Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Enfermagem

A criação, em 2000, do curso de Enfermagem em Bragança Paulista veio ao encontro do compromisso assumido pela Universidade São Francisco com a construção da cidadania. Por meio do exercício de suas funções com responsabilidade e solidariedade, os alunos têm garantido que esse compromisso seja cumprido.

Com o aumento da expectativa de vida da população, as políticas públicas voltadas à promoção da saúde e a grande oferta de vagas para enfermeiros, principalmente com o processo de implantação e operacionalização do Programa Saúde da Família (PSF), o campo de trabalho para o profissional da área vem, cada vez mais, ganhando espaço. É familiarizando seu aluno a esse mercado que o curso de Enfermagem (Bacharelado) da Universidade São Francisco se propõe a formar profissionais com conhecimento técnico-científico amplo que lhes permita fazer frente aos desafios da profissão, como assistir, gerenciar, ensinar e pesquisar. Visando a alcançar tais objetivos e, por meio do ensino de práticas de autocuidado, promover a independência desse profissional, o curso trabalha, em seu projeto pedagógico, com particularidades indispensáveis à formação do aluno, como o respeito aos princípios éticos e legais da profissão e a valorização do ser humano e do exercício da cidadania.

Com ética e uma base sólida de conhecimentos, o estudante poderá intervir, integrado ao demais setores sociais, nos problemas de saúde da população de modo a promovê-la, protegê-la e recuperá-la.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais


DURAÇÃO: dez semestres.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 4.008 horas.

PERÍODOS: noturno.

Áreas de Atuação

 O profissional de Enfermagem é requisitado nas áreas:

  • Assistencial - hospitais, centros públicos, centros e consultórios de enfermagem, enfermagem do trabalho, empresas e órgãos governamentais e não-governamentais;
  • Educacional - docência, projetos de atuação para saúde
  • Gerencial - administração, consultoria, auditoria, atuação no setor de faturamento de hospitais e representação e comercialização de produtos médico-hospitalares.

Disciplinas

Portaria Ministerial nº 411, de 30/08/2013 (D.O.U. 02/09/2013).

Turno: MATUTINO Currículo: 0004-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ANTROPOLOGIA DA SAÚDE | 36.0 h

EMENTA: Conceito de antropologia. O dimensionamento do aspecto antropológico, religioso e social das ações do homem relacionado à doença e cura. Conceito de eficácia, corpo, sofrimento, morte.
OBJETIVO: Dimensionar o ser humano na pluralidade íntegra. Analisar as questões culturais sobre a área da saúde. Compreender como diferentes grupos elaboram as noções de saúde-doença-cura. Prospectar como os indivíduos se relacionam com as crenças religiosas, bem como essas interagem na saúde-doença-cura. Refletir os conceitos de eficácia, corpo, sofrimento, morte

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOESTATÍSTICA APLICADA À SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos conceitos utilizados em Bioestatística e sua aplicação na saúde e nas pesquisas científicas realizadas no âmbito da saúde. Amostragem, medidas de tendência central e dispersão. Noções de probabilidades e de distribuição. Testes estatísticos aplicados à análise de dados. Utilização de softwares estatísticos
OBJETIVO: Fornecer elementos para o entendimento dos desenhos epidemiológicos. Capacitar para execução de procedimentos de análise estatística de dados, assim como na utilização de softwares estatísticos. Fornecer subsídios para elaboração de tabelas, gráficos e testes estatísticos desenvolvidos no programa. Analisar criticamente os resultados estatísticos publicados em artigos científicos e avaliar o grau de consistência e coerência associado à metodologia e instrumental analítico utilizado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Bases conceituais, história e aplicação da epidemiologia. Processo saúde-doença. Epidemiologia descritiva e analítica. Desenhos epidemiológicos. Indicadores de saúde. Epidemiologia social na América Latina. Vigilância epidemiológica.
OBJETIVO: Compreender as bases teóricas do raciocínio epidemiológico para a redução das frequências dos agravos relativos à saúde da coletividade humana. Conhecer os indicadores para o planejamento, administração e avaliação de ações de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EXTENSÃO E OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM | 36.0 h

EMENTA: Bases conceituais da extensão. Identificação de projetos de extensão. Discussão sobre o grau de contribuição da extensão na formação acadêmica do aluno. Inculturação dos resultados e dos referenciais teóricos e metodológicos na grade curricular do curso de graduação.
OBJETIVO: Apresentar resultados sistematizados de projetos de extensão. Analisar as metodologias utilizadas, demanda e público atingido, referenciais epistemológicos, processo de intervenção, grau de apropriação dos conhecimentos e de interdependência com outros saberes científicos. Compreender os processos de produção de novas tecnologias e inovação, bem como seu grau de transferência para a comunidade atendida

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DA PESQUISA E BIOÉTICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos de ciência e métodos. Tipos de conhecimento. Etapas para elaboração de um projeto. Histórico da bioética. Princípios éticos para pesquisa com seres humanos e animais.
OBJETIVO: Desenvolver as habilidades necessárias para a pesquisa científica qualitativa e quantitativa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE | 36.0 h

EMENTA: Processos psicológicos básicos - percepção, sensação, cognição, motivação e emoção. Modelos para a compreensão do funcionamento mental. Psicologia do desenvolvimento. Relação entre comportamento e saúde.
OBJETIVO: Favorecer a compreensão dos aspectos psicológicos que permeiam a área da saúde, com base no modelo biopsicossocial

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo do processo histórico de construção do sistema de saúde no Brasil. Reforma sanitária. Sistema Único de Saúde. Análise dos determinantes econômicos, sociais e políticos para a formulação de políticas públicas de saúde. Vigilância em saúde. Prevenção de agravos e promoção de saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde. Sistema de saúde local. Programas de saúde e Estratégia Saúde da Família.
OBJETIVO: Conhecer a evolução das políticas públicas de saúde no Brasil com ênfase no processo de reforma sanitária. Conhecer os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a importância da saúde coletiva, das políticas públicas e a realidade do sistema de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

BIOLOGIA CELULAR E EMBRIOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da biologia, estrutura e organização celular. Noções básicas de embriologia humana.
OBJETIVO: Proporcionar o aprendizado e a discussão dos conceitos de biologia celular e relacioná-los à área de saúde. Apresentar os processos de reprodução, desenvolvimento embrionário e desenvolvimento fetal.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura e função de aminoácidos, peptídeos, proteínas, carboidratos, lipídios, enzimas e vitaminas. Ação hormonal. Introdução ao metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Integração metabólica.
OBJETIVO: Proporcionar o aprendizado sobre a constituição química da célula e dos processos bioquímicos e metabólicos básicos. Proporcionar o aluno da área de saúde capacidade de compreender a importância dos diversos processos bioquímicos e metabólicos básicos no organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GENÉTICA HUMANA | 36.0 h

EMENTA: Estrutura e função dos ácidos nucléicos. Replicação do DNA. Transcrição e Tradução. Funcionamento gênico. Mutações e polimorfismos. Padrões de herança monogênica. Genealogia e síndromes humanas prevalentes. Meiose e Mitose. Citogenética básica e clínica. Erros inatos do metabolismo. Genética e câncer. Bases da tecnologia de DNA recombinante. Genética e ética e aconselhamento genético
OBJETIVO: Apresentar e discutir de forma integrada os diferentes segmentos da genética humana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTÓRIA EM SAÚDE E INSTRUMENTOS BÁSICOS PARA A ASSISTÊNCIA | 36.0 h

EMENTA: Compreensão da Enfermagem e sua evolução histórica desde a Idade Média até o surgimento da Enfermagem Científica na Modernidade. Conceito de Enfermagem enquanto arte e ciência; o conhecimento teórico produzido por enfermeiros; teorias de Enfermagem, cenários da prática profissional, a arte de registrar. Identificação e análise dos elementos que compõem o processo de trabalho na saúde e na enfermagem. Discussão de conceitos de cidadania e papel social do enfermeiro
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno o aprendizado e a discussão dos conceitos relacionados à evolução histórica do processo de cuidar do ser humano e do processo de trabalho da enfermagem, trazendo uma abordagem histórica da enfermagem, bem como, as teorias que serviram de inspiração para a sistematização do processo de enfermagem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não acadêmicos. Promover uma prática intensiva de leitura e análise linguística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Regras de Três. Porcentagem. Expressões algébricas. Funções de uma variável.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de saúde ambiental e políticas para conservação e preservação. Aspectos básicos e conceituais de saneamento básico, controle de poluentes e as relações entre o meio ambiente e a saúde individual e coletiva. Principais fatores de risco do meio ambiente; as técnicas e estratégias de intervenção para a promoção da saúde e prevenção das doenças. O papel do enfermeiro como educador em relação à preservação do meio ambiente e da vida. Função da Vigilância Sanitária como meio de proteção à defesa da saúde da população.
OBJETIVO: Compreender os elementos básicos e introdutórios, visando o conhecimento e a detecção dos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana e identificar as medidas de prevenção e controle de riscos e das doenças ou outros agravos à saúde relacionados ao ambiente e as atividades produtivas. Capacitar o aluno a compreender a dimensão da Saúde Ambiental, relacionando-os com o contexto de Vigilância Sanitária, de forma que esteja habilitado para atuar junto à população no âmbito de Saúde Coletiva.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

ANATOMIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: Nervoso, Circulatório, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital, Esquelético, Articular e Muscular.
OBJETIVO: Proporcionar, aos acadêmicos, conhecimentos teóricos e práticos básicos dos aspectos morfológicos e topográficos dos diversos sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós-) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos compartimentos hídricos. Meio interno e homeostase, membrana, bioeletrogênese, tecido nervoso, potencial de ação, sinapse. Receptores sensoriais e somestesia. Sistema neurovegetativo. Estudo da função dos sistemas cardiovascular, respiratório, renal, digestório e glândulas anexas. Eixo hipotálamo-hipófise, tireóide, paratireóide, adrenais e pâncreas. Efeitos fisiológicos e mecanismo de controle de hormônios ovarianos e testiculares.
OBJETIVO: Possibilitar uma compreensão generalista dos mecanismos fisiológicos envolvidos na manutenção das funções vitais do organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos em histologia do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos histológicos e estruturais dos seguintes tecidos básicos e sistemas: nervoso, epitelial e conjuntivo, muscular, circulatório, respiratório, urinário, genital masculino e feminino, digestório, ósseo e cartilaginoso.
OBJETIVO: Proporcionar ao acadêmico conhecimento teórico e prático básico dos aspectos morfológicos, microscópicos e ultraestruturais dos diversos tecidos e sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Alterações regressivas celulares. Distúrbios circulatórios. Distúrbios do metabolismo de pigmentos endógenos e exógenos. Mecanismos de defesa inatos e adaptativos. Inflamações agudas, crônicas, crônicas granulomatosas, cura e reparo. Distúrbios do crescimento e da diferenciação. Neoplasias.
OBJETIVO: Fornecer embasamento para reconhecer e interpretar com segurança os fenômenos histopatológicos e conscientização da necessidade de assumir postura científica, frente à enfermidade. Explicar os mecanismos patogenéticos e suas manifestações clínicas, firmando em bases anatomofisiológicas. Mostrar as alterações estruturais e ou funcionais que envolvem todos os níveis de organização biológica, variando apenas o grau de comprometimento dos diferentes níveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA GERAL | 36.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais em farmacologia. Formas farmacêuticas e vias de administração. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Interações Medicamentosas. Interações Fármaco-nutriente.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos básicos em Farmacologia, de farmacocinética e farmacodinâmica relacionados no programa. Capacitar o aluno a resolução de casos clínicos farmacológicos na prática diária e reconhecimento de possíveis interações medicamentosas, fornecendo subsídios para garantia da eficácia terapêutica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM | 72.0 h

EMENTA: Sistema Sensorial Somestésico; Características Contráteis do Músculo estriado esquelético; Reflexos medulares; Funções motoras supra-segmentares; Bases Neurais da Emoção; Plasticidade Neural; Ritmos Biológicos; Hemodinâmica; Determinantes da Pressão Arterial; Controle de Pressão Arterial de Curto Prazo e Longo Prazo; Volumes e Capacidades Pulmonares; Controle Neural e Químico da Respiração; Mecanismo de formação de Urina Concentrada e Diluída; Mecanismo de Micção e seu controle; Reflexos Gastrointestinais e seus controles; Gravidez; Parto; Amamentação; Anticoncepção.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade para a aplicação fisiologia na sua futura atividade profissional, não apenas em teremos curativos mas preventivos. Aprofundar os conhecimentos sobre os sistemas: nervoso, circulatório, respiratório, renal, digestório, endócrino e reprodutor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios teóricos e práticos da biologia dos microrganismos: bactérias, fungos e vírus. Controle de microrganismos. Antibióticos: mecanismos de ação e resistência microbiana. Estrutura e organização do sistema imunológico. Resposta imune inata e adaptativa. Características dos antígenos. Imunoglobulinas. Sistema complemento. Reações de hipersensibilidade. Imunizações ativas e passivas.
OBJETIVO: Conhecer as propriedades gerais dos diferentes grupos de microrganismos (bactérias, fungos e vírus). Entender a importância do controle de microrganismos e os princípios dos métodos de controle existentes. Descrever os mecanismos de ação dos antimicrobianos e a aquisição de resistência microbiana. Conhecer e aplicar técnicas laboratoriais para o estudo microscópico dos microrganismos. Conhecer a estrutura e organização do sistema imunológico humano. Descrever os mecanismos específicos e inespecíficos de defesa do hospedeiro contra os diferentes tipos de patógenos. Interação das respostas imunes. Descrever e diferenciar imunização ativa e passiva.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PARASITOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Introdução à Parasitologia. Relação parasito-hospedeiro e ecologia parasitária. Mecanismos de transmissão, patogenia, diagnóstico, epidemiologia e profilaxia dos principais protozoários e helmintos do homem. Estudo dos principais artrópodes transmissores de doenças no homem
OBJETIVO: Transmitir aos alunos os conceitos básicos para compreensão da sintomatologia e diagnóstico laboratorial das doenças parasitárias, bem como o seu tratamento, e as implicações da relação parasito-hospedeiro sobre cada um dos componentes dessa associação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSO NUTRICIONAL | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos da nutrição, dietética e dietoterapia relacionados ao cuidado nutricional nos diversos níveis de atenção (primária, secundária e terciária).
OBJETIVO: Levar o aluno a compreender a importância da alimentação para a saúde do homem nos diferentes ciclos de vida. Fornecer subsídios teóricos para atuação do enfermeiro na equipe multiprofissional, considerando a nutrição e alimentação em sua dimensão preventiva e/ou terapêutica

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL | 36.0 h

EMENTA: As diferentes concepções de loucura e sua historicidade. Processo saúde – doença mental; promoção e prevenção em saúde mental. Princípios de comunicação terapêutica; relacionamento interpessoal; abordagens grupais. Políticas de saúde mental e trabalho multidisciplinar e interdisciplinar.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades na realização da comunicação terapêutica e do relacionamento interpessoal como ferramenta indispensável para a sistematização do Processo de Enfermagem em saúde mental. Possibilitar a aquisição de conhecimentos terórico-práticos em abordagens grupais como facilitadores para o trabalho com famílias e equipe multiprofissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM | 108.0 h

EMENTA: Fundamentação teórico-prática para a realização dos procedimentos de Enfermagem, com base científica, para o atendimento das necessidades do ser humano, individual e coletivo
OBJETIVO: Capacitar o aluno para o processo de Assistência de Enfermagem, desenvolvendo habilidades específicas necessárias para a atuação profissional, agregando teoria e prática para o atendimento ao cliente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR | 36.0 h

EMENTA: Histórico da infecção hospitalar. Estudos dos conceitos básicos de assepsia, anti-sepsia, limpeza, desinfecção e esterilização relacionadas ao controle da infecção. O processo de Enfermagem no controle da infecção hospitalar. Legislação nacional sobre o programa de controle de infecção hospitalar. Noções gerais sobre mecanismos de resistência bacteriana e controle de antimicrobianos. Noções de prevenção de riscos biológicos ocupacionais.
OBJETIVO: Oferecer subsídios teóricos para a participação nas ações básicas de Controle de Infecção Hospitalar; Conhecer medidas básicas de prevenção e controle das principais síndromes infecciosas e ações de controle nos serviços de apoio a assistência a saúde; Conhecer a legislação e estrutura das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar e os aspectos epidemiológicos e microbiológicos das Infecções Hospitalares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSO DE ENFERMAGEM | 36.0 h

