Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Ciências Contábeis

Durante o curso de Ciências Contábeis da Universidade São Francisco, o aluno adquire conhecimentos dos sistemas de informações contábeis e prepara-se para atuar nas diferentes funções, tais como: contador, exercendo a contabilidade financeira, a contabilidade de custos, a contabilidade gerencial e a contabilidade estratégica, auditoria, interna e externa; perícia contábil; análise financeira, análise de crédito, análise de desempenho, análise de investimento, consultoria contábil, além de poder atuar como empresário da contabilidade e em outras áreas, como investigador de fraudes contábeis, pesquisador contábil, escritor contábil, professor, conselheiro, controller, escriturador contábil e fiscal, fiscal de tributos, conferencista e pareceirista.
 
O projeto pedagógico do Campus de Bragança Paulista permite ao estudante entender os arranjos organizacionais e as vantagens competitivas, além de incentivar a visão de um profissional gestor de decisões estratégicas.

Na Universidade São Francisco, o aluno conta com o Laboratório de Ciências Contábeis que, munido de equipamentos avançados, propicia a prática e o treinamento em diversas áreas. Nesse espaço, realizam-se atividades práticas, assim como a assistência a questões tributárias da pequena e média empresa da região.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais

DURAÇÃO: oito semestres.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 3.156 horas.

PERÍODO: noturno.

Áreas de atuação

No Brasil, todas as empresas, públicas ou privadas, são obrigadas por lei a contratar um contador. Atualmente, existem mais de 35 mil escritórios de contabilidade, auditoria e consultoria contábil no país, garantindo ao profissional formado em Ciências Contábeis um mercado de trabalho bastante atrativo e promissor.

Disciplinas

Portaria Ministerial nº 707, de 18/12/2013 (D.O.U. 19/12/2013).

Turno: NOTURNO Currículo: 0004-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ESTUDO DAS DINÂMICAS SOCIAIS | 72.0 h

EMENTA: Contexto de surgimento e consolidação das Ciências Sociais como possibilidades explicativas dos fenômenos e das contradições sociais. A constituição da modernidade: Revoluções Francesa e Industrial. O desenvolvimento das ciências sociais aplicadas.
OBJETIVO: Debater as limitações e consequências do racionalismo moderno sobre o modo de vida e as concepções de sucesso e carreira.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA CONTÁBIL | 72.0 h

EMENTA: Código de ética profissional do contador. Legislação que rege a profissão contábil.
OBJETIVO: Transmitir as noções básicas de ética na contabilidade, objetivando obter uma visão geral do objeto de sua aplicação filosófica e organizacional nas diversas atividades vinculadas à gestão empresarial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS | 72.0 h

EMENTA: Conceito Fundamental de Administração. Conceito de Organizações. Estudo de cada etapa da Administração e sua aplicação na realidade corporativa: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Processo Decisório e Comunicação Corporativa.
OBJETIVO: Fornecer conhecimentos e desenvolver competência para a administração de organizações de qualquer natureza, tamanho ou segmento, por meio da apresentação dos conceitos e práticas de planejamento em diversos níveis, de organização tanto de tarefas e departamentos como de equipes, da atuação gerencial e da criação de mecanismos de acompanhamento e interpretação dos resultados obtidos em todo o processo administrativo. Debater modelos, dificuldades e exigências do processo de tomada de decisões e a importância de um sistema eficaz de comunicação corporativa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA DA CONTABILIDADE | 72.0 h

EMENTA: Evolução histórica da contabilidade. Estrutura conceitual da contabilidade. Princípios contábeis.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA ECONÔMICA | 72.0 h

EMENTA: Atividade econômica e Ciência Econômica. O objeto e o método da Ciência Econômica; Divisões da Ciência Econômica; Problemas econômicos fundamentais. O sistema econômico: fatores e setores de produção. A economia clássica, a visão crítica de Marx e a Revolução Marginalista. A tradição keynesiana. A construção da hegemonia neoclássica; Noções preliminares de Macroeconomia e de Microeconomia.
OBJETIVO: Capacitar o acadêmico para entender o funcionamento elementar do sistema econômico, por meio da análise dos seus principais agentes e fluxos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

CONTABILIDADE | 72.0 h

EMENTA: A Contabilidade. Patrimônio. Balanço Patrimonial. Método das Partidas Dobradas. Balancete de Verificação. Regimes Contábeis. Demonstração do Resultado do Exercício. Plano de Contas.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos fundamentais da contabilidade. Possibilitar a compreensão dos lançamentos contábeis e a interpretação dos relatórios obtidos a partir da sistematização destes dados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTITUIÇÕES DE DIREITO E DIREITO EMPRESARIAL | 72.0 h

EMENTA: Estrutura do Sistema Jurídico e dos Poderes da República. Direitos Fundamentais. Pessoas e bens. Responsabilidade civil. Empresário individual. Sociedades. Desconsideração da personalidade jurídica. Títulos de crédito. Marcas e Patentes. Contratos empresariais. Direito Financeiro. Estrutura do Poder Judiciário. O empresário e as relações de consumo.
OBJETIVO: Apresentar conhecimentos da área do Direito fundamentais ao bom desempenho de administradores e das organizações. Oferecer suporte técnico e teórico para o tratamento de questões jurídicas relacionadas ao cotidiano das organizações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Expressões algébricas. Funções de uma variável.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

CÁLCULOS FINANCEIROS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da Matemática Financeira. Regimes de capitalização. Operações de descontos. Taxas de juros. Séries de pagamentos. Equivalência em fluxos de caixa. Sistemas de amortização de empréstimos.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTABILIDADE COMERCIAL | 72.0 h

