Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Engenharia Ambiental e Sanitária

O Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária visa formar profissionais capacitados a atuar num mercado de trabalho sujeito a transformações aceleradas, como no caso específico das tecnologias que envolvam a ações mitigadoras, uma formação fundamental ampla em engenharia e uma formação de investigador e empreendedor, para garantir a sua sobrevivência profissional futura.

O objetivo do Curso é o de formar engenheiros com sólida base em ciências e tecnologias, capazes de transitar e de transferir conhecimentos entre essas áreas, através da distribuição dos conteúdos das disciplinas de formação básica, de formação profissional geral e de formação profissional específica, não apresentados de forma compartimentalizada, mas integrados ao longo do Curso segundo hierarquia curricular.

Fundamentação Legal

A Engenharia Ambiental e Sanitária é um curso da área das Ciências Exatas com a finalidade de formar profissionais capazes para atuar no setor produtivo, além de profissionais pesquisadores. O curso teve o seu desenvolvimento a partir da Engenharia Civil - Sanitária, criado pelo MEC - Portaria 1.693 de 05 de dezembro de 1994 e resolução no 447/CONFEA, de 22 de setembro de 2000 - dispõe sobre o registro profissional do Engenheiro Ambiental, hoje Engenheiro Ambiental e Sanitarista, e discrimina suas atividades profissionais.

Em 16 de Novembro de 2004, na reunião do Conselho Acadêmico por Campus de Campinas (CONSEAcc-Campinas), foi aprovada a criação do curso de Engenharia Ambiental, sendo que no dia 23 de Setembro de 2004 a mesma também foi aprovada no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) - Resolução CONSEPE 27/2004.

Em 31/10/2007 o processo no 20060009175 é encaminhado para publicação no DOU o reconhecimento do curso.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais


Duração: 10 semestres.

Período: Noturno.

Carga horária: 3836h.

Área de Atuação

O profissional de Engenharia Ambiental e Sanitária pode atuar em empresas públicas e privadas, dos setores industriais, comerciais e de serviços; pode estabelecer-se como profissional autônomo, e também pode atuar na área da educação (ensino, pesquisa e extensão).

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade São Francisco, a partir do 1º semestre de 2005, permite o acesso de alunos de uma região metropolitana onde se encontra um dos maiores e mais modernos pólos tecnológicos do país, com a necessidade efetiva desse tipo de profissional. Portanto, nessa região, existe a necessidade de mão-de-obra qualificada na área, o que gera uma demanda acentuada pelas vagas ofertadas e auxilia um maior contato entre empresas particulares, estatais e Universidade, o que torna o curso mais atual e voltado para a realidade de mercado e sociedade.

As possibilidades básicas de atuação do Engenheiro Ambiental e Sanitarista estão diretamente ligadas ao planejamento e gerenciamento de recursos hídricos; problemas associados a atividades industriais; gestão e tratamento de águas e efluentes industriais. Com isso, o curso forma profissionais com capacidade de atuar na área de Engenheiro Gestor Ambiental, bem como na de Engenheiro de Tecnologia Ambiental em níveis regionais e nacionais.

Disciplinas

Portaria Ministerial nº 1099, de 24/12/2015 - DOU 30/12/2015.

Turno: NOTURNO Currículo: 0002-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ALGORITMOS COMPUTACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Tipos de dados. Operadores e expressões. Entrada e saída de dados. Comandos de controle de fluxo: decisões e repetições.  Estrutura de dados homogêneos (Vetores e matrizes). Modularização de programas (subprogramas). Implementação de algoritmos usando uma linguagem de programação de alto nível.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno dos cursos de engenharia a capacidade de solucionar problemas através de linguagem algorítmica e, com este objetivo, familiarizá-lo, em sua atuação acadêmica e profissional, com uma linguagem de programação de alto nível, aplicando-a em suas práticas científicas e tecnológicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Intervalos e desigualdades. Funções reais de uma variável real. Funções reais de várias variáveis reais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, intervalos e desigualdades, funções de uma e de várias variáveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Grandezas Físicas. Sistemas de Unidades. Força e Leis de Newton. Movimento em uma e duas dimensões. Quantidade de movimento. Trabalho e Energia. Temperatura e Calor.
OBJETIVO: Apresentar as leis e conceitos básicos da Física, bem como o formalismo descritivo próprio desta ciência. Desenvolver conceitos fundamentais para o entendimento dos diversos fenômenos ligados ao curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES EM ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Histórico, atividades e perspectivas da Engenharia. Campo de atuação do Engenheiro. A Interdisciplinaridade e as relações da Engenharia com a tecnologia e sociedade. Ética, responsabilidade civil e exercício profissional do engenheiro. Temas atuais na área de Engenharia.
OBJETIVO: Apresentar aos estudantes as diversas modalidades da Engenharia, suas especificidades e a inter-relação entre elas, bem como as responsabilidades do Engenheiro perante a sociedade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos essenciais de estrutura da matéria e reações químicas. Ligações químicas. Reações químicas e síntese. Estequiometria. Soluções químicas. Introdução à ciência dos materiais.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos subsídios para interpretar fenômenos físicos e químicos e as propriedades dos materiais, buscando estabelecer relações entre o nível macroscópico e microscópico do conhecimento químico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

CÁLCULO DIFERENCIAL | 72.0 h

EMENTA: Funções reais de uma variável real: Limites, Derivadas e Aplicações. Funções reais de várias variáveis reais: Derivadas parciais; Derivadas direcionais; Máximos e mínimos. Aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de cálculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO AUXILIADO POR COMPUTADOR | 72.0 h

EMENTA: Normas e convenções de desenho. Sistemas de projeções. Uso de programas computacionais que possibilitem precisão, rapidez e eficiência na construção e edição de desenhos arquitetônicos em 2D.
OBJETIVO: Capacitar o aluno à utilização de ferramentas computacionais para a elaboração e desenvolvimento de projetos. Dar condições aos alunos de ler, interpretar e executar desenhos básicos de arquitetura, familiarizando-o com o ambiente, os ícones e as soluções habituais do desenho arquitetônico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: Variáveis. Organização de dados. Representação. Distribuição de frequência. Medidas de posição e de variabilidade. Probabilidade. Amostragem e estimação. Testes de confiança. Regressão e correlação.
OBJETIVO: Desenvolver conceitos básicos de Estatística necessários para a realização de coleta e análise multivariada de dados em diversas áreas de conhecimento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA AMBIENTAL E SANITÁRIA | 72.0 h

