Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF botão de atalho p/ o Vestibular EAD da USF
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Administração


No campus de Bragança Paulista, o curso de Administração foi autorizado há mais de trinta anos e está devidamente reconhecido pelo MEC. Desde seu início, foi criado para oferecer, através do bacharelado, formação plena nas ciências gerenciais aos interessados, cujas competências e habilidades são gradativamente desenvolvidas a fim de inseri-los efetivamente no mercado de trabalho.

Durante o curso, você aprende a ter autonomia intelectual, atitude investigativa e posicionamento crítico para gerar soluções estratégicas que contribuam para os processos administrativos de diferentes organizações. Além do trabalho em empresas, as atividades de iniciação científica e monitoria também podem ser uma opção, uma vez que você pode iniciar sua formação acadêmica para atuar, futuramente, como professor ou pesquisador. Aliadas a essa estrutura curricular diferenciada, ainda estão palestras ministradas por profissionais já atuantes na área e a Semana Empresarial, durante a qual há cursos, seminários e apresentações dos alunos.

Disciplinas instrumentais, mercadológicas, humanas e outras complementam o curso, que propicia uma sólida formação em administração geral, finanças e operações, articulando, constantemente, a teoria à prática. Por meio de convênios com empresas da região, também são oferecidas oportunidades para estágio e cumprimento de atividades complementares a nossos alunos, que, depois de graduados, poderão dar continuidade a seus estudos através do MBA em Gestão de Negócios.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações gerais

DURAÇÃO: oito semestres.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 3.000 horas.

PERÍODO: noturno.

Áreas de atuação

Administrar é a arte de gerir, planejar, dirigir, ministrar os meios de produto e operação a fim de gerar bem-estar econômico e social, seja no meio político, seja no empresarial.

Responsável por direcionar e aplicar os recursos disponíveis da melhor maneira possível, o profissional da área poderá atuar na Administração em geral, que inclui micro, pequenas, médias e grandes empresas, instituições bancárias, organizações sem fins lucrativos, empresas públicas, administração de instituições de ensino e saúde, organizações ligadas ao comércio exterior e, também, consultorias e assessorias para as áreas de Administração.

Disciplinas

Portaria Ministerial de Renovação de reconhecimento nº 273, de 03/04/2017 (D.O.U. nº 65, Seção 1, pág. 141, de 04/04/2017).

Turno: MATUTINO Currículo: 0010-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

CONTABILIDADE EMPRESARIAL BÁSICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ORGANIZACIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e a cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROECONOMIA E CONJUNTURA NACIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

DIREITO EMPRESARIAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDOS MERCADOLÓGICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ESCOLAS DE PENSAMENTO ADMINISTRATIVO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CENÁRIOS ECONÔMICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUSTOS EMPRESARIAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ORGANIZAÇÕES E RECURSOS HUMANOS | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

ADMINISTRAÇÃO COMERCIAL E DE MARKETING | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTATÍSTICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E TRABALHISTA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO ESTRATÉGICA E DE PROCESSOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LOGÍSTICA INTEGRADA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MERCADO DE CAPITAIS E ECONOMIA INTERNACIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA OPERACIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

FINANÇAS CORPORATIVAS E ORÇAMENTO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA QUALIDADE E NORMAS INTERNACIONAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PLANEJAMENTO DE DEMANDA E OPERAÇÕES | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

GESTÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

ANÁLISE E VIABILIDADE DE PROJETOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTROLADORIA ESTRATÉGICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MARKETING DIGITAL E DE SERVIÇOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0010-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

CONTABILIDADE EMPRESARIAL BÁSICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ORGANIZACIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e a cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROECONOMIA E CONJUNTURA NACIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

DIREITO EMPRESARIAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDOS MERCADOLÓGICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ESCOLAS DE PENSAMENTO ADMINISTRATIVO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CENÁRIOS ECONÔMICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUSTOS EMPRESARIAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ORGANIZAÇÕES E RECURSOS HUMANOS | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

