Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Psicologia



O curso de graduação em Psicologia do campus de Itatiba foi autorizado em maio de 1972 e reconhecido em dezembro de 1974.

Este curso é composto por um núcleo comum, definido por um conjunto de competências, habilidades e conhecimentos, organizados em torno de eixos estruturantes que, em acordo com a vocação da instituição, são desdobradas em suas ênfases curriculares:

  • Psicologia e Processos de Investigação Científica
  • Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção as Saúde
  • Psicologia e Processos de Avaliação Diagnóstica.

Objetivos:
  • Formar um profissional com habilidades conceituais e técnicas, dotados de senso analítico e crítico, capaz de desenvolver ações com uma postura investigativa, participativa e eticamente responsável ao pleno cumprimento dos princípios e compromissos de atuação profissional.
  • Desenvolver a compreensão crítica dos fenômenos políticos, sociais, econômicos, culturais, fundamentais ao exercício da cidadania.
  • Promover a formação de um profissional capaz de compreender os múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfases com os fenômenos biológicos e sociais.
  • Formar um profissional para atuar em diferentes campos, contextos e populações por meio do desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos científicos, próprios da ciência psicológica.
  • Atendendo a estes objetivos, assim como atrelando ensino e extensão, o serviço-escola oferece ao aluno a oportunidade de desenvolver, nas disciplinas de Estágio Supervisionados, atividades de triagem, acolhimento, psicodiagnóstico, psicoterapia.
  • Por meio de parcerias, o curso oferece a prática de Estágios Supervisionados nas áreas hospitalar, comunitária, institucional, organizacional, escolar.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais


DURAÇÃO: dez semestres.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 4.064 horas.

PERÍODO: matutino e noturno.

Áreas de Atuação

O curso de Psicologia da Universidade São Francisco possibilita, aos seus alunos o desenvolvimento de habilidades e competências para atuar nas diversas áreas do mercado de trabalho do profissional Psicólogo. A sólida formação oferecida pelo curso, permite que seus egressos se tornem aptos a desenvolver projetos de avaliação e intervenção em diferentes contextos que demandam a investigação, análise e a prevenção no que se refere à compreensão de processos psicológicos e psicossociais e a promoção da qualidade de vida. Além de poder atuar como profissional autônomo, poderá exercer suas atividades profissionais no setor público, em diferentes equipamentos de saúde pública, no terceiro setor, ONGS, em equipes multiprofissionais, em empresas (setor de Recursos Humanos), instituições hospitalares e escolas.

Atividades Complementares

Clique no link abaixo para fazer o download:

Clínica Psicologia

O curso de psicologia conta com clínica-escola que possibilita, por meio do serviço oferecido à comunidade, a realização de estágios supervisionados nas áreas Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia Social e Institucional, Psicologia Hospitalar. O aluno também auxilia no atendimento às dúvidas sobre a aplicação e correção de testes, confecção de laudos e relatórios, entre outros encaminhamentos.


Há mais de 20 anos em funcionamento, a Clínica oferece atendimento de Psicodiagnóstico e Psicoterapia para jovens e adultos da cidade e região. São 20 consultórios, além de 6 salas especializadas para aplicação de testes psicológicos. Todo material e testes utilizados são aprovados pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP).

Nos últimos três anos, já foram atendidos cerca de mil e trezentos pacientes, totalizando mais de 11 mil atendimentos. O serviço tem como objetivo integrar a instituição à comunidade e contribuir para formação de psicólogos capacitados ao possibilitar que os alunos coloquem em prática todo o conhecimento teórico obtido em sala de aula.

Disciplinas

Portaria Ministerial nº 707, de 18/12/2013 (DOU 19/12/2013)

Turno: MATUTINO Currículo: 0004-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

FILOSOFIA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Filosofia: conceito, origens, problemas e periodização. Exame do Conhecimento, Verdade e Ciência. Elementos de Lógica. Questões de Estética e Filosofia da Arte. Elementos de Filosofia Política e Crítica das Ideologias
OBJETIVO: Oferecer ao estudante instrumental filosófico que o habilite a compreender crítica e profundamente os problemas e interrogações fundamentais da sociedade contemporânea, bem como as questões inerentes à área científico-profissional a que se dedica

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Forças contextuais na psicologia. Influências filosóficas e científicas. Primórdios da Psicologia Experimental, Wilhelm Wundt e antecessores. Escolas de Psicologia: Estruturalismo e Funcionalismo. Desenvolvimento da Psicanálise e do Behaviorismo. Psicologia da Gestalt, Psicologia Humanista, Psicologia Genética. Os primórdios da Psicossomática. História da Psicologia no Brasil.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno conhecimento da psicologia dentro de uma perspectiva histórica. Levar o aluno a perceber a real contribuição de cada uma das correntes de pensamento da Psicologia atual.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Expressões algébricas. Funções de uma variável.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÉTODOS QUANTITATIVOS DE ANÁLISE DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Estatística. Distribuição de freqüência. Medidas de tendência central e separatrizes. Medidas de variabilidade. Introdução ao cálculo de probabilidades. Distribuição de probabilidade. Noções de inferências estatística e amostragem. Distribuições amostrais. Intervalos de confiança. Testes de hipóteses. Correlação e regressão.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de utilizar os conceitos básicos de estatística para organização, interpretação e análise de dados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS | 82.0 h

EMENTA: Processos sensoriais: percepção, motivação, emoção, aprendizagem, memória, pensamento, raciocínio, linguagem, solução de problemas, criatividade, personalidade. Bases biossociológicas do comportamento.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno diferenciar o conceito científico de Psicologia a partir do conhecimento de sua evolução histórica. Levar o aluno a identificar, compreender e aplicar os conceitos básicos de Psicologia, a partir da análise das evidências provenientes de modelos teóricos e de estudos psicológicos, considerando-se as perspectivas psicológicas fundamentais. Incentivar o aluno a estabelecer relações entre os conceitos básicos de Psicologia e as demais áreas de conhecimento psicológico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

DESENVOLVIMENTO INFANTIL | 72.0 h

EMENTA: Introdução à psicologia do desenvolvimento. Concepções de desenvolvimento infantil. Perspectiva de desenvolvimento salientando os campos físico, cognitivo e afetivo-emocional. Principais modelos teóricos e suas implicações. Reflexões sobre temas atuais em psicologia do desenvolvimento infantil.
OBJETIVO: Estudar e discutir os principais conceitos teóricos e as fases do desenvolvimento infantil, com ênfase nos aspectos: físico-motor, cognitivo, afetivo-emocional e social. Levar o aluno a compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano, permitindo-lhes relacionar esse conhecimento com as diversas disciplinas. Possibilitar ao aluno a experiência de observação do desenvolvimento humano infantil

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO EM TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO | 44.0 h

EMENTA: Seleção de fenômenos adequados à técnica de observação pretendida (sistemática, participante e de orientação psicodinâmica). Realização de prática observacional. Discussão dos dados observados. Confecção de relatórios sobre a prática da observação.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno condições para o intercâmbio entre a teoria e a prática da situação observacional em psicologia. Desenvolver habilidades para relatar e discutir os dados observados, utilizando linguagem científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROANATOMOFISIOLOGIA | 88.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em neuroanatomofisiologia: composição dos líquidos intra e extracelulares; homeostasia, regulação e controle. Organização anatômica do sistema nervoso: parte central e parte periférica. Tecido neural: neurônio e glia. Características da membrana celular neuronal. Bioeletrogênese e potencial de ação. Comunicação celular – sinapse neuronal. Receptores sensoriais e modalidades sensoriais. Sistema neurovegetativo. O controle do Movimento e Plasticidade neural.
OBJETIVO: Conhecer as estruturas que tomam parte do sistema nervoso. Compreender os mecanismos fisiológicos responsáveis pelas funções neuronais básicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO | 36.0 h

EMENTA: O papel da observação na atuação do psicólogo. Possibilidades da prática observacional em função da noção de objeto. A observação sistemática, a observação participante e a observação orientada de forma psicodinâmica. Seleção de fenômenos adequados às técnicas de observação pretendidas. Modelo de confecção de relatório.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno um panorama integrador sobre a importância da observação na atuação do psicólogo. Oferecer condições para a discriminação das diversas técnicas de observação em função de determinadas práticas e abordagens. Observar e registrar a situação em que se ocorre a observação e os comportamentos apresentados pelo sujeito(s) observado(s) utilizando uma linguagem científica; Redigir relatórios de pesquisa. Escolher a técnica mais adequada em relação ao objetivo da observação; Comportar-se de forma ética frente ao seu sujeito de observação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

DESENVOLVIMENTO NA ADOLESCÊNCIA E VIDA ADULTA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos biológicos, cognitivos, emocionais e psicossociais do desenvolvimento humano na adolescência e vida adulta (inicial intermediária e tardia). Construção da identidade adulta. Crise de adaptação. Ritos de passagem. Relações afetivas na família. Envelhecimento e morte.
OBJETIVO: Desenvolver uma visão histórica, social e política sobre o período da adolescência até o envelhecer. Instrumentalizar o aluno a lidar com questões ligadas ao desenvolvimento do adolescente, do adulto e do idoso. Explorar os aspectos do desenvolvimento físico, psíquico, social e cognitivo próprios destas faixas etárias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO | 46.0 h

EMENTA: Seleção de um fenômeno do desenvolvimento (físico, cognitivo ou emocional). Escolha e aplicação da técnica observacional adequada ao fenômeno selecionado (observação sistemática, participante ou de orientação psicodinâmica). Realização de observações. Elaboração de relatórios de observação. Análise e discussão dos dados observacionais frente à articulação com a teoria do desenvolvimento. Aspectos e normas éticas em observação.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno condições para o intercâmbio entre a teoria e a prática da situação observacional do desenvolvimento; Acompanhar o desenvolvimento físico, psicossocial, cognitivo e da personalidade; Desenvolver a habilidade de relatar e discutir os dados observados; Fornecer ao aluno elementos para que ao final do curso ele possa ser capaz de observar, de propor e registrar situações utilizando uma linguagem científica; Comportar-se de forma ética frente ao sujeito.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA CIENTÍFICA | 36.0 h

