Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Engenharia de Computação

Para o campus de Itatiba da Universidade São Francisco, o curso de Engenharia de Computação foi criado por ato oficial do Conselho Universitário (CONSUN), através da resolução nº 13/94, de 13 de setembro de 1994. A primeira turma teve início no primeiro semestre letivo de 1995; a experiência acumulada em Itatiba contribuiu bastante para o êxito da implantação posterior do curso no campus de Campinas.

Na atual sociedade da informação, a demanda por profissionais capazes de buscar respostas para os diversos problemas de engenharia, através de soluções computacionais que empreguem de modo combinado elementos de software e de hardware aumenta a cada dia.

O curso de Engenharia da Computação da Universidade São Francisco fornece subsídios para o aprendizado continuado das tecnologias de informação em constante evolução, proporcionando aos estudantes uma sólida formação nessas duas áreas, além da formação básica em engenharia.

Desde o início, os estudantes são estimulados para que a definição das configurações, estruturas e funções mais adequadas para um sistema computacional seja feita considerando as aplicações e requisitos ao qual o mesmo se destina.

Atualmente, as áreas de atuação mais comuns do Engenheiro de Computação são as seguintes: redes de computadores, automação industrial e comercial, sistemas digitais, sistemas embutidos, robótica e aplicações para a WEB. Os modernos laboratórios utilizados pelo curso possibilitam o desenvolvimento de experiências e projetos envolvendo todas as áreas da computação.

Os professores do curso possuem uma estreita relação com as principais empresas de tecnologia situadas na Região Metropolitana de Campinas (RMC). A RMC é um dos maiores pólos brasileiros em Tecnologia da Informação (TI), e isso contribui duplamente para o curso: a necessidade de formar profissionais qualificados para as empresas de TI da RMC gera demanda pelas vagas ofertadas no processo seletivo, o que nos impulsiona a buscar melhorias contínuas; as opções de estágio também são inúmeras, nas mais variadas áreas.

Por outro lado, nossos professores e alunos-estagiários estão em contato permanente com inúmeras empresas e centros de pesquisa da RMC (CPqD, CenPRA, IBM, Instituto Eldorado. Motorola, etc.), o que faz com que a Universidade possa assimilar e atuar nas inovações tecnológicas mais recentes. Todos estes fatores fazem com que o curso de Engenharia de Computação oferecido pela Universidade São Francisco possua um equilíbrio adequado entre teoria e prática, o que o diferencia dos demais.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais


DURAÇÃO: dez semestres

CARGA HORÁRIA TOTAL: 3.892 horas.

PERÍODO: noturno.


Áreas de Atuação

O graduado em Engenharia da Computação pela Universidade São Francisco está capacitado a atuar em áreas tecnológicas que exigem o conhecimento combinado da Computação e da Engenharia Elétrica. Entre elas, é possível destacar: comunicação de dados, redes de computadores, automação industrial e comercial, robótica, sistemas digitais, sistemas embutidos, aplicações para WEB. O profissional poderá, ainda, prosseguir seus estudos em nível de pós-graduação ou estabelecer-se como profissional liberal.

Disciplinas

Portaria Ministerial nº 282, de 01/07/2016 (D.O.U. 04/07/2016).

Turno: NOTURNO Currículo: 0003-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ALGORITMOS COMPUTACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Tipos de dados. Operadores e expressões. Entrada e saída de dados. Comandos de controle de fluxo: decisões e repetições.  Estrutura de dados homogêneos (Vetores e matrizes). Modularização de programas (subprogramas). Implementação de algoritmos usando uma linguagem de programação de alto nível.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno dos cursos de engenharia a capacidade de solucionar problemas através de linguagem algorítmica e, com este objetivo, familiarizá-lo, em sua atuação acadêmica e profissional, com uma linguagem de programação de alto nível, aplicando-a em suas práticas científicas e tecnológicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Intervalos e desigualdades. Funções reais de uma variável real. Funções reais de várias variáveis reais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, intervalos e desigualdades, funções de uma e de várias variáveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Grandezas Físicas. Sistemas de Unidades. Força e Leis de Newton. Movimento em uma e duas dimensões. Quantidade de movimento. Trabalho e Energia. Temperatura e Calor.
OBJETIVO: Apresentar as leis e conceitos básicos da Física, bem como o formalismo descritivo próprio desta ciência. Desenvolver conceitos fundamentais para o entendimento dos diversos fenômenos ligados ao curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES EM ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Histórico, atividades e perspectivas da Engenharia. Campo de atuação do Engenheiro. A Interdisciplinaridade e as relações da Engenharia com a tecnologia e sociedade. Ética, responsabilidade civil e exercício profissional do engenheiro. Temas atuais na área de Engenharia.
OBJETIVO: Apresentar aos estudantes as diversas modalidades da Engenharia, suas especificidades e a inter-relação entre elas, bem como as responsabilidades do Engenheiro perante a sociedade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos essenciais de estrutura da matéria e reações químicas. Ligações químicas. Reações químicas e síntese. Estequiometria. Soluções químicas. Introdução à ciência dos materiais.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos subsídios para interpretar fenômenos físicos e químicos e as propriedades dos materiais, buscando estabelecer relações entre o nível macroscópico e microscópico do conhecimento químico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

CÁLCULO DIFERENCIAL | 72.0 h

EMENTA: Funções reais de uma variável real: Limites, Derivadas e Aplicações. Funções reais de várias variáveis reais: Derivadas parciais; Derivadas direcionais; Máximos e mínimos. Aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de cálculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: 1ª lei da termodinâmica. Máquinas térmicas e Sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica. Os mecanismos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Elementos de escoamentos de fluidos. A equação de Bernoulli.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos da Termodinâmica e dos Fenômenos de Transporte dando ênfase aos aspectos conceituais. Apresentar aplicações em diferentes áreas da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA DISCRETA E GRAFOS | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos. Relações. Indução Matemática. Funções. Estruturas algébricas. Lógica preditiva e proposicional. Combinatória. Grafos. Árvores, caminhos, ciclos, circuitos, conectividade. Grafos dirigidos, dígrafos.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a compreender e utilizar as relações matemáticas entre elementos discretos, os métodos lógicos básicos de demonstração, as propriedades e a utilização de informações descritas ou representadas na forma de grafos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES | 72.0 h

EMENTA: Recursividade. Alocação dinâmica de memória. Aplicações de estruturas de dados: vetores, matrizes e registros. Arquivos. Conceitos de qualidade na programação. Aplicações práticas.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno a capacidade de solucionar problemas através de uma linguagem algorítmica. Exercitar o desenvolvimento de software em plataformas Unix-like.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

CÁLCULO INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Integrais e Aplicações. Coordenadas polares, cilíndricas e esféricas. Integrais múltiplas e aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de calculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADAS A OBJETOS | 72.0 h

