Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Engenharia de Computação

No campus de Campinas da Universidade São Francisco, o curso foi criado pela resolução CONSEPE 27/01, de 19 de abril de 2001. A experiência acumulada no curso de Engenharia da Computação do campus de Itatiba-SP contribuiu bastante para o êxito da proposta, já que vinha sendo oferecido desde 1995.

A expansão da Ciência da Informação sobre Sistemas de Automação Industrial, Sistemas de Computação, Inteligência Artificial e Robótica dá à Informática um lugar de grande destaque e um futuro de bastante expectativa, visto que quase todos os setores estão informatizados - do supermercado à academia de ginástica.

A demanda por profissionais capazes de buscar respostas para os diversos problemas de engenharia, através de soluções computacionais que empreguem de modo combinado elementos de software e de hardware, vem aumentando a cada dia. O curso de Engenharia da Computação da Universidade São Francisco, fornecendo subsídios para o aprendizado continuado das tecnologias de informação em constante evolução, proporciona ao aluno e uma sólida formação nessas duas áreas, além da formação de Engenharia Básica. Desse modo, os estudantes são capacitados para analisar a aplicação a que se destina cada sistema computacional, escolhendo as configurações, estruturas e funções mais adequadas para tal.

Os professores, por sua vez, possuem forte vínculo com renomadas empresas de tecnologia situadas na Região Metropolitana de Campinas (RMC), que é um dos maiores pólos brasileiros em Tecnologia da Informação (TI).

Conhecendo o funcionamento e linguagem dos computadores e trabalhando em conjunto com cientistas da computação, engenheiros eletrônicos e mecânicos, o profissional da área desempenha a grande função da Engenharia da Computação: cuidar de sistemas digitais, projetos e construção de computadores.

Informações gerais


DURAÇÃO: dez semestres

CARGA HORÁRIA TOTAL: 3.600 horas.

PERÍODO: noturno.

Área de Atuação

O formado em Engenharia da Computação pela Universidade São Francisco está capacitado a atuar em áreas tecnológicas que exigem o conhecimento combinado da Computação e da Engenharia Elétrica. Entre elas, é possível destacar: comunicação de dados, redes de computadores, automação industrial e comercial, robótica, sistemas digitais e sistemas embutidos. O profissional poderá, ainda, prosseguir seus estudos em nível de pós-graduação ou estabelecer-se como profissional liberal.

Disciplinas

Portaria Ministerial nº 4.107, de 30/11/2005 (D.O.U. 01/12/2005) Portaria Ministerial nº 413, de 11/10/2011 (D.O.U. 14/10/2011)

Turno: NOTURNO Currículo: 0001-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ENGENHARIA | 34.0 h

EMENTA: Introdução à Ecologia. Preservação e utilização de recursos naturais: poluição, impacto ambiental e desenvolvimento sustentável. Reciclagem. Legislação.
OBJETIVO: Introduzir os conceitos e princípios básicos para a compreensão dos problemas ambientais e da auto-sustentabilidade para atuação em ensino, pesquisa e demais atribuições da profissão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 68.0 h

EMENTA: Exame crítico do conhecimento científico e tecnológico. Fundamentos e aplicações da Ética, Cidadania e Responsabilidade Social. Problemáticas existenciais, sociais e culturais que a sociedade pós-industrial, de massas e de consumo, coloca para o ser humano. Possíveis respostas a essas problemáticas: a perspectiva religiosa cristã e franciscana, o pensamento ecológico e a justiça social.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade e a cultura lhe impõem, nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania. Oferecer ao aluno, através da perspectiva teológica e franciscana, valores que possam enriquecer a sua compreensão do mundo e sua atuação nele.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DA FÍSICA I | 68.0 h