EMENTA: Formas de Conhecimento. Métodos em ciência e em psicologia. Tipos de pesquisa. Métodos qualitativos e quantitativos. Meios de divulgação da produção científica.
OBJETIVO: Possibilitar conhecimentos sobre os princípios básicos da pesquisa em Psicologia; Desenvolver habilidades básicas para identificar e compreender os diversos tipos de pesquisa e suas implicações; Possibilitar ao aluno a necessidade de atualização permanente por meio da produção do conhecimento científico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROPSICOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: As bases neurais da emoção da cognição e motor. Aspectos neurofuncionais da aprendizagem do comportamento e da memória. Patologias mais frequentes. Estrutura neural relacionada ao comportamento. Avaliação neuropsicológica.
OBJETIVO: Compreender os mecanismos neuronais anatomofuncionais responsáveis pelas funções neuropsíquicas básicas. Facilitar a compreensão da natureza e da especificidade do fenômeno psicológico e sua interação com os fenômenos biológicos. Propiciar uma compreensão integral e contextualizada dos fenômenos e processo psicológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Papel e funções do psicólogo escolar como profissional da educação. As origens e análise da escola: Dinâmica de papéis e relações. As diferentes abordagens de ensino. Subsídios teóricos para ações preventivas junto aos alunos, professores, família e comunidade.
OBJETIVO: Compreender o papel da educação sobre o desenvolvimento humano; Conhecer a área de Psicologia Escolar e as formas de atuação profissional do Psicólogo Escolar, subsidiando o trabalho de intervenção e prevenção nesse contexto. Possibilitar ao aluno o conhecimento da origem da instituição escolar, de seu papel nos diferentes momentos históricos e da dinâmica das relações presentes em seu contexto, enfocando as diferentes abordagens em educação; Fornecer subsídios teóricos para ações de saúde mental na escola.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA SOCIAL | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Psicologia Social e sua importância para a sociedade. Vertentes psicológicas e sociológicas. Paradigmas da psicologia social. Aspectos sociais do comportamento humano. Socialização, Identidade e Personalidade. As representações sociais. A produção da subjetividade contemporânea, modos de adoecimento e questões psicossociais no processo de produção e reprodução da vida social. Desenvolvimentos recentes da psicologia social no Brasil e na América Latina.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno o conhecimento da história, principais tendências e conceituação atual dos elementos envolvidos na construção e participação social do indivíduo; Favorecer a reflexão crítica a respeito da realidade social em que vive; Dar subsídios para os alunos refletirem sobre as possíveis implicações sociais da atuação psicológica

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIAS DA PERSONALIDADE | 36.0 h

EMENTA: Concepções de personalidade. Personalidade como objeto de estudo em Psicologia. Principais teorias da personalidade. O desenvolvimento da personalidade.
OBJETIVO: Possibilitar o conhecimento dos principais aspectos do estudo da personalidade; Proporcionar a identificação das diferenças entre os diversos enfoques do estudo da personalidade; Capacitar o aluno a descrever e definir os principais conceitos de cada enfoque do estudo da personalidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO HUMANO | 88.0 h

EMENTA: Linha de base. Registro de comportamentos. Descrição topográfica e funcional de comportamento. Esquemas de reforçamento. Modelagem. Punição. Reforçamento negativo. Fuga e esquiva. Extinção. Coerção. Controle de estímulos. Contingência tríplice. Operação estabelecedora. Cadeia comportamental. Regra. Auto-Regra (crenças). Comportamentos governados por regra (crenças/esquemas). Modelagem (aprendizagem social).
OBJETIVO: Ampliar o conhecimento das bases filosóficas da teoria comportamental; Desenvolver habilidades de formular questões e levantar hipóteses empiricamente verificáveis, registrar e avaliar dados de comportamento; Possibilitar ao aluno identificar a relação entre conceitos básicos da análise do comportamento com a teoria comportamental-cognitiva em diferentes áreas de aplicação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIÊNCIA DA MEDIDA E AVALIAÇÃO DA INTELIGÊNCIA | 116.0 h

EMENTA: Introdução e definição das técnicas de avaliação psicológica. Estudo dos fundamentos dos instrumentos de avaliação: precisão e validade, interpretações referenciadas na norma, no conteúdo e no critério. Teorias da inteligência. Introdução aos instrumentos de avaliação da inteligência. Técnicas de aplicação, interpretação e redação de resultados. Entrevistas e observações como instrumento de avaliação psicológica. Dilemas éticos.
OBJETIVO: Introduzir os princípios básicos da Psicometria que fundamentam cientificamente os testes psicológicos; Introduzir os instrumentos de avaliação da inteligência (geral e específica) visando a compreensão dos objetivos, técnicas de aplicação, interpretação e redação dos resultados; Propiciar experiências práticas de entrevistas, observações e de aplicação de testes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIFICULDADES DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM | 36.0 h

EMENTA: A queixa escolar e os possíveis encaminhamentos. O papel do psicólogo escolar junto às dificuldades escolares e aos distúrbios de aprendizagem. Aprendizagem de leitura e escrita e da matemática.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno o conhecimento das queixas escolares mais frequentes; Oportunizar o conhecimento de ações preventivas e educativas na instituição escolar junto à família, ao corpo discente e docente e ao próprio sujeito; Subsidiar o trabalho de intervenção e prevenção no contexto escolar; diferenciar distúrbio de aprendizagem de uma dificuldade de aprendizagem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA PROFISSIONAL | 72.0 h

EMENTA: O código de ética do psicólogo. A psicologia no Brasil: legislação, especialidades, terapias alternativas. Bioética. Atualizações na área. Documentos produzidos por psicólogos.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma compreensão reflexiva sobre a profissão de psicólogo abordando sua diversidade e o compromisso no contexto atual; Familiarizar o aluno com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, considerando sua estrutura e seus princípios; Desenvolver no aluno o compromisso com a ética profissional; Desenvolver a capacidade elaborar documentos segundo as normas éticas e científicas

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOPATOLOGIA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Conceito de saúde e enfermidade. Classificação diagnóstica, nosológica e etiológica segundo organizações internacionais. Noções de epidemiologia. Características e alterações afetivas, psicomotoras e intelectuais. Sintomas e sinais presentes nos transtornos psicopatológicos. Perspectivas de tratamento
OBJETIVO: Favorecer o conhecimento dos fenômenos psicopatológicos básicos, que constituem os quadros clínicos, classificados conforme o código internacional de doenças em sua versão 10 (CID-10) da OMS; Propiciar aos alunos a identificação e descrição dos diferentes quadros nosológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOPATOLOGIA INFANTIL | 36.0 h

EMENTA: Conceito de crescimento e desenvolvimento e de normalidade. Diferentes abordagens existentes. Epidemiologia dos transtornos da infância e da adolescência. Deficiência Mental; Transtornos invasivos do desenvolvimento; Autismo; Síndrome de Asperger; Transtornos Desintegrativos; Síndrome de Rett; Transtornos do desenvolvimento da linguagem; Transtornos da aprendizagem; Esquizofrenia Infantil; Transtornos do Humor; Síndromes Mentais Orgânicas; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; Transtorno de conduta; Transtornos Ansiosos; Transtornos de Estresse Pós-traumático; Transtornos Alimentares.
OBJETIVO: Oferecer ao aluno o conhecimento quanto à etiologia e os sintomas dos principais transtornos infantis. Desenvolver no aluno a compreensão psicodinâmica dos sintomas infantis, bem como a compreensão das relações entre o sintoma infantil e o contexto familiar. Possibilitar ao aluno formular hipótese diagnóstica dos distúrbios psicológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

AVALIAÇÃO DA PERSONALIDADE | 116.0 h

EMENTA: Introdução às técnicas e instrumentos de avaliação da personalidade. Avaliação da personalidade por meio dos inventários e técnicas gráficas. Seleção de instrumentos. Técnicas de aplicação. Seleção de instrumentos. As etapas da avaliação psicológica, interpretação e redação dos resultados. Dilemas éticos
OBJETIVO: Introduzir às técnicas e os instrumentos de avaliação da personalidade, recorrendo ao uso de inventários e técnicas gráficas; Estimular o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao processo de avaliação, tais como raciocínio analítico, capacidade de relacionamento de informações de várias fontes, aplicações de recursos informáticos à avaliação e habilidade de produção de textos técnicos; Propiciar experiências práticas de aplicação de testes visando a compreensão dos objetivos, técnicas de aplicação, interpretação e redação dos resultados. Especificar as fases do processo diagnóstico com adultos e crianças, enfocando aspectos preventivos e encaminhamentos. Propiciar experiência de integração e aplicação de conceitos nas disciplinas correlatas bem como a reflexão sobre o planejamento e implementação da mesma. Discutir os aspectos éticos envolvidos na utilização dos testes psicológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO EM PSICOLOGIA INSTITUCIONAL | 56.0 h

EMENTA: Contextualização histórica das instituições. Observação e investigação dos diferentes contextos institucionais. As redes de serviços. Identificação dos atores institucionais. O psicólogo nas instituições. As novas demandas sociais. Políticas públicas e ética profissional
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno atividades de observação e investigação da realidade institucional/comunitária e das condições de vida e características da população; Elaborar diagnóstico institucional/Comunitário; Formar atitudes éticas para o trabalho em Psicologia Comunitária e Institucional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA E INSTITUCIONAL | 72.0 h

