Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Engenharia de Produção

O engenheiro de produção é um profissional que alia sólida formação em ciências exatas e em conteúdos relacionados à gestão de processos produtivos e de serviços.

A complexidade dos processos existentes hoje nos vários setores da economia gera para os engenheiros a necessidade de aliar raciocínio lógico-matemático, liderança e capacidade de gestão. O Engenheiro de Produção desenvolve habilidades, atitudes e conhecimentos de métodos e ferramentas para aumentar a produtividade e aprimorar a qualidade das operações e serviços.

Ciente disso e de que, em pouco tempo, a crescente demanda por Engenheiros de Produção chegou aos outros segmentos além do industrial, por exemplo serviços de saúde, construção civil e às instituições financeiras, a Universidade São Francisco, adaptada ao mercado de trabalho contemporâneo, prepara seus profissionais para uma Engenharia que é uma das mais requisitada pelo mercado de trabalho.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais


Duração: dez semestres.

Carga horária total: 3.964 horas.

Período: noturno.

Área de Atuação

O Engenheiro de Produção, atua profissionalmente e mantêm similaridade com as áreas e respectivas subáreas da Engenharia de Produção definidas em 2008 pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), entre elas estão: Gestão de Produção ou Operações e Serviços; Planejamento, Programação e Controle da Produção; Engenharia de Produção; Engenharia Industrial; Engenharia de Métodos e Processos; Engenharia de Desenvolvimento de Produtos; Gestão de Manutenção; Gestão da Cadeia de Suprimentos; Gestão Logistica; Administração de Materiais; Gestão de Suprimentos e Compras; Gestão de distribuição; Engenharia de Qualidade; Gestão Estratégica e Organizacional; Gestão de Projetos; Gestão de Informação, Inovação e Tecnologia; Gestão de Custos e Controladoria; Gestão de Investimento e Riscos; Gestão Ambiental.

Disciplinas

Portaria MEC nº 773, de 8/6/2009 (D.O.U. 10/6/2009)

Turno: MATUTINO Currículo: 0004-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO AUXILIADO POR COMPUTADOR | 72.0 h

EMENTA: Normas e convenções. Projeções ortogonais. cortes e seções. Elementos básicos de máquinas. Desenho de conjunto. Confecção de desenhos utilizando recursos computacionais.
OBJETIVO: Desenvolver nos alunos a capacidade de ler e interpretar desenhos técnicos e utilizar a representação gráfica como forma de expressão, utilizando-se para isto desenhos de esboço e recursos computacionais. Familiarizar os alunos com a utilização de normas, especialmente as da ABNT.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL | 72.0 h

EMENTA: Mudanças pessoais e organizacionais. Motivação, liderança, grupos e equipes, relacionamento interpessoal, comunicação, criatividade, aprendizagem organizacional, qualidade de vida, inteligência emocional. Estratégias de Liderança: principais tipos e estilos de líderes. Administração de Conflitos. Tomada de Decisão. Formação e desenvolvimento de Equipes. Autodesenvolvimento. Planejamento de Carreira. Empregabilidade. Ferramentas de Gestão de Pessoas. Conceito de competências e desenvolvimento de competência.
OBJETIVO: Identificar a importância da administração de Recursos Humanos no setor produtivo e de serviços bem como a visão e as estratégias utilizadas pelas empresas nessa área. Aplicar o conceito de liderança, base de autoridade, tipos e modelos adequados a cada situação. Empregar no trabalho em equipe, a liderança orientada para tarefas e pessoas. Identificar a postura do líder contemporâneo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Conceito Fundamental de Administração. Conceito de Organizações. Estudo de cada etapa da Administração e sua aplicação na realidade corporativa: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Processo Decisório e Comunicação Corporativa.
OBJETIVO: Apresentar ao aluno o universo da Administração como ciência aplicada, instruindo sobre os campos de atuação e os perfis profissionais de cada uma das áreas de Administração. Proporcionar ao estudante conhecimentos que permitam analisar e compreender as organizações em todas as suas dimensões (estrutura organizacional, modelo de organização, comunicação, etc.), além de possibilitar a aplicação de princípios fundamentais da Administração, como: planejar, organizar, executar e controlar, atingindo níveis ótimos (otimizados) de Administração em qualquer nível hierárquico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES EM ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Histórico, atividades e perspectivas da Engenharia. Campo de atuação do Engenheiro. A Interdisciplinaridade e as relações da Engenharia com a tecnologia e sociedade. Ética, responsabilidade civil e exercício profissional do engenheiro. Temas atuais na área de Engenharia.
OBJETIVO: Apresentar aos estudantes as diversas modalidades da Engenharia, suas especificidades e a inter-relação entre elas, bem como as responsabilidades do Engenheiro perante a sociedade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA ECONÔMICA | 72.0 h

EMENTA: Atividade econômica e Ciência Econômica. O objeto e o método da Ciência Econômica; Divisões da Ciência Econômica; Problemas econômicos fundamentais. O sistema econômico: fatores e setores de produção. A economia clássica, a visão crítica de Marx e a Revolução Marginalista. A tradição keynesiana. A construção da hegemonia neoclássica; Noções preliminares de Macroeconomia e de Microeconomia.
OBJETIVO: Capacitar o acadêmico para entender o funcionamento elementar do sistema econômico, por meio da análise dos seus principais agentes e fluxos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

ALGORITMOS COMPUTACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Tipos de dados. Operadores e expressões. Entrada e saída de dados. Comandos de controle de fluxo: decisões e repetições.  Estrutura de dados homogêneos (Vetores e matrizes). Modularização de programas (subprogramas). Implementação de algoritmos usando uma linguagem de programação de alto nível.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno dos cursos de engenharia a capacidade de solucionar problemas através de linguagem algorítmica e, com este objetivo, familiarizá-lo, em sua atuação acadêmica e profissional, com uma linguagem de programação de alto nível, aplicando-a em suas práticas científicas e tecnológicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Intervalos e desigualdades. Funções reais de uma variável real. Funções reais de várias variáveis reais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, intervalos e desigualdades, funções de uma e de várias variáveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Grandezas Físicas. Sistemas de Unidades. Força e Leis de Newton. Movimento em uma e duas dimensões. Quantidade de movimento. Trabalho e Energia. Temperatura e Calor.
OBJETIVO: Apresentar as leis e conceitos básicos da Física, bem como o formalismo descritivo próprio desta ciência. Desenvolver conceitos fundamentais para o entendimento dos diversos fenômenos ligados ao curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos essenciais de estrutura da matéria e reações químicas. Ligações químicas. Reações químicas e síntese. Estequiometria. Soluções químicas. Introdução à ciência dos materiais.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos subsídios para interpretar fenômenos físicos e químicos e as propriedades dos materiais, buscando estabelecer relações entre o nível macroscópico e microscópico do conhecimento químico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

CÁLCULO DIFERENCIAL | 72.0 h

EMENTA: Funções reais de uma variável real: Limites, Derivadas e Aplicações. Funções reais de várias variáveis reais: Derivadas parciais; Derivadas direcionais; Máximos e mínimos. Aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de cálculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Trabalho e energia no campo magnético.
OBJETIVO: Apresentar os princípios elementares que regem os fenômenos da eletricidade e do magnetismo pela abordagem clássica e desenvolver os conceitos fundamentais sobre os fenômenos elétricos e magnéticos em Engenharia, estimulando o raciocínio investigativo do aluno.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE | 72.0 h

EMENTA: Noções básicas de contabilidade. Relação Patrimonial. Fundamentos legais de contabilidade. Informações contábeis. Regime de caixa e regime de competência. Ciclo contábil. Modelo das partidas dobradas. As demonstrações contábeis. Grupos e Subgrupos Contábeis. Razonete contábil. Estrutura das Demonstrações contábeis. Balanço e balancete. Operações com mercadorias. Demonstração dos resultados do exercício: DLPA, DMPL, DFC, DVA e Balanço Social. Informação contábil que cria valor. Diversidade da informação contábil. Papel da informação não-financeira.
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos embasamento teórico e prático para utilizar a Contabilidade como instrumento de gestão. Mostrar e utilizar as demonstrações contábeis e financeiras para a tomada de decisões.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VETORES E ÁLGEBRA LINEAR | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e Sistemas Lineares. Vetores. Operações com vetores. Distância, norma e ângulo. Produtos escalar e vetorial. Espaços vetoriais. Subespaços. Base e dimensão. Transformações lineares. Autovalores e autovetores.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores no Rn; de resolução e discussão de sistemas lineares; de identificação de espaços e subespaços vetoriais, de transformações lineares, de operadores lineares e mudança de base de um operador linear; de identificação de autovalores e autovetores de operadores lineares e diagonalizaçao de matrizes de operadores lineares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

