Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Odontologia

Próximo de contabilizar quatro décadas de atividades, baseado na tríplice essência de ensino, pesquisa e extensão, formando brilhantes profissionais e promovendo saúde e bem estar social para milhares de pessoas, o Curso de Odontologia da USF (Universidade São Francisco) não se restringe apenas, e tão somente, à transferência do conhecimento ou à contribuição no avanço técnico e científico, vai além, possibilita o exercício da máxima franciscana, de educação para paz, formando agentes despertadores da consciência social, ética, moral, humanista, reflexiva, crítica e transformadora.

O projeto pedagógico assegura sólida formação generalista, cujo conteúdo, habilidades, atitudes e competências, necessárias ao cirurgião dentista, são desenvolvidas em dez semestres por meio da integração de ações, estratégias atualizadas e sintonizadas a todos os níveis de atenção, voltadas para todas as demandas sociais e potencializando efetivas oportunidades no mercado de trabalho, quer para atuar em serviços públicos ou empreendedorismo privado, ou para atuar como docente e/ou pesquisador, ciente da importância continuada do aprender através dos programas de pós-graduação.

Outro diferencial pertinente à filosofia Franciscana - adicional à prestação de serviços especializados de grande reconhecimento e referência regional - são os projetos sociais, nos quais o aluno interage junto à comunidade, levando informação, orientação, motivação, inclusão e saúde, resgatando o sublime ato de sorrir.

Deste modo, o desenvolvimento do curso se ocupa das capacitações inter e transdisciplinares, preparando o aluno para integrar e liderar equipes multiprofissionais, enfrentar com responsabilidade as oscilações do mercado e as reais necessidades da sociedade. Todo processo de formação é alicerçado pela estrutura administrativa, instalações, qualificação do corpo docente e tradição educacional da USF.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais


Duração: dez semestres.

Carga horária: 4.052 horas.

Período: noturno.

Áreas de Atuação

 O formado em Odontologia poderá exercer atividades profissionais em consultórios particulares, clínicas especializadas, Sistema Único de Saúde (SUS), rede básica de saúde, Programa de Saúde da Família, hospitais, ambulatórios, organizações governamentais e não-governamentais (ONGs) e instituições de ensino e pesquisa.

Banco de Dentes Humanos

Banco de Dentes Humanos do Curso de Odontologia da Universidade São Francisco
RESOLUÇÃO CONSEPE 75/2006


O Banco de Dentes Humanos (BDH) é um núcleo sem fins lucrativos, ligado ao curso de Odontologia da Universidade São Francisco e visa atender à legislação vigente referente à pesquisa e ensino envolvendo seres humanos e a remoção de órgãos, para fins de transplante e tratamento.

A remoção do órgão dental é ainda comum em estabelecimentos de Assistência Odontológica, porém na maioria das vezes não existe um destino apropriado ao elemento extraído. Os odontólogos devem estar cientes das obrigações e dos riscos que a manipulação incorreta poderá acarretar.

O BDH encontra-se fisicamente instalado nas dependências da Clínica Escola de Odontologia, como laboratório destinado à estocagem e manuseio dos órgãos dentais doados. Este complexo disponibiliza os equipamentos exigidos pelas normas da vigilância sanitária.

O núcleo assume importante função ética, auxiliando a eliminar o eventual comércio ilegal de dentes, bem como zelar pela eliminação da infecção cruzada existente quando do manuseio indiscriminado dos dentes extraídos.

O BDH também desempenha um papel social, promovendo campanhas de conscientização, sobre a importância do elemento dental e sua relação com a saúde das pessoas, além de incentivar a população estimulando a doação de órgãos.

Como doar:

  • Proceder à limpeza do dente em água corrente.
  • Armazenar em recipiente com água - não utilizar produtos químicos.
  • Preencher o formulário de doação (link) de acordo com a origem do órgão.
  • Encaminhar ao Banco de Dentes Humanos da Odontologia.
Saiba mais, faça o download dos termos abaixo:

Clínica de Odontologia

A clínica-escola do curso de Odontologia conta com 126 consultórios completos e automatizados e um centro de radiologia - possibilitando 136 atendimentos simultaneamente - além de recursos de alta tecnologia, tais como: aparelho automatizado para tratamento de canal, tomógrafo, panorâmico, fotopolimerizadores LED, ultrassom, e muito mais. 


Recursos que fazem da Clínica de Odontologia da USF única na região e uma das mais estruturadas do país. Tendo em vista essa qualificação, a Clínica também oferece serviços junto a programas governamentais como, por exemplo, a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) do Ministério da Saúde, além da Secretaria Estadual da Saúde do Estado de São Paulo, Secretaria Municipal da Saúde, entre outros órgãos. 

Por meio dos estágios supervisionados, alunos participam de atividades nas seguintes especialidades: cirurgia, incluindo bucomaxilofacial e implantodontia; dentística; endodontia; estomatologia; odontopediatria; ortodontia; periodontia; prótese; prática da reabilitação fixa ou móvel; radiologia; clínica infantil; clínica odontológica integrada; diagnóstico bucal; endodontia; odontogeriatria; odontologia restauradora; pacientes com necessidades especiais; reabilitação bucal e saúde coletiva.

De 2012 a 2014, foram registrados mais de 25 mil atendimentos, especialmente nas dependências Clínica, mas também em ações extramuros.

Disciplinas

Portaria Ministerial nº 775, de 07/11/2008- D.O.U. de 10/11/2008.

Turno: DIURNO Currículo: 0004-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ANATOMIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: Nervoso, Circulatório, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital, Esquelético, Articular e Muscular.
OBJETIVO: Proporcionar, aos acadêmicos, conhecimentos teóricos e práticos básicos dos aspectos morfológicos e topográficos dos diversos sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ATIVIDADE PRÓ-ATIVA - CLÍNICA ODONTOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Instrumentalização do aluno para o atendimento pré hospitalar em suporte básico de vida, conceitos de ergonomia e biossegurança.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nos conceitos de Biossegurança, Ergonomia e Atendimento Básico Pré Hospitalar. Propiciar uma experiência inicial em clínica odontológica nos aspectos de triagem inicial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Bases conceituais, história e aplicação da epidemiologia. Processo saúde-doença. Epidemiologia descritiva e analítica. Desenhos epidemiológicos. Indicadores de saúde. Epidemiologia social na América Latina. Vigilância epidemiológica.
OBJETIVO: Compreender as bases teóricas do raciocínio epidemiológico para a redução das frequências dos agravos relativos à saúde da coletividade humana. Conhecer os indicadores para o planejamento, administração e avaliação de ações de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos em histologia do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos histológicos e estruturais dos seguintes tecidos básicos e sistemas: nervoso, epitelial e conjuntivo, muscular, circulatório, respiratório, urinário, genital masculino e feminino, digestório, ósseo e cartilaginoso.
OBJETIVO: Proporcionar ao acadêmico conhecimento teórico e prático básico dos aspectos morfológicos, microscópicos e ultraestruturais dos diversos tecidos e sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo do processo histórico de construção do sistema de saúde no Brasil. Reforma sanitária. Sistema Único de Saúde. Análise dos determinantes econômicos, sociais e políticos para a formulação de políticas públicas de saúde. Vigilância em saúde. Prevenção de agravos e promoção de saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde. Sistema de saúde local. Programas de saúde e Estratégia Saúde da Família.
OBJETIVO: Conhecer a evolução das políticas públicas de saúde no Brasil com ênfase no processo de reforma sanitária. Conhecer os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a importância da saúde coletiva, das políticas públicas e a realidade do sistema de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

BIOQUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura e função de aminoácidos, peptídeos, proteínas, carboidratos, lipídios, enzimas e vitaminas. Ação hormonal. Introdução ao metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Integração metabólica.
OBJETIVO: Proporcionar o aprendizado sobre a constituição química da célula e dos processos bioquímicos e metabólicos básicos. Proporcionar o aluno da área de saúde capacidade de compreender a importância dos diversos processos bioquímicos e metabólicos básicos no organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não acadêmicos. Promover uma prática intensiva de leitura e análise linguística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Regras de Três. Porcentagem. Expressões algébricas. Funções de uma variável.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS DENTÁRIOS I | 72.0 h

EMENTA: Propriedades dos sólidos de interesse odontológico. Materiais para modelos. Materiais de moldagem elásticos e anelásticos e materiais de desinfecção de moldagens. Materiais e técnicas de fundição. Resinas acrílicas. Ligas metálicas utilizadas na odontologia. Materiais para reembase de prótese. Técnicas de uso de materiais odontológicos em laboratório.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno o conhecimento dos materiais dentários utilizados em laboratório, desde a confecção de moldes e modelos de gesso até o trabalho final.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios teóricos e práticos da biologia dos microrganismos: bactérias, fungos e vírus. Controle de microrganismos. Antibióticos: mecanismos de ação e resistência microbiana. Estrutura e organização do sistema imunológico. Resposta imune inata e adaptativa. Características dos antígenos. Imunoglobulinas. Sistema complemento. Reações de hipersensibilidade. Imunizações ativas e passivas.
OBJETIVO: Conhecer as propriedades gerais dos diferentes grupos de microrganismos (bactérias, fungos e vírus). Entender a importância do controle de microrganismos e os princípios dos métodos de controle existentes. Descrever os mecanismos de ação dos antimicrobianos e a aquisição de resistência microbiana. Conhecer e aplicar técnicas laboratoriais para o estudo microscópico dos microrganismos. Conhecer a estrutura e organização do sistema imunológico humano. Descrever os mecanismos específicos e inespecíficos de defesa do hospedeiro contra os diferentes tipos de patógenos. Interação das respostas imunes. Descrever e diferenciar imunização ativa e passiva.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

ANATOMIA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos morfológicos e topográficos das estruturas anatômicas constituintes da cabeça e do pescoço.
OBJETIVO: Propiciar aos acadêmicos conceitos, localização e função de estruturas anatômicas relacionadas à odontologia, como pré-requisito às suas futuras atividades clínicas e cirúrgicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESCULTURA E OCLUSÃO | 72.0 h

EMENTA: Estudo teórico e prático da escultura dental, oclusão e do sistema estomatognático. Articuladores e registros intermaxilares. Noções básicas de etiologia e tratamento das disfunções temporomandibulares. Inter-relação com as demais especialidades.
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos de graduação conhecimentos da relação estática e dinâmica da escultura dental e oclusão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos compartimentos hídricos. Meio interno e homeostase, membrana, bioeletrogênese, tecido nervoso, potencial de ação, sinapse. Receptores sensoriais e somestesia. Sistema neurovegetativo. Estudo da função dos sistemas cardiovascular, respiratório, renal, digestório e glândulas anexas. Eixo hipotálamo-hipófise, tireóide, paratireóide, adrenais e pâncreas. Efeitos fisiológicos e mecanismo de controle de hormônios ovarianos e testiculares.
OBJETIVO: Possibilitar uma compreensão generalista dos mecanismos fisiológicos envolvidos na manutenção das funções vitais do organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS DENTÁRIOS II | 72.0 h

EMENTA: Cimentos de uso odontológico (para forramento, bases, cimentações e restaurações). Materiais restauradores diretos. Materiais de restauração indireta. Flúor e materiais preventivos. Abrasão e polimento dos materiais restauradores odontológicos.
OBJETIVO: Dar ao aluno condições técnicas de identificar os materiais, suas indicações, limitações e técnicas de manipulação, inter-relacionando a atividade laboratorial com a clínica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DA PESQUISA E BIOÉTICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos de ciência e métodos. Tipos de conhecimento. Etapas para elaboração de um projeto. Histórico da bioética. Princípios éticos para pesquisa com seres humanos e animais.
OBJETIVO: Desenvolver as habilidades necessárias para a pesquisa científica qualitativa e quantitativa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA GERAL | 36.0 h

EMENTA: Alterações regressivas celulares. Distúrbios circulatórios. Distúrbios do metabolismo de pigmentos endógenos e exógenos. Mecanismos de defesa inatos e adaptativos. Inflamações agudas, crônicas, crônicas granulomatosas, cura e reparo. Distúrbios do crescimento e da diferenciação. Neoplasias.
OBJETIVO: Fornecer embasamento para reconhecer e interpretar com segurança os fenômenos histopatológicos e conscientização da necessidade de assumir postura científica, frente à enfermidade. Explicar os mecanismos patogenéticos e suas manifestações clínicas, firmando em bases anátomo-fisiológicas. Mostrar as alterações estruturais e ou funcionais que envolvem todos os níveis de organização biológica, variando apenas o grau de comprometimento dos diferentes níveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

ANESTESIOLOGIA E CIRURGIA | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos aspectos farmacológicos dos anestésicos locais. Técnicas anestésicas intra e extrabucais utilizadas em Odontologia. Acidentes e complicações devido aos anestésicos e às técnicas anestésicas. Princípios fundamentais e instrumental em cirurgia bucal. Técnica exodôntica.
OBJETIVO: Capacitar o aluno quanto aos aspectos anatômicos e farmacológicos no uso das anestesias loco-regionais e introduzi-lo nos princípios cirúrgicos necessários às exodontias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DENTÍSTICA PRÉ-CLÍNICA I | 72.0 h

EMENTA: Estudo teórico e laboratorial da escultura dental, classificação e nomenclatura de cavidades dentárias; materiais e instrumentais utilizados; técnicas de preparo e restauração. Materiais restauradores diretos e proteção pulpar.
OBJETIVO: Desenvolver a destreza manual do aluno e familiarizá-lo com a escultura dental e os preparos cavitários para amálgama, preparos cavitários conservadores e materiais de restauração e proteção pulpar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTOMATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e metodologia do exame clínico para identificação de alterações patológicas bucais. Morfologia clínica das lesões. Exames complementares. Diagnóstico e tratamento das patologias de tecido mole.
OBJETIVO: Capacitar o aluno à aplicação de técnicas ou métodos de obtenção de sinais e sintomas que permitam identificar patologias relacionadas ao órgão dental e estruturas anexas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA GERAL | 36.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais em farmacologia. Formas farmacêuticas e vias de administração. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Interações Medicamentosas. Interações Fármaco-nutriente.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos básicos em Farmacologia, de farmacocinética e farmacodinâmica relacionados no programa. Capacitar o aluno a resolução de casos clínicos farmacológicos na prática diária e reconhecimento de possíveis interações medicamentosas, fornecendo subsídios para garantia da eficácia terapêutica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA APLICADA | 36.0 h

EMENTA: Psicologia como ciência. Principais processos psicológicos. O comportamento do indivíduo ante o processo saúde–doença. As contribuições da psicologia para a prática do profissional da saúde. Estudos sobre tanatologia.
OBJETIVO: Estudar e compreender as bases da psicologia do desenvolvimento, bem como as principais correntes de pensamentos que vigoram na atualidade sobre o comportamento humano. Entender as contribuições da tanatologia, ao profissional da saúde, frente ao processo de viver, adoecer e morrer.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo da aplicação dos raios x, técnicas intra e extrabucais e interpretação da imagem radiográfica. Efeitos biológicos e normas de proteção em odontologia; programa de qualidade radiológica. Técnicas complementares.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a entender os princípios básicos dos raios x e das radiografias quanto a execução e confecção. Realizar e avaliar uma radiografia tecnicamente boa e determinar fatores responsáveis por sua alteração.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

CIRURGIA BUCAL | 72.0 h

EMENTA: Atendimento a pacientes com relação a exames clínico e complementares. Terapêutica aplicada. Exodontias via alveolar e não alveolar; cirurgia de tecidos moles; cistos e fístulas buco-naso-sinusais.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno, conhecimento teórico e treinamento motor para realizar técnicas exodônticas e cirurgias de tecido mole, bem como conhecer os princípios e técnicas da realização de cirurgias de cistos e fístulas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DENTÍSTICA PRÉ-CLÍNICA II | 72.0 h

EMENTA: Estudo teórico e laboratorial dos preparos cavitários para materiais estéticos, restaurações indiretas e sistemas de retenção adicional. Cavidades atípicas.
OBJETIVO: Exercitar teoria e prática dos preparos cavitários e procedimentos restauradores, preparando os alunos para o atendimento clínico na indicação e execução dos preparos cavitários e procedimentos restauradores estéticos e atípicos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIAGNÓSTICO BUCAL | 72.0 h

EMENTA: Aplicação dos métodos exploratórios clínicos e por imagem radiológica, com a finalidade de diagnóstico, prevenção, prognóstico e tratamento das doenças bucais e estruturas anexas, e das manifestações bucais de doenças sistêmicas. Diagnóstico e prevenção de doenças sistêmicas que interfiram no tratamento odontológico. Acompanhamento e documentação do complexo bucomaxilofacial e estruturas anexas.
OBJETIVO: Promover a realização do diagnóstico das afecções bucais, através de exame clínico e radiográfico, exames complementares, biópsias de cavidade bucal e citologia exfoliativa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ODONTOLOGIA PREVENTIVA | 72.0 h

EMENTA: Objetiva introduzir o acadêmico no campo da saúde coletiva. Níveis e métodos de prevenção. Métodos de prevenção da cárie dentária. Educação em saúde bucal. Técnicas de abordagem social destacando-se o indivíduo, mas priorizando a comunidade. Epidemiologia das doenças bucais.
OBJETIVO: Introduzir o acadêmico no campo da saúde coletiva, propiciando conhecimentos sobre prevenção e controle das doenças bucais, desde o controle mecânico de placa (biofilme) até seu controle químico, enfatizando o moderno papel da escovação supervisionada.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PERIODONTIA PRÉ-CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da Periodontia; Anatomia e Histologia; Exame clínico aplicado a Periodontia; Etiologia, Patogenia e Microbiologia na Doença Periodontal; Instrumental e afiação; Raspagem e alisamento radicular; periodontia preventiva; Diagnóstico, Prognóstico e Plano de Tratamento.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno conhecimentos e treinamento, para reconhecimento do periodonto normal e patológico, para realização do diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças periodontais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL E IMPLANTODONTIA | 72.0 h

EMENTA: Atendimento a pacientes com relação a exodontia de dentes retidos e impactados, lesões da cavidade bucal, cirurgias pré-protéticas e relacionadas as demais especialidades. Fraturas do complexo buco-maxilo-facial. Técnicas avançadas de reconstrução óssea e implantodontia. Conduta hospitalar.
OBJETIVO: Treinar o aluno em prática cirúrgica bucal, participando e/ou executando cirurgia de dentes retidos, procedimentos de cirurgia oral menor, traumatologia e implantodontia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENDODONTIA PRÉ-CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo teórico e laboratorial da anatomia dental interna, isolamento do campo operatório e cirurgia de acesso. Instrumental e instrumentação em endodontia: conceitos e técnicas. Medicação intracanal e obturação.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno conhecimentos sobre instrumental, anatomia radicular, técnicas e princípios fundamentais para tratamento dos canais radiculares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ODONTOLOGIA RESTAURADORA | 72.0 h

EMENTA: Prática de diagnóstico, planejamento e tratamento restaurador de média complexidade (diagnóstico bucal, dentística, endodontia e periodontia) em pacientes, dentro no nível de conhecimento adquirido pelo aluno.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a realização em conjunto de procedimentos semiológicos, endodônticos e periodontais, necessários à prevenção, preservação e restauração ao órgão dental de sua integridade estrutural, funcional e estética

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PERIODONTIA CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Planejamento e execução do plano de tratamento periodontal a pacientes, relacionando a periodontia com as demais especialidades. Terapia periodontal cirúrgica.
OBJETIVO: Proporcionar, a partir do aprendizado teórico e da aula prática, a vivência acadêmica na terapêutica periodontal clínica e cirúrgica através de contato com casos clínicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE TOTAL PRÉ-CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo teórico e laboratorial da reposição dos dentes perdidos pela aposição de próteses totais. Inter-relação com as demais especialidades.
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos de graduação conhecimentos básicos da execução em laboratório de dentaduras completas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENDODONTIA | 72.0 h

EMENTA: Etiopatogenia, diagnóstico e tratamento das doenças da polpa e periápice em dentes uni, bi e trirradiculares de pacientes; proservação; medicação e emergências em endodontia.
OBJETIVO: Capacitar o aluno à realização de diagnóstico, medicação e tratamento das lesões da polpa dental em todos os grupos de dentes, incluindo-se as necessidades de retratamento endodôntico e remoção de retentores intra-coronários.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE COLETIVA | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento da participação da comunidade para sua própria organização e administração das ações de prevenção e promoção de saúde bucal com apoio à formação de recursos. Situações de saúde comunitária segundo estratégias epidemiológicas voltadas para a odontologia. Orientação em saúde bucal para diferentes coletividades. Ações de prevenção e promoção de saúde bucal desenvolvidas com base no diagnóstico da saúde da comunidade. Ação comunitária em saúde bucal. Controle social em saúde bucal. Práticas interdisciplinares e multiprofissionais nas ações de saúde bucal.
OBJETIVO: Desenvolver e planejar modelos de atenção em saúde, e de programas educativos e preventivos em saúde bucal e coletiva.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ODONTOPEDIATRIA | 72.0 h

