Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Química Industrial

O Químico Industrial utiliza a química no desenvolvimento e planejamento da produção industrial de novos processos e produtos, como fertilizantes, combustíveis, tintas, plásticos e materiais. Atua na análise instrumental e no controle de qualidade de componentes, no aproveitamento e no tratamento físico-químico de efluentes e resíduos industriais, através do conhecimento de propriedades e estruturas químicas dos materiais.

Na Universidade São Francisco, o curso inova ao oferecer disciplinas que possibilitam ao aluno empreender o seu negócio próprio. A estreita relação com a pós-graduação, por sua vez, possibilita ao aluno ter uma iniciação científica ou tecnológica através de bolsas de estudos (da Universidade, CNPq ou FAPESP) para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ou para participação em projetos realizados em parceria com as indústrias.

Informações Gerais

DURAÇÃO: seis semestres.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 2.604 horas.

PERÍODO: noturno.

Áreas de Atuação

O curso de Química Industrial da USF visa à formação do químico para a atuação em qualquer indústria de processos químicos, como a de tecelagem, celulose e papel, açúcar, álcool, cimento, tintas, solventes e vernizes, petróleo, bem como a preparação do profissional para a pesquisa científica e tecnológica. Além disso, é possível, também, que o profissional ministre aulas para o ensino médio e universitário em redes particulares de ensino.

Disciplinas

Portaria Ministerial nº 1099, de 24/12/2015 - DOU 30/12/2015.

Turno: NOTURNO Currículo: 0003-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

CÁLCULO FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Intervalos e desigualdades. Funções reais de uma variável real. Funções reais de várias variáveis reais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, intervalos e desigualdades, funções de uma e de várias variáveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO AUXILIADO POR COMPUTADOR | 72.0 h

EMENTA: Normas e convenções. Projeções ortogonais. cortes e seções. Elementos básicos de máquinas. Desenho de conjunto. Confecção de desenhos utilizando recursos computacionais.
OBJETIVO: Desenvolver nos alunos a capacidade de ler e interpretar desenhos técnicos e utilizar a representação gráfica como forma de expressão, utilizando-se para isto desenhos de esboço e recursos computacionais. Familiarizar os alunos com a utilização de normas, especialmente as da ABNT.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Grandezas Físicas. Sistemas de Unidades. Força e Leis de Newton. Movimento em uma e duas dimensões. Quantidade de movimento. Trabalho e Energia. Temperatura e Calor.
OBJETIVO: Apresentar as leis e conceitos básicos da Física, bem como o formalismo descritivo próprio desta ciência. Desenvolver conceitos fundamentais para o entendimento dos diversos fenômenos ligados ao curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE LABORATÓRIOS QUÍMICOS | 72.0 h

EMENTA: Organização geral de um laboratório. Técnicas de uso em vidrarias. Equipamento de medidas de precisão em laboratório (vidrarias, balanças, etc). Determinação de Incertezas de Medidas. Conceitos de segurança em laboratórios químicos. Gestão de estoque e descarte de materiais.
OBJETIVO: - Introdução às atividades experimentais e procedimentos de segurança e organização de laboratórios químicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA CONTEMPORÂNEA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos contemporâneos da Química. Inovações tecnológicas. Estado atual e perspectivas de desenvolvimento nas áreas de química analítica, fisico-química, inorgânica e orgânica.
OBJETIVO: - Identificação e análise crítica dos aspectos contemporâneos da Química. Identificação de oportunidades de atuação e perspectivas profissionais na área química.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

