Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Engenharia Civil

O curso de Engenharia Civil é um dos cinco cursos mais antigos da Universidade São Francisco e obteve autorização para funcionamento em 17/5/1971.

Ao longo de sua trajetória pelo planeta, o homem tem deixado obras imortais de engenharia. Atualmente, é impossível pensar no mundo contemporâneo sem a existência da Engenharia Civil, uma vez que, sem sua intervenção, não existiriam pontes, barragens, portos, aeroportos, prédios, casas ou qualquer outra forma de construção.

Ciente do importante papel do engenheiro civil na construção do moderno cenário urbano, o curso da Universidade forma profissionais com sólida base técnica e científica que lhes permitam não somente acompanhar os avanços da ciência, como também dominar e desenvolver novas tecnologias. São essas habilidades que os capacitam a atuar em equipes multidisciplinares e utilizar diversas alternativas tecnológicas, proporcionadas pela articulação de atividades práticas e teóricas de um curso atual, dinâmico e desafiador.

Reestruturado para capacitar, atendendo às novas diretrizes curriculares propostas pelo MEC, o futuro profissional a responder às exigências do concorrido mercado de trabalho, o curso de Engenharia Civil ainda conta com atividades extracurriculares e um corpo docente altamente capacitado, proporcionando a formação de engenheiros civis atuantes, preparados e qualificados ao exercício profissional.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais


DURAÇÃO:
dez semestres.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 4.000 horas.

PERÍODO: noturno.

Áreas de Atuação

Como autônomo ou ligado a empresas públicas ou privadas, o engenheiro civil pode atuar em atividades de concepção, execução, supervisão, fiscalização, consultoria e manutenção nos mais diversos tipos de construção, planejando, projetando, construindo, gerenciando e/ou realizando manutenção. É possível, ainda, que ele trabalhe com docência e pesquisa na reprodução do conhecimento e no desenvolvimento de novas técnicas.

Disciplinas

Portaria MEC nº 286, de 21/12/2012 - DOU 27/12/2012.

Turno: NOTURNO Currículo: 0003-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

DESENHO TÉCNICO AUXILIADO POR COMPUTADOR | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos, normas técnicas e convenções do desenho técnico. Sistemas de projeções. Aplicação de sistemas computacionais que possibilitem a construção e edição de desenhos arquitetônicos.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a elaborar e desenvolver desenhos técnicos com a utilização de ferramentas computacionais. Levar o aluno a ler, interpretar e executar desenhos básicos de engenharia civil, familiarizando-o com o ambiente e as soluções habituais do desenho arquitetônico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Conceito Fundamental de Administração. Conceito de Organizações. Estudo de cada etapa da Administração e sua aplicação na realidade corporativa: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Processo Decisório e Comunicação Corporativa.
OBJETIVO: Apresentar ao aluno o universo da Administração como ciência aplicada, instruindo sobre os campos de atuação e os perfis profissionais de cada uma das áreas de Administração. Proporcionar ao estudante conhecimentos que permitam analisar e compreender as organizações em todas as suas dimensões (estrutura organizacional, modelo de organização, comunicação, etc.), além de possibilitar a aplicação de princípios fundamentais da Administração, como: planejar, organizar, executar e controlar, atingindo níveis ótimos (otimizados) de Administração em qualquer nível hierárquico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO ÀS TÉCNICAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL | 72.0 h

EMENTA: Atividades teóricas e práticas das técnicas básicas para construções de pequeno porte.
OBJETIVO: Capacitar os nossos alunos a reconhecer e aplicar as boas práticas construtivas de obras de pequeno porte, por intermédio de aulas teóricas, estudos de caso, modelos em escala reduzida, e práticas de campo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES EM ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Histórico, atividades e perspectivas da Engenharia. Campo de atuação do Engenheiro. A Interdisciplinaridade e as relações da Engenharia com a tecnologia e sociedade. Ética, responsabilidade civil e exercício profissional do engenheiro. Temas atuais na área de Engenharia.
OBJETIVO: Apresentar aos estudantes as diversas modalidades da Engenharia, suas especificidades e a inter-relação entre elas, bem como as responsabilidades do Engenheiro perante a sociedade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TOPOGRAFIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de topografia e dos principais métodos de levantamentos topográficos e cartográficos. Prática em levantamentos de dados no campo. Planialtimetria. Conceito e elaboração de cálculos topográficos planimétricos básicos. Elaboração, leitura e interpretação de desenho topográfico. Altimetria. Medições altimétricas, métodos de levantamento de dados. Curvas de nível. Conceito de interpolação e sua representação gráfica. Orientação espacial. Sistemas de posicionamento georeferenciados.
OBJETIVO: Ofertar ao aluno conhecimentos de métodos e técnicas disponíveis para a representação da superfície terrestre, que possibilitem a análise e a compreensão do relevo, dos métodos de medição e aferição de medidas e de orientação espacial referenciada, buscando capacitá-lo à elaboração e análise de levantamentos e demarcações topográficas, desenhos, plantas, cartas topográficas e cartográficas, aplicáveis no dia a dia da profissão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

ALGORITMOS COMPUTACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Tipos de dados. Operadores e expressões. Entrada e saída de dados. Comandos de controle de fluxo: decisões e repetições.  Estrutura de dados homogêneos (Vetores e matrizes). Modularização de programas (subprogramas). Implementação de algoritmos usando uma linguagem de programação de alto nível.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno dos cursos de engenharia a capacidade de solucionar problemas através de linguagem algorítmica e, com este objetivo, familiarizá-lo, em sua atuação acadêmica e profissional, com uma linguagem de programação de alto nível, aplicando-a em suas práticas científicas e tecnológicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Intervalos e desigualdades. Funções reais de uma variável real. Funções reais de várias variáveis reais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, intervalos e desigualdades, funções de uma e de várias variáveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Grandezas Físicas. Sistemas de Unidades. Força e Leis de Newton. Movimento em uma e duas dimensões. Quantidade de movimento. Trabalho e Energia. Temperatura e Calor.
OBJETIVO: Apresentar as leis e conceitos básicos da Física, bem como o formalismo descritivo próprio desta ciência. Desenvolver conceitos fundamentais para o entendimento dos diversos fenômenos ligados ao curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETO ARQUITETÔNICO AUXILIADO POR COMPUTADOR | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais para a elaboração de projetos arquitetônicos auxiliados de programas computacionais. Conceitos e aplicações de normas técnicas referentes à ergonomia, iluminação, ventilação, insolação e implantação da obra. Projetos de escadas e telhados de acordo com normas e convenções.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a interpretar, elaborar, desenvolver, executar e detalhar projetos arquitetônicos com o auxílio de ferramentas computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