CÁLCULO INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Integrais e Aplicações. Coordenadas polares, cilíndricas e esféricas. Integrais múltiplas e aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de calculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁTICA E PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Equilíbrio de ponto material e dos corpos rígidos no plano. Treliças. Forças em vigas. Propriedades das figuras planas. Conceitos de tensão e deformação. Carregamento axial.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos da mecânica para a solução de problemas de estática do ponto material e de corpos rígidos no plano, determinação de forças em vigas e cálculo de forças em barras de treliças planas. Introduzir os conceitos iniciais de tensão e deformação, destacando os problemas de carregamento axial. Apresentar os conceitos necessários para calcular as propriedades de seções transversais planas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento sustentável: contextualização histórica e influências da globalização. Inovações e soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente. Políticas econômicas de carbono. Planejamento estratégico e as dinâmicas para o desenvolvimento sustentável. Impactos da globalização.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a análise e compreensão das relações entre o ambiente natural, o desenvolvimento tecnológico sustentável e as influências da globalização em nível local, regional e global.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Classificação dos processos de fabricação. Processos mecânicos de fabricação. Processos metalúrgicos de fabricação. Processos de fabricação de peças de material polimérico. Processos de fabricação de peças de material cerâmico. Processos especiais de fabricação.
OBJETIVO: Transmitir aos estudantes uma visão geral dos principais processos de fabricação existentes, destacando suas características, campos de aplicação, problemas decorrentes de sua utilização e aspectos relacionados aos custos para que, ao final da disciplina, o estudante adquira conhecimentos e habilidade para reconhecer os processos que foram utilizados para a fabricação de determinada peça.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Estrutura dos materiais. Propriedades e ensaios dos materiais. Procedimentos para a alteração das propriedades dos materiais. Seleção de materiais.
OBJETIVO: Capacitar os estudantes a conhecer a estrutura dos principais materiais utilizados em Engenharia e correlacioná-la com suas propriedades, adquirindo, assim, conhecimentos e habilidades para a seleção de materiais e processos de tratamento para situações cotidianas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

ELETROTÉCNICA | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Consumo industrial em corrente alternada e respostas de resistores, indutores e capacitores. Potência complexa, fator de potência e técnicas de correção do fator de potência. Noções de distorções provocadas por harmônicos na rede de energia, e técnicas de mitigação.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno condições de aprendizado sobre os princípios básicos de eletricidade para adquirir uma visão global de sistemas elétricos de potência e gerenciar a utilização racional de energia elétrica na produção industrial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: 1ª lei da termodinâmica. Máquinas térmicas e Sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica. Os mecanismos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Elementos de escoamentos de fluidos. A equação de Bernoulli.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos da Termodinâmica e dos Fenômenos de Transporte dando ênfase aos aspectos conceituais. Apresentar aplicações em diferentes áreas da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA | 72.0 h

EMENTA: Função financeira: campo de atuação. Finanças e estratégia: ambientes interno e externo. Gestão para o valor. Planejamento financeiro. Estrutura de capital e alavancagem.
OBJETIVO: Apresentar aos alunos os principais conceitos da gestão financeira das empresas. A função finanças como fornecedora dos recursos necessários para viabilizar a consecução dos planos estratégicos e operacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: Variáveis. Organização de dados. Representação. Distribuição de frequência. Medidas de posição e de variabilidade. Probabilidade. Amostragem e estimação. Testes de confiança. Regressão e correlação.
OBJETIVO: Desenvolver conceitos básicos de Estatística necessários para a realização de coleta e análise multivariada de dados em diversas áreas de conhecimento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE PRODUÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Planejamento agregado de produção e programa mestre de produção. Sistemas puxados e empurrados de produção. MRP I e II. Sistema Just in Time (JIT) e Teoria das restrições (TOC).
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos os conceitos que permitam identificar os elementos-chave de programação empurrada e puxada e verificar as situações em que cada abordagem é mais indicada.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

CÁLCULO NUMÉRICO E COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Erros: arredondamento, truncamento e propagação. Zeros de uma função: equações algébricas e transcendentes. Sistemas de equações lineares: métodos diretos e iterativos. Integração numérica. Interpolação. Método da regressão: linear, exponencial e parabólica. Equações diferenciais ordinárias lineares. Diagrama de simulação.
OBJETIVO: Conceituar problemas matemáticos com soluções numéricas. Apresentar e desenvolver técnicas especiais para resolver problemas que não admitem solução analítica. Habilitar o aluno para a aplicação de métodos numéricos em problemas de Engenharia usando computadores digitais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DE MÉTODOS | 72.0 h

EMENTA: Tipologia de arranjos físicos. Competitividade e produtividade. Projeto do sistema produtivo e projeto do trabalho. Técnicas de registro e análise de informação. Estudo, medida e avaliação do trabalho. Estudos de tempos e métodos. Identificação de gargalos. Estudo de movimentos.
OBJETIVO: Proporcionar aos estudantes a compreensão do fluxo de recursos materiais nos diversos tipos de arranjo físico usados em manufatura para o projeto e especificação do trabalho em processos produtivos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÁQUINAS E ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | 72.0 h

EMENTA: Princípios de transformadores e de máquinas elétricas. Tipos e classificações de máquinas de corrente contínua e de corrente alternada. Classificação e aplicações dos diferentes tipos de transformadores e de máquinas elétricas na indústria. Mecanismos de acionamentos. Técnicas de geração de energia elétrica.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno condições para aprendizagem dos principais conceitos envolvendo transformadores e máquinas elétricas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMODINÂMICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos. Propriedades das substâncias puras. Tabelas de propriedades termodinâmicas. Diagramas T-v e P-v. Calor e trabalho. 1ª lei da termodinâmica para sistemas abertos e sistemas fechados. Máquinas térmicas e sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos básicos da termodinâmica de forma rigorosa. Aplicar a primeira lei para variados sistemas de interesse para a engenharia. Desenvolver no aluno a habilidade para realizar balanços de energia. Apresentar a segunda lei visando sua aplicação em máquinas térmicas e sistemas de refrigeração.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

CUSTOS INDUSTRIAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA OPERACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Programação linear. Método simplex, dualidade, análise de sensibilidade. em aplicações de programação matemática. Programação matemática não-linear. Introdução a processos estocásticos. Cadeias de Markov. Matriz de transição. Classificação. Distribuições-limite. Estudos de cadeias redutíveis. Introdução à teoria das filas. Aplicação de modelos utilizando computadores
OBJETIVO: Fornecer aos estudantes conhecimentos necessários à construção de modelos para otimização de sistemas com o auxilio de técnicas de simulação, capacitando-os a utilizá-las na solução de problemas envolvendo produção, operações e serviços.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SEGURANÇA DO TRABALHO | 72.0 h

EMENTA: A História do Prevencionismo. Acidentes: Conceituação e Classificação. Causas de Acidentes: Condições Humanas, Condições Materiais, Fator Pessoal de Insegurança. Consequências do Acidente: Lesão Pessoal e Prejuízo Material. Agente do Acidente e Fonte de Lesão. Riscos das Principais Atividades Laborais. PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Conceituação, Classificação e Reconhecimento de Riscos. Agentes Físicos. Noções de fisiologia do trabalho, dimensionamento de postos de trabalho e trabalho em turnos e elaboração de laudos ergonômicos.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno visão sobre o ambiente de trabalho e sua influência na produtividade, qualidade e segurança.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS | 72.0 h

EMENTA: Conceituar e definir no âmbito empresarial o processo de decisão e análise de projetos de investimento. Identificar as pessoas e departamentos envolvidos no processo. Apresentação, conceituação e aplicação das principais técnicas quantitativas de avaliação dos projetos. Comparação entre as várias técnicas utilizadas. Introduzir o aspecto do risco, utilizando vários modelos para a sua resolução. Opções Reais. Análise da sensibilidade dos projetos de investimentos.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos o conhecimento necessário para analisar e avaliar a viabilidade de projetos de investimentos, utilizando as diversas ferramentas existentes, bem como proporcionar o conhecimento necessário para a análise da sensibilidade na decisão e os riscos inerentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | 232.0 h

EMENTA: Exercício profissional nas áreas afins da Engenharia de Produção.
OBJETIVO: Proporcionar ao estudante a aplicação dos conhecimentos teóricos no exercício profissional em instituições públicas ou privadas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA MANUTENÇÃO | 72.0 h

