Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Tecnologia em Logística

O curso de Tecnologia em Logística forma profissionais aptos a atuar com competência, ética e responsabilidade social. Durante o curso, que tem duração de dois anos e meio, você aprende a planejar, coordenar e gerenciar as funções logísticas das organizações, difundindo o conhecimento nas áreas relacionadas à armazenagem, distribuição e transporte.

O curso caracteriza-se pela formação tecnológica ágil e flexível de profissionais aptos a pesquisar, desenvolver e aplicar novas tecnologias consideradas estratégicas na realidade mercadológica atual.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais


DURAÇÃO: cinco semestres.

CARGA HORÁRIA TOTAL:
1.800 horas.

PERÍODOS: noturno.

Áreas de Atuação

Graduado em Tecnologia em Logística, o profissional poderá atuar nas mais diversas organizações, planejando, coordenando e gerenciando suas funções logísticas.

Disciplinas

Portaria Ministerial de Renovação de reconhecimento nº 273, de 03/04/2017 (D.O.U. 04/04/2017).

Turno: NOTURNO Currículo: 0004-T Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ECONOMIA E MERCADO | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos e fundamentos da Economia. A evolução da ciência econômica, noções de microeconomia, noções de macroeconomia, teoria da determinação da renda, introdução à economia monetária, introdução ao desenvolvimento econômico, introdução à economia internacional e economia brasileira.
OBJETIVO: Propiciar ao aluno o entendimento dos modelos de comportamento dos agentes econômicos como consumidores e produtores. Desenvolver análise organizacional inserida no contexto socioeconômico e mercadológico. Formular estratégias diante da dinâmica dos cenários econômicos e de mercado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LOGÍSTICA INTEGRADA | 72.0 h

EMENTA: A evolução da logística: da visão tradicional à visão moderna. Logística Integrada: Logística de Suprimentos, Logística da Produção e Logística de Distribuição e Transporte. Atividades da Logística de Suprimentos, Logística da Produção e Logística da Distribuição.
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos à compreensão das implicações estratégicas da Gestão da Logística Integrada (Logística de Suprimentos, Logística da Produção e Logística de Distribuição e Transporte). Supply Chain.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos numéricos (inteiros, naturais, racionais, irracionais e reais). Fundamentos da matemática (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação, fatorial, logaritmo). Razão e proporção. Expressões algébricas. Equações e funções de 1º e 2º graus. Função exponencial. Função logarítmica. Conceitos e ferramentas da matemática aplicadas à administração (funções custo, receita, lucro, oferta e demanda, ponto de equilíbrio).
OBJETIVO: Reconhecer e diferenciar os conjuntos numéricos. Resolver as diversas operações matemáticas. Aplicar os conceitos de razão e proporção. Resolver e representar problemas associados às funções. Reconhecer e aplicar regra de três e porcentagem

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECANISMO DE ESTUDOS SISTÊMICOS - MES I | 40.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA E COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL | 72.0 h

EMENTA: Percepção, abstração, leitura do mundo. Redação. Técnicas de composição. Comunicações administrativas. Técnica de elaboração de textos. Discutir os fundamentos epistemológicos e operacionais da pesquisa científica, enfatizando as alternativas metodológicas para o seu planejamento,desenvolvimento,análise e apresentação (redação) dos resultados
OBJETIVO: Permitir ao educando construir material de pesquisa científica utilizando as normas, configurações, formatação com relação as normas da ABNT. Desenvolver conhecimentos técnicos de expressão e comunicação oral e escrita. Desenvolver as habilidades da comunicação empresarial e aplicá-las na construção de textos, bem como estruturar frases, parágrafos e textos eficazes. Dominar regras essenciais da língua em busca de eficiência e construção do "argumento oculto da competência lingüística".

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETO INTEGRADO I | 40.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | 72.0 h

EMENTA: Conceituação da Qualidade: organizacional (no projeto do produto e dos serviços), na produção e nas vendas; Ferramentas da Qualidade ; Controle Estatístico da Qualidade; Capabilidade do processo; Técnicas Avançadas da Qualidade e da Produtividade: APQP, FMEA, PPAP, MSA,QSA, Sistemas da Qualidade NBR-ISO-9000 e QS-9000. Desenvolvimento de um Programa de Qualidade e Produtividade;
OBJETIVO: Apresentar os Mandamentos da Qualidade Total, indicando os principais conceitos e técnicas para a implantação da gestão pela qualidade total numa organização. Mostrar como pode ser feita a avaliação/preparação da implantação da Qualidade Total em uma organização. Apresentar conceitos e técnicas de qualidade total, com ênfase na padronização de processos e no método de análise e solução de problemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