EMENTA: Sistemas de unidade e Análise dimensional. Mecânica: Vetores, grandezas vetoriais e escalares. Força. Estática. Hidrostática. Movimento escalar. Movimento vetorial. Forças em Dinâmica. Princípio da Conservação da Energia. Ondas. Hidrodinâmica. Calor e Fluidos: Calorimetria. Mudança de fase. Propagação do Calor. Gases e Termodinâmica.
OBJETIVO: Apresentar as leis e conceitos básicos da Física relacionados ao movimento de sólidos e fluidos e à transferência de calor e massa indispensáveis para o entendimento de fenômenos físicos e suas aplicações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA I | 68.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Expressões algébricas. Funções de uma variável
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 34.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos
OBJETIVO: Promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda b) Favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; c) Propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; d) Contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; e) Desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS I | 68.0 h

EMENTA: Estratégias de leitura visando compreensão e análise crítica. Prática de leitura e análise de textos argumentativos acadêmicos e não-acadêmicos. Prática de produção de respostas discursivas a questões de interpretação de textos argumentativos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos argumentativos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Promover uma prática intensiva de leitura e análise lingüística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos argumentativos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA | 34.0 h

EMENTA: Introdução à Engenharia. Ciência, pesquisa e tecnologia. O método científico. Orientações para a apresentação de trabalhos acadêmicos.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de empregar metodologia científica como ferramenta para a resolução de problemas típicos de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

ALGORITMOS E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO | 68.0 h

EMENTA: Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Tipos de dados. Operações de entrada e saída. Estruturas fundamentais: seqüência, decisão e repetição. Funções. Vetores e matrizes. Implementação de algoritmos usando uma linguagem de programação.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno a capacidade de solucionar problemas mediante uma linguagem algorítmica. Praticar a implementação de algoritmos em uma linguagem de programação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA II | 68.0 h

EMENTA: Trigonometria. Matrizes. Determinantes. Sistemas lineares.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de cálculo, interpretação e resolução de problemas envolvendo funções trigonométricas, matrizes, determinantes e sistemas lineares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE FÍSICA II | 68.0 h

EMENTA: Eletricidade e Magnetismo: Noção de carga elétrica e sua quantização. Força elétrica. Campo elétrico. Trabalho e potencial elétrico. Condutores em equilíbrio eletrostático e capacitância eletrostática. Eletrodinâmica. Eletromagnetismo. Ótica: Ótica geométrica. Efeito fotoelétrico. Célula fotoelétrica.
OBJETIVO: Apresentar as leis e conceitos básicos da Física indispensáveis para o entendimento de ótica física e ótica geométrica, dos efeitos elétricos gerados por cargas elétricas pontuais e dos efeitos magnéticos gerados por condutores ideais atravessados por corrente elétrica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS II | 68.0 h

EMENTA: Técnicas de leitura visando reflexão e pesquisa. Prática de leitura e análise de artigos de opinião, artigos científicos e monografias acadêmicas. Prática de produção de artigos de opinião e monografias acadêmicas.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura visando reflexão e pesquisa. Oportunizar o (re)conhecimento dos gêneros textuais artigo de opinião, artigo científico e monografia acadêmica. Promover uma prática intensiva de leitura e análise lingüística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de artigos de opinião e monografias acadêmicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA GERAL E CIÊNCIA DOS MATERIAIS | 68.0 h

EMENTA: Conceitos essenciais de estrutura da matéria. Ligações químicas. Reações químicas e estequiometria. Soluções químicas. Eletroquímica e corrosão. Introdução a ciência dos materiais. (Ementa alterada conforme Parecer CONSEAcc-CPS 34, de 23 de novembro de 2005.)
OBJETIVO: Fornecer aos alunos subsídios para interpretar fenômenos físicos e químicos e as propriedades dos materiais, buscando estabelecer relações entre o nível macroscópico e microscópico do conhecimento químico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

CÁLCULO I | 68.0 h

EMENTA: Derivadas. Regras de derivação. Aplicações das derivadas. Integrais. Técnicas de Integração. Aplicações das Integrais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de cálculo de elementos infinitesimais a uma variável livre.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS DIGITAIS | 68.0 h

EMENTA: Sistemas de Numeração. Álgebra Booleana. Portas lógicas. Minimização de circuitos lógicos. Circuitos combinacionais. Flip-flops. Contadores e registradores. Aplicações.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos da álgebra booleana, dos circuitos combinacionais e seqüenciais. Apresentar técnicas de análise e síntese de circuitos digitais de baixa e média complexidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
COMPUTADORES E SOCIEDADE | 34.0 h