EMENTA: A função manutenção. Técnicas administrativas para manutenção. Planejamento da manutenção. Sistemas de informações aplicadas à manutenção. Manutenção produtiva total (TPM). Manutenção centrada em confiabilidade (MCC) e manutenção classe mundial. Ferramentas para análise de falha: Árvore de falha (FTA), análise dos modos de falha e dos efeitos (FMEA), análise dos modos de falha, dos efeitos e da criticidade (FMECA), árvore de eventos (ET).
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno condições de aprendizagem acerca da moderna abordagem da manutenção industrial, planejar a manutenção nas organizações e usar técnicas para analise de falhas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ENGENHARIA ECONÔMICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de engenharia econômica e de matemática financeira. Métodos de análise de investimento. Análise sob condições de risco e incerteza. Desenvolvimento econômico sustentável.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos básicos sobre a engenharia econômica e fornecer fundamentos para a tomada de decisão sob os aspectos econômico e financeiro.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE PROJETOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao Gerenciamento de Projetos (Conceitos Básicos, Histórico e Benefícios). Fases e Ciclo de Vida de Projetos; Papel do Gerente de Projetos; O PMI (Project Management Institute). Os Processos de Gestão de Projetos segundo o PMBOK. Ferramentas computacionais de apoio ao projeto.
OBJETIVO: Entender a importância e a utilidade do gerenciamento de projetos e diferenciar suas etapas. Conhecer, avaliar e utilizar os principais instrumentos para o gerenciamento de projetos em qualquer tipo de organização.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTELIGÊNCIA DA INFORMAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Transformação de dados em informações. Uso estratégico das informações organizacionais. Conceito de Sistemas Corporativos. Tipos de Sistemas. Análise de aderência da tecnologia da informação e os negócios empresariais. Implantação de Sistema de Gestão Empresarial. Ferramentas de apoio aos negócios eletrônicos.
OBJETIVO: Esclarecer o diferencial estratégico existente nas informações organizacionais, demonstrando que, dados armazenados, compilados e interpretados de forma adequada podem oferecer subsídios à criação de vantagem competitiva. Estudar os sistemas de informação, seus tipos, características, vantagens e desvantagens de modo a subsidiar a decisão de investimentos, bem como dos processos e desenho organizacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MARKETING E DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFÍCO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para desenvolvimento do projeto de trabalho de graduação. Pesquisa bibliográfica. Métodos e técnicas de pesquisa.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de empregar a metodologia científica para a solução de problemas de engenharia e para a prospecção de tema e elaboração do Trabalho de Graduação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA III | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

JOGOS DE EMPRESAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA IV | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE QUALIDADE | 72.0 h

EMENTA: Evolução da qualidade. Conceitos de Qualidade. Ferramentas da Qualidade. Custos da Qualidade e da não qualidade. Qualidade total. Metodologia 6 sigma. Norma NBR ISO 9000: Certificação de sistemas; Documentação de Sistemas da Qualidade; Auditoria de Sistemas da Qualidade. Controle estatístico da Qualidade.
OBJETIVO: Fornecer ao estudante conhecimentos relacionados à evolução das abordagens para o planejamento e controle da qualidade. Capacitá-lo a identificar os fatores críticos para a implementação de programas de melhoria e controle da qualidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE GRADUAÇÃO | 180.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Graduação na área de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: Orientar e supervisionar a elaboração do Trabalho de Graduação em grupo, com base em diretrizes institucionais, segundo o Regulamento do Trabalho de Graduação dos cursos de Engenharia da Universidade São Francisco.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0004-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO AUXILIADO POR COMPUTADOR | 72.0 h

EMENTA: Normas e convenções. Projeções ortogonais. cortes e seções. Elementos básicos de máquinas. Desenho de conjunto. Confecção de desenhos utilizando recursos computacionais.
OBJETIVO: Desenvolver nos alunos a capacidade de ler e interpretar desenhos técnicos e utilizar a representação gráfica como forma de expressão, utilizando-se para isto desenhos de esboço e recursos computacionais. Familiarizar os alunos com a utilização de normas, especialmente as da ABNT.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL | 72.0 h

EMENTA: Mudanças pessoais e organizacionais. Motivação, liderança, grupos e equipes, relacionamento interpessoal, comunicação, criatividade, aprendizagem organizacional, qualidade de vida, inteligência emocional. Estratégias de Liderança: principais tipos e estilos de líderes. Administração de Conflitos. Tomada de Decisão. Formação e desenvolvimento de Equipes. Autodesenvolvimento. Planejamento de Carreira. Empregabilidade. Ferramentas de Gestão de Pessoas. Conceito de competências e desenvolvimento de competência.
OBJETIVO: Identificar a importância da administração de Recursos Humanos no setor produtivo e de serviços bem como a visão e as estratégias utilizadas pelas empresas nessa área. Aplicar o conceito de liderança, base de autoridade, tipos e modelos adequados a cada situação. Empregar no trabalho em equipe, a liderança orientada para tarefas e pessoas. Identificar a postura do líder contemporâneo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Conceito Fundamental de Administração. Conceito de Organizações. Estudo de cada etapa da Administração e sua aplicação na realidade corporativa: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Processo Decisório e Comunicação Corporativa.
OBJETIVO: Apresentar ao aluno o universo da Administração como ciência aplicada, instruindo sobre os campos de atuação e os perfis profissionais de cada uma das áreas de Administração. Proporcionar ao estudante conhecimentos que permitam analisar e compreender as organizações em todas as suas dimensões (estrutura organizacional, modelo de organização, comunicação, etc.), além de possibilitar a aplicação de princípios fundamentais da Administração, como: planejar, organizar, executar e controlar, atingindo níveis ótimos (otimizados) de Administração em qualquer nível hierárquico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES EM ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Histórico, atividades e perspectivas da Engenharia. Campo de atuação do Engenheiro. A Interdisciplinaridade e as relações da Engenharia com a tecnologia e sociedade. Ética, responsabilidade civil e exercício profissional do engenheiro. Temas atuais na área de Engenharia.
OBJETIVO: Apresentar aos estudantes as diversas modalidades da Engenharia, suas especificidades e a inter-relação entre elas, bem como as responsabilidades do Engenheiro perante a sociedade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA ECONÔMICA | 72.0 h

EMENTA: Atividade econômica e Ciência Econômica. O objeto e o método da Ciência Econômica; Divisões da Ciência Econômica; Problemas econômicos fundamentais. O sistema econômico: fatores e setores de produção. A economia clássica, a visão crítica de Marx e a Revolução Marginalista. A tradição keynesiana. A construção da hegemonia neoclássica; Noções preliminares de Macroeconomia e de Microeconomia.
OBJETIVO: Capacitar o acadêmico para entender o funcionamento elementar do sistema econômico, por meio da análise dos seus principais agentes e fluxos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

ALGORITMOS COMPUTACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Tipos de dados. Operadores e expressões. Entrada e saída de dados. Comandos de controle de fluxo: decisões e repetições.  Estrutura de dados homogêneos (Vetores e matrizes). Modularização de programas (subprogramas). Implementação de algoritmos usando uma linguagem de programação de alto nível.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno dos cursos de engenharia a capacidade de solucionar problemas através de linguagem algorítmica e, com este objetivo, familiarizá-lo, em sua atuação acadêmica e profissional, com uma linguagem de programação de alto nível, aplicando-a em suas práticas científicas e tecnológicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Intervalos e desigualdades. Funções reais de uma variável real. Funções reais de várias variáveis reais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, intervalos e desigualdades, funções de uma e de várias variáveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Grandezas Físicas. Sistemas de Unidades. Força e Leis de Newton. Movimento em uma e duas dimensões. Quantidade de movimento. Trabalho e Energia. Temperatura e Calor.
OBJETIVO: Apresentar as leis e conceitos básicos da Física, bem como o formalismo descritivo próprio desta ciência. Desenvolver conceitos fundamentais para o entendimento dos diversos fenômenos ligados ao curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos essenciais de estrutura da matéria e reações químicas. Ligações químicas. Reações químicas e síntese. Estequiometria. Soluções químicas. Introdução à ciência dos materiais.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos subsídios para interpretar fenômenos físicos e químicos e as propriedades dos materiais, buscando estabelecer relações entre o nível macroscópico e microscópico do conhecimento químico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

CÁLCULO DIFERENCIAL | 72.0 h

EMENTA: Funções reais de uma variável real: Limites, Derivadas e Aplicações. Funções reais de várias variáveis reais: Derivadas parciais; Derivadas direcionais; Máximos e mínimos. Aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de cálculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Trabalho e energia no campo magnético.
OBJETIVO: Apresentar os princípios elementares que regem os fenômenos da eletricidade e do magnetismo pela abordagem clássica e desenvolver os conceitos fundamentais sobre os fenômenos elétricos e magnéticos em Engenharia, estimulando o raciocínio investigativo do aluno.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE | 72.0 h