CÁLCULO DIFERENCIAL | 72.0 h

EMENTA: Funções reais de uma variável real: Limites, Derivadas e Aplicações. Funções reais de várias variáveis reais: Derivadas parciais; Derivadas direcionais; Máximos e mínimos. Aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de cálculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Trabalho e energia no campo magnético.
OBJETIVO: Apresentar os princípios elementares que regem os fenômenos da eletricidade e do magnetismo pela abordagem clássica e desenvolver os conceitos fundamentais sobre os fenômenos elétricos e magnéticos em Engenharia, estimulando o raciocínio investigativo do aluno.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GEOLOGIA E MECÂNICA DOS SOLOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VETORES E ÁLGEBRA LINEAR | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e Sistemas Lineares. Vetores. Operações com vetores. Distância, norma e ângulo. Produtos escalar e vetorial. Espaços vetoriais. Subespaços. Base e dimensão. Transformações lineares. Autovalores e autovetores.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores no Rn; de resolução e discussão de sistemas lineares; de identificação de espaços e subespaços vetoriais, de transformações lineares, de operadores lineares e mudança de base de um operador linear; de identificação de autovalores e autovetores de operadores lineares e diagonalizaçao de matrizes de operadores lineares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

CÁLCULO INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Integrais e Aplicações. Coordenadas polares, cilíndricas e esféricas. Integrais múltiplas e aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de calculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELEMENTOS E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL | 72.0 h

EMENTA: Classificação e características dos aglomerantes minerais. Estudo das propriedades de agregados para o concreto. Características físicas e mecânicas de madeiras e materiais cerâmicos.
OBJETIVO: Levar o aluno a identificar e caracterizar os materiais aglomerantes minerais e agregados para o concreto usualmente utilizados na construção civil.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁTICA E PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Equilíbrio de ponto material e dos corpos rígidos no plano. Treliças. Forças em vigas. Propriedades das figuras planas. Conceitos de tensão e deformação. Carregamento axial.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos da mecânica para a solução de problemas de estática do ponto material e de corpos rígidos no plano, determinação de forças em vigas e cálculo de forças em barras de treliças planas. Introduzir os conceitos iniciais de tensão e deformação, destacando os problemas de carregamento axial. Apresentar os conceitos necessários para calcular as propriedades de seções transversais planas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento sustentável: contextualização histórica e influências da globalização. Inovações e soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente. Políticas econômicas de carbono. Planejamento estratégico e as dinâmicas para o desenvolvimento sustentável. Impactos da globalização.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a análise e compreensão das relações entre o ambiente natural, o desenvolvimento tecnológico sustentável e as influências da globalização em nível local, regional e global.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos essenciais de estrutura da matéria e reações químicas. Ligações químicas. Reações químicas e síntese. Estequiometria. Soluções químicas. Introdução à ciência dos materiais.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos subsídios para interpretar fenômenos físicos e químicos e as propriedades dos materiais, buscando estabelecer relações entre o nível macroscópico e microscópico do conhecimento químico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: 1ª lei da termodinâmica. Máquinas térmicas e Sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica. Os mecanismos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Elementos de escoamentos de fluidos. A equação de Bernoulli.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos da Termodinâmica e dos Fenômenos de Transporte dando ênfase aos aspectos conceituais. Apresentar aplicações em diferentes áreas da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL | 72.0 h

EMENTA: Estudo do concreto e suas propriedades no estado fresco e endurecido. Dosagem e controle tecnológico do concreto. Aditivos para concreto. Materiais metálicos e aços aplicáveis ao concreto armado. Impermeabilizantes.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a identificar e controlar as propriedades do concreto aplicável à construção civil de acordo com as especificações técnicas exigidas pela obra. Estudar os aços, suas propriedades e aplicações em concreto armado. Identificar impermeabilizantes adequados à obra.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: Variáveis. Organização de dados. Representação. Distribuição de frequência. Medidas de posição e de variabilidade. Probabilidade. Amostragem e estimação. Testes de confiança. Regressão e correlação.
OBJETIVO: Desenvolver conceitos básicos de Estatística necessários para a realização de coleta e análise multivariada de dados em diversas áreas de conhecimento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RECURSOS HÍDRICOS E GESTÃO DE BACIAS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos sobre gerenciamento de recursos hídricos. Planos nacional, setorial e regional. Estrutura institucional e legal. Instrumentos para o planejamento. Análise econômica e modelagem matemática. Risco e incerteza. Análise de benefício/custo. Curvas de oferta e demanda. Planejamento em ambientes urbanos. Uso racional dos recursos da bacia hidrográfica. Controle e produção de água em microbacias hidrográficas florestadas. Fases e manejo da bacia hidrográfica.
OBJETIVO: Proporcionar aos estudantes uma visão acerca do gerenciamento de recursos hídricos e o planejamento estratégico no plano regional, setorial e nacional. Promover estudo específico e aprofundado sobre a importância das microbacias bem como o manejo de bacias hidrográficas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA DAS ESTRUTURAS | 72.0 h

EMENTA: Cálculo de reações de apoio e esforços solicitantes internos em estruturas isostáticas. Determinação de diagramas de esforços solicitantes e reações de apoio em vigas, pórticos, arcos e grelhas.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno subsídios para a determinação de esforços e diagramas solicitantes em estruturas reticulares e a introdução aos processos hiperestáticos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

ESTRADAS | 72.0 h

EMENTA: Estudo do traçado básico em planta e em perfil de rodovias. Projeto e cálculo de curvas horizontais e verticais. Elementos e cálculo de volumes de terraplenagem em estradas. Diagrama de Brucner. Drenagem e pavimentação em rodovias.
OBJETIVO: Introduzir o aluno ao estudo, análise e elaboração de projetos e elementos de superestrutura rodoviária.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTRUTURAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL | 72.0 h

EMENTA: Métodos para a determinação e aplicações de esforços solicitantes em estruturas hiperestáticas.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno conhecimento de métodos e técnicas para o dimensionamento e a análise de estruturas hiperestáticas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HIDRÁULICA DE CONDUTOS FORÇADOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo dos condutos forçados. Perdas de carga distribuída e localizada. Fórmulas práticas. Linhas adutoras. Instalações elevatórias.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a dimensionar condutos forçados e instalações elevatórias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA DOS SÓLIDOS | 72.0 h

EMENTA: Equilíbrio dos pontos materiais e dos corpos rígidos no espaço. Análise de estruturas.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos da mecânica para a solução de problemas de estática do ponto material e de corpos rígidos no espaço para análise e dimensionamento de estruturas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OBRAS DE TERRA | 72.0 h