EMENTA: Estudo das técnicas de abordagem, preparo psicológico da criança, relacionamento com o paciente e responsável. Dentes decíduos, fisiologia e patologia. Orientação nutricional e aspectos preventivos.
OBJETIVO: Capacitar o aluno nos conhecimentos físicos, psíquicos e biológicos sobre a criança e técnicas específicas para tratamento odontopediátrico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORTODONTIA PREVENTIVA | 72.0 h

EMENTA: Estudo crescimento e desenvolvimento craniofacial; Biogênese da dentição: decídua, mista e permanente; Etiologia das maloclusões; oclusão normal; classificação das maloclusões; anamnese e exame clínico; exame radiográfico; análise de modelo; reações teciduais ante a movimentação ortodôntica. Confecção de aparelhos removíveis: mantenedor de espaço; placa reeducadora e impedidora de língua. Seminários com assuntos correlatos.
OBJETIVO: Transmitir conhecimentos físicos e biológicos sobre o desenvolvimento da criança e técnicas específicas para tratamento ortodôntico preventivo

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL PRÉ-CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e fundamentos básicos em próteses parciais removíveis. Diagnóstico e planejamento, indicações e contra-indicações.
OBJETIVO: Promover atividades de estudo e planejamento de arcos parcialmente dentados. Introduzir os conceitos relacionados aos procedimentos clínicos e laboratoriais da execução de uma prótese parcial removível.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA INFANTIL | 72.0 h

EMENTA: Aprendizado prático, visando o atendimento global do paciente infantil; desenvolvendo diagnóstico, planejamento, prognóstico e tratamento das alterações bucodentárias.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a realizar com destreza, confiança e eficiência o tratamento global do paciente infantil, incluindo diagnóstico, prognóstico, tratamento e prevenção, nos campos da odontopediatria.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós-) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORTODONTIA INTERCEPTORA | 72.0 h

EMENTA: Estudo da biomecânica da movimentação ortodôntica. Análise cefalométrica: padrão USP. Recursos de descruzamento de mordida anterior; recursos de expansão maxilar; extração seriada; Iatrogenia em ortodontia; contenção em ortodontia; noções de ortopedia maxilar dos maxilares; introdução a ortodontia fixa; integração ortodontia e outras especialidades. Confecção de aparelhos removíveis: descruzadores de mordida anterior e posterior; redutor de diastema e recuperador de espaço; aparelho de Hawley; aparelho expansor superior. Seminários com assuntos correlatos.
OBJETIVO: Transmitir conhecimentos sobre a biomecânica da movimentação ortodôntica e conceitos e técnicas específicas para tratamento ortodôntico interceptor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE PARCIAL FIXA PRÉ-CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução, desenvolvimento e planejamento em Prótese Parcial Fixa. Atividades Laboratoriais. Inter-relacionamento de Prótese Parcial Fixa e outras disciplinas.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma visão completa de todas as fases laboratoriais da confecção de uma prótese parcial fixa, capacitando-o a dominar os materiais e técnicas indispensáveis ao sucesso desta terapia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS EM ODONTOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento de conhecimento entre as diferenteas áreas da Odontologia clínica e básica.
OBJETIVO: Permitir ao aluno complementar o seu conhecimento com atualidade na área da Odontologia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA I | 144.0 h

EMENTA: Prática de diagnóstico, planejamento, tratamento, prevenção e manutenção de pacientes em termos de necessidades globais, dentro do nível de conhecimento acumulado pelo aluno. Estudo de casos.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma prática generalizada em todas as áreas e/ou especialidades odontológicas ao alcance do clínico geral.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ODONTOGERIATRIA | 72.0 h

EMENTA: Atendimento global das necessidades do paciente idoso, com diagnóstico, planejamento, tratamento, prevenção e manutenção, dentro do nível de conhecimento acumulado pelo aluno.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma prática generalizada em todas as áreas e/ou especialidades odontológicas ao alcance do clínico geral, aplicadas ao paciente geriátrico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM REABILITAÇÃO BUCAL | 72.0 h

EMENTA: Prática de diagnóstico, planejamento e tratamento de pacientes parcialmente desdentados quanto a necessidades reabilitadoras bucais.
OBJETIVO: Permitir que o aluno complementar seu conhecimento sobre a realização dos diferentes trabalhos protéticos e necessidades endodônticas pré-protéticas, e ainda conscientizá-lo sobre a adaptabilidade comportamental das estruturas periodontais mediante o tratamento protético.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ODONTOLOGIA LEGAL E DEONTOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Apresenta ao aluno, o campo da odontologia legal e documentos odontolegais. Conceitos básicos de identificação e perícias odontológicas. Estudo do Código de Ética e legislações do Conselho Federal. Os princípios básicos da ética profissional; conhecimento científico e responsabilidade social.
OBJETIVO: Apresentar aos alunos a atuação da Odontologia nas ciências forenses e documentos odontolegais, bem como conceitos de ética, administração e responsabilidade profissional e social.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ODONTOLOGIA I | 162.0 h

EMENTA: Elaborar a monografia propriamente dita, necessária à conclusão do curso, com entendimento dos processos metodológicos utilizados e conhecimento dos conteúdos específicos desenvolvidos no trabalho.
OBJETIVO: Pesquisa científica na área odontológica a ser desenvolvida individualmente pelo aluno sob orientação docente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA II | 144.0 h

EMENTA: Atividade prática de diagnóstico, planejamento, tratamento, prevenção e manutenção de pacientes quanto a necessidades globais, dentro do nível de conhecimento acumulado pelo aluno. Estudo de casos.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma prática generalizada em todas as áreas e/ou especialidades odontológicas ao alcance do clínico geral.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA PARA PACIENTES ESPECIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e classificação de pacientes especiais. Odontologia psicossomática e considerações psicológicas. Exame clínico. Terapêutica. Métodos de contenção. Deficiências mentais, físicas e sensoriais. Diagnóstico e tratamento odontológico transdisciplinar.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma prática generalizada em todas as áreas e/ou especialidades odontológicas ao alcance do clínico geral, aplicadas ao paciente portador de necessidades especiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL | 36.0 h

EMENTA: Estudo da ergonomia e posições de trabalho odontológico. Noções de tempo, ação e movimento, no atendimento de pacientes. Biossegurança e doenças profissionais do cirurgião-dentista.
OBJETIVO: Apresentar aos alunos princípios ergonômicos da profissão e aspectos relacionados à saúde do profissional e à biossegurança.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ODONTOLOGIA II | 162.0 h

EMENTA: Desenvolver a monografia propriamente dita, necessária à conclusão do curso, com entendimento dos processos metodológicos utilizados e conhecimento dos conteúdos específicos desenvolvidos no trabalho.
OBJETIVO: Pesquisa científica na área odontológica a ser desenvolvida individualmente pelo aluno sob orientação docente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0004-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ANATOMIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: Nervoso, Circulatório, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital, Esquelético, Articular e Muscular.
OBJETIVO: Proporcionar, aos acadêmicos, conhecimentos teóricos e práticos básicos dos aspectos morfológicos e topográficos dos diversos sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ATIVIDADE PRÓ-ATIVA - CLÍNICA ODONTOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Instrumentalização do aluno para o atendimento pré hospitalar em suporte básico de vida, conceitos de ergonomia e biossegurança.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nos conceitos de Biossegurança, Ergonomia e Atendimento Básico Pré Hospitalar. Propiciar uma experiência inicial em clínica odontológica nos aspectos de triagem inicial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Bases conceituais, história e aplicação da epidemiologia. Processo saúde-doença. Epidemiologia descritiva e analítica. Desenhos epidemiológicos. Indicadores de saúde. Epidemiologia social na América Latina. Vigilância epidemiológica.
OBJETIVO: Compreender as bases teóricas do raciocínio epidemiológico para a redução das frequências dos agravos relativos à saúde da coletividade humana. Conhecer os indicadores para o planejamento, administração e avaliação de ações de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos em histologia do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos histológicos e estruturais dos seguintes tecidos básicos e sistemas: nervoso, epitelial e conjuntivo, muscular, circulatório, respiratório, urinário, genital masculino e feminino, digestório, ósseo e cartilaginoso.
OBJETIVO: Proporcionar ao acadêmico conhecimento teórico e prático básico dos aspectos morfológicos, microscópicos e ultraestruturais dos diversos tecidos e sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo do processo histórico de construção do sistema de saúde no Brasil. Reforma sanitária. Sistema Único de Saúde. Análise dos determinantes econômicos, sociais e políticos para a formulação de políticas públicas de saúde. Vigilância em saúde. Prevenção de agravos e promoção de saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde. Sistema de saúde local. Programas de saúde e Estratégia Saúde da Família.
OBJETIVO: Conhecer a evolução das políticas públicas de saúde no Brasil com ênfase no processo de reforma sanitária. Conhecer os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a importância da saúde coletiva, das políticas públicas e a realidade do sistema de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

BIOQUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura e função de aminoácidos, peptídeos, proteínas, carboidratos, lipídios, enzimas e vitaminas. Ação hormonal. Introdução ao metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Integração metabólica.
OBJETIVO: Proporcionar o aprendizado sobre a constituição química da célula e dos processos bioquímicos e metabólicos básicos. Proporcionar o aluno da área de saúde capacidade de compreender a importância dos diversos processos bioquímicos e metabólicos básicos no organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não acadêmicos. Promover uma prática intensiva de leitura e análise linguística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Regras de Três. Porcentagem. Expressões algébricas. Funções de uma variável.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS DENTÁRIOS I | 72.0 h

EMENTA: Propriedades dos sólidos de interesse odontológico. Materiais para modelos. Materiais de moldagem elásticos e anelásticos e materiais de desinfecção de moldagens. Materiais e técnicas de fundição. Resinas acrílicas. Ligas metálicas utilizadas na odontologia. Materiais para reembase de prótese. Técnicas de uso de materiais odontológicos em laboratório.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno o conhecimento dos materiais dentários utilizados em laboratório, desde a confecção de moldes e modelos de gesso até o trabalho final.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios teóricos e práticos da biologia dos microrganismos: bactérias, fungos e vírus. Controle de microrganismos. Antibióticos: mecanismos de ação e resistência microbiana. Estrutura e organização do sistema imunológico. Resposta imune inata e adaptativa. Características dos antígenos. Imunoglobulinas. Sistema complemento. Reações de hipersensibilidade. Imunizações ativas e passivas.
OBJETIVO: Conhecer as propriedades gerais dos diferentes grupos de microrganismos (bactérias, fungos e vírus). Entender a importância do controle de microrganismos e os princípios dos métodos de controle existentes. Descrever os mecanismos de ação dos antimicrobianos e a aquisição de resistência microbiana. Conhecer e aplicar técnicas laboratoriais para o estudo microscópico dos microrganismos. Conhecer a estrutura e organização do sistema imunológico humano. Descrever os mecanismos específicos e inespecíficos de defesa do hospedeiro contra os diferentes tipos de patógenos. Interação das respostas imunes. Descrever e diferenciar imunização ativa e passiva.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

ANATOMIA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos morfológicos e topográficos das estruturas anatômicas constituintes da cabeça e do pescoço.
OBJETIVO: Propiciar aos acadêmicos conceitos, localização e função de estruturas anatômicas relacionadas à odontologia, como pré-requisito às suas futuras atividades clínicas e cirúrgicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESCULTURA E OCLUSÃO | 72.0 h

EMENTA: Estudo teórico e prático da escultura dental, oclusão e do sistema estomatognático. Articuladores e registros intermaxilares. Noções básicas de etiologia e tratamento das disfunções temporomandibulares. Inter-relação com as demais especialidades.
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos de graduação conhecimentos da relação estática e dinâmica da escultura dental e oclusão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos compartimentos hídricos. Meio interno e homeostase, membrana, bioeletrogênese, tecido nervoso, potencial de ação, sinapse. Receptores sensoriais e somestesia. Sistema neurovegetativo. Estudo da função dos sistemas cardiovascular, respiratório, renal, digestório e glândulas anexas. Eixo hipotálamo-hipófise, tireóide, paratireóide, adrenais e pâncreas. Efeitos fisiológicos e mecanismo de controle de hormônios ovarianos e testiculares.
OBJETIVO: Possibilitar uma compreensão generalista dos mecanismos fisiológicos envolvidos na manutenção das funções vitais do organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS DENTÁRIOS II | 72.0 h

EMENTA: Cimentos de uso odontológico (para forramento, bases, cimentações e restaurações). Materiais restauradores diretos. Materiais de restauração indireta. Flúor e materiais preventivos. Abrasão e polimento dos materiais restauradores odontológicos.
OBJETIVO: Dar ao aluno condições técnicas de identificar os materiais, suas indicações, limitações e técnicas de manipulação, inter-relacionando a atividade laboratorial com a clínica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DA PESQUISA E BIOÉTICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos de ciência e métodos. Tipos de conhecimento. Etapas para elaboração de um projeto. Histórico da bioética. Princípios éticos para pesquisa com seres humanos e animais.
OBJETIVO: Desenvolver as habilidades necessárias para a pesquisa científica qualitativa e quantitativa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA GERAL | 36.0 h

EMENTA: Alterações regressivas celulares. Distúrbios circulatórios. Distúrbios do metabolismo de pigmentos endógenos e exógenos. Mecanismos de defesa inatos e adaptativos. Inflamações agudas, crônicas, crônicas granulomatosas, cura e reparo. Distúrbios do crescimento e da diferenciação. Neoplasias.
OBJETIVO: Fornecer embasamento para reconhecer e interpretar com segurança os fenômenos histopatológicos e conscientização da necessidade de assumir postura científica, frente à enfermidade. Explicar os mecanismos patogenéticos e suas manifestações clínicas, firmando em bases anátomo-fisiológicas. Mostrar as alterações estruturais e ou funcionais que envolvem todos os níveis de organização biológica, variando apenas o grau de comprometimento dos diferentes níveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

ANESTESIOLOGIA E CIRURGIA | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos aspectos farmacológicos dos anestésicos locais. Técnicas anestésicas intra e extrabucais utilizadas em Odontologia. Acidentes e complicações devido aos anestésicos e às técnicas anestésicas. Princípios fundamentais e instrumental em cirurgia bucal. Técnica exodôntica.
OBJETIVO: Capacitar o aluno quanto aos aspectos anatômicos e farmacológicos no uso das anestesias loco-regionais e introduzi-lo nos princípios cirúrgicos necessários às exodontias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DENTÍSTICA PRÉ-CLÍNICA I | 72.0 h

EMENTA: Estudo teórico e laboratorial da escultura dental, classificação e nomenclatura de cavidades dentárias; materiais e instrumentais utilizados; técnicas de preparo e restauração. Materiais restauradores diretos e proteção pulpar.
OBJETIVO: Desenvolver a destreza manual do aluno e familiarizá-lo com a escultura dental e os preparos cavitários para amálgama, preparos cavitários conservadores e materiais de restauração e proteção pulpar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTOMATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e metodologia do exame clínico para identificação de alterações patológicas bucais. Morfologia clínica das lesões. Exames complementares. Diagnóstico e tratamento das patologias de tecido mole.
OBJETIVO: Capacitar o aluno à aplicação de técnicas ou métodos de obtenção de sinais e sintomas que permitam identificar patologias relacionadas ao órgão dental e estruturas anexas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA GERAL | 36.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais em farmacologia. Formas farmacêuticas e vias de administração. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Interações Medicamentosas. Interações Fármaco-nutriente.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos básicos em Farmacologia, de farmacocinética e farmacodinâmica relacionados no programa. Capacitar o aluno a resolução de casos clínicos farmacológicos na prática diária e reconhecimento de possíveis interações medicamentosas, fornecendo subsídios para garantia da eficácia terapêutica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA APLICADA | 36.0 h

EMENTA: Psicologia como ciência. Principais processos psicológicos. O comportamento do indivíduo ante o processo saúde–doença. As contribuições da psicologia para a prática do profissional da saúde. Estudos sobre tanatologia.
OBJETIVO: Estudar e compreender as bases da psicologia do desenvolvimento, bem como as principais correntes de pensamentos que vigoram na atualidade sobre o comportamento humano. Entender as contribuições da tanatologia, ao profissional da saúde, frente ao processo de viver, adoecer e morrer.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo da aplicação dos raios x, técnicas intra e extrabucais e interpretação da imagem radiográfica. Efeitos biológicos e normas de proteção em odontologia; programa de qualidade radiológica. Técnicas complementares.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a entender os princípios básicos dos raios x e das radiografias quanto a execução e confecção. Realizar e avaliar uma radiografia tecnicamente boa e determinar fatores responsáveis por sua alteração.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

CIRURGIA BUCAL | 72.0 h

EMENTA: Atendimento a pacientes com relação a exames clínico e complementares. Terapêutica aplicada. Exodontias via alveolar e não alveolar; cirurgia de tecidos moles; cistos e fístulas buco-naso-sinusais.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno, conhecimento teórico e treinamento motor para realizar técnicas exodônticas e cirurgias de tecido mole, bem como conhecer os princípios e técnicas da realização de cirurgias de cistos e fístulas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DENTÍSTICA PRÉ-CLÍNICA II | 72.0 h

EMENTA: Estudo teórico e laboratorial dos preparos cavitários para materiais estéticos, restaurações indiretas e sistemas de retenção adicional. Cavidades atípicas.
OBJETIVO: Exercitar teoria e prática dos preparos cavitários e procedimentos restauradores, preparando os alunos para o atendimento clínico na indicação e execução dos preparos cavitários e procedimentos restauradores estéticos e atípicos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIAGNÓSTICO BUCAL | 72.0 h

EMENTA: Aplicação dos métodos exploratórios clínicos e por imagem radiológica, com a finalidade de diagnóstico, prevenção, prognóstico e tratamento das doenças bucais e estruturas anexas, e das manifestações bucais de doenças sistêmicas. Diagnóstico e prevenção de doenças sistêmicas que interfiram no tratamento odontológico. Acompanhamento e documentação do complexo bucomaxilofacial e estruturas anexas.
OBJETIVO: Promover a realização do diagnóstico das afecções bucais, através de exame clínico e radiográfico, exames complementares, biópsias de cavidade bucal e citologia exfoliativa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ODONTOLOGIA PREVENTIVA | 72.0 h

EMENTA: Objetiva introduzir o acadêmico no campo da saúde coletiva. Níveis e métodos de prevenção. Métodos de prevenção da cárie dentária. Educação em saúde bucal. Técnicas de abordagem social destacando-se o indivíduo, mas priorizando a comunidade. Epidemiologia das doenças bucais.
OBJETIVO: Introduzir o acadêmico no campo da saúde coletiva, propiciando conhecimentos sobre prevenção e controle das doenças bucais, desde o controle mecânico de placa (biofilme) até seu controle químico, enfatizando o moderno papel da escovação supervisionada.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PERIODONTIA PRÉ-CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da Periodontia; Anatomia e Histologia; Exame clínico aplicado a Periodontia; Etiologia, Patogenia e Microbiologia na Doença Periodontal; Instrumental e afiação; Raspagem e alisamento radicular; periodontia preventiva; Diagnóstico, Prognóstico e Plano de Tratamento.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno conhecimentos e treinamento, para reconhecimento do periodonto normal e patológico, para realização do diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças periodontais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL E IMPLANTODONTIA | 72.0 h

EMENTA: Atendimento a pacientes com relação a exodontia de dentes retidos e impactados, lesões da cavidade bucal, cirurgias pré-protéticas e relacionadas as demais especialidades. Fraturas do complexo buco-maxilo-facial. Técnicas avançadas de reconstrução óssea e implantodontia. Conduta hospitalar.
OBJETIVO: Treinar o aluno em prática cirúrgica bucal, participando e/ou executando cirurgia de dentes retidos, procedimentos de cirurgia oral menor, traumatologia e implantodontia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENDODONTIA PRÉ-CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo teórico e laboratorial da anatomia dental interna, isolamento do campo operatório e cirurgia de acesso. Instrumental e instrumentação em endodontia: conceitos e técnicas. Medicação intracanal e obturação.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno conhecimentos sobre instrumental, anatomia radicular, técnicas e princípios fundamentais para tratamento dos canais radiculares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ODONTOLOGIA RESTAURADORA | 72.0 h