EMENTA: Operações com mercadorias. Inventário Periódico. Inventário Permanente. Operações Financeiras. Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUSTOS | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos da Contabilidade de Custos. Sistemas de Acumulação de Custos. Sistemas de Custeio. Contabilização das contas de custos.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITO COMERCIAL | 72.0 h

EMENTA: Sociedade Anônima. Contratos empresariais. Noções de direito concorrencial. Licitação pública.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÉTODOS QUANTITATIVOS DE ANÁLISE DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Estatística. Distribuição de freqüência. Medidas de tendência central e separatrizes. Medidas de variabilidade. Introdução ao cálculo de probabilidades. Distribuição de probabilidade. Noções de inferência estatística e amostragem. Distribuições amostrais. Intervalos de confiança. Testes de hipóteses. Correlação e regressão.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de utilizar os conceitos básicos de estatística para organização, interpretação e análise de dados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS | 72.0 h

EMENTA: Administração do capital de giro. Fontes de financiamento. Risco e retorno. Avaliação de investimentos ajustada ao risco. Análise de opções reais. Noções de avaliação de empresas. Estrutura de capital. Alavancagem.
OBJETIVO: Apresentação dos fundamentos da administração financeira, em ambiente corporativo; demonstrar a necessidade de constante atualização e aprofundamento no estudo de técnicas qualitativas e quantitativas de análise; despertar no futuro administrador, a imprescindibilidade da interação de toda a corporação com a área de finanças; propiciar ao estudante consistente noção da relevância, para as finanças da empresa, de suas ações no dia-a-dia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ANÁLISE DE CUSTOS | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos básicos de análise de custos. Métodos de Custeamento. Análise custo-volume-lucro. Análise de variações entre orçado e real, abordagem gerencial.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTABILIDADE SOCIETÁRIA | 72.0 h

EMENTA: Demonstração do Fluxo de Caixa: Modelo Direto e Modelo Indireto. Demonstração do Valor Adicionado. Balanço Social.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA OPERACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Programação linear. Método simplex, dualidade, análise de sensibilidade. em aplicações de programação matemática. Programação matemática não-linear. Introdução a processos estocásticos. Cadeias de Markov. Matriz de transição. Classificação. Distribuições-limite. Estudos de cadeias redutíveis. Introdução à teoria das filas. Aplicação de modelos utilizando computadores
OBJETIVO: Fornecer aos estudantes conhecimentos necessários à construção de modelos para otimização de sistemas com o auxilio de técnicas de simulação, capacitando-os a utilizá-las na solução de problemas envolvendo produção, operações e serviços.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO | 72.0 h

EMENTA: Planejamento financeiro. Planejamento orçamentário. Práticas de orçamento. Análise orçamentária. Cenários empresariais.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno a construção do conhecimento a partir da introdução das práticas orçamentárias. Aperfeiçoar habilidades e atitudes profissionais de controle e planejamento de recursos empresariais. A partir disso, permitir o desenvolvimento e análise de investimentos e resultados econômico-financeiros por intermédio da interatividade entre a teoria e a prática, a fim de auxiliar nas decisões gerenciais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS | 72.0 h

EMENTA: Noções de análise. Análise Vertical e Horizontal. Análise através de indicadores econômicos e financeiros. Relatórios de análise.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTABILIDADE AVANÇADA | 72.0 h

EMENTA: Método de Equivalência Patrimonial. Consolidação das Demonstrações Contábeis. Cisão, Fusão e Incorporação. Avaliação de Ativos.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTABILIDADE GERENCIAL | 72.0 h

EMENTA: O uso da Contabilidade Gerencial. Sistemas de Planejamento. Plano orçamentário. Balanced Scorecard: mapas estratégicos. Mensuração do capital humano.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTROLADORIA | 72.0 h

EMENTA: O processo de gestão empresarial e a controladoria. Sistemas integrados de gestão empresarial. Medidas de avaliação de desempenho empresarial. Planejamento estratégico. Controles gerenciais.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITO TRIBUTÁRIO | 72.0 h

EMENTA: Direito Tributário. Tributo. Sistema Constitucional Tributário. Competência Tributária. Princípios Constitucionais Tributários. Administração tributária. Tributos Federais, Estaduais e Municipais.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

AUDITORIA | 72.0 h

EMENTA: Normas profissionais, técnicas e procedimentos de auditoria. Planejamento de auditoria. Controles internos. Papéis de trabalho. Parecer e relatório de auditoria.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO ATUARIAL | 72.0 h

EMENTA: Principais conceitos atuariais. Sistema Previdenciário Brasileiro. Fundos de Pensões. Seguros.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIO | 72.0 h

EMENTA: Conceito e Fontes do Direito do Trabalho. Relações do Direito do Trabalho com outros ramos do Direito. Contrato Individual de Trabalho. Segurança e Medicina do Trabalho. Direito dos Trabalhadores. Organização Sindical. Organização da Justiça do Trabalho.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PERÍCIA CONTÁBIL E ARBITRAGEM | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO | 72.0 h

EMENTA: Noções gerais. Orçamento público. Sistemas de contas. Receitas e Despesas. Sistemas contábeis e contabilizações. Demonstrações contábeis.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS I | 150.0 h

EMENTA: Estágio supervisionado. Levantamento bibliográfico. Fundamentação teórica do assunto abordado. Levantamento da empresa a ser estagiada. Levantamento de diagnóstico empresarial.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA | 72.0 h

EMENTA: Ementa elaborada posteriormente em função de temas específicos pertinentes ao curso.
OBJETIVO: Contemplar na formação acadêmica temas da atualidade e/ou aprofundamento de assunto ou área de conhecimento de interesse do aluno.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA CONTÁBIL | 72.0 h

