Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Medicina

A América Latina vem vivenciando, desde os anos 1990, um amplo movimento para a formação de médicos críticos, criativos, responsáveis, éticos e mais humanos.

Ciente disso, a São Francisco visa a inserir, no mercado de trabalho, profissionais capacitados, valorizando os cursos de extensão universitários que permitam a formação de pesquisadores voltados para o desenvolvimento de uma política de saúde adequada às necessidades do país.

A mescla proposta para o futuro é prestar o atendimento básico, mas tendo consciência da capacidade de resolver, efetivamente, problemas complexos de saúde.

Há algum tempo, a Universidade vem formando profissionais nas quatro grandes áreas de Residência Médica – Clínica Médica, Cirúrgica, Pediátrica e Ginecológico-Obstétrica –, trabalhando com equipes multidisciplinares e com profissionais capacitados, aliando a teoria à prática, capacitando e formando o aluno com princípios éticos, sociais e humanos.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais


DURAÇÃO: doze semestres.


CARGA HORÁRIA TOTAL: 8.584 horas.

PERÍODO: diurno.

Área de Atuação

O médico, além de poder se dedicar à docência e à pesquisa, pode atuar em consultório particular, convênios, cooperativas médicas e instituições públicas. Uma outra opção é o Programa de Saúde da Família, o PSF, que substitui o modelo tradicional de assistência, em que a cura de doenças era efetuada no hospital, pelo modelo centrado no ambiente físico e social da família.

Atividades Complementares

No curso de Medicina, os alunos devem cumprir 120 horas de atividades acadêmico-científico-culturais ao longo do curso, distribuídas em quatro ou mais tipos de Atividades Complementares reconhecidas por Regulamento.

Além de eventos específicos promovidos pelo curso, os alunos contam com um vasto rol de atividades passíveis de convalidação de horas em Atividades Complementares no Campus de Bragança Paulista e outros Campi da Universidade São Francisco. Atividades externas, desde que obedeçam ao regulamento, também são estimuladas.

Faça download do Regulamento abaixo:

Disciplinas

Portaria nº 284, de 19/03/2010 (D.O.U. 22/03/2010)

Turno: DIURNO Currículo: 0003-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

BIOLOGIA CELULAR E TECIDUAL | 204.0 h

EMENTA: Estrutura, bioquímica e funções das células e dos tecidos. Estrutura e bioquímica das membranas celulares, organelas citoplasmáticas, núcleo. Metabolismo celular e tecidual. Hipótese diagnóstica baseada na análise morfológica e exames bioquímicos.
OBJETIVO: Promover o conhecimento das bases celulares e moleculares, dos elementos estruturais e bioquímicos das células e tecidos, com ênfase nas funções normais da membrana plasmática, das organelas citoplasmáticas, do núcleo, do transporte intra e extracelular e do metabolismo celular. Capacitar à formulação de hipóteses diagnósticas baseada na análise morfológica e exames bioquímicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO AO APRENDIZADO MÉDICO | 68.0 h

EMENTA: Introdução à história da Medicina. O projeto pedagógico e as diretrizes atuais do ensino médico. Os recursos e as estratégias de aprendizado. O médico e o mercado de trabalho. O ciclo da vida. Introdução à ética médica.
OBJETIVO: Estimular o conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina e dos recursos e estratégias de aprendizado em Medicina. Discutir os aspectos principais da história da Medicina e suas implicações na atualidade. Tratar do processo de ciclo da vida, sob a perspectiva humanística. Discutir noções introdutórias dos aspectos éticos na formação médica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MORFOFISIOLOGIA HUMANA I | 238.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em ciências morfofuncionais. Morfofisiologia do sistema nervoso, do aparelho locomotor, do sistema nervoso autônomo, do sistema circulatório e do sistema respiratório. Correlações clínicas relativas a estes sistemas. Bases celulares dos processos normais da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, conforme a prática médica. Discussão de casos clínicos.
OBJETIVO: Promover o conhecimento morfofuncional referente aos sistemas nervoso geral e autônomo, locomotor, circulatório e respiratório. Promover a integração do conhecimento destes sistemas no contexto dos problemas mais prevalentes na população. Compreender os processos fisiológicos dos seres humanos na vida adulta. Construir um raciocínio clínico em contextos específicos, com estabelecimento de hipóteses diagnósticas mais prováveis, relacionando os dados da história e exames clínicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA E SOCIEDADE I | 68.0 h

EMENTA: Fundamentos da epidemiologia. Indicadores e sistemas de informações. Saúde e doença. Território e saúde. Modelo e sistema de saúde no Brasil. SUS. Inserção prática em ações e programas da rede básica de saúde.
OBJETIVO: Desenvolver conhecimentos sobre os fundamentos da epidemiologia com ênfase nos estudos dos processos de saúde, tendo como transversalidade em sua prática, a determinação social do processo de saúde e doença. Compreender os determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, nos níveis individual e coletivo. Proporcionar competências para a determinação do perfil de saúde da população e construir intervenções com a participação da sociedade. Analisar e discutir a evolução do Modelo de Saúde no Brasil. A história do processo de reforma Sanitária e a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) considerando seus princípios, diretrizes e políticas de saúde. Criar oportunidades de aprendizagem, tendo as Ciências Humanas e Sociais como eixo transversal, proporcionando a inserção do aluno nas redes de serviços a partir do conceito ampliado de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 68.0 h

EMENTA: Exame crítico do conhecimento científico e tecnológico. Fundamentos e aplicações da Ética, Cidadania e Responsabilidade Social. Problemáticas existenciais, sociais e culturais que a sociedade pós-industrial, de massas e de consumo, coloca para o ser humano. Possíveis respostas a essas problemáticas: a perspectiva religiosa cristã e franciscana, o pensamento ecológico e a justiça social.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade e a cultura lhe impõem, nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania. Oferecer ao aluno, através da perspectiva teológica e franciscana, valores que possam enriquecer a sua compreensão do mundo e sua atuação nele.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO PARASITO-HOSPEDEIRO I | 68.0 h

EMENTA: Princípios teóricos e práticos da biologia dos microrganismos e parasitos e suas relações com o organismo humano. Fundamentos teóricos da fisiopatologia, epidemiologia, diagnóstico, controle e da profilaxia das doenças prevalentes causadas por estes agentes.
OBJETIVO: Promover o conhecimento dos fundamentos da microbiologia e da parasitologia médica e das relações destes organismos com o ser humano. Compreender os fundamentos da fisiopatologia, epidemiologia, diagnóstico, controle e profilaxia das doenças prevalentes causadas por estes agentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HABILIDADES MÉDICAS I | 102.0 h

EMENTA: Fundamentos da psicologia médica e da concepção do binômio saúde/doença. Fundamentos psicológicos da relação médico-paciente. Desenvolvimento de habilidades de comunicação e de anamnese. Teoria e prática no suporte básico de vida (BLS).
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno o conhecimento dos fundamentos da psicologia médica e da concepção saúde-doença. Estimular a observação, o ouvir e sua importância na relação humana, contemplando princípios éticos e humanísticos. Estimular o aluno a compreender que a história do indivíduo antecede a técnica da anamnese. Capacitar o aluno na prática do suporte básico de vida.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MORFOFISIOLOGIA HUMANA II | 272.0 h

EMENTA: Morfofisiologia relativa ao sistema nervoso sensorial, motor e cortical superior. Sistema endócrino. Sistema genital. Sistema digestório. Sistema urinário. Bases celulares dos processos normais da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos conforme a prática médica. Correlações clínicas dos diversos sistemas.
OBJETIVO: Promover o conhecimento morfofuncional referente aos sistemas nervoso sensorial, motor e cortical, endócrino, genital, digestório e urinário. Promover o conhecimento das bases celulares dos processos normais da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, integrando os conhecimentos destes sistemas ao contexto dos problemas prevalentes na população, conforme a prática médica. Capacitar ao raciocínio clínico e à hipótese diagnóstica, relacionando os aspectos morfofisiológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA E SOCIEDADE II | 68.0 h

EMENTA: Epidemiologia descritiva aplicada à Vigilância em Saúde. Território e Saúde. Saúde Ambiental. Promoção e Educação em Saúde. SUS. Inserção prática em ações e programas da rede básica de saúde.
OBJETIVO: Compreender os fundamentos da epidemiologia descritiva atuando sobre o território local com empatia, sensibilidade e interesse, tendo a promoção da saúde, articulada às demais políticas e tecnologias desenvolvidas no sistema de saúde brasileiro, como estratégia de produção de saúde. Desenvolver habilidades de comunicação com usuários, familiares, comunidades e membros das equipes profissionais. Promover a preservação da biodiversidade com sustentabilidade, respeitando as relações entre ser humano, ambiente, sociedade e tecnologias, no desenvolvimento da prática médica, contribuindo para a incorporação de novos cuidados, hábitos e práticas de saúde. Apresentar os conceitos básicos de saúde ambiental.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

CICLO DA VIDA HUMANA I | 136.0 h

EMENTA: Estrutura, replicação e funcionamento do material genético. Mecanismos genéticos de doenças gênicas, cromossômicas, multifatoriais e seus métodos de detecção. Aconselhamento genético. Genética e câncer. A concepção e o desenvolvimento embrionário e fetal. O ciclo vital normal e os fundamentos teóricos relativos à concepção, ao nascimento, à puericultura, ao desenvolvimento da criança, à saúde do escolar, à puberdade e à adolescência, com ênfase na promoção da saúde e à prevenção da doença.
OBJETIVO: Capacitar o aluno no conhecimento do ciclo normal da vida humana, da concepção à adolescência, em suas características, peculiaridades e riscos, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção da doença. Compreender as bases da genética humana e os processos morfofisiológicos dos seres humanos (fecundação, gestação, nascimento, crescimento e desenvolvimento). Estabelecer o raciocínio clínico-epidemiológico em contextos específicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA HUMANA INTEGRADA | 170.0 h

EMENTA: Inter-relações bioquímicas e fisiológicas e seus mecanismos de controle, relativos aos seus aspectos cardiorrespiratórios; metabólico-renais, metabólico-hepáticas, metabólico-nutricionais, neuroendócrinas e na prática esportiva.
OBJETIVO: Promover a compreensão das diversas interações bioquímicas e fisiológicas que ocorrem no organismo e seu impacto no desenvolvimento normal e patológico. Compreender as inter-relações metabólicas e fisiológicas entre órgãos em sua normalidade e na doença, bem como aspectos benéficos e influencia das atividades física e desportiva na saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO PARASITO-HOSPEDEIRO II | 102.0 h

EMENTA: Princípios teóricos e práticos da resposta imunológica do organismo humano aos agentes biológicos. Fundamentos da imunologia clínica.
OBJETIVO: Promover o conhecimento das respostas imunológicas, gerais e específicas, aos agentes biológicos. Apresentar os fundamentos da imunologia clínica e sua aplicação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HABILIDADES MÉDICAS II | 102.0 h

EMENTA: Técnicas e habilidades gerais da anamnese e do exame físico. Teoria e prática das técnicas de enfermagem nos ambientes ambulatorial, hospitalar e laboratorial.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de comunicação para a realização da história clínica. Compreender e desenvolver habilidades técnicas em propedêutica médica para a realização de exame físico normal e patológico. Capacitar o aluno no desenvolvimento do raciocínio fisiopatológico dos sinais e sintomas. Capacitar o aluno à reflexão ética, psicológica, humanística, na relação médico-paciente em seus cuidados. Treinar a comunicação, por meio de linguagem verbal e não verbal, com usuários, familiares, comunidades e membros das equipes profissionais, com empatia, sensibilidade e interesse, preservando a confidencialidade, a compreensão, a autonomia e a segurança da pessoa sob cuidado. Proporcionar ao aluno uma ampla abordagem dos conceitos fundamentais, das habilidades e técnicas da prática de enfermagem voltada para medicina.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA E SOCIEDADE III | 68.0 h

EMENTA: Gestão do cuidado. Prevenção do agravo. Prática médica na saúde coletiva. Atenção Primária à Saúde no Brasil. SUS. Inserção prática em ações e programas da rede básica de saúde.
OBJETIVO: Promover a prática dos atributos da Atenção Primária à Saúde no Brasil. Fornecer ferramentas clínicas e epidemiológicas da prática médica na saúde coletiva, com o olhar sobre a gestão do cuidado, centrado na pessoa, na família e na comunidade, no qual prevaleça o trabalho interprofissional, em equipe. Desenvolver a relação horizontal, compartilhada, respeitando-se as necessidades e desejos da pessoa sob cuidado, família e comunidade. Compreender estes aspectos sobre o adoecer. Identificar os objetivos e responsabilidades comuns entre profissionais de saúde e usuários no cuidado, estruturado pela construção da relação ensino-serviço.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

BASES DA PATOLOGIA GERAL | 102.0 h

EMENTA: Introdução à patologia geral. Etiopatogenia, fisiopatologia, alterações morfológicas macro e microscópicas relacionadas aos processos patológicos gerais: processos degenerativos, lesão celular e morte celular, distúrbios circulatórios, inflamações e neoplasias. Conhecimento dos processos patológicos. Hipótese diagnóstica baseada na análise morfológica.
OBJETIVO: Promover a compreensão das bases moleculares, celulares e teciduais dos processos patológicos gerais, relacionando-os às manifestações clínicas na forma como o médico o utiliza. Capacitar à investigação diagnóstica para ampliar, confirmar ou afastar hipóteses diagnósticas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CICLO DA VIDA HUMANA II | 102.0 h

