Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Fisioterapia

Inicialmente direcionada para o âmbito hospitalar e ambulatorial, visando à reabilitação de pacientes, a Fisioterapia levou algum tempo para conquistar outros setores. Atualmente, além da reabilitação, o profissional fisioterapeuta atua na promoção, prevenção e manutenção da saúde. O Curso de Fisioterapia da Universidade São Francisco se compromete com a formação do profissional generalista, ético, capacitado técnico-cientificamente e preparado para integrar uma equipe multiprofissional de maneira a contribuir com a saúde da população em suas várias áreas de atuação.

O aluno do Curso de Fisioterapia estará apto a atuar nos diferentes níveis de complexidade de atenção a saúde (primária, secundária e terciária) que compreendem as diversas especialidades: cardiologia, pneumologia, dermatologia, neurologia, reumatologia, ortopedia, traumatologia, pediatria, ginecologia, obstetrícia, oncologia, geriatria, saúde pública e coletiva, saúde do trabalhador (ergonomia).

As vivências profissionais, no curso de Fisioterapia da Universidade São Francisco, ocorrem desde os primeiros anos do curso, por meio de visitas à Clinica Escola de Fisioterapia e outras instituições conveniadas, projetos de extensão e demais ações com a comunidade. O Estágio Supervisionado e o Trabalho de Conclusão de Curso, alocados no último ano, completam a formação do aluno, habilitando-o a ser um Profissional Fisioterapeuta capacitado a reconhecer as necessidades das pessoas e a contribuir com a melhoria das condições de Saúde da População Brasileira.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais


DURAÇÃO:
dez semestres.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 4.000 horas.

PERÍODO: noturno.

Áreas de Atuação

Com o crescimento do interesse pelos esportes e o aumento do número de academias, a Fisioterapia passou a viver um grande momento de ampliação de mercado de trabalho. É extensa a lista de oportunidades, que inclui hospitais, programas de saúde da família, academias esportivas, clubes, escolas, clínicas especializadas, particulares e públicas. O profissional pode, ainda, atuar em diversas especialidades médicas, como a cardiologia, geriatria, medicina desportiva, neurologia, ortopedia e medicina do trabalho. Nas universidades, terá a opção de se dedicar à carreira acadêmica, desenvolvendo programas de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Clínica de Fisioterapia

A clínica-escola de Fisioterapia oferece serviço gratuito à comunidade e serve de cenário para as aulas práticas das disciplinas do curso, bem como, para atividades de pesquisa de Trabalhos de Conclusão de Curso, Iniciação Científica e projetos de extensão comunitários.


Com 15 anos de atividade, reconhecida estrutura física e equipamento de última geração, a clínica é referência na prestação de serviços à comunidade. Desde sua fundação, já foram realizados mais de 9 mil atendimentos por semestre por meio de estágios curriculares, projetos de extensão e outras atividades acadêmicas. 

Por meio da Clínica, os alunos desenvolvem as seguintes especialidades no estágio curricular supervisionado:
 
  • Fisioterapia Aplicada à Traumatologia, Ortopedia e Reumatologia: assistência ambulatorial ao adolescente e ao adulto com disfunções musculoesqueléticas adquiridas e disfunções reumatológicas;
  • Fisioterapia Aplicada à Neurologia: assistência ambulatorial ao adulto com disfunções decorrentes de lesão no Sistema Nervoso Central e Periférico;
  • Fisioterapia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente: assistência ambulatorial à criança e ao adolescente com disfunções neurológicas congênitas e adquiridas, disfunções musculoesqueléticas congênitas e adquiridas, e assistência a lactentes com potencial risco de alterações no desenvolvimento motor;
  • Fisioterapia Aplicada à Cardiologia e Pneumologia: assistência ambulatorial ao neonato, criança e adulto com disfunções cardiorrespiratórias;
  • Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher e Urologia: assistência ambulatorial ao adulto com disfunções nas áreas de ginecologia, obstetrícia, oncologia e urologia;
  • Fisioterapia Aplicada à Prótese e Órtese: assistência ambulatorial ao paciente portador de sequela ósteo-neuromuscular e/ou amputações de membros com indicação de uso de próteses e/ou órteses;
  • Fisioterapia Aplicada à Dermatofuncional: assistência ambulatorial ao adulto com disfunções dermatológicas e afecções de ordem estética;
  • Fisioterapia Aplicada à Desportiva: assistência ambulatorial ao adulto com disfunções musculoesqueléticas decorrentes da prática de atividades desportivas.

Disciplinas

Portaria Ministerial nº 01, de 06/01/2012-D.O.U. 09/01/2012.

Turno: MATUTINO Currículo: 0003-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

BIOESTATÍSTICA APLICADA À SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos conceitos utilizados em Bioestatística e sua aplicação na saúde e nas pesquisas científicas realizadas no âmbito da saúde. Amostragem, medidas de tendência central e dispersão. Noções de probabilidades e de distribuição. Testes estatísticos aplicados à análise de dados. Utilização de softwares estatísticos
OBJETIVO: Fornecer elementos para o entendimento dos desenhos epidemiológicos. Capacitar para execução de procedimentos de análise estatística de dados, assim como na utilização de softwares estatísticos. Fornecer subsídios para elaboração de tabelas, gráficos e testes estatísticos desenvolvidos no programa. Analisar criticamente os resultados estatísticos publicados em artigos científicos e avaliar o grau de consistência e coerência associado à metodologia e instrumental analítico utilizado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Bases conceituais, história e aplicação da epidemiologia. Processo saúde-doença. Epidemiologia descritiva e analítica. Desenhos epidemiológicos. Indicadores de saúde. Epidemiologia social na América Latina. Vigilância epidemiológica.
OBJETIVO: Compreender as bases teóricas do raciocínio epidemiológico para a redução das frequências dos agravos relativos à saúde da coletividade humana. Conhecer os indicadores para o planejamento, administração e avaliação de ações de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EXTENSÃO E OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM | 36.0 h

EMENTA: Bases conceituais da extensão. Identificação de projetos de extensão. Discussão sobre o grau de contribuição da extensão na formação acadêmica do aluno. Inculturação dos resultados e dos referenciais teóricos e metodológicos na grade curricular do curso de graduação.
OBJETIVO: Apresentar resultados sistematizados de projetos de extensão. Analisar as metodologias utilizadas, demanda e público atingido, referenciais epistemológicos, processo de intervenção, grau de apropriação dos conhecimentos e de interdependência com outros saberes científicos. Compreender os processos de produção de novas tecnologias e inovação, bem como seu grau de transferência para a comunidade atendida

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Processo histórico da Fisioterapia enquanto profissão. Processo histórico e surgimento das diferentes áreas de atuação fisioterapêutica e dos recursos fisioterapêuticos. Panorama da fisioterapia no contexto mundial. Autonomia profissional. O Fisioterapeuta como agente transformador da sociedade.
OBJETIVO: Proporcionar o conhecimento da história da Fisioterapia e dos recursos fisioterapêuticos. Apresentar a evolução da Fisioterapia no Brasil e no mundo e os campos de atuação. Discutir a autonomia profissional e o papel do fisioterapeuta na sociedade contemporânea.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Regras de Três. Porcentagem. Expressões algébricas. Funções de uma variável.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo do processo histórico de construção do sistema de saúde no Brasil. Reforma sanitária. Sistema Único de Saúde. Análise dos determinantes econômicos, sociais e políticos para a formulação de políticas públicas de saúde. Vigilância em saúde. Prevenção de agravos e promoção de saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde. Sistema de saúde local. Programas de saúde e Estratégia Saúde da Família.
OBJETIVO: Conhecer a evolução das políticas públicas de saúde no Brasil com ênfase no processo de reforma sanitária. Conhecer os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a importância da saúde coletiva, das políticas públicas e a realidade do sistema de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

ANATOMIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: Nervoso, Circulatório, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital, Esquelético, Articular e Muscular.
OBJETIVO: Proporcionar, aos acadêmicos, conhecimentos teóricos e práticos básicos dos aspectos morfológicos e topográficos dos diversos sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOFÍSICA | 36.0 h

EMENTA: Fundamentos da Física aplicados aos sistemas biológicos. Modelos de membranas e tipos de comunicação intercelular. Fenômenos elétricos nas células; Biopotenciais e Bioeletrogênese. Fluídos nos sistemas biológicos: Biofísica da circulação sanguínea e da função renal. Elementos da Biomecânica. Ondas e sistemas biológicos: Biofísica da visão e da audição. Radioatividade: radiologia
OBJETIVO: Conhecer e compreender os fenômenos físicos relacionados aos fenômenos biológicos e suas interações no funcionamento dos organismos vivos. Aplicar a física para resolver questões de biologia, buscando enxergar o ser vivo como um todo que ocupa um lugar no espaço e transformando energia que existe no meio ambiente que interage com este ser.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOLOGIA CELULAR E EMBRIOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da biologia, estrutura e organização celular. Noções básicas de embriologia humana.
OBJETIVO: Proporcionar o aprendizado e a discussão dos conceitos de biologia celular e relacioná-los à área de saúde. Apresentar os processos de reprodução, desenvolvimento embrionário e desenvolvimento fetal.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Estrutura e função de aminoácidos, peptídeos, proteínas, carboidratos, lipídios, enzimas e vitaminas. Ação hormonal. Introdução ao metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Integração metabólica.
OBJETIVO: Proporcionar o aprendizado sobre a constituição química da célula e dos processos bioquímicos e metabólicos básicos. Capacitar para a compreensão da importância dos diversos processos bioquímicos e metabólicos básicos no organismo

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GENÉTICA HUMANA | 36.0 h

EMENTA: Estrutura e função dos ácidos nucléicos. Replicação do DNA. Transcrição e Tradução. Funcionamento gênico. Mutações e polimorfismos. Padrões de herança monogênica. Genealogia e síndromes humanas prevalentes. Meiose e Mitose. Citogenética básica e clínica. Erros inatos do metabolismo. Genética e câncer. Bases da tecnologia de DNA recombinante. Genética e ética e aconselhamento genético
OBJETIVO: Apresentar e discutir de forma integrada os diferentes segmentos da genética humana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DA PESQUISA E BIOÉTICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos de ciência e métodos. Tipos de conhecimento. Etapas para elaboração de um projeto. Histórico da bioética. Princípios éticos para pesquisa com seres humanos e animais.
OBJETIVO: Desenvolver as habilidades necessárias para a pesquisa científica qualitativa e quantitativa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE | 36.0 h

EMENTA: Processos psicológicos básicos - percepção, sensação, cognição, motivação e emoção. Modelos para a compreensão do funcionamento mental. Psicologia do desenvolvimento. Relação entre comportamento e saúde.
OBJETIVO: Favorecer a compreensão dos aspectos psicológicos que permeiam a área da saúde, com base no modelo biopsicossocial

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VIVÊNCIAS EM FISIOTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Atuação do fisioterapeuta em diferentes níveis de atenção à saúde. Graus de complexidade. Formas de prevenção. Vivências práticas.
OBJETIVO: Conhecer os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a importância da saúde coletiva, das políticas públicas e a realidade do sistema de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR | 72.0 h

EMENTA: Aspectos anatômicos dos componentes esqueléticos, articulares e musculares do aparelho locomotor.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos específicos dos aspectos anatômicos dos componentes esqueléticos, articulares e musculares do aparelho locomotor. Fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e exercer plenamente as atividades profissionais, permitindo uma atuação profissional competente e responsável em suas diversas atribuições

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos compartimentos hídricos. Meio interno e homeostase, membrana, bioeletrogênese, tecido nervoso, potencial de ação, sinapse. Receptores sensoriais e somestesia. Sistema neurovegetativo. Estudo da função dos sistemas cardiovascular, respiratório, renal, digestório e glândulas anexas. Eixo hipotálamo-hipófise, tireóide, paratireóide, adrenais e pâncreas. Efeitos fisiológicos e mecanismo de controle de hormônios ovarianos e testiculares.
OBJETIVO: Possibilitar uma compreensão generalista dos mecanismos fisiológicos envolvidos na manutenção das funções vitais do organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos em histologia do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos histológicos e estruturais dos seguintes tecidos básicos e sistemas: nervoso, epitelial e conjuntivo, muscular, circulatório, respiratório, urinário, genital masculino e feminino, digestório, ósseo e cartilaginoso.
OBJETIVO: Proporcionar ao acadêmico conhecimento teórico e prático básico dos aspectos morfológicos, microscópicos e ultraestruturais dos diversos tecidos e sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não acadêmicos. Promover uma prática intensiva de leitura e análise linguística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Alterações regressivas celulares. Distúrbios circulatórios. Distúrbios do metabolismo de pigmentos endógenos e exógenos. Mecanismos de defesa inatos e adaptativos. Inflamações agudas, crônicas, crônicas granulomatosas, cura e reparo. Distúrbios do crescimento e da diferenciação. Neoplasias.
OBJETIVO: Fornecer embasamento para reconhecer e interpretar com segurança os fenômenos histopatológicos e conscientização da necessidade de assumir postura científica, frente à enfermidade. Explicar os mecanismos patogenéticos e suas manifestações clínicas, firmando em bases anatomofisiológicas. Mostrar as alterações estruturais e ou funcionais que envolvem todos os níveis de organização biológica, variando apenas o grau de comprometimento dos diferentes níveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

BIOMECÂNICA APLICADA Á FISIOTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Evolução histórica. Áreas de estudo. Metas de investigação. Bases fundamentais da mecânica da análise do movimento humano. Cinética e Cinemática. Alavancas mecânicas. Centro de gravidade. Cadeias cinemáticas. Métodos de medição em Biomecânica. Propriedades mecânicas dos tecidos.
OBJETIVO: Compreender a natureza multidisciplinar da biomecânica do movimento. Conhecer os fatores fundamentais para a interpretação da mecânica do movimento. Conhecer métodos de investigação biomecânica para análise do movimento humano

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CINESIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos morfológicos e fisiológicos do movimento humano. Estudo cinesiológico dos complexos articulares do esqueleto axial e apendicular. Funções musculares. Marcha normal
OBJETIVO: Promover o conhecimento do movimento do corpo humano, bases fisiológicas, cinesiológicas e estruturais dos complexos articulares. Capacitar para a relação entre conhecimento cinesiológico e avaliação clínica e tratamento de pacientes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós-) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA GERAL | 36.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais em farmacologia. Formas farmacêuticas e vias de administração. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Interações Medicamentosas. Interações Fármaco-nutriente.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos básicos em Farmacologia, de farmacocinética e farmacodinâmica relacionados no programa. Capacitar o aluno a resolução de casos clínicos farmacológicos na prática diária e reconhecimento de possíveis interações medicamentosas, fornecendo subsídios para garantia da eficácia terapêutica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROANATOMIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos morfológicos e topográficos dos componentes das partes centrais e periféricas, e da divisão autônoma do sistema nervoso. Principais vias sensitivas e motoras.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos específicos dos aspectos morfológicos e topográficos do sistema nervoso. Fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins, tornando o aluno capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROFISIOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Fisiologia da Dor. Características funcionais dos músculos estriados esqueléticos; Mecanismo de contração muscular. Fisiologia do Sistema Motor. Mecanismos de controle: da pressão arterial de curto e longo prazo; da respiração; da micção.
OBJETIVO: Apresentar o sistema motor e discutir os sistemas neurais envolvidos no seu controle. Discutir a fisiologia da dor e trabalhar mecanismos de controles que contribuem para a manutenção da homeostasia orgânica. Fundamentar os conhecimentos de neurofisiologia que servirão de subsídios para o desenvolvimento de conceitos relacionados à patologia dos sistemas e à terapêutica em Fisioterapia