EMENTA: Química dos poluentes em eco-sistemas terrestres e aquáticos. Poluição da água. Poluição do solo. Poluição do ar. Tratamento de resíduos. Aspectos analíticos de identificação de espécies com atividades Químicas e Biológicas atóxicas e tóxicas.
OBJETIVO: Fornecer os conceitos básicos da química dos poluentes em eco-sistemas terrestres e aquáticos, além dos métodos analíticos das espécies tóxicas dos sistemas terrestres e aquáticos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

CÁLCULO INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Integrais e Aplicações. Coordenadas polares, cilíndricas e esféricas. Integrais múltiplas e aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de calculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Estrutura e composição da atmosfera terrestre. Relações astronômicas Terra-Sol. Radiação solar. Balanço da energia. Temperatura do ar e do solo. Evaporação e evapotranspiração. Precipitação atmosférica. Balanço hídrico. Classificação climática. Zoneamento agroclimático. Circulação atmosférica, tempo e clima. Mudanças climáticas globais. Aplicações da meteorologia e climatologia.
OBJETIVO: Fornecer conhecimentos gerais sobre a meteorologia e climatologia ligados a atmosfera terrestre, balanço de energia, zoneamento e mudanças globais. Possibilitar ao engenheiro analisar e minimizar os impactos da ação antrópica sobre o clima nas diversas escalas geográficas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos de Microbiologia Aplicada a Engenharia Ambiental. Morfologia microbiana. Estrutura e reprodução de microrganismos em seus habitats naturais. Métodos de controle do crescimento microbiano. Métodos qualitativos e quantitativos de microrganismos. Interações populacionais. Microbiota do solo, da água e sua relação com a qualidade ambiental. Biomassa e indicadores microbiológicos. Transformações de poluentes orgânicos e inorgânicos e interações microbianas. Processos biotecnológicos de biorremediação e Biodegradação.
OBJETIVO: Apresentar conceitos básicos de comunidades microbianas correlacionados com a engenharia ambiental. Desenvolver conhecimentos práticos de aprendizagem em métodos de identificação, controle e quantificação de microrganismos no ambiente. Fornecer conhecimentos de processos biotecnológicos para tratamento de solo e água contaminados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA | 36.0 h

EMENTA: Sistema de informação. Introdução aos sistemas de informação geográfica. Histórico dos SIGS. Banco de Dados. Estrutura de dados. Topologia. Desenvolvimento de modelos. Operações analíticas em SIG. Operações de saída em SIG. Os principais SIGs. Estudo de casos.
OBJETIVO: Fornecer conhecimentos gerais sobre o SIG e Geoprocessamento. Compreender a importância da Geografia Tecnológica na análise de impactos ambientais e trabalhar com estudo de casos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VETORES E ÁLGEBRA LINEAR | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e Sistemas Lineares. Vetores. Operações com vetores. Distância, norma e ângulo. Produtos escalar e vetorial. Espaços vetoriais. Subespaços. Base e dimensão. Transformações lineares. Autovalores e autovetores.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores no Rn; de resolução e discussão de sistemas lineares; de identificação de espaços e subespaços vetoriais, de transformações lineares, de operadores lineares e mudança de base de um operador linear; de identificação de autovalores e autovetores de operadores lineares e diagonalizaçao de matrizes de operadores lineares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

ECOLOGIA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Tópicos importantes em Ecologia Aplicada. Crescimento populacional. Biodiversidade. Fundamentos de limnologia.
OBJETIVO: Fornecer os conceitos básicos da ecologia e fundamentos da limnologia

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: 1ª lei da termodinâmica. Máquinas térmicas e Sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica. Os mecanismos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Elementos de escoamentos de fluidos. A equação de Bernoulli.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos da Termodinâmica e dos Fenômenos de Transporte dando ênfase aos aspectos conceituais. Apresentar aplicações em diferentes áreas da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Trabalho e energia no campo magnético.
OBJETIVO: Apresentar os princípios elementares que regem os fenômenos da eletricidade e do magnetismo pela abordagem clássica e desenvolver os conceitos fundamentais sobre os fenômenos elétricos e magnéticos em Engenharia, estimulando o raciocínio investigativo do aluno.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GEOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Origem e formação da Terra. Mineralogia. Petrografia. Origem e formação dos solos. Métodos de investigação do subsolo. Desmonte de rochas. Aplicação da Geologia na Engenharia.
OBJETIVO: Reconhecer os diversos tipos de rochas e compreender a dinâmica da crosta terrestre nas diversas escalas de tempo. Dotar os alunos dos conhecimentos básicos de geologia que auxiliarão na profissão do engenheiro.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento sustentável: contextualização histórica e influências da globalização. Inovações e soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente. Políticas econômicas de carbono. Planejamento estratégico e as dinâmicas para o desenvolvimento sustentável. Impactos da globalização.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a análise e compreensão das relações entre o ambiente natural, o desenvolvimento tecnológico sustentável e as influências da globalização em nível local, regional e global.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

CÁLCULO NUMÉRICO E COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Erros: arredondamento, truncamento e propagação. Zeros de uma função: equações algébricas e transcendentes. Sistemas de equações lineares: métodos diretos e iterativos. Integração numérica. Interpolação. Método da regressão: linear, exponencial e parabólica. Equações diferenciais ordinárias lineares. Diagrama de simulação.
OBJETIVO: Conceituar problemas matemáticos com soluções numéricas. Apresentar e desenvolver técnicas especiais para resolver problemas que não admitem solução analítica. Habilitar o aluno para a aplicação de métodos numéricos em problemas de Engenharia usando computadores digitais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁTICA E PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Equilíbrio de ponto material e dos corpos rígidos no plano. Treliças. Forças em vigas. Propriedades das figuras planas. Conceitos de tensão e deformação. Carregamento axial.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos da mecânica para a solução de problemas de estática do ponto material e de corpos rígidos no plano, determinação de forças em vigas e cálculo de forças em barras de treliças planas. Introduzir os conceitos iniciais de tensão e deformação, destacando os problemas de carregamento axial. Apresentar os conceitos necessários para calcular as propriedades de seções transversais planas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA DOS FLUIDOS | 72.0 h

EMENTA: As equações da conservação da massa, da quantidade de movimento e da conservação da energia para volumes de controle finitos. Análise dimensional e semelhança. Escoamento de fluidos incompressíveis em condutos forçados. Bombas e instalações de bombeamento.
OBJETIVO: Aprimorar a habilidade do aluno na aplicação dos elementos de mecânica dos fluidos na análise de escoamentos variados de interesse para a engenharia mecânica, com ênfase em instalações de bombeamento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA DOS SOLOS | 72.0 h

