Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Administração

O curso de administração do campus Campinas da Universidade São Francisco foi criado pela Resolução CONSEPE 21/2001 de 15 de março de 2001, tendo sido avaliado por visita in-loco do MEC em junho de 2005, que outorgou o reconhecimento (Portaria do MEC de reconhecimento do curso de ADM. CPS. 2005).

O curso busca formar administradores capacitados e qualificados para o exercício profissional, dotados de senso analítico e crítico, comprometidos com os valores humanistas de nossa sociedade e a confessionalidade da instituição.

Dentro deste contexto, o curso de administração forma profissionais capazes de resolver problemas reais existentes nos ambientes de negócios que não estão separados por áreas puras de conhecimentos. Para tanto, o curso está estruturado por meio de um conjunto de disciplinas básicas, de conteúdo geral, e por meio de disciplinas profissionalizantes, cujos conteúdos programáticos têm caráter de interdisciplinaridade. Sendo assim, nossos profissionais em administração estão preparados para atuar:

Em organizações micro, pequenas, médias e grandes, se optar por trabalhar como empregado;
Na qualidade de empresário, empreendedor e/ou gestor de seu próprio negócio;
Na condição de autônomo, se optar em ser consultor independente na forma de pessoa física etc.;
Em empresas públicas ou privadas, assim como em organizações do terceiro setor, antevendo cenários e tomando decisões estratégicas que melhor posicionem a empresa à luz dos cenários, que se delineiam em qualquer uma das tradicionais áreas funcionais de conhecimentos (contábil/financeira, gestão de pessoas, logística, marketing e análise econômica).

Os alunos recebem formação com conteúdos teóricos, complementados com atividades práticas de acordo com a natureza de cada disciplina. O estágio supervisionado é uma das atividades acadêmicas que possibilita ampliar o conhecimento em administração através da prática em organizações reais. Visando aprofundar o contato com o meio, ao longo de cada semestre são realizadas também diferentes visitas técnicas a empresas, instituições e organizações.

O curso de administração da USF/Campinas foi idealizado também com o propósito de favorecer a participação dos alunos em atividades complementares, que buscam ampliar a formação e a atuação na profissão em áreas tais como organização de eventos, participação em seminários, congressos, pesquisas, jornadas científicas e extensão universitária.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais


DURAÇÃO:
oito semestres

CARGA HORÁRIA TOTAL: 3.000 horas.

PERÍODO: noturno.

Área de Atuação

O Curso de Administração forma profissionais capazes de resolver problemáticas reais existentes nos ambientes de negócio que não estão separados por áreas puras de conhecimento. Assim sendo, o graduado na área estará apto a exercer seus serviços em empresas estatais e particulares, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes; no comércio, na Indústria, em Hospitais, Bancos, escolas e, também, em seu próprio negócio, como autônomo.

Disciplinas

Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 707, de 18/12/2013 (D.O.U. 19/12/2013).

Turno: NOTURNO Currículo: 0003-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

CONTABILIDADE | 72.0 h

EMENTA: A Contabilidade. Patrimônio. Balanço Patrimonial. Método das Partidas Dobradas. Balancete de Verificação. Regimes Contábeis. Demonstração do Resultado do Exercício. Plano de Contas.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos fundamentais da contabilidade. Possibilitar a compreensão dos lançamentos contábeis e a interpretação dos relatórios obtidos a partir da sistematização destes dados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DAS DINÂMICAS SOCIAIS | 72.0 h

EMENTA: Contexto de surgimento e consolidação das Ciências Sociais como possibilidades explicativas dos fenômenos e das contradições sociais. A constituição da modernidade: Revoluções Francesa e Industrial. O desenvolvimento das ciências sociais aplicadas.
OBJETIVO: Debater as limitações e consequências do racionalismo moderno sobre o modo de vida e as concepções de sucesso e carreira.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Expressões algébricas. Funções de uma variável.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS | 72.0 h