EMENTA: Resistência ao cisalhamento dos solos: areias e argilas. Estabilidade de taludes. Empuxo de terra. Estruturas de arrimo. Barragens de terra e enrocamento.
OBJETIVO: Apresentar noções sobre os critérios utilizados na análise de maciços de terra quando submetidos a solicitações provenientes de modificações, introduzidas ou não pelo homem. Realizar projetos de obras de terra.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

ELEMENTOS DE CONCRETO ARMADO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo do concreto armado. Combinação de ações. Domínios de dimensionamento. Estudo dos estados limites. Dimensionamento à flexão no estado limite último. Estudo do cisalhamento. Dimensionamento de seções retangulares sujeitas à flexão simples.
OBJETIVO: Levar o aluno a posicionar e pré-dimensionar elementos estruturais em concreto armado de uma edificação usual. Dimensionar vigas pelos domínios de dimensionamento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAÇÕES | 72.0 h

EMENTA: Investigação do subsolo. Capacidade de carga de fundações diretas. Dimensionamentos e projetos de fundações diretas: sapatas. Dimensionamento e projeto de fundações profundas; tubulões e estacas. Capacidade de carga de estacas. Escolha do tipo de fundação.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a escolher, projetar e dimensionar a fundação adequada às características do subsolo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HIDRÁULICA DE CANAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceituação de escoamento em superfície livre. Tipos de escoamento em canais. Dimensionamento de canais. Energia específica. Escoamento subcrítico, crítico e supercrítico. Ressalto Hidráulico.
OBJETIVO: Levar o aluno a dimensionar e analisar os diferentes tipos de escoamento em condutos livres.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Torção, Flexão. Carregamento transversal. Carregamento combinado. Análise plana das tensões e deformações.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos de carregamento transversal, carregamento combinado, análise de tensões e deformações para fins de dimensionamento e análise de estruturas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

CONCRETO ARMADO ESTRUTURAL | 72.0 h

EMENTA: Dimensionamento e detalhamento de lajes, vigas e pilares de concreto armado.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a dimensionar e detalhar lajes, vigas e pilares de concreto armado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL | 232.0 h

EMENTA: Exercício profissional nas áreas afins da Engenharia Civil.
OBJETIVO: Proporcionar ao estudante a aplicação dos conhecimentos teóricos no exercício profissional em instituições públicas ou privadas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTRUTURAS DE MADEIRAS | 72.0 h

EMENTA: Propriedades e características da madeira como elemento estrutural da construção civil. Normas técnicas e dimensionamento de estruturas de madeira à tração, à compressão simples e à flexão reta. Dimensionamento de diferentes elementos de ligações de estruturas de madeira. Cimbramentos. Características, materiais e projetos de coberturas de madeira mais frequentes.
OBJETIVO: Levar o aluno a compreender as propriedades e características da madeira como material estrutural da construção civil, capacitando-o a analisar, projetar e dimensionar estruturas de madeira.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SANEAMENTO BÁSICO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ENGENHARIA ECONÔMICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de engenharia econômica e de matemática financeira. Métodos de análise de investimento. Análise sob condições de risco e incerteza. Desenvolvimento econômico sustentável.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos básicos sobre a engenharia econômica e fornecer fundamentos para a tomada de decisão sob os aspectos econômico e financeiro.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTRUTURAS METÁLICAS | 72.0 h

EMENTA: Propriedades e características do aço como material estrutural aplicado à construção civil. Conceitos fundamentais e elementos constituintes de estruturas metálicas na construção civil. Dimensionamento de elementos de estruturas metálicas à tração, compressão e flexão. Dimensionamento de diferentes tipos de ligações em estruturas de aço. Projetos de coberturas metálicas comumente utilizadas e características de seus materiais.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno os conceitos fundamentais necessários para analisar, projetar e dimensionar estruturas de aço como material estrutural da construção civil.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GERENCIAMENTO E PLANEJAMENTO DAS CONSTRUÇÕES | 72.0 h

EMENTA: Gerenciamento de projetos, suprimentos, tecnologia, produção e mão-de-obra aplicados à construção civil.
OBJETIVO: Introduzir o aluno ao gerenciamento e planejamento das construções por meio da identificação, análise e avaliação dos fatores atuantes na construção civil.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E COMPLEMENTARES | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFÍCO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para desenvolvimento do projeto de trabalho de graduação. Pesquisa bibliográfica. Métodos e técnicas de pesquisa.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de empregar a metodologia científica para a solução de problemas de engenharia e para a prospecção de tema e elaboração do Trabalho de Graduação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

DIREITO E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL | 36.0 h

EMENTA: Noções gerais sobre direito civil, constitucional, comercial (empresarial) e trabalhista. Legislação específica sobre engenharia e arquitetura. Propriedade industrial. Direito autoral. Perícias e laudos. Plano Diretor. Código de Obras Municipais. Código de Ética.
OBJETIVO: Propiciar aos alunos capacidade de identificação dos direitos e responsabilidades atinentes à prática profissional, tansmitindo-lhes conhecimentos sobre o direito nos aspectos ligados à profissão, às atribuições e à conduta ética profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTALAÇÕES HIDRAULICAS E SANITÁRIAS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo das instalações hidráulicas prediais de acordo com as normas técnicas vigentes. Instalações prediais de água fria. Instalações prediais de água quente. Instalações prediais de esgoto sanitário. Instalações prediais de águas pluviais. Instalações prediais de proteção contra incêndio.
OBJETIVO: Levar o aluno a adquirir conceitos básicos de instalações hidráulicas prediais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA III | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PLANEJAMENTO URBANO | 36.0 h

EMENTA: Introdução à análise e ao estudo do plano diretor dos municípios. Conceitos fundamentais para a elaboração de projetos de parcelamento do solo. Legislações e instrumentos urbanísticos. Trâmites legais para a aprovação de intervenções no uso de solo nos órgãos competentes.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a projetar parcelamentos e demais intervenções de ocupação do solo por meio da análise e aplicação de leis e instrumentos urbanísticos vigentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos sistemas construtivos convencional, racionalizado e industrializado. Análise e aplicação de técnicas construtivas adequadas às diferentes fases da obra.
OBJETIVO: Propiciar ao aluno a capacidade de atuação profissional para planejar, projetar e construir com qualidade e segurança por meio de sistemas construtivos adequados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE GRADUAÇÃO | 180.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Graduação na área de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: Orientar e supervisionar a elaboração do Trabalho de Graduação em grupo, com base em diretrizes institucionais, segundo o Regulamento do Trabalho de Graduação dos cursos de Engenharia da Universidade São Francisco.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0002-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

