Logo da USF - Universidade São Francisco

Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Engenharia Elétrica

O curso de Engenharia Elétrica da Universidade São Francisco teve início no campus de Itatiba há quase 20 anos, com sua aprovação pelo Conselho Universitário em 1990. Inicialmente, eram ofertadas 80 vagas em regime anual e turno noturno na Modalidade Eletrônica e seu reconhecimento veio em 4 de julho de 1997, conforme Portaria Ministerial nº 788. Sua mais nova modalidade, Telecomunicações, foi reconhecida na mesma época em que chegava a renovação do reconhecimento da modalidade Eletrônica, publicados no D.O.U. em 16 de março de 2004, na Portaria Ministerial 584.

Os laboratórios específicos das modalidades Eletrônica e Telecomunicações, já reconhecidas no campus, permanecem em pleno funcionamento, posicionando o curso como o de melhor infraestrutura específica da região. Isso permite oferecer uma ampla visão de conceitos em Eletro-Eletrônica, ministrados por um conjunto de professores mestres e doutores, em projetos de extensão e atividades teórico-práticas de caráter generalista.

A qualidade do curso não é apenas medida e atestada pelo MEC. O mercado de trabalho também elege o curso de Engenharia Elétrica da Universidade São Francisco como de excelente qualidade. O que comprova este fato é a forte presença dos nossos atuais estudantes e dos nossos egressos, tanto como estagiários quanto como engenheiros nas grandes empresas da região.

Um diferencial importante deste curso é a discussão de questões sociais relacionadas à atuação do Engenheiro Eletricista. Um Projeto de Extensão: Economia de Energia leva à comunidade de Itatiba informações e esclarecimentos em palestras e eventos com a participação do público interno e externo à Universidade São Francisco.

Informações Gerais


DURAÇÃO: dez semestres.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 3.892 horas.

PERÍODO: noturno.

Áreas de Atuação

A Engenharia Elétrica originou-se como vertente própria da Engenharia por ocasião da implantação dos primeiros sistemas elétricos de potência e hoje está presente na produção de todos os produtos manufaturados, com destaque para os de alta tecnologia tais como satélites, aeronaves e produtos utilizados em automação.

Embora tenha mais de 100 anos, a Engenharia Elétrica é a que mais rapidamente evolui e transfere seus benefícios a outras modalidades da Engenharia. A era da informação onde encontramos a TV Digital e as redes de fibras ópticas para transmissão de dados, voz e vídeo, somente existem por conseqüência dos desenvolvimentos alavancados pela Engenharia Elétrica. Outros exemplos são os sofisticados sistemas industriais automatizados encontrados nas mais diversas áreas produtivas.

O curso de Engenharia Elétrica da Universidade São Francisco proporciona um abrangente campo de atuação em planejamento, supervisão e coordenação de projetos na área eletro-eletrônica. Dentre as subáreas exploradas ao longo do nosso curso destacam-se: eletrônica de potência, eletrônica analógica e digital, microprocessadores, redes de computadores e sistemas de comunicação, automação e controle industriais, máquinas elétricas, proteção elétrica e sistemas de energia, materiais elétricos, eletrônicos e ópticos.

O Engenheiro Eletricista pode atuar como autônomo e empresário, e ainda em empresas de assessoria e consultoria, órgãos públicos e em instituições de ensino e pesquisa.

Disciplinas

Portaria MEC nº 953, de 25/04/2011 (D.O.U. 26/04/2011)

Turno: NOTURNO Currículo: 0002-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ALGORITMOS COMPUTACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Tipos de dados. Operadores e expressões. Entrada e saída de dados. Comandos de controle de fluxo: decisões e repetições.  Estrutura de dados homogêneos (Vetores e matrizes). Modularização de programas (subprogramas). Implementação de algoritmos usando uma linguagem de programação de alto nível.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno dos cursos de engenharia a capacidade de solucionar problemas através de linguagem algorítmica e, com este objetivo, familiarizá-lo, em sua atuação acadêmica e profissional, com uma linguagem de programação de alto nível, aplicando-a em suas práticas científicas e tecnológicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Intervalos e desigualdades. Funções reais de uma variável real. Funções reais de várias variáveis reais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, intervalos e desigualdades, funções de uma e de várias variáveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Grandezas Físicas. Sistemas de Unidades. Força e Leis de Newton. Movimento em uma e duas dimensões. Quantidade de movimento. Trabalho e Energia. Temperatura e Calor.
OBJETIVO: Apresentar as leis e conceitos básicos da Física, bem como o formalismo descritivo próprio desta ciência. Desenvolver conceitos fundamentais para o entendimento dos diversos fenômenos ligados à engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES EM ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Histórico, atividades e perspectivas da Engenharia. Campo de atuação do Engenheiro. A Interdisciplinaridade e as relações da Engenharia com a tecnologia e sociedade. Ética, responsabilidade civil e exercício profissional do engenheiro. Temas atuais na área de Engenharia.
OBJETIVO: Apresentar aos estudantes as diversas modalidades da Engenharia, suas especificidades e a inter-relação entre elas, bem como as responsabilidades do Engenheiro perante a sociedade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos essenciais de estrutura da matéria e reações químicas. Ligações químicas. Reações químicas e síntese. Estequiometria. Soluções químicas. Introdução à ciência dos materiais.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos subsídios para interpretar fenômenos físicos e químicos e as propriedades dos materiais, buscando estabelecer relações entre o nível macroscópico e microscópico do conhecimento químico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

CÁLCULO DIFERENCIAL | 72.0 h

EMENTA: Funções reais de uma variável real: Limites, Derivadas e Aplicações. Funções reais de várias variáveis reais: Derivadas parciais; Derivadas direcionais; Máximos e mínimos. Aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de cálculo de elementos infinitesimais a uma variável livre.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRICIDADE BÁSICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos Básicos e Leis Fundamentais. Circuitos de Corrente Contínua. Circuitos de Corrente Alternada. Respostas de elementos resistivos e reativos. Experimentos em baixas e altas frequências. Experimentos envolvendo circuitos magnéticos.
OBJETIVO: Apresentar, de forma global, alguns fenômenos elétricos e magnéticos que serão estudados mais detidamente ao longo do curso e propiciar ao estudante do curso um primeiro contato com práticas de laboratório.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: 1ª lei da termodinâmica. Máquinas térmicas e Sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica. Os mecanismos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Elementos de escoamentos de fluidos. A equação de Bernoulli.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos da Termodinâmica e dos Fenômenos de Transporte dando ênfase aos aspectos conceituais. Apresentar aplicações em diferentes áreas da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS ELÉTRICOS E ÓPTICOS | 72.0 h

EMENTA: Reflexão da luz. Refração da luz. Lentes e instrumentos ópticos. Ondas unidimensionais, bidimensionais e tridimensionais. Propriedades elétricas, magnéticas e ópticas dos materiais. Semicondutores. Diagrama de energia em semicondutores. Junção pn. Ótica: ótica geométrica; efeito fotoelétrico; célula fotoelétrica.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos sobre os materiais empregados em Engenharia Elétrica. Desenvolver e discutir aspectos sobre a estrutura da matéria enfatizando as propriedades elétricas, magnéticas e ópticas de materiais. Apresentar a óptica e a ondulatória visando compreender as radiações eletromagnéticas, sua interação com os materiais  e suas aplicações em Engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

CÁLCULO INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Integrais e Aplicações. Coordenadas polares, cilíndricas e esféricas. Integrais múltiplas e aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de calculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA | 72.0 h

EMENTA: Circuitos eletrônicos para instrumentação. Características estáticas e dinâmicas de instrumentos e sensores. Análise de dados experimentais: aquisição de dados e condicionamento de sinais. Controle de instrumentos por computador. Sensores baseados em estado sólido. Medida e análise de deslocamento, velocidade, aceleração, força, pressão, vazão e temperatura.
OBJETIVO: Apresentar e discutir aspectos de medidas de grandezas físicas em Engenharia. Habilitar o aluno para análise, projeto e prospecção de defeitos em circuitos eletrônicos destinados à instrumentação. Desenvolver a aptidão para o dimensionamento e a especificação de dispositivos para aquisição e processamento de dados amostrados por computador digital.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