EMENTA: Teorias de Enfermagem. O Processo de Enfermagem e suas etapas. Elementos da prática de enfermagem e as classificações de enfermagem (NANDA, NIC, NOC). Pensamento crítico, raciocínio clínico e habilidade diagnóstica.
OBJETIVO: Fornecer subsídios para o desenvolvimento do Processo da Assistência de Enfermagem, capacitar o aluno a desenvolver o histórico de enfermagem; a identificar problemas e determinar diagnósticos de enfermagem; a realizar o planejamento e implementação das intervenções de enfermagem; realizar avaliação sobre a assistência de enfermagem prestada.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REFLEXÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL | 36.0 h

EMENTA: Evolução da prática de enfermagem no contexto histórico, político e social. Lei do exercício profissional. Fundamentos da ética e código de ética. Entidades representativas da enfermagem. Análise crítica da prática da enfermagem e sua relação com a cidadania
OBJETIVO: Refletir sobre a dimensão ética do trabalho em Enfermagem, nas situações do cotidiano e em situações limite.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA APLICADA À ENFERMAGEM | 108.0 h

EMENTA: Introdução ao processo de enfermagem, com ênfase nas técnicas de coleta de dados - anamnese, métodos propedêuticos do exame físico, avaliação dos sinais vitais, aplicação dos princípios da semiologia e semiotécnica.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno habilidades técnicas para a realização da anamnese e para o desenvolvimento do exame físico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CUIDADOS BÁSICOS DE ENFERMAGEM | 90.0 h

EMENTA: Introdução à aplicação do processo de enfermagem com vistas à execução de cuidados de enfermagem ao cliente. Desenvolvimento de habilidades técnicas e de práticas educativas de enfermagem.
OBJETIVO: Instrumentalizar o aluno a desenvolver os procedimentos de Enfermagem, através de habilidades específicas necessárias para a atuação profissional e a execução da Prática da Assistência de Enfermagem nos diferentes níveis de atenção à saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAS DE SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: A perspectiva da Atenção Primária à Saúde como estratégia de reorganização do sistema de saúde. A enfermagem na promoção, prevenção e reabilitação da saúde. Os Programas de Saúde do Ministério nas diversas áreas de atuação do profissional enfermeiro, com detalhamento dos programas relacionados às doenças mais prevalentes (Doenças Imunopreveníveis, Imunização, Tuberculose, Hanseníase, DST / AIDS, Hipertensão e Diabetes).
OBJETIVO: Desenvolver no aluno habilidades básicas necessárias à atuação na assistência primária de saúde, bem como habilidades para utilização das medidas de saúde coletiva. Conhecer os fundamentos da programação em saúde do Sistema Único de Saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | 108.0 h

EMENTA: Análise dos indicadores de saúde infantil e do adolescente. Estatuto da criança e do adolescente. Aspectos do crescimento e desenvolvimento, genograma e ecomapa, prevenção de acidentes e afecções mais comuns de média e alta complexidade. Sistematização da assistência de enfermagem.
OBJETIVO: Capacitar o aluno na Assistência de Enfermagem integral à saúde da criança e do adolescente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE DA MULHER E DO RN | 108.0 h

EMENTA: Estudo dos aspectos fundamentais da assistência à saúde da mulher segundo as diretrizes do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Conceitos básicos de obstetrícia normal e obstetrícia patológica na gestação, parto e puerpério. Assistência ao recém-nascido sadio. Conhecimentos de ginecologia relacionados às afecções ginecológicas de maior incidência, prevenção do câncer de mama e colo de útero, citologia oncótica e Planejamento familiar
OBJETIVO: Capacitar o aluno na Assistência de Enfermagem integral à saúde da mulher e do recém-nascido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO ADULTO NAS INTERCORRÊNCIAS CIRÚRGICAS | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento do conhecimento científico e aplicação da assistência sistematizada de enfermagem ao indivíduo portador de afecções cirúrgicas agudas e crônicas, abordando a promoção, proteção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Assistência à família e cuidadores. Aspectos éticos na assistência de enfermagem.
OBJETIVO: Desenvolver subsídios teóricos para atuação e aplicação de assistência sistematizada de Enfermagem ao indivíduo portador de afecções cirúrgicas, agudas e crônicas de média complexidade e especialidade; Reconhecer as alterações orgânicas mais prevalentes no paciente adulto com afecções cirúrgicas, bem como suas formas de tratamento; Planejar, executar e avaliar a assistência de enfermagem sistematizada a pacientes com agravos cirúrgicos, refletindo sobre o cuidar como prática inerente ao enfermeiro; Reconhecer o papel do enfermeiro como membro integrante da equipe multidisciplinar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO ADULTO NAS INTERCORRÊNCIAS CLÍNICAS | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento do conhecimento científico e aplicação da assistência sistematizada de enfermagem ao indivíduo portador de afecções clínicas, agudas e crônicas, abordando a promoção, proteção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Assistência à família e cuidadores. Aspectos éticos na assistência de enfermagem.
OBJETIVO: Desenvolver subsídios teóricos para atuação e aplicação de assistência sistematizada de Enfermagem ao indivíduo portador de afecções agudas e crônicas de média complexidade e especialidade; Reconhecer as alterações orgânicas mais prevalentes no paciente adulto com afecções clínicas agudas e crônicas, bem como suas formas de tratamento; Planejar, executar e avaliar a assistência de enfermagem sistematizada a pacientes com agravos clínicos, refletindo sobre o cuidar como prática inerente ao enfermeiro; Reconhecer o papel do enfermeiro como membro integrante da equipe multidisciplinar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE COLETIVA | 72.0 h

EMENTA: Aplicação prática dos conceitos de promoção e prevenção. Execução e avaliação dos diversos programas de saúde do Ministério da Saúde no âmbito da atenção primária. Vivência de estratégias de mobilização popular através de ações educativas interdisciplinares e intersetoriais.
OBJETIVO: Capacitar o aluno no Desenvolvimento de Ações Educativas em Saúde; na execução e avaliação de Programas de Saúde nos diversos cenários de ensino- aprendizagem: UBS, ESF, ambulatório de especialidade, ambulatório de saúde mental.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA APLICADA | 36.0 h

EMENTA: Fármacos que atuam no Sistema Nervoso Central; Fármacos antiinflamatórios, fármacos que atuam no trato gastrintestinal, Fármacos cardiovasculares, Fármacos utilizados no tratamento de Diabetes, Antibióticos e Quimioterápicos; Reações adversas e uso racional de medicamentos; Farmacologia de grupos especiais de pacientes (crianças, idosos e gestantes).
OBJETIVO: Oferecer ao estudante de enfermagem conceitos que permitam prestar assistência de enfermagem de maneira segura, planejando intervenções para maximizar a eficácia terapêutica dos medicamentos, minimizar a ocorrência de toxidade, evitar interações medicamentosas adversas e proporcionar mais conforto ao cliente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR | 36.0 h

EMENTA: Conceito de interdisciplinaridade. Percepção da multicausalidade do processo saúde – doença (influência das dimensões sociais, político econômicas, biológicas, culturais, psicológicas). Investimento na interdisciplinaridade como estratégia para a concretização da integralidade das ações de saúde. Competências e habilidades para uma prática profissional do enfermeiro baseada na Atenção Integral em Saúde.
OBJETIVO: Compreender o conceito de interdisciplinaridade e refletir sobre sua contribuição para a integralidade das ações de saúde. Discutir os diversos aspectos que envolvem o processo de adoecimento e sua multicausalidade, e reconhecer a complexidade das ações em saúde. Conhecer as potencialidades da prática Interdisciplinar em sua proposta de um trabalho conjunto, que envolve vários olhares e conhecimentos disciplinares. Contribuir para a evolução e inovação da Enfermagem como conhecimento e profissão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

ENFERMAGEM GERONTOGERIÁTRICA | 36.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENFERMAGEM NO CENTRO CIRÚRGICO, NA RECUPERAÇÃO ANESTÉSICA E NA CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO | 36.0 h

EMENTA: Funcionamento do ambiente do Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado. Estrutura organizacional, Fluxo de Material, Procedimentos, Terminologia Cirúrgica, Instrumentais, Anestesia. Recursos humanos e materiais. Atribuições do Enfermeiro. Sistematização da Assistência de Enfermagem no período perioperatório
OBJETIVO: Instrumentalizar o aluno para atuar em unidade de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado; Apresentar a estrutura organizacional e procedimentos realizados na Unidade de Centro Cirúrgico, Centro Cirúrgico Ambulatorial, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado; Compreender os fatores de risco associados aos procedimentos cirúrgicos e anestésicos e respectivas medidas de prevenção; Conhecer os princípios da sistematização da assistência de enfermagem no período peri-operatório (pré, intra e pós-operatório imediato); Conhecer os princípios éticos para atuação na Unidade de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA | 36.0 h

EMENTA: Evolução Histórica da Psiquiatria e da Enfermagem Psiquiátrica. Bases Paradigmáticas da Reforma Psiquiátrica e a Política de Saúde Mental. Papel Terapêutico do enfermeiro junto ao paciente com transtorno mental. Família e transtorno mental. Semiologia Aplicada a Enfermagem em Saúde Mental: Sistematização da assistência em enfermagem em Saúde Mental.
OBJETIVO: Conhecer o contexto histórico, social e político da assistência psiquiátrica e as transformações propostas pela Reforma Psiquiátrica. Discutir as políticas de saúde mental e conhecer os modelos assistenciais existentes na atualidade. Conhecer a semiologia psiquiátrica; identificar as principais psicopatologias e transtornos mentais e as formas de tratamento utilizadas: psicofarmacologia, abordagens psicoterapêuticas e psicossociais. Implementar a sistematização da assistência de enfermagem e utilizar o relacionamento terapêutico nas intervenções de enfermagem junto aos portadores de transtorno mental.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO NA REDE BÁSICA DE SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Atividades assistenciais desenvolvidas pelo aluno na rede de atenção básica através do desenvolvimento de atividades de Planejamento, Assistência de Enfermagem e Vigilância em Saúde, conforme os Programas de Saúde Pública do Ministério da Saúde
OBJETIVO: Desenvolver atividades assistenciais como: acolhimento, atendimentos individuais ou em grupo e visitas domiciliares. Propiciar a integração entre os trabalhadores da unidade e os alunos numa perspectiva de parceria e compartilhamento em que conhecimento científico é socializado e partilhado , associando respeito e valorização das ações em saúde desenvolvidas por estes profissionais. Desenvolver estratégias de intervenção, juntamente com as equipes de serviço, com o objetivo de contribuir para a organização do atendimento individual, coletivo e domiciliar. Orientar, assessorar e acompanhar os alunos em ações planejadas com grupos de atenção prioritária, como: mulheres, idosos, crianças, adolescentes, visando a integralidade da atenção e o trabalho interdisciplinar na Atenção Básica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GERENCIAMENTO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM | 144.0 h

EMENTA: Estágio supervisionado em administração de enfermagem nas unidades de saúde. Exercícios supervisionados das funções e atividades do(a) enfermeiro(a) em unidades de saúde no campo gerencial e de assistência. Planejamento, organização e avaliação da assistência de enfermagem, incluindo a preparação, a supervisão e a avaliação do desempenho da equipe de enfermagem.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno subsídios necessários para o gerenciamento e assistência na Unidade de Saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: VIVÊNCIAS NA PRÁTICA PROFISSIONAL | 36.0 h

EMENTA: Modelos e metodologias aplicados à prática profissional de Enfermagem: desenvolvimento da prática assistencial.
OBJETIVO: Desenvolver e aplicar o Processo de Enfermagem aos indivíduos que demandam assistência em saúde com intercorrências emergenciais clínicas e, ou cirúrgicas. Refletir sobre a prática cotidiana de enfermagem, realizando uma análise crítica da prática profissional e dos modelos de gestão utilizados nos serviços de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE DO TRABALHADOR | 36.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENFERMAGEM I | 36.0 h

EMENTA: Instrumentalização do aluno para aprofundamento em assuntos pertinentes a profissão. Temas da área visando ao aprimoramento da formação profissional.
OBJETIVO: Propiciar ao aluno a oportunidade de discutir com profundidade tópicos emergentes da profissão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ENFERMAGEM EM CUIDADOS INTENSIVOS E PRONTO SOCORRO | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento do conhecimento cientifico e aplicação da assistência sistematizada de enfermagem ao indivíduo com emergências clínicas e/ou cirúrgicas e pacientes críticos, analisando as concepções do cuidado ao paciente crítico, de forma holística, abordando a promoção, proteção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Assistência à família e cuidadores. Aspectos éticos na assistência de enfermagem.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno subsídios teóricos para atuação e aplicação de assistência sistematizada de Enfermagem ao indivíduos com intercorrências emergenciais clínícas e/ou cirúrgicas em pronto socorro.;Desenvolver no aluno subsídios teóricos para atuação e aplicação de assistência sistematizada de Enfermagem ao paciente crítico em unidade de terapia intensiva; Reconhecer o papel do enfermeiro como membro integrante da equipe multidisciplinar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM I | 216.0 h

EMENTA: Estágio supervisionado em enfermagem como subsídio para o desenvolvimento do pensamento crítico e das habilidades técnicas relacionadas à assistência à mulher, criança e adolescente. Assistência de enfermagem à gestante, a parturiente, a puérpera e ao recém-nascido sadio. Acompanhamento da gestação de alto risco. Assistência nas afecções ginecológicas. Assistência à criança e adolescente e a família no processo saúde doença. Sistematização da Assistência de Enfermagem. Atividades de educação e saúde.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a desenvolver a assistência de enfermagem integral a saúde da mulher e do recém-nascido, a criança e ao adolescente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TCC I | 99.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENFERMAGEM II | 36.0 h

EMENTA: Instrumentalização do aluno para aprofundamento em assuntos pertinentes a profissão. Temas da área visando ao aprimoramento da formação profissional.
OBJETIVO: Propiciar ao aluno a oportunidade de discutir com profundidade tópicos emergentes da profissão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM II | 288.0 h

EMENTA: Estágio supervisionado de assistência de Enfermagem ao adulto com transtornos mentais, afecções clínicas e cirúrgicas, agudas e crônicas de média e alta complexidade e especialidade em diferentes áreas que demandem assistência em unidades de emergência, pronto-socorro, unidade de terapia intensiva, oncologia, nefrologia, clínica médica / cirúrgica. Assistência à família e aos cuidadores. Aspectos éticos na assistência de Enfermagem.
OBJETIVO: Desenvolvimento no aluno de subsídios práticos para atuação e aplicação de assistência sistematizada de enfermagem ao indivíduo portador de afecções clínicas e cirúrgicas, agudas e crônicas, de média e alta complexidade e especialidade, abordando promoção, diagnóstico, tratamento e reabilitação; Assistência à família e aos cuidadores; Aspectos éticos na assistência de Enfermagem; Reconhecer o papel do enfermeiro como membro integrante da equipe multidisciplinar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TCC II | 99.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENFERMAGEM III | 36.0 h

EMENTA: Instrumentalização do aluno para aprofundamento em assuntos pertinentes a profissão. Temas da área visando ao aprimoramento da formação profissional.
OBJETIVO: Propiciar ao aluno a oportunidade de discutir com profundidade tópicos emergentes da profissão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0004-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ANTROPOLOGIA DA SAÚDE | 36.0 h

EMENTA: Conceito de antropologia. O dimensionamento do aspecto antropológico, religioso e social das ações do homem relacionado à doença e cura. Conceito de eficácia, corpo, sofrimento, morte.
OBJETIVO: Dimensionar o ser humano na pluralidade íntegra. Analisar as questões culturais sobre a área da saúde. Compreender como diferentes grupos elaboram as noções de saúde-doença-cura. Prospectar como os indivíduos se relacionam com as crenças religiosas, bem como essas interagem na saúde-doença-cura. Refletir os conceitos de eficácia, corpo, sofrimento, morte

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOESTATÍSTICA APLICADA À SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos conceitos utilizados em Bioestatística e sua aplicação na saúde e nas pesquisas científicas realizadas no âmbito da saúde. Amostragem, medidas de tendência central e dispersão. Noções de probabilidades e de distribuição. Testes estatísticos aplicados à análise de dados. Utilização de softwares estatísticos
OBJETIVO: Fornecer elementos para o entendimento dos desenhos epidemiológicos. Capacitar para execução de procedimentos de análise estatística de dados, assim como na utilização de softwares estatísticos. Fornecer subsídios para elaboração de tabelas, gráficos e testes estatísticos desenvolvidos no programa. Analisar criticamente os resultados estatísticos publicados em artigos científicos e avaliar o grau de consistência e coerência associado à metodologia e instrumental analítico utilizado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Bases conceituais, história e aplicação da epidemiologia. Processo saúde-doença. Epidemiologia descritiva e analítica. Desenhos epidemiológicos. Indicadores de saúde. Epidemiologia social na América Latina. Vigilância epidemiológica.
OBJETIVO: Compreender as bases teóricas do raciocínio epidemiológico para a redução das frequências dos agravos relativos à saúde da coletividade humana. Conhecer os indicadores para o planejamento, administração e avaliação de ações de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EXTENSÃO E OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM | 36.0 h