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA DE ÓRGÃOS E SISTEMAS | 36.0 h

EMENTA: Patologia dos sistemas nervoso, cardiovascular, respiratório, endócrino, muscular e osteo-articular
OBJETIVO: Estudar as patologias nos seus aspectos predominantemente morfológicos, fisiopatológicos e étiopatogênicos nos diferentes órgãos e sistemas. Correlacionar às lesões morfológicas com os sinais e sintomas na clínica propedêutica dos órgãos e sistemas

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

BASES, MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Formas de entrevista e abordagem semiológica. Registro de fichas de avaliação fisioterapêutica. Métodos de avaliação em Fisioterapia.
OBJETIVO: Capacitar para a avaliação das disfunções abordadas na Fisioterapia. Capacitar para a elaboração de relatórios de encaminhamento aos profissionais da área da Saúde.Vivenciar processos de entrevista diagnóstica e exame físico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CINESIOTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Cinesioterapia. Exercícios Terapêuticos. Alongamentos. Treinamento resistido. Adaptações morfofuncionais induzidas pelo exercício.
OBJETIVO: Conhecer os princípios básicos da Cinesioterapia. Conhecer e executar técnicas de exercícios terapêuticos para reeducação da função e aquisição do movimento. Capacitar para o planejamento e execução de programas de cinesioterapia em diferentes fases de reabilitação

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETROTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios físicos da Eletroterapia. Conhecimento e manuseio dos equipamentos. Técnicas de aplicação. Indicações. Contra-indicações
OBJETIVO: Compreender os princípios básicos da eletroterapia. Capacitar para a utilização de equipamentos de eletroterapia

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MASSOTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Massagem como recurso terapêutico. Efeitos fisiológicos. Indicações e contra-indicações. Cuidados especiais. Preparo dos materiais e do paciente. Modalidades de massagem. Técnicas de massagem em populações específicas
OBJETIVO: Conhecer os princípios básicos da massoterapia. Conhecer as principais técnicas de massagem utilizadas em Fisioterapia. Correlacionar a escolha da técnica de massagem com a prática clínica

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMOTERAPIA E FOTOTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios físicos da Termofototerapia. Conhecimento e manuseio dos equipamentos. Técnicas de aplicação. Indicações. Contra-indicações.
OBJETIVO: Compreender os princípios básicos da termoterapia e fototerapia. Capacitar para a utilização de equipamentos de termoterapia e fototerapia

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

FISIOTERAPIA E CONTROLE NEURAL DO MOVIMENTO | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de neuroanatomia e neurofisiologia. Anormalidades do movimento humano. Controle motor e aprendizagem motora. Afecções traumáticas e vasculares do sistema nervoso central. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções neurológicas do sistema nervoso central.
OBJETIVO: Fundamentar os conceitos de controle motor e aprendizagem motora na prática clínica. Conhecer as principais disfunções neurológicas traumáticas e vasculares do sistema nervoso central. Capacitar para a avaliação fisioterapêutica das disfunções neurológicas traumáticas e vasculares do sistema nervoso central. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica nas disfunções neurológicas traumáticas e vasculares do sistema nervoso central.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA E PNEUMOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Anatomia e fisiologia dos sistemas cardiovascular e respiratório. Fisiologia do exercício aplicada à fisioterapia. Fisiopatologia das disfunções cardiológicas e pneumológicas. Avaliação fisioterapêutica do paciente ambulatorial. Recursos fisioterapêuticos ambulatoriais.
OBJETIVO: Compreender o funcionamento dos sistemas cardiovascular e respiratório identificando suas principais disfunções. Capacitar para avaliação e tratamento fisioterapêutico do paciente com disfunções cardiorrespiratórias ambulatoriais. Conhecer os recursos terapêuticos cardiorrespiratórios ambulatoriais. Elaborar programas de reabilitação ambulatorial do paciente cardiopata e pneumopata.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM NEUROPEDIATRIA | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento neuropsicomotor normal e anormal. Disfunções neurológicas pediátricas. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções neurológicas pediátricas e do desenvolvimento.
OBJETIVO: Conhecer as principais disfunções neurológicas em pediatria. Capacitar para a avaliação fisioterapêutica das disfunções do desenvolvimento e neurológicas pediátricas. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica nas disfunções do desenvolvimento e neurológicas pediátricas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA NA SAÚDE OCUPACIONAL E ERGONOMIA | 72.0 h

EMENTA: Campo de atuação da fisioterapia preventiva. Legislação em saúde do trabalhador. Saúde ocupacional. Biomecânica das lesões ocupacionais. Intervenções para otimização do ambiente de trabalho. Ergonomia. Programas de atuação em fisioterapia preventiva
OBJETIVO: Capacitar para avaliação e tratamento fisioterapêutico de indivíduos em atividades ocupacionais. Analisar as modalidades de ação preventiva no campo de atuação da fisioterapia. Conhecer a legislação vigente em saúde do trabalhador. Conhecer os protocolos de intervenção ergonômica. Apresentar conceitos de design universal

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HIDROTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Utilização da água como recurso terapêutico. Características físicas, químicas e térmicas da água. Piscina terapêutica.
OBJETIVO: Proporcionar o conhecimento dos princípios da hidroterapia relacionados à prática clínica. Conhecer a teoria, técnicas e princípios da utilização da água como recurso terapêutico. Conhecer os métodos contemporâneos de tratamento em hidroterapia

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
IMAGINOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Aspectos físicos envolvidos na emissão da imagem. Métodos imaginológicos básicos. Diagnóstico radiológico e sua correlação com estruturas anatômicas. Imaginologia dos sistemas clinicamente normais e patológicos. Atualidades em Imaginologia.
OBJETIVO: Fundamentar os princípios básicos da Imaginologia possibilitando a correlação da imagem com a prática clínica

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

DEONTOLOGIA E ÉTICA PROFISSIONAL | 36.0 h

EMENTA: Princípios e fundamentos da moral e dos deveres. Aspectos éticos. Estudo da legislação constitucional e processual da Fisioterapia. Código de ética profissional. Bioética
OBJETIVO: Introduzir conceitos referentes a moral e ética. Compreender as legislações que regem a profissão. Discutir assuntos atuais sobre Bioética

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Afecções degenerativas do sistema nervoso central. Lesões nervosas periféricas. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções neurológicas do sistema nervoso central e periférico. Contextualização do ambiente de reabilitação. Inserção do paciente neurológico na sociedade.
OBJETIVO: Conhecer as principais disfunções neurológicas degenerativas do sistema nervoso central e lesões nervosas periféricas.Capacitar para a avaliação fisioterapêutica das disfunções neurológicas degenerativas do sistema nervoso central e lesões nervosas periféricas.Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica nas disfunções neurológicas degenerativas do sistema nervoso central e lesões nervosas periféricas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Disfunções ortopédicas e traumatológicas. Neoplasias ósseas. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções ortopédicas e traumatológicas.
OBJETIVO: Conhecer as principais disfunções ortopédicas e traumatológicas.Conhecer as principais disfunções relativas às neoplasias ósseas.Capacitar para a avaliação das disfunções ortopédicas e traumatológicas

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM PEDIATRIA GERAL E NEONATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento cardiorrespiratório normal e anormal. Disfunções cardiorrespiratórias e ortopédicas pediátricas e neonatais. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções cardiorrespiratórias e ortopédicas pediátricas e neonatais.
OBJETIVO: Conhecer as principais disfunções cardiorrespiratórias e ortopédicas pediátricas e neonatais. Capacitar para a avaliação fisioterapêutica das disfunções cardiorrespiratórias e ortopédicas pediátricas e neonatais. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica nas disfunções cardiorrespiratórias e ortopédicas pediátricas e neonatais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA HOSPITALAR E TERAPIA INTENSIVA | 72.0 h

EMENTA: Dinâmica Hospitalar. Avaliação fisioterapêutica do paciente hospitalizado. Recursos fisioterapêuticos hospitalares. Ventilação mecânica. Humanização hospitalar
OBJETIVO: Capacitar para avaliação e tratamento fisioterapêutico do paciente com disfunções cardiorrespiratórias hospitalares. Conhecer os recursos terapêuticos cardiorrespiratórios hospitalares. Abordar a atuação do fisioterapeuta em unidade de terapia intensiva desde o manuseio de pacientes críticos até a interação com a equipe multidisciplinar. Discutir conceitos de humanização hospitalar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA EM FISIOTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Pesquisa científica em Fisioterapia. Métodos científicos. Etapas para elaboração de projeto de pesquisa. Definição de temática de pesquisa. Normas bibliográficas
OBJETIVO: Capacitar para a produção de conhecimento científico. Possibilitar o planejamento e elaboração do projeto do trabalho de conclusão de curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL | 36.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Dermatologia. Alterações dermatológicas e do tecido conjuntivo. Cosmetologia. Cirurgias reparadoras e estéticas. Noções de atenção a queimados. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções em Dermatofuncional.
OBJETIVO: Capacitar para avaliação e tratamento fisioterapêutico do paciente na área estética. Preparar para a decisão sobre os recursos terapêuticos utilizados nas disfunções dermatológicas e do tecido conjuntivo. Apresentar a atuação fisioterapêutica no paciente queimado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA DESPORTIVA | 36.0 h

EMENTA: Lesões desportivas. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções de origem desportiva. Efeitos dos principais fármacos e dopping
OBJETIVO: Compreender a atuação do fisioterapeuta em Fisioterapia Desportiva.Capacitar para a preparação dos atletas desde a fase de pré-competição.Compreender os fatores que influenciam a performance e recuperação do atleta.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E REUMATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Disfunções ortopédicas e reumatológicas. Disfunções craniomandibulares. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções ortopédicas, reumatológicas e craniomandibulares.
OBJETIVO: Conhecer as principais disfunções ortopédicas e reumatológicas.Conhecer as principais disfunções craniomandibulares. Capacitar para a avaliação das disfunções ortopédicas, reumatológicas e craniomandibulares. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica nas disfunções ortopédicas, reumatológicas e craniomandibulares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de ginecologia, obstetrícia, oncologia e urologia. Fisiopatologia das disfunções ginecológicas, urológicas e oncológicas. Alterações obstétricas. Oncologia mamária e do trato genital. Sexualidade feminina. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções ginecológicas, urológicas, oncológicas e obstétricas.
OBJETIVO: Conhecer as principais disfunções ginecológicas, urológicas e oncológicas. Conhecer as principais alterações na gestante. Capacitar para a avaliação das disfunções ginecológicas, urológicas, oncológicas e obstétricas. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica nas disfunções ginecológicas, urológicas, oncológicas e obstétricas

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO IDOSO | 72.0 h

EMENTA: Envelhecimento. Políticas públicas de atenção ao idoso. Funcionalidade no envelhecimento. Conceitos básicos de Geriatria e Gerontologia. Modalidades de atenção ao idoso. Bioética e envelhecimento. Planejamento ambiental. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para o idoso.
OBJETIVO: Entender o envelhecimento fisiológico e patológico. Demonstrar o impacto do envelhecimento nas políticas públicas e na sociedade. Capacitar para o trabalho interdisciplinar em todos os níveis de atenção ao idoso. Capacitar para a avaliação fisioterapêutica no idoso. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica no idoso

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO TRATAMENTO DAS DISFUNÇÕES POSTURAIS | 36.0 h

EMENTA: Avaliação e tratamento das disfunções posturais. Cadeias musculares. Técnicas de reestruturação postural.
OBJETIVO: Desenvolver o conhecimento técnico e científico em terapias posturais. Discutir formas de avaliação e tratamento das disfunções posturais.Detectar a viabilidade do uso da terapia postural na prática clínica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM FISIOTERAPIA I | 36.0 h

EMENTA: Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso. Aprimoramento da temática específica e metodológica. Aplicação de métodos científicos em Fisioterapia. Normas científicas.
OBJETIVO: Acompanhar o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. Oferecer suporte científico e metodológico para o cumprimento das etapas do projeto de trabalho de conclusão de curso

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA I | 400.0 h

EMENTA: Fisioterapia aplicada às diversas áreas e especialidades. Utilização de campos de estágio na clínica, hospital, unidade básica de saúde, asilo, creche e empresa.
OBJETIVO: Proporcionar a intervenção fisioterapêutica à comunidade através de assistência prática supervisionada. Promover reflexão e discussão sobre casos clínicos e terapêutica aplicada em cada área de atuação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO TRATAMENTO POR TERAPIAS MANUAIS | 36.0 h

EMENTA: Conhecimento teórico e prático de técnicas de terapia manual. Discussão do potencial das terapias manuais para o tratamento de disfunções do movimento. Indicações e contra-indicações
OBJETIVO: Proporcionar noções de técnicas manuais e sua correlação com a prática clínica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE E ÓRTESE | 36.0 h

EMENTA: Histórico e confecção de prótese e órteses. Avaliação, prescrição, objetivos, indicações e contraindicações do uso de próteses e órteses. Contextualização em programas de reabilitação.
OBJETIVO: Capacitar para avaliação e tratamento fisioterapêutico do paciente com próteses e órteses. Proporcionar conhecimento sobre próteses e órteses em relação a técnicas de confecção, prescrição e utilização dentro de programas de reabilitação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM FISIOTERAPIA II | 36.0 h

EMENTA: Elaboração de Relatório de Pesquisa. Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.
OBJETIVO: Auxiliar na organização dos resultados e execução da análise de dados. Orientar na elaboração do relatório de pesquisa e da apresentação. Auxiliar na elaboração de resumos e apresentações para eventos científicos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA II | 400.0 h

EMENTA: Fisioterapia aplicada às diversas áreas e especialidades. Utilização de campos de estágio na clínica, hospital, unidade básica de saúde, asilo, creche e empresa
OBJETIVO: Proporcionar a intervenção fisioterapêutica à comunidade através de assistência prática supervisionada. Promover reflexão e discussão sobre casos clínicos e terapêutica aplicada em cada área de atuação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO EM FISIOTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Princípios e métodos da administração. Modelos de gestão aplicados à Fisioterapia. Programas informatizados em gestão de Fisioterapia
OBJETIVO: Oferecer aos alunos de Fisioterapia os conceitos fundamentais referentes às teorias administrativas. Inter-relacionar os estudantes com a rede de credenciamento de planos de saúde privados e a rede SUS. Informar sobre legislação pertinente à Fisioterapia (regulamentação de pessoa física e jurídica).