CÁLCULO APLICADO À QUÍMICA | 108.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Intervalos e desigualdades. Funções reais de uma variável real. Funções reais de várias variáveis reais.
OBJETIVO: Limites em funções de uma variável. Derivadas. Interpretação geométrica. Regras de derivação. Aplicações da teoria de derivação: taxas de variação em reações químicas. Integrais. Técnicas de integração. Cálculo de áreas e aplicações na termodinâmica. Funções de várias variáveis. Derivadas parciais. Aplicações: equações de estado em gases.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LABORATÓRIO DE QUÍMICA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Técnicas básicas de laboratório. Conjunto de experimentos que ilustram os conceitos básicos abordados na química geral.
OBJETIVO: Desenvolver um conjunto de técnicas e práticas experimentais visando a aprendizagem de princípios, teorias, conceitos e leis que regem a química a partir da experimentação e enfatizar a relação e aplicação da química geral com as demais ciências.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: Variáveis. Organização de dados. Representação. Distribuição de frequência. Medidas de posição e de variabilidade. Probabilidade. Amostragem e estimação. Testes de confiança. Regressão e correlação.
OBJETIVO: Desenvolver conceitos básicos de Estatística necessários para a realização de coleta e análise multivariada de dados em diversas áreas de conhecimento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento histórico dos modelos atômicos. Classificação periódica e propriedades dos elementos. Ligações Químicas. Fórmulas e equações químicas. Estequiometria e aritmética Química. Introdução às reações químicas. Soluções.
OBJETIVO: Saber efetuar cálculos estequiométricos. Saber correlacionar a estrutura eletrônica dos elementos com suas propriedades periódicas. Conhecer os princípios das teorias de ligação química existentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA | 72.0 h

EMENTA: Técnicas de análise qualitativa envolvendo a separação e identificação de cátions e ânions sensibilidade e seletividade das reações. Experimentos que exemplificam os conceitos analíticos de gravimetria, volumetria, espectrofotometria e potenciometria.
OBJETIVO: Relacionar as informações, conceitos e teorias aplicadas à analise química. Identificar problemas essenciais, níveis de complexidade e simplificações. Realizar análises básicas qualitativas, quantitativas e instrumentais. Realizar trabalhos em equipe.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA | 72.0 h

EMENTA: Testes qualitativos para funções orgânicas. Preparações experimentais de compostos orgânicos envolvendo reações de adições, eliminações, substituições eletrofílicas e nucleofílicas, condensações, oxidações e reduções.
OBJETIVO: Fornecer ao estudante uma visão geral dos compostos orgânicos e de suas reações, bem como iniciá-los nas técnicas experimentais mais comuns em química orgânica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA ANALÍTICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo da teoria do equilíbrio químico em sistemas homogêneos e heterogêneos. Reações de hidrólise, solubilidade, formação de complexos e óxido-redução. Identificação e estudo das etapas de uma análise química. Análise de erros e tratamentos de dados analíticos. Estudo das técnicas de análises quantitativas volumétricas. Noções de espectrofotometria
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno conhecimento e compreensão de conceitos que envolvem a análise analítica assim como a aplicação dos mesmos na orientação das operações das quais, no futuro, poderá ser o supervisor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA ESTRUTURAL | 36.0 h

EMENTA: Funções inorgânicas e orgânicas; nomenclaturas. Ligações químicas. Estrutura de moléculas: distâncias, ângulos e energia de ligação, polaridade e momento dipolar. Forças Intermoleculares. Introdução à Química de Materiais.
OBJETIVO: Conhecer as propriedades periódicas dos elementos e as principais funções orgânicas e inorgânicas. Identificar e distinguir os diferentes tipos de ligações químicas correlacionando com as propriedades dos compostos. Identificação das principais classes de materiais e suas propriedades

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA ORGÂNICA | 108.0 h

EMENTA: Estruturas e propriedades de compostos orgânicos. Hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos. Álcoois. Éteres. Haletos orgânicos. Aldeídos. Cetonas. Aminas. Ácidos carboxílicos e seus derivados. Estereoquímica. Reações de compostos orgânicos e seus mecanismos: adições e substituições eletrofílicas, substituições nucleofílicas, eliminações, condensações, reações concertadas, oxidações e reduções. Espectroscopia no infravermelho.
OBJETIVO: Introduzir conceitos de reatividade e seletividade na elucidação de mecanismos de reações orgânicas. Apresentar métodos de estudo de mecanismos de reações orgânicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

BIOQUÍMICA E BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL | 72.0 h

EMENTA: – Estrutura e química de aminoácidos, peptídios, proteínas, carboidratos e lipídios. Fundamentos da enzimologia. Introdução ao metabolismo oxidativo. Elementos de microbiologia, genética de microrganismos e aspectos básicos da engenharia genética. Processo biotecnológico industrial genérico. Esterilização. Biorreatores e processos fermentativos.
OBJETIVO: – Proporcionar conhecimentos para a compreensão de processos bioquímicos e biotecnológicos industriais, em seus aspectos de controle do processo e ampliação de escala.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LABORATÓRIO DE QUÍMICA INORGÂNICA | 72.0 h