EMENTA: Bases conceituais da extensão. Identificação de projetos de extensão. Discussão sobre o grau de contribuição da extensão na formação acadêmica do aluno. Inculturação dos resultados e dos referenciais teóricos e metodológicos na grade curricular do curso de graduação.
OBJETIVO: Apresentar resultados sistematizados de projetos de extensão. Analisar as metodologias utilizadas, demanda e público atingido, referenciais epistemológicos, processo de intervenção, grau de apropriação dos conhecimentos e de interdependência com outros saberes científicos. Compreender os processos de produção de novas tecnologias e inovação, bem como seu grau de transferência para a comunidade atendida

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DA PESQUISA E BIOÉTICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos de ciência e métodos. Tipos de conhecimento. Etapas para elaboração de um projeto. Histórico da bioética. Princípios éticos para pesquisa com seres humanos e animais.
OBJETIVO: Desenvolver as habilidades necessárias para a pesquisa científica qualitativa e quantitativa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE | 36.0 h

EMENTA: Processos psicológicos básicos - percepção, sensação, cognição, motivação e emoção. Modelos para a compreensão do funcionamento mental. Psicologia do desenvolvimento. Relação entre comportamento e saúde.
OBJETIVO: Favorecer a compreensão dos aspectos psicológicos que permeiam a área da saúde, com base no modelo biopsicossocial

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo do processo histórico de construção do sistema de saúde no Brasil. Reforma sanitária. Sistema Único de Saúde. Análise dos determinantes econômicos, sociais e políticos para a formulação de políticas públicas de saúde. Vigilância em saúde. Prevenção de agravos e promoção de saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde. Sistema de saúde local. Programas de saúde e Estratégia Saúde da Família.
OBJETIVO: Conhecer a evolução das políticas públicas de saúde no Brasil com ênfase no processo de reforma sanitária. Conhecer os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a importância da saúde coletiva, das políticas públicas e a realidade do sistema de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

BIOLOGIA CELULAR E EMBRIOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da biologia, estrutura e organização celular. Noções básicas de embriologia humana.
OBJETIVO: Proporcionar o aprendizado e a discussão dos conceitos de biologia celular e relacioná-los à área de saúde. Apresentar os processos de reprodução, desenvolvimento embrionário e desenvolvimento fetal.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura e função de aminoácidos, peptídeos, proteínas, carboidratos, lipídios, enzimas e vitaminas. Ação hormonal. Introdução ao metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Integração metabólica.
OBJETIVO: Proporcionar o aprendizado sobre a constituição química da célula e dos processos bioquímicos e metabólicos básicos. Proporcionar o aluno da área de saúde capacidade de compreender a importância dos diversos processos bioquímicos e metabólicos básicos no organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GENÉTICA HUMANA | 36.0 h

EMENTA: Estrutura e função dos ácidos nucléicos. Replicação do DNA. Transcrição e Tradução. Funcionamento gênico. Mutações e polimorfismos. Padrões de herança monogênica. Genealogia e síndromes humanas prevalentes. Meiose e Mitose. Citogenética básica e clínica. Erros inatos do metabolismo. Genética e câncer. Bases da tecnologia de DNA recombinante. Genética e ética e aconselhamento genético
OBJETIVO: Apresentar e discutir de forma integrada os diferentes segmentos da genética humana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTÓRIA EM SAÚDE E INSTRUMENTOS BÁSICOS PARA A ASSISTÊNCIA | 36.0 h

EMENTA: Compreensão da Enfermagem e sua evolução histórica desde a Idade Média até o surgimento da Enfermagem Científica na Modernidade. Conceito de Enfermagem enquanto arte e ciência; o conhecimento teórico produzido por enfermeiros; teorias de Enfermagem, cenários da prática profissional, a arte de registrar. Identificação e análise dos elementos que compõem o processo de trabalho na saúde e na enfermagem. Discussão de conceitos de cidadania e papel social do enfermeiro
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno o aprendizado e a discussão dos conceitos relacionados à evolução histórica do processo de cuidar do ser humano e do processo de trabalho da enfermagem, trazendo uma abordagem histórica da enfermagem, bem como, as teorias que serviram de inspiração para a sistematização do processo de enfermagem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não acadêmicos. Promover uma prática intensiva de leitura e análise linguística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Regras de Três. Porcentagem. Expressões algébricas. Funções de uma variável.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de saúde ambiental e políticas para conservação e preservação. Aspectos básicos e conceituais de saneamento básico, controle de poluentes e as relações entre o meio ambiente e a saúde individual e coletiva. Principais fatores de risco do meio ambiente; as técnicas e estratégias de intervenção para a promoção da saúde e prevenção das doenças. O papel do enfermeiro como educador em relação à preservação do meio ambiente e da vida. Função da Vigilância Sanitária como meio de proteção à defesa da saúde da população.
OBJETIVO: Compreender os elementos básicos e introdutórios, visando o conhecimento e a detecção dos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana e identificar as medidas de prevenção e controle de riscos e das doenças ou outros agravos à saúde relacionados ao ambiente e as atividades produtivas. Capacitar o aluno a compreender a dimensão da Saúde Ambiental, relacionando-os com o contexto de Vigilância Sanitária, de forma que esteja habilitado para atuar junto à população no âmbito de Saúde Coletiva.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

ANATOMIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: Nervoso, Circulatório, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital, Esquelético, Articular e Muscular.
OBJETIVO: Proporcionar, aos acadêmicos, conhecimentos teóricos e práticos básicos dos aspectos morfológicos e topográficos dos diversos sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós-) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos compartimentos hídricos. Meio interno e homeostase, membrana, bioeletrogênese, tecido nervoso, potencial de ação, sinapse. Receptores sensoriais e somestesia. Sistema neurovegetativo. Estudo da função dos sistemas cardiovascular, respiratório, renal, digestório e glândulas anexas. Eixo hipotálamo-hipófise, tireóide, paratireóide, adrenais e pâncreas. Efeitos fisiológicos e mecanismo de controle de hormônios ovarianos e testiculares.
OBJETIVO: Possibilitar uma compreensão generalista dos mecanismos fisiológicos envolvidos na manutenção das funções vitais do organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos em histologia do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos histológicos e estruturais dos seguintes tecidos básicos e sistemas: nervoso, epitelial e conjuntivo, muscular, circulatório, respiratório, urinário, genital masculino e feminino, digestório, ósseo e cartilaginoso.
OBJETIVO: Proporcionar ao acadêmico conhecimento teórico e prático básico dos aspectos morfológicos, microscópicos e ultraestruturais dos diversos tecidos e sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Alterações regressivas celulares. Distúrbios circulatórios. Distúrbios do metabolismo de pigmentos endógenos e exógenos. Mecanismos de defesa inatos e adaptativos. Inflamações agudas, crônicas, crônicas granulomatosas, cura e reparo. Distúrbios do crescimento e da diferenciação. Neoplasias.
OBJETIVO: Fornecer embasamento para reconhecer e interpretar com segurança os fenômenos histopatológicos e conscientização da necessidade de assumir postura científica, frente à enfermidade. Explicar os mecanismos patogenéticos e suas manifestações clínicas, firmando em bases anatomofisiológicas. Mostrar as alterações estruturais e ou funcionais que envolvem todos os níveis de organização biológica, variando apenas o grau de comprometimento dos diferentes níveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA GERAL | 36.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais em farmacologia. Formas farmacêuticas e vias de administração. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Interações Medicamentosas. Interações Fármaco-nutriente.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos básicos em Farmacologia, de farmacocinética e farmacodinâmica relacionados no programa. Capacitar o aluno a resolução de casos clínicos farmacológicos na prática diária e reconhecimento de possíveis interações medicamentosas, fornecendo subsídios para garantia da eficácia terapêutica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM | 72.0 h

EMENTA: Sistema Sensorial Somestésico; Características Contráteis do Músculo estriado esquelético; Reflexos medulares; Funções motoras supra-segmentares; Bases Neurais da Emoção; Plasticidade Neural; Ritmos Biológicos; Hemodinâmica; Determinantes da Pressão Arterial; Controle de Pressão Arterial de Curto Prazo e Longo Prazo; Volumes e Capacidades Pulmonares; Controle Neural e Químico da Respiração; Mecanismo de formação de Urina Concentrada e Diluída; Mecanismo de Micção e seu controle; Reflexos Gastrointestinais e seus controles; Gravidez; Parto; Amamentação; Anticoncepção.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade para a aplicação fisiologia na sua futura atividade profissional, não apenas em teremos curativos mas preventivos. Aprofundar os conhecimentos sobre os sistemas: nervoso, circulatório, respiratório, renal, digestório, endócrino e reprodutor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios teóricos e práticos da biologia dos microrganismos: bactérias, fungos e vírus. Controle de microrganismos. Antibióticos: mecanismos de ação e resistência microbiana. Estrutura e organização do sistema imunológico. Resposta imune inata e adaptativa. Características dos antígenos. Imunoglobulinas. Sistema complemento. Reações de hipersensibilidade. Imunizações ativas e passivas.
OBJETIVO: Conhecer as propriedades gerais dos diferentes grupos de microrganismos (bactérias, fungos e vírus). Entender a importância do controle de microrganismos e os princípios dos métodos de controle existentes. Descrever os mecanismos de ação dos antimicrobianos e a aquisição de resistência microbiana. Conhecer e aplicar técnicas laboratoriais para o estudo microscópico dos microrganismos. Conhecer a estrutura e organização do sistema imunológico humano. Descrever os mecanismos específicos e inespecíficos de defesa do hospedeiro contra os diferentes tipos de patógenos. Interação das respostas imunes. Descrever e diferenciar imunização ativa e passiva.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PARASITOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Introdução à Parasitologia. Relação parasito-hospedeiro e ecologia parasitária. Mecanismos de transmissão, patogenia, diagnóstico, epidemiologia e profilaxia dos principais protozoários e helmintos do homem. Estudo dos principais artrópodes transmissores de doenças no homem
OBJETIVO: Transmitir aos alunos os conceitos básicos para compreensão da sintomatologia e diagnóstico laboratorial das doenças parasitárias, bem como o seu tratamento, e as implicações da relação parasito-hospedeiro sobre cada um dos componentes dessa associação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSO NUTRICIONAL | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos da nutrição, dietética e dietoterapia relacionados ao cuidado nutricional nos diversos níveis de atenção (primária, secundária e terciária).
OBJETIVO: Levar o aluno a compreender a importância da alimentação para a saúde do homem nos diferentes ciclos de vida. Fornecer subsídios teóricos para atuação do enfermeiro na equipe multiprofissional, considerando a nutrição e alimentação em sua dimensão preventiva e/ou terapêutica

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL | 36.0 h

EMENTA: As diferentes concepções de loucura e sua historicidade. Processo saúde – doença mental; promoção e prevenção em saúde mental. Princípios de comunicação terapêutica; relacionamento interpessoal; abordagens grupais. Políticas de saúde mental e trabalho multidisciplinar e interdisciplinar.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades na realização da comunicação terapêutica e do relacionamento interpessoal como ferramenta indispensável para a sistematização do Processo de Enfermagem em saúde mental. Possibilitar a aquisição de conhecimentos terórico-práticos em abordagens grupais como facilitadores para o trabalho com famílias e equipe multiprofissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM | 108.0 h

EMENTA: Fundamentação teórico-prática para a realização dos procedimentos de Enfermagem, com base científica, para o atendimento das necessidades do ser humano, individual e coletivo
OBJETIVO: Capacitar o aluno para o processo de Assistência de Enfermagem, desenvolvendo habilidades específicas necessárias para a atuação profissional, agregando teoria e prática para o atendimento ao cliente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR | 36.0 h

EMENTA: Histórico da infecção hospitalar. Estudos dos conceitos básicos de assepsia, anti-sepsia, limpeza, desinfecção e esterilização relacionadas ao controle da infecção. O processo de Enfermagem no controle da infecção hospitalar. Legislação nacional sobre o programa de controle de infecção hospitalar. Noções gerais sobre mecanismos de resistência bacteriana e controle de antimicrobianos. Noções de prevenção de riscos biológicos ocupacionais.
OBJETIVO: Oferecer subsídios teóricos para a participação nas ações básicas de Controle de Infecção Hospitalar; Conhecer medidas básicas de prevenção e controle das principais síndromes infecciosas e ações de controle nos serviços de apoio a assistência a saúde; Conhecer a legislação e estrutura das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar e os aspectos epidemiológicos e microbiológicos das Infecções Hospitalares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSO DE ENFERMAGEM | 36.0 h

EMENTA: Teorias de Enfermagem. O Processo de Enfermagem e suas etapas. Elementos da prática de enfermagem e as classificações de enfermagem (NANDA, NIC, NOC). Pensamento crítico, raciocínio clínico e habilidade diagnóstica.
OBJETIVO: Fornecer subsídios para o desenvolvimento do Processo da Assistência de Enfermagem, capacitar o aluno a desenvolver o histórico de enfermagem; a identificar problemas e determinar diagnósticos de enfermagem; a realizar o planejamento e implementação das intervenções de enfermagem; realizar avaliação sobre a assistência de enfermagem prestada.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REFLEXÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL | 36.0 h

EMENTA: Evolução da prática de enfermagem no contexto histórico, político e social. Lei do exercício profissional. Fundamentos da ética e código de ética. Entidades representativas da enfermagem. Análise crítica da prática da enfermagem e sua relação com a cidadania
OBJETIVO: Refletir sobre a dimensão ética do trabalho em Enfermagem, nas situações do cotidiano e em situações limite.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA APLICADA À ENFERMAGEM | 108.0 h

EMENTA: Introdução ao processo de enfermagem, com ênfase nas técnicas de coleta de dados - anamnese, métodos propedêuticos do exame físico, avaliação dos sinais vitais, aplicação dos princípios da semiologia e semiotécnica.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno habilidades técnicas para a realização da anamnese e para o desenvolvimento do exame físico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CUIDADOS BÁSICOS DE ENFERMAGEM | 90.0 h

EMENTA: Introdução à aplicação do processo de enfermagem com vistas à execução de cuidados de enfermagem ao cliente. Desenvolvimento de habilidades técnicas e de práticas educativas de enfermagem.
OBJETIVO: Instrumentalizar o aluno a desenvolver os procedimentos de Enfermagem, através de habilidades específicas necessárias para a atuação profissional e a execução da Prática da Assistência de Enfermagem nos diferentes níveis de atenção à saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAS DE SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: A perspectiva da Atenção Primária à Saúde como estratégia de reorganização do sistema de saúde. A enfermagem na promoção, prevenção e reabilitação da saúde. Os Programas de Saúde do Ministério nas diversas áreas de atuação do profissional enfermeiro, com detalhamento dos programas relacionados às doenças mais prevalentes (Doenças Imunopreveníveis, Imunização, Tuberculose, Hanseníase, DST / AIDS, Hipertensão e Diabetes).
OBJETIVO: Desenvolver no aluno habilidades básicas necessárias à atuação na assistência primária de saúde, bem como habilidades para utilização das medidas de saúde coletiva. Conhecer os fundamentos da programação em saúde do Sistema Único de Saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | 108.0 h

EMENTA: Análise dos indicadores de saúde infantil e do adolescente. Estatuto da criança e do adolescente. Aspectos do crescimento e desenvolvimento, genograma e ecomapa, prevenção de acidentes e afecções mais comuns de média e alta complexidade. Sistematização da assistência de enfermagem.
OBJETIVO: Capacitar o aluno na Assistência de Enfermagem integral à saúde da criança e do adolescente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE DA MULHER E DO RN | 108.0 h

