Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Engenharia Elétrica

O curso de Engenharia Elétrica do campus Campinas foi criado em 31 de outubro de 2000 por ato oficial do Conselho Universitário. Nessa época, a única modalidade oferecida era a de Telecomunicações. A confirmação da criação do curso em modalidade Bacharelado e regime semestral na Universidade foi realizada em outubro de 2005. Os ingressantes de 2006 já pertencem a esse curso, que veio se adequar a uma tendência natural do mercado, uma formação plena em Engenharia Elétrica.

Atualmente, a Engenharia Elétrica está presente na produção de quase todos os produtos manufaturados e dos referentes à alta tecnologia, como satélites, aeronaves e produtos utilizados na automação industrial; por isso, a Universidade São Francisco prepara seus alunos para atuarem de forma consciente, competitiva e ética nesse amplo mercado para que, assim, gerem produtividade nas empresas.

Durante o curso, você terá acesso, primeiramente, às disciplinas de formação niveladora e generalista, cujo caráter é essencialmente teórico (Ciclo Básico). A partir do segundo semestre, inicia-se o Ciclo Intermediário, que integra várias áreas do conhecimento. É nesse ciclo que as atividades de caráter prático começam a ser desenvolvidas. Do terceiro semestre em diante, trabalha-se com Ciclo Específico, que, como o próprio nome diz, é formado por disciplinas voltadas à formação específica do profissional.

Com uma proposta pedagógica diferenciada, disciplinas complementares que agregam valor ao profissional, corpo docente altamente capacitado e conceitos positivos em avaliações do MEC, comprometemo-nos com a formação de nossos alunos e, conseqüentemente, com seu sucesso no mercado de trabalho.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais


DURAÇÃO: dez semestres.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 3.892 horas.

PERÍODO: noturno.

Área de Atuação

Ao Engenheiro Eletricista formado pelo curso cabem as tarefas de supervisão, coordenação e orientação aplicadas ao campo da eletrônica e da eletrotécnica. No campo da eletrônica, as atividades dizem respeito à automação e controle, computação, microeletrônica, circuitos integrados e telecomunicações. Já na área da eletrotécnica, o engenheiro eletricista trabalha junto a hidrelétricas e indústrias, onde atua no desenvolvimento de equipamentos. Se optar por essa área, você poderá, também, atuar como autônomo e empresário e trabalhar em empresas de assessoria e consultoria, órgãos públicos e em instituições de ensino e pesquisa.

Atividade Complementares

 Clique no link abaixo para fazer o download:

Disciplinas

Portaria Ministerial nº 1099, de 24/12/2015 - DOU 30/12/2015.

Turno: NOTURNO Currículo: 0002-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ALGORITMOS COMPUTACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Tipos de dados. Operadores e expressões. Entrada e saída de dados. Comandos de controle de fluxo: decisões e repetições.  Estrutura de dados homogêneos (Vetores e matrizes). Modularização de programas (subprogramas). Implementação de algoritmos usando uma linguagem de programação de alto nível.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno dos cursos de engenharia a capacidade de solucionar problemas através de linguagem algorítmica e, com este objetivo, familiarizá-lo, em sua atuação acadêmica e profissional, com uma linguagem de programação de alto nível, aplicando-a em suas práticas científicas e tecnológicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Intervalos e desigualdades. Funções reais de uma variável real. Funções reais de várias variáveis reais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, intervalos e desigualdades, funções de uma e de várias variáveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Grandezas Físicas. Sistemas de Unidades. Força e Leis de Newton. Movimento em uma e duas dimensões. Quantidade de movimento. Trabalho e Energia. Temperatura e Calor.
OBJETIVO: Apresentar as leis e conceitos básicos da Física, bem como o formalismo descritivo próprio desta ciência. Desenvolver conceitos fundamentais para o entendimento dos diversos fenômenos ligados ao curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES EM ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Histórico, atividades e perspectivas da Engenharia. Campo de atuação do Engenheiro. A Interdisciplinaridade e as relações da Engenharia com a tecnologia e sociedade. Ética, responsabilidade civil e exercício profissional do engenheiro. Temas atuais na área de Engenharia.
OBJETIVO: Apresentar aos estudantes as diversas modalidades da Engenharia, suas especificidades e a inter-relação entre elas, bem como as responsabilidades do Engenheiro perante a sociedade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos essenciais de estrutura da matéria e reações químicas. Ligações químicas. Reações químicas e síntese. Estequiometria. Soluções químicas. Introdução à ciência dos materiais.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos subsídios para interpretar fenômenos físicos e químicos e as propriedades dos materiais, buscando estabelecer relações entre o nível macroscópico e microscópico do conhecimento químico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