EMENTA: Paradigma de Orientação a Objetos. Classes e objetos. Construtores e instanciação. Destruição de objetos. Sobrecarga. Herança. Tipos abstratos. Polimorfismo. Tratamento de exceções.
OBJETIVO: Apresentar o Paradigma de Orientação a Objetos. Desenvolver no estudante a capacidade de solucionar problemas através das linguagens de programação orientadas a objetos Java e C++.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VETORES E ÁLGEBRA LINEAR | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e Sistemas Lineares. Vetores. Operações com vetores. Distância, norma e ângulo. Produtos escalar e vetorial. Espaços vetoriais. Subespaços. Base e dimensão. Transformações lineares. Autovalores e autovetores.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores no Rn; de resolução e discussão de sistemas lineares; de identificação de espaços e subespaços vetoriais, de transformações lineares, de operadores lineares e mudança de base de um operador linear; de identificação de autovalores e autovetores de operadores lineares e diagonalizaçao de matrizes de operadores lineares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTRUTURA DE DADOS E ANÁLISE DE ALGORITMOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Trabalho e energia no campo magnético.
OBJETIVO: Apresentar os princípios elementares que regem os fenômenos da eletricidade e do magnetismo pela abordagem clássica e desenvolver os conceitos fundamentais sobre os fenômenos elétricos e magnéticos em Engenharia, estimulando o raciocínio investigativo do aluno.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento sustentável: contextualização histórica e influências da globalização. Inovações e soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente. Políticas econômicas de carbono. Planejamento estratégico e as dinâmicas para o desenvolvimento sustentável. Impactos da globalização.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a análise e compreensão das relações entre o ambiente natural, o desenvolvimento tecnológico sustentável e as influências da globalização em nível local, regional e global.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: Variáveis. Organização de dados. Representação. Distribuição de frequência. Medidas de posição e de variabilidade. Probabilidade. Amostragem e estimação. Testes de confiança. Regressão e correlação.
OBJETIVO: Desenvolver conceitos básicos de Estatística necessários para a realização de coleta e análise multivariada de dados em diversas áreas de conhecimento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

CÁLCULO NUMÉRICO E COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Erros: arredondamento, truncamento e propagação. Zeros de uma função: equações algébricas e transcendentes. Sistemas de equações lineares: métodos diretos e iterativos. Integração numérica. Interpolação. Método da regressão: linear, exponencial e parabólica. Equações diferenciais ordinárias lineares. Diagrama de simulação.
OBJETIVO: Conceituar problemas matemáticos com soluções numéricas. Apresentar e desenvolver técnicas especiais para resolver problemas que não admitem solução analítica. Habilitar o aluno para a aplicação de métodos numéricos em problemas de Engenharia usando computadores digitais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS DIGITAIS | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de numeração e códigos. Aritmética binária. Conceitos lógicos e circuitos básicos. Minimização de funções booleanas. Circuitos com memória: flip-flops, contadores e registradores. Famílias de dispositivos lógicos. Características físicas e elétricas de circuitos integrados digitais. multiplexadores/demultiplexadores. Codificadores/decodificadores. Projetos.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos e princípios de eletrônica digital em circuitos lógicos. Capacitar o aluno para projetar circuitos combinacionais otimizados e circuitos digitais com enfoque em lógica sequencial. Prover os conceitos fundamentais de circuitos digitais sequenciais. Conceituar e discutir famílias de dispositivos lógicos e suas aplicações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS ELÉTRICOS | 72.0 h

EMENTA: Análise CC de circuitos elétricos. Leis de Kirchhoff. Teoremas de circuitos. Elementos armazenadores de energia. Impedância. Fasores. Circuitos de 1ª e 2ª ordem aplicando fasores. Potências complexas. Fator de Potência.
OBJETIVO: Capacitar o aluno na análise de circuitos elétricos em regime permanente. Desenvolver a aptidão para uso dos teoremas para análise de circuitos. Estender a análise de circuitos de corrente contínua para a análise em corrente alternada. Familiarização com respostas básicas de circuitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁTICA E PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Equilíbrio de ponto material e dos corpos rígidos no plano. Treliças. Forças em vigas. Propriedades das figuras planas. Conceitos de tensão e deformação. Carregamento axial.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos da mecânica para a solução de problemas de estática do ponto material e de corpos rígidos no plano, determinação de forças em vigas e cálculo de forças em barras de treliças planas. Introduzir os conceitos iniciais de tensão e deformação, destacando os problemas de carregamento axial. Apresentar os conceitos necessários para calcular as propriedades de seções transversais planas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS OPERACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Evolução das arquiteturas computacionais e o histórico dos SO’s. Filosofias de processamento. Processos: sincronização e comunicação. Gerenciamento e escalonamento de CPU. Gerenciamento de memória. Gerenciamento de I/O. Introdução a sistemas de arquivos. Memória virtual.
OBJETIVO: Discutir os Objetivos, estruturas internas e filosofias de processamento de sistemas operacionais. Estudar comparativamente algoritmos de gerenciamento de recursos. Familiarizar o aluno com a arquitetura de sistemas operacionais Unix-like.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

AMBIENTES OPERACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de arquivos. Estudos de casos: sistemas operacionais da atualidade. Aspectos de implementação: análise e desenvolvimento dos principais módulos de um sistema operacional. Análise de desempenho. Segurança.
OBJETIVO: Capacitar os estudantes a dimensionar elementos estruturais simples utilizando os conceitos de equilíbrio estático no plano, tensão e deformação, destacando os problemas de carregamento axial, e de propriedades de seções transversais planas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BANCO DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Arquitetura de sistemas de gerenciamento de banco de dados. Modelagem de dados conceitual e operacional. Normalização. Linguagens de definição de dados (DDL) e linguagens de manipulação de dados (DML).
OBJETIVO: Caracterizar as vantagens do uso de um SGBD. Investigar arquiteturas de SGBD´s. Praticar linguagens de manipulação de dados e de definição de dados em um SGBD comercial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA ANALÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Diodos. Circuitos aplicativos. Transistores bipolares de junção. Parâmetros híbridos do TBJ. Amplificadores de tensão a um TBJ. Transistores de efeito de campo. Parâmetros híbridos do JFET. Amplificadores diferenciais. Amplificadores operacionais. Realimentação negativa. Circuitos com amplificadores operacionais.
OBJETIVO: Apresentar e discutir o funcionamento dos dispositivos semicondutores básicos. Capacitar o aluno para projetar redes de polarização para os dispositivos eletrônicos operando com pequenos sinais. Capacitar o aluno para analisar, especificar e projetar circuitos lineares e não lineares utilizando amplificadores operacionais, apresentando e discutindo aplicações nas diversas áreas da Engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA DIGITAL | 72.0 h

EMENTA: Circuitos e dispositivos de memória. Dispositivos lógicos programáveis. Conversões A/D e D/A. Ferramentas computacionais para síntese e análise de circuitos digitais complexos. Projetos.
OBJETIVO: Conceituar e discutir famílias de dispositivos lógicos e suas aplicações. Desenvolver a aptidão para o projeto de circuitos digitais complexos com enfoque em lógica sequencial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REDES DE COMPUTADORES | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