EMENTA: Estudo dos aspectos fundamentais da assistência à saúde da mulher segundo as diretrizes do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Conceitos básicos de obstetrícia normal e obstetrícia patológica na gestação, parto e puerpério. Assistência ao recém-nascido sadio. Conhecimentos de ginecologia relacionados às afecções ginecológicas de maior incidência, prevenção do câncer de mama e colo de útero, citologia oncótica e Planejamento familiar
OBJETIVO: Capacitar o aluno na Assistência de Enfermagem integral à saúde da mulher e do recém-nascido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO ADULTO NAS INTERCORRÊNCIAS CIRÚRGICAS | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento do conhecimento científico e aplicação da assistência sistematizada de enfermagem ao indivíduo portador de afecções cirúrgicas agudas e crônicas, abordando a promoção, proteção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Assistência à família e cuidadores. Aspectos éticos na assistência de enfermagem.
OBJETIVO: Desenvolver subsídios teóricos para atuação e aplicação de assistência sistematizada de Enfermagem ao indivíduo portador de afecções cirúrgicas, agudas e crônicas de média complexidade e especialidade; Reconhecer as alterações orgânicas mais prevalentes no paciente adulto com afecções cirúrgicas, bem como suas formas de tratamento; Planejar, executar e avaliar a assistência de enfermagem sistematizada a pacientes com agravos cirúrgicos, refletindo sobre o cuidar como prática inerente ao enfermeiro; Reconhecer o papel do enfermeiro como membro integrante da equipe multidisciplinar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO ADULTO NAS INTERCORRÊNCIAS CLÍNICAS | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento do conhecimento científico e aplicação da assistência sistematizada de enfermagem ao indivíduo portador de afecções clínicas, agudas e crônicas, abordando a promoção, proteção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Assistência à família e cuidadores. Aspectos éticos na assistência de enfermagem.
OBJETIVO: Desenvolver subsídios teóricos para atuação e aplicação de assistência sistematizada de Enfermagem ao indivíduo portador de afecções agudas e crônicas de média complexidade e especialidade; Reconhecer as alterações orgânicas mais prevalentes no paciente adulto com afecções clínicas agudas e crônicas, bem como suas formas de tratamento; Planejar, executar e avaliar a assistência de enfermagem sistematizada a pacientes com agravos clínicos, refletindo sobre o cuidar como prática inerente ao enfermeiro; Reconhecer o papel do enfermeiro como membro integrante da equipe multidisciplinar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE COLETIVA | 72.0 h

EMENTA: Aplicação prática dos conceitos de promoção e prevenção. Execução e avaliação dos diversos programas de saúde do Ministério da Saúde no âmbito da atenção primária. Vivência de estratégias de mobilização popular através de ações educativas interdisciplinares e intersetoriais.
OBJETIVO: Capacitar o aluno no Desenvolvimento de Ações Educativas em Saúde; na execução e avaliação de Programas de Saúde nos diversos cenários de ensino- aprendizagem: UBS, ESF, ambulatório de especialidade, ambulatório de saúde mental.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA APLICADA | 36.0 h

EMENTA: Fármacos que atuam no Sistema Nervoso Central; Fármacos antiinflamatórios, fármacos que atuam no trato gastrintestinal, Fármacos cardiovasculares, Fármacos utilizados no tratamento de Diabetes, Antibióticos e Quimioterápicos; Reações adversas e uso racional de medicamentos; Farmacologia de grupos especiais de pacientes (crianças, idosos e gestantes).
OBJETIVO: Oferecer ao estudante de enfermagem conceitos que permitam prestar assistência de enfermagem de maneira segura, planejando intervenções para maximizar a eficácia terapêutica dos medicamentos, minimizar a ocorrência de toxidade, evitar interações medicamentosas adversas e proporcionar mais conforto ao cliente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR | 36.0 h

EMENTA: Conceito de interdisciplinaridade. Percepção da multicausalidade do processo saúde – doença (influência das dimensões sociais, político econômicas, biológicas, culturais, psicológicas). Investimento na interdisciplinaridade como estratégia para a concretização da integralidade das ações de saúde. Competências e habilidades para uma prática profissional do enfermeiro baseada na Atenção Integral em Saúde.
OBJETIVO: Compreender o conceito de interdisciplinaridade e refletir sobre sua contribuição para a integralidade das ações de saúde. Discutir os diversos aspectos que envolvem o processo de adoecimento e sua multicausalidade, e reconhecer a complexidade das ações em saúde. Conhecer as potencialidades da prática Interdisciplinar em sua proposta de um trabalho conjunto, que envolve vários olhares e conhecimentos disciplinares. Contribuir para a evolução e inovação da Enfermagem como conhecimento e profissão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

ENFERMAGEM GERONTOGERIÁTRICA | 36.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENFERMAGEM NO CENTRO CIRÚRGICO, NA RECUPERAÇÃO ANESTÉSICA E NA CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO | 36.0 h

EMENTA: Funcionamento do ambiente do Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado. Estrutura organizacional, Fluxo de Material, Procedimentos, Terminologia Cirúrgica, Instrumentais, Anestesia. Recursos humanos e materiais. Atribuições do Enfermeiro. Sistematização da Assistência de Enfermagem no período perioperatório
OBJETIVO: Instrumentalizar o aluno para atuar em unidade de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado; Apresentar a estrutura organizacional e procedimentos realizados na Unidade de Centro Cirúrgico, Centro Cirúrgico Ambulatorial, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado; Compreender os fatores de risco associados aos procedimentos cirúrgicos e anestésicos e respectivas medidas de prevenção; Conhecer os princípios da sistematização da assistência de enfermagem no período peri-operatório (pré, intra e pós-operatório imediato); Conhecer os princípios éticos para atuação na Unidade de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA | 36.0 h

EMENTA: Evolução Histórica da Psiquiatria e da Enfermagem Psiquiátrica. Bases Paradigmáticas da Reforma Psiquiátrica e a Política de Saúde Mental. Papel Terapêutico do enfermeiro junto ao paciente com transtorno mental. Família e transtorno mental. Semiologia Aplicada a Enfermagem em Saúde Mental: Sistematização da assistência em enfermagem em Saúde Mental.
OBJETIVO: Conhecer o contexto histórico, social e político da assistência psiquiátrica e as transformações propostas pela Reforma Psiquiátrica. Discutir as políticas de saúde mental e conhecer os modelos assistenciais existentes na atualidade. Conhecer a semiologia psiquiátrica; identificar as principais psicopatologias e transtornos mentais e as formas de tratamento utilizadas: psicofarmacologia, abordagens psicoterapêuticas e psicossociais. Implementar a sistematização da assistência de enfermagem e utilizar o relacionamento terapêutico nas intervenções de enfermagem junto aos portadores de transtorno mental.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO NA REDE BÁSICA DE SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Atividades assistenciais desenvolvidas pelo aluno na rede de atenção básica através do desenvolvimento de atividades de Planejamento, Assistência de Enfermagem e Vigilância em Saúde, conforme os Programas de Saúde Pública do Ministério da Saúde
OBJETIVO: Desenvolver atividades assistenciais como: acolhimento, atendimentos individuais ou em grupo e visitas domiciliares. Propiciar a integração entre os trabalhadores da unidade e os alunos numa perspectiva de parceria e compartilhamento em que conhecimento científico é socializado e partilhado , associando respeito e valorização das ações em saúde desenvolvidas por estes profissionais. Desenvolver estratégias de intervenção, juntamente com as equipes de serviço, com o objetivo de contribuir para a organização do atendimento individual, coletivo e domiciliar. Orientar, assessorar e acompanhar os alunos em ações planejadas com grupos de atenção prioritária, como: mulheres, idosos, crianças, adolescentes, visando a integralidade da atenção e o trabalho interdisciplinar na Atenção Básica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GERENCIAMENTO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM | 144.0 h

EMENTA: Estágio supervisionado em administração de enfermagem nas unidades de saúde. Exercícios supervisionados das funções e atividades do(a) enfermeiro(a) em unidades de saúde no campo gerencial e de assistência. Planejamento, organização e avaliação da assistência de enfermagem, incluindo a preparação, a supervisão e a avaliação do desempenho da equipe de enfermagem.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno subsídios necessários para o gerenciamento e assistência na Unidade de Saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: VIVÊNCIAS NA PRÁTICA PROFISSIONAL | 36.0 h

EMENTA: Modelos e metodologias aplicados à prática profissional de Enfermagem: desenvolvimento da prática assistencial.
OBJETIVO: Desenvolver e aplicar o Processo de Enfermagem aos indivíduos que demandam assistência em saúde com intercorrências emergenciais clínicas e, ou cirúrgicas. Refletir sobre a prática cotidiana de enfermagem, realizando uma análise crítica da prática profissional e dos modelos de gestão utilizados nos serviços de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE DO TRABALHADOR | 36.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENFERMAGEM I | 36.0 h

EMENTA: Instrumentalização do aluno para aprofundamento em assuntos pertinentes a profissão. Temas da área visando ao aprimoramento da formação profissional.
OBJETIVO: Propiciar ao aluno a oportunidade de discutir com profundidade tópicos emergentes da profissão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ENFERMAGEM EM CUIDADOS INTENSIVOS E PRONTO SOCORRO | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento do conhecimento cientifico e aplicação da assistência sistematizada de enfermagem ao indivíduo com emergências clínicas e/ou cirúrgicas e pacientes críticos, analisando as concepções do cuidado ao paciente crítico, de forma holística, abordando a promoção, proteção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Assistência à família e cuidadores. Aspectos éticos na assistência de enfermagem.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno subsídios teóricos para atuação e aplicação de assistência sistematizada de Enfermagem ao indivíduos com intercorrências emergenciais clínícas e/ou cirúrgicas em pronto socorro.;Desenvolver no aluno subsídios teóricos para atuação e aplicação de assistência sistematizada de Enfermagem ao paciente crítico em unidade de terapia intensiva; Reconhecer o papel do enfermeiro como membro integrante da equipe multidisciplinar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM I | 216.0 h

EMENTA: Estágio supervisionado em enfermagem como subsídio para o desenvolvimento do pensamento crítico e das habilidades técnicas relacionadas à assistência à mulher, criança e adolescente. Assistência de enfermagem à gestante, a parturiente, a puérpera e ao recém-nascido sadio. Acompanhamento da gestação de alto risco. Assistência nas afecções ginecológicas. Assistência à criança e adolescente e a família no processo saúde doença. Sistematização da Assistência de Enfermagem. Atividades de educação e saúde.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a desenvolver a assistência de enfermagem integral a saúde da mulher e do recém-nascido, a criança e ao adolescente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TCC I | 99.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENFERMAGEM II | 36.0 h

EMENTA: Instrumentalização do aluno para aprofundamento em assuntos pertinentes a profissão. Temas da área visando ao aprimoramento da formação profissional.
OBJETIVO: Propiciar ao aluno a oportunidade de discutir com profundidade tópicos emergentes da profissão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM II | 288.0 h

EMENTA: Estágio supervisionado de assistência de Enfermagem ao adulto com transtornos mentais, afecções clínicas e cirúrgicas, agudas e crônicas de média e alta complexidade e especialidade em diferentes áreas que demandem assistência em unidades de emergência, pronto-socorro, unidade de terapia intensiva, oncologia, nefrologia, clínica médica / cirúrgica. Assistência à família e aos cuidadores. Aspectos éticos na assistência de Enfermagem.
OBJETIVO: Desenvolvimento no aluno de subsídios práticos para atuação e aplicação de assistência sistematizada de enfermagem ao indivíduo portador de afecções clínicas e cirúrgicas, agudas e crônicas, de média e alta complexidade e especialidade, abordando promoção, diagnóstico, tratamento e reabilitação; Assistência à família e aos cuidadores; Aspectos éticos na assistência de Enfermagem; Reconhecer o papel do enfermeiro como membro integrante da equipe multidisciplinar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TCC II | 99.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENFERMAGEM III | 36.0 h

EMENTA: Instrumentalização do aluno para aprofundamento em assuntos pertinentes a profissão. Temas da área visando ao aprimoramento da formação profissional.
OBJETIVO: Propiciar ao aluno a oportunidade de discutir com profundidade tópicos emergentes da profissão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0003-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ANTROPOLOGIA DA SAÚDE | 36.0 h

EMENTA: Conceito de antropologia. O dimensionamento do aspecto antropológico, religioso e social das ações do homem relacionado à doença e cura. Conceito de eficácia, corpo, sofrimento, morte.
OBJETIVO: Dimensionar o ser humano na pluralidade íntegra. Analisar as questões culturais sobre a área da saúde. Compreender como diferentes grupos elaboram as noções de saúde-doença-cura. Prospectar como os indivíduos se relacionam com as crenças religiosas, bem como essas interagem na saúde-doença-cura. Refletir os conceitos de eficácia, corpo, sofrimento, morte

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOESTATÍSTICA APLICADA À SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos conceitos utilizados em Bioestatística e sua aplicação na saúde e nas pesquisas científicas realizadas no âmbito da saúde. Amostragem, medidas de tendência central e dispersão. Noções de probabilidades e de distribuição. Testes estatísticos aplicados à análise de dados. Utilização de softwares estatísticos
OBJETIVO: Fornecer elementos para o entendimento dos desenhos epidemiológicos. Capacitar para execução de procedimentos de análise estatística de dados, assim como na utilização de softwares estatísticos. Fornecer subsídios para elaboração de tabelas, gráficos e testes estatísticos desenvolvidos no programa. Analisar criticamente os resultados estatísticos publicados em artigos científicos e avaliar o grau de consistência e coerência associado à metodologia e instrumental analítico utilizado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Bases conceituais, história e aplicação da epidemiologia. Processo saúde-doença. Epidemiologia descritiva e analítica. Desenhos epidemiológicos. Indicadores de saúde. Epidemiologia social na América Latina. Vigilância epidemiológica.
OBJETIVO: Compreender as bases teóricas do raciocínio epidemiológico para a redução das frequências dos agravos relativos à saúde da coletividade humana. Conhecer os indicadores para o planejamento, administração e avaliação de ações de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EXTENSÃO E OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM | 36.0 h

EMENTA: Bases conceituais da extensão. Identificação de projetos de extensão. Discussão sobre o grau de contribuição da extensão na formação acadêmica do aluno. Inculturação dos resultados e dos referenciais teóricos e metodológicos na grade curricular do curso de graduação.
OBJETIVO: Apresentar resultados sistematizados de projetos de extensão. Analisar as metodologias utilizadas, demanda e público atingido, referenciais epistemológicos, processo de intervenção, grau de apropriação dos conhecimentos e de interdependência com outros saberes científicos. Compreender os processos de produção de novas tecnologias e inovação, bem como seu grau de transferência para a comunidade atendida

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DA PESQUISA E BIOÉTICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos de ciência e métodos. Tipos de conhecimento. Etapas para elaboração de um projeto. Histórico da bioética. Princípios éticos para pesquisa com seres humanos e animais.
OBJETIVO: Desenvolver as habilidades necessárias para a pesquisa científica qualitativa e quantitativa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE | 36.0 h

EMENTA: Processos psicológicos básicos - percepção, sensação, cognição, motivação e emoção. Modelos para a compreensão do funcionamento mental. Psicologia do desenvolvimento. Relação entre comportamento e saúde.
OBJETIVO: Favorecer a compreensão dos aspectos psicológicos que permeiam a área da saúde, com base no modelo biopsicossocial

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo do processo histórico de construção do sistema de saúde no Brasil. Reforma sanitária. Sistema Único de Saúde. Análise dos determinantes econômicos, sociais e políticos para a formulação de políticas públicas de saúde. Vigilância em saúde. Prevenção de agravos e promoção de saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde. Sistema de saúde local. Programas de saúde e Estratégia Saúde da Família.
OBJETIVO: Conhecer a evolução das políticas públicas de saúde no Brasil com ênfase no processo de reforma sanitária. Conhecer os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a importância da saúde coletiva, das políticas públicas e a realidade do sistema de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

BIOLOGIA CELULAR E EMBRIOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da biologia, estrutura e organização celular. Noções básicas de embriologia humana.
OBJETIVO: Proporcionar o aprendizado e a discussão dos conceitos de biologia celular e relacioná-los à área de saúde. Apresentar os processos de reprodução, desenvolvimento embrionário e desenvolvimento fetal.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura e função de aminoácidos, peptídeos, proteínas, carboidratos, lipídios, enzimas e vitaminas. Ação hormonal. Introdução ao metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Integração metabólica.
OBJETIVO: Proporcionar o aprendizado sobre a constituição química da célula e dos processos bioquímicos e metabólicos básicos. Proporcionar o aluno da área de saúde capacidade de compreender a importância dos diversos processos bioquímicos e metabólicos básicos no organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GENÉTICA HUMANA | 36.0 h

EMENTA: Estrutura e função dos ácidos nucléicos. Replicação do DNA. Transcrição e Tradução. Funcionamento gênico. Mutações e polimorfismos. Padrões de herança monogênica. Genealogia e síndromes humanas prevalentes. Meiose e Mitose. Citogenética básica e clínica. Erros inatos do metabolismo. Genética e câncer. Bases da tecnologia de DNA recombinante. Genética e ética e aconselhamento genético
OBJETIVO: Apresentar e discutir de forma integrada os diferentes segmentos da genética humana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTÓRIA EM SAÚDE E INSTRUMENTOS BÁSICOS PARA A ASSISTÊNCIA | 36.0 h