DESENHO TÉCNICO AUXILIADO POR COMPUTADOR | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos, normas técnicas e convenções do desenho técnico. Sistemas de projeções. Aplicação de sistemas computacionais que possibilitem a construção e edição de desenhos arquitetônicos.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a elaborar e desenvolver desenhos técnicos com a utilização de ferramentas computacionais. Levar o aluno a ler, interpretar e executar desenhos básicos de engenharia civil, familiarizando-o com o ambiente e as soluções habituais do desenho arquitetônico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Conceito Fundamental de Administração. Conceito de Organizações. Estudo de cada etapa da Administração e sua aplicação na realidade corporativa: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Processo Decisório e Comunicação Corporativa.
OBJETIVO: Apresentar ao aluno o universo da Administração como ciência aplicada, instruindo sobre os campos de atuação e os perfis profissionais de cada uma das áreas de Administração. Proporcionar ao estudante conhecimentos que permitam analisar e compreender as organizações em todas as suas dimensões (estrutura organizacional, modelo de organização, comunicação, etc.), além de possibilitar a aplicação de princípios fundamentais da Administração, como: planejar, organizar, executar e controlar, atingindo níveis ótimos (otimizados) de Administração em qualquer nível hierárquico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO ÀS TÉCNICAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL | 72.0 h

EMENTA: Atividades teóricas e práticas das técnicas básicas para construções de pequeno porte.
OBJETIVO: Capacitar os nossos alunos a reconhecer e aplicar as boas práticas construtivas de obras de pequeno porte, por intermédio de aulas teóricas, estudos de caso, modelos em escala reduzida, e práticas de campo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES EM ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Histórico, atividades e perspectivas da Engenharia. Campo de atuação do Engenheiro. A Interdisciplinaridade e as relações da Engenharia com a tecnologia e sociedade. Ética, responsabilidade civil e exercício profissional do engenheiro. Temas atuais na área de Engenharia.
OBJETIVO: Apresentar aos estudantes as diversas modalidades da Engenharia, suas especificidades e a inter-relação entre elas, bem como as responsabilidades do Engenheiro perante a sociedade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TOPOGRAFIA | 108.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de topografia e dos principais métodos de levantamentos topográficos e cartográficos. Prática em levantamentos de dados no campo. Planialtimetria. Conceito e elaboração de cálculos topográficos planimétricos básicos. Elaboração, leitura e interpretação de desenho topográfico. Altimetria. Medições altimétricas, métodos de levantamento de dados. Curvas de nível. Conceito de interpolação e sua representação gráfica. Orientação Espacial. Sistemas de posicionamentos georeferenciados.
OBJETIVO: Ofertar ao aluno conhecimentos de métodos e técnicas disponíveis para a representação da superfície terrestre, que possibilitem a análise e a compreensão do relevo, dos métodos de medição e aferição de medidas e de orientação espacial referenciada, buscando capacitá-lo à elaboração e análise de levantamentos e demarcações topográficas, desenhos, plantas, cartas topográficas e cartográficas, aplicáveis no dia a dia da profissão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

ALGORITMOS COMPUTACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Tipos de dados. Operadores e expressões. Entrada e saída de dados. Comandos de controle de fluxo: decisões e repetições.  Estrutura de dados homogêneos (Vetores e matrizes). Modularização de programas (subprogramas). Implementação de algoritmos usando uma linguagem de programação de alto nível.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno dos cursos de engenharia a capacidade de solucionar problemas através de linguagem algorítmica e, com este objetivo, familiarizá-lo, em sua atuação acadêmica e profissional, com uma linguagem de programação de alto nível, aplicando-a em suas práticas científicas e tecnológicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Intervalos e desigualdades. Funções reais de uma variável real. Funções reais de várias variáveis reais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, intervalos e desigualdades, funções de uma e de várias variáveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Grandezas Físicas. Sistemas de Unidades. Força e Leis de Newton. Movimento em uma e duas dimensões. Quantidade de movimento. Trabalho e Energia. Temperatura e Calor.
OBJETIVO: Apresentar as leis e conceitos básicos da Física, bem como o formalismo descritivo próprio desta ciência. Desenvolver conceitos fundamentais para o entendimento dos diversos fenômenos ligados ao curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETO ARQUITETÔNICO AUXILIADO POR COMPUTADOR | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais para a elaboração de projetos arquitetônicos auxiliados de programas computacionais. Conceitos e aplicações de normas técnicas referentes à ergonomia, iluminação, ventilação, insolação e implantação da obra. Projetos de escadas e telhados de acordo com normas e convenções.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a interpretar, elaborar, desenvolver, executar e detalhar projetos arquitetônicos com o auxílio de ferramentas computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

CÁLCULO DIFERENCIAL | 72.0 h

EMENTA: Funções reais de uma variável real: Limites, Derivadas e Aplicações. Funções reais de várias variáveis reais: Derivadas parciais; Derivadas direcionais; Máximos e mínimos. Aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de cálculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Trabalho e energia no campo magnético.
OBJETIVO: Apresentar os princípios elementares que regem os fenômenos da eletricidade e do magnetismo pela abordagem clássica e desenvolver os conceitos fundamentais sobre os fenômenos elétricos e magnéticos em Engenharia, estimulando o raciocínio investigativo do aluno.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GEOLOGIA E MECÂNICA DOS SOLOS | 108.0 h

EMENTA: Origem e formação da Terra. Mineralogia e Petrografia. Origem e formação dos solos. Estados dos solos. Classificação dos solos. Tensões no solo. Tensões verticais devidas a cargas aplicadas na superfície do terreno.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos os conhecimentos necessários sobre as propriedades dos solos e rochas que influenciarão no desempenho das atividades profissionais na área da engenharia civil.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VETORES E ÁLGEBRA LINEAR | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e Sistemas Lineares. Vetores. Operações com vetores. Distância, norma e ângulo. Produtos escalar e vetorial. Espaços vetoriais. Subespaços. Base e dimensão. Transformações lineares. Autovalores e autovetores.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores no Rn; de resolução e discussão de sistemas lineares; de identificação de espaços e subespaços vetoriais, de transformações lineares, de operadores lineares e mudança de base de um operador linear; de identificação de autovalores e autovetores de operadores lineares e diagonalizaçao de matrizes de operadores lineares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

CÁLCULO INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Integrais e Aplicações. Coordenadas polares, cilíndricas e esféricas. Integrais múltiplas e aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de calculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELEMENTOS E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL | 72.0 h