EMENTA: Prática de diagnóstico, planejamento e tratamento restaurador de média complexidade (diagnóstico bucal, dentística, endodontia e periodontia) em pacientes, dentro no nível de conhecimento adquirido pelo aluno.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a realização em conjunto de procedimentos semiológicos, endodônticos e periodontais, necessários à prevenção, preservação e restauração ao órgão dental de sua integridade estrutural, funcional e estética

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PERIODONTIA CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Planejamento e execução do plano de tratamento periodontal a pacientes, relacionando a periodontia com as demais especialidades. Terapia periodontal cirúrgica.
OBJETIVO: Proporcionar, a partir do aprendizado teórico e da aula prática, a vivência acadêmica na terapêutica periodontal clínica e cirúrgica através de contato com casos clínicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE TOTAL PRÉ-CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo teórico e laboratorial da reposição dos dentes perdidos pela aposição de próteses totais. Inter-relação com as demais especialidades.
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos de graduação conhecimentos básicos da execução em laboratório de dentaduras completas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENDODONTIA | 72.0 h

EMENTA: Etiopatogenia, diagnóstico e tratamento das doenças da polpa e periápice em dentes uni, bi e trirradiculares de pacientes; proservação; medicação e emergências em endodontia.
OBJETIVO: Capacitar o aluno à realização de diagnóstico, medicação e tratamento das lesões da polpa dental em todos os grupos de dentes, incluindo-se as necessidades de retratamento endodôntico e remoção de retentores intra-coronários.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE COLETIVA | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento da participação da comunidade para sua própria organização e administração das ações de prevenção e promoção de saúde bucal com apoio à formação de recursos. Situações de saúde comunitária segundo estratégias epidemiológicas voltadas para a odontologia. Orientação em saúde bucal para diferentes coletividades. Ações de prevenção e promoção de saúde bucal desenvolvidas com base no diagnóstico da saúde da comunidade. Ação comunitária em saúde bucal. Controle social em saúde bucal. Práticas interdisciplinares e multiprofissionais nas ações de saúde bucal.
OBJETIVO: Desenvolver e planejar modelos de atenção em saúde, e de programas educativos e preventivos em saúde bucal e coletiva.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ODONTOPEDIATRIA | 72.0 h

EMENTA: Estudo das técnicas de abordagem, preparo psicológico da criança, relacionamento com o paciente e responsável. Dentes decíduos, fisiologia e patologia. Orientação nutricional e aspectos preventivos.
OBJETIVO: Capacitar o aluno nos conhecimentos físicos, psíquicos e biológicos sobre a criança e técnicas específicas para tratamento odontopediátrico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORTODONTIA PREVENTIVA | 72.0 h

EMENTA: Estudo crescimento e desenvolvimento craniofacial; Biogênese da dentição: decídua, mista e permanente; Etiologia das maloclusões; oclusão normal; classificação das maloclusões; anamnese e exame clínico; exame radiográfico; análise de modelo; reações teciduais ante a movimentação ortodôntica. Confecção de aparelhos removíveis: mantenedor de espaço; placa reeducadora e impedidora de língua. Seminários com assuntos correlatos.
OBJETIVO: Transmitir conhecimentos físicos e biológicos sobre o desenvolvimento da criança e técnicas específicas para tratamento ortodôntico preventivo

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL PRÉ-CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e fundamentos básicos em próteses parciais removíveis. Diagnóstico e planejamento, indicações e contra-indicações.
OBJETIVO: Promover atividades de estudo e planejamento de arcos parcialmente dentados. Introduzir os conceitos relacionados aos procedimentos clínicos e laboratoriais da execução de uma prótese parcial removível.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA INFANTIL | 72.0 h

EMENTA: Aprendizado prático, visando o atendimento global do paciente infantil; desenvolvendo diagnóstico, planejamento, prognóstico e tratamento das alterações bucodentárias.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a realizar com destreza, confiança e eficiência o tratamento global do paciente infantil, incluindo diagnóstico, prognóstico, tratamento e prevenção, nos campos da odontopediatria.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós-) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORTODONTIA INTERCEPTORA | 72.0 h

EMENTA: Estudo da biomecânica da movimentação ortodôntica. Análise cefalométrica: padrão USP. Recursos de descruzamento de mordida anterior; recursos de expansão maxilar; extração seriada; Iatrogenia em ortodontia; contenção em ortodontia; noções de ortopedia maxilar dos maxilares; introdução a ortodontia fixa; integração ortodontia e outras especialidades. Confecção de aparelhos removíveis: descruzadores de mordida anterior e posterior; redutor de diastema e recuperador de espaço; aparelho de Hawley; aparelho expansor superior. Seminários com assuntos correlatos.
OBJETIVO: Transmitir conhecimentos sobre a biomecânica da movimentação ortodôntica e conceitos e técnicas específicas para tratamento ortodôntico interceptor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE PARCIAL FIXA PRÉ-CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução, desenvolvimento e planejamento em Prótese Parcial Fixa. Atividades Laboratoriais. Inter-relacionamento de Prótese Parcial Fixa e outras disciplinas.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma visão completa de todas as fases laboratoriais da confecção de uma prótese parcial fixa, capacitando-o a dominar os materiais e técnicas indispensáveis ao sucesso desta terapia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS EM ODONTOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento de conhecimento entre as diferenteas áreas da Odontologia clínica e básica.
OBJETIVO: Permitir ao aluno complementar o seu conhecimento com atualidade na área da Odontologia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA I | 144.0 h

EMENTA: Prática de diagnóstico, planejamento, tratamento, prevenção e manutenção de pacientes em termos de necessidades globais, dentro do nível de conhecimento acumulado pelo aluno. Estudo de casos.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma prática generalizada em todas as áreas e/ou especialidades odontológicas ao alcance do clínico geral.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ODONTOGERIATRIA | 72.0 h

EMENTA: Atendimento global das necessidades do paciente idoso, com diagnóstico, planejamento, tratamento, prevenção e manutenção, dentro do nível de conhecimento acumulado pelo aluno.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma prática generalizada em todas as áreas e/ou especialidades odontológicas ao alcance do clínico geral, aplicadas ao paciente geriátrico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM REABILITAÇÃO BUCAL | 72.0 h

EMENTA: Prática de diagnóstico, planejamento e tratamento de pacientes parcialmente desdentados quanto a necessidades reabilitadoras bucais.
OBJETIVO: Permitir que o aluno complementar seu conhecimento sobre a realização dos diferentes trabalhos protéticos e necessidades endodônticas pré-protéticas, e ainda conscientizá-lo sobre a adaptabilidade comportamental das estruturas periodontais mediante o tratamento protético.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ODONTOLOGIA LEGAL E DEONTOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Apresenta ao aluno, o campo da odontologia legal e documentos odontolegais. Conceitos básicos de identificação e perícias odontológicas. Estudo do Código de Ética e legislações do Conselho Federal. Os princípios básicos da ética profissional; conhecimento científico e responsabilidade social.
OBJETIVO: Apresentar aos alunos a atuação da Odontologia nas ciências forenses e documentos odontolegais, bem como conceitos de ética, administração e responsabilidade profissional e social.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ODONTOLOGIA I | 162.0 h

EMENTA: Elaborar a monografia propriamente dita, necessária à conclusão do curso, com entendimento dos processos metodológicos utilizados e conhecimento dos conteúdos específicos desenvolvidos no trabalho.
OBJETIVO: Pesquisa científica na área odontológica a ser desenvolvida individualmente pelo aluno sob orientação docente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA II | 144.0 h

EMENTA: Atividade prática de diagnóstico, planejamento, tratamento, prevenção e manutenção de pacientes quanto a necessidades globais, dentro do nível de conhecimento acumulado pelo aluno. Estudo de casos.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma prática generalizada em todas as áreas e/ou especialidades odontológicas ao alcance do clínico geral.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA PARA PACIENTES ESPECIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e classificação de pacientes especiais. Odontologia psicossomática e considerações psicológicas. Exame clínico. Terapêutica. Métodos de contenção. Deficiências mentais, físicas e sensoriais. Diagnóstico e tratamento odontológico transdisciplinar.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma prática generalizada em todas as áreas e/ou especialidades odontológicas ao alcance do clínico geral, aplicadas ao paciente portador de necessidades especiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL | 36.0 h

EMENTA: Estudo da ergonomia e posições de trabalho odontológico. Noções de tempo, ação e movimento, no atendimento de pacientes. Biossegurança e doenças profissionais do cirurgião-dentista.
OBJETIVO: Apresentar aos alunos princípios ergonômicos da profissão e aspectos relacionados à saúde do profissional e à biossegurança.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ODONTOLOGIA II | 162.0 h

EMENTA: Desenvolver a monografia propriamente dita, necessária à conclusão do curso, com entendimento dos processos metodológicos utilizados e conhecimento dos conteúdos específicos desenvolvidos no trabalho.
OBJETIVO: Pesquisa científica na área odontológica a ser desenvolvida individualmente pelo aluno sob orientação docente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0003-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ANATOMIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: Nervoso, Circulatório, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital, Esquelético, Articular e Muscular.
OBJETIVO: Proporcionar, aos acadêmicos, conhecimentos teóricos e práticos básicos dos aspectos morfológicos e topográficos dos diversos sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ATIVIDADE PRÓ-ATIVA - CLÍNICA ODONTOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Instrumentalização do aluno para o atendimento pré hospitalar em suporte básico de vida, conceitos de ergonomia e biossegurança.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nos conceitos de Biossegurança, Ergonomia e Atendimento Básico Pré Hospitalar. Propiciar uma experiência inicial em clínica odontológica nos aspectos de triagem inicial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Bases conceituais, história e aplicação da epidemiologia. Processo saúde-doença. Epidemiologia descritiva e analítica. Desenhos epidemiológicos. Indicadores de saúde. Epidemiologia social na América Latina. Vigilância epidemiológica.
OBJETIVO: Compreender as bases teóricas do raciocínio epidemiológico para a redução das frequências dos agravos relativos à saúde da coletividade humana. Conhecer os indicadores para o planejamento, administração e avaliação de ações de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos em histologia do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos histológicos e estruturais dos seguintes tecidos básicos e sistemas: nervoso, epitelial e conjuntivo, muscular, circulatório, respiratório, urinário, genital masculino e feminino, digestório, ósseo e cartilaginoso.
OBJETIVO: Proporcionar ao acadêmico conhecimento teórico e prático básico dos aspectos morfológicos, microscópicos e ultraestruturais dos diversos tecidos e sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo do processo histórico de construção do sistema de saúde no Brasil. Reforma sanitária. Sistema Único de Saúde. Análise dos determinantes econômicos, sociais e políticos para a formulação de políticas públicas de saúde. Vigilância em saúde. Prevenção de agravos e promoção de saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde. Sistema de saúde local. Programas de saúde e Estratégia Saúde da Família.
OBJETIVO: Conhecer a evolução das políticas públicas de saúde no Brasil com ênfase no processo de reforma sanitária. Conhecer os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a importância da saúde coletiva, das políticas públicas e a realidade do sistema de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

BIOQUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura e função de aminoácidos, peptídeos, proteínas, carboidratos, lipídios, enzimas e vitaminas. Ação hormonal. Introdução ao metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Integração metabólica.
OBJETIVO: Proporcionar o aprendizado sobre a constituição química da célula e dos processos bioquímicos e metabólicos básicos. Proporcionar o aluno da área de saúde capacidade de compreender a importância dos diversos processos bioquímicos e metabólicos básicos no organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não acadêmicos. Promover uma prática intensiva de leitura e análise linguística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Regras de Três. Porcentagem. Expressões algébricas. Funções de uma variável.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS DENTÁRIOS I | 72.0 h

EMENTA: Propriedades dos sólidos de interesse odontológico. Materiais para modelos. Materiais de moldagem elásticos e anelásticos e materiais de desinfecção de moldagens. Materiais e técnicas de fundição. Resinas acrílicas. Ligas metálicas utilizadas na odontologia. Materiais para reembase de prótese. Técnicas de uso de materiais odontológicos em laboratório.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno o conhecimento dos materiais dentários utilizados em laboratório, desde a confecção de moldes e modelos de gesso até o trabalho final.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios teóricos e práticos da biologia dos microrganismos: bactérias, fungos e vírus. Controle de microrganismos. Antibióticos: mecanismos de ação e resistência microbiana. Estrutura e organização do sistema imunológico. Resposta imune inata e adaptativa. Características dos antígenos. Imunoglobulinas. Sistema complemento. Reações de hipersensibilidade. Imunizações ativas e passivas.
OBJETIVO: Conhecer as propriedades gerais dos diferentes grupos de microrganismos (bactérias, fungos e vírus). Entender a importância do controle de microrganismos e os princípios dos métodos de controle existentes. Descrever os mecanismos de ação dos antimicrobianos e a aquisição de resistência microbiana. Conhecer e aplicar técnicas laboratoriais para o estudo microscópico dos microrganismos. Conhecer a estrutura e organização do sistema imunológico humano. Descrever os mecanismos específicos e inespecíficos de defesa do hospedeiro contra os diferentes tipos de patógenos. Interação das respostas imunes. Descrever e diferenciar imunização ativa e passiva.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

ANATOMIA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos morfológicos e topográficos das estruturas anatômicas constituintes da cabeça e do pescoço.
OBJETIVO: Propiciar aos acadêmicos conceitos, localização e função de estruturas anatômicas relacionadas à odontologia, como pré-requisito às suas futuras atividades clínicas e cirúrgicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESCULTURA E OCLUSÃO | 72.0 h

EMENTA: Estudo teórico e prático da escultura dental, oclusão e do sistema estomatognático. Articuladores e registros intermaxilares. Noções básicas de etiologia e tratamento das disfunções temporomandibulares. Inter-relação com as demais especialidades.
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos de graduação conhecimentos da relação estática e dinâmica da escultura dental e oclusão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos compartimentos hídricos. Meio interno e homeostase, membrana, bioeletrogênese, tecido nervoso, potencial de ação, sinapse. Receptores sensoriais e somestesia. Sistema neurovegetativo. Estudo da função dos sistemas cardiovascular, respiratório, renal, digestório e glândulas anexas. Eixo hipotálamo-hipófise, tireóide, paratireóide, adrenais e pâncreas. Efeitos fisiológicos e mecanismo de controle de hormônios ovarianos e testiculares.
OBJETIVO: Possibilitar uma compreensão generalista dos mecanismos fisiológicos envolvidos na manutenção das funções vitais do organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS DENTÁRIOS II | 72.0 h

EMENTA: Cimentos de uso odontológico (para forramento, bases, cimentações e restaurações). Materiais restauradores diretos. Materiais de restauração indireta. Flúor e materiais preventivos. Abrasão e polimento dos materiais restauradores odontológicos.
OBJETIVO: Dar ao aluno condições técnicas de identificar os materiais, suas indicações, limitações e técnicas de manipulação, inter-relacionando a atividade laboratorial com a clínica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DA PESQUISA E BIOÉTICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos de ciência e métodos. Tipos de conhecimento. Etapas para elaboração de um projeto. Histórico da bioética. Princípios éticos para pesquisa com seres humanos e animais.
OBJETIVO: Desenvolver as habilidades necessárias para a pesquisa científica qualitativa e quantitativa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA GERAL | 36.0 h

EMENTA: Alterações regressivas celulares. Distúrbios circulatórios. Distúrbios do metabolismo de pigmentos endógenos e exógenos. Mecanismos de defesa inatos e adaptativos. Inflamações agudas, crônicas, crônicas granulomatosas, cura e reparo. Distúrbios do crescimento e da diferenciação. Neoplasias.
OBJETIVO: Fornecer embasamento para reconhecer e interpretar com segurança os fenômenos histopatológicos e conscientização da necessidade de assumir postura científica, frente à enfermidade. Explicar os mecanismos patogenéticos e suas manifestações clínicas, firmando em bases anátomo-fisiológicas. Mostrar as alterações estruturais e ou funcionais que envolvem todos os níveis de organização biológica, variando apenas o grau de comprometimento dos diferentes níveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

ANESTESIOLOGIA E CIRURGIA | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos aspectos farmacológicos dos anestésicos locais. Técnicas anestésicas intra e extrabucais utilizadas em Odontologia. Acidentes e complicações devido aos anestésicos e às técnicas anestésicas. Princípios fundamentais e instrumental em cirurgia bucal. Técnica exodôntica.
OBJETIVO: Capacitar o aluno quanto aos aspectos anatômicos e farmacológicos no uso das anestesias loco-regionais e introduzi-lo nos princípios cirúrgicos necessários às exodontias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DENTÍSTICA PRÉ-CLÍNICA I | 72.0 h

EMENTA: Estudo teórico e laboratorial da escultura dental, classificação e nomenclatura de cavidades dentárias; materiais e instrumentais utilizados; técnicas de preparo e restauração. Materiais restauradores diretos e proteção pulpar.
OBJETIVO: Desenvolver a destreza manual do aluno e familiarizá-lo com a escultura dental e os preparos cavitários para amálgama, preparos cavitários conservadores e materiais de restauração e proteção pulpar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTOMATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e metodologia do exame clínico para identificação de alterações patológicas bucais. Morfologia clínica das lesões. Exames complementares. Diagnóstico e tratamento das patologias de tecido mole.
OBJETIVO: Capacitar o aluno à aplicação de técnicas ou métodos de obtenção de sinais e sintomas que permitam identificar patologias relacionadas ao órgão dental e estruturas anexas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA GERAL | 36.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais em farmacologia. Formas farmacêuticas e vias de administração. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Interações Medicamentosas. Interações Fármaco-nutriente.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos básicos em Farmacologia, de farmacocinética e farmacodinâmica relacionados no programa. Capacitar o aluno a resolução de casos clínicos farmacológicos na prática diária e reconhecimento de possíveis interações medicamentosas, fornecendo subsídios para garantia da eficácia terapêutica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA APLICADA | 36.0 h

EMENTA: Psicologia como ciência. Principais processos psicológicos. O comportamento do indivíduo ante o processo saúde–doença. As contribuições da psicologia para a prática do profissional da saúde. Estudos sobre tanatologia.
OBJETIVO: Estudar e compreender as bases da psicologia do desenvolvimento, bem como as principais correntes de pensamentos que vigoram na atualidade sobre o comportamento humano. Entender as contribuições da tanatologia, ao profissional da saúde, frente ao processo de viver, adoecer e morrer.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo da aplicação dos raios x, técnicas intra e extrabucais e interpretação da imagem radiográfica. Efeitos biológicos e normas de proteção em odontologia; programa de qualidade radiológica. Técnicas complementares.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a entender os princípios básicos dos raios x e das radiografias quanto a execução e confecção. Realizar e avaliar uma radiografia tecnicamente boa e determinar fatores responsáveis por sua alteração.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

CIRURGIA BUCAL | 72.0 h

EMENTA: Atendimento a pacientes com relação a exames clínico e complementares. Terapêutica aplicada. Exodontias via alveolar e não alveolar; cirurgia de tecidos moles; cistos e fístulas buco-naso-sinusais.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno, conhecimento teórico e treinamento motor para realizar técnicas exodônticas e cirurgias de tecido mole, bem como conhecer os princípios e técnicas da realização de cirurgias de cistos e fístulas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DENTÍSTICA PRÉ-CLÍNICA II | 72.0 h

EMENTA: Estudo teórico e laboratorial dos preparos cavitários para materiais estéticos, restaurações indiretas e sistemas de retenção adicional. Cavidades atípicas.
OBJETIVO: Exercitar teoria e prática dos preparos cavitários e procedimentos restauradores, preparando os alunos para o atendimento clínico na indicação e execução dos preparos cavitários e procedimentos restauradores estéticos e atípicos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIAGNÓSTICO BUCAL | 72.0 h

EMENTA: Aplicação dos métodos exploratórios clínicos e por imagem radiológica, com a finalidade de diagnóstico, prevenção, prognóstico e tratamento das doenças bucais e estruturas anexas, e das manifestações bucais de doenças sistêmicas. Diagnóstico e prevenção de doenças sistêmicas que interfiram no tratamento odontológico. Acompanhamento e documentação do complexo bucomaxilofacial e estruturas anexas.
OBJETIVO: Promover a realização do diagnóstico das afecções bucais, através de exame clínico e radiográfico, exames complementares, biópsias de cavidade bucal e citologia exfoliativa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ODONTOLOGIA PREVENTIVA | 108.0 h