COMUNICAÇÃO DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Teoria da informação: técnicas de codificação, multiplexação e modulação. Transmissão e comutação digital (fio, fibra e enlace sem fio). RDSI e RDSI faixa larga. Redes de pacote de alta velocidade. Redes de acesso fixo e móvel. Redes de transporte.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a avaliar e desenvolver algoritmos e protocolos envolvidos na transmissão de informação. Apresentar o conceito de camadas do modelo ISO/OSI detalhando a transmissão de dados nas camadas 1 e 2. Estudar os sistemas de comunicação de dados de alta velocidade e as tecnologias de acesso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DE SOFTWARE | 72.0 h

EMENTA: Paradigmas de desenvolvimento de software. Engenharia de requisitos. Modelagem e projeto de software. Verificação e validação. Gerenciamento de projetos. Evolução do sistema.
OBJETIVO: Capacitar o aluno no desenvolvimento de sistemas de software. Apresentar metodologias para a análise de requisitos, projeto, desenvolvimento, manutenção, controle de qualidade, operação e descontinuação do software. Introduzir conceitos de linguagens de modelagem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LABORATÓRIO DE BANCO DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Administração de banco de dados. Sistemas de arquivos. Indexação e hashing. Segurança e integridade. Transações. Recuperação de falhas. Controle de concorrência. Sistemas de banco de dados distribuídos. Banco de dados orientado a objetos e objeto relacional. Banco de dados multimídia. Mineração de dados e Data Warehouse. Banco de dados para internet.
OBJETIVO: Caracterizar e mostrar as vantagens do uso de um SGBD. Investigar arquiteturas de SGBD atuais e as tendências futuras. Administração de banco de dados. Prática de linguagem de manipulação de dados (DML) e de definição de dados (DDL).

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

AUTOMAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
COMPUTAÇÃO GRÁFICA | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos de cor. Imagem digital. Dispositivos gráficos. Transformações geométricas e sistemas de coordenadas. Objetos gráficos planares. Objetos gráficos tridimensionais. Visualização e transformações de visualização. Recortes e janelas. Modelos de iluminação.
OBJETIVO: Introduzir os principais conceitos e técnicas de computação gráfica. Desenvolver uma aplicação empregando os conceitos e técnicas básicas de computação gráfica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO | 232.0 h

EMENTA: O plano de estágio deve ser definido individualmente para cada aluno, na época do desenvolvimento do estágio. O trabalho a ser desenvolvido deve necessariamente propiciar treinamento ao aluno para exercer atividades pertinentes a um engenheiro de computação. A disciplina possui um regulamento específico.
OBJETIVO: Propiciar ao estudante de Engenharia de Computação experimentar na prática, sob supervisão, a aplicação dos diversos conceitos aprendidos no curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES | 72.0 h

EMENTA: Arquitetura de sistemas computacionais a microprocessador digital: processadores, memórias, dispositivos de entrada e saída, barramentos, instruções, endereçamento, interrupções. Noções de sistemas operacionais. Técnicas de programação de baixo nível. Noções de compiladores.
OBJETIVO: Apresentar e discutir a organização generalista de um computador com enfoque nos princípios dos computadores a processador digital e a interação com sistema operacional. Apresentar os circuitos internos de microprocessadores, detalhes técnicos e conjunto de instruções. Capacitar o aluno para projetar sistemas digitais utilizando microprocessadores. Estimular a concepção de circuitos aplicativos com microcontroladores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE | 72.0 h

EMENTA: Conceitos gerais da interação humano-computador. Design e avaliação de interfaces. Sistemas de apoio ao desenvolvimento de interfaces. Prática em engenharia de requisitos, modelagem, projeto e construção de software, verificação e validação.
OBJETIVO: Introduzir técnicas e conhecimentos para o desenvolvimento de interfaces com maior aproveitamento para o usuário final. Consolidar as metodologias para análise de requisitos, projeto, desenvolvimento, verificação e validação mediante um projeto de software. Utilizar as metodologias de engenharia de software na implementação de sistemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ENGENHARIA ECONÔMICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de engenharia econômica e de matemática financeira. Métodos de análise de investimento. Análise sob condições de risco e incerteza. Desenvolvimento econômico sustentável.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos básicos sobre a engenharia econômica e fornecer fundamentos para a tomada de decisão sob os aspectos econômico e financeiro.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFÍCO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para desenvolvimento do projeto de trabalho de graduação. Pesquisa bibliográfica. Métodos e técnicas de pesquisa.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de empregar a metodologia científica para a solução de problemas de engenharia e para a prospecção de tema e elaboração do Trabalho de Graduação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA III | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PARADIGMAS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA DA COMPUTAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Formalismo para descrição de linguagens: gramáticas e autômatos. Autômatos finitos determinísticos e não-determinísticos. Linguagens regulares. Autômatos de pilha e linguagens livres de contexto. Máquinas de Turing.Tese de Church. Complexidade, NP-completude. Problemas indecidíveis. Organização e estrutura de compiladores. Analisador léxico. Analisador sintático. Recuperação de erros. Alocação e gerência de memória. Formas de representação interna. Análise semântica. Geração e otimização de código.
OBJETIVO: Apresentar a visão teórica e formal da ciência da computação, capacitando o estudante no entendimento e aplicação dos conceitos para a identificação e solução de problemas computacionais. Apresentar diferentes técnicas e ferramentas empregadas na construção de compiladores ou interpretadores para uma linguagem de alto nível.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

GESTÃO DE PROJETOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao Gerenciamento de Projetos (Conceitos Básicos, Histórico e Benefícios). Fases e Ciclo de Vida de Projetos; Papel do Gerente de Projetos; O PMI (Project Management Institute). Os Processos de Gestão de Projetos segundo o PMBOK. Ferramentas computacionais de apoio ao projeto.
OBJETIVO: Entender a importância e a utilidade do gerenciamento de projetos e diferenciar suas etapas. Conhecer, avaliar e utilizar os principais instrumentos para o gerenciamento de projetos em qualquer tipo de organização.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | 72.0 h

EMENTA: Agentes. Resolução de problemas. Métodos de busca. Representação do conhecimento. Incerteza. Aprendizado. Redes neurais. Lógica Fuzzy.
OBJETIVO: Fornecer uma visão geral da área de inteligência artificial por meio do estudo de conceitos fundamentais, resolução de problemas e aplicações clássicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS | 72.0 h