EMENTA: Noções básicas de contabilidade. Relação Patrimonial. Fundamentos legais de contabilidade. Informações contábeis. Regime de caixa e regime de competência. Ciclo contábil. Modelo das partidas dobradas. As demonstrações contábeis. Grupos e Subgrupos Contábeis. Razonete contábil. Estrutura das Demonstrações contábeis. Balanço e balancete. Operações com mercadorias. Demonstração dos resultados do exercício: DLPA, DMPL, DFC, DVA e Balanço Social. Informação contábil que cria valor. Diversidade da informação contábil. Papel da informação não-financeira.
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos embasamento teórico e prático para utilizar a Contabilidade como instrumento de gestão. Mostrar e utilizar as demonstrações contábeis e financeiras para a tomada de decisões.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VETORES E ÁLGEBRA LINEAR | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e Sistemas Lineares. Vetores. Operações com vetores. Distância, norma e ângulo. Produtos escalar e vetorial. Espaços vetoriais. Subespaços. Base e dimensão. Transformações lineares. Autovalores e autovetores.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores no Rn; de resolução e discussão de sistemas lineares; de identificação de espaços e subespaços vetoriais, de transformações lineares, de operadores lineares e mudança de base de um operador linear; de identificação de autovalores e autovetores de operadores lineares e diagonalizaçao de matrizes de operadores lineares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

CÁLCULO INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Integrais e Aplicações. Coordenadas polares, cilíndricas e esféricas. Integrais múltiplas e aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de calculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁTICA E PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Equilíbrio de ponto material e dos corpos rígidos no plano. Treliças. Forças em vigas. Propriedades das figuras planas. Conceitos de tensão e deformação. Carregamento axial.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos da mecânica para a solução de problemas de estática do ponto material e de corpos rígidos no plano, determinação de forças em vigas e cálculo de forças em barras de treliças planas. Introduzir os conceitos iniciais de tensão e deformação, destacando os problemas de carregamento axial. Apresentar os conceitos necessários para calcular as propriedades de seções transversais planas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento sustentável: contextualização histórica e influências da globalização. Inovações e soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente. Políticas econômicas de carbono. Planejamento estratégico e as dinâmicas para o desenvolvimento sustentável. Impactos da globalização.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a análise e compreensão das relações entre o ambiente natural, o desenvolvimento tecnológico sustentável e as influências da globalização em nível local, regional e global.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Classificação dos processos de fabricação. Processos mecânicos de fabricação. Processos metalúrgicos de fabricação. Processos de fabricação de peças de material polimérico. Processos de fabricação de peças de material cerâmico. Processos especiais de fabricação.
OBJETIVO: Transmitir aos estudantes uma visão geral dos principais processos de fabricação existentes, destacando suas características, campos de aplicação, problemas decorrentes de sua utilização e aspectos relacionados aos custos para que, ao final da disciplina, o estudante adquira conhecimentos e habilidade para reconhecer os processos que foram utilizados para a fabricação de determinada peça.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Estrutura dos materiais. Propriedades e ensaios dos materiais. Procedimentos para a alteração das propriedades dos materiais. Seleção de materiais.
OBJETIVO: Capacitar os estudantes a conhecer a estrutura dos principais materiais utilizados em Engenharia e correlacioná-la com suas propriedades, adquirindo, assim, conhecimentos e habilidades para a seleção de materiais e processos de tratamento para situações cotidianas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

ELETROTÉCNICA | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Consumo industrial em corrente alternada e respostas de resistores, indutores e capacitores. Potência complexa, fator de potência e técnicas de correção do fator de potência. Noções de distorções provocadas por harmônicos na rede de energia, e técnicas de mitigação.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno condições de aprendizado sobre os princípios básicos de eletricidade para adquirir uma visão global de sistemas elétricos de potência e gerenciar a utilização racional de energia elétrica na produção industrial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: 1ª lei da termodinâmica. Máquinas térmicas e Sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica. Os mecanismos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Elementos de escoamentos de fluidos. A equação de Bernoulli.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos da Termodinâmica e dos Fenômenos de Transporte dando ênfase aos aspectos conceituais. Apresentar aplicações em diferentes áreas da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA | 72.0 h

EMENTA: Função financeira: campo de atuação. Finanças e estratégia: ambientes interno e externo. Gestão para o valor. Planejamento financeiro. Estrutura de capital e alavancagem.
OBJETIVO: Apresentar aos alunos os principais conceitos da gestão financeira das empresas. A função finanças como fornecedora dos recursos necessários para viabilizar a consecução dos planos estratégicos e operacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: Variáveis. Organização de dados. Representação. Distribuição de frequência. Medidas de posição e de variabilidade. Probabilidade. Amostragem e estimação. Testes de confiança. Regressão e correlação.
OBJETIVO: Desenvolver conceitos básicos de Estatística necessários para a realização de coleta e análise multivariada de dados em diversas áreas de conhecimento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE PRODUÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Planejamento agregado de produção e programa mestre de produção. Sistemas puxados e empurrados de produção. MRP I e II. Sistema Just in Time (JIT) e Teoria das restrições (TOC).
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos os conceitos que permitam identificar os elementos-chave de programação empurrada e puxada e verificar as situações em que cada abordagem é mais indicada.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

CÁLCULO NUMÉRICO E COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Erros: arredondamento, truncamento e propagação. Zeros de uma função: equações algébricas e transcendentes. Sistemas de equações lineares: métodos diretos e iterativos. Integração numérica. Interpolação. Método da regressão: linear, exponencial e parabólica. Equações diferenciais ordinárias lineares. Diagrama de simulação.
OBJETIVO: Conceituar problemas matemáticos com soluções numéricas. Apresentar e desenvolver técnicas especiais para resolver problemas que não admitem solução analítica. Habilitar o aluno para a aplicação de métodos numéricos em problemas de Engenharia usando computadores digitais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DE MÉTODOS | 72.0 h

EMENTA: Tipologia de arranjos físicos. Competitividade e produtividade. Projeto do sistema produtivo e projeto do trabalho. Técnicas de registro e análise de informação. Estudo, medida e avaliação do trabalho. Estudos de tempos e métodos. Identificação de gargalos. Estudo de movimentos.
OBJETIVO: Proporcionar aos estudantes a compreensão do fluxo de recursos materiais nos diversos tipos de arranjo físico usados em manufatura para o projeto e especificação do trabalho em processos produtivos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÁQUINAS E ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | 72.0 h

EMENTA: Princípios de transformadores e de máquinas elétricas. Tipos e classificações de máquinas de corrente contínua e de corrente alternada. Classificação e aplicações dos diferentes tipos de transformadores e de máquinas elétricas na indústria. Mecanismos de acionamentos. Técnicas de geração de energia elétrica.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno condições para aprendizagem dos principais conceitos envolvendo transformadores e máquinas elétricas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMODINÂMICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos. Propriedades das substâncias puras. Tabelas de propriedades termodinâmicas. Diagramas T-v e P-v. Calor e trabalho. 1ª lei da termodinâmica para sistemas abertos e sistemas fechados. Máquinas térmicas e sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos básicos da termodinâmica de forma rigorosa. Aplicar a primeira lei para variados sistemas de interesse para a engenharia. Desenvolver no aluno a habilidade para realizar balanços de energia. Apresentar a segunda lei visando sua aplicação em máquinas térmicas e sistemas de refrigeração.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

CUSTOS INDUSTRIAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA OPERACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Programação linear. Método simplex, dualidade, análise de sensibilidade. em aplicações de programação matemática. Programação matemática não-linear. Introdução a processos estocásticos. Cadeias de Markov. Matriz de transição. Classificação. Distribuições-limite. Estudos de cadeias redutíveis. Introdução à teoria das filas. Aplicação de modelos utilizando computadores
OBJETIVO: Fornecer aos estudantes conhecimentos necessários à construção de modelos para otimização de sistemas com o auxilio de técnicas de simulação, capacitando-os a utilizá-las na solução de problemas envolvendo produção, operações e serviços.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SEGURANÇA DO TRABALHO | 72.0 h

EMENTA: A História do Prevencionismo. Acidentes: Conceituação e Classificação. Causas de Acidentes: Condições Humanas, Condições Materiais, Fator Pessoal de Insegurança. Consequências do Acidente: Lesão Pessoal e Prejuízo Material. Agente do Acidente e Fonte de Lesão. Riscos das Principais Atividades Laborais. PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Conceituação, Classificação e Reconhecimento de Riscos. Agentes Físicos. Noções de fisiologia do trabalho, dimensionamento de postos de trabalho e trabalho em turnos e elaboração de laudos ergonômicos.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno visão sobre o ambiente de trabalho e sua influência na produtividade, qualidade e segurança.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS | 72.0 h

