Aperfeiçoar habilidades e atitudes profissionais de controle e planejamento de recursos empresariais. A partir disso, permitir o desenvolvimento e análise de investimentos e resultados econômico-financeiros por intermédio da interatividade entre a teoria e a prática, a fim de auxiliar nas decisões gerenciais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA SUPERVISIONADA EM PROCESSOS E ESTRUTURAS | 168.0 h

EMENTA: Orientação, supervisão e avaliação de Trabalho de Curso (segundo norma formal) elaborado a partir da realização de atividades práticas supervisionadas em Processos e Estruturas, por meio do desenvolvimento de análise sistêmica de quaisquer atividades-fim ou subsidiárias nas organizações, buscando avaliar, diagnosticar e prognosticar a interdependência de recursos materiais com a inteligência organizacional, contribuindo para a consolidação da competência estratégica da organização.
OBJETIVO: Acompanhar o desenvolvimento da pesquisa, assegurando seu caráter sistêmico. Analisar o alcance e as limitações da metodologia aplicada. Proporcionar uma análise crítica e fundamentada da proposta desenvolvida e de intervenção, caso se aplique.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL | 72.0 h

EMENTA: Mudanças pessoais e organizacionais. Motivação, liderança, grupos e equipes, relacionamento interpessoal, comunicação, criatividade, aprendizagem organizacional, qualidade de vida, inteligência emocional. Estratégias de Liderança: principais tipos e estilos de líderes. Administração de Conflitos. Tomada de Decisão. Formação e desenvolvimento de Equipes. Autodesenvolvimento. Planejamento de Carreira. Empregabilidade. Ferramentas de Gestão de Pessoas. Conceito de competências e desenvolvimento de competência.
OBJETIVO: Identificar a importância da administração de Recursos Humanos no setor produtivo e de serviços bem como a visão e as estratégias utilizadas pelas empresas nessa área. Aplicar o conceito de liderança, base de autoridade, tipos e modelos adequados a cada situação. Empregar no trabalho em equipe, a liderança orientada para tarefas e pessoas. Identificar a postura do líder contemporâneo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTELIGÊNCIA DA INFORMAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Transformação de dados em informações. Uso estratégico das informações organizacionais. Conceito de Sistemas Corporativos. Tipos de Sistemas. Análise de aderência da tecnologia da informação e os negócios empresariais. Implantação de Sistema de Gestão Empresarial. Ferramentas de apoio aos negócios eletrônicos.
OBJETIVO: Esclarecer o diferencial estratégico existente nas informações organizacionais, demonstrando que, dados armazenados, compilados e interpretados de forma adequada podem oferecer subsídios à criação de vantagem competitiva. Estudar os sistemas de informação, seus tipos, características, vantagens e desvantagens de modo a subsidiar a decisão de investimentos, bem como dos processos e desenho organizacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MARKETING E MERCADOS | 72.0 h

EMENTA: Marketing Institucional. Marketing de Serviços. Marketing Digital. Marketing Internacional. Novos mercados e mercados em expansão. Atualidades do marketing.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma visão ampliada do marketing. Apresentar as inovações do conceito do marketing e suas aplicações nos diferentes mercados existentes. Desenvolver conhecimento sobre as diferentes aplicações do marketing no contexto globalizado e suas tendências.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA | 72.0 h

EMENTA: Ementa elaborada posteriormente em função de temas específicos pertinentes ao curso.
OBJETIVO: Contemplar na formação acadêmica temas da atualidade e/ou aprofundamento de assunto ou área de conhecimento de interesse do aluno.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0003-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

CONTABILIDADE | 72.0 h

EMENTA: A Contabilidade. Patrimônio. Balanço Patrimonial. Método das Partidas Dobradas. Balancete de Verificação. Regimes Contábeis. Demonstração do Resultado do Exercício. Plano de Contas.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos fundamentais da contabilidade. Possibilitar a compreensão dos lançamentos contábeis e a interpretação dos relatórios obtidos a partir da sistematização destes dados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DAS DINÂMICAS SOCIAIS | 72.0 h

EMENTA: Contexto de surgimento e consolidação das Ciências Sociais como possibilidades explicativas dos fenômenos e das contradições sociais. A constituição da modernidade: Revoluções Francesa e Industrial. O desenvolvimento das ciências sociais aplicadas.
OBJETIVO: Debater as limitações e consequências do racionalismo moderno sobre o modo de vida e as concepções de sucesso e carreira.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Expressões algébricas. Funções de uma variável.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS | 72.0 h

EMENTA: Conceito Fundamental de Administração. Conceito de Organizações. Estudo de cada etapa da Administração e sua aplicação na realidade corporativa: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Processo Decisório e Comunicação Corporativa.
OBJETIVO: Fornecer conhecimentos e desenvolver competência para a administração de organizações de qualquer natureza, tamanho ou segmento, por meio da apresentação dos conceitos e práticas de planejamento em diversos níveis, de organização tanto de tarefas e departamentos como de equipes, da atuação gerencial e da criação de mecanismos de acompanhamento e interpretação dos resultados obtidos em todo o processo administrativo. Debater modelos, dificuldades e exigências do processo de tomada de decisões e a importância de um sistema eficaz de comunicação corporativa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA ECONÔMICA | 72.0 h

EMENTA: Atividade econômica e Ciência Econômica. O objeto e o método da Ciência Econômica; Divisões da Ciência Econômica; Problemas econômicos fundamentais. O sistema econômico: fatores e setores de produção. A economia clássica, a visão crítica de Marx e a Revolução Marginalista. A tradição keynesiana. A construção da hegemonia neoclássica; Noções preliminares de Macroeconomia e de Microeconomia.
OBJETIVO: Capacitar o acadêmico para entender o funcionamento elementar do sistema econômico, por meio da análise dos seus principais agentes e fluxos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

AMBIENTE DE MARKETING | 72.0 h

EMENTA: A evolução do Marketing e os seus conceitos básicos. O sistema de Marketing. Gerenciamento das Informações de Marketing: o S.I.M. e a pesquisa de Marketing. Tipos de pesquisa. Institutos de pesquisa. Comportamento do consumidor. O processo de compra e decisão. O consumidor empresarial. Conceito e classificação de mercado. Oportunidades do mercado de consumo e do mercado B2B. Segmentação e Posicionamento de Mercado. Potencial e previsão da demanda de mercado.
OBJETIVO: Oferecer aos alunos conhecimentos sobre a área de marketing, proporcionando uma visão ampla do ambiente mercadológico e suas forças de influência. Desenvolver a capacidade de análise sobre o sistema de marketing possibilitando identificar as tendências e as oportunidades de mercado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BASES DO CONHECIMENTO ADMINISTRATIVO | 72.0 h

EMENTA: Escolas de Administração e contribuições para a consolidação do conhecimento administrativo. Modelos emergentes de administração. Contexto profissional.
OBJETIVO: Apresentar as principais escolas de Administração em seus aspectos teóricos e práticos, demonstrando as características que as tornaram, cada uma a seu tempo, respostas às expectativas de crescimento e desenvolvimento da Administração em âmbito mundial. Promover o conhecimento dos mais recentes modelos de Administração e a incessante orientação ao crescimento organizacional, criando condições e espaço para a leitura e o debate do contexto profissional no campo da Administração (incluída a atividade de consultoria), suas exigências e desafios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE PESSOAS E MÉTODOS DE TRABALHO | 72.0 h