EMENTA: Caracterização de sistemas distribuídos. Arquitetura de sistemas distribuídos. Estrutura do software: componentes e suas interconexões. Primitivas de comunicação e problemas de software relacionados com controle, identificação e proteção em sistemas distribuídos. Sincronização. Atualização de cópias múltiplas. Estudo de casos.
OBJETIVO: Estudar as características de sistemas distribuídos (SD) e seus objetivos. Discutir os modelos e mecanismos de comunicação em SD. Estudar comparativamente algoritmos de sincronização, eleição e gerenciamento de recursos em SD. Apresentar os padrões e tecnologias atuais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE GRADUAÇÃO | 180.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Graduação na área de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: Orientar e supervisionar a elaboração do Trabalho de Graduação em grupo, com base em diretrizes institucionais, segundo o Regulamento do Trabalho de Graduação dos cursos de Engenharia da Universidade São Francisco.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0002-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ALGORITMOS COMPUTACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Tipos de dados. Operadores e expressões. Entrada e saída de dados. Comandos de controle de fluxo: decisões e repetições.  Estrutura de dados homogêneos (Vetores e matrizes). Modularização de programas (subprogramas). Implementação de algoritmos usando uma linguagem de programação de alto nível.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno dos cursos de engenharia a capacidade de solucionar problemas através de linguagem algorítmica e, com este objetivo, familiarizá-lo, em sua atuação acadêmica e profissional, com uma linguagem de programação de alto nível, aplicando-a em suas práticas científicas e tecnológicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Intervalos e desigualdades. Funções reais de uma variável real. Funções reais de várias variáveis reais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, intervalos e desigualdades, funções de uma e de várias variáveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Grandezas Físicas. Sistemas de Unidades. Força e Leis de Newton. Movimento em uma e duas dimensões. Quantidade de movimento. Trabalho e Energia. Temperatura e Calor.
OBJETIVO: Apresentar as leis e conceitos básicos da Física, bem como o formalismo descritivo próprio desta ciência. Desenvolver conceitos fundamentais para o entendimento dos diversos fenômenos ligados ao curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES EM ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Histórico, atividades e perspectivas da Engenharia. Campo de atuação do Engenheiro. A Interdisciplinaridade e as relações da Engenharia com a tecnologia e sociedade. Ética, responsabilidade civil e exercício profissional do engenheiro. Temas atuais na área de Engenharia.
OBJETIVO: Apresentar aos estudantes as diversas modalidades da Engenharia, suas especificidades e a inter-relação entre elas, bem como as responsabilidades do Engenheiro perante a sociedade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos essenciais de estrutura da matéria e reações químicas. Ligações químicas. Reações químicas e síntese. Estequiometria. Soluções químicas. Introdução à ciência dos materiais.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos subsídios para interpretar fenômenos físicos e químicos e as propriedades dos materiais, buscando estabelecer relações entre o nível macroscópico e microscópico do conhecimento químico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

CÁLCULO DIFERENCIAL | 72.0 h

EMENTA: Funções reais de uma variável real: Limites, Derivadas e Aplicações. Funções reais de várias variáveis reais: Derivadas parciais; Derivadas direcionais; Máximos e mínimos. Aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de cálculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: 1ª lei da termodinâmica. Máquinas térmicas e Sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica. Os mecanismos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Elementos de escoamentos de fluidos. A equação de Bernoulli.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos da Termodinâmica e dos Fenômenos de Transporte dando ênfase aos aspectos conceituais. Apresentar aplicações em diferentes áreas da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA DISCRETA E GRAFOS | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos. Relações. Indução Matemática. Funções. Estruturas algébricas. Lógica preditiva e proposicional. Combinatória. Grafos. Árvores, caminhos, ciclos, circuitos, conectividade. Grafos dirigidos, dígrafos.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a compreender e utilizar as relações matemáticas entre elementos discretos, os métodos lógicos básicos de demonstração, as propriedades e a utilização de informações descritas ou representadas na forma de grafos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES | 72.0 h

EMENTA: Recursividade. Alocação dinâmica de memória. Aplicações de estruturas de dados: vetores, matrizes e registros. Arquivos. Conceitos de qualidade na programação. Aplicações práticas.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno a capacidade de solucionar problemas através de uma linguagem algorítmica. Exercitar o desenvolvimento de software em plataformas Unix-like.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

CÁLCULO INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Integrais e Aplicações. Coordenadas polares, cilíndricas e esféricas. Integrais múltiplas e aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de calculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADAS A OBJETOS | 72.0 h

EMENTA: Paradigma de Orientação a Objetos. Classes e objetos. Construtores e instanciação. Destruição de objetos. Sobrecarga. Herança. Tipos abstratos. Polimorfismo. Tratamento de exceções.
OBJETIVO: Apresentar o Paradigma de Orientação a Objetos. Desenvolver no estudante a capacidade de solucionar problemas através das linguagens de programação orientadas a objetos Java e C++.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VETORES E ÁLGEBRA LINEAR | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e Sistemas Lineares. Vetores. Operações com vetores. Distância, norma e ângulo. Produtos escalar e vetorial. Espaços vetoriais. Subespaços. Base e dimensão. Transformações lineares. Autovalores e autovetores.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores no Rn; de resolução e discussão de sistemas lineares; de identificação de espaços e subespaços vetoriais, de transformações lineares, de operadores lineares e mudança de base de um operador linear; de identificação de autovalores e autovetores de operadores lineares e diagonalizaçao de matrizes de operadores lineares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES | 108.0 h

EMENTA: Introdução a organização de computadores.  Unidade Central de Processamento. Memórias. Representação dos dados e instruções. Linguagem de máquina. Linguagem assembly. Barramentos. Dispositivos de entrada e saída. Interrupções.
OBJETIVO: Estudar o funcionamento dos sistemas computacionais atuais, ressaltando o comportamento funcional e o aspecto de organização, com foco nas classes de sistemas, seus relacionamentos estruturais e dispositivos que os constituem. Analisar os aspectos de custo e de desempenho para as diversas possibilidades de projeto existentes. Propor e implementar soluções para sistemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTRUTURA DE DADOS E ANÁLISE DE ALGORITMOS | 108.0 h

EMENTA: Modelos computacionais. Pilhas, filas e listas. Técnicas de desenvolvimento de algoritmos. Hashing. Árvores. Árvores binárias. Árvores binárias de busca. Árvores balanceadas. Árvores B. Algoritmos clássicos de ordenação e busca. Medidas de eficiência de algoritmos. Algoritmos para computação paralela.
OBJETIVO: Estudar os diversos tipos de estruturas de dados existentes e suas aplicações. Estudar algoritmos de ordenação e busca. Apresentar técnicas e modelos de análise da eficiência de algoritmos. Capacitar os estudantes no desenvolvimento de programas mais eficientes para solução de problemas computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Trabalho e energia no campo magnético.
OBJETIVO: Apresentar os princípios elementares que regem os fenômenos da eletricidade e do magnetismo pela abordagem clássica e desenvolver os conceitos fundamentais sobre os fenômenos elétricos e magnéticos em Engenharia, estimulando o raciocínio investigativo do aluno.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento sustentável: contextualização histórica e influências da globalização. Inovações e soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente. Políticas econômicas de carbono. Planejamento estratégico e as dinâmicas para o desenvolvimento sustentável. Impactos da globalização.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a análise e compreensão das relações entre o ambiente natural, o desenvolvimento tecnológico sustentável e as influências da globalização em nível local, regional e global.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: Variáveis. Organização de dados. Representação. Distribuição de frequência. Medidas de posição e de variabilidade. Probabilidade. Amostragem e estimação. Testes de confiança. Regressão e correlação.
OBJETIVO: Desenvolver conceitos básicos de Estatística necessários para a realização de coleta e análise multivariada de dados em diversas áreas de conhecimento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