EMENTA: Classificação e características dos aglomerantes minerais. Estudo das propriedades de agregados para o concreto. Características físicas e mecânicas de madeiras e materiais cerâmicos.
OBJETIVO: Levar o aluno a identificar e caracterizar os materiais aglomerantes minerais e agregados para o concreto usualmente utilizados na construção civil.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁTICA E PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Equilíbrio de ponto material e dos corpos rígidos no plano. Treliças. Forças em vigas. Propriedades das figuras planas. Conceitos de tensão e deformação. Carregamento axial.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos da mecânica para a solução de problemas de estática do ponto material e de corpos rígidos no plano, determinação de forças em vigas e cálculo de forças em barras de treliças planas. Introduzir os conceitos iniciais de tensão e deformação, destacando os problemas de carregamento axial. Apresentar os conceitos necessários para calcular as propriedades de seções transversais planas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento sustentável: contextualização histórica e influências da globalização. Inovações e soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente. Políticas econômicas de carbono. Planejamento estratégico e as dinâmicas para o desenvolvimento sustentável. Impactos da globalização.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a análise e compreensão das relações entre o ambiente natural, o desenvolvimento tecnológico sustentável e as influências da globalização em nível local, regional e global.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos essenciais de estrutura da matéria e reações químicas. Ligações químicas. Reações químicas e síntese. Estequiometria. Soluções químicas. Introdução à ciência dos materiais.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos subsídios para interpretar fenômenos físicos e químicos e as propriedades dos materiais, buscando estabelecer relações entre o nível macroscópico e microscópico do conhecimento químico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: 1ª lei da termodinâmica. Máquinas térmicas e Sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica. Os mecanismos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Elementos de escoamentos de fluidos. A equação de Bernoulli.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos da Termodinâmica e dos Fenômenos de Transporte dando ênfase aos aspectos conceituais. Apresentar aplicações em diferentes áreas da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL | 72.0 h

EMENTA: Estudo do concreto e suas propriedades no estado fresco e endurecido. Dosagem e controle tecnológico do concreto. Aditivos para concreto. Materiais metálicos e aços aplicáveis ao concreto armado. Impermeabilizantes.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a identificar e controlar as propriedades do concreto aplicável à construção civil de acordo com as especificações técnicas exigidas pela obra. Estudar os aços, suas propriedades e aplicações em concreto armado. Identificar impermeabilizantes adequados à obra.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: Variáveis. Organização de dados. Representação. Distribuição de frequência. Medidas de posição e de variabilidade. Probabilidade. Amostragem e estimação. Testes de confiança. Regressão e correlação.
OBJETIVO: Desenvolver conceitos básicos de Estatística necessários para a realização de coleta e análise multivariada de dados em diversas áreas de conhecimento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RECURSOS HÍDRICOS E GESTÃO DE BACIAS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos sobre gerenciamento de recursos hídricos. Planos nacional, setorial e regional. Estrutura institucional e legal. Instrumentos para o planejamento. Análise econômica e modelagem matemática. Risco e incerteza. Análise de benefício/custo. Curvas de oferta e demanda. Planejamento em ambientes urbanos. Uso racional dos recursos da bacia hidrográfica. Controle e produção de água em microbacias hidrográficas florestadas. Fases e manejo da bacia hidrográfica.
OBJETIVO: Proporcionar aos estudantes uma visão acerca do gerenciamento de recursos hídricos e o planejamento estratégico no plano regional, setorial e nacional. Promover estudo específico e aprofundado sobre a importância das microbacias bem como o manejo de bacias hidrográficas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA DAS ESTRUTURAS | 72.0 h

EMENTA: Cálculo de reações de apoio e esforços solicitantes internos em estruturas isostáticas. Determinação de diagramas de esforços solicitantes e reações de apoio em vigas, pórticos, arcos e grelhas.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno subsídios para a determinação de esforços e diagramas solicitantes em estruturas reticulares e a introdução aos processos hiperestáticos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

ESTRADAS | 72.0 h

EMENTA: Estudo do traçado básico em planta e em perfil de rodovias. Projeto e cálculo de curvas horizontais e verticais. Elementos e cálculo de volumes de terraplenagem em estradas. Diagrama de Brucner. Drenagem e pavimentação em rodovias.
OBJETIVO: Introduzir o aluno ao estudo, análise e elaboração de projetos e elementos de superestrutura rodoviária.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTRUTURAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL | 72.0 h

EMENTA: Métodos para a determinação e aplicações de esforços solicitantes em estruturas hiperestáticas.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno conhecimento de métodos e técnicas para o dimensionamento e a análise de estruturas hiperestáticas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HIDRÁULICA DE CONDUTOS FORÇADOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo dos condutos forçados. Perdas de carga distribuída e localizada. Fórmulas práticas. Linhas adutoras. Instalações elevatórias.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a dimensionar condutos forçados e instalações elevatórias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA DOS SÓLIDOS | 72.0 h

EMENTA: Equilíbrio dos pontos materiais e dos corpos rígidos no espaço. Análise de estruturas.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos da mecânica para a solução de problemas de estática do ponto material e de corpos rígidos no espaço para análise e dimensionamento de estruturas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OBRAS DE TERRA | 72.0 h

EMENTA: Resistência ao cisalhamento dos solos: areias e argilas. Estabilidade de taludes. Empuxo de terra. Estruturas de arrimo. Barragens de terra e enrocamento.
OBJETIVO: Apresentar noções sobre os critérios utilizados na análise de maciços de terra quando submetidos a solicitações provenientes de modificações, introduzidas ou não pelo homem. Realizar projetos de obras de terra.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

ELEMENTOS DE CONCRETO ARMADO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo do concreto armado. Combinação de ações. Domínios de dimensionamento. Estudo dos estados limites. Dimensionamento à flexão no estado limite último. Estudo do cisalhamento. Dimensionamento de seções retangulares sujeitas à flexão simples.
OBJETIVO: Levar o aluno a posicionar e pré-dimensionar elementos estruturais em concreto armado de uma edificação usual. Dimensionar vigas pelos domínios de dimensionamento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAÇÕES | 72.0 h

EMENTA: Investigação do subsolo. Capacidade de carga de fundações diretas. Dimensionamentos e projetos de fundações diretas: sapatas. Dimensionamento e projeto de fundações profundas; tubulões e estacas. Capacidade de carga de estacas. Escolha do tipo de fundação.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a escolher, projetar e dimensionar a fundação adequada às características do subsolo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HIDRÁULICA DE CANAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceituação de escoamento em superfície livre. Tipos de escoamento em canais. Dimensionamento de canais. Energia específica. Escoamento subcrítico, crítico e supercrítico. Ressalto Hidráulico.
OBJETIVO: Levar o aluno a dimensionar e analisar os diferentes tipos de escoamento em condutos livres.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Torção, Flexão. Carregamento transversal. Carregamento combinado. Análise plana das tensões e deformações.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos de carregamento transversal, carregamento combinado, análise de tensões e deformações para fins de dimensionamento e análise de estruturas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

