Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Hoje os Sistemas de Informação estão presentes e fazem parte de todos os tipos de empresas e organizações. A demanda por profissionais da área de Tecnologia da Informação está sempre em alta e mais ainda para aqueles que atuam no desenvolvimento e manutenção de software.

Na Universidade São Francisco, o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem a duração de dois anos e meio e tem como objetivo formar profissionais aptos a projetar, implantar e manter sistemas de informação, a partir da análise de necessidades das instituições.

Este profissional deverá estar atento às oportunidades que o mercado oferece, aproveitando o surgimento de novas tecnologias e os ensinamentos adquiridos para vislumbrar nichos de atuação correspondentes à sua capacidade, procurando soluções adequadas e compatíveis, com vistas à otimização de tempo e de recursos.

Espera-se que o profissional formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas adquira as seguintes competências e atitudes:
  • Capacidade para identificar necessidades, desenvolver e implementar soluções, decorrentes do uso da tecnologia da informação;
  • Conhecimento de infraestrutura de tecnologia da informação visando a elaboração de políticas e diretrizes a partir da análise de necessidades;
  • Capacidade de raciocínio lógico, observação, interpretação e análise crítica de dados e informações;
  • Capacidade para selecionar recursos de Software e Hardware específicos às necessidades das instituições;
  • Capacidade de desenvolver atividades de forma colaborativa em equipes multidisciplinares, comunicando-se com as diversas áreas de negócio da empresa;
  • Espírito empreendedor e visão crítica na busca de novas oportunidades de negócios e desenvolvimento profissional;
  • Criatividade e intuição aguçadas a preparo técnico adequado e receptividade na aquisição e utilização de novas mídias e tecnologias;
  • Formação ético-profissional que propicie sensibilidade para as questões humanísticas, sociais e ambientais;
  • Busca de aprendizado e melhoria contínua de novas tecnologias para manter os sistemas em funcionamento.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Sobre o Curso


DURAÇÃO:
cinco semestres.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 2.100 horas.

PERÍODO: noturno.

Áreas de Atuação

Empresas que atuam na área de Tecnologia da Informação (TI) e comunicação são algumas das que contratam o profissional da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. No entanto, como toda empresa hoje possui a área de TI também contratam para o desenvolvimento e manutenção de seus sistemas aplicativos. Há mercado para quem quer atuar como autônomo, tanto no desenvolvimento de softwares específicos quanto na área de suporte técnico, uma vez que existem boas perspectivas de trabalho em razão da carência de mão de obra especializada na área.

Com o perfil desenvolvido pela Universidade para este curso, o profissional poderá atuar em todo tipo de empresa que utilize a Tecnologia da Informação bem como dar continuidade aos estudos em nível de pós-graduação, e, ainda, empreender seu próprio negócio de consultoria.

Disciplinas

Portaria Ministerial nº 741, de 25/11/2016 - D.O.U. 28/11/2016.

Turno: NOTURNO Currículo: 0002-T Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

AMBIENTES COMPUTACIONAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Expressões algébricas. Funções de uma variável.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Estratégias de leitura visando compreensão e análise crítica. Prática de leitura e análise de textos argumentativos acadêmicos e não acadêmicos. Prática de produção de respostas discursivas a questões de interpretação de textos argumentativos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos argumentativos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas práticas de leitura, sumarização e análise crítica de textos argumentativos escritos. Expor o aluno aos gêneros textuais resumo acadêmico e resenha, em confronto com outros gêneros. Promover uma prática de leitura e análise linguística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Oportunizar uma prática de produção de resumos e de resenhas de textos argumentativos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LÓGICA PARA COMPUTAÇÃO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL | 72.0 h

EMENTA: Visão integradora do ambiente empresarial e da tecnologia de informação. Sistemas de informações gerenciais e estratégicos. Sistemas de gestão integrados. TI na economia digital.
OBJETIVO: Apresentar a importância dos sistemas de informação para as instituições, discutindo os diversos tipos encontrados e metodologias para o seu desenvolvimento. Proporcionar aos alunos o conhecimento da técnica e do ferramental técnico básico para coletar, processar, armazenar e distribuir informações que facilitem a coordenação, o controle, a análise, a visualização e a tomada de decisão gerencial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