EMENTA: Visão teórica, conceitual e prática. Constituição Societária: trâmite interno e externo. Elaboração do contrato de Sociedade: Processo de Constituição. A opção pelo Sistema de Tributação. A efetiva contabilidade interna proposta e o seu resultado: rotinas e acompanhamento. Envolvimento com outros Departamentos e o encerramento anual.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA Á CONTABILIDADE | 72.0 h

EMENTA: Visão geral dos Sistemas de Informações Contábeis. Documentação de Sistemas de Informações; Controles Internos dos Sistemas de Informações Contábeis. Crimes de Computador e ética. Auditoria de Sistemas de Sistemas Computadorizados.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO | 72.0 h

EMENTA: Principais Funções e Atividades da Contabilidade Tributária. Demonstrações Contábeis Obrigatórias. Escrituração Fiscal e Contabilização dos Tributos. Critérios Fiscais e Contábeis para Avaliação dos Estoques. Reavaliação de Ativos. Escrituração do Lalur e do Livro Caixa. Planejamento tributário.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTABILIDADE INTERNACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Harmonização internacional das normas contábeis. Pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC. Conversão de demonstrações contábeis para moeda estrangeira. Métodos de Conversão de demonstrações contábeis.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS II | 150.0 h

EMENTA: Estágio supervisionado. Levantamento de prognóstico empresarial. Elaboração do Relatório de Estágio.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS | 72.0 h

EMENTA: A Teoria da Empresa no Direito Brasileiro. Disposições Comuns à Recuperação Judicial e à Falência. Verificação e Habilitação de Créditos. Administração Judicial e do Comitê de Credores. Assembléia Geral de Credores. Recuperação Judicial. Da Convolação da Recuperação Judicial em Falência.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS DE CONTABILIDADE | 72.0 h

EMENTA: Tópicos emergentes em Contabilidade não contemplados nos conteúdos programáticos das demais disciplinas do curso em função da sua atualidade.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0003-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

DINÂMICA DAS IDÉIAS SOCIAIS | 36.0 h

EMENTA: Contexto de surgimento e consolidação das Ciências Sociais como possibilidades explicativas dos fenômenos e das contradições sociais. Explicitação da importância histórica, social, política e econômica das revoluções francesa e industrial para o mundo moderno e contemporâneo. Clássicos das Ciências Sociais. Contempo¬râneos das Ciências Sociais
OBJETIVO: Transmitir noções de sociologia, com ênfase em aspectos culturais, ideológicos. Objetivando a criação de consciência crítica relativa às questões contemporâneas da sociologia. Discutir o contexto regional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTITUIÇÕES DE DIREITO | 36.0 h

EMENTA: Conceito de Direito. Norma Jurídica. Hierarquia e Eficácia das normas. Aspectos relevantes da Teoria Geral do Estado. Direito Constitucional: direitos e garantias individuais. A ordem econômica na Constituição Federal. Direito Civil: das pessoas naturais e jurídicas. Direitos da personalidade. Relações de Consumo. Responsabilidade civil.
OBJETIVO: Transmitir as informações técnicas necessárias à utilização do direito como instrumento eficaz de gestão empresarial, bem como prover os alunos com os conhecimentos jurídicos básicos que sirvam de pré-requisito a outras disciplinas jurídicas correlatas, que proporcionem capacidade interpretativa para discernir situações práticas que envolvem o direito, incentivando o espírito crítico, transformador e participativo na profissão. Contextualizar a ciência jurídica na realidade empresarial como instrumento da gestão e das trocas negociais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE | 72.0 h

EMENTA: Noções básicas de contabilidade. Relação Patrimonial. Fundamentos legais de contabilidade. As informações contábeis na Administração. Regime de caixa e regime de competência. Ciclo contábil. Modelo das partidas dobradas. As demonstrações contábeis. Grupos e Subgrupos Contábeis. Razonete contábil. Processo contábil. Estrutura das Demonstrações contábeis. Balanço Patrimonial. Balancete de verificação. Operações com mercadorias. Demonstração dos resultados do exercício. DLPA, DMPL, DFC, DVA e Balanço Social. Informação contábil que cria valor. Diversidade da informação contábil. Papel da informação não-financeira.
OBJETIVO: Propiciar aos alunos embasamento teórico e prático para utilizar a contabilidade como instrumento de gestão. Utilizar as demonstrações contábeis e financeiras para a tomada de decisões, sendo este, o objetivo principal da contabilidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À ECONOMIA | 72.0 h

EMENTA: Ciência e Negócios: A ciência econômica; Objeto do estudo de economia; Macroeconomia e Microeconomia; O problema econômico e a Atividade de Produção: A escassez e as necessidades humanas; fatores de produção e suas remunerações; Possibilidade de Produção x Custo de Oportunidade; Pleno Emprego, Eficiência Econômica, Equidade e Ótimo de Pareto; Crescimento e Desenvolvimento Econômico; Fatores que Deslocam a Curva de Possibilidade de Produção. Mecanismos de Mercado e a formação de preços: A Tríade Econômica: o que, como e para quem produzir, O Mercado: Conceito e sua Extensão, Curva de Demanda, Curva de Oferta, Equilíbrio do Mercado, Elasticidade Preço da Demanda e da Oferta. As Relações Econômico Financeiras com o Estado: Razões para a Atuação do Estado na Economia, O Orçamento Público e suas Fontes de Financiamento, Políticas Econômicas e seus Objetivos de Curto e Longo Prazo. Macroambiente e Relações Internacionais: O Sistema Econômico e os Fluxos Reais e Nominais, Formação do Produto, da Renda e da Demanda Agregada, O Produto Interno Bruto (PIB) de uma Nação, A Inflação em uma Economia, Introdução das Políticas Econômicas e seus Efeitos no PIB e na Inflação.
OBJETIVO: Capacitar o acadêmico para entender o funcionamento elementar do sistema econômico, por meio da análise dos seus principais agentes e fluxos, com enfoque em business.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não acadêmicos. Promover uma prática intensiva de leitura e análise linguística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA I | 72.0 h