EMENTA: Conceito de trabalho: Retrospectiva histórica. Principais teorias. A relação Homem e Trabalho. História, política e práticas de Gestão de Pessoas nas Organizações. Principais sistemas de Gestão de Pessoas e sua relação com o Comportamento Organizacional. Definição da área de Recursos Humanos e seus subsistemas.
OBJETIVO: Apresentar teoria e práticas que favoreçam a compreensão dos elementos fundamentais na estratégia da gestão de pessoas no contexto atual, bem como suas implicações para o trabalho e desempenho organizacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÉTODOS QUANTITATIVOS DE ANÁLISE DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Estatística. Distribuição de freqüência. Medidas de tendência central e separatrizes. Medidas de variabilidade. Introdução ao cálculo de probabilidades. Distribuição de probabilidade. Noções de inferência estatística e amostragem. Distribuições amostrais. Intervalos de confiança. Testes de hipóteses. Correlação e regressão.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de utilizar os conceitos básicos de estatística para organização, interpretação e análise de dados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

GESTÃO DA QUALIDADE E MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Qualidade e Estratégia. Definição de qualidade e estratégia. Normas internacionais de qualidade. Prêmios da qualidade. Gestão da Qualidade total. Ferramentas da qualidade. Indicadores de desempenho. Certificações e normas de sistemas. Gestão ambiental. Política ambiental baseada na norma NBR ISO 14001.
OBJETIVO: Apresentar ao estudante os conceitos necessários à definição de sistemas de qualidade e de estratégias baseadas nas normas vigentes. Expor os diferentes prêmios de qualidade e esclarecer a importância estratégica que podem representar. Fazer conhecer as ferramentas de qualidade total como a melhoria contínua e os programas 5S, além de outras ferramentas de qualidade como QFD, Taguchi, Pareto ou MASP, dentre outras. Apresentar ainda as principais normativas dos sistemas de gestão ambiental e oferecer formação básica para a definição de políticas ambientais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTITUIÇÕES DE DIREITO E DIREITO EMPRESARIAL | 72.0 h

EMENTA: Estrutura do Sistema Jurídico e dos Poderes da República. Direitos Fundamentais. Pessoas e bens. Responsabilidade civil. Empresário individual. Sociedades. Desconsideração da personalidade jurídica. Títulos de crédito. Marcas e Patentes. Contratos empresariais. Direito Financeiro. Estrutura do Poder Judiciário. O empresário e as relações de consumo.
OBJETIVO: Apresentar conhecimentos da área do Direito fundamentais ao bom desempenho de administradores e das organizações. Oferecer suporte técnico e teórico para o tratamento de questões jurídicas relacionadas ao cotidiano das organizações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MACROECONOMIA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Produto, renda e despesa agregada. O fluxo circular da renda; - A determinação da renda e do produto nacional; Medidas da atividade econômica: produto, renda, consumo, poupança e investimento. O setor público e o setor externo; Mercado de trabalho e Emprego; Inflação; Indicadores sociais; O sistema monetário; Política Econômica; Desenvolvimento e Crescimento econômico.
OBJETIVO: Apresentar conceitos e elementos de análise macroeconômica, formando um instrumental que permita ao corpo discente a discussão e análise de temas relacionados a questões atuais e cotidianas do cenário econômico nacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÉCNICAS DE GESTÃO DE OPERAÇÕES | 72.0 h

EMENTA: Operações e Produtividade: Medição e variáveis da produtividade; Estratégia de arranjo físico (lay-out). Sistema Just-in-time. Controle Estatístico do Processo. Gestão de Projetos: A importância estratégica, Estrutura PERT / CPM, Análise do caminho crítico. Manutenção e Confiabilidade (MTBF, MTTR e OEE).
OBJETIVO: Apresentar e exercitar as técnicas de medição de produtividade, considerando capacidade produtiva, cargas unitárias de trabalho e fluxo do processo. Desenvolver metodologia para estruturar arranjos físicos. Capacitar o aluno a elaborar e gerenciar um cronograma de execução de projetos, baseado na estrutura PERT/CPM.. Apresentar ao aluno o conceito e a ferramenta de controle de processo (Cp). Apresentar os conceitos de manutenção corretiva, preventiva, preditiva e manutenção produtiva total, bem como os indicadores pertinentes ao processo de manutenção.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

CUSTOS EMPRESARIAIS | 72.0 h

EMENTA: Introdução à análise de custos. Sistema de custeio. Metodologias de custeio. Custos para decisão. Relação custo/volume/lucro. Custo padrão.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos para a determinação dos custos de produtos e serviços, bem como desenvolver a análise crítica sobre a rentabilidade e preço de venda relativo a produtos e serviços. Utilizar a Análise de Custos como instrumento de apoio para a tomada de decisões.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ECONOMIA E MERCADOS | 72.0 h

EMENTA: O conceito de Elasticidade e suas aplicações; A Teoria do Consumidor; Teoria elementar do funcionamento do mercado; A oferta e seus determinantes. Equilíbrio de mercado; A Teoria da Firma: Produção e Custos. A tomada de decisão da firma; A concorrência: estruturas de mercado e a intervenção governamental; Teoria microeconômica contemporânea.
OBJETIVO: Possibilitar a compreensão sobre os mecanismos e funcionamento da economia em sua dimensão individual: o comportamento do consumidor e da firma. Desenvolver o instrumental necessário à análise das variáveis que afetam a maximização da satisfação do consumidor e do lucro empresarial. Introduzir a discussão sobre os complexos ambientes de concorrência, a intervenção governamental e a estratégia das firmas modernas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA APLICADA À ANÁLISE FINANCEIRA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da Matemática Financeira. Regimes de capitalização. Operações de descontos. Taxas de juros. Séries de pagamentos. Equivalência em fluxos de caixa. Sistemas de amortização de empréstimos.
OBJETIVO: O objetivo principal da disciplina é a resolução de problemas envolvendo matemática financeira, tanto na parte de juros simples como compostos dando atenção especial aos cálculos de valores de prestações, vencimento de parcelas, taxas de juros, capitais equivalentes tanto em juros simples como em juros compostos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PENSAMENTO ESTRATÉGICO | 72.0 h

EMENTA: Motivação e desafios para a estratégia. Conceitos e metodologias do planejamento estratégico. Análise do ambiente. Análise de portfólio. Gestão da capacitação e dos propósitos organizacionais. Noções de competitividade. Formulação e implementação das estratégias. Indicadores de resultados. Aspectos orçamentários.
OBJETIVO: Contribuir para o desenvolvimento das competências de planejamento e oferecer subsídios para a elaboração e execução de estratégias nos diversos níveis organizacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS | 72.0 h

EMENTA: Administração do capital de giro. Fontes de financiamento. Risco e retorno. Avaliação de investimentos ajustada ao risco. Análise de opções reais. Noções de avaliação de empresas. Estrutura de capital. Alavancagem.
OBJETIVO: Apresentação dos fundamentos da administração financeira, em ambiente corporativo; demonstrar a necessidade de constante atualização e aprofundamento no estudo de técnicas qualitativas e quantitativas de análise; despertar no futuro administrador, a imprescindibilidade da interação de toda a corporação com a área de finanças; propiciar ao estudante consistente noção da relevância, para as finanças da empresa, de suas ações no dia-a-dia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS | 72.0 h