ALGORITMOS E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BANCO DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de Banco de Dados. Etapas do Projeto de Banco de Dados. Modelo Descritivo: levantamento de Requisitos e interpretação dos Requisitos. Modelo Conceitual: Diagramas de Entidade e Relacionamento. Modelo Lógico: Notação Textual e Diagramática. Normalização. Modelo Físico: Linguagens de Definição de Dados (DDL – Data Definition Language). Linguagens de Manipulação de Dados (DML – Data Manipulation Language). Linguagem de Consulta de Dados (DQL – Data Query Language).
OBJETIVO: Adquirir conceitos para a modelagem de dados e praticar linguagens de manipulação de dados e de definição de dados em um Sistema gerenciador de banco de dados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DE SOFTWARE | 72.0 h

EMENTA: Objetivos, conceitos e evolução da Engenharia de Software. Paradigmas de desenvolvimento de software. Processo de desenvolvimento de software. Modelagem de Negócio para o desenvolvimento de software. Engenharia de Requisitos.
OBJETIVO: Capacitar o aluno no desenvolvimento de sistemas de software. Apresentar metodologias para a análise e desenvolvimento de sistemas. Introduzir conceitos de linguagens de modelagem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: Reflexão de práticas humanas científico-tecnológicas na sociedade contemporânea e suas relações com a cultura e as exigências da ética, segundo perspectiva cristã e franciscana.
OBJETIVO: Suscitar no educando a postura ético-humanista e crítico-científica com respeito à atuação do tecnólogo na sociedade e na cultura contemporâneas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REDES DE COMPUTADORES | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

COMPUTAÇÃO GRÁFICA | 72.0 h

EMENTA: Imagem digital. Fundamentos de cor. Dispositivos gráficos. Formatos de imagem. OpenGL Ferramentas de modelagem 3D. Editores de imagem. Jogos digitais 3D e 2D. Técnicas básicas de animação. Desenvolvimento de jogo 2D e 3D.
OBJETIVO: Introduzir os principais conceitos e técnicas de computação gráfica. Desenvolver utilizar ferramentas empregando os conceitos e técnicas básicas de computação gráfica incluindo técnicas básicas de jogos e animação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONFIGURAÇÃO DE SERVIDORES E SERVIÇOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS GERENCIADORES DE BANCO DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Administração de Banco de Dados. Sistemas de arquivos. Indexação e Hashing. Segurança e Integridade. Transações. Recuperação de Falhas. Controle de Concorrência. Sistemas de Banco de Dados Distribuídos. Banco de Dados Orientado a Objetos e Objeto-Relacional. Banco de Dados Multimídia. Mineração de Dados e Data Warehouse. Banco de Dados para Internet.
OBJETIVO: Caracterizar o uso de um SGBD. Investigar mecanismos de segurança em Banco de dados. Explorar conceitos e aplicações para Mineração de Dados, Data Warehousing e Banco de dados para Internet.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VISUALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Aspectos teóricos e práticos de Visualização de Informação (InfoVis) e Interação Humano Computador (IHC). Representação de dados de forma gráfica e interativa. Modelos de referência de InfoVis. Programação de sistemas de InfoVis para fins específicos, com base em ferramentas preexistentes. Aspectos perceptivos e cognitivos. Princípios de design. Usabilidade de sistemas computacionais. Avaliação de interfaces com o usuário. Métodos e técnicas de desenvolvimento de interfaces.
OBJETIVO: Conceitos de como apresentar informação para a aquisição de conhecimento sobre o conjunto de dados. Introdução nas técnicas e conceitos sobre interação humano computador demonstrando a importância e impactos de uma interface. Possibilitar a prática dos conceitos sobre Interação humano computador e visualização da informação, criando ou utilizando sistemas de software que os implementam.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos do empreendedorismo. Elaboração de projetos para a criação de empresas utilizando o plano de negócios.
OBJETIVO: Evidenciar o papel do empreendedor na identificação de oportunidades de negócios e na capacidade de realização de idéias. Demonstrar as mais diversas possibilidades de obtenção de recursos financeiros para desenvolvimento de negócios. Capacitar o aluno a planejar e montar efetivamente uma empresa, considerando todas as suas áreas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE | 72.0 h