EMENTA: Conceituar e definir no âmbito empresarial o processo de decisão e análise de projetos de investimento. Identificar as pessoas e departamentos envolvidos no processo. Apresentação, conceituação e aplicação das principais técnicas quantitativas de avaliação dos projetos. Comparação entre as várias técnicas utilizadas. Introduzir o aspecto do risco, utilizando vários modelos para a sua resolução. Opções Reais. Análise da sensibilidade dos projetos de investimentos.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos o conhecimento necessário para analisar e avaliar a viabilidade de projetos de investimentos, utilizando as diversas ferramentas existentes, bem como proporcionar o conhecimento necessário para a análise da sensibilidade na decisão e os riscos inerentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | 232.0 h

EMENTA: Exercício profissional nas áreas afins da Engenharia de Produção.
OBJETIVO: Proporcionar ao estudante a aplicação dos conhecimentos teóricos no exercício profissional em instituições públicas ou privadas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA MANUTENÇÃO | 72.0 h

EMENTA: A função manutenção. Técnicas administrativas para manutenção. Planejamento da manutenção. Sistemas de informações aplicadas à manutenção. Manutenção produtiva total (TPM). Manutenção centrada em confiabilidade (MCC) e manutenção classe mundial. Ferramentas para análise de falha: Árvore de falha (FTA), análise dos modos de falha e dos efeitos (FMEA), análise dos modos de falha, dos efeitos e da criticidade (FMECA), árvore de eventos (ET).
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno condições de aprendizagem acerca da moderna abordagem da manutenção industrial, planejar a manutenção nas organizações e usar técnicas para analise de falhas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ENGENHARIA ECONÔMICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de engenharia econômica e de matemática financeira. Métodos de análise de investimento. Análise sob condições de risco e incerteza. Desenvolvimento econômico sustentável.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos básicos sobre a engenharia econômica e fornecer fundamentos para a tomada de decisão sob os aspectos econômico e financeiro.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE PROJETOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao Gerenciamento de Projetos (Conceitos Básicos, Histórico e Benefícios). Fases e Ciclo de Vida de Projetos; Papel do Gerente de Projetos; O PMI (Project Management Institute). Os Processos de Gestão de Projetos segundo o PMBOK. Ferramentas computacionais de apoio ao projeto.
OBJETIVO: Entender a importância e a utilidade do gerenciamento de projetos e diferenciar suas etapas. Conhecer, avaliar e utilizar os principais instrumentos para o gerenciamento de projetos em qualquer tipo de organização.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTELIGÊNCIA DA INFORMAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Transformação de dados em informações. Uso estratégico das informações organizacionais. Conceito de Sistemas Corporativos. Tipos de Sistemas. Análise de aderência da tecnologia da informação e os negócios empresariais. Implantação de Sistema de Gestão Empresarial. Ferramentas de apoio aos negócios eletrônicos.
OBJETIVO: Esclarecer o diferencial estratégico existente nas informações organizacionais, demonstrando que, dados armazenados, compilados e interpretados de forma adequada podem oferecer subsídios à criação de vantagem competitiva. Estudar os sistemas de informação, seus tipos, características, vantagens e desvantagens de modo a subsidiar a decisão de investimentos, bem como dos processos e desenho organizacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MARKETING E DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFÍCO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para desenvolvimento do projeto de trabalho de graduação. Pesquisa bibliográfica. Métodos e técnicas de pesquisa.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de empregar a metodologia científica para a solução de problemas de engenharia e para a prospecção de tema e elaboração do Trabalho de Graduação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA III | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

JOGOS DE EMPRESAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA IV | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE QUALIDADE | 72.0 h

EMENTA: Evolução da qualidade. Conceitos de Qualidade. Ferramentas da Qualidade. Custos da Qualidade e da não qualidade. Qualidade total. Metodologia 6 sigma. Norma NBR ISO 9000: Certificação de sistemas; Documentação de Sistemas da Qualidade; Auditoria de Sistemas da Qualidade. Controle estatístico da Qualidade.
OBJETIVO: Fornecer ao estudante conhecimentos relacionados à evolução das abordagens para o planejamento e controle da qualidade. Capacitá-lo a identificar os fatores críticos para a implementação de programas de melhoria e controle da qualidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE GRADUAÇÃO | 180.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Graduação na área de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: Orientar e supervisionar a elaboração do Trabalho de Graduação em grupo, com base em diretrizes institucionais, segundo o Regulamento do Trabalho de Graduação dos cursos de Engenharia da Universidade São Francisco.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0003-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO AUXILIADO POR COMPUTADOR | 72.0 h

EMENTA: Normas e convenções. Projeções ortogonais. cortes e seções. Elementos básicos de máquinas. Desenho de conjunto. Confecção de desenhos utilizando recursos computacionais.
OBJETIVO: Desenvolver nos alunos a capacidade de ler e interpretar desenhos técnicos e utilizar a representação gráfica como forma de expressão, utilizando-se para isto desenhos de esboço e recursos computacionais. Familiarizar os alunos com a utilização de normas, especialmente as da ABNT.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL | 72.0 h

EMENTA: Mudanças pessoais e organizacionais. Motivação, liderança, grupos e equipes, relacionamento interpessoal, comunicação, criatividade, aprendizagem organizacional, qualidade de vida, inteligência emocional. Estratégias de Liderança: principais tipos e estilos de líderes. Administração de Conflitos. Tomada de Decisão. Formação e desenvolvimento de Equipes. Autodesenvolvimento. Planejamento de Carreira. Empregabilidade. Ferramentas de Gestão de Pessoas. Conceito de competências e desenvolvimento de competência.
OBJETIVO: Identificar a importância da administração de Recursos Humanos no setor produtivo e de serviços bem como a visão e as estratégias utilizadas pelas empresas nessa área. Aplicar o conceito de liderança, base de autoridade, tipos e modelos adequados a cada situação. Empregar no trabalho em equipe, a liderança orientada para tarefas e pessoas. Identificar a postura do líder contemporâneo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Conceito Fundamental de Administração. Conceito de Organizações. Estudo de cada etapa da Administração e sua aplicação na realidade corporativa: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Processo Decisório e Comunicação Corporativa.
OBJETIVO: Apresentar ao aluno o universo da Administração como ciência aplicada, instruindo sobre os campos de atuação e os perfis profissionais de cada uma das áreas de Administração. Proporcionar ao estudante conhecimentos que permitam analisar e compreender as organizações em todas as suas dimensões (estrutura organizacional, modelo de organização, comunicação, etc.), além de possibilitar a aplicação de princípios fundamentais da Administração, como: planejar, organizar, executar e controlar, atingindo níveis ótimos (otimizados) de Administração em qualquer nível hierárquico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES EM ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Histórico, atividades e perspectivas da Engenharia. Campo de atuação do Engenheiro. A Interdisciplinaridade e as relações da Engenharia com a tecnologia e sociedade. Ética, responsabilidade civil e exercício profissional do engenheiro. Temas atuais na área de Engenharia.
OBJETIVO: Apresentar aos estudantes as diversas modalidades da Engenharia, suas especificidades e a inter-relação entre elas, bem como as responsabilidades do Engenheiro perante a sociedade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA ECONÔMICA | 72.0 h

EMENTA: Atividade econômica e Ciência Econômica. O objeto e o método da Ciência Econômica; Divisões da Ciência Econômica; Problemas econômicos fundamentais. O sistema econômico: fatores e setores de produção. A economia clássica, a visão crítica de Marx e a Revolução Marginalista. A tradição keynesiana. A construção da hegemonia neoclássica; Noções preliminares de Macroeconomia e de Microeconomia.
OBJETIVO: Capacitar o acadêmico para entender o funcionamento elementar do sistema econômico, por meio da análise dos seus principais agentes e fluxos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