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0003-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

BIOESTATÍSTICA APLICADA À SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos conceitos utilizados em Bioestatística e sua aplicação na saúde e nas pesquisas científicas realizadas no âmbito da saúde. Amostragem, medidas de tendência central e dispersão. Noções de probabilidades e de distribuição. Testes estatísticos aplicados à análise de dados. Utilização de softwares estatísticos
OBJETIVO: Fornecer elementos para o entendimento dos desenhos epidemiológicos. Capacitar para execução de procedimentos de análise estatística de dados, assim como na utilização de softwares estatísticos. Fornecer subsídios para elaboração de tabelas, gráficos e testes estatísticos desenvolvidos no programa. Analisar criticamente os resultados estatísticos publicados em artigos científicos e avaliar o grau de consistência e coerência associado à metodologia e instrumental analítico utilizado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Bases conceituais, história e aplicação da epidemiologia. Processo saúde-doença. Epidemiologia descritiva e analítica. Desenhos epidemiológicos. Indicadores de saúde. Epidemiologia social na América Latina. Vigilância epidemiológica.
OBJETIVO: Compreender as bases teóricas do raciocínio epidemiológico para a redução das frequências dos agravos relativos à saúde da coletividade humana. Conhecer os indicadores para o planejamento, administração e avaliação de ações de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EXTENSÃO E OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM | 36.0 h

EMENTA: Bases conceituais da extensão. Identificação de projetos de extensão. Discussão sobre o grau de contribuição da extensão na formação acadêmica do aluno. Inculturação dos resultados e dos referenciais teóricos e metodológicos na grade curricular do curso de graduação.
OBJETIVO: Apresentar resultados sistematizados de projetos de extensão. Analisar as metodologias utilizadas, demanda e público atingido, referenciais epistemológicos, processo de intervenção, grau de apropriação dos conhecimentos e de interdependência com outros saberes científicos. Compreender os processos de produção de novas tecnologias e inovação, bem como seu grau de transferência para a comunidade atendida

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Processo histórico da Fisioterapia enquanto profissão. Processo histórico e surgimento das diferentes áreas de atuação fisioterapêutica e dos recursos fisioterapêuticos. Panorama da fisioterapia no contexto mundial. Autonomia profissional. O Fisioterapeuta como agente transformador da sociedade.
OBJETIVO: Proporcionar o conhecimento da história da Fisioterapia e dos recursos fisioterapêuticos. Apresentar a evolução da Fisioterapia no Brasil e no mundo e os campos de atuação. Discutir a autonomia profissional e o papel do fisioterapeuta na sociedade contemporânea.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Regras de Três. Porcentagem. Expressões algébricas. Funções de uma variável.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo do processo histórico de construção do sistema de saúde no Brasil. Reforma sanitária. Sistema Único de Saúde. Análise dos determinantes econômicos, sociais e políticos para a formulação de políticas públicas de saúde. Vigilância em saúde. Prevenção de agravos e promoção de saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde. Sistema de saúde local. Programas de saúde e Estratégia Saúde da Família.
OBJETIVO: Conhecer a evolução das políticas públicas de saúde no Brasil com ênfase no processo de reforma sanitária. Conhecer os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a importância da saúde coletiva, das políticas públicas e a realidade do sistema de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

ANATOMIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: Nervoso, Circulatório, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital, Esquelético, Articular e Muscular.
OBJETIVO: Proporcionar, aos acadêmicos, conhecimentos teóricos e práticos básicos dos aspectos morfológicos e topográficos dos diversos sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOFÍSICA | 36.0 h

EMENTA: Fundamentos da Física aplicados aos sistemas biológicos. Modelos de membranas e tipos de comunicação intercelular. Fenômenos elétricos nas células; Biopotenciais e Bioeletrogênese. Fluídos nos sistemas biológicos: Biofísica da circulação sanguínea e da função renal. Elementos da Biomecânica. Ondas e sistemas biológicos: Biofísica da visão e da audição. Radioatividade: radiologia
OBJETIVO: Conhecer e compreender os fenômenos físicos relacionados aos fenômenos biológicos e suas interações no funcionamento dos organismos vivos. Aplicar a física para resolver questões de biologia, buscando enxergar o ser vivo como um todo que ocupa um lugar no espaço e transformando energia que existe no meio ambiente que interage com este ser.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOLOGIA CELULAR E EMBRIOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da biologia, estrutura e organização celular. Noções básicas de embriologia humana.
OBJETIVO: Proporcionar o aprendizado e a discussão dos conceitos de biologia celular e relacioná-los à área de saúde. Apresentar os processos de reprodução, desenvolvimento embrionário e desenvolvimento fetal.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Estrutura e função de aminoácidos, peptídeos, proteínas, carboidratos, lipídios, enzimas e vitaminas. Ação hormonal. Introdução ao metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Integração metabólica.
OBJETIVO: Proporcionar o aprendizado sobre a constituição química da célula e dos processos bioquímicos e metabólicos básicos. Capacitar para a compreensão da importância dos diversos processos bioquímicos e metabólicos básicos no organismo

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GENÉTICA HUMANA | 36.0 h

EMENTA: Estrutura e função dos ácidos nucléicos. Replicação do DNA. Transcrição e Tradução. Funcionamento gênico. Mutações e polimorfismos. Padrões de herança monogênica. Genealogia e síndromes humanas prevalentes. Meiose e Mitose. Citogenética básica e clínica. Erros inatos do metabolismo. Genética e câncer. Bases da tecnologia de DNA recombinante. Genética e ética e aconselhamento genético
OBJETIVO: Apresentar e discutir de forma integrada os diferentes segmentos da genética humana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DA PESQUISA E BIOÉTICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos de ciência e métodos. Tipos de conhecimento. Etapas para elaboração de um projeto. Histórico da bioética. Princípios éticos para pesquisa com seres humanos e animais.
OBJETIVO: Desenvolver as habilidades necessárias para a pesquisa científica qualitativa e quantitativa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE | 36.0 h

EMENTA: Processos psicológicos básicos - percepção, sensação, cognição, motivação e emoção. Modelos para a compreensão do funcionamento mental. Psicologia do desenvolvimento. Relação entre comportamento e saúde.
OBJETIVO: Favorecer a compreensão dos aspectos psicológicos que permeiam a área da saúde, com base no modelo biopsicossocial

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VIVÊNCIAS EM FISIOTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Atuação do fisioterapeuta em diferentes níveis de atenção à saúde. Graus de complexidade. Formas de prevenção. Vivências práticas.
OBJETIVO: Conhecer os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a importância da saúde coletiva, das políticas públicas e a realidade do sistema de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR | 72.0 h

EMENTA: Aspectos anatômicos dos componentes esqueléticos, articulares e musculares do aparelho locomotor.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos específicos dos aspectos anatômicos dos componentes esqueléticos, articulares e musculares do aparelho locomotor. Fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e exercer plenamente as atividades profissionais, permitindo uma atuação profissional competente e responsável em suas diversas atribuições

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos compartimentos hídricos. Meio interno e homeostase, membrana, bioeletrogênese, tecido nervoso, potencial de ação, sinapse. Receptores sensoriais e somestesia. Sistema neurovegetativo. Estudo da função dos sistemas cardiovascular, respiratório, renal, digestório e glândulas anexas. Eixo hipotálamo-hipófise, tireóide, paratireóide, adrenais e pâncreas. Efeitos fisiológicos e mecanismo de controle de hormônios ovarianos e testiculares.
OBJETIVO: Possibilitar uma compreensão generalista dos mecanismos fisiológicos envolvidos na manutenção das funções vitais do organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos em histologia do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos histológicos e estruturais dos seguintes tecidos básicos e sistemas: nervoso, epitelial e conjuntivo, muscular, circulatório, respiratório, urinário, genital masculino e feminino, digestório, ósseo e cartilaginoso.
OBJETIVO: Proporcionar ao acadêmico conhecimento teórico e prático básico dos aspectos morfológicos, microscópicos e ultraestruturais dos diversos tecidos e sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não acadêmicos. Promover uma prática intensiva de leitura e análise linguística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Alterações regressivas celulares. Distúrbios circulatórios. Distúrbios do metabolismo de pigmentos endógenos e exógenos. Mecanismos de defesa inatos e adaptativos. Inflamações agudas, crônicas, crônicas granulomatosas, cura e reparo. Distúrbios do crescimento e da diferenciação. Neoplasias.
OBJETIVO: Fornecer embasamento para reconhecer e interpretar com segurança os fenômenos histopatológicos e conscientização da necessidade de assumir postura científica, frente à enfermidade. Explicar os mecanismos patogenéticos e suas manifestações clínicas, firmando em bases anatomofisiológicas. Mostrar as alterações estruturais e ou funcionais que envolvem todos os níveis de organização biológica, variando apenas o grau de comprometimento dos diferentes níveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

BIOMECÂNICA APLICADA Á FISIOTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Evolução histórica. Áreas de estudo. Metas de investigação. Bases fundamentais da mecânica da análise do movimento humano. Cinética e Cinemática. Alavancas mecânicas. Centro de gravidade. Cadeias cinemáticas. Métodos de medição em Biomecânica. Propriedades mecânicas dos tecidos.
OBJETIVO: Compreender a natureza multidisciplinar da biomecânica do movimento. Conhecer os fatores fundamentais para a interpretação da mecânica do movimento. Conhecer métodos de investigação biomecânica para análise do movimento humano

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CINESIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos morfológicos e fisiológicos do movimento humano. Estudo cinesiológico dos complexos articulares do esqueleto axial e apendicular. Funções musculares. Marcha normal
OBJETIVO: Promover o conhecimento do movimento do corpo humano, bases fisiológicas, cinesiológicas e estruturais dos complexos articulares. Capacitar para a relação entre conhecimento cinesiológico e avaliação clínica e tratamento de pacientes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós-) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA GERAL | 36.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais em farmacologia. Formas farmacêuticas e vias de administração. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Interações Medicamentosas. Interações Fármaco-nutriente.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos básicos em Farmacologia, de farmacocinética e farmacodinâmica relacionados no programa. Capacitar o aluno a resolução de casos clínicos farmacológicos na prática diária e reconhecimento de possíveis interações medicamentosas, fornecendo subsídios para garantia da eficácia terapêutica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROANATOMIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos morfológicos e topográficos dos componentes das partes centrais e periféricas, e da divisão autônoma do sistema nervoso. Principais vias sensitivas e motoras.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos específicos dos aspectos morfológicos e topográficos do sistema nervoso. Fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins, tornando o aluno capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROFISIOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Fisiologia da Dor. Características funcionais dos músculos estriados esqueléticos; Mecanismo de contração muscular. Fisiologia do Sistema Motor. Mecanismos de controle: da pressão arterial de curto e longo prazo; da respiração; da micção.
OBJETIVO: Apresentar o sistema motor e discutir os sistemas neurais envolvidos no seu controle. Discutir a fisiologia da dor e trabalhar mecanismos de controles que contribuem para a manutenção da homeostasia orgânica. Fundamentar os conhecimentos de neurofisiologia que servirão de subsídios para o desenvolvimento de conceitos relacionados à patologia dos sistemas e à terapêutica em Fisioterapia

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA DE ÓRGÃOS E SISTEMAS | 36.0 h

EMENTA: Patologia dos sistemas nervoso, cardiovascular, respiratório, endócrino, muscular e osteo-articular
OBJETIVO: Estudar as patologias nos seus aspectos predominantemente morfológicos, fisiopatológicos e étiopatogênicos nos diferentes órgãos e sistemas. Correlacionar às lesões morfológicas com os sinais e sintomas na clínica propedêutica dos órgãos e sistemas

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

BASES, MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Formas de entrevista e abordagem semiológica. Registro de fichas de avaliação fisioterapêutica. Métodos de avaliação em Fisioterapia.
OBJETIVO: Capacitar para a avaliação das disfunções abordadas na Fisioterapia. Capacitar para a elaboração de relatórios de encaminhamento aos profissionais da área da Saúde.Vivenciar processos de entrevista diagnóstica e exame físico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CINESIOTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Cinesioterapia. Exercícios Terapêuticos. Alongamentos. Treinamento resistido. Adaptações morfofuncionais induzidas pelo exercício.
OBJETIVO: Conhecer os princípios básicos da Cinesioterapia. Conhecer e executar técnicas de exercícios terapêuticos para reeducação da função e aquisição do movimento. Capacitar para o planejamento e execução de programas de cinesioterapia em diferentes fases de reabilitação

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETROTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios físicos da Eletroterapia. Conhecimento e manuseio dos equipamentos. Técnicas de aplicação. Indicações. Contra-indicações
OBJETIVO: Compreender os princípios básicos da eletroterapia. Capacitar para a utilização de equipamentos de eletroterapia

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MASSOTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Massagem como recurso terapêutico. Efeitos fisiológicos. Indicações e contra-indicações. Cuidados especiais. Preparo dos materiais e do paciente. Modalidades de massagem. Técnicas de massagem em populações específicas
OBJETIVO: Conhecer os princípios básicos da massoterapia. Conhecer as principais técnicas de massagem utilizadas em Fisioterapia. Correlacionar a escolha da técnica de massagem com a prática clínica

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMOTERAPIA E FOTOTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios físicos da Termofototerapia. Conhecimento e manuseio dos equipamentos. Técnicas de aplicação. Indicações. Contra-indicações.
OBJETIVO: Compreender os princípios básicos da termoterapia e fototerapia. Capacitar para a utilização de equipamentos de termoterapia e fototerapia

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

FISIOTERAPIA E CONTROLE NEURAL DO MOVIMENTO | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de neuroanatomia e neurofisiologia. Anormalidades do movimento humano. Controle motor e aprendizagem motora. Afecções traumáticas e vasculares do sistema nervoso central. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções neurológicas do sistema nervoso central.
OBJETIVO: Fundamentar os conceitos de controle motor e aprendizagem motora na prática clínica. Conhecer as principais disfunções neurológicas traumáticas e vasculares do sistema nervoso central. Capacitar para a avaliação fisioterapêutica das disfunções neurológicas traumáticas e vasculares do sistema nervoso central. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica nas disfunções neurológicas traumáticas e vasculares do sistema nervoso central.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA E PNEUMOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Anatomia e fisiologia dos sistemas cardiovascular e respiratório. Fisiologia do exercício aplicada à fisioterapia. Fisiopatologia das disfunções cardiológicas e pneumológicas. Avaliação fisioterapêutica do paciente ambulatorial. Recursos fisioterapêuticos ambulatoriais.
OBJETIVO: Compreender o funcionamento dos sistemas cardiovascular e respiratório identificando suas principais disfunções. Capacitar para avaliação e tratamento fisioterapêutico do paciente com disfunções cardiorrespiratórias ambulatoriais. Conhecer os recursos terapêuticos cardiorrespiratórios ambulatoriais. Elaborar programas de reabilitação ambulatorial do paciente cardiopata e pneumopata.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM NEUROPEDIATRIA | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento neuropsicomotor normal e anormal. Disfunções neurológicas pediátricas. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções neurológicas pediátricas e do desenvolvimento.
OBJETIVO: Conhecer as principais disfunções neurológicas em pediatria. Capacitar para a avaliação fisioterapêutica das disfunções do desenvolvimento e neurológicas pediátricas. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica nas disfunções do desenvolvimento e neurológicas pediátricas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA NA SAÚDE OCUPACIONAL E ERGONOMIA | 72.0 h