EMENTA: Compreensão da Enfermagem e sua evolução histórica desde a Idade Média até o surgimento da Enfermagem Científica na Modernidade. Conceito de Enfermagem enquanto arte e ciência; o conhecimento teórico produzido por enfermeiros; teorias de Enfermagem, cenários da prática profissional, a arte de registrar. Identificação e análise dos elementos que compõem o processo de trabalho na saúde e na enfermagem. Discussão de conceitos de cidadania e papel social do enfermeiro
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno o aprendizado e a discussão dos conceitos relacionados à evolução histórica do processo de cuidar do ser humano e do processo de trabalho da enfermagem, trazendo uma abordagem histórica da enfermagem, bem como, as teorias que serviram de inspiração para a sistematização do processo de enfermagem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não acadêmicos. Promover uma prática intensiva de leitura e análise linguística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Regras de Três. Porcentagem. Expressões algébricas. Funções de uma variável.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de saúde ambiental e políticas para conservação e preservação. Aspectos básicos e conceituais de saneamento básico, controle de poluentes e as relações entre o meio ambiente e a saúde individual e coletiva. Principais fatores de risco do meio ambiente; as técnicas e estratégias de intervenção para a promoção da saúde e prevenção das doenças. O papel do enfermeiro como educador em relação à preservação do meio ambiente e da vida. Função da Vigilância Sanitária como meio de proteção à defesa da saúde da população.
OBJETIVO: Compreender os elementos básicos e introdutórios, visando o conhecimento e a detecção dos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana e identificar as medidas de prevenção e controle de riscos e das doenças ou outros agravos à saúde relacionados ao ambiente e as atividades produtivas. Capacitar o aluno a compreender a dimensão da Saúde Ambiental, relacionando-os com o contexto de Vigilância Sanitária, de forma que esteja habilitado para atuar junto à população no âmbito de Saúde Coletiva.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

ANATOMIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: Nervoso, Circulatório, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital, Esquelético, Articular e Muscular.
OBJETIVO: Proporcionar, aos acadêmicos, conhecimentos teóricos e práticos básicos dos aspectos morfológicos e topográficos dos diversos sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós-) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos compartimentos hídricos. Meio interno e homeostase, membrana, bioeletrogênese, tecido nervoso, potencial de ação, sinapse. Receptores sensoriais e somestesia. Sistema neurovegetativo. Estudo da função dos sistemas cardiovascular, respiratório, renal, digestório e glândulas anexas. Eixo hipotálamo-hipófise, tireóide, paratireóide, adrenais e pâncreas. Efeitos fisiológicos e mecanismo de controle de hormônios ovarianos e testiculares.
OBJETIVO: Possibilitar uma compreensão generalista dos mecanismos fisiológicos envolvidos na manutenção das funções vitais do organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos em histologia do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos histológicos e estruturais dos seguintes tecidos básicos e sistemas: nervoso, epitelial e conjuntivo, muscular, circulatório, respiratório, urinário, genital masculino e feminino, digestório, ósseo e cartilaginoso.
OBJETIVO: Proporcionar ao acadêmico conhecimento teórico e prático básico dos aspectos morfológicos, microscópicos e ultraestruturais dos diversos tecidos e sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Alterações regressivas celulares. Distúrbios circulatórios. Distúrbios do metabolismo de pigmentos endógenos e exógenos. Mecanismos de defesa inatos e adaptativos. Inflamações agudas, crônicas, crônicas granulomatosas, cura e reparo. Distúrbios do crescimento e da diferenciação. Neoplasias.
OBJETIVO: Fornecer embasamento para reconhecer e interpretar com segurança os fenômenos histopatológicos e conscientização da necessidade de assumir postura científica, frente à enfermidade. Explicar os mecanismos patogenéticos e suas manifestações clínicas, firmando em bases anatomofisiológicas. Mostrar as alterações estruturais e ou funcionais que envolvem todos os níveis de organização biológica, variando apenas o grau de comprometimento dos diferentes níveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA GERAL | 36.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais em farmacologia. Formas farmacêuticas e vias de administração. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Interações Medicamentosas. Interações Fármaco-nutriente.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos básicos em Farmacologia, de farmacocinética e farmacodinâmica relacionados no programa. Capacitar o aluno a resolução de casos clínicos farmacológicos na prática diária e reconhecimento de possíveis interações medicamentosas, fornecendo subsídios para garantia da eficácia terapêutica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM | 72.0 h

EMENTA: Sistema Sensorial Somestésico; Características Contráteis do Músculo estriado esquelético; Reflexos medulares; Funções motoras supra-segmentares; Bases Neurais da Emoção; Plasticidade Neural; Ritmos Biológicos; Hemodinâmica; Determinantes da Pressão Arterial; Controle de Pressão Arterial de Curto Prazo e Longo Prazo; Volumes e Capacidades Pulmonares; Controle Neural e Químico da Respiração; Mecanismo de formação de Urina Concentrada e Diluída; Mecanismo de Micção e seu controle; Reflexos Gastrointestinais e seus controles; Gravidez; Parto; Amamentação; Anticoncepção.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade para a aplicação fisiologia na sua futura atividade profissional, não apenas em teremos curativos mas preventivos. Aprofundar os conhecimentos sobre os sistemas: nervoso, circulatório, respiratório, renal, digestório, endócrino e reprodutor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios teóricos e práticos da biologia dos microrganismos: bactérias, fungos e vírus. Controle de microrganismos. Antibióticos: mecanismos de ação e resistência microbiana. Estrutura e organização do sistema imunológico. Resposta imune inata e adaptativa. Características dos antígenos. Imunoglobulinas. Sistema complemento. Reações de hipersensibilidade. Imunizações ativas e passivas.
OBJETIVO: Conhecer as propriedades gerais dos diferentes grupos de microrganismos (bactérias, fungos e vírus). Entender a importância do controle de microrganismos e os princípios dos métodos de controle existentes. Descrever os mecanismos de ação dos antimicrobianos e a aquisição de resistência microbiana. Conhecer e aplicar técnicas laboratoriais para o estudo microscópico dos microrganismos. Conhecer a estrutura e organização do sistema imunológico humano. Descrever os mecanismos específicos e inespecíficos de defesa do hospedeiro contra os diferentes tipos de patógenos. Interação das respostas imunes. Descrever e diferenciar imunização ativa e passiva.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PARASITOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Introdução à Parasitologia. Relação parasito-hospedeiro e ecologia parasitária. Mecanismos de transmissão, patogenia, diagnóstico, epidemiologia e profilaxia dos principais protozoários e helmintos do homem. Estudo dos principais artrópodes transmissores de doenças no homem
OBJETIVO: Transmitir aos alunos os conceitos básicos para compreensão da sintomatologia e diagnóstico laboratorial das doenças parasitárias, bem como o seu tratamento, e as implicações da relação parasito-hospedeiro sobre cada um dos componentes dessa associação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSO NUTRICIONAL | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos da nutrição, dietética e dietoterapia relacionados ao cuidado nutricional nos diversos níveis de atenção (primária, secundária e terciária).
OBJETIVO: Levar o aluno a compreender a importância da alimentação para a saúde do homem nos diferentes ciclos de vida. Fornecer subsídios teóricos para atuação do enfermeiro na equipe multiprofissional, considerando a nutrição e alimentação em sua dimensão preventiva e/ou terapêutica

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL | 36.0 h

EMENTA: As diferentes concepções de loucura e sua historicidade. Processo saúde – doença mental; promoção e prevenção em saúde mental. Princípios de comunicação terapêutica; relacionamento interpessoal; abordagens grupais. Políticas de saúde mental e trabalho multidisciplinar e interdisciplinar.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades na realização da comunicação terapêutica e do relacionamento interpessoal como ferramenta indispensável para a sistematização do Processo de Enfermagem em saúde mental. Possibilitar a aquisição de conhecimentos terórico-práticos em abordagens grupais como facilitadores para o trabalho com famílias e equipe multiprofissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM | 108.0 h

EMENTA: Fundamentação teórico-prática para a realização dos procedimentos de Enfermagem, com base científica, para o atendimento das necessidades do ser humano, individual e coletivo
OBJETIVO: Capacitar o aluno para o processo de Assistência de Enfermagem, desenvolvendo habilidades específicas necessárias para a atuação profissional, agregando teoria e prática para o atendimento ao cliente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR | 36.0 h

EMENTA: Histórico da infecção hospitalar. Estudos dos conceitos básicos de assepsia, anti-sepsia, limpeza, desinfecção e esterilização relacionadas ao controle da infecção. O processo de Enfermagem no controle da infecção hospitalar. Legislação nacional sobre o programa de controle de infecção hospitalar. Noções gerais sobre mecanismos de resistência bacteriana e controle de antimicrobianos. Noções de prevenção de riscos biológicos ocupacionais.
OBJETIVO: Oferecer subsídios teóricos para a participação nas ações básicas de Controle de Infecção Hospitalar; Conhecer medidas básicas de prevenção e controle das principais síndromes infecciosas e ações de controle nos serviços de apoio a assistência a saúde; Conhecer a legislação e estrutura das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar e os aspectos epidemiológicos e microbiológicos das Infecções Hospitalares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSO DE ENFERMAGEM | 36.0 h

EMENTA: Teorias de Enfermagem. O Processo de Enfermagem e suas etapas. Elementos da prática de enfermagem e as classificações de enfermagem (NANDA, NIC, NOC). Pensamento crítico, raciocínio clínico e habilidade diagnóstica.
OBJETIVO: Fornecer subsídios para o desenvolvimento do Processo da Assistência de Enfermagem, capacitar o aluno a desenvolver o histórico de enfermagem; a identificar problemas e determinar diagnósticos de enfermagem; a realizar o planejamento e implementação das intervenções de enfermagem; realizar avaliação sobre a assistência de enfermagem prestada.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REFLEXÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL | 36.0 h

EMENTA: Evolução da prática de enfermagem no contexto histórico, político e social. Lei do exercício profissional. Fundamentos da ética e código de ética. Entidades representativas da enfermagem. Análise crítica da prática da enfermagem e sua relação com a cidadania
OBJETIVO: Refletir sobre a dimensão ética do trabalho em Enfermagem, nas situações do cotidiano e em situações limite.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA APLICADA À ENFERMAGEM | 108.0 h

EMENTA: Introdução ao processo de enfermagem, com ênfase nas técnicas de coleta de dados - anamnese, métodos propedêuticos do exame físico, avaliação dos sinais vitais, aplicação dos princípios da semiologia e semiotécnica.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno habilidades técnicas para a realização da anamnese e para o desenvolvimento do exame físico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CUIDADOS BÁSICOS DE ENFERMAGEM | 90.0 h

EMENTA: Introdução à aplicação do processo de enfermagem com vistas à execução de cuidados de enfermagem ao cliente. Desenvolvimento de habilidades técnicas e de práticas educativas de enfermagem.
OBJETIVO: Instrumentalizar o aluno a desenvolver os procedimentos de Enfermagem, através de habilidades específicas necessárias para a atuação profissional e a execução da Prática da Assistência de Enfermagem nos diferentes níveis de atenção à saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAS DE SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: A perspectiva da Atenção Primária à Saúde como estratégia de reorganização do sistema de saúde. A enfermagem na promoção, prevenção e reabilitação da saúde. Os Programas de Saúde do Ministério nas diversas áreas de atuação do profissional enfermeiro, com detalhamento dos programas relacionados às doenças mais prevalentes (Doenças Imunopreveníveis, Imunização, Tuberculose, Hanseníase, DST / AIDS, Hipertensão e Diabetes).
OBJETIVO: Desenvolver no aluno habilidades básicas necessárias à atuação na assistência primária de saúde, bem como habilidades para utilização das medidas de saúde coletiva. Conhecer os fundamentos da programação em saúde do Sistema Único de Saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | 108.0 h

EMENTA: Análise dos indicadores de saúde infantil e do adolescente. Estatuto da criança e do adolescente. Aspectos do crescimento e desenvolvimento, genograma e ecomapa, prevenção de acidentes e afecções mais comuns de média e alta complexidade. Sistematização da assistência de enfermagem.
OBJETIVO: Capacitar o aluno na Assistência de Enfermagem integral à saúde da criança e do adolescente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE DA MULHER E DO RN | 108.0 h

EMENTA: Estudo dos aspectos fundamentais da assistência à saúde da mulher segundo as diretrizes do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Conceitos básicos de obstetrícia normal e obstetrícia patológica na gestação, parto e puerpério. Assistência ao recém-nascido sadio. Conhecimentos de ginecologia relacionados às afecções ginecológicas de maior incidência, prevenção do câncer de mama e colo de útero, citologia oncótica e Planejamento familiar
OBJETIVO: Capacitar o aluno na Assistência de Enfermagem integral à saúde da mulher e do recém-nascido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM | 90.0 h

EMENTA: Bases teóricas da administração e sua aplicação no processo de trabalho em enfermagem assistencial e gerencial, envolvendo a gerência de recursos institucionais; estrutura e organização do serviço de saúde e serviços de enfermagem; planejamento, organização, controle e avaliação das atividades administrativas e de assistência desenvolvidas pelo Serviço de Enfermagem nos estabelecimentos assistenciais de saúde.
OBJETIVO: Instrumentalizar o aluno para o gerenciamento da assistência de enfermagem nas instituições prestadoras de assistência à saúde, através de questões da administração que envolvem suas teorias, o desenvolvimento e o gerenciamento de recursos institucionais aplicados ao trabalho da enfermagem; atividades relacionadas à supervisão e a resolução de problemas no desempenho das funções gerenciais do enfermeiro.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO ADULTO NAS INTERCORRÊNCIAS CIRÚRGICAS | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento do conhecimento científico e aplicação da assistência sistematizada de enfermagem ao indivíduo portador de afecções cirúrgicas agudas e crônicas, abordando a promoção, proteção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Assistência à família e cuidadores. Aspectos éticos na assistência de enfermagem.
OBJETIVO: Desenvolver subsídios teóricos para atuação e aplicação de assistência sistematizada de Enfermagem ao indivíduo portador de afecções cirúrgicas, agudas e crônicas de média complexidade e especialidade; Reconhecer as alterações orgânicas mais prevalentes no paciente adulto com afecções cirúrgicas, bem como suas formas de tratamento; Planejar, executar e avaliar a assistência de enfermagem sistematizada a pacientes com agravos cirúrgicos, refletindo sobre o cuidar como prática inerente ao enfermeiro; Reconhecer o papel do enfermeiro como membro integrante da equipe multidisciplinar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO ADULTO NAS INTERCORRÊNCIAS CLÍNICAS | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento do conhecimento científico e aplicação da assistência sistematizada de enfermagem ao indivíduo portador de afecções clínicas, agudas e crônicas, abordando a promoção, proteção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Assistência à família e cuidadores. Aspectos éticos na assistência de enfermagem.
OBJETIVO: Desenvolver subsídios teóricos para atuação e aplicação de assistência sistematizada de Enfermagem ao indivíduo portador de afecções agudas e crônicas de média complexidade e especialidade; Reconhecer as alterações orgânicas mais prevalentes no paciente adulto com afecções clínicas agudas e crônicas, bem como suas formas de tratamento; Planejar, executar e avaliar a assistência de enfermagem sistematizada a pacientes com agravos clínicos, refletindo sobre o cuidar como prática inerente ao enfermeiro; Reconhecer o papel do enfermeiro como membro integrante da equipe multidisciplinar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO | 108.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais de competências e habilidades técnicas, científicas, políticas, éticas, gerenciais e administrativas relacionadas à assistência de enfermagem nas instituições prestadoras de assistência à saúde.
OBJETIVO: Desenvolver junto ao aluno os meios necessários para o planejamento, organização e avaliação da Assistência de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem. Capacitar o aluno a preparar, avaliar e supervisionar a equipe de enfermagem, bem como adquirir ferramentas para gerenciar as instituições prestadoras de assistência à saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE COLETIVA | 72.0 h

EMENTA: Aplicação prática dos conceitos de promoção e prevenção. Execução e avaliação dos diversos programas de saúde do Ministério da Saúde no âmbito da atenção primária. Vivência de estratégias de mobilização popular através de ações educativas interdisciplinares e intersetoriais.
OBJETIVO: Capacitar o aluno no Desenvolvimento de Ações Educativas em Saúde; na execução e avaliação de Programas de Saúde nos diversos cenários de ensino- aprendizagem: UBS, ESF, ambulatório de especialidade, ambulatório de saúde mental.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA APLICADA | 36.0 h

EMENTA: Fármacos que atuam no Sistema Nervoso Central; Fármacos antiinflamatórios, fármacos que atuam no trato gastrintestinal, Fármacos cardiovasculares, Fármacos utilizados no tratamento de Diabetes, Antibióticos e Quimioterápicos; Reações adversas e uso racional de medicamentos; Farmacologia de grupos especiais de pacientes (crianças, idosos e gestantes).
OBJETIVO: Oferecer ao estudante de enfermagem conceitos que permitam prestar assistência de enfermagem de maneira segura, planejando intervenções para maximizar a eficácia terapêutica dos medicamentos, minimizar a ocorrência de toxidade, evitar interações medicamentosas adversas e proporcionar mais conforto ao cliente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR | 36.0 h

