Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Biomedicina

A profissão de Biomédico é regulamentada pelo Decreto nº 88.439, de 28 de junho de 1983 e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Biomedicina estão dispostas na Resolução CNE/CES 2, de 18 de fevereiro de 2003.

De acordo com os documentos regulatórios da profissão, o profissional formado deverá estar capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, biotecnologias e análise por imagem.

As atividades do curso de Biomedicina são desenvolvidas em laboratórios e ambientes específicos para o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias à formação dos profissionais que atuarão no mercado de trabalho em diferentes áreas.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais

Duração: 8 semestres. 

Carga horária: 3.596 horas.

Período: Noturno.

Áreas de atuação

O trabalho do Biomédico, individual ou em equipe, deve ser pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Disciplinas

Resolução CONSUN 12/2012 - art. 63 da Portaria Normativa nº 40, de 12/12/2007 D.O.U. 13/12/2007 (Republicado D.O.U de 29/12/2010).

Turno: MATUTINO Currículo: 0002-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

BIOESTATÍSTICA APLICADA À SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos conceitos utilizados em Bioestatística e sua aplicação na saúde e nas pesquisas científicas realizadas no âmbito da saúde. Amostragem, medidas de tendência central e dispersão. Noções de probabilidades e de distribuição. Testes estatísticos aplicados à análise de dados. Utilização de softwares estatísticos
OBJETIVO: Fornecer elementos para o entendimento dos desenhos epidemiológicos. Capacitar para execução de procedimentos de análise estatística de dados, assim como na utilização de softwares estatísticos. Fornecer subsídios para elaboração de tabelas, gráficos e testes estatísticos desenvolvidos no programa. Analisar criticamente os resultados estatísticos publicados em artigos científicos e avaliar o grau de consistência e coerência associado à metodologia e instrumental analítico utilizado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CITOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Proporcionar ao aluno conhecimento teórico e prático básico dos aspectos morfológicos, microscópicos e ultra estruturais das células e dos tecidos visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.
OBJETIVO: Métodos de estudo em biologia celular. Estrutura e função das células e dos tecidos. Biomembranas. Citoplasma: hialoplasma, organelas e citoesqueleto. Núcleo. Ciclo celular. Meiose. Diferenciação celular. Tecido Tegumentar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Bases conceituais, história e aplicação da epidemiologia. Processo saúde-doença. Epidemiologia descritiva e analítica. Desenhos epidemiológicos. Indicadores de saúde. Epidemiologia social na América Latina. Vigilância epidemiológica.
OBJETIVO: Compreender as bases teóricas do raciocínio epidemiológico para a redução das frequências dos agravos relativos à saúde da coletividade humana. Conhecer os indicadores para o planejamento, administração e avaliação de ações de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Estudos dos princípios fundamentais da Química, Física e Matemática e suas aplicações nos laboratórios de ciências da saúde. Abordagem dos principais fenômenos científicos envolvidos na tecnologia de equipamentos utilizados em análises monitoramentos, diagnósticos e terapias.
OBJETIVO: Compreender conceitos fundamentais de Química, Física e Matemática, sob o ponto de vista teórico e prático, propiciando o entendimento de quesitos básicos das reações e fenômenos observados nos experimentos e equipamentos utilizados na área da saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo do processo histórico de construção do sistema de saúde no Brasil. Reforma sanitária. Sistema Único de Saúde. Análise dos determinantes econômicos, sociais e políticos para a formulação de políticas públicas de saúde. Vigilância em saúde. Prevenção de agravos e promoção de saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde. Sistema de saúde local. Programas de saúde e Estratégia Saúde da Família.
OBJETIVO: Conhecer a evolução das políticas públicas de saúde no Brasil com ênfase no processo de reforma sanitária. Conhecer os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a importância da saúde coletiva, das políticas públicas e a realidade do sistema de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

ANATOMIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: Nervoso, Circulatório, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital, Esquelético, Articular e Muscular.
OBJETIVO: Proporcionar, aos acadêmicos, conhecimentos teóricos e práticos básicos dos aspectos morfológicos e topográficos dos diversos sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos compartimentos hídricos. Meio interno e homeostase, membrana, bioeletrogênese, tecido nervoso, potencial de ação, sinapse. Receptores sensoriais e somestesia. Sistema neurovegetativo. Estudo da função dos sistemas cardiovascular, respiratório, renal, digestório e glândulas anexas. Eixo hipotálamo-hipófise, tireóide, paratireóide, adrenais e pâncreas. Efeitos fisiológicos e mecanismo de controle de hormônios ovarianos e testiculares.
OBJETIVO: Possibilitar uma compreensão generalista dos mecanismos fisiológicos envolvidos na manutenção das funções vitais do organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos em histologia do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos histológicos e estruturais dos seguintes tecidos básicos e sistemas: nervoso, epitelial e conjuntivo, muscular, circulatório, respiratório, urinário, genital masculino e feminino, digestório, ósseo e cartilaginoso.
OBJETIVO: Proporcionar ao acadêmico conhecimento teórico e prático básico dos aspectos morfológicos, microscópicos e ultraestruturais dos diversos tecidos e sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não acadêmicos. Promover uma prática intensiva de leitura e análise linguística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PARASITOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da parasitologia. Mecanismos de transmissão, patogenia, epidemiologia e profilaxia dos principais protozoários e helmintos de importância médica. Estudo morfológico e identificação dos protozoários e helmintos de importância médica.
OBJETIVO: Promover o conhecimento dos fundamentos da parasitologia médica e das relações destes organismos com o ser humano. Compreender os fundamentos da patogenia, sintomatologia, epidemiologia, controle e profilaxia das doenças causadas por parasitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

BIOFÍSICA | 36.0 h

EMENTA: Fundamentos da Física aplicados aos sistemas biológicos. Modelos de membranas e tipos de comunicação intercelular. Fenômenos elétricos nas células; Biopotenciais e Bioeletrogênese. Fluidos nos sistemas biológicos: Biofísica da circulação sanguínea e da função renal. Elementos da Biomecânica. Ondas e sistemas biológicos: Biofísica da visão e da audição. Radioatividade: radiologia
OBJETIVO: Conhecer e compreender os fenômenos físicos relacionados aos fenômenos biológicos e suas interações no funcionamento dos organismos vivos. Aplicar a física para resolver questões de biologia, buscando enxergar o ser vivo como um todo que ocupa um lugar no espaço e transformando energia que existe no meio ambiente que interage com este ser.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos principais componentes estruturais dos organismos vivos (glicídios, lipídios e proteínas), bem como das vias metabólicas de anabolismo e catabolismo destes componentes, no que diz respeito à sua função, regulação e importância na saúde do individuo.
OBJETIVO: Proporcionar a compreensão dos diversos processos bioquímicos e metabólicos básicos no organismo. Desenvolver o raciocínio, o senso de observação e a capacidade associativa entre teoria e a pratica, durante o processo de resolução de problemas aplicados à de Bioquímica

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BROMATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Amostragem e preparo de amostra para análise. Química dos constituintes dos alimentos e as principais transformações de seus constituintes. Composição centesimal de alimentos e métodos instrumentais de análise.
OBJETIVO: Buscar o aprendizado nos aspectos relacionados a química dos constituintes dos alimentos, às alterações que podem sofrer bem como executar analises químicas quantitativas de seus constituintes visando conhecer sua composição e valor funcional. Além disto, desenvolver visão reflexiva e crítica das análises e resultados de laudos técnicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós-) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GENÉTICA MOLECULAR | 36.0 h

EMENTA: Estrutura e função dos ácidos nucléicos. Replicação do DNA. Transcrição e Tradução. Funcionamento gênico. Mutações e polimorfismos. Padrões de herança monogênica. Genealogia e síndromes humanas prevalentes. Meiose e Mitose. Citogenética básica e clínica. Erros inatos do metabolismo. Genética e câncer. Bases da tecnologia de DNA recombinante. Genética e ética e aconselhamento genético. Oncogenes, marcadores tumorais.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos básicos e discutir de forma integrada os diferentes segmentos da Genética Molecular Humana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios teóricos e práticos da biologia dos microrganismos: bactérias, fungos e vírus. Controle de microrganismos. Antibióticos: mecanismos de ação e resistência microbiana
OBJETIVO: Conhecer as propriedades gerais dos diferentes grupos de microrganismos (bactérias, fungos e vírus). Entender a importância do controle de microrganismos e os princípios dos métodos de controle existentes. Descrever os mecanismos de ação dos antimicrobianos e a aquisição de resistência microbiana. Conhecer e aplicar técnicas laboratoriais para o estudo microscópico dos microrganismos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