EMENTA: Campo de atuação da fisioterapia preventiva. Legislação em saúde do trabalhador. Saúde ocupacional. Biomecânica das lesões ocupacionais. Intervenções para otimização do ambiente de trabalho. Ergonomia. Programas de atuação em fisioterapia preventiva
OBJETIVO: Capacitar para avaliação e tratamento fisioterapêutico de indivíduos em atividades ocupacionais. Analisar as modalidades de ação preventiva no campo de atuação da fisioterapia. Conhecer a legislação vigente em saúde do trabalhador. Conhecer os protocolos de intervenção ergonômica. Apresentar conceitos de design universal

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HIDROTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Utilização da água como recurso terapêutico. Características físicas, químicas e térmicas da água. Piscina terapêutica.
OBJETIVO: Proporcionar o conhecimento dos princípios da hidroterapia relacionados à prática clínica. Conhecer a teoria, técnicas e princípios da utilização da água como recurso terapêutico. Conhecer os métodos contemporâneos de tratamento em hidroterapia

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
IMAGINOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Aspectos físicos envolvidos na emissão da imagem. Métodos imaginológicos básicos. Diagnóstico radiológico e sua correlação com estruturas anatômicas. Imaginologia dos sistemas clinicamente normais e patológicos. Atualidades em Imaginologia.
OBJETIVO: Fundamentar os princípios básicos da Imaginologia possibilitando a correlação da imagem com a prática clínica

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

DEONTOLOGIA E ÉTICA PROFISSIONAL | 36.0 h

EMENTA: Princípios e fundamentos da moral e dos deveres. Aspectos éticos. Estudo da legislação constitucional e processual da Fisioterapia. Código de ética profissional. Bioética
OBJETIVO: Introduzir conceitos referentes a moral e ética. Compreender as legislações que regem a profissão. Discutir assuntos atuais sobre Bioética

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Afecções degenerativas do sistema nervoso central. Lesões nervosas periféricas. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções neurológicas do sistema nervoso central e periférico. Contextualização do ambiente de reabilitação. Inserção do paciente neurológico na sociedade.
OBJETIVO: Conhecer as principais disfunções neurológicas degenerativas do sistema nervoso central e lesões nervosas periféricas.Capacitar para a avaliação fisioterapêutica das disfunções neurológicas degenerativas do sistema nervoso central e lesões nervosas periféricas.Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica nas disfunções neurológicas degenerativas do sistema nervoso central e lesões nervosas periféricas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Disfunções ortopédicas e traumatológicas. Neoplasias ósseas. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções ortopédicas e traumatológicas.
OBJETIVO: Conhecer as principais disfunções ortopédicas e traumatológicas.Conhecer as principais disfunções relativas às neoplasias ósseas.Capacitar para a avaliação das disfunções ortopédicas e traumatológicas

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM PEDIATRIA GERAL E NEONATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento cardiorrespiratório normal e anormal. Disfunções cardiorrespiratórias e ortopédicas pediátricas e neonatais. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções cardiorrespiratórias e ortopédicas pediátricas e neonatais.
OBJETIVO: Conhecer as principais disfunções cardiorrespiratórias e ortopédicas pediátricas e neonatais. Capacitar para a avaliação fisioterapêutica das disfunções cardiorrespiratórias e ortopédicas pediátricas e neonatais. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica nas disfunções cardiorrespiratórias e ortopédicas pediátricas e neonatais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA HOSPITALAR E TERAPIA INTENSIVA | 72.0 h

EMENTA: Dinâmica Hospitalar. Avaliação fisioterapêutica do paciente hospitalizado. Recursos fisioterapêuticos hospitalares. Ventilação mecânica. Humanização hospitalar
OBJETIVO: Capacitar para avaliação e tratamento fisioterapêutico do paciente com disfunções cardiorrespiratórias hospitalares. Conhecer os recursos terapêuticos cardiorrespiratórios hospitalares. Abordar a atuação do fisioterapeuta em unidade de terapia intensiva desde o manuseio de pacientes críticos até a interação com a equipe multidisciplinar. Discutir conceitos de humanização hospitalar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA EM FISIOTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Pesquisa científica em Fisioterapia. Métodos científicos. Etapas para elaboração de projeto de pesquisa. Definição de temática de pesquisa. Normas bibliográficas
OBJETIVO: Capacitar para a produção de conhecimento científico. Possibilitar o planejamento e elaboração do projeto do trabalho de conclusão de curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL | 36.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Dermatologia. Alterações dermatológicas e do tecido conjuntivo. Cosmetologia. Cirurgias reparadoras e estéticas. Noções de atenção a queimados. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções em Dermatofuncional.
OBJETIVO: Capacitar para avaliação e tratamento fisioterapêutico do paciente na área estética. Preparar para a decisão sobre os recursos terapêuticos utilizados nas disfunções dermatológicas e do tecido conjuntivo. Apresentar a atuação fisioterapêutica no paciente queimado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA DESPORTIVA | 36.0 h

EMENTA: Lesões desportivas. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções de origem desportiva. Efeitos dos principais fármacos e dopping
OBJETIVO: Compreender a atuação do fisioterapeuta em Fisioterapia Desportiva.Capacitar para a preparação dos atletas desde a fase de pré-competição.Compreender os fatores que influenciam a performance e recuperação do atleta.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E REUMATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Disfunções ortopédicas e reumatológicas. Disfunções craniomandibulares. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções ortopédicas, reumatológicas e craniomandibulares.
OBJETIVO: Conhecer as principais disfunções ortopédicas e reumatológicas.Conhecer as principais disfunções craniomandibulares. Capacitar para a avaliação das disfunções ortopédicas, reumatológicas e craniomandibulares. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica nas disfunções ortopédicas, reumatológicas e craniomandibulares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de ginecologia, obstetrícia, oncologia e urologia. Fisiopatologia das disfunções ginecológicas, urológicas e oncológicas. Alterações obstétricas. Oncologia mamária e do trato genital. Sexualidade feminina. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções ginecológicas, urológicas, oncológicas e obstétricas.
OBJETIVO: Conhecer as principais disfunções ginecológicas, urológicas e oncológicas. Conhecer as principais alterações na gestante. Capacitar para a avaliação das disfunções ginecológicas, urológicas, oncológicas e obstétricas. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica nas disfunções ginecológicas, urológicas, oncológicas e obstétricas

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO IDOSO | 72.0 h

EMENTA: Envelhecimento. Políticas públicas de atenção ao idoso. Funcionalidade no envelhecimento. Conceitos básicos de Geriatria e Gerontologia. Modalidades de atenção ao idoso. Bioética e envelhecimento. Planejamento ambiental. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para o idoso.
OBJETIVO: Entender o envelhecimento fisiológico e patológico. Demonstrar o impacto do envelhecimento nas políticas públicas e na sociedade. Capacitar para o trabalho interdisciplinar em todos os níveis de atenção ao idoso. Capacitar para a avaliação fisioterapêutica no idoso. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica no idoso

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO TRATAMENTO DAS DISFUNÇÕES POSTURAIS | 36.0 h

EMENTA: Avaliação e tratamento das disfunções posturais. Cadeias musculares. Técnicas de reestruturação postural.
OBJETIVO: Desenvolver o conhecimento técnico e científico em terapias posturais. Discutir formas de avaliação e tratamento das disfunções posturais.Detectar a viabilidade do uso da terapia postural na prática clínica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM FISIOTERAPIA I | 36.0 h

EMENTA: Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso. Aprimoramento da temática específica e metodológica. Aplicação de métodos científicos em Fisioterapia. Normas científicas.
OBJETIVO: Acompanhar o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. Oferecer suporte científico e metodológico para o cumprimento das etapas do projeto de trabalho de conclusão de curso

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA I | 400.0 h

EMENTA: Fisioterapia aplicada às diversas áreas e especialidades. Utilização de campos de estágio na clínica, hospital, unidade básica de saúde, asilo, creche e empresa.
OBJETIVO: Proporcionar a intervenção fisioterapêutica à comunidade através de assistência prática supervisionada. Promover reflexão e discussão sobre casos clínicos e terapêutica aplicada em cada área de atuação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO TRATAMENTO POR TERAPIAS MANUAIS | 36.0 h

EMENTA: Conhecimento teórico e prático de técnicas de terapia manual. Discussão do potencial das terapias manuais para o tratamento de disfunções do movimento. Indicações e contra-indicações
OBJETIVO: Proporcionar noções de técnicas manuais e sua correlação com a prática clínica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE E ÓRTESE | 36.0 h

EMENTA: Histórico e confecção de prótese e órteses. Avaliação, prescrição, objetivos, indicações e contraindicações do uso de próteses e órteses. Contextualização em programas de reabilitação.
OBJETIVO: Capacitar para avaliação e tratamento fisioterapêutico do paciente com próteses e órteses. Proporcionar conhecimento sobre próteses e órteses em relação a técnicas de confecção, prescrição e utilização dentro de programas de reabilitação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM FISIOTERAPIA II | 36.0 h

EMENTA: Elaboração de Relatório de Pesquisa. Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.
OBJETIVO: Auxiliar na organização dos resultados e execução da análise de dados. Orientar na elaboração do relatório de pesquisa e da apresentação. Auxiliar na elaboração de resumos e apresentações para eventos científicos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA II | 400.0 h

EMENTA: Fisioterapia aplicada às diversas áreas e especialidades. Utilização de campos de estágio na clínica, hospital, unidade básica de saúde, asilo, creche e empresa
OBJETIVO: Proporcionar a intervenção fisioterapêutica à comunidade através de assistência prática supervisionada. Promover reflexão e discussão sobre casos clínicos e terapêutica aplicada em cada área de atuação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO EM FISIOTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Princípios e métodos da administração. Modelos de gestão aplicados à Fisioterapia. Programas informatizados em gestão de Fisioterapia
OBJETIVO: Oferecer aos alunos de Fisioterapia os conceitos fundamentais referentes às teorias administrativas. Inter-relacionar os estudantes com a rede de credenciamento de planos de saúde privados e a rede SUS. Informar sobre legislação pertinente à Fisioterapia (regulamentação de pessoa física e jurídica).

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: MATUTINO Currículo: 0002-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

BIOESTATÍSTICA APLICADA À SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos conceitos utilizados em Bioestatística e sua aplicação na saúde e nas pesquisas científicas realizadas no âmbito da saúde. Amostragem, medidas de tendência central e dispersão. Noções de probabilidades e de distribuição. Testes estatísticos aplicados à análise de dados. Utilização de softwares estatísticos
OBJETIVO: Fornecer elementos para o entendimento dos desenhos epidemiológicos. Capacitar para execução de procedimentos de análise estatística de dados, assim como na utilização de softwares estatísticos. Fornecer subsídios para elaboração de tabelas, gráficos e testes estatísticos desenvolvidos no programa. Analisar criticamente os resultados estatísticos publicados em artigos científicos e avaliar o grau de consistência e coerência associado à metodologia e instrumental analítico utilizado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Estrutura e função de aminoácidos, peptídeos, proteínas, carboidratos, lipídios, enzimas e vitaminas. Ação hormonal. Introdução ao metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Integração metabólica.
OBJETIVO: Proporcionar o aprendizado sobre a constituição química da célula e dos processos bioquímicos e metabólicos básicos. Capacitar para a compreensão da importância dos diversos processos bioquímicos e metabólicos básicos no organismo

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Bases conceituais, história e aplicação da epidemiologia. Processo saúde-doença. Epidemiologia descritiva e analítica. Desenhos epidemiológicos. Indicadores de saúde. Epidemiologia social na América Latina. Vigilância epidemiológica.
OBJETIVO: Compreender as bases teóricas do raciocínio epidemiológico para a redução das frequências dos agravos relativos à saúde da coletividade humana. Conhecer os indicadores para o planejamento, administração e avaliação de ações de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EXTENSÃO E OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM | 36.0 h

EMENTA: Bases conceituais da extensão. Identificação de projetos de extensão. Discussão sobre o grau de contribuição da extensão na formação acadêmica do aluno. Inculturação dos resultados e dos referenciais teóricos e metodológicos na grade curricular do curso de graduação.
OBJETIVO: Apresentar resultados sistematizados de projetos de extensão. Analisar as metodologias utilizadas, demanda e público atingido, referenciais epistemológicos, processo de intervenção, grau de apropriação dos conhecimentos e de interdependência com outros saberes científicos. Compreender os processos de produção de novas tecnologias e inovação, bem como seu grau de transferência para a comunidade atendida

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DA PESQUISA E BIOÉTICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos de ciência e métodos. Tipos de conhecimento. Etapas para elaboração de um projeto. Histórico da bioética. Princípios éticos para pesquisa com seres humanos e animais.
OBJETIVO: Desenvolver as habilidades necessárias para a pesquisa científica qualitativa e quantitativa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE | 36.0 h

EMENTA: Processos psicológicos básicos - percepção, sensação, cognição, motivação e emoção. Modelos para a compreensão do funcionamento mental. Psicologia do desenvolvimento. Relação entre comportamento e saúde.
OBJETIVO: Favorecer a compreensão dos aspectos psicológicos que permeiam a área da saúde, com base no modelo biopsicossocial

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo do processo histórico de construção do sistema de saúde no Brasil. Reforma sanitária. Sistema Único de Saúde. Análise dos determinantes econômicos, sociais e políticos para a formulação de políticas públicas de saúde. Vigilância em saúde. Prevenção de agravos e promoção de saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde. Sistema de saúde local. Programas de saúde e Estratégia Saúde da Família.
OBJETIVO: Conhecer a evolução das políticas públicas de saúde no Brasil com ênfase no processo de reforma sanitária. Conhecer os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a importância da saúde coletiva, das políticas públicas e a realidade do sistema de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VIVÊNCIAS EM FISIOTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Atuação do fisioterapeuta em diferentes níveis de atenção à saúde. Graus de complexidade. Formas de prevenção. Vivências práticas.
OBJETIVO: Conhecer os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a importância da saúde coletiva, das políticas públicas e a realidade do sistema de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR | 72.0 h

EMENTA: Aspectos anatômicos dos componentes esqueléticos, articulares e musculares do aparelho locomotor.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos específicos dos aspectos anatômicos dos componentes esqueléticos, articulares e musculares do aparelho locomotor. Fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e exercer plenamente as atividades profissionais, permitindo uma atuação profissional competente e responsável em suas diversas atribuições

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOFÍSICA | 36.0 h

EMENTA: Fundamentos da Física aplicados aos sistemas biológicos. Modelos de membranas e tipos de comunicação intercelular. Fenômenos elétricos nas células; Biopotenciais e Bioeletrogênese. Fluídos nos sistemas biológicos: Biofísica da circulação sanguínea e da função renal. Elementos da Biomecânica. Ondas e sistemas biológicos: Biofísica da visão e da audição. Radioatividade: radiologia
OBJETIVO: Conhecer e compreender os fenômenos físicos relacionados aos fenômenos biológicos e suas interações no funcionamento dos organismos vivos. Aplicar a física para resolver questões de biologia, buscando enxergar o ser vivo como um todo que ocupa um lugar no espaço e transformando energia que existe no meio ambiente que interage com este ser.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOLOGIA CELULAR E EMBRIOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da biologia, estrutura e organização celular. Noções básicas de embriologia humana.
OBJETIVO: Proporcionar o aprendizado e a discussão dos conceitos de biologia celular e relacioná-los à área de saúde. Apresentar os processos de reprodução, desenvolvimento embrionário e desenvolvimento fetal.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GENÉTICA HUMANA | 36.0 h