EMENTA: Toda disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré/correquisitos e regulamentos específicos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VETORES E ÁLGEBRA LINEAR | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e Sistemas Lineares. Vetores. Operações com vetores. Distância, norma e ângulo. Produtos escalar e vetorial. Espaços vetoriais. Subespaços. Base e dimensão. Transformações lineares. Autovalores e autovetores.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores no Rn; de resolução e discussão de sistemas lineares; de identificação de espaços e subespaços vetoriais, de transformações lineares, de operadores lineares e mudança de base de um operador linear; de identificação de autovalores e autovetores de operadores lineares e diagonalizaçao de matrizes de operadores lineares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

CÁLCULO APLICADO À ENGENHARIA ELÉTRICA | 72.0 h

EMENTA: Números complexos. Plano de Argand-Gauss. Operações com números complexos. Representação de números complexos. Funções de uma variável complexa. Sistemas de coordenadas ortogonais: cartesianas, cilíndricas e esféricas. Integral de linha. Elementos diferenciais de superfície e de volume. Integral de superfície. Divergente. Rotacional. Teorema de Gauss. Teorema de Stokes.
OBJETIVO: Desenvolver habilidade para o modelamento matemático, interpretação e solução de problemas em análise vetorial e cálculo com variáveis complexas. Apresentar e discutir aplicações de análise vetorial e cálculo com variáveis complexas em Engenharia Elétrica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO AVANÇADO | 72.0 h

EMENTA: Sequências e séries numéricas e de funções. Equações diferenciais ordinárias. Transformadas de Laplace. Equações diferenciais parciais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem sequências e séries numéricas e de funções, equações diferenciais ordinárias. Transformadas de Laplace e equações diferenciais parciais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Trabalho e energia no campo magnético.
OBJETIVO: Apresentar os princípios elementares que regem os fenômenos da eletricidade e do magnetismo pela abordagem clássica e desenvolver os conceitos fundamentais sobre os fenômenos elétricos e magnéticos em Engenharia, estimulando o raciocínio investigativo do aluno.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento sustentável: contextualização histórica e influências da globalização. Inovações e soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente. Políticas econômicas de carbono. Planejamento estratégico e as dinâmicas para o desenvolvimento sustentável. Impactos da globalização.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a análise e compreensão das relações entre o ambiente natural, o desenvolvimento tecnológico sustentável e as influências da globalização em nível local, regional e global.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: Variáveis. Organização de dados. Representação. Distribuição de frequência. Medidas de posição e de variabilidade. Probabilidade. Amostragem e estimação. Testes de confiança. Regressão e correlação.
OBJETIVO: Desenvolver conceitos básicos de Estatística necessários para a realização de coleta e análise multivariada de dados em diversas áreas de conhecimento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

CÁLCULO NUMÉRICO E COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Erros: arredondamento, truncamento e propagação. Zeros de uma função: equações algébricas e transcendentes. Sistemas de equações lineares: métodos diretos e iterativos. Integração numérica. Interpolação. Método da regressão: linear, exponencial e parabólica. Equações diferenciais ordinárias lineares. Diagrama de simulação.
OBJETIVO: Conceituar problemas matemáticos com soluções numéricas. Apresentar e desenvolver técnicas especiais para resolver problemas que não admitem solução analítica. Habilitar o aluno para a aplicação de métodos numéricos em problemas de Engenharia usando computadores digitais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS DIGITAIS | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de numeração e códigos. Aritmética binária. Conceitos lógicos e circuitos básicos. Minimização de funções booleanas. Circuitos com memória: flip-flops, contadores e registradores. Famílias de dispositivos lógicos. Características físicas e elétricas de circuitos integrados digitais. multiplexadores/demultiplexadores. Codificadores/decodificadores. Projetos.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos e princípios de eletrônica digital em circuitos lógicos. Capacitar o aluno para projetar circuitos combinacionais otimizados e circuitos digitais com enfoque em lógica sequencial. Prover os conceitos fundamentais de circuitos digitais sequenciais. Conceituar e discutir famílias de dispositivos lógicos e suas aplicações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS ELÉTRICOS | 72.0 h

EMENTA: Análise CC de circuitos elétricos. Leis de Kirchhoff. Teoremas de circuitos. Elementos armazenadores de energia. Impedância. Fasores. Circuitos de 1ª e 2ª ordem aplicando fasores. Potências complexas. Fator de Potência.
OBJETIVO: Capacitar o aluno na análise de circuitos elétricos em regime permanente. Desenvolver a aptidão para uso dos teoremas para análise de circuitos. Estender a análise de circuitos de corrente contínua para a análise em corrente alternada. Familiarização com respostas básicas de circuitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETROMAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos fenômenos elétricos e magnéticos com foco nas quatro equações de Maxwell.
OBJETIVO: Conceituar e discutir fenômenos eletromagnéticos fundamentais e seus modelos matemáticos, aplicando as quatro equações de Maxwell em modelagens de problemas de Engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁTICA E PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Equilíbrio de ponto material e dos corpos rígidos no plano. Treliças. Forças em vigas. Propriedades das figuras planas. Conceitos de tensão e deformação. Carregamento axial.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos da mecânica para a solução de problemas de estática do ponto material e de corpos rígidos no plano, determinação de forças em vigas e cálculo de forças em barras de treliças planas. Introduzir os conceitos iniciais de tensão e deformação, destacando os problemas de carregamento axial. Apresentar os conceitos necessários para calcular as propriedades de seções transversais planas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

CIRCUITOS ELÉTRICOS APLICADOS | 72.0 h

EMENTA: Análise de circuitos elétricos de primeira e segunda ordem no domínio do tempo e da frequência. Análise em regime transitório e em regime permanente. Função de transferência de circuitos elétricos. Polos e zeros. Circuitos trifásicos equilibrados. Potência trifásica.
OBJETIVO: Habilitar o aluno para a análise de circuitos elétricos no domínio do tempo e da frequência, enfatizando o estudo das redes lineares em circuitos eletrônicos e redes de energia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTROLE E SERVOMECANISMOS | 72.0 h

EMENTA: Modelagem matemática de sistemas dinâmicos contínuos. Modelagem por Espaço de Estados. Função de Transferência. Resposta Temporal e Análise de Transientes. Propriedades de Sistemas de Controle: Malha Aberta e Fechada, Estabilidade, Erro em Regime Permanente. Lugar Geométrico das Raízes. Resposta em Frequência. Projeto de Controladores. Atividades de Laboratório e de Simulação Computacional.
OBJETIVO: Capacitar o aluno à identificar, modelar, analisar, realizar simulação computacional e propor  estratégias de controle para os sistemas lineares mais usuais. Ao final da disciplina o aluno deverá estar apto a especificar e analisar o desempenho de sistemas de controle. 

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA ANALÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Diodos. Circuitos aplicativos. Transistores bipolares de junção. Parâmetros híbridos do TBJ. Amplificadores de tensão a um TBJ. Transistores de efeito de campo. Parâmetros híbridos do JFET. Amplificadores diferenciais. Amplificadores operacionais. Realimentação negativa. Circuitos com amplificadores operacionais.
OBJETIVO: Apresentar e discutir o funcionamento dos dispositivos semicondutores básicos. Capacitar o aluno para projetar redes de polarização para os dispositivos eletrônicos operando com pequenos sinais. Capacitar o aluno para analisar, especificar e projetar circuitos lineares e não lineares utilizando amplificadores operacionais, apresentando e discutindo aplicações nas diversas áreas da Engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA DIGITAL | 72.0 h

EMENTA: Circuitos e dispositivos de memória. Dispositivos lógicos programáveis. Conversões A/D e D/A. Ferramentas computacionais para síntese e análise de circuitos digitais complexos. Projetos.
OBJETIVO: Conceituar e discutir famílias de dispositivos lógicos e suas aplicações. Desenvolver a aptidão para o projeto de circuitos digitais complexos com enfoque em lógica sequencial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À RÁDIO FREQUÊNCIA | 108.0 h

EMENTA: Linhas de transmissão. Carta de Smith. Propagação de ondas e suas interações com o meio. Princípios de antenas.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos e parâmetros de linhas de transmissão com enfoque no comportamento transitório das ondas de tensão e corrente para diferentes tipos de terminações. Apresentar a carta de Smith como ferramenta para buscar o casamento de impedância. Introduzir o comportamento de uma onda eletromagnética em fronteiras planares e propagação em ferrites. Apresentar e discutir conceitos sobre radiação eletromagnética, antenas elementares e bioeletromagnetismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