EMENTA: Fundamentos de ética. Ética dos profissionais de tecnologia de informação. O impacto das tecnologias de informação na sociedade atual. Propriedade industrial. Propriedade intelectual. Lei de software.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de refletir sobre as influências das tecnologias de informação sobre a sociedade atual, dos pontos de vista ético, legal, econômico e social.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INGLÊS INSTRUMENTAL | 34.0 h

EMENTA: Explicitação do processo de compreensão das idéias de um texto técnico. Levantamento de hipóteses acerca de vocabulário desconhecido. Mapa de exploração de idéias de um texto técnico. Estratégias de leitura de textos técnicos
OBJETIVO: Instrumentalizar o aluno na prática de leitura e de produção escrita de textos técnicos em língua inglesa a partir das estratégias de leitura. Familiarizar o aluno com vocabulário e expressões específicas da área de atuação através de textos técnicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES | 68.0 h

EMENTA: Recursividade. Alocação dinâmica de memória. Aplicações de estruturas de dados: vetores, matrizes e registros. Arquivos. Conceitos de qualidade na programação. Aplicações práticas
OBJETIVO: Desenvolver no aluno a capacidade de solucionar problemas através de uma linguagem algorítmica. Exercitar o desenvolvimento de software em plataformas Unix-like.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VETORES E ÁLGEBRA LINEAR | 68.0 h

EMENTA: Vetores. Operações com vetores. Distância, norma e ângulo. Produtos escalar e vetorial. Espaços vetoriais. Subespaços. Base e dimensão. Transformações lineares. Autovalores e Autovetores.
OBJETIVO: Fornecer os conceitos básicos de Álgebra Linear a fim de preparar o aluno para aplicá-los a problemas associados a diversas áreas do conhecimento, que utilizem vetores e suas operações, espaços e subespaços vetoriais, bases, transformações lineares, autovalores e autovetores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

CÁLCULO II | 68.0 h

EMENTA: Funções de várias variáveis reais. Derivadas parciais. Diferenciais, Derivada direcional. Máximos e mínimos. Problemas de otimização. Integrais múltiplas e aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de cálculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais e aplicá-los na resolução de problemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTRUTURAS DE DADOS E ALGORITMOS | 68.0 h

EMENTA: Pilhas, filas e listas. Algoritmos de ordenação e busca. Hashing. Árvores. Árvores binárias. Árvores binárias de busca. Árvores balanceadas. Árvores B. Aplicações.
OBJETIVO: Estudar os diversos tipos de estruturas de dados existentes e suas aplicações. Estudar algoritmos de ordenação e busca.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 68.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Fontes de tensão. Principais distribuições de corrente elétrica. Campo magnético. Lei de Biot-Savart. Lei de Ampere. Indutância. Força magnética e trabalho. Indução.
OBJETIVO: Apresentar os princípios elementares que regem os fenômenos da eletricidade e do magnetismo pela abordagem clássica e desenvolver os conceitos fundamentais sobre os fenômenos elétricos e magnéticos em Engenharia, visando o raciocínio investigativo do aluno.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA GERAL | 34.0 h

EMENTA: Estática dos pontos materiais. Corpos rígidos: sistemas equivalentes de forças. Centro de gravidade e momento de inércia
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos iniciais da Mecânica e o uso da Álgebra, Cálculo e da Primeira e Segunda Leis de Newton de uma forma conjunta para solução de problemas de equilíbrio de pontos materiais e corpos rígidos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DIGITAIS | 68.0 h

EMENTA: Circuitos aritméticos. Dispositivos de memória. Conversão analógico/digital e digital/analógico. Projeto e implementação de sistemas digitais. Utilização de ferramentas computacionais. Dispositivos lógicos programáveis. Linguagem simbólica e descritiva. Projetos aplicados.
OBJETIVO: Capacitar para a utilização de ferramentas de software específicas para projeto e síntese de circuitos digitais. Praticar a análise e implementação de projetos de sistemas digitais simples e complexos e que envolvam o interfaceamento entre o mundo analógico e digital