EMENTA: Instituições: conceito, análise histórico-crítica, representações, sistemas de controle e poder. Análise Institucional. Psico-higiene. Tópicos atuais em Saúde Mental. Psicologia Comunitária: Origens históricas e fundamentos Teórico-Metodológicos. Comunidade e Cidadania. Diferença e exclusão social. Campos de Atuação
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno o conhecimento dos pressupostos históricos e teóricos que fundamentam as práticas e a geração de conhecimento no campo da psicologia social-comunitária. Discutir e analisar os determinantes das condições de vida cotidiana em comunidades e seus efeitos psicológicos. Refletir a respeito do campo da psicologia comunitária, a relação instituição-comunidade e as estratégias de intervenção e posição do psicólogo frente às diversas instituições do meio social.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL | 36.0 h

EMENTA: Fundamentos epistemológicos e históricos da Fenomenologia, Existencialismo e Humanismo em Psicologia. Apresentação dos principais autores da abordagem humanista.
OBJETIVO: Conceituar e diferenciar as teorias fenomenológicas da personalidade; Promover uma compreensão teórico e técnica das abordagens existências-humanistas; Desenvolver visão crítica em relação às teorias frente a seus fundamentos filosóficos e epistemológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS | 72.0 h

EMENTA: Bases históricas e filosóficas das teorias cognitivo comportamentais. Teoria da aprendizagem social de Albert Bandura. Terapia Racional Emotiva Comportamental. Terapia cognitiva. Terapia Construtuvista
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno o conhecimento da histórica e da filosofia que sustentam a prática do terapeuta cognitivo comportamental

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIAS PSICANALÍTICAS | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento histórico dos conceitos psicanalíticos quanto a teoria estrutural. Metapsicologia. As relações de objeto. Pulsão. Narcisismo. Conflito e mecanismos psíquicos.
OBJETIVO: Compreender a evolução dos conceitos teóricos dentro de um contexto sócio histórico Fundamentar a teoria a partir do modelo topográfico, estrutural e econômico; Associar a compreensão dos conceitos teóricos ao dinamismo do funcionamento psíquico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

DINÂMICA DE GRUPO | 36.0 h

EMENTA: Conceituação de grupo. Processo e técnicas grupais. Diferentes condutas, coordenador ou líder de grupo. Tipos específicos de grupos. Procedimentos, técnicas e jogos como instrumento de apoio na prática do psicólogo nas diferentes áreas.
OBJETIVO: Capacitar os alunos do ponto de vista teórico e prático para compreender os fenômenos grupais; Desenvolver a competência para diagnosticar, criar estratégias adequadas e intervir em grupos; Compreender as relações humanas e os fenômenos grupais. Preparar para a atuação nesta área da Psicologia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDOS PSICOSSOCIAIS DAS DEFICIÊNCIAS | 72.0 h

EMENTA: Representações sociais da deficiência e suas relações com os paradigmas de segregação, integração e inclusão. Modelos médico e social e suas repercussões nas propostas de atendimento à pessoa com deficiência. Barreiras para o desenvolvimento da pessoa com deficiência e a identificação dos níveis de apoios necessários. Atuação do psicólogo no trabalho com a família, a escola e a profissionalização da pessoa com deficiência.
OBJETIVO: Compreender a deficiência como um fenômeno social. Discutir o desenvolvimento da pessoa com deficiência na relação com fatores psicossociais. Identificar as bases conceituais e metodológicas dos modelos médico e social subjacentes às propostas de atendimento à pessoa com deficiência. Contribuir para a integração de conhecimentos construídos em diversas áreas da Psicologia. Favorecer a atuação interdisciplinar. Fortalecer a conduta ética na formação profissional do(a) psicólogo(a).

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÉTODOS PROJETIVOS | 116.0 h

EMENTA: Conceitos e fundamentos das técnicas projetivas. Instrumentos de apercepção temática de avaliação da personalidade. Instrumentos de avaliação da personalidade baseados na interpretação de estímulos não-estruturados. Planejamento dos processos de avaliação. Seleção de instrumentos. Seleção de instrumentos. As etapas da avaliação psicológica, Devolução de resultados e documentos decorrentes da avaliação psicológica. Estudos práticos. Dilemas éticos.
OBJETIVO: Introduzir a avaliação da personalidade, recorrendo ao uso das técnicas projetivas, estimulando o desenvolvimento de capacidades cognitivas relacionadas ao processo de avaliação; Estimular a leitura crítica de pesquisa em avaliação psicológica, bem como a habilidade de produção de relatórios decorrentes dela; Desenvolver habilidades profissionais e pessoais implicadas na avaliação, tais como comunicação, habilidades sociais, comportamentos éticos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA DA SAÚDE E HOSPITALAR | 72.0 h

EMENTA: Histórico da inserção do psicólogo nas instituições de saúde e no hospital. O processo do adoecimento. O papel e possibilidades de atuação do psicólogo em instituições de saúde e no hospital. Interconsulta médico-psicológica. Fundamentos psicológicos da promoção, prevenção e reabilitação em saúde. A morte e perda decorrentes do adoecimento. Técnicas de atendimento psicológico específicas à psicologia da saúde e hospitalar. A atuação do psicólogo nas diferentes especialidades médicas. A relação paciente x família x equipe. Possibilidades de intervenção junto a pacientes, familiares e equipes de saúde
OBJETIVO: Compreender o processo do adoecimento e da doença crônica. Capacitar para a atuação em equipes multi e interdisciplinares. Adequar os procedimentos de intervenção às demandas e possibilidades do paciente e da instituição. Possibilitar a compreensão dos aspectos emocionais promovidos no adoecimento e sua influência no desenvolvimento da doença orgânica e na dinâmica familiar. Desenvolver postura ética para atuação em equipes multiprofissionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DA SAÚDE | 36.0 h

EMENTA: Conceito de políticas públicas. História e características das Políticas Públicas de Saúde no Brasil. Articulações com o contexto mundial. Reforma Psiquiátrica e Saúde Mental. O Sistema Único de Saúde. O psicólogo no contexto da saúde pública
OBJETIVO: Oferecer ao aluno referências teóricas sobre a formulação das políticas públicas de saúde e suas relações com os aspectos sócio-históricos. Apontar articulações entre desenvolvimento social, ação pública e políticas públicas de saúde. Discutir estratégias de intervenção e posição do psicólogo no contexto da saúde pública.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO | 72.0 h

EMENTA: Psicologia organizacional e sua evolução. Papel e funções do psicólogo organizacional. A relação entre homem e trabalho. O comportamento humano nas organizações, as variáveis situacionais e formas de atuação: motivação, liderança, grupos e equipes, relacionamento interpessoal, comunicação, criatividade, diversidade e aprendizagem organizacional.
OBJETIVO: Apresentar a evolução e atuais contribuições da Psicologia organizacional para o processo homem-trabalho. Compreender, do ponto de vista da Psicologia, as diversas formas através das quais o ser humano se relaciona com o trabalho. Apresentar os principais componentes envolvidos nas manifestações do comportamento humano no contexto organizacional, compreendendo-os e analisando-os criticamente, a fim de utiliza-los para buscar excelência na gestão de pessoas. Fornecer subsídios teóricos para atuação nas organizações formais e informais

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL | 56.0 h

EMENTA: Atuação do psicólogo escolar nos processos de diagnóstico e intervenção educacional.
OBJETIVO: Habilitar teórica e tecnicamente o estagiário para atuar como psicólogo escolar no diagnóstico e na intervenção; Desenvolver competências específicas para a atuação como psicólogo escolar; Desenvolver atitudes e posturas éticas adequadas à prática do psicólogo escolar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA | 56.0 h

EMENTA: Contato direto com a Instituição/Comunidade. Comunicação com os diversos atores sociais. Territorialização. Levantamento de dados. Observação e Análise de Necessidades. Análise Institucional e Social. Criação e Aplicação de Instrumentos: entrevistas, questionários, testes. Sistematização de dados. Descrição e compreensão. Estabelecimentos de prioridades. Diagnóstico. Formulação de Projeto de Intervenção.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno atividades de observação e investigação da realidade institucional/comunitária e das condições de vida e características da população; Elaborar diagnóstico Institucional/Comunitário, bem como projetos de intervenção, objetivando o resgate da qualidade de vida e da identidade da população; Formar atitudes éticas para o trabalho em psicologia comunitária

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA APLICADA À GESTÃO DE TALENTOS | 72.0 h

EMENTA: Gestão de Pessoas/Talentos. Técnicas de recrutamento e seleção. Técnicas de entrevista. Avaliação psicológica e laudos nas organizações. Cultura e clima organizacional. Elaboração de planos de treinamento e desenvolvimento. Avaliação de desempenho e potencialidades. Saúde mental e Qualidade de Vida no Trabalho.
OBJETIVO: Aprofundar os conhecimentos da gestão de pessoas no contexto das organizações. Desenvolver habilidades básicas para identificar e compreender as diversas técnicas utilizadas para a atuação em gestão de pessoas. Favorecer o desenvolvimento de conduta ética na atuação profissional nas organizações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOTERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Bases teóricas do enfoque cognitivo comportamental. Avaliação comportamental e formulação de caso. Relação terapêutica. A terapia cognitivo comportamental no tratamento dos diferentes transtornos psiquiátricos. Técnicas comportamentais e técnicas cognitivas
OBJETIVO: Favorecer ao aluno o reconhecimento da prática do terapeuta cognitivo comportamental por meio do conhecimento e da aplicação dos procedimentos técnicos e éticos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOTERAPIA HUMANISTA | 72.0 h