ALGORITMOS COMPUTACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Tipos de dados. Operadores e expressões. Entrada e saída de dados. Comandos de controle de fluxo: decisões e repetições.  Estrutura de dados homogêneos (Vetores e matrizes). Modularização de programas (subprogramas). Implementação de algoritmos usando uma linguagem de programação de alto nível.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno dos cursos de engenharia a capacidade de solucionar problemas através de linguagem algorítmica e, com este objetivo, familiarizá-lo, em sua atuação acadêmica e profissional, com uma linguagem de programação de alto nível, aplicando-a em suas práticas científicas e tecnológicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Intervalos e desigualdades. Funções reais de uma variável real. Funções reais de várias variáveis reais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, intervalos e desigualdades, funções de uma e de várias variáveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Grandezas Físicas. Sistemas de Unidades. Força e Leis de Newton. Movimento em uma e duas dimensões. Quantidade de movimento. Trabalho e Energia. Temperatura e Calor.
OBJETIVO: Apresentar as leis e conceitos básicos da Física, bem como o formalismo descritivo próprio desta ciência. Desenvolver conceitos fundamentais para o entendimento dos diversos fenômenos ligados ao curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos essenciais de estrutura da matéria e reações químicas. Ligações químicas. Reações químicas e síntese. Estequiometria. Soluções químicas. Introdução à ciência dos materiais.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos subsídios para interpretar fenômenos físicos e químicos e as propriedades dos materiais, buscando estabelecer relações entre o nível macroscópico e microscópico do conhecimento químico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

CÁLCULO DIFERENCIAL | 72.0 h

EMENTA: Funções reais de uma variável real: Limites, Derivadas e Aplicações. Funções reais de várias variáveis reais: Derivadas parciais; Derivadas direcionais; Máximos e mínimos. Aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de cálculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Trabalho e energia no campo magnético.
OBJETIVO: Apresentar os princípios elementares que regem os fenômenos da eletricidade e do magnetismo pela abordagem clássica e desenvolver os conceitos fundamentais sobre os fenômenos elétricos e magnéticos em Engenharia, estimulando o raciocínio investigativo do aluno.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE | 72.0 h

EMENTA: Noções básicas de contabilidade. Relação Patrimonial. Fundamentos legais de contabilidade. Informações contábeis. Regime de caixa e regime de competência. Ciclo contábil. Modelo das partidas dobradas. As demonstrações contábeis. Grupos e Subgrupos Contábeis. Razonete contábil. Estrutura das Demonstrações contábeis. Balanço e balancete. Operações com mercadorias. Demonstração dos resultados do exercício: DLPA, DMPL, DFC, DVA e Balanço Social. Informação contábil que cria valor. Diversidade da informação contábil. Papel da informação não-financeira.
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos embasamento teórico e prático para utilizar a Contabilidade como instrumento de gestão. Mostrar e utilizar as demonstrações contábeis e financeiras para a tomada de decisões.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VETORES E ÁLGEBRA LINEAR | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e Sistemas Lineares. Vetores. Operações com vetores. Distância, norma e ângulo. Produtos escalar e vetorial. Espaços vetoriais. Subespaços. Base e dimensão. Transformações lineares. Autovalores e autovetores.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores no Rn; de resolução e discussão de sistemas lineares; de identificação de espaços e subespaços vetoriais, de transformações lineares, de operadores lineares e mudança de base de um operador linear; de identificação de autovalores e autovetores de operadores lineares e diagonalizaçao de matrizes de operadores lineares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

CÁLCULO INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Integrais e Aplicações. Coordenadas polares, cilíndricas e esféricas. Integrais múltiplas e aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de calculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁTICA E PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Equilíbrio de ponto material e dos corpos rígidos no plano. Treliças. Forças em vigas. Propriedades das figuras planas. Conceitos de tensão e deformação. Carregamento axial.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos da mecânica para a solução de problemas de estática do ponto material e de corpos rígidos no plano, determinação de forças em vigas e cálculo de forças em barras de treliças planas. Introduzir os conceitos iniciais de tensão e deformação, destacando os problemas de carregamento axial. Apresentar os conceitos necessários para calcular as propriedades de seções transversais planas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento sustentável: contextualização histórica e influências da globalização. Inovações e soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente. Políticas econômicas de carbono. Planejamento estratégico e as dinâmicas para o desenvolvimento sustentável. Impactos da globalização.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a análise e compreensão das relações entre o ambiente natural, o desenvolvimento tecnológico sustentável e as influências da globalização em nível local, regional e global.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Classificação dos processos de fabricação. Processos mecânicos de fabricação. Processos metalúrgicos de fabricação. Processos de fabricação de peças de material polimérico. Processos de fabricação de peças de material cerâmico. Processos especiais de fabricação.
OBJETIVO: Transmitir aos estudantes uma visão geral dos principais processos de fabricação existentes, destacando suas características, campos de aplicação, problemas decorrentes de sua utilização e aspectos relacionados aos custos para que, ao final da disciplina, o estudante adquira conhecimentos e habilidade para reconhecer os processos que foram utilizados para a fabricação de determinada peça.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Estrutura dos materiais. Propriedades e ensaios dos materiais. Procedimentos para a alteração das propriedades dos materiais. Seleção de materiais.
OBJETIVO: Capacitar os estudantes a conhecer a estrutura dos principais materiais utilizados em Engenharia e correlacioná-la com suas propriedades, adquirindo, assim, conhecimentos e habilidades para a seleção de materiais e processos de tratamento para situações cotidianas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

ELETROTÉCNICA | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Consumo industrial em corrente alternada e respostas de resistores, indutores e capacitores. Potência complexa, fator de potência e técnicas de correção do fator de potência. Noções de distorções provocadas por harmônicos na rede de energia, e técnicas de mitigação.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno condições de aprendizado sobre os princípios básicos de eletricidade para adquirir uma visão global de sistemas elétricos de potência e gerenciar a utilização racional de energia elétrica na produção industrial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: 1ª lei da termodinâmica. Máquinas térmicas e Sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica. Os mecanismos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Elementos de escoamentos de fluidos. A equação de Bernoulli.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos da Termodinâmica e dos Fenômenos de Transporte dando ênfase aos aspectos conceituais. Apresentar aplicações em diferentes áreas da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA | 72.0 h

EMENTA: Função financeira: campo de atuação. Finanças e estratégia: ambientes interno e externo. Gestão para o valor. Planejamento financeiro. Estrutura de capital e alavancagem.
OBJETIVO: Apresentar aos alunos os principais conceitos da gestão financeira das empresas. A função finanças como fornecedora dos recursos necessários para viabilizar a consecução dos planos estratégicos e operacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: Variáveis. Organização de dados. Representação. Distribuição de frequência. Medidas de posição e de variabilidade. Probabilidade. Amostragem e estimação. Testes de confiança. Regressão e correlação.
OBJETIVO: Desenvolver conceitos básicos de Estatística necessários para a realização de coleta e análise multivariada de dados em diversas áreas de conhecimento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE PRODUÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Planejamento agregado de produção e programa mestre de produção. Sistemas puxados e empurrados de produção. MRP I e II. Sistema Just in Time (JIT) e Teoria das restrições (TOC).
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos os conceitos que permitam identificar os elementos-chave de programação empurrada e puxada e verificar as situações em que cada abordagem é mais indicada.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

CÁLCULO NUMÉRICO E COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Erros: arredondamento, truncamento e propagação. Zeros de uma função: equações algébricas e transcendentes. Sistemas de equações lineares: métodos diretos e iterativos. Integração numérica. Interpolação. Método da regressão: linear, exponencial e parabólica. Equações diferenciais ordinárias lineares. Diagrama de simulação.
OBJETIVO: Conceituar problemas matemáticos com soluções numéricas. Apresentar e desenvolver técnicas especiais para resolver problemas que não admitem solução analítica. Habilitar o aluno para a aplicação de métodos numéricos em problemas de Engenharia usando computadores digitais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DE MÉTODOS | 72.0 h

EMENTA: Tipologia de arranjos físicos. Competitividade e produtividade. Projeto do sistema produtivo e projeto do trabalho. Técnicas de registro e análise de informação. Estudo, medida e avaliação do trabalho. Estudos de tempos e métodos. Identificação de gargalos. Estudo de movimentos.
OBJETIVO: Proporcionar aos estudantes a compreensão do fluxo de recursos materiais nos diversos tipos de arranjo físico usados em manufatura para o projeto e especificação do trabalho em processos produtivos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS | 108.0 h

EMENTA: A importância da Cadeia de Suprimentos. A distribuição interna sob o foco da Logística. Modelos de previsão de demanda. Ponto de pedido. Lote econômico de compra. Transporte e movimentação de cargas.
OBJETIVO: Compreender o conceito e as principais ferramentas para o gerenciamento da cadeia de suprimentos, mostrando sua importância para as organizações. Desenvolver competências e técnicas que permitam estimular a racionalização dos processos logísticos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÁQUINAS E ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | 72.0 h