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMODINÂMICA E FENÔMENOS DE TRANSPORTES | 34.0 h

EMENTA: Conceitos básicos da termodinâmica. Calor e trabalho. Primeira lei da termodinâmica. Transferência de calor. Condução unidimensional de calor. Aletas. Convecção em escoamentos externos. Propriedades dos fluidos. Cinemática dos fluidos. Equação de Bernoulli.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno a capacidade de analisar sistemas que envolvam os princípios básicos da Termodinâmica, Transferência de Calor e Mecânica dos Fluidos, possibilitado a compreensão, análise e operação de sistemas que envolvam esses mecanismos, dando-se ênfase ao controle térmico de equipamentos eletrônicos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES I | 68.0 h

EMENTA: Introdução a organização de computadores. Unidade Central de Processamento. Memórias. Representação dos dados e instruções. Linguagem de máquina. Linguagem assembly. Barramentos. Dispositivos de entrada e saída. Interrupções.
OBJETIVO: Estudar o funcionamento dos computadores digitais atuais, ressaltando o comportamento funcional e o aspecto de organização, com foco nos relacionamentos estruturais e dispositivos que constituem os computadores. Analisar os aspectos custo e desempenho para as diversas possibilidades de projeto existentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS E MÁQUINAS ELÉTRICAS | 68.0 h

EMENTA: Circuitos CC. Leis de Kirchoff. Análise de malhas. Análise nodal. Circuitos AC. Fasores. Potência AC. Motores CC, CA e de passo. Acionamento e proteção de motores.
OBJETIVO: Transmitir os princípios e leis necessárias para a análise e projeto de circuitos e máquinas elétricas, bem como a operação, acionamento e proteção dos mesmos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADAS A OBJETOS | 68.0 h

EMENTA: Paradigma de Orientação a Objetos. Classes e objetos. Construtores e instanciação. Destruição de objetos. Sobrecarga. Herança. Tipos abstratos. Polimorfismo. Tratamento de exceções.
OBJETIVO: Apresentar o Paradigma de Orientação a Objetos. Desenvolver no estudante a capacidade de solucionar problemas através das linguagens de programação orientadas a objetos Java e C++.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA DISCRETA E GRAFOS | 68.0 h

EMENTA: Conjuntos. Relações. Indução Matemática. Funções. Estruturas algébricas. Lógica preditiva e proposicional. Combinatória. Grafos. Árvores, caminhos, ciclos, circuitos, conectividade. Grafos dirigidos, dígrafos.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a compreender e utilizar as relações matemáticas entre elementos discretos, os métodos lógicos básicos de demonstração, as propriedades e a utilização de informações descritas ou representadas na forma de grafos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 68.0 h

EMENTA: Variáveis. Organização de dados. Representação. Distribuição de freqüência. Medidas de posição e de variabilidade. Probabilidade. Amostragem e estimação. Testes de confiança. Regressão e correlação.
OBJETIVO: Desenvolver conceitos básicos de Estatística necessários para a realização de coleta e análise multivariada de dados em diversas áreas de conhecimento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

ANÁLISE DE ALGORITMOS | 68.0 h

EMENTA: Modelos computacionais. Cotas inferiores e superiores. Medidas de eficiência de algoritmos. Técnicas de desenvolvimento de algoritmos. Algoritmos envolvendo seqüências e conjuntos. Algoritmos clássicos de ordenação e busca. Redutibilidade. Algoritmos para computação paralela. Algoritmos aproximativos.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES II | 68.0 h

EMENTA: Projeto de Processadores. Organização de máquinas CISC e RISC. Arquiteturas Paralelas e Distribuídas. Arquiteturas de microcontroladores. Desenvolvimento de sistemas microcontrolados e microprocessados. Avaliação de desempenho.
OBJETIVO: Estudar conceitos avançados na arquitetura e organização dos computadores atuais, principalmente os relacionados com paralelismo. Aprofundar as discussões sobre avaliação de desempenho. Estudar com profundidade uma arquitetura específica. Desenvolver e implementar sistemas microcontrolados e microprocessados