ADMINISTRAÇÃO DE SUPRIMENTOS E ESTOQUES | 72.0 h

EMENTA: Compras e a evolução do papel de suprimentos nas organizações. A Globalização e sua influência nas empresas. Principais atividades do setor de compras. Outsourcing - Pesquisa e Planejamento de Compras. Lote Econômico de Compras. Modalidades de Compras. Seleção, avaliação, desenvolvimento e qualificação de fornecedores. Classificação de estoques (ABC). Gestão da cadeia de suprimentos com ênfase em sistemas de produção empurrada (MRP, MRP II e ERP), em sistemas de produção puxada (Just in Time e Kanban) e em sistemas híbridos (Puxado e Empurrado). Dimensionamento de estoques: tempos envolvidos (lead times) no dimensionamento dos estoques, estoque máximo, estoque mínimo, ponto de pedido, quantidade de reposição, estoque de segurança, Compras como instrumento de lucratividade. Custo dos estoques.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos básicos de gestão de compras e estoques. Fornecer aos alunos um embasamento teórico-prático sobre os princípios e técnicas mais utilizados na área.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HIGIENE,SEGURANÇA E ERGONOMIA NO TRABALHO | 72.0 h

EMENTA: Introdução à segurança e higiene do trabalho; Enquadramento legal; Organização dos serviços de SHST; Acidentes de trabalho; Índices estatísticos; Doenças profissionais; Análise de riscos; Agentes físicos, químicos e biológicos; Sinalização de segurança; Equipamentos de proteção individual e coletivos e situação em caso de emergência. Teorias relacionadas à ergonomia (conceitos e aplicações); Variáveis de observação ergonômica ; Legislações aplicadas à ergonomia; Conceitos de laudo ergonômico Ergonômica (técnicas de pesquisa direta e indireta); Análises de riscos ergonômicos (modelo de apreciação); Ferramentas de avaliação de riscos).
OBJETIVO: Propiciar aos alunos conhecimentos, técnicos e práticos que lhes permitam, organizar nas Empresas serviços de higiene, saúde e segurança no trabalho, na modalidade que se torne mais adequada. E identificar os problemas ergonômicos bem como aos fatores de risco relacionados a ergonomia no ambiente de trabalho X trabalhador, isto é, apontando condições adversas ao conjunto homem - tarefa - máquina, contribuindo para a melhoria da segurança, satisfação e Qualidade de Vida no trabalho através de soluções básicas para questões ergonômicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA | 72.0 h

EMENTA: Tipos de Contrato de trabalho. Conceitos e características. Jornada de trabalho. Horas extras. Salário e remuneração. Suspensão, interrupção e alterações do contrato. Períodos de descanso. Férias. Extinção do contrato de trabalho. Tempo de serviço. Fundo de garantia por tempo de serviço. Segurança no trabalho, insalubridade e periculosidade. Banco de horas. Trabalho noturno. Férias coletivas. Proteção à maternidade. Organização sindical. Convenção coletiva. Terceirização assunto que eu entendo ser importante e já venho abordando, o conceito de empregador, empregado e os sujeitos do contrato de trabalho, o trabalhador urbano, rural, autônomo e avulso que presta serviços portuários por meio do OGMO.
OBJETIVO: Apresentar ao estudante as principais relações existentes entre empregador e empregados no que tange a legislação trabalhista, de maneira que esses elementos possam auxiliar no planejamento e gestão das atividades da área.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECANISMO DE ESTUDOS SISTÊMICOS - MES II | 40.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL E GESTÃO DE EQUIPES | 72.0 h