ADMINISTRAÇÃO COMERCIAL E DE MARKETING | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTATÍSTICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E TRABALHISTA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO ESTRATÉGICA E DE PROCESSOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LOGÍSTICA INTEGRADA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MERCADO DE CAPITAIS E ECONOMIA INTERNACIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA OPERACIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

FINANÇAS CORPORATIVAS E ORÇAMENTO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA QUALIDADE E NORMAS INTERNACIONAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PLANEJAMENTO DE DEMANDA E OPERAÇÕES | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

GESTÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

ANÁLISE E VIABILIDADE DE PROJETOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTROLADORIA ESTRATÉGICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MARKETING DIGITAL E DE SERVIÇOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: MATUTINO Currículo: 0002-B1 Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

CONTABILIDADE EMPRESARIAL | 72.0 h

EMENTA: Campo de atuação, importância e objetivos da contabilidade. Conceituação Gráfica e Equação do equilíbrio patrimonial. O patrimônio, contas patrimoniais e de resultado, lançamentos no livro diário e razão. Conceitos de origem e aplicação. Fatos contábeis. A Demonstração do Resultado do Exercício e o Balanço Patrimonial. Regime de Caixa e Competência.
OBJETIVO: Apresentar a forma adequada de utilização da terminologia e linguagem contábil. Oportunizar o desenvolvimento do raciocínio lógico, crítico e analítico no que diz respeito às informações contábeis. Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil, aplicando corretamente os registros contábeis, através do método das partidas dobradas nos procedimentos de registros ocorridos. Apresentar conceitos, práticas e desenvolver o domínio na confecção do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício (DRE).

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ECONOMIA | 72.0 h

EMENTA: A Ciência Econômica: objeto e método. Problemas econômicos fundamentais. Divisão da Ciência Econômica. Fatores de produção. Fronteira de possibilidades de produção. Custo de oportunidade. O mercado: oferta, demanda, suas leis e determinantes. Equilíbrio de mercado. Estrutura de mercado. Elasticidades. Noções básicas de macroeconomia: agregados macroeconômicos.
OBJETIVO: Propiciar o entendimento dos modelos de comportamento dos agentes econômicos, tais como, consumidores e produtores. Desenvolver análise organizacional inserida no contexto socioeconômico e mercadológico. Desenvolver habilidades na formulação de estratégias para micro e pequenas empresas diante da dinâmica dos cenários econômicos e de mercado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 54.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos numéricos (inteiros, naturais, racionais, irracionais e reais). Fundamentos da matemática (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação, fatorial). Razão e proporção, porcentagem. Equações e funções de 1º e 2º graus. Função exponencial. Função Logarítmica.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, intervalos e desigualdades, funções de uma variável relacionados à Gestão de Negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS INTEGRADOS DE ADMINISTRAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Conceito Fundamental de Administração. Conceito de Organizações. Estudo de cada etapa da Administração e sua aplicação na realidade corporativa: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Processo Decisório e Comunicação Corporativa.
OBJETIVO: Fornecer conhecimentos e desenvolver competência para a administração de organizações de qualquer natureza, tamanho ou segmento, por meio da apresentação dos conceitos e práticas de planejamento em diversos níveis, de organização tanto de tarefas e departamentos como de equipes, da atuação gerencial e da criação de mecanismos de acompanhamento e interpretação dos resultados obtidos em todo o processo administrativo. Debater modelos, dificuldades e exigências do processo de tomada de decisões e a importância de um sistema eficaz de comunicação corporativa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEMAS ATUAIS E FORMAÇÃO HUMANA I | 18.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL | 72.0 h