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
COMUNICAÇÃO DE DADOS | 34.0 h

EMENTA: Teoria da informação: técnicas de codificação, multiplexação e modulação. Transmissão e comutação digital (fio, fibra e enlace sem fio). RDSI e RDSI faixa larga. Redes de pacote de alta velocidade. Redes de acesso fixo e móveis. Redes de transporte.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a avaliar e desenvolver algoritmos e protocolos envolvidos na transmissão de informação. Apresentar o conceito de camadas do modelo ISO/OSI detalhando a transmissão de dados nas camadas 1 e 2. Estudar os sistemas de comunicação de dados de alta velocidade e as tecnologias de acesso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA | 68.0 h

EMENTA: Retificadores a diodo. Transistores. Chaveamento. Amplificadores operacionais. Aplicações lineares de amplificadores operacionais
OBJETIVO: Fornecer os princípios básicos de operação e utilização de chaves semicondutoras para acionamento de cargas elétricas e de amplificadores operacionais em projetos de instrumentação eletrônica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÉTODOS NUMÉRICOS COMPUTACIONAIS | 34.0 h

EMENTA: Equações algébricas e transcendentes. Sistemas de equações lineares. Integração numérica. Interpolação. Ajuste de curvas.
OBJETIVO: Estudar, implementar e aplicar os principais métodos e algoritmos computacionais do cálculo numérico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS OPERACIONAIS I | 68.0 h

EMENTA: Evolução das arquiteturas computacionais e o histórico dos SO’s. Filosofias de processamento. Processos: sincronização e comunicação. Gerenciamento e escalonamento de CPU. Gerenciamento de memória. Gerenciamento de I/O. Introdução a sistemas de arquivos. Memória virtual.
OBJETIVO: Discutir os objetivos, estruturas internas e filosofias de processamento de sistemas operacionais. Estudar comparativamente algoritmos de gerenciamento de recursos. Familiarizar o aluno com a arquitetura de sistemas operacionais Unix-like.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

BANCO DE DADOS I | 68.0 h

EMENTA: Arquitetura de Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados. Modelagem de dados conceitual e operacional. Normalização. Linguagens de definição de dados (DDL) e linguagens de manipulação de dados (DML).
OBJETIVO: Caracterizar as vantagens do uso de um SGBD. Investigar arquiteturas de SGBD´s. Praticar linguagens de manipulação de dados e de definição de dados em um SGBD comercial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DE SOFTWARE I | 68.0 h

EMENTA: Paradigmas de desenvolvimento de software. Engenharia de requisitos. Modelagem e projeto de software. Verificação e validação. Gerenciamento de Projetos. Evolução do sistema.
OBJETIVO: Capacitar o aluno no desenvolvimento de sistemas de software. Apresentar metodologias para a análise de requisitos, projeto, desenvolvimento, manutenção, controle de qualidade, operação e descontinuação do software. Introduzir conceitos de linguagens de modelagem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PARADIGMAS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO | 68.0 h

EMENTA: Linguagens. Estruturas de controle. Estados e propriedades de um programa nos diferentes paradigmas. Paradigma imperativo. Paradigma orientado a objeto. Paradigma funcional. Paradigma lógico. Paradigma concorrente.
OBJETIVO: Apresentar os diferentes paradigmas de programação e os conceitos associados a cada um deles, caracterizando os tipos de aplicações para as quais cada modelo melhor se adapta. Capacitar o aluno a escolher modelos de programação em função do tipo de problema a ser resolvido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REDES DE COMPUTADORES I | 68.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de redes de computadores. Utilização de redes. Arquitetura de redes. O modelo de referência OSI/ISO. Topologias, análise de conectividade, análise de atrasos. Camada física. Camada de enlace. Tecnologias de LAN. Camada de rede: controle de fluxo, controle de congestionamento, roteamento. Introdução aos protocolos TCP/IP: protocolos IPv4, UDP e TCP.
OBJETIVO: Fornecer conceitos básicos de redes de computadores locais e de longa distância, proporcionando o entendimento das mesmas de modo sistêmico. Estudar o modelo OSI/ISO. Estudar a arquitetura TCP/IP e apresentar seus principais protocolos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA DA COMPUTAÇÃO | 68.0 h