EMENTA: Conceito Fundamental de Administração. Conceito de Organizações. Estudo de cada etapa da Administração e sua aplicação na realidade corporativa: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Processo Decisório e Comunicação Corporativa.
OBJETIVO: Fornecer conhecimentos e desenvolver competência para a administração de organizações de qualquer natureza, tamanho ou segmento, por meio da apresentação dos conceitos e práticas de planejamento em diversos níveis, de organização tanto de tarefas e departamentos como de equipes, da atuação gerencial e da criação de mecanismos de acompanhamento e interpretação dos resultados obtidos em todo o processo administrativo. Debater modelos, dificuldades e exigências do processo de tomada de decisões e a importância de um sistema eficaz de comunicação corporativa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA ECONÔMICA | 72.0 h

EMENTA: Atividade econômica e Ciência Econômica. O objeto e o método da Ciência Econômica; Divisões da Ciência Econômica; Problemas econômicos fundamentais. O sistema econômico: fatores e setores de produção. A economia clássica, a visão crítica de Marx e a Revolução Marginalista. A tradição keynesiana. A construção da hegemonia neoclássica; Noções preliminares de Macroeconomia e de Microeconomia.
OBJETIVO: Capacitar o acadêmico para entender o funcionamento elementar do sistema econômico, por meio da análise dos seus principais agentes e fluxos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

AMBIENTE DE MARKETING | 72.0 h

EMENTA: A evolução do Marketing e os seus conceitos básicos. O sistema de Marketing. Gerenciamento das Informações de Marketing: o S.I.M. e a pesquisa de Marketing. Tipos de pesquisa. Institutos de pesquisa. Comportamento do consumidor. O processo de compra e decisão. O consumidor empresarial. Conceito e classificação de mercado. Oportunidades do mercado de consumo e do mercado B2B. Segmentação e Posicionamento de Mercado. Potencial e previsão da demanda de mercado.
OBJETIVO: Oferecer aos alunos conhecimentos sobre a área de marketing, proporcionando uma visão ampla do ambiente mercadológico e suas forças de influência. Desenvolver a capacidade de análise sobre o sistema de marketing possibilitando identificar as tendências e as oportunidades de mercado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BASES DO CONHECIMENTO ADMINISTRATIVO | 72.0 h

EMENTA: Escolas de Administração e contribuições para a consolidação do conhecimento administrativo. Modelos emergentes de administração. Contexto profissional.
OBJETIVO: Apresentar as principais escolas de Administração em seus aspectos teóricos e práticos, demonstrando as características que as tornaram, cada uma a seu tempo, respostas às expectativas de crescimento e desenvolvimento da Administração em âmbito mundial. Promover o conhecimento dos mais recentes modelos de Administração e a incessante orientação ao crescimento organizacional, criando condições e espaço para a leitura e o debate do contexto profissional no campo da Administração (incluída a atividade de consultoria), suas exigências e desafios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE PESSOAS E MÉTODOS DE TRABALHO | 72.0 h

EMENTA: Conceito de trabalho: Retrospectiva histórica. Principais teorias. A relação Homem e Trabalho. História, política e práticas de Gestão de Pessoas nas Organizações. Principais sistemas de Gestão de Pessoas e sua relação com o Comportamento Organizacional. Definição da área de Recursos Humanos e seus subsistemas.
OBJETIVO: Apresentar teoria e práticas que favoreçam a compreensão dos elementos fundamentais na estratégia da gestão de pessoas no contexto atual, bem como suas implicações para o trabalho e desempenho organizacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÉTODOS QUANTITATIVOS DE ANÁLISE DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Estatística. Distribuição de freqüência. Medidas de tendência central e separatrizes. Medidas de variabilidade. Introdução ao cálculo de probabilidades. Distribuição de probabilidade. Noções de inferência estatística e amostragem. Distribuições amostrais. Intervalos de confiança. Testes de hipóteses. Correlação e regressão.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de utilizar os conceitos básicos de estatística para organização, interpretação e análise de dados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