CÁLCULO DIFERENCIAL | 72.0 h

EMENTA: Funções reais de uma variável real: Limites, Derivadas e Aplicações. Funções reais de várias variáveis reais: Derivadas parciais; Derivadas direcionais; Máximos e mínimos. Aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de cálculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRICIDADE BÁSICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos Básicos e Leis Fundamentais. Circuitos de Corrente Contínua. Circuitos de Corrente Alternada. Respostas de elementos resistivos e reativos. Experimentos em baixas e altas frequências. Experimentos envolvendo circuitos magnéticos.
OBJETIVO: Apresentar, de forma global, alguns fenômenos elétricos e magnéticos que serão estudados mais detidamente ao longo do curso e propiciar ao estudante do curso um primeiro contato com práticas de laboratório.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: 1ª lei da termodinâmica. Máquinas térmicas e Sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica. Os mecanismos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Elementos de escoamentos de fluidos. A equação de Bernoulli.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos da Termodinâmica e dos Fenômenos de Transporte dando ênfase aos aspectos conceituais. Apresentar aplicações em diferentes áreas da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS ELÉTRICOS E ÓPTICOS | 72.0 h

EMENTA: Ótica Geométrica: Reflexão e Refração da luz. Lentes e instrumentos ópticos. Ondas unidimensionais, bidimensionais e tridimensionais. Propriedades elétricas, magnéticas e ópticas dos materiais. Semicondutores. Diagrama de energia em semicondutores. Junção p-n. Efeito fotoelétrico; célula fotoelétrica.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos sobre os materiais empregados em Engenharia Elétrica. Desenvolver e discutir aspectos sobre a estrutura da matéria enfatizando as propriedades elétricas, magnéticas e ópticas de materiais. Apresentar a óptica e a ondulatória visando compreender as radiações eletromagnéticas, sua interação com os materiais  e suas aplicações em Engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

CÁLCULO INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Integrais e Aplicações. Coordenadas polares, cilíndricas e esféricas. Integrais múltiplas e aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de calculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA | 72.0 h

EMENTA: Grandezas e elementos de circuitos elétricos: tensão, corrente, potência, resistência, indutância e capacitância. Instrumentos básicos de medidas elétricas: voltímetro, amperímetro, ohmímetro e osciloscópio. Sensores e aplicações. Procedimentos experimentais.
OBJETIVO: Apresentar os principais aspectos relacionados às medições de sinais elétricos em circuitos RLC, com Diodos, Transistores e Amplificadores Operacionais. Oferecer experimentos em laboratório, envolvendo também medições de sinais ópticos, além de outras grandezas, como temperatura, vazão, pressão, força, deslocamento, posição, velocidade, aceleração e vibração.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VETORES E ÁLGEBRA LINEAR | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e Sistemas Lineares. Vetores. Operações com vetores. Distância, norma e ângulo. Produtos escalar e vetorial. Espaços vetoriais. Subespaços. Base e dimensão. Transformações lineares. Autovalores e autovetores.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores no Rn; de resolução e discussão de sistemas lineares; de identificação de espaços e subespaços vetoriais, de transformações lineares, de operadores lineares e mudança de base de um operador linear; de identificação de autovalores e autovetores de operadores lineares e diagonalizaçao de matrizes de operadores lineares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