EMENTA: Formalismo para descrição de linguagens: gramáticas e autômatos. Autômatos finitos determinísticos e não-determinísticos. Linguagens regulares. Autômatos de pilha e linguagens livres de contexto. Máquinas de Turing (computabilidade e decidibilidade). Tese de Church. Complexidade, NP-completude. Problemas indecidíveis.
OBJETIVO: Apresentar a visão teórica e formal da ciência da computação, capacitando o estudante no entendimento e aplicação dos conceitos para a identificação e solução de problemas computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

BANCO DE DADOS II | 68.0 h

EMENTA: Administração de Banco de Dados. Sistemas de arquivos. Indexação e Hashing. Segurança e Integridade. Transações. Recuperação de falhas. Controle de concorrência. Sistemas de Banco de Dados Distribuídos. Banco de Dados Orientado a Objetos e Objeto-Relacional. Banco de Dados Multimídia. Mineração de Dados e Data Warehousing. Banco de Dados para Internet.
OBJETIVO: Caracterizar e mostrar as vantagens do uso de um SGBD. Investigar arquiteturas de SGBD atuais e as tendências futuras. Administração de banco de dados. Prática de linguagem de manipulação de dados (DML) e de definição de dados (DDL).

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO | 228.0 h

EMENTA: O Plano de Estágio deve ser definido individualmente para cada aluno, na época do desenvolvimento do Estágio. O trabalho a ser desenvolvido deve necessariamente propiciar treinamento ao aluno para exercer atividades pertinentes a um Engenheiro de Computação. A disciplina possui um Regulamento específico.
OBJETIVO: Propiciar ao estudante de Engenharia de Computação experimentar na prática, sob supervisão, a aplicação dos diversos conceitos aprendidos no curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE | 68.0 h

EMENTA: Transformadas de Laplace. Sensores e transdutores. Características gerais de instrumentos. Modelagem matemática de sistemas dinâmicos. Sistemas de 1ª e 2ª ordem. Resposta transiente. Características de sistemas de controle. Análise pelo lugar geométrico das raízes.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos de instrumentação industrial necessários à automação e controle de processos. Capacitar o aluno a identificar e modelar os sistemas dinâmicos mais comuns. Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de analisar o desempenho e a estabilidade de sistemas de controle lineares e projetar e implementar controladores para sistemas monovariáveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REDES DE COMPUTADORES II | 68.0 h

EMENTA: Novas tecnologias. Redes sem fio. QoS e Arquiteturas Internet de Próxima Geração: IPv6, MPLS, Serviços Diferenciados e Serviços Integrados. Convergência de redes. Controle de congestionamento do protocolo TCP. Protocolos de aplicação da família TCP/IP. Segurança. Aplicações práticas.
OBJETIVO: Apresentar as tecnologias mais recentes de redes de computadores. Estudar qualidade de serviço e a convergência de redes. Discutir os protocolos da camada de aplicação da família TCP/IP, bem como outros aspectos do protocolo TCP. Capacitar para o projeto de redes, considerando equipamentos disponíveis comercialmente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS OPERACIONAIS II | 68.0 h

EMENTA: Sistemas de arquivos. Estudos de casos: sistemas operacionais da atualidade. Aspectos de implementação: análise e desenvolvimento dos principais módulos de um sistema operacional. Análise de desempenho. Segurança.
OBJETIVO: Estudar comparativamente a arquitetura dos principais sistemas operacionais da atualidade, bem como analisar o desempenho e a segurança dos mesmos. Implementar módulos de um sistema operacional. Estudar os sistemas de arquivos mais relevantes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