EMENTA: – Abordagem integrada de técnicas de laboratório utilizadas em síntese, purificação e caracterização de compostos inorgânicos.
OBJETIVO: – Desenvolver as habilidades para a síntese de compostos inorgânicos. Familiarizar os alunos com as técnicas de caracterização destes compostos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METROLOGIA E CONTROLE DE QUALIDADE | 36.0 h

EMENTA: Conceituação. Métodos e técnicas estatísticas básicas. Técnicas de controle de processos. Norma ISO série 9000 e qualidade total. Sistemas integrados de qualidade. Conceitos básicos de BPL (Boas Práticas de Laboratório). Norma ISO 14000.
OBJETIVO: – Desenvolver a capacidade lógica do aluno, levando-o a reconhecer a aplicabilidade da estatística. Tornar o aluno apto a coletar e organizar dados possibilitando a análise, interpretação

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA INORGÂNICA | 72.0 h

EMENTA: Ligações químicas. Teoria de Ligação de Valência e Teoria de Orbitais Moleculares. Elementos do bloco s e p: estrutura, reatividade e propriedades. Química de coordenação. Complexos de metais de transição: estrutura, ligação, mecanismos de reações. Compostos organometálicos de metais de transição: síntese, estrutura e reatividade
OBJETIVO: Conhecer as propriedades periódicas dos elementos. Escrever estruturas para espécie covalentes. Identificar espécies que atuam como ácidos e bases de Lewis com base nas ligações químicas. Conhecer a nomenclatura, principais reações, princípios de formação e ligações em complexos de coordenação e compostos organometálicos dos elementos químicos mais importantes. Identificar as bases moleculares da catálise homogênea e heterogênea.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMODINÂMICA | 36.0 h

EMENTA: Termodinâmica química: primeira, segunda e terceira leis.
OBJETIVO: Introduzir e discutir os conceitos das Leis Termodinâmicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

ANÁLISE INSTRUMENTAL | 36.0 h

EMENTA: Conceitos básicos sobre Cromatografia Líquida, Cromatografia Gasosa e aplicações. Conceitos fundamentais da técnica de espectrofotometria na região do Ultravioleta-Visível.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos sobre as técnicas instrumentais de uso mais amplo e de maior potencialidade, com ênfase no estudo da instrumentação e metodologia analítica, assim como seu emprego na solução de problemas químicos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICO-QUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: – Propriedades dos gases ideais e reais. Teoria Cinética dos Gases. Transformações físicas: substâncias puras e misturas. Velocidades das reações químicas. Cinética química: equações de velocidade; catálise homogênea e heterogênea; reações rápidas, noções sobre dinâmica molecular. Eletroquímica: condutividade de soluções, equilíbrio iônico; propriedades termodinâmicas; coeficientes de atividade, pilhas e reações eletroquímicas; passivação e corrosão.
OBJETIVO: Abordar os princípios fundamentais envolvidos no estudo da velocidade e do   mecanismo das reações químicas. Abordar os princípios fundamentais de catálise  homogênea e  heterogênea, equilíbrios químicos e  eletroquímica

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS E SEGURANÇA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos sobre instalações industriais. Unidades típicas de instalações industriais. Elementos de construção, tubulações e equipamentos da indústria química. Segurança industrial. Proteção contra incêndios. Higiene do trabalho. Engenharia de ventilação industrial. Normatização e Legislação. Análise de riscos de processo e operação.
OBJETIVO: Mostrar aos alunos aspectos de uma instalação industrial. Conhecer os diversos tipos de tubulações (materiais, conexões, ligações, etc.) e suas disposições na indústria. Enfatizar os aspectos de segurança numa instalação industrial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LABORATÓRIO DE FÍSICO-QUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Análise físico-química de materiais. Determinação de propriedades termodinâmicas: estudo do equilíbrio de fases. Propriedades coligativas. Avaliação das propriedades de fluídos. Cinética e mecanismos de reações químicas. Eletroquímica. Química macromolecular. Fenômenos interfaciais
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de expressar corretamente o resultado da medida de uma propriedade físico-química e de aperfeiçoar os métodos e procedimentos de medida. Desenvolver a capacidade de uso dos equipamentos específicos para manipulação de gases e medidas de calor desenvolvido em um processo, avaliando sua exatidão e limitações quanto ao tipo de material a ser manipulado. Desenvolver a habilidade de relacionar múltiplos dados experimentais com uma lei termodinâmica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MINERALOGIA | 72.0 h