EMENTA: Teorias biológicas do envelhecimento; Diferença entre senescência e senilidade; Envelhecimento normativo e bem-sucedido dos sistemas: Nervoso; Cardiovascular; Respiratório; Digestório; Renal; Endócrino, Reprodutor, Osteomuscular; Pele e Anexos e Imunológico; Repercussões Clínicas e Afecções mais comuns que acometem estes sistemas. Cuidados Paliativos.
OBJETIVO: Promover o conhecimento dos processos fisiológicos dos seres humanos; do ciclo normal da vida humana, da idade adulta à senectude, em suas características, peculiaridades e riscos, com ênfase no estabelecimento, a partir do raciocínio clínico em contextos específicos, da promoção da saúde, da prevenção da doença e da reabilitação. Desenvolver uma reflexão crítica sobre a morte como parte do ciclo da vida humana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA CIENTÍFICA E ÉTICA EM PESQUISA | 102.0 h

EMENTA: A estrutura dos projetos de pesquisa, os tipos de estudos clínicos e experimentais e a descrição e apresentação de dados. Bioestatística aplicada à leitura de artigos científicos. Níveis de evidência e seu impacto no exercício da medicina. Introdução aos aspectos éticos da experimentação com seres humanos e das boas práticas em pesquisa clínica. A intersecção entre ensino, pesquisa e extensão.
OBJETIVO: Favorecer o desenvolvimento da consciência crítica em relação aos trabalhos de pesquisa, em planejamento ou já publicados. Apresentar os conceitos fundamentais da Medicina baseada em evidência. Promover a compreensão da bioestatística aplicada à leitura de artigos científicos. Capacitar a formação, envolvendo ensino, pesquisa e extensão, considerando as mudanças sociais e científicas da formação dos profissionais de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA E SOCIEDADE IV | 68.0 h

EMENTA: Epidemiologia analítica. Bioestatística. O método epidemiológico. Organização do raciocínio clínico-epidemiológico para a tomada de decisão no cuidado individual e coletivo. Orientação prática em ações na rede de saúde.
OBJETIVO: Desenvolver o método epidemiológico e suas ferramentas analíticas, a orientação e organização do raciocínio clínico-epidemiológico para a tomada de decisão no cuidado da pessoa, da família e da comunidade. Proporcionar o desenvolvimento de análise crítica de fontes, métodos e resultados, no sentido de avaliar evidências e práticas no cuidado, na gestão do trabalho e na educação de profissionais de saúde, pessoa sob seus cuidados, famílias e responsáveis. Permitir a identificação da necessidade de produção de novos conhecimentos em saúde, a partir do diálogo entre a própria prática, a produção científica e o desenvolvimento tecnológicos disponíveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FARMACOLOGIA | 68.0 h

EMENTA: Aspectos gerais da farmacocinética clínica e farmacodinâmica dos principais grupos farmacológicos. Farmacologia autonômica.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos de farmacocinética clínica e farmacodinâmica dos grandes grupos de drogas de uso comum em medicina. Promover o conhecimento da farmacologia do sistema nervoso autônomo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROPEDÊUTICA MÉDICA I | 136.0 h

EMENTA: Principais sinais e sintomas clínicos. Desenvolvimento da anamnese nos seus aspectos biopsicossocial e ético. Exame físico normal. Exames subsidiários: princípios teóricos e práticos.
OBJETIVO: Compreender e dominar a propedêutica médica: capacidade de realizar história clínica, exame físico, conhecimento fisiopatológico dos sinais e sintomas, capacidade reflexiva e compreensão ética, psicológica e humanística da relação médico-pessoa sob cuidado. Desenvolver as habilidades necessárias para realização de um exame clínico completo (anamnese e exame físico), associado aos exames subsidiários mais comuns na prática clínica e para realização dos diagnósticos sindrômicos prevalentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

INGLÊS APLICADO À MEDICINA | 68.0 h

EMENTA: Fundamentos da língua inglesa aplicada à interpretação de textos médicos. Conhecimento de tecnologias da comunicação para acesso à base remota de dados em inglês.
OBJETIVO: Promover a proficiência em língua estrangeira (inglesa) aplicada à interpretação de textos médicos, objetivando atualizar os avanços da Medicina, complementar o aprimorar o profissional para interagir com outras equipes de profissionais da saúde em outras partes do mundo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTEGRAÇÃO CLÍNICA I | 238.0 h

EMENTA: Integração da etiopatogenia, fisiopatologia, anatomia patológica, manifestações clínicas, diagnóstico clínico e complementar, prognóstico, e princípios terapêuticos relativos às doenças prevalentes nas áreas de clínica médica e clínica pediátrica.
OBJETIVO: Correlacionar os aspectos morfofisiológicos normais com as alterações morfológicas e fisiopatológicas das doenças mais prevalentes. Abordar as doenças em relação à sua epidemiologia, etiologia, patogenia, fisiopatologia, quadro clínico, diagnóstico clínico e complementar. Especial atenção será dada às influências psicossociais associadas às doenças, e à abordagem terapêutica multiprofissional. Construir o raciocínio clínico-epidemiológico e a hipótese diagnóstica, contemplando as dimensões de prevenção e princípios terapêuticos básicos. Incentivar o aluno a aprender a aprender com autonomia, identificando conhecimentos prévios, desenvolvendo a curiosidade e formulando questões para a busca de respostas cientificamente consolidadas e avaliar, criticamente, as informações obtidas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA E SOCIEDADE V | 68.0 h

EMENTA: Gestão do cuidado. Processo de trabalho, atenção e vigilância à saúde da mulher, da criança e adolescente. Redes de atenção. SUS. Inserção prática em ações dos programas de atenção à saúde da mulher, da criança e adolescente na rede de saúde.
OBJETIVO: Desenvolver e aprofundar o conhecimento sobre os fundamentos, a organização e os mecanismos de gestão e financiamento do Sistema Único de Saúde. Identificar os desafios na organização do trabalho em saúde, considerando as politicas, serviços e redes de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança e Adolescente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROPEDÊUTICA MÉDICA II | 136.0 h

EMENTA: Habilidades gerais e específicas relativas à anamnese, ao exame físico normal e patológico e exames complementares nas áreas da Clínica Médica e Clínica Pediátrica.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades para a realização de anamnese, exame físico geral e específico. Capacitar à proposição lógica de hipóteses diagnósticas, e, solicitação racional de exames complementares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÉCNICA CIRÚRGICA | 68.0 h

EMENTA: Fundamentos da técnica cirúrgica. Procedimentos cirúrgicos básicos para a formação geral do médico.
OBJETIVO: Desenvolver as habilidades básicas relativas à aplicação das técnicas assépticas e das técnicas cirúrgicas necessárias ao atendimento na urgência.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

ATUALIZAÇÃO I | 68.0 h

EMENTA: Manejo ético e condução no luto e familiar de pacientes sob cuidados paliativos. Controle farmacológico dos principais sintomas e terapia nutricional, desenvolvidos de forma a fortalecer o papel multi e interdisciplinar da equipe de cuidados.
OBJETIVO: Promover o conhecimento sobre cuidados paliativos visando complementar e aprimorar a formação médica profissional

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTEGRAÇÃO CLÍNICA II | 238.0 h

EMENTA: Integração entre o conhecimento do normal e da doença. Abordagem dos aspectos biopsicossociais associados às doenças mais prevalentes, bem como do diagnóstico. Entender a atuação multiprofissional em termos terapêuticos.
OBJETIVO: Correlacionar os aspectos morfofisiológicos normais com as alterações morfológicas e fisiopatológicas das doenças mais prevalentes. A abordagem das doenças será feita em relação à sua epidemiologia, etiologia, patogenia, fisiopatologia, quadro clínico, diagnóstico e diagnóstico diferencial. Especial atenção será dada às influencias psicossociais associadas às doenças, e, à abordagem terapêutica multiprofissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MEDICINA LEGAL | 68.0 h

EMENTA: Responsabilidade civil e penal do médico. Ato médico como ação da Medicina Legal. O Código de Ética Médica. Documentos médicos legais. Direitos do usuário do sistema público e privado de saúde. O papel do Conselho Federal de Medicina e dos conselhos regionais.
OBJETIVO: Promover a compreensão da atuação do profissional médico sob a perspectiva legal.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA E SOCIEDADE VI | 68.0 h

EMENTA: Gestão do cuidado. Processo de trabalho, atenção e vigilância à saúde do adulto e do idoso. Redes de atenção. SUS. Inserção prática em ações dos programas de atenção à saúde do adulto e do idoso na rede de saúde.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades na abordagem dos problemas de saúde do adulto e idoso recorrente na atenção básica, na promoção da saúde e na prevenção de riscos e danos, visando à melhoria dos indicadores de qualidade de vida, de morbidade e de mortalidade. Proporcionar ao futuro profissional médico generalista, propositivo e resolutivo, práticas que valorizam a vida.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROPEDÊUTICA MÉDICA III | 136.0 h

EMENTA: Desenvolver as habilidades gerais e específicas relativas à anamnese, ao exame físico normal e patológico e exames complementares nas áreas da Clínica Cirúrgica e Clínica Obstétrica.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades para a realização de anamnese, exame físico geral e específico. Capacitar à proposição lógica de hipóteses diagnósticas e solicitação racional de exames complementares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

ATENÇÃO INTEGRADA À SAÚDE I | 272.0 h

EMENTA: Abordagem clínica integrada das doenças prevalentes em nosso meio, com ênfase em manifestações clínicas, exames subsidiários, prognóstico e princípios terapêuticos. Módulos: clínica médica e clínica pediátrica.
OBJETIVO: Capacitar o aluno para o atendimento clínico integrado, em seus aspectos teórico e, principalmente, prático, voltado para as áreas de clínica médica e pediátrica. Aprimorar o aluno na realização da História Clínica, Exame Físico e Formulação de Hipóteses Diagnósticas mais prováveis. Capacitar o aluno na Priorização de Problemas, relacionando os dados da história e exames clínicos, prognóstico dos problemas da pessoa sob seus cuidados, considerando os contextos pessoal, familiar, do trabalho, epidemiológico e ambiental. Informação e esclarecimento das hipóteses estabelecidas, de forma ética e humanizadas. Capacitar o aluno a compartilhar o processo terapêutico e negociação do tratamento com a possível inclusão de práticas populares de saúde. Orientar o aluno na organização e no registro da anamnese de forma clara, objetiva e legível, utilizando o raciocínio clínico-epidemiológico, a técnica semiológica e o conhecimento das evidências científicas, voltadas para a atenção primária e secundária.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ATUALIZAÇÃO II | 68.0 h

EMENTA: Temas atuais da área médica.
OBJETIVO: Promover o conhecimento e a análise crítica sobre temas atuais, de grande importância médica, visando complementar e aprimorar a formação profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOÉTICA E ÉTICA MÉDICA I | 68.0 h

EMENTA: Conceitos básicos da ética e suas inter-relações com a moral, o direito e os direitos humanos. Principais modelos de explicação e justificação ética. Fundamentos filosóficos, jurídicos e científicos da ética médica. Fundamentos, princípios e aplicações da bioética e seu desenvolvimento. Ética e bioética na perspectiva da alteridade, incluído o respeito à diversidade humana.
OBJETIVO: Promover o conhecimento dos fundamentos da ética, em seus aspectos filosóficos, jurídicos e médicos, com o objetivo do desenvolvimento da postura ética no exercício profissional, no âmbito da bioética, sua abordagem transdisciplinar e o diálogo com os diversos sujeitos sociais, incluídas as várias formas de diversidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA APLICADA À PRÁTICA MÉDICA | 68.0 h

EMENTA: Farmacologia clínica dos principais grupos de drogas utilizadas nas patologias respiratórias, digestórias, cardiovasculorrenais, infecciosas e neuropsiquiátricas. Farmacologia em anestesiologia. Planos terapêuticos fundamentados na medicina baseada em evidências.
OBJETIVO: Promover o conhecimento da farmacologia clínica dos principais grupos de drogas utilizadas na prática médica, com ênfase na relação risco-benefício das mesmas, contemplando as dimensões de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, amparadas pela medicina baseada em evidências.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA E SOCIEDADE VII | 102.0 h

EMENTA: Gestão do cuidado. Processo de trabalho, promoção, atenção e vigilância à saúde do trabalhador. Educação em Saúde. Redes de atenção. Visitas direcionadas e supervisionadas em ambientes de trabalho e empresas.
OBJETIVO: Promover o conhecimento dos princípios teóricos e práticos da vigilância em Saúde do Trabalhador através do conhecimento e análise crítica da legislação e normas vigentes no país e suas aplicações em relação às responsabilidades do empregado e empregador. Analisar o perfil epidemiológico dos trabalhadores e desvios de saúde mais prevalentes, identificando os diferentes riscos ocupacionais e as formas de monitoramento e controle no ambiente de trabalho. Promover a inserção prática por meio de visitas a empresas de diferentes portes e riscos, a fim de desenvolver habilidades básicas na avaliação preliminar de risco ocupacional e exposição do trabalhador. Conhecer e reconhecer na prática ações preventivas individuais e coletivas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