CONVERSÃO DE ENERGIA | 72.0 h

EMENTA: Elementos de acoplamento. Circuitos magnéticos e transformadores. Princípio da conversão eletromecânica de energia. Campo girante. Introdução às máquinas elétricas.
OBJETIVO: Conceituar e discutir transformadores e dispositivos eletromagnéticos básicos para conversão eletromecânica de energia. Apresentar os princípios básicos do funcionamento das máquinas elétricas, ressaltando o conceito do campo girante.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Amplificadores de tensão a um JFET. Estágios amplificadores em cascata. Circuitos osciladores. Filtros ativos. Amplificadores de grande sinal. Resposta em frequência. Projetos.
OBJETIVO: Capacitar o aluno para projetar redes de polarização para os dispositivos eletrônicos bem como modelar circuitos eletrônicos operando com pequenos sinais. Habilitar o aluno para projetar circuitos eletrônicos com transistores de potência.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÕES | 72.0 h

EMENTA: Análise de sinais e sistemas no domínio do tempo. Série de Fourier. Transformada de Fourier. Análise de sinais e sistemas no domínio da frequência. Modulações analógicas. Modulações digitais.
OBJETIVO: Prover ao aluno uma visão geral dos principais elementos de um sistema de comunicação e das principais técnicas de transmissão de sinais. Capacitar o aluno para caracterizar sinais e sistemas no domínio do tempo e no domínio da frequência usando séries e transformadas de Fourier. Habilitar o aluno para a análise de desempenho de sistemas de comunicação e dos problemas de transmissão envolvidos. Apresentar e discutir os principais circuitos utilizados na modulação em frequência e amplitude.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS | 72.0 h

EMENTA: Sinais e sistemas discretos. Sistemas IIR e FIR. Função de transferência pulsada. Transformada de Fourier discreta no tempo. Transformada discreta de Fourier.  Simulação e projeto de filtros digitais. Aplicações.
OBJETIVO: Apresentar os princípios fundamentais de processamento digital de sinais determinísticos, no domínio do tempo e no domínio da frequência. Habilitar o aluno a aplicar as técnicas e ferramentas para solução de problemas em processamento digital de sinais através de aulas práticas. Capacitar o aluno para o projeto de filtros digitais mediante uma abordagem determinística.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

CONTROLE DIGITAL | 108.0 h

EMENTA: Sistemas amostrados no tempo. Quantização. Modelagem através de equações de diferenças. Transformada Z. Função de transferência discreta. Resposta temporal e análise de transientes. Lugar Geométrico das Raízes. Projeto de Controladores Digitais: Sintese Direta, Dead beat, Dahlin. Discretização de controladores PID contínuos. Atividades de Laboratório e de Simulação Computacional.
OBJETIVO: Capacitar o aluno à identificar, modelar, analisar, realizar simulação computacional e propor  estratégias de controle discreto para os sistemas mais usuais. Ao final da disciplina o aluno deverá estar apto a especificar e sintetizar controladores discretos e implementá-los em sistemas computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA | 232.0 h

EMENTA: Exercício profissional dentro das áreas afins da Engenharia Elétrica, com o Objetivo de treinar o aluno numa atividade prática dentro de sua futura profissão. O aluno deverá apresentar relatórios de suas atividades e contará com a orientação da coordenadoria de estágio.
OBJETIVO: Conforme estabelecido no Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Elétrica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÁQUINAS ELÉTRICAS | 72.0 h

EMENTA: Máquina assíncrona trifásica. Máquinas de corrente contínua. Máquinas síncronas. Micromáquinas e servomotores.
OBJETIVO: Conceituar e discutir aspectos das máquinas de corrente contínua, das máquinas síncronas e assíncronas. Capacitar o aluno para modelar, analisar, ensaiar e dimensionar máquinas de corrente contínua, máquinas síncronas trifásicas e máquinas assíncronas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES | 72.0 h

EMENTA: Arquitetura de sistemas computacionais a microprocessador digital: processadores, memórias, dispositivos de entrada e saída, barramentos, instruções, endereçamento, interrupções. Noções de sistemas operacionais. Técnicas de programação de baixo nível. Noções de compiladores.
OBJETIVO: Apresentar e discutir a organização generalista de um computador com enfoque nos princípios dos computadores a processador digital e a interação com sistema operacional. Apresentar os circuitos internos de microprocessadores, detalhes técnicos e conjunto de instruções. Capacitar o aluno para projetar sistemas digitais utilizando microprocessadores. Estimular a concepção de circuitos aplicativos com microcontroladores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina de graduação da universidade, respeitados os seus pré-requisitos e o número de vagas, etc.
OBJETIVO: Identificar elementos teóricos de diferentes áreas da Psicologia que auxiliem na construção de programas de ajuda para vítimas de situações de crise e emergência. Capacitar o aluno para o atendimento em Psicoterapia Breve e apoio psicológico em casos de crise e emergência. Desenvolver postura ética para trabalho em equipes multi e interdisciplinares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA | 72.0 h

EMENTA: Dispositivos semicondutores de chaveamento. Retificadores controlados. Conversores de potência. Fontes chaveadas. Projetos.
OBJETIVO: Apresentar e discutir o funcionamento dos dispositivos semicondutores de chaveamento. Capacitar o aluno para análise e projeto de retificadores controlados e de conversores de potência.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA ECONÔMICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de engenharia econômica e de matemática financeira. Métodos de análise de investimento. Análise sob condições de risco e incerteza. Desenvolvimento econômico sustentável.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos básicos sobre a engenharia econômica e fornecer fundamentos para a tomada de decisão sob os aspectos econômico e financeiro.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTALAÇÕES E ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | 108.0 h

EMENTA: Dimensionamento de instalações elétricas industriais e prediais. Dispositivos para proteção de instalações elétricas. Dispositivos para acionamento em instalações elétricas industriais. Qualidade de energia. Projeto.
OBJETIVO: Apresentar a descrição e os aspectos de operação de instalações elétricas para consumo de energia elétrica. Capacitar o aluno para análise, concepção e dimensionamento de instalações elétricas. Apresentar e discutir sistemas para acionamento de máquinas elétricas em instalações industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 36.0 h

EMENTA: Pesquisa Bibliográfica. Ciência e Tecnologia. Métodos científicos. Técnicas de pesquisa. Trabalhos acadêmicos.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de empregar a metodologia científica para a solução de problemas de engenharia e para a prospecção de tema e elaboração do Trabalho de Graduação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA III | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

GESTÃO DE PROJETOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao Gerenciamento de Projetos (Conceitos Básicos, Histórico e Benefícios). Fases e Ciclo de Vida de Projetos; Papel do Gerente de Projetos; O PMI (Project Management Institute). Os Processos de Gestão de Projetos segundo o PMBOK. Ferramentas computacionais de apoio ao projeto.
OBJETIVO: Entender a importância e a utilidade do gerenciamento de projetos e diferenciar suas etapas. Conhecer, avaliar e utilizar os principais instrumentos para o gerenciamento de projetos em qualquer tipo de organização.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROELETRÔNICA | 108.0 h

EMENTA: Introdução à Microeletrônica. Elementos básicos de circuitos integrados analógicos, cargas ativas, amplificadores diferenciais com cargas ativas, realimentação e estabilidade em circuitos integrados, projeto de amplificadores operacionais, projeto de reguladores de tensão, filtros ativos, osciladores e multivibradores. Estudos com ferramentas de simulação e experimentos de laboratório.
OBJETIVO: Apresentar e discutir o funcionamento dos elementos de circuitos integrados analógicos, amplificadores diferencias e operacionais, reguladores de tensão, filtros ativos, osciladores e multivibradores. Capacitar o aluno para analisar, especificar e projetar circuitos com cargas ativas, apresentando e discutindo aplicações nas diversas áreas da Engenharia. Projeto

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REDES PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL | 108.0 h

EMENTA: Arquitetura de redes: topologia e modelo de referência OSI para LANs, MANs e WANs. Principais redes e protocolos de comunicação industriais para Fieldbus, Devicebus e Sensorbus. Instrumentação para processos industriais. Controle digital e eventos discretos. Controladores lógicos programáveis. Integração de processos de manufatura.
OBJETIVO: Conceituar e discutir as redes de computadores locais e de longa distância abordando o modelo OSI/ISO. Apresentar os conceitos e princípios fundamentais de redes de comunicações para automação industrial. Discutir os principais  protocolos, serviços e aplicações associados. Apresentar e discutir os aspectos de equipamentos e técnicas para automação industrial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE GRADUAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento de trabalhos técnicos e científicos na área de Engenharia; Condução metodológica; Condução dos temas específicos; Apresentação de trabalhos. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: Conforme estabelecido no Regulamento de Trabalho de Curso dos cursos de Engenharia da Universidade São Francisco.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0001-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ENGENHARIA | 34.0 h