EMENTA: Conceito de interdisciplinaridade. Percepção da multicausalidade do processo saúde – doença (influência das dimensões sociais, político econômicas, biológicas, culturais, psicológicas). Investimento na interdisciplinaridade como estratégia para a concretização da integralidade das ações de saúde. Competências e habilidades para uma prática profissional do enfermeiro baseada na Atenção Integral em Saúde.
OBJETIVO: Compreender o conceito de interdisciplinaridade e refletir sobre sua contribuição para a integralidade das ações de saúde. Discutir os diversos aspectos que envolvem o processo de adoecimento e sua multicausalidade, e reconhecer a complexidade das ações em saúde. Conhecer as potencialidades da prática Interdisciplinar em sua proposta de um trabalho conjunto, que envolve vários olhares e conhecimentos disciplinares. Contribuir para a evolução e inovação da Enfermagem como conhecimento e profissão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

ENFERMAGEM GERONTOGERIÁTRICA | 54.0 h

EMENTA: Processo de envelhecimento. Política nacional do idoso. Promoção da saúde do idoso. A especificidade do cuidado de enfermagem gerontogeriátrica.
OBJETIVO: Desenvolver e contextualizar o Processo de Enfermagem ao idoso em todos os níveis de assistência. Apropriar-se dos fundamentos do Atendimento Domiciliar e Home Care.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENFERMAGEM NO CENTRO CIRÚRGICO, NA RECUPERAÇÃO ANESTÉSICA E NA CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO | 36.0 h

EMENTA: Funcionamento do ambiente do Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado. Estrutura organizacional, Fluxo de Material, Procedimentos, Terminologia Cirúrgica, Instrumentais, Anestesia. Recursos humanos e materiais. Atribuições do Enfermeiro. Sistematização da Assistência de Enfermagem no período perioperatório
OBJETIVO: Instrumentalizar o aluno para atuar em unidade de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado; Apresentar a estrutura organizacional e procedimentos realizados na Unidade de Centro Cirúrgico, Centro Cirúrgico Ambulatorial, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado; Compreender os fatores de risco associados aos procedimentos cirúrgicos e anestésicos e respectivas medidas de prevenção; Conhecer os princípios da sistematização da assistência de enfermagem no período peri-operatório (pré, intra e pós-operatório imediato); Conhecer os princípios éticos para atuação na Unidade de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA | 36.0 h

EMENTA: Evolução Histórica da Psiquiatria e da Enfermagem Psiquiátrica. Bases Paradigmáticas da Reforma Psiquiátrica e a Política de Saúde Mental. Papel Terapêutico do enfermeiro junto ao paciente com transtorno mental. Família e transtorno mental. Semiologia Aplicada a Enfermagem em Saúde Mental: Sistematização da assistência em enfermagem em Saúde Mental.
OBJETIVO: Conhecer o contexto histórico, social e político da assistência psiquiátrica e as transformações propostas pela Reforma Psiquiátrica. Discutir as políticas de saúde mental e conhecer os modelos assistenciais existentes na atualidade. Conhecer a semiologia psiquiátrica; identificar as principais psicopatologias e transtornos mentais e as formas de tratamento utilizadas: psicofarmacologia, abordagens psicoterapêuticas e psicossociais. Implementar a sistematização da assistência de enfermagem e utilizar o relacionamento terapêutico nas intervenções de enfermagem junto aos portadores de transtorno mental.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO NA REDE BÁSICA DE SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Atividades assistenciais desenvolvidas pelo aluno na rede de atenção básica através do desenvolvimento de atividades de Planejamento, Assistência de Enfermagem e Vigilância em Saúde, conforme os Programas de Saúde Pública do Ministério da Saúde
OBJETIVO: Desenvolver atividades assistenciais como: acolhimento, atendimentos individuais ou em grupo e visitas domiciliares. Propiciar a integração entre os trabalhadores da unidade e os alunos numa perspectiva de parceria e compartilhamento em que conhecimento científico é socializado e partilhado , associando respeito e valorização das ações em saúde desenvolvidas por estes profissionais. Desenvolver estratégias de intervenção, juntamente com as equipes de serviço, com o objetivo de contribuir para a organização do atendimento individual, coletivo e domiciliar. Orientar, assessorar e acompanhar os alunos em ações planejadas com grupos de atenção prioritária, como: mulheres, idosos, crianças, adolescentes, visando a integralidade da atenção e o trabalho interdisciplinar na Atenção Básica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GERENCIAMENTO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM | 144.0 h

EMENTA: Estágio supervisionado em administração de enfermagem nas unidades de saúde. Exercícios supervisionados das funções e atividades do(a) enfermeiro(a) em unidades de saúde no campo gerencial e de assistência. Planejamento, organização e avaliação da assistência de enfermagem, incluindo a preparação, a supervisão e a avaliação do desempenho da equipe de enfermagem.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno subsídios necessários para o gerenciamento e assistência na Unidade de Saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: VIVÊNCIAS NA PRÁTICA PROFISSIONAL | 36.0 h

EMENTA: Modelos e metodologias aplicados à prática profissional de Enfermagem: desenvolvimento da prática assistencial.
OBJETIVO: Desenvolver e aplicar o Processo de Enfermagem aos indivíduos que demandam assistência em saúde com intercorrências emergenciais clínicas e, ou cirúrgicas. Refletir sobre a prática cotidiana de enfermagem, realizando uma análise crítica da prática profissional e dos modelos de gestão utilizados nos serviços de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE DO TRABALHADOR | 54.0 h

EMENTA: Assistência ao adulto em diferentes contextos de atendimento. Assistência integral ao trabalhador. Processo saúde-doença–trabalho como um dos determinantes do processo de adoecimento do indivíduo e de coletividades. Fisiopatologia das doenças ocupacionais mais prevalentes. Vigilância epidemiológica e sanitária no ambiente de trabalho. Programa de atenção a saúde do homem.
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos oportunidades para a construção de conhecimento e desenvolvimento de estratégias do processo de cuidar do homem e do trabalhador.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENFERMAGEM I | 36.0 h

EMENTA: Instrumentalização do aluno para aprofundamento em assuntos pertinentes a profissão. Temas da área visando ao aprimoramento da formação profissional.
OBJETIVO: Propiciar ao aluno a oportunidade de discutir com profundidade tópicos emergentes da profissão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ENFERMAGEM EM CUIDADOS INTENSIVOS E PRONTO SOCORRO | 108.0 h

EMENTA: Desenvolvimento do conhecimento científico e aplicação da assistência sistematizada de enfermagem ao indivíduo com emergências clínicas e/ou cirúrgicas e pacientes críticos, analisando as concepções do cuidado ao paciente crítico, de forma holística, abordando a promoção, proteção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Assistência à família e cuidadores. Aspectos éticos na assistência de enfermagem
OBJETIVO: Desenvolver no aluno subsídios teóricos para atuação e aplicação de assistência sistematizada de Enfermagem aos indivíduos com intercorrências emergenciais clínicas e/ou cirúrgicas em pronto socorro; Oferecer subsídios teóricos para atuação e aplicação de assistência sistematizada de Enfermagem ao paciente crítico em unidade de terapia intensiva; Reconhecer o papel do enfermeiro como membro integrante da equipe multidisciplinar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM I | 216.0 h

EMENTA: Estágio supervisionado em enfermagem como subsídio para o desenvolvimento do pensamento crítico e das habilidades técnicas relacionadas à assistência à mulher, criança e adolescente. Assistência de enfermagem à gestante, a parturiente, a puérpera e ao recém-nascido sadio. Acompanhamento da gestação de alto risco. Assistência nas afecções ginecológicas. Assistência à criança e adolescente e a família no processo saúde doença. Sistematização da Assistência de Enfermagem. Atividades de educação e saúde.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a desenvolver a assistência de enfermagem integral a saúde da mulher e do recém-nascido, a criança e ao adolescente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENFERMAGEM II | 36.0 h

EMENTA: Instrumentalização do aluno para aprofundamento em assuntos pertinentes a profissão. Temas da área visando ao aprimoramento da formação profissional.
OBJETIVO: Propiciar ao aluno a oportunidade de discutir com profundidade tópicos emergentes da profissão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 36.0 h

EMENTA: Desenvolvimento teórico-prático de tema interdisciplinar relacionado à área de saúde, ciência e tecnologia.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno condições para treinamento e conduta em pesquisa científica através de elaboração e desenvolvimento de um plano de trabalho.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM II | 288.0 h

EMENTA: Estágio supervisionado de assistência de Enfermagem ao adulto com transtornos mentais, afecções clínicas e cirúrgicas, agudas e crônicas de média e alta complexidade e especialidade em diferentes áreas que demandem assistência em unidades de emergência, pronto-socorro, unidade de terapia intensiva, oncologia, nefrologia, clínica médica / cirúrgica. Assistência à família e aos cuidadores. Aspectos éticos na assistência de Enfermagem.
OBJETIVO: Desenvolvimento no aluno de subsídios práticos para atuação e aplicação de assistência sistematizada de enfermagem ao indivíduo portador de afecções clínicas e cirúrgicas, agudas e crônicas, de média e alta complexidade e especialidade, abordando promoção, diagnóstico, tratamento e reabilitação; Assistência à família e aos cuidadores; Aspectos éticos na assistência de Enfermagem; Reconhecer o papel do enfermeiro como membro integrante da equipe multidisciplinar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENFERMAGEM III | 36.0 h

EMENTA: Instrumentalização do aluno para aprofundamento em assuntos pertinentes a profissão. Temas da área visando ao aprimoramento da formação profissional.
OBJETIVO: Propiciar ao aluno a oportunidade de discutir com profundidade tópicos emergentes da profissão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 36.0 h

EMENTA: Desenvolvimento teórico-prático de tema interdisciplinar relacionado à área de saúde, ciência e tecnologia.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno condições para treinamento e conduta em pesquisa científica através de elaboração e desenvolvimento de um plano de trabalho. Preparação de uma monografia sobre o trabalho realizado, que será apresentada e defendida perante uma banca examinadora.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0002-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ANTROPOLOGIA DA SAÚDE | 36.0 h

EMENTA: Conceito de antropologia. O dimensionamento do aspecto antropológico, religioso e social das ações do homem relacionado à doença e cura. Conceito de eficácia, corpo, sofrimento, morte.
OBJETIVO: Dimensionar o ser humano na pluralidade íntegra. Analisar as questões culturais sobre a área da saúde. Compreender como diferentes grupos elaboram as noções de saúde-doença-cura. Prospectar como os indivíduos se relacionam com as crenças religiosas, bem como essas interagem na saúde-doença-cura. Refletir os conceitos de eficácia, corpo, sofrimento, morte

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOESTATÍSTICA APLICADA À SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos conceitos utilizados em Bioestatística e sua aplicação na saúde e nas pesquisas científicas realizadas no âmbito da saúde. Amostragem, medidas de tendência central e dispersão. Noções de probabilidades e de distribuição. Testes estatísticos aplicados à análise de dados. Utilização de softwares estatísticos
OBJETIVO: Fornecer elementos para o entendimento dos desenhos epidemiológicos. Capacitar para execução de procedimentos de análise estatística de dados, assim como na utilização de softwares estatísticos. Fornecer subsídios para elaboração de tabelas, gráficos e testes estatísticos desenvolvidos no programa. Analisar criticamente os resultados estatísticos publicados em artigos científicos e avaliar o grau de consistência e coerência associado à metodologia e instrumental analítico utilizado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Bases conceituais, história e aplicação da epidemiologia. Processo saúde-doença. Epidemiologia descritiva e analítica. Desenhos epidemiológicos. Indicadores de saúde. Epidemiologia social na América Latina. Vigilância epidemiológica.
OBJETIVO: Compreender as bases teóricas do raciocínio epidemiológico para a redução das frequências dos agravos relativos à saúde da coletividade humana. Conhecer os indicadores para o planejamento, administração e avaliação de ações de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EXTENSÃO E OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM | 36.0 h

EMENTA: Bases conceituais da extensão. Identificação de projetos de extensão. Discussão sobre o grau de contribuição da extensão na formação acadêmica do aluno. Inculturação dos resultados e dos referenciais teóricos e metodológicos na grade curricular do curso de graduação.
OBJETIVO: Apresentar resultados sistematizados de projetos de extensão. Analisar as metodologias utilizadas, demanda e público atingido, referenciais epistemológicos, processo de intervenção, grau de apropriação dos conhecimentos e de interdependência com outros saberes científicos. Compreender os processos de produção de novas tecnologias e inovação, bem como seu grau de transferência para a comunidade atendida

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTÓRIA EM SAÚDE E INSTRUMENTOS BÁSICOS PARA A ASSISTÊNCIA | 36.0 h

EMENTA: Compreensão da Enfermagem e sua evolução histórica desde a Idade Média até o surgimento da Enfermagem Científica na Modernidade. Conceito de Enfermagem enquanto arte e ciência; o conhecimento teórico produzido por enfermeiros; teorias de Enfermagem, cenários da prática profissional, a arte de registrar. Identificação e análise dos elementos que compõem o processo de trabalho na saúde e na enfermagem. Discussão de conceitos de cidadania e papel social do enfermeiro
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno o aprendizado e a discussão dos conceitos relacionados à evolução histórica do processo de cuidar do ser humano e do processo de trabalho da enfermagem, trazendo uma abordagem histórica da enfermagem, bem como, as teorias que serviram de inspiração para a sistematização do processo de enfermagem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DA PESQUISA E BIOÉTICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos de ciência e métodos. Tipos de conhecimento. Etapas para elaboração de um projeto. Histórico da bioética. Princípios éticos para pesquisa com seres humanos e animais.
OBJETIVO: Desenvolver as habilidades necessárias para a pesquisa científica qualitativa e quantitativa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE | 36.0 h

EMENTA: Processos psicológicos básicos - percepção, sensação, cognição, motivação e emoção. Modelos para a compreensão do funcionamento mental. Psicologia do desenvolvimento. Relação entre comportamento e saúde.
OBJETIVO: Favorecer a compreensão dos aspectos psicológicos que permeiam a área da saúde, com base no modelo biopsicossocial

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de saúde ambiental e políticas para conservação e preservação. Aspectos básicos e conceituais de saneamento básico, controle de poluentes e as relações entre o meio ambiente e a saúde individual e coletiva. Principais fatores de risco do meio ambiente; as técnicas e estratégias de intervenção para a promoção da saúde e prevenção das doenças. O papel do enfermeiro como educador em relação à preservação do meio ambiente e da vida. Função da Vigilância Sanitária como meio de proteção à defesa da saúde da população.
OBJETIVO: Compreender os elementos básicos e introdutórios, visando o conhecimento e a detecção dos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana e identificar as medidas de prevenção e controle de riscos e das doenças ou outros agravos à saúde relacionados ao ambiente e as atividades produtivas. Capacitar o aluno a compreender a dimensão da Saúde Ambiental, relacionando-os com o contexto de Vigilância Sanitária, de forma que esteja habilitado para atuar junto à população no âmbito de Saúde Coletiva.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo do processo histórico de construção do sistema de saúde no Brasil. Reforma sanitária. Sistema Único de Saúde. Análise dos determinantes econômicos, sociais e políticos para a formulação de políticas públicas de saúde. Vigilância em saúde. Prevenção de agravos e promoção de saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde. Sistema de saúde local. Programas de saúde e Estratégia Saúde da Família.
OBJETIVO: Conhecer a evolução das políticas públicas de saúde no Brasil com ênfase no processo de reforma sanitária. Conhecer os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a importância da saúde coletiva, das políticas públicas e a realidade do sistema de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

BIOLOGIA CELULAR E EMBRIOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da biologia, estrutura e organização celular. Noções básicas de embriologia humana.
OBJETIVO: Proporcionar o aprendizado e a discussão dos conceitos de biologia celular e relacioná-los à área de saúde. Apresentar os processos de reprodução, desenvolvimento embrionário e desenvolvimento fetal.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura e função de aminoácidos, peptídeos, proteínas, carboidratos, lipídios, enzimas e vitaminas. Ação hormonal. Introdução ao metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Integração metabólica.
OBJETIVO: Proporcionar o aprendizado sobre a constituição química da célula e dos processos bioquímicos e metabólicos básicos. Proporcionar o aluno da área de saúde capacidade de compreender a importância dos diversos processos bioquímicos e metabólicos básicos no organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GENÉTICA HUMANA | 36.0 h