EMENTA: Geoquímica da crosta terrestre, gênesis dos minerais, principais minérios do Brasil, usos na indústria e agricultura. Materiais cristalinos, as formas e estruturas dos cristais. Determinação da estrutura dos minerais, difração de Raios X. Propriedades dos minerais, técnicas e instrumentação em mineralogia. Classificação dos minerais.
OBJETIVO: O curso destina-se ao treinamento do aluno com modelos tridimensionais, ensinando as técnicas e conceitos fundamentais utilizados em Cristalografia. Com isto, o aluno adquirirá uma visão especial das estruturas e assimilará algumas técnicas de representação gráfica das mesmas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA | 236.0 h

EMENTA: Estágio na área de química.
OBJETIVO: Contextualizar o ambiente industrial através da vivência e das experiências adquiridas durante o estágio. Fazer uma análise crítica de todas as áreas da empresa

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento sustentável: contextualização histórica e influências da globalização. Inovações e soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente. Políticas econômicas de carbono. Planejamento estratégico e as dinâmicas para o desenvolvimento sustentável. Impactos da globalização.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a análise e compreensão das relações entre o ambiente natural, o desenvolvimento tecnológico sustentável e as influências da globalização em nível local, regional e global.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPERAÇÕES UNITÁRIAS EM QUÍMICA INDUSTRIAL | 108.0 h

EMENTA: Equipamentos para movimentar fluidos. Redução de tamanho de sólidos (classificação granulométrica, fragmentação e moagem). Principais operações e equipamentos para troca térmica. Trocadores de calor. Evaporação. Principais operações e equipamentos para: umidificação, secagem, extração sólido-líquido, extração líquido-líquido, destilação e absorção e stripping. Troca iônica.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno a capacidade de compreensão de projetos e operação de equipamentos da indústria química.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS INDUSTRIAIS | 144.0 h

EMENTA: Introdução aos processos químicos industriais. Indústrias de compostos inorgânicos. Produtos metalúrgicos. Petróleo. Carboquímica e alcoolquímica. Polímeros. Produtos Naturais. Sabões e detergentes. Processos bioquímicos. Visitas Técnicas.
OBJETIVO: Apresentar os principais processos industriais, orgânicos e inorgânicos, no intuito de desenvolver uma visão sistêmica da indústria química.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA | 72.0 h

EMENTA: Noções sobre planejamento, Qualidade e Produtividade, Gestão de Processos, Gestão de Sistema Integrado - SGI (conceitos), normas ISO – 9001; ISO – 14001 e OHSAS 18001 e AS 8000. Requisitos comuns em todas as normas e o que pode ser integrado. Como integrar estes requisitos e implementá-los em uma organização. Identificação, documentação e priorização dos riscos, controles e melhorias.
OBJETIVO: Proporcionar aos profissionais uma visão geral dos requisitos das normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, OHSAS 18001 e AS 8000. Promover a compreensão de como o conjunto destes requisitos podem ser integrado e adquirir os conhecimentos necessários para implementar e manter um sistema de gestão integrado eficaz.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0002-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 68.0 h

EMENTA: Exame crítico do conhecimento científico e tecnológico. Fundamentos e aplicações da Ética, Cidadania e Responsabilidade Social. Problemáticas existenciais, sociais e culturais que a sociedade pós-industrial, de massas e de consumo, coloca para o ser humano. Possíveis respostas a essas problemáticas: a perspectiva religiosa cristã e franciscana, o pensamento ecológico e a justiça social.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade e a cultura lhe impõem, nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania. Oferecer ao aluno, através da perspectiva teológica e franciscana, valores que possam enriquecer a sua compreensão do mundo e sua atuação nele.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA I | 68.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Expressões algébricas. Funções de uma variável
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LABORATÓRIO DE QUÍMICA GERAL | 34.0 h