EMENTA: Mudanças pessoais e organizacionais. Motivação, liderança, grupos e equipes, relacionamento interpessoal, comunicação, criatividade, aprendizagem organizacional, qualidade de vida, inteligência emocional. Estratégias de Liderança: principais tipos e estilos de líderes. Administração de Conflitos. Tomada de Decisão. Formação e desenvolvimento de Equipes. Autodesenvolvimento. Planejamento de Carreira. Empregabilidade. Ferramentas de Gestão de Pessoas. Conceito de competências e desenvolvimento de competência.
OBJETIVO: Identificar a importância da administração de Recursos Humanos no setor produtivo e de serviços bem como a visão e as estratégias utilizadas pelas empresas nessa área. Aplicar o conceito de liderança, base de autoridade, tipos e modelos adequados a cada situação. Empregar no trabalho em equipe, a liderança orientada para tarefas e pessoas. Identificar a postura do líder contemporâneo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESCOLAS E MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Bases Históricas da Administração. Abordagem Clássica, humanista e Organizacional. Novas configurações organizacionais. Contribuições para a consolidação do conhecimento administrativo. Contexto profissional.
OBJETIVO: Oportunizar aos estudantes conhecer as principais escolas de Administração, tanto em seus aspectos teóricos e práticos, assim como suas características e influências na Administração em âmbito mundial. Entender e conhecer os mais recentes modelos de Administração e a constante orientação ao crescimento organizacional, suas exigências e desafios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós-) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Políticas de educação ambiental. Educação em direitos humanos e educação das relações étnico-raciais. Desafios da cidadania e da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania, incluindo a educação ambiental, educação em direitos humanos, e também da história e da cultura afro-brasileira, africana e indígena, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA RELAÇÃO DO TRABALHO | 72.0 h

EMENTA: Políticas de gestão de pessoas. Subsistemas de Recursos humanos (Provisão - Aplicação - Manutenção - Desenvolvimento - Monitoração) e suas respectivas ferramentas técnicas. Gestão de cargos, remuneração e carreira. Qualidade de vida, higiene e segurança no trabalho. Gestão estratégica de recursos humanos. Cultura e clima organizacional, endomarketing e motivação. Gestão de equipes e Empowerment. Responsabilidade social. Negociação trabalhista. Elementos e cálculos de folha de pagamento. Inteligência de gestão de pessoas. Gestão de competências. Gestão do conhecimento.
OBJETIVO: Oportunizar ao aluno planejar os recursos humanos e as políticas e técnicas de gestão de pessoas, entender e calcular benefícios, direitos e processos trabalhistas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MARKETING | 54.0 h

EMENTA: A evolução e conceitos do Marketing. O sistema de Marketing. Tipos de pesquisa. Comportamento do consumidor. O processo de compra e decisão. Conceito e classificação de mercado. Oportunidades do mercado de consumo e do mercado B2B. Segmentação e Posicionamento de Mercado. Potencial e previsão da demanda de mercado.
OBJETIVO: Oferecer os princípios do conhecimento do marketing, noções fundamentais de Administração mercadológica e prover instrumentos para análise geral dos mercados de bens de consumo. Identificar ameaças e oportunidades de mercado e orientar atividades do Marketing.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEMAS ATUAIS E FORMAÇÃO HUMANA II | 18.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CONJUNTURA ECONÔMICA | 72.0 h

EMENTA: Instrumentos de Política Macroeconômica; Política Fiscal e Monetária aplicado no contexto brasileiro; inflação e moeda no desenvolvimento econômico brasileiro; Balanço de Pagamentos, Divisas e estrangulamento externo brasileiro; A economia brasileira na atualidade: desafios e potencialidades na atual conjuntura econômica.
OBJETIVO: Apresentar e utilizar o instrumental assimilado na análise dos problemas econômicos nacionais. Propor e gerar a base adequada para a compreensão das questões econômicas atuais dentro do contexto histórico-político-social, identificando as origens dos problemas econômicos e os impactos das estratégias empresariais sobre a sociedade como um todo. Aplicar os conceitos de análise de conjuntura econômica no contexto e na perspectiva histórica, política e social brasileira, gerando base adequada para análise de conjuntura econômica aplicada ao desenvolvimento e manutenção de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUSTOS EMPRESARIAIS | 72.0 h

EMENTA: Introdução à análise de custos. Sistemas e métodos de custeio. Metodologias de custeio. Custos para decisão. Relação custo/volume/lucro. Custo padrão. Formação do preço de venda e Ponto de equilíbrio contábil, econômico e financeiro.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos para a determinação dos custos de produtos e serviços, bem como desenvolver a análise crítica sobre a rentabilidade e preço de venda relativo a produtos e serviços. Utilizar a Análise de Custos como instrumento de apoio para a tomada de decisões.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITO EMPRESARIAL | 54.0 h