EMENTA: Administração de materiais. Administração de estoques: ponto de pedido, lotes econômicos, entrega parcelada, estoque de segurança, métodos de avaliação e controle de estoques, indicadores de desempenho. Gestão de compras (Médias, ajustes, sazonalidade e regressão linear).
OBJETIVO: Apresentar os modelos de previsão de demanda: média móvel simples, média móvel ponderada, média exponencial e ajustes estatísticos de dados; e os sistemas de controle analítico de estoques: sistema máximo-mínimo,custo anual total, lote econômico de compras, dimensionamento do estoque mínimo, sistemas de suprimentos. Apresentar a gestão da cadeia de suprimentos e suas ligações com produção e vendas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA OPERACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Programação linear. Método simplex, dualidade, análise de sensibilidade. em aplicações de programação matemática. Programação matemática não-linear. Introdução a processos estocásticos. Cadeias de Markov. Matriz de transição. Classificação. Distribuições-limite. Estudos de cadeias redutíveis. Introdução à teoria das filas. Aplicação de modelos utilizando computadores
OBJETIVO: Fornecer aos estudantes conhecimentos necessários à construção de modelos para otimização de sistemas com o auxilio de técnicas de simulação, capacitando-os a utilizá-las na solução de problemas envolvendo produção, operações e serviços.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA SUPERVISIONADA EM GESTÃO DE RECURSOS | 168.0 h

EMENTA: Orientação, supervisão e avaliação de trabalhos acadêmicos (segundo norma formal) elaborados a partir da realização de atividades práticas supervisionadas em Gestão de Recursos nas organizações, por meio da identificação dos recursos materiais de que a empresa dispõe para realizar sua atividade-fim (produção, comércio ou prestação de serviço) e/ou o suporte material e burocrático dessa atividade.
OBJETIVO: Incentivar e orientar o aluno no contato com a prática empresarial, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências de observação e pesquisa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

PRÁTICA SUPERVISIONADA EM INTELIGÊNCIA ORGANIZACIONAL | 168.0 h

EMENTA: Orientação, supervisão e avaliação de trabalhos acadêmicos (segundo norma formal) elaborados a partir da realização de atividades práticas supervisionadas em Inteligência Organizacional, por meio da identificação da existência de procedimentos padronizados e formalizados da gestão das informações, dos processos e das pessoas, bem como da existência de critérios de desempenho, que consolidam a inteligência das organizações
OBJETIVO: Colocar o aluno em contato com o cotidiano prático da Administração, incentivando seu protagonismo e dando suporte para o desenvolvimento de uma capacidade de vinculação de teoria e prática, não apenas no âmbito profissional, mas também teórico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RECURSOS HUMANOS E O CONTEXTO ORGANIZACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Recrutamento e Seleção. Desenho, Descrição e Análise de Cargos e Salários. Estratégias de remuneração. Recursos humanos como centro de lucro. Avaliação de Desempenho. Relações Trabalhistas, sindicais e institucionais. Higiene, segurança e medicina do trabalho. Terceirização de serviços. Cultura e clima organizacional. Processos de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas.
OBJETIVO: Capacitar o futuro administrador para atuação nas organizações no gerenciamento e desenvolvimento do seu capital humano, enquanto parceiro estratégico, trabalhando de forma alinhada às exigências do mercado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO PRODUTIVA | 72.0 h

EMENTA: Programação Agregada. Programação de Produção (MPS, MRP e MRP em Serviços, e técnicas de tamanho de lote). Planejamento da capacidade produtiva (Cálculos de tempo, eficiência e utilização). Programação de curto prazo. Estratégias de localização de organizações (Alternativas e estratégias de localização).
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno a visão sistêmica das organizações em função de seu processo produtivo. Transmitir o conhecimento do conceito, da evolução e das atuais técnicas de programação de produção. Desenvolver no aluno a habilidade de solucionar problemas referentes aos modernos sistemas de produção. Apresentar as metodologias para indicação dos locais mais apropriados para instalações empresariais, em função do mercado fornecedor, consumidor, custos e demandas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRIBUTAÇÃO E TUTELA DAS RELAÇÕES TRABALHISTAS | 72.0 h

EMENTA: Direito tributário. Sistema tributário nacional. Princípios e Competência tributários. Imunidades. Incidência. Isenção. Obrigação tributária. Administração tributária. Processo Administrativo tributário. Elementos do Contrato de Trabalho. Direitos básicos do trabalhador. Sindicalismo e Sindicatos. Encargos Sociais. Estrutura e desenvolvimento da audiência trabalhista.
OBJETIVO: Apresentar os principais aspectos do Direito Tributário aplicados à gestão e organizacionais e de pessoas. Oferecer subsídios para o entendimento e contratos e encargos relacionados à atividade empresarial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

DECISÕES ESTRATÉGICAS DE MARKETING | 72.0 h

EMENTA: O Planejamento na administração mercadológica. Cadeia de Valor. Decisões do composto mercadológico: 4P’s. Estratégias de Marketing. Gestão de Marcas. O plano de marketing. Administração e auditoria de vendas.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos conhecimento sobre o planejamento estratégico e as principais características do planejamento orientado para o mercado. Capacitar o aluno para análise e aplicação das técnicas de administração do mix de marketing. Estimular o senso de tomada de decisão. Prover conhecimento da estrutura do plano de marketing para realizar auditoria e medir a eficácia da atuação do marketing.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ECONOMIA E CONJUNTURA NACIONAL | 72.0 h

EMENTA: A economia brasileira em perspectiva histórica: industrialização, desenvolvimento econômico e estabilização; Globalização produtiva e financeira, relações comerciais e participação do Estado na economia; Os anos FHC e Lula; Temas atuais de conjuntura econômica: política econômica e o enfrentamento da crise, modelos de desenvolvimento e macrocenários atuais.
OBJETIVO: A partir do conhecimento em Teoria Econômica, o curso visa habilitar o corpo discente a utilizar o instrumental assimilado na análise dos problemas econômicos nacionais. Propõe-se aqui gerar a base adequada para a compreensão das questões econômicas atuais dentro de seu contexto histórico-político-social, identificando as origens dos problemas econômicos e os impactos das estratégias empresariais sobre a sociedade como um todo. Por último, pretende-se que o aluno desenvolva sua visão crítica e capacidade de manter-se atualizado, adquirindo, continuamente, novos conhecimentos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO | 72.0 h

EMENTA: Planejamento financeiro. Planejamento orçamentário. Práticas de orçamento. Análise orçamentária. Cenários empresariais.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno a construção do conhecimento a partir da introdução das práticas orçamentárias. Aperfeiçoar habilidades e atitudes profissionais de controle e planejamento de recursos empresariais. A partir disso, permitir o desenvolvimento e análise de investimentos e resultados econômico-financeiros por intermédio da interatividade entre a teoria e a prática, a fim de auxiliar nas decisões gerenciais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA SUPERVISIONADA EM PROCESSOS E ESTRUTURAS | 168.0 h

EMENTA: Orientação, supervisão e avaliação de Trabalho de Curso (segundo norma formal) elaborado a partir da realização de atividades práticas supervisionadas em Processos e Estruturas, por meio do desenvolvimento de análise sistêmica de quaisquer atividades-fim ou subsidiárias nas organizações, buscando avaliar, diagnosticar e prognosticar a interdependência de recursos materiais com a inteligência organizacional, contribuindo para a consolidação da competência estratégica da organização.
OBJETIVO: Acompanhar o desenvolvimento da pesquisa, assegurando seu caráter sistêmico. Analisar o alcance e as limitações da metodologia aplicada. Proporcionar uma análise crítica e fundamentada da proposta desenvolvida e de intervenção, caso se aplique.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL | 72.0 h