EMENTA: Estrutura e função dos ácidos nucléicos. Replicação do DNA. Transcrição e Tradução. Funcionamento gênico. Mutações e polimorfismos. Padrões de herança monogênica. Genealogia e síndromes humanas prevalentes. Meiose e Mitose. Citogenética básica e clínica. Erros inatos do metabolismo. Genética e câncer. Bases da tecnologia de DNA recombinante. Genética e ética e aconselhamento genético
OBJETIVO: Apresentar e discutir de forma integrada os diferentes segmentos da genética humana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Processo histórico da Fisioterapia enquanto profissão. Processo histórico e surgimento das diferentes áreas de atuação fisioterapêutica e dos recursos fisioterapêuticos. Panorama da fisioterapia no contexto mundial. Autonomia profissional. O Fisioterapeuta como agente transformador da sociedade.
OBJETIVO: Proporcionar o conhecimento da história da Fisioterapia e dos recursos fisioterapêuticos. Apresentar a evolução da Fisioterapia no Brasil e no mundo e os campos de atuação. Discutir a autonomia profissional e o papel do fisioterapeuta na sociedade contemporânea.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não acadêmicos. Promover uma prática intensiva de leitura e análise linguística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Regras de Três. Porcentagem. Expressões algébricas. Funções de uma variável.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

ANATOMIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: Nervoso, Circulatório, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital, Esquelético, Articular e Muscular.
OBJETIVO: Proporcionar, aos acadêmicos, conhecimentos teóricos e práticos básicos dos aspectos morfológicos e topográficos dos diversos sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CINESIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos morfológicos e fisiológicos do movimento humano. Estudo cinesiológico dos complexos articulares do esqueleto axial e apendicular. Funções musculares. Marcha normal
OBJETIVO: Promover o conhecimento do movimento do corpo humano, bases fisiológicas, cinesiológicas e estruturais dos complexos articulares. Capacitar para a relação entre conhecimento cinesiológico e avaliação clínica e tratamento de pacientes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós-) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos compartimentos hídricos. Meio interno e homeostase, membrana, bioeletrogênese, tecido nervoso, potencial de ação, sinapse. Receptores sensoriais e somestesia. Sistema neurovegetativo. Estudo da função dos sistemas cardiovascular, respiratório, renal, digestório e glândulas anexas. Eixo hipotálamo-hipófise, tireóide, paratireóide, adrenais e pâncreas. Efeitos fisiológicos e mecanismo de controle de hormônios ovarianos e testiculares.
OBJETIVO: Possibilitar uma compreensão generalista dos mecanismos fisiológicos envolvidos na manutenção das funções vitais do organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos em histologia do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos histológicos e estruturais dos seguintes tecidos básicos e sistemas: nervoso, epitelial e conjuntivo, muscular, circulatório, respiratório, urinário, genital masculino e feminino, digestório, ósseo e cartilaginoso.
OBJETIVO: Proporcionar ao acadêmico conhecimento teórico e prático básico dos aspectos morfológicos, microscópicos e ultraestruturais dos diversos tecidos e sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Alterações regressivas celulares. Distúrbios circulatórios. Distúrbios do metabolismo de pigmentos endógenos e exógenos. Mecanismos de defesa inatos e adaptativos. Inflamações agudas, crônicas, crônicas granulomatosas, cura e reparo. Distúrbios do crescimento e da diferenciação. Neoplasias.
OBJETIVO: Fornecer embasamento para reconhecer e interpretar com segurança os fenômenos histopatológicos e conscientização da necessidade de assumir postura científica, frente à enfermidade. Explicar os mecanismos patogenéticos e suas manifestações clínicas, firmando em bases anatomofisiológicas. Mostrar as alterações estruturais e ou funcionais que envolvem todos os níveis de organização biológica, variando apenas o grau de comprometimento dos diferentes níveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

BASES, MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Formas de entrevista e abordagem semiológica. Registro de fichas de avaliação fisioterapêutica. Métodos de avaliação em Fisioterapia.
OBJETIVO: Capacitar para a avaliação das disfunções abordadas na Fisioterapia. Capacitar para a elaboração de relatórios de encaminhamento aos profissionais da área da Saúde.Vivenciar processos de entrevista diagnóstica e exame físico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOMECÂNICA APLICADA Á FISIOTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Evolução histórica. Áreas de estudo. Metas de investigação. Bases fundamentais da mecânica da análise do movimento humano. Cinética e Cinemática. Alavancas mecânicas. Centro de gravidade. Cadeias cinemáticas. Métodos de medição em Biomecânica. Propriedades mecânicas dos tecidos.
OBJETIVO: Compreender a natureza multidisciplinar da biomecânica do movimento. Conhecer os fatores fundamentais para a interpretação da mecânica do movimento. Conhecer métodos de investigação biomecânica para análise do movimento humano

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CINESIOTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Cinesioterapia. Exercícios Terapêuticos. Alongamentos. Treinamento resistido. Adaptações morfofuncionais induzidas pelo exercício.
OBJETIVO: Conhecer os princípios básicos da Cinesioterapia. Conhecer e executar técnicas de exercícios terapêuticos para reeducação da função e aquisição do movimento. Capacitar para o planejamento e execução de programas de cinesioterapia em diferentes fases de reabilitação

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DEONTOLOGIA E ÉTICA PROFISSIONAL | 36.0 h

EMENTA: Princípios e fundamentos da moral e dos deveres. Aspectos éticos. Estudo da legislação constitucional e processual da Fisioterapia. Código de ética profissional. Bioética
OBJETIVO: Introduzir conceitos referentes a moral e ética. Compreender as legislações que regem a profissão. Discutir assuntos atuais sobre Bioética

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA GERAL | 36.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais em farmacologia. Formas farmacêuticas e vias de administração. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Interações Medicamentosas. Interações Fármaco-nutriente.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos básicos em Farmacologia, de farmacocinética e farmacodinâmica relacionados no programa. Capacitar o aluno a resolução de casos clínicos farmacológicos na prática diária e reconhecimento de possíveis interações medicamentosas, fornecendo subsídios para garantia da eficácia terapêutica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HIDROTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Utilização da água como recurso terapêutico. Características físicas, químicas e térmicas da água. Piscina terapêutica.
OBJETIVO: Proporcionar o conhecimento dos princípios da hidroterapia relacionados à prática clínica. Conhecer a teoria, técnicas e princípios da utilização da água como recurso terapêutico. Conhecer os métodos contemporâneos de tratamento em hidroterapia

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROANATOMIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos morfológicos e topográficos dos componentes das partes centrais e periféricas, e da divisão autônoma do sistema nervoso. Principais vias sensitivas e motoras.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos específicos dos aspectos morfológicos e topográficos do sistema nervoso. Fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins, tornando o aluno capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROFISIOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Fisiologia da Dor. Características funcionais dos músculos estriados esqueléticos; Mecanismo de contração muscular. Fisiologia do Sistema Motor. Mecanismos de controle: da pressão arterial de curto e longo prazo; da respiração; da micção.
OBJETIVO: Apresentar o sistema motor e discutir os sistemas neurais envolvidos no seu controle. Discutir a fisiologia da dor e trabalhar mecanismos de controles que contribuem para a manutenção da homeostasia orgânica. Fundamentar os conhecimentos de neurofisiologia que servirão de subsídios para o desenvolvimento de conceitos relacionados à patologia dos sistemas e à terapêutica em Fisioterapia

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA DE ÓRGÃOS E SISTEMAS | 36.0 h

EMENTA: Patologia dos sistemas nervoso, cardiovascular, respiratório, endócrino, muscular e osteo-articular
OBJETIVO: Estudar as patologias nos seus aspectos predominantemente morfológicos, fisiopatológicos e étiopatogênicos nos diferentes órgãos e sistemas. Correlacionar às lesões morfológicas com os sinais e sintomas na clínica propedêutica dos órgãos e sistemas

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

ELETROTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios físicos da Eletroterapia. Conhecimento e manuseio dos equipamentos. Técnicas de aplicação. Indicações. Contra-indicações
OBJETIVO: Compreender os princípios básicos da eletroterapia. Capacitar para a utilização de equipamentos de eletroterapia

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM NEUROPEDIATRIA | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento neuropsicomotor normal e anormal. Disfunções neurológicas pediátricas. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções neurológicas pediátricas e do desenvolvimento.
OBJETIVO: Conhecer as principais disfunções neurológicas em pediatria. Capacitar para a avaliação fisioterapêutica das disfunções do desenvolvimento e neurológicas pediátricas. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica nas disfunções do desenvolvimento e neurológicas pediátricas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM PEDIATRIA GERAL E NEONATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento cardiorrespiratório normal e anormal. Disfunções cardiorrespiratórias e ortopédicas pediátricas e neonatais. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções cardiorrespiratórias e ortopédicas pediátricas e neonatais.
OBJETIVO: Conhecer as principais disfunções cardiorrespiratórias e ortopédicas pediátricas e neonatais. Capacitar para a avaliação fisioterapêutica das disfunções cardiorrespiratórias e ortopédicas pediátricas e neonatais. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica nas disfunções cardiorrespiratórias e ortopédicas pediátricas e neonatais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de ginecologia, obstetrícia, oncologia e urologia. Fisiopatologia das disfunções ginecológicas, urológicas e oncológicas. Alterações obstétricas. Oncologia mamária e do trato genital. Sexualidade feminina. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções ginecológicas, urológicas, oncológicas e obstétricas.
OBJETIVO: Conhecer as principais disfunções ginecológicas, urológicas e oncológicas. Conhecer as principais alterações na gestante. Capacitar para a avaliação das disfunções ginecológicas, urológicas, oncológicas e obstétricas. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica nas disfunções ginecológicas, urológicas, oncológicas e obstétricas

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MASSOTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Massagem como recurso terapêutico. Efeitos fisiológicos. Indicações e contra-indicações. Cuidados especiais. Preparo dos materiais e do paciente. Modalidades de massagem. Técnicas de massagem em populações específicas
OBJETIVO: Conhecer os princípios básicos da massoterapia. Conhecer as principais técnicas de massagem utilizadas em Fisioterapia. Correlacionar a escolha da técnica de massagem com a prática clínica

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMOTERAPIA E FOTOTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios físicos da Termofototerapia. Conhecimento e manuseio dos equipamentos. Técnicas de aplicação. Indicações. Contra-indicações.
OBJETIVO: Compreender os princípios básicos da termoterapia e fototerapia. Capacitar para a utilização de equipamentos de termoterapia e fototerapia

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

CONTROLE NEURAL DO MOVIMENTO | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de neuroanatomia e neurofisiologia. Anormalidades do movimento humano. Controle motor e aprendizagem motora. Afecções traumáticas e vasculares do sistema nervoso central. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções neurológicas do sistema nervoso central
OBJETIVO: Fundamentar os conceitos de controle motor e aprendizagem motora na prática clínica. Conhecer as principais disfunções neurológicas traumáticas e vasculares do sistema nervoso central. Capacitar para a avaliação fisioterapêutica das disfunções neurológicas traumáticas e vasculares do sistema nervoso central. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica nas disfunções neurológicas traumáticas e vasculares do sistema nervoso central.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA DESPORTIVA | 36.0 h

EMENTA: Lesões desportivas. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções de origem desportiva. Efeitos dos principais fármacos e dopping
OBJETIVO: Compreender a atuação do fisioterapeuta em Fisioterapia Desportiva.Capacitar para a preparação dos atletas desde a fase de pré-competição.Compreender os fatores que influenciam a performance e recuperação do atleta.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA E PNEUMOLOGIA AMBULATORIAL | 72.0 h

EMENTA: Anatomia e fisiologia dos sistemas cardiovascular e respiratório. Fisiologia do exercício aplicada à fisioterapia. Fisiopatologia das disfunções cardiológicas e pneumológicas. Avaliação fisioterapêutica do paciente ambulatorial. Recursos fisioterapêuticos ambulatoriais.
OBJETIVO: Compreender o funcionamento dos sistemas cardiovascular e respiratório identificando suas principais disfunções. Capacitar para avaliação e tratamento fisioterapêutico do paciente com disfunções cardiorrespiratórias ambulatoriais. Conhecer os recursos terapêuticos cardiorrespiratórios ambulatoriais. Elaborar programas de reabilitação ambulatorial do paciente cardiopata e pneumopata.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Disfunções ortopédicas e traumatológicas. Neoplasias ósseas. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções ortopédicas e traumatológicas.
OBJETIVO: Conhecer as principais disfunções ortopédicas e traumatológicas.Conhecer as principais disfunções relativas às neoplasias ósseas.Capacitar para a avaliação das disfunções ortopédicas e traumatológicas

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO IDOSO | 72.0 h

EMENTA: Envelhecimento. Políticas públicas de atenção ao idoso. Funcionalidade no envelhecimento. Conceitos básicos de Geriatria e Gerontologia. Modalidades de atenção ao idoso. Bioética e envelhecimento. Planejamento ambiental. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para o idoso.
OBJETIVO: Entender o envelhecimento fisiológico e patológico. Demonstrar o impacto do envelhecimento nas políticas públicas e na sociedade. Capacitar para o trabalho interdisciplinar em todos os níveis de atenção ao idoso. Capacitar para a avaliação fisioterapêutica no idoso. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica no idoso

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA NA SAÚDE OCUPACIONAL E ERGONOMIA | 72.0 h

EMENTA: Campo de atuação da fisioterapia preventiva. Legislação em saúde do trabalhador. Saúde ocupacional. Biomecânica das lesões ocupacionais. Intervenções para otimização do ambiente de trabalho. Ergonomia. Programas de atuação em fisioterapia preventiva
OBJETIVO: Capacitar para avaliação e tratamento fisioterapêutico de indivíduos em atividades ocupacionais. Analisar as modalidades de ação preventiva no campo de atuação da fisioterapia. Conhecer a legislação vigente em saúde do trabalhador. Conhecer os protocolos de intervenção ergonômica. Apresentar conceitos de design universal

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
IMAGINOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Aspectos físicos envolvidos na emissão da imagem. Métodos imaginológicos básicos. Diagnóstico radiológico e sua correlação com estruturas anatômicas. Imaginologia dos sistemas clinicamente normais e patológicos. Atualidades em Imaginologia.
OBJETIVO: Fundamentar os princípios básicos da Imaginologia possibilitando a correlação da imagem com a prática clínica

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL | 36.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Dermatologia. Alterações dermatológicas e do tecido conjuntivo. Cosmetologia. Cirurgias reparadoras e estéticas. Noções de atenção a queimados. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções em Dermatofuncional.
OBJETIVO: Capacitar para avaliação e tratamento fisioterapêutico do paciente na área estética. Preparar para a decisão sobre os recursos terapêuticos utilizados nas disfunções dermatológicas e do tecido conjuntivo. Apresentar a atuação fisioterapêutica no paciente queimado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA E PNEUMOLOGIA HOSPITALAR | 72.0 h