EMENTA: Conceito do Direito. Estrutura do Sistema Jurídico e dos Poderes da República. Direitos Fundamentais. Pessoas e bens. Responsabilidade civil. Empresário individual. Sociedades. Desconsideração da personalidade jurídica. Títulos de crédito. Marcas e Patentes. Contratos empresariais. Direito Financeiro. Estrutura do Poder Judiciário. O empresário e as relações de consumo.
OBJETIVO: Apresentar conhecimentos fundamentais do Direito como instrumento eficaz de gestão empresarial. Prover conhecimentos jurídicos básicos e proporcionar capacidade interpretativa para discernir situações práticas que envolvem o Direito. Oferecer suporte técnico e teórico para o tratamento de questões jurídicas relacionadas ao cotidiano das organizações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTATÍSTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Estatística. Distribuição de frequência. Medidas de tendência central e separatrizes. Medidas de variabilidade. Introdução ao cálculo de probabilidades. Distribuição de probabilidade. Noções de inferência estatística e amostragem. Distribuições amostrais. Intervalos de confiança. Testes de hipóteses. Correlação e regressão.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de utilizar os conceitos básicos de estatística para organização, interpretação e análise de dados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA FINANCEIRA | 72.0 h

EMENTA: Princípios da Matemática Financeira. Regimes de capitalização. Operações de descontos. Taxas de juros. Séries de pagamentos. Equivalência em fluxos de caixa. Sistemas de amortização de empréstimos.
OBJETIVO: Promover a resolução de problemas que envolvam a matemática financeira, considerando juros simples e compostos, com especial atenção aos cálculos de valores de prestações, vencimento de parcelas, taxas de juros e capitais equivalentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEMAS ATUAIS E FORMAÇÃO HUMANA III | 18.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING | 72.0 h

EMENTA: O Planejamento na administração mercadológica. Decisões do composto mercadológico: 4P's. Estratégias de Marketing. Gestão de Marcas. O plano de marketing. Gerenciamento de Varejo, atacado e logística. Redes de Relacionamento.
OBJETIVO: Aprofundar estudos do composto de Marketing e as principais características do planejamento orientado para o mercado. Capacitar para análise e aplicação das técnicas de administração do mix de marketing. Estimular o senso de tomada de decisão. Prover conhecimento da estrutura do plano de marketing para planejar e controlar a eficácia da atuação do marketing.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTRUTURA E ANÁLISE DE BALANÇO | 72.0 h

EMENTA: Estruturação das demonstrações contábeis obrigatórias e não obrigatórias. Análise horizontal e vertical das demonstrações contábeis. Estudos dos índices e indicadores econômico-financeiros. Estrutura patrimonial para análise. Análise financeira da gestão operacional e de capital de giro. Análise do fluxo financeiro. Relatórios de análise.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a analisar as demonstrações contábeis, visando extrair informações a respeito da empresa, do ponto de vista financeiro e econômico, utilizando relatórios gerados pela Contabilidade, abordando os mecanismos que permitam a análise das demonstrações contábeis, a partir dos registros dos processos contábeis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DAS DINÂMICAS SOCIAIS: EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE | 54.0 h

EMENTA: Contexto de surgimento e consolidação das Ciências Sociais como possibilidades explicativas dos fenômenos e das contradições sociais. A constituição da modernidade e globalização. O desenvolvimento das ciências sociais aplicadas. Informação, cultura e sociedade.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos que possibilitem aos estudantes: a) Compreender a constituição histórica da sociedade contemporânea e a percepção de si como sujeito histórico; b) Debater o racionalismo moderno e sua atuação no modo de vida da sociedade; c) Refletir sobre seu papel como profissional na sociedade atual.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PLANEJAMENTO DE MATERIAIS E OPERAÇÕES | 72.0 h