EMENTA: Mudanças pessoais e organizacionais. Motivação, liderança, grupos e equipes, relacionamento interpessoal, comunicação, criatividade, aprendizagem organizacional, qualidade de vida, inteligência emocional. Estratégias de Liderança: principais tipos e estilos de líderes. Administração de Conflitos. Tomada de Decisão. Formação e desenvolvimento de Equipes. Autodesenvolvimento. Planejamento de Carreira. Empregabilidade. Ferramentas de Gestão de Pessoas. Conceito de competências e desenvolvimento de competência.
OBJETIVO: Identificar a importância da administração de Recursos Humanos no setor produtivo e de serviços bem como a visão e as estratégias utilizadas pelas empresas nessa área. Aplicar o conceito de liderança, base de autoridade, tipos e modelos adequados a cada situação. Empregar no trabalho em equipe, a liderança orientada para tarefas e pessoas. Identificar a postura do líder contemporâneo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTELIGÊNCIA DA INFORMAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Transformação de dados em informações. Uso estratégico das informações organizacionais. Conceito de Sistemas Corporativos. Tipos de Sistemas. Análise de aderência da tecnologia da informação e os negócios empresariais. Implantação de Sistema de Gestão Empresarial. Ferramentas de apoio aos negócios eletrônicos.
OBJETIVO: Esclarecer o diferencial estratégico existente nas informações organizacionais, demonstrando que, dados armazenados, compilados e interpretados de forma adequada podem oferecer subsídios à criação de vantagem competitiva. Estudar os sistemas de informação, seus tipos, características, vantagens e desvantagens de modo a subsidiar a decisão de investimentos, bem como dos processos e desenho organizacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MARKETING E MERCADOS | 72.0 h

EMENTA: Marketing Institucional. Marketing de Serviços. Marketing Digital. Marketing Internacional. Novos mercados e mercados em expansão. Atualidades do marketing.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma visão ampliada do marketing. Apresentar as inovações do conceito do marketing e suas aplicações nos diferentes mercados existentes. Desenvolver conhecimento sobre as diferentes aplicações do marketing no contexto globalizado e suas tendências.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA | 72.0 h

EMENTA: Ementa elaborada posteriormente em função de temas específicos pertinentes ao curso.
OBJETIVO: Contemplar na formação acadêmica temas da atualidade e/ou aprofundamento de assunto ou área de conhecimento de interesse do aluno.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0002-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL | 36.0 h

EMENTA: Autoconhecimento. Qualidade de vida: equilíbrio pessoal x profissional. Comunicação interpessoal: Conceito e processo. Hábitos das pessoas eficazes. Estabelecimento de objetivos profissionais e pessoais; Empregabilidade; Mercado de trabalho - oportunidades e tendências; Tópicos emergentes: coaching, network, marketing pessoal e etiqueta profissional.
OBJETIVO: Apresentar conceitos gerais para o desenvolvimento de competências comportamentais essenciais para a vida profissional e pessoal, visando um melhor desempenho e qualidade de vida, de modo a estimular no discente um viver ético e consciente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DINÂMICA DAS IDÉIAS SOCIAIS | 36.0 h

EMENTA: Contexto de surgimento e consolidação das Ciências Sociais como possibilidades explicativas dos fenômenos e das contradições sociais. Explicitação da importância histórica, social, política e econômica das revoluções francesa e industrial para o mundo moderno e contemporâneo. Clássicos das Ciências Sociais. Contempo¬râneos das Ciências Sociais
OBJETIVO: Transmitir noções de sociologia, com ênfase em aspectos culturais, ideológicos. Objetivando a criação de consciência crítica relativa às questões contemporâneas da sociologia. Discutir o contexto regional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: A Administração no Séc. XXI. Evolução do Pensamento Administrativo. Imagens das Organizações. Perspectiva Clássica da Administração. Perspectiva Humanista. A Teoria da Burocracia. A Teoria Estruturalista.  A Escola Comportamentalista. A teoria dos Sistemas. A Teoria das Contingências. A abordagem Neoclássica.
OBJETIVO: Introduzir o aluno, no estudo da administração de empresas, através da análise de suas principais correntes teóricas e de suas aplicações, tendo como perspectiva uma visão sistêmica do fenômeno administrativo. Familiarizar o aluno com as atividades funcionais do administrador e a prática administrativa. Fornecer ao estudante uma visão geral das novas tendências em administração de empresas e seus desdobramentos práticos na gestão empresarial, tendo como pano de fundo o contexto da pós-modernidade.Exercitar com o aluno a prática das funções administrativas, através de oficinas e discussões

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À ECONOMIA | 72.0 h

EMENTA: Ciência e Negócios: A ciência econômica; Objeto do estudo de economia; Macroeconomia e Microeconomia; O problema econômico e a Atividade de Produção: A escassez e as necessidades humanas; fatores de produção e suas remunerações; Possibilidade de Produção x Custo de Oportunidade; Pleno Emprego, Eficiência Econômica, Equidade e Ótimo de Pareto; Crescimento e Desenvolvimento Econômico; Fatores que Deslocam a Curva de Possibilidade de Produção. Mecanismos de Mercado e a formação de preços: A Tríade Econômica: o que, como e para quem produzir, O Mercado: Conceito e sua Extensão, Curva de Demanda, Curva de Oferta, Equilíbrio do Mercado, Elasticidade Preço da Demanda e da Oferta. As Relações Econômico Financeiras com o Estado: Razões para a Atuação do Estado na Economia, O Orçamento Público e suas Fontes de Financiamento, Políticas Econômicas e seus Objetivos de Curto e Longo Prazo. Macroambiente e Relações Internacionais: O Sistema Econômico e os Fluxos Reais e Nominais, Formação do Produto, da Renda e da Demanda Agregada, O Produto Interno Bruto (PIB) de uma Nação, A Inflação em uma Economia, Introdução das Políticas Econômicas e seus Efeitos no PIB e na Inflação.
OBJETIVO: Capacitar o acadêmico para entender o funcionamento elementar do sistema econômico, por meio da análise dos seus principais agentes e fluxos, com enfoque em business.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não acadêmicos. Promover uma prática intensiva de leitura e análise linguística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA I | 72.0 h

EMENTA: Razões e Proporções. Regra de Três Simples e Composta. Conjuntos: Subconjuntos; Operações com Conjuntos; Produto Cartesiano; Conjuntos Numéricos; Intervalos. Equações e Inequações: Equações do Primeiro Grau e do Segundo Grau. Inequações do Primeiro Grau; Matrizes, Determinantes e Sistemas de Equações Lineares. Funções de Uma Variável Independente: Introdução; O Conceito de Função; Funções Reais de uma Variável Real; Principais funções e suas aplicações : Função constante; Função do primeiro grau; Funções de Custo, Receita e Lucro do primeiro grau; Funções de Demanda e Oferta do primeiro grau; A Depreciação Linear; A função consumo e a função poupança; Função quadrática; Funções de receita e lucro quadráticas; Função Polinomial; Função Potência; Função Exponencial; Função Logarítmica; Função Hiperbólica; Limites. Aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver o raciocínio lógico, permitindo uma abordagem quantitativa na análise e solução de problemas relacionados à contabilidade e à gestão de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós-) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTITUIÇÕES DE DIREITO | 36.0 h

EMENTA: Conceito de Direito. Norma Jurídica. Hierarquia e Eficácia das normas. Aspectos relevantes da Teoria Geral do Estado. Direito Constitucional: direitos e garantias individuais. A ordem econômica na Constituição Federal. Direito Civil: das pessoas naturais e jurídicas. Direitos da personalidade. Relações de Consumo. Responsabilidade civil.
OBJETIVO: Transmitir as informações técnicas necessárias à utilização do direito como instrumento eficaz de gestão empresarial, bem como prover os alunos com os conhecimentos jurídicos básicos que sirvam de pré-requisito a outras disciplinas jurídicas correlatas, que proporcionem capacidade interpretativa para discernir situações práticas que envolvem o direito, incentivando o espírito crítico, transformador e participativo na profissão. Contextualizar a ciência jurídica na realidade empresarial como instrumento da gestão e das trocas negociais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE | 72.0 h