EMENTA: Técnicas básicas de laboratório. Conjunto de experimentos que ilustram os conceitos básicos da química geral.
OBJETIVO: Desenvolver um conjunto de técnicas e práticas experimentais visando aprimorar o desempenho em atividades de laboratório, aprendizagem de princípios, teorias, conceitos e leis que regem a química a partir da experimentação e enfatizar a relação e aplicação da química geral com as demais ciências.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS I | 68.0 h

EMENTA: Estratégias de leitura visando compreensão e análise crítica. Prática de leitura e análise de textos argumentativos acadêmicos e não-acadêmicos. Prática de produção de respostas discursivas a questões de interpretação de textos argumentativos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos argumentativos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Promover uma prática intensiva de leitura e análise lingüística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos argumentativos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA GERAL | 68.0 h

EMENTA: Conceitos Fundamentais. Teoria atômico molecular. Atomística. Periodicidade química. Ligações químicas. Funções inorgânicas e orgânicas. Introdução às reações químicas e aos cálculos quantitativos da química. Soluções.
OBJETIVO: Fornecer os fundamentos da química. Propiciar a compreensão da estrutura atômica dos elementos químicos e relacioná-los com suas propriedades e com a formação de compostos orgânicos e inorgânicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA GERAL APLICADA | 34.0 h

EMENTA: Técnicas e conceitos específicos para formação do profissional em química.
OBJETIVO: Desenvolver um conjunto de técnicas e práticas experimentais visando à aprendizagem de princípios teóricos e experimentais específicos para a formação inicial de um químico industrial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

CÁLCULO APLICADO À QUÍMICA | 68.0 h

EMENTA: Limites em funções de uma variável. Derivadas. Interpretação geométrica. Regras de derivação. Aplicações da teoria de derivação: taxas de variação em reações químicas. Integrais. Técnicas de integração. Cálculo de áreas e aplicações na termodinâmica. Funções de várias variáveis. Derivadas parciais. Aplicações: equações de estado em gases.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno habilidade de cálculo, bem como capacitá-lo na interpretação e resolução de problemas inerentes à disciplina e ao seu curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTATÍSTICA BÁSICA | 34.0 h

EMENTA: Sistemas e processos básicos para obtenção, organização e análise dos dados. Estatística descritiva (média, mediana, moda, desvio padrão); correlação, regressão linear; probabilidades; distribuição binomial, distribuição normal; testes de hipóteses; intervalos de confiança.
OBJETIVO: Fornecer noções básicas de Estatística, necessárias nas disciplinas específicas e em sua atuação profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA | 34.0 h

EMENTA: Noções de conservação de energia. Princípios de termodinâmica. Eletrodinâmica e eletromagnetismo. Ondulatória.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos básicos da Física como subsídios para o desenvolvimento de conteúdos de disciplinas correlatas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LABORATÓRIO DE FÍSICA | 34.0 h

EMENTA: Conjunto de experimentos que ilustram os conceitos básicos abordados na Física-teórica.
OBJETIVO: A disciplina de Laboratório de Física tem como objetivo abordar tópicos experimentais relacionados à disciplina de Física. Nessa disciplina o aluno terá contato com experiências relacionadas com os estudos de conservação de energia, eletrodinâmica, eletromagnetismo e ondulatória. Espera-se, com isso, que o aluno tenha a oportunidade de entender o fenômeno físico do ponto de vista teórico e experimental.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS II | 68.0 h

EMENTA: Técnicas de leitura visando reflexão e pesquisa. Prática de leitura e análise de artigos de opinião, artigos científicos e monografias acadêmicas. Prática de produção de artigos de opinião e monografias acadêmicas.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura visando reflexão e pesquisa. Oportunizar o (re)conhecimento dos gêneros textuais artigo de opinião, artigo científico e monografia acadêmica. Promover uma prática intensiva de leitura e análise lingüística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de artigos de opinião e monografias acadêmicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA ORGÂNICA | 68.0 h