EMENTA: Conceitos, evolução e importância de arquitetura de software. Padrões e tipos de Arquitetura de software. Padrões de Distribuição. Camadas no desenvolvimento de software. O processo de desenvolvimento.
OBJETIVO: Consolidar as metodologias para análise de requisitos, projeto, desenvolvimento, verificação e validação através de um projeto de software.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAÇÃO PARA WEB | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO INTERDISCIPLINAR: ENGENHARIA DE SOFTWARE | 72.0 h

EMENTA: Prática em engenharia de requisitos, modelagem, projeto e construção de software. Construção metodológica de documentação do sistema desenvolvido. Apresentação do projeto em painel.
OBJETIVO: Incentivar o estudante a estabelecer, por meio de observação em campo (visitas a organizações) a relação dos aspectos teórico-formais da área do conhecimento da formação do tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas com as práticas adotadas pelas diferentes organizações. Incentivar o trabalho em grupo, a exposição de idéias, a solução de problemas por meio de dados reais coletados durante as visitas em campo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

DESENVOLVIMENTO PARA SISTEMAS MÓVEIS | 72.0 h

EMENTA: Histórico de linguagens, sistemas operacionais e software para sistemas móveis. Hardware e software para sistemas móveis. Linguagens de programação para sistema móveis. Ambientes integrados de desenvolvimento. Layout para interfaces gráficas. Projetos práticos.
OBJETIVO: Introduzir a base em hardware e software para dispositivos móveis. Aspectos sobre linguagens de programação para esses dispositivos visando a interoperabilidade com foco nos layouts e usabilidade de interface. Ambientes integrados de desenvolvimento como auxiliar na produção de tais aplicativos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GERENCIAMENTO DE PROJETOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA III | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SEGURANÇA E PROTEÇÃO DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Políticas de controle e acesso à informação. Engenharia social. Introdução à criptografia. Normas e procedimentos de segurança. Segurança de documentação eletrônica. Conceitos de aplicações seguras. Padrões nacionais e internacionais de segurança de sistemas de informação.
OBJETIVO: Prover ao aluno as melhores práticas e metodologias de segurança da informação introduzindo o conceito de engenharia social. Apresentar métodos de criptografia simétrica e assimétrica existentes. Discutir as melhores práticas para que se obtenha segurança de documentação eletrônica. Apresentar o conceito de aplicações seguras e práticas para o desenvolvimento de aplicações seguras, padrões nacionais e internacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS EM PROGAMAÇÃO DE COMPUTADORES | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO INTERDISCIPLINAR: METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE | 72.0 h

EMENTA: Prática em engenharia de requisitos, modelagem, projeto e construção de software utilizando uma metodologia específica. Construção metodológica de documentação do sistema desenvolvido. Apresentação do projeto em painel.
OBJETIVO: Incentivar o estudante a estabelecer, por meio de levantamento de requisitos e estudo de metodologias relação dos aspectos teórico-formais da área do conhecimento da formação do tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas com as práticas adotadas pelas diferentes organizações. Incentivar o trabalho em grupo, a exposição de idéias, a solução de problemas por meio de dados reais coletados durante as visitas em campo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0001-T Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

AMBIENTES COMPUTACIONAIS | 92.0 h

EMENTA: Eletricidade básica. Evolução das arquiteturas computacionais. Portas lógicas. Organização de computadores. Unidade central de processamento. Memórias. Barramentos. Dispositivos de entrada e saída. Histórico dos SO’s. Processos: sincronização e comunicação. Gerenciamento e escalonamento de CPU. Gerenciamento de memória. Introdução a sistemas de arquivos. Memória virtual. Estudos de casos: sistemas operacionais da atualidade.
OBJETIVO: Introduzir aspectos básicos da computação com uma visão botton-up, iniciando os aspectos básicos da eletricidade, passando pela eletrônica e organização de computadores até os sistemas operacionais. Conceituando as partes básicas de eletricidade, introdução a arquitetura de computadores com foco no funcionamento básico do computador e introdução aoS sistemas operacionais com uma abordagem baseada no funcionamento e interface software/hardware.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Expressões algébricas. Funções de uma variável.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Estratégias de leitura visando compreensão e análise crítica. Prática de leitura e análise de textos argumentativos acadêmicos e não acadêmicos. Prática de produção de respostas discursivas a questões de interpretação de textos argumentativos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos argumentativos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas práticas de leitura, sumarização e análise crítica de textos argumentativos escritos. Expor o aluno aos gêneros textuais resumo acadêmico e resenha, em confronto com outros gêneros. Promover uma prática de leitura e análise linguística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Oportunizar uma prática de produção de resumos e de resenhas de textos argumentativos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LÓGICA PARA COMPUTAÇÃO | 92.0 h