BIOSSEGURANÇA | 36.0 h

EMENTA: Definição, histórico e aplicações. Boas Práticas de Biossegurança, riscos ambientais (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentes), níveis de biossegurança e mapa de risco. Programas de Gerenciamento de Resíduos na área da saúde.
OBJETIVO: Conhecer e aprender a identificar os fatores de risco do meio ambiente na comunidade e no ambiente de instituições de saúde sob a crítica da biossegurança. . Apresentar ao acadêmico o Programa de Gerenciamento de Resíduos na área da saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOTECNOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Elementos de engenharia genética e biotecnologia. Ferramentas fundamentais de biologia molecular. Construção de moléculas de DNA recombinante. Transformação genética de célula viva. Expressão da informação genética heteróloga. Processos fermentativos. Biossegurança e preservação ambiental.
OBJETIVO: Propiciar o desenvolvimento da capacidade de correlacionar e integrar conhecimentos relativos a campos distintos da biotecnologia e da ciência. Contribuir para uma formação humana comprometida ética e criticamente com a sociedade. Estimular hábitos de auto-educação que capacitem o aperfeiçoamento intelectual e continuado no exercício profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
COLETA E MANIPULAÇÃO DE MATERIAL BIOLÓGICO | 36.0 h

EMENTA: Estudo das técnicas de coleta de fluidos e secreções biológicas, com ênfase em sangue, urina, fezes, líquido seminal, colpocitologia oncótica, assim como sua preparação para transporte, biossegurança e ética profissional no setor de coleta.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a executar as técnicas de coleta de fluidos e secreções biológicas, com ênfase em sangue (Flebotomia), urina, fezes, líquido seminal, colpocitologia oncótica, assim como sua preparação para transporte, biossegurança e ética profissional no setor de coleta.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HEMATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Hematologia geral e citologia do sangue e medula óssea. Hemostasia. Correlações clínicas laboratoriais.
OBJETIVO: Oferecer ao aluno a oportunidade de estudar a hemostasia e as doenças hematológicas do ponto de vista teórico, bem como visualizar alterações em estados patológicos. Oferecer também ao aluno o conhecimento para interpretar as provas laboratoriais utilizadas para estes diagnósticos. Promover e estimular a inter-relação entre todas as áreas das analises clínicas e da saúde. Contribuir para a formação do profissional capacitado para autonomia na busca de conhecimento técnico científico objetivando conhecer e aplicar novas técnicas de diagnóstico de doenças do sangue.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
IMUNOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Estudo do sistema imunológico envolvendo as interações dos componentes celulares e humorais no mecanismo de defesa e regulação da resposta imune, considerando seus processos imunopatológicos. Reações de ipersensibilidade. Imunoprofilaxia e imunoterapia. Bases imunológicas dos transplantes.
OBJETIVO: Conhecer a estrutura e organização do sistema imunológico humano, os mecanismos específicos e inespecíficos de defesa do hospedeiro. Visualizar a interação antígeno-anticorpo. Reconhecer os diferentes tipos de imunidade; Conhecer a estrutura e organização do sistema imunológico e as células envolvidas nas respostas imunes; Reconhecer as interações entre as respostas imunes.; Reconhecer os mecanismos da reação alérgica e outros tipos de reações de hipersensibilidade.; Conhecer o envolvimento do sistema imune nos transplantes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Alterações regressivas celulares. Distúrbios circulatórios. Distúrbios do metabolismo de pigmentos endógenos e exógenos. Mecanismos de defesa inatos e adaptativos. Inflamações agudas, crônicas, crônicas granulomatosas, cura e reparo. Distúrbios do crescimento e da diferenciação. Neoplasias.
OBJETIVO: Fornecer embasamento para reconhecer e interpretar com segurança os fenômenos histopatológicos e conscientização da necessidade de assumir postura científica, frente à enfermidade. Explicar os mecanismos patogenéticos e suas manifestações clínicas, firmando em bases anatomofisiológicas. Mostrar as alterações estruturais e ou funcionais que envolvem todos os níveis de organização biológica, variando apenas o grau de comprometimento dos diferentes níveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

BIOLOGIA MOLECULAR CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Conhecimento dos fundamentos da biologia molecular da célula através do entendimento dos processos moleculares dos organismos. Estudo dos métodos laboratoriais de biologia molecular utilizados na investigação de doenças.
OBJETIVO: A disciplina visa proporcionar aos alunos o aprendizado dos conceitos de Biologia Molecular e Bioinformática aplicados à pesquisa científica e às análises clínicas de sistemas biológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Estudar os mecanismos bioquímicos envolvidos em quadros clínicos gerais e específicos e as formas de contribuição do laboratório de análises clínicas no diagnóstico e no processo de manutenção e restabelecimento do estado de saúde. Abordar os principais parâmetros bioquímicos e a ação de interferentes nas dosagens bioquímicas, que traduzem informações fisiopatológicas detectadas pelos métodos e técnicas empregados na rotina de um laboratório de análises clínicas.
OBJETIVO: Habilitar o aluno a reconhecer a composição bioquímica do sangue e demais fluidos biológicos dele derivados em situações fisiopatológicas. Propor situações problemas que permitam ao aluno apoderar-se e fazer uso racional e coerente dos conhecimentos e experiências da Bioquímica Clínica, utilizando análises químicas para estudar o nível de vários analitos de forma a auxiliar no diagnóstico, tratamento, progresso e prevenção de diversas patologias. Fazer com que o aluno seja capaz de interpretar tecnicamente os resultados dos exames e interrelacionar a bioquímica clínica com as demais áreas das análises clínicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA GERAL | 36.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais em farmacologia. Formas farmacêuticas e vias de administração. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Interações Medicamentosas. Interações Fármaco-nutriente.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos básicos em Farmacologia, de farmacocinética e farmacodinâmica relacionados no programa. Capacitar o aluno a resolução de casos clínicos farmacológicos na prática diária e reconhecimento de possíveis interações medicamentosas, fornecendo subsídios para garantia da eficácia terapêutica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HEMATOLOGIA CLÍNICA E HEMOTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Avaliação laboratorial de hemácias, leucócitos e plaquetas. Avaliação laboratorial das anemias, hemoglobinopatias, leucopenias e leucemias. Avaliação laboratorial da hemostasia, coagulação e trombofilia. Interpretação de exames hematológicos. Estudo de casos clínicos. Interpretação de citogramas realizados por métodos tradicionais e automatizados.
OBJETIVO: Fundamentar a hematologia clínica e laboratorial. Estudar hematopatologias, como anemias, neoplasias hematopoiéticas, coagulopatias e alterações imuno-hematológicas ou associadas a outras enfermidades, considerando os parâmetros hematológicos característicos e classificatórios. Introduzir os princípios da automação em hematologia e controle de qualidade em laboratório de Hematologia, Hemoterapia e Bancos de Sangue.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
IMUNOLOGIA CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Controle de Qualidade em Laboratório de Imunologia Clínica. Parâmetros sorológicos. Métodos imunológicos aplicados ao diagnóstico de doenças infectocontagiosas e autoimunes.
OBJETIVO: Formar o profissional biomédico, capacitado para executar e interpretar os exames laboratoriais utilizados para o diagnóstico sorológico de doenças infecciosas, parasitárias e autoimunes, e correlacionar com os aspectos clínicos das doenças. Descrever e praticar os programas e normas de biossegurança e controle de qualidade em laboratório de imunologia clínica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DA PESQUISA E BIOÉTICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos de ciência e métodos. Tipos de conhecimento. Etapas para elaboração de um projeto. Histórico da bioética. Princípios éticos para pesquisa com seres humanos e animais.
OBJETIVO: Desenvolver as habilidades necessárias para a pesquisa científica qualitativa e quantitativa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

ANÁLISE AMBIENTAL | 72.0 h

EMENTA: Campo de atuação do profissional Biomédico em Análise Ambiental. Legislação Ambiental. Estudos Ambientais. Saneamento Ambiental. Controle Ambiental da Água, do ar e resíduos. Análise Físico-química da água. Técnicas aplicadas ao tratamento e recuperação de esgotos. Educação Ambiental.
OBJETIVO: Capacitar o aluno na execução de técnicas analíticas utilizadas nos diferentes sistemas de barreira sanitárias (tratamento de água, esgoto, resíduos sólidos e controle de vetores) e de avaliação de poluentes de origem antrópica. Interpretar os resultados obtidos e seu enquadramento na legislação e parâmetros ambientais vigentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CITOLOGIA CLÍNICA E ANÁLISES ESPECIAIS | 72.0 h

EMENTA: Estudo da citologia do líquido céfalo-raquidiano (líquor), cervico-vaginal (colpocitopatologia) oncótica, citopatologia mamária, citologia das secreções e excreções citologia líquido seminal e urinário, líquidos cavitários, sinovial e ascético. Estudo da formação dos líquidos corporais, suas funções e métodos de coleta, manipulação e análises, bem como discutir as correlações clínicas laboratoriais.
OBJETIVO: Formar o profissional para execução e interpretação de exames citológicos, com ênfase nas técnicas utilizadas em rotina nos setores específicos. Desenvolver habilidades teóricas e práticas referentes à capacidade de realizar e interpretar os principais exames citológicos realizados em um laboratório de análises clínicas, ressaltando a importância do exame citológico no auxílio ao diagnóstico clínico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICOLOGIA CLÍNICA | 36.0 h