EMENTA: Dinâmica Hospitalar. Avaliação fisioterapêutica do paciente hospitalizado. Recursos fisioterapêuticos hospitalares. Ventilação mecânica. Humanização hospitalar
OBJETIVO: Capacitar para avaliação e tratamento fisioterapêutico do paciente com disfunções cardiorrespiratórias hospitalares. Conhecer os recursos terapêuticos cardiorrespiratórios hospitalares. Abordar a atuação do fisioterapeuta em unidade de terapia intensiva desde o manuseio de pacientes críticos até a interação com a equipe multidisciplinar. Discutir conceitos de humanização hospitalar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Afecções degenerativas do sistema nervoso central. Lesões nervosas periféricas. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções neurológicas do sistema nervoso central e periférico. Contextualização do ambiente de reabilitação. Inserção do paciente neurológico na sociedade.
OBJETIVO: Conhecer as principais disfunções neurológicas degenerativas do sistema nervoso central e lesões nervosas periféricas.Capacitar para a avaliação fisioterapêutica das disfunções neurológicas degenerativas do sistema nervoso central e lesões nervosas periféricas.Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica nas disfunções neurológicas degenerativas do sistema nervoso central e lesões nervosas periféricas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E REUMATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Disfunções ortopédicas e reumatológicas. Disfunções craniomandibulares. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções ortopédicas, reumatológicas e craniomandibulares.
OBJETIVO: Conhecer as principais disfunções ortopédicas e reumatológicas.Conhecer as principais disfunções craniomandibulares. Capacitar para a avaliação das disfunções ortopédicas, reumatológicas e craniomandibulares. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica nas disfunções ortopédicas, reumatológicas e craniomandibulares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO TRATAMENTO DAS DISFUNÇÕES POSTURAIS | 36.0 h

EMENTA: Avaliação e tratamento das disfunções posturais. Cadeias musculares. Técnicas de reestruturação postural.
OBJETIVO: Desenvolver o conhecimento técnico e científico em terapias posturais. Discutir formas de avaliação e tratamento das disfunções posturais.Detectar a viabilidade do uso da terapia postural na prática clínica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO TRATAMENTO POR TERAPIAS MANUAIS | 36.0 h

EMENTA: Conhecimento teórico e prático de técnicas de terapia manual. Discussão do potencial das terapias manuais para o tratamento de disfunções do movimento. Indicações e contra-indicações
OBJETIVO: Proporcionar noções de técnicas manuais e sua correlação com a prática clínica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO EM FISIOTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Princípios e métodos da administração. Modelos de gestão aplicados à Fisioterapia. Programas informatizados em gestão de Fisioterapia
OBJETIVO: Oferecer aos alunos de Fisioterapia os conceitos fundamentais referentes às teorias administrativas. Inter-relacionar os estudantes com a rede de credenciamento de planos de saúde privados e a rede SUS. Informar sobre legislação pertinente à Fisioterapia (regulamentação de pessoa física e jurídica).

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA EM FISIOTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Pesquisa científica em Fisioterapia. Métodos científicos. Etapas para elaboração de projeto de pesquisa. Definição de temática de pesquisa. Normas bibliográficas
OBJETIVO: Capacitar para a produção de conhecimento científico. Possibilitar o planejamento e elaboração do projeto do trabalho de conclusão de curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE E ÓRTESE | 36.0 h

EMENTA: Histórico e confecção de prótese e órteses. Avaliação, prescrição, objetivos, indicações e contraindicações do uso de próteses e órteses. Contextualização em programas de reabilitação.
OBJETIVO: Capacitar para avaliação e tratamento fisioterapêutico do paciente com próteses e órteses. Proporcionar conhecimento sobre próteses e órteses em relação a técnicas de confecção, prescrição e utilização dentro de programas de reabilitação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA I | 400.0 h

EMENTA: Fisioterapia aplicada às diversas áreas e especialidades. Utilização de campos de estágio na clínica, hospital, unidade básica de saúde, asilo, creche e empresa.
OBJETIVO: Proporcionar a intervenção fisioterapêutica à comunidade através de assistência prática supervisionada. Promover reflexão e discussão sobre casos clínicos e terapêutica aplicada em cada área de atuação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM FISIOTERAPIA I | 36.0 h

EMENTA: Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso. Aprimoramento da temática específica e metodológica. Aplicação de métodos científicos em Fisioterapia. Normas científicas.
OBJETIVO: Acompanhar o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. Oferecer suporte científico e metodológico para o cumprimento das etapas do projeto de trabalho de conclusão de curso

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA II | 400.0 h

EMENTA: Fisioterapia aplicada às diversas áreas e especialidades. Utilização de campos de estágio na clínica, hospital, unidade básica de saúde, asilo, creche e empresa
OBJETIVO: Proporcionar a intervenção fisioterapêutica à comunidade através de assistência prática supervisionada. Promover reflexão e discussão sobre casos clínicos e terapêutica aplicada em cada área de atuação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM FISIOTERAPIA II | 36.0 h

EMENTA: Elaboração de Relatório de Pesquisa. Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.
OBJETIVO: Auxiliar na organização dos resultados e execução da análise de dados. Orientar na elaboração do relatório de pesquisa e da apresentação. Auxiliar na elaboração de resumos e apresentações para eventos científicos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0002-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

BIOESTATÍSTICA APLICADA À SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos conceitos utilizados em Bioestatística e sua aplicação na saúde e nas pesquisas científicas realizadas no âmbito da saúde. Amostragem, medidas de tendência central e dispersão. Noções de probabilidades e de distribuição. Testes estatísticos aplicados à análise de dados. Utilização de softwares estatísticos
OBJETIVO: Fornecer elementos para o entendimento dos desenhos epidemiológicos. Capacitar para execução de procedimentos de análise estatística de dados, assim como na utilização de softwares estatísticos. Fornecer subsídios para elaboração de tabelas, gráficos e testes estatísticos desenvolvidos no programa. Analisar criticamente os resultados estatísticos publicados em artigos científicos e avaliar o grau de consistência e coerência associado à metodologia e instrumental analítico utilizado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Estrutura e função de aminoácidos, peptídeos, proteínas, carboidratos, lipídios, enzimas e vitaminas. Ação hormonal. Introdução ao metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Integração metabólica.
OBJETIVO: Proporcionar o aprendizado sobre a constituição química da célula e dos processos bioquímicos e metabólicos básicos. Capacitar para a compreensão da importância dos diversos processos bioquímicos e metabólicos básicos no organismo

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Bases conceituais, história e aplicação da epidemiologia. Processo saúde-doença. Epidemiologia descritiva e analítica. Desenhos epidemiológicos. Indicadores de saúde. Epidemiologia social na América Latina. Vigilância epidemiológica.
OBJETIVO: Compreender as bases teóricas do raciocínio epidemiológico para a redução das frequências dos agravos relativos à saúde da coletividade humana. Conhecer os indicadores para o planejamento, administração e avaliação de ações de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EXTENSÃO E OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM | 36.0 h

EMENTA: Bases conceituais da extensão. Identificação de projetos de extensão. Discussão sobre o grau de contribuição da extensão na formação acadêmica do aluno. Inculturação dos resultados e dos referenciais teóricos e metodológicos na grade curricular do curso de graduação.
OBJETIVO: Apresentar resultados sistematizados de projetos de extensão. Analisar as metodologias utilizadas, demanda e público atingido, referenciais epistemológicos, processo de intervenção, grau de apropriação dos conhecimentos e de interdependência com outros saberes científicos. Compreender os processos de produção de novas tecnologias e inovação, bem como seu grau de transferência para a comunidade atendida

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DA PESQUISA E BIOÉTICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos de ciência e métodos. Tipos de conhecimento. Etapas para elaboração de um projeto. Histórico da bioética. Princípios éticos para pesquisa com seres humanos e animais.
OBJETIVO: Desenvolver as habilidades necessárias para a pesquisa científica qualitativa e quantitativa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE | 36.0 h

EMENTA: Processos psicológicos básicos - percepção, sensação, cognição, motivação e emoção. Modelos para a compreensão do funcionamento mental. Psicologia do desenvolvimento. Relação entre comportamento e saúde.
OBJETIVO: Favorecer a compreensão dos aspectos psicológicos que permeiam a área da saúde, com base no modelo biopsicossocial

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo do processo histórico de construção do sistema de saúde no Brasil. Reforma sanitária. Sistema Único de Saúde. Análise dos determinantes econômicos, sociais e políticos para a formulação de políticas públicas de saúde. Vigilância em saúde. Prevenção de agravos e promoção de saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde. Sistema de saúde local. Programas de saúde e Estratégia Saúde da Família.
OBJETIVO: Conhecer a evolução das políticas públicas de saúde no Brasil com ênfase no processo de reforma sanitária. Conhecer os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a importância da saúde coletiva, das políticas públicas e a realidade do sistema de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VIVÊNCIAS EM FISIOTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Atuação do fisioterapeuta em diferentes níveis de atenção à saúde. Graus de complexidade. Formas de prevenção. Vivências práticas.
OBJETIVO: Conhecer os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a importância da saúde coletiva, das políticas públicas e a realidade do sistema de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR | 72.0 h

EMENTA: Aspectos anatômicos dos componentes esqueléticos, articulares e musculares do aparelho locomotor.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos específicos dos aspectos anatômicos dos componentes esqueléticos, articulares e musculares do aparelho locomotor. Fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e exercer plenamente as atividades profissionais, permitindo uma atuação profissional competente e responsável em suas diversas atribuições

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOFÍSICA | 36.0 h

EMENTA: Fundamentos da Física aplicados aos sistemas biológicos. Modelos de membranas e tipos de comunicação intercelular. Fenômenos elétricos nas células; Biopotenciais e Bioeletrogênese. Fluídos nos sistemas biológicos: Biofísica da circulação sanguínea e da função renal. Elementos da Biomecânica. Ondas e sistemas biológicos: Biofísica da visão e da audição. Radioatividade: radiologia
OBJETIVO: Conhecer e compreender os fenômenos físicos relacionados aos fenômenos biológicos e suas interações no funcionamento dos organismos vivos. Aplicar a física para resolver questões de biologia, buscando enxergar o ser vivo como um todo que ocupa um lugar no espaço e transformando energia que existe no meio ambiente que interage com este ser.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOLOGIA CELULAR E EMBRIOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da biologia, estrutura e organização celular. Noções básicas de embriologia humana.
OBJETIVO: Proporcionar o aprendizado e a discussão dos conceitos de biologia celular e relacioná-los à área de saúde. Apresentar os processos de reprodução, desenvolvimento embrionário e desenvolvimento fetal.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GENÉTICA HUMANA | 36.0 h

EMENTA: Estrutura e função dos ácidos nucléicos. Replicação do DNA. Transcrição e Tradução. Funcionamento gênico. Mutações e polimorfismos. Padrões de herança monogênica. Genealogia e síndromes humanas prevalentes. Meiose e Mitose. Citogenética básica e clínica. Erros inatos do metabolismo. Genética e câncer. Bases da tecnologia de DNA recombinante. Genética e ética e aconselhamento genético
OBJETIVO: Apresentar e discutir de forma integrada os diferentes segmentos da genética humana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Processo histórico da Fisioterapia enquanto profissão. Processo histórico e surgimento das diferentes áreas de atuação fisioterapêutica e dos recursos fisioterapêuticos. Panorama da fisioterapia no contexto mundial. Autonomia profissional. O Fisioterapeuta como agente transformador da sociedade.
OBJETIVO: Proporcionar o conhecimento da história da Fisioterapia e dos recursos fisioterapêuticos. Apresentar a evolução da Fisioterapia no Brasil e no mundo e os campos de atuação. Discutir a autonomia profissional e o papel do fisioterapeuta na sociedade contemporânea.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não acadêmicos. Promover uma prática intensiva de leitura e análise linguística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Regras de Três. Porcentagem. Expressões algébricas. Funções de uma variável.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

ANATOMIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: Nervoso, Circulatório, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital, Esquelético, Articular e Muscular.
OBJETIVO: Proporcionar, aos acadêmicos, conhecimentos teóricos e práticos básicos dos aspectos morfológicos e topográficos dos diversos sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CINESIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos morfológicos e fisiológicos do movimento humano. Estudo cinesiológico dos complexos articulares do esqueleto axial e apendicular. Funções musculares. Marcha normal
OBJETIVO: Promover o conhecimento do movimento do corpo humano, bases fisiológicas, cinesiológicas e estruturais dos complexos articulares. Capacitar para a relação entre conhecimento cinesiológico e avaliação clínica e tratamento de pacientes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós-) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos compartimentos hídricos. Meio interno e homeostase, membrana, bioeletrogênese, tecido nervoso, potencial de ação, sinapse. Receptores sensoriais e somestesia. Sistema neurovegetativo. Estudo da função dos sistemas cardiovascular, respiratório, renal, digestório e glândulas anexas. Eixo hipotálamo-hipófise, tireóide, paratireóide, adrenais e pâncreas. Efeitos fisiológicos e mecanismo de controle de hormônios ovarianos e testiculares.
OBJETIVO: Possibilitar uma compreensão generalista dos mecanismos fisiológicos envolvidos na manutenção das funções vitais do organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos em histologia do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos histológicos e estruturais dos seguintes tecidos básicos e sistemas: nervoso, epitelial e conjuntivo, muscular, circulatório, respiratório, urinário, genital masculino e feminino, digestório, ósseo e cartilaginoso.
OBJETIVO: Proporcionar ao acadêmico conhecimento teórico e prático básico dos aspectos morfológicos, microscópicos e ultraestruturais dos diversos tecidos e sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Alterações regressivas celulares. Distúrbios circulatórios. Distúrbios do metabolismo de pigmentos endógenos e exógenos. Mecanismos de defesa inatos e adaptativos. Inflamações agudas, crônicas, crônicas granulomatosas, cura e reparo. Distúrbios do crescimento e da diferenciação. Neoplasias.
OBJETIVO: Fornecer embasamento para reconhecer e interpretar com segurança os fenômenos histopatológicos e conscientização da necessidade de assumir postura científica, frente à enfermidade. Explicar os mecanismos patogenéticos e suas manifestações clínicas, firmando em bases anatomofisiológicas. Mostrar as alterações estruturais e ou funcionais que envolvem todos os níveis de organização biológica, variando apenas o grau de comprometimento dos diferentes níveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

BASES, MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Formas de entrevista e abordagem semiológica. Registro de fichas de avaliação fisioterapêutica. Métodos de avaliação em Fisioterapia.
OBJETIVO: Capacitar para a avaliação das disfunções abordadas na Fisioterapia. Capacitar para a elaboração de relatórios de encaminhamento aos profissionais da área da Saúde.Vivenciar processos de entrevista diagnóstica e exame físico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOMECÂNICA APLICADA Á FISIOTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Evolução histórica. Áreas de estudo. Metas de investigação. Bases fundamentais da mecânica da análise do movimento humano. Cinética e Cinemática. Alavancas mecânicas. Centro de gravidade. Cadeias cinemáticas. Métodos de medição em Biomecânica. Propriedades mecânicas dos tecidos.
OBJETIVO: Compreender a natureza multidisciplinar da biomecânica do movimento. Conhecer os fatores fundamentais para a interpretação da mecânica do movimento. Conhecer métodos de investigação biomecânica para análise do movimento humano