CÁLCULO NUMÉRICO E COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Erros: arredondamento, truncamento e propagação. Zeros de uma função: equações algébricas e transcendentes. Sistemas de equações lineares: métodos diretos e iterativos. Integração numérica. Interpolação. Método da regressão: linear, exponencial e parabólica. Equações diferenciais ordinárias lineares. Diagrama de simulação.
OBJETIVO: Conceituar problemas matemáticos com soluções numéricas. Apresentar e desenvolver técnicas especiais para resolver problemas que não admitem solução analítica. Habilitar o aluno para a aplicação de métodos numéricos em problemas de Engenharia usando computadores digitais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS DIGITAIS | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de numeração e códigos. Aritmética binária. Conceitos lógicos e circuitos básicos. Minimização de funções booleanas. Circuitos com memória: flip-flops, contadores e registradores. Famílias de dispositivos lógicos. Características físicas e elétricas de circuitos integrados digitais. multiplexadores/demultiplexadores. Codificadores/decodificadores. Projetos.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos e princípios de eletrônica digital em circuitos lógicos. Capacitar o aluno para projetar circuitos combinacionais otimizados e circuitos digitais com enfoque em lógica sequencial. Prover os conceitos fundamentais de circuitos digitais sequenciais. Conceituar e discutir famílias de dispositivos lógicos e suas aplicações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS ELÉTRICOS | 72.0 h

EMENTA: Análise CC de circuitos elétricos. Leis de Kirchhoff. Teoremas de circuitos. Elementos armazenadores de energia. Impedância. Fasores. Circuitos de 1ª e 2ª ordem aplicando fasores. Potências complexas. Fator de Potência.
OBJETIVO: Capacitar o aluno na análise de circuitos elétricos em regime permanente. Desenvolver a aptidão para uso dos teoremas para análise de circuitos. Estender a análise de circuitos de corrente contínua para a análise em corrente alternada. Familiarização com respostas básicas de circuitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁTICA E PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Equilíbrio de ponto material e dos corpos rígidos no plano. Treliças. Forças em vigas. Propriedades das figuras planas. Conceitos de tensão e deformação. Carregamento axial.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos da mecânica para a solução de problemas de estática do ponto material e de corpos rígidos no plano, determinação de forças em vigas e cálculo de forças em barras de treliças planas. Introduzir os conceitos iniciais de tensão e deformação, destacando os problemas de carregamento axial. Apresentar os conceitos necessários para calcular as propriedades de seções transversais planas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS OPERACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Evolução das arquiteturas computacionais e o histórico dos SO’s. Filosofias de processamento. Processos: sincronização e comunicação. Gerenciamento e escalonamento de CPU. Gerenciamento de memória. Gerenciamento de I/O. Introdução a sistemas de arquivos. Memória virtual.
OBJETIVO: Discutir os Objetivos, estruturas internas e filosofias de processamento de sistemas operacionais. Estudar comparativamente algoritmos de gerenciamento de recursos. Familiarizar o aluno com a arquitetura de sistemas operacionais Unix-like.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

AMBIENTES OPERACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de arquivos. Estudos de casos: sistemas operacionais da atualidade. Aspectos de implementação: análise e desenvolvimento dos principais módulos de um sistema operacional. Análise de desempenho. Segurança.
OBJETIVO: Capacitar os estudantes a dimensionar elementos estruturais simples utilizando os conceitos de equilíbrio estático no plano, tensão e deformação, destacando os problemas de carregamento axial, e de propriedades de seções transversais planas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BANCO DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Arquitetura de sistemas de gerenciamento de banco de dados. Modelagem de dados conceitual e operacional. Normalização. Linguagens de definição de dados (DDL) e linguagens de manipulação de dados (DML).
OBJETIVO: Caracterizar as vantagens do uso de um SGBD. Investigar arquiteturas de SGBD´s. Praticar linguagens de manipulação de dados e de definição de dados em um SGBD comercial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA ANALÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Diodos. Circuitos aplicativos. Transistores bipolares de junção. Parâmetros híbridos do TBJ. Amplificadores de tensão a um TBJ. Transistores de efeito de campo. Parâmetros híbridos do JFET. Amplificadores diferenciais. Amplificadores operacionais. Realimentação negativa. Circuitos com amplificadores operacionais.
OBJETIVO: Apresentar e discutir o funcionamento dos dispositivos semicondutores básicos. Capacitar o aluno para projetar redes de polarização para os dispositivos eletrônicos operando com pequenos sinais. Capacitar o aluno para analisar, especificar e projetar circuitos lineares e não lineares utilizando amplificadores operacionais, apresentando e discutindo aplicações nas diversas áreas da Engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA DIGITAL | 72.0 h

EMENTA: Circuitos e dispositivos de memória. Dispositivos lógicos programáveis. Conversões A/D e D/A. Ferramentas computacionais para síntese e análise de circuitos digitais complexos. Projetos.
OBJETIVO: Conceituar e discutir famílias de dispositivos lógicos e suas aplicações. Desenvolver a aptidão para o projeto de circuitos digitais complexos com enfoque em lógica sequencial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REDES DE COMPUTADORES | 108.0 h

EMENTA: Estudar os conceitos e os diversos modelos de redes de computadores. Estudar a arquitetura dos principais protocolos. Estudar qualidade de serviço e a convergência de redes. Capacitar para o projeto de redes nos mais diversos equipamentos disponíveis.
OBJETIVO: Conceitos de redes de computadores. Utilização de redes. Arquitetura de redes. Modelos. Topologias, análise de conectividade, análise de atrasos. Camada física. Camada de enlace. Tecnologias de LAN. Camada de rede: controle de fluxo, controle de congestionamento, roteamento. Protocolos. Aplicações. QoS , arquiteturas, serviços diferenciados e integrados. Convergência de redes. Segurança.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

COMUNICAÇÃO DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Teoria da informação: técnicas de codificação, multiplexação e modulação. Transmissão e comutação digital (fio, fibra e enlace sem fio). RDSI e RDSI faixa larga. Redes de pacote de alta velocidade. Redes de acesso fixo e móvel. Redes de transporte.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a avaliar e desenvolver algoritmos e protocolos envolvidos na transmissão de informação. Apresentar o conceito de camadas do modelo ISO/OSI detalhando a transmissão de dados nas camadas 1 e 2. Estudar os sistemas de comunicação de dados de alta velocidade e as tecnologias de acesso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DE SOFTWARE | 72.0 h

EMENTA: Paradigmas de desenvolvimento de software. Engenharia de requisitos. Modelagem e projeto de software. Verificação e validação. Gerenciamento de projetos. Evolução do sistema.
OBJETIVO: Capacitar o aluno no desenvolvimento de sistemas de software. Apresentar metodologias para a análise de requisitos, projeto, desenvolvimento, manutenção, controle de qualidade, operação e descontinuação do software. Introduzir conceitos de linguagens de modelagem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LABORATÓRIO DE BANCO DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Administração de banco de dados. Sistemas de arquivos. Indexação e hashing. Segurança e integridade. Transações. Recuperação de falhas. Controle de concorrência. Sistemas de banco de dados distribuídos. Banco de dados orientado a objetos e objeto relacional. Banco de dados multimídia. Mineração de dados e Data Warehouse. Banco de dados para internet.
OBJETIVO: Caracterizar e mostrar as vantagens do uso de um SGBD. Investigar arquiteturas de SGBD atuais e as tendências futuras. Administração de banco de dados. Prática de linguagem de manipulação de dados (DML) e de definição de dados (DDL).