EMENTA: Resgate teórico dos principais autores humanistas. Através da observação participante, apresentar a conduta de avaliações e intervenções clínicas, institucionais e grupais. Aplicações da psicologia humanista em variados contextos. Atuação e intervenção clínica da psicoterapia infantil.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos de Gestalt-Terapia, Abordagem Centrada na Pessoa e no Existencialismo; Apresentar tendências e campos de aplicação das teorias e técnicas fenomenológicas; Apresentar a atuação psicoterapêutica: grupos, individual e infantil; Desenvolver no aluno a compreensão da prática psicoterapêutica com base na teoria aprendida

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA | 72.0 h

EMENTA: Técnicas de entrevista psicológica e contrato terapêutico. Fundamentos técnicos da psicanálise: regressão, transferência, contratransferência, resistência, interpretação, condições para o término da análise. Diferenciação entre Psicanálise e outras abordagens psicoterápicas.
OBJETIVO: Apresentar as principais abordagens teóricas que fundamentam as psicoterapias de base analítica, enfatizando seus aspectos técnicos; Capacitar o aluno para a compreensão da articulação entre as dimensões teórica e técnica da Psicanálise e das psicoterapias de base analítica; Capacitar o aluno para a compreensão aprofundada dos elementos técnicos que compõem as diferentes abordagens; Reconhecer as diferentes etapas do processo psicoterapêutico; Compreender os objetivos do processo psicoterapêutico, de acordo com as diferentes abordagens teóricas; Discriminar entre as abordagens analíticas e as não analíticas, refletindo acerca de seu alcance e indicações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO | 56.0 h

EMENTA: Levantamento de dados. Análise e sistematização dos dados, Delineamento de procedimento. Elaboração de proposta de intervenção.
OBJETIVO: Capacitar o aluno, por meio de observações, entrevistas e da utilização de instrumentos padronizados à diagnosticar e propor projetos de intervenção; Executar as atividades respeitando os padrões éticos e a postura profissional do Psicólogo organizacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICODIAGNÓSTICO | 56.0 h

EMENTA: Entrevista, avaliação e diagnóstico. Início dos atendimentos. Análise e sistematização dos dados. Discussão dos relatórios de atendimento.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno recursos teóricos-técnicos que facilitem sua prática profissional na área clínica, desenvolvendo competências específicas de atuação no processo de psicodiagnóstico; Desenvolver habilidades de elaborar relatos e estudos de caso; apresentá-los de forma escrita e oral, respeitando as normas técnicas e as condutas éticas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE E HOSPITALAR | 56.0 h

EMENTA: As instituições de saúde. Acolhimento e atendimentos. Proposta de intervenção psicológica. Anotações em prontuários. Atuação em equipes multi e interdisciplinares. Elaboração, análise e discussão de relatórios. Aspectos éticos no estágio em Psicologia da Saúde e Hospitalar.
OBJETIVO: Propiciar a inserção dos alunos em instituições de saúde e hospitais. Promover o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais específicas para atuação nestas instituições, bem como o conhecimento dos limites e possibilidades de atuação. Propiciar experiência de atuação multiprofissional. Integrar modelos teóricos à atuação do psicólogo em instituições de saúde. Desenvolver competências necessárias para intervenções terapêuticas e preventivas em casos de adoecimento. Desenvolver postura ética para o trabalho em Psicologia Hospitalar e da Saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PSICOLOGIA | 88.0 h

EMENTA: Componentes lógicos, estruturais e formais do projeto de pesquisa. Elaboração do projeto de pesquisa. Princípios éticos da pesquisa em psicologia. Importância do consentimento esclarecido do participante da pesquisa. Plano de análise de dados.
OBJETIVO: Fornecer conhecimentos sobre os princípios básicos da elaboração de um projeto de pesquisa e análise de dados; Desenvolver habilidades básicas para a escolha do método mais adequado para o projeto de pesquisa; Formar atitudes éticas na realização de pesquisa em psicologia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS E INTERVENÇÕES GRUPAIS | 72.0 h

EMENTA: Processos grupais. Formas de Avaliação. Intervenções. Diferentes Aplicações teórico-práticas com grupos e contextos diversos.
OBJETIVO: Propiciar a compreensão do funcionamento de um grupo com seus fenômenos e processos, bem como sua aplicabilidade, considerando os objetivos, a população e as patologias envolvidas; Apresentar ao aluno as diversas possibilidades de intervenções grupais aplicadas aos contextos institucionais, públicos e privados

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOTERAPIA BREVE | 36.0 h

EMENTA: Perspectiva histórica da Psicoterapia Breve e sua relação com o movimento psicanalítico. Alcance e limites técnicos. Fundamentos teóricos, técnicos e abordagens da Psicoterapia Breve. Psicoterapia de apoio, aconselhamento, plantão psicológico. Condução do tratamento, interpretação, manutenção do foco. Entrevistas preliminares, planejamento do tratamento, finalização e avaliação dos resultados do processo. Aplicabilidade da Psicoterapia Breve em situações críticas (crises, emergências, desastres, perdas e luto, sequestros). Elaboração de programas de ajuda para vítimas de situações de crise e emergência. Suporte psicológico emergencial. Atuação em equipe multi e interdisciplinares. Programas de prevenção e resposta às situações de crise e emergência.
OBJETIVO: Fundamentar teórica e tecnicamente a psicoterapia breve, especificando as fases do processo com adultos, adolescentes, crianças, casais e grupos. Enfocar critérios de seleção, alta e de encaminhamentos. Desenvolver postura ética e técnica a partir da discussão do papel do psicoterapeuta breve. Identificar elementos teóricos de diferentes áreas da Psicologia que auxiliem na construção de programas de ajuda para vítimas de situações de crise e emergência. Capacitar o aluno para o atendimento em Psicoterapia Breve e apoio psicológico em casos de crise e emergência. Desenvolver postura ética para trabalho em equipes multi e interdisciplinares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOTERAPIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA | 72.0 h

EMENTA: Conceituação de psicoterapia infantil e do adolescente. A importância do psicodiagnóstico infantil/adolescente. A diversidade de abordagem para o tratamento psicológico da criança e adolescente. As principais técnicas de tratamento psicoterápico. A psicoterapia de grupo.
OBJETIVO: Possibilitar conhecimentos sobre as diversas abordagens da psicoterapia infantil e do adolescente; Desenvolver habilidades básicas no campo diagnóstico, preventivo e interventivo, para identificar e compreender as possibilidades de intervenção psicoterapêutica com crianças e adolescentes e suas implicações; Desenvolver atitudes éticas na atuação psicoterapêutica com crianças e adolescente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EM ÁREA DE OPÇÃO I | 70.0 h

EMENTA: Proposta de intervenção psicológica. Análise e sistematização dos dados. Discussão dos relatórios de intervenção
OBJETIVO: Aprimorar os recursos teóricos-técnicos que facilitem a formação na área de opção; Aprimorar capacidade de elaborar relatos e discutir dados provenientes do processo de intervenção na área de opção; Formar a postura ética necessária para a atuação profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EM ÁREA DE OPÇÃO II | 70.0 h

EMENTA: Proposta de intervenção psicológica. Análise e sistematização dos dados. Discussão dos relatórios de intervenção
OBJETIVO: Aprimorar os recursos teóricos-técnicos que facilitem a formação na área de opção; Aprimorar a capacidade de elaborar relatos e discutir dados provenientes do processo de intervenção na área de opção;Formar a postura ética necessária para a atuação profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PSICOLOGIA | 52.0 h

EMENTA: Componentes lógicos, estruturais e formais do projeto de pesquisa. Elaboração do projeto de pesquisa. Princípios éticos da pesquisa em psicologia. Importância do consentimento esclarecido do participante da pesquisa. Plano de análise de dados.
OBJETIVO: Fornecer conhecimentos sobre os princípios básicos da elaboração de um projeto de pesquisa e análise de dados; Desenvolver habilidades básicas para a escolha do método mais adequado para o projeto de pesquisa; Formar atitudes éticas na realização de pesquisa em psicologia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOFARMACOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Definição. Classificação dos psicofármacos, substrato biológico e tratamento dos distúrbios mentais.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno o entendimento da ação dos psicofármacos nas funções psíquicas básicas e nos quadros clínicos, assim como seus efeitos colaterais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EM ÁREA DE OPÇÃO I | 70.0 h

EMENTA: Proposta de intervenção psicológica. Análise e sistematização dos dados. Discussão dos relatórios de intervenção
OBJETIVO: Aprimorar os recursos teóricos-técnicos que facilitem a formação na área de opção;Aprimorar a capacidade de elaborar relatos e discutir dados provenientes do processo de intervenção na área de opção; Formar a postura ética necessária para a atuação profissional

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EM ÁREA DE OPÇÃO II | 70.0 h

EMENTA: Proposta de intervenção psicológica. Análise e sistematização dos dados. Discussão dos relatórios de intervenção
OBJETIVO: Aprimorar os recursos teóricos-técnicos que facilitem a formação na área de opção;Aprimorar a capacidade de elaborar relatos e discutir dados provenientes do processo de intervenção na área de opção; Formar a postura ética necessária para a atuação profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDOS DE CASOS | 108.0 h

EMENTA: Proposta de intervenção psicológica. As diversas interfases do trabalho do psicólogo. Sua ação social nos diversos contextos da profissão. Análise e sistematização dos dados. Discussão dos relatórios de intervenção.
OBJETIVO: Propiciar ao aluno um espaço de discussão nos diferentes contextos de atuação profissional. Aprimorar a capacidade de comunicar os fenômenos psicológicos, de elaborar relatos e discutir dados provenientes do processo de intervenção. Desenvolver uma reflexão crítica sobre a natureza da ação na psicologia. Facilitar o estabelecimento de interfases com as diferentes áreas da prática psicológica. Aprimorar a postura ética.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA JURÍDICA | 80.0 h