EMENTA: Evolução do pensamento administrativo e da organização do trabalho nas sociedades industriais. Tendências recentes. A empresa como sistema: ambiente e tecnologia. Componentes básicos de análise organizacional: estrutura, comportamento e processos. Tipos de estrutura organizacional. Modelos participativos e modelo japonês. Desenvolvimento organizacional. Desenvolvimento e aplicação de ações de liderança na interação com equipes de trabalho, em diferentes situações cotidianas, estimulando a criatividade e a autonomia para o desenvolvimento de atividades propostas. Abordar conhecimentos como relações interpessoais, administração de conflitos, administração de tempo, Negociação, Motivação entre outros conhecimentos necessários para um bom desempenho profissional.
OBJETIVO: Ampliar a competência interpessoal, administrativa e técnica dos alunos que possam assumir a função de chefia e supervisão obtendo uma melhor performance.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETO INTEGRADO II | 40.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Visão estratégica da Informática, Planejamento estratégico da informatização, Alternativas tecnológicas, Visão integrada dos sistemas/subsistemas, Informatização e o processo decisório nas empresas, As equipes de informática, Sistemas aplicativos.Estudar os diversos sistemas de informações, formas de implementação e aplicação de cada tipo nas organizações ( Sistemas tipos ERP, WMS, MRP, Contábil/ Financeiro, Qualidade, Manutenção e Recursos Humanos).
OBJETIVO: Apresentar os conceitos básicos de tecnologia e sistemas de informação, que atualmente permitem o gerenciamento e controle de todas as áreas empresariais, conduzindo o estudante a refletir sobre possíveis soluções para os problemas relacionados ao tema. Ao final da disciplina o aluno deverá conhecer os vários tipos de sistemas de informação, suas características e aplicações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

GESTÃO DE CUSTOS | 72.0 h

EMENTA: Conceito de custos, e métodos de custeio. Tipos de custos logísticos (Armazenagem e estocagem, custo de pedido e custo de transporte). Cálculo dos custos. Monitoramento e controle dos custos. Técnicas de redução de custos logísticos. Conceitos e definições. Implicações legais envolvidas. Onde utilizar os CFOP. Tabela de códigos com a descrição detalhada. Orientações básicas para a codificação. Composição do código. CFOP mais usados em empresas industriais e comerciais. Legislação e tributação. Organismos específicos. Documentação internacional. Tributação internacional. Tributação e câmbio. Aspectos legais das exportações. Regulamento aduaneiro. Operações de exportação e importação. Tributação no comércio exterior.
OBJETIVO: Conhecer os principais métodos de custeio dando ênfase aos custos logísticos, origem e conceitos. Criar mecanismos de controle, monitoramento e técnicas de redução dos mesmos. Permitir ao aluno identificar os principais CFOP's (Classificação fiscal de operações) que regem as operações de saída e entrada de mercadorias nas empresas. Classificação dos NCM. E conhecer toda a legislação envolvida no comércio internacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de transportes. Modelos de distribuição. Canais de distribuição. Principais modais de transportes e as combinações intermodais; Noções sobre legislação e regulamentações dos transportes. Administração de tráfego e produtividade do transporte. Tecnologias e métodos para dimensionamento da frota e roteirização.
OBJETIVO: Permitir ao participante conhecer os modais de transporte em detalhes e qual tipo de transporte que melhor se adapta a cada tipo de canal de distribuição. Escolher o transporte em função do peso e volume a serem distribuídos e áreas de restrição. Conhecer os tipos de cargas que circulam sob legislação especial. Conhecer os sistemas de roteirização e suas aplicações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECANISMO DE ESTUDOS SISTÊMICOS - MES III | 40.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E EMBALAGEM | 72.0 h

EMENTA: Principais equipamentos de movimentação interna de materiais (carrinhos hidráulicos, paleteiras, empilhadeiras, pontes rolantes, guindastes, tratores, esteiras, TGV's, elevadores, etc.). Critérios de seleção (peso, volume, frequência de movimentação, distância percorrida, qualidade do piso, características ambientais, etc.). Principais sistemas de Armazenagem (Blocagem, estantes e armários, estruturas porta pallets, mezaninos, sistemas automatizados, etc.). Fatores de escolha dos sistemas de armazenagem (Peso, dimensões, frequência de movimentação, custo unitário, integridade, risco de contaminação interna e externa, exposição à intempéries, necessidades controle de temperatura, necessidade ou não de aplicação do FIFO, etc.) Conceitos básicos: Funções das embalagens. Tipos de embalagens. Materiais típicos das embalagens. Identificação. Logística reversa. Desenvolvimento sustentável das embalagens. Descarte apropriado conforme legislação dos resíduos sólidos. Critérios para seleção. Sistemas de controles de saídas e devoluções. Unitização e Conteinerização de embalagens.
OBJETIVO: Conhecer os equipamentos mais utilizados na movimentação interna de materiais, dimensionando e selecionando a partir de critérios técnicos. Tipos de armazenagem de materiais e suas respectivas embalagens.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PLANEJAMENTO,PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO | 72.0 h