EMENTA: Noções básicas de contabilidade. Relação Patrimonial. Fundamentos legais de contabilidade. As informações contábeis na Administração. Regime de caixa e regime de competência. Ciclo contábil. Modelo das partidas dobradas. As demonstrações contábeis. Grupos e Subgrupos Contábeis. Razonete contábil. Processo contábil. Estrutura das Demonstrações contábeis. Balanço Patrimonial. Balancete de verificação. Operações com mercadorias. Demonstração dos resultados do exercício. DLPA, DMPL, DFC, DVA e Balanço Social. Informação contábil que cria valor. Diversidade da informação contábil. Papel da informação não-financeira.
OBJETIVO: Propiciar aos alunos embasamento teórico e prático para utilizar a contabilidade como instrumento de gestão. Utilizar as demonstrações contábeis e financeiras para a tomada de decisões, sendo este, o objetivo principal da contabilidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA II | 72.0 h

EMENTA: Funções de Uma Variável Independente: Derivadas e Diferenciais; Integrais. Funções com Mais de Uma Variável Independente: O Espaço n-dimensional; Funções de Duas Variáveis Independentes: Gráficos de Funções de Duas Variáveis Independentes; Curvas de Nível; Função Produção; Derivadas Parciais; Diferencial de uma Função; Função Composta; Funções Implícitas; Funções Homogêneas; Derivadas Parciais de Segunda Ordem; Máximos e Mínimos para Funções de Duas ou mais Variáveis Independentes.
OBJETIVO: Desenvolver o raciocínio lógico, permitindo uma abordagem quantitativa na análise e solução de problemas relacionados à economia e à gestão de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DA PESQUISA | 36.0 h

EMENTA: Pesquisa Científica. Elementos iniciais do projeto de pesquisa. Fundamentação teórica da pesquisa. Técnicas de amostragem. A pesquisa quantitativa e qualitativa. Instrumento de coleta de dados. Análise e Interpretação dos dados. Apresentação dos resultados de pesquisa.
OBJETIVO: Conhecer os princípios e passos fundamentais para a elaboração de trabalhos científicos. Capacitar o aluno para a interpretação, leitura e elaboração destes trabalhos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING I | 72.0 h

EMENTA: Conceito. Adaptação do Marketing às mudanças sociais. Análise de Ambiente. Sistemas de informação de marketing. Previsão e mensuração de demanda. Análise de Oportunidade de mercado. Segmentação e Posicionamento de mercado. Valor e Satisfação. Abordagem Sistêmica - Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação. Introdução aos Compostos de Marketing.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos noções fundamentais de administração mercadológica, técnicas e instrumentos para análise geral dos mercados de bens de consumo, industriais e de serviços, buscando identificar as ameaças e as oportunidades de mercado, para que possam orientar suas atividades de marketing, dentro desse ambiente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ANÁLISE DE CUSTOS | 72.0 h

EMENTA: Teoria geral dos custos. Elementos de custos. Formação dos custos de produto e serviços. Determinação de resultado. Métodos de custeios: por produto, por centros de custos, por ordem de produção. Custos para tomada de decisões: custeio direto variável, ponto de equilíbrio, análise de produtos. Formação de preço de venda. Custos em empresas de serviços e comerciais.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos para a determinação dos custos de produtos e serviços, bem como desenvolver visão crítica sobre rentabilidade e preço de venda de bens e serviços. Favorecer a utilização da análise de custos para tomada de decisões.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITO EMPRESARIAL | 36.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais do Direito Empresarial: o empresário e empresário individual. Sociedades não personificadas e sociedades personificadas. Contratos empresariais. Noções de direito concorrencial. Licitação pública
OBJETIVO: Contextualizar a ciência jurídica na realidade empresarial como instru­mento da gestão e das trocas negociais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA | 36.0 h

EMENTA: Direito tributário. Conceito do direito financeiro. Conceito da autonomia do direito tributário. Legislação tributária: Fontes e processo legislativo. Controle da constitucionalidade. Sistema tributário nacional. Princípios e Competência tributários. Imunidades. Incidência, não-incidência, imunidades e isenção. Distribuição das receitas tributárias. Obrigação tributária. Crédito tributário. Administração tributária. Fiscalização, dívida ativa e certidão negativa. Consulta e defesa em procedimento administrativo.
OBJETIVO: Propiciar ao aluno o conhecimento da estrutura legal tributária vigente no país e as decorrentes obrigações empresariais. Oferecer ao futuro administrador uma sólida formação que possa sustentar a tomada de decisões que envolvam aspectos tributários.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MACROAMBIENTE ECONÔMICO | 72.0 h

EMENTA: Atividade econômica e sistema econômico. Agregados macroeconômicos e seus determinantes, valores nominais e reais. Mercado real e monetário. Mercado de trabalho. Mercado cambial e balanço de pagamentos. Política econômica.
OBJETIVO: Propiciar ao aluno o entendimento da Economia como um sistema amplo, seus grandes agregados e as funções macroeconômicas básicas. Capacitar o aluno a manejar as informações discutidas no mercado e as ações governamentais em busca de seus objetivos, bem como entender a aplicação dos instrumentos que o governo dispõe e utiliza para se aproximar do equilíbrio. Buscar o entendimento e o relacionamento do aluno com a economia nacional e as relações econômicas internacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA FINANCEIRA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da Matemática Financeira. Operações Básicas. Regime de Juros Simples. Descontos Simples: Comercial, Racional e Bancário. Regime de Juros Compostos. Estudo das Taxas: Efetiva, Nominal, Real. Desconto Composto Racional. Séries de Pagamentos Uniformes e Variáveis. Séries de Pagamentos em Gradiente. Equivalência de Fluxos de Caixa. Taxa Média e Prazo Médio para Operações de Juros Simples e Juros Compostos. Sistemas de Amortização de Empréstimos: Sistema Francês, Sistema de Amortização Constante, Sistema de Amortização Crescente
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos da matemática financeira, apresentando problemas de acordo com a realidade do mercado, a fim de desenvolver o raciocínio financeiro do acadêmico, fornecer os subsídios indispensáveis ao desenvolvimento das disciplinas que dependem do conhecimento prévio desta disciplina e mostrar sua importância para a formação e desenvolvimento do futuro profissional de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA MODERNA | 72.0 h

EMENTA: Administração do Século XXI. Administração da estrutura organizacional. A Qualidade e a excelência organizacional. Administração japonesa. Organizações como sistemas abertos. Administração participativa. Gestão do conhecimento. Modelos Quânticos. Gerenciamento no ambiente global e multicultural. Empresas Virtuais. O gerente como planejador estrategista. Controle organizacional e mudança. Gerenciamento de conflitos, política e negociação. Criatividade e Inovação Organizacional. Modelos emergentes de gestão.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante de administração com os conceitos mais importantes que influenciarão seu desempenho como administrador profissional de uma empresa inserida no limiar do século XXI.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING II | 72.0 h