EMENTA: Verdade e subjetividade na Psicologia e na Justiça. Conceito e Perícia. Parecer pericial. Capacidade civil. Imputabilidade penal. Separação judicial. Guarda de crianças. Violência e infância.
OBJETIVO: Introduzir os alunos nos conceitos básicos de Psicologia Jurídica e na prática pericial das áreas da Infância e Adolescência, Civil e Criminal;Levar o aluno a refletir crítica e eticamente sobre sua atuação como assistente técnico ou perito judicial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PSICOLOGIA | 44.0 h

EMENTA: Redação do trabalho de conclusão de curso dentro dos padrões da pesquisa escolhida, especialmente no que se refere à discussão dos dados obtidos e as conclusões estabelecidas.
OBJETIVO: Adquirir conhecimentos básicos sobre as diversas formas de discurso científico;Desenvolver habilidades de organização do conteúdo para a elaboração de relatórios científicos;Favorecer a compreensão da importância da pesquisa como indispensável ao profissional da psicologia nas diferentes áreas de atuação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0004-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

FILOSOFIA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Filosofia: conceito, origens, problemas e periodização. Exame do Conhecimento, Verdade e Ciência. Elementos de Lógica. Questões de Estética e Filosofia da Arte. Elementos de Filosofia Política e Crítica das Ideologias
OBJETIVO: Oferecer ao estudante instrumental filosófico que o habilite a compreender crítica e profundamente os problemas e interrogações fundamentais da sociedade contemporânea, bem como as questões inerentes à área científico-profissional a que se dedica

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Forças contextuais na psicologia. Influências filosóficas e científicas. Primórdios da Psicologia Experimental, Wilhelm Wundt e antecessores. Escolas de Psicologia: Estruturalismo e Funcionalismo. Desenvolvimento da Psicanálise e do Behaviorismo. Psicologia da Gestalt, Psicologia Humanista, Psicologia Genética. Os primórdios da Psicossomática. História da Psicologia no Brasil.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno conhecimento da psicologia dentro de uma perspectiva histórica. Levar o aluno a perceber a real contribuição de cada uma das correntes de pensamento da Psicologia atual.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Expressões algébricas. Funções de uma variável.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÉTODOS QUANTITATIVOS DE ANÁLISE DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Estatística. Distribuição de freqüência. Medidas de tendência central e separatrizes. Medidas de variabilidade. Introdução ao cálculo de probabilidades. Distribuição de probabilidade. Noções de inferências estatística e amostragem. Distribuições amostrais. Intervalos de confiança. Testes de hipóteses. Correlação e regressão.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de utilizar os conceitos básicos de estatística para organização, interpretação e análise de dados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS | 82.0 h

EMENTA: Processos sensoriais: percepção, motivação, emoção, aprendizagem, memória, pensamento, raciocínio, linguagem, solução de problemas, criatividade, personalidade. Bases biossociológicas do comportamento.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno diferenciar o conceito científico de Psicologia a partir do conhecimento de sua evolução histórica. Levar o aluno a identificar, compreender e aplicar os conceitos básicos de Psicologia, a partir da análise das evidências provenientes de modelos teóricos e de estudos psicológicos, considerando-se as perspectivas psicológicas fundamentais. Incentivar o aluno a estabelecer relações entre os conceitos básicos de Psicologia e as demais áreas de conhecimento psicológico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

DESENVOLVIMENTO INFANTIL | 72.0 h

EMENTA: Introdução à psicologia do desenvolvimento. Concepções de desenvolvimento infantil. Perspectiva de desenvolvimento salientando os campos físico, cognitivo e afetivo-emocional. Principais modelos teóricos e suas implicações. Reflexões sobre temas atuais em psicologia do desenvolvimento infantil.
OBJETIVO: Estudar e discutir os principais conceitos teóricos e as fases do desenvolvimento infantil, com ênfase nos aspectos: físico-motor, cognitivo, afetivo-emocional e social. Levar o aluno a compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano, permitindo-lhes relacionar esse conhecimento com as diversas disciplinas. Possibilitar ao aluno a experiência de observação do desenvolvimento humano infantil

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO EM TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO | 44.0 h

EMENTA: Seleção de fenômenos adequados à técnica de observação pretendida (sistemática, participante e de orientação psicodinâmica). Realização de prática observacional. Discussão dos dados observados. Confecção de relatórios sobre a prática da observação.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno condições para o intercâmbio entre a teoria e a prática da situação observacional em psicologia. Desenvolver habilidades para relatar e discutir os dados observados, utilizando linguagem científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROANATOMOFISIOLOGIA | 88.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em neuroanatomofisiologia: composição dos líquidos intra e extracelulares; homeostasia, regulação e controle. Organização anatômica do sistema nervoso: parte central e parte periférica. Tecido neural: neurônio e glia. Características da membrana celular neuronal. Bioeletrogênese e potencial de ação. Comunicação celular – sinapse neuronal. Receptores sensoriais e modalidades sensoriais. Sistema neurovegetativo. O controle do Movimento e Plasticidade neural.
OBJETIVO: Conhecer as estruturas que tomam parte do sistema nervoso. Compreender os mecanismos fisiológicos responsáveis pelas funções neuronais básicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO | 36.0 h

EMENTA: O papel da observação na atuação do psicólogo. Possibilidades da prática observacional em função da noção de objeto. A observação sistemática, a observação participante e a observação orientada de forma psicodinâmica. Seleção de fenômenos adequados às técnicas de observação pretendidas. Modelo de confecção de relatório.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno um panorama integrador sobre a importância da observação na atuação do psicólogo. Oferecer condições para a discriminação das diversas técnicas de observação em função de determinadas práticas e abordagens. Observar e registrar a situação em que se ocorre a observação e os comportamentos apresentados pelo sujeito(s) observado(s) utilizando uma linguagem científica; Redigir relatórios de pesquisa. Escolher a técnica mais adequada em relação ao objetivo da observação; Comportar-se de forma ética frente ao seu sujeito de observação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

DESENVOLVIMENTO NA ADOLESCÊNCIA E VIDA ADULTA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos biológicos, cognitivos, emocionais e psicossociais do desenvolvimento humano na adolescência e vida adulta (inicial intermediária e tardia). Construção da identidade adulta. Crise de adaptação. Ritos de passagem. Relações afetivas na família. Envelhecimento e morte.
OBJETIVO: Desenvolver uma visão histórica, social e política sobre o período da adolescência até o envelhecer. Instrumentalizar o aluno a lidar com questões ligadas ao desenvolvimento do adolescente, do adulto e do idoso. Explorar os aspectos do desenvolvimento físico, psíquico, social e cognitivo próprios destas faixas etárias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO | 46.0 h

EMENTA: Seleção de um fenômeno do desenvolvimento (físico, cognitivo ou emocional). Escolha e aplicação da técnica observacional adequada ao fenômeno selecionado (observação sistemática, participante ou de orientação psicodinâmica). Realização de observações. Elaboração de relatórios de observação. Análise e discussão dos dados observacionais frente à articulação com a teoria do desenvolvimento. Aspectos e normas éticas em observação.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno condições para o intercâmbio entre a teoria e a prática da situação observacional do desenvolvimento; Acompanhar o desenvolvimento físico, psicossocial, cognitivo e da personalidade; Desenvolver a habilidade de relatar e discutir os dados observados; Fornecer ao aluno elementos para que ao final do curso ele possa ser capaz de observar, de propor e registrar situações utilizando uma linguagem científica; Comportar-se de forma ética frente ao sujeito.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA CIENTÍFICA | 36.0 h

EMENTA: Formas de Conhecimento. Métodos em ciência e em psicologia. Tipos de pesquisa. Métodos qualitativos e quantitativos. Meios de divulgação da produção científica.
OBJETIVO: Possibilitar conhecimentos sobre os princípios básicos da pesquisa em Psicologia; Desenvolver habilidades básicas para identificar e compreender os diversos tipos de pesquisa e suas implicações; Possibilitar ao aluno a necessidade de atualização permanente por meio da produção do conhecimento científico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROPSICOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: As bases neurais da emoção da cognição e motor. Aspectos neurofuncionais da aprendizagem do comportamento e da memória. Patologias mais frequentes. Estrutura neural relacionada ao comportamento. Avaliação neuropsicológica.
OBJETIVO: Compreender os mecanismos neuronais anatomofuncionais responsáveis pelas funções neuropsíquicas básicas. Facilitar a compreensão da natureza e da especificidade do fenômeno psicológico e sua interação com os fenômenos biológicos. Propiciar uma compreensão integral e contextualizada dos fenômenos e processo psicológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Papel e funções do psicólogo escolar como profissional da educação. As origens e análise da escola: Dinâmica de papéis e relações. As diferentes abordagens de ensino. Subsídios teóricos para ações preventivas junto aos alunos, professores, família e comunidade.
OBJETIVO: Compreender o papel da educação sobre o desenvolvimento humano; Conhecer a área de Psicologia Escolar e as formas de atuação profissional do Psicólogo Escolar, subsidiando o trabalho de intervenção e prevenção nesse contexto. Possibilitar ao aluno o conhecimento da origem da instituição escolar, de seu papel nos diferentes momentos históricos e da dinâmica das relações presentes em seu contexto, enfocando as diferentes abordagens em educação; Fornecer subsídios teóricos para ações de saúde mental na escola.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA SOCIAL | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Psicologia Social e sua importância para a sociedade. Vertentes psicológicas e sociológicas. Paradigmas da psicologia social. Aspectos sociais do comportamento humano. Socialização, Identidade e Personalidade. As representações sociais. A produção da subjetividade contemporânea, modos de adoecimento e questões psicossociais no processo de produção e reprodução da vida social. Desenvolvimentos recentes da psicologia social no Brasil e na América Latina.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno o conhecimento da história, principais tendências e conceituação atual dos elementos envolvidos na construção e participação social do indivíduo; Favorecer a reflexão crítica a respeito da realidade social em que vive; Dar subsídios para os alunos refletirem sobre as possíveis implicações sociais da atuação psicológica