EMENTA: Razões e Proporções. Regra de Três Simples e Composta. Conjuntos: Subconjuntos; Operações com Conjuntos; Produto Cartesiano; Conjuntos Numéricos; Intervalos. Equações e Inequações: Equações do Primeiro Grau e do Segundo Grau. Inequações do Primeiro Grau; Matrizes, Determinantes e Sistemas de Equações Lineares. Funções de Uma Variável Independente: Introdução; O Conceito de Função; Funções Reais de uma Variável Real; Principais funções e suas aplicações : Função constante; Função do primeiro grau; Funções de Custo, Receita e Lucro do primeiro grau; Funções de Demanda e Oferta do primeiro grau; A Depreciação Linear; A função consumo e a função poupança; Função quadrática; Funções de receita e lucro quadráticas; Função Polinomial; Função Potência; Função Exponencial; Função Logarítmica; Função Hiperbólica; Limites. Aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver o raciocínio lógico, permitindo uma abordagem quantitativa na análise e solução de problemas relacionados à contabilidade e à gestão de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA I | 72.0 h

EMENTA: Princípios Contábeis Geralmente Aceitos (BR-GAAP) Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade - IFRS. Plano de Contas. Tributos nas Empresas Comerciais e de Prestação de Serviços. Operações com Mercadorias. Provisão para Crédito de Liquidação Duvidosa. Folha de Pagamento. Balanço Patrimonial. Demonstração do Resultado do Exercício. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. (Disclosure).
OBJETIVO: Fornecer conhecimento teórico e prático da contabilização das práticas existentes dentro das empresas assim como a elaboração das demonstrações contábeis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITO EMPRESARIAL | 36.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais do Direito Empresarial: o empresário e empresário individual. Sociedades não personificadas e sociedades personificadas. Contratos empresariais. Noções de direito concorrencial. Licitação pública
OBJETIVO: Contextualizar a ciência jurídica na realidade empresarial como instru­mento da gestão e das trocas negociais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTATÍSTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao Estudo da Estatística. Distribuições de Freqüência. Medidas de Localização. Medidas de Variabilidade. Introdução à Probabilidade. Distribuições Discretas e Contínuas de Probabilidade. Amostragem. Distribuições por Amostragem. Inferência: Intervalo de Confiança e Testes de Hipóteses sobre Médias e Proporções. Correlação. Análise de Regressão Simples. Regressão utilizando Modelos Não Lineares.
OBJETIVO: Proporcionar aos acadêmicos os conhecimentos teóricos e práticos da ciência estatística quanto aos métodos de organização e análise de dados, apresentando a importância da estatística como ferramenta de aplicação indispensável ao planejamento e tomada de decisão em relação a problemas inerentes ao campo de atuação dos futuros profissionais de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA | 36.0 h

EMENTA: Conceito de Direito do Trabalho. Princípios. Direito individual do trabalho. Rotinas de admissão. FGTS. Contrato de trabalho. Vigência do contrato de trabalho. Contratos específicos e situações especiais. Desligamento do empregado.
OBJETIVO: Fornecer conhecimentos básicos e gerais da Legislação Trabalhista, para permitir a solução dos casos concretos que ocorrem no campo da administração de pessoal, preparando o aluno para a solução dos problemas que envolvem a empresa e empregados, bem como para o cumprimento da legislação, através de conhecimentos dos aspectos técnicos, legislativos e administrativos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA II | 72.0 h

EMENTA: Funções de Uma Variável Independente: Derivadas e Diferenciais; Integrais. Funções com Mais de Uma Variável Independente: O Espaço n-dimensional; Funções de Duas Variáveis Independentes: Gráficos de Funções de Duas Variáveis Independentes; Curvas de Nível; Função Produção; Derivadas Parciais; Diferencial de uma Função; Função Composta; Funções Implícitas; Funções Homogêneas; Derivadas Parciais de Segunda Ordem; Máximos e Mínimos para Funções de Duas ou mais Variáveis Independentes.
OBJETIVO: Desenvolver o raciocínio lógico, permitindo uma abordagem quantitativa na análise e solução de problemas relacionados à economia e à gestão de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DA PESQUISA | 36.0 h

EMENTA: Pesquisa Científica. Elementos iniciais do projeto de pesquisa. Fundamentação teórica da pesquisa. Técnicas de amostragem. A pesquisa quantitativa e qualitativa. Instrumento de coleta de dados. Análise e Interpretação dos dados. Apresentação dos resultados de pesquisa.
OBJETIVO: Conhecer os princípios e passos fundamentais para a elaboração de trabalhos científicos. Capacitar o aluno para a interpretação, leitura e elaboração destes trabalhos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS ESPECIAIS EM CONTABILIDADE I | 36.0 h

EMENTA: Compreendendo a ciência social, onde determinados fenômenos podem ser mensurados em função das particularidades econômicas regionais, atendo-nos a modificações ocorridas constantemente, muitas são as vertentes existentes para cada mercado, neste sentido disponibilizamos esta matéria como sugestões de disciplinas apresentadas em acordo com a da tempestividade econômica Brasileira.
OBJETIVO: Transmitir conhecimentos gerais da contabilidade com o objetivo de exercitar a realidade necessária no ambiente empresarial prevalecendo a pratica contábil nas diversas atividades vinculadas à gestão