ATENÇÃO INTEGRADA À SAÚDE II | 272.0 h

EMENTA: Integração entre o conhecimento do normal e da doença. Abordagem dos aspectos biopsicossociais associados às doenças mais prevalentes, bem como da semiologia específica e do diagnóstico. Atuação multiprofissional em termos terapêuticos, voltado para as áreas de clínica cirúrgica e ginecológica e obstétrica.
OBJETIVO: Correlacionar os aspectos morfofisiológicos normais com as alterações morfológicas e fisiopatológicas das doenças mais prevalentes. A abordagem das doenças será feita em relação à sua epidemiologia, etiologia, patogenia, fisiopatologia, quadro clínico, diagnóstico e diagnóstico diferencial. Especial atenção será dada às influências psicossociais associadas às doenças, e à abordagem terapêutica multiprofissional. Desenvolver habilidades relacionadas à semiologia específica através do atendimento supervisionado na rede municipal de saúde (UBSs) voltado para as áreas de Clínica Cirúrgica e Clínica Ginecológica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ATUALIZAÇÃO III | 68.0 h

EMENTA: Temas atuais da área médica.
OBJETIVO: Promover o conhecimento e a análise crítica sobre temas atuais, de grande importância médica, visando complementar e aprimorar a formação profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOÉTICA E ÉTICA MÉDICA II | 68.0 h

EMENTA: Principais problemas éticos contemporâneos nas perspectivas da bioética e da ética médica: eutanásia, suicídio assistido, transplante de órgãos e tecidos, engenharia genética, medicina reprodutiva e reprodução assistida, abortamento, experimentação com seres humanos, comunicação médico-paciente, consentimento informado, confidencialidade e privacidade. Modelos de discernimento e tomada de decisão ética. A humanização do ato médico.
OBJETIVO: Contribuir para a formação de um profissional crítico, humanista e ético, capaz de conduzir discussões e tomar decisões sempre baseadas nos princípios que norteiam a humanização dos cuidados em saúde. Conceber a ética e a bioética enquanto prática profissional que não se encerra com o ato técnico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO AO ATENDIMENTO DAS EMERGÊNCIAS MÉDICAS | 102.0 h

EMENTA: Emergências médicas clínicas, cirúrgicas, ginecológico-obstétricas e pediátricas, em seus aspectos de fisiopatologia, atendimento inicial e prognóstico.
OBJETIVO: Desenvolver conhecimento e habilidades para identificar e atuar de forma autônoma e competente nas situações clínicas de urgência e emergência mais prevalentes de ameaça à vida.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA E SOCIEDADE VIII | 68.0 h

EMENTA: Gestão do cuidado. Processo de trabalho, atenção e vigilância às doenças transmissíveis, com ênfase nos programas de controle de DST/HIV, Hanseníase, Tuberculose e das situações especiais em vacinação. Redes de atenção. SUS. Inserção prática em ações dos programas e unidades da rede de saúde.
OBJETIVO: Desenvolver conhecimentos e habilidades na Vigilância das Doenças Transmissíveis, com ênfase nos programas de controle de DST/HIV; Hanseníase, Tuberculose e das situações especiais em vacinação. Desenvolver o processo de ensino-aprendizagem sustentado na Lógica do Cuidado, centrado no Discurso do Direito e Autonomia do Sujeito. Propiciar - na Linha do Cuidado - a atuação baseada na evidência científica, tendo o aluno a oportunidade para construir a habilidade de investigação epidemiológica, formação de senso científico e prático que o habilite a identificar, problemas e necessidades de saúde. Promover projetos de intervenção e de cuidado, em interação com outros profissionais e com a clientela sob sua gestão, tanto sob aspecto populacional, quanto individual, através da inserção em ações e serviços da rede de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

SAÚDE COLETIVA | 320.0 h

EMENTA: Inserção e treinamento prático em ações, programas e unidades da rede de saúde com ênfase na saúde da família e comunidade. Gestão e gerência em Saúde.
OBJETIVO: Desenvolver conhecimentos e habilidades através de prática de saúde humanista, crítica, reflexiva e ética, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da qualidade na atenção e da saúde integral do ser humano. Enfatizar a determinação social no processo de saúde e doença nos diferentes níveis de atenção à saúde, priorizando as ações na atenção básica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE DA CRIANÇA | 320.0 h

EMENTA: Treinamento prático, com ênfase no atendimento ambulatorial e na atenção básica da criança e do adolescente, relativo às doenças prevalentes ou de maior risco nesta população.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a reconhecer e tratar as doenças mais prevalentes e de maior potencial de morbimortalidade; avaliar diagnósticos diferenciais e iniciar terapêuticas adequadas, com ênfase no atendimento ambulatorial e na atenção básica, na área de pediatria, priorizando qualidade na atenção à saúde, pautando seu pensamento crítico, que conduz o seu fazer, nas melhores evidências científicas, na escuta ativa e singular de cada pessoa, família, grupos e comunidades e nas políticas públicas, programas, ações estratégicas e diretrizes vigentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE DA MULHER | 320.0 h

EMENTA: Treinamento prático, com ênfase no atendimento ambulatorial da mulher e na atenção básica, nas diversas áreas da ginecologia e obstetrícia, relativo às doenças prevalentes ou de maior risco nesta população.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a reconhecer e tratar as doenças prevalentes e de maior potencial de morbimortalidade; avaliar diagnósticos diferenciais e iniciar terapêuticas adequadas, com ênfase no atendimento ambulatorial e na atenção básica, na área de ginecologia e obstetrícia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

SAÚDE DO ADULTO I | 320.0 h

EMENTA: Treinamento prático, com ênfase no atendimento ambulatorial do paciente adulto, na área de clínica médica , relativo às doenças prevalentes ou de maior risco nesta população.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a reconhecer e tratar as doenças prevalentes e de maior potencial de morbimortalidade; avaliar diagnósticos diferenciais e iniciar terapêuticas adequadas, com ênfase no atendimento ambulatorial e na atenção básica, nas áreas de clínica médica e cirúrgica do paciente adulto, priorizando a qualidade na atenção à saúde relativa às doenças prevalentes ou de maior risco, pautando seu pensamento crítico, que conduz o seu fazer, nas melhores evidências científicas, na escuta ativa e singular de cada pessoa, família, grupos e comunidades e nas políticas públicas, programas, ações estratégicas e diretrizes vigentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE DO ADULTO II | 320.0 h

EMENTA: Treinamento prático, com ênfase no atendimento ambulatorial do paciente adulto, na área de clínica cirúrgica, relativo às doenças prevalentes ou de maior risco nesta população.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a reconhecer e tratar as doenças prevalentes e de maior potencial de morbimortalidade; avaliar diagnósticos diferenciais e iniciar terapêuticas adequadas, com ênfase no atendimento ambulatorial e na atenção básica, nas áreas de clínica médica e cirúrgica do paciente adulto, priorizando a qualidade na atenção à saúde relativa às doenças prevalentes ou de maior risco, pautando seu pensamento crítico, que conduz o seu fazer, nas melhores evidências científicas, na escuta ativa e singular de cada pessoa, família, grupos e comunidades e nas políticas públicas, programas, ações estratégicas e diretrizes vigentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE MENTAL | 320.0 h

EMENTA: Treinamento prático, com ênfase no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, nos ambulatórios especializados e nas enfermarias psiquiátricas em Hospital Geral.
OBJETIVO: Contribuir para a formação geral do médico, mediante o atendimento dos distúrbios psiquiátricos prevalentes na população brasileira, além de possibilitar o desenvolvimento de práticas interdisciplinares e comunitárias em saúde mental. Desenvolver práticas de saúde mental nos vários níveis de atenção em saúde, priorizando as ações na atenção básica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 11

CLÍNICA GINECOLÓGICA E OBSTÉTRICA | 320.0 h

EMENTA: Treinamento prático nas diversas áreas de ginecologia e obstetrícia, com ênfase nas doenças prevalentes e nas situações de maior potencial de morbimortalidade; em seus aspectos preventivos, diagnósticos e terapêuticos.
OBJETIVO: Desenvolver a habilidade de reconhecer e tratar as doenças prevalentes e de maior potencial de morbimortalidade; avaliar diagnósticos diferenciais e iniciar terapêuticas adequadas, com ênfase no tratamento em regime hospitalar, incluindo serviço de urgência e emergência, na área de ginecologia e obstetrícia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CLÍNICA PEDIÁTRICA | 320.0 h

EMENTA: Treinamento prático nas diversas áreas da pediatria, incluindo suas diversas especialidades, relativo às doenças prevalentes e às de maior risco de morbimortalidade, em seus aspectos preventivos, diagnósticos e terapêuticos.
OBJETIVO: Desenvolver a habilidade de reconhecer e tratar as doenças prevalentes e de maior potencial de morbimortalidade; avaliar diagnósticos diferenciais e iniciar terapêuticas adequadas, com ênfase no tratamento em regime hospitalar, incluindo serviço de urgência e emergência, na área de clínica pediátrica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO ELETIVO | 320.0 h

EMENTA: Opção de estágio supervisionado (internato) em qualquer área clínica do Hospital da Universidade São Francisco ou de outros hospitais.
OBJETIVO: Permitir ao aluno adquirir experiência adicional na área de seu maior interesse.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 12

CLÍNICA CIRÚRGICA | 320.0 h

EMENTA: Treinamento prático nas diversas áreas de clínica cirúrgica, relativo às doenças prevalentes e às de maior potencial de morbimortalidade, em seus aspectos preventivos, diagnósticos e terapêuticos. Anestesiologia para o médico generalista.
OBJETIVO: Desenvolver a habilidade de reconhecer e tratar as doenças prevalentes e de maior potencial de morbimortalidade; avaliar diagnósticos diferenciais e iniciar terapêuticas adequadas, com ênfase no tratamento em regime hospitalar, incluindo serviço de urgência e emergência na área de clínica cirúrgica. Interpretação dos resultados dos exames realizados, considerando as hipóteses diagnósticas, a condição clínica e o contexto da pessoa sob seus cuidados e o registro e atualização, no prontuário, da investigação diagnóstica, de forma clara e objetiva. Promover o conhecimento e desenvolvimento das habilidades essenciais na área de anestesiologia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CLÍNICA MÉDICA | 320.0 h

EMENTA: Treinamento prático nas diversas áreas de clínica médica, incluindo suas diferentes especialidades, relativo às doenças prevalentes e às de maior risco de morbimortalidade.
OBJETIVO: Desenvolver a habilidade de reconhecer e tratar as doenças prevalentes e de maior potencial de morbimortalidade; avaliar diagnósticos diferenciais e iniciar terapêuticas adequadas, com ênfase no tratamento em regime hospitalar, incluindo serviço de urgência e emergência na área de clínica médica. Interpretação dos resultados dos exames realizados, considerando as hipóteses diagnósticas, a condição clínica e o contexto da pessoa sob seus cuidados e o registro e atualização, no prontuário, da investigação diagnóstica, de forma clara e objetiva.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 34.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos
OBJETIVO: Promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda b) Favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; c) Propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; d) Contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; e) Desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA | 320.0 h

EMENTA: Atendimento integrado das emergências e urgências médicas do adulto, com ênfase nas patologias prevalentes em nosso meio e naquelas com maior risco de vida, em especial do politraumatizado e das doenças cardiovasculares. Aprender em situações e ambientes protegidos e controlados, ou em simulação da realidade, identificando e avaliando o erro.
OBJETIVO: Desenvolver a habilidade de reconhecer as urgências e emergências médicas, realizar os diagnósticos diferenciais mais importantes e iniciar com eficiência o tratamento adequado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: DIURNO Currículo: 0002-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

BIOLOGIA CELULAR E TECIDUAL | 204.0 h

EMENTA: Estrutura, bioquímica e funções das células e dos tecidos. Estrutura e bioquímica das membranas celulares, organelas citoplasmáticas, núcleo. Metabolismo celular e tecidual. Hipótese diagnóstica baseada na análise morfológica e exames bioquímicos.
OBJETIVO: Promover o conhecimento das bases celulares e moleculares, dos elementos estruturais e bioquímicos das células e tecidos, com ênfase nas funções normais da membrana plasmática, das organelas citoplasmáticas, do núcleo, do transporte intra e extracelular e do metabolismo celular. Capacitar à formulação de hipóteses diagnósticas baseada na análise morfológica e exames bioquímicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO AO APRENDIZADO MÉDICO | 68.0 h

EMENTA: Introdução à história da Medicina. O projeto pedagógico e as diretrizes atuais do ensino médico. Os recursos e as estratégias de aprendizado. O médico e o mercado de trabalho. O ciclo da vida. Introdução à ética médica.
OBJETIVO: Estimular o conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina e dos recursos e estratégias de aprendizado em Medicina. Discutir os aspectos principais da história da Medicina e suas implicações na atualidade. Tratar do processo de ciclo da vida, sob a perspectiva humanística. Discutir noções introdutórias dos aspectos éticos na formação médica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MORFOFISIOLOGIA HUMANA I | 238.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em ciências morfofuncionais. Morfofisiologia do sistema nervoso, do aparelho locomotor, do sistema nervoso autônomo, do sistema circulatório e do sistema respiratório. Correlações clínicas relativas a estes sistemas. Bases celulares dos processos normais da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, conforme a prática médica. Discussão de casos clínicos.
OBJETIVO: Promover o conhecimento morfofuncional referente aos sistemas nervoso geral e autônomo, locomotor, circulatório e respiratório. Promover a integração do conhecimento destes sistemas no contexto dos problemas mais prevalentes na população. Compreender os processos fisiológicos dos seres humanos na vida adulta. Construir um raciocínio clínico em contextos específicos, com estabelecimento de hipóteses diagnósticas mais prováveis, relacionando os dados da história e exames clínicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA E SOCIEDADE I | 68.0 h