EMENTA: A mecânica dos solos e a Engenharia. Origem e formação dos solos. Amostragem e identificação dos solos. Índices físicos dos solos. Distribuição granulométrica. Limites de consistência. Estruturas dos solos. Classificação dos solos. Compactação dos solos. Movimento de água no solo: permeabilidade e percolação. Tensões e pressões atuantes num maciço de terra. Adensamento. Ensaios de laboratório.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos os conhecimentos necessários sobre as propriedades do solo que influenciarão no desempenho das atividades profissionais na área da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RECURSOS HÍDRICOS E GESTÃO DE BACIAS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos sobre gerenciamento de recursos hídricos. Planos nacional, setorial e regional. Estrutura institucional e legal. Instrumentos para o planejamento. Análise econômica e modelagem matemática. Risco e incerteza. Análise de benefício/custo. Curvas de oferta e demanda. Planejamento em ambientes urbanos. Uso racional dos recursos da bacia hidrográfica. Controle e produção de água em microbacias hidrográficas florestadas. Fases e manejo da bacia hidrográfica.
OBJETIVO: Proporcionar aos estudantes uma visão acerca do gerenciamento de recursos hídricos e o planejamento estratégico no plano regional, setorial e nacional. Promover estudo específico e aprofundado sobre a importância das microbacias bem como o manejo de bacias hidrográficas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceituação. Fatores ambientais. Instrumentos de Identificação e análise. Os impactos ambientais. Avaliação de Impactos ambientais.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno a compreensão dos aspectos associados aos impactos ambientais e a sua importância como instrumento da política ambiental. Capacitar o aluno a utilizar as metodologias de avaliação de impactos e a realização de seus respectivos relatórios para as atividades potencialmente capazes de modificar o meio ambiente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CARACTERIZAÇÃO DE POLUENTES, PREVENÇÃO E CONTROLE DE POLUIÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Definição de poluentes. Estado e composição dos poluentes. Classificação dos poluentes. Geração de poluentes. Distribuição dos poluentes no meio ambiente. Concentração dos poluentes. Efeitos dos poluentes. A produção, seus insumos e seus subprodutos. Controle e otimização dos insumos materiais na cadeia de suprimentos. R Tecnologias de controle de poluição visual e sonora. Logística reversa.
OBJETIVO: Identificar e definir os poluentes. Avaliar o estado e a composição dos poluentes. Avaliar a interferência dos poluentes no meio ambiente. Conhecer e avaliar as principais tecnologias para o controle de poluição.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE PROJETOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao Gerenciamento de Projetos (Conceitos Básicos, Histórico e Benefícios). Fases e Ciclo de Vida de Projetos; Papel do Gerente de Projetos; O PMI (Project Management Institute). Os Processos de Gestão de Projetos segundo o PMBOK. Ferramentas computacionais de apoio ao projeto.
OBJETIVO: Entender a importância e a utilidade do gerenciamento de projetos e diferenciar suas etapas. Conhecer, avaliar e utilizar os principais instrumentos para o gerenciamento de projetos em qualquer tipo de organização.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OBRAS DE TERRA | 72.0 h

EMENTA: Resistência ao cisalhamento dos solos: areias e argilas. Estabilidade de taludes. Empuxo de terra. Estruturas de arrimo. Barragens de terra e enrocamento.
OBJETIVO: Apresentar noções sobre os critérios utilizados na análise de maciços de terra quando submetidos a solicitações provenientes de modificações, introduzidas ou não pelo homem. Realizar projetos de obras de terra.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Estrutura dos materiais. Propriedades e ensaios dos materiais. Procedimentos para a alteração das propriedades dos materiais. Seleção de materiais.
OBJETIVO: Capacitar os estudantes a conhecer a estrutura dos principais materiais utilizados em Engenharia e correlacioná-la com suas propriedades, adquirindo, assim, conhecimentos e habilidades para a seleção de materiais e processos de tratamento para situações cotidianas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

EFLUENTES GASOSOS | 72.0 h

EMENTA: O problema da poluição atmosférica. Os poluentes gasosos e as mudanças climáticas. Modelos de dispersão de poluentes na atmosfera. Metodologias e equipamentos para medição de concentração de poluentes atmosféricos. A formação de poluentes gasosos durante o processo de combustão. Emissões veiculares. Controle de particulados. Economia e controle de poluição no ar.
OBJETIVO: Identificar os problemas provocados pela poluição atmosférica. Realizar ensaios de medição de concentração de poluentes atmosféricos. Avaliar os impactos no meio ambiente provocados pelos poluentes gasosos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FONTES DE ENERGIA E PLANEJAMENTO ENERGÉTICO | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de sócio-economia e energia. Política, desenvolvimento e planejamento energético. As fontes primárias de energia. As fontes secundárias de energia. A matriz energética nacional. Energia e engenharia. Centrais conversoras de energia – Aspectos tecnológicos e ambientais. Fontes alternativas de energia.
OBJETIVO: Avaliar a matriz energética. Discutir as fontes de energia e buscar soluções viáveis com fontes alternativas de energia. Refletir sobre a política energética nacional e o planejamento energético.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÉTODOS DE ANÁLISES QUÍMICAS E BIOLÓGICAS | 72.0 h

EMENTA: Análises químicas e biológicas do solo, água e ar: determinação de metais pesados, compostos nitrogenados, fósforo, sulfatos nitratos e outros. DQO e DBO, Dureza, Oxigênio dissolvido e Turbidez. Avaliação microbiológica da água. Coleta e redes de amostragem de qualidade das águas.
OBJETIVO: Apresentar e aprimorar os métodos de análises químicas e biológicas para controle e prevenção da poluição no solo, água e ar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SEGURANÇA DO TRABALHO | 72.0 h

EMENTA: A História do Prevencionismo. Acidentes: Conceituação e Classificação. Causas de Acidentes: Condições Humanas, Condições Materiais, Fator Pessoal de Insegurança. Consequências do Acidente: Lesão Pessoal e Prejuízo Material. Agente do Acidente e Fonte de Lesão. Riscos das Principais Atividades Laborais. PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Conceituação, Classificação e Reconhecimento de Riscos. Agentes Físicos. Noções de fisiologia do trabalho, dimensionamento de postos de trabalho e trabalho em turnos e elaboração de laudos ergonômicos.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno visão sobre o ambiente de trabalho e sua influência na produtividade, qualidade e segurança.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA | 232.0 h

EMENTA: Exercício profissional dentro das áreas afins da Engenharia Ambiental.
OBJETIVO: O Estágio Supervisionado tem como objetivo a supervisão do exercício profissional em Instituições Públicas ou Privadas, no qual o estudante aplica os conhecimentos teóricos adquiridos na instituição de ensino, mediante o cumprimento de programa previamente aprovado pelo Supervisor de Estágio.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SANEAMENTO BÁSICO E AMBIENTAL | 72.0 h