EMENTA: Introdução aos conceitos fundamentais da micologia médica. Estabelecer a correlação das manifestações clínicas com as características laboratoriais dos agentes fúngicos causadores de Micoses Superficiais, Cutânea (Dermatofitoses), Subcutâneas, Profundas e Oportunistas.
OBJETIVO: Apresentar as características estruturais, nutricionais, metabólicas para o isolamento e identificação do agente fúngico. Analisar as diferenças microscópicas e macroscópicas dos fungos de fungos leveduriformes e filamentosos de interesse clínico para o diagnóstico laboratorial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Métodos e técnicas para obtenção de espécimes clínicos para análise microbiológica, de acordo com os critérios de controle de qualidade de laboratório de Microbiologia Clínica. Técnicas laboratoriais aplicadas ao diagnóstico microbiológico de doenças infectocontagiosas, considerando organização, segurança e controle de qualidade das análises.
OBJETIVO: Oferecer condições para aplicação teórica e prática dos conhecimentos de microbiologia nas análises clínicas, de modo a capacitar o futuro profissional a auxiliar, através de exames laboratoriais e suas interpretações, no diagnóstico dos agentes causadores de doenças infectocontagiosas de maior prevalência e interesse médico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PARASITOLOGIA CLÍNICA | 36.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da parasitologia clínica. Coleta e conservação de materiais biológicos aplicados à parasitologia clínica. Métodos para o diagnóstico laboratorial de protozoários intestinais, teciduais e sanguíneos e de helmintos.
OBJETIVO: Compreender e executar os diversos métodos que permitam o diagnóstico laboratorial das parasitoses intestinais, teciduais e sanguíneas. Interpretar os resultados obtidos dos exames aplicados ao diagnóstico parasitológico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TOXICOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios gerais em Toxicologia. Avaliação de toxicidade. Avaliação de Risco. Carcinogênese. Teratogênese. Epidemiologia das intoxicações. Toxicologia dos medicamentos. Controle terapêutico. Toxicologia social. Farmacodependência. Praguicidas. Limites de exposição. Toxicologia ambiental. Toxicologia ocupacional. Toxicologia de alimentos.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno o conhecimento das áreas de atuação da toxicologia e informações sobre o papel do profissional farmacêutico nessas áreas, além de apresentar as características epidemiológicas das intoxicações. Os conceitos e princípios básicos são fundamentais para o entendimento dos assuntos relacionados à busca de soluções diante das situações de risco.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

DEONTOLOGIA E TÓPICOS AVANÇADOS EM BIOMEDICINA | 72.0 h

EMENTA: Apresentar ao aluno a história da Biomedicina no Brasil e as diversas áreas de atuação do profissional analisando a estrutura curricular oferecida pela Instituição frente às Diretrizes Curriculares Nacionais e o mercado de trabalho. Introduzir noções de ética e legislação da profissão, suas respectivas habilitações e a relação dos Conselhos de Classe.
OBJETIVO: Identificar o papel do biomédico nas diferentes áreas de atuação profissional; Compreender a legislação pertinente ao exercício profissional; conhecer a regulamentação do curso de graduação e as diferentes possibilidades de trajetórias para sua conclusão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 360.0 h

EMENTA: Desenvolvimento de atividades práticas relacionadas ao exercício profissional em UBS, clínicas especializadas, hospitais, ambulatórios.
OBJETIVO: Oferecer a complementação do ensino e da aprendizagem planejados e executados com a finalidade de se constituírem em instrumento de integração entre teoria e prática, objetivando formar o profissional biomédico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
IMAGENOLOGIA I | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de física e apresentação de imagens diagnósticas. Diferentes procedimentos auxiliares de diagnóstico por imagem
OBJETIVO: A disciplina tem como objetivo promover junto ao aluno uma visão geral sobre os aspectos físicos, estruturais e de interpretação dos mais importantes recursos em diagnóstico por imagem, a fim de capacitá-lo a exercer adequadamente o seu papel como biomédico na área.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MEDICINA NUCLEAR | 36.0 h

EMENTA: Produção de radionucleotídeos e suas aplicações. Utilização de Radiofármacos. Características de visualização. Tipos de reconstruções da imagem. Tipos de reconstruções de imagem. Programa de Controle de Qualidade. Proteção Radiológica.
OBJETIVO: A disciplina tem como objetivo promover junto ao aluno uma visão geral sobre os aspectos físicos, estruturais e de interpretação dos mais importantes recursos em diagnóstico por imagem, a fim de capacitá-lo a exercer adequadamente o seu papel como biomédico na área.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RADIOTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Aspectos Físicos da Radiação (Desintegração Radioativa, Radioisótopos, Raios-X, Interação da Radiação com a Matéria, Detecção das Radiações). Efeitos das Radiações (ionizante e ultravioleta) nos Seres Vivos. Origem e Evolução das Lesões Induzidas. Radioquímica e Fotoquímica de Ácidos Nucléicos e de Proteínas. Aplicações das Radiações e dos Radioisótopos na Área Biomédica (Radioterapia, Radiomunoensaio, Radiodiagnóstico)
OBJETIVO: Apresentar os principais aspectos teóricos relacionados à radioterapia, elencando as tecnologias e técnicas aplicadas, interações biológicas das radiações, bem como a inserção do profissional biomédico nesta área de atuação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 36.0 h

EMENTA: Desenvolvimento teórico-prático de tema interdisciplinar relacionado à área de saúde, ciência e tecnologia.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno condições para treinamento e conduta em pesquisa científica através de elaboração e desenvolvimento de um plano de trabalho.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 360.0 h

EMENTA: Desenvolvimento de atividades práticas especializadas ao exercício profissional em UBS, clínicas, hospitais e ambulatórios.
OBJETIVO: Oferecer a complementação do ensino e da aprendizagem planejados e executados com a finalidade de se constituírem em instrumento de integração entre teoria e prática, objetivando formar o profissional biomédico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO INTEGRADA DE LABORATÓRIO | 72.0 h

EMENTA: Gestão e organização: conceito, características, planejamento, organização, direção e controle. Áreas funcionais da organização: produção, marketing, recursos humanos, finanças, informática. Estudo dos Recursos arquitetônicos, os diversos tipos de Laboratório Clínico e procedimentos quanto a processamento de amostras biológicas.
OBJETIVO: Entender como os sistemas integrados de gestão, que comtemplam questões da Qualidade, Meio ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional e Responsabilidade Social, podem apoiar o processo de gestão de laboratórios de análises clínicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
IMAGENOLOGIA II | 72.0 h

EMENTA: Diagnóstico por imagem. Principais métodos de diagnóstico por imagem: Raio X, Tomografia, Eletrocardiografia, Ressonância Nuclear Magnética, Ultrassonografia, Densitometria, Mamografia.
OBJETIVO: A disciplina tem como objetivo promover junto ao aluno uma visão geral sobre os aspectos físicos, estruturais e de interpretação dos mais importantes recursos em diagnóstico por imagem, a fim de capacitá-lo a exercer adequadamente o seu papel como biomédico na área.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 36.0 h

EMENTA: Desenvolvimento teórico-prático de tema interdisciplinar relacionado à área de saúde, ciência e tecnologia.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno condições para treinamento e conduta em pesquisa científica através de elaboração e desenvolvimento de um plano de trabalho. Preparação de uma monografia sobre o trabalho realizado, que será apresentada e defendida perante uma banca examinadora.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0002-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

BIOESTATÍSTICA APLICADA À SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos conceitos utilizados em Bioestatística e sua aplicação na saúde e nas pesquisas científicas realizadas no âmbito da saúde. Amostragem, medidas de tendência central e dispersão. Noções de probabilidades e de distribuição. Testes estatísticos aplicados à análise de dados. Utilização de softwares estatísticos
OBJETIVO: Fornecer elementos para o entendimento dos desenhos epidemiológicos. Capacitar para execução de procedimentos de análise estatística de dados, assim como na utilização de softwares estatísticos. Fornecer subsídios para elaboração de tabelas, gráficos e testes estatísticos desenvolvidos no programa. Analisar criticamente os resultados estatísticos publicados em artigos científicos e avaliar o grau de consistência e coerência associado à metodologia e instrumental analítico utilizado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CITOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Proporcionar ao aluno conhecimento teórico e prático básico dos aspectos morfológicos, microscópicos e ultra estruturais das células e dos tecidos visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.
OBJETIVO: Métodos de estudo em biologia celular. Estrutura e função das células e dos tecidos. Biomembranas. Citoplasma: hialoplasma, organelas e citoesqueleto. Núcleo. Ciclo celular. Meiose. Diferenciação celular. Tecido Tegumentar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Bases conceituais, história e aplicação da epidemiologia. Processo saúde-doença. Epidemiologia descritiva e analítica. Desenhos epidemiológicos. Indicadores de saúde. Epidemiologia social na América Latina. Vigilância epidemiológica.
OBJETIVO: Compreender as bases teóricas do raciocínio epidemiológico para a redução das frequências dos agravos relativos à saúde da coletividade humana. Conhecer os indicadores para o planejamento, administração e avaliação de ações de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Estudos dos princípios fundamentais da Química, Física e Matemática e suas aplicações nos laboratórios de ciências da saúde. Abordagem dos principais fenômenos científicos envolvidos na tecnologia de equipamentos utilizados em análises monitoramentos, diagnósticos e terapias.
OBJETIVO: Compreender conceitos fundamentais de Química, Física e Matemática, sob o ponto de vista teórico e prático, propiciando o entendimento de quesitos básicos das reações e fenômenos observados nos experimentos e equipamentos utilizados na área da saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo do processo histórico de construção do sistema de saúde no Brasil. Reforma sanitária. Sistema Único de Saúde. Análise dos determinantes econômicos, sociais e políticos para a formulação de políticas públicas de saúde. Vigilância em saúde. Prevenção de agravos e promoção de saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde. Sistema de saúde local. Programas de saúde e Estratégia Saúde da Família.
OBJETIVO: Conhecer a evolução das políticas públicas de saúde no Brasil com ênfase no processo de reforma sanitária. Conhecer os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a importância da saúde coletiva, das políticas públicas e a realidade do sistema de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

ANATOMIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: Nervoso, Circulatório, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital, Esquelético, Articular e Muscular.
OBJETIVO: Proporcionar, aos acadêmicos, conhecimentos teóricos e práticos básicos dos aspectos morfológicos e topográficos dos diversos sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos compartimentos hídricos. Meio interno e homeostase, membrana, bioeletrogênese, tecido nervoso, potencial de ação, sinapse. Receptores sensoriais e somestesia. Sistema neurovegetativo. Estudo da função dos sistemas cardiovascular, respiratório, renal, digestório e glândulas anexas. Eixo hipotálamo-hipófise, tireóide, paratireóide, adrenais e pâncreas. Efeitos fisiológicos e mecanismo de controle de hormônios ovarianos e testiculares.
OBJETIVO: Possibilitar uma compreensão generalista dos mecanismos fisiológicos envolvidos na manutenção das funções vitais do organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos em histologia do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos histológicos e estruturais dos seguintes tecidos básicos e sistemas: nervoso, epitelial e conjuntivo, muscular, circulatório, respiratório, urinário, genital masculino e feminino, digestório, ósseo e cartilaginoso.
OBJETIVO: Proporcionar ao acadêmico conhecimento teórico e prático básico dos aspectos morfológicos, microscópicos e ultraestruturais dos diversos tecidos e sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não acadêmicos. Promover uma prática intensiva de leitura e análise linguística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PARASITOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da parasitologia. Mecanismos de transmissão, patogenia, epidemiologia e profilaxia dos principais protozoários e helmintos de importância médica. Estudo morfológico e identificação dos protozoários e helmintos de importância médica.
OBJETIVO: Promover o conhecimento dos fundamentos da parasitologia médica e das relações destes organismos com o ser humano. Compreender os fundamentos da patogenia, sintomatologia, epidemiologia, controle e profilaxia das doenças causadas por parasitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

BIOFÍSICA | 36.0 h

EMENTA: Fundamentos da Física aplicados aos sistemas biológicos. Modelos de membranas e tipos de comunicação intercelular. Fenômenos elétricos nas células; Biopotenciais e Bioeletrogênese. Fluidos nos sistemas biológicos: Biofísica da circulação sanguínea e da função renal. Elementos da Biomecânica. Ondas e sistemas biológicos: Biofísica da visão e da audição. Radioatividade: radiologia
OBJETIVO: Conhecer e compreender os fenômenos físicos relacionados aos fenômenos biológicos e suas interações no funcionamento dos organismos vivos. Aplicar a física para resolver questões de biologia, buscando enxergar o ser vivo como um todo que ocupa um lugar no espaço e transformando energia que existe no meio ambiente que interage com este ser.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos principais componentes estruturais dos organismos vivos (glicídios, lipídios e proteínas), bem como das vias metabólicas de anabolismo e catabolismo destes componentes, no que diz respeito à sua função, regulação e importância na saúde do individuo.
OBJETIVO: Proporcionar a compreensão dos diversos processos bioquímicos e metabólicos básicos no organismo. Desenvolver o raciocínio, o senso de observação e a capacidade associativa entre teoria e a pratica, durante o processo de resolução de problemas aplicados à de Bioquímica

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BROMATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Amostragem e preparo de amostra para análise. Química dos constituintes dos alimentos e as principais transformações de seus constituintes. Composição centesimal de alimentos e métodos instrumentais de análise.
OBJETIVO: Buscar o aprendizado nos aspectos relacionados a química dos constituintes dos alimentos, às alterações que podem sofrer bem como executar analises químicas quantitativas de seus constituintes visando conhecer sua composição e valor funcional. Além disto, desenvolver visão reflexiva e crítica das análises e resultados de laudos técnicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós-) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GENÉTICA MOLECULAR | 36.0 h

EMENTA: Estrutura e função dos ácidos nucléicos. Replicação do DNA. Transcrição e Tradução. Funcionamento gênico. Mutações e polimorfismos. Padrões de herança monogênica. Genealogia e síndromes humanas prevalentes. Meiose e Mitose. Citogenética básica e clínica. Erros inatos do metabolismo. Genética e câncer. Bases da tecnologia de DNA recombinante. Genética e ética e aconselhamento genético. Oncogenes, marcadores tumorais.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos básicos e discutir de forma integrada os diferentes segmentos da Genética Molecular Humana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios teóricos e práticos da biologia dos microrganismos: bactérias, fungos e vírus. Controle de microrganismos. Antibióticos: mecanismos de ação e resistência microbiana
OBJETIVO: Conhecer as propriedades gerais dos diferentes grupos de microrganismos (bactérias, fungos e vírus). Entender a importância do controle de microrganismos e os princípios dos métodos de controle existentes. Descrever os mecanismos de ação dos antimicrobianos e a aquisição de resistência microbiana. Conhecer e aplicar técnicas laboratoriais para o estudo microscópico dos microrganismos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

BIOSSEGURANÇA | 36.0 h

EMENTA: Definição, histórico e aplicações. Boas Práticas de Biossegurança, riscos ambientais (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentes), níveis de biossegurança e mapa de risco. Programas de Gerenciamento de Resíduos na área da saúde.
OBJETIVO: Conhecer e aprender a identificar os fatores de risco do meio ambiente na comunidade e no ambiente de instituições de saúde sob a crítica da biossegurança. . Apresentar ao acadêmico o Programa de Gerenciamento de Resíduos na área da saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOTECNOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Elementos de engenharia genética e biotecnologia. Ferramentas fundamentais de biologia molecular. Construção de moléculas de DNA recombinante. Transformação genética de célula viva. Expressão da informação genética heteróloga. Processos fermentativos. Biossegurança e preservação ambiental.
OBJETIVO: Propiciar o desenvolvimento da capacidade de correlacionar e integrar conhecimentos relativos a campos distintos da biotecnologia e da ciência. Contribuir para uma formação humana comprometida ética e criticamente com a sociedade. Estimular hábitos de auto-educação que capacitem o aperfeiçoamento intelectual e continuado no exercício profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
COLETA E MANIPULAÇÃO DE MATERIAL BIOLÓGICO | 36.0 h

EMENTA: Estudo das técnicas de coleta de fluidos e secreções biológicas, com ênfase em sangue, urina, fezes, líquido seminal, colpocitologia oncótica, assim como sua preparação para transporte, biossegurança e ética profissional no setor de coleta.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a executar as técnicas de coleta de fluidos e secreções biológicas, com ênfase em sangue (Flebotomia), urina, fezes, líquido seminal, colpocitologia oncótica, assim como sua preparação para transporte, biossegurança e ética profissional no setor de coleta.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HEMATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Hematologia geral e citologia do sangue e medula óssea. Hemostasia. Correlações clínicas laboratoriais.
OBJETIVO: Oferecer ao aluno a oportunidade de estudar a hemostasia e as doenças hematológicas do ponto de vista teórico, bem como visualizar alterações em estados patológicos. Oferecer também ao aluno o conhecimento para interpretar as provas laboratoriais utilizadas para estes diagnósticos. Promover e estimular a inter-relação entre todas as áreas das analises clínicas e da saúde. Contribuir para a formação do profissional capacitado para autonomia na busca de conhecimento técnico científico objetivando conhecer e aplicar novas técnicas de diagnóstico de doenças do sangue.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
IMUNOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Estudo do sistema imunológico envolvendo as interações dos componentes celulares e humorais no mecanismo de defesa e regulação da resposta imune, considerando seus processos imunopatológicos. Reações de ipersensibilidade. Imunoprofilaxia e imunoterapia. Bases imunológicas dos transplantes.
OBJETIVO: Conhecer a estrutura e organização do sistema imunológico humano, os mecanismos específicos e inespecíficos de defesa do hospedeiro. Visualizar a interação antígeno-anticorpo. Reconhecer os diferentes tipos de imunidade; Conhecer a estrutura e organização do sistema imunológico e as células envolvidas nas respostas imunes; Reconhecer as interações entre as respostas imunes.; Reconhecer os mecanismos da reação alérgica e outros tipos de reações de hipersensibilidade.; Conhecer o envolvimento do sistema imune nos transplantes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Alterações regressivas celulares. Distúrbios circulatórios. Distúrbios do metabolismo de pigmentos endógenos e exógenos. Mecanismos de defesa inatos e adaptativos. Inflamações agudas, crônicas, crônicas granulomatosas, cura e reparo. Distúrbios do crescimento e da diferenciação. Neoplasias.
OBJETIVO: Fornecer embasamento para reconhecer e interpretar com segurança os fenômenos histopatológicos e conscientização da necessidade de assumir postura científica, frente à enfermidade. Explicar os mecanismos patogenéticos e suas manifestações clínicas, firmando em bases anatomofisiológicas. Mostrar as alterações estruturais e ou funcionais que envolvem todos os níveis de organização biológica, variando apenas o grau de comprometimento dos diferentes níveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