EMENTA: Introdução à Ecologia. Preservação e utilização de recursos naturais: poluição, impacto ambiental e desenvolvimento sustentável. Reciclagem. Legislação.
OBJETIVO: Introduzir os conceitos e princípios básicos para a compreensão dos problemas ambientais e da auto-sustentabilidade para atuação em ensino, pesquisa e demais atribuições da profissão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 68.0 h

EMENTA: Exame crítico do conhecimento científico e tecnológico. Fundamentos e aplicações da Ética, Cidadania e Responsabilidade Social. Problemáticas existenciais, sociais e culturais que a sociedade pós-industrial, de massas e de consumo, coloca para o ser humano. Possíveis respostas a essas problemáticas: a perspectiva religiosa cristã e franciscana, o pensamento ecológico e a justiça social.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade e a cultura lhe impõem, nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania, bem como oferecer ao estudante, através da perspectiva teológica e franciscana, valores que possam enriquecer a sua compreensão de mundo e sua atuação nele.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DA FÍSICA I | 68.0 h

EMENTA: Sistemas de unidade e Análise dimensional. Mecânica: Vetores, grandezas vetoriais e escalares. Força. Estática. Hidrostática. Movimento escalar. Movimento vetorial. Forças em Dinâmica. Princípio da Conservação da Energia. Ondas. Hidrodinâmica. Calor e Fluidos: Calorimetria. Mudança de fase. Propagação do Calor. Gases e Termodinâmica.
OBJETIVO: Apresentar as leis e conceitos básicos da Física relacionados ao movimento de sólidos e fluidos e à transferência de calor e massa indispensáveis para o entendimento de fenômenos físicos e suas aplicações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA I | 68.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Expressões algébricas. Funções de uma variável
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS I | 68.0 h

EMENTA: Estratégias de leitura visando compreensão e análise crítica. Prática de leitura e análise de textos argumentativos acadêmicos e não-acadêmicos. Prática de produção de respostas discursivas a questões de interpretação de textos argumentativos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos argumentativos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Promover uma prática intensiva de leitura e análise lingüística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos argumentativos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA | 34.0 h

EMENTA: Introdução à Engenharia. Ciência, pesquisa e tecnologia. O método científico. Orientações para a apresentação de trabalhos acadêmicos.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de empregar metodologia científica como ferramenta para a resolução de problemas típicos de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

ALGORITMOS E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO | 68.0 h

EMENTA: Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Tipos de dados. Operações de entrada e saída. Estruturas fundamentais: seqüência, decisão e repetição. Funções. Vetores e matrizes. Implementação de algoritmos usando uma linguagem de programação.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno a capacidade de solucionar problemas mediante uma linguagem algorítmica. Praticar a implementação de algoritmos em uma linguagem de programação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DA FÍSICA II | 68.0 h

EMENTA: Eletricidade e Magnetismo: Noção de carga elétrica e sua quantização. Força elétrica. Campo elétrico. Trabalho e potencial elétrico. Condutores em equilíbrio eletrostático e capacitância eletrostática. Eletrodinâmica. Eletromagnetismo. Ótica: Ótica geométrica. Efeito fotoelétrico. Célula fotoelétrica.
OBJETIVO: Apresentar as leis e conceitos básicos da Física indispensáveis para o entendimento de ótica física e ótica geométrica, dos efeitos elétricos gerados por cargas elétricas pontuais e dos efeitos magnéticos gerados por condutores ideais atravessados por corrente elétrica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA II | 68.0 h

EMENTA: Trigonometria. Matrizes. Determinantes. Sistemas lineares.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de cálculo, interpretação e resolução de problemas envolvendo funções trigonométricas, matrizes, determinantes e sistemas lineares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS II | 68.0 h

EMENTA: Técnicas de leitura visando reflexão e pesquisa. Prática de leitura e análise de artigos de opinião, artigos científicos e monografias acadêmicas. Prática de produção de artigos de opinião e monografias acadêmicas.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura visando reflexão e pesquisa. Oportunizar o (re)conhecimento dos gêneros textuais artigo de opinião, artigo científico e monografia acadêmica. Promover uma prática intensiva de leitura e análise lingüística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de artigos de opinião e monografias acadêmicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA GERAL E CIÊNCIA DOS MATERIAIS | 68.0 h

EMENTA: Conceitos essenciais de estrutura da matéria. Ligações químicas. Reações químicas e estequiometria. Soluções químicas. Eletroquímica e corrosão. Introdução a ciência dos materiais. (Ementa alterada conforme Parecer CONSEAcc-CPS 34, de 23 de novembro de 2005.)
OBJETIVO: Fornecer aos alunos subsídios para interpretar fenômenos físicos e químicos e as propriedades dos materiais, buscando estabelecer relações entre o nível macroscópico e microscópico do conhecimento químico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

CÁLCULO I | 68.0 h

EMENTA: Derivadas. Regras de derivação. Aplicações das derivadas. Integrais. Técnicas de Integração. Aplicações das Integrais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de cálculo de elementos infinitesimais a uma variável livre.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITO E LEGISLAÇÃO APLICADA | 34.0 h

EMENTA: Noções básicas sobre direito civil, constitucional, comercial e trabalhista. Legislação específica sobre engenharia. Noções sobre legislação atinente a Segurança do Trabalho. Propriedade industrial. Direito autoral. Perícias e laudos.
OBJETIVO: Propiciar ao aluno capacidade de identificação dos direitos e responsabilidades atinentes a engenharia, transmitindo-lhes conhecimentos sobre o direito nos aspectos ligados a profissão, as suas atribuições e a conduta ética profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INGLÊS INSTRUMENTAL | 34.0 h

EMENTA: Explicitação do processo de compreensão das idéias de um texto técnico. Levantamento de hipóteses acerca de vocabulário desconhecido. Mapa de exploração de idéias de um texto técnico. Estratégias de leitura de textos técnicos
OBJETIVO: Instrumentalizar o aluno na prática de leitura e de produção escrita de textos técnicos em língua inglesa a partir das estratégias de leitura. Familiarizar o aluno com vocabulário e expressões específicas da área de atuação através de textos técnicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO | 68.0 h

EMENTA: Tipos de dados multidimensionais. Programação aplicada à leitura e aquisição de dados em dispositivos de entrada e saída dos computadores. Metodologia de programação aplicada à Engenharia: precisão, modularidade, depuração, testes, documentação e aplicações. Programação orientada a objetos.
OBJETIVO: Habilitar o aluno para a solução de problemas em Engenharia Elétrica usando os dispositivos de entrada e saída de computadores a processador digital.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS ELÉTRICOS E ÓPTICOS | 68.0 h

EMENTA: Reflexão da luz. Refração da luz. Lentes e instrumentos ópticos. Ondas unidimensionais, bidimensionais e tridimensionais. Propriedades elétricas, magnéticas e ópticas dos materiais. Semicondutores. Diagrama de energia em semicondutores. Junção pn.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos sobre os materiais empregados em Engenharia Elétrica. Desenvolver e discutir aspectos sobre a estrutura da matéria enfatizando as propriedades elétricas, magnéticas e ópticas de materiais. Apresentar a óptica e a ondulatória visando compreender as radiações eletromagnéticas, sua interação com os materiais e suas aplicações em Engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VETORES E ÁLGEBRA LINEAR | 68.0 h

EMENTA: Vetores. Operações com vetores. Distância, norma e ângulo. Produtos escalar e vetorial. Espaços vetoriais. Subespaços. Base e dimensão. Transformações lineares. Autovalores e Autovetores.
OBJETIVO: Fornecer os conceitos básicos de Álgebra Linear a fim de preparar o aluno para aplicá-los a problemas associados a diversas áreas do conhecimento, que utilizem vetores e suas operações, espaços e subespaços vetoriais, bases, transformações lineares, autovalores e autovetores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