GESTÃO DA QUALIDADE E MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Qualidade e Estratégia. Definição de qualidade e estratégia. Normas internacionais de qualidade. Prêmios da qualidade. Gestão da Qualidade total. Ferramentas da qualidade. Indicadores de desempenho. Certificações e normas de sistemas. Gestão ambiental. Política ambiental baseada na norma NBR ISO 14001.
OBJETIVO: Apresentar ao estudante os conceitos necessários à definição de sistemas de qualidade e de estratégias baseadas nas normas vigentes. Expor os diferentes prêmios de qualidade e esclarecer a importância estratégica que podem representar. Fazer conhecer as ferramentas de qualidade total como a melhoria contínua e os programas 5S, além de outras ferramentas de qualidade como QFD, Taguchi, Pareto ou MASP, dentre outras. Apresentar ainda as principais normativas dos sistemas de gestão ambiental e oferecer formação básica para a definição de políticas ambientais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTITUIÇÕES DE DIREITO E DIREITO EMPRESARIAL | 72.0 h

EMENTA: Estrutura do Sistema Jurídico e dos Poderes da República. Direitos Fundamentais. Pessoas e bens. Responsabilidade civil. Empresário individual. Sociedades. Desconsideração da personalidade jurídica. Títulos de crédito. Marcas e Patentes. Contratos empresariais. Direito Financeiro. Estrutura do Poder Judiciário. O empresário e as relações de consumo.
OBJETIVO: Apresentar conhecimentos da área do Direito fundamentais ao bom desempenho de administradores e das organizações. Oferecer suporte técnico e teórico para o tratamento de questões jurídicas relacionadas ao cotidiano das organizações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MACROECONOMIA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Produto, renda e despesa agregada. O fluxo circular da renda; - A determinação da renda e do produto nacional; Medidas da atividade econômica: produto, renda, consumo, poupança e investimento. O setor público e o setor externo; Mercado de trabalho e Emprego; Inflação; Indicadores sociais; O sistema monetário; Política Econômica; Desenvolvimento e Crescimento econômico.
OBJETIVO: Apresentar conceitos e elementos de análise macroeconômica, formando um instrumental que permita ao corpo discente a discussão e análise de temas relacionados a questões atuais e cotidianas do cenário econômico nacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÉCNICAS DE GESTÃO DE OPERAÇÕES | 72.0 h

EMENTA: Operações e Produtividade: Medição e variáveis da produtividade; Estratégia de arranjo físico (lay-out). Sistema Just-in-time. Controle Estatístico do Processo. Gestão de Projetos: A importância estratégica, Estrutura PERT / CPM, Análise do caminho crítico. Manutenção e Confiabilidade (MTBF, MTTR e OEE).
OBJETIVO: Apresentar e exercitar as técnicas de medição de produtividade, considerando capacidade produtiva, cargas unitárias de trabalho e fluxo do processo. Desenvolver metodologia para estruturar arranjos físicos. Capacitar o aluno a elaborar e gerenciar um cronograma de execução de projetos, baseado na estrutura PERT/CPM.. Apresentar ao aluno o conceito e a ferramenta de controle de processo (Cp). Apresentar os conceitos de manutenção corretiva, preventiva, preditiva e manutenção produtiva total, bem como os indicadores pertinentes ao processo de manutenção.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

CUSTOS EMPRESARIAIS | 72.0 h

EMENTA: Introdução à análise de custos. Sistema de custeio. Metodologias de custeio. Custos para decisão. Relação custo/volume/lucro. Custo padrão.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos para a determinação dos custos de produtos e serviços, bem como desenvolver a análise crítica sobre a rentabilidade e preço de venda relativo a produtos e serviços. Utilizar a Análise de Custos como instrumento de apoio para a tomada de decisões.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ECONOMIA E MERCADOS | 72.0 h