CONCRETO ARMADO ESTRUTURAL | 72.0 h

EMENTA: Dimensionamento e detalhamento de lajes, vigas e pilares de concreto armado.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a dimensionar e detalhar lajes, vigas e pilares de concreto armado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL | 232.0 h

EMENTA: Exercício profissional nas áreas afins da Engenharia Civil.
OBJETIVO: Proporcionar ao estudante a aplicação dos conhecimentos teóricos no exercício profissional em instituições públicas ou privadas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTRUTURAS DE MADEIRAS | 72.0 h

EMENTA: Propriedades e características da madeira como elemento estrutural da construção civil. Normas técnicas e dimensionamento de estruturas de madeira à tração, à compressão simples e à flexão reta. Dimensionamento de diferentes elementos de ligações de estruturas de madeira. Cimbramentos. Características, materiais e projetos de coberturas de madeira mais frequentes.
OBJETIVO: Levar o aluno a compreender as propriedades e características da madeira como material estrutural da construção civil, capacitando-o a analisar, projetar e dimensionar estruturas de madeira.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SANEAMENTO BÁSICO | 108.0 h

EMENTA: O saneamento básico na saúde pública. Sistema urbano de abastecimento de água. Dimensionamento de linhas adutoras, reservatórios e redes de distribuição de acordo com as normas técnicas vigentes. Água subterrânea e água superficial. Órgãos e acessórios integrantes dos sistemas de redes coletoras de esgotos sanitários. Dimensionamento de redes coletoras de esgoto sanitário de acordo com normas técnicas vigentes.
OBJETIVO: Apresentar ao aluno conceitos específicos necessários para a elaboração de projetos de sistemas urbanos de abastecimento de água e de redes coletoras de esgotos sanitários de acordo com as normas técnicas vigentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ENGENHARIA ECONÔMICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de engenharia econômica e de matemática financeira. Métodos de análise de investimento. Análise sob condições de risco e incerteza. Desenvolvimento econômico sustentável.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos básicos sobre a engenharia econômica e fornecer fundamentos para a tomada de decisão sob os aspectos econômico e financeiro.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTRUTURAS METÁLICAS | 72.0 h

EMENTA: Propriedades e características do aço como material estrutural aplicado à construção civil. Conceitos fundamentais e elementos constituintes de estruturas metálicas na construção civil. Dimensionamento de elementos de estruturas metálicas à tração, compressão e flexão. Dimensionamento de diferentes tipos de ligações em estruturas de aço. Projetos de coberturas metálicas comumente utilizadas e características de seus materiais.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno os conceitos fundamentais necessários para analisar, projetar e dimensionar estruturas de aço como material estrutural da construção civil.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GERENCIAMENTO E PLANEJAMENTO DAS CONSTRUÇÕES | 72.0 h

EMENTA: Gerenciamento de projetos, suprimentos, tecnologia, produção e mão-de-obra aplicados à construção civil.
OBJETIVO: Introduzir o aluno ao gerenciamento e planejamento das construções por meio da identificação, análise e avaliação dos fatores atuantes na construção civil.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E COMPLEMENTARES | 108.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da eletricidade. Circuitos de corrente alternada monofásica e trifásica. Luminotécnica. Instalações elétricas residenciais. Instalações complementares de interfonia, telefonia, TV, sistemas de segurança, ar-condicionado, Internet, incêndio e som ambiente. Proteção.
OBJETIVO: Introduzir o aluno aos conceitos de eletricidade, instalações elétricas e de instalações complementares prediais, capacitando-o na elaboração de projetos de acordo com as atribuições do engenheiro civil.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 36.0 h

EMENTA: Pesquisa Bibliográfica. Ciência e Tecnologia. Métodos científicos. Técnicas de pesquisa. Trabalhos acadêmicos.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de empregar a metodologia científica para a solução de problemas de engenharia e para a prospecção de tema e elaboração do Trabalho de Graduação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

DIREITO E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL | 36.0 h

EMENTA: Noções gerais sobre direito civil, constitucional, comercial (empresarial) e trabalhista. Legislação específica sobre engenharia e arquitetura. Propriedade industrial. Direito autoral. Perícias e laudos. Plano Diretor. Código de Obras Municipais. Código de Ética.
OBJETIVO: Propiciar aos alunos capacidade de identificação dos direitos e responsabilidades atinentes à prática profissional, tansmitindo-lhes conhecimentos sobre o direito nos aspectos ligados à profissão, às atribuições e à conduta ética profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTALAÇÕES HIDRAULICAS E SANITÁRIAS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo das instalações hidráulicas prediais de acordo com as normas técnicas vigentes. Instalações prediais de água fria. Instalações prediais de água quente. Instalações prediais de esgoto sanitário. Instalações prediais de águas pluviais. Instalações prediais de proteção contra incêndio.
OBJETIVO: Levar o aluno a adquirir conceitos básicos de instalações hidráulicas prediais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA III | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PLANEJAMENTO URBANO | 36.0 h

EMENTA: Introdução à análise e ao estudo do plano diretor dos municípios. Conceitos fundamentais para a elaboração de projetos de parcelamento do solo. Legislações e instrumentos urbanísticos. Trâmites legais para a aprovação de intervenções no uso de solo nos órgãos competentes.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a projetar parcelamentos e demais intervenções de ocupação do solo por meio da análise e aplicação de leis e instrumentos urbanísticos vigentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos sistemas construtivos convencional, racionalizado e industrializado. Análise e aplicação de técnicas construtivas adequadas às diferentes fases da obra.
OBJETIVO: Propiciar ao aluno a capacidade de atuação profissional para planejar, projetar e construir com qualidade e segurança por meio de sistemas construtivos adequados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE GRADUAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento de trabalhos técnicos e científicos na área de Engenharia. Condução metodológica. Condução dos temas específicos. Apresentação de trabalhos. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: Conforme estabelecido no Regulamento de Trabalho de Graduação dos cursos de Engenharia da Universidade São Francisco.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica [edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@11d484a6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c9845706, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7367ba65, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ef5aa684, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@70a6904a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@28bc4546, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f45c1c36, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3a8c37ab, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e7fa3b55, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f1012ea4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@22d01996, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fcecd335, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cb39d27e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8bf9d6e1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d3bc57ab, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c3eb463a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d8b7a74a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fe82813d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@83c27623, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@83cfd8d2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a0e59e6c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6efa0365, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bfecae07, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7726aac2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@25851464, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3fc5d77b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@dc244414, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d67dae5a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4825454, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6450e2f9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@21291c3c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2a75228b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a8954a13, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@95b7aa19, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@83ea99c6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@369c760f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e9761bff, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d296a2c8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a51f6c5d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4d50f866, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@22df64f7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2ebe6f4d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1d2e80e0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@780ca8c3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f8eebf33, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9dac26b3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@586d9d9d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ff4ede50, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f41da032, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3106a306, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2c1dd87f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c436e07d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@447259af, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@994f218b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@df78bcc9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b01adb68, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ff423596, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@46c0cbfc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3871c25b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@911a2d91, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2ad1521a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@149381d6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@70e4755c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ddd8ae26, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@88ea6028, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e171324, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9cdb8afe, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3e64cce5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6ca9178d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@924c67b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9cb01bf, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c2b24538, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@398bc573, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e682ca45, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9a713b2a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f7b1d297, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6d7389b9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@752cfd6d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1756bf99, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@db4482b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e8a18e53, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ef52cec3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@68c17689, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@99f7109f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3032fe8a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b21617b7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@29a5253f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@41bc817c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cfe84966, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@204064bf, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1520f440, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@954f7647, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@990f2f95, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@88b442f7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4c5d56d2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6a48bd3e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@aeb866b3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ec22bd52, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a75f2119, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e49f3cc0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b803852b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@58dccc4e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ee8ccf99]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2012/12