EMENTA: Fundamentos da epidemiologia. Indicadores e sistemas de informações. Saúde e doença. Território e saúde. Modelo e sistema de saúde no Brasil. SUS. Inserção prática em ações e programas da rede básica de saúde.
OBJETIVO: Desenvolver conhecimentos sobre os fundamentos da epidemiologia com ênfase nos estudos dos processos de saúde, tendo como transversalidade em sua prática, a determinação social do processo de saúde e doença. Compreender os determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, nos níveis individual e coletivo. Proporcionar competências para a determinação do perfil de saúde da população e construir intervenções com a participação da sociedade. Analisar e discutir a evolução do Modelo de Saúde no Brasil. A história do processo de reforma Sanitária e a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) considerando seus princípios, diretrizes e políticas de saúde. Criar oportunidades de aprendizagem, tendo as Ciências Humanas e Sociais como eixo transversal, proporcionando a inserção do aluno nas redes de serviços a partir do conceito ampliado de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 68.0 h

EMENTA: Exame crítico do conhecimento científico e tecnológico. Fundamentos e aplicações da Ética, Cidadania e Responsabilidade Social. Problemáticas existenciais, sociais e culturais que a sociedade pós-industrial, de massas e de consumo, coloca para o ser humano. Possíveis respostas a essas problemáticas: a perspectiva religiosa cristã e franciscana, o pensamento ecológico e a justiça social.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade e a cultura lhe impõem, nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania. Oferecer ao aluno, através da perspectiva teológica e franciscana, valores que possam enriquecer a sua compreensão do mundo e sua atuação nele.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO PARASITO-HOSPEDEIRO I | 68.0 h

EMENTA: Princípios teóricos e práticos da biologia dos microrganismos e parasitos e suas relações com o organismo humano. Fundamentos teóricos da fisiopatologia, epidemiologia, diagnóstico, controle e da profilaxia das doenças prevalentes causadas por estes agentes.
OBJETIVO: Promover o conhecimento dos fundamentos da microbiologia e da parasitologia médica e das relações destes organismos com o ser humano. Compreender os fundamentos da fisiopatologia, epidemiologia, diagnóstico, controle e profilaxia das doenças prevalentes causadas por estes agentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HABILIDADES MÉDICAS I | 102.0 h

EMENTA: Fundamentos da psicologia médica e da concepção do binômio saúde/doença. Fundamentos psicológicos da relação médico-paciente. Desenvolvimento de habilidades de comunicação e de anamnese. Teoria e prática no suporte básico de vida (BLS).
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno o conhecimento dos fundamentos da psicologia médica e da concepção saúde-doença. Estimular a observação, o ouvir e sua importância na relação humana, contemplando princípios éticos e humanísticos. Estimular o aluno a compreender que a história do indivíduo antecede a técnica da anamnese. Capacitar o aluno na prática do suporte básico de vida.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MORFOFISIOLOGIA HUMANA II | 272.0 h

EMENTA: Morfofisiologia relativa ao sistema nervoso sensorial, motor e cortical superior. Sistema endócrino. Sistema genital. Sistema digestório. Sistema urinário. Bases celulares dos processos normais da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos conforme a prática médica. Correlações clínicas dos diversos sistemas.
OBJETIVO: Promover o conhecimento morfofuncional referente aos sistemas nervoso sensorial, motor e cortical, endócrino, genital, digestório e urinário. Promover o conhecimento das bases celulares dos processos normais da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, integrando os conhecimentos destes sistemas ao contexto dos problemas prevalentes na população, conforme a prática médica. Capacitar ao raciocínio clínico e à hipótese diagnóstica, relacionando os aspectos morfofisiológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA E SOCIEDADE II | 68.0 h

EMENTA: Epidemiologia descritiva aplicada à Vigilância em Saúde. Território e Saúde. Saúde Ambiental. Promoção e Educação em Saúde. SUS. Inserção prática em ações e programas da rede básica de saúde.
OBJETIVO: Compreender os fundamentos da epidemiologia descritiva atuando sobre o território local com empatia, sensibilidade e interesse, tendo a promoção da saúde, articulada às demais políticas e tecnologias desenvolvidas no sistema de saúde brasileiro, como estratégia de produção de saúde. Desenvolver habilidades de comunicação com usuários, familiares, comunidades e membros das equipes profissionais. Promover a preservação da biodiversidade com sustentabilidade, respeitando as relações entre ser humano, ambiente, sociedade e tecnologias, no desenvolvimento da prática médica, contribuindo para a incorporação de novos cuidados, hábitos e práticas de saúde. Apresentar os conceitos básicos de saúde ambiental.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

CICLO DA VIDA HUMANA I | 136.0 h

EMENTA: Estrutura, replicação e funcionamento do material genético. Mecanismos genéticos de doenças gênicas, cromossômicas, multifatoriais e seus métodos de detecção. Aconselhamento genético. Genética e câncer. A concepção e o desenvolvimento embrionário e fetal. O ciclo vital normal e os fundamentos teóricos relativos à concepção, ao nascimento, à puericultura, ao desenvolvimento da criança, à saúde do escolar, à puberdade e à adolescência, com ênfase na promoção da saúde e à prevenção da doença.
OBJETIVO: Capacitar o aluno no conhecimento do ciclo normal da vida humana, da concepção à adolescência, em suas características, peculiaridades e riscos, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção da doença. Compreender as bases da genética humana e os processos morfofisiológicos dos seres humanos (fecundação, gestação, nascimento, crescimento e desenvolvimento). Estabelecer o raciocínio clínico-epidemiológico em contextos específicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA HUMANA INTEGRADA | 170.0 h

EMENTA: Inter-relações bioquímicas e fisiológicas e seus mecanismos de controle, relativos aos seus aspectos cardiorrespiratórios; metabólico-renais, metabólico-hepáticas, metabólico-nutricionais, neuroendócrinas e na prática esportiva.
OBJETIVO: Promover a compreensão das diversas interações bioquímicas e fisiológicas que ocorrem no organismo e seu impacto no desenvolvimento normal e patológico. Compreender as inter-relações metabólicas e fisiológicas entre órgãos em sua normalidade e na doença, bem como aspectos benéficos e influencia das atividades física e desportiva na saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO PARASITO-HOSPEDEIRO II | 102.0 h

EMENTA: Princípios teóricos e práticos da resposta imunológica do organismo humano aos agentes biológicos. Fundamentos da imunologia clínica.
OBJETIVO: Promover o conhecimento das respostas imunológicas, gerais e específicas, aos agentes biológicos. Apresentar os fundamentos da imunologia clínica e sua aplicação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HABILIDADES MÉDICAS II | 102.0 h

EMENTA: Técnicas e habilidades gerais da anamnese e do exame físico. Teoria e prática das técnicas de enfermagem nos ambientes ambulatorial, hospitalar e laboratorial.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de comunicação para a realização da história clínica. Compreender e desenvolver habilidades técnicas em propedêutica médica para a realização de exame físico normal e patológico. Capacitar o aluno no desenvolvimento do raciocínio fisiopatológico dos sinais e sintomas. Capacitar o aluno à reflexão ética, psicológica, humanística, na relação médico-paciente em seus cuidados. Treinar a comunicação, por meio de linguagem verbal e não verbal, com usuários, familiares, comunidades e membros das equipes profissionais, com empatia, sensibilidade e interesse, preservando a confidencialidade, a compreensão, a autonomia e a segurança da pessoa sob cuidado. Proporcionar ao aluno uma ampla abordagem dos conceitos fundamentais, das habilidades e técnicas da prática de enfermagem voltada para medicina.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA E SOCIEDADE III | 68.0 h

EMENTA: Gestão do cuidado. Prevenção do agravo. Prática médica na saúde coletiva. Atenção Primária à Saúde no Brasil. SUS. Inserção prática em ações e programas da rede básica de saúde.
OBJETIVO: Promover a prática dos atributos da Atenção Primária à Saúde no Brasil. Fornecer ferramentas clínicas e epidemiológicas da prática médica na saúde coletiva, com o olhar sobre a gestão do cuidado, centrado na pessoa, na família e na comunidade, no qual prevaleça o trabalho interprofissional, em equipe. Desenvolver a relação horizontal, compartilhada, respeitando-se as necessidades e desejos da pessoa sob cuidado, família e comunidade. Compreender estes aspectos sobre o adoecer. Identificar os objetivos e responsabilidades comuns entre profissionais de saúde e usuários no cuidado, estruturado pela construção da relação ensino-serviço.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

BASES DA PATOLOGIA GERAL | 102.0 h

EMENTA: Introdução à patologia geral. Etiopatogenia, fisiopatologia, alterações morfológicas macro e microscópicas relacionadas aos processos patológicos gerais: processos degenerativos, lesão celular e morte celular, distúrbios circulatórios, inflamações e neoplasias. Conhecimento dos processos patológicos. Hipótese diagnóstica baseada na análise morfológica.
OBJETIVO: Promover a compreensão das bases moleculares, celulares e teciduais dos processos patológicos gerais, relacionando-os às manifestações clínicas na forma como o médico o utiliza. Capacitar à investigação diagnóstica para ampliar, confirmar ou afastar hipóteses diagnósticas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CICLO DA VIDA HUMANA II | 102.0 h

EMENTA: Teorias biológicas do envelhecimento; Diferença entre senescência e senilidade; Envelhecimento normativo e bem-sucedido dos sistemas: Nervoso; Cardiovascular; Respiratório; Digestório; Renal; Endócrino, Reprodutor, Osteomuscular; Pele e Anexos e Imunológico; Repercussões Clínicas e Afecções mais comuns que acometem estes sistemas. Cuidados Paliativos.
OBJETIVO: Promover o conhecimento dos processos fisiológicos dos seres humanos; do ciclo normal da vida humana, da idade adulta à senectude, em suas características, peculiaridades e riscos, com ênfase no estabelecimento, a partir do raciocínio clínico em contextos específicos, da promoção da saúde, da prevenção da doença e da reabilitação. Desenvolver uma reflexão crítica sobre a morte como parte do ciclo da vida humana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA CIENTÍFICA E ÉTICA EM PESQUISA | 102.0 h

EMENTA: A estrutura dos projetos de pesquisa, os tipos de estudos clínicos e experimentais e a descrição e apresentação de dados. Bioestatística aplicada à leitura de artigos científicos. Níveis de evidência e seu impacto no exercício da medicina. Introdução aos aspectos éticos da experimentação com seres humanos e das boas práticas em pesquisa clínica. A intersecção entre ensino, pesquisa e extensão.
OBJETIVO: Favorecer o desenvolvimento da consciência crítica em relação aos trabalhos de pesquisa, em planejamento ou já publicados. Apresentar os conceitos fundamentais da Medicina baseada em evidência. Promover a compreensão da bioestatística aplicada à leitura de artigos científicos. Capacitar a formação, envolvendo ensino, pesquisa e extensão, considerando as mudanças sociais e científicas da formação dos profissionais de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA E SOCIEDADE IV | 68.0 h

EMENTA: Epidemiologia analítica. Bioestatística. O método epidemiológico. Organização do raciocínio clínico-epidemiológico para a tomada de decisão no cuidado individual e coletivo. Orientação prática em ações na rede de saúde.
OBJETIVO: Desenvolver o método epidemiológico e suas ferramentas analíticas, a orientação e organização do raciocínio clínico-epidemiológico para a tomada de decisão no cuidado da pessoa, da família e da comunidade. Proporcionar o desenvolvimento de análise crítica de fontes, métodos e resultados, no sentido de avaliar evidências e práticas no cuidado, na gestão do trabalho e na educação de profissionais de saúde, pessoa sob seus cuidados, famílias e responsáveis. Permitir a identificação da necessidade de produção de novos conhecimentos em saúde, a partir do diálogo entre a própria prática, a produção científica e o desenvolvimento tecnológicos disponíveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FARMACOLOGIA | 68.0 h

EMENTA: Aspectos gerais da farmacocinética clínica e farmacodinâmica dos principais grupos farmacológicos. Farmacologia autonômica.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos de farmacocinética clínica e farmacodinâmica dos grandes grupos de drogas de uso comum em medicina. Promover o conhecimento da farmacologia do sistema nervoso autônomo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROPEDÊUTICA MÉDICA I | 136.0 h

EMENTA: Principais sinais e sintomas clínicos. Desenvolvimento da anamnese nos seus aspectos biopsicossocial e ético. Exame físico normal. Exames subsidiários: princípios teóricos e práticos.
OBJETIVO: Compreender e dominar a propedêutica médica: capacidade de realizar história clínica, exame físico, conhecimento fisiopatológico dos sinais e sintomas, capacidade reflexiva e compreensão ética, psicológica e humanística da relação médico-pessoa sob cuidado. Desenvolver as habilidades necessárias para realização de um exame clínico completo (anamnese e exame físico), associado aos exames subsidiários mais comuns na prática clínica e para realização dos diagnósticos sindrômicos prevalentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

INGLÊS APLICADO À MEDICINA | 68.0 h

EMENTA: Fundamentos da língua inglesa aplicada à interpretação de textos médicos. Conhecimento de tecnologias da comunicação para acesso à base remota de dados em inglês.
OBJETIVO: Promover a proficiência em língua estrangeira (inglesa) aplicada à interpretação de textos médicos, objetivando atualizar os avanços da Medicina, complementar o aprimorar o profissional para interagir com outras equipes de profissionais da saúde em outras partes do mundo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTEGRAÇÃO CLÍNICA I | 238.0 h