EMENTA: Objetiva introduzir o acadêmico no campo da saúde coletiva. Níveis e métodos de prevenção. Métodos de prevenção da cárie dentária. Educação em saúde bucal. Técnicas de abordagem social destacando-se o indivíduo, mas priorizando a comunidade. Epidemiologia das doenças bucais.
OBJETIVO: Introduzir o acadêmico no campo da saúde coletiva, propiciando conhecimentos sobre prevenção e controle das doenças bucais, desde o controle mecânico de placa (biofilme) até seu controle químico, enfatizando o moderno papel da escovação supervisionada.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PERIODONTIA PRÉ-CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da Periodontia; Anatomia e Histologia; Exame clínico aplicado a Periodontia; Etiologia, Patogenia e Microbiologia na Doença Periodontal; Instrumental e afiação; Raspagem e alisamento radicular; periodontia preventiva; Diagnóstico, Prognóstico e Plano de Tratamento.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno conhecimentos e treinamento, para reconhecimento do periodonto normal e patológico, para realização do diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças periodontais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL E IMPLANTODONTIA | 72.0 h

EMENTA: Atendimento a pacientes com relação a exodontia de dentes retidos e impactados, lesões da cavidade bucal, cirurgias pré-protéticas e relacionadas as demais especialidades. Fraturas do complexo buco-maxilo-facial. Técnicas avançadas de reconstrução óssea e implantodontia. Conduta hospitalar.
OBJETIVO: Treinar o aluno em prática cirúrgica bucal, participando e/ou executando cirurgia de dentes retidos, procedimentos de cirurgia oral menor, traumatologia e implantodontia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENDODONTIA PRÉ-CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo teórico e laboratorial da anatomia dental interna, isolamento do campo operatório e cirurgia de acesso. Instrumental e instrumentação em endodontia: conceitos e técnicas. Medicação intracanal e obturação.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno conhecimentos sobre instrumental, anatomia radicular, técnicas e princípios fundamentais para tratamento dos canais radiculares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ODONTOLOGIA RESTAURADORA | 72.0 h

EMENTA: Prática de diagnóstico, planejamento e tratamento restaurador de média complexidade (diagnóstico bucal, dentística, endodontia e periodontia) em pacientes, dentro no nível de conhecimento adquirido pelo aluno.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a realização em conjunto de procedimentos semiológicos, endodônticos e periodontais, necessários à prevenção, preservação e restauração ao órgão dental de sua integridade estrutural, funcional e estética

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PERIODONTIA CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Planejamento e execução do plano de tratamento periodontal a pacientes, relacionando a periodontia com as demais especialidades. Terapia periodontal cirúrgica.
OBJETIVO: Proporcionar, a partir do aprendizado teórico e da aula prática, a vivência acadêmica na terapêutica periodontal clínica e cirúrgica através de contato com casos clínicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE TOTAL PRÉ-CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo teórico e laboratorial da reposição dos dentes perdidos pela aposição de próteses totais. Inter-relação com as demais especialidades.
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos de graduação conhecimentos básicos da execução em laboratório de dentaduras completas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENDODONTIA | 72.0 h

EMENTA: Etiopatogenia, diagnóstico e tratamento das doenças da polpa e periápice em dentes uni, bi e trirradiculares de pacientes; proservação; medicação e emergências em endodontia.
OBJETIVO: Capacitar o aluno à realização de diagnóstico, medicação e tratamento das lesões da polpa dental em todos os grupos de dentes, incluindo-se as necessidades de retratamento endodôntico e remoção de retentores intra-coronários.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE COLETIVA | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento da participação da comunidade para sua própria organização e administração das ações de prevenção e promoção de saúde bucal com apoio à formação de recursos. Situações de saúde comunitária segundo estratégias epidemiológicas voltadas para a odontologia. Orientação em saúde bucal para diferentes coletividades. Ações de prevenção e promoção de saúde bucal desenvolvidas com base no diagnóstico da saúde da comunidade. Ação comunitária em saúde bucal. Controle social em saúde bucal. Práticas interdisciplinares e multiprofissionais nas ações de saúde bucal.
OBJETIVO: Desenvolver e planejar modelos de atenção em saúde, e de programas educativos e preventivos em saúde bucal e coletiva.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ODONTOPEDIATRIA | 72.0 h

EMENTA: Estudo das técnicas de abordagem, preparo psicológico da criança, relacionamento com o paciente e responsável. Dentes decíduos, fisiologia e patologia. Orientação nutricional e aspectos preventivos.
OBJETIVO: Capacitar o aluno nos conhecimentos físicos, psíquicos e biológicos sobre a criança e técnicas específicas para tratamento odontopediátrico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORTODONTIA PREVENTIVA | 72.0 h

EMENTA: Estudo crescimento e desenvolvimento craniofacial; Biogênese da dentição: decídua, mista e permanente; Etiologia das maloclusões; oclusão normal; classificação das maloclusões; anamnese e exame clínico; exame radiográfico; análise de modelo; reações teciduais ante a movimentação ortodôntica. Confecção de aparelhos removíveis: mantenedor de espaço; placa reeducadora e impedidora de língua. Seminários com assuntos correlatos.
OBJETIVO: Transmitir conhecimentos físicos e biológicos sobre o desenvolvimento da criança e técnicas específicas para tratamento ortodôntico preventivo

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL PRÉ-CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e fundamentos básicos em próteses parciais removíveis. Diagnóstico e planejamento, indicações e contra-indicações.
OBJETIVO: Promover atividades de estudo e planejamento de arcos parcialmente dentados. Introduzir os conceitos relacionados aos procedimentos clínicos e laboratoriais da execução de uma prótese parcial removível.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA INFANTIL | 72.0 h

EMENTA: Aprendizado prático, visando o atendimento global do paciente infantil; desenvolvendo diagnóstico, planejamento, prognóstico e tratamento das alterações bucodentárias.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a realizar com destreza, confiança e eficiência o tratamento global do paciente infantil, incluindo diagnóstico, prognóstico, tratamento e prevenção, nos campos da odontopediatria.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós-) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORTODONTIA INTERCEPTORA | 72.0 h

EMENTA: Estudo da biomecânica da movimentação ortodôntica. Análise cefalométrica: padrão USP. Recursos de descruzamento de mordida anterior; recursos de expansão maxilar; extração seriada; Iatrogenia em ortodontia; contenção em ortodontia; noções de ortopedia maxilar dos maxilares; introdução a ortodontia fixa; integração ortodontia e outras especialidades. Confecção de aparelhos removíveis: descruzadores de mordida anterior e posterior; redutor de diastema e recuperador de espaço; aparelho de Hawley; aparelho expansor superior. Seminários com assuntos correlatos.
OBJETIVO: Transmitir conhecimentos sobre a biomecânica da movimentação ortodôntica e conceitos e técnicas específicas para tratamento ortodôntico interceptor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE PARCIAL FIXA PRÉ-CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução, desenvolvimento e planejamento em Prótese Parcial Fixa. Atividades Laboratoriais. Inter-relacionamento de Prótese Parcial Fixa e outras disciplinas.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma visão completa de todas as fases laboratoriais da confecção de uma prótese parcial fixa, capacitando-o a dominar os materiais e técnicas indispensáveis ao sucesso desta terapia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS EM ODONTOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento de conhecimento entre as diferenteas áreas da Odontologia clínica e básica.
OBJETIVO: Permitir ao aluno complementar o seu conhecimento com atualidade na área da Odontologia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA I | 144.0 h

EMENTA: Prática de diagnóstico, planejamento, tratamento, prevenção e manutenção de pacientes em termos de necessidades globais, dentro do nível de conhecimento acumulado pelo aluno. Estudo de casos.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma prática generalizada em todas as áreas e/ou especialidades odontológicas ao alcance do clínico geral.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ODONTOGERIATRIA | 72.0 h

EMENTA: Atendimento global das necessidades do paciente idoso, com diagnóstico, planejamento, tratamento, prevenção e manutenção, dentro do nível de conhecimento acumulado pelo aluno.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma prática generalizada em todas as áreas e/ou especialidades odontológicas ao alcance do clínico geral, aplicadas ao paciente geriátrico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM REABILITAÇÃO BUCAL | 72.0 h

EMENTA: Prática de diagnóstico, planejamento e tratamento de pacientes parcialmente desdentados quanto a necessidades reabilitadoras bucais.
OBJETIVO: Permitir que o aluno complementar seu conhecimento sobre a realização dos diferentes trabalhos protéticos e necessidades endodônticas pré-protéticas, e ainda conscientizá-lo sobre a adaptabilidade comportamental das estruturas periodontais mediante o tratamento protético.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ODONTOLOGIA LEGAL E DEONTOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Apresenta ao aluno, o campo da odontologia legal e documentos odontolegais. Conceitos básicos de identificação e perícias odontológicas. Estudo do Código de Ética e legislações do Conselho Federal. Os princípios básicos da ética profissional; conhecimento científico e responsabilidade social.
OBJETIVO: Apresentar aos alunos a atuação da Odontologia nas ciências forenses e documentos odontolegais, bem como conceitos de ética, administração e responsabilidade profissional e social.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ODONTOLOGIA I | 144.0 h

EMENTA: Pesquisa científica na área odontológica a ser desenvolvida individualmente pelo aluno sob orientação docente.
OBJETIVO: Elaborar a monografia propriamente dita, necessária à conclusão do curso, com entendimento dos processos metodológicos utilizados e conhecimento dos conteúdos específicos desenvolvidos no trabalho.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA II | 144.0 h

EMENTA: Atividade prática de diagnóstico, planejamento, tratamento, prevenção e manutenção de pacientes quanto a necessidades globais, dentro do nível de conhecimento acumulado pelo aluno. Estudo de casos.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma prática generalizada em todas as áreas e/ou especialidades odontológicas ao alcance do clínico geral.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA PARA PACIENTES ESPECIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e classificação de pacientes especiais. Odontologia psicossomática e considerações psicológicas. Exame clínico. Terapêutica. Métodos de contenção. Deficiências mentais, físicas e sensoriais. Diagnóstico e tratamento odontológico transdisciplinar.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma prática generalizada em todas as áreas e/ou especialidades odontológicas ao alcance do clínico geral, aplicadas ao paciente portador de necessidades especiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL | 36.0 h

EMENTA: Estudo da ergonomia e posições de trabalho odontológico. Noções de tempo, ação e movimento, no atendimento de pacientes. Biossegurança e doenças profissionais do cirurgião-dentista.
OBJETIVO: Apresentar aos alunos princípios ergonômicos da profissão e aspectos relacionados à saúde do profissional e à biossegurança.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ODONTOLOGIA II | 144.0 h

EMENTA: Pesquisa científica na área odontológica a ser desenvolvida individualmente pelo aluno sob orientação docente.
OBJETIVO: Desenvolver a monografia propriamente dita, necessária à conclusão do curso, com entendimento dos processos metodológicos utilizados e conhecimento dos conteúdos específicos desenvolvidos no trabalho.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0002-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ANATOMIA DENTAL | 34.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em anatomia dental. Anatomia dos dentes permanentes. Noções anatômicas da dentição decídua.
OBJETIVO: Oferecer ao aluno os conhecimentos necessários de anatomia dental, procurando-se relacionar ao máximo com as necessidades das disciplinas do ciclo profissionalizante.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ANATOMIA HUMANA | 68.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípois gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: esquelético, articular, muscular, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital feminino, genital masculino e nervoso.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno conhecimentos teóricos e práticos básicos dos aspectos morfológicos e topográficos dos diversos sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para as disciplinas afins e tornar capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOLOGIA GERAL | 68.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da Biologia. Organização e estrutura celular. O núcleo. Divisão celular. Noções básicas de embriologia humana. Natureza do material genético. Leis da hereditariedade.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno o aprendizado e a discussão dos conceitos relacionados à biologia das células. Apresentar os processos de fecundação, desenvolvimento embrionário e desenvolvimento fetal. Fornecer os fundamentos de genética básica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA HUMANA | 68.0 h

EMENTA: Estudo dos compartimentos hídrico, meio interno e homeostase, membrana, bioeletrogênese, tecido nervoso, potencial de ação e sinapse. Receptores sensoriais e somestesia. Sistema neurovegetativo. Estudo da função dos sistemas cardiovascular, respiratório, renal, digestório e glândulas anexas. Eixo hipotálamo-hipófise, tireóide, paratireóide, adrenais e pâncreas. Efeitos fisiológicos e mecanismo de controle de hormônios ovarianos e testiculares.
OBJETIVO: Possibilitar uma compreensão generalista dos mecanismos físicos, químicos e biológicos envolvidos na manutenção das funções vitais do organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA I | 68.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Expressões algébricas. Funções de uma variável
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS I | 68.0 h

EMENTA: Estratégias de leitura visando compreensão e análise crítica. Prática de leitura e análise de textos argumentativos acadêmicos e não-acadêmicos. Prática de produção de respostas discursivas a questões de interpretação de textos argumentativos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos argumentativos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Promover uma prática intensiva de leitura e análise lingüística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos argumentativos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA GERAL | 68.0 h

EMENTA: Conceitos Fundamentais. Teoria atômico molecular. Atomística. Periodicidade química. Ligações químicas. Funções inorgânicas e orgânicas. Introdução às reações químicas e aos cálculos quantitativos da química. Soluções.
OBJETIVO: Fornecer os fundamentos da química. Propiciar a compreensão da estrutura atômica dos elementos químicos e relacioná-los com suas propriedades e com a formação de compostos orgânicos e inorgânicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

ANATOMIA DA CABEÇA E PESCOÇO | 68.0 h

EMENTA: Aspectos morfológicos e topográficos das estruturas anatômicas constituintes da cabeça e do pescoço.
OBJETIVO: Propiciar aos aluno conceitos, localização e função de estruturas anatômicas relacionadas à odontologia, como pré-requisito às suas futuras atividades clínicas e cirúrgicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA | 68.0 h

EMENTA: Estrutura e química de aminoácidos, peptídios, proteínas, carboidratos, lipídios, nucleotídios. Fundamentos da enzimologia. Vitaminas. Ação hormonal. Introdução ao metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Integração metabólica.
OBJETIVO: Proporcionar o aprendizado sobre a constituição química da célula e dos processos bioquímicos e metabólicos básicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA APLICADA | 34.0 h

EMENTA: Componentes do sangue. Bioeletrogênese. Excitabilidade oral. Sensibilidade térmica, tátil e proprioceptiva. Nocicepção. Contração muscular. Reflexos de tronco. Mastigação. Deglutição. Sucção. Secreção salivar. Microcirculação e controle de pressão arterial. Hormônios metabólicos. Homeostase do cálcio. Modificações da fisiologia oral na gravidez e lactação. Estresse, envelhecimento e função das estruturas orais. Cicatrização e reparo ósseo.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno o conhecimento sobre neurofisiologia e funções da cavidade oral e estruturas associadas, envolvendo o controle neural de estruturas orais, faringeanas e laringeanas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA GERAL | 68.0 h

EMENTA: Tecidos epitelial de revestimento e glandular, conjuntivo propriamente dito, cartilaginoso, ósseo, nervoso e muscular. Sangue e sistema circulatório. Sistemas respiratório, urinário, digestório e tegumentar.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos condições de compreender os fenômenos relacionados à histofisiologia dos tecidos animais. Criar condições para que os alunos adquiram conhecimentos de histologia sob o ponto de vista morfofuncional. Relacionar a organização tecidual com a arquitetura dos órgãos e sistemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS II | 68.0 h

EMENTA: Técnicas de leitura visando reflexão e pesquisa. Prática de leitura e análise de artigos de opinião, artigos científicos e monografias acadêmicas. Prática de produção de artigos de opinião e monografias acadêmicas.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura visando reflexão e pesquisa. Oportunizar o (re)conhecimento dos gêneros textuais artigo de opinião, artigo científico e monografia acadêmica. Promover uma prática intensiva de leitura e análise lingüística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de artigos de opinião e monografias acadêmicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS DENTÁRIOS I | 68.0 h

EMENTA: Propriedades dos sólidos de interesse odontológico. Materiais para modelos. Materiais de moldagem elásticos e anelásticos e materias de desinfecção de moldagens. Materiais e técnicas de fundição. Resinas acrílicas. Ligas metálicas utilizadas na Odontologia. Materiais para reembase de prótese. Técnicas de uso de materiais odontológicos em laboratório.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno o conhecimento dos materiais dentários utilizados em laboratório, desde a confecção de moldes e modelos de gesso até o trabalho final.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA | 68.0 h

EMENTA: Morfologia e citologia de bactérias e fungos. Propriedades gerais dos vírus. Estudo microscópico de bactérias e fungos. Controle de microrganismos e antibióticos. Infecções bacterianas, fúngicas e virais. Mecanismos de respostas específicas. Tipos de imunidade. Antígenos e imunoglobulinas. Complemento. Hipersensibilidade.
OBJETIVO: Conhecer os principais grupos de microrganismos (bactérias, fungos e vírus). Conhecer a estrutura e organização do sistema imunológico humano, os mecanismos específicos e os inespecíficos de defesa do hospedeiro.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

DENTÍSTICA PRÉ-CLÍNICA I | 68.0 h

EMENTA: Estudo teórico e laboratorial da escultura dental, classificação e nomenclatura de cavidades dentárias; materiais e instrumentais utilizados; técnicas de preparo e restauração. Materiais restauradores diretos e proteção pulpar.
OBJETIVO: Desenvolver a destreza manual do aluno e familiarizá-lo com a escultura dental e os preparos cavitários para amálgama, preparos cavitários conservadores e materiais de restauração e proteção pulpar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTATÍSTICA APLICADA | 68.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da Estatística. Noções de inferência estatística e amostragem. Medidas de tendência central e separatrizes. Medidas de variabilidade. Distribuições de freqüência. Introdução ao cálculo de probabilidades. Distribuições de probabilidade. Distribuições amostrais. Inferências: intervalos de confiança e testes de hipóteses. Correlação e regressão.
OBJETIVO: Motivar e despertar o interesse do aluno para o uso e a importância da estatística na tomada de decisão gerencial. Capacitar o aluno para o cálculo e a interpretação corretos dos parâmetros estatísticos e uso dos recursos da informática para construção de gráficos e realização dos cálculos estatísticos. Selecionar adequadamente os testes de hipóteses necessários. Elaborar conclusões a respeito dos resultados estatísticos obtidos visando à tomada de decisão gerencial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA BUCAL E EMBRIOLOGIA | 68.0 h

EMENTA: Noções de embriologia geral e facial. Tecido ósseo e ossificação. Mucosa oral e glândulas salivares. Fases do desenvolvimento dental. Amelogênese. Dentinogênese. Polpa e periodonto.
OBJETIVO: Ensinar os principais detalhes morfológicos e biológicos dos tecidos fundamentais do sistema digestório e cavidade bucal, relacionando-os com sua principais funções, e ainda ensinar os aspectos básicos do desenvolvimento embrionário.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS DENTÁRIOS II | 68.0 h

EMENTA: Cimentos de uso odontológico (para forramento, bases, cimentações e restaurações). Materiais restauradores diretos. Materiais de restauração indireta. Flúor e materiais preventivos. Abrasão e polimento dos materiais restauradores odontológicos.
OBJETIVO: Dar ao aluno condições técnicas de identificar os materiais, suas indicações, limitações e técnicas de manipulação, inter-relacionando a atividade laboratorial com a clínica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA BUCAL E CARIOLOGIA | 68.0 h

EMENTA: Implantação e natureza da microbiota bucal; determinantes ecológicos. Participação microbiana nas enfermidades da cavidade bucal e peribucal. Conceitos atuais sobre cariologia.
OBJETIVO: Desenvolver conhecimentos sobre os principais grupos de bactérias, fungos e vírus envolvidos com a cavidade bucal, bem como patogenias e condições de controle e tratamento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OCLUSÃO | 68.0 h

EMENTA: Estudo teórico e prático da oclusão e do sistema estomatognático. Articuladores e registros intermaxilares. Nocões básicas de etiologia e tratamento das disfunções temporomandibulares. Inter-relação com as demais especialidades.
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos de graduação conhecimentos da relação estática e dinâmica da oclusão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA GERAL | 34.0 h

EMENTA: Lesão celular e alterações vasculares. Mecanismos de defesa inatos e adaptativos. Inflamações agudas e crônicas: cura e reparo. Distúrbios do crescimento celular. Neoplasias.
OBJETIVO: Proporcionar a compreensão generalista dos processos histopatológicos, relacionando-os às manifestações clínicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