CÁLCULO II | 68.0 h

EMENTA: Funções de várias variáveis reais. Derivadas parciais. Diferenciais, Derivada direcional. Máximos e mínimos. Problemas de otimização. Integrais múltiplas e aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de cálculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais e aplicá-los na resolução de problemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO NUMÉRICO COMPUTACIONAL | 68.0 h

EMENTA: Erros: arredondamento, truncamento e propagação. Zeros de uma função: equações algébricas e transcendentes. Sistemas de equações lineares: métodos diretos e iterativos. Integração numérica. Interpolação. Método da regressão: linear, exponencial e parabólica. Equações diferenciais ordinárias lineares. Diagrama de simulação.
OBJETIVO: Conceituar problemas matemáticos com soluções numéricas. Apresentar e desenvolver técnicas especiais para resolver problemas que não admitem solução analítica. Habilitar o aluno para a aplicação de métodos numéricos em problemas de Engenharia usando computadores digitais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 68.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Fontes de tensão. Principais distribuições de corrente elétrica. Campo magnético. Lei de Biot-Savart. Lei de Ampere. Indutância. Força magnética e trabalho. Indução.
OBJETIVO: Apresentar os princípios elementares que regem os fenômenos da eletricidade e do magnetismo pela abordagem clássica e desenvolver os conceitos fundamentais sobre os fenômenos elétricos e magnéticos em Engenharia, visando o raciocínio investigativo do aluno.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA GERAL | 34.0 h

EMENTA: Estática dos pontos materiais. Corpos rígidos: sistemas equivalentes de forças. Centro de gravidade e momento de inércia
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos iniciais da Mecânica e o uso da Álgebra, Cálculo e da Primeira e Segunda Leis de Newton de uma forma conjunta para solução de problemas de equilíbrio de pontos materiais e corpos rígidos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 68.0 h

EMENTA: Variáveis. Organização de dados. Representação. Distribuição de freqüência. Medidas de posição e de variabilidade. Probabilidade. Amostragem e estimação. Testes de confiança. Regressão e correlação.
OBJETIVO: Desenvolver conceitos básicos de Estatística necessários para a realização de coleta e análise multivariada de dados em diversas áreas de conhecimento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMODINÂMICA E FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 34.0 h

EMENTA: Conceitos básicos da termodinâmica. Calor e trabalho. Primeira lei da termodinâmica. Transferência de calor. Condução unidimensional de calor. Aletas. Convecção em escoamentos externos. Propriedades dos fluidos. Cinemática dos fluidos. Equação de Bernoulli.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno a capacidade de analisar sistemas que envolvam os princípios básicos da Termodinâmica, Transferência de Calor e Mecânica dos Fluidos, possibilitado a compreensão, análise e operação de sistemas que envolvam esses mecanismos, dando-se ênfase ao controle térmico de equipamentos eletrônicos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

CÁLCULO APLICADO À ENGENHARIA ELÉTRICA | 68.0 h

EMENTA: Números complexos. Plano de Argand-Gauss. Operações com números complexos. Representação de números complexos. Funções de uma variável complexa. Sistemas de coordenadas ortogonais: cartesianas, cilíndricas e esféricas. Integral de linha. Elementos diferenciais de superfície e de volume. Integral de superfície. Divergente. Rotacional. Teorema de Gauss. Teorema de Stokes.
OBJETIVO: Desenvolver habilidade para o modelamento matemático, interpretação e solução de problemas em análise vetorial e cálculo com variáveis complexas. Apresentar e discutir aplicações de análise vetorial e cálculo com variáveis complexas em Engenharia Elétrica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO III | 68.0 h

EMENTA: Seqüências e Séries numéricas e de funções. Equações diferenciais ordinárias. Transformadas de Laplace. Equações diferenciais parciais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem seqüências e séries numéricas e de funções, equações diferenciais ordinárias, Transformadas de Laplace e equações diferenciais parciais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS DIGITAIS I | 68.0 h

EMENTA: Sistemas de numeração e códigos. Aritmética binária. Conceitos lógicos e circuitos básicos. Minimização de funções booleanas. Circuitos com memória: flip-flops, contadores e registradores.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos e princípios de eletrônica digital em circuitos lógicos. Capacitar o aluno para projetar circuitos combinacionais otimizados. Prover os conceitos fundamentais de circuitos digitais seqüenciais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS ELÉTRICOS I | 68.0 h

EMENTA: Análise CC de circuitos elétricos. Leis de Kirchoff. Teoremas de circuitos. Elementos armazenadores de energia. Circuitos de primeira e segunda ordem.
OBJETIVO: Capacitar o aluno na análise de circuitos elétricos em regime permanente e em regime transitório. Desenvolver a aptidão para uso dos teoremas para análise de circuitos. Estender a análise de circuitos de corrente contínua para o domínio do tempo no estudo da resposta transitória de circuitos de primeira e segunda ordem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS I E CIRCUITOS DIGITAIS I | 68.0 h

EMENTA: Experiências com análise de circuitos CC, circuitos de primeira e de segunda ordem, circuitos lógicos combinacionais e seqüenciais. Simulação e projeto.
OBJETIVO: Capacitar o aluno para o projeto, prospecção de defeitos e simulação de circuitos eletrônicos digitais. Desenvolver a aptidão para análise em laboratório da resposta transiente de circuitos elétricos com bipolos armazenadores de energia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

CIRCUITOS DIGITAIS II | 68.0 h

EMENTA: Famílias de dispositivos lógicos. Características físicas e elétricas de circuitos integrados digitais. Multiplexadores/demultiplexadores. Codificadores/decodificadores. Circuitos e dispositivos de memória. Dispositivos lógicos programáveis. Conversões A/D e D/A. Ferramentas computacionais para síntese e análise de circuitos digitais complexos.
OBJETIVO: Conceituar e discutir famílias de dispositivos lógicos e suas aplicações. Desenvolver a aptidão para o projeto de circuitos digitais complexos com enfoque em lógica seqüencial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS ELÉTRICOS II | 68.0 h

EMENTA: Análise de circuitos elétricos de primeira e segunda ordem no domínio do tempo e da freqüência. Análise em regime transitório e em regime permanente. Função de transferência de circuitos elétricos. Pólos e Zeros. Elementos de acoplamento e transformadores.
OBJETIVO: Habilitar o aluno para a análise de circuitos elétricos no domínio do tempo e da freqüência, enfatizando o estudo das redes lineares em circuitos eletrônicos e redes de energia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETROMAGNETISMO | 68.0 h

EMENTA: Estudo dos fenômenos elétricos e magnéticos com base nas quatro equações de Maxwell.
OBJETIVO: Conceituar e discutir fenômenos eletromagnéticos fundamentais e seus modelos matemáticos, aplicando as quatro equações de Maxwell em modelagens de problemas de Engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA I | 68.0 h

EMENTA: Diodos. Circuitos aplicativos. Transistores bipolares de junção. Parâmetros híbridos do TBJ. Amplificadores de tensão a um TBJ. Transistores de efeito de campo. Parâmetros híbridos do JFET. Amplificadores de tensão a um JFET. Estágios amplificadores em cascata.
OBJETIVO: Apresentar e discutir o funcionamento dos dispositivos semicondutores básicos. Capacitar o aluno para projetar redes de polarização para os dispositivos eletrônicos bem como modelar circuitos eletrônicos operando com pequenos sinais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA I E CIRCUITOS DIGITAIS II | 68.0 h

EMENTA: Experiências envolvendo diodos, transistores, amplificadores de tensão, multiplexadores/demultiplexadores, memórias e conversores A/D e D/A. Simulação e projeto.
OBJETIVO: Capacitar o aluno para a análise, prospecção de defeitos e simulação de circuitos seqüenciais complexos. Desenvolver a aptidão para análise em laboratório da resposta senoidal de circuitos elétricos com bipolos armazenadores de energia e para o projeto de circuitos eletrônicos lineares com dispositivos discretos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

ANÁLISE LINEAR DE SISTEMAS | 68.0 h

EMENTA: Modelamento de sistemas dinâmicos lineares causais e invariantes no tempo. Função de transferência. Sistemas realimentados. Resposta temporal. Resposta em freqüência. Estabilidade.
OBJETIVO: Capacitar o aluno para a análise e modelamento matemático lineares de sistemas físicos causais no domínio do tempo e no domínio da freqüência. Habilitar o aluno a caracterizar a estabilidade de sistemas dinâmicos realimentados descritos por função de transferência.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONVERSÃO DE ENERGIA | 68.0 h