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

AUTOMAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS | 108.0 h

EMENTA: Modelagem matemática de sistemas dinâmicos. Sistemas de 1ª e 2ª ordem. Resposta transiente. Características de sistemas de controle. Automação discreta. Controladores Lógicos Programáveis: conceito, programação e aplicações. Projeto e sintonia de controladores industriais. Automação e controle de processos industriais. 
OBJETIVO: Capacitar o aluno a identificar, modelar e simular os sistemas dinâmicos mais comuns. Fornecer os conceitos básicos de automação e programação de CLPs. Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de analisar o desempenho e a estabilidade de sistemas de controle lineares, projetar e implementar controladores para sistemas monovariáveis e implementar sistemas de automação industrial. Desenvolver práticas laboratoriais de modo a familiarizar o aluno com os processos industriais normalmente encontrados no mercado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
COMPUTAÇÃO GRÁFICA | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos de cor. Imagem digital. Dispositivos gráficos. Transformações geométricas e sistemas de coordenadas. Objetos gráficos planares. Objetos gráficos tridimensionais. Visualização e transformações de visualização. Recortes e janelas. Modelos de iluminação.
OBJETIVO: Introduzir os principais conceitos e técnicas de computação gráfica. Desenvolver uma aplicação empregando os conceitos e técnicas básicas de computação gráfica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO | 232.0 h

EMENTA: O plano de estágio deve ser definido individualmente para cada aluno, na época do desenvolvimento do estágio. O trabalho a ser desenvolvido deve necessariamente propiciar treinamento ao aluno para exercer atividades pertinentes a um engenheiro de computação. A disciplina possui um regulamento específico.
OBJETIVO: Propiciar ao estudante de Engenharia de Computação experimentar na prática, sob supervisão, a aplicação dos diversos conceitos aprendidos no curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES | 72.0 h

EMENTA: Arquitetura de sistemas computacionais a microprocessador digital: processadores, memórias, dispositivos de entrada e saída, barramentos, instruções, endereçamento, interrupções. Noções de sistemas operacionais. Técnicas de programação de baixo nível. Noções de compiladores.
OBJETIVO: Apresentar e discutir a organização generalista de um computador com enfoque nos princípios dos computadores a processador digital e a interação com sistema operacional. Apresentar os circuitos internos de microprocessadores, detalhes técnicos e conjunto de instruções. Capacitar o aluno para projetar sistemas digitais utilizando microprocessadores. Estimular a concepção de circuitos aplicativos com microcontroladores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE | 72.0 h

EMENTA: Conceitos gerais da interação humano-computador. Design e avaliação de interfaces. Sistemas de apoio ao desenvolvimento de interfaces. Prática em engenharia de requisitos, modelagem, projeto e construção de software, verificação e validação.
OBJETIVO: Introduzir técnicas e conhecimentos para o desenvolvimento de interfaces com maior aproveitamento para o usuário final. Consolidar as metodologias para análise de requisitos, projeto, desenvolvimento, verificação e validação mediante um projeto de software. Utilizar as metodologias de engenharia de software na implementação de sistemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ENGENHARIA ECONÔMICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de engenharia econômica e de matemática financeira. Métodos de análise de investimento. Análise sob condições de risco e incerteza. Desenvolvimento econômico sustentável.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos básicos sobre a engenharia econômica e fornecer fundamentos para a tomada de decisão sob os aspectos econômico e financeiro.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 36.0 h

EMENTA: Pesquisa Bibliográfica. Ciência e Tecnologia. Métodos científicos. Técnicas de pesquisa. Trabalhos acadêmicos.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de empregar a metodologia científica para a solução de problemas de engenharia e para a prospecção de tema e elaboração do Trabalho de Graduação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA III | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PARADIGMAS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO | 108.0 h

EMENTA: Linguagens. Estruturas de controle. Estados e propriedades de um programa nos diferentes paradigmas. Paradigma imperativo. Paradigma orientado a objeto. Paradigma funcional. Paradigma lógico. Paradigma concorrente.
OBJETIVO: Apresentar os diferentes paradigmas de programação e os conceitos associados a cada um deles, caracterizando os tipos de aplicações para as quais cada modelo melhor se adapta. Capacitar o aluno a escolher modelos de programação em relação ao tipo de problema a ser resolvido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA DA COMPUTAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Formalismo para descrição de linguagens: gramáticas e autômatos. Autômatos finitos determinísticos e não-determinísticos. Linguagens regulares. Autômatos de pilha e linguagens livres de contexto. Máquinas de Turing.Tese de Church. Complexidade, NP-completude. Problemas indecidíveis. Organização e estrutura de compiladores. Analisador léxico. Analisador sintático. Recuperação de erros. Alocação e gerência de memória. Formas de representação interna. Análise semântica. Geração e otimização de código.
OBJETIVO: Apresentar a visão teórica e formal da ciência da computação, capacitando o estudante no entendimento e aplicação dos conceitos para a identificação e solução de problemas computacionais. Apresentar diferentes técnicas e ferramentas empregadas na construção de compiladores ou interpretadores para uma linguagem de alto nível.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

GESTÃO DE PROJETOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao Gerenciamento de Projetos (Conceitos Básicos, Histórico e Benefícios). Fases e Ciclo de Vida de Projetos; Papel do Gerente de Projetos; O PMI (Project Management Institute). Os Processos de Gestão de Projetos segundo o PMBOK. Ferramentas computacionais de apoio ao projeto.
OBJETIVO: Entender a importância e a utilidade do gerenciamento de projetos e diferenciar suas etapas. Conhecer, avaliar e utilizar os principais instrumentos para o gerenciamento de projetos em qualquer tipo de organização.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | 72.0 h

EMENTA: Agentes. Resolução de problemas. Métodos de busca. Representação do conhecimento. Incerteza. Aprendizado. Redes neurais. Lógica Fuzzy.
OBJETIVO: Fornecer uma visão geral da área de inteligência artificial por meio do estudo de conceitos fundamentais, resolução de problemas e aplicações clássicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS | 72.0 h