EMENTA: Composto de marketing para bens e serviços: distribuição, preço e produto. Canais de marketing e redes de valor. Conflito, cooperação e concorrência. Marketing no e-commerce. Gerenciamento de varejo, atacado e logística. Desenvolvimento de programas e estratégias de determinação de preços. Gestão de marcas. Redes de relacionamento. Plano de marketing. Tendências de marketing para bens e serviços.
OBJETIVO: Aprofundar estudos do composto de marketing estabelecendo as inter-relações com os canais de comunicação, de distribuição e mercado consumidor. Oferecer subsídios para a compreensão do mercado e definição de posicionamento e valoração da marca.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ECONOMIA EMPRESARIAL | 72.0 h

EMENTA: Formação e mecanismo de mercado. Análise de procura e oferta. Elasticidade. Teoria da produção e dos custos. Estrutura e comportamentos dos mercados. Teoria dos jogos. Análise da competitividade. Estratégias de concorrência.
OBJETIVO: Aprofundar o debate econômico com os alunos. Relacionar o estudo da economia industrial com a realidade de competição internacional; Debater a viabilidade de uma empresa a partir das tendências de tecnologia e da financeirização do capitalismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTATÍSTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao Estudo da Estatística. Distribuições de Freqüência. Medidas de Localização. Medidas de Variabilidade. Introdução à Probabilidade. Distribuições Discretas e Contínuas de Probabilidade. Amostragem. Distribuições por Amostragem. Inferência: Intervalo de Confiança e Testes de Hipóteses sobre Médias e Proporções. Correlação. Análise de Regressão Simples. Regressão utilizando Modelos Não Lineares.
OBJETIVO: Proporcionar aos acadêmicos os conhecimentos teóricos e práticos da ciência estatística quanto aos métodos de organização e análise de dados, apresentando a importância da estatística como ferramenta de aplicação indispensável ao planejamento e tomada de decisão em relação a problemas inerentes ao campo de atuação dos futuros profissionais de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE PESSOAS - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Principais sistemas de Gestão de Pessoas e sua relação com o Comportamento Organizacional. Cultura e clima organizacional. Novas perspectivas e o novo papel do gestor de pessoas. Desenho do perfil do cargo. O processo de Provisão. Mercado de trabalho: oferta ou procura. O recrutamento e suas formas. Seleção de pessoal e suas técnicas Desenvolvimento da competência para a realização do processo seletivo.
OBJETIVO: Apresentar os conhecimentos fundamentais para a gestão de pessoas no contexto das organizações; Desenvolver habilidades básicas para identificar e compreender as diversas técnicas utilizadas para a atuação em Gestão de Pessoas, para o recrutamento e para o desenvolvimento de competências nas equipes de trabalho; Favorecer o desenvolvimento de conduta ética na atuação profissional nas organizações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e metodologias do planejamento estratégico. Análise ambiental. Competências essenciais. Planejamento estratégico corporativo. Estudos de cenários. Análise de portfólio. Análise de matrizes. Determinação dos objetivos e metas do plano. Orçamentos. Balanced Scorecard. Mapas estratégicos. Perspectivas de análise. Indicadores de resultado e tendência. Alinhamento estratégico. Negócio e sua Redefinição.
OBJETIVO: Apresentar aos alunos os principais conceitos e ferramentas do planejamento estratégico. Demonstrar a importância dos estudos de ambiente para a adequada elaboração da estratégia empresarial, oferecendo dessa forma, motivação para a gestão estratégica das organizações e para o desenvolvimento de diferenciais competitivos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA | 72.0 h

EMENTA: A Gestão financeira empresarial. Classificação das empresas no sistema econômico. Formas básicas de organização empresarial. Dinâmica das decisões financeiras no Brasil. Abordagem gerencial contábil. A estrutura das principais demonstrações. Indicadores de natureza econômico-financeira. Abordagem gerencial do capital de giro. Análise do ponto de equilíbrio. Relação custo/volume/lucro. Ciclos operacionais e financeiro. Gestão do fluxo de caixa. Investimento de capital. Gestão da lucratividade e do risco. Risco operacional e financeiro. Estrutura de capital. Teoria do custo de capital. Alavancagem financeira. Fontes de recursos. Fontes de financiamentos.
OBJETIVO: Transmitir conceitos que permitam ao aluno fazer uma análise coerente dos tópicos administrativos financeiros de uma empresa. Despertar o interesse do aluno em relação a suas próprias finanças tendo como ferramenta principal o noticiário econômico financeiro diário. Debater conceitos variados do mercado financeiro para que o aluno tenha como discutir com os agentes financeiros ante a tomada de decisão. Diferenciar as diversas taxas e índices bem como analisar os principais investimentos e suas rentabilidades. Elaborar estratégias para administrar os recursos no longo prazo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENVOLVIMENTO E CAPACITAÇÃO DE PESSOAS | 72.0 h

EMENTA: Treinamento e capacitação: visão tradicional X atual. Objetivos. Princípios do aprendizado. Mudanças que podem ser provocadas pelo treinamento. Processo: diagnóstico; desenho do programa; implementação; avaliação e acompanhamento. Avaliação de reações. Avaliação de aprendizagem. Avaliação do comportamento no cargo. Avaliação de resultados do treinamento.
OBJETIVO: Apresentar a evolução e atuais contribuições do treinamento no processo homem trabalho-organização. Proporcionar aos alunos o conhecimento dos componentes fundamentais para a atuação em Desenvolvimento e Capacitação de Pessoas. Fornecer subsídios, por meio de instrumentos e técnicas adequadas, para a atuação nas organizações formais e informais. Identificar os fatores que interferem no desenvolvimento e capacitação de pessoas, os programas desenvolvidos pelas instituições e sua eficácia. Sedimentar a base ética para o processo de intervenção.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS | 72.0 h

EMENTA: Noções básicas de Logística Empresarial Administração dos Materiais: definição, evolução histórica, objetivos, funções e desafios. Classificação dos materiais. Administração de estoques. Lote econômico de compras. Estoque de segurança. MRP. Métodos de ressuprimento de estoques, métodos de avaliação financeira de estoques. Método ABC de classificação de estoques. Indicadores de desempenho da gestão de estoques. Gestão de compras.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno o conhecimento introdutório das práticas de logística de materiais, bem como demonstrar sua importância na criação de produtos e serviços, buscando fornecer um caminho lógico através das atividades envolvidas pela cadeia de suprimentos, maximizando os retornos dos ativos das organizações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA OPERACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Introdução a Management Sciences: O Processo de Modelagem; A Tomada de Decisão, o Processo de Modelagem e o Decisor; Tipos de Modelos; Modelos de Programação Matemática. Programação Linear: Modelagem; Problemas de Programação Linear com Duas Variáveis de Decisão e a Solução pela Abordagem Gráfica; Problemas de Programação Linear com mais de Duas variáveis de Decisão e a Solução utilizando o Solver® do Excel®. O Problema Dual e a Análise de Sensibilidade (Custo Reduzido e Preço Sombra) . Programação Linear Inteira. Problemas de Rede: Transporte; Designação; Escala de Produção; Distribuição; Menor Caminho; Fluxo Máximo; Programação Não-linear: Programação Quadrática usando o Solver® do Excel®. Teoria da Decisão: A matriz de pay-off; Os critérios de decisão (Maximax, Maximin, Minimax, Valor Esperado; Alfa de Hurwicz); Valor Esperado da Informação Perfeita
OBJETIVO: Fornecer instrumental matemático/estatístico indispensável aos acadêmicos para prosseguir os estudos em disciplinas que requerem o conhecimento prévio de métodos quantitativos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I | 72.0 h