EMENTA: Circuitos magnéticos e transformadores. Princípio da conversão eletromecânica de energia. Máquina assíncrona trifásica.
OBJETIVO: Conceituar e discutir transformadores e dispositivos eletromagnéticos básicos para conversão eletromecânica de energia. Capacitar o aluno para modelar, analisar, ensaiar e dimensionar máquinas de indução trifásicas e transformadores monofásicos e trifásicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETROMAGNETISMO APLICADO | 68.0 h

EMENTA: Linhas de transmissão. Carta de Smith. Propagação de ondas e suas interações com o meio. Princípios de antenas.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos e parâmetros de linhas de transmissão com enfoque no comportamento transitório das ondas de tensão e corrente para diferentes tipos de terminações. Apresentar a carta de Smith como ferramenta para buscar o casamento de impedância. Introduzir o comportamento de uma onda eletromagnética em fronteiras planares e propagação em ferrites. Apresentar e discutir conceitos sobre radiação eletromagnética, antenas elementares e bioeletromagnetismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA II | 68.0 h

EMENTA: Amplificadores diferenciais. Amplificadores operacionais. Realimentação Negativa. Circuitos com amplificadores operacionais. Circuitos osciladores. Filtros ativos. Amplificadores de grande sinal. Resposta em freqüência.
OBJETIVO: Capacitar o aluno para analisar, especificar e projetar circuitos lineares e não-lineares utilizando amplificadores operacionais, apresentando e discutindo aplicações nas diversas áreas da Engenharia Elétrica. Habilitar o aluno para projetar circuitos eletrônicos com transistores de potência.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÕES | 68.0 h

EMENTA: Distribuições de probabilidade. Análise de sinais e sistemas no domínio do tempo. Série de Fourier. Transformada de Fourier. Análise de sinais e sistemas no domínio da freqüência. Modulações analógicas.
OBJETIVO: Prover ao aluno uma visão geral dos principais elementos de um sistema de comunicação e das principais técnicas de transmissão de sinais. Capacitar o aluno para caracterizar sinais e sistemas no domínio do tempo e no domínio da freqüência usando séries e transformadas de Fourier. Habilitar o aluno para a análise de desempenho de sistemas de comunicação e dos problemas de transmissão envolvidos. Apresentar e discutir os principais circuitos utilizados na modulação em freqüência e amplitude. Familiarizar o aluno com a prática de análise de sinais no domínio do tempo e no domínio da freqüência, em laboratório.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

CONTROLE E SERVOMECANISMO | 68.0 h

EMENTA: Sistemas dinâmicos escalares lineares e invariantes no tempo. Noções de controle clássico: estabilidade e projeto de controladores pelo método do lugar das raízes no tempo e na freqüência. Variáveis de estado. Controlabilidade. Realimentação de estado. Regulador e servomecanismo. Introdução ao controle robusto.
OBJETIVO: Capacitar o aluno para sintetizar controladores lineares para sistemas físicos escalares a partir de especificações de desempenho nos domínios da freqüência e do tempo. Apresentar e discutir o controle robusto.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA | 228.0 h

EMENTA: Exercício profissional dentro das áreas afins da Engenharia Elétrica, com o objetivo de treinar o aluno numa atividade prática dentro de sua futura profissão. O aluno deverá apresentar relatórios de suas atividades e contará com a orientação da coordenadoria de estágio.
OBJETIVO: Conforme estabelecido no Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Elétrica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA | 68.0 h

EMENTA: Circuitos eletrônicos para instrumentação. Características estáticas e dinâmicas de instrumentos e sensores. Análise de dados experimentais: aquisição de dados e condicionamento de sinais. Controle de instrumentos por computador. Sensores baseados em estado sólido. Medida e análise de deslocamento, velocidade, aceleração, força, pressão, vazão e temperatura.
OBJETIVO: Apresentar e discutir aspectos de medidas de grandezas físicas em Engenharia. Habilitar o aluno para análise, projeto e prospecção de defeitos em circuitos eletrônicos destinados à instrumentação. Desenvolver a aptidão para o dimensionamento e a especificação de dispositivos para aquisição e processamento de dados amostrados por computador digital.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÁQUINAS ELÉTRICAS | 68.0 h

EMENTA: Máquinas de corrente contínua. Máquina síncrona de pólos lisos. Máquina síncrona de pólos salientes. Micromáquinas e servomotores.
OBJETIVO: Conceituar e discutir aspectos das máquinas de corrente contínua e das máquinas síncronas. Capacitar o aluno para modelar, analisar, ensaiar e dimensionar máquinas de corrente contínua e máquinas síncronas trifásicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROPROCESSADORES E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES | 68.0 h

EMENTA: Arquitetura de sistemas computacionais a microprocessador digital: processadores, memórias, dispositivos de entrada e saída, barramentos, instruções, endereçamento, interrupções. Noções de sistemas operacionais. Técnicas de programação de baixo nível. Noções de compiladores.
OBJETIVO: Apresentar e discutir a organização generalista de um computador com enfoque nos princípios dos computadores a processador digital e a interação com sistema operacional. Apresentar os circuitos internos de microprocessadores, detalhes técnicos e conjunto de instruções. Capacitar o aluno para projetar sistemas digitais utilizando microprocessadores. Estimular a concepção de circuitos aplicativos com microcontroladores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA | 68.0 h

EMENTA: Dispositivos semicondutores de chaveamento. Retificadores controlados. Conversores de potência. Fontes chaveadas.
OBJETIVO: Apresentar e discutir a organização generalista de um computador com enfoque nos princípios dos computadores a processador digital e a interação com sistema operacional. Apresentar os circuitos internos de microprocessadores, detalhes técnicos e conjunto de instruções. Capacitar o aluno para projetar sistemas digitais utilizando microprocessadores. Estimular a concepção de circuitos aplicativos com microcontroladores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTALAÇÕES E ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | 68.0 h

EMENTA: Dimensionamento de instalações elétricas industriais e prediais. Dispositivos para proteção de instalações elétricas. Dispositivos para acionamento em instalações elétricas industriais. Qualidade de energia. Projeto.
OBJETIVO: Apresentar a descrição e os aspectos de operação de instalações elétricas para consumo de energia elétrica. Capacitar o aluno para análise, concepção e dimensionamento de instalações elétricas. Apresentar e discutir sistemas para acionamento de máquinas elétricas em instalações industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS | 68.0 h

EMENTA: Sinais e sistemas discretos. Sistemas IIR e FIR. Função de transferência pulsada. Transformada de Fourier discreta no tempo. Transformada discreta de Fourier. Simulação e projeto de filtros digitais. Aplicações.
OBJETIVO: Apresentar os princípios fundamentais de processamento digital de sinais determinísticos, no domínio do tempo e no domínio da freqüência. Habilitar o aluno a aplicar as técnicas e ferramentas para solução de problemas em processamento digital de sinais através de aulas práticas. Capacitar o aluno para o projeto de filtros digitais mediante uma abordagem determinística.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REDES DE COMPUTADORES | 68.0 h

EMENTA: Arquitetura de redes: topologia e modelo de referência OSI. LANs, MANs e WANs. Camada física. Camada de enlace. MAC e LLC. Camada de rede: IP e IPv6. Camada de transporte: UDP, TCP, SCTP. Camada de aplicação.
OBJETIVO: Conceituar e discutir as redes de computadores locais e de longa distância abordando o modelo OSI/ISO. Desenvolver no aluno a capacidade de avaliar a arquitetura TCP/IP e seus principais protocolos. Estimular o aluno para o projeto e concepção de redes de comunicação sem fio.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA ELÉTRICA I | 68.0 h

EMENTA: Prospecção de temas, escolha e planejamento de estudos visando ao desenvolvimento de trabalho orientado de pesquisa, teórico ou experimental, na área de Engenharia Elétrica, e a produção de uma monografia ou relatório técnico-científico sobre o tema trabalhado.
OBJETIVO: Conforme estabelecido no Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Elétrica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

ADMINISTRAÇÃO E EMPREENDEDORISMO | 34.0 h

EMENTA: Fundamentos da administração. Administração de recursos humanos. Administração da produção. Gestão de marketing. Empreendedorismo. Tributação. Gestão de qualidade. Registro de marcas e patentes. Importação e exportação. Oportunidades de mercado.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade administrativa e empreendedora dos egressos, estimulando e fornecendo subsídios àqueles cuja vocação e/ou vontade profissional estiver direcionada à criação de uma empresa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL | 68.0 h