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

CONTABILIDADE DE CUSTOS | 72.0 h

EMENTA: : Introdução à contabilidade de custos. Confrontação entre contabilidade de custos, contabilidade financeira e contabilidade gerencial. Terminologia contábil e implantação de sistemas de custos. Algumas classificações e nomenclaturas de custos. Esquema básico de contabilidade de custos. Custos diretos e indiretos de fabricação. Contabilização dos custos de produção, o custo do produto vendido e a demonstração do resultado. Aplicação dos custos indiretos de fabricação. Sistemas de custeamento (ABC, RKW, Absorção). Aspectos fiscais relativos à avaliação de estoques.
OBJETIVO: Transmitir ao aluno o modo pelo qual deve ser implementada a contabilidade para fins de valoração de estoques e apuração do resultado nas empresas industriais, em conformidade com a legislação fiscal pertinente, considerando ainda o aspecto gerencial dos custos para decisão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA II | 72.0 h

EMENTA: Investimentos. Fluxo de Caixa Método Direto e Indireto. Demonstração do Valor Adicionado. Balanço Social. Demostração das Mutações do Patrimônio Líquido. Testes de Recuperabilidade. Evidenciações (Disclosure).
OBJETIVO: Transmitir conhecimentos gerais da contabilidade com o objetivo de exercitar a prática contábil e sua aplicação nas diversas atividades vinculadas à gestão empresarial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTATÍSTICA ECONÔMICA | 72.0 h

EMENTA: Construção e Utilização de Números-Índice. Testes Não Paramétricos. Experimentos Multinomiais. Medidas de Desigualdade. Medidas de Concentração. Medidas de Pobreza.
OBJETIVO: Proporcionar aos acadêmicos os conhecimentos teóricos e práticos da Ciência Estatística como ferramenta de aplicação em disciplinas a serem futuramente cursadas e como elemento indispensável ao planejamento e tomada de decisão, em problemas inerentes ao campo de atuação do futuro contador.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: A Administração no Séc. XXI. Evolução do Pensamento Administrativo. Imagens das Organizações. Perspectiva Clássica da Administração. Perspectiva Humanista. A Teoria da Burocracia. A Teoria Estruturalista.  A Escola Comportamentalista. A teoria dos Sistemas. A Teoria das Contingências. A abordagem Neoclássica.
OBJETIVO: Introduzir o aluno, no estudo da administração de empresas, através da análise de suas principais correntes teóricas e de suas aplicações, tendo como perspectiva uma visão sistêmica do fenômeno administrativo. Familiarizar o aluno com as atividades funcionais do administrador e a prática administrativa. Fornecer ao estudante uma visão geral das novas tendências em administração de empresas e seus desdobramentos práticos na gestão empresarial, tendo como pano de fundo o contexto da pós-modernidade.Exercitar com o aluno a prática das funções administrativas, através de oficinas e discussões

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA CONTÁBIL | 72.0 h

EMENTA: Abertura de empresas. Emissão de Certidões negativas. Noções de arquivos e controles internos. Conciliação e separação de documentos fiscais e contábeis. Inventário permanente. Formas de controle físico dos estoques em inventários permanentes. Livros fiscais e contábeis obrigatórios. Lançamentos contábeis. Noções do Departamento Pessoal. Encerramento de Empresas
OBJETIVO: O objetivo da disciplina “Prática Contábil” é proporcionar ao aluno do curso de Ciências Contábeis, conhecimentos básicos dos procedimentos realizados em um escritório contábil, podendo ser estendido a qualquer empresa que tenha contabilidade e controles internos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 150.0 h