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CINESIOTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Cinesioterapia. Exercícios Terapêuticos. Alongamentos. Treinamento resistido. Adaptações morfofuncionais induzidas pelo exercício.
OBJETIVO: Conhecer os princípios básicos da Cinesioterapia. Conhecer e executar técnicas de exercícios terapêuticos para reeducação da função e aquisição do movimento. Capacitar para o planejamento e execução de programas de cinesioterapia em diferentes fases de reabilitação

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DEONTOLOGIA E ÉTICA PROFISSIONAL | 36.0 h

EMENTA: Princípios e fundamentos da moral e dos deveres. Aspectos éticos. Estudo da legislação constitucional e processual da Fisioterapia. Código de ética profissional. Bioética
OBJETIVO: Introduzir conceitos referentes a moral e ética. Compreender as legislações que regem a profissão. Discutir assuntos atuais sobre Bioética

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA GERAL | 36.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais em farmacologia. Formas farmacêuticas e vias de administração. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Interações Medicamentosas. Interações Fármaco-nutriente.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos básicos em Farmacologia, de farmacocinética e farmacodinâmica relacionados no programa. Capacitar o aluno a resolução de casos clínicos farmacológicos na prática diária e reconhecimento de possíveis interações medicamentosas, fornecendo subsídios para garantia da eficácia terapêutica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HIDROTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Utilização da água como recurso terapêutico. Características físicas, químicas e térmicas da água. Piscina terapêutica.
OBJETIVO: Proporcionar o conhecimento dos princípios da hidroterapia relacionados à prática clínica. Conhecer a teoria, técnicas e princípios da utilização da água como recurso terapêutico. Conhecer os métodos contemporâneos de tratamento em hidroterapia

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROANATOMIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos morfológicos e topográficos dos componentes das partes centrais e periféricas, e da divisão autônoma do sistema nervoso. Principais vias sensitivas e motoras.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos específicos dos aspectos morfológicos e topográficos do sistema nervoso. Fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins, tornando o aluno capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROFISIOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Fisiologia da Dor. Características funcionais dos músculos estriados esqueléticos; Mecanismo de contração muscular. Fisiologia do Sistema Motor. Mecanismos de controle: da pressão arterial de curto e longo prazo; da respiração; da micção.
OBJETIVO: Apresentar o sistema motor e discutir os sistemas neurais envolvidos no seu controle. Discutir a fisiologia da dor e trabalhar mecanismos de controles que contribuem para a manutenção da homeostasia orgânica. Fundamentar os conhecimentos de neurofisiologia que servirão de subsídios para o desenvolvimento de conceitos relacionados à patologia dos sistemas e à terapêutica em Fisioterapia

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA DE ÓRGÃOS E SISTEMAS | 36.0 h

EMENTA: Patologia dos sistemas nervoso, cardiovascular, respiratório, endócrino, muscular e osteo-articular
OBJETIVO: Estudar as patologias nos seus aspectos predominantemente morfológicos, fisiopatológicos e étiopatogênicos nos diferentes órgãos e sistemas. Correlacionar às lesões morfológicas com os sinais e sintomas na clínica propedêutica dos órgãos e sistemas

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

ELETROTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios físicos da Eletroterapia. Conhecimento e manuseio dos equipamentos. Técnicas de aplicação. Indicações. Contra-indicações
OBJETIVO: Compreender os princípios básicos da eletroterapia. Capacitar para a utilização de equipamentos de eletroterapia

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM NEUROPEDIATRIA | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento neuropsicomotor normal e anormal. Disfunções neurológicas pediátricas. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções neurológicas pediátricas e do desenvolvimento.
OBJETIVO: Conhecer as principais disfunções neurológicas em pediatria. Capacitar para a avaliação fisioterapêutica das disfunções do desenvolvimento e neurológicas pediátricas. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica nas disfunções do desenvolvimento e neurológicas pediátricas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM PEDIATRIA GERAL E NEONATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento cardiorrespiratório normal e anormal. Disfunções cardiorrespiratórias e ortopédicas pediátricas e neonatais. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções cardiorrespiratórias e ortopédicas pediátricas e neonatais.
OBJETIVO: Conhecer as principais disfunções cardiorrespiratórias e ortopédicas pediátricas e neonatais. Capacitar para a avaliação fisioterapêutica das disfunções cardiorrespiratórias e ortopédicas pediátricas e neonatais. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica nas disfunções cardiorrespiratórias e ortopédicas pediátricas e neonatais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de ginecologia, obstetrícia, oncologia e urologia. Fisiopatologia das disfunções ginecológicas, urológicas e oncológicas. Alterações obstétricas. Oncologia mamária e do trato genital. Sexualidade feminina. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções ginecológicas, urológicas, oncológicas e obstétricas.
OBJETIVO: Conhecer as principais disfunções ginecológicas, urológicas e oncológicas. Conhecer as principais alterações na gestante. Capacitar para a avaliação das disfunções ginecológicas, urológicas, oncológicas e obstétricas. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica nas disfunções ginecológicas, urológicas, oncológicas e obstétricas

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MASSOTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Massagem como recurso terapêutico. Efeitos fisiológicos. Indicações e contra-indicações. Cuidados especiais. Preparo dos materiais e do paciente. Modalidades de massagem. Técnicas de massagem em populações específicas
OBJETIVO: Conhecer os princípios básicos da massoterapia. Conhecer as principais técnicas de massagem utilizadas em Fisioterapia. Correlacionar a escolha da técnica de massagem com a prática clínica

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMOTERAPIA E FOTOTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios físicos da Termofototerapia. Conhecimento e manuseio dos equipamentos. Técnicas de aplicação. Indicações. Contra-indicações.
OBJETIVO: Compreender os princípios básicos da termoterapia e fototerapia. Capacitar para a utilização de equipamentos de termoterapia e fototerapia

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

CONTROLE NEURAL DO MOVIMENTO | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de neuroanatomia e neurofisiologia. Anormalidades do movimento humano. Controle motor e aprendizagem motora. Afecções traumáticas e vasculares do sistema nervoso central. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções neurológicas do sistema nervoso central
OBJETIVO: Fundamentar os conceitos de controle motor e aprendizagem motora na prática clínica. Conhecer as principais disfunções neurológicas traumáticas e vasculares do sistema nervoso central. Capacitar para a avaliação fisioterapêutica das disfunções neurológicas traumáticas e vasculares do sistema nervoso central. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica nas disfunções neurológicas traumáticas e vasculares do sistema nervoso central.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA DESPORTIVA | 36.0 h

EMENTA: Lesões desportivas. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções de origem desportiva. Efeitos dos principais fármacos e dopping
OBJETIVO: Compreender a atuação do fisioterapeuta em Fisioterapia Desportiva.Capacitar para a preparação dos atletas desde a fase de pré-competição.Compreender os fatores que influenciam a performance e recuperação do atleta.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA E PNEUMOLOGIA AMBULATORIAL | 72.0 h

EMENTA: Anatomia e fisiologia dos sistemas cardiovascular e respiratório. Fisiologia do exercício aplicada à fisioterapia. Fisiopatologia das disfunções cardiológicas e pneumológicas. Avaliação fisioterapêutica do paciente ambulatorial. Recursos fisioterapêuticos ambulatoriais.
OBJETIVO: Compreender o funcionamento dos sistemas cardiovascular e respiratório identificando suas principais disfunções. Capacitar para avaliação e tratamento fisioterapêutico do paciente com disfunções cardiorrespiratórias ambulatoriais. Conhecer os recursos terapêuticos cardiorrespiratórios ambulatoriais. Elaborar programas de reabilitação ambulatorial do paciente cardiopata e pneumopata.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Disfunções ortopédicas e traumatológicas. Neoplasias ósseas. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções ortopédicas e traumatológicas.
OBJETIVO: Conhecer as principais disfunções ortopédicas e traumatológicas.Conhecer as principais disfunções relativas às neoplasias ósseas.Capacitar para a avaliação das disfunções ortopédicas e traumatológicas

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO IDOSO | 72.0 h

EMENTA: Envelhecimento. Políticas públicas de atenção ao idoso. Funcionalidade no envelhecimento. Conceitos básicos de Geriatria e Gerontologia. Modalidades de atenção ao idoso. Bioética e envelhecimento. Planejamento ambiental. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para o idoso.
OBJETIVO: Entender o envelhecimento fisiológico e patológico. Demonstrar o impacto do envelhecimento nas políticas públicas e na sociedade. Capacitar para o trabalho interdisciplinar em todos os níveis de atenção ao idoso. Capacitar para a avaliação fisioterapêutica no idoso. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica no idoso

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA NA SAÚDE OCUPACIONAL E ERGONOMIA | 72.0 h

EMENTA: Campo de atuação da fisioterapia preventiva. Legislação em saúde do trabalhador. Saúde ocupacional. Biomecânica das lesões ocupacionais. Intervenções para otimização do ambiente de trabalho. Ergonomia. Programas de atuação em fisioterapia preventiva
OBJETIVO: Capacitar para avaliação e tratamento fisioterapêutico de indivíduos em atividades ocupacionais. Analisar as modalidades de ação preventiva no campo de atuação da fisioterapia. Conhecer a legislação vigente em saúde do trabalhador. Conhecer os protocolos de intervenção ergonômica. Apresentar conceitos de design universal

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
IMAGINOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Aspectos físicos envolvidos na emissão da imagem. Métodos imaginológicos básicos. Diagnóstico radiológico e sua correlação com estruturas anatômicas. Imaginologia dos sistemas clinicamente normais e patológicos. Atualidades em Imaginologia.
OBJETIVO: Fundamentar os princípios básicos da Imaginologia possibilitando a correlação da imagem com a prática clínica

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL | 36.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Dermatologia. Alterações dermatológicas e do tecido conjuntivo. Cosmetologia. Cirurgias reparadoras e estéticas. Noções de atenção a queimados. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções em Dermatofuncional.
OBJETIVO: Capacitar para avaliação e tratamento fisioterapêutico do paciente na área estética. Preparar para a decisão sobre os recursos terapêuticos utilizados nas disfunções dermatológicas e do tecido conjuntivo. Apresentar a atuação fisioterapêutica no paciente queimado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA E PNEUMOLOGIA HOSPITALAR | 72.0 h

EMENTA: Dinâmica Hospitalar. Avaliação fisioterapêutica do paciente hospitalizado. Recursos fisioterapêuticos hospitalares. Ventilação mecânica. Humanização hospitalar
OBJETIVO: Capacitar para avaliação e tratamento fisioterapêutico do paciente com disfunções cardiorrespiratórias hospitalares. Conhecer os recursos terapêuticos cardiorrespiratórios hospitalares. Abordar a atuação do fisioterapeuta em unidade de terapia intensiva desde o manuseio de pacientes críticos até a interação com a equipe multidisciplinar. Discutir conceitos de humanização hospitalar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Afecções degenerativas do sistema nervoso central. Lesões nervosas periféricas. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções neurológicas do sistema nervoso central e periférico. Contextualização do ambiente de reabilitação. Inserção do paciente neurológico na sociedade.
OBJETIVO: Conhecer as principais disfunções neurológicas degenerativas do sistema nervoso central e lesões nervosas periféricas.Capacitar para a avaliação fisioterapêutica das disfunções neurológicas degenerativas do sistema nervoso central e lesões nervosas periféricas.Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica nas disfunções neurológicas degenerativas do sistema nervoso central e lesões nervosas periféricas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E REUMATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Disfunções ortopédicas e reumatológicas. Disfunções craniomandibulares. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções ortopédicas, reumatológicas e craniomandibulares.
OBJETIVO: Conhecer as principais disfunções ortopédicas e reumatológicas.Conhecer as principais disfunções craniomandibulares. Capacitar para a avaliação das disfunções ortopédicas, reumatológicas e craniomandibulares. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica nas disfunções ortopédicas, reumatológicas e craniomandibulares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO TRATAMENTO DAS DISFUNÇÕES POSTURAIS | 36.0 h

EMENTA: Avaliação e tratamento das disfunções posturais. Cadeias musculares. Técnicas de reestruturação postural.
OBJETIVO: Desenvolver o conhecimento técnico e científico em terapias posturais. Discutir formas de avaliação e tratamento das disfunções posturais.Detectar a viabilidade do uso da terapia postural na prática clínica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO TRATAMENTO POR TERAPIAS MANUAIS | 36.0 h

EMENTA: Conhecimento teórico e prático de técnicas de terapia manual. Discussão do potencial das terapias manuais para o tratamento de disfunções do movimento. Indicações e contra-indicações
OBJETIVO: Proporcionar noções de técnicas manuais e sua correlação com a prática clínica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO EM FISIOTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Princípios e métodos da administração. Modelos de gestão aplicados à Fisioterapia. Programas informatizados em gestão de Fisioterapia
OBJETIVO: Oferecer aos alunos de Fisioterapia os conceitos fundamentais referentes às teorias administrativas. Inter-relacionar os estudantes com a rede de credenciamento de planos de saúde privados e a rede SUS. Informar sobre legislação pertinente à Fisioterapia (regulamentação de pessoa física e jurídica).