EMENTA: Estrutura eletrônica do carbono e hibridações. Polaridade e forças intermoleculares. Estruturas e propriedades de compostos orgânicos. Hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos. Álcoois, éteres e haletos orgânicos. Aldeídos e cetonas. Aminas. Ácidos carboxílicos e seus derivados.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno o aprendizado dos conceitos fundamentais da química orgânica através do estudo das várias classes de compostos orgânicos. Fornecer ao aluno noções sobre a estrutura dos compostos orgânicos, bem como o conhecimento de suas propriedades físico-químicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SOCIOLOGIA INDUSTRIAL E DO TRABALHO | 34.0 h

EMENTA: O trabalho nas sociedades industriais e pós-industriais. O trabalhador e a empresa do terceiro milênio. O trabalho criativo. Evolução do pensamento administrativo.
OBJETIVO: Fazer com que os alunos entendam como as sociedades empresariais se constituem historicamente, sua evolução e as suas relações com a sociedade e com o mercado em estão inseridas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

BIOQUÍMICA | 68.0 h

EMENTA: Estrutura e química de aminoácidos, peptídios, proteínas, carboidratos, lipídios, nucleotídios. Fundamentos da enzimologia. Vitaminas. Ação hormonal. Introdução ao metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Integração metabólica.
OBJETIVO: Proporcionar o aprendizado sobre a constituição química da célula e dos processos bioquímicos e metabólicos básicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICO-QUÍMICA I | 68.0 h

EMENTA: Propriedades dos gases ideais e reais. Teoria Cinética dos Gases. Termodinâmica química: primeira, segunda e terceira leis. Transformações físicas: substâncias puras e misturas.
OBJETIVO: Apresentar os princípios fundamentais das propriedades dos gases e da termodinâmica química e sua aplicação ao estudo do equilíbrio químico. Abordar quantitativamente a espontaneidade das reações químicas. Apresentar a termodinâmica em sistemas de composição variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA ANALÍTICA | 68.0 h

EMENTA: Estudo da teoria do equilíbrio químico em sistemas homogêneos e heterogêneos. Reações de hidrólise, solubilidade, formação de complexos e óxido-redução. Identificação e estudo das etapas de uma análise química. Análise de erros e tratamentos de dados analíticos. Estudo das técnicas de análises quantitativas volumétricas. Noções de espectrofotometria.
OBJETIVO: Propiciar conhecimentos básicos em equilíbrio químico. Oferecer subsídios para aplicação de métodos de análises químicas e quanto a sua aplicação nas diferentes áreas do conhecimento. Despertar o senso crítico nas análises e interpretação dos resultados analíticos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA INORGÂNICA I | 68.0 h

EMENTA: Revisão dos conceitos de modelo atômico e ligação química. Simetria de orbitais. Estrutura molecular: estrutura de Lewis; modelo da repulsão de pares de elétrons da camada de valência (RPECV); teoria de ligação de valência; teoria de orbitais moleculares. Elementos do bloco s e p: estrutura, reatividade e propriedades.
OBJETIVO: Apresentar uma visão geral da química dos elementos e seus principais compostos, com ênfase nas estruturas, propriedades e aplicações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REAÇÕES ORGÂNICAS E MECANISMO | 68.0 h

EMENTA: Estereoquímica. Reações de compostos orgânicos e seus mecanismos: adições e substituições eletrofílicas, substituições nucleofílicas, eliminações, condensações, reações concertadas, oxidações e reduções. Espectroscopia no infravermelho.
OBJETIVO: Introduzir conceitos de reatividade e seletividade na elucidação de mecanismos de reações orgânicas. Apresentar métodos de estudo de mecanismos de reações orgânicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

FÍSICO-QUÍMICA II | 68.0 h

EMENTA: Velocidades das reações químicas. Cinética química: equações de velocidade; catálise homogênea e heterogênea; reações rápidas, noções sobre dinâmica molecular. Eletroquímica: condutividade de soluções, equilíbrio iônico; propriedades termodinâmicas; coeficientes de atividade, pilhas e reações eletroquímicas; passivação e corrosão.
OBJETIVO: Abordar os princípios fundamentais envolvidos no estudo da velocidade e do mecanismo das reações químicas. Abordar os princípios fundamentais de catálise homogênea e heterogênea.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO E MARKETING | 34.0 h