BIOLOGIA MOLECULAR CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Conhecimento dos fundamentos da biologia molecular da célula através do entendimento dos processos moleculares dos organismos. Estudo dos métodos laboratoriais de biologia molecular utilizados na investigação de doenças.
OBJETIVO: A disciplina visa proporcionar aos alunos o aprendizado dos conceitos de Biologia Molecular e Bioinformática aplicados à pesquisa científica e às análises clínicas de sistemas biológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Estudar os mecanismos bioquímicos envolvidos em quadros clínicos gerais e específicos e as formas de contribuição do laboratório de análises clínicas no diagnóstico e no processo de manutenção e restabelecimento do estado de saúde. Abordar os principais parâmetros bioquímicos e a ação de interferentes nas dosagens bioquímicas, que traduzem informações fisiopatológicas detectadas pelos métodos e técnicas empregados na rotina de um laboratório de análises clínicas.
OBJETIVO: Habilitar o aluno a reconhecer a composição bioquímica do sangue e demais fluidos biológicos dele derivados em situações fisiopatológicas. Propor situações problemas que permitam ao aluno apoderar-se e fazer uso racional e coerente dos conhecimentos e experiências da Bioquímica Clínica, utilizando análises químicas para estudar o nível de vários analitos de forma a auxiliar no diagnóstico, tratamento, progresso e prevenção de diversas patologias. Fazer com que o aluno seja capaz de interpretar tecnicamente os resultados dos exames e interrelacionar a bioquímica clínica com as demais áreas das análises clínicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA GERAL | 36.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais em farmacologia. Formas farmacêuticas e vias de administração. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Interações Medicamentosas. Interações Fármaco-nutriente.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos básicos em Farmacologia, de farmacocinética e farmacodinâmica relacionados no programa. Capacitar o aluno a resolução de casos clínicos farmacológicos na prática diária e reconhecimento de possíveis interações medicamentosas, fornecendo subsídios para garantia da eficácia terapêutica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HEMATOLOGIA CLÍNICA E HEMOTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Avaliação laboratorial de hemácias, leucócitos e plaquetas. Avaliação laboratorial das anemias, hemoglobinopatias, leucopenias e leucemias. Avaliação laboratorial da hemostasia, coagulação e trombofilia. Interpretação de exames hematológicos. Estudo de casos clínicos. Interpretação de citogramas realizados por métodos tradicionais e automatizados.
OBJETIVO: Fundamentar a hematologia clínica e laboratorial. Estudar hematopatologias, como anemias, neoplasias hematopoiéticas, coagulopatias e alterações imuno-hematológicas ou associadas a outras enfermidades, considerando os parâmetros hematológicos característicos e classificatórios. Introduzir os princípios da automação em hematologia e controle de qualidade em laboratório de Hematologia, Hemoterapia e Bancos de Sangue.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
IMUNOLOGIA CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Controle de Qualidade em Laboratório de Imunologia Clínica. Parâmetros sorológicos. Métodos imunológicos aplicados ao diagnóstico de doenças infectocontagiosas e autoimunes.
OBJETIVO: Formar o profissional biomédico, capacitado para executar e interpretar os exames laboratoriais utilizados para o diagnóstico sorológico de doenças infecciosas, parasitárias e autoimunes, e correlacionar com os aspectos clínicos das doenças. Descrever e praticar os programas e normas de biossegurança e controle de qualidade em laboratório de imunologia clínica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DA PESQUISA E BIOÉTICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos de ciência e métodos. Tipos de conhecimento. Etapas para elaboração de um projeto. Histórico da bioética. Princípios éticos para pesquisa com seres humanos e animais.
OBJETIVO: Desenvolver as habilidades necessárias para a pesquisa científica qualitativa e quantitativa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

ANÁLISE AMBIENTAL | 72.0 h

EMENTA: Campo de atuação do profissional Biomédico em Análise Ambiental. Legislação Ambiental. Estudos Ambientais. Saneamento Ambiental. Controle Ambiental da Água, do ar e resíduos. Análise Físico-química da água. Técnicas aplicadas ao tratamento e recuperação de esgotos. Educação Ambiental.
OBJETIVO: Capacitar o aluno na execução de técnicas analíticas utilizadas nos diferentes sistemas de barreira sanitárias (tratamento de água, esgoto, resíduos sólidos e controle de vetores) e de avaliação de poluentes de origem antrópica. Interpretar os resultados obtidos e seu enquadramento na legislação e parâmetros ambientais vigentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CITOLOGIA CLÍNICA E ANÁLISES ESPECIAIS | 72.0 h

EMENTA: Estudo da citologia do líquido céfalo-raquidiano (líquor), cervico-vaginal (colpocitopatologia) oncótica, citopatologia mamária, citologia das secreções e excreções citologia líquido seminal e urinário, líquidos cavitários, sinovial e ascético. Estudo da formação dos líquidos corporais, suas funções e métodos de coleta, manipulação e análises, bem como discutir as correlações clínicas laboratoriais.
OBJETIVO: Formar o profissional para execução e interpretação de exames citológicos, com ênfase nas técnicas utilizadas em rotina nos setores específicos. Desenvolver habilidades teóricas e práticas referentes à capacidade de realizar e interpretar os principais exames citológicos realizados em um laboratório de análises clínicas, ressaltando a importância do exame citológico no auxílio ao diagnóstico clínico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICOLOGIA CLÍNICA | 36.0 h

EMENTA: Introdução aos conceitos fundamentais da micologia médica. Estabelecer a correlação das manifestações clínicas com as características laboratoriais dos agentes fúngicos causadores de Micoses Superficiais, Cutânea (Dermatofitoses), Subcutâneas, Profundas e Oportunistas.
OBJETIVO: Apresentar as características estruturais, nutricionais, metabólicas para o isolamento e identificação do agente fúngico. Analisar as diferenças microscópicas e macroscópicas dos fungos de fungos leveduriformes e filamentosos de interesse clínico para o diagnóstico laboratorial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Métodos e técnicas para obtenção de espécimes clínicos para análise microbiológica, de acordo com os critérios de controle de qualidade de laboratório de Microbiologia Clínica. Técnicas laboratoriais aplicadas ao diagnóstico microbiológico de doenças infectocontagiosas, considerando organização, segurança e controle de qualidade das análises.
OBJETIVO: Oferecer condições para aplicação teórica e prática dos conhecimentos de microbiologia nas análises clínicas, de modo a capacitar o futuro profissional a auxiliar, através de exames laboratoriais e suas interpretações, no diagnóstico dos agentes causadores de doenças infectocontagiosas de maior prevalência e interesse médico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PARASITOLOGIA CLÍNICA | 36.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da parasitologia clínica. Coleta e conservação de materiais biológicos aplicados à parasitologia clínica. Métodos para o diagnóstico laboratorial de protozoários intestinais, teciduais e sanguíneos e de helmintos.
OBJETIVO: Compreender e executar os diversos métodos que permitam o diagnóstico laboratorial das parasitoses intestinais, teciduais e sanguíneas. Interpretar os resultados obtidos dos exames aplicados ao diagnóstico parasitológico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TOXICOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios gerais em Toxicologia. Avaliação de toxicidade. Avaliação de Risco. Carcinogênese. Teratogênese. Epidemiologia das intoxicações. Toxicologia dos medicamentos. Controle terapêutico. Toxicologia social. Farmacodependência. Praguicidas. Limites de exposição. Toxicologia ambiental. Toxicologia ocupacional. Toxicologia de alimentos.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno o conhecimento das áreas de atuação da toxicologia e informações sobre o papel do profissional farmacêutico nessas áreas, além de apresentar as características epidemiológicas das intoxicações. Os conceitos e princípios básicos são fundamentais para o entendimento dos assuntos relacionados à busca de soluções diante das situações de risco.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

DEONTOLOGIA E TÓPICOS AVANÇADOS EM BIOMEDICINA | 72.0 h

EMENTA: Apresentar ao aluno a história da Biomedicina no Brasil e as diversas áreas de atuação do profissional analisando a estrutura curricular oferecida pela Instituição frente às Diretrizes Curriculares Nacionais e o mercado de trabalho. Introduzir noções de ética e legislação da profissão, suas respectivas habilitações e a relação dos Conselhos de Classe.
OBJETIVO: Identificar o papel do biomédico nas diferentes áreas de atuação profissional; Compreender a legislação pertinente ao exercício profissional; conhecer a regulamentação do curso de graduação e as diferentes possibilidades de trajetórias para sua conclusão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 360.0 h