EMENTA: Processos industriais. Instrumentação para processos industriais. Controle digital e eventos discretos. Controladores lógicos programáveis. Práticas de automação. Simulação e projeto.
OBJETIVO: Apresentar e discutir os aspectos de equipamentos e técnicas para automação industrial. Capacitar o aluno para análise, planejamento e síntese de projetos de automação de processos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTROLE DIGITAL | 68.0 h

EMENTA: Modelo em variáveis de estado de sistemas lineares estacionários amostrados no tempo. Resposta temporal. Estabilidade. Controlabilidade. Realimentação de estados. Projeto de controladores. Noções de controle ótimo linear quadrático.
OBJETIVO: Habilitar o aluno para a análise e síntese de sistemas de controle monovariável por computador mediante uma abordagem determinística. Apresentar e discutir controladores ótimos lineares quadráticos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA ECONÔMICA | 34.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de engenharia econômica e de matemática financeira. Métodos de análise de investimento. Análise sob condições de risco e incerteza. Desenvolvimento econômico sustentável.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos básicos sobre a engenharia econômica e fornecer fundamentos para a tomada de decisão sob os aspectos econômico e financeiro

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 34.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos
OBJETIVO: Promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda b) Favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; c) Propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; d) Contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; e) Desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REDES DE COMUNICAÇÃO PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL | 68.0 h

EMENTA: Redes locais industriais baseadas nas arquiteturas ISO, MAP e TOP. Comunicação digital: métodos físicos de transmissão, topologias e controle de acesso. Projetos de redes. Desenvolvimentos de protocolos. Taxas de transmissão. Tolerância a falhas.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos e princípios fundamentais de redes de comunicações para automação industrial. Discutir os serviços e aplicações associados. Habilitar o aluno para a análise e síntese de projeto de redes para automação industrial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA ELÉTRICA II | 68.0 h

EMENTA: Desenvolvimento e defesa de trabalho orientado de pesquisa, teórico ou experimental, na área de Engenharia Elétrica, e a produção de uma monografia ou relatório técnico-científico sobre o tema trabalhado.
OBJETIVO: Conforme estabelecido no Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Elétrica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica [edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a65f6186, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@854ec4a7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@68cbf785, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@58da6ef0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3ae48370, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6f0f6c8b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@630ca851, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8b017ba8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7149f22e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@778357b8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@56d1ee73, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bff36413, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@baab9d55, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@31a0b91, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@70c7aa1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f0dd9ecf, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cf975c5b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8e2c3749, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f961dbca, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@34e29452, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@923e7dc3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@91844868, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a3335999, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3f263e9b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ec4184ce, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2f8dfc30, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8059602e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9baa20bd, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@789ed9a4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@25b5ad6d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f9d4fd7a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7fdbc63, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fb34f158, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@68c22f94, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8627a705, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@38bf4b28, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@77a8141, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@192284ab, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ba0969d2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@db11d0f9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@280f0afa, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@204018f3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@acd84ef8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bf5b4102, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2481e348, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4814b7d6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@31c933db, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2c9fa1a2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@92aa25b3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@20d8f987, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2d9aa48f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@69131c00, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@125d7428, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4298e9c2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@406b7beb, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@87a618d6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f133b5b3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ec699e44, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@63807b06, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9fa670d1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1a62b240, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7ebb1027, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ad2e2d78, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2a2ef90b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@476e0532, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5c83f38b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ce4db088, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@48182e7c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fb6c957, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@aab9bd83, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fcbba775, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@31f379dd, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a0ebeafc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@604b7bc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bab74c49, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6ff80ced, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4fe86825, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b00b8ab, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8ab416ae, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c342ec65, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c9e7ab2d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@296666f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ea0ebe06, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cffc55e3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@212cb888, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@69e2c8d5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1747bab5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@eb4a171, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3641ab30, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cf5ade2f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ae39fd63, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ff28b274, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@45cbbfcb, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2bfcb371, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4d14b348, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@777fc10e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d21739a3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@92eaa290, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@74a02d7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@18e7d507, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1656c4fd, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e62b0519, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@dee6c2fc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fe047fd1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@37ace982, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@344b100e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4459a60b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f5b1d8f8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a76e6198, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c80900b2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@adc74166, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@759b0e27, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e1cbefa1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5e81dd75, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6d9b2c62, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@dcccf219, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@64a118e9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b2414a14, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ee82e93c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4409944f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ee56bef3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@56247fbb, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ab8df6d4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@690d71c7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3b255d5a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1a135799]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2013/12

CONFIGURAÇÃO DAS PROTEÇÕES DE UMA REDE DE DISTRIBUIÇÃO EM MÉDIA TENSÃO (15kV)

2013/12

MONITORAMENTO E GERENCIAMENTO DE PICO DE DEMANDA E FATOR DE POTÊNCIA INDUSTRIAL

2013/12

PROJETO DE UM SISTEMA DE AUTOMAÇÃO E MONITORAMENTO RESIDENCIAL VIA WEB

2013/12

PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA COM ÊNFASE EM LINHAS DE TRANSMISSÃO

2013/12

Sistema de Proteção da Rede de Distribuição de Energia Elétrica

2013/6

SMART GRID

2012/12

A EVOLUÇÃO AUTOMOBILÍSTICA E APLICAÇÃO DE SMART GRID PARA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL

2012/12

AUMENTO DE PRODUTIVIDADE EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL ATRAVÉS DO CONTROLE E ATUAÇÃO DO MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO

2012/12

Automação Residencial: Piscinas.

2012/12

Automação Residencial: Piscinas.

2012/12

CARACTERIZAÇÃO DE UM CONJUNTO DIDÁTICO PARA ENSAIO DE MOTOR DE CORRENTE CONTÍNUA

2012/12

COMUNICAÇÃO POR RÁDIO FREQUÊNCIA PARA CASOS DE EMERGÊNCIAS

2012/12

CONTROLADOR PARAMETRIZÁVEL VIA REDE ETHERNET

2012/12

CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA

2012/12

Desenvolvimento de sistema de distribuição elétrica automotiva

2012/12

DIMENSIONAMENTO ECONÔMICO E AMBIENTAL DE CONDUTORES ELÉTRICOS EM BAIXA TENSÃO

2012/12

DISPOSITIVO DE SUPERVISÃO E CONTROLE DE ILUMINAÇÃO E TEMPERATURA PARA CRIADOUROS DE PÁSSAROS EM RECINTOS FECHADOS

2012/12

DOMÓTICA, FACILITANDO A VIDA DE PESSOAS COM LIMITAÇÕES FUNCIONAIS

2012/12

EVOLUÇÃO DOS PROCESSADORES E SEU FUTURO

2012/12

FLUTUAÇÕES DE TENSÃO CAUSADA PELOS FORNOS A ARCO - EFEITOS E POSSÍVEIS MITIGAÇÕES

2012/12

INSTRUMENTO PARA VISUALIZAÇÃO DE ÁREAS DE RISCO E MONITORAMENTO MÓVEL

2012/12

JIGA AUTOMÁTICA PARA TESTES DE CONVERSORES CHAVEADOS

2012/12

Manipulador Industrial Seletor de Objetos por Nível de Pigmentação

2012/12

MANUTENÇÕES CORRETIVA E PREVENTIVA EM CABINE PRIMÁRIA PARA ATENDIMENTO EM MÉDIA TENSÃO

2012/12

Módulo de Injeção Eletrônica Universal

2012/12

MONITORAMENTO DE UM SISTEMA DE EMERGÊNCIA INDUSTRIAL, APLICANDO O SOFTWARE SUPERVISÓRIO SCADA (ELIPSE)

2012/12

PARAMETRIZAÇÃO DE UMA MÁQUINA HP3070 PARA TESTE DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS

2012/12

Plataforma de Telemetria Programável

2012/12

PLC - INTERNET BANDA LARGA VIA REDE ELÉTRICA

2012/12

Proteção de Transformadores em Subestações de Distribuição

2012/12

QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA NA INDÚSTRIA

2012/12

REDES DE COMUNICAÇÃO PROFIBUS

2012/12

SIMULAÇÃO DE TRANSIENTES EM GIROSCÓPIOS MEMS TIPO DIAPASÃO

2012/12

SIMULADOR DE SINAIS DE FASE E ROTAÇÃO PARA MOTORES OTTO

2012/12

SISTEMA ANTIBLOQUEIO DE FRENAGEM, SENSORIAMENTO E APLICAÇÕES NA ENGENHARIA AUTOMOTIVA

2012/12

Sistema de tratamento de gases para diminuição das emissões de poluentes em motores diesel