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIAS DA PERSONALIDADE | 36.0 h

EMENTA: Concepções de personalidade. Personalidade como objeto de estudo em Psicologia. Principais teorias da personalidade. O desenvolvimento da personalidade.
OBJETIVO: Possibilitar o conhecimento dos principais aspectos do estudo da personalidade; Proporcionar a identificação das diferenças entre os diversos enfoques do estudo da personalidade; Capacitar o aluno a descrever e definir os principais conceitos de cada enfoque do estudo da personalidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO HUMANO | 88.0 h

EMENTA: Linha de base. Registro de comportamentos. Descrição topográfica e funcional de comportamento. Esquemas de reforçamento. Modelagem. Punição. Reforçamento negativo. Fuga e esquiva. Extinção. Coerção. Controle de estímulos. Contingência tríplice. Operação estabelecedora. Cadeia comportamental. Regra. Auto-Regra (crenças). Comportamentos governados por regra (crenças/esquemas). Modelagem (aprendizagem social).
OBJETIVO: Ampliar o conhecimento das bases filosóficas da teoria comportamental; Desenvolver habilidades de formular questões e levantar hipóteses empiricamente verificáveis, registrar e avaliar dados de comportamento; Possibilitar ao aluno identificar a relação entre conceitos básicos da análise do comportamento com a teoria comportamental-cognitiva em diferentes áreas de aplicação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIÊNCIA DA MEDIDA E AVALIAÇÃO DA INTELIGÊNCIA | 116.0 h

EMENTA: Introdução e definição das técnicas de avaliação psicológica. Estudo dos fundamentos dos instrumentos de avaliação: precisão e validade, interpretações referenciadas na norma, no conteúdo e no critério. Teorias da inteligência. Introdução aos instrumentos de avaliação da inteligência. Técnicas de aplicação, interpretação e redação de resultados. Entrevistas e observações como instrumento de avaliação psicológica. Dilemas éticos.
OBJETIVO: Introduzir os princípios básicos da Psicometria que fundamentam cientificamente os testes psicológicos; Introduzir os instrumentos de avaliação da inteligência (geral e específica) visando a compreensão dos objetivos, técnicas de aplicação, interpretação e redação dos resultados; Propiciar experiências práticas de entrevistas, observações e de aplicação de testes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIFICULDADES DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM | 36.0 h

EMENTA: A queixa escolar e os possíveis encaminhamentos. O papel do psicólogo escolar junto às dificuldades escolares e aos distúrbios de aprendizagem. Aprendizagem de leitura e escrita e da matemática.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno o conhecimento das queixas escolares mais frequentes; Oportunizar o conhecimento de ações preventivas e educativas na instituição escolar junto à família, ao corpo discente e docente e ao próprio sujeito; Subsidiar o trabalho de intervenção e prevenção no contexto escolar; diferenciar distúrbio de aprendizagem de uma dificuldade de aprendizagem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA PROFISSIONAL | 72.0 h

EMENTA: O código de ética do psicólogo. A psicologia no Brasil: legislação, especialidades, terapias alternativas. Bioética. Atualizações na área. Documentos produzidos por psicólogos.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma compreensão reflexiva sobre a profissão de psicólogo abordando sua diversidade e o compromisso no contexto atual; Familiarizar o aluno com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, considerando sua estrutura e seus princípios; Desenvolver no aluno o compromisso com a ética profissional; Desenvolver a capacidade elaborar documentos segundo as normas éticas e científicas

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOPATOLOGIA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Conceito de saúde e enfermidade. Classificação diagnóstica, nosológica e etiológica segundo organizações internacionais. Noções de epidemiologia. Características e alterações afetivas, psicomotoras e intelectuais. Sintomas e sinais presentes nos transtornos psicopatológicos. Perspectivas de tratamento
OBJETIVO: Favorecer o conhecimento dos fenômenos psicopatológicos básicos, que constituem os quadros clínicos, classificados conforme o código internacional de doenças em sua versão 10 (CID-10) da OMS; Propiciar aos alunos a identificação e descrição dos diferentes quadros nosológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOPATOLOGIA INFANTIL | 36.0 h

EMENTA: Conceito de crescimento e desenvolvimento e de normalidade. Diferentes abordagens existentes. Epidemiologia dos transtornos da infância e da adolescência. Deficiência Mental; Transtornos invasivos do desenvolvimento; Autismo; Síndrome de Asperger; Transtornos Desintegrativos; Síndrome de Rett; Transtornos do desenvolvimento da linguagem; Transtornos da aprendizagem; Esquizofrenia Infantil; Transtornos do Humor; Síndromes Mentais Orgânicas; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; Transtorno de conduta; Transtornos Ansiosos; Transtornos de Estresse Pós-traumático; Transtornos Alimentares.
OBJETIVO: Oferecer ao aluno o conhecimento quanto à etiologia e os sintomas dos principais transtornos infantis. Desenvolver no aluno a compreensão psicodinâmica dos sintomas infantis, bem como a compreensão das relações entre o sintoma infantil e o contexto familiar. Possibilitar ao aluno formular hipótese diagnóstica dos distúrbios psicológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

AVALIAÇÃO DA PERSONALIDADE | 116.0 h

EMENTA: Introdução às técnicas e instrumentos de avaliação da personalidade. Avaliação da personalidade por meio dos inventários e técnicas gráficas. Seleção de instrumentos. Técnicas de aplicação. Seleção de instrumentos. As etapas da avaliação psicológica, interpretação e redação dos resultados. Dilemas éticos
OBJETIVO: Introduzir às técnicas e os instrumentos de avaliação da personalidade, recorrendo ao uso de inventários e técnicas gráficas; Estimular o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao processo de avaliação, tais como raciocínio analítico, capacidade de relacionamento de informações de várias fontes, aplicações de recursos informáticos à avaliação e habilidade de produção de textos técnicos; Propiciar experiências práticas de aplicação de testes visando a compreensão dos objetivos, técnicas de aplicação, interpretação e redação dos resultados. Especificar as fases do processo diagnóstico com adultos e crianças, enfocando aspectos preventivos e encaminhamentos. Propiciar experiência de integração e aplicação de conceitos nas disciplinas correlatas bem como a reflexão sobre o planejamento e implementação da mesma. Discutir os aspectos éticos envolvidos na utilização dos testes psicológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO EM PSICOLOGIA INSTITUCIONAL | 56.0 h

EMENTA: Contextualização histórica das instituições. Observação e investigação dos diferentes contextos institucionais. As redes de serviços. Identificação dos atores institucionais. O psicólogo nas instituições. As novas demandas sociais. Políticas públicas e ética profissional
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno atividades de observação e investigação da realidade institucional/comunitária e das condições de vida e características da população; Elaborar diagnóstico institucional/Comunitário; Formar atitudes éticas para o trabalho em Psicologia Comunitária e Institucional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA E INSTITUCIONAL | 72.0 h

EMENTA: Instituições: conceito, análise histórico-crítica, representações, sistemas de controle e poder. Análise Institucional. Psico-higiene. Tópicos atuais em Saúde Mental. Psicologia Comunitária: Origens históricas e fundamentos Teórico-Metodológicos. Comunidade e Cidadania. Diferença e exclusão social. Campos de Atuação
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno o conhecimento dos pressupostos históricos e teóricos que fundamentam as práticas e a geração de conhecimento no campo da psicologia social-comunitária. Discutir e analisar os determinantes das condições de vida cotidiana em comunidades e seus efeitos psicológicos. Refletir a respeito do campo da psicologia comunitária, a relação instituição-comunidade e as estratégias de intervenção e posição do psicólogo frente às diversas instituições do meio social.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL | 36.0 h

EMENTA: Fundamentos epistemológicos e históricos da Fenomenologia, Existencialismo e Humanismo em Psicologia. Apresentação dos principais autores da abordagem humanista.
OBJETIVO: Conceituar e diferenciar as teorias fenomenológicas da personalidade; Promover uma compreensão teórico e técnica das abordagens existências-humanistas; Desenvolver visão crítica em relação às teorias frente a seus fundamentos filosóficos e epistemológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS | 72.0 h

EMENTA: Bases históricas e filosóficas das teorias cognitivo comportamentais. Teoria da aprendizagem social de Albert Bandura. Terapia Racional Emotiva Comportamental. Terapia cognitiva. Terapia Construtuvista
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno o conhecimento da histórica e da filosofia que sustentam a prática do terapeuta cognitivo comportamental

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIAS PSICANALÍTICAS | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento histórico dos conceitos psicanalíticos quanto a teoria estrutural. Metapsicologia. As relações de objeto. Pulsão. Narcisismo. Conflito e mecanismos psíquicos.
OBJETIVO: Compreender a evolução dos conceitos teóricos dentro de um contexto sócio histórico Fundamentar a teoria a partir do modelo topográfico, estrutural e econômico; Associar a compreensão dos conceitos teóricos ao dinamismo do funcionamento psíquico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

DINÂMICA DE GRUPO | 36.0 h

EMENTA: Conceituação de grupo. Processo e técnicas grupais. Diferentes condutas, coordenador ou líder de grupo. Tipos específicos de grupos. Procedimentos, técnicas e jogos como instrumento de apoio na prática do psicólogo nas diferentes áreas.
OBJETIVO: Capacitar os alunos do ponto de vista teórico e prático para compreender os fenômenos grupais; Desenvolver a competência para diagnosticar, criar estratégias adequadas e intervir em grupos; Compreender as relações humanas e os fenômenos grupais. Preparar para a atuação nesta área da Psicologia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDOS PSICOSSOCIAIS DAS DEFICIÊNCIAS | 72.0 h

EMENTA: Representações sociais da deficiência e suas relações com os paradigmas de segregação, integração e inclusão. Modelos médico e social e suas repercussões nas propostas de atendimento à pessoa com deficiência. Barreiras para o desenvolvimento da pessoa com deficiência e a identificação dos níveis de apoios necessários. Atuação do psicólogo no trabalho com a família, a escola e a profissionalização da pessoa com deficiência.
OBJETIVO: Compreender a deficiência como um fenômeno social. Discutir o desenvolvimento da pessoa com deficiência na relação com fatores psicossociais. Identificar as bases conceituais e metodológicas dos modelos médico e social subjacentes às propostas de atendimento à pessoa com deficiência. Contribuir para a integração de conhecimentos construídos em diversas áreas da Psicologia. Favorecer a atuação interdisciplinar. Fortalecer a conduta ética na formação profissional do(a) psicólogo(a).