EMENTA: Desenvolvimento de atividades práticas relacionadas ao exercício profissional em UBS, clínicas especializadas, hospitais, ambulatórios.
OBJETIVO: Oferecer a complementação do ensino e da aprendizagem planejados e executados com a finalidade de se constituírem em instrumento de integração entre teoria e prática, objetivando formar o profissional biomédico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
IMAGENOLOGIA I | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de física e apresentação de imagens diagnósticas. Diferentes procedimentos auxiliares de diagnóstico por imagem
OBJETIVO: A disciplina tem como objetivo promover junto ao aluno uma visão geral sobre os aspectos físicos, estruturais e de interpretação dos mais importantes recursos em diagnóstico por imagem, a fim de capacitá-lo a exercer adequadamente o seu papel como biomédico na área.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MEDICINA NUCLEAR | 36.0 h

EMENTA: Produção de radionucleotídeos e suas aplicações. Utilização de Radiofármacos. Características de visualização. Tipos de reconstruções da imagem. Tipos de reconstruções de imagem. Programa de Controle de Qualidade. Proteção Radiológica.
OBJETIVO: A disciplina tem como objetivo promover junto ao aluno uma visão geral sobre os aspectos físicos, estruturais e de interpretação dos mais importantes recursos em diagnóstico por imagem, a fim de capacitá-lo a exercer adequadamente o seu papel como biomédico na área.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RADIOTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Aspectos Físicos da Radiação (Desintegração Radioativa, Radioisótopos, Raios-X, Interação da Radiação com a Matéria, Detecção das Radiações). Efeitos das Radiações (ionizante e ultravioleta) nos Seres Vivos. Origem e Evolução das Lesões Induzidas. Radioquímica e Fotoquímica de Ácidos Nucléicos e de Proteínas. Aplicações das Radiações e dos Radioisótopos na Área Biomédica (Radioterapia, Radiomunoensaio, Radiodiagnóstico)
OBJETIVO: Apresentar os principais aspectos teóricos relacionados à radioterapia, elencando as tecnologias e técnicas aplicadas, interações biológicas das radiações, bem como a inserção do profissional biomédico nesta área de atuação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 36.0 h

EMENTA: Desenvolvimento teórico-prático de tema interdisciplinar relacionado à área de saúde, ciência e tecnologia.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno condições para treinamento e conduta em pesquisa científica através de elaboração e desenvolvimento de um plano de trabalho.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 360.0 h

EMENTA: Desenvolvimento de atividades práticas especializadas ao exercício profissional em UBS, clínicas, hospitais e ambulatórios.
OBJETIVO: Oferecer a complementação do ensino e da aprendizagem planejados e executados com a finalidade de se constituírem em instrumento de integração entre teoria e prática, objetivando formar o profissional biomédico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO INTEGRADA DE LABORATÓRIO | 72.0 h

EMENTA: Gestão e organização: conceito, características, planejamento, organização, direção e controle. Áreas funcionais da organização: produção, marketing, recursos humanos, finanças, informática. Estudo dos Recursos arquitetônicos, os diversos tipos de Laboratório Clínico e procedimentos quanto a processamento de amostras biológicas.
OBJETIVO: Entender como os sistemas integrados de gestão, que comtemplam questões da Qualidade, Meio ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional e Responsabilidade Social, podem apoiar o processo de gestão de laboratórios de análises clínicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
IMAGENOLOGIA II | 72.0 h

EMENTA: Diagnóstico por imagem. Principais métodos de diagnóstico por imagem: Raio X, Tomografia, Eletrocardiografia, Ressonância Nuclear Magnética, Ultrassonografia, Densitometria, Mamografia.
OBJETIVO: A disciplina tem como objetivo promover junto ao aluno uma visão geral sobre os aspectos físicos, estruturais e de interpretação dos mais importantes recursos em diagnóstico por imagem, a fim de capacitá-lo a exercer adequadamente o seu papel como biomédico na área.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 36.0 h

EMENTA: Desenvolvimento teórico-prático de tema interdisciplinar relacionado à área de saúde, ciência e tecnologia.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno condições para treinamento e conduta em pesquisa científica através de elaboração e desenvolvimento de um plano de trabalho. Preparação de uma monografia sobre o trabalho realizado, que será apresentada e defendida perante uma banca examinadora.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0001-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ANÁLISE INSTRUMENTAL E BIOSSEGURANÇA | 72.0 h

EMENTA: Biossegurança em laboratórios de ensino e da área de saúde. Manuseio, controle e descarte de seus resíduos. Riscos ocupacionais devido aos agentes químicos. Biossegurança no uso de radioisótopos. Biossegurança em biotecnologia. Métodos de desinfecção e esterilização. Legislação. Materiais de vidrarias, manuseio de equipamentos de laboratório.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOESTATÍSTICA APLICADA À SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos conceitos utilizados em Bioestatística e sua aplicação na saúde e nas pesquisas científicas realizadas no âmbito da saúde. Amostragem, medidas de tendência central e dispersão. Noções de probabilidades e de distribuição. Testes estatísticos aplicados à análise de dados. Utilização de softwares estatísticos
OBJETIVO: Fornecer elementos para o entendimento dos desenhos epidemiológicos. Capacitar para execução de procedimentos de análise estatística de dados, assim como na utilização de softwares estatísticos. Fornecer subsídios para elaboração de tabelas, gráficos e testes estatísticos desenvolvidos no programa. Analisar criticamente os resultados estatísticos publicados em artigos científicos e avaliar o grau de consistência e coerência associado à metodologia e instrumental analítico utilizado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Bases conceituais, história e aplicação da epidemiologia. Processo saúde-doença. Epidemiologia descritiva e analítica. Desenhos epidemiológicos. Indicadores de saúde. Epidemiologia social na América Latina. Vigilância epidemiológica.
OBJETIVO: Compreender as bases teóricas do raciocínio epidemiológico para a redução das frequências dos agravos relativos à saúde da coletividade humana. Conhecer os indicadores para o planejamento, administração e avaliação de ações de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Regras de Três. Porcentagem. Expressões algébricas. Funções de uma variável.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo do processo histórico de construção do sistema de saúde no Brasil. Reforma sanitária. Sistema Único de Saúde. Análise dos determinantes econômicos, sociais e políticos para a formulação de políticas públicas de saúde. Vigilância em saúde. Prevenção de agravos e promoção de saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde. Sistema de saúde local. Programas de saúde e Estratégia Saúde da Família.
OBJETIVO: Conhecer a evolução das políticas públicas de saúde no Brasil com ênfase no processo de reforma sanitária. Conhecer os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a importância da saúde coletiva, das políticas públicas e a realidade do sistema de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

BIOFÍSICA | 36.0 h

EMENTA: Fundamentos da Física aplicados aos sistemas biológicos. Modelos de membranas e tipos de comunicação intercelular. Fenômenos elétricos nas células; Biopotenciais e Bioeletrogênese. Fluidos nos sistemas biológicos: Biofísica da circulação sanguínea e da função renal. Elementos da Biomecânica. Ondas e sistemas biológicos: Biofísica da visão e da audição. Radioatividade: radiologia
OBJETIVO: Conhecer e compreender os fenômenos físicos relacionados aos fenômenos biológicos e suas interações no funcionamento dos organismos vivos. Aplicar a física para resolver questões de biologia, buscando enxergar o ser vivo como um todo que ocupa um lugar no espaço e transformando energia que existe no meio ambiente que interage com este ser.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura e função de aminoácidos, peptídeos, proteínas, carboidratos, lipídios, enzimas e vitaminas. Ação hormonal. Introdução ao metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Integração metabólica.
OBJETIVO: Proporcionar o aprendizado sobre a constituição química da célula e dos processos bioquímicos e metabólicos básicos. Proporcionar o aluno da área de saúde capacidade de compreender a importância dos diversos processos bioquímicos e metabólicos básicos no organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Tecido epitelial de revestimento e glandular, conjuntivo propriamente dito, cartilaginoso, ósseo, nervoso e muscular. Sangue e Sistema Circulatório. Sistemas respiratório, urinário, digestório e tegumentar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não acadêmicos. Promover uma prática intensiva de leitura e análise linguística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DA PESQUISA E BIOÉTICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos de ciência e métodos. Tipos de conhecimento. Etapas para elaboração de um projeto. Histórico da bioética. Princípios éticos para pesquisa com seres humanos e animais.
OBJETIVO: Desenvolver as habilidades necessárias para a pesquisa científica qualitativa e quantitativa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios teóricos e práticos da biologia dos microrganismos: bactérias, fungos e vírus. Controle de microrganismos. Antibióticos: mecanismos de ação e resistência microbiana. Estrutura e organização do sistema imunológico. Resposta imune inata e adaptativa. Características dos antígenos. Imunoglobulinas. Sistema complemento. Reações de hipersensibilidade. Imunizações ativas e passivas.
OBJETIVO: Conhecer as propriedades gerais dos diferentes grupos de microrganismos (bactérias, fungos e vírus). Entender a importância do controle de microrganismos e os princípios dos métodos de controle existentes. Descrever os mecanismos de ação dos antimicrobianos e a aquisição de resistência microbiana. Conhecer e aplicar técnicas laboratoriais para o estudo microscópico dos microrganismos. Conhecer a estrutura e organização do sistema imunológico humano. Descrever os mecanismos específicos e inespecíficos de defesa do hospedeiro contra os diferentes tipos de patógenos. Interação das respostas imunes. Descrever e diferenciar imunização ativa e passiva.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

ANATOMIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: Nervoso, Circulatório, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital, Esquelético, Articular e Muscular.
OBJETIVO: Proporcionar, aos acadêmicos, conhecimentos teóricos e práticos básicos dos aspectos morfológicos e topográficos dos diversos sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós-) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos compartimentos hídricos. Meio interno e homeostase, membrana, bioeletrogênese, tecido nervoso, potencial de ação, sinapse. Receptores sensoriais e somestesia. Sistema neurovegetativo. Estudo da função dos sistemas cardiovascular, respiratório, renal, digestório e glândulas anexas. Eixo hipotálamo-hipófise, tireóide, paratireóide, adrenais e pâncreas. Efeitos fisiológicos e mecanismo de controle de hormônios ovarianos e testiculares.
OBJETIVO: Possibilitar uma compreensão generalista dos mecanismos fisiológicos envolvidos na manutenção das funções vitais do organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos em histologia do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos histológicos e estruturais dos seguintes tecidos básicos e sistemas: nervoso, epitelial e conjuntivo, muscular, circulatório, respiratório, urinário, genital masculino e feminino, digestório, ósseo e cartilaginoso.
OBJETIVO: Proporcionar ao acadêmico conhecimento teórico e prático básico dos aspectos morfológicos, microscópicos e ultraestruturais dos diversos tecidos e sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Alterações regressivas celulares. Distúrbios circulatórios. Distúrbios do metabolismo de pigmentos endógenos e exógenos. Mecanismos de defesa inatos e adaptativos. Inflamações agudas, crônicas, crônicas granulomatosas, cura e reparo. Distúrbios do crescimento e da diferenciação. Neoplasias.
OBJETIVO: Fornecer embasamento para reconhecer e interpretar com segurança os fenômenos histopatológicos e conscientização da necessidade de assumir postura científica, frente à enfermidade. Explicar os mecanismos patogenéticos e suas manifestações clínicas, firmando em bases anatomofisiológicas. Mostrar as alterações estruturais e ou funcionais que envolvem todos os níveis de organização biológica, variando apenas o grau de comprometimento dos diferentes níveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

BIOQUÍMICA APLICADA À CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Abordar os principais parâmetros bioquímicos que traduzem informações fisiopatológicas utilizadas na rotina de um laboratório de análises clínicas enfatizando as correlações clínicas laboratoriais. Identificar as técnicas para realização das dosagens laboratoriais dos principais analitos bioquímicos de interesse clínico e interpretação destes exames laboratoriais.
OBJETIVO: Habilitar o aluno a reconhecer a composição bioquímica do sangue e demais fluidos biológicos dele derivados em situações fisiopatológicas. Propor situações problemas que permitam ao aluno apoderar-se e fazer uso racional e coerente dos conhecimentos e experiências da Bioquímica Clínica, utilizando análises químicas para estudar o nível de vários analitos de forma a auxiliar no diagnóstico, tratamento, progresso e prevenção de diversas patologias. Fazer com que o aluno seja capaz de interrelacionar a bioquímica clínica com as demais áreas das análises clínicas. Desenvolver o sentido ético e o profundo respeito pela pessoa e a vida do ser humano.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA GERAL | 36.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais em farmacologia. Formas farmacêuticas e vias de administração. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Interações Medicamentosas. Interações Fármaco-nutriente.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos básicos em Farmacologia, de farmacocinética e farmacodinâmica relacionados no programa. Capacitar o aluno a resolução de casos clínicos farmacológicos na prática diária e reconhecimento de possíveis interações medicamentosas, fornecendo subsídios para garantia da eficácia terapêutica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOPATOLOGIA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Estudo da fisiopatologia dos órgãos e sistemas do corpo humano, com ênfase nos mecanismos fisiopatológicos, sinais e sintomas das patologias mais prevalentes e de maior repercussão sob o aspecto de saúde pública. Avaliação da racionalidade da terapêutica, seleção e o desenvolvimento de novos fármacos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GENÉTICA MOLECULAR | 36.0 h

EMENTA: Estrutura e função dos ácidos nucléicos. Replicação do DNA. Transcrição e Tradução. Funcionamento gênico. Mutações e polimorfismos. Padrões de herança monogênica. Genealogia e síndromes humanas prevalentes. Meiose e Mitose. Citogenética básica e clínica. Erros inatos do metabolismo. Genética e câncer. Bases da tecnologia de DNA recombinante. Genética e ética e aconselhamento genético. Oncogenes, marcadores tumorais.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos básicos e discutir de forma integrada os diferentes segmentos da Genética Molecular Humana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
IMUNOLOGIA APLICADA À CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Bases da Imunologia aplicadas às analises clínicas. Organização, segurança e controle de qualidade em laboratório de Imunologia clínica. Princípios da interação antigeno-anticorpo-complemento. Métodos imunológicos e de biologia molecular aplicados ao diagnóstico de doenças infecto-contagiosas e auto-imunes. Correlações clínicas laboratoriais.
OBJETIVO: Oferecer condições para aplicação teórica e prática dos conhecimentos de Imunologia nas análises clínicas, de modo a capacitar o futuro profissional a auxiliar, através de exames laboratoriais e suas interpretações, no diagnóstico dos agentes causadores de doenças infecto-contagiosas e auto-imunes de maior prevalência e interesse médico. - Promover e estimular a inter-relação entre todas as áreas das analises clínicas e da saúde, bem como desenvolver uma visão holística e postura humanística compromissado com a ética e com a sociedade. Contribuir para a formação do profissional capacitado para autonomia na busca de conhecimento técnico científico objetivando conhecer e aplicar novas técnicas de diagnóstico de doenças infecto-contagiosas e auto-imunes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PARASITOLOGIA APLICADA À CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à parasitologia. Relação parasito-hospedeiro. Mecanismos de transmissão, patogenia, diagnóstico, epidemiologia e profilaxia dos principais protozoários e helmintos do homem. Estudo dos principais artrópodes transmissores de doenças no homem. Técnicas de laboratório em relação ao material a ser analisado. Pesquisa de parasitas de sangue, fezes e tecidos. Estudos dos métodos de conservação, preparação, identificação e interpretação de resultados. Correlações clínicas laboratoriais.
OBJETIVO: Transmitir aos alunos os conceitos básicos para compreensão da sintomatologia e diagnóstico laboratorial das doenças parasitárias, bem como o seu tratamento, e as implicações da relação parasito-hospedeiro sobre cada um dos componentes dessa associação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

BIOLOGIA MOLECULAR CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Conhecimento dos fundamentos da biologia molecular da célula através do entendimento dos processos moleculares dos organismos. Estudo dos métodos laboratoriais de biologia molecular utilizados na investigação de doenças.
OBJETIVO: A disciplina visa proporcionar aos alunos o aprendizado dos conceitos de Biologia Molecular e Bioinformática aplicados à pesquisa científica e às análises clínicas de sistemas biológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Fármacos que atuam no Sistema Nervoso Central; Fármacos anti-inflamatórios, fármacos que atuam no trato gastrintestinal, Fármacos cardiovasculares, Fármacos utilizados no tratamento de Diabetes, Antibióticos e Quimioterápicos; Reações adversas e uso racional de medicamentos; Farmacologia de grupos especiais de pacientes (crianças, idosos e gestantes).

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA E MICOLOGIA APLICADA À CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: diagnósticos laboratoriais a partir da coleta, cultivo, isolamento, identificação e sensibilidade de bactérias patogênicas de amostras de material clínico. Virologia Clínica: patogenia, epidemiologia, diagnóstico laboratorial, tratamento e profilaxia. Definições, características e importância dos fungos. Metodologias laboratoriais realizadas nos exames micológicos..

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA ESPECIAL E CITOPATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Estudar as patologias nos seus aspectos predominantemente morfológicos, fisiopatológicos e etiopatogênicos nos diferentes órgãos e sistemas. Correlacionar às lesões morfológicas com os sinais e sintomas na clínica propedêutica dos órgãos e sistemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SEMIOTÉCNICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução às técnicas de coleta de dados – anamnese, métodos propedêuticos do exame físico, avaliação dos sinais vitais, princípios de semiologia e Semiotécnicas aplicadas à Biomedicina