EMENTA: As grandes filosofias da Administração da Produção: JIT e JIT/TQC. Sistema convencional de PCP. Plano mestre de produção e planejamento agregado. Sistemas alternativos: MRP I e II. Técnicas de operacionalização da teoria JIT. Teoria das Restrições e OPT.
OBJETIVO: Apresentar ao aluno os conceitos básicos relacionados com a função produção, caracterizar cada um dos sistemas de produção "puros": MRP I e II, JIT e TOC e discutir a construção de sistemas híbridos de produção. Aplicar os conceitos expostos através do uso de ferramentas de gestão da produção.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETO DE INSTALAÇÕES LOGÍSTICAS | 72.0 h

EMENTA: Tipos de layout. Aplicações, vantagens e desvantagens. Dimensionamento de espaços. Estudo do transporte, movimentação e atividades envolvidas. Ergonomia, Segurança e legislação pertinente. Estudos de melhorias em layouts. Viabilidade técnica e econômica.
OBJETIVO: Estudar os tipos de arranjos físicos e sua implicação na logística (recebimento, almoxarifados, produção, expedição e cd's). Analisar e pesquisar redução de custos e tempos através da melhoria de layouts.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETO INTEGRADO III | 40.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

AUDITORIA LOGÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: Principais auditorias: Conceito, evolução, tipos e abrangência da auditoria logística). Normas. Objetivo das auditorias. Perfil do auditor. Procedimentos e técnicas usuais, controles internos e documentação, registro, arquivo e disponibilização de documentos, planos de ação e melhorias. Pareceres e relatórios em auditorias. A importância da qualificação de fornecedores para Compras. Classificação de fornecedores. Seleção e avaliação de fornecedores. Manuais de Avaliação: Elaboração (tópicos que devem abordados, pontuação, critérios de aprovação, responsabilidades). Características de um bom fornecedor. Relatórios de não conformidade. Planos de ação. Dependência econômica. Aspectos legais.
OBJETIVO: Apresentar metodologias utilizadas em auditorias para que o aluno seja capaz de fazer uma avaliação estruturada (auto avaliação), no sentido de detectar falhas e indicar os melhoramentos necessários, através de planos de ação, para sanar os desvios detectados. Conhecer os tipos de auditoria e implicações existentes. Fornecer as técnicas para a seleção, desenvolvimento e qualificação de fornecedores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Problema do conhecimento e da tecnologia no mundo globalizado. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade tecnológica inserida no mercado de trabalho lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO ESTRATÉGICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e metodologias do planejamento estratégico. Análise ambiental. Competências essenciais. Planejamento estratégico corporativo. Estudos de cenários. Análise de portfólio. Análise de matrizes. Determinação dos objetivos e metas do plano. Orçamentos. Balanced Scorecard. Mapas estratégicos. Perspectivas de análise. Indicadores de resultado e tendência. Alinhamento estratégico. Negócio e sua Redefinição.
OBJETIVO: Visa fornecer aos alunos conhecimentos teórico-práticos sobre a realidade dos negócios num contexto de concorrência acirrada onde a vantagem competitiva decorre da maior capacidade de desenvolver uma consistente e ampla visão sistêmica. Têm em perspectiva o mercado, os diversos cenários e as estratégias competitivas. Aborda técnicas para implementação de estratégias (como o modelo Porter) e os tipos de estratégias empresariais (marketing, recursos humanos, fusões, etc) que visam otimizar a administração de mudanças e à elaboração de planos de ação capazes de concretizar os objetivos da empresa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LOGÍSTICA INTERNACIONAL E EMPRESAS GLOBAIS | 72.0 h

EMENTA: Evolução histórica do Comércio Internacional. Registro do Importador/Exportador. Território aduaneiro. Introdução ao direito da navegação (aéreo-marítima). Inconterms. NCM x NBM. Normas, documentos e custos para importação e exportação. Exportação e Importação passo a passo. Portos e terminais: conceituação, funções, características, infra-estrutura e multimodalidade. Equipamentos portuários e aeroportuários.
OBJETIVO: Apresentar os principais elementos da logística internacional e da legislação aduaneira vigente, bem como conhecer as informações básicas para poder entender como funcionam tais atividades. Empresas globais: Conceitos e estratégias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LOGÍSTICA REVERSA E SUSTENTABILIDADE | 72.0 h