DENTÍSTICA PRÉ-CLÍNICA II | 68.0 h

EMENTA: Estudo teórico e laboratorial dos preparos cavitários para materiais estéticos, restaurações indiretas e sistemas de retenção adicional. Cavidades atípicas.
OBJETIVO: Exercitar teoria e prática dos preparos cavitários e procedimentos restauradores, preparando os alunos para o atendimento clínico na indicação e execução dos preparos cavitários e nos procedimentos restauradores estéticos e atípicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EPIDEMIOLOGIA | 34.0 h

EMENTA: Fundamentos de bioestatística: análise descritiva de variáveis (medidas de tendência central, de variabilidade). Distribuição normal. Noções sobre teoria das probabilidades. Noções de amostragem. Teste do qui quadrado. Epidemiologia: conceitos, usos e objetivos. História natural e prevenção de doenças. Epidemiologia descritiva e analítica. Indicadores de saúde. Noções de demografia. Doenças transmissíveis e não-transmissíveis. Vigilância em saúde.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno as ferramentas básicas da bioestatística, capacitando compreensão das variáveis que envolvem o processo saúde-doença e interpretação das informações epidemiológicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 68.0 h

EMENTA: Exame crítico do conhecimento científico e tecnológico. Fundamentos e aplicações da Ética, Cidadania e Responsabilidade Social. Problemáticas existenciais, sociais e culturais que a sociedade pós-industrial, de massas e de consumo, coloca para o ser humano. Possíveis respostas a essas problemáticas: a perspectiva religiosa cristã e franciscana, o pensamento ecológico e a justiça social.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade e a cultura lhe impõem, nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania. Oferecer ao aluno, através da perspectiva teológica e franciscana, valores que possam enriquecer a sua compreensão do mundo e sua atuação nele.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 34.0 h

EMENTA: Desenvolver o conhecimento e os métodos científicos identificando hipóteses e classificando pesquisas e variáveis em projetos de pesquisas, monografias, dissertações, teses, artigos para publicação científica e seminários.
OBJETIVO: Introduzir o aluno às formas de pesquisa científica, preparando-os para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e demonstrando os elementos necessários para a sua elaboração.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ODONTOLOGIA PREVENTIVA | 68.0 h

EMENTA: Objetiva introduzir o acadêmico no campo da saúde coletiva. Níveis e métodos de prevenção. Métodos de prevenção da cárie dentária. Educação em saúde bucal. Técnicas de abordagem social destacando-se o indivíduo, mas priorizando a comunidade. Epidemiologia das doenças bucais.
OBJETIVO: Introduzir o acadêmico no campo da saúde coletiva, propiciando conhecimentos sobre prevenção e controle das doenças bucais, desde o controle mecânico de placa (biofilme) até seu controle químico, enfatizando o moderno papel da escovação supervisionada.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM ODONTOLOGIA | 34.0 h

EMENTA: Estudo da ergonomia e posições de trabalho odontológico. Noções de tempo, ação e movimento, no atendimento de pacientes. Biossegurança e doenças profissionais do cirurgião-dentista.
OBJETIVO: Apresentar aos alunos princípios ergonômicos da profissão e aspectos relacionados à saúde do profissional e à biossegurança.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA BUCAL | 68.0 h

EMENTA: Estudo morfológico das lesões do complexo estomatognático correlacionando as suas etiopatogenias, manifestações clínicas e /ou radiográficas.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade crítica dos alunos utilizando-se das doenças do complexo bucomaxilofacial como instrumento para exercitar as habilidades e competências necessárias ao diagnóstico destas lesões.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE TOTAL I | 68.0 h

EMENTA: Estudo teórico e laboratorial da reposição dos dentes perdidos pela aposiçãode próteses totais. Inter-relação com as demais especialidades.
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos de graduação conhecimentos básicos da execução em laboratório de dentaduras completas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

ANESTESIOLOGIA E CIRURGIA | 68.0 h

EMENTA: Estudo dos aspectos farmacológicos dos anestésicos locais. Técnicas anestésicas intra e extrabucais utilizadas em Odontologia. Acidentes e complicações devido aos anestésicos e às técnicas anestésicas. Princípios fundamentais e instrumental em cirurgia bucal. Técnica exodôntica.
OBJETIVO: Capacitar o aluno quanto aos aspectos anatômicos e farmacológicos no uso das anestesias loco-regionais e introduzi-lo nos princípios cirúrgicos necessários às exodontias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DENTÍSTICA RESTAURADORA | 68.0 h

EMENTA: Estudo dos métodos de diagnóstico e manifestações clínicas da cárie dental. Proteção do complexo dentina-polpa. Adesão em dentística. Aplicação clínica dos materiais restauradores diretos.
OBJETIVO: Realizar em pacientes a reabilitação estrutural, funcional e estética do dente, através da utilização de técnicas preventivas e restauradoras, apreendidas nas disciplinas laboratoriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTOMATOLOGIA | 68.0 h

EMENTA: Conceitos e metodologia do exame clínico para identificação de alterações patológicas bucais. Morfologia clínica das lesões. Exames complementares. Diagnóstico e tratamento das patologias de tecido mole.
OBJETIVO: Capacitar o aluno à aplicação de técnicas ou métodos de obtenção de sinais e sintomas que permitam identificar patologias relacionadas ao órgão dental e estruturas anexas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA GERAL | 34.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais em farmacologia. Formas farmacêuticas e vias de administração. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Interações medicamentosas.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos de farmacocinética e farmacodinâmica relacionados no programa. Aplicar os conhecimentos em modelos experimentais utilizando animais de laboratório. Desenvolver e estimular a capacidade de interpretar resultados experimentais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE TOTAL II | 68.0 h

EMENTA: Estudo teórico e clínico da reabilitação bucal do paciente desdentado mediante a reposição total dos dentes perdidos pela aposição de próteses totais. Inter-relação com as demais especialidades.
OBJETIVO: Proporcionar a aplicação clínica das habilidades e competências adquiridas no estudo laboratorial da reabilitação do paciente com próteses totais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE | 34.0 h

EMENTA: Psicologia como ciência. Principais processos psicológicos. O comportamento do indivíduo ante o processo saúde-doença. As contribuições da Psicologia para a prática do profissional da saúde. Estudos sobre tanatologia.
OBJETIVO: Estudar e compreender as bases da psicologia do desenvolvimento, bem como as principais correntes de pensamentos que vigoram na atualidade sobre o comportamento humano. Entender as contribuições da tanatologia, ao profissional da saúde, frente ao processo de viver, adoecer e morrer.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA | 68.0 h

EMENTA: Estudo da aplicação dos raios x, técnicas intra e extrabucais e interpretação da imagem radiográfica. Efeitos biológicos e normas de proteção em Odontologia; programa de qualidade radiológica. Técnicas complementares.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a entender os princípios básicos dos raios x e das radiografias quanto a execução e confecção. Realizar e avaliar uma radiografia tecnicamente boa e determinar fatores responsáveis por sua alteração.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 34.0 h

EMENTA: Políticas de saúde no Brasil. Reforma sanitária. Sistema Único de Saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde. Sistema de saúde local. Programa de Saúde da Família. Epidemiologia da comunidade. Saneamento do meio. Interação comunitária.
OBJETIVO: Apresentar os princípios e a estrutura do sistema de saúde brasileiro, com ênfase no SUS. Introduzir noções de epidemiologia. Habilitar o aluno a atuar junto à comunidade no âmbito de saúde pública, numa perspectiva social e ecológica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

ATENDIMENTO BÁSICO PRÉ-HOSPITALAR EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA | 34.0 h

EMENTA: Instrumentalização do aluno para o atendimento pré-hospitalar em suporte básico de vida diante de situações clínicas e traumáticas.
OBJETIVO: Capacitar o aluno para a assistência a pacientes em situações de emergência clínica e cirúrgica, em todas as fases do ciclo vital.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRURGIA BUCAL | 68.0 h

EMENTA: Atendimento a pacientes com relação a exames clínico e complementares. Terapêutica aplicada. Exodontias via alveolar e não-alveolar; cirurgia de tecidos moles; cistos e fístulas buconasossinusais.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno, conhecimento teórico e treinamento motor para realizar técnicas exodônticas e cirurgias de tecido mole, bem como conhecer os princípios e técnicas da realização de cirurgias de cistos e fístulas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENDODONTIA I | 68.0 h

EMENTA: Estudo teórico e laboratorial da anatomia dental interna, isolamento do campo operatório e cirurgia de acesso. Instrumental e instrumentação em endodontia: conceitos e técnicas. Medicação intracanal e obturação.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno conhecimentos sobre instrumental, anatomia radicular, técnicas e princípios fundamentais para tratamento dos canais radiculares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIAGNÓSTICO BUCAL | 68.0 h

EMENTA: Aplicação dos métodos exploratórios clínicos e por imagem radiológica, com a finalidade de diagnóstico, prevenção, prognóstico e tratamento das doenças bucais e estruturas anexas, e das manifestações bucais de doenças sistêmicas. Diagnóstico e prevenção de doenças sistêmicas que interfiram no tratamento odontológico. Acompanhamento e documentação do complexo bucomaxilofacial e estruturas anexas.
OBJETIVO: Promover a realização do diagnóstico das afecções bucais através de exame clínico e radiográfico, exames complementares, biópsias de cavidade bucal e citologia exfoliativa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ODONTOLOGIA RESTAURADORA | 68.0 h

EMENTA: Prática de diagnóstico, planejamento e tratamento restaurador de média complexidade (diagnóstico bucal, dentística, endodontia e periodontia) em pacientes, dentro no nível de conhecimento adquirido pelo aluno.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a realização em conjunto de procedimentos semiológicos, endodônticos e periodontais, necessários à prevenção, preservação e restauração ao órgão dental de sua integridade estrutural, funcional e estética.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PERIODONTIA I | 68.0 h

EMENTA: Reconhecimento do periodonto normal e patológico. Classificação, diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças periodontais. Exame clínico periodontal. Treinamento laboratorial e clínico.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno conhecimentos e treinamento, para reconhecimento do periodonto normal e patológico, realização do diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças periodontais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL PRÉ-CLÍNICA | 68.0 h

EMENTA: Conceitos e fundamentos básicos em próteses parciais removíveis. Diagnóstico e planejamento, indicações e contra-indicações.
OBJETIVO: Promover atividades de estudo e planejamento de arcos parcialmente dentados. Introduzir os conceitos relacionados aos procedimentos clínicos e laboratoriais da execução de uma prótese parcial removível.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL E IMPLANTODONTIA | 68.0 h

EMENTA: Atendimento a pacientes com relação à exodontia de dentes retidos e impactados, lesões da cavidade bucal, cirurgias pré-protéticas e relacionadas às demais especialidades. Fraturas do complexo bucomaxilofacial. Técnicas avançadas de reconstrução óssea e implantodontia. Conduta hospitalar.
OBJETIVO: Treinar o aluno em prática cirúrgica bucal, participando e/ou executando cirurgia de dentes retidos, procedimentos de cirurgia oral menor, traumatologia e implantodontia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENDODONTIA II | 68.0 h

EMENTA: Etiopatogenia, diagnóstico e tratamento das doenças da polpa e periápice em dentes uni, bi e trirradiculares de pacientes; proservação; medicação e emergências em endodontia.
OBJETIVO: Capacitar o aluno à realização de diagnóstico, medicação e tratamento das lesões da polpa dental, em todos os grupos de dentes, incluindo-se as necessidades de retratamento endodôntico e remoção de retentores intracoronários.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE COLETIVA | 68.0 h

EMENTA: Desenvolvimento da participação da comunidade para sua própria organização e administração das ações de prevenção e promoção de saúde bucal com apoio à formação de recursos. Situações de saúde comunitária segundo estratégias epidemiológicas voltadas para a odontologia. Orientação em saúde bucal para diferentes coletividades. Ações de prevenção e promoção de saúde bucal desenvolvidas com base no diagnóstico da saúde da comunidade. Ação comunitária em saúde bucal. Controle social em saúde bucal. Práticas interdisciplinares e multiprofissionais nas ações de saúde bucal.
OBJETIVO: Desenvolver e planejar modelos de atenção em saúde, programas educativos e preventivos em saúde bucal e coletiva.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MARKETING EM ODONTOLOGIA | 34.0 h

EMENTA: Fundamentos de Comunicação Social e marketing aplicado. Marketing em serviços. Marketing no Sistema Único de Saúde.
OBJETIVO: Ampliar a visão que o futuro profissional terá do seu negócio, dos seus clientes e do seu próprio papel, capacitando-o para gestão de seus empreendimentos públicos e privados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ODONTOPEDIATRIA | 68.0 h

EMENTA: Estudo das técnicas de abordagem, preparo psicológico da criança, relacionamento com o paciente e responsável. Dentes decíduos, fisiologia e patologia.Orientação nutricional e aspectos preventivos.
OBJETIVO: Capacitar o aluno nos conhecimentos físicos, psíquicos e biológicos sobre a criança e técnicas específicas para tratamento odontopediátrico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PERIODONTIA II | 68.0 h

EMENTA: Planejamento e execução do plano de tratamento periodontal a pacientes, relacionando a periodontia com as demais especialidades. Terapia periodontal cirúrgica.
OBJETIVO: Proporcionar, a partir do aprendizado teórico e da aula prática, a vivência acadêmica na terapêutica periodontal clínica e cirúrgica através de contato com casos clínicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE PARCIAL FIXA PRÉ-CLÍNICA | 68.0 h

EMENTA: Introdução, desenvolvimento e planejamento em prótese parcial fixa. Atividades Laboratoriais. Inter-relacionamento de prótese parcial fixa e outras disciplinas.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma visão completa de todas as fases laboratoriais da confecção de uma prótese parcial fixa, capacitando-o a dominar os materiais e técnicas indispensáveis ao sucesso desta terapia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA INFANTIL | 68.0 h

EMENTA: Aprendizado prático, visando ao atendimento global do paciente infantil; desenvolvendo diagnóstico, planejamento, prognóstico e tratamento das alterações bucodentárias.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a realizar com destreza, confiança e eficiência o tratamento global do paciente infantil, incluindo diagnóstico, prognóstico, tratamento e prevenção, nos campos da odontopediatria.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA I | 136.0 h

EMENTA: Prática de diagnóstico, planejamento, tratamento, prevenção e manutenção de pacientes quanto a necessidades globais, dentro do nível de conhecimento acumulado pelo aluno.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma prática generalizada em todas as áreas e/ou especialidades odontológicas ao alcance do clínico geral.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ODONTOGERIATRIA | 68.0 h

EMENTA: Atendimento global das necessidades do paciente idoso, com diagnóstico, planejamento, tratamento, prevenção e manutenção, dentro do nível de conhecimento acumulado pelo aluno.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma prática generalizada em todas as áreas e/ou especialidades odontológicas ao alcance do clínico geral, aplicadas ao paciente geriátrico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM REABILITAÇÃO BUCAL I | 68.0 h

EMENTA: Prática de diagnóstico, planejamento e tratamento de pacientes parcialmente desdentados quanto a necessidades reabilitadoras bucais.
OBJETIVO: Permitir que o aluno conviva simultaneamente com os diferentes trabalhos protéticos e necessidades endodônticas pré-protéticas, e ainda concientizá-lo sobre a adaptabilidade comportamental das estruturas periodontais mediante o tratamento protético.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORIENTAÇÃO AO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ODONTOLOGIA | 34.0 h

EMENTA: Introdução às técnicas de elaboração de um projeto de pesquisa. Técnicas de elaboração e desenvolvimento de um projeto de pesquisa. Planejamento e desenvolvimento do projeto. Técnicas de coleta e obtenção de dados em projetos. Análise exploratória e descritiva de dados.
OBJETIVO: Realizar atividades de planejamento e delineamento do projeto de pesquisa (monografia) a ser desenvolvido durante o ano letivo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORTODONTIA PREVENTIVA | 68.0 h

EMENTA: Estudo do crescimento e desenvolvimento craniofacial. Biogênese da dentição: decídua, mista e permanente. Etiologia das maloclusões; oclusão normal; classificação das maloclusões; anamnese e exame clínico; exame radiográfico; análise de modelo; Reações teciduais ante a movimentação ortodôntica. Confecção de aparelhos removíveis: mantenedor de espaço; placa reeducadora e impedidora de língua. Seminários com assuntos correlatos.
OBJETIVO: Transmitir conhecimentos físicos e biológicos sobre o desenvolvimento da criança e técnicas específicas para tratamento ortodôntico preventivo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ADMINISTRAÇÃO EM ODONTOLOGIA | 34.0 h

EMENTA: Princípios de Administração dos Serviços Odontológicos: introdução; organização; administração; planejamento; direção e controle. Recursos humanos. Custos, sistemas de trabalho, sistemas de pagamento.
OBJETIVO: Organizar, administrar e participar de serviços de odontologia, planejando e executando ações e programas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA II | 136.0 h

EMENTA: Atividade prática de diagnóstico, planejamento, tratamento, prevenção e manutenção de pacientes quanto a necessidades globais, dentro do nível de conhecimento acumulado pelo aluno. Estudo de casos.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma prática generalizada em todas as áreas e/ou especialidades odontológicas ao alcance do clínico geral.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA PARA PACIENTES ESPECIAIS | 68.0 h

EMENTA: Conceito e classificação de pacientes especiais. Odontologia psicossomática e considerações psicológicas. Exame clínico. Terapêutica. Métodos de contenção. Deficiências mentais, físicas e sensoriais. Diagnóstico e tratamento odontológico transdisciplinar.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma prática generalizada em todas as áreas e/ou especialidades odontológicas ao alcance do clínico geral, aplicadas ao paciente portador de necessidades especiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM REABILITAÇÃO BUCAL II | 68.0 h

EMENTA: Prática de diagnóstico, planejamento e tratamento de pacientes parcialmente desdentados quanto a necessidades reabilitadoras bucais utilizando aparelhos protéticos fixos e removíveis.
OBJETIVO: Permitir que o aluno complemente seus conhecimentos sobre a realização dos diferentes trabalhos protéticos e necessidades endodônticas pré-protéticas, e ainda concientizá-lo sobre a adaptabilidade comportamental das estruturas periodontais mediante o tratamento protético.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 34.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos
OBJETIVO: Promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda b) Favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; c) Propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; d) Contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; e) Desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ODONTOLOGIA LEGAL E DEONTOLOGIA | 34.0 h

EMENTA: Apresenta ao aluno o campo da odontologia legal e documentos odonto-legais. Conceitos básicos de identificação e perícias odontológicas. Estudo do Código de Ética e legislações do Conselho Federal. Os princípios básicos da ética profissional; conhecimento científico e responsabilidade social
OBJETIVO: Apresentar ao aluno a atuação da Odontologia nas ciências forenses e documentos odonto-legais, bem como conceitos de ética, administração e responsabilidade profissional e social.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORTODONTIA INTERCEPTORA | 68.0 h

EMENTA: Estudo da biomecânica da movimentação ortodôntica. Análise cefalométrica: padrão USP. Recursos de descruzamento de mordida anterior; recursos de expansão maxilar; extração seriada; Iatrogenia em ortodontia; contenção em ortodontia; noções de ortopedia maxilar dos maxilares; introdução a ortodontia fixa; Integração ortodontia e outras especialidades. Confecção de aparelhos removíveis: descruzadores de mordida anterior e posterior; redutor de diastema e recuperador de espaço; aparelho de Hawley; aparelho expansor superior. Seminários com assuntos correlatos.
OBJETIVO: Transmitir conhecimentos sobre a biomecânica da movimentação ortodôntica e conceitos e técnicas específicas para tratamento ortodôntico interceptor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ODONTOLOGIA | 34.0 h