EMENTA: O conceito de Elasticidade e suas aplicações; A Teoria do Consumidor; Teoria elementar do funcionamento do mercado; A oferta e seus determinantes. Equilíbrio de mercado; A Teoria da Firma: Produção e Custos. A tomada de decisão da firma; A concorrência: estruturas de mercado e a intervenção governamental; Teoria microeconômica contemporânea.
OBJETIVO: Possibilitar a compreensão sobre os mecanismos e funcionamento da economia em sua dimensão individual: o comportamento do consumidor e da firma. Desenvolver o instrumental necessário à análise das variáveis que afetam a maximização da satisfação do consumidor e do lucro empresarial. Introduzir a discussão sobre os complexos ambientes de concorrência, a intervenção governamental e a estratégia das firmas modernas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA APLICADA À ANÁLISE FINANCEIRA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da Matemática Financeira. Regimes de capitalização. Operações de descontos. Taxas de juros. Séries de pagamentos. Equivalência em fluxos de caixa. Sistemas de amortização de empréstimos.
OBJETIVO: O objetivo principal da disciplina é a resolução de problemas envolvendo matemática financeira, tanto na parte de juros simples como compostos dando atenção especial aos cálculos de valores de prestações, vencimento de parcelas, taxas de juros, capitais equivalentes tanto em juros simples como em juros compostos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PENSAMENTO ESTRATÉGICO | 72.0 h

EMENTA: Motivação e desafios para a estratégia. Conceitos e metodologias do planejamento estratégico. Análise do ambiente. Análise de portfólio. Gestão da capacitação e dos propósitos organizacionais. Noções de competitividade. Formulação e implementação das estratégias. Indicadores de resultados. Aspectos orçamentários.
OBJETIVO: Contribuir para o desenvolvimento das competências de planejamento e oferecer subsídios para a elaboração e execução de estratégias nos diversos níveis organizacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS | 72.0 h

EMENTA: Administração do capital de giro. Fontes de financiamento. Risco e retorno. Avaliação de investimentos ajustada ao risco. Análise de opções reais. Noções de avaliação de empresas. Estrutura de capital. Alavancagem.
OBJETIVO: Apresentação dos fundamentos da administração financeira, em ambiente corporativo; demonstrar a necessidade de constante atualização e aprofundamento no estudo de técnicas qualitativas e quantitativas de análise; despertar no futuro administrador, a imprescindibilidade da interação de toda a corporação com a área de finanças; propiciar ao estudante consistente noção da relevância, para as finanças da empresa, de suas ações no dia-a-dia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS | 72.0 h

EMENTA: Administração de materiais. Administração de estoques: ponto de pedido, lotes econômicos, entrega parcelada, estoque de segurança, métodos de avaliação e controle de estoques, indicadores de desempenho. Gestão de compras (Médias, ajustes, sazonalidade e regressão linear).
OBJETIVO: Apresentar os modelos de previsão de demanda: média móvel simples, média móvel ponderada, média exponencial e ajustes estatísticos de dados; e os sistemas de controle analítico de estoques: sistema máximo-mínimo,custo anual total, lote econômico de compras, dimensionamento do estoque mínimo, sistemas de suprimentos. Apresentar a gestão da cadeia de suprimentos e suas ligações com produção e vendas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA OPERACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Programação linear. Método simplex, dualidade, análise de sensibilidade. em aplicações de programação matemática. Programação matemática não-linear. Introdução a processos estocásticos. Cadeias de Markov. Matriz de transição. Classificação. Distribuições-limite. Estudos de cadeias redutíveis. Introdução à teoria das filas. Aplicação de modelos utilizando computadores
OBJETIVO: Fornecer aos estudantes conhecimentos necessários à construção de modelos para otimização de sistemas com o auxilio de técnicas de simulação, capacitando-os a utilizá-las na solução de problemas envolvendo produção, operações e serviços.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA SUPERVISIONADA EM GESTÃO DE RECURSOS | 168.0 h

EMENTA: Orientação, supervisão e avaliação de trabalhos acadêmicos (segundo norma formal) elaborados a partir da realização de atividades práticas supervisionadas em Gestão de Recursos nas organizações, por meio da identificação dos recursos materiais de que a empresa dispõe para realizar sua atividade-fim (produção, comércio ou prestação de serviço) e/ou o suporte material e burocrático dessa atividade.
OBJETIVO: Incentivar e orientar o aluno no contato com a prática empresarial, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências de observação e pesquisa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