EMENTA: Importância do saneamento. Noções de saúde pública. Órgãos de saneamento. Padrões de qualidade das águas. Estudos populacionais. Abastecimento de água. Previsão de demanda. Mananciais, captação, adução e preservação. Redes hidráulicas de abastecimento de água. Sistemas de coleta de esgoto - tipos, partes constituintes. Metodologia de projeto de redes coletoras de esgoto. Dimensionamento de coletores, interceptores, poços de visita e tubos de queda. Estações elevatórias de esgoto.
OBJETIVO: Estudar a importância do saneamento básico e do saneamento ambiental para a comunidade. Estudar e projetar redes de captação, adução e distribuição. Projetar, dimensionar coletores, interceptores, poços de visita e tubos de queda.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRATAMENTO DE EFLUENTES | 72.0 h

EMENTA: Tratamento preliminar. Objetivos do tratamento. Composição das águas residuárias. Introdução à biodegradação. Cinética das reações. Cinética da utilização de substrato e produção de biomassa. Modelagem de reatores biológicos. Processos aeróbios. Processos anaeróbios. Tratamento preliminar, primário, secundário e terciário. Processos Alternativos de tratamento. Eficiência dos processos. Avaliação de impactos ambientais do destino final de águas residuárias. Critérios de seleção de tecnologias. Lagoas de estabilização. Tratamento e disposição do lodo.
OBJETIVO: Apresentar os principais tipos e processos de tratamento de águas residuárias. Verificar a eficácia do tratamento hídrico, como efluente oriundo de diversos tipos de efluentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E RESÍDUOS INDUSTRIAIS | 72.0 h

EMENTA: Minimização de resíduos, prevenção de poluição e tecnologias limpas. Hierarquias de gerenciamento de resíduos, alterações em: matérias primas, processos e produtos, redução na fonte e reciclagem. Metodologia de projetos, ligações com sistemas de gerenciamento ambiental. Cálculo de resíduos, balanço de massa e energia. Utilização limpa e eficiente da energia. Resíduos Industriais: Legislação nacional e internacional. Tipologia dos resíduos por atividade industrial. Caracterização e classificação dos resíduos sólidos. Amostragem, coleta, transporte e armazenamento. Processos de tratamento e disposição final. Aterros, aterros industriais e incineradores. Reciclagem e re-uso. A nova lei dos resíduos sólidos.
OBJETIVO: Fornecer subsídios, conceitos e técnicas necessárias ao planejamento e controle de processos das indústrias, bem como dos resíduos residenciais, visando a redução e disposição adequada dos resíduos gerados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ENGENHARIA ECONÔMICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de engenharia econômica e de matemática financeira. Métodos de análise de investimento. Análise sob condições de risco e incerteza. Desenvolvimento econômico sustentável.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos básicos sobre a engenharia econômica e fornecer fundamentos para a tomada de decisão sob os aspectos econômico e financeiro.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFÍCO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para desenvolvimento do projeto de trabalho de graduação. Pesquisa bibliográfica. Métodos e técnicas de pesquisa.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de empregar a metodologia científica para a solução de problemas de engenharia e para a prospecção de tema e elaboração do Trabalho de Graduação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | 72.0 h

EMENTA: Introdução à teoria, à prática e à evolução histórica do planejamento urbano e regional. Planejamento em diferentes sistemas sociais. As teorias do planejamento. A evolução de políticas de planejamento. A evolução de políticas de planejamento regional no Brasil. As teorias de crescimento e da organização de cidades, de regiões urbanas e de sistemas de cidades. Introdução a alguns métodos de análise e de planejamento urbano e regional. Projeção de população, localização de equipamentos, perfis urbanos, etc.
OBJETIVO: Desenvolver estudos que envolvam análise, planejamento e a organização de espaços de âmbito regional e urbano, enfatizando seus elementos, agentes gestores, promotores e população; e em relação dialética, compreendendo o espaço como instância política, econômica e, sobretudo social.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRATAMENTO DE ÁGUA | 72.0 h

EMENTA: Partes constituintes dos sistemas de tratamento de água. Elementos de projeto. Qualidade das águas superficiais e subterrâneas. Tecnologias de tratamento. Coagulação química e mistura rápida. Floculação, decantação, filtração rápida descendente. Desinfecção, cloração, fluoração. Correção de pH.
OBJETIVO: Apresentar os sistemas e processos de tratamento de águas. Apresentar, estudar e avaliar as tecnologias de tratamento. Verificar a eficácia do tratamento. Projetar parte ou o todo de uma estação de tratamento de água.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA | 36.0 h

EMENTA: Conceito de ética, seus objetivos e sua ligação com a cidadania. Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e atuação profissional. Ética nas organizações. Responsabilidade social e ambiental Corporativa. Indicadores de responsabilidade social: O balanço social. Marketing verde.
OBJETIVO: Refletir sobre os princípios éticos para a atuação profissional do Engenheiro ambiental. Avaliar os indicadores de responsabilidade social e suas aplicações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL | 36.0 h

EMENTA: História da legislação ambiental. Legislação básica: federal, estadual e municipal. Trâmites legais e práticas de leis. Meios administrativos e judiciais de proteção ambiental. Análise de casos.
OBJETIVO: Apresentar aos alunos a história da legislação ambiental no Brasil e a sua importância. Discutir os trâmites legais e apresentar os meios administrativos e judicias de proteção ambiental. Promover a análise, reflexão e soluções através do estudo de casos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA III | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMA AMBIENTAL PÚBLICO E SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL PRIVADO | 72.0 h