EMENTA: Pesquisa científica na área odontológica a ser desenvolvida individualmente pelo aluno sob orientação docente.
OBJETIVO: Elaborar a monografia propriamente dita, necessária à conclusão do curso, com entendimento dos processos metodológicos utilizados e conhecimento dos conteúdos específicos desenvolvidos no trabalho.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: DIURNO Currículo: 0001-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ANATOMIA DENTAL | 34.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em anatomia dental. Anatomia dos dentes permanentes. Noções anatômicas da dentição decídua.
OBJETIVO: Oferecer ao aluno os conhecimentos necessários de anatomia dental, procurando-se relacionar ao máximo com as necessidades das disciplinas do ciclo profissionalizante.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ANATOMIA HUMANA | 68.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípois gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: esquelético, articular, muscular, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital feminino, genital masculino e nervoso.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno conhecimentos teóricos e práticos básicos dos aspectos morfológicos e topográficos dos diversos sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para as disciplinas afins e tornar capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOLOGIA GERAL | 68.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da Biologia. Organização e estrutura celular. O núcleo. Divisão celular. Noções básicas de embriologia humana. Natureza do material genético. Leis da hereditariedade.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno o aprendizado e a discussão dos conceitos relacionados à biologia das células. Apresentar os processos de fecundação, desenvolvimento embrionário e desenvolvimento fetal. Fornecer os fundamentos de genética básica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA HUMANA | 68.0 h

EMENTA: Estudo dos compartimentos hídrico, meio interno e homeostase, membrana, bioeletrogênese, tecido nervoso, potencial de ação e sinapse. Receptores sensoriais e somestesia. Sistema neurovegetativo. Estudo da função dos sistemas cardiovascular, respiratório, renal, digestório e glândulas anexas. Eixo hipotálamo-hipófise, tireóide, paratireóide, adrenais e pâncreas. Efeitos fisiológicos e mecanismo de controle de hormônios ovarianos e testiculares.
OBJETIVO: Possibilitar uma compreensão generalista dos mecanismos físicos, químicos e biológicos envolvidos na manutenção das funções vitais do organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA I | 68.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Expressões algébricas. Funções de uma variável
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS I | 68.0 h

EMENTA: Estratégias de leitura visando compreensão e análise crítica. Prática de leitura e análise de textos argumentativos acadêmicos e não-acadêmicos. Prática de produção de respostas discursivas a questões de interpretação de textos argumentativos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos argumentativos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Promover uma prática intensiva de leitura e análise lingüística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos argumentativos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA | 68.0 h

EMENTA: Morfologia e citologia de bactérias e fungos. Propriedades gerais dos vírus. Estudo microscópico de bactérias e fungos. Controle de microrganismos e antibióticos. Infecções bacterianas, fúngicas e virais. Mecanismos de respostas específicas. Tipos de imunidade. Antígenos e imunoglobulinas. Complemento. Hipersensibilidade.
OBJETIVO: Conhecer os principais grupos de microrganismos (bactérias, fungos e vírus). Conhecer a estrutura e organização do sistema imunológico humano, os mecanismos específicos e os inespecíficos de defesa do hospedeiro.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA GERAL | 68.0 h

EMENTA: Conceitos Fundamentais. Teoria atômico molecular. Atomística. Periodicidade química. Ligações químicas. Funções inorgânicas e orgânicas. Introdução às reações químicas e aos cálculos quantitativos da química. Soluções.
OBJETIVO: Fornecer os fundamentos da química. Propiciar a compreensão da estrutura atômica dos elementos químicos e relacioná-los com suas propriedades e com a formação de compostos orgânicos e inorgânicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

ANATOMIA DA CABEÇA E PESCOÇO | 68.0 h

EMENTA: Aspectos morfológicos e topográficos das estruturas anatômicas constituintes da cabeça e do pescoço.
OBJETIVO: Propiciar aos aluno conceitos, localização e função de estruturas anatômicas relacionadas à odontologia, como pré-requisito às suas futuras atividades clínicas e cirúrgicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA | 68.0 h

EMENTA: Estrutura e química de aminoácidos, peptídios, proteínas, carboidratos, lipídios, nucleotídios. Fundamentos da enzimologia. Vitaminas. Ação hormonal. Introdução ao metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Integração metabólica.
OBJETIVO: Proporcionar o aprendizado sobre a constituição química da célula e dos processos bioquímicos e metabólicos básicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTATÍSTICA APLICADA | 68.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da Estatística. Noções de inferência estatística e amostragem. Medidas de tendência central e separatrizes. Medidas de variabilidade. Distribuições de freqüência. Introdução ao cálculo de probabilidades. Distribuições de probabilidade. Distribuições amostrais. Inferências: intervalos de confiança e testes de hipóteses. Correlação e regressão.
OBJETIVO: Motivar e despertar o interesse do aluno para o uso e a importância da estatística na tomada de decisão gerencial. Capacitar o aluno para o cálculo e a interpretação corretos dos parâmetros estatísticos e uso dos recursos da informática para construção de gráficos e realização dos cálculos estatísticos. Selecionar adequadamente os testes de hipóteses necessários. Elaborar conclusões a respeito dos resultados estatísticos obtidos visando à tomada de decisão gerencial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA APLICADA | 34.0 h

EMENTA: Componentes do sangue. Bioeletrogênese. Excitabilidade oral. Sensibilidade térmica, tátil e proprioceptiva. Nocicepção. Contração muscular. Reflexos de tronco. Mastigação. Deglutição. Sucção. Secreção salivar. Microcirculação e controle de pressão arterial. Hormônios metabólicos. Homeostase do cálcio. Modificações da fisiologia oral na gravidez e lactação. Estresse, envelhecimento e função das estruturas orais. Cicatrização e reparo ósseo.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno o conhecimento sobre neurofisiologia e funções da cavidade oral e estruturas associadas, envolvendo o controle neural de estruturas orais, faringeanas e laringeanas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA GERAL | 68.0 h

EMENTA: Tecidos epitelial de revestimento e glandular, conjuntivo propriamente dito, cartilaginoso, ósseo, nervoso e muscular. Sangue e sistema circulatório. Sistemas respiratório, urinário, digestório e tegumentar.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos condições de compreender os fenômenos relacionados à histofisiologia dos tecidos animais. Criar condições para que os alunos adquiram conhecimentos de histologia sob o ponto de vista morfofuncional. Relacionar a organização tecidual com a arquitetura dos órgãos e sistemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS II | 68.0 h

EMENTA: Técnicas de leitura visando reflexão e pesquisa. Prática de leitura e análise de artigos de opinião, artigos científicos e monografias acadêmicas. Prática de produção de artigos de opinião e monografias acadêmicas.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura visando reflexão e pesquisa. Oportunizar o (re)conhecimento dos gêneros textuais artigo de opinião, artigo científico e monografia acadêmica. Promover uma prática intensiva de leitura e análise lingüística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de artigos de opinião e monografias acadêmicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS DENTÁRIOS I | 68.0 h

EMENTA: Propriedades dos sólidos de interesse odontológico. Materiais para modelos. Materiais de moldagem elásticos e anelásticos e materias de desinfecção de moldagens. Materiais e técnicas de fundição. Resinas acrílicas. Ligas metálicas utilizadas na Odontologia. Materiais para reembase de prótese. Técnicas de uso de materiais odontológicos em laboratório.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno o conhecimento dos materiais dentários utilizados em laboratório, desde a confecção de moldes e modelos de gesso até o trabalho final.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA BUCAL E CARIOLOGIA | 68.0 h

EMENTA: Implantação e natureza da microbiota bucal; determinantes ecológicos. Participação microbiana nas enfermidades da cavidade bucal e peribucal. Conceitos atuais sobre cariologia.
OBJETIVO: Desenvolver conhecimentos sobre os principais grupos de bactérias, fungos e vírus envolvidos com a cavidade bucal, bem como patogenias e condições de controle e tratamento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

DENTÍSTICA PRÉ-CLÍNICA I | 68.0 h

EMENTA: Estudo teórico e laboratorial da escultura dental, classificação e nomenclatura de cavidades dentárias; materiais e instrumentais utilizados; técnicas de preparo e restauração. Materiais restauradores diretos e proteção pulpar.
OBJETIVO: Desenvolver a destreza manual do aluno e familiarizá-lo com a escultura dental e os preparos cavitários para amálgama, preparos cavitários conservadores e materiais de restauração e proteção pulpar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 68.0 h

EMENTA: Exame crítico do conhecimento científico e tecnológico. Fundamentos e aplicações da Ética, Cidadania e Responsabilidade Social. Problemáticas existenciais, sociais e culturais que a sociedade pós-industrial, de massas e de consumo, coloca para o ser humano. Possíveis respostas a essas problemáticas: a perspectiva religiosa cristã e franciscana, o pensamento ecológico e a justiça social.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade e a cultura lhe impõem, nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania. Oferecer ao aluno, através da perspectiva teológica e franciscana, valores que possam enriquecer a sua compreensão do mundo e sua atuação nele.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA BUCAL E EMBRIOLOGIA | 68.0 h

EMENTA: Noções de embriologia geral e facial. Tecido ósseo e ossificação. Mucosa oral e glândulas salivares. Fases do desenvolvimento dental. Amelogênese. Dentinogênese. Polpa e periodonto.
OBJETIVO: Ensinar os principais detalhes morfológicos e biológicos dos tecidos fundamentais do sistema digestório e cavidade bucal, relacionando-os com sua principais funções, e ainda ensinar os aspectos básicos do desenvolvimento embrionário.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS DENTÁRIOS II | 68.0 h

EMENTA: Cimentos de uso odontológico (para forramento, bases, cimentações e restaurações). Materiais restauradores diretos. Materiais de restauração indireta. Flúor e materiais preventivos. Abrasão e polimento dos materiais restauradores odontológicos.
OBJETIVO: Dar ao aluno condições técnicas de identificar os materiais, suas indicações, limitações e técnicas de manipulação, inter-relacionando a atividade laboratorial com a clínica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OCLUSÃO | 68.0 h

EMENTA: Estudo teórico e prático da oclusão e do sistema estomatognático. Articuladores e registros intermaxilares. Nocões básicas de etiologia e tratamento das disfunções temporomandibulares. Inter-relação com as demais especialidades.
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos de graduação conhecimentos da relação estática e dinâmica da oclusão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ODONTOLOGIA PREVENTIVA | 68.0 h

EMENTA: Objetiva introduzir o acadêmico no campo da saúde coletiva. Níveis e métodos de prevenção. Métodos de prevenção da cárie dentária. Educação em saúde bucal. Técnicas de abordagem social destacando-se o indivíduo, mas priorizando a comunidade. Epidemiologia das doenças bucais.
OBJETIVO: Introduzir o acadêmico no campo da saúde coletiva, propiciando conhecimentos sobre prevenção e controle das doenças bucais, desde o controle mecânico de placa (biofilme) até seu controle químico, enfatizando o moderno papel da escovação supervisionada.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA GERAL | 34.0 h

EMENTA: Lesão celular e alterações vasculares. Mecanismos de defesa inatos e adaptativos. Inflamações agudas e crônicas: cura e reparo. Distúrbios do crescimento celular. Neoplasias.
OBJETIVO: Proporcionar a compreensão generalista dos processos histopatológicos, relacionando-os às manifestações clínicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE TOTAL I | 68.0 h

EMENTA: Estudo teórico e laboratorial da reposição dos dentes perdidos pela aposiçãode próteses totais. Inter-relação com as demais especialidades.
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos de graduação conhecimentos básicos da execução em laboratório de dentaduras completas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

DENTÍSTICA PRÉ-CLÍNICA II | 68.0 h

EMENTA: Estudo teórico e laboratorial dos preparos cavitários para materiais estéticos, restaurações indiretas e sistemas de retenção adicional. Cavidades atípicas.
OBJETIVO: Exercitar teoria e prática dos preparos cavitários e procedimentos restauradores, preparando os alunos para o atendimento clínico na indicação e execução dos preparos cavitários e nos procedimentos restauradores estéticos e atípicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE COLETIVA | 68.0 h

EMENTA: Desenvolvimento da participação da comunidade para sua própria organização e administração das ações de prevenção e promoção de saúde bucal com apoio à formação de recursos. Situações de saúde comunitária segundo estratégias epidemiológicas voltadas para a odontologia. Orientação em saúde bucal para diferentes coletividades. Ações de prevenção e promoção de saúde bucal desenvolvidas com base no diagnóstico da saúde da comunidade. Ação comunitária em saúde bucal. Controle social em saúde bucal. Práticas interdisciplinares e multiprofissionais nas ações de saúde bucal.
OBJETIVO: Desenvolver e planejar modelos de atenção em saúde, programas educativos e preventivos em saúde bucal e coletiva.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTOMATOLOGIA | 68.0 h

EMENTA: Conceitos e metodologia do exame clínico para identificação de alterações patológicas bucais. Morfologia clínica das lesões. Exames complementares. Diagnóstico e tratamento das patologias de tecido mole.
OBJETIVO: Capacitar o aluno à aplicação de técnicas ou métodos de obtenção de sinais e sintomas que permitam identificar patologias relacionadas ao órgão dental e estruturas anexas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA GERAL | 34.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais em farmacologia. Formas farmacêuticas e vias de administração. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Interações medicamentosas.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos de farmacocinética e farmacodinâmica relacionados no programa. Aplicar os conhecimentos em modelos experimentais utilizando animais de laboratório. Desenvolver e estimular a capacidade de interpretar resultados experimentais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 34.0 h

EMENTA: Desenvolver o conhecimento e os métodos científicos identificando hipóteses e classificando pesquisas e variáveis em projetos de pesquisas, monografias, dissertações, teses, artigos para publicação científica e seminários.
OBJETIVO: Introduzir o aluno às formas de pesquisa científica, preparando-os para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e demonstrando os elementos necessários para a sua elaboração.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM ODONTOLOGIA | 34.0 h

EMENTA: Estudo da ergonomia e posições de trabalho odontológico. Noções de tempo, ação e movimento, no atendimento de pacientes. Biossegurança e doenças profissionais do cirurgião-dentista.
OBJETIVO: Apresentar aos alunos princípios ergonômicos da profissão e aspectos relacionados à saúde do profissional e à biossegurança.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA BUCAL | 68.0 h

EMENTA: Estudo morfológico das lesões do complexo estomatognático correlacionando as suas etiopatogenias, manifestações clínicas e /ou radiográficas.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade crítica dos alunos utilizando-se das doenças do complexo bucomaxilofacial como instrumento para exercitar as habilidades e competências necessárias ao diagnóstico destas lesões.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE TOTAL II | 68.0 h

EMENTA: Estudo teórico e clínico da reabilitação bucal do paciente desdentado mediante a reposição total dos dentes perdidos pela aposição de próteses totais. Inter-relação com as demais especialidades.
OBJETIVO: Proporcionar a aplicação clínica das habilidades e competências adquiridas no estudo laboratorial da reabilitação do paciente com próteses totais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA | 68.0 h

EMENTA: Estudo da aplicação dos raios x, técnicas intra e extrabucais e interpretação da imagem radiográfica. Efeitos biológicos e normas de proteção em Odontologia; programa de qualidade radiológica. Técnicas complementares.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a entender os princípios básicos dos raios x e das radiografias quanto a execução e confecção. Realizar e avaliar uma radiografia tecnicamente boa e determinar fatores responsáveis por sua alteração.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

ANESTESIOLOGIA E CIRURGIA | 68.0 h

EMENTA: Estudo dos aspectos farmacológicos dos anestésicos locais. Técnicas anestésicas intra e extrabucais utilizadas em Odontologia. Acidentes e complicações devido aos anestésicos e às técnicas anestésicas. Princípios fundamentais e instrumental em cirurgia bucal. Técnica exodôntica.
OBJETIVO: Capacitar o aluno quanto aos aspectos anatômicos e farmacológicos no uso das anestesias loco-regionais e introduzi-lo nos princípios cirúrgicos necessários às exodontias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ATENDIMENTO BÁSICO PRÉ-HOSPITALAR EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA | 34.0 h

EMENTA: Instrumentalização do aluno para o atendimento pré-hospitalar em suporte básico de vida diante de situações clínicas e traumáticas.
OBJETIVO: Capacitar o aluno para a assistência a pacientes em situações de emergência clínica e cirúrgica, em todas as fases do ciclo vital.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DENTÍSTICA RESTAURADORA | 68.0 h

EMENTA: Estudo dos métodos de diagnóstico e manifestações clínicas da cárie dental. Proteção do complexo dentina-polpa. Adesão em dentística. Aplicação clínica dos materiais restauradores diretos.
OBJETIVO: Realizar em pacientes a reabilitação estrutural, funcional e estética do dente, através da utilização de técnicas preventivas e restauradoras, apreendidas nas disciplinas laboratoriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENDODONTIA I | 68.0 h

EMENTA: Estudo teórico e laboratorial da anatomia dental interna, isolamento do campo operatório e cirurgia de acesso. Instrumental e instrumentação em endodontia: conceitos e técnicas. Medicação intracanal e obturação.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno conhecimentos sobre instrumental, anatomia radicular, técnicas e princípios fundamentais para tratamento dos canais radiculares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EPIDEMIOLOGIA | 34.0 h

EMENTA: Fundamentos de bioestatística: análise descritiva de variáveis (medidas de tendência central, de variabilidade). Distribuição normal. Noções sobre teoria das probabilidades. Noções de amostragem. Teste do qui quadrado. Epidemiologia: conceitos, usos e objetivos. História natural e prevenção de doenças. Epidemiologia descritiva e analítica. Indicadores de saúde. Noções de demografia. Doenças transmissíveis e não-transmissíveis. Vigilância em saúde.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno as ferramentas básicas da bioestatística, capacitando compreensão das variáveis que envolvem o processo saúde-doença e interpretação das informações epidemiológicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIAGNÓSTICO BUCAL | 68.0 h

EMENTA: Aplicação dos métodos exploratórios clínicos e por imagem radiológica, com a finalidade de diagnóstico, prevenção, prognóstico e tratamento das doenças bucais e estruturas anexas, e das manifestações bucais de doenças sistêmicas. Diagnóstico e prevenção de doenças sistêmicas que interfiram no tratamento odontológico. Acompanhamento e documentação do complexo bucomaxilofacial e estruturas anexas.
OBJETIVO: Promover a realização do diagnóstico das afecções bucais através de exame clínico e radiográfico, exames complementares, biópsias de cavidade bucal e citologia exfoliativa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PERIODONTIA I | 68.0 h

EMENTA: Reconhecimento do periodonto normal e patológico. Classificação, diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças periodontais. Exame clínico periodontal. Treinamento laboratorial e clínico.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno conhecimentos e treinamento, para reconhecimento do periodonto normal e patológico, realização do diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças periodontais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL PRÉ-CLÍNICA | 68.0 h

EMENTA: Conceitos e fundamentos básicos em próteses parciais removíveis. Diagnóstico e planejamento, indicações e contra-indicações.
OBJETIVO: Promover atividades de estudo e planejamento de arcos parcialmente dentados. Introduzir os conceitos relacionados aos procedimentos clínicos e laboratoriais da execução de uma prótese parcial removível.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE | 34.0 h

EMENTA: Psicologia como ciência. Principais processos psicológicos. O comportamento do indivíduo ante o processo saúde-doença. As contribuições da Psicologia para a prática do profissional da saúde. Estudos sobre tanatologia.
OBJETIVO: Estudar e compreender as bases da psicologia do desenvolvimento, bem como as principais correntes de pensamentos que vigoram na atualidade sobre o comportamento humano. Entender as contribuições da tanatologia, ao profissional da saúde, frente ao processo de viver, adoecer e morrer.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

CIRURGIA BUCAL | 68.0 h

EMENTA: Atendimento a pacientes com relação a exames clínico e complementares. Terapêutica aplicada. Exodontias via alveolar e não-alveolar; cirurgia de tecidos moles; cistos e fístulas buconasossinusais.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno, conhecimento teórico e treinamento motor para realizar técnicas exodônticas e cirurgias de tecido mole, bem como conhecer os princípios e técnicas da realização de cirurgias de cistos e fístulas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENDODONTIA II | 68.0 h

EMENTA: Etiopatogenia, diagnóstico e tratamento das doenças da polpa e periápice em dentes uni, bi e trirradiculares de pacientes; proservação; medicação e emergências em endodontia.
OBJETIVO: Capacitar o aluno à realização de diagnóstico, medicação e tratamento das lesões da polpa dental, em todos os grupos de dentes, incluindo-se as necessidades de retratamento endodôntico e remoção de retentores intracoronários.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ODONTOLOGIA RESTAURADORA | 68.0 h

EMENTA: Prática de diagnóstico, planejamento e tratamento restaurador de média complexidade (diagnóstico bucal, dentística, endodontia e periodontia) em pacientes, dentro no nível de conhecimento adquirido pelo aluno.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a realização em conjunto de procedimentos semiológicos, endodônticos e periodontais, necessários à prevenção, preservação e restauração ao órgão dental de sua integridade estrutural, funcional e estética.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MARKETING EM ODONTOLOGIA | 34.0 h