PRÁTICA SUPERVISIONADA EM INTELIGÊNCIA ORGANIZACIONAL | 168.0 h

EMENTA: Orientação, supervisão e avaliação de trabalhos acadêmicos (segundo norma formal) elaborados a partir da realização de atividades práticas supervisionadas em Inteligência Organizacional, por meio da identificação da existência de procedimentos padronizados e formalizados da gestão das informações, dos processos e das pessoas, bem como da existência de critérios de desempenho, que consolidam a inteligência das organizações
OBJETIVO: Colocar o aluno em contato com o cotidiano prático da Administração, incentivando seu protagonismo e dando suporte para o desenvolvimento de uma capacidade de vinculação de teoria e prática, não apenas no âmbito profissional, mas também teórico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RECURSOS HUMANOS E O CONTEXTO ORGANIZACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Recrutamento e Seleção. Desenho, Descrição e Análise de Cargos e Salários. Estratégias de remuneração. Recursos humanos como centro de lucro. Avaliação de Desempenho. Relações Trabalhistas, sindicais e institucionais. Higiene, segurança e medicina do trabalho. Terceirização de serviços. Cultura e clima organizacional. Processos de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas.
OBJETIVO: Capacitar o futuro administrador para atuação nas organizações no gerenciamento e desenvolvimento do seu capital humano, enquanto parceiro estratégico, trabalhando de forma alinhada às exigências do mercado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO PRODUTIVA | 72.0 h

EMENTA: Programação Agregada. Programação de Produção (MPS, MRP e MRP em Serviços, e técnicas de tamanho de lote). Planejamento da capacidade produtiva (Cálculos de tempo, eficiência e utilização). Programação de curto prazo. Estratégias de localização de organizações (Alternativas e estratégias de localização).
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno a visão sistêmica das organizações em função de seu processo produtivo. Transmitir o conhecimento do conceito, da evolução e das atuais técnicas de programação de produção. Desenvolver no aluno a habilidade de solucionar problemas referentes aos modernos sistemas de produção. Apresentar as metodologias para indicação dos locais mais apropriados para instalações empresariais, em função do mercado fornecedor, consumidor, custos e demandas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRIBUTAÇÃO E TUTELA DAS RELAÇÕES TRABALHISTAS | 72.0 h

EMENTA: Direito tributário. Sistema tributário nacional. Princípios e Competência tributários. Imunidades. Incidência. Isenção. Obrigação tributária. Administração tributária. Processo Administrativo tributário. Elementos do Contrato de Trabalho. Direitos básicos do trabalhador. Sindicalismo e Sindicatos. Encargos Sociais. Estrutura e desenvolvimento da audiência trabalhista.
OBJETIVO: Apresentar os principais aspectos do Direito Tributário aplicados à gestão e organizacionais e de pessoas. Oferecer subsídios para o entendimento e contratos e encargos relacionados à atividade empresarial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

DECISÕES ESTRATÉGICAS DE MARKETING | 72.0 h

EMENTA: O Planejamento na administração mercadológica. Cadeia de Valor. Decisões do composto mercadológico: 4P’s. Estratégias de Marketing. Gestão de Marcas. O plano de marketing. Administração e auditoria de vendas.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos conhecimento sobre o planejamento estratégico e as principais características do planejamento orientado para o mercado. Capacitar o aluno para análise e aplicação das técnicas de administração do mix de marketing. Estimular o senso de tomada de decisão. Prover conhecimento da estrutura do plano de marketing para realizar auditoria e medir a eficácia da atuação do marketing.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ECONOMIA E CONJUNTURA NACIONAL | 72.0 h

EMENTA: A economia brasileira em perspectiva histórica: industrialização, desenvolvimento econômico e estabilização; Globalização produtiva e financeira, relações comerciais e participação do Estado na economia; Os anos FHC e Lula; Temas atuais de conjuntura econômica: política econômica e o enfrentamento da crise, modelos de desenvolvimento e macrocenários atuais.
OBJETIVO: A partir do conhecimento em Teoria Econômica, o curso visa habilitar o corpo discente a utilizar o instrumental assimilado na análise dos problemas econômicos nacionais. Propõe-se aqui gerar a base adequada para a compreensão das questões econômicas atuais dentro de seu contexto histórico-político-social, identificando as origens dos problemas econômicos e os impactos das estratégias empresariais sobre a sociedade como um todo. Por último, pretende-se que o aluno desenvolva sua visão crítica e capacidade de manter-se atualizado, adquirindo, continuamente, novos conhecimentos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO | 72.0 h