EMENTA: Organização Institucional: Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA. A Lei 6938. O papel do Ministério de Meio Ambiente. O Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA. O IBAMA. Estrutura organizacional ambiental do Estado de São Paulo. O Conselho Estadual de Meio Ambiente - CONSEMA. A CETESB. Secretárias Municipais de Meio Ambiente. Normas e Padrões de Controle e Monitoramento Ambiental. Multas. Zoneamento Ambiental. A relação meio ambiente X desenvolvimento sustentável. Engenharia e Meio Ambiente. Planejamento e Gestão Ambiental. Gestão Ambiental em organizações produtivas. Normas e certificações ambientais. ISO 14.000. Selos verdes. Implantação de Sistemas de Gestão Ambiental. Atividades práticas.
OBJETIVO: Estudar os Sistemas de Gestão Ambiental Público e Privado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE GRADUAÇÃO | 180.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Graduação na área de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: Orientar e supervisionar a elaboração do Trabalho de Graduação em grupo, com base em diretrizes institucionais, segundo o Regulamento do Trabalho de Graduação dos cursos de Engenharia da Universidade São Francisco.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0001-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ALGORITMOS COMPUTACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Tipos de dados. Operadores e expressões. Entrada e saída de dados. Comandos de controle de fluxo: decisões e repetições.  Estrutura de dados homogêneos (Vetores e matrizes). Modularização de programas (subprogramas). Implementação de algoritmos usando uma linguagem de programação de alto nível.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno dos cursos de engenharia a capacidade de solucionar problemas através de linguagem algorítmica e, com este objetivo, familiarizá-lo, em sua atuação acadêmica e profissional, com uma linguagem de programação de alto nível, aplicando-a em suas práticas científicas e tecnológicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Intervalos e desigualdades. Funções reais de uma variável real. Funções reais de várias variáveis reais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, intervalos e desigualdades, funções de uma e de várias variáveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Grandezas Físicas. Sistemas de Unidades. Força e Leis de Newton. Movimento em uma e duas dimensões. Quantidade de movimento. Trabalho e Energia. Temperatura e Calor.
OBJETIVO: Apresentar as leis e conceitos básicos da Física, bem como o formalismo descritivo próprio desta ciência. Desenvolver conceitos fundamentais para o entendimento dos diversos fenômenos ligados ao curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES EM ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Histórico, atividades e perspectivas da Engenharia. Campo de atuação do Engenheiro. A Interdisciplinaridade e as relações da Engenharia com a tecnologia e sociedade. Ética, responsabilidade civil e exercício profissional do engenheiro. Temas atuais na área de Engenharia.
OBJETIVO: Apresentar aos estudantes as diversas modalidades da Engenharia, suas especificidades e a inter-relação entre elas, bem como as responsabilidades do Engenheiro perante a sociedade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos essenciais de estrutura da matéria e reações químicas. Ligações químicas. Reações químicas e síntese. Estequiometria. Soluções químicas. Introdução à ciência dos materiais.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos subsídios para interpretar fenômenos físicos e químicos e as propriedades dos materiais, buscando estabelecer relações entre o nível macroscópico e microscópico do conhecimento químico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

CÁLCULO DIFERENCIAL | 72.0 h

EMENTA: Funções reais de uma variável real: Limites, Derivadas e Aplicações. Funções reais de várias variáveis reais: Derivadas parciais; Derivadas direcionais; Máximos e mínimos. Aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de cálculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO AUXILIADO POR COMPUTADOR | 72.0 h

EMENTA: Normas e convenções de desenho. Sistemas de projeções. Uso de programas computacionais que possibilitem precisão, rapidez e eficiência na construção e edição de desenhos arquitetônicos em 2D.
OBJETIVO: Capacitar o aluno à utilização de ferramentas computacionais para a elaboração e desenvolvimento de projetos. Dar condições aos alunos de ler, interpretar e executar desenhos básicos de arquitetura, familiarizando-o com o ambiente, os ícones e as soluções habituais do desenho arquitetônico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: Variáveis. Organização de dados. Representação. Distribuição de frequência. Medidas de posição e de variabilidade. Probabilidade. Amostragem e estimação. Testes de confiança. Regressão e correlação.
OBJETIVO: Desenvolver conceitos básicos de Estatística necessários para a realização de coleta e análise multivariada de dados em diversas áreas de conhecimento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA AMBIENTAL E SANITÁRIA | 72.0 h

EMENTA: Química dos poluentes em eco-sistemas terrestres e aquáticos. Poluição da água. Poluição do solo. Poluição do ar. Tratamento de resíduos. Aspectos analíticos de identificação de espécies com atividades Químicas e Biológicas atóxicas e tóxicas.
OBJETIVO: Fornecer os conceitos básicos da química dos poluentes em eco-sistemas terrestres e aquáticos, além dos métodos analíticos das espécies tóxicas dos sistemas terrestres e aquáticos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

CÁLCULO INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Integrais e Aplicações. Coordenadas polares, cilíndricas e esféricas. Integrais múltiplas e aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de calculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Estrutura e composição da atmosfera terrestre. Relações astronômicas Terra-Sol. Radiação solar. Balanço da energia. Temperatura do ar e do solo. Evaporação e evapotranspiração. Precipitação atmosférica. Balanço hídrico. Classificação climática. Zoneamento agroclimático. Circulação atmosférica, tempo e clima. Mudanças climáticas globais. Aplicações da meteorologia e climatologia.
OBJETIVO: Fornecer conhecimentos gerais sobre a meteorologia e climatologia ligados a atmosfera terrestre, balanço de energia, zoneamento e mudanças globais. Possibilitar ao engenheiro analisar e minimizar os impactos da ação antrópica sobre o clima nas diversas escalas geográficas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos de Microbiologia Aplicada a Engenharia Ambiental. Morfologia microbiana. Estrutura e reprodução de microrganismos em seus habitats naturais. Métodos de controle do crescimento microbiano. Métodos qualitativos e quantitativos de microrganismos. Interações populacionais. Microbiota do solo, da água e sua relação com a qualidade ambiental. Biomassa e indicadores microbiológicos. Transformações de poluentes orgânicos e inorgânicos e interações microbianas. Processos biotecnológicos de biorremediação e Biodegradação.
OBJETIVO: Apresentar conceitos básicos de comunidades microbianas correlacionados com a engenharia ambiental. Desenvolver conhecimentos práticos de aprendizagem em métodos de identificação, controle e quantificação de microrganismos no ambiente. Fornecer conhecimentos de processos biotecnológicos para tratamento de solo e água contaminados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA | 36.0 h

EMENTA: Sistema de informação. Introdução aos sistemas de informação geográfica. Histórico dos SIGS. Banco de Dados. Estrutura de dados. Topologia. Desenvolvimento de modelos. Operações analíticas em SIG. Operações de saída em SIG. Os principais SIGs. Estudo de casos.
OBJETIVO: Fornecer conhecimentos gerais sobre o SIG e Geoprocessamento. Compreender a importância da Geografia Tecnológica na análise de impactos ambientais e trabalhar com estudo de casos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VETORES E ÁLGEBRA LINEAR | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e Sistemas Lineares. Vetores. Operações com vetores. Distância, norma e ângulo. Produtos escalar e vetorial. Espaços vetoriais. Subespaços. Base e dimensão. Transformações lineares. Autovalores e autovetores.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores no Rn; de resolução e discussão de sistemas lineares; de identificação de espaços e subespaços vetoriais, de transformações lineares, de operadores lineares e mudança de base de um operador linear; de identificação de autovalores e autovetores de operadores lineares e diagonalizaçao de matrizes de operadores lineares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