EMENTA: Estrutura e função dos ácidos nucléicos. Replicação do DNA. Transcrição e Tradução. Funcionamento gênico. Mutações e polimorfismos. Padrões de herança monogênica. Genealogia e síndromes humanas prevalentes. Meiose e Mitose. Citogenética básica e clínica. Erros inatos do metabolismo. Genética e câncer. Bases da tecnologia de DNA recombinante. Genética e ética e aconselhamento genético
OBJETIVO: Apresentar e discutir de forma integrada os diferentes segmentos da genética humana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não acadêmicos. Promover uma prática intensiva de leitura e análise linguística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Regras de Três. Porcentagem. Expressões algébricas. Funções de uma variável.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SEMIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM | 72.0 h

EMENTA: Introdução às técnicas de coleta de dados - anamnese, métodos propedêuticos do exame físico, avaliação dos sinais vitais, aplicação dos princípios da semiologia e semiotécnica.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno habilidades técnicas para a realização da anamnese e para o desenvolvimento do exame físico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

ANATOMIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: Nervoso, Circulatório, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital, Esquelético, Articular e Muscular.
OBJETIVO: Proporcionar, aos acadêmicos, conhecimentos teóricos e práticos básicos dos aspectos morfológicos e topográficos dos diversos sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós-) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos compartimentos hídricos. Meio interno e homeostase, membrana, bioeletrogênese, tecido nervoso, potencial de ação, sinapse. Receptores sensoriais e somestesia. Sistema neurovegetativo. Estudo da função dos sistemas cardiovascular, respiratório, renal, digestório e glândulas anexas. Eixo hipotálamo-hipófise, tireóide, paratireóide, adrenais e pâncreas. Efeitos fisiológicos e mecanismo de controle de hormônios ovarianos e testiculares.
OBJETIVO: Possibilitar uma compreensão generalista dos mecanismos fisiológicos envolvidos na manutenção das funções vitais do organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM | 72.0 h

EMENTA: Fundamentação teórica-prática para a realização dos procedimentos de Enfermagem mais complexos, com base científica, para o atendimento das necessidades do cliente em instituições assistências.
OBJETIVO: Instrumentalizar o aluno a desenvolver os procedimentos de Enfermagem, desenvolvendo habilidades específicas necessárias para a atuação profissional. Desenvolver com os alunos técnicas básicas para atuar em campo de estagio. Agregar teoria e prática nos procedimentos básicos para o atendimento ao cliente. Aplicar a sistematização de assistência de enfermagem , interagindo teoria e pratica hospitalar

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos em histologia do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos histológicos e estruturais dos seguintes tecidos básicos e sistemas: nervoso, epitelial e conjuntivo, muscular, circulatório, respiratório, urinário, genital masculino e feminino, digestório, ósseo e cartilaginoso.
OBJETIVO: Proporcionar ao acadêmico conhecimento teórico e prático básico dos aspectos morfológicos, microscópicos e ultraestruturais dos diversos tecidos e sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Alterações regressivas celulares. Distúrbios circulatórios. Distúrbios do metabolismo de pigmentos endógenos e exógenos. Mecanismos de defesa inatos e adaptativos. Inflamações agudas, crônicas, crônicas granulomatosas, cura e reparo. Distúrbios do crescimento e da diferenciação. Neoplasias.
OBJETIVO: Fornecer embasamento para reconhecer e interpretar com segurança os fenômenos histopatológicos e conscientização da necessidade de assumir postura científica, frente à enfermidade. Explicar os mecanismos patogenéticos e suas manifestações clínicas, firmando em bases anatomofisiológicas. Mostrar as alterações estruturais e ou funcionais que envolvem todos os níveis de organização biológica, variando apenas o grau de comprometimento dos diferentes níveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL | 36.0 h

EMENTA: As diferentes concepções de loucura e sua historicidade. Processo saúde – doença mental; promoção e prevenção em saúde mental. Princípios de comunicação terapêutica; relacionamento interpessoal; abordagens grupais. Políticas de saúde mental e trabalho multidisciplinar e interdisciplinar.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades na realização da comunicação terapêutica e do relacionamento interpessoal como ferramenta indispensável para a sistematização do Processo de Enfermagem em saúde mental. Possibilitar a aquisição de conhecimentos terórico-práticos em abordagens grupais como facilitadores para o trabalho com famílias e equipe multiprofissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA GERAL | 36.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais em farmacologia. Formas farmacêuticas e vias de administração. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Interações Medicamentosas. Interações Fármaco-nutriente.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos básicos em Farmacologia, de farmacocinética e farmacodinâmica relacionados no programa. Capacitar o aluno a resolução de casos clínicos farmacológicos na prática diária e reconhecimento de possíveis interações medicamentosas, fornecendo subsídios para garantia da eficácia terapêutica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM | 72.0 h

EMENTA: Sistema Sensorial Somestésico; Características Contráteis do Músculo estriado esquelético; Reflexos medulares; Funções motoras supra-segmentares; Bases Neurais da Emoção; Plasticidade Neural; Ritmos Biológicos; Hemodinâmica; Determinantes da Pressão Arterial; Controle de Pressão Arterial de Curto Prazo e Longo Prazo; Volumes e Capacidades Pulmonares; Controle Neural e Químico da Respiração; Mecanismo de formação de Urina Concentrada e Diluída; Mecanismo de Micção e seu controle; Reflexos Gastrointestinais e seus controles; Gravidez; Parto; Amamentação; Anticoncepção.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade para a aplicação fisiologia na sua futura atividade profissional, não apenas em teremos curativos mas preventivos. Aprofundar os conhecimentos sobre os sistemas: nervoso, circulatório, respiratório, renal, digestório, endócrino e reprodutor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios teóricos e práticos da biologia dos microrganismos: bactérias, fungos e vírus. Controle de microrganismos. Antibióticos: mecanismos de ação e resistência microbiana. Estrutura e organização do sistema imunológico. Resposta imune inata e adaptativa. Características dos antígenos. Imunoglobulinas. Sistema complemento. Reações de hipersensibilidade. Imunizações ativas e passivas.
OBJETIVO: Conhecer as propriedades gerais dos diferentes grupos de microrganismos (bactérias, fungos e vírus). Entender a importância do controle de microrganismos e os princípios dos métodos de controle existentes. Descrever os mecanismos de ação dos antimicrobianos e a aquisição de resistência microbiana. Conhecer e aplicar técnicas laboratoriais para o estudo microscópico dos microrganismos. Conhecer a estrutura e organização do sistema imunológico humano. Descrever os mecanismos específicos e inespecíficos de defesa do hospedeiro contra os diferentes tipos de patógenos. Interação das respostas imunes. Descrever e diferenciar imunização ativa e passiva.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NUTRIÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos da nutrição e alimentação. Macro e micronutrientes: funções no organismo. Nutrição nos Ciclos de Vida. Nutrição em Saúde Pública. Nutrição e Dietética na Prática Hospitalar
OBJETIVO: Levar o aluno a compreender a importância da alimentação para a saúde do homem nos diferentes ciclos de vida. Fornecer subsídios teóricos para atuação do enfermeiro na equipe multiprofissional, considerando a nutrição e alimentação em sua dimensão preventiva e/ou terapêutica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PARASITOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Introdução à Parasitologia. Relação parasito-hospedeiro e ecologia parasitária. Mecanismos de transmissão, patogenia, diagnóstico, epidemiologia e profilaxia dos principais protozoários e helmintos do homem. Estudo dos principais artrópodes transmissores de doenças no homem
OBJETIVO: Transmitir aos alunos os conceitos básicos para compreensão da sintomatologia e diagnóstico laboratorial das doenças parasitárias, bem como o seu tratamento, e as implicações da relação parasito-hospedeiro sobre cada um dos componentes dessa associação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICAS BÁSICAS DO CUIDADO EM ENFERMAGEM | 72.0 h

EMENTA: fundamentação teórico-prática dos procedimentos de Enfermagem, Base científica para o atendimento das necessidades do cliente em instituições assistências.
OBJETIVO: Instrumentalizar o aluno a desenvolver os procedimentos de Enfermagem, desenvolvendo habilidades específicas necessárias para a atuação profissional. Desenvolver com os alunos técnicas básicas para atuar em campo de estagio Proporcionar ao aluno uma ampla abordagem a respeito dos conceitos fundamentais, habilidades e técnicas para execução dos procedimentos básicos de enfermagem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAE (SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM) | 36.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Habilidades diagnósticas, pensamento crítico. Histórico de Enfermagem, Diagnósticos de Enfermagem, Planejamento, Implementação e Avaliação da Assistência de enfermagem.
OBJETIVO: Fornecer subsídios para o desenvolvimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem, capacitar o aluno a desenvolver o histórico de enfermagem; a identificar problemas e determinar diagnósticos de enfermagem; a realizar o planejamento das intervenções de enfermagem; implementar as intervenções de enfermagem; realizar avaliação sobre a assistência de enfermagem prestada.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR | 36.0 h

EMENTA: Histórico da infecção hospitalar. Estudos dos conceitos básicos de assepsia, anti-sepsia, limpeza, desinfecção e esterilização relacionadas ao controle da infecção. O processo de Enfermagem no controle da infecção hospitalar. Legislação nacional sobre o programa de controle de infecção hospitalar. Noções gerais sobre mecanismos de resistência bacteriana e controle de antimicrobianos. Noções de prevenção de riscos biológicos ocupacionais.
OBJETIVO: Oferecer subsídios teóricos para a participação nas ações básicas de Controle de Infecção Hospitalar; Conhecer medidas básicas de prevenção e controle das principais síndromes infecciosas e ações de controle nos serviços de apoio a assistência a saúde; Conhecer a legislação e estrutura das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar e os aspectos epidemiológicos e microbiológicos das Infecções Hospitalares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAS DE SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: A perspectiva da Atenção Primária à Saúde como estratégia de reorganização do sistema de saúde. A enfermagem na promoção, prevenção e reabilitação da saúde. Os Programas de Saúde do Ministério nas diversas áreas de atuação do profissional enfermeiro, com detalhamento dos programas relacionados às doenças mais prevalentes (Doenças Imunopreveníveis, Imunização, Tuberculose, Hanseníase, DST / AIDS, Hipertensão e Diabetes).
OBJETIVO: Desenvolver no aluno habilidades básicas necessárias à atuação na assistência primária de saúde, bem como habilidades para utilização das medidas de saúde coletiva. Conhecer os fundamentos da programação em saúde do Sistema Único de Saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REFLEXÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL | 36.0 h

EMENTA: Evolução da prática de enfermagem no contexto histórico, político e social. Lei do exercício profissional. Fundamentos da ética e código de ética. Entidades representativas da enfermagem. Análise crítica da prática da enfermagem e sua relação com a cidadania
OBJETIVO: Refletir sobre a dimensão ética do trabalho em Enfermagem, nas situações do cotidiano e em situações limite.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | 144.0 h

EMENTA: Análise dos indicadores de saúde infantil e do adolescente. Estatuto da criança e do adolescente. Aspectos do crescimento e desenvolvimento, genograma e ecomapa, prevenção de acidentes e afecções mais comuns de média e alta complexidade. Sistematização da assistência de enfermagem.
OBJETIVO: Capacitar o aluno na Assistência de Enfermagem integral à saúde da criança e do adolescente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE DA MULHER E DO RN | 144.0 h

EMENTA: Estudo dos aspectos fundamentais da assistência à saúde da mulher segundo as diretrizes do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Conceitos básicos de obstetrícia normal e obstetrícia patológica na gestação, parto e puerpério. Assistência ao recém-nascido sadio. Conhecimentos de ginecologia relacionados às afecções ginecológicas de maior incidência, prevenção do câncer de mama e colo de útero, citologia oncótica e Planejamento familiar.
OBJETIVO: Capacitar o aluno na Assistência de Enfermagem integral à saúde da mulher e do recém-nascido

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM | 72.0 h

EMENTA: Bases teóricas da administração e sua aplicação no processo de trabalho em enfermagem assistencial e gerencial, envolvendo a gerência de recursos institucionais; estrutura e organização do serviço de saúde e serviços de enfermagem; planejamento, organização, controle e avaliação das atividades administrativas e de assistência desenvolvidas pelo Serviço de Enfermagem nos estabelecimentos assistenciais de saúde.
OBJETIVO: Instrumentalizar o aluno para o gerenciamento da assistência de enfermagem nas instituições prestadoras de assistência à saúde, através de questões da administração que envolvem suas teorias, o desenvolvimento e o gerenciamento de recursos institucionais aplicados ao trabalho da enfermagem; atividades relacionadas à supervisão e a resolução de problemas no desempenho das funções gerenciais do enfermeiro.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO ADULTO NAS INTERCORRÊNCIAS CIRÚRGICAS | 90.0 h

EMENTA: Desenvolvimento do conhecimento cientifico e aplicação da assistência sistematizada de enfermagem ao indivíduo portador de afecções cirúrgicas agudas e crônicas, abordando a promoção, proteção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Assistência à família e cuidadores. Aspectos éticos na assistência de enfermagem.
OBJETIVO: Desenvolver subsídios teóricos para atuação e aplicação de assistência sistematizada de Enfermagem ao indivíduo portador de afecções cirúrgicas, agudas e crônicas de média complexidade e especialidade; Reconhecer as alterações orgânicas mais prevalentes no paciente adulto com afecções cirúrgicas, bem como suas formas de tratamento; Planejar, executar e avaliar a assistência de enfermagem sistematizada a pacientes com agravos cirúrgicos, refletindo sobre o cuidar como prática inerente ao enfermeiro;Reconhecer o papel do enfermeiro como membro integrante da equipe multidisciplinar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO ADULTO NAS INTERCORRÊNCIAS CLÍNICAS | 90.0 h

EMENTA: Desenvolvimento do conhecimento cientifico e aplicação da assistência sistematizada de enfermagem ao indivíduo portador de afecções clínicas, agudas e crônicas, abordando a promoção, proteção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Assistência à família e cuidadores. Aspectos éticos na assistência de enfermagem
OBJETIVO: Desenvolver subsídios teóricos para atuação e aplicação de assistência sistematizada de Enfermagem ao indivíduo portador de afecções agudas e crônicas de média complexidade e especialidade; Reconhecer as alterações orgânicas mais prevalentes no paciente adulto com afecções clínicas agudas e crônicas, bem como suas formas de tratamento; Planejar, executar e avaliar a assistência de enfermagem sistematizada a pacientes com agravos clínicos , refletindo sobre o cuidar como prática inerente ao enfermeiro;Reconhecer o papel do enfermeiro como membro integrante da equipe multidisciplinar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO | 108.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais de competências e habilidades técnicas, científicas, políticas, éticas, gerenciais e administrativas relacionadas à assistência de enfermagem nas instituições prestadoras de assistência à saúde.
OBJETIVO: Desenvolver junto ao aluno os meios necessários para o planejamento, organização e avaliação da Assistência de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem. Capacitar o aluno a preparar, avaliar e supervisionar a equipe de enfermagem, bem como adquirir ferramentas para gerenciar as instituições prestadoras de assistência à saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA | 36.0 h

EMENTA: Evolução Histórica da Psiquiatria e da Enfermagem Psiquiátrica. Bases Paradigmáticas da Reforma Psiquiátrica e a Política de Saúde Mental. Papel Terapêutico do enfermeiro junto ao paciente com transtorno mental. Família e transtorno mental. Semiologia Aplicada a Enfermagem em Saúde Mental: Sistematização da assistência em enfermagem em Saúde Mental.
OBJETIVO: Conhecer o contexto histórico, social e político da assistência psiquiátrica e as transformações propostas pela Reforma Psiquiátrica. Discutir as políticas de saúde mental e conhecer os modelos assistenciais existentes na atualidade. Conhecer a semiologia psiquiátrica; identificar as principais psicopatologias e transtornos mentais e as formas de tratamento utilizadas: psicofarmacologia, abordagens psicoterapêuticas e psicossociais. Implementar a sistematização da assistência de enfermagem e utilizar o relacionamento terapêutico nas intervenções de enfermagem junto aos portadores de transtorno mental.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE COLETIVA | 72.0 h

EMENTA: Aplicação prática dos conceitos de promoção e prevenção. Execução e avaliação dos diversos programas de saúde do Ministério da Saúde no âmbito da atenção primária. Vivência de estratégias de mobilização popular através de ações educativas interdisciplinares e intersetoriais.
OBJETIVO: Capacitar o aluno no Desenvolvimento de Ações Educativas em Saúde; na execução e avaliação de Programas de Saúde nos diversos cenários de ensino- aprendizagem: UBS, ESF, ambulatório de especialidade, ambulatório de saúde mental.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA APLICADA | 36.0 h

EMENTA: Fármacos que atuam no Sistema Nervoso Central; Fármacos antiinflamatórios, fármacos que atuam no trato gastrintestinal, Fármacos cardiovasculares, Fármacos utilizados no tratamento de Diabetes, Antibióticos e Quimioterápicos; Reações adversas e uso racional de medicamentos; Farmacologia de grupos especiais de pacientes (crianças, idosos e gestantes).
OBJETIVO: Oferecer ao estudante de enfermagem conceitos que permitam prestar assistência de enfermagem de maneira segura, planejando intervenções para maximizar a eficácia terapêutica dos medicamentos, minimizar a ocorrência de toxidade, evitar interações medicamentosas adversas e proporcionar mais conforto ao cliente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