EMENTA: Visão geral da logística reversa.Canais de distribuição reversos. Logística reversa dos bens pós venda e de pós-consumo. Economia gerada pela reutilização de materiais, impactos ambientais nos descartes, ecologia e tecnologia na logística reversa de pós-consumo. Análise da Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei nº 12.305, de 2 de Agosto de 2010.
OBJETIVO: Oportunizar aos acadêmicos conhecer os conceitos do ciclo de vida dos produtos bem como os fatores tecnológicos, econômicos que influenciam a nesse processo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECANISMO DE ESTUDOS SISTÊMICOS - MES IV | 40.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETO INTEGRADO IV | 40.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0003-T Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

CONTABILIDADE DECISÓRIA | 72.0 h

EMENTA: A importância da contabilidade no processo de administração. Os principais relatórios contábeis. Regimes contábeis. A contabilidade como ferramenta para tomada de decisão
OBJETIVO: Apresentar a contabilidade como um importante sistema de informação empresarial. Fornecer ao aluno conceitos e técnicas contábeis como ferramenta para a tomada de decisão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ECONOMIA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos de Microeconomia. Compreendendo noções de Teoria do Consumidor e Teoria da Firma. Funções de Produção e Custo. Elasticidade da Demanda e Elasticidade Preço. Modelo de Concorrência Prefeita. Modelos de Concorrência Imperfeita. Equilíbrio de Preços.
OBJETIVO: Propiciar ao aluno o entendimento dos modelos de comportamento dos agentes econômicos como consumidores e produtores. Capacitar o aluno a manejar as informações discutidas no mercado para tomada de decisões econômicas. Compreender a interação entre cada empresa e os consumidores, como os setores e os mercados operam e se desenvolvem, porque são diferentes entre si e como são influenciados por políticas governamentais e condições econômicas globais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LOGÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: A evolução da logística: da visão tradicional à visão moderna. .Logística Integrada e Cadeia de Suprimentos (Logística de suprimentos, da produção e da distribuição). Logística de Suprimentos: compras, transporte, recebimento, armazenamento, gerenciamento e controle dos estoques, embalagem e abastecimento. Logística da Produção: previsão de demanda, planejamento e controle da produção. Logística da Distribuição: armazenagem e distribuição de produtos acabados, modais de transporte, canais de distribuição. Nível de serviço. Custo logístico total e trade-offs.
OBJETIVO: Conduzir os acadêmicos à compreensão das implicações estratégicas da Gestão da Cadeia de Suprimentos (GCS) e Logística Integrada (LI).

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos numéricos (inteiros, naturais, racionais, irracionais e reais). Fundamentos da matemática (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação, fatorial, logaritmo). Razão e proporção. Expressões algébricas. Equações e funções de 1º e 2º graus. Função exponencial. Função logarítmica. Conceitos e ferramentas da matemática aplicadas à administração (funções custo, receita, lucro, oferta e demanda, ponto de equilíbrio).
OBJETIVO: Reconhecer e diferenciar os conjuntos numéricos. Resolver as diversas operações matemáticas. Aplicar os conceitos de razão e proporção. Resolver e representar problemas associados às funções. Reconhecer e aplicar regra de três e porcentagem

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: O administrador e seu mercado de trabalho. Principais áreas da administração. Evolução da Administração como área do conhecimento. A prática da administração nas organizações e os fundamentos de planejamento, organização, direção, coordenação e controle como base do processo de administração.
OBJETIVO: Transmitir os conhecimentos básicos da administração demonstrando a importância de sua aplicação tanto nas organizações quanto na sociedade. Valorizar o papel do Administrador nas organizações e na sociedade, identificando sua contribuição na criação e desenvolvimento dos empreendimentos, na melhoria dos produtos e serviços e, consequentemente, na elevação da qualidade de vida da sociedade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E LIDERANÇA | 72.0 h

EMENTA: Vivência de técnicas de desenvolvimento de habilidades: liderança, criatividade, iniciativa, motivação, flexibilidade, capacidade de síntese e de planejamento, persuasão, negociação.
OBJETIVO: Levar os alunos a refletir, discutir, interpretar, decidir, apresentar conhecimentos, habilidades e posicionamentos sobre situações atuais e desafiadoras dentro dos mais variados contextos do comportamento humano e dos diversos perfis de cultura organizacional. Apresentar aos alunos os principais instrumentos e procedimentos aplicáveis aos vários ambientes, dentro do foco inicial de seu processo de compreensão  da área de recursos humanos nas organizações de pequeno e médio porte.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL | 72.0 h