CÁLCULO APLICADO À ENGENHARIA ELÉTRICA | 72.0 h

EMENTA: Números complexos. Plano de Argand-Gauss. Operações com números complexos. Representação de números complexos. Funções de uma variável complexa. Sistemas de coordenadas ortogonais: cartesianas, cilíndricas e esféricas. Integral de linha. Elementos diferenciais de superfície e de volume. Integral de superfície. Divergente. Rotacional. Teorema de Gauss. Teorema de Stokes. Expressão Gráfica.
OBJETIVO: Desenvolver habilidade para o modelamento matemático, interpretação e solução de problemas em análise vetorial e cálculo com variáveis complexas. Apresentar e discutir aplicações de análise vetorial e cálculo com variáveis complexas em Engenharia Elétrica. Apresentar conceitos graficamente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO AVANÇADO | 72.0 h

EMENTA: Sequências e séries numéricas e de funções. Equações diferenciais ordinárias. Transformadas de Laplace. Equações diferenciais parciais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem sequências e séries numéricas e de funções, equações diferenciais ordinárias. Transformadas de Laplace e equações diferenciais parciais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Trabalho e energia no campo magnético.
OBJETIVO: Apresentar os princípios elementares que regem os fenômenos da eletricidade e do magnetismo pela abordagem clássica e desenvolver os conceitos fundamentais sobre os fenômenos elétricos e magnéticos em Engenharia, estimulando o raciocínio investigativo do aluno.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento sustentável: contextualização histórica e influências da globalização. Inovações e soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente. Políticas econômicas de carbono. Planejamento estratégico e as dinâmicas para o desenvolvimento sustentável. Impactos da globalização.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a análise e compreensão das relações entre o ambiente natural, o desenvolvimento tecnológico sustentável e as influências da globalização em nível local, regional e global.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: Variáveis. Organização de dados. Representação. Distribuição de frequência. Medidas de posição e de variabilidade. Probabilidade. Amostragem e estimação. Testes de confiança. Regressão e correlação.
OBJETIVO: Desenvolver conceitos básicos de Estatística necessários para a realização de coleta e análise multivariada de dados em diversas áreas de conhecimento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

CÁLCULO NUMÉRICO E COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Erros: arredondamento, truncamento e propagação. Zeros de uma função: equações algébricas e transcendentes. Sistemas de equações lineares: métodos diretos e iterativos. Integração numérica. Interpolação. Método da regressão: linear, exponencial e parabólica. Equações diferenciais ordinárias lineares. Diagrama de simulação.
OBJETIVO: Conceituar problemas matemáticos com soluções numéricas. Apresentar e desenvolver técnicas especiais para resolver problemas que não admitem solução analítica. Habilitar o aluno para a aplicação de métodos numéricos em problemas de Engenharia usando computadores digitais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS DIGITAIS | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de numeração e códigos. Aritmética binária. Conceitos lógicos e circuitos básicos. Minimização de funções booleanas. Circuitos com memória: flip-flops, contadores e registradores. Famílias de dispositivos lógicos. Características físicas e elétricas de circuitos integrados digitais. multiplexadores/demultiplexadores. Codificadores/decodificadores. Projetos.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos e princípios de eletrônica digital em circuitos lógicos. Capacitar o aluno para projetar circuitos combinacionais otimizados e circuitos digitais com enfoque em lógica sequencial. Prover os conceitos fundamentais de circuitos digitais sequenciais. Conceituar e discutir famílias de dispositivos lógicos e suas aplicações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS ELÉTRICOS | 72.0 h