EMENTA: Planejamento financeiro. Planejamento orçamentário. Práticas de orçamento. Análise orçamentária. Cenários empresariais.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno a construção do conhecimento a partir da introdução das práticas orçamentárias. Aperfeiçoar habilidades e atitudes profissionais de controle e planejamento de recursos empresariais. A partir disso, permitir o desenvolvimento e análise de investimentos e resultados econômico-financeiros por intermédio da interatividade entre a teoria e a prática, a fim de auxiliar nas decisões gerenciais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA SUPERVISIONADA EM PROCESSOS E ESTRUTURAS | 168.0 h

EMENTA: Orientação, supervisão e avaliação de Trabalho de Curso (segundo norma formal) elaborado a partir da realização de atividades práticas supervisionadas em Processos e Estruturas, por meio do desenvolvimento de análise sistêmica de quaisquer atividades-fim ou subsidiárias nas organizações, buscando avaliar, diagnosticar e prognosticar a interdependência de recursos materiais com a inteligência organizacional, contribuindo para a consolidação da competência estratégica da organização.
OBJETIVO: Acompanhar o desenvolvimento da pesquisa, assegurando seu caráter sistêmico. Analisar o alcance e as limitações da metodologia aplicada. Proporcionar uma análise crítica e fundamentada da proposta desenvolvida e de intervenção, caso se aplique.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL | 72.0 h

EMENTA: Mudanças pessoais e organizacionais. Motivação, liderança, grupos e equipes, relacionamento interpessoal, comunicação, criatividade, aprendizagem organizacional, qualidade de vida, inteligência emocional. Estratégias de Liderança: principais tipos e estilos de líderes. Administração de Conflitos. Tomada de Decisão. Formação e desenvolvimento de Equipes. Autodesenvolvimento. Planejamento de Carreira. Empregabilidade. Ferramentas de Gestão de Pessoas. Conceito de competências e desenvolvimento de competência.
OBJETIVO: Identificar a importância da administração de Recursos Humanos no setor produtivo e de serviços bem como a visão e as estratégias utilizadas pelas empresas nessa área. Aplicar o conceito de liderança, base de autoridade, tipos e modelos adequados a cada situação. Empregar no trabalho em equipe, a liderança orientada para tarefas e pessoas. Identificar a postura do líder contemporâneo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTELIGÊNCIA DA INFORMAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Transformação de dados em informações. Uso estratégico das informações organizacionais. Conceito de Sistemas Corporativos. Tipos de Sistemas. Análise de aderência da tecnologia da informação e os negócios empresariais. Implantação de Sistema de Gestão Empresarial. Ferramentas de apoio aos negócios eletrônicos.
OBJETIVO: Esclarecer o diferencial estratégico existente nas informações organizacionais, demonstrando que, dados armazenados, compilados e interpretados de forma adequada podem oferecer subsídios à criação de vantagem competitiva. Estudar os sistemas de informação, seus tipos, características, vantagens e desvantagens de modo a subsidiar a decisão de investimentos, bem como dos processos e desenho organizacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MARKETING E MERCADOS | 72.0 h

EMENTA: Marketing Institucional. Marketing de Serviços. Marketing Digital. Marketing Internacional. Novos mercados e mercados em expansão. Atualidades do marketing.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno uma visão ampliada do marketing. Apresentar as inovações do conceito do marketing e suas aplicações nos diferentes mercados existentes. Desenvolver conhecimento sobre as diferentes aplicações do marketing no contexto globalizado e suas tendências.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA | 72.0 h

EMENTA: Ementa elaborada posteriormente em função de temas específicos pertinentes ao curso.
OBJETIVO: Contemplar na formação acadêmica temas da atualidade e/ou aprofundamento de assunto ou área de conhecimento de interesse do aluno.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica [edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d845fba5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@57f8fb03, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e4e02dc2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4dc81c61, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@99598171, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5d68c964, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@54dcdb41, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2b9db7ab, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@265d6a88, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a9e1322, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9ee1a1b1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5878cb0e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7baa5972, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9539f06f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@73cd21e2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b9a9e656, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@838bf33d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d4ce21df, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@107413d6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8756cbe2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@dcbb4784, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3ae7a872, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fded78c7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c8ecff70, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b67efc95, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a58a0b65, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a9c80740, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@dca8d625]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2008/12