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÉTODOS PROJETIVOS | 116.0 h

EMENTA: Conceitos e fundamentos das técnicas projetivas. Instrumentos de apercepção temática de avaliação da personalidade. Instrumentos de avaliação da personalidade baseados na interpretação de estímulos não-estruturados. Planejamento dos processos de avaliação. Seleção de instrumentos. Seleção de instrumentos. As etapas da avaliação psicológica, Devolução de resultados e documentos decorrentes da avaliação psicológica. Estudos práticos. Dilemas éticos.
OBJETIVO: Introduzir a avaliação da personalidade, recorrendo ao uso das técnicas projetivas, estimulando o desenvolvimento de capacidades cognitivas relacionadas ao processo de avaliação; Estimular a leitura crítica de pesquisa em avaliação psicológica, bem como a habilidade de produção de relatórios decorrentes dela; Desenvolver habilidades profissionais e pessoais implicadas na avaliação, tais como comunicação, habilidades sociais, comportamentos éticos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA DA SAÚDE E HOSPITALAR | 72.0 h

EMENTA: Histórico da inserção do psicólogo nas instituições de saúde e no hospital. O processo do adoecimento. O papel e possibilidades de atuação do psicólogo em instituições de saúde e no hospital. Interconsulta médico-psicológica. Fundamentos psicológicos da promoção, prevenção e reabilitação em saúde. A morte e perda decorrentes do adoecimento. Técnicas de atendimento psicológico específicas à psicologia da saúde e hospitalar. A atuação do psicólogo nas diferentes especialidades médicas. A relação paciente x família x equipe. Possibilidades de intervenção junto a pacientes, familiares e equipes de saúde
OBJETIVO: Compreender o processo do adoecimento e da doença crônica. Capacitar para a atuação em equipes multi e interdisciplinares. Adequar os procedimentos de intervenção às demandas e possibilidades do paciente e da instituição. Possibilitar a compreensão dos aspectos emocionais promovidos no adoecimento e sua influência no desenvolvimento da doença orgânica e na dinâmica familiar. Desenvolver postura ética para atuação em equipes multiprofissionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DA SAÚDE | 36.0 h

EMENTA: Conceito de políticas públicas. História e características das Políticas Públicas de Saúde no Brasil. Articulações com o contexto mundial. Reforma Psiquiátrica e Saúde Mental. O Sistema Único de Saúde. O psicólogo no contexto da saúde pública
OBJETIVO: Oferecer ao aluno referências teóricas sobre a formulação das políticas públicas de saúde e suas relações com os aspectos sócio-históricos. Apontar articulações entre desenvolvimento social, ação pública e políticas públicas de saúde. Discutir estratégias de intervenção e posição do psicólogo no contexto da saúde pública.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO | 72.0 h

EMENTA: Psicologia organizacional e sua evolução. Papel e funções do psicólogo organizacional. A relação entre homem e trabalho. O comportamento humano nas organizações, as variáveis situacionais e formas de atuação: motivação, liderança, grupos e equipes, relacionamento interpessoal, comunicação, criatividade, diversidade e aprendizagem organizacional.
OBJETIVO: Apresentar a evolução e atuais contribuições da Psicologia organizacional para o processo homem-trabalho. Compreender, do ponto de vista da Psicologia, as diversas formas através das quais o ser humano se relaciona com o trabalho. Apresentar os principais componentes envolvidos nas manifestações do comportamento humano no contexto organizacional, compreendendo-os e analisando-os criticamente, a fim de utiliza-los para buscar excelência na gestão de pessoas. Fornecer subsídios teóricos para atuação nas organizações formais e informais

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL | 56.0 h

EMENTA: Atuação do psicólogo escolar nos processos de diagnóstico e intervenção educacional.
OBJETIVO: Habilitar teórica e tecnicamente o estagiário para atuar como psicólogo escolar no diagnóstico e na intervenção; Desenvolver competências específicas para a atuação como psicólogo escolar; Desenvolver atitudes e posturas éticas adequadas à prática do psicólogo escolar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA | 56.0 h

EMENTA: Contato direto com a Instituição/Comunidade. Comunicação com os diversos atores sociais. Territorialização. Levantamento de dados. Observação e Análise de Necessidades. Análise Institucional e Social. Criação e Aplicação de Instrumentos: entrevistas, questionários, testes. Sistematização de dados. Descrição e compreensão. Estabelecimentos de prioridades. Diagnóstico. Formulação de Projeto de Intervenção.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno atividades de observação e investigação da realidade institucional/comunitária e das condições de vida e características da população; Elaborar diagnóstico Institucional/Comunitário, bem como projetos de intervenção, objetivando o resgate da qualidade de vida e da identidade da população; Formar atitudes éticas para o trabalho em psicologia comunitária

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA APLICADA À GESTÃO DE TALENTOS | 72.0 h

EMENTA: Gestão de Pessoas/Talentos. Técnicas de recrutamento e seleção. Técnicas de entrevista. Avaliação psicológica e laudos nas organizações. Cultura e clima organizacional. Elaboração de planos de treinamento e desenvolvimento. Avaliação de desempenho e potencialidades. Saúde mental e Qualidade de Vida no Trabalho.
OBJETIVO: Aprofundar os conhecimentos da gestão de pessoas no contexto das organizações. Desenvolver habilidades básicas para identificar e compreender as diversas técnicas utilizadas para a atuação em gestão de pessoas. Favorecer o desenvolvimento de conduta ética na atuação profissional nas organizações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOTERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Bases teóricas do enfoque cognitivo comportamental. Avaliação comportamental e formulação de caso. Relação terapêutica. A terapia cognitivo comportamental no tratamento dos diferentes transtornos psiquiátricos. Técnicas comportamentais e técnicas cognitivas
OBJETIVO: Favorecer ao aluno o reconhecimento da prática do terapeuta cognitivo comportamental por meio do conhecimento e da aplicação dos procedimentos técnicos e éticos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOTERAPIA HUMANISTA | 72.0 h

EMENTA: Resgate teórico dos principais autores humanistas. Através da observação participante, apresentar a conduta de avaliações e intervenções clínicas, institucionais e grupais. Aplicações da psicologia humanista em variados contextos. Atuação e intervenção clínica da psicoterapia infantil.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos de Gestalt-Terapia, Abordagem Centrada na Pessoa e no Existencialismo; Apresentar tendências e campos de aplicação das teorias e técnicas fenomenológicas; Apresentar a atuação psicoterapêutica: grupos, individual e infantil; Desenvolver no aluno a compreensão da prática psicoterapêutica com base na teoria aprendida

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA | 72.0 h

EMENTA: Técnicas de entrevista psicológica e contrato terapêutico. Fundamentos técnicos da psicanálise: regressão, transferência, contratransferência, resistência, interpretação, condições para o término da análise. Diferenciação entre Psicanálise e outras abordagens psicoterápicas.
OBJETIVO: Apresentar as principais abordagens teóricas que fundamentam as psicoterapias de base analítica, enfatizando seus aspectos técnicos; Capacitar o aluno para a compreensão da articulação entre as dimensões teórica e técnica da Psicanálise e das psicoterapias de base analítica; Capacitar o aluno para a compreensão aprofundada dos elementos técnicos que compõem as diferentes abordagens; Reconhecer as diferentes etapas do processo psicoterapêutico; Compreender os objetivos do processo psicoterapêutico, de acordo com as diferentes abordagens teóricas; Discriminar entre as abordagens analíticas e as não analíticas, refletindo acerca de seu alcance e indicações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO | 56.0 h

EMENTA: Levantamento de dados. Análise e sistematização dos dados, Delineamento de procedimento. Elaboração de proposta de intervenção.
OBJETIVO: Capacitar o aluno, por meio de observações, entrevistas e da utilização de instrumentos padronizados à diagnosticar e propor projetos de intervenção; Executar as atividades respeitando os padrões éticos e a postura profissional do Psicólogo organizacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICODIAGNÓSTICO | 56.0 h

EMENTA: Entrevista, avaliação e diagnóstico. Início dos atendimentos. Análise e sistematização dos dados. Discussão dos relatórios de atendimento.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno recursos teóricos-técnicos que facilitem sua prática profissional na área clínica, desenvolvendo competências específicas de atuação no processo de psicodiagnóstico; Desenvolver habilidades de elaborar relatos e estudos de caso; apresentá-los de forma escrita e oral, respeitando as normas técnicas e as condutas éticas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE E HOSPITALAR | 56.0 h