EMENTA: Princípios de transformadores e de máquinas elétricas. Tipos e classificações de máquinas de corrente contínua e de corrente alternada. Classificação e aplicações dos diferentes tipos de transformadores e de máquinas elétricas na indústria. Mecanismos de acionamentos. Técnicas de geração de energia elétrica.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno condições para aprendizagem dos principais conceitos envolvendo transformadores e máquinas elétricas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMODINÂMICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos. Propriedades das substâncias puras. Tabelas de propriedades termodinâmicas. Diagramas T-v e P-v. Calor e trabalho. 1ª lei da termodinâmica para sistemas abertos e sistemas fechados. Máquinas térmicas e sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos básicos da termodinâmica de forma rigorosa. Aplicar a primeira lei para variados sistemas de interesse para a engenharia. Desenvolver no aluno a habilidade para realizar balanços de energia. Apresentar a segunda lei visando sua aplicação em máquinas térmicas e sistemas de refrigeração.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

CUSTOS INDUSTRIAIS | 108.0 h

EMENTA: Teoria Geral  de Custos. Elementos de Custo. Formação do Custo de Produtos e Serviços. Determinação de Resultados. Métodos de Custeio: por Centro de Custo, por Ordem de Produção. Custo para Tomada de decisões. Custeio por Absorção, Direto, Variável  e Marginal. Análise da relação Custo/Volume/ Lucro (ponto de equilíbrio). Analise sobre Mix de Produtos. Sistemas de Custeio.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos necessários aos alunos para a determinação dos custos de produtos, bem como desenvolver a análise crítica sobre a rentabilidade  e preço de venda relativo a produtos e serviços. Utilizar a análise de custo como instrumento de apoio para tomada de decisão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA OPERACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Programação linear. Método simplex, dualidade, análise de sensibilidade. em aplicações de programação matemática. Programação matemática não-linear. Introdução a processos estocásticos. Cadeias de Markov. Matriz de transição. Classificação. Distribuições-limite. Estudos de cadeias redutíveis. Introdução à teoria das filas. Aplicação de modelos utilizando computadores
OBJETIVO: Fornecer aos estudantes conhecimentos necessários à construção de modelos para otimização de sistemas com o auxilio de técnicas de simulação, capacitando-os a utilizá-las na solução de problemas envolvendo produção, operações e serviços.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SEGURANÇA DO TRABALHO | 72.0 h

EMENTA: A História do Prevencionismo. Acidentes: Conceituação e Classificação. Causas de Acidentes: Condições Humanas, Condições Materiais, Fator Pessoal de Insegurança. Consequências do Acidente: Lesão Pessoal e Prejuízo Material. Agente do Acidente e Fonte de Lesão. Riscos das Principais Atividades Laborais. PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Conceituação, Classificação e Reconhecimento de Riscos. Agentes Físicos. Noções de fisiologia do trabalho, dimensionamento de postos de trabalho e trabalho em turnos e elaboração de laudos ergonômicos.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno visão sobre o ambiente de trabalho e sua influência na produtividade, qualidade e segurança.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS | 72.0 h

EMENTA: Conceituar e definir no âmbito empresarial o processo de decisão e análise de projetos de investimento. Identificar as pessoas e departamentos envolvidos no processo. Apresentação, conceituação e aplicação das principais técnicas quantitativas de avaliação dos projetos. Comparação entre as várias técnicas utilizadas. Introduzir o aspecto do risco, utilizando vários modelos para a sua resolução. Opções Reais. Análise da sensibilidade dos projetos de investimentos.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos o conhecimento necessário para analisar e avaliar a viabilidade de projetos de investimentos, utilizando as diversas ferramentas existentes, bem como proporcionar o conhecimento necessário para a análise da sensibilidade na decisão e os riscos inerentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | 232.0 h

EMENTA: Exercício profissional nas áreas afins da Engenharia de Produção.
OBJETIVO: Proporcionar ao estudante a aplicação dos conhecimentos teóricos no exercício profissional em instituições públicas ou privadas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA MANUTENÇÃO | 72.0 h

EMENTA: A função manutenção. Técnicas administrativas para manutenção. Planejamento da manutenção. Sistemas de informações aplicadas à manutenção. Manutenção produtiva total (TPM). Manutenção centrada em confiabilidade (MCC) e manutenção classe mundial. Ferramentas para análise de falha: Árvore de falha (FTA), análise dos modos de falha e dos efeitos (FMEA), análise dos modos de falha, dos efeitos e da criticidade (FMECA), árvore de eventos (ET).
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno condições de aprendizagem acerca da moderna abordagem da manutenção industrial, planejar a manutenção nas organizações e usar técnicas para analise de falhas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO | 108.0 h

EMENTA: Planejamento das necessidades de distribuição. Lote econômico de Fabricação (LEF). Planejamento agregado e plano mestre de produção. Sequenciamento de operações. Ordens de Produção. Sequenciamento de cargas de máquinas.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno o conhecimento referente ao planejamento, programação e controle de sistemas produtivos. Capacitar os alunos no entendimento de programação da produção em ambiente puxado e empurrado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ENGENHARIA ECONÔMICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de engenharia econômica e de matemática financeira. Métodos de análise de investimento. Análise sob condições de risco e incerteza. Desenvolvimento econômico sustentável.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos básicos sobre a engenharia econômica e fornecer fundamentos para a tomada de decisão sob os aspectos econômico e financeiro.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE PROJETOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao Gerenciamento de Projetos (Conceitos Básicos, Histórico e Benefícios). Fases e Ciclo de Vida de Projetos; Papel do Gerente de Projetos; O PMI (Project Management Institute). Os Processos de Gestão de Projetos segundo o PMBOK. Ferramentas computacionais de apoio ao projeto.
OBJETIVO: Entender a importância e a utilidade do gerenciamento de projetos e diferenciar suas etapas. Conhecer, avaliar e utilizar os principais instrumentos para o gerenciamento de projetos em qualquer tipo de organização.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTELIGÊNCIA DA INFORMAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Transformação de dados em informações. Uso estratégico das informações organizacionais. Conceito de Sistemas Corporativos. Tipos de Sistemas. Análise de aderência da tecnologia da informação e os negócios empresariais. Implantação de Sistema de Gestão Empresarial. Ferramentas de apoio aos negócios eletrônicos.
OBJETIVO: Esclarecer o diferencial estratégico existente nas informações organizacionais, demonstrando que, dados armazenados, compilados e interpretados de forma adequada podem oferecer subsídios à criação de vantagem competitiva. Estudar os sistemas de informação, seus tipos, características, vantagens e desvantagens de modo a subsidiar a decisão de investimentos, bem como dos processos e desenho organizacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MARKETING E DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO | 108.0 h

EMENTA: Marketing e Mercado. Segmentação e Posicionamento. Estudos de Mercado. Gerência de produto e gerência de mercado. Desenvolvimento de produtos. Ciclo de Vida do Produto. Análise do portfólio. Inovação: conceito, gestão e processo. Diversificação de produtos. Políticas e gerenciamento de produtos. Gestão de marcas. Estratégias do composto mercadológico.
OBJETIVO: Promover situações para o desenvolvimento do aluno na aplicação de técnicas mercadológicas para o desenvolvimento de produtos e gestão da produção.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 36.0 h

EMENTA: Pesquisa Bibliográfica. Ciência e Tecnologia. Métodos científicos. Técnicas de pesquisa. Trabalhos acadêmicos.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de empregar a metodologia científica para a solução de problemas de engenharia e para a prospecção de tema e elaboração do Trabalho de Graduação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA III | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
JOGOS DE EMPRESAS | 108.0 h

EMENTA: Estudo de casos.
OBJETIVO: Propiciar ao aluno a vivência em processos simulados de planejamento e gestão empresarial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA IV | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE QUALIDADE | 72.0 h

EMENTA: Evolução da qualidade. Conceitos de Qualidade. Ferramentas da Qualidade. Custos da Qualidade e da não qualidade. Qualidade total. Metodologia 6 sigma. Norma NBR ISO 9000: Certificação de sistemas; Documentação de Sistemas da Qualidade; Auditoria de Sistemas da Qualidade. Controle estatístico da Qualidade.
OBJETIVO: Fornecer ao estudante conhecimentos relacionados à evolução das abordagens para o planejamento e controle da qualidade. Capacitá-lo a identificar os fatores críticos para a implementação de programas de melhoria e controle da qualidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE GRADUAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento de trabalhos técnicos e científicos na área de Engenharia. Condução metodológica. Condução dos temas específicos. Apresentação de trabalhos. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: Conforme estabelecido no Regulamento de Trabalho de Graduação dos cursos de Engenharia da Universidade São Francisco.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica [edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6a642ab1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ee3bff8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@466e492d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4e441156, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2f1d52f0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bd8e6101, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5c22aba4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8ff2ea14, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@902c936, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f2200452, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f6eed751, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@665a63ae, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5d943917, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ad034ce1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d40ca385, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8b68c796, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1a95e0b4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f999c167, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4852906f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@82f0fb78, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2f0800c6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@777eee6b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7dab7b58, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3c17fddf, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@407e83b6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bdfc26de, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1237cf64, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1ace5f6c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b7d8971, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7f597f94, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8c7aac47, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2bfe4dcd, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@74ebd9b5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a1c2f50d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a0bff16c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@700119a6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@afd1515, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ba495ebf, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7c2719ff, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@28cab453, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@96601428, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@85f5743e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@87264a61, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@43a2750f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@21107887, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@eec21bb9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@15fabdd3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@70502086, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@818cbf79, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@644c9c04, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5ee8ec69, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2681eb6d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@236c0e31, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@364f84e3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fa85aaa8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@76470c4f]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2015/12