EMENTA: Conceito, classificação e componentes do sistema produtivo. Planejamento da Produção. Planejamento e controle de produção. Ferramentas e controles de processos. Apresentar conceitos de Manutenção corretiva, preventiva, preditiva e manutenção produtiva total. Operações e Produtividade.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos fundamentais da administração da produção e das vantagens competitivas advindas do seu planejamento estratégico. Demonstrar a inter-relação entre a produção e o sistemas de gestão da qualidade como formas de aprimorar o desempenho produtivo e da organização como um todo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RECURSOS HUMANOS E AS ORGANIZAÇÕES | 72.0 h

EMENTA: Conceito de trabalho. Principais teorias. A relação Homem e Trabalho. Políticas e práticas de Gestão de Pessoas nas Organizações. Principais sistemas de Gestão de Pessoas e sua relação com o Comportamento Organizacional. Definição da área de Recursos Humanos e seus subsistemas.
OBJETIVO: Apresentar os aspectos práticos relacionados com a teoria atual favorecendo a compreensão dos elementos fundamentais na estratégia da gestão de pessoas no contexto organizacional. Desenvolver e aplicar os principais conceitos das políticas de recursos humanos e suas interferências no desempenho organizacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEMAS ATUAIS E FORMAÇÃO HUMANA IV | 18.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA | 72.0 h

EMENTA: Motivação e desafios para a estratégia. Conceitos e metodologias do planejamento estratégico. Análise do ambiente. Análise de portfólio. Gestão da capacitação e dos propósitos organizacionais. Noções de competitividade. Formulação e implementação das estratégias. Indicadores de resultados. Aspectos orçamentários. Cadeia de Valor.
OBJETIVO: Contribuir para o desenvolvimento das competências de gestão e oferecer subsídios para a elaboração e execução de estratégias nos diversos níveis organizacionais. Demonstrar a importância dos estudos do ambiente para a adequada elaboração da estratégia empresarial. Motivar a gestão estratégicas nas organizações e o desenvolvimento de diferenciais competitivos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE TRIBUTOS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e Objetivos. Revisão do estudo do Sistema Tributário Brasileiro. Estudo dos tributos e seus reflexos na vida das empresas e da sociedade. Forma de apuração e contabilização. A escrituração contábil e fiscal dos impostos, ICMS, IPI, e das Contribuições sociais para o PIS e a COFINS. Sistema Tributário Nacional; Planejamento Tributário; Planejamento Societário; Regras de Compliance; Governança Tributária.
OBJETIVO: Preparar o aluno para atender às necessidades empresariais, habilitando-o a identificar a aplicabilidade prática dos principais conceitos inerentes à tributação das pessoas jurídicas no Brasil. Transmitir noções básicas do planejamento tributário e os processos que visem à economia de tributos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO INTEGRADA DA CADEIA DE SUPRIMENTOS | 72.0 h

EMENTA: Administração da cadeia de suprimentos, deste a gestão de fornecedores e de compras, gestão de estoques (Classificação ABC / Ponto de Pedido / LEC / Inventário), cálculo e definição de demanda, armazenagem (layout / custo) até a distribuição de produtos, incluindo a gestão da logística reversa.
OBJETIVO: Apresentar os modelos de previsão de demanda: média móvel simples, média móvel ponderada, média exponencial e ajustes estatísticos de dados; e os sistemas de controle analítico de estoques: sistema máximo-mínimo, custo anual total, lote econômico de compras, dimensionamento do estoque mínimo, sistemas de suprimentos. Apresentar a gestão da cadeia de suprimentos e suas ligações com produção e vendas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 54.0 h

EMENTA: Desenvolvimento sustentável: contextualização histórica e influências da globalização. Inovações e soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente. Políticas econômicas de carbono. Planejamento estratégico e as dinâmicas para o desenvolvimento sustentável. Impactos da globalização. Desastres naturais, humanos e mistos: descrição, prevenção e combate.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a análise e compreensão das relações entre o ambiente natural, o desenvolvimento tecnológico sustentável e as influências da globalização em nível local, regional e global. Discutir a ocorrência de desastres naturais e humanos, suas causas e as formas de prevenção, combate e mitigação de seus efeitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA OPERACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Programação linear. Método simplex, dualidade, análise de sensibilidade. em aplicações de programação matemática. Programação matemática não-linear. Introdução a processos estocásticos. Cadeias de Markov. Matriz de transição. Classificação. Distribuições-limite. Estudos de cadeias redutíveis. Introdução à teoria das filas. Aplicação de modelos utilizando computadores.
OBJETIVO: Fornecer conhecimentos necessários à construção de modelos para otimização de sistemas com o auxílio de técnicas de simulação, capacitando-os a utilizá-las na solução de problemas envolvendo produção, operações e serviços.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEMAS ATUAIS E FORMAÇÃO HUMANA V | 18.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