EMENTA: Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Tipos de dados. Operações de entrada e saída. Estruturas fundamentais: sequência, decisão e repetição. Funções. Vetores e matrizes. Implementação de algoritmos usando uma linguagem de programação.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno a capacidade de solucionar problemas através de uma linguagem algorítmica. Praticar a implementação de algoritmos em uma linguagem de programação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL | 72.0 h

EMENTA: Visão integradora do ambiente empresarial e da tecnologia de informação. Sistemas de informações gerenciais e estratégicos. Sistemas de gestão integrados. TI na economia digital.
OBJETIVO: Apresentar a importância dos sistemas de informação para as instituições, discutindo os diversos tipos encontrados e metodologias para o seu desenvolvimento. Proporcionar aos alunos o conhecimento da técnica e do ferramental técnico básico para coletar, processar, armazenar e distribuir informações que facilitem a coordenação, o controle, a análise, a visualização e a tomada de decisão gerencial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

ALGORITMOS E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO | 92.0 h

EMENTA: Recursividade. Alocação dinâmica de memória. Aplicações de estruturas de dados: vetores, matrizes e registros. Arquivos. Conceitos de qualidade na programação. Aplicações práticas.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno a capacidade de solucionar problemas através de uma linguagem algorítmica. Exercitar o desenvolvimento de software em plataformas Unix-like em ambientes de desenvolvimento integrado utilizando linguagens baseadas em orientação a objetos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BANCO DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de Banco de Dados. Etapas do Projeto de Banco de Dados. Modelo Descritivo: levantamento de Requisitos e interpretação dos Requisitos. Modelo Conceitual: Diagramas de Entidade e Relacionamento. Modelo Lógico: Notação Textual e Diagramática. Normalização. Modelo Físico: Linguagens de Definição de Dados (DDL – Data Definition Language). Linguagens de Manipulação de Dados (DML – Data Manipulation Language). Linguagem de Consulta de Dados (DQL – Data Query Language).
OBJETIVO: Adquirir conceitos para a modelagem de dados e praticar linguagens de manipulação de dados e de definição de dados em um Sistema gerenciador de banco de dados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DE SOFTWARE | 72.0 h

EMENTA: Objetivos, conceitos e evolução da Engenharia de Software. Paradigmas de desenvolvimento de software. Processo de desenvolvimento de software. Modelagem de Negócio para o desenvolvimento de software. Engenharia de Requisitos.
OBJETIVO: Capacitar o aluno no desenvolvimento de sistemas de software. Apresentar metodologias para a análise e desenvolvimento de sistemas. Introduzir conceitos de linguagens de modelagem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: Reflexão de práticas humanas científico-tecnológicas na sociedade contemporânea e suas relações com a cultura e as exigências da ética, segundo perspectiva cristã e franciscana.
OBJETIVO: Suscitar no educando a postura ético-humanista e crítico-científica com respeito à atuação do tecnólogo na sociedade e na cultura contemporâneas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REDES DE COMPUTADORES | 92.0 h

EMENTA: Conceitos de redes de computadores. Utilização de redes. Arquitetura de redes. O modelo de referência OSI/ISO. Topologias, análise de conectividade, análise de atrasos. Camada física. Camada de enlace. Tecnologias de LAN. Protocolos. Novas tecnologias. QoS e Arquiteturas Internet. Serviços Diferenciados e Serviços Integrados.
OBJETIVO: Fornecer conceitos básicos de redes de computadores proporcionando o entendimento das mesmas de modo sistêmico. Estudar o modelo OSI/ISO. Estudar a arquitetura TCP/IP e apresentar seus principais protocolos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

COMPUTAÇÃO GRÁFICA | 72.0 h

EMENTA: Imagem digital. Fundamentos de cor. Dispositivos gráficos. Formatos de imagem. OpenGL Ferramentas de modelagem 3D. Editores de imagem. Jogos digitais 3D e 2D. Técnicas básicas de animação. Desenvolvimento de jogo 2D e 3D.
OBJETIVO: Introduzir os principais conceitos e técnicas de computação gráfica. Desenvolver utilizar ferramentas empregando os conceitos e técnicas básicas de computação gráfica incluindo técnicas básicas de jogos e animação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONFIGURAÇÃO DE SERVIDORES E SERVIÇOS | 92.0 h