ECOLOGIA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Tópicos importantes em Ecologia Aplicada. Crescimento populacional. Biodiversidade. Fundamentos de limnologia.
OBJETIVO: Fornecer os conceitos básicos da ecologia e fundamentos da limnologia

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: 1ª lei da termodinâmica. Máquinas térmicas e Sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica. Os mecanismos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Elementos de escoamentos de fluidos. A equação de Bernoulli.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos da Termodinâmica e dos Fenômenos de Transporte dando ênfase aos aspectos conceituais. Apresentar aplicações em diferentes áreas da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Trabalho e energia no campo magnético.
OBJETIVO: Apresentar os princípios elementares que regem os fenômenos da eletricidade e do magnetismo pela abordagem clássica e desenvolver os conceitos fundamentais sobre os fenômenos elétricos e magnéticos em Engenharia, estimulando o raciocínio investigativo do aluno.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GEOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Origem e formação da Terra. Mineralogia. Petrografia. Origem e formação dos solos. Métodos de investigação do subsolo. Desmonte de rochas. Aplicação da Geologia na Engenharia.
OBJETIVO: Reconhecer os diversos tipos de rochas e compreender a dinâmica da crosta terrestre nas diversas escalas de tempo. Dotar os alunos dos conhecimentos básicos de geologia que auxiliarão na profissão do engenheiro.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento sustentável: contextualização histórica e influências da globalização. Inovações e soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente. Políticas econômicas de carbono. Planejamento estratégico e as dinâmicas para o desenvolvimento sustentável. Impactos da globalização.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a análise e compreensão das relações entre o ambiente natural, o desenvolvimento tecnológico sustentável e as influências da globalização em nível local, regional e global.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

CÁLCULO NUMÉRICO E COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Erros: arredondamento, truncamento e propagação. Zeros de uma função: equações algébricas e transcendentes. Sistemas de equações lineares: métodos diretos e iterativos. Integração numérica. Interpolação. Método da regressão: linear, exponencial e parabólica. Equações diferenciais ordinárias lineares. Diagrama de simulação.
OBJETIVO: Conceituar problemas matemáticos com soluções numéricas. Apresentar e desenvolver técnicas especiais para resolver problemas que não admitem solução analítica. Habilitar o aluno para a aplicação de métodos numéricos em problemas de Engenharia usando computadores digitais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁTICA E PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Equilíbrio de ponto material e dos corpos rígidos no plano. Treliças. Forças em vigas. Propriedades das figuras planas. Conceitos de tensão e deformação. Carregamento axial.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos da mecânica para a solução de problemas de estática do ponto material e de corpos rígidos no plano, determinação de forças em vigas e cálculo de forças em barras de treliças planas. Introduzir os conceitos iniciais de tensão e deformação, destacando os problemas de carregamento axial. Apresentar os conceitos necessários para calcular as propriedades de seções transversais planas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA DOS FLUIDOS | 72.0 h

EMENTA: As equações da conservação da massa, da quantidade de movimento e da conservação da energia para volumes de controle finitos. Análise dimensional e semelhança. Escoamento de fluidos incompressíveis em condutos forçados. Bombas e instalações de bombeamento.
OBJETIVO: Aprimorar a habilidade do aluno na aplicação dos elementos de mecânica dos fluidos na análise de escoamentos variados de interesse para a engenharia mecânica, com ênfase em instalações de bombeamento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA DOS SOLOS | 72.0 h

EMENTA: A mecânica dos solos e a Engenharia. Origem e formação dos solos. Amostragem e identificação dos solos. Índices físicos dos solos. Distribuição granulométrica. Limites de consistência. Estruturas dos solos. Classificação dos solos. Compactação dos solos. Movimento de água no solo: permeabilidade e percolação. Tensões e pressões atuantes num maciço de terra. Adensamento. Ensaios de laboratório.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos os conhecimentos necessários sobre as propriedades do solo que influenciarão no desempenho das atividades profissionais na área da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RECURSOS HÍDRICOS E GESTÃO DE BACIAS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos sobre gerenciamento de recursos hídricos. Planos nacional, setorial e regional. Estrutura institucional e legal. Instrumentos para o planejamento. Análise econômica e modelagem matemática. Risco e incerteza. Análise de benefício/custo. Curvas de oferta e demanda. Planejamento em ambientes urbanos. Uso racional dos recursos da bacia hidrográfica. Controle e produção de água em microbacias hidrográficas florestadas. Fases e manejo da bacia hidrográfica.
OBJETIVO: Proporcionar aos estudantes uma visão acerca do gerenciamento de recursos hídricos e o planejamento estratégico no plano regional, setorial e nacional. Promover estudo específico e aprofundado sobre a importância das microbacias bem como o manejo de bacias hidrográficas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS | 108.0 h

EMENTA: Conceituação. Fatores ambientais. Instrumentos de Identificação e análise. Os impactos ambientais. Avaliação de Impactos ambientais.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno a compreensão dos aspectos associados aos impactos ambientais e a sua importância como instrumento da política ambiental. Capacitar o aluno a utilizar as metodologias de avaliação de impactos e a realização de seus respectivos relatórios para as atividades potencialmente capazes de modificar o meio ambiente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CARACTERIZAÇÃO DE POLUENTES, PREVENÇÃO E CONTROLE DE POLUIÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Definição de poluentes. Estado e composição dos poluentes. Classificação dos poluentes. Geração de poluentes. Distribuição dos poluentes no meio ambiente. Concentração dos poluentes. Efeitos dos poluentes. A produção, seus insumos e seus subprodutos. Controle e otimização dos insumos materiais na cadeia de suprimentos. R Tecnologias de controle de poluição visual e sonora. Logística reversa.
OBJETIVO: Identificar e definir os poluentes. Avaliar o estado e a composição dos poluentes. Avaliar a interferência dos poluentes no meio ambiente. Conhecer e avaliar as principais tecnologias para o controle de poluição.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE PROJETOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao Gerenciamento de Projetos (Conceitos Básicos, Histórico e Benefícios). Fases e Ciclo de Vida de Projetos; Papel do Gerente de Projetos; O PMI (Project Management Institute). Os Processos de Gestão de Projetos segundo o PMBOK. Ferramentas computacionais de apoio ao projeto.
OBJETIVO: Entender a importância e a utilidade do gerenciamento de projetos e diferenciar suas etapas. Conhecer, avaliar e utilizar os principais instrumentos para o gerenciamento de projetos em qualquer tipo de organização.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OBRAS DE TERRA | 72.0 h