EMENTA: Ciclo de produtos, planos estratégicos de promoção, gerenciamento de informações mercadológicas. Desenvolvimento de estratégias de identificação visual de produtos.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno a competência para a aplicação dos conceitos de marketing no desenvolvimento de um plano de ação, objetivando o lucro empresarial. Evidenciar o papel da criatividade e da racionalidade na formação do empreendedor. Analisar as estratégias de marketing das diferentes empresas do setor químico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA | 68.0 h

EMENTA: Técnicas de análise qualitativa envolvendo a separação e identificação de cátions e ânions, sensibilidade e seletividade das reações. Experimentos que exemplificam os conceitos analíticos de gravimetria, volumetria, espectrofotometria e potenciometria.
OBJETIVO: Desenvolver as habilidades necessárias à execução de métodos qualitativos e quantitativos de análise convencional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA | 68.0 h

EMENTA: Testes qualitativos para funções orgânicas. Preparações experimentais de compostos orgânicos envolvendo reações de adições, eliminações, substituições eletrofílicas e nucleofílicas, condensações, oxidações e reduções.
OBJETIVO: Familiarizar os alunos com as técnicas básicas usadas em laboratório na síntese e análise química e instrumental de substâncias orgânicas. Permitir uma compreensão melhor dos mecanismos envolvidos através da crítica dos procedimentos experimentais e dos resultados obtidos durante as experiências.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METROLOGIA E CONTROLE DE QUALIDADE | 34.0 h

EMENTA: Conceituação. Métodos e técnicas estatísticas básicas. Técnicas de controle de processos. Norma ISO série 9000 e qualidade total. Sistemas integrados de qualidade. Conceitos básicos de BPL (Boas Práticas de Laboratório).
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade lógica do aluno, levando-o a reconhecer a aplicabilidade da estatística. Tornar o aluno apto a coletar e organizar dados possibilitando a análise, interpretação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA INORGÂNICA II | 68.0 h

EMENTA: Química de coordenação. Complexos de metais de transição: estrutura, ligação, mecanismos de reações. Compostos organometálicos de metais de transição: síntese, estrutura e reatividade. Catálise homogênea e heterogênea.
OBJETIVO: Fornecer conhecimentos básicos para interpretação de ligações, reatividade, propriedades espectroscópicas e cinética dos compostos de coordenação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL I | 134.0 h

EMENTA: Realização de estágio supervisionado em indústrias químicas, laboratórios de controle de qualidade, laboratório de tecnologia industrial, laboratório de tecnologia farmacêutica, laboratório de tecnologia de alimentos, laboratório de pesquisa. Elaboração de relatório de atividades contextualizando o ambiente mercadológico do empreendimento do estágio. Preparação de anteprojeto de pesquisa monográfica.
OBJETIVO: Contextualizar o ambiente industrial através da vivência e das experiências adquiridas durante o estágio. Fazer uma análise crítica de todas as áreas da empresa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LABORATÓRIO DE FÍSICO-QUÍMICA | 68.0 h

EMENTA: Análise físico-química de matérias. Determinação de propriedades termodinâmicas: estudo do equilíbrio de fases. Propriedades coligativas. Avaliação das propriedades de fluídos. Cinética e mecanismos de reações químicas. Eletroquímica. Química macromolecular. Fenômenos interfaciais
OBJETIVO: Ensinar o aluno a fazer medidas básicas, determinar propriedades físico-químicas e estudar fenômenos físico-químicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LABORATÓRIO DE QUÍMICA INORGÂNICA | 68.0 h

EMENTA: Abordagem integrada de técnicas de laboratório utilizadas em síntese, purificação e caracterização de compostos inorgânicos.
OBJETIVO: Desenvolver as habilidades sintéticas dos alunos no que diz respeito a compostos inorgânicos. Familiarizar o aluno com técnicas de caracterização destes compostos tais como espectroscopia de absorção no infravermelho e no ultravioleta-visível e voltametria cíclica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MINERALOGIA | 34.0 h

EMENTA: Geoquímica da crosta terrestre, gênesis dos minerais, principais minérios do Brasil, usos na indústria e agricultura. Materiais cristalinos, as formas e estruturas dos cristais. Determinação da estrutura dos minerais, difração de raios-X. Propriedades dos minerais, técnicas e instrumentação em mineralogia. Classificação dos minerais.
OBJETIVO: O curso destina-se ao treinamento do aluno com modelos tridimensionais, ensinando as técnicas e conceitos fundamentais utilizados em Cristalografia. Com isto, o aluno adquirirá uma visão especial das estruturas e assimilará algumas técnicas de representação gráfica das mesmas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPERAÇÕES UNITÁRIAS | 102.0 h