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

ANÁLISE AMBIENTAL | 92.0 h

EMENTA: Campo de atuação do profissional Biomédico em Análise Ambiental. A Legislação Ambiental. Estudos Ambientais. Saneamento Ambiental. Controle Ambiental da Água, do ar e resíduos. Análise Físico-química da água. Técnicas aplicadas ao tratamento e recuperação de esgotos. Educação Ambiental.
OBJETIVO: Capacitar o aluno na execução de técnicas analíticas utilizadas nos diferentes sistemas de barreira sanitárias (tratamento de água, esgoto, resíduos sólidos e controle de vetores)e de avaliação de poluentes de origem antrópica. Interpretar os resultados obtidos e seu enquadramento na legislação e parâmetros ambientais vigentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOTECNOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Elementos de engenharia genética e biotecnologia. Ferramentas fundamentais de biologia molecular. Construção de moléculas de DNA recombinante. Transformação genética de célula viva. Expressão da informação genética heteróloga. Processos fermentativos. Biossegurança e preservação ambiental.
OBJETIVO: Propiciar o desenvolvimento da capacidade de correlacionar e integrar conhecimentos relativos a campos distintos da biotecnologia e da ciência. Contribuir para uma formação humana comprometida ética e criticamente com a sociedade. Estimular hábitos de auto-educação que capacitem o aperfeiçoamento intelectual e continuado no exercício profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HEMATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Hematologia geral e citologia do sangue e medula óssea. Hemostasia. Correlações clínicas laboratoriais.
OBJETIVO: Oferecer ao aluno a oportunidade de estudar a hemostasia e as doenças hematológicas do ponto de vista teórico, bem como visualizar alterações em estados patológicos. Oferecer também ao aluno o conhecimento para interpretar as provas laboratoriais utilizadas para estes diagnósticos. Promover e estimular a inter-relação entre todas as áreas das analises clínicas e da saúde. Contribuir para a formação do profissional capacitado para autonomia na busca de conhecimento técnico científico objetivando conhecer e aplicar novas técnicas de diagnóstico de doenças do sangue.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
IMAGENOLOGIA I | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de física e apresentação de imagens diagnósticas. Diferentes procedimentos auxiliares de diagnóstico por imagem
OBJETIVO: A disciplina tem como objetivo promover junto ao aluno uma visão geral sobre os aspectos físicos, estruturais e de interpretação dos mais importantes recursos em diagnóstico por imagem, a fim de capacitá-lo a exercer adequadamente o seu papel como biomédico na área.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TOXICOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios gerais em Toxicologia. Avaliação de toxicidade. Avaliação de Risco. Carcinogênese. Teratogênese. Epidemiologia das intoxicações. Toxicologia dos medicamentos. Controle terapêutico. Toxicologia social. Farmacodependência. Praguicidas. Limites de exposição. Toxicologia ambiental. Toxicologia ocupacional. Toxicologia de alimentos.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno o conhecimento das áreas de atuação da toxicologia e informações sobre o papel do profissional farmacêutico nessas áreas, além de apresentar as características epidemiológicas das intoxicações. Os conceitos e princípios básicos são fundamentais para o entendimento dos assuntos relacionados à busca de soluções diante das situações de risco.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 360.0 h

EMENTA: Desenvolvimento de atividades práticas relacionadas ao exercício profissional em UBS, clínicas especializadas, hospitais, ambulatórios.
OBJETIVO: Oferecer a complementação do ensino e da aprendizagem planejados e executados com a finalidade de se constituírem em instrumento de integração entre teoria e prática, objetivando formar o profissional biomédico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO INTEGRADA DE LABORATÓRIO | 92.0 h

EMENTA: Gestão e organização: conceito, características, planejamento, organização, direção e controle. Áreas funcionais da organização: produção, marketing, recursos humanos, finanças, informática. Estudo dos Recursos arquitetônicos, os diversos tipos de Laboratório Clínico e procedimentos quanto a processamento de amostras biológicas.
OBJETIVO: Entender como os sistemas integrados de gestão, que comtemplam questões da Qualidade, Meio ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional e Responsabilidade Social, podem apoiar o processo de gestão de laboratórios de análises clínicas

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
IMAGENOLOGIA II | 72.0 h

EMENTA: Diagnóstico por imagem. Principais métodos de diagnóstico por imagem: Raio X, Tomografia, Eletrocardiografia, Ressonância Nuclear Magnética, Ultrassonografia, Densitometria, Mamografia.
OBJETIVO: A disciplina tem como objetivo promover junto ao aluno uma visão geral sobre os aspectos físicos, estruturais e de interpretação dos mais importantes recursos em diagnóstico por imagem, a fim de capacitá-lo a exercer adequadamente o seu papel como biomédico na área.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MEDICINA NUCLEAR | 36.0 h

EMENTA: Produção de radionucleotídeos e suas aplicações. Utilização de Radiofármacos. Características de visualização. Tipos de reconstruções da imagem. Tipos de reconstruções de imagem. Programa de Controle de Qualidade. Proteção Radiológica.
OBJETIVO: A disciplina tem como objetivo promover junto ao aluno uma visão geral sobre os aspectos físicos, estruturais e de interpretação dos mais importantes recursos em diagnóstico por imagem, a fim de capacitá-lo a exercer adequadamente o seu papel como biomédico na área.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 36.0 h

EMENTA: Desenvolvimento teórico-prático de tema interdisciplinar relacionado à área de saúde, ciência e tecnologia.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno condições para treinamento e conduta em pesquisa científica através de elaboração e desenvolvimento de um plano de trabalho.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 360.0 h

EMENTA: Desenvolvimento de atividades práticas especializadas ao exercício profissional em UBS, clínicas, hospitais e ambulatórios.
OBJETIVO: Oferecer a complementação do ensino e da aprendizagem planejados e executados com a finalidade de se constituírem em instrumento de integração entre teoria e prática, objetivando formar o profissional biomédico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA III | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RADIOTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Aspectos Físicos da Radiação (Desintegração Radioativa, Radioisótopos, Raios-X, Interação da Radiação com a Matéria, Detecção das Radiações). Efeitos das Radiações (ionizante e ultravioleta) nos Seres Vivos. Origem e Evolução das Lesões Induzidas. Radioquímica e Fotoquímica de Ácidos Nucléicos e de Proteínas. Aplicações das Radiações e dos Radioisótopos na Área Biomédica (Radioterapia, Radiomunoensaio, Radiodiagnóstico)
OBJETIVO: Apresentar os principais aspectos teóricos relacionados à radioterapia, elencando as tecnologias e técnicas aplicadas, interações biológicas das radiações, bem como a inserção do profissional biomédico nesta área de atuação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 36.0 h

EMENTA: Desenvolvimento teórico-prático de tema interdisciplinar relacionado à área de saúde, ciência e tecnologia.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno condições para treinamento e conduta em pesquisa científica através de elaboração e desenvolvimento de um plano de trabalho. Preparação de uma monografia sobre o trabalho realizado, que será apresentada e defendida perante uma banca examinadora.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica [edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@486f606b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b090fb68, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@47e92c8c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9359d886, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@dce96db6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c264d519, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1efd28c3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9a31bef9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b38e52c3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b801b88c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3a6a3d8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e1a5d2d3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@db3cb8ee, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f055f22f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a6040f50, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c1404093, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@544b2ba4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3d6ba810, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@15e6a419, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@54e8eff2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5bfcc7aa, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@baae004f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3b79b2e0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8d41ba69]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2016/12

A importância da ressonância magnética no diagnóstico da esclerose múltipla

2016/12

A importância do diagnóstico do traço falciforme

2016/12

Análise do perfil de alo-imunização eritrocitária em pacientes receptores de transfusão sanguínea atendidos no Hemonúcleo do Hospital Universitário de Bragança Paulista

2016/12

Avaliação da Proteína Reguladora de Biofilme A (BrpA) como candidato vacinal contra Streptococcus mutans

2016/12

Biomarcadores e seu papel nas doenças cardiovasculare

2016/12

CONSCIENTIZAÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE ENTRE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA DA REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA

2016/12

CORRELATION STUDY OF BLOOD GLUCOSE FASTING AUGMENTED WITH TOTAL CHOLESTEROL VALUES AND TRIGLICERIDES IN DIABETIC PATIENTS

2016/12

DIAGNÓSTICO DE DOENÇA CORONÁRIA UTILIZANDO TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA EM PACIENTES DIABÉTICOS

2016/12

Diagnóstico por imagem em endometriose: comparação entre ressonância magnética e ultrassonografia

2016/12

Estudo comparativo dos efeitos da terapia combinada ultrassom + corrente Aussie e extrato seco de laranja vermelha redução de gordura abdominal

2016/12

Estudo por imagem de alterações de volume e perímetro cefálico relacionadas ao Zika vírus

2016/12

IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE SEQUÊNCIAS REGULADORAS DO FATOR DE TRANSCRIÇÃO FIMZ EM CLUSTER GÊNICOS DE SÍNTESE DE FÍMBRIAS EM KLEBSIELLA PNEUMONIAE

2016/12

Incidência de infecção por Giardia duodenalis em crianças que frequentam a creche Dona Júlia Abrahão de Lima do município de Tuiuti, SP, Brasil.

2016/12

INFECÇÃO URINÁRIA EM GESTANTES

2016/12

Interferência de medicamentos utilizados em doenças cardiovasculares em testes laboratoriais.

2016/12

O USO ABUSIVO DE METILFENIDATO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE - TDAH

2016/12

O uso do canabidiol no tratamento da epilepsia refratária

2016/12

Relação da infecção pelo Zika vírus com doenças neurológicas

2016/12

Síndrome de Abstinência Neonatal

2016/12

Síndrome Metabólica: fatores relacionados à obesidade e complicações

2016/12

Técnicas de biologia molecular na genética forense

2016/12

Tratamento de Diabetes Mellitus tipo 1 com uso de células-tronco

2016/12

Tratamento de leucemia de células pilosas

2016/12

USO DA BIOLOGIA MOLECULAR PARA O RECONHECIMENTO HUMANO NA CIÊNCIA FORENSE



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.