EMENTA: Noções de Estrutura de Pesquisa conforme ABNT. Orientação Inicial da Escolha do Estudo de Caso. Apresentação do modelo de Estudo de Caso. Protocolo da Pesquisa. Construtos. Método de Pesquisa a ser aplicado. Orientações Práticas. Conclusão do Trabalho. Apresentação oral para banca 2 professores. Apresentação do Artigo Científico
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos o conhecimento prático dos conceitos da ciencia contábil e suas aplicações na profissão, permitindo que o aprendizado relacione os aspectos teóricos às tarefas práticas contábeis, consolidando-os com os conteúdos das matérias afins, com o objetivo de fornecer o saber necessário ao desenvolvimento pleno das funções do contabilista.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEGISLAÇÃO FISCAL APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Direito Tributário. Tributo. Sistema Constitucional Tributário. Competência Tributária. Princípios Constitucionais Tributários. Imunidades. Imposto. Taxa. Contribuição de Melhoria. Outras figuras tributárias. Instrumentos legislativos introdutórios de normas tributárias. Vigência, aplicação e interpretação da legislação tributária. Norma Jurídica Tributária. Hipótese de Incidência Tributária. Hipótese de incidência tributária no CTN. Conseqüência tributária no CTN. Crédito tributário e lançamento. Suspensão da exigibilidade do crédito tributário. Suspensão da exigibilidade do crédito tributário. Extinção do crédito tributário. Exclusão do crédito tributário. Administração tributária. Impostos Federais. Impostos Estaduais. Impostos Municipais.
OBJETIVO: A disciplina apresenta os conceitos fundamentais do sistema tributário nacional, bem como sua estrutura e funcionamento; a competência e classificação dos tributos; os principais tributos federais, estaduais e municipais; sua evidenciação nas demonstrações contábeis; e os impactos dos tributos nos custos dos produtos e na formação do preço de venda.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA FINANCEIRA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da Matemática Financeira. Operações Básicas. Regime de Juros Simples. Descontos Simples: Comercial, Racional e Bancário. Regime de Juros Compostos. Estudo das Taxas: Efetiva, Nominal, Real. Desconto Composto Racional. Séries de Pagamentos Uniformes e Variáveis. Séries de Pagamentos em Gradiente. Equivalência de Fluxos de Caixa. Taxa Média e Prazo Médio para Operações de Juros Simples e Juros Compostos. Sistemas de Amortização de Empréstimos: Sistema Francês, Sistema de Amortização Constante, Sistema de Amortização Crescente
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos da matemática financeira, apresentando problemas de acordo com a realidade do mercado, a fim de desenvolver o raciocínio financeiro do acadêmico, fornecer os subsídios indispensáveis ao desenvolvimento das disciplinas que dependem do conhecimento prévio desta disciplina e mostrar sua importância para a formação e desenvolvimento do futuro profissional de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA OPERACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Introdução a Management Sciences: O Processo de Modelagem; A Tomada de Decisão, o Processo de Modelagem e o Decisor; Tipos de Modelos; Modelos de Programação Matemática. Programação Linear: Modelagem; Problemas de Programação Linear com Duas Variáveis de Decisão e a Solução pela Abordagem Gráfica; Problemas de Programação Linear com mais de Duas variáveis de Decisão e a Solução utilizando o Solver® do Excel®. O Problema Dual e a Análise de Sensibilidade (Custo Reduzido e Preço Sombra) . Programação Linear Inteira. Problemas de Rede: Transporte; Designação; Escala de Produção; Distribuição; Menor Caminho; Fluxo Máximo; Programação Não-linear: Programação Quadrática usando o Solver® do Excel®. Teoria da Decisão: A matriz de pay-off; Os critérios de decisão (Maximax, Maximin, Minimax, Valor Esperado; Alfa de Hurwicz); Valor Esperado da Informação Perfeita
OBJETIVO: Fornecer instrumental matemático/estatístico indispensável aos acadêmicos para prosseguir os estudos em disciplinas que requerem o conhecimento prévio de métodos quantitativos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos Sistemas de Informações Contábeis; Documentação de Sistemas de Informações; Controles Internos dos Sistemas de Informações Contábeis; Crimes de Computador e ética; Aplicação no Labolatório de Atividades Práticas de Contábilidade
OBJETIVO: Capacitar o aluno na avaliação da importância da tecnologia da informação no contexto empresarial, que, agregados segundo uma seqüência lógica, definirão a forma de um Sistema de Informação com enfoque voltado à área contábil.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

AUDITORIA CONTÁBIL | 72.0 h

EMENTA: Introdução à auditoria. Normas de auditoria (independente externa e interna). Planejamento de auditoria (inicial, detalhado e execução). Controles internos. Exame de auditoria. Papéis de trabalho. Circularização. Carta de Responsabilidade dos Administradores. Exame de auditoria das demonstrações contábeis. Auditoria Interna. Auditoria Governamental. Amostragem Estatística aplicada.
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos o conhecimento dos conceitos da disciplina e suas aplicações na profissão e nas atividades de auditoria, permitindo que o aprendizado relacione os aspectos teóricos às tarefas práticas do auditor, consolidando-os com os conteúdos das matérias afins, com o objetivo de fornecer o saber necessário ao desenvolvimento pleno das funções do contabilista.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTABILIDADE AVANÇADA | 72.0 h

EMENTA: Demonstração do Valor Adicionado. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC). Avaliação e contabilização dos investimentos em participações societárias. Consolidação de Demonstrações Contábeis. Entendimento do processo contábil de operações relativas ao deferimento tributário. Teste de Recuperabilidade. Aspectos gerenciais da contabilidade avançada. Operações Descontinuadas
OBJETIVO: Transmitir os assuntos mais avançados da contabilidade contemporânea, com o objetivo de desenvolver no corpo discente habilidades com as práticas contábeis relacionadas a: demonstração do valor adicionado, fluxo de caixa, mutações patrimoniais, avaliação e contabilização dos investimentos em participações societárias e consolidação de demonstrações contábeis entendimento do processo contábil de operações relativas ao deferimento tributário, consolidação das demonstrações contábeis e teste de recuperabilidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTABILIDADE SOCIETÁRIA | 36.0 h

EMENTA: Parte geral do Direito Societário. Personalidade Jurídica. Classificação dos Modelos Societários Brasileiros. Ato Constitutivo. O Sócio. Sociedades em Espécie. Sociedades Limitadas. Sociedades Anônimas
OBJETIVO: Interpretar a Legislação Específica das sociedades por ações e das demais sociedades comerciais, aplicando com exemplos práticos aplicados a área contábil.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós-) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO PÚBLICA | 36.0 h

EMENTA: Administração Pública. Estrutura Governamental no Brasil. Administração Financeira e Orçamentária, Responsabilidade Fiscal. Planejamento Estratégico Municipal. Estatuto da Cidade. Planejamento de Informações Públicas Municipais. Princípios da Administração Pública. Fundamentos do Orçamento Público. Despesa e Receita Públicas. Licitações.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a identificar, analisar, explicar e avaliar a intervenção do Governo e os instrumentos disponíveis para a Gestão Pública.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS | 72.0 h