EMENTA: Classificação granulométrica. Fragmentação e moagem. Transporte de sólidos. Filtração. Decantação. Flotação. Destilação. Absorção e stripping. Adsorção. Troca iônica. Evaporação. Secagem.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno a capacitação para projeto e operação de equipamentos da indústria química.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA E MEIO AMBIENTE | 34.0 h

EMENTA: Introdução ao gerenciamento de resíduos de laboratório e resíduos industriais. Aquecimento global. Ciclos de carbono, oxigênio, enxofre e nitrogênio. Química da atmosfera. Química dos solos. Química das águas. Poluentes orgânicos persistentes (POP's). Hidrocarbonetos poliaromáticos (PAH's). Prevenção, controle e tratamento do meio ambiente. Princípios da Química verde.
OBJETIVO: Fornecer noções do papel da Química para a manutenção do equilíbrio ambiental.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

DESENHO TÉCNICO | 68.0 h

EMENTA: Noções de desenho técnico. Ajuste e tolerância. Elementos de união. Elementos de máquinas. Desenhos de montagens e esquemas. Tubulações e acessórios. Válvulas e bombas. Desenhos. Tubulações. Normas técnicas. Aplicações e sistemas CAD.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno os principais aspectos sobre a leitura, visualização e interpretação do desenho como forma de comunicação na Industria Química.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL II | 134.0 h

EMENTA: Realização de estágio supervisionado em indústrias químicas, laboratórios de controle de qualidade, laboratório de tecnologia industrial, laboratório de tecnologia farmacêutica, laboratório de tecnologia de alimentos, laboratório de pesquisa. Elaboração de relatório de atividades contextualizando o ambiente mercadológico do empreendimento do estágio. Realização de pesquisa monográfica.
OBJETIVO: Contextualizar o ambiente industrial através da vivência e experiências adquiridas durante o estágio. Fazer uma análise crítica de todas as áreas da empresa. Desenvolver projetos de gestão, produtos e estratégias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 34.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos
OBJETIVO: Promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda b) Favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; c) Propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; d) Contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; e) Desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LABORATÓRIO DE QUÍMICA INSTRUMENTAL | 68.0 h

EMENTA: Série de experimentos envolvendo técnicas eletroquímicas, eletroanalíticas, espectrofotométricas, espectroscópicas e cromatografia.
OBJETIVO: Estudo e avaliação de conceitos da química analítica orgânica e inorgânica envolvidos na quantificação de espécies químicas, bem como das etapas necessárias para a realização de uma análise química por métodos clássicos e instrumentais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS INDUSTRIAIS INORGÂNICOS | 68.0 h

EMENTA: Processos fundamentais e matérias-primas para indústrias inorgânicas. Gases industriais. Indústrias do cloro e dos álcalis; dos compostos de fósforo, nitrogênio e enxofre. Indústrias eletrolíticas, siderúrgica e de cimentos. Aspectos gerais sobre indústrias cerâmicas.
OBJETIVO: Familiarizar os estudantes com a literatura da área e com os processos industriais inorgânicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS INDUSTRIAIS ORGÂNICOS | 68.0 h

EMENTA: Sabões e detergentes. Indústria de defensivos agrícolas. Papel e celulose. Óleos vegetais, gorduras e ceras. Polímeros. Petróleo e petroquímica. Açúcar, álcool e alcoolquímica. Gases combustíveis e gases industriais.
OBJETIVO: Descrição, dimensionamento e análise do desempenho de indústrias orgânicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA INSTRUMENTAL | 34.0 h

EMENTA: Fundamentos sobre as técnicas de: ressonância magnética nuclear; cromatografia líquida de alta eficiência; cromatografia gasosa espectrometria de massas.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos sobre as técnicas instrumentais de uso mais amplo e de maior potencialidade, com ênfase no estudo da instrumentação e metodologia analítica, assim como seu emprego na solução de problemas químicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.