ANÁLISE DE DESAPRUMO DE UM RESERVATÓRIO APOIADO EM SOLO TROPICAL NÃO SATURADO

2012/11

A IMPORTÂNCIA DA OBSERVÂNCIA DOS PROCEDIMENTOS DAS NORMAS DE SONDAGEM

2012/11

ANÁLISE DE DESAPRUMO DE UM RESERVATÓRIO APOIADO EM SOLO TROPICAL NÃO SATURADO

2011/12

A IMPORTÂNCIA DO DETALHAMENTO DO PROJETO ESTRUTURAL NA EXECUÇÃO DE UMA OBRA RESIDENCIAL - ESTUDO DE CASO

2011/12

Blocos de Pavimentação, com formato inovador, manufaturado com agregado reciclado de pó de pastilhas de freio no traço do concreto

2011/12

CONDUÇÃO DO ESGOTO POR CAVIDADE PROGRESSIVA

2011/12

DIMENSIONAMENTO E PROCESSO EXECUTIVO DE SOLO REFORÇADO COM GEOTIRAS E PARAMENTO FRONTAL RÍGIDO COM PLACAS DE CONCRETO

2011/11

Blocos de Pavimentação, com formato inovador, manufaturado com agregado reciclado de pó de pastilhas de freio no traço do concreto

2011/11

DIMENSIONAMENTO DO ESPAÇAMENTO DO VÃO MÁXIMO DE APOIO ENTRE AS ESCORAS PARA PRÉ-LAJE TRELIÇADA DE CONCRETO

2011/11

DIMENSIONAMENTO DO ESPAÇAMENTO DO VÃO MÁXIMO DE APOIO ENTRE AS ESCORAS PARA PRÉ-LAJE TRELIÇADA DE CONCRETO

2011/11

DIMENSIONAMENTO DO ESPAÇAMENTO DO VÃO MÁXIMO DE APOIO ENTRE AS ESCORAS PARA PRÉ-LAJE TRELIÇADA DE CONCRETO

2011/11

PAVIMENTAÇÃO RÍGIDA

2011/11

PAVIMENTAÇÃO RÍGIDA

2011/11

PAVIMENTAÇÃO RÍGIDA

2011/11

PAVIMENTO INTERTRAVADO DE CONCRETO COM ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE ÓXIDO ALUMÍNIO - SÍNTER

2011/11

PAVIMENTO INTERTRAVADO DE CONCRETO COM ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE ÓXIDO ALUMÍNIO - SÍNTER

2010/12

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL: Uma opção racional

2010/12

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL: Uma opção racional

2010/12

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL: uma opção racional

2010/12

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL:Uma opção racional

2010/12

RECICLAGEM NA COMPOSIÇÃO DO CONCRETO

2010/12

RECICLAGEM NA COMPOSIÇÃO DO CONCRETO

2010/12

RECICLAGEM NA COMPOSIÇÃO DO CONCRETO

2010/12

REGULARIZAÇÃO DE LOTEAMENTOS URBANOS E CLANDESTINO NO MUNICÍPIO DE EXTREMA - MG

2010/6

ANALISE DE ESTABILIDADE DE ATERRO REFORÇADO SOBRE SOLO MOLE COM GEOGRELHAS

2008/12

A Importância da Estrutura Metálica na Construção Civil

2008/12

A TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES EM PRÉ-FABRICADOS DE CONCRETO

2008/12

A UTILIZAÇÃO DO MICROSOFT EXCEL PARA QUANTIFICAÇÃO DE ESTRUTURAS DE DRENAGEM SUPERFICIAL EM RODOVIAS

2008/12

ALVENARIA ESTRUTURAL: FUNDAMENTOS DE CÁLCULO PARA BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO

2008/12

AVALIAÇÃO BATIMÉTRICA DA LAGOA DE DECANTAÇÃO ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS DO MUNICÍPIO ITAPIRA

2008/12

CARACTERIZAÇÃO DOS SOLOS TROPICAIS LATERÍTICOS PARA REFORÇO DE PAVIMENTOS

2008/12

COMPACTAÇÃO DO SOLO

2008/12

EMPREGO DA MISTURA SOLO-CIMENTO EM BASES E SUB-BASES DE PAVIMENTOS

2008/12

ERROS COMUNS EM CONSTRUÇÕES CONVENCIONAIS

2008/12

ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DO GESSO RECICLADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

2008/12

IMPERMEABILIZAÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO COM GEOMEMBRANA

2008/12

IMPERMEABILIZAÇÃO FLEXÍVEL

2008/12

Integração das Instalações Hidráulicas e Elétricas no Sistema Construtivo de Alvenaria Estrutural

2008/12

LAJES PROTENDIDAS: APLICAÇÕES EM GERAL

2008/12

MARCOS VALDECI GUARIZO

2008/12

PONTES RODOVIÁRIAS: Levantamento das principais patologias estruturais

2008/12

REFORÇO E MELHORAMENTO DE SOLOS MOLES COM USO DE GEOMALHAS BIAXIAIS

2008/12

UTILIZAÇÃO DE PNEU MOÍDO E RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO NA FABRICAÇÃO DE TELHAS DE CONCRETO

2007/12

ALVENARIA ESTRUTURAL SISTEMA CONSTRUTIVO

2007/12

ANÁLISE DE VIABILIDADE DE UM EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO

2007/12

ANÁLISE DO DESEMPENHO DE INIBIDOR DE CORROSÃO NA ARMADURA DE ESTRUTURAS DE CONCRETO

2007/12

AUTOMATIZAÇÃO DO CÁLCULO DE SISTEMAS DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS POR HIDRANTES VIA PLANILHA ELETRÔNICA

2007/12

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE GRAUTES PRÉ-DOSADOS

2007/12

CASAS PRÉ-FABRICADAS DE MADEIRA MACIÇA

2007/12

CAUSAS E RECUPERAÇÃO DE FISSURAS EM ALVENARIA

2007/12

COMPARATIVO ENTRE ESTRUTURAS DE AÇO E CONCRETO ARMADO

2007/12

COMPOSIÇÃO DO BDI (BENEFÍCIOS E DESPESAS INDIRETAS) PARA ORÇAMENTO DE OBRA CIVIL

2007/12

CONCRETO BETUMINOSO USINADO A QUENTE MODIFICADO POR ASFALTO BORRACHA

2007/12

CONCRETO PRÉ - MOLDADO EXECUÇÃO DE VIGAS E PILARES

2007/12

Deformações em estruturas de concreto

2007/12

ESTUDO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM AQUECIMENTO DE ÁGUA PARA CHUVEIROS DOMÉSTICOS

2007/12

ESTUDO DA VARIAÇÃO DE PRESSÕES DE SERVIÇO EM PONTOS DA REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA CIDADE DE ITATIBA

2007/12

Estudo da viabilidade de consórcios de fossa séptica para grupos de moradias

2007/12

ESTUDO DE CASO DE RECUPERAÇÃO ESTRUTURAL EM COBERTURA DE MADEIRA

2007/12

ESTUDO DO CONTROLE DE QUALIDADE EM MADEIREIRAS

2007/12

EVOLUÇÃO DO USO DO VIDRO COMO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO CIVIL

2007/12

FÔRMAS E ESCORAMENTOS

2007/12

IMPERMEABILIZAÇÃO RÍGIDA

2007/12

LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO: SOLUÇÃO PARA O TRATAMENTO DE ESGOTOS DOMICILIARES

2007/12

MANUTENÇÃO PREDIAL

2007/12

RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO DO GESSO DESCARTADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

2007/12

TECNOLOGIA DA ARGAMASSA

2007/12

UTILIZAÇÃO DE CHAPAS DE GESSO ACARTONADO COMO VEDAÇÃO VERTICAL INTERNA DE EDIFICAÇÕES

2007/12

VARIAÇÃO DA INCLINAÇÃO DE TESOURAS METÁLICAS E A ECONOMIA DE MATERIAL

2006/12

Alguns erros de execução em Fundações

2006/12

ALVENARIA: Controle dos Processos Produtivos

2006/12

COMPARATIVO ENTRE TESOURAS SIMPLES E DUPLAS

2006/12

DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA PERDA DE CARGA LOCALIZADA EM CURVAS DE TRANSPOSIÇÃO EM PVC RÍGIDO

2006/12

DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURA METÁLICA NO ESTÁDIO URBANO CALDEIRA - SANTOS F. C.

2006/12

ESTRUTURAS METÁLICAS: Do projeto a montagem

2006/12

ESTUDO ANALÍTICO DA REDUÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA VIA TECNOLOGIA DE AUTOMAÇÃO E CONTROLE

2006/12

INVESTIGAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE DE PEÇAS ESTRUTURAIS DE MADEIRA COMERCIALIZADAS NA REGIÃO DE MOGI GUAÇU SP

2006/12

LEVANTAMENTO DE TÉCNICAS PARA O DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES VERTICAIS EM INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUAS PLUVIAIS

2006/12

O POLÍMERO COMO ELEMENTO ESTRUTURAL: Comparativo entre a eficiência mecânica do material e os materiais convencionais de construção civil

2006/12

PONTES RODOVIÁRIAS: Levantamento das principais patologias geotécnicas em encontros e fundações

2006/12

REUSO DAS ÁGUAS

2006/12

Revestimento Externo em Edifícios de Múltiplos Pavimentos

2006/12

SOFTWARE PARA DIMENSIONAMENTO DE INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUAS PLUVIAIS

2006/12

UTILIZAÇÃO DE GPS DE NAVEGAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE MAPAS DE ESTRADAS RURAIS

2005/12

CONTRIBUIÇÃO AO PROJETO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO

2005/12

DETERMINAÇÃO DO VOLUME DE CISTERNAS: Estudo do volume útil de cisternas em função de distribuições pluviográficas regionais

2005/12

ESTUDO DA PERDA DE CARGA LOCALIZADA EM BUCHAS DE REDUÇÃO EM PVC

2005/12

ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE MUROS SRW OU MUROS DE SEGMENTADO DE CONCRETO: Aspectos Construtivos

2005/12

ESTUDO DE ELEMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO EM LAJES UNIDIRECIONAIS FORMADAS POR VIGOTAS TRELIÇADAS PRÉ-MOLDADAS

2005/12

PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES NO BRASIL: Levantamento das ocorrências de patologias das construções brasileiras

2005/12

REDUÇÃO DE PERDAS FÍSICAS DE ÁGUA COM A INSTALAÇÃO DE VÁLVULAS REDUTORAS DE PRESSÃO (VRP)

2004/12

ANÁLISE COMPARATIVA DE UM PERFIL GEOTÉCNICO DE SONDAGEM DE SIMPLES RECONHECIMENTO COM AS CLASSIFICAÇÕES OBTIDAS EM ENSAIOS DE LIMITES DE ATTERBERG E GRANULOMETRIA DE UM SOLO DE ITATIBA-SP

2004/12

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL NA CONSTRUÇÃO CIVIL

2004/12

Caracterização de dois tipos de concretos refratários utilizados em fornos reformadores

2004/12

DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA DIMENSIONAMENTO DE VIGAS METÁLICAS ISOSTATICAS DE ACORDO COM A NBR 8800/86

2004/12

DETERMINAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS ÍNDICES DE PERDAS DE ÁGUA NO ABASTECIMENTO DO MUNICÍPIO DE LOUVEIRA

2004/12

Estrutura Metálica em Habitações Populares

2004/12

ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO EM SOLO GRAMPEADO

2004/12

ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO EM SOLO REFORÇADO COM GEOGRELHA

2004/12

GERAÇÃO DE MAPAS COM ISOLINHAS DE INTENSIDADE DE PRECIPITAÇÃO PARA O BRASIL

2004/12

Influência da variação das dimensões comerciais no dimensionamento de peças de madeira fletidas

2004/12

Sondagem a percussão com medidas de SPT e torque, sua metodologia de campo e aplicações em obras de engenharia.

2004/12

Suas Propriedades Mecânicas, Características Geométricas e Suas Aplicações



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.