EMENTA: Integração da etiopatogenia, fisiopatologia, anatomia patológica, manifestações clínicas, diagnóstico clínico e complementar, prognóstico, e princípios terapêuticos relativos às doenças prevalentes nas áreas de clínica médica e clínica pediátrica.
OBJETIVO: Correlacionar os aspectos morfofisiológicos normais com as alterações morfológicas e fisiopatológicas das doenças mais prevalentes. Abordar as doenças em relação à sua epidemiologia, etiologia, patogenia, fisiopatologia, quadro clínico, diagnóstico clínico e complementar. Especial atenção será dada às influências psicossociais associadas às doenças, e à abordagem terapêutica multiprofissional. Construir o raciocínio clínico-epidemiológico e a hipótese diagnóstica, contemplando as dimensões de prevenção e princípios terapêuticos básicos. Incentivar o aluno a aprender a aprender com autonomia, identificando conhecimentos prévios, desenvolvendo a curiosidade e formulando questões para a busca de respostas cientificamente consolidadas e avaliar, criticamente, as informações obtidas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA E SOCIEDADE V | 68.0 h

EMENTA: Gestão do cuidado. Processo de trabalho, atenção e vigilância à saúde da mulher, da criança e adolescente. Redes de atenção. SUS. Inserção prática em ações dos programas de atenção à saúde da mulher, da criança e adolescente na rede de saúde.
OBJETIVO: Desenvolver e aprofundar o conhecimento sobre os fundamentos, a organização e os mecanismos de gestão e financiamento do Sistema Único de Saúde. Identificar os desafios na organização do trabalho em saúde, considerando as politicas, serviços e redes de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança e Adolescente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROPEDÊUTICA MÉDICA II | 136.0 h

EMENTA: Habilidades gerais e específicas relativas à anamnese, ao exame físico normal e patológico e exames complementares nas áreas da Clínica Médica e Clínica Pediátrica.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades para a realização de anamnese, exame físico geral e específico. Capacitar à proposição lógica de hipóteses diagnósticas, e, solicitação racional de exames complementares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÉCNICA CIRÚRGICA | 68.0 h

EMENTA: Fundamentos da técnica cirúrgica. Procedimentos cirúrgicos básicos para a formação geral do médico.
OBJETIVO: Desenvolver as habilidades básicas relativas à aplicação das técnicas assépticas e das técnicas cirúrgicas necessárias ao atendimento na urgência.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

ATUALIZAÇÃO I | 68.0 h

EMENTA: Manejo ético e condução no luto e familiar de pacientes sob cuidados paliativos. Controle farmacológico dos principais sintomas e terapia nutricional, desenvolvidos de forma a fortalecer o papel multi e interdisciplinar da equipe de cuidados.
OBJETIVO: Promover o conhecimento sobre cuidados paliativos visando complementar e aprimorar a formação médica profissional

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTEGRAÇÃO CLÍNICA II | 238.0 h

EMENTA: Integração entre o conhecimento do normal e da doença. Abordagem dos aspectos biopsicossociais associados às doenças mais prevalentes, bem como do diagnóstico. Entender a atuação multiprofissional em termos terapêuticos.
OBJETIVO: Correlacionar os aspectos morfofisiológicos normais com as alterações morfológicas e fisiopatológicas das doenças mais prevalentes. A abordagem das doenças será feita em relação à sua epidemiologia, etiologia, patogenia, fisiopatologia, quadro clínico, diagnóstico e diagnóstico diferencial. Especial atenção será dada às influencias psicossociais associadas às doenças, e, à abordagem terapêutica multiprofissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MEDICINA LEGAL | 68.0 h

EMENTA: Responsabilidade civil e penal do médico. Ato médico como ação da Medicina Legal. O Código de Ética Médica. Documentos médicos legais. Direitos do usuário do sistema público e privado de saúde. O papel do Conselho Federal de Medicina e dos conselhos regionais.
OBJETIVO: Promover a compreensão da atuação do profissional médico sob a perspectiva legal.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA E SOCIEDADE VI | 68.0 h

EMENTA: Gestão do cuidado. Processo de trabalho, atenção e vigilância à saúde do adulto e do idoso. Redes de atenção. SUS. Inserção prática em ações dos programas de atenção à saúde do adulto e do idoso na rede de saúde.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades na abordagem dos problemas de saúde do adulto e idoso recorrente na atenção básica, na promoção da saúde e na prevenção de riscos e danos, visando à melhoria dos indicadores de qualidade de vida, de morbidade e de mortalidade. Proporcionar ao futuro profissional médico generalista, propositivo e resolutivo, práticas que valorizam a vida.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROPEDÊUTICA MÉDICA III | 136.0 h

EMENTA: Desenvolver as habilidades gerais e específicas relativas à anamnese, ao exame físico normal e patológico e exames complementares nas áreas da Clínica Cirúrgica e Clínica Obstétrica.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades para a realização de anamnese, exame físico geral e específico. Capacitar à proposição lógica de hipóteses diagnósticas e solicitação racional de exames complementares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

ATENÇÃO INTEGRADA À SAÚDE I | 272.0 h

EMENTA: Abordagem clínica integrada das doenças prevalentes em nosso meio, com ênfase em manifestações clínicas, exames subsidiários, prognóstico e princípios terapêuticos. Módulos: clínica médica e clínica pediátrica.
OBJETIVO: Capacitar o aluno para o atendimento clínico integrado, em seus aspectos teórico e, principalmente, prático, voltado para as áreas de clínica médica e pediátrica. Aprimorar o aluno na realização da História Clínica, Exame Físico e Formulação de Hipóteses Diagnósticas mais prováveis. Capacitar o aluno na Priorização de Problemas, relacionando os dados da história e exames clínicos, prognóstico dos problemas da pessoa sob seus cuidados, considerando os contextos pessoal, familiar, do trabalho, epidemiológico e ambiental. Informação e esclarecimento das hipóteses estabelecidas, de forma ética e humanizadas. Capacitar o aluno a compartilhar o processo terapêutico e negociação do tratamento com a possível inclusão de práticas populares de saúde. Orientar o aluno na organização e no registro da anamnese de forma clara, objetiva e legível, utilizando o raciocínio clínico-epidemiológico, a técnica semiológica e o conhecimento das evidências científicas, voltadas para a atenção primária e secundária.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ATUALIZAÇÃO II | 68.0 h

EMENTA: Temas atuais da área médica.
OBJETIVO: Promover o conhecimento e a análise crítica sobre temas atuais, de grande importância médica, visando complementar e aprimorar a formação profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOÉTICA E ÉTICA MÉDICA I | 68.0 h

EMENTA: Conceitos básicos da ética e suas inter-relações com a moral, o direito e os direitos humanos. Principais modelos de explicação e justificação ética. Fundamentos filosóficos, jurídicos e científicos da ética médica. Fundamentos, princípios e aplicações da bioética e seu desenvolvimento. Ética e bioética na perspectiva da alteridade, incluído o respeito à diversidade humana.
OBJETIVO: Promover o conhecimento dos fundamentos da ética, em seus aspectos filosóficos, jurídicos e médicos, com o objetivo do desenvolvimento da postura ética no exercício profissional, no âmbito da bioética, sua abordagem transdisciplinar e o diálogo com os diversos sujeitos sociais, incluídas as várias formas de diversidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA APLICADA À PRÁTICA MÉDICA | 68.0 h

EMENTA: Farmacologia clínica dos principais grupos de drogas utilizadas nas patologias respiratórias, digestórias, cardiovasculorrenais, infecciosas e neuropsiquiátricas. Farmacologia em anestesiologia. Planos terapêuticos fundamentados na medicina baseada em evidências.
OBJETIVO: Promover o conhecimento da farmacologia clínica dos principais grupos de drogas utilizadas na prática médica, com ênfase na relação risco-benefício das mesmas, contemplando as dimensões de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, amparadas pela medicina baseada em evidências.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA E SOCIEDADE VII | 102.0 h

EMENTA: Gestão do cuidado. Processo de trabalho, promoção, atenção e vigilância à saúde do trabalhador. Educação em Saúde. Redes de atenção. Visitas direcionadas e supervisionadas em ambientes de trabalho e empresas.
OBJETIVO: Promover o conhecimento dos princípios teóricos e práticos da vigilância em Saúde do Trabalhador através do conhecimento e análise crítica da legislação e normas vigentes no país e suas aplicações em relação às responsabilidades do empregado e empregador. Analisar o perfil epidemiológico dos trabalhadores e desvios de saúde mais prevalentes, identificando os diferentes riscos ocupacionais e as formas de monitoramento e controle no ambiente de trabalho. Promover a inserção prática por meio de visitas a empresas de diferentes portes e riscos, a fim de desenvolver habilidades básicas na avaliação preliminar de risco ocupacional e exposição do trabalhador. Conhecer e reconhecer na prática ações preventivas individuais e coletivas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

ATENÇÃO INTEGRADA À SAÚDE II | 272.0 h

EMENTA: Integração entre o conhecimento do normal e da doença. Abordagem dos aspectos biopsicossociais associados às doenças mais prevalentes, bem como da semiologia específica e do diagnóstico. Atuação multiprofissional em termos terapêuticos, voltado para as áreas de clínica cirúrgica e ginecológica e obstétrica.
OBJETIVO: Correlacionar os aspectos morfofisiológicos normais com as alterações morfológicas e fisiopatológicas das doenças mais prevalentes. A abordagem das doenças será feita em relação à sua epidemiologia, etiologia, patogenia, fisiopatologia, quadro clínico, diagnóstico e diagnóstico diferencial. Especial atenção será dada às influências psicossociais associadas às doenças, e à abordagem terapêutica multiprofissional. Desenvolver habilidades relacionadas à semiologia específica através do atendimento supervisionado na rede municipal de saúde (UBSs) voltado para as áreas de Clínica Cirúrgica e Clínica Ginecológica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ATUALIZAÇÃO III | 68.0 h

EMENTA: Temas atuais da área médica.
OBJETIVO: Promover o conhecimento e a análise crítica sobre temas atuais, de grande importância médica, visando complementar e aprimorar a formação profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOÉTICA E ÉTICA MÉDICA II | 68.0 h

EMENTA: Principais problemas éticos contemporâneos nas perspectivas da bioética e da ética médica: eutanásia, suicídio assistido, transplante de órgãos e tecidos, engenharia genética, medicina reprodutiva e reprodução assistida, abortamento, experimentação com seres humanos, comunicação médico-paciente, consentimento informado, confidencialidade e privacidade. Modelos de discernimento e tomada de decisão ética. A humanização do ato médico.
OBJETIVO: Contribuir para a formação de um profissional crítico, humanista e ético, capaz de conduzir discussões e tomar decisões sempre baseadas nos princípios que norteiam a humanização dos cuidados em saúde. Conceber a ética e a bioética enquanto prática profissional que não se encerra com o ato técnico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO AO ATENDIMENTO DAS EMERGÊNCIAS MÉDICAS | 102.0 h

EMENTA: Emergências médicas clínicas, cirúrgicas, ginecológico-obstétricas e pediátricas, em seus aspectos de fisiopatologia, atendimento inicial e prognóstico.
OBJETIVO: Desenvolver conhecimento e habilidades para identificar e atuar de forma autônoma e competente nas situações clínicas de urgência e emergência mais prevalentes de ameaça à vida.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA E SOCIEDADE VIII | 68.0 h

EMENTA: Gestão do cuidado. Processo de trabalho, atenção e vigilância às doenças transmissíveis, com ênfase nos programas de controle de DST/HIV, Hanseníase, Tuberculose e das situações especiais em vacinação. Redes de atenção. SUS. Inserção prática em ações dos programas e unidades da rede de saúde.
OBJETIVO: Desenvolver conhecimentos e habilidades na Vigilância das Doenças Transmissíveis, com ênfase nos programas de controle de DST/HIV; Hanseníase, Tuberculose e das situações especiais em vacinação. Desenvolver o processo de ensino-aprendizagem sustentado na Lógica do Cuidado, centrado no Discurso do Direito e Autonomia do Sujeito. Propiciar - na Linha do Cuidado - a atuação baseada na evidência científica, tendo o aluno a oportunidade para construir a habilidade de investigação epidemiológica, formação de senso científico e prático que o habilite a identificar, problemas e necessidades de saúde. Promover projetos de intervenção e de cuidado, em interação com outros profissionais e com a clientela sob sua gestão, tanto sob aspecto populacional, quanto individual, através da inserção em ações e serviços da rede de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

SAÚDE COLETIVA | 320.0 h

EMENTA: Inserção e treinamento prático em ações, programas e unidades da rede de saúde com ênfase na saúde da família e comunidade. Gestão e gerência em Saúde.
OBJETIVO: Desenvolver conhecimentos e habilidades através de prática de saúde humanista, crítica, reflexiva e ética, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da qualidade na atenção e da saúde integral do ser humano. Enfatizar a determinação social no processo de saúde e doença nos diferentes níveis de atenção à saúde, priorizando as ações na atenção básica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE DA CRIANÇA | 320.0 h