EMENTA: Fundamentos de Comunicação Social e marketing aplicado. Marketing em serviços. Marketing no Sistema Único de Saúde.
OBJETIVO: Ampliar a visão que o futuro profissional terá do seu negócio, dos seus clientes e do seu próprio papel, capacitando-o para gestão de seus empreendimentos públicos e privados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ODONTOLOGIA LEGAL E DEONTOLOGIA | 34.0 h

EMENTA: Apresenta ao aluno o campo da odontologia legal e documentos odonto-legais. Conceitos básicos de identificação e perícias odontológicas. Estudo do Código de Ética e legislações do Conselho Federal. Os princípios básicos da ética profissional; conhecimento científico e responsabilidade social
OBJETIVO: Apresentar ao aluno a atuação da Odontologia nas ciências forenses e documentos odonto-legais, bem como conceitos de ética, administração e responsabilidade profissional e social.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ODONTOPEDIATRIA | 68.0 h

EMENTA: Estudo das técnicas de abordagem, preparo psicológico da criança, relacionamento com o paciente e responsável. Dentes decíduos, fisiologia e patologia.Orientação nutricional e aspectos preventivos.
OBJETIVO: Capacitar o aluno nos conhecimentos físicos, psíquicos e biológicos sobre a criança e técnicas específicas para tratamento odontopediátrico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PERIODONTIA II | 68.0 h

EMENTA: Planejamento e execução do plano de tratamento periodontal a pacientes, relacionando a periodontia com as demais especialidades. Terapia periodontal cirúrgica.
OBJETIVO: Proporcionar, a partir do aprendizado teórico e da aula prática, a vivência acadêmica na terapêutica periodontal clínica e cirúrgica através de contato com casos clínicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE PARCIAL FIXA PRÉ-CLÍNICA | 68.0 h

EMENTA: Introdução, desenvolvimento e planejamento em prótese parcial fixa. Atividades Laboratoriais. Inter-relacionamento de prótese parcial fixa e outras disciplinas.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma visão completa de todas as fases laboratoriais da confecção de uma prótese parcial fixa, capacitando-o a dominar os materiais e técnicas indispensáveis ao sucesso desta terapia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 34.0 h

EMENTA: Políticas de saúde no Brasil. Reforma sanitária. Sistema Único de Saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde. Sistema de saúde local. Programa de Saúde da Família. Epidemiologia da comunidade. Saneamento do meio. Interação comunitária.
OBJETIVO: Apresentar os princípios e a estrutura do sistema de saúde brasileiro, com ênfase no SUS. Introduzir noções de epidemiologia. Habilitar o aluno a atuar junto à comunidade no âmbito de saúde pública, numa perspectiva social e ecológica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL E IMPLANTODONTIA | 68.0 h

EMENTA: Atendimento a pacientes com relação à exodontia de dentes retidos e impactados, lesões da cavidade bucal, cirurgias pré-protéticas e relacionadas às demais especialidades. Fraturas do complexo bucomaxilofacial. Técnicas avançadas de reconstrução óssea e implantodontia. Conduta hospitalar.
OBJETIVO: Treinar o aluno em prática cirúrgica bucal, participando e/ou executando cirurgia de dentes retidos, procedimentos de cirurgia oral menor, traumatologia e implantodontia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA INFANTIL | 68.0 h

EMENTA: Aprendizado prático, visando ao atendimento global do paciente infantil; desenvolvendo diagnóstico, planejamento, prognóstico e tratamento das alterações bucodentárias.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a realizar com destreza, confiança e eficiência o tratamento global do paciente infantil, incluindo diagnóstico, prognóstico, tratamento e prevenção, nos campos da odontopediatria.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA I | 136.0 h

EMENTA: Prática de diagnóstico, planejamento, tratamento, prevenção e manutenção de pacientes quanto a necessidades globais, dentro do nível de conhecimento acumulado pelo aluno.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma prática generalizada em todas as áreas e/ou especialidades odontológicas ao alcance do clínico geral.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ODONTOGERIATRIA | 68.0 h

EMENTA: Atendimento global das necessidades do paciente idoso, com diagnóstico, planejamento, tratamento, prevenção e manutenção, dentro do nível de conhecimento acumulado pelo aluno.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma prática generalizada em todas as áreas e/ou especialidades odontológicas ao alcance do clínico geral, aplicadas ao paciente geriátrico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM REABILITAÇÃO BUCAL I | 68.0 h

EMENTA: Prática de diagnóstico, planejamento e tratamento de pacientes parcialmente desdentados quanto a necessidades reabilitadoras bucais.
OBJETIVO: Permitir que o aluno conviva simultaneamente com os diferentes trabalhos protéticos e necessidades endodônticas pré-protéticas, e ainda concientizá-lo sobre a adaptabilidade comportamental das estruturas periodontais mediante o tratamento protético.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORTODONTIA PREVENTIVA | 68.0 h

EMENTA: Estudo do crescimento e desenvolvimento craniofacial. Biogênese da dentição: decídua, mista e permanente. Etiologia das maloclusões; oclusão normal; classificação das maloclusões; anamnese e exame clínico; exame radiográfico; análise de modelo; Reações teciduais ante a movimentação ortodôntica. Confecção de aparelhos removíveis: mantenedor de espaço; placa reeducadora e impedidora de língua. Seminários com assuntos correlatos.
OBJETIVO: Transmitir conhecimentos físicos e biológicos sobre o desenvolvimento da criança e técnicas específicas para tratamento ortodôntico preventivo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ODONTOLOGIA I | 34.0 h

EMENTA: Introdução às técnicas de elaboração de um projeto de pesquisa. Técnicas de elaboração e desenvolvimento de um projeto de pesquisa. Planejamento e desenvolvimento do projeto. Técnicas de coleta e obtenção de dados em projetos. Análise exploratória e descritiva de dados.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

ADMINISTRAÇÃO DE CLÍNICAS E SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS | 68.0 h

EMENTA: Administração do setor público e privado. Princípios de administração dos serviços odontológicos. Organização. Planejamento, sistemas econômicos. Organização dos sistemas econômicos. Custos. Comercialização. Produção. Recursos humanos. Sistemas de trabalho e pagamento. Imposto de renda da pessoa física e jurídica.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA PARA PACIENTES ESPECIAIS | 68.0 h

EMENTA: Conceito e classificação de pacientes especiais. Odontologia psicossomática e considerações psicológicas. Exame clínico. Terapêutica. Métodos de contenção. Deficiências mentais, físicas e sensoriais. Diagnóstico e tratamento odontológico transdisciplinar.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma prática generalizada em todas as áreas e/ou especialidades odontológicas ao alcance do clínico geral, aplicadas ao paciente portador de necessidades especiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ODONTOLOGIA INTEGRADA | 170.0 h

EMENTA: Atividade de prática clínica, com elaboração de diagnóstico, prognóstico, planejamento e execução de tratamento, com alto nível de complexidade. Prevenção de doenças bucais e manutenção da saúde dos pacientes quanto a suas necessidades globais. Estudo de casos.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM REABILITAÇÃO BUCAL II | 68.0 h

EMENTA: Prática de diagnóstico, planejamento e tratamento de pacientes parcialmente desdentados quanto a necessidades reabilitadoras bucais utilizando aparelhos protéticos fixos e removíveis.
OBJETIVO: Permitir que o aluno complemente seus conhecimentos sobre a realização dos diferentes trabalhos protéticos e necessidades endodônticas pré-protéticas, e ainda concientizá-lo sobre a adaptabilidade comportamental das estruturas periodontais mediante o tratamento protético.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORTODONTIA INTERCEPTORA | 68.0 h

EMENTA: Estudo da biomecânica da movimentação ortodôntica. Análise cefalométrica: padrão USP. Recursos de descruzamento de mordida anterior; recursos de expansão maxilar; extração seriada; Iatrogenia em ortodontia; contenção em ortodontia; noções de ortopedia maxilar dos maxilares; introdução a ortodontia fixa; Integração ortodontia e outras especialidades. Confecção de aparelhos removíveis: descruzadores de mordida anterior e posterior; redutor de diastema e recuperador de espaço; aparelho de Hawley; aparelho expansor superior. Seminários com assuntos correlatos.
OBJETIVO: Transmitir conhecimentos sobre a biomecânica da movimentação ortodôntica e conceitos e técnicas específicas para tratamento ortodôntico interceptor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ODONTOLOGIA II | 68.0 h

EMENTA: Acompanhamento metodológico docente e elaboração do trabalho de conclusão do curso em Odontologia pelo aluno, preparação final da monografia e apresentação à banca docente.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0001-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ANATOMIA DENTAL | 34.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em anatomia dental. Anatomia dos dentes permanentes. Noções anatômicas da dentição decídua.
OBJETIVO: Oferecer ao aluno os conhecimentos necessários de anatomia dental, procurando-se relacionar ao máximo com as necessidades das disciplinas do ciclo profissionalizante.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ANATOMIA HUMANA | 68.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípois gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: esquelético, articular, muscular, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital feminino, genital masculino e nervoso.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno conhecimentos teóricos e práticos básicos dos aspectos morfológicos e topográficos dos diversos sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para as disciplinas afins e tornar capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOLOGIA GERAL | 68.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da Biologia. Organização e estrutura celular. O núcleo. Divisão celular. Noções básicas de embriologia humana. Natureza do material genético. Leis da hereditariedade.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno o aprendizado e a discussão dos conceitos relacionados à biologia das células. Apresentar os processos de fecundação, desenvolvimento embrionário e desenvolvimento fetal. Fornecer os fundamentos de genética básica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA HUMANA | 68.0 h

EMENTA: Estudo dos compartimentos hídrico, meio interno e homeostase, membrana, bioeletrogênese, tecido nervoso, potencial de ação e sinapse. Receptores sensoriais e somestesia. Sistema neurovegetativo. Estudo da função dos sistemas cardiovascular, respiratório, renal, digestório e glândulas anexas. Eixo hipotálamo-hipófise, tireóide, paratireóide, adrenais e pâncreas. Efeitos fisiológicos e mecanismo de controle de hormônios ovarianos e testiculares.
OBJETIVO: Possibilitar uma compreensão generalista dos mecanismos físicos, químicos e biológicos envolvidos na manutenção das funções vitais do organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA I | 68.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Expressões algébricas. Funções de uma variável
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS I | 68.0 h

EMENTA: Estratégias de leitura visando compreensão e análise crítica. Prática de leitura e análise de textos argumentativos acadêmicos e não-acadêmicos. Prática de produção de respostas discursivas a questões de interpretação de textos argumentativos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos argumentativos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Promover uma prática intensiva de leitura e análise lingüística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos argumentativos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA GERAL | 68.0 h

EMENTA: Conceitos Fundamentais. Teoria atômico molecular. Atomística. Periodicidade química. Ligações químicas. Funções inorgânicas e orgânicas. Introdução às reações químicas e aos cálculos quantitativos da química. Soluções.
OBJETIVO: Fornecer os fundamentos da química. Propiciar a compreensão da estrutura atômica dos elementos químicos e relacioná-los com suas propriedades e com a formação de compostos orgânicos e inorgânicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

ANATOMIA DA CABEÇA E PESCOÇO | 68.0 h

EMENTA: Aspectos morfológicos e topográficos das estruturas anatômicas constituintes da cabeça e do pescoço.
OBJETIVO: Propiciar aos aluno conceitos, localização e função de estruturas anatômicas relacionadas à odontologia, como pré-requisito às suas futuras atividades clínicas e cirúrgicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA | 68.0 h

EMENTA: Estrutura e química de aminoácidos, peptídios, proteínas, carboidratos, lipídios, nucleotídios. Fundamentos da enzimologia. Vitaminas. Ação hormonal. Introdução ao metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Integração metabólica.
OBJETIVO: Proporcionar o aprendizado sobre a constituição química da célula e dos processos bioquímicos e metabólicos básicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA APLICADA | 34.0 h

EMENTA: Componentes do sangue. Bioeletrogênese. Excitabilidade oral. Sensibilidade térmica, tátil e proprioceptiva. Nocicepção. Contração muscular. Reflexos de tronco. Mastigação. Deglutição. Sucção. Secreção salivar. Microcirculação e controle de pressão arterial. Hormônios metabólicos. Homeostase do cálcio. Modificações da fisiologia oral na gravidez e lactação. Estresse, envelhecimento e função das estruturas orais. Cicatrização e reparo ósseo.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno o conhecimento sobre neurofisiologia e funções da cavidade oral e estruturas associadas, envolvendo o controle neural de estruturas orais, faringeanas e laringeanas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA GERAL | 68.0 h

EMENTA: Tecidos epitelial de revestimento e glandular, conjuntivo propriamente dito, cartilaginoso, ósseo, nervoso e muscular. Sangue e sistema circulatório. Sistemas respiratório, urinário, digestório e tegumentar.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos condições de compreender os fenômenos relacionados à histofisiologia dos tecidos animais. Criar condições para que os alunos adquiram conhecimentos de histologia sob o ponto de vista morfofuncional. Relacionar a organização tecidual com a arquitetura dos órgãos e sistemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS II | 68.0 h

EMENTA: Técnicas de leitura visando reflexão e pesquisa. Prática de leitura e análise de artigos de opinião, artigos científicos e monografias acadêmicas. Prática de produção de artigos de opinião e monografias acadêmicas.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura visando reflexão e pesquisa. Oportunizar o (re)conhecimento dos gêneros textuais artigo de opinião, artigo científico e monografia acadêmica. Promover uma prática intensiva de leitura e análise lingüística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de artigos de opinião e monografias acadêmicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS DENTÁRIOS I | 68.0 h

EMENTA: Propriedades dos sólidos de interesse odontológico. Materiais para modelos. Materiais de moldagem elásticos e anelásticos e materias de desinfecção de moldagens. Materiais e técnicas de fundição. Resinas acrílicas. Ligas metálicas utilizadas na Odontologia. Materiais para reembase de prótese. Técnicas de uso de materiais odontológicos em laboratório.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno o conhecimento dos materiais dentários utilizados em laboratório, desde a confecção de moldes e modelos de gesso até o trabalho final.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA | 68.0 h

EMENTA: Morfologia e citologia de bactérias e fungos. Propriedades gerais dos vírus. Estudo microscópico de bactérias e fungos. Controle de microrganismos e antibióticos. Infecções bacterianas, fúngicas e virais. Mecanismos de respostas específicas. Tipos de imunidade. Antígenos e imunoglobulinas. Complemento. Hipersensibilidade.
OBJETIVO: Conhecer os principais grupos de microrganismos (bactérias, fungos e vírus). Conhecer a estrutura e organização do sistema imunológico humano, os mecanismos específicos e os inespecíficos de defesa do hospedeiro.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

DENTÍSTICA PRÉ-CLÍNICA I | 68.0 h

EMENTA: Estudo teórico e laboratorial da escultura dental, classificação e nomenclatura de cavidades dentárias; materiais e instrumentais utilizados; técnicas de preparo e restauração. Materiais restauradores diretos e proteção pulpar.
OBJETIVO: Desenvolver a destreza manual do aluno e familiarizá-lo com a escultura dental e os preparos cavitários para amálgama, preparos cavitários conservadores e materiais de restauração e proteção pulpar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTATÍSTICA APLICADA | 68.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da Estatística. Noções de inferência estatística e amostragem. Medidas de tendência central e separatrizes. Medidas de variabilidade. Distribuições de freqüência. Introdução ao cálculo de probabilidades. Distribuições de probabilidade. Distribuições amostrais. Inferências: intervalos de confiança e testes de hipóteses. Correlação e regressão.
OBJETIVO: Motivar e despertar o interesse do aluno para o uso e a importância da estatística na tomada de decisão gerencial. Capacitar o aluno para o cálculo e a interpretação corretos dos parâmetros estatísticos e uso dos recursos da informática para construção de gráficos e realização dos cálculos estatísticos. Selecionar adequadamente os testes de hipóteses necessários. Elaborar conclusões a respeito dos resultados estatísticos obtidos visando à tomada de decisão gerencial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA BUCAL E EMBRIOLOGIA | 68.0 h

EMENTA: Noções de embriologia geral e facial. Tecido ósseo e ossificação. Mucosa oral e glândulas salivares. Fases do desenvolvimento dental. Amelogênese. Dentinogênese. Polpa e periodonto.
OBJETIVO: Ensinar os principais detalhes morfológicos e biológicos dos tecidos fundamentais do sistema digestório e cavidade bucal, relacionando-os com sua principais funções, e ainda ensinar os aspectos básicos do desenvolvimento embrionário.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS DENTÁRIOS II | 68.0 h

EMENTA: Cimentos de uso odontológico (para forramento, bases, cimentações e restaurações). Materiais restauradores diretos. Materiais de restauração indireta. Flúor e materiais preventivos. Abrasão e polimento dos materiais restauradores odontológicos.
OBJETIVO: Dar ao aluno condições técnicas de identificar os materiais, suas indicações, limitações e técnicas de manipulação, inter-relacionando a atividade laboratorial com a clínica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA BUCAL E CARIOLOGIA | 68.0 h

EMENTA: Implantação e natureza da microbiota bucal; determinantes ecológicos. Participação microbiana nas enfermidades da cavidade bucal e peribucal. Conceitos atuais sobre cariologia.
OBJETIVO: Desenvolver conhecimentos sobre os principais grupos de bactérias, fungos e vírus envolvidos com a cavidade bucal, bem como patogenias e condições de controle e tratamento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OCLUSÃO | 68.0 h

EMENTA: Estudo teórico e prático da oclusão e do sistema estomatognático. Articuladores e registros intermaxilares. Nocões básicas de etiologia e tratamento das disfunções temporomandibulares. Inter-relação com as demais especialidades.
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos de graduação conhecimentos da relação estática e dinâmica da oclusão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA GERAL | 34.0 h

EMENTA: Lesão celular e alterações vasculares. Mecanismos de defesa inatos e adaptativos. Inflamações agudas e crônicas: cura e reparo. Distúrbios do crescimento celular. Neoplasias.
OBJETIVO: Proporcionar a compreensão generalista dos processos histopatológicos, relacionando-os às manifestações clínicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

DENTÍSTICA PRÉ-CLÍNICA II | 68.0 h

EMENTA: Estudo teórico e laboratorial dos preparos cavitários para materiais estéticos, restaurações indiretas e sistemas de retenção adicional. Cavidades atípicas.
OBJETIVO: Exercitar teoria e prática dos preparos cavitários e procedimentos restauradores, preparando os alunos para o atendimento clínico na indicação e execução dos preparos cavitários e nos procedimentos restauradores estéticos e atípicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EPIDEMIOLOGIA | 34.0 h

EMENTA: Fundamentos de bioestatística: análise descritiva de variáveis (medidas de tendência central, de variabilidade). Distribuição normal. Noções sobre teoria das probabilidades. Noções de amostragem. Teste do qui quadrado. Epidemiologia: conceitos, usos e objetivos. História natural e prevenção de doenças. Epidemiologia descritiva e analítica. Indicadores de saúde. Noções de demografia. Doenças transmissíveis e não-transmissíveis. Vigilância em saúde.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno as ferramentas básicas da bioestatística, capacitando compreensão das variáveis que envolvem o processo saúde-doença e interpretação das informações epidemiológicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 68.0 h

EMENTA: Exame crítico do conhecimento científico e tecnológico. Fundamentos e aplicações da Ética, Cidadania e Responsabilidade Social. Problemáticas existenciais, sociais e culturais que a sociedade pós-industrial, de massas e de consumo, coloca para o ser humano. Possíveis respostas a essas problemáticas: a perspectiva religiosa cristã e franciscana, o pensamento ecológico e a justiça social.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade e a cultura lhe impõem, nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania. Oferecer ao aluno, através da perspectiva teológica e franciscana, valores que possam enriquecer a sua compreensão do mundo e sua atuação nele.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 34.0 h

EMENTA: Desenvolver o conhecimento e os métodos científicos identificando hipóteses e classificando pesquisas e variáveis em projetos de pesquisas, monografias, dissertações, teses, artigos para publicação científica e seminários.
OBJETIVO: Introduzir o aluno às formas de pesquisa científica, preparando-os para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e demonstrando os elementos necessários para a sua elaboração.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ODONTOLOGIA PREVENTIVA | 68.0 h

EMENTA: Objetiva introduzir o acadêmico no campo da saúde coletiva. Níveis e métodos de prevenção. Métodos de prevenção da cárie dentária. Educação em saúde bucal. Técnicas de abordagem social destacando-se o indivíduo, mas priorizando a comunidade. Epidemiologia das doenças bucais.
OBJETIVO: Introduzir o acadêmico no campo da saúde coletiva, propiciando conhecimentos sobre prevenção e controle das doenças bucais, desde o controle mecânico de placa (biofilme) até seu controle químico, enfatizando o moderno papel da escovação supervisionada.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM ODONTOLOGIA | 34.0 h