EMENTA: A comunicação empresarial e sua importância no mercado de trabalho. Características e ação da comunicação empresarial. Habilidades para a construção do texto no âmbito empresarial: coerência e coesão textuais. A prática da argumentação na comunicação empresarial. Leitura, interpretação e construção de textos. A comunicação empresarial com o uso de ferramentas tecnológicas. A prática do discurso oral. Prática da redação empresarial.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno o reconhecimento, no processo da comunicação, as peculiaridades do ambiente empresarial. Identificar as funções da linguagem envolvidas no processo de comunicação empresarial. Desenvolver as habilidades da comunicação empresarial e aplicá-las na construção de textos. Estruturar frases, parágrafos e textos eficazes na comunicação empresarial. Dominar regras essenciais da língua em busca de eficiência e construção textual.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Problema do conhecimento e da tecnologia no mundo globalizado. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade tecnológica inserida no mercado de trabalho lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Principais pressupostos teóricos que fundamentam a definição de políticas e práticas de Administração de Pessoas nas organizações. Principais atividades e procedimentos dos vários subsistemas da Administração de Pessoas e os impactos de sua operacionalização em diferentes instâncias organizacionais. Processo de formulação de políticas de gestão de Pessoas, identificando seus elementos de implementação e avaliação.
OBJETIVO: Oferecer aos alunos oportunidades de reflexão, discussão e aprendizagem sobre elementos teóricos e práticos que fundamentam as políticas e práticas de gestão de pessoas nas organizações. Proporcionar atividades e procedimentos que compõem os vários subsistemas da gestão de pessoas e os impactos de sua operacionalização em diferentes instâncias organizacionais. Estimular e orientar trabalhos de campo que estabeleçam um vínculo direto entre a realidade das empresas e os temas tratados em aula.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO INTERDISCIPLINAR: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Diagnóstico e prognóstico empresarial da área de recursos humanos. Observação e levantamento de dados dos processos e sub-processos de recursos humanos adotados pelas organizações. Construção metodológica de relatório (elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais). Apresentação de dados em painel.
OBJETIVO: Incentivar o estudante a estabelecer, por meio de observação em campo (visitas a organizações) a relação dos aspectos teórico-formais da área do conhecimento da formação do tecnólogo em processos de recursos humanos com as práticas adotadas pelas diferentes organizações. Incentivar o trabalho em grupo, a negociação, a exposição de ideias, a solução de problemas por meio de dados reais coletados durante as visitas em campo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e estrutura de relações da área operacional. Planejamento da produção. Sistemas e modelos de produção: intermitente, contínuo, grandes projetos. Estudo de localização. Arranjo Físico. Principais estratégias de produção.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno compreensão sobre a natureza do sistema de operações nas empresas, seus objetivos e problemas característicos. Identificar a natureza das operações de manufatura e/ou serviços compreendendo a estrutura que integra o sistema de informações e gerência de operações. Adquirir conhecimento de alternativas técnicas, bem como formas estratégicas para solução de problemas de operações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA QUALIDADE | 72.0 h

EMENTA: Filosofia, Conceitos Básicos. Ferramentas de Gestão pela Qualidade Total. Principais Sistemas de Garantia da Qualidade: Certificação Internacional da Qualidade. Six Sigmas, Gestão da Qualidade em Serviço.
OBJETIVO: Apresentar os Mandamentos da Qualidade Total, indicando os principais conceitos e técnicas para a implantação da gestão pela qualidade total numa organização. Mostrar como pode ser feita a avaliação da implantação da Qualidade Total em uma organização. Apresentar conceitos e técnicas de qualidade total, com ênfase na padronização de processos e no método de análise e solução de problemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE COMPRAS E ESTOQUES | 72.0 h

EMENTA: Compras e a evolução do papel de suprimentos nas organizações. A Globalização e sua influência nas empresas. Principais atividades do setor de compras. Outsourcing - Pesquisa e Planejamento de Compras.  Lote Econômico de Compras. Modalidades de Compras. Seleção, avaliação, desenvolvimento e qualificação de fornecedores. Classificação de estoques (ABC). Gestão da cadeia de suprimentos com ênfase em sistemas de produção empurrada (MRP, MRP II e ERP), em sistemas de produção puxada (Just in Time e Kanban) e em sistemas híbridos (Puxado e Empurrado). Dimensionamento de estoques: tempos envolvidos (lead times) no dimensionamento dos estoques, estoque máximo, estoque mínimo, ponto de pedido, quantidade de reposição, estoque de segurança, Compras como instrumento de lucratividade. Custo dos estoques.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos básicos de gestão de compras e estoques. Fornecer aos alunos um embasamento teórico-prático sobre os princípios e técnicas mais utilizados na área.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÉTODOS ESTATÍSTICOS | 72.0 h