EMENTA: Conceitos, classificação e componentes do sistema produtivo. Planejamento estratégico da manufatura. Projeto de processos. Custos industriais. Planejamento da capacidade. Localização das instalações produtivas. Conceito e histórico da qualidade. Gestão da qualidade total. Ferramentas da qualidade e produtividade. Controle estatístico do processo CEP. Certificação e prêmios da qualidade.
OBJETIVO: Apresentar aos alunos os conceitos fundamentais da administração da produção e das vantagens competitivas advindas de seu planejamento estratégico. Demonstrar a interface entre a produção e os sistemas de gestão da qualidade, como formas de aprimorar o desempenho produtivo e, consequentemente, da organização como um todo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
AVALIAÇÃO E DESEMPENHO DE PESSOAS | 36.0 h

EMENTA: Avaliação de desempenho: conceitos e aplicação. O papel dos gestores no processo de Avaliação de Desempenho. Métodos de avaliação de desempenho. Descrição e análise de cargos e indicadores de desempenho. Aplicabilidade dos instrumentos: Elaboração de sistemas de avaliação de desempenho, entrevistas de avaliação, o feedback formal e informal, estratégias de implantação e acompanhamento.
OBJETIVO: Proporcionar aos estudantes os conhecimentos básicos de avaliação de desempenho de pessoas. Demonstrar as fases para implantação e manutenção do Programa de Avaliação de Desempenho de Pessoas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
COMPORTAMENTO DE CONSUMO E PESQUISA DE MERCADO | 72.0 h

EMENTA: Importância do estudo do comportamento do consumidor: conceito e influências ambientais. O processo de decisão de compra. Formação de atitudes e pré-disposição à compra. O comportamento do consumidor empresarial. Tendências do comportamento do consumidor brasileiro. Pesquisa de marketing: conceitos, aplicação e método.
OBJETIVO: Oferecer ao estudante os conhecimentos necessários para avaliar dados e pesquisas relacionados ao comportamento de consumo, permitindo análises apuradas das expectativas e tendências de mercado, e possibilitando com isso o desenvolvimento de programas de vendas conscientes que valorizem o ser humano e o meio ambiente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTROLADORIA | 72.0 h

EMENTA: Controladoria e o seu papel na gestão das empresas: Conceitos, estrutura, aplicação e sistemas. Geração de informações para o processo decisório. Integração das demonstrações econômico-financeiras. Sistemas de Informações de controladoria. Planejamento e gestão tributária. Planejamento e desenvolvimento de modelo orçamentário.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno a construção do conhecimento a partir da introdução das práticas orçamentárias. Aperfeiçoar habilidades e atitudes profissionais de controle e planejamento de recursos empresariais. A partir disso, permitir o desenvolvimento e análise de investimentos e resultados econômico-financeiros por intermédio da interatividade entre teoria e prática, a fim de auxiliar nas decisões gerenciais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ECONOMIA BRASILEIRA | 72.0 h

EMENTA: Ciclos Econômicos. Endividamento externo e busca da estabilização, crises fiscais do estado, ciranda financeira. Planos de estabilização. Abertura comercial. Reestruturação industrial. Privatização. Brasil e blocos econômicos.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a compreensão histórica da economia brasileira desde os primeiros movimentos econômicos até as mais recentes políticas adotadas, permitindo a análise o posicionamento do estudante diante dos fatos econômicos contemporâneos. Despertar a consciência de que as ações empresariais são fortemente influenciadas pelo contexto econômico e vice-versa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA | 36.0 h

EMENTA: Conceito de Direito do Trabalho. Princípios. Direito individual do trabalho. Rotinas de admissão. FGTS. Contrato de trabalho. Vigência do contrato de trabalho. Contratos específicos e situações especiais. Desligamento do empregado.
OBJETIVO: Fornecer conhecimentos básicos e gerais da Legislação Trabalhista, para permitir a solução dos casos concretos que ocorrem no campo da administração de pessoal, preparando o aluno para a solução dos problemas que envolvem a empresa e empregados, bem como para o cumprimento da legislação, através de conhecimentos dos aspectos técnicos, legislativos e administrativos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II | 72.0 h

EMENTA: Programação na produção empurrada. MRP II. Sequenciamento de ordens. KANBAN. Produção enxuta. Mapeamento de processos. Administração de projetos. Previsão de demanda. Layout dos processos produtivos. Planejamento agregado. Programa mestre de produção.
OBJETIVO: Qualificar os alunos para o entendimento, domínio e aplicação das técnicas de administração da produção, bem como das ferramentas de otimização da produção. Favorecer o aprimoramento das habilidades e do desempenho gerencial por meio do domínio de modernas técnicas de gestão produtiva.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ANÁLISE DE PROJETOS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos: visão geral de processos de gerenciamento de projetos. Processos, técnicas e ferramentas para gerenciamento financeiro. Análise de riscos e simulação de Monte Carlo. Diagrama de Gantt. Validação do modelo financeiro. Relatórios gerenciais. Avaliação e seleção de projetos: revisão de conceitos financeiros fundamentais, fluxo de caixa do projeto, premissas básicas, indicadores e critérios de seleção, critérios avançados.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a elaborar uma analise de viabilidade econômica-financeira de um projeto de investimentos de longo prazo, e comparar as diversas alternativas de financiamento e retorno financeiro.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTRATÉGIAS DE REMUNERAÇÃO | 36.0 h

EMENTA: As Teorias da motivação: clássicas, contemporâneas. O salário como fator motivador. Cargos e salários: recompensas organizacionais, princípios e políticas de remuneração, métodos para classificar e avaliar cargos. Pesquisa salarial. Programa de participação nos lucros e resultados. Benefícios Sociais: definições e conceitos, modalidades, benefícios mais aplicados, vantagens e limitações, tendências.
OBJETIVO: Possibilitar aos alunos contato com as principais práticas e estratégias de remuneração, focando tanto sua abordagem teórica, como sua aplicação no ambiente organizacional. Apresentar aos alunos os conceitos e estudos sobre Pesquisa salarial, Remuneração e Benefícios e sua prática no mundo empresarial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO AMBIENTAL | 36.0 h

EMENTA: A evolução planetária e a crise ambiental. Meio ambiente e desenvolvimento. Indicadores de qualidade ambiental. Sistema de tratamento. Tendências e oportunidades ambientais. Licenciamento ambiental. Avaliação de impacto ambiental (EIA/RIMA). Educação ambiental. Sistemas de gestão ambiental - normas ISO 14000. Elementos e fundamentação da ISO - 14000: política ambiental, planejamento, implantação, ação corretiva, análise crítica, auditoria e certificação.
OBJETIVO: Possibilitar aos alunos o desenvolvimento de uma visão abrangente dos problemas ambientais e das novas necessidades de gestão frente à legislação e às normas existentes. Apresentação dos sistemas de gestão ambiental (ISO 14001) e a utilização de indicadores de desempenho ambiental.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS | 72.0 h

EMENTA: Estrutura de sistema financeiro nacional. Sistema financeiro internacional. Mercado monetário. Mercado de crédito. Mercado cambial. Mercado de capitais.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno conhecimentos fundamentais do mercado financeiro nacional e internacional, possibilitando o desenvolvimento de habilidades de entendimento e compreensão do contexto financeiro mundial e consequentes implicações para a administração de empresas e demais instituições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC / ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 150.0 h

EMENTA: Orientação e acompanhamento para elaboração do projeto de pesquisa de estágio a ser realizado pelo estudante em instituições privadas ou públicas. Orientações sobre a área de atuação e investigação. Suporte de metodologia do trabalho científico.
OBJETIVO: Oferecer ao aluno a oportunidade de desenvolver experiências práticas e de pesquisa no campo da administração, como parte de sua preparação para o exercício profissional e acadêmico. Estimular no aluno a capacidade criativa e a análise crítica, assegurando-lhe orientação e acompanhamento adequado ao exercício de aprender praticando.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING | 72.0 h