EMENTA: Análise CC de circuitos elétricos. Leis de Kirchhoff. Teoremas de circuitos. Elementos armazenadores de energia. Impedância. Fasores. Circuitos de 1ª e 2ª ordem aplicando fasores. Potências complexas. Fator de Potência.
OBJETIVO: Capacitar o aluno na análise de circuitos elétricos em regime permanente. Desenvolver a aptidão para uso dos teoremas para análise de circuitos. Estender a análise de circuitos de corrente contínua para a análise em corrente alternada. Familiarização com respostas básicas de circuitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETROMAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos fenômenos elétricos e magnéticos com foco nas quatro equações de Maxwell.
OBJETIVO: Conceituar e discutir fenômenos eletromagnéticos fundamentais e seus modelos matemáticos, aplicando as quatro equações de Maxwell em modelagens de problemas de Engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁTICA E PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Equilíbrio de ponto material e dos corpos rígidos no plano. Treliças. Forças em vigas. Propriedades das figuras planas. Conceitos de tensão e deformação. Carregamento axial.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos da mecânica para a solução de problemas de estática do ponto material e de corpos rígidos no plano, determinação de forças em vigas e cálculo de forças em barras de treliças planas. Introduzir os conceitos iniciais de tensão e deformação, destacando os problemas de carregamento axial. Apresentar os conceitos necessários para calcular as propriedades de seções transversais planas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

CIRCUITOS ELÉTRICOS APLICADOS | 72.0 h

EMENTA: Análise de circuitos elétricos de primeira e segunda ordem no domínio do tempo e da frequência. Análise em regime transitório e em regime permanente. Função de transferência de circuitos elétricos. Polos e zeros. Circuitos trifásicos equilibrados. Potência trifásica. Potência complexa.
OBJETIVO: Habilitar o aluno para a análise de circuitos elétricos no domínio do tempo e da frequência, enfatizando o estudo das redes lineares em circuitos eletrônicos e redes de energia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTROLE E SERVOMECANISMOS | 72.0 h

EMENTA: Modelo de sistemas dinâmicos lineares e invariantes no tempo: Função de transferência e Espaço de Estados. Resposta temporal. Resposta em frequência. Estabilidade. Controlabilidade. Noções de controle clássico: projeto de controladores pelo método do lugar das raízes no tempo e na frequência. Noções de controle moderno: realimentação de estado e introdução ao controle robusto. Atividades de Laboratório.
OBJETIVO: Capacitar o aluno para a análise e síntese no modelamento matemático de sistemas lineares físicos causais no domínio do tempo e da frequência. Habilitar o aluno a avaliar a estabilidade de sistemas dinâmicos. Apresentar e discutir os sistemas de controle clássicos e modernos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA ANALÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Diodos. Circuitos aplicativos. Transistores bipolares de junção. Parâmetros híbridos do TBJ. Amplificadores de tensão a um TBJ. Transistores de efeito de campo. Parâmetros híbridos do JFET. Amplificadores diferenciais. Amplificadores operacionais. Realimentação negativa. Circuitos com amplificadores operacionais.
OBJETIVO: Apresentar e discutir o funcionamento dos dispositivos semicondutores básicos. Capacitar o aluno para projetar redes de polarização para os dispositivos eletrônicos operando com pequenos sinais. Capacitar o aluno para analisar, especificar e projetar circuitos lineares e não lineares utilizando amplificadores operacionais, apresentando e discutindo aplicações nas diversas áreas da Engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA DIGITAL | 72.0 h

EMENTA: Circuitos e dispositivos de memória. Dispositivos lógicos programáveis. Conversões A/D e D/A. Ferramentas computacionais para síntese e análise de circuitos digitais complexos. Projetos.
OBJETIVO: Conceituar e discutir famílias de dispositivos lógicos e suas aplicações. Desenvolver a aptidão para o projeto de circuitos digitais complexos com enfoque em lógica sequencial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À RÁDIO FREQUÊNCIA | 108.0 h