AUTOMAÇÃO | 68.0 h

EMENTA: Sistemas de automação discreta. Sensores e atuadores discretos. Controladores Lógicos Programáveis: conceito, programação e aplicações. Controle de processos contínuos. Noções de projeto e sintonia de controladores industriais. Sistemas supervisórios.
OBJETIVO: Fornecer os conceitos básicos de automação e simulação computacional, de programação de CLPs e de sistemas supervisórios. Desenvolver práticas laboratoriais de modo a familiarizar o aluno com os processos normalmente encontrados no mercado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
COMPILADORES | 68.0 h

EMENTA: Conceitos básicos. Organização e estrutura de compiladores. Analisador léxico. Analisador sintático. Recuperação de erros. Tabelas de Símbolos. Alocação e gerência de memória. Formas de representação interna. Análise semântica. Geração e otimização de código. Projeto e implementação de um compilador.
OBJETIVO: Apresentar as diferentes técnicas e ferramentas empregadas na construção de compiladores ou interpretadores para uma linguagem de alto nível. Construir um compilador para um subconjunto de uma linguagem de alto nível.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR | 34.0 h

EMENTA: Conceitos gerais da interação humano-computador. Fatores humanos. Aspectos sociais. Aspectos tecnológicos. Teorias de design de interfaces. Métodos de avaliação de interfaces. Sistemas de apoio ao desenvolvimento de interfaces.
OBJETIVO: Explicitar a importância da interface com o usuário nos sistemas computacionais. Introduzir técnicas e conhecimentos que venham contribuir para o desenvolvimento de interfaces com maior usabilidade para o usuário final.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE | 34.0 h

EMENTA: Prática em engenharia de requisitos, modelagem, projeto e construção de software, verificação e validação.
OBJETIVO: Consolidar as metodologias para análise de requisitos, projeto, desenvolvimento, verificação e validação através de um projeto de software. Utilizar as metodologias de Engenharia de Software na implementação de sistemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS | 68.0 h

EMENTA: Caracterização de sistemas distribuídos. Arquitetura de sistemas distribuídos. Estrutura do software: componentes e suas interconexões. Primitivas de comunicação e problemas de software relacionados com controle, identificação e proteção em sistemas distribuídos. Sincronização. Atualização de cópias múltiplas. Estudo de casos.
OBJETIVO: Estudar as características de sistemas distribuídos (SD) e seus objetivos. Discutir os modelos e mecanismos de comunicação em SD. Estudar comparativamente algoritmos de sincronização, eleição e gerenciamento de recursos em SD. Apresentar os padrões e tecnologias atuais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO I | 68.0 h

EMENTA: Definida individualmente para cada aluno, levando em consideração o perfil do egresso, o interesse do aluno e a vocação do corpo docente.
OBJETIVO: Fornecer subsídios e orientar os alunos para a elaboração de um Projeto Detalhado de Trabalho de Conclusão de Curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

ADMINISTRAÇÃO E EMPREENDEDORISMO | 34.0 h

EMENTA: Fundamentos da administração. Administração de recursos humanos. Administração da produção. Gestão de marketing. Empreendedorismo. Tributação. Gestão de qualidade. Registro de marcas e patentes. Importação e exportação. Oportunidades de mercado.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade administrativa e empreendedora dos egressos, estimulando e fornecendo subsídios àqueles cuja vocação e/ou vontade profissional estiver direcionada à criação de uma empresa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
COMPUTAÇÃO GRÁFICA | 68.0 h

EMENTA: Fundamentos de cor. Imagem digital. Dispositivos gráficos. Transformações geométricas e sistemas de coordenadas. Objetos gráficos planares. Objetos gráficos tridimensionais. Visualização e transformações de visualização. Recortes e janelas. Modelos de iluminação.
OBJETIVO: Introduzir os principais conceitos e técnicas de computação gráfica. Desenvolver uma aplicação empregando os conceitos e técnicas básicas de computação gráfica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA ECONÔMICA | 34.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de engenharia econômica e de matemática financeira. Métodos de análise de investimento. Análise sob condições de risco e incerteza. Desenvolvimento econômico sustentável.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos básicos sobre a engenharia econômica e fornecer fundamentos para a tomada de decisão sob os aspectos econômico e financeiro