EMENTA: Noções de análise. Usos e usuários. Limitações. Preparos das demonstrações para análise. Estrutura das demonstrações ajustadas para análise. Análise vertical / horizontal. Análise por meio de indicadores financeiros. Indicadores de insolvência (KANITZ e outros). Indicadores padrões aquisitivo da empresa: margem X rotatividade. Índice Du Pont. Rotação de valores. Alavancagem Financeira. Indicadores de insolvência e padrões de análise. Situação econômica. Evolução patrimonial e causas determinantes. Imobilizações e desimobilizações. Relatórios e sugestões para a tomada de decisão.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a analisar as demonstrações contábeis, visando extrair informações específicas e/ou gerais a respeito da empresa, do ponto de vista financeiro, econômico e mercadológico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTABILIDADE GERENCIAL | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de Informações Contábeis. Medindo e Relatando Desempenho.Sistemas de Planejamento. Plano Orçamentário: Estrutura e Análise Crítica. Controles dos Estoques. Projeções dos demonstrativos contábeis. Medição de Desempenho. Balanced Scorecard: Mapas Estratégicos. Mensuração do Capital Humano.
OBJETIVO: Fornecer elementos teóricos e práticos da Contabilidade Gerencial, principalmente quanto ao processo de comunicação dentro dos vários níveis hierárquicos da empresa e papel do contador gerencial no auxílio aos processos de investimento e financiamento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTABILIDADE INTERNACIONAL | 72.0 h

EMENTA: : Harmonização Internacional das Normas Contábeis. Interpretação dos Pronunciamento do CPC. Teste de Recuperabiliidade. Conceito de Moedas. Tradução das demonstrações Contábeis para Moeda Estrangeira. Ganhos e Perdas na Tradução. Aplicação do Método Monetário e Não Monetário. Aplicação do Método Corrente. Lei 11.638/07.
OBJETIVO: Demonstrar as principais práticas internacionais de Contabilidade e seu processo de harmonização contábil no Brasil após a lei 11.638/07 e a obrigatoridade da implantação das IFRS nas Companhias

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 150.0 h

EMENTA: Noções de Estrutura de Pesquisa conforme ABNT. Orientação Inicial da Escolha do Estudo de Caso. Apresentação do modelo de Estudo de Caso. Protocolo da Pesquisa. Construtos. Método de Pesquisa a ser aplicado. Orientações Práticas. Conclusão do Trabalho. Apresentação oral para banca 2 professores. Apresentação do Artigo Científico
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos o conhecimento prático dos conceitos da ciencia contábil e suas aplicações na profissão, permitindo que o aprendizado relacione os aspectos teóricos às tarefas práticas contábeis, consolidando-os com os conteúdos das matérias afins, com o objetivo de fornecer o saber necessário ao desenvolvimento pleno das funções do contabilista.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO AO CÁLCULO ATUARIAL | 36.0 h

EMENTA: História dos Seguros: contexto internacional e nacional. Direito do Seguro no novo Código Civil. Previdência. Tábua Mortuária. Cálculos para mensuração do risco.
OBJETIVO: Demonstrar aos discentes os principais temas relacionados a Ciências Atuariais: cálculo da estatística e das probabilidades para estabelecer obrigações financeiras dos seguros e sua aplicabilidade na mensuração dos riscos nas organizações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS ESPECIAIS EM CONTABILIDADE II | 36.0 h

EMENTA: Temas atuais ou especiais em Ciências Contábeis.
OBJETIVO: Transmitir conhecimentos gerais da contabilidade com o objetivo de exercitar a realidade necessária no ambiente empresarial prevalecendo a pratica contábil nas diversas atividades vinculadas à gestão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

CONTABILIDADE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo do Orçamento Público. Elementos da Contabilidade Geral. Contabilidade Pública: conceitos, campo de atuação. Sistemas de Contas. Receitas e Despesas. Dívida e Endividamento Público. Patrimônio na Administração Pública. Regime Contábil. Exercício Financeiro. Execução Orçamentária e Cumprimento de Metas. Créditos Adicionais. Controle da Execução Orçamentária: Controle Interno, Auditoria Interna e Controle Externo. Balanços Públicos. Prestação de Contas. Aspectos Fundamentais da Legislação pertinente: CRFB/88, Lei 4.320/64, LC 101/00, Lei 10.257/01, Lei 8.666/93 e Normas do Tribunal de Contas.
OBJETIVO: Proporcionar ao discente o desenvolvimento de habilidades com vistas a identificação, compreensão, análise e interpretação dos Relatórios elaborados pelo Setor Público. Dar de conhecer a origem e mutações dos fluxos orçamentário, financeiro e patrimonial. Capacitar o futuro profissional contábil na reflexão sobre os mecanismos e informações adequadas para serem utilizadas pelo gestor público e pela sociedade, na busca da transparência na aplicação dos recursos públicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA | 72.0 h

EMENTA: Direito tributário. Legislação tributária. Sistema tributário nacional. Obrigação tributária. Crédito tributário. Administração tributária. Planejamento tributário. Obrigações Acessórias.
OBJETIVO: Preparar o aluno para atender às necessidades empresariais, habilitando-o a identificar a aplicabilidade prática dos principais conceitos inerentes à tributação das pessoas jurídicas no Brasil, sempre atentando para os reflexos na contabilidade dos procedimentos fiscais adotados. Também transmitir noções básicas do planejamento tributário e os processos que visem à economia de tributos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FINANÇAS CORPORATIVAS | 72.0 h

EMENTA: Administração dos ativos da empresa. Crédito mercantil. Estoques (Lote econômico de compras). Contas a receber. Orçamento e administração de caixa. Introdução a análise de projetos de investimento de capital. Elementos. Fluxo de Caixa Convencional (Padrão). Fluxo de Caixa Não Convencional. Avaliação de Projetos de Investimento de Capital: Taxa Mínima de Atratividade (TMA). Payback Simples. Payback Descontado (Valor Presente). Payback Descontado (Saldo do Projeto). Índice de Lucratividade. Taxa Interna de Retorno. Valor Presente Líquido. Anuidade Uniforme Equivalente. Valor Futuro Líquido. Taxa Interna de Retorno Modificada. Aplicações. Risco e incerteza na avaliação das alternativas de investimento; Custo de capital; Custo do capital próprio; Custo do capital de terceiros; Custo médio ponderado do capital; Custo marginal de capital; Conceito de risco econômico e risco financeiro
OBJETIVO: Desenvolver conhecimentos, habilidades e técnicas que ofereçam a oportunidade de ter uma postura ativa diante da realidade financeira das empresas, a curto, médio e longo prazos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PERÍCIA E ARBITRAGEM | 72.0 h