EMENTA: Linhas de transmissão. Carta de Smith. Propagação de ondas e suas interações com o meio. Princípios de antenas.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos e parâmetros de linhas de transmissão com enfoque no comportamento transitório das ondas de tensão e corrente para diferentes tipos de terminações. Apresentar a carta de Smith como ferramenta para buscar o casamento de impedância. Introduzir o comportamento de uma onda eletromagnética em fronteiras planares e propagação em ferrites. Apresentar e discutir conceitos sobre radiação eletromagnética e antenas elementares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

CONVERSÃO DE ENERGIA | 72.0 h

EMENTA: Elementos de acoplamento. Circuitos magnéticos e transformadores. Princípio da conversão eletromecânica de energia. Campo girante. Introdução às máquinas elétricas.
OBJETIVO: Conceituar e discutir transformadores e dispositivos eletromagnéticos básicos para conversão eletromecânica de energia. Apresentar os princípios básicos do funcionamento das máquinas elétricas, ressaltando o conceito do campo girante.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Amplificadores de tensão a um JFET. Estágios amplificadores em cascata. Circuitos osciladores. Filtros ativos. Amplificadores de grande sinal. Resposta em frequência. Projetos.
OBJETIVO: Capacitar o aluno para projetar redes de polarização para os dispositivos eletrônicos bem como modelar circuitos eletrônicos operando com pequenos sinais. Habilitar o aluno para projetar circuitos eletrônicos com transistores de potência.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÕES | 72.0 h

EMENTA: Análise de sinais e sistemas no domínio do tempo. Série de Fourier. Transformada de Fourier. Análise de sinais e sistemas no domínio da frequência. Modulações analógicas. Modulações digitais.
OBJETIVO: Prover ao aluno uma visão geral dos principais elementos de um sistema de comunicação e das principais técnicas de transmissão de sinais. Capacitar o aluno para caracterizar sinais e sistemas no domínio do tempo e no domínio da frequência usando séries e transformadas de Fourier. Habilitar o aluno para a análise de desempenho de sistemas de comunicação e dos problemas de transmissão envolvidos. Apresentar e discutir os principais circuitos utilizados na modulação em frequência e amplitude.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS | 72.0 h

EMENTA: Sinais e sistemas discretos. Transformada de Fourier discreta no tempo. Transformada discreta de Fourier e transformada rápida de Fourier. Sistemas amostrados. Transformada Z. Técnicas de projeto de filtros digitais. Sistemas IIR e FIR. Simulação e aplicações. Atividades de Laboratório.
OBJETIVO: Apresentar os princípios fundamentais de processamento digital de sinais determinísticos, no domínio do tempo e no domínio da frequência. Habilitar o aluno a aplicar as técnicas e ferramentas para solução de problemas em processamento digital de sinais através de aulas práticas. Capacitar o aluno para o projeto de filtros digitais mediante uma abordagem determinística.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

CONTROLE DIGITAL | 108.0 h

EMENTA: Modelo em função de transferência e em variáveis de estado de sistemas lineares estacionários amostrados no tempo. Resposta temporal. Estabilidade. Controlabilidade. Realimentação de estados. Projeto de controladores. Noções de controle ótimo linear quadrático. Atividades de laboratório.
OBJETIVO: Habilitar o aluno para a análise e síntese de sistemas de controle monovariável por computador mediante uma abordagem determinística. Apresentar e discutir controladores ótimos lineares quadráticos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA | 232.0 h

EMENTA: Exercício profissional dentro das áreas afins da Engenharia Elétrica, com o Objetivo de treinar o aluno numa atividade prática dentro de sua futura profissão. O aluno deverá apresentar relatórios de suas atividades e contará com a orientação da coordenadoria de estágio.
OBJETIVO: Conforme estabelecido no Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Elétrica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÁQUINAS ELÉTRICAS | 72.0 h