EMENTA: O universo comunicacional partindo do planejamento, da estratégia e da integração das ferramentas: Propaganda, Publicidade, Vendas Pessoais, Promoção de Vendas e Ações Promocionais, Merchandising, Relações Públicas e Marketing Direto. As divisões das verbas de comunicação por ferramentas. A utilização de novas mídias para as estratégias de comunicação integrada. Viabilidade das ações e formas de controle.
OBJETIVO: Fortalecer no futuro administrador as habilidades de entendimento e comunicação com o mercado e suas diversas vertentes. Contribuir para o desenvolvimento das competências necessárias ao administrador para a proposição de orçamentos e estratégias de comunicação e estratégias de comunicação quer internas ou externas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONJUNTURA ECONÔMICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos e aplicações de análise econômica, análise da conjuntura, dados, informações, indicadores. Indicadores conjunturais: nível de atividade, mercado de trabalho, inflação, setor externo, mercado financeiro, setor público. Indicadores conjunturais: avaliação do panorama conjuntural sob a ótica dos indicadores, orientações e treinamento para a montagem de textos econômicos, preparação de relatórios de conjuntura (interpretação, formulação de diagnósticos e exercícios de prospecção.
OBJETIVO: Apresentar aos alunos os principais indicadores econômicos, sua aplicação no cotidiano das organizações e demonstrar de que forma a compreensão deste contexto pode pautar a tomada de decisões.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
JOGO DE EMPRESAS | 72.0 h

EMENTA: Aprendizagem vivencial. Simulação do processo de gestão empresarial. Diagnóstico empresarial e mercadológico. Análise da Gestão mercadológica e econômico-financeira. Planejamento empresarial. Estratégia mercadológica. Sistema de informações gerenciais. Avaliação e controle de resultados.
OBJETIVO: A disciplina visa tornar o aluno capaz de compreender a importância da abordagem sistêmica do processo de gestão empresarial. Desenvolver habilidades relativas ao processo de planejamento e de tomada de decisão, bem como de uma postura gerencial integrada.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LOGÍSTICA EMPRESARIAL | 72.0 h

EMENTA: Operações de Almoxarifado O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Sistemas de Informação Gerencial x Suply Chain Management. Logística de Suprimentos: seleção e avaliação de fornecedores, terceirização, outsourcing. Logística de Distribuição: estratégias de distribuição, canais de distribuição, ciclo de pedido, operadores logísticos. Logística de Transportes e roteirização. Logística Reversa.
OBJETIVO: Apresentar aos alunos a gestão da cadeia de suprimentos e suas ligações com produção e vendas. Proporcionar conhecimentos fundamentais para a administração de estoques, fornecedores, bem como para a decisão de terceirizações e canais de distribuição.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS EM ADMINISTRAÇÃO | 36.0 h

EMENTA: Temas atuais ou especiais em Administração.
OBJETIVO: Promover debates e análises de temas emergentes em Administração proporcionando aos alunos aprofundar ou complementar conhecimentos adquiridos no decorrer do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC / ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 150.0 h

EMENTA: Orientação e acompanhamento na execução do projeto de pesquisa. Avaliação e análise crítica de dados e constatações da pesquisa para a elaboração de sínteses ou conclusões.
OBJETIVO: Acompanhar o desenvolvimento do projeto de pesquisa, oferecendo apoio para a interpretação dos dados coletados em pesquisa bem como para a elaboração de sínteses e considerações em relação a matéria investigada. Orientar e estimular os alunos para o exercício profissional fundamentado na ética e para a pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica [edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@be5f7ab7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3fd676e9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ea399275, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@53aeb28d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@be5f946a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a55be77d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f9280591, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3920d032, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2c10ff73, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c519a597, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@48627949, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e0fc24de, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2d037ef4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3b4a573b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@51633661, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2caff541, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cd8858f9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4b2ba2dc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c7ea1c0f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a3fb8b9e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b64f0bfa, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2d1869a9]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2012/12

ANÁLISE DOS ÍNDICES DE PERDAS DE ÁGUA NA REDE DE DISTRIBUIÇÃO NA CIDADE DE BRAGANÇA PAULISTA E POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS DETECTADOS

2012/12

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE PRODUTOS PARA MAIOR VISIBILIDADE DA GYPSOPHILA NO MERCADO

2012/12

FERRAMENTAS DE MARKETING RELIGIOSO PARA ATRAIR NOVOS MEMBROS PARA A IGREJA COMUNIDADE CRISTO RESTAURA

2012/12

SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO PÚBLICA

2012/6

ANÁLISE DAS PROPOSTAS DE USO PARA O MONUMENTO NATURAL ESTADUAL DA PEDRA GRANDE

2012/6

ESTRATÉGIA PARA A REDUÇÃO NO USO DE PAPÉIS NA AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL EM JOANÓPOLIS

2012/6

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING ADEQUADAS PARA A LOJA DE VARIEDADES DOMÉSTICAS BEM BOLADO, BOM JESUS DOS PERDÕES - SP

2012/6

ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA E-COMMERCE NA EMPRESA PRIME INFORMÁTICA E ELETRÔNICA

2012/6

MOTIVAÇÃO E PRODUTIVIDADE: CONSIDERAÇÕES BASEADAS NA TEORIA DOS DOIS FATORES DE FREDERICK HERZBERG

2011/12

DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM ESTUDO DE VIABILIDADE PARA EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO

2010/12

ANÁLISE DE VIABILIDADE DE INVESTIMENTO EM FUNÇÃO DA REDUÇÃO DO CUSTO DE MANUTENÇÃO

2010/12

COMO A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA 5'S PODE AFETAR DIRETAMENTE A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES?

2010/12

DESENVOLVIMENTO DE MARKETING PROMOCIONAL VOLTADO PARA AS VENDAS

2010/12

ESTUDO DE MERCADO E DA CONCORRÊNCIA PARA FORMULAÇÃO DO PLANO DE MARKETING DE UMA PEQUENA EMPRESA DO SETOR DE AUTO PEÇAS

2010/12

LUCRO REAL E LUCRO PRESUMIDO: VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA A EMPRESA TQA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA

2010/12

MARKETING EDUCACIONAL: OS DESAFIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PARA CONQUISTAR E MANTER ALUNOS

2010/12

O ACOMPANHAMENTO HUMANO NO AUTO-ATENDIMENTO BANCÁRIO: ESTUDO DE CASO DA AGÊNCIA ATIBAIA DO BANCO DO BRASIL

2010/12

PROPOSTA DE UM NOVO LAYOUT Grammer do Brasil LTDA

2010/12

SUSTENTABILIDADE COMO UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING NA GESTÃO HOTELEIRA

2009/12

ALTERNATIVAS MERCADOLÓGICAS PARA AMPLIAÇÃO DOS RESULTADOS DE VENDAS EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE VESTUÁRIO

2009/6

PROJETO DE MINIMIZAÇÃO DE FILAS NO ATENDIMENTO AOS CLIENTES DO RESTAURANTE NUTRIN NA UNIDADE CEA ATIBAI

2009/6

PROJETO DE MINIMIZAÇÃO DE FILAS NO ATENDIMENTO AOS CLIENTES DO RESTAURANTE NUTRIN NA UNIDADE CEA ATIBAIA



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.