EMENTA: A perícia. Campo de Atuação da Perícia Judicial. Direito Processual Civil. Normas Profissionais do Perito. Da Perícia. Do Parecer Pericial. Do Planejamento da Perícia. Laudo Pericial Contábil. Impedimento e Suspeição. Dos Honorários. Prática Pericial
OBJETIVO: Propiciar aos discentes a utilização plena dos instrumentos contábeis, de Perícia e Arbitragem; conhecimento adequado de instrumentos técnicos para a análise e tomada de decisões relacionadas à Perícia e Arbitragem; Instrumentalizar os discentes para competência técnica e postura ética no exercício profissional; Debater informações relevantes e atualizadas nas áreas da Perícia e Arbitragem;Intercambiar conhecimentos entre os profissionais já atuantes em Perícia e Arbitragem..

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 72.0 h

EMENTA: O conhecimento científico centrado em pesquisas. Estrutura do projeto de pesquisa. Formatos do Trabalho de Curso: Técnicas de construção de um projeto de pesquisa.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

CONTROLADORIA AVANÇADA | 72.0 h

EMENTA: Estratégia empresarial. O papel da controladoria no processo de gestão. Planejamento operacional. Medição de desempenho. Sistemas Integrados de gestão. Controle nas organizações. Gestão estratégica de Custos. Analise da Conjuntura e Previsão de Demanda: Controle orçamentário no acompanhamento dos negócios. Gestão financeira. Decisões sobre terceirização de atividades. Programas de qualidade e implicações com controle. Estrutura divisionalizada. Preços de transferência. Controle gerencial nas empresas multinacionais. Questões comportamentais no controle empresarial. A ética na gestão de negócios.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivo integrar conhecimentos apresentados em outras disciplinas e proporcionar ao aluno a compreensão da potencialidade da Controladoria nas empresas. Para tanto, alguns temas foram selecionados e serão tratados sob a ótica do seu relacionamento com o controle gerencial das organizações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA PROFISSIONAL | 36.0 h

EMENTA: Da atividade da advocacia; Dos direitos do advogado; Da inscrição e da sociedade dos advogados; Do advogado empregado; Dos honorários advocatícios; Das incompatibilidades e impedimentos; Das infrações e sanções disciplinares; Dos fins e organização da OAB; Do procedimento disciplinar; Da ética do advogado. Fundamentos constitucionais. Regras deontológicas fundamentais; Das relações com o cliente; Do sigilo profissional; Do dever de urbanidade.
OBJETIVO: Capacitar o aluno de uma visão crítico-doutrinária das noções teóricas, jurídicas e práticas acerca das profissões jurídicas, proporcionando-lhe, inclusive, conhecimentos necessários acerca da Ética Profissional, que servirão de aporte ao seu futuro profissional e conhecimento das profissões jurídicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RECUPERAÇÃO JUDICIAL/EXTRA JUDICIAL E DE FALÊNCIA | 36.0 h

EMENTA: A Teoria da Empresa no Direito Brasileiro. Disposições Comuns à Recuperação Judicial e à Falência. Verificação e Habilitação de Créditos. Administração Judicial e do Comitê de Credores. Assembléia Geral de Credores. Assembléia Geral de Credores. Recuperação Judicial. Da Convolação da Recuperação Judicial em Falência. Falência.
OBJETIVO: Propiciar aos discentes a utilização plena dos instrumentos contábeis, de Recuperação Judicial, Extrajudicial e de Falência;Proporcionar atualização, conhecimento adequado de instrumentos técnicos para a análise e tomada de decisões relacionadas à Recuperação Judicial, Extrajudicial e de Falência; Instrumentalizar os discentes para competência técnica e postura ética no exercício profissional; Debater informações relevantes e atualizadas nas áreas da Recuperação Judicial, Extrajudicial e de Falência;Intercambiar conhecimentos entre os profissionais já atuantes na Recuperação Judicial, Extrajudicial e de Falência.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA DA CONTABILIDADE | 72.0 h

EMENTA: Papel do mercado financeiro na economia. Utilidade Econômica da Contabilidade. Relevância. Conceitos Fundamentais Ativo, Passivos, Patrimônio, Resultado, Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos. Fluxo de Caixa. Accruals. Direito Romano. Direito Consuetudinário. Evidenciação. Custo de litígios. Abordagem Positiva.
OBJETIVO: Propiciar aos discentes o conhecimento empírico da Contabilidade e suas diversas vertentes existentes nos mais diversos contextos mundiais, aplicando-as nas práticas rotineiras como base de decisão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS ESPECIAIS EM CONTABILIDADE III | 72.0 h

EMENTA: Compreendendo a ciência social, onde determinados fenômenos podem ser mensurados em função das particularidades econômicas regionais, atendo-nos a modificações ocorridas constantemente, muitas são as vertentes existentes para cada mercado, neste sentido disponibilizamos esta matéria como sugestões de disciplinas apresentadas em acordo com a da tempestividade econômica Brasileira.
OBJETIVO: Transmitir conhecimentos gerais da contabilidade com o objetivo de exercitar a realidade necessária no ambiente empresarial prevalecendo a pratica contábil nas diversas atividades vinculadas à gestão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.