EMENTA: Estatística descritiva. Principais medidas de estatística descritiva. Noções de amostragem. Probabilidades e distribuições de probabilidade. Estimativa por intervalo e testes de hipóteses. Correlação e regressão.
OBJETIVO: Demonstrar a importância e a aplicabilidade da estatística no processo de gestão. Capacitar o aluno para: calcular e interpretar corretamente os parâmetros estatísticos; usar os recursos da informática para análises estatísticas; desenvolver adequadamente os testes estatísticos para tomada de decisão; elaborar relatórios conclusivos a respeito dos resultados estatísticos obtidos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO INTERDISCIPLINAR: GESTÃO DA PRODUÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Diagnóstico e prognóstico empresarial da área de produção. Observação e levantamento de dados dos processos e sub-processos da administração da produção adotados pelas organizações. Construção metodológica de relatório (elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais). Apresentação de dados em painel.
OBJETIVO: Incentivar o estudante a estabelecer, por meio de observação em campo (visitas a organizações) a relação dos aspectos teórico-formais da área do conhecimento da formação do tecnólogo em processos de recursos humanos com as práticas adotadas pelas diferentes organizações. Incentivar o trabalho em grupo, a negociação, a exposição de idéias, a solução de problemas por meio de dados reais coletados durante as visitas em campo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

EMPREENDEDORISMO E PLANOS DE NEGÓCIOS | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos do empreendedorismo. Elaboração de projetos para a criação de empresas utilizando o plano de negócios.
OBJETIVO: Evidenciar o papel do empreendedor na identificação de oportunidades de negócios e na capacidade de realização de ideias. Demonstrar as mais diversas possibilidades de obtenção de recursos financeiros para desenvolvimento de negócios. Capacitar o aluno a planejar e montar efetivamente uma empresa, considerando todas as suas áreas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS | 72.0 h

EMENTA: Demonstrações financeiras A Contabilidade de Custos. Sistemas de custeio. Custos para decisão: custos fixos e variáveis. Margem de contribuição e capacidade de produção. Custeio variável. Fixação do preço de venda. Determinação do ponto de equilíbrio. Relação custo/volume/lucro.
OBJETIVO: Fornecer embasamento teórico-prático para a determinação dos custos de produtos e serviços. Estimular a análise crítica sobre a gestão eficaz de custos. Utilizar a gestão de custos como ferramenta para a tomada de decisão

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de produção: Por encomenda (projetos), por lotes, seriada (empurrada e puxada). JIT e JIT/TQC. Programação por cronogramas. Sistema convencional de PCP. Plano mestre de Produção e Planejamento agregado. Sistemas informatizados de programação: MPS, MRP I (demanda independente) e MRP II (demanda dependente). Técnicas de operacionalização da teoria JIT. Teoria das Restrições e OPT.
OBJETIVO: Conhecer os sistemas de produção e saber aplicar os controles mais eficazes para cada modelo. Saber programar e controlar em sistemas de produção sob encomenda, produção seriada empurrada (MRP) e sistema de produção puxada (Just-in-time / Kanban).

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTOS | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos da Matemática Financeira. Capitalização. Planos de amortização. Taxas de juros. Operações de desconto. Equivalência de fluxos de caixa. Análise de viabilidade econômica.
OBJETIVO: Apresentar a linguagem própria do Mercado Financeiro. Desenvolver a lógica e as técnicas de cálculo financeiro que propiciarão as tomadas de decisões na área de Administração Financeira. Tratar os conceitos básicos do Mercado Financeiro com a finalidade de desenvolver no aluno uma postura ética em suas relações com o Capital.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO INTERDISCIPLINAR: GESTÃO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS | 72.0 h