2012/12

SOLDA TERMOPLÁSTICA ATRAVÉS DE ULTRASSOM

2012/12

TECNOLOGIA EM RELIGAMENTO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO

2012/12

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PROJETO DE CONTROLADOR DE TEMPERATURA PARA MANTAS TERMOELÉTRICAS

2012/12

TRANSFERÊNCIA SÍNCRONA DE BOMBAS SEM CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL

2011/12

A Evolução dos Sistemas de Partida dos Motores Elétricos de Indução Trifásicos - MIT

2011/12

A importância do Gerenciamento de Projetos

2011/12

Acionamento de servomecanismo

2011/12

Acionamento Microcontrolado para motor Brushless

2011/12

BENEFÍCIOS DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO SUBTERRÂNEA

2011/12

Caixa Preta em Automóveis

2011/12

Características dos Fornos a Indução com Conversores IGBTs

2011/12

Compensação de Reativos Usando Bancos de Capacitores em série em sistemas de distribuição de energia elétrica

2011/12

Controle de Temperatura em Instrumentação Eletrônica

2011/12

Correcao de Fator de Potencia: Vantagens e Desvantagens

2011/12

Estação Solar para Sistemas de Telecomunicações

2011/12

Fontes Alternativas de Energia

2011/12

Frenagem Controlada em Transportadores Regenerativos

2011/12

INFLUÊNCIA DE HARMÔNICOS NO FATOR DE POTÊNCIA

2011/12

Matrizes Energéticas no Brasil

2011/12

PROJETO ELÉTRICO PREDIAL:DESENVOLVIMENTO E COMPARAÇÃO COM FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS

2011/12

protegendo edificacoes de descargas atmosfericas atraves de para raios

2011/12

Qualidade de Energia Elétrica

2011/12

QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL

2011/12

Reator eletrônico para lâmpada fluorescente compacta e sua influência na qualidade de energia

2011/12

Simulador de Sistema Anti-patinagem para Máquinas Agrícolas

2011/12

USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA EM RESIDÊNCIAS

2010/12

Automação Residencial: Um Grande Auxílio para Idosos e Deficientes

2010/12

AUTOMATIZAÇÃO INTELIGENTE DE BAIXO CUSTO EM AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA

2010/12

Casa Inteligente de Baixo Custo

2010/12

Controle de sistema hidropônico utilizando a técnica de fluxo laminar de nutrientes

2010/12

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE MONITORAMENTO AUTOMATIZADO DE PRODUÇÃO

2010/12

DPS-Dispositivo de Proteção Contra Surtos e Suas Aplicações em CFTV e em Telecomunicaçoes

2010/12

Eficiência Energética no Transporte Industrial de Cimento

2010/12

ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

2010/12

Estudo para implantação de um sistema de gestão de manutenção industrial para uma indústria de alimentos

2010/12

OTIMIZAÇÃO NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE UM SISTEMA DE TRANSPORTE PNEUMÁTICO

2010/12

PREVENÇÃO DE RISCOS ELÉTRICOS COM A IMPLEMENTAÇÃO DA NORMA NR-10

2010/12

Sistema Automático de Irrigação

2010/12

SMART GRID: AS REDES ELÉTRICAS INTELIGENTES DO FUTURO

2009/12

AUMENTO DA CONFIABILIDADE DO SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO ATRAVÉS DO MONITORAMENTO DE TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA

2009/12

AUTOMATIZAÇÃO NA COLETA DE INDICADORES DE PRODUÇÃO

2009/12

CONTROLE DE TEMPERATURA E DESCARTE DE ÁGUA EM SISTEMAS.

2009/12

DIMENSIONAMENTO E ANÁLISE DE UM SISTEMA ELÉTRICO EM MÉDIA E BAIXA TENSÃO

2009/12

Eficiência no uso de Energia Elétrica em DataCenters

2009/12

Eletroestimulador transcutâneo para recuperação de lesões e analgesia de

2009/12

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS AMBIENTES DE CONTRATAÇÃO

2009/12

ESTUDO DE CASO DO FORNECIMENTO DE ENERGIA POR FONTES ALTERNATIVAS EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA

2009/12

FORMAÇÃO DE IMAGENS EM EQUIPAMENTOS MÉDICOS

2009/12

ILUMINAÇÃO COM LED

2009/12

IMPLEMENTAÇÃO DE UM CLP ATRAVÉS DE UM MICROCONTROLADOR PIC 16F877A

2009/12

Inversor PWM.

2009/12

O USO DE CABOS DE ALUMINIO PARA DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA PARA BAIXA TENSÃO.

2009/12

PROJETO DE MÓDULO DE TESTES DE PROGRAMAS PARA CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS - CLP

2009/12

PROJETO DE REATOR PARA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

2009/12

Protótipo de um Robô Móvel Autônomo: hardware e software.

2009/12

SISTEMA DE ANÁLISE DE RUÍDO E VIBRAÇÃO

2009/12

SISTEMA DE CONTROLE PARA NÍVEL DE RESERVATÓRIO.

2009/12

SISTEMA DE MONITORAMENTO DE VIBRAÇÕES EM TRANSPORTE DE TRANSFORMADORES DE POTENCIA

2008/12

Automação Residencial: Implementação de tarefas automatizadas Residenciais

2008/12

BENEFÍCIOS DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO AÉREA COMPACTA 15KV

2008/12

DESCRIÇÃO DO SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA NO BRASIL E SEUS DESAFIOS

2008/12

IMPLEMENTAÇÃO DE UM MEDIDOR DE HARMÔNICAS USANDO O SOFTWARE LABVIEW

2008/12

MODELAGEM E CONTROLE DE NÍVEL EM UM SISTEMA DE DOIS TANQUES ACOPLADOS

2008/12

MONITORAMENTO DO CINTO DE SEGURANÇA EM ÔNIBUS DE VIAGEM

2008/12

SISTEMA DE CONTROLE DIGITAL PARA NÍVEL DE RESERVATÓRIO

2007/12

CONTROLE DE SERVOMOTOR

2007/12

GERENCIAMENTO DE ENERGIA NA BUSCA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA - UM ESTUDO DE CASO

2006/12

MEDIDOR DE PLANO DE RADIAÇÃO HORIZONTAL DE ANTENAS MICROSTRIP

2006/6

CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS ELETROMÉDICOS E DE

2006/6

PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO CAN E SUAS APLICAÇÕES NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

2006/6

Rede de Comunicação PROFIBUS

2006/6

Viabilidade do uso de Comunicação RS485 Serial com Transmissão de Dados via Fibra Óptica

2005/12

PLC - COMUNICAÇÃO DE DADOS VIA REDE ELÉTRICA

2005/12

REDES SEM FIO UTILIZANDO O SISTEMA WIMAX BASEADO NO PADRÃO 802.16

2005/12

Segurança em Redes Wireless 802.11b

2005/11

DEFINIÇÃO DO PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO PARA SISTEMA DE AUXÍLIO A DEFICIENTES VISUAIS NO TRANSPORTE COLETIVO

2005/11

Estudo Comparativo das Fontes de Energia no Brasil

2005/11

Frame Relay em Redes Corporativas

2005/11

Projeto de automação de uma cama hospitalar com movimentação dinâmica dos estrados

2005/11

REDES DE COMUNICAÇÃO PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL: PROFIBUS - ESTUDO DE CASO

2005/11

SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO CELULAR MÓVEL

2004/12

Planejamento de Sistemas Celulares: Estudo de Caso

2004/11

Análise Espectral de Sinais Utilizando FFT

2004/11

AQUECEDOR DE ROLAMENTOS INDUTIVO

2004/11

Contribuição na Otimização de Conversores Sigma-Delta

2004/11

Controle e Integração de um Posto de Trabalho

2004/11

Controle Elétrico de Temperatura de Fluídos em Trocadores de Calor

2004/11

Criptografia e Segurança Computacional

2004/11

Travessia Tranqüila - Sistema de Controle de Semáforos para Pessoas com Deficiência Física

2004/10

Qualidade de Voz em Redes IP


Veja também


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.