EMENTA: Máquina assíncrona trifásica. Máquinas de corrente contínua. Máquinas síncronas. Micromáquinas e servomotores.
OBJETIVO: Conceituar e discutir aspectos das máquinas de corrente contínua, das máquinas síncronas e assíncronas. Capacitar o aluno para modelar, analisar, ensaiar e dimensionar máquinas de corrente contínua, máquinas síncronas trifásicas e máquinas assíncronas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES | 72.0 h

EMENTA: Arquitetura de sistemas computacionais a microprocessador digital: processadores, memórias, dispositivos de entrada e saída, barramentos, instruções, endereçamento, interrupções. Noções de sistemas operacionais. Técnicas de programação de baixo nível. Noções de compiladores.
OBJETIVO: Apresentar e discutir a organização generalista de um computador com enfoque nos princípios dos computadores a processador digital e a interação com sistema operacional. Apresentar os circuitos internos de microprocessadores, detalhes técnicos e conjunto de instruções. Capacitar o aluno para projetar sistemas digitais utilizando microprocessadores. Estimular a concepção de circuitos aplicativos com microcontroladores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA | 72.0 h

EMENTA: Dispositivos semicondutores de chaveamento. Retificadores controlados. Conversores de potência. Fontes chaveadas. Inversores. Soluções de projetos com dispositivos semicondutores de chaveamento.
OBJETIVO: Apresentar e discutir o funcionamento dos dispositivos semicondutores de chaveamento. Capacitar o aluno para análise e projeto de retificadores controlados, conversores de potência e inversores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA ECONÔMICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de engenharia econômica e de matemática financeira. Métodos de análise de investimento. Análise sob condições de risco e incerteza. Desenvolvimento econômico sustentável.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos básicos sobre a engenharia econômica e fornecer fundamentos para a tomada de decisão sob os aspectos econômico e financeiro.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTALAÇÕES E ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | 108.0 h

EMENTA: Dimensionamento de instalações elétricas industriais e prediais. Dispositivos para proteção de instalações elétricas. Dispositivos para acionamento em instalações elétricas industriais. Representação de sistema em pu e cálculo da corrente de curto-circuito. Componentes Simétricas. Expressão gráfica conforme Normas brasileiras. Qualidade de energia. Projeto.
OBJETIVO: Apresentar a descrição e os aspectos de operação de instalações elétricas para consumo de energia elétrica. Capacitar o aluno para análise, concepção e dimensionamento de instalações elétricas. Apresentar e discutir sistemas para acionamento de máquinas elétricas em instalações industriais. Apresentar a estrutura de projetos de instalações, considerando normas brasileiras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 36.0 h

EMENTA: Pesquisa Bibliográfica. Ciência e Tecnologia. Métodos científicos. Técnicas de pesquisa. Trabalhos acadêmicos.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de empregar a metodologia científica para a solução de problemas de engenharia e para a prospecção de tema e elaboração do Trabalho de Graduação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA III | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

GESTÃO DE PROJETOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao Gerenciamento de Projetos (Conceitos Básicos, Histórico e Benefícios). Fases e Ciclo de Vida de Projetos; Papel do Gerente de Projetos; O PMI (Project Management Institute). Os Processos de Gestão de Projetos segundo o PMBOK. Ferramentas computacionais de apoio ao projeto.
OBJETIVO: Entender a importância e a utilidade do gerenciamento de projetos e diferenciar suas etapas. Conhecer, avaliar e utilizar os principais instrumentos para o gerenciamento de projetos em qualquer tipo de organização.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROELETRÔNICA | 108.0 h

EMENTA: Introdução à Microeletrônica. Elementos básicos de circuitos integrados analógicos, cargas ativas, amplificadores diferenciais com cargas ativas, realimentação e estabilidade em circuitos integrados, projeto de amplificadores operacionais, projeto de reguladores de tensão, filtros ativos, osciladores e multivibradores. Estudos com ferramentas de simulação e experimentos de laboratório.
OBJETIVO: Apresentar e discutir o funcionamento dos elementos de circuitos integrados analógicos, amplificadores diferencias e operacionais, reguladores de tensão, filtros ativos, osciladores e multivibradores. Capacitar o aluno para analisar, especificar e projetar circuitos com cargas ativas, apresentando e discutindo aplicações nas diversas áreas da Engenharia. Projeto