FINANÇAS CORPORATIVAS | 72.0 h

EMENTA: Visão geral e descrição das funções financeiras e derivativos; Liquidez e rentabilidade e risco; Demonstrações financeiras como instrumento de decisões; Administração e financiamento do capital de giro; Cálculos financeiros relacionados ao financiamento da atividade empresarial; Linhas de credito operacionais. Planos de Caixa: curto e médio prazo. Ponto de equilíbrio financeiro e econômico. Indicadores de desempenho.
OBJETIVO: Compreender a dinâmica financeira aplicada ao contexto empresarial. Desenvolver e empregar os instrumentos financeiros para enfrentar os desafios e potencialidades da corporação, voltado a sustentabilidade e desenvolvimento de novos negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA QUALIDADE | 54.0 h

EMENTA: Qualidade e Estratégia. Definição de qualidade e estratégia. Normas internacionais de qualidade. Prêmios da qualidade. Gestão da Qualidade total. Ferramentas da qualidade. Indicadores de desempenho. Certificações e normas de sistemas.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos necessários à definição de sistemas de qualidade e de estratégias baseadas nas normas vigentes. Expor os diferentes prêmios de qualidade e esclarecer a importância estratégica que podem representar. Fazer conhecer as ferramentas de qualidade total como a melhoria contínua e os programas 5S, além de outras ferramentas de qualidade como QFD, Taguchi, Pareto ou MASP, dentre outras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO ESTRATÉGICA DE OPERAÇÕES | 72.0 h

EMENTA: Gestão da produção e operações, desde o projeto macro e definição da localização da operação, assim como estudo dos modelos de transformação, arranjo físico, tecnologia aplicada ao processo, modelo de definição de cálculo de capacidade e teoria das restrições. Planejamento de capacidade, MPS (Master Planning Schedulle). Produtividade: Medição e variáveis da produtividade; Gestão de Projetos: A importância estratégica, Estrutura PERT / CPM. Manutenção e Confiabilidade (MTBF, MTTR e OEE).
OBJETIVO: Apresentar e exercitar as técnicas de medição de produtividade, considerando capacidade produtiva, cargas unitárias de trabalho e fluxo do processo. Desenvolver metodologia para estruturar arranjos físicos. Capacitar o aluno a elaborar e gerenciar um cronograma de execução de projetos, baseado na estrutura PERT/CPM. Apresentar ao aluno o conceito e a ferramenta de controle de processo (Cp). Apresentar os conceitos de manutenção corretiva, preventiva, preditiva e manutenção produtiva total, bem como os indicadores pertinentes ao processo de manutenção.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MODELOS DE GESTÃO DE NEGÓCIOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e acompanhamento. Despertar e desenvolver a capacidade empreendedora nas diversas áreas do conhecimento, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RECURSOS HUMANOS E O CONTEXTO ORGANIZACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Recrutamento e Seleção. Desenho, Descrição e Análise de Cargos e Salários. Estratégias de remuneração. Recursos humanos como centro de lucro. Avaliação de Desempenho. Relações Trabalhistas, sindicais e institucionais. Higiene, segurança e medicina do trabalho. Terceirização de serviços. Cultura e clima organizacional. Processos de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas.
OBJETIVO: Capacitar o futuro administrador para atuação nas organizações no gerenciamento e desenvolvimento do seu capital humano, enquanto parceiro estratégico, trabalhando de forma alinhada às exigências do mercado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEMAS ATUAIS E FORMAÇÃO HUMANA VI | 18.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO | 72.0 h