EMENTA: Treinamento prático, com ênfase no atendimento ambulatorial e na atenção básica da criança e do adolescente, relativo às doenças prevalentes ou de maior risco nesta população.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a reconhecer e tratar as doenças mais prevalentes e de maior potencial de morbimortalidade; avaliar diagnósticos diferenciais e iniciar terapêuticas adequadas, com ênfase no atendimento ambulatorial e na atenção básica, na área de pediatria, priorizando qualidade na atenção à saúde, pautando seu pensamento crítico, que conduz o seu fazer, nas melhores evidências científicas, na escuta ativa e singular de cada pessoa, família, grupos e comunidades e nas políticas públicas, programas, ações estratégicas e diretrizes vigentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE DA MULHER | 320.0 h

EMENTA: Treinamento prático, com ênfase no atendimento ambulatorial da mulher e na atenção básica, nas diversas áreas da ginecologia e obstetrícia, relativo às doenças prevalentes ou de maior risco nesta população.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a reconhecer e tratar as doenças prevalentes e de maior potencial de morbimortalidade; avaliar diagnósticos diferenciais e iniciar terapêuticas adequadas, com ênfase no atendimento ambulatorial e na atenção básica, na área de ginecologia e obstetrícia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

SAÚDE DO ADULTO I | 320.0 h

EMENTA: Treinamento prático, com ênfase no atendimento ambulatorial do paciente adulto, na área de clínica médica , relativo às doenças prevalentes ou de maior risco nesta população.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a reconhecer e tratar as doenças prevalentes e de maior potencial de morbimortalidade; avaliar diagnósticos diferenciais e iniciar terapêuticas adequadas, com ênfase no atendimento ambulatorial e na atenção básica, nas áreas de clínica médica e cirúrgica do paciente adulto, priorizando a qualidade na atenção à saúde relativa às doenças prevalentes ou de maior risco, pautando seu pensamento crítico, que conduz o seu fazer, nas melhores evidências científicas, na escuta ativa e singular de cada pessoa, família, grupos e comunidades e nas políticas públicas, programas, ações estratégicas e diretrizes vigentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE DO ADULTO II | 320.0 h

EMENTA: Treinamento prático, com ênfase no atendimento ambulatorial do paciente adulto, na área de clínica cirúrgica, relativo às doenças prevalentes ou de maior risco nesta população.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a reconhecer e tratar as doenças prevalentes e de maior potencial de morbimortalidade; avaliar diagnósticos diferenciais e iniciar terapêuticas adequadas, com ênfase no atendimento ambulatorial e na atenção básica, nas áreas de clínica médica e cirúrgica do paciente adulto, priorizando a qualidade na atenção à saúde relativa às doenças prevalentes ou de maior risco, pautando seu pensamento crítico, que conduz o seu fazer, nas melhores evidências científicas, na escuta ativa e singular de cada pessoa, família, grupos e comunidades e nas políticas públicas, programas, ações estratégicas e diretrizes vigentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE MENTAL | 320.0 h

EMENTA: Treinamento prático, com ênfase no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, nos ambulatórios especializados e nas enfermarias psiquiátricas em Hospital Geral.
OBJETIVO: Contribuir para a formação geral do médico, mediante o atendimento dos distúrbios psiquiátricos prevalentes na população brasileira, além de possibilitar o desenvolvimento de práticas interdisciplinares e comunitárias em saúde mental. Desenvolver práticas de saúde mental nos vários níveis de atenção em saúde, priorizando as ações na atenção básica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 11

CLÍNICA GINECOLÓGICA E OBSTÉTRICA | 320.0 h

EMENTA: Treinamento prático nas diversas áreas de ginecologia e obstetrícia, com ênfase nas doenças prevalentes e nas situações de maior potencial de morbimortalidade; em seus aspectos preventivos, diagnósticos e terapêuticos.
OBJETIVO: Desenvolver a habilidade de reconhecer e tratar as doenças prevalentes e de maior potencial de morbimortalidade; avaliar diagnósticos diferenciais e iniciar terapêuticas adequadas, com ênfase no tratamento em regime hospitalar, incluindo serviço de urgência e emergência, na área de ginecologia e obstetrícia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CLÍNICA PEDIÁTRICA | 320.0 h

EMENTA: Treinamento prático nas diversas áreas da pediatria, incluindo suas diversas especialidades, relativo às doenças prevalentes e às de maior risco de morbimortalidade, em seus aspectos preventivos, diagnósticos e terapêuticos.
OBJETIVO: Desenvolver a habilidade de reconhecer e tratar as doenças prevalentes e de maior potencial de morbimortalidade; avaliar diagnósticos diferenciais e iniciar terapêuticas adequadas, com ênfase no tratamento em regime hospitalar, incluindo serviço de urgência e emergência, na área de clínica pediátrica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO ELETIVO | 320.0 h

EMENTA: Opção de estágio supervisionado (internato) em qualquer área clínica do Hospital da Universidade São Francisco ou de outros hospitais.
OBJETIVO: Permitir ao aluno adquirir experiência adicional na área de seu maior interesse.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 12

CLÍNICA CIRÚRGICA | 320.0 h

EMENTA: Treinamento prático nas diversas áreas de clínica cirúrgica, relativo às doenças prevalentes e às de maior potencial de morbimortalidade, em seus aspectos preventivos, diagnósticos e terapêuticos. Anestesiologia para o médico generalista.
OBJETIVO: Desenvolver a habilidade de reconhecer e tratar as doenças prevalentes e de maior potencial de morbimortalidade; avaliar diagnósticos diferenciais e iniciar terapêuticas adequadas, com ênfase no tratamento em regime hospitalar, incluindo serviço de urgência e emergência na área de clínica cirúrgica. Interpretação dos resultados dos exames realizados, considerando as hipóteses diagnósticas, a condição clínica e o contexto da pessoa sob seus cuidados e o registro e atualização, no prontuário, da investigação diagnóstica, de forma clara e objetiva. Promover o conhecimento e desenvolvimento das habilidades essenciais na área de anestesiologia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CLÍNICA MÉDICA | 320.0 h

EMENTA: Treinamento prático nas diversas áreas de clínica médica, incluindo suas diferentes especialidades, relativo às doenças prevalentes e às de maior risco de morbimortalidade.
OBJETIVO: Desenvolver a habilidade de reconhecer e tratar as doenças prevalentes e de maior potencial de morbimortalidade; avaliar diagnósticos diferenciais e iniciar terapêuticas adequadas, com ênfase no tratamento em regime hospitalar, incluindo serviço de urgência e emergência na área de clínica médica. Interpretação dos resultados dos exames realizados, considerando as hipóteses diagnósticas, a condição clínica e o contexto da pessoa sob seus cuidados e o registro e atualização, no prontuário, da investigação diagnóstica, de forma clara e objetiva.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 34.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos
OBJETIVO: Promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda b) Favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; c) Propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; d) Contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; e) Desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA | 320.0 h

EMENTA: Atendimento integrado das emergências e urgências médicas do adulto, com ênfase nas patologias prevalentes em nosso meio e naquelas com maior risco de vida, em especial do politraumatizado e das doenças cardiovasculares. Aprender em situações e ambientes protegidos e controlados, ou em simulação da realidade, identificando e avaliando o erro.
OBJETIVO: Desenvolver a habilidade de reconhecer as urgências e emergências médicas, realizar os diagnósticos diferenciais mais importantes e iniciar com eficiência o tratamento adequado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: DIURNO Currículo: 0001-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

BIOLOGIA CELULAR E TECIDUAL | 204.0 h

EMENTA: Estrutura, bioquímica e funções das células e dos tecidos. Estrutura e bioquímica das membranas celulares, organelas citoplasmáticas, núcleo. Metabolismo celular e tecidual. Hipótese diagnóstica baseada na análise morfológica e exames bioquímicos.
OBJETIVO: Promover o conhecimento das bases celulares e moleculares, dos elementos estruturais e bioquímicos das células e tecidos, com ênfase nas funções normais da membrana plasmática, das organelas citoplasmáticas, do núcleo, do transporte intra e extracelular e do metabolismo celular. Capacitar à formulação de hipóteses diagnósticas baseada na análise morfológica e exames bioquímicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO AO APRENDIZADO MÉDICO | 68.0 h

EMENTA: Introdução à história da Medicina. O projeto pedagógico e as diretrizes atuais do ensino médico. Os recursos e as estratégias de aprendizado. O médico e o mercado de trabalho. O ciclo da vida. Introdução à ética médica.
OBJETIVO: Estimular o conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina e dos recursos e estratégias de aprendizado em Medicina. Discutir os aspectos principais da história da Medicina e suas implicações na atualidade. Tratar do processo de ciclo da vida, sob a perspectiva humanística. Discutir noções introdutórias dos aspectos éticos na formação médica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MORFOFISIOLOGIA HUMANA I | 238.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em ciências morfofuncionais. Morfofisiologia do sistema nervoso, do aparelho locomotor, do sistema nervoso autônomo, do sistema circulatório e do sistema respiratório. Correlações clínicas relativas a estes sistemas. Bases celulares dos processos normais da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, conforme a prática médica. Discussão de casos clínicos.
OBJETIVO: Promover o conhecimento morfofuncional referente aos sistemas nervoso geral e autônomo, locomotor, circulatório e respiratório. Promover a integração do conhecimento destes sistemas no contexto dos problemas mais prevalentes na população. Compreender os processos fisiológicos dos seres humanos na vida adulta. Construir um raciocínio clínico em contextos específicos, com estabelecimento de hipóteses diagnósticas mais prováveis, relacionando os dados da história e exames clínicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA E SOCIEDADE I | 68.0 h

EMENTA: Fundamentos da epidemiologia. Indicadores e sistemas de informações. Saúde e doença. Território e saúde. Modelo e sistema de saúde no Brasil. SUS. Inserção prática em ações e programas da rede básica de saúde.
OBJETIVO: Desenvolver conhecimentos sobre os fundamentos da epidemiologia com ênfase nos estudos dos processos de saúde, tendo como transversalidade em sua prática, a determinação social do processo de saúde e doença. Compreender os determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, nos níveis individual e coletivo. Proporcionar competências para a determinação do perfil de saúde da população e construir intervenções com a participação da sociedade. Analisar e discutir a evolução do Modelo de Saúde no Brasil. A história do processo de reforma Sanitária e a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) considerando seus princípios, diretrizes e políticas de saúde. Criar oportunidades de aprendizagem, tendo as Ciências Humanas e Sociais como eixo transversal, proporcionando a inserção do aluno nas redes de serviços a partir do conceito ampliado de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 68.0 h

EMENTA: Exame crítico do conhecimento científico e tecnológico. Fundamentos e aplicações da Ética, Cidadania e Responsabilidade Social. Problemáticas existenciais, sociais e culturais que a sociedade pós-industrial, de massas e de consumo, coloca para o ser humano. Possíveis respostas a essas problemáticas: a perspectiva religiosa cristã e franciscana, o pensamento ecológico e a justiça social.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade e a cultura lhe impõem, nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania. Oferecer ao aluno, através da perspectiva teológica e franciscana, valores que possam enriquecer a sua compreensão do mundo e sua atuação nele.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO PARASITO-HOSPEDEIRO I | 68.0 h

EMENTA: Princípios teóricos e práticos da biologia dos microrganismos e parasitos e suas relações com o organismo humano. Fundamentos teóricos da fisiopatologia, epidemiologia, diagnóstico, controle e da profilaxia das doenças prevalentes causadas por estes agentes.
OBJETIVO: Promover o conhecimento dos fundamentos da microbiologia e da parasitologia médica e das relações destes organismos com o ser humano. Compreender os fundamentos da fisiopatologia, epidemiologia, diagnóstico, controle e profilaxia das doenças prevalentes causadas por estes agentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HABILIDADES MÉDICAS I | 102.0 h

EMENTA: Fundamentos da psicologia médica e da concepção do binômio saúde/doença. Fundamentos psicológicos da relação médico-paciente. Desenvolvimento de habilidades de comunicação e de anamnese. Teoria e prática no suporte básico de vida (BLS).
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno o conhecimento dos fundamentos da psicologia médica e da concepção saúde-doença. Estimular a observação, o ouvir e sua importância na relação humana, contemplando princípios éticos e humanísticos. Estimular o aluno a compreender que a história do indivíduo antecede a técnica da anamnese. Capacitar o aluno na prática do suporte básico de vida.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MORFOFISIOLOGIA HUMANA II | 272.0 h

EMENTA: Morfofisiologia relativa ao sistema nervoso sensorial, motor e cortical superior. Sistema endócrino. Sistema genital. Sistema digestório. Sistema urinário. Bases celulares dos processos normais da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos conforme a prática médica. Correlações clínicas dos diversos sistemas.
OBJETIVO: Promover o conhecimento morfofuncional referente aos sistemas nervoso sensorial, motor e cortical, endócrino, genital, digestório e urinário. Promover o conhecimento das bases celulares dos processos normais da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, integrando os conhecimentos destes sistemas ao contexto dos problemas prevalentes na população, conforme a prática médica. Capacitar ao raciocínio clínico e à hipótese diagnóstica, relacionando os aspectos morfofisiológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA E SOCIEDADE II | 68.0 h