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA EM FISIOTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Pesquisa científica em Fisioterapia. Métodos científicos. Etapas para elaboração de projeto de pesquisa. Definição de temática de pesquisa. Normas bibliográficas
OBJETIVO: Capacitar para a produção de conhecimento científico. Possibilitar o planejamento e elaboração do projeto do trabalho de conclusão de curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE E ÓRTESE | 36.0 h

EMENTA: Histórico e confecção de prótese e órteses. Avaliação, prescrição, objetivos, indicações e contraindicações do uso de próteses e órteses. Contextualização em programas de reabilitação.
OBJETIVO: Capacitar para avaliação e tratamento fisioterapêutico do paciente com próteses e órteses. Proporcionar conhecimento sobre próteses e órteses em relação a técnicas de confecção, prescrição e utilização dentro de programas de reabilitação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA I | 400.0 h

EMENTA: Fisioterapia aplicada às diversas áreas e especialidades. Utilização de campos de estágio na clínica, hospital, unidade básica de saúde, asilo, creche e empresa.
OBJETIVO: Proporcionar a intervenção fisioterapêutica à comunidade através de assistência prática supervisionada. Promover reflexão e discussão sobre casos clínicos e terapêutica aplicada em cada área de atuação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM FISIOTERAPIA I | 36.0 h

EMENTA: Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso. Aprimoramento da temática específica e metodológica. Aplicação de métodos científicos em Fisioterapia. Normas científicas.
OBJETIVO: Acompanhar o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. Oferecer suporte científico e metodológico para o cumprimento das etapas do projeto de trabalho de conclusão de curso

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA II | 400.0 h

EMENTA: Fisioterapia aplicada às diversas áreas e especialidades. Utilização de campos de estágio na clínica, hospital, unidade básica de saúde, asilo, creche e empresa
OBJETIVO: Proporcionar a intervenção fisioterapêutica à comunidade através de assistência prática supervisionada. Promover reflexão e discussão sobre casos clínicos e terapêutica aplicada em cada área de atuação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM FISIOTERAPIA II | 36.0 h

EMENTA: Elaboração de Relatório de Pesquisa. Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.
OBJETIVO: Auxiliar na organização dos resultados e execução da análise de dados. Orientar na elaboração do relatório de pesquisa e da apresentação. Auxiliar na elaboração de resumos e apresentações para eventos científicos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica [edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@91180a9f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2c8b0cc8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2e96223b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5e051518, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@132e6747, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b92ebe27, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b961c042, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c184e8f2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d10969cf, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d1af8bb1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7f7fc12e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@62260c6e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@50a3c5b7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2473bd9d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a6da1618, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1db064fa, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@87bbf6a6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@aa34bbe6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@49e4bd25, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d4d85e8e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d12b3140, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9870d40, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@57499352, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6e9e0201, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4f92a85c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6d24aeaf, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@19991c61, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e49230e9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ae474a14, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@211e0f85, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@87a239e6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6139356e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e03f499e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4ed69518, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4354ac24, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6cb6534a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a3d601df, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@14fdd4ab, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d2e69df2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@70b8aaf0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1b87bad9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3fc901a2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@635cb05b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@38709222, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cf1f2d09, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5ac8f699, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8a037b63, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8ff9f7f8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5076b81e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@520c9754, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@14810112, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@11af61a6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@775df4cb, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@dd90a393, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c5704447, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e287ac2f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3ae1d129, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@25249451, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@66e72ac8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4f52eeec, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@32c87821, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e8f82140, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f6630a56, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e4e2a40b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@93311a6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@11d34aed, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c1b43f4d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c097552e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@409369f8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f1734560, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7755ab8b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@eeba9da2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1afdce94, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@73ee6cc5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@11a18833, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d5d8e65b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@438fd4c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@af4c9b5a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2b8ced03, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d0e1ab5b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5025de5e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8302d324, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@394b8984, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4ce25ef3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d10af231, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1555af16, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@24a0bbb1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b9bde18c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5a2f5982, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@75056a5e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f89e898, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@43c69a03, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@47172e6c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@319a581e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cd77e85a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5128bcbd, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@29e7025d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ce79212c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@81b98ff6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@29171ba2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2ae67df, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@87fa5670, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@18904c5a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f91cec5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3c182e44, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1f52ba47, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7211d5d3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a9977d4f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8435c7ae, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@72428d51, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@53f37450, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bdc0d3e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@dc91c468, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c50c6ad6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@79006561, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4bfaaf6e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c9a00f1f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@570fe127, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b3c9b900, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3f7f2aea, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cc5f37f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3007d4ae, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d7250cb5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6484b13b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9f09f99, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6db1bc06, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f3d9ff4e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@90c816e7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b1b40bcc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5f739131, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cea847fd, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@117816a1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5dbaf722, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@45b1032f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f3bbcf14, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e2e7ce36, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9c113fc0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cf634425, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@da31c175, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a653e7ce, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cf10c823, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7784f954, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@af1b3235, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@586feddf, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6f4c99f4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b860a8bb, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6dc301a3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7a0c3467, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a149d3da, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@caa0708f]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2016/6

A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA PRECOCE NA RECUPERAÇÃO DO CONTROLE MOTOR APÓS AVC

2016/6

A UTILIZAÇÃO DE TRANSPORTE PÚBLICO ADAPTADO POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: BARREIRAS E FACILITADOES

2016/6

ANÁLISE COMPARATIVA DA FORÇA MUSCULAR, INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS COM DOENÇAS NEUROMUSCULARES

2016/6

AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA, NO TRATAMENTO DAS LOMBALGIAS E LOMBOCIATALGIAS: UMA REVISÃO

2016/6

AVALIAÇÃO DE INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM MULHERES: INFLUÊNCIA DO QUESTIONAMENTO SOBRE A PREVALÊNCIA

2016/6

AVALIAÇÃO DO RESULTADO TARDIO DA CRIOLIPÓLISE NA LIPODISTROFIA LOCALIZADA

2016/6

COMPARAÇÃO DA OBSTRUÇÃO AÉREA, TOLERÂNCIA AO EXERCÍCIO, MOBILIDADE TORÁCICA E QUALIDADE DE VIDA NA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

2016/6

COMPLICAÇÕES PÓS CIRURGICAS EM MULHERES SUBMETIDAS À MASTECTOMIA

2016/6

COMPORTAMENTO METABÓLICO E CARDIORRESPIRATÓRIO DURANTE O EXERCÍCIO FÍSICO UTILIZANDO A FREQUÊNCIA CARDÍACA ALVO E SEM A UTILIZAÇÃO DA MESMA

2016/6

IDENTIFICAÇÃO DO JOELHO VALGO DINÂMICO ATRAVÉS DO TESTE DE DESCIDA DE DEGRAU (STEP DOWN) EM VOLUNTÁRIAS DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

2016/6

IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL FUNCIONAL E DE INCAPACIDADE DE IDOSOS DA COMUNIDADE SOB A PERSPECTIVA DA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE (CIF/OMS)

2016/6

INTERVENÇÕES FISIOTERAPÊUTICAS PARA MELHORA DA MARCHA HEMIPARÉTICA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2016/6

PERFIL CLÍNICO E SOCIODEMOGRÁFICO DOS PACIENTES INTERNADOS COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO

2016/6

PERFIL DOS PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON ATENDIDOS NA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

2016/6

TERAPIA POR CONTENSÃO INDUZIDA EM PACIENTE COM AVC INFANTIL: ESTUDO DE CASO

2016/6

TRAUMATOLÓGICAS DOS PACIENTES DE UMA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA CIDADE DE BRAGANÇA PAULISTA - SP

2016/6

USO DA FONOFORESE COM TRANSCUTOL, CAFEÍNA, CARNITINA L BASE E GEL DE CARBOPOL NO TRATAMENTO DA LIPODISTROFIA LOCALIZADA

2015/6

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA GESTAÇÃO

2015/6

ALTERAÇÕES POSTURAIS E PREVALÊNCIA DE DOR LOMBAR EM MULHERES COM INCONTINÊNCIA URINÁRIA

2015/6

AVALIAÇÃO DA DISTÂNCIA PERCORRIDA PELO TESTE DE CAMINHADA DE SEIS MINUTOS EM DOIS GRUPOS DE PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

2015/6

BANDAGEM ELÁSTICA FUNCIONAL PARA TRATAMENTO DE LOMBALGIA EM TRABALHADORES: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2015/6

COMPORTAMENTO METABÓLICO DURANTE A ESTIMULAÇÃO MOTORA POR MEIO DE DIFERENTES CORRENTES ALTERNADAS DE MÉDIA FREQUÊNCIA

2015/6

CURA E REPARO INDUZIDA POR LASERTERAPIA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2015/6

DEFICIÊNCIA COGNITIVA E SUA INFLUÊNCIA SOBRE OS DISTÚRBIOS DE EQUILÍBRIO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

2015/6

EFEITO DE LASER DE DIFERENTES POTÊNCIAS NA CICATRIZ HIPERTRÓFICA E QUELOIDE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

2015/6

EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULAR NA ENCEFALOPATIA CRÔNICA NÃO PROGRESSIVA DA INFÂNCIA: ESTUDO DE DOIS CASOS

2015/6

ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM LACTENTES DE RISCO: RELATO DE TRÊS CASOS

2015/6

INCIDÊNCIA DE COMPLICAÇÕES RELACIONADAS AO USO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA EM RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS INTERNADOS NA UTI NEONATAL DO HUSF

2015/6

O EFEITO DA BANDAGEM ELÁSTICA FUNCIONAL EM LINFEDEMA PÓS-MASTECTOMIA: RELATO DE DOIS CASOS

2015/6

O EFEITO DA BANDAGEM ELASTICA FUNCIONAL NA DOR LOMBAR EM GESTANTES

2015/6

O USO DA BANDAGEM ELÁSTICA FUNCIONAL PARA ALÍVIO DA DISMENORREIA PRIMÁRIA Trabalho de Conclusão de Curso apresentado

2015/6

PERFIL CLÍNICO DAS CRIANÇAS ATENDIDAS NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO - BRAGANÇA PAULISTA

2015/6

PERFIL DOS FATORES CAUSAIS DAS FRATURAS DOS PACIENTES INTERNADOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO NA PROVIDÊNCIA DE DEUS - HUSF

2015/6

PREVALÊNCIA DE DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES EM MÉDICOS DE DIFERENTES ÁREAS DE ATUAÇÃO

2012/12

ANÁLISE DA FUNÇÃO PULMONAR DE CRIANÇAS ASMÁTICAS

2012/12

ANÁLISE DO PERFIL DOS PACIENTES ACOMETIDOS POR ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO E NO CENTRO DE FISIOTERAPIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BRAGANÇA PAULISTA

2012/12

AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO PULMONAR DE PACIENTES

2012/12

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO GÊNERO E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA NA CAPACIDADE PARA O TRABALHO

2012/12

AVALIAÇÃO DA SIMETRIA NA DESCARGA DE PESO EM MEMBROS INFERIORES EM PACIENTES COM HEMIPARESIA

2012/12

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA DE CRIANÇAS COM ENCEFALOPATIA CRÔNICA NÃO PROGRESSIVA DA INFÂNCIA

2012/12

INFLUÊNCIA DA CINESIOTERAPIA NO ALÍVIO DOS SINTOMAS DA DOR PÉLVICA CRÔNICA: Relato de Casos

2012/12

METODOLOGIA DE ANÁLISE ERGONÔMICA NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

2012/12

PARÂMETROS FUNCIONAIS E ARTROCINEMÁTICOS

2012/12

TRATAMENTO CLÍNICO E CONSERVADOR NA INCONTINÊNCIA URINÁRIA:

2012/12

TREINO DE EQUILÍBRIO NOS PACIENTES COM

2012/12

USO DA RADIOFREQUÊNCIA EM ESTÉTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE 2007 - 2012

2011/12

ANÁLISE DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA DO PRONTO SOCORRO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO

2011/12

Aplicabilidade da Escala de Avaliação Funcional em Equoterapia - Estudo Piloto

2011/12

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA MUDANÇA POSTURAL NA VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM PACIENTES COM DOENÇA DE ARTÉRIA CORONÁRIA SUBMETIDOS À ANGIOPLASTIA

2011/12

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES

2011/12

AVALIAÇÃO DA SOBRECARGA E DA QUALIDADE DE VIDA EM CUIDADORES DE PESSOAS QUE NECESSITAM DE CUIDADOS PALIATIVOS

2011/12

AVALIAÇÃO DAS INCAPACIDADES FÍSICAS EM PACIENTES COM HANSENÍASE EM TRATAMENTO COM POLIQUIMIOTERAPIA NO MUNICÍPIO DE EXTREMA - MG

2011/12

AVALIAÇÃO DO GRAU DE DEPENDÊNCIA NICOTÍNICA DOS COLABORADORES DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

2011/12

COMPARAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE DOIS GRUPOS PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

2011/12

EFEITO DA WII-REABILITAÇÃO NA FUNÇÃO MOTORA, HABILIDADE E INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL DE ESCOLAR COM ENCEFALOPATIA CRÔNICA NÃO PROGRESSIVA NA INFÂNCIA - RELATO DE CASO

2011/12

EFEITOS DA ELETROESTIMULAÇÃO NEUROMUSCULAR (EENM) ASSOCIADA AO MÉTODO KLAPP PARA A REDUÇÃO DO ÂNGULO DA CURVATURA ESCOLIÓTICA - RELATO DE CASO

2011/12

INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM PACIENTES COM

2011/12

ISOSTRETCHING NA REABILITAÇÃO DE ESCOLIOSE IDIOPÁTICA EM ADOLESCENTES

2011/12

LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DAS LESÕES EM ATLETAS DE JUDÔ

2011/12

TREINO DE EQUILIBRIO EM PACIENTES COM ACIDENTE

2010/12

A RELAÇÃO ENTRE VARIANTES ANTROPOMÉTRICAS NA

2010/12

ANÁLISE DA ADEQUAÇÃO DO MOBILIÁRIO

2010/12

ANÁLISE DESCRITIVA DE POSTURA E MOVIMENTOS CORPORAIS DURANTE A ATIVIDADE DE CARREGAMENTO DE CAIXA EM SUPERMERCADO

2010/12

ANÁLISE DO PERFIL FUNCIONAL DOS IDOSOS COM MAIS DE 80 ANOS PARTICIPANTES DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE SAZONAL NA CIDADE DE BRAGANÇA PAULISTA-SP

2010/12

ANÁLISE DOS PADRÕES DE MOVIMENTO EM ADULTOS JOVENS DURANTE O ROLAR E A PASSAGEM DE SUPINO PARA SENTADO

2010/12

Análise dos Recursos de Fisioterapia Respiratória

2010/12

AVALIAÇÃO DA DIÁSTASE DO MÚSCULO RETO ABDOMINAL EM MULHERES PÓS- PARTO IMEDIATO, NO HOSPITAL DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO DE BRAGANÇA PAULISTA

2010/12

AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO PULMONAR DE PACIENTES

2010/12

AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO PULMONAR DE PACIENTES

2010/12

Avaliação da Qualidade de Vida de Crianças Asmáticas

2010/12

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS CUIDADORES DE

2010/12

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E DA FUNCIONALIDADE NAS ATIVIDADES DE VIDA DIARIA NO PACIENTE COM SEQUELAS DE AVE

2010/12

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES

2010/12

AVALIAÇÃO DA VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA

2010/12

AVALIAÇÃO DAS QUEIXAS E CONDIÇÕES DOS ALUNOS ESTAGIÁRIOS DA CLÍNIA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

2010/12

AVALIAÇÃO MOTORA E FUNCIONAL DE CRIANÇA COM

2010/12

EFEITOS DE UM PROGRAMA DE HIDROTERAPIA NA FLEXIBILIDADE E EQUILÍBRIO DE IDOSOS PRATICANTES DE HIDROGINÁSTICA

2010/12

ELABORAÇÃO DE UM MANUAL DE EXERCÍCIOS PARA O PERÍODO GRAVÍDICO-PUERPERAL

2010/12

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PROTOCOLOS DE

2010/12

Fisioterapia no Município de Bragança Paulista: Caracterização do Serviço

2010/12

INFLUÊNCIAS DAS PRÁTICAS MATERNAS NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE LACTENTES - RELATO DE 2 CASO

2010/12

INVESTIGAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA DOR PÉLVICA CRÔNICA EM FUNCIONÁRIAS DE UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA PAULISTA

2010/12

O PAPEL DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE

2010/12

OS EFEITOS DO MÉTODO PILATES NO TRATAMENTO DA

2010/12

PERFIL DA TRAQUEOSTOMIA EM PACIENTES

2010/12

PERFIL DAS AFECÇÕES CARDIOVASCULARES DOS

2010/12

PERFIL DAS AFECÇÕES RESPIRATÓRIAS DOS

2010/12

Perfil do Usuário e Satisfação com o Atendimento da