EMENTA: Determinação do capital de giro. Ciclo operacional e de caixa na empresa. Prazos médios e rotação dos estoques. Contas a receber e a pagar. Ambientes macroeconômicos e a visão sistêmica e fluxo de caixa.
OBJETIVO: Entender sobre a dinâmica do comportamento da tesouraria e suas necessidades nas estratégias organizacionais para tomadas de decisões.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA | 72.0 h

EMENTA: Transformação de dados em informações. Uso estratégico das informações organizacionais. Conceito de Sistemas Corporativos. Tipos de Sistemas. Análise de aderência da tecnologia da informação e os negócios empresariais. Implantação de Sistema de Gestão Empresarial. Ferramentas de apoio aos negócios eletrônicos.
OBJETIVO: Apresentar técnicas de gestão de informações organizacionais como diferencial estratégico, transformando dados armazenados, compilados e interpretados de forma sistêmica na criação de vantagens competitivas. Estudar os sistemas de informação, seus tipos, características, vantagens e desvantagens de modo a subsidiar a decisão de investimentos, bem como dos processos e desenho organizacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MARKETING DIGITAL E DE SERVIÇOS | 72.0 h

EMENTA: Marketing Institutional. Marketing de Serviços. Marketing Digital. Marketing Internacional. Novos mercados e mercados em expansão. Atualidades do marketing. E-commerce e plataformas digitais de negócios.
OBJETIVO: Proporcionar uma visão ampliada do marketing digital e suas estratégias no e-commerce. Apresentar as principais estratégias do marketing digital e de serviços, bem como, suas aplicações nos diferentes mercados de atuação. Desenvolver conhecimento inovador para aplicações do marketing no contexto globalizado e suas tendências.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEGÓCIOS INTERNACIONAIS | 54.0 h

EMENTA: Cenários do comércio internacional. Aspectos institucionais do comércio internacional. Geopolítica. Política comercial. Aspectos operacionais do comércio exterior. Finanças internacionais.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a compreender a importância dos negócios internacionais e o mecanismo de funcionamento do comércio internacional, a partir da ótica econômica, política e social.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEMAS ATUAIS E FORMAÇÃO HUMANA VII | 18.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 72.0 h

EMENTA: Supervisionar e orientar a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, bem como a aplicação da Metodologia da Pesquisa com base em diretrizes institucionais, segundo o Regulamento do Trabalho de Conclusão do curso de Administração da Universidade São Francisco.
OBJETIVO: Orientar os alunos para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso direcionado para as principais áreas da Administração. Aspectos formais de apresentação do trabalho de Conclusão de Curso: o trabalho escrito. Metodologia, normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

ANÁLISE DE VIABILIDADE DE PROJETOS | 72.0 h

EMENTA: Identificação de projeto, investidores e ambiente de investimentos; market share e projeção de vendas futuras; projeção do fluxo de caixa e valor residual; VPL e TIR; índice de lucratividade e racionamento do capital; análise de sensibilidade e análise de cenários; Análise do risco e dos índices de cobertura.
OBJETIVO: Compreensão das técnicas econômicas e financeiras para análise e seleção de projetos de investimentos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
JOGOS DE EMPRESAS | 72.0 h

EMENTA: Apresentação e Operacionalização da metodologia do jogo de empresas. Elaboração do Planejamento. Simulações e Tomada de Decisões.
OBJETIVO: Propiciar ao aluno a vivência em processos simulados de planejamento e gestão empresarial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré/correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Administrador, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 54.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré/correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Administrador, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEMAS ATUAIS E FORMAÇÃO HUMANA VIII | 18.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 72.0 h

EMENTA: Supervisionar e orientar a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, bem como a aplicação da Metodologia da Pesquisa com base em diretrizes institucionais, segundo o Regulamento do Trabalho de Conclusão do curso de Administração da Universidade São Francisco.
OBJETIVO: Orientar os alunos para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso direcionado para as principais áreas da Administração. Aspectos formais de apresentação do trabalho de Conclusão de Curso: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica [edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@73dcbadf, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@80741e8d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@af2c7d8d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2db9991e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8c573ce5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@be5f7ab7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3fd676e9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ea399275, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@53aeb28d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@be5f946a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a55be77d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f9280591, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3920d032, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2c10ff73, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c519a597, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@48627949, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e0fc24de, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2d037ef4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3b4a573b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@51633661, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2caff541, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cd8858f9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4b2ba2dc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c7ea1c0f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a3fb8b9e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b64f0bfa, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2d1869a9]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2018/7