EMENTA: Resistência ao cisalhamento dos solos: areias e argilas. Estabilidade de taludes. Empuxo de terra. Estruturas de arrimo. Barragens de terra e enrocamento.
OBJETIVO: Apresentar noções sobre os critérios utilizados na análise de maciços de terra quando submetidos a solicitações provenientes de modificações, introduzidas ou não pelo homem. Realizar projetos de obras de terra.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Estrutura dos materiais. Propriedades e ensaios dos materiais. Procedimentos para a alteração das propriedades dos materiais. Seleção de materiais.
OBJETIVO: Capacitar os estudantes a conhecer a estrutura dos principais materiais utilizados em Engenharia e correlacioná-la com suas propriedades, adquirindo, assim, conhecimentos e habilidades para a seleção de materiais e processos de tratamento para situações cotidianas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

EFLUENTES GASOSOS | 72.0 h

EMENTA: O problema da poluição atmosférica. Os poluentes gasosos e as mudanças climáticas. Modelos de dispersão de poluentes na atmosfera. Metodologias e equipamentos para medição de concentração de poluentes atmosféricos. A formação de poluentes gasosos durante o processo de combustão. Emissões veiculares. Controle de particulados. Economia e controle de poluição no ar.
OBJETIVO: Identificar os problemas provocados pela poluição atmosférica. Realizar ensaios de medição de concentração de poluentes atmosféricos. Avaliar os impactos no meio ambiente provocados pelos poluentes gasosos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FONTES DE ENERGIA E PLANEJAMENTO ENERGÉTICO | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de sócio-economia e energia. Política, desenvolvimento e planejamento energético. As fontes primárias de energia. As fontes secundárias de energia. A matriz energética nacional. Energia e engenharia. Centrais conversoras de energia – Aspectos tecnológicos e ambientais. Fontes alternativas de energia.
OBJETIVO: Avaliar a matriz energética. Discutir as fontes de energia e buscar soluções viáveis com fontes alternativas de energia. Refletir sobre a política energética nacional e o planejamento energético.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÉTODOS DE ANÁLISES QUÍMICAS E BIOLÓGICAS | 72.0 h

EMENTA: Análises químicas e biológicas do solo, água e ar: determinação de metais pesados, compostos nitrogenados, fósforo, sulfatos nitratos e outros. DQO e DBO, Dureza, Oxigênio dissolvido e Turbidez. Avaliação microbiológica da água. Coleta e redes de amostragem de qualidade das águas.
OBJETIVO: Apresentar e aprimorar os métodos de análises químicas e biológicas para controle e prevenção da poluição no solo, água e ar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SEGURANÇA DO TRABALHO | 72.0 h

EMENTA: A História do Prevencionismo. Acidentes: Conceituação e Classificação. Causas de Acidentes: Condições Humanas, Condições Materiais, Fator Pessoal de Insegurança. Consequências do Acidente: Lesão Pessoal e Prejuízo Material. Agente do Acidente e Fonte de Lesão. Riscos das Principais Atividades Laborais. PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Conceituação, Classificação e Reconhecimento de Riscos. Agentes Físicos. Noções de fisiologia do trabalho, dimensionamento de postos de trabalho e trabalho em turnos e elaboração de laudos ergonômicos.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno visão sobre o ambiente de trabalho e sua influência na produtividade, qualidade e segurança.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA | 232.0 h

EMENTA: Exercício profissional dentro das áreas afins da Engenharia Ambiental.
OBJETIVO: O Estágio Supervisionado tem como objetivo a supervisão do exercício profissional em Instituições Públicas ou Privadas, no qual o estudante aplica os conhecimentos teóricos adquiridos na instituição de ensino, mediante o cumprimento de programa previamente aprovado pelo Supervisor de Estágio.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SANEAMENTO BÁSICO E AMBIENTAL | 72.0 h

EMENTA: Importância do saneamento. Noções de saúde pública. Órgãos de saneamento. Padrões de qualidade das águas. Estudos populacionais. Abastecimento de água. Previsão de demanda. Mananciais, captação, adução e preservação. Redes hidráulicas de abastecimento de água. Sistemas de coleta de esgoto - tipos, partes constituintes. Metodologia de projeto de redes coletoras de esgoto. Dimensionamento de coletores, interceptores, poços de visita e tubos de queda. Estações elevatórias de esgoto.
OBJETIVO: Estudar a importância do saneamento básico e do saneamento ambiental para a comunidade. Estudar e projetar redes de captação, adução e distribuição. Projetar, dimensionar coletores, interceptores, poços de visita e tubos de queda.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRATAMENTO DE EFLUENTES | 144.0 h

EMENTA: Tratamento preliminar. Objetivos do tratamento. Composição das águas residuárias. Introdução à biodegradação. Cinética das reações. Cinética da utilização de substrato e produção de biomassa. Modelagem de reatores biológicos. Processos aeróbios. Processos anaeróbios. Tratamento preliminar, primário, secundário e terciário. Processos Alternativos de tratamento. Eficiência dos processos. Avaliação de impactos ambientais do destino final de águas residuárias. Critérios de seleção de tecnologias. Lagoas de estabilização. Tratamento e disposição do lodo.
OBJETIVO: Apresentar os principais tipos e processos de tratamento de águas residuárias. Verificar a eficácia do tratamento hídrico, como efluente oriundo de diversos tipos de efluentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E RESÍDUOS INDUSTRIAIS | 72.0 h

EMENTA: Minimização de resíduos, prevenção de poluição e tecnologias limpas. Hierarquias de gerenciamento de resíduos, alterações em: matérias primas, processos e produtos, redução na fonte e reciclagem. Metodologia de projetos, ligações com sistemas de gerenciamento ambiental. Cálculo de resíduos, balanço de massa e energia. Utilização limpa e eficiente da energia. Resíduos Industriais: Legislação nacional e internacional. Tipologia dos resíduos por atividade industrial. Caracterização e classificação dos resíduos sólidos. Amostragem, coleta, transporte e armazenamento. Processos de tratamento e disposição final. Aterros, aterros industriais e incineradores. Reciclagem e re-uso. A nova lei dos resíduos sólidos.
OBJETIVO: Fornecer subsídios, conceitos e técnicas necessárias ao planejamento e controle de processos das indústrias, bem como dos resíduos residenciais, visando a redução e disposição adequada dos resíduos gerados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ENGENHARIA ECONÔMICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de engenharia econômica e de matemática financeira. Métodos de análise de investimento. Análise sob condições de risco e incerteza. Desenvolvimento econômico sustentável.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos básicos sobre a engenharia econômica e fornecer fundamentos para a tomada de decisão sob os aspectos econômico e financeiro.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 36.0 h