EMENTA: Conceitos sobre sistemas operacionais para servidores e serviços de rede. Conceitos, instalação, configuração e testes: Serviço de compartilhamento de arquivos, Serviços de banco de dados, Serviços de páginas Web, Serviços de DHCP, Serviço de FTP, Serviço SSH, Serviço SNMP e Serviço LDAP.
OBJETIVO: Introduzir aspectos sobre escolha de hardware adequado, instalação e configuração de serviços. Configuração de serviços visando alta disponibilidade, alta demanda ou outros aspectos. Propiciar a capacidade de escolha para diversos cenários com base teórica e prática.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS | 92.0 h

EMENTA: Introdução ao paradigma da programação orientada a objetos. Classes e Objetos. Definição de classes: variáveis-membro, construtores, destrutores e métodos. Instanciação de objetos. Ligação tardia. Sobrecarga de funções. Herança e polimorfismo.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno a capacidade de solucionar problemas através de uma linguagem de programação orientada a objeto.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS GERENCIADORES DE BANCO DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Administração de Banco de Dados. Sistemas de arquivos. Indexação e Hashing. Segurança e Integridade. Transações. Recuperação de Falhas. Controle de Concorrência. Sistemas de Banco de Dados Distribuídos. Banco de Dados Orientado a Objetos e Objeto-Relacional. Banco de Dados Multimídia. Mineração de Dados e Data Warehouse. Banco de Dados para Internet.
OBJETIVO: Caracterizar o uso de um SGBD. Investigar mecanismos de segurança em Banco de dados. Explorar conceitos e aplicações para Mineração de Dados, Data Warehousing e Banco de dados para Internet.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VISUALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Aspectos teóricos e práticos de Visualização de Informação (InfoVis) e Interação Humano Computador (IHC). Representação de dados de forma gráfica e interativa. Modelos de referência de InfoVis. Programação de sistemas de InfoVis para fins específicos, com base em ferramentas preexistentes. Aspectos perceptivos e cognitivos. Princípios de design. Usabilidade de sistemas computacionais. Avaliação de interfaces com o usuário. Métodos e técnicas de desenvolvimento de interfaces.
OBJETIVO: Conceitos de como apresentar informação para a aquisição de conhecimento sobre o conjunto de dados. Introdução nas técnicas e conceitos sobre interação humano computador demonstrando a importância e impactos de uma interface. Possibilitar a prática dos conceitos sobre Interação humano computador e visualização da informação, criando ou utilizando sistemas de software que os implementam.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos do empreendedorismo. Elaboração de projetos para a criação de empresas utilizando o plano de negócios.
OBJETIVO: Evidenciar o papel do empreendedor na identificação de oportunidades de negócios e na capacidade de realização de idéias. Demonstrar as mais diversas possibilidades de obtenção de recursos financeiros para desenvolvimento de negócios. Capacitar o aluno a planejar e montar efetivamente uma empresa, considerando todas as suas áreas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE | 72.0 h

EMENTA: Conceitos, evolução e importância de arquitetura de software. Padrões e tipos de Arquitetura de software. Padrões de Distribuição. Camadas no desenvolvimento de software. O processo de desenvolvimento.
OBJETIVO: Consolidar as metodologias para análise de requisitos, projeto, desenvolvimento, verificação e validação através de um projeto de software.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE | 92.0 h

EMENTA: Paradigmas de desenvolvimento de software. Modelagem e projeto de software. Integração do sistema. Testes de sistemas. Manutenção. Documentação. Qualidade de software e seus modelos. Melhores práticas no desenvolvimento de software.
OBJETIVO: Abordar as mais recentes técnicas para o desenvolvimento de sistemas, empregando metodologias ágeis para os diversos cenários.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAÇÃO PARA WEB | 92.0 h