EMENTA: Epidemiologia descritiva aplicada à Vigilância em Saúde. Território e Saúde. Saúde Ambiental. Promoção e Educação em Saúde. SUS. Inserção prática em ações e programas da rede básica de saúde.
OBJETIVO: Compreender os fundamentos da epidemiologia descritiva atuando sobre o território local com empatia, sensibilidade e interesse, tendo a promoção da saúde, articulada às demais políticas e tecnologias desenvolvidas no sistema de saúde brasileiro, como estratégia de produção de saúde. Desenvolver habilidades de comunicação com usuários, familiares, comunidades e membros das equipes profissionais. Promover a preservação da biodiversidade com sustentabilidade, respeitando as relações entre ser humano, ambiente, sociedade e tecnologias, no desenvolvimento da prática médica, contribuindo para a incorporação de novos cuidados, hábitos e práticas de saúde. Apresentar os conceitos básicos de saúde ambiental.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

CICLO DA VIDA HUMANA I | 136.0 h

EMENTA: Estrutura, replicação e funcionamento do material genético. Mecanismos genéticos de doenças gênicas, cromossômicas, multifatoriais e seus métodos de detecção. Aconselhamento genético. Genética e câncer. A concepção e o desenvolvimento embrionário e fetal. O ciclo vital normal e os fundamentos teóricos relativos à concepção, ao nascimento, à puericultura, ao desenvolvimento da criança, à saúde do escolar, à puberdade e à adolescência, com ênfase na promoção da saúde e à prevenção da doença.
OBJETIVO: Capacitar o aluno no conhecimento do ciclo normal da vida humana, da concepção à adolescência, em suas características, peculiaridades e riscos, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção da doença. Compreender as bases da genética humana e os processos morfofisiológicos dos seres humanos (fecundação, gestação, nascimento, crescimento e desenvolvimento). Estabelecer o raciocínio clínico-epidemiológico em contextos específicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA HUMANA INTEGRADA | 170.0 h

EMENTA: Inter-relações bioquímicas e fisiológicas e seus mecanismos de controle, relativos aos seus aspectos cardiorrespiratórios; metabólico-renais, metabólico-hepáticas, metabólico-nutricionais, neuroendócrinas e na prática esportiva.
OBJETIVO: Promover a compreensão das diversas interações bioquímicas e fisiológicas que ocorrem no organismo e seu impacto no desenvolvimento normal e patológico. Compreender as inter-relações metabólicas e fisiológicas entre órgãos em sua normalidade e na doença, bem como aspectos benéficos e influencia das atividades física e desportiva na saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO PARASITO-HOSPEDEIRO II | 102.0 h

EMENTA: Princípios teóricos e práticos da resposta imunológica do organismo humano aos agentes biológicos. Fundamentos da imunologia clínica.
OBJETIVO: Promover o conhecimento das respostas imunológicas, gerais e específicas, aos agentes biológicos. Apresentar os fundamentos da imunologia clínica e sua aplicação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HABILIDADES MÉDICAS II | 102.0 h

EMENTA: Técnicas e habilidades gerais da anamnese e do exame físico. Teoria e prática das técnicas de enfermagem nos ambientes ambulatorial, hospitalar e laboratorial.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de comunicação para a realização da história clínica. Compreender e desenvolver habilidades técnicas em propedêutica médica para a realização de exame físico normal e patológico. Capacitar o aluno no desenvolvimento do raciocínio fisiopatológico dos sinais e sintomas. Capacitar o aluno à reflexão ética, psicológica, humanística, na relação médico-paciente em seus cuidados. Treinar a comunicação, por meio de linguagem verbal e não verbal, com usuários, familiares, comunidades e membros das equipes profissionais, com empatia, sensibilidade e interesse, preservando a confidencialidade, a compreensão, a autonomia e a segurança da pessoa sob cuidado. Proporcionar ao aluno uma ampla abordagem dos conceitos fundamentais, das habilidades e técnicas da prática de enfermagem voltada para medicina.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA E SOCIEDADE III | 68.0 h

EMENTA: Gestão do cuidado. Prevenção do agravo. Prática médica na saúde coletiva. Atenção Primária à Saúde no Brasil. SUS. Inserção prática em ações e programas da rede básica de saúde.
OBJETIVO: Promover a prática dos atributos da Atenção Primária à Saúde no Brasil. Fornecer ferramentas clínicas e epidemiológicas da prática médica na saúde coletiva, com o olhar sobre a gestão do cuidado, centrado na pessoa, na família e na comunidade, no qual prevaleça o trabalho interprofissional, em equipe. Desenvolver a relação horizontal, compartilhada, respeitando-se as necessidades e desejos da pessoa sob cuidado, família e comunidade. Compreender estes aspectos sobre o adoecer. Identificar os objetivos e responsabilidades comuns entre profissionais de saúde e usuários no cuidado, estruturado pela construção da relação ensino-serviço.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

BASES DA PATOLOGIA GERAL | 102.0 h

EMENTA: Introdução à patologia geral. Etiopatogenia, fisiopatologia, alterações morfológicas macro e microscópicas relacionadas aos processos patológicos gerais: processos degenerativos, lesão celular e morte celular, distúrbios circulatórios, inflamações e neoplasias. Conhecimento dos processos patológicos. Hipótese diagnóstica baseada na análise morfológica.
OBJETIVO: Promover a compreensão das bases moleculares, celulares e teciduais dos processos patológicos gerais, relacionando-os às manifestações clínicas na forma como o médico o utiliza. Capacitar à investigação diagnóstica para ampliar, confirmar ou afastar hipóteses diagnósticas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CICLO DA VIDA HUMANA II | 102.0 h

EMENTA: Teorias biológicas do envelhecimento; Diferença entre senescência e senilidade; Envelhecimento normativo e bem-sucedido dos sistemas: Nervoso; Cardiovascular; Respiratório; Digestório; Renal; Endócrino, Reprodutor, Osteomuscular; Pele e Anexos e Imunológico; Repercussões Clínicas e Afecções mais comuns que acometem estes sistemas. Cuidados Paliativos.
OBJETIVO: Promover o conhecimento dos processos fisiológicos dos seres humanos; do ciclo normal da vida humana, da idade adulta à senectude, em suas características, peculiaridades e riscos, com ênfase no estabelecimento, a partir do raciocínio clínico em contextos específicos, da promoção da saúde, da prevenção da doença e da reabilitação. Desenvolver uma reflexão crítica sobre a morte como parte do ciclo da vida humana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA CIENTÍFICA E ÉTICA EM PESQUISA | 102.0 h

EMENTA: A estrutura dos projetos de pesquisa, os tipos de estudos clínicos e experimentais e a descrição e apresentação de dados. Bioestatística aplicada à leitura de artigos científicos. Níveis de evidência e seu impacto no exercício da medicina. Introdução aos aspectos éticos da experimentação com seres humanos e das boas práticas em pesquisa clínica. A intersecção entre ensino, pesquisa e extensão.
OBJETIVO: Favorecer o desenvolvimento da consciência crítica em relação aos trabalhos de pesquisa, em planejamento ou já publicados. Apresentar os conceitos fundamentais da Medicina baseada em evidência. Promover a compreensão da bioestatística aplicada à leitura de artigos científicos. Capacitar a formação, envolvendo ensino, pesquisa e extensão, considerando as mudanças sociais e científicas da formação dos profissionais de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA E SOCIEDADE IV | 68.0 h

EMENTA: Epidemiologia analítica. Bioestatística. O método epidemiológico. Organização do raciocínio clínico-epidemiológico para a tomada de decisão no cuidado individual e coletivo. Orientação prática em ações na rede de saúde.
OBJETIVO: Desenvolver o método epidemiológico e suas ferramentas analíticas, a orientação e organização do raciocínio clínico-epidemiológico para a tomada de decisão no cuidado da pessoa, da família e da comunidade. Proporcionar o desenvolvimento de análise crítica de fontes, métodos e resultados, no sentido de avaliar evidências e práticas no cuidado, na gestão do trabalho e na educação de profissionais de saúde, pessoa sob seus cuidados, famílias e responsáveis. Permitir a identificação da necessidade de produção de novos conhecimentos em saúde, a partir do diálogo entre a própria prática, a produção científica e o desenvolvimento tecnológicos disponíveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FARMACOLOGIA | 68.0 h

EMENTA: Aspectos gerais da farmacocinética clínica e farmacodinâmica dos principais grupos farmacológicos. Farmacologia autonômica.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos de farmacocinética clínica e farmacodinâmica dos grandes grupos de drogas de uso comum em medicina. Promover o conhecimento da farmacologia do sistema nervoso autônomo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROPEDÊUTICA MÉDICA I | 136.0 h

EMENTA: Principais sinais e sintomas clínicos. Desenvolvimento da anamnese nos seus aspectos biopsicossocial e ético. Exame físico normal. Exames subsidiários: princípios teóricos e práticos.
OBJETIVO: Compreender e dominar a propedêutica médica: capacidade de realizar história clínica, exame físico, conhecimento fisiopatológico dos sinais e sintomas, capacidade reflexiva e compreensão ética, psicológica e humanística da relação médico-pessoa sob cuidado. Desenvolver as habilidades necessárias para realização de um exame clínico completo (anamnese e exame físico), associado aos exames subsidiários mais comuns na prática clínica e para realização dos diagnósticos sindrômicos prevalentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

INGLÊS APLICADO À MEDICINA | 68.0 h

EMENTA: Fundamentos da língua inglesa aplicada à interpretação de textos médicos. Conhecimento de tecnologias da comunicação para acesso à base remota de dados em inglês.
OBJETIVO: Promover a proficiência em língua estrangeira (inglesa) aplicada à interpretação de textos médicos, objetivando atualizar os avanços da Medicina, complementar o aprimorar o profissional para interagir com outras equipes de profissionais da saúde em outras partes do mundo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTEGRAÇÃO CLÍNICA I | 238.0 h

EMENTA: Integração da etiopatogenia, fisiopatologia, anatomia patológica, manifestações clínicas, diagnóstico clínico e complementar, prognóstico, e princípios terapêuticos relativos às doenças prevalentes nas áreas de clínica médica e clínica pediátrica.
OBJETIVO: Correlacionar os aspectos morfofisiológicos normais com as alterações morfológicas e fisiopatológicas das doenças mais prevalentes. Abordar as doenças em relação à sua epidemiologia, etiologia, patogenia, fisiopatologia, quadro clínico, diagnóstico clínico e complementar. Especial atenção será dada às influências psicossociais associadas às doenças, e à abordagem terapêutica multiprofissional. Construir o raciocínio clínico-epidemiológico e a hipótese diagnóstica, contemplando as dimensões de prevenção e princípios terapêuticos básicos. Incentivar o aluno a aprender a aprender com autonomia, identificando conhecimentos prévios, desenvolvendo a curiosidade e formulando questões para a busca de respostas cientificamente consolidadas e avaliar, criticamente, as informações obtidas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA E SOCIEDADE V | 68.0 h

EMENTA: Gestão do cuidado. Processo de trabalho, atenção e vigilância à saúde da mulher, da criança e adolescente. Redes de atenção. SUS. Inserção prática em ações dos programas de atenção à saúde da mulher, da criança e adolescente na rede de saúde.
OBJETIVO: Desenvolver e aprofundar o conhecimento sobre os fundamentos, a organização e os mecanismos de gestão e financiamento do Sistema Único de Saúde. Identificar os desafios na organização do trabalho em saúde, considerando as politicas, serviços e redes de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança e Adolescente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROPEDÊUTICA MÉDICA II | 136.0 h

EMENTA: Habilidades gerais e específicas relativas à anamnese, ao exame físico normal e patológico e exames complementares nas áreas da Clínica Médica e Clínica Pediátrica.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades para a realização de anamnese, exame físico geral e específico. Capacitar à proposição lógica de hipóteses diagnósticas, e, solicitação racional de exames complementares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÉCNICA CIRÚRGICA | 68.0 h

EMENTA: Fundamentos da técnica cirúrgica. Procedimentos cirúrgicos básicos para a formação geral do médico.
OBJETIVO: Desenvolver as habilidades básicas relativas à aplicação das técnicas assépticas e das técnicas cirúrgicas necessárias ao atendimento na urgência.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

ATUALIZAÇÃO I | 68.0 h

EMENTA: Manejo ético e condução no luto e familiar de pacientes sob cuidados paliativos. Controle farmacológico dos principais sintomas e terapia nutricional, desenvolvidos de forma a fortalecer o papel multi e interdisciplinar da equipe de cuidados.
OBJETIVO: Promover o conhecimento sobre cuidados paliativos visando complementar e aprimorar a formação médica profissional

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTEGRAÇÃO CLÍNICA II | 238.0 h

EMENTA: Integração entre o conhecimento do normal e da doença. Abordagem dos aspectos biopsicossociais associados às doenças mais prevalentes, bem como do diagnóstico. Entender a atuação multiprofissional em termos terapêuticos.
OBJETIVO: Correlacionar os aspectos morfofisiológicos normais com as alterações morfológicas e fisiopatológicas das doenças mais prevalentes. A abordagem das doenças será feita em relação à sua epidemiologia, etiologia, patogenia, fisiopatologia, quadro clínico, diagnóstico e diagnóstico diferencial. Especial atenção será dada às influencias psicossociais associadas às doenças, e, à abordagem terapêutica multiprofissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MEDICINA LEGAL | 68.0 h

EMENTA: Responsabilidade civil e penal do médico. Ato médico como ação da Medicina Legal. O Código de Ética Médica. Documentos médicos legais. Direitos do usuário do sistema público e privado de saúde. O papel do Conselho Federal de Medicina e dos conselhos regionais.
OBJETIVO: Promover a compreensão da atuação do profissional médico sob a perspectiva legal.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA E SOCIEDADE VI | 68.0 h