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | 68.0 h

EMENTA: Agentes. Resolução de problemas. Métodos de busca. Representação do conhecimento. Incerteza. Aprendizado. Redes Neurais. Lógica Fuzzy.
OBJETIVO: Fornecer uma visão geral da área de Inteligência Artificial por meio do estudo de conceitos fundamentais, resolução de problemas e das aplicações clássicas

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO I | 34.0 h

EMENTA: Tópicos atuais na área de Engenharia de Computação.
OBJETIVO: Abordar assuntos recentes e relevantes não contemplados em outras disciplinas

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO II | 34.0 h

EMENTA: Tópicos atuais na área de Engenharia de Computação.
OBJETIVO: Abordar assuntos recentes e relevantes não contemplados em outras disciplinas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO II | 68.0 h

EMENTA: Definida individualmente para cada aluno, levando em consideração o perfil do egresso, o interesse do aluno e a vocação do corpo docente.
OBJETIVO: A partir do Projeto Detalhado de Trabalho de Conclusão de Curso elaborado previamente, o aluno deverá desenvolver um projeto que promova a inter-relação entre os diversos temas e conteúdos tratados durante o curso de Engenharia de Computação, de forma a contribuir para a sua formação profissional, bem como fornecer subsídios para prosseguimento de seus estudos em nível de pós-graduação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica [edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3a0360e9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d91b8a12, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b25eef4c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@83c8065c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8e481494, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2f2346db, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a2d34efe, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@17e17a75, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2b6449d0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@57b11195, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5db02761, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c38b7baa, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3a0a76f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@60281076, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1300bf19, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@23b0f0da, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ffa32fbd, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e91cc75c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ee3fafc5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@575902e4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@48443f50, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@79714365, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cf6ef116, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d12cfe20, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f0a14fcc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@aea52793]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2009/12

Ambiente web para atenção farmacêutica

2009/12

Estudo Sobre Otimizacao de Bando de Dados

2009/12

Garantia de qualidade de software em projetos SCRUM adaptados ao modelo MPS.Br Nível F

2009/12

Implantação de um service desk utilizando SAP-Solution Manager: um estudo de caso

2009/12

Implementação do filtro de Gabor no reconhecimento biométrico da iris

2009/12

Protótipo de comunicação entre dispositivos usando Bluetooth

2009/12

Protótipo de sistema de informação geográfica

2009/12

Uma comparação entre APIs para computação em nuvens

2009/12

Virtualização: estudo das principais características com VMWare ESX Server

2009/6

Gerenciamento de Recursos Computacionais

2009/6

PROPOSTA DE FERRAMENTA GRÁFICA PARA REPRESENTAÇÃO DE GRAFOS COM APLICAÇÃO DE MÉTODOS DE BUSCA

2008/12

Abrodagens sobre métodos de desenvolvimento de software

2008/12

Controlador de sessões SIP para redes de terceira geração usando Asterisk

2008/12

Estudo do protocolo SCTP e comparação com TCP usando APACHE

2008/12

Estudo e implementação de sistema de monitoramento e segurança pela web em Java

2008/12

Monitor embarcado automotivo para medição de poluentes em gases de exaustão

2008/12

Otimização de Gestão Social na Secretaria de Cidadania do Município de Hortolândia

2008/12

Projeto de construção de um Robô explorador

2008/12

Protótipo de um sistema de controle acadêmico com envio de mensagens automáticas

2008/12

Sistema de Controle Via Comando de Voz

2008/12

Software de detecção de cores

2008/12

Willian Alexandre Ribeiro

2007/12

Estudo dos Desafios de Implementação de Redes Metropolitanas de Banda Larga Sem Fio baseadas na Tecnologia WiMAX

2007/12

Estudo técnico da tecnologia Power Line Communications visando a inclusão social no Brasil

2007/12

Melhoria de processos no helpdesk utilizando a metodologia seis sigma

2007/12

Vantagens da implantação de um sistema ERP: um estudo de caso na OSG Ferramentas



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.