EMENTA: O planejamento estratégico e as diferentes abordagens no gerenciamento dos produtos e serviços. Gerenciamento da cadeia produtiva. Análise de mercadológica. Construção metodológica de relatório (elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais). Propostas de implantação de novas estratégias para as organizações visitadas pelo estudante. Apresentação de dados em painel.
OBJETIVO: Incentivar o estudante a estabelecer por meio de observação em campo (visitas a organizações), a relação dos aspectos teórico-formais da área do conhecimento da formação do tecnólogo em logística, na formulação de estratégias empresariais. Incentivar o estudante a operar com os conhecimentos da área da tecnologia em processos gerenciais com o intuito de identificar novas oportunidades de negócio para as organizações visitadas. Incentivar o trabalho em grupo, a negociação, a exposição de ideias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEGISLAÇÃO APLICADA A LOGÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: Legislação tributária: Classificação fiscal dos produtos (NCM), Código Fiscal de Operações e Prestações das Entradas de Mercadorias e Bens e da Aquisição de Serviços (CFOP), ICMS, IPI. COFINS, PIS, Imposto de Importação. Legislação Trabalhista: Tipos de Contrato de trabalho. Conceitos e características. Jornada do trabalho. Horas extras. Salário e remuneração. Suspensão, interrupção e alterações do contrato. Períodos de descanso. Férias. Extinção do contrato de trabalho. Tempo de serviço. Fundo de garantia por tempo de serviço. Segurança no trabalho, insalubridade e periculosidade.
OBJETIVO: Apresentar ao estudante as principais co-relações existentes na operação logística no tange a legislação, de maneira que esses elementos possam auxiliar no planejamento das atividades da área.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de transportes. Modelos de distribuição. Canais de distribuição. Principais modais de transportes e as combinações intermodais; Noções sobre legislação e regulamentações dos transportes. Administração de tráfego e produtividade do transporte. Tecnologias e métodos para dimensionamento da frota e roteirização. Custo do transporte.
OBJETIVO: Permitir ao participante conhecer os modais de transporte em detalhes e quais tipos de transporte que melhor se adapta a cada tipo de canal de distribuição. Escolher o transporte em função do peso e volume a serem distribuídos e áreas de restrição. Conhecer os tipos de cargas que circulam sob legislação especial. Conhecer os sistemas de roteirização e suas aplicações. Custos da distribuição

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LOGÍSTICA INTERNACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Evolução histórica do Comércio Internacional. Registro do Importador/Exportador. Território aduaneiro. Introdução ao direito da navegação (aéreo-marítima). Inconterms. Normas documentos e custos para importação e exportação. Portos e terminais: conceituação, funções, características, infra-estrutura e multimodalidade. Equipamentos portuários e aeroportuários. Administração e planejamento portuário e aeroportuário.
OBJETIVO: Apresentar os principais elementos da logística internacional e da legislação aduaneira vigente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMA DE INFORMAÇÃO LOGÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: Computadores de bordo, co-pilotos automáticos, sensores, atuadores. Vehicle Area Network – VAN. Sistemas de comunicação veículo-veículo e veículos centrais de controle (rádio, telefonia celular, satélite).Sistemas de rastreamento, monitoração e roteamento de veículos (GPS). Veículos e Rodovias Inteligentes. Sistemas inteligentes de transportes. Tecnologia de informação e logística: logística integrada, sistemas de gerenciamento de armazéns (WMS), sistemas de planejamento de recursos de distribuição (DRP).
OBJETIVO: Apresentar os conceitos básicos de tecnologia e sistemas de informação, gerenciamento de risco, rastreamento e roteirização, conduzindo o estudante a refletir sobre possíveis soluções para os problemas relacionados ao tema. 

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO INTERDISCIPLINAR: GESTÃO LOGÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: O planejamento estratégico e as diferentes abordagens no gerenciamento da logística empresarial. Estudo da cadeia de suprimentos das empresas. Análise de mercadológica. Construção metodológica de relatório (elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais). Propostas de implantação de novas estratégias para as organizações visitadas pelo estudante. Apresentação de dados em painel.
OBJETIVO: : Incentivar o estudante a estabelecer por meio de observação em campo (visitas a organizações), a relação dos aspectos teórico-formais da área do conhecimento da formação do tecnólogo em logística, na formulação de estratégias empresariais. Incentivar o estudante a operar com os conhecimentos da área da tecnologia em processos gerenciais com o intuito de identificar novas oportunidades de negócio para as organizações visitadas. Incentivar o trabalho em grupo, a negociação, a exposição de idéias

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica [edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d56927b6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@75a64e2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d4c112ea, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@504e497b]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2010/12

COMPRAS

2010/12

GESTÃO DE COMPRAS

2009/12

IMPLANTAÇÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA

2009/12

RETIRADA LOGÍSTICA REVERSA NETSET



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.