EMENTA: Caracterização de sistemas distribuídos. Arquitetura de sistemas distribuídos. Estrutura do software: componentes e suas interconexões. Primitivas de comunicação e problemas de software relacionados com controle, identificação e proteção em sistemas distribuídos. Sincronização. Atualização de cópias múltiplas. Estudo de casos.
OBJETIVO: Estudar as características de sistemas distribuídos (SD) e seus objetivos. Discutir os modelos e mecanismos de comunicação em SD. Estudar comparativamente algoritmos de sincronização, eleição e gerenciamento de recursos em SD. Apresentar os padrões e tecnologias atuais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE GRADUAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento de trabalhos técnicos e científicos na área de Engenharia. Condução metodológica. Condução dos temas específicos. Apresentação de trabalhos. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: Conforme estabelecido no Regulamento de Trabalho de Graduação dos cursos de Engenharia da Universidade São Francisco.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica [edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@89d55da4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@54ada0ec, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@634225d6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9ba1111e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@36ef2f6a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f3ff445d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@130fa3dc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d3a7bd8c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@646bcdc7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cfcb4359, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9fe8a574, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@599be65a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c5415866, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ef4053eb, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b8d784e0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bf44880d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@76e7896a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7154700e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c654d3a7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9baa3d78, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e93e74ef, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@647e80b5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7845d6b7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@85b2bc5a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cf8ab7e1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fdcc1317, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@38be4842, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@af4a257f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d8807ec9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ff67efc2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e70f2e6b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d99b6a84, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@28e7e138, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@65628d6a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@753e740c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8165a75, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@10c9ad7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@62a09730, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@66981c97, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3a0e6276, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4ef2cc38, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bd34e82e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cc9c9b5e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fbd22904, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c0eee40c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@819612c7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@961141dc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2e090763, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7b600d0c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7104b0ed, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ac0eb4be, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b59ba29e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c168da37, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@dd5295b0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@559479cc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@58a51d67, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e950feb2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e79818f7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ff579dbd, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d4addab4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9b97c708, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@28c17b0e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3c4e8e89, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8ad9588b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f0b6b107, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@293b44ee, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f51fb5da, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@68d36976, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d0417900, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c23cfaf4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@58a27606, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6c4c7c15, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3440828e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@56a5edd4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7e10e39e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8a615fe6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e5fabfa1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a1e7eab2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@69408089, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cddd5464, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bc863550, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cf64ceb5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ae8080f3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b1ee6e8b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ec090b3b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a9e7fc04, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@93fa0a8f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2a28123, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@13c2a55f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d1fe914e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8dee089, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f7c3bdea, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@15d6be60, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@18b9a9b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bb2522e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fbd8c562, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f634e5bd, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@242799ec, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@64428a3d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c594a51f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d905815d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c32bcfdf, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1bbbca4a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e39ae891, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bae2ca0d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@33093fa4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7a3f20d4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@200a6f04]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2014/12

ANÁLISE DE SEGURANÇA DOS SISTEMAS CLOUD COMPUTING GOOGLE DRIVE E DROPBOX

2014/12

CONCEITOS DE BUSINESS INTELLIGENCE POR MEIO DE ESTUDOS DE CASO: FERRAMENTAS PENTAHO E QLIKVIEW Itatiba

2014/12

ESTUDO DO FUNCIONAMENTO DA TELEFONIA IP E SUAS VULNERABILIDADES EM AMBIENTES CORPORATIVOS

2014/12

PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE INDEPENDENTE PARA CONTROLE DE ESTOQUE E EXPEDIÇÃO Itatiba

2014/12

PROPOSTA DE AUTOMAÇÃO CLIMÁTICA EM AMBIENTE FECHADO VOLTADO PARA CULTIVO DE VEGETAIS

2014/12

SISTEMA CRIPTOGRAFADO DE VOTAÇÃO INTERATIVA PARA ANDROID

2014/12

UM ESTUDO DE CASO DE INTEGRAÇÃO DE APLICAÇÕES LOCAL E EM NUVEM NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES

2013/12

Análise de bibliotecas para webservices no desenvolvimento em smartphones baseado no sistema operaciona microsoft windows phone.

2013/12

Escalabilidade e resiliência na comunicação dos módulos da arquitetura routeflow

2013/12

Monitoramento de temperatura em sala SMT utilizando arduino

2013/12

Planejamento de projetos de cabeamento de telecomunicações para rede estruturada.

2013/12

Plano de projeto utilizando a metodologia PMBOK para migração de versão do ERP protheus.

2013/12

Sistema Help Desk utilizando banco de dados multimídia

2013/12

Virtualização de servidores, máquinas clientes e aplicações - Desempenho em redes Windows

2012/12

"ESTUDO DA APLICAÇÃO DE ROOT CAUSE ANALYSIS (RCA) PARA INCIDENTES CRÍTICOS EM AMBIENTES DE TI"

2012/12

ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS DE SOLID-STATE DRIVES

2012/12

ANÁLISE DE SEGURANÇA NA IMPLEMENTAÇÃO DE TECNICAS DE VIRTULIZAÇÃO EM AMBIENTES CORPORATIVOS

2012/12

AUTOMAÇÃO PARA EQUIPAMENTOS DE ILUMINAÇÃO

2012/12

Avaliação tecnológica para implantação de ERP em grande escala para pequenas empresas

2012/12

Boas Práticas Com a Utilização de Políticas de Segurança da Informação (PSI)

2012/12

ESTUDO DA APLICAÇÃO DO MODELO DE REFERÊNCIA CMMI COMO MÉTODO DE MELHORIA DE PROCESSOS.

2012/12

ESTUDO DE APLICAÇÃO DE PRÁTICAS DO PMBOK EM PROJETOS DE SOFTWARE BASEADOS EM SCRUM

2012/12

ESTUDO DE PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO COM VISTAS À ENGENHARIA SOCIAL EM AMBIENTES CORPORATIVOS

2012/12

ESTUDO DE SOLUÇÕES LIVRES PARA NOTAS FISCAIS ELETRÔNICAS E AVALIAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

2012/12

FUNCIONALIDADES E TECNOLOGIAS DA IMPRESSORA 3D

2012/12

Projeto e Implementação de um robô do tipo pêndulo invertido móvel

2012/12

PROPOSTA DE INFORMATIZAÇÃO DE PROCESSO DE GESTÃO DE PRODUÇÃO

2012/12

Proposta de Unificação das metodologias RUP e Scrum através de sua releitura

2012/12

QUALIDADE DE SOFTWARE COM FLEXIBILIDADE E REUTILIZAÇÃO DE CODIGO-FONTE UTILIZANDO DESIGN PATTERNS NO DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES COM A LINGUAGEM JAVA

2012/12

SEGURANÇA NO ERP SAP - METODOLOGIAS, GERENCIAMENTO E CASOS DE SUCESSO

2012/12

TÉCNICAS E PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM DATA CENTER SEGURO