EMENTA: Histórico das linguagens de programação para web. Tecnologias para web e suas aplicações. Linguagem server-side e client-side. Padrão de projeto MVC para web. Utilização de frameworks. Reutilização de frameworks ou projetos. Utilização do banco de dados. Projetos práticos.
OBJETIVO: Apresentar as técnicas de programação para web com foco em interação dinâmica com o usuário com apoio de linguagens server-side e client-side. A utilização de ambientes de desenvolvimento bem como a aplicação de tecnologias específicas para cada cenário. Reaproveitamento ou adaptação de código e ainda a utilização de frameworks nos padrões de projeto com banco de dados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO INTERDISCIPLINAR: ENGENHARIA DE SOFTWARE | 72.0 h

EMENTA: Prática em engenharia de requisitos, modelagem, projeto e construção de software. Construção metodológica de documentação do sistema desenvolvido. Apresentação do projeto em painel.
OBJETIVO: Incentivar o estudante a estabelecer, por meio de observação em campo (visitas a organizações) a relação dos aspectos teórico-formais da área do conhecimento da formação do tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas com as práticas adotadas pelas diferentes organizações. Incentivar o trabalho em grupo, a exposição de idéias, a solução de problemas por meio de dados reais coletados durante as visitas em campo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

DESENVOLVIMENTO PARA SISTEMAS MÓVEIS | 72.0 h

EMENTA: Histórico de linguagens, sistemas operacionais e software para sistemas móveis. Hardware e software para sistemas móveis. Linguagens de programação para sistema móveis. Ambientes integrados de desenvolvimento. Layout para interfaces gráficas. Projetos práticos.
OBJETIVO: Introduzir a base em hardware e software para dispositivos móveis. Aspectos sobre linguagens de programação para esses dispositivos visando a interoperabilidade com foco nos layouts e usabilidade de interface. Ambientes integrados de desenvolvimento como auxiliar na produção de tais aplicativos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GERENCIAMENTO DE PROJETOS | 92.0 h

EMENTA: Definição de projeto. O ciclo de vida de um projeto. Conhecimentos de gestão de projetos. Fatores de sucesso e insucesso de projetos e sua mensuração. As áreas de conhecimento para a gestão de projetos e seus processos : Integração, Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos e Aquisições.
OBJETIVO: Capacitar o aluno na gerência de projetos de software. Apresentar os critérios e métricas de qualidade de software.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SEGURANÇA E PROTEÇÃO DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Políticas de controle e acesso à informação. Engenharia social. Introdução à criptografia. Normas e procedimentos de segurança. Segurança de documentação eletrônica. Conceitos de aplicações seguras. Padrões nacionais e internacionais de segurança de sistemas de informação.
OBJETIVO: Prover ao aluno as melhores práticas e metodologias de segurança da informação introduzindo o conceito de engenharia social. Apresentar métodos de criptografia simétrica e assimétrica existentes. Discutir as melhores práticas para que se obtenha segurança de documentação eletrônica. Apresentar o conceito de aplicações seguras e práticas para o desenvolvimento de aplicações seguras, padrões nacionais e internacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS EM PROGAMAÇÃO DE COMPUTADORES | 92.0 h

EMENTA: Aspectos que devem ser observados: Padrões de projetos. Aplicação de padrão de projeto em cenários específicos. Metodologias ágeis. Aplicação de metodologias ágeis em projetos. Testes unitários com auxilio de ferramentas. Metodologias para cobertura de testes. Programação orientada a aspectos. Aplicação de programação orientada a aspectos.
OBJETIVO: Apresentar a utilização de componentes e padrões de projeto para dinamizar a produção de sistemas. Bem como apresentar e aplicar metodologias ágeis no processo de fabricação de software. Aplicação de técnicas avançadas de testes visando a qualidade de sistemas computacionais utilizando diversas ferramentas. Programação orientada a aspectos (POA) visando um melhor dinamismo na produção de sistemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO INTERDISCIPLINAR: METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE | 72.0 h

EMENTA: Prática em engenharia de requisitos, modelagem, projeto e construção de software utilizando uma metodologia específica. Construção metodológica de documentação do sistema desenvolvido. Apresentação do projeto em painel.
OBJETIVO: Incentivar o estudante a estabelecer, por meio de levantamento de requisitos e estudo de metodologias relação dos aspectos teórico-formais da área do conhecimento da formação do tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas com as práticas adotadas pelas diferentes organizações. Incentivar o trabalho em grupo, a exposição de idéias, a solução de problemas por meio de dados reais coletados durante as visitas em campo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.