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE CARREIRA NA ORGANIZAÇÃO

2018/7

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE CARREIRA NA ORGANIZAÇÃO

2018/7

RUBIO MATERIAIS ELÉTRICOS

2018/7

RUBIO MATERIAIS ELÉTRICOS

2018/7

RUBIO MATERIAIS ELÉTRICOS

2012/12

ANÁLISE DOS ÍNDICES DE PERDAS DE ÁGUA NA REDE DE DISTRIBUIÇÃO NA CIDADE DE BRAGANÇA PAULISTA E POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS DETECTADOS

2012/12

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE PRODUTOS PARA MAIOR VISIBILIDADE DA GYPSOPHILA NO MERCADO

2012/12

FERRAMENTAS DE MARKETING RELIGIOSO PARA ATRAIR NOVOS MEMBROS PARA A IGREJA COMUNIDADE CRISTO RESTAURA

2012/12

SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO PÚBLICA

2012/6

ANÁLISE DAS PROPOSTAS DE USO PARA O MONUMENTO NATURAL ESTADUAL DA PEDRA GRANDE

2012/6

ESTRATÉGIA PARA A REDUÇÃO NO USO DE PAPÉIS NA AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL EM JOANÓPOLIS

2012/6

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING ADEQUADAS PARA A LOJA DE VARIEDADES DOMÉSTICAS BEM BOLADO, BOM JESUS DOS PERDÕES - SP

2012/6

ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA E-COMMERCE NA EMPRESA PRIME INFORMÁTICA E ELETRÔNICA

2012/6

MOTIVAÇÃO E PRODUTIVIDADE: CONSIDERAÇÕES BASEADAS NA TEORIA DOS DOIS FATORES DE FREDERICK HERZBERG

2011/12

DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM ESTUDO DE VIABILIDADE PARA EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO

2010/12

ANÁLISE DE VIABILIDADE DE INVESTIMENTO EM FUNÇÃO DA REDUÇÃO DO CUSTO DE MANUTENÇÃO

2010/12

COMO A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA 5'S PODE AFETAR DIRETAMENTE A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES?

2010/12

DESENVOLVIMENTO DE MARKETING PROMOCIONAL VOLTADO PARA AS VENDAS

2010/12

ESTUDO DE MERCADO E DA CONCORRÊNCIA PARA FORMULAÇÃO DO PLANO DE MARKETING DE UMA PEQUENA EMPRESA DO SETOR DE AUTO PEÇAS

2010/12

LUCRO REAL E LUCRO PRESUMIDO: VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA A EMPRESA TQA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA

2010/12

MARKETING EDUCACIONAL: OS DESAFIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PARA CONQUISTAR E MANTER ALUNOS

2010/12

O ACOMPANHAMENTO HUMANO NO AUTO-ATENDIMENTO BANCÁRIO: ESTUDO DE CASO DA AGÊNCIA ATIBAIA DO BANCO DO BRASIL

2010/12

PROPOSTA DE UM NOVO LAYOUT Grammer do Brasil LTDA

2010/12

SUSTENTABILIDADE COMO UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING NA GESTÃO HOTELEIRA

2009/12

ALTERNATIVAS MERCADOLÓGICAS PARA AMPLIAÇÃO DOS RESULTADOS DE VENDAS EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE VESTUÁRIO

2009/6

PROJETO DE MINIMIZAÇÃO DE FILAS NO ATENDIMENTO AOS CLIENTES DO RESTAURANTE NUTRIN NA UNIDADE CEA ATIBAI

2009/6

PROJETO DE MINIMIZAÇÃO DE FILAS NO ATENDIMENTO AOS CLIENTES DO RESTAURANTE NUTRIN NA UNIDADE CEA ATIBAIA



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.