ENFERMAGEM GERONTOGERIÁTRICA | 54.0 h

EMENTA: Processo de envelhecimento. Política nacional do idoso. Promoção da saúde do idoso. A especificidade do cuidado de enfermagem gerontogeriátrica.
OBJETIVO: Desenvolver e contextualizar o Processo de Enfermagem ao idoso em todos os níveis de assistência. Apropriar-se dos fundamentos do Atendimento Domiciliar e Home Care.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENFERMAGEM NO CENTRO CIRÚRGICO E NA CENTRAL DE MATERIAL | 54.0 h

EMENTA: Funcionamento do ambiente do Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado. Estrutura organizacional, Fluxo de Material, Procedimentos, Terminologia Cirúrgica, Instrumentais, Anestesia. Recursos humanos e materiais. Atribuições do Enfermeiro. Sistematização da Assistência de Enfermagem no período perioperatório e Recuperação pós-anestésica
OBJETIVO: Instrumentalizar o aluno para atuar em unidade de Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado.; Apresentar a estrutura organizacional e procedimentos realizados na Unidade de Centro Cirúrgico, Centro Cirúrgico Ambulatorial e Central de Material Esterilizado; Compreender os fatores de risco associados aos procedimentos cirúrgicos e anestésicos e respectivas medidas de prevenção; Conhecer os princípios da sistematização da assistência de enfermagem no período peri-operatório (pré, intra e pós-operatório imediato - recuperação pós-anestésica); Conhecer os princípios éticos para atuação na Unidade de Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO NA REDE BÁSICA DE SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Atividades assistenciais desenvolvidas pelo aluno na rede de atenção básica através do desenvolvimento de atividades de Planejamento, Assistência de Enfermagem e Vigilância em Saúde, conforme os Programas de Saúde Pública do Ministério da Saúde
OBJETIVO: Desenvolver atividades assistenciais como: acolhimento, atendimentos individuais ou em grupo e visitas domiciliares. Propiciar a integração entre os trabalhadores da unidade e os alunos numa perspectiva de parceria e compartilhamento em que conhecimento científico é socializado e partilhado , associando respeito e valorização das ações em saúde desenvolvidas por estes profissionais. Desenvolver estratégias de intervenção, juntamente com as equipes de serviço, com o objetivo de contribuir para a organização do atendimento individual, coletivo e domiciliar. Orientar, assessorar e acompanhar os alunos em ações planejadas com grupos de atenção prioritária, como: mulheres, idosos, crianças, adolescentes, visando a integralidade da atenção e o trabalho interdisciplinar na Atenção Básica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GERENCIAMENTO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM | 144.0 h

EMENTA: Estágio supervisionado em administração de enfermagem nas unidades de saúde. Exercícios supervisionados das funções e atividades do(a) enfermeiro(a) em unidades de saúde no campo gerencial e de assistência. Planejamento, organização e avaliação da assistência de enfermagem, incluindo a preparação, a supervisão e a avaliação do desempenho da equipe de enfermagem.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno subsídios necessários para o gerenciamento e assistência na Unidade de Saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR | 36.0 h

EMENTA: Conceito de interdisciplinaridade. Percepção da multicausalidade do processo saúde – doença (influência das dimensões sociais, político econômicas, biológicas, culturais, psicológicas). Investimento na interdisciplinaridade como estratégia para a concretização da integralidade das ações de saúde. Competências e habilidades para uma prática profissional do enfermeiro baseada na Atenção Integral em Saúde.
OBJETIVO: Compreender o conceito de interdisciplinaridade e refletir sobre sua contribuição para a integralidade das ações de saúde. Discutir os diversos aspectos que envolvem o processo de adoecimento e sua multicausalidade, e reconhecer a complexidade das ações em saúde. Conhecer as potencialidades da prática Interdisciplinar em sua proposta de um trabalho conjunto, que envolve vários olhares e conhecimentos disciplinares. Contribuir para a evolução e inovação da Enfermagem como conhecimento e profissão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE DO TRABALHADOR | 54.0 h

EMENTA: Assistência ao adulto em diferentes contextos de atendimento. Assistência integral ao trabalhador. Processo saúde-doença–trabalho como um dos determinantes do processo de adoecimento do indivíduo e de coletividades. Fisiopatologia das doenças ocupacionais mais prevalentes. Vigilância epidemiológica e sanitária no ambiente de trabalho. Programa de atenção a saúde do homem.
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos oportunidades para a construção de conhecimento e desenvolvimento de estratégias do processo de cuidar do homem e do trabalhador.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENFERMAGEM I | 54.0 h

EMENTA: Instrumentalização do aluno para aprofundamento em assuntos pertinentes a profissão. Temas da área visando ao aprimoramento da formação profissional.
OBJETIVO: Propiciar ao aluno a oportunidade de discutir com profundidade tópicos emergentes da profissão

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VIVÊNCIAS NA PRÁTICA PROFISSIONAL | 36.0 h

EMENTA: Modelos e metodologias aplicados à prática profissional de Enfermagem: desenvolvimento da prática Profissional.
OBJETIVO: Desenvolve e aplica o Processo de Enfermagem aos indivíduos que demandam assistência em saúde com intercorrências emergenciais clínicas e, ou cirúrgicas. Refletir sobre a prática cotidiana de enfermagem, realizando uma análise crítica da prática profissional e dos modelos de gestão utilizados nos serviços de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

ENFERMAGEM EM CUIDADOS INTENSIVOS E PRONTO SOCORRO | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento do conhecimento cientifico e aplicação da assistência sistematizada de enfermagem ao indivíduo com emergências clínicas e/ou cirúrgicas e pacientes críticos, analisando as concepções do cuidado ao paciente crítico, de forma holística, abordando a promoção, proteção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Assistência à família e cuidadores. Aspectos éticos na assistência de enfermagem.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno subsídios teóricos para atuação e aplicação de assistência sistematizada de Enfermagem ao indivíduos com intercorrências emergenciais clínícas e/ou cirúrgicas em pronto socorro.;Desenvolver no aluno subsídios teóricos para atuação e aplicação de assistência sistematizada de Enfermagem ao paciente crítico em unidade de terapia intensiva; Reconhecer o papel do enfermeiro como membro integrante da equipe multidisciplinar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM I | 216.0 h

EMENTA: Estágio supervisionado em enfermagem como subsídio para o desenvolvimento do pensamento crítico e das habilidades técnicas relacionadas à assistência à mulher, criança e adolescente. Assistência de enfermagem à gestante, a parturiente, a puérpera e ao recém-nascido sadio. Acompanhamento da gestação de alto risco. Assistência nas afecções ginecológicas. Assistência à criança e adolescente e a família no processo saúde doença. Sistematização da Assistência de Enfermagem. Atividades de educação e saúde.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a desenvolver a assistência de enfermagem integral a saúde da mulher e do recém-nascido, a criança e ao adolescente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETO TÉCNICO CIENTÍFICO INTERDISCIPLINAR | 36.0 h

EMENTA: Desenvolvimento teórico de tema interdisciplinar relacionado à profissão de Enfermagem sob a orientação de um professor. Diretrizes para elaboração e apresentação de um trabalho científico. Aspectos estruturais e normativos do trabalho científico (Normas da ABNT). Documentação científica; uso da Internet como fonte de pesquisa.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno subsídios necessários para realização, aprovação e desenvolvimento do projeto de pesquisa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENFERMAGEM II | 36.0 h

EMENTA: Instrumentalização do aluno para aprofundamento em assuntos pertinentes a profissão. Temas da área visando ao aprimoramento da formação profissional.
OBJETIVO: Propiciar ao aluno a oportunidade de discutir com profundidade tópicos emergentes da profissão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM II | 288.0 h

EMENTA: Estágio supervisionado de assistência de Enfermagem ao adulto com transtornos mentais, afecções clínicas e cirúrgicas, agudas e crônicas de média e alta complexidade e especialidade em diferentes áreas que demandem assistência em unidades de emergência, pronto-socorro, unidade de terapia intensiva, oncologia, nefrologia, clínica médica / cirúrgica. Assistência à família e aos cuidadores. Aspectos éticos na assistência de Enfermagem.
OBJETIVO: Desenvolvimento no aluno de subsídios práticos para atuação e aplicação de assistência sistematizada de enfermagem ao indivíduo portador de afecções clínicas e cirúrgicas, agudas e crônicas, de média e alta complexidade e especialidade, abordando promoção, diagnóstico, tratamento e reabilitação; Assistência à família e aos cuidadores; Aspectos éticos na assistência de Enfermagem; Reconhecer o papel do enfermeiro como membro integrante da equipe multidisciplinar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRODUÇÃO TÉCNICO CIENTÍFICO INTERDISCIPLINAR | 36.0 h

EMENTA: Descreve e analisa as etapas da elaboração do trabalho de conclusão de curso por meio da coleta de dados, análise e apresentação dos resultados em forma de trabalho escrito e socialização em exposição oral para banca examinadora.
OBJETIVO: Oferecer subsídios para a execução, formatação, finalização e apresentação do Projeto de Pesquisa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENFERMAGEM III | 36.0 h

EMENTA: Instrumentalização do aluno para aprofundamento em assuntos pertinentes a profissão. Temas da área visando ao aprimoramento da formação profissional.
OBJETIVO: Propiciar ao aluno a oportunidade de discutir com profundidade tópicos emergentes da profissão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica [edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@eecbac90, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@416c1c4e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b321b6e5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@26a7fbac, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@435cee95, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8e2938d7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ce1afad3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b21d5911, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c8e9924d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@30fc5b07, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@de213dd3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@129cafd1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2aec9a37, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6d23c328, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2d2f9a3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f0dbc391, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5cf4855c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@725a9bf9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e6c453fa, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@370ee2a8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ab7a6d04, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4159df61, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1745b380, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@16d38cfe, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@61cab3c4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ad1aca0f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@80c486fc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f8d0d46d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@78f0fa96, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b4117f0f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cb52f6cc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f03d9dea, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bd90df06, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fc16bf07, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9266447f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ff7df30a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ba9c3290, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c617d161, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@586a82de, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e80347c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@67a6970d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6d9fe8e3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bee177d7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@91e7317a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7397d266, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fe3f9614, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b753597a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ed52042, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fc5775b7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d86e52f3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3c97ce48, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@32de5e67, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2feacd3a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6b8704f2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@febd9c37]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2015/6

A HUMANIZAÇÃO DO RECÉM- NASCIDO PREMATURO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: UMA PROPOSTA DE PROTOCOLO HUMANIZADO

2015/6

A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE ACEITAÇÃO AO PARTO NORMAL: UMA REVISÃO DE BIBLIOGRÁFICA

2015/6

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA INSERÇÃO, MANUTENÇÃO E REMOÇÃO DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA EM NEONATOS

2015/6

AUDITORIA EM ENFERMAGEM E QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

2015/6

BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO PARA A NUTRIZ E O LACTENTE

2015/6

DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE CLINICA MÉDICA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

2015/6

GESTÃO EM ENFERMAGEM: Dimensionamento de Pessoal na Clínica Cirúrgica de um Hospital Universitário

2015/6

PERCEPÇÃO DA ENFERMAGEM ACERCA DOS FATORES ASSOCIADOS À INFECÇÃO DO SÍTIO CIRÚRGICO

2015/6

PERCEPÇÕES E PREPARO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM FRENTE AO PACIENTE EM FASE TERMINAL DE VIDA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

2015/6

SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO DE BRAGANÇA PAULISTA-SP

2012/12

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA OS CUIDADORES

2012/12

CAUSAS DA DEPRESSÃO NA TERCEIRA IDADE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

2012/12

HABILIDADES ESSENCIAIS PARA O CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA

2012/12

O CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO SOBRE O PODER DA SUA ORIENTAÇÃO À GESTANTE NA DECISÃO SOBRE O TIPO DE PARTO DURANTE O PRÉNATAL NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

2012/12

O CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO SOBRE PRECAUÇÕES E ISOLAMENTOS

2012/12

O PAPEL DO ENFERMEIRO JUNTO À FAMÍLIA DO IDOSO ACAMADO

2011/12

A PERCEPÇÃO DO HOMEM EM RELAÇÃO AO EXAME DA PRÓSTATA

2011/12

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO EM PRIMEIROS SOCORROS NO AMBIENTE ESCOLAR Bragança Paulista 2011

2011/12

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES COM DIABETES MELLITUS ACOMPANHADAS PELA USF VILA BIANCHI EM BRAGANÇA PAULISTA

2011/12

ESTRESSE: FATORES DE RISCO NO TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

2011/12

Importância da contracepção para o planejamento familiar e prevenção da DST entre graduandos de enfermagem

2011/12

PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM FRENTE AO ATENDIMENTO REALIZADO

2011/12

PERCEPÇÃO DOS ACOMPANHANTES DE CRIANÇAS EM QUIMIOTERAPIA AMBULATORIAL SOBRE A BRINQUEDOTERAPIA

2011/12

PERCEPÇÃO DOS ACOMPANHANTES DE CRIANÇAS EM QUIMIOTERAPIA AMBULATORIAL SOBRE A BRINQUEDOTERAPIA

2011/12

Qualidade de vida em pacientes diabéticos insulino dependentes.

2011/12

SAÚDE DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO

2011/12

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: PERCEPÇÃO DO ALUNO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM Bragança Paulista 2011

2010/12

A percepção das mulheres quanto a realização do exame Papanicolaou numa Unidade de Estratégia de Agente Comunitário de Saúde

2010/12

A relação interpessoal entre o profissional de Enfermagem e o paciente

2010/12

Liderança e comunicação do enfermeiro frente à equipe de enfermagem

2010/12

O trabalho e a saúde dos profissionais que atuam na produção de radiadores de uma empresa multinacional e a contribuição do enfermeiro

2010/12

PERCEPÇÃO DO USUÁRIO EM RELAÇÃO AO ACOLHIMENTO NUMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA - USF NO MUNICIPIO DE ITAPEVA- MG

2010/6

Importância da consulta de enfermagem no tratamento do paciente com Hanseníase: a percepção dos portadores

2009/12

O trabalho e a saúde dos professores de ensino superior

2008/5

Aspectos Físicos e Operacionais das Salas de Vacina no Município de Bragança Paulista.

2008/5

Avaliação do fator de virulência caga do Helicobacter Pylori em pacientes com gastrite e câncer gástrico.

2008/5

MOTIVOS QUE LEVAM AS MULHERES A NÃO ADESÃO AO EXAME DE CITOLOGIA ONCÓTICA.

2008/5

Relato de caso: Repitelização de lesão profunda em dedo mediano a través de curativo

2007/12

AVALIAÇÃO DA PUÉRPERAS E PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM SOBRE O SITEMA DE ALOJAMENTO CONJUNTO EM UM HOSPITAL DE BRAGANÇA PAULISTA

2007/12

Equipe de enfermagem e qualidade de vida no trabalho noturno

2007/12

O banho de ôfuro em recém-nascidos de maternidade

2007/12

O processo do aleitamento materno em recé-nascidos de baixo peso

2007/12

OCORRÊCIA DE DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECÍFICA DA GESTAÇÃO

2006/12

IDENTIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA MATERNO-NEONATAL PRESTADA POR UMA MATERNIDADE DO SUS NO MUNICÍPIO DE ATIBAIA -SP

2006/12

O PAPEL DA ENFERMEIRA OBSTÉTRA

2006/12

PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO DO MOTIVO PELOS QUAIS AS MULHERES NÃO REALIZAM O EXAME DE PAPANICOLAU

2006/12

SHANTALA UM PROCESSO EDUCACIONAL

2006/12

SHANTALA UM PROCESSO EDUCACIONAL (TRABALHO NA ÍNTEGRA)

2006/6

Diagnóstico situacional usando as ferramentas do planejmento estratégico

2006/3

A percepção da morte sobre a equipe multiprofissional da unidade de terapia intensiva neonatal e pediatrica do hospital Universitário São Francisco

2006/3

Diagnóstico situacional da saúde através das ferramentas do planejamento estratégico

2005/12

ADOLESCENTES GRÁVIDAS RAZÕES CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

2005/12

AVALIAÇÃO DO PESO E DA IDADE GESTACIONAL DE RECÉM-NASCIDOS ENTRE GESTANTES QUE FUMAM DURANTE A GESTAÇÃO

2005/12

Concepção saúde- doença na hemodiálise

2005/12

PERCEPÇÃO DE PARTURIENTES EM REALÇÃO A HUMANIZAÇÃO DO PARTO



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.