Desenvolvimento de diagnóstico empresarial para o planejamento estratégico de marketing - Estudo de caso da empresa Kaleen Tapetes

2007/12

Ações Administrativas para Montagem de uma Loja de Calçados Femininos em Paulínia

2007/12

Fatores Determinantes da Geração de Demanda de Serviço em um Cartório de Notas na Cidade de Campinas - SP

2007/12

Fatores Relevantes para a Contratação de uma Empresa de Logística Internacional

2007/12

Monitoramento da Fabricação de Molas Helicoidais para Melhoraria do Processo e Garantia de Qualidade: Um Estudo de Caso

2007/12

Possíveis Causas dos Baixos Indices de Aproveitamento dos Candidatos as Vagas no ABN AMRO

2007/12

Vantagens Competitivas para um Laboratório de Pesquisas Científicas em Nível Global

2006/12

A Importância da Comunicação e da Informatização de uma Empresa.

2006/12

A OBTENÇÃO DE CAPITAL DE GIRO POR MEIO DA RACIONALIZAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA: UM ESTUDO DE CASO EM UM PEQUENO COMÉRCIO EM CAMPINAS

2006/12

Barreiras para o crescimento das pequenas e médias empresas na região de Campinas:

2006/12

EXCESSO DE BUROCRACIA EM CONTRATAÇÕES E LICITAÇÕES EM EMPRESAS PÚBLICAS

2006/12

Fatores Relevantes que Geram Vantagem Competitiva Numa Pequena Locadora de Vídeo: Um Estudo de Caso

2006/12

Monitoramento no Processo de Manufatura para Garantir a Qualidade do Produto: Um Estudo de Caso

2006/12

O Estresse no Trabalho e suas Conseqüências: 2006

2006/12

O Processo de Otimização e Qualidade nos Serviços Prestados pela Área Contábil de uma Fundação no Terceiro Setor

2006/12

Possiveis Causas da Inadimplência nos Processos Habitacionais Ativos na Agência Cambuí de Campinas da Caixa Econômica Federal

2006/12

Possíveis Causas de Divergências de Notas Fiscais

2006/12

Possíveis limitações ao crescimento no número de clientes atendidos em um comércio de alimentos: um estudo de caso

2006/12

Proposta de um Modelo de Melhoria na Agilidade de Pedidos de Venda em uma Indústria Farmacêutica

2006/12

Reestruturação de um Plano de Cargos, Carreira e Salários em uma Empresa Pública

2005/6

A IMPORTÂNCIA DE UM CADASTRO ATUALIZADO EM UMA EMPRESA EM EXPANSÃO

2005/6

A PERDA DE PROPOSTAS DE NEGÓCIOS PARA A CONCORRÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO

2005/6

DESENVOLVIMENTO DE ALTERNATIVAS DE NEGÓCIOS PARA NEUTRALIZAR SAZONALIDADE: UM ESTUDO DE CASO

2005/6

Fatores determinantes da baixa motivação de pessoal da produção: um estudo de caso

2005/6

IMPLANTAÇÃO DE UM NOVO SISTEMA INTEGRADO PARA CONTROLE DE ESTOQUE E EXPEDIÇÃO DE PRODUTOS ACABADOS EM UMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

2005/6

POSSÍVEIS CAUSAS DE DIVERGÊNCIAS NA ESCRITURAÇÃO DE DOCUMENTOS FISCAIS: UM ESTUDO DE CASO

2005/6

POSSÍVEIS CAUSAS PARA O EXCESSIVO TURN OVER NAS EMPRESAS DE SEGURANÇA PATRIMONIAL: um estudo de caso

2005/6

PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE UMA LINHA DE MONTAGEM: UM ESTUDO DE CASO



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.