A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA KANBAN DENTRO DE UMA INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS

2015/12

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A ENERGIA DAS ONDAS NO BRASIL E PORTUGAL Campinas 2015

2015/12

ANÁLISE DE VIABILIDADE DE UM INVESTIMENTO LOGÍSTICO

2015/12

APLICAÇÃO DO LEAN CONSTRUCTION EM OBRAS DE AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DE UMA REFINARIA DE PETRÓLEO COM O AUXÍLIO DA FERRAMENTA IPO (ÍNDICE DE PRODUTIVIDADE EM OBRAS)

2015/12

APLICAÇÃO DO LEAN MANUFACTURING PARA REDUÇÃO DE TEMPOS IMPRODUTIVOS

2015/12

COMO DEFINIR E IMPLEMENTAR UM LAYOUT

2015/12

COMO O MÉTODO ACTION LEARNING PODE CONTRIBUIR PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS RELACIONADOS À COMUNICAÇÃO EM PROJETOS ESTUDO DE CASO Campinas 2015

2015/12

ESTUDO DE CASO DA UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA KAIZEN EM UMA EMPRESA DE AUTOPEÇAS.

2015/12

FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA PREVENÇÕES DE FALHAS APLICADAS À INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

2015/12

Gestão de estoque: controle de reposição de itens de demanda independente, em uma indústria de equipamentos laboratoriais.

2015/12

GESTÃO DE PROJETOS: ESTUDO DE CASO DE ESTRUTURAS DE ARMAZENAGEM INDUSTRIAL

2015/12

IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA TPM EM UMA INDÚSTRIA DE EMBALAGENS DE PAPELÃO ONDULADO

2015/12

LEAN OFFICE: ANÁLISE CRÍTICA DOS OITOS PASSOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO LEAN UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO Curso de Engenharia de Produção VINÍCIUS BARROS DOMINGUES Campinas

2015/12

MEASUREMENT SYSTEM ANALYSIS (MSA) COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE MEDIÇÃO EM UMA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA

2015/12

PRODUÇÃO ENXUTA APLICADO EM REMANUFATURA DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

2015/12

PROPOSTA DE MELHORIA NO GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO ATRAVÉS DO SISTEMA ERP EM INDÚSTRIA DE EMBALAGENS

2015/12

REBALANCEAMENTO DE LINHA E MELHORIAS NO LAYOUT OBJETIVANDO O AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

2015/12

SEIS SIGMA COMO O SEIS SIGMA PODE AUXILIAR O DESEMPENHO DA QUALIDADE? ESTUDO DE CASO

2015/12

SISTEMA DE VENTILAÇÃO EVAPORATIVA NA ESFERA INDUSTRIAL COMO ALTERNATIVA NO TRATAMENTO DO "STRESS TÉRMICO": NORMA NR-15 ANEXO III

2015/12

SISTEMAS DE VEDAÇÕES PARA SOLUÇÕES DE BOMBEAMENTO E DESPERDÍCIO DE ÁGUA

2014/12

CÓDIGO DE BARRAS: Um estudo de múltiplos casos

2014/12

CONCEITOS LEAN EM SISTEMAS DE SAÚDE: EFICÁCIA DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS PARA GESTÃO DE ESTOQUES DE MEDICAMENTOS E CORRELATOS

2014/12

DIFICULDADE DES ADAPTAÇÃO DAS EMPRESAS AO ÍNDICE DE NACIONALIZAÇÃO DO FINAME

2014/12

ENTENDENDO A METODOLOGIA SEIS SIGMA E SUAS PRINCIPAIS FERRAMENTAS

2014/12

ESTUDO DE REUTILIZAÇÃO DE ABS DE EXTRUSÃO APÓS PROCESSAMENTO NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA: UMA PRÁTICA DE SUSTENTABILIDADE E COMPETITIVIDADE PARA AS EMPRESAS

2014/12

IMPLANTAÇÃO DE PLANOS DE MANUTENÇÃO EM UMA EMPRESA ALIMENTÍCIA

2014/12

LEAN MANUFACTURING: UMA ANÁLISE DOS METODOS DE MANUTENÇÃO ADOTADOS NA INDÚSTRIA PETROQUIMICA

2014/12

LOGÍSTICA REVERSA: O REVERSO DA CADEIA PRODUTIVA

2014/12

O SISTEMA DE BASES MÓVEIS E SEUS BENEFÍCIOS PARA O MUNDO CORPORATIVO

2014/12

PROGRAMA 5S EM SERRALHERIA: ESTUDO APLICADO NA JM SERRALHERIA

2014/12

PROPOSIÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DA ABORDAGEM LEAN HEALTHCARE NO AMBIENTE DE SAÚDE

2014/12

PROPOSTA DE REDUÇÃO DE CUSTOS NO SETOR DE ALIMENTAÇÃO

2014/12

REDUÇÃO DE CUSTO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

2014/12

SUSTENTABILIDADE & COMPETITIVIDADE NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

2014/6

A IMPORTÂNCIA DO USO DA MANUTENÇÃO PREDITIVA: ESTUDO DE CASO NA REFINARIA DE PETRÓLEO DE PAULÍNIA

2014/6

GREEN BELT: PROJETO PARA MELHORIA DO DESEMPENHO DA QUALIDADE E PERFORMANCE DE PRODUÇÃO

2014/6

Implantação de Controle de estoque em uma Indústria Química

2014/6

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S EM UMA INDÚSTRIA DO RAMO ELETRÔNICO

2014/6

LOGÍSTICA REVERSA DE FILTROS DE ÓLEO LUBRIFICANTE AUTOMOTIVOS

2014/6

MELHORIA NA CENTRAL DE ATENDIMENTO DA USF

2014/6

MELHORIAS NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO EM LINHAS DE MÓDULOS AUTOMOTIVOS

2014/6

MÉTODOS E FERRAMENTAS KAIZEN: MELHORIAS DO PROCESSO PRODUTIVO NA PRÉ-MONTAGEM DE VIDROS AUTOMOTIVOS

2012/12

Desafio Lean Manufacturing

2012/12

DESENVOLVIMENTO E ADEQUAÇÃO DE FERRAMENTAS DE GESTÃO DE PROJETOS

2012/12

GERENCIAMENTO DE MATERIAIS NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO: Substituição do Kanban de Produção pelo sistema de Máximos e Mínimos

2012/12

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S NO ESCRITÓRIO E NAS ÁREAS TÉCNICAS DE UM EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO

2012/12

Implementação de folha de instrução de processo em empresa de usinagem utilizando estudo de tempos e métodos

2012/12

UM ESTUDO DE REDUÇÃO DE PEQUENAS PARADAS DE MÁQUINA E AUMENTO DE PRODUTIVIDADE NO SETOR DE ONDULADEIRAS NO RAMO PAPELEIRO

2011/12

AVALIAÇÃO DO TEMPO ÓTIMO DE DECANTAÇÃO DE GLICEROL NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SABÕES

2010/12

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO E DO COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

2010/12

APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE DO RAMO DE COMUNICAÇÃO VISUAL

2010/12

ESTUDO DA RECRISTALIZAÇÃO DO AÇO INOXIDÁVEL FERRÍTICO AISI 430 VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO TEMPO E DA TEMPERATURA DE RECOZIMENTO

2010/12

ESTUDO DE CASO: FERRAMENTAS DA MANUFATURA ENXUTA APLICADAS EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO SERIADA DE MONTAGEM DE FOGÕES

2010/12

Estudo e Acompanhamento das Melhorias realizadas em uma determinada Linha de Montagem da Wabco Freios do Brasil Ltda

2010/12

Melhoria do Processo de Usinagem do furo do pino de um Pistão Automotivo

2010/12

Proposta de Monitoramento de Fornecedores de uma Indústria Automotiva com o Auxílio de Conceitos da Gestão da Informação



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.