EMENTA: Pesquisa Bibliográfica. Ciência e Tecnologia. Métodos científicos. Técnicas de pesquisa. Trabalhos acadêmicos.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de empregar a metodologia científica para a solução de problemas de engenharia e para a prospecção de tema e elaboração do Trabalho de Graduação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | 72.0 h

EMENTA: Introdução à teoria, à prática e à evolução histórica do planejamento urbano e regional. Planejamento em diferentes sistemas sociais. As teorias do planejamento. A evolução de políticas de planejamento. A evolução de políticas de planejamento regional no Brasil. As teorias de crescimento e da organização de cidades, de regiões urbanas e de sistemas de cidades. Introdução a alguns métodos de análise e de planejamento urbano e regional. Projeção de população, localização de equipamentos, perfis urbanos, etc.
OBJETIVO: Desenvolver estudos que envolvam análise, planejamento e a organização de espaços de âmbito regional e urbano, enfatizando seus elementos, agentes gestores, promotores e população; e em relação dialética, compreendendo o espaço como instância política, econômica e, sobretudo social.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRATAMENTO DE ÁGUA | 72.0 h

EMENTA: Partes constituintes dos sistemas de tratamento de água. Elementos de projeto. Qualidade das águas superficiais e subterrâneas. Tecnologias de tratamento. Coagulação química e mistura rápida. Floculação, decantação, filtração rápida descendente. Desinfecção, cloração, fluoração. Correção de pH.
OBJETIVO: Apresentar os sistemas e processos de tratamento de águas. Apresentar, estudar e avaliar as tecnologias de tratamento. Verificar a eficácia do tratamento. Projetar parte ou o todo de uma estação de tratamento de água.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA | 36.0 h

EMENTA: Conceito de ética, seus objetivos e sua ligação com a cidadania. Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e atuação profissional. Ética nas organizações. Responsabilidade social e ambiental Corporativa. Indicadores de responsabilidade social: O balanço social. Marketing verde.
OBJETIVO: Refletir sobre os princípios éticos para a atuação profissional do Engenheiro ambiental. Avaliar os indicadores de responsabilidade social e suas aplicações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL | 36.0 h

EMENTA: História da legislação ambiental. Legislação básica: federal, estadual e municipal. Trâmites legais e práticas de leis. Meios administrativos e judiciais de proteção ambiental. Análise de casos.
OBJETIVO: Apresentar aos alunos a história da legislação ambiental no Brasil e a sua importância. Discutir os trâmites legais e apresentar os meios administrativos e judicias de proteção ambiental. Promover a análise, reflexão e soluções através do estudo de casos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA III | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMA AMBIENTAL PÚBLICO E SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL PRIVADO | 108.0 h

EMENTA: Organização Institucional: Sistema Nacional de Meio Ambiente – SISNAMA. A Lei 6938. O papel do Ministério de Meio Ambiente. O Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. O IBAMA. Estrutura organizacional ambiental do Estado de São Paulo. O Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA. A CETESB. Secretárias Municipais de Meio Ambiente. Normas e Padrões de Controle e Monitoramento Ambiental. Multas. Zoneamento Ambiental. A relação meio ambiente X desenvolvimento sustentável. Engenharia e Meio Ambiente. Planejamento e Gestão Ambiental. Gestão Ambiental em organizações produtivas. Normas e certificações ambientais. ISO 14.000. Selos verdes. Implantação de Sistemas de Gestão Ambiental. Atividades práticas.
OBJETIVO: Estudar os Sistemas de Gestão Ambiental Público e Privado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE GRADUAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento de trabalhos técnicos e científicos na área de Engenharia. Condução metodológica. Condução dos temas específicos. Apresentação de trabalhos. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: Conforme estabelecido no Regulamento de Trabalho de Graduação dos cursos de Engenharia da Universidade São Francisco.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica [edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@438fcaa4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1eb6f37, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@adf7aea3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b978654c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@738507ef, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b1a25afa, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f54bb397, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1740265e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4e0ac691, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1e36383c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@acd289a2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fd0e01ca, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9f115ac]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2014/1

CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA: CONDOMÍNIO PLAZA DAS FLORES EM CAMPINAS/SP

2014/1

DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE CRIAÇÃO DE PASSAGEM MIGRATÓRIA DE FAUNA E AUMENTO DE BANCO DE ÁREAS VERDES DE CAMPINAS: MATA DE SANTA GENEBRA

2014/1

INTERLIGAÇÃO DE PARQUE ESTADUAL E ESTAÇÃO ECOLÓGICA NO MUNICÍPIO DE VALINHOS/SP ATRAVÉS DE CORREDOR ECOLÓGICO

2014/1

RESÍDUO DE CORTE DE ROCHAS ORNAMENTAIS COMO AGREGADO DA CONSTRUÇÃO CIVIL: SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DE COMPONENTES DO CONCRETO POR RESÍDUO DE CORTE DE GRANITO

2014/1

REÚSO DE ÁGUA, BENEFÍCIOS PARA O MEIO AMBIENTE E PARA O EMPREENDEDOR

2014/1

VIABILIDADE DA TRANSFORMAÇÃO DO BIOGÁS EM ENERGIA ELÉTRICA: BIOGÁS GERADO NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DA INDÚSTRIA BIO SPRINGER

2013/1

AVALIAÇÃO AMBIENTAL DA QUALIDADE DAS ÁGUAS DO RIO RIBEIRÃO DA PENHA NO MUNICÍPIO DE ITAPIRA/SP

2013/1

DISPOSIÇÃO DE TECIDOS EM ATERROS X ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS EM DESTINAÇÃO

2013/1

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INICIATIVAS SIMPLES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. ESTUDO DE CASO EM ESCOLA ESTADUAL DE CAMPINAS.

2013/1

POLUIÇÃO SONORA E SEUS EFEITOS NA SAÚDE HUMANA: ESTUDO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS

2013/1

POLUIÇÃO SONORA URBANA: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE PAULÍNIA/SP, ENTORNO DA MINERADORA DENOMINADA GALVANI MINERAÇÃO E PARTICIPAÇÕES LTDA

2013/1

UTILIZAÇÃO DO AGROTÓXICO CERCOBIN 700 WP EM PLANTAÇÃO DE UVA NIÁGARA NA CIDADE DE LOUVEIRA

2012/1

ESTUDO DE CASO - ASSOREAMENTO DO LAGO DO TABOÃO NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA PAULISTA/SP



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.