EMENTA: Estudo da ergonomia e posições de trabalho odontológico. Noções de tempo, ação e movimento, no atendimento de pacientes. Biossegurança e doenças profissionais do cirurgião-dentista.
OBJETIVO: Apresentar aos alunos princípios ergonômicos da profissão e aspectos relacionados à saúde do profissional e à biossegurança.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA BUCAL | 68.0 h

EMENTA: Estudo morfológico das lesões do complexo estomatognático correlacionando as suas etiopatogenias, manifestações clínicas e /ou radiográficas.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade crítica dos alunos utilizando-se das doenças do complexo bucomaxilofacial como instrumento para exercitar as habilidades e competências necessárias ao diagnóstico destas lesões.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE TOTAL I | 68.0 h

EMENTA: Estudo teórico e laboratorial da reposição dos dentes perdidos pela aposiçãode próteses totais. Inter-relação com as demais especialidades.
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos de graduação conhecimentos básicos da execução em laboratório de dentaduras completas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

ANESTESIOLOGIA E CIRURGIA | 68.0 h

EMENTA: Estudo dos aspectos farmacológicos dos anestésicos locais. Técnicas anestésicas intra e extrabucais utilizadas em Odontologia. Acidentes e complicações devido aos anestésicos e às técnicas anestésicas. Princípios fundamentais e instrumental em cirurgia bucal. Técnica exodôntica.
OBJETIVO: Capacitar o aluno quanto aos aspectos anatômicos e farmacológicos no uso das anestesias loco-regionais e introduzi-lo nos princípios cirúrgicos necessários às exodontias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DENTÍSTICA RESTAURADORA | 68.0 h

EMENTA: Estudo dos métodos de diagnóstico e manifestações clínicas da cárie dental. Proteção do complexo dentina-polpa. Adesão em dentística. Aplicação clínica dos materiais restauradores diretos.
OBJETIVO: Realizar em pacientes a reabilitação estrutural, funcional e estética do dente, através da utilização de técnicas preventivas e restauradoras, apreendidas nas disciplinas laboratoriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTOMATOLOGIA | 68.0 h

EMENTA: Conceitos e metodologia do exame clínico para identificação de alterações patológicas bucais. Morfologia clínica das lesões. Exames complementares. Diagnóstico e tratamento das patologias de tecido mole.
OBJETIVO: Capacitar o aluno à aplicação de técnicas ou métodos de obtenção de sinais e sintomas que permitam identificar patologias relacionadas ao órgão dental e estruturas anexas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA GERAL | 34.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais em farmacologia. Formas farmacêuticas e vias de administração. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Interações medicamentosas.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos de farmacocinética e farmacodinâmica relacionados no programa. Aplicar os conhecimentos em modelos experimentais utilizando animais de laboratório. Desenvolver e estimular a capacidade de interpretar resultados experimentais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE TOTAL II | 68.0 h

EMENTA: Estudo teórico e clínico da reabilitação bucal do paciente desdentado mediante a reposição total dos dentes perdidos pela aposição de próteses totais. Inter-relação com as demais especialidades.
OBJETIVO: Proporcionar a aplicação clínica das habilidades e competências adquiridas no estudo laboratorial da reabilitação do paciente com próteses totais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE | 34.0 h

EMENTA: Psicologia como ciência. Principais processos psicológicos. O comportamento do indivíduo ante o processo saúde-doença. As contribuições da Psicologia para a prática do profissional da saúde. Estudos sobre tanatologia.
OBJETIVO: Estudar e compreender as bases da psicologia do desenvolvimento, bem como as principais correntes de pensamentos que vigoram na atualidade sobre o comportamento humano. Entender as contribuições da tanatologia, ao profissional da saúde, frente ao processo de viver, adoecer e morrer.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA | 68.0 h

EMENTA: Estudo da aplicação dos raios x, técnicas intra e extrabucais e interpretação da imagem radiográfica. Efeitos biológicos e normas de proteção em Odontologia; programa de qualidade radiológica. Técnicas complementares.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a entender os princípios básicos dos raios x e das radiografias quanto a execução e confecção. Realizar e avaliar uma radiografia tecnicamente boa e determinar fatores responsáveis por sua alteração.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 34.0 h

EMENTA: Políticas de saúde no Brasil. Reforma sanitária. Sistema Único de Saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde. Sistema de saúde local. Programa de Saúde da Família. Epidemiologia da comunidade. Saneamento do meio. Interação comunitária.
OBJETIVO: Apresentar os princípios e a estrutura do sistema de saúde brasileiro, com ênfase no SUS. Introduzir noções de epidemiologia. Habilitar o aluno a atuar junto à comunidade no âmbito de saúde pública, numa perspectiva social e ecológica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

ATENDIMENTO BÁSICO PRÉ-HOSPITALAR EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA | 34.0 h

EMENTA: Instrumentalização do aluno para o atendimento pré-hospitalar em suporte básico de vida diante de situações clínicas e traumáticas.
OBJETIVO: Capacitar o aluno para a assistência a pacientes em situações de emergência clínica e cirúrgica, em todas as fases do ciclo vital.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRURGIA BUCAL | 68.0 h

EMENTA: Atendimento a pacientes com relação a exames clínico e complementares. Terapêutica aplicada. Exodontias via alveolar e não-alveolar; cirurgia de tecidos moles; cistos e fístulas buconasossinusais.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno, conhecimento teórico e treinamento motor para realizar técnicas exodônticas e cirurgias de tecido mole, bem como conhecer os princípios e técnicas da realização de cirurgias de cistos e fístulas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENDODONTIA I | 68.0 h

EMENTA: Estudo teórico e laboratorial da anatomia dental interna, isolamento do campo operatório e cirurgia de acesso. Instrumental e instrumentação em endodontia: conceitos e técnicas. Medicação intracanal e obturação.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno conhecimentos sobre instrumental, anatomia radicular, técnicas e princípios fundamentais para tratamento dos canais radiculares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIAGNÓSTICO BUCAL | 68.0 h

EMENTA: Aplicação dos métodos exploratórios clínicos e por imagem radiológica, com a finalidade de diagnóstico, prevenção, prognóstico e tratamento das doenças bucais e estruturas anexas, e das manifestações bucais de doenças sistêmicas. Diagnóstico e prevenção de doenças sistêmicas que interfiram no tratamento odontológico. Acompanhamento e documentação do complexo bucomaxilofacial e estruturas anexas.
OBJETIVO: Promover a realização do diagnóstico das afecções bucais através de exame clínico e radiográfico, exames complementares, biópsias de cavidade bucal e citologia exfoliativa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE COLETIVA | 68.0 h

EMENTA: Desenvolvimento da participação da comunidade para sua própria organização e administração das ações de prevenção e promoção de saúde bucal com apoio à formação de recursos. Situações de saúde comunitária segundo estratégias epidemiológicas voltadas para a odontologia. Orientação em saúde bucal para diferentes coletividades. Ações de prevenção e promoção de saúde bucal desenvolvidas com base no diagnóstico da saúde da comunidade. Ação comunitária em saúde bucal. Controle social em saúde bucal. Práticas interdisciplinares e multiprofissionais nas ações de saúde bucal.
OBJETIVO: Desenvolver e planejar modelos de atenção em saúde, programas educativos e preventivos em saúde bucal e coletiva.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PERIODONTIA I | 68.0 h

EMENTA: Reconhecimento do periodonto normal e patológico. Classificação, diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças periodontais. Exame clínico periodontal. Treinamento laboratorial e clínico.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno conhecimentos e treinamento, para reconhecimento do periodonto normal e patológico, realização do diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças periodontais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL PRÉ-CLÍNICA | 68.0 h

EMENTA: Conceitos e fundamentos básicos em próteses parciais removíveis. Diagnóstico e planejamento, indicações e contra-indicações.
OBJETIVO: Promover atividades de estudo e planejamento de arcos parcialmente dentados. Introduzir os conceitos relacionados aos procedimentos clínicos e laboratoriais da execução de uma prótese parcial removível.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL E IMPLANTODONTIA | 68.0 h

EMENTA: Atendimento a pacientes com relação à exodontia de dentes retidos e impactados, lesões da cavidade bucal, cirurgias pré-protéticas e relacionadas às demais especialidades. Fraturas do complexo bucomaxilofacial. Técnicas avançadas de reconstrução óssea e implantodontia. Conduta hospitalar.
OBJETIVO: Treinar o aluno em prática cirúrgica bucal, participando e/ou executando cirurgia de dentes retidos, procedimentos de cirurgia oral menor, traumatologia e implantodontia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENDODONTIA II | 68.0 h

EMENTA: Etiopatogenia, diagnóstico e tratamento das doenças da polpa e periápice em dentes uni, bi e trirradiculares de pacientes; proservação; medicação e emergências em endodontia.
OBJETIVO: Capacitar o aluno à realização de diagnóstico, medicação e tratamento das lesões da polpa dental, em todos os grupos de dentes, incluindo-se as necessidades de retratamento endodôntico e remoção de retentores intracoronários.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ODONTOLOGIA RESTAURADORA | 68.0 h

EMENTA: Prática de diagnóstico, planejamento e tratamento restaurador de média complexidade (diagnóstico bucal, dentística, endodontia e periodontia) em pacientes, dentro no nível de conhecimento adquirido pelo aluno.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a realização em conjunto de procedimentos semiológicos, endodônticos e periodontais, necessários à prevenção, preservação e restauração ao órgão dental de sua integridade estrutural, funcional e estética.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MARKETING EM ODONTOLOGIA | 34.0 h

EMENTA: Fundamentos de Comunicação Social e marketing aplicado. Marketing em serviços. Marketing no Sistema Único de Saúde.
OBJETIVO: Ampliar a visão que o futuro profissional terá do seu negócio, dos seus clientes e do seu próprio papel, capacitando-o para gestão de seus empreendimentos públicos e privados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ODONTOPEDIATRIA | 68.0 h

EMENTA: Estudo das técnicas de abordagem, preparo psicológico da criança, relacionamento com o paciente e responsável. Dentes decíduos, fisiologia e patologia.Orientação nutricional e aspectos preventivos.
OBJETIVO: Capacitar o aluno nos conhecimentos físicos, psíquicos e biológicos sobre a criança e técnicas específicas para tratamento odontopediátrico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PERIODONTIA II | 68.0 h

EMENTA: Planejamento e execução do plano de tratamento periodontal a pacientes, relacionando a periodontia com as demais especialidades. Terapia periodontal cirúrgica.
OBJETIVO: Proporcionar, a partir do aprendizado teórico e da aula prática, a vivência acadêmica na terapêutica periodontal clínica e cirúrgica através de contato com casos clínicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE PARCIAL FIXA PRÉ-CLÍNICA | 68.0 h

EMENTA: Introdução, desenvolvimento e planejamento em prótese parcial fixa. Atividades Laboratoriais. Inter-relacionamento de prótese parcial fixa e outras disciplinas.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma visão completa de todas as fases laboratoriais da confecção de uma prótese parcial fixa, capacitando-o a dominar os materiais e técnicas indispensáveis ao sucesso desta terapia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA INFANTIL | 68.0 h

EMENTA: Aprendizado prático, visando ao atendimento global do paciente infantil; desenvolvendo diagnóstico, planejamento, prognóstico e tratamento das alterações bucodentárias.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a realizar com destreza, confiança e eficiência o tratamento global do paciente infantil, incluindo diagnóstico, prognóstico, tratamento e prevenção, nos campos da odontopediatria.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA I | 136.0 h

EMENTA: Prática de diagnóstico, planejamento, tratamento, prevenção e manutenção de pacientes quanto a necessidades globais, dentro do nível de conhecimento acumulado pelo aluno.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma prática generalizada em todas as áreas e/ou especialidades odontológicas ao alcance do clínico geral.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ODONTOGERIATRIA | 68.0 h

EMENTA: Atendimento global das necessidades do paciente idoso, com diagnóstico, planejamento, tratamento, prevenção e manutenção, dentro do nível de conhecimento acumulado pelo aluno.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma prática generalizada em todas as áreas e/ou especialidades odontológicas ao alcance do clínico geral, aplicadas ao paciente geriátrico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM REABILITAÇÃO BUCAL I | 68.0 h

EMENTA: Prática de diagnóstico, planejamento e tratamento de pacientes parcialmente desdentados quanto a necessidades reabilitadoras bucais.
OBJETIVO: Permitir que o aluno conviva simultaneamente com os diferentes trabalhos protéticos e necessidades endodônticas pré-protéticas, e ainda concientizá-lo sobre a adaptabilidade comportamental das estruturas periodontais mediante o tratamento protético.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORIENTAÇÃO AO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ODONTOLOGIA | 34.0 h

EMENTA: Introdução às técnicas de elaboração de um projeto de pesquisa. Técnicas de elaboração e desenvolvimento de um projeto de pesquisa. Planejamento e desenvolvimento do projeto. Técnicas de coleta e obtenção de dados em projetos. Análise exploratória e descritiva de dados.
OBJETIVO: Realizar atividades de planejamento e delineamento do projeto de pesquisa (monografia) a ser desenvolvido durante o ano letivo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORTODONTIA PREVENTIVA | 68.0 h

EMENTA: Estudo do crescimento e desenvolvimento craniofacial. Biogênese da dentição: decídua, mista e permanente. Etiologia das maloclusões; oclusão normal; classificação das maloclusões; anamnese e exame clínico; exame radiográfico; análise de modelo; Reações teciduais ante a movimentação ortodôntica. Confecção de aparelhos removíveis: mantenedor de espaço; placa reeducadora e impedidora de língua. Seminários com assuntos correlatos.
OBJETIVO: Transmitir conhecimentos físicos e biológicos sobre o desenvolvimento da criança e técnicas específicas para tratamento ortodôntico preventivo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ADMINISTRAÇÃO EM ODONTOLOGIA | 34.0 h

EMENTA: Princípios de Administração dos Serviços Odontológicos: introdução; organização; administração; planejamento; direção e controle. Recursos humanos. Custos, sistemas de trabalho, sistemas de pagamento.
OBJETIVO: Organizar, administrar e participar de serviços de odontologia, planejando e executando ações e programas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA II | 136.0 h

EMENTA: Atividade prática de diagnóstico, planejamento, tratamento, prevenção e manutenção de pacientes quanto a necessidades globais, dentro do nível de conhecimento acumulado pelo aluno. Estudo de casos.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma prática generalizada em todas as áreas e/ou especialidades odontológicas ao alcance do clínico geral.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA PARA PACIENTES ESPECIAIS | 68.0 h

EMENTA: Conceito e classificação de pacientes especiais. Odontologia psicossomática e considerações psicológicas. Exame clínico. Terapêutica. Métodos de contenção. Deficiências mentais, físicas e sensoriais. Diagnóstico e tratamento odontológico transdisciplinar.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma prática generalizada em todas as áreas e/ou especialidades odontológicas ao alcance do clínico geral, aplicadas ao paciente portador de necessidades especiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM REABILITAÇÃO BUCAL II | 68.0 h

EMENTA: Prática de diagnóstico, planejamento e tratamento de pacientes parcialmente desdentados quanto a necessidades reabilitadoras bucais utilizando aparelhos protéticos fixos e removíveis.
OBJETIVO: Permitir que o aluno complemente seus conhecimentos sobre a realização dos diferentes trabalhos protéticos e necessidades endodônticas pré-protéticas, e ainda concientizá-lo sobre a adaptabilidade comportamental das estruturas periodontais mediante o tratamento protético.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ODONTOLOGIA LEGAL E DEONTOLOGIA | 34.0 h

EMENTA: Apresenta ao aluno o campo da odontologia legal e documentos odonto-legais. Conceitos básicos de identificação e perícias odontológicas. Estudo do Código de Ética e legislações do Conselho Federal. Os princípios básicos da ética profissional; conhecimento científico e responsabilidade social
OBJETIVO: Apresentar ao aluno a atuação da Odontologia nas ciências forenses e documentos odonto-legais, bem como conceitos de ética, administração e responsabilidade profissional e social.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORTODONTIA INTERCEPTORA | 68.0 h

EMENTA: Estudo da biomecânica da movimentação ortodôntica. Análise cefalométrica: padrão USP. Recursos de descruzamento de mordida anterior; recursos de expansão maxilar; extração seriada; Iatrogenia em ortodontia; contenção em ortodontia; noções de ortopedia maxilar dos maxilares; introdução a ortodontia fixa; Integração ortodontia e outras especialidades. Confecção de aparelhos removíveis: descruzadores de mordida anterior e posterior; redutor de diastema e recuperador de espaço; aparelho de Hawley; aparelho expansor superior. Seminários com assuntos correlatos.
OBJETIVO: Transmitir conhecimentos sobre a biomecânica da movimentação ortodôntica e conceitos e técnicas específicas para tratamento ortodôntico interceptor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ODONTOLOGIA | 34.0 h

EMENTA: Pesquisa científica na área odontológica a ser desenvolvida individualmente pelo aluno sob orientação docente.
OBJETIVO: Elaborar a monografia propriamente dita, necessária à conclusão do curso, com entendimento dos processos metodológicos utilizados e conhecimento dos conteúdos específicos desenvolvidos no trabalho.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica [edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@587bb901, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6f57847a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a1f6e80, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6916b993, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2680b0fd, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e65255dd, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3dc30902, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@27fbaec0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c88ecd50, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@eaaa6235, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@81d1612a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b0058f26, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a115fe80, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8fbb4085, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@651c1f26, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a6be1878, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1d8ad04d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@982d1208, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@176b3f89, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@611c7a00, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bb150c16]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2013/12

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS IMAGENS RADIOGRÁFICAS REALIZADAS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO E ANÁLISE DE ERROS

2013/12

AVALIAÇÃO DE SELANTES EM SULCOS DENTAIS SUBMETIDOS A DESAFIO CARIOGÊNICO IN VITRO

2013/12

AVALIAÇÃO DE SELANTES EM SULCOS DENTAIS SUBMETIDOS A DESAFIO CARIOGÊNICO IN VITRO

2013/12

AVALIAÇÃO DO EFEITO DE ENXAGUATÓRIOS BUCAIS CONTENDO OU NÃO FLUORETO EM PACIENTES COM ALTO RISCO À CÁRIE

2013/12

AVALIAÇÃO DO EFEITO DE ENXAGUATÓRIOS BUCAIS CONTENDO OU NÃO FLUORETO EM PACIENTES COM ALTO RISCO À CÁRIE

2013/12

RELAÇÃO DA MICROBIOTA ORAL EM PACIENTES COM PAV (PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA) NA UTI (UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA)

2012/12

AÇÃO ANTIMICROBIANA DA NANOPARTÍCULA DE PRATA

2012/12

AVALIAÇÃO DO USO DE BISFOSFONATOS EM IDOSOS ESTABELECENDO UM PROTOCOLO DE PREVENÇÃO ODONTOLÓGICO Á OSTEONECROSE

2012/12

QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE BUCAL DOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

2012/12

QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE BUCAL DOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

2011/12

ESTUDO DE FREQUÊNCIA DE ODONTOMAS EM RADIOGRAFIAS PANORÂMICAS

2011/12

ESTUDO DE FREQUÊNCIA DE ODONTOMAS EM RADIOGRAFIAS PANORÂMICAS

2008/11

Clareamento Dental Interno e Suas Perspectivas Para O

2007/11

CARACTERÍSTICAS BUCAIS PREDOMINANTES DE PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN

2007/11

Efeitos do álcool e do tabaco na cicatrização em pacientes submetidos ao tratamento periodontal.

2006/10

AVALIAÇÃO DA CONFIABILIDADE NA DETERMINAÇÃO DO TEOR DE

2006/10

IATROGENIA EM TRATAMENTO ENDODÔNTICO

2006/10

IATROGENIA EM TRATAMENTO ENDODÔNTICO

2006/10

INFLUÊNCIA DO TEMPO DE NUCLEAÇÃO NO MÉTODO BIOMIMÉTICO SOBRE A MORFOLOGIA DA CAMADA DE HIDROXIAPATITA EM IMPLANTE DENTAL

2006/10

REPARO DO COMPROMETIMENTO ENDODÔNTICO-PERIODONTAL

2006/10

SISTEMA DE RETENÇÃO EM PRÓTESES OVERDENTURE