EMENTA: As instituições de saúde. Acolhimento e atendimentos. Proposta de intervenção psicológica. Anotações em prontuários. Atuação em equipes multi e interdisciplinares. Elaboração, análise e discussão de relatórios. Aspectos éticos no estágio em Psicologia da Saúde e Hospitalar.
OBJETIVO: Propiciar a inserção dos alunos em instituições de saúde e hospitais. Promover o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais específicas para atuação nestas instituições, bem como o conhecimento dos limites e possibilidades de atuação. Propiciar experiência de atuação multiprofissional. Integrar modelos teóricos à atuação do psicólogo em instituições de saúde. Desenvolver competências necessárias para intervenções terapêuticas e preventivas em casos de adoecimento. Desenvolver postura ética para o trabalho em Psicologia Hospitalar e da Saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PSICOLOGIA | 88.0 h

EMENTA: Componentes lógicos, estruturais e formais do projeto de pesquisa. Elaboração do projeto de pesquisa. Princípios éticos da pesquisa em psicologia. Importância do consentimento esclarecido do participante da pesquisa. Plano de análise de dados.
OBJETIVO: Fornecer conhecimentos sobre os princípios básicos da elaboração de um projeto de pesquisa e análise de dados; Desenvolver habilidades básicas para a escolha do método mais adequado para o projeto de pesquisa; Formar atitudes éticas na realização de pesquisa em psicologia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS E INTERVENÇÕES GRUPAIS | 72.0 h

EMENTA: Processos grupais. Formas de Avaliação. Intervenções. Diferentes Aplicações teórico-práticas com grupos e contextos diversos.
OBJETIVO: Propiciar a compreensão do funcionamento de um grupo com seus fenômenos e processos, bem como sua aplicabilidade, considerando os objetivos, a população e as patologias envolvidas; Apresentar ao aluno as diversas possibilidades de intervenções grupais aplicadas aos contextos institucionais, públicos e privados

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOTERAPIA BREVE | 36.0 h

EMENTA: Perspectiva histórica da Psicoterapia Breve e sua relação com o movimento psicanalítico. Alcance e limites técnicos. Fundamentos teóricos, técnicos e abordagens da Psicoterapia Breve. Psicoterapia de apoio, aconselhamento, plantão psicológico. Condução do tratamento, interpretação, manutenção do foco. Entrevistas preliminares, planejamento do tratamento, finalização e avaliação dos resultados do processo. Aplicabilidade da Psicoterapia Breve em situações críticas (crises, emergências, desastres, perdas e luto, sequestros). Elaboração de programas de ajuda para vítimas de situações de crise e emergência. Suporte psicológico emergencial. Atuação em equipe multi e interdisciplinares. Programas de prevenção e resposta às situações de crise e emergência.
OBJETIVO: Fundamentar teórica e tecnicamente a psicoterapia breve, especificando as fases do processo com adultos, adolescentes, crianças, casais e grupos. Enfocar critérios de seleção, alta e de encaminhamentos. Desenvolver postura ética e técnica a partir da discussão do papel do psicoterapeuta breve. Identificar elementos teóricos de diferentes áreas da Psicologia que auxiliem na construção de programas de ajuda para vítimas de situações de crise e emergência. Capacitar o aluno para o atendimento em Psicoterapia Breve e apoio psicológico em casos de crise e emergência. Desenvolver postura ética para trabalho em equipes multi e interdisciplinares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOTERAPIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA | 72.0 h

EMENTA: Conceituação de psicoterapia infantil e do adolescente. A importância do psicodiagnóstico infantil/adolescente. A diversidade de abordagem para o tratamento psicológico da criança e adolescente. As principais técnicas de tratamento psicoterápico. A psicoterapia de grupo.
OBJETIVO: Possibilitar conhecimentos sobre as diversas abordagens da psicoterapia infantil e do adolescente; Desenvolver habilidades básicas no campo diagnóstico, preventivo e interventivo, para identificar e compreender as possibilidades de intervenção psicoterapêutica com crianças e adolescentes e suas implicações; Desenvolver atitudes éticas na atuação psicoterapêutica com crianças e adolescente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EM ÁREA DE OPÇÃO I | 70.0 h

EMENTA: Proposta de intervenção psicológica. Análise e sistematização dos dados. Discussão dos relatórios de intervenção
OBJETIVO: Aprimorar os recursos teóricos-técnicos que facilitem a formação na área de opção; Aprimorar capacidade de elaborar relatos e discutir dados provenientes do processo de intervenção na área de opção; Formar a postura ética necessária para a atuação profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EM ÁREA DE OPÇÃO II | 70.0 h

EMENTA: Proposta de intervenção psicológica. Análise e sistematização dos dados. Discussão dos relatórios de intervenção
OBJETIVO: Aprimorar os recursos teóricos-técnicos que facilitem a formação na área de opção; Aprimorar a capacidade de elaborar relatos e discutir dados provenientes do processo de intervenção na área de opção;Formar a postura ética necessária para a atuação profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PSICOLOGIA | 52.0 h

EMENTA: Componentes lógicos, estruturais e formais do projeto de pesquisa. Elaboração do projeto de pesquisa. Princípios éticos da pesquisa em psicologia. Importância do consentimento esclarecido do participante da pesquisa. Plano de análise de dados.
OBJETIVO: Fornecer conhecimentos sobre os princípios básicos da elaboração de um projeto de pesquisa e análise de dados; Desenvolver habilidades básicas para a escolha do método mais adequado para o projeto de pesquisa; Formar atitudes éticas na realização de pesquisa em psicologia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOFARMACOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Definição. Classificação dos psicofármacos, substrato biológico e tratamento dos distúrbios mentais.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno o entendimento da ação dos psicofármacos nas funções psíquicas básicas e nos quadros clínicos, assim como seus efeitos colaterais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EM ÁREA DE OPÇÃO I | 70.0 h

EMENTA: Proposta de intervenção psicológica. Análise e sistematização dos dados. Discussão dos relatórios de intervenção
OBJETIVO: Aprimorar os recursos teóricos-técnicos que facilitem a formação na área de opção;Aprimorar a capacidade de elaborar relatos e discutir dados provenientes do processo de intervenção na área de opção; Formar a postura ética necessária para a atuação profissional

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EM ÁREA DE OPÇÃO II | 70.0 h

EMENTA: Proposta de intervenção psicológica. Análise e sistematização dos dados. Discussão dos relatórios de intervenção
OBJETIVO: Aprimorar os recursos teóricos-técnicos que facilitem a formação na área de opção;Aprimorar a capacidade de elaborar relatos e discutir dados provenientes do processo de intervenção na área de opção; Formar a postura ética necessária para a atuação profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDOS DE CASOS | 108.0 h

EMENTA: Proposta de intervenção psicológica. As diversas interfases do trabalho do psicólogo. Sua ação social nos diversos contextos da profissão. Análise e sistematização dos dados. Discussão dos relatórios de intervenção.
OBJETIVO: Propiciar ao aluno um espaço de discussão nos diferentes contextos de atuação profissional. Aprimorar a capacidade de comunicar os fenômenos psicológicos, de elaborar relatos e discutir dados provenientes do processo de intervenção. Desenvolver uma reflexão crítica sobre a natureza da ação na psicologia. Facilitar o estabelecimento de interfases com as diferentes áreas da prática psicológica. Aprimorar a postura ética.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA JURÍDICA | 80.0 h

EMENTA: Verdade e subjetividade na Psicologia e na Justiça. Conceito e Perícia. Parecer pericial. Capacidade civil. Imputabilidade penal. Separação judicial. Guarda de crianças. Violência e infância.
OBJETIVO: Introduzir os alunos nos conceitos básicos de Psicologia Jurídica e na prática pericial das áreas da Infância e Adolescência, Civil e Criminal;Levar o aluno a refletir crítica e eticamente sobre sua atuação como assistente técnico ou perito judicial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PSICOLOGIA | 44.0 h

EMENTA: Redação do trabalho de conclusão de curso dentro dos padrões da pesquisa escolhida, especialmente no que se refere à discussão dos dados obtidos e as conclusões estabelecidas.
OBJETIVO: Adquirir conhecimentos básicos sobre as diversas formas de discurso científico;Desenvolver habilidades de organização do conteúdo para a elaboração de relatórios científicos;Favorecer a compreensão da importância da pesquisa como indispensável ao profissional da psicologia nas diferentes áreas de atuação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica [edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@caed93e5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fc087d49, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@91e04b83, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@37b84c70, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d18f4fd2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7f805972, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@dfa75aec, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8f36403f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@106ad9e5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@464d9def, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3f0f8b4e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8fd02c2f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9b157bc6]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2008/6

CARACTERÍSTICAS EMOCIONAIS DE PACIENTES COM NEOPLASIA EM RELAÇÃO AO TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO

2008/6

DIFERENÇAS TEÓRICO-TÉCNICAS ENTRE A PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA DE LONGO PRAZO E PSICOTERAPIA BREVE PSICANALÍTICA

2008/6

OS SENTIMENTOS QUE A RELAÇÃO DE CUIDAR CAUSA NO CUIDADOR FAMILIAR

2007/12

A INCLUSÃO ESCOLAR NA REDE REGULAR DE ENSINO- A PERCEPÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL

2007/12

A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO A INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS ESCOLAS

2007/12

CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE DE PESSOAS IDOSAS AVALIADAS PELO SAT

2007/12

COMPORTAMENTO SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA

2007/12

ESTUDO DA AUTO-IMAGEM DE PESSOAS QUE FREQÜENTAM AULAS DE DANÇA

2007/12

ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS PSICOMÉTRICAS DO ADULT DYSLEXIA CHECKLIST

2007/12

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM CRIANÇAS

2007/12

OS IMPACTOS DA TERCEIRIZAÇÃO DO SETOR DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

2007/12

OS MECANISMOS DE DEFESA E A PSICOTERAPIA ANALÍTICA DE GRUPO

2007/12

QUALIDADE DE VIDA E DESEMPENHO ACADÊMICO



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.