EMENTA: Gestão do cuidado. Processo de trabalho, atenção e vigilância à saúde do adulto e do idoso. Redes de atenção. SUS. Inserção prática em ações dos programas de atenção à saúde do adulto e do idoso na rede de saúde.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades na abordagem dos problemas de saúde do adulto e idoso recorrente na atenção básica, na promoção da saúde e na prevenção de riscos e danos, visando à melhoria dos indicadores de qualidade de vida, de morbidade e de mortalidade. Proporcionar ao futuro profissional médico generalista, propositivo e resolutivo, práticas que valorizam a vida.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROPEDÊUTICA MÉDICA III | 136.0 h

EMENTA: Desenvolver as habilidades gerais e específicas relativas à anamnese, ao exame físico normal e patológico e exames complementares nas áreas da Clínica Cirúrgica e Clínica Obstétrica.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades para a realização de anamnese, exame físico geral e específico. Capacitar à proposição lógica de hipóteses diagnósticas e solicitação racional de exames complementares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

ATENÇÃO INTEGRADA À SAÚDE I | 272.0 h

EMENTA: Abordagem clínica integrada das doenças prevalentes em nosso meio, com ênfase em manifestações clínicas, exames subsidiários, prognóstico e princípios terapêuticos. Módulos: clínica médica e clínica pediátrica.
OBJETIVO: Capacitar o aluno para o atendimento clínico integrado, em seus aspectos teórico e, principalmente, prático, voltado para as áreas de clínica médica e pediátrica. Aprimorar o aluno na realização da História Clínica, Exame Físico e Formulação de Hipóteses Diagnósticas mais prováveis. Capacitar o aluno na Priorização de Problemas, relacionando os dados da história e exames clínicos, prognóstico dos problemas da pessoa sob seus cuidados, considerando os contextos pessoal, familiar, do trabalho, epidemiológico e ambiental. Informação e esclarecimento das hipóteses estabelecidas, de forma ética e humanizadas. Capacitar o aluno a compartilhar o processo terapêutico e negociação do tratamento com a possível inclusão de práticas populares de saúde. Orientar o aluno na organização e no registro da anamnese de forma clara, objetiva e legível, utilizando o raciocínio clínico-epidemiológico, a técnica semiológica e o conhecimento das evidências científicas, voltadas para a atenção primária e secundária.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ATUALIZAÇÃO II | 68.0 h

EMENTA: Temas atuais da área médica.
OBJETIVO: Promover o conhecimento e a análise crítica sobre temas atuais, de grande importância médica, visando complementar e aprimorar a formação profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOÉTICA E ÉTICA MÉDICA I | 68.0 h

EMENTA: Conceitos básicos da ética e suas inter-relações com a moral, o direito e os direitos humanos. Principais modelos de explicação e justificação ética. Fundamentos filosóficos, jurídicos e científicos da ética médica. Fundamentos, princípios e aplicações da bioética e seu desenvolvimento. Ética e bioética na perspectiva da alteridade, incluído o respeito à diversidade humana.
OBJETIVO: Promover o conhecimento dos fundamentos da ética, em seus aspectos filosóficos, jurídicos e médicos, com o objetivo do desenvolvimento da postura ética no exercício profissional, no âmbito da bioética, sua abordagem transdisciplinar e o diálogo com os diversos sujeitos sociais, incluídas as várias formas de diversidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA APLICADA À PRÁTICA MÉDICA | 68.0 h

EMENTA: Farmacologia clínica dos principais grupos de drogas utilizadas nas patologias respiratórias, digestórias, cardiovasculorrenais, infecciosas e neuropsiquiátricas. Farmacologia em anestesiologia. Planos terapêuticos fundamentados na medicina baseada em evidências.
OBJETIVO: Promover o conhecimento da farmacologia clínica dos principais grupos de drogas utilizadas na prática médica, com ênfase na relação risco-benefício das mesmas, contemplando as dimensões de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, amparadas pela medicina baseada em evidências.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA E SOCIEDADE VII | 102.0 h

EMENTA: Gestão do cuidado. Processo de trabalho, promoção, atenção e vigilância à saúde do trabalhador. Educação em Saúde. Redes de atenção. Visitas direcionadas e supervisionadas em ambientes de trabalho e empresas.
OBJETIVO: Promover o conhecimento dos princípios teóricos e práticos da vigilância em Saúde do Trabalhador através do conhecimento e análise crítica da legislação e normas vigentes no país e suas aplicações em relação às responsabilidades do empregado e empregador. Analisar o perfil epidemiológico dos trabalhadores e desvios de saúde mais prevalentes, identificando os diferentes riscos ocupacionais e as formas de monitoramento e controle no ambiente de trabalho. Promover a inserção prática por meio de visitas a empresas de diferentes portes e riscos, a fim de desenvolver habilidades básicas na avaliação preliminar de risco ocupacional e exposição do trabalhador. Conhecer e reconhecer na prática ações preventivas individuais e coletivas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

ATENÇÃO INTEGRADA À SAÚDE II | 272.0 h

EMENTA: Integração entre o conhecimento do normal e da doença. Abordagem dos aspectos biopsicossociais associados às doenças mais prevalentes, bem como da semiologia específica e do diagnóstico. Atuação multiprofissional em termos terapêuticos, voltado para as áreas de clínica cirúrgica e ginecológica e obstétrica.
OBJETIVO: Correlacionar os aspectos morfofisiológicos normais com as alterações morfológicas e fisiopatológicas das doenças mais prevalentes. A abordagem das doenças será feita em relação à sua epidemiologia, etiologia, patogenia, fisiopatologia, quadro clínico, diagnóstico e diagnóstico diferencial. Especial atenção será dada às influências psicossociais associadas às doenças, e à abordagem terapêutica multiprofissional. Desenvolver habilidades relacionadas à semiologia específica através do atendimento supervisionado na rede municipal de saúde (UBSs) voltado para as áreas de Clínica Cirúrgica e Clínica Ginecológica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ATUALIZAÇÃO III | 68.0 h

EMENTA: Temas atuais da área médica.
OBJETIVO: Promover o conhecimento e a análise crítica sobre temas atuais, de grande importância médica, visando complementar e aprimorar a formação profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOÉTICA E ÉTICA MÉDICA II | 68.0 h

EMENTA: Principais problemas éticos contemporâneos nas perspectivas da bioética e da ética médica: eutanásia, suicídio assistido, transplante de órgãos e tecidos, engenharia genética, medicina reprodutiva e reprodução assistida, abortamento, experimentação com seres humanos, comunicação médico-paciente, consentimento informado, confidencialidade e privacidade. Modelos de discernimento e tomada de decisão ética. A humanização do ato médico.
OBJETIVO: Contribuir para a formação de um profissional crítico, humanista e ético, capaz de conduzir discussões e tomar decisões sempre baseadas nos princípios que norteiam a humanização dos cuidados em saúde. Conceber a ética e a bioética enquanto prática profissional que não se encerra com o ato técnico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO AO ATENDIMENTO DAS EMERGÊNCIAS MÉDICAS | 102.0 h

EMENTA: Emergências médicas clínicas, cirúrgicas, ginecológico-obstétricas e pediátricas, em seus aspectos de fisiopatologia, atendimento inicial e prognóstico.
OBJETIVO: Desenvolver conhecimento e habilidades para identificar e atuar de forma autônoma e competente nas situações clínicas de urgência e emergência mais prevalentes de ameaça à vida.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA E SOCIEDADE VIII | 68.0 h

EMENTA: Gestão do cuidado. Processo de trabalho, atenção e vigilância às doenças transmissíveis, com ênfase nos programas de controle de DST/HIV, Hanseníase, Tuberculose e das situações especiais em vacinação. Redes de atenção. SUS. Inserção prática em ações dos programas e unidades da rede de saúde.
OBJETIVO: Desenvolver conhecimentos e habilidades na Vigilância das Doenças Transmissíveis, com ênfase nos programas de controle de DST/HIV; Hanseníase, Tuberculose e das situações especiais em vacinação. Desenvolver o processo de ensino-aprendizagem sustentado na Lógica do Cuidado, centrado no Discurso do Direito e Autonomia do Sujeito. Propiciar - na Linha do Cuidado - a atuação baseada na evidência científica, tendo o aluno a oportunidade para construir a habilidade de investigação epidemiológica, formação de senso científico e prático que o habilite a identificar, problemas e necessidades de saúde. Promover projetos de intervenção e de cuidado, em interação com outros profissionais e com a clientela sob sua gestão, tanto sob aspecto populacional, quanto individual, através da inserção em ações e serviços da rede de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

SAÚDE COLETIVA | 238.0 h

EMENTA: Vigilância epidemiológica e sanitária. Gestão de unidades de saúde. Programa de saúde da família e programa de saúde escolar. Atendimento ambulatorial em unidades de baixa e média complexidade.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE DA CRIANÇA | 238.0 h

EMENTA: Treinamento prático, com ênfase no atendimento ambulatorial da criança e do adolescente, relativo às doenças prevalentes ou de maior risco nesta população.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE DA MULHER | 238.0 h

EMENTA: Treinamento prático, com ênfase no atendimento ambulatorial da mulher, nas diversas áreas da ginecologia e obstetrícia, relativo às doenças prevalentes ou de maior risco nesta população.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

SAÚDE DO ADULTO I | 238.0 h

EMENTA: Treinamento prático, com ênfase no atendimento ambulatorial do paciente adulto, nas áreas de clínica médica e cirúrgica, relativo às doenças prevalentes ou de maior risco nesta população.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE DO ADULTO II | 238.0 h

EMENTA: Treinamento prático, com ênfase no atendimento ambulatorial do paciente adulto, nas áreas de clínica médica e cirúrgica, relativo às doenças prevalentes ou de maior risco nesta população.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE MENTAL | 238.0 h

EMENTA: Treinamento prático, com ênfase no atendimento ambulatorial de pacientes com o distúrbios psiquiátricos prevalentes na população brasileira
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 11

CLÍNICA GINECOLÓGICA E OBSTÉTRICA | 272.0 h

EMENTA: Treinamento prático nas diversas áreas de ginecologia e obstetrícia, com ênfase nas doenças prevalentes e nas situações de maior potencial de morbimortalidade; em seus aspectos preventivos, diagnósticos e terapêuticos.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CLÍNICA PEDIÁTRICA | 272.0 h

EMENTA: Treinamento prático nas diversas áreas da pediatria, incluindo suas diversas especialidades, relativo às doenças prevalentes e às de maior risco de morbimortalidade, em seus aspectos preventivos, diagnósticos e terapêuticos.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO ELETIVO | 170.0 h

EMENTA: Opção de estágio supervisionado (internato) em qualquer área clínica do Hospital da Universidade São Francisco ou de outros hospitais.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 12

CLÍNICA CIRÚRGICA | 272.0 h

EMENTA: Treinamento prático nas diversas áreas de clínica cirúrgica, relativo às doenças prevalentes e às de maior potencial de morbimortalidade, em seus aspectos preventivos, diagnósticos e terapêuticos. Anestesiologia para o médico generalista.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CLÍNICA MÉDICA | 272.0 h

EMENTA: Treinamento prático nas diversas áreas de clínica médica, incluindo suas diferentes especialidades, relativo às doenças prevalentes e às de maior risco de morbi-mortalidade
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA | 170.0 h

EMENTA: Atendimento integrado das emergências e urgências médicas do adulto, com ênfase nas patologias prevalentes em nosso meio e naquelas com maior risco de vida, em especial do politraumatizado e das doenças cardiovasculares.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica [edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d6037c92, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@deb8dc97, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@53b80379, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1101e253, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@18bec0be, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9bb94925, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7779f731, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a3919148, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@19a9fb91, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8f214730]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2011/8

Optimized Enzymatic Synthesis of Hesperidin Fatty Acid Esters in a Two-Phase System Containing Ionic Liquid

2011/5

INFLUÊNCIA DO GÁS SULFÍDRICO E DAS ENZIMAS ANTIOXIDANTES NA INFLAMAÇÃO ALÉRGICA PULMONAR

2011/5

O GÁS SULFÍDRICO MODULA A ATIVIDADADE DAS ENZIMAS ANTIOXIDANTES NA ASMA

2011/5

ROTINAS DE ATENDIMENTO DAS EMERGÊNCIAS CARDIOLÓGICAS DO HUSF: PROTOCOLO PARA EDEMA AGUDO DE PULMÃO

2010/9

ANÁLISE DAS MOLÉCULAS DE ADESÃO SERIA CAPAZ DE MODIFICAR A INDICAÇÃO DA TERAPIA ADJUVANTE NO CÂNCER COLORRETAL?

2010/5

RESPOSTA ALÉRGICA PULMONAR MODULADA PELO ÓXIDO NÍTRICO: INFLUÊNCIA DO LINFÓCITO TH2

2009/5

MORTALIDADE POR FAIXAS ETÁRIAS E CAUSAS NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA PAULISTA DE 2004 A 2008

2008/5

ÓXIDO NÍTRICO: INFLUÊNCIA NA RESPOSTA ALÉRGICA EM MODELOS ANIMAIS

2008/5

PÊNFIGO, PENFIGÓIDE E EPIDERMÓLISE BOLHOSA

2008/5

RELAÇÃO CINTURA-QUADRIL E CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL: ASSOCIAÇÃO COM FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES NOS PACIENTES DA ENFERMARIA DE CLÍNICA MÉDICA DO HUSF



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.