2012/12

TI VERDE, A SUSTENTABILIDADE NA ÁREA DA TECNOLOGIA DE COMPUTADORES

2012/12

UM ESTUDO SOBRE TÉCNICAS DE MIGRAÇÃO DE AMBIENTES REDES IPV4 PARA IPV6

2012/12

VIRTUALIZAÇÃO OPEN SOURCE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

2011/12

ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS DE SERVIDORES BLADE E CONSUMO EFICIENTE DE ENERGIA

2011/12

DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO DE COMÉRCIO ELETRÔNICO SEGMENTADO VOLTADO PARA COMPRA COLETIVA

2011/12

Desenvolvimento de aplicação para configurações de serviços computing baseadas em virtualização

2011/12

DESENVOLVIMENTO DE JOGO DISTRIBUÍDO EM REDE UTILIZANDO UNREAL DEVELOPMENT KIT

2011/12

DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CONTROLE DE PRODUÇÃO

2011/12

DETECTOR DE CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS DE FREQUÊNCIAS ULTRA BAIXAS UTILIZANDO A PLATAFORMA ARDUINO DUEMILANOVE

2011/12

Estudo e Prototipação de um Sistema Web Voltado para Criação de Árvores Genealógicas

2011/12

Estudo Sobre Implementação da Prática de Gerenciamento de Serviços Utilizando ITIL v3

2011/12

Modelagem do processo de Service Desk baseado em ITIL em uma indústria automotiva

2011/12

Proposta de implementação de políticas seguras de disponibilidade da informação em ambientes corporativos via redes de comunicação

2011/12

Redes Neurais e o Reconhecimento de Padrões de Texto

2011/12

Soluções Alternativas à Segurança de Redes

2011/12

UM ESTUDO SOBRE A ADOÇÃO DE WORKFLOW INTEGRADO A SISTEMAS ERP

2011/12

Usabilidade e Ergonomia em interfaces humano computador

2011/12

Uso de tecnologia sem fio para comunicação de nós móveis

2010/12

Aplicação de Business Intelligence na Classificação de Segurados de Automóveis

2010/12

Bluetooth Como Estrutura de Comunicação Aplicada a Campanhas Publicitárias

2010/12

CONCEITOS DE REDE VIRTUAL PRIVADA PARA STREAMING SEGURO DE VÍDEO

2010/12

Controle Automatizado para Ambientes Protegidos

2010/12

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA AUTOMATIZAR AS COMANDAS DE PEDIDOS EM RESTAURANTES

2010/12

Educação Corporativa a Distância

2010/12

Ethernet Industrial

2010/12

Fundamentos de gerenciamento de redes corporativas e proposta de implementação utilizando SNMP

2010/12

Hardware Micro-Controlado para automação residencial com controle remoto via web

2010/12

Implementação de Ambiente de Testes Automatizados para Avaliação de Parâmetros de QoS em Redes de Comunicação de Dados Baseado em Software Livre

2010/12

Lixo Eletrônico: Componentes Envolvidos, Programas de Sustentabilidade e Legislação

2010/12

Modelagem de um Sistema de Planejamento de Marketing e Vendas Usando a UML

2010/12

Otimização de consultas em SGBD relacional - Um Estudo de caso

2010/12

Sistema Supervisor Ruby on Rails para Domótica

2010/12

Um estudo da aplicabilidade da ferramenta ITIL em ambientes corporativos

2010/12

VEÍCULO AUTÔNOMO COM VISÃO ROBÓTICA

2009/12

Automação de rotinas de vendas com a utilização do conceito E-business

2009/12

Comparação entre Banco de Dados Relacionais e Banco de Dados Orientado a Objetos: Características e Implementação de um Protótipo

2009/12

Desenvolvimento de uma distribuição Linux voltada à educação infantil

2009/12

Diferenças entre otimizadores de consulta do banco de dados Oracle baseado em regras e baseado em custo

2009/12

Honeypot: conceitos gerais e implantação com software livre de baixa interatividade

2009/12

Implantação de um ambiente de Business Intelligence como apoio a decisões empresariais

2009/12

Processo para planejamento e gerenciamento de projetos de infraestrutura de TI

2009/12

Sistema automático para controle de temperatura em lençol térmico

2009/12

Sistemas de arquivos: análise de desempenho

2009/6

NOVAS PERSPECTIVAS EM ANÁLISE DE DADOS: BICLUSTERIZAÇÃO.

2009/6

Rich Internet Applications com clientes offline utilizando Gears

2009/6

UM ROBÔ PARA COMBATE A INCÊNDIOS

2008/12

Alimentador automático para cachorros

2008/12

Apresentação de Objetivos e Práticas em Segurança de Informação e Identificação de Aplicabilidade

2008/12

Aquisição de Sinais Biológicos por Rádio Frequência

2008/12

Automação de técnica de cultivos hidropônicos

2008/12

Conceitos, Características e Proposta de Implementação de Laboratórios Virtuais Usando Protocolos HTTP e SNMP

2008/12

Modelagem e implementação de um sistema de arquivos distribuído baseado em DHT

2008/12

Processo de teste de software: um estudo de caso

2008/12

TESTES DE DESEMPENHO REALIZADOS NA ATUALIZAÇÃO DE VERSÕES DOS SOFTWARES DE BANCO DE DADOS ORACLE 9I PARA VERSÃO 10G

2008/12

Virtualização de servidores utilizando o Xen

2007/12

GERENCIAMENTO EM REDES UTILIZANDO A FERRAMENTA NAGIOS

2007/12

Processo de Gerência de Configuração de Software

2007/12

Processos de Teste de Software

2006/12

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS UTILIZANDO JAVA DESIGN PATTERNS: STRUTS, HIBERNATE, DAO E JSTL.

2006/12

Desenvolvimento de Um processador RISC em VHDL

2006/12

Desenvolvimento de um software para controle de produção de resinas

2006/12

Firewalls Camada Sete: uma implementação com Linux utilizando L7Filter

2006/12

Grade Computacional - Desenvolvimento de uma aplicação para a solução de um problema computacional intenso.

2006/12

Honeypot: Conceitos gerais e implementação de um Honeytoken.

2006/12

IPv6 - Conceitos de Migração

2006/12

Sistema de aquisição de dados microcontrolado com comunicação USB

2004/11

A evolução da Telefonia Móvel com o uso das Tecnologias WXAN's

2004/11

AGV - VEÍCULO AUTO GUIADO

2004/11

CMM e Procecsso de Teste de Software

2004/11

COMUNICAÇÃO WIRELESS: ESTUDO DE CASO DE UM COLETOR DE DADOS

2004/11

CONTROLADOR PID DIGITAL DE VELOCIDADE DE UM MOTOR DE CORRENTE CONTÍNUA

2004/11

Desenvolvimento de Aplicação para Gerenciamento Remoto

2004/11

DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO DE UM SITE DE COMÉRCIO ELETRÔNICO

2004/11

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO COMPUTACIONAL DE COMUNICAÇÃO COM GPS E ANÁLISE ESTATÍSTICA DAS INFORMAÇÕES

2004/11

FERRAMENTAS CASE: IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO PARA MANUTENÇÃO DE BANCO DE DADOS

2004/11

Telefonia IP: Conceitos e um Projeto de Implementação

2004/11

UM ESTUDO DA TECNOLOGIA BOUNDARY-SCAN



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.