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REDES PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL | 108.0 h

EMENTA: Arquitetura de redes: topologia e modelo de referência OSI para LANs, MANs e WANs. Principais redes e protocolos de comunicação industriais para Fieldbus, Devicebus e Sensorbus. Instrumentação para processos industriais. Controle digital e eventos discretos. Controladores lógicos programáveis. Integração de processos de manufatura.
OBJETIVO: Conceituar e discutir as redes de computadores locais e de longa distância abordando o modelo OSI/ISO. Apresentar os conceitos e princípios fundamentais de redes de comunicações para automação industrial. Discutir os principais  protocolos, serviços e aplicações associados. Apresentar e discutir os aspectos de equipamentos e técnicas para automação industrial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE GRADUAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento de trabalhos técnicos e científicos na área de Engenharia. Condução metodológica. Condução dos temas específicos. Apresentação de trabalhos. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: Conforme estabelecido no Regulamento de Trabalho de Graduação dos cursos de Engenharia da Universidade São Francisco.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0003-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ALGORITMOS COMPUTACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Tipos de dados. Operadores e expressões. Entrada e saída de dados. Comandos de controle de fluxo: decisões e repetições.  Estrutura de dados homogêneos (Vetores e matrizes). Modularização de programas (subprogramas). Implementação de algoritmos usando uma linguagem de programação de alto nível.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno dos cursos de engenharia a capacidade de solucionar problemas através de linguagem algorítmica e, com este objetivo, familiarizá-lo, em sua atuação acadêmica e profissional, com uma linguagem de programação de alto nível, aplicando-a em suas práticas científicas e tecnológicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Intervalos e desigualdades. Funções reais de uma variável real. Funções reais de várias variáveis reais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, intervalos e desigualdades, funções de uma e de várias variáveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Grandezas Físicas. Sistemas de Unidades. Força e Leis de Newton. Movimento em uma e duas dimensões. Quantidade de movimento. Trabalho e Energia. Temperatura e Calor.
OBJETIVO: Apresentar as leis e conceitos básicos da Física, bem como o formalismo descritivo próprio desta ciência. Desenvolver conceitos fundamentais para o entendimento dos diversos fenômenos ligados ao curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES EM ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Histórico, atividades e perspectivas da Engenharia. Campo de atuação do Engenheiro. A Interdisciplinaridade e as relações da Engenharia com a tecnologia e sociedade. Ética, responsabilidade civil e exercício profissional do engenheiro. Temas atuais na área de Engenharia.
OBJETIVO: Apresentar aos estudantes as diversas modalidades da Engenharia, suas especificidades e a inter-relação entre elas, bem como as responsabilidades do Engenheiro perante a sociedade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos essenciais de estrutura da matéria e reações químicas. Ligações químicas. Reações químicas e síntese. Estequiometria. Soluções químicas. Introdução à ciência dos materiais.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos subsídios para interpretar fenômenos físicos e químicos e as propriedades dos materiais, buscando estabelecer relações entre o nível macroscópico e microscópico do conhecimento químico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

CÁLCULO DIFERENCIAL | 72.0 h

EMENTA: Funções reais de uma variável real: Limites, Derivadas e Aplicações. Funções reais de várias variáveis reais: Derivadas parciais; Derivadas direcionais; Máximos e mínimos. Aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de cálculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRICIDADE BÁSICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos Básicos e Leis Fundamentais. Circuitos de Corrente Contínua. Circuitos de Corrente Alternada. Respostas de elementos resistivos e reativos. Experimentos em baixas e altas frequências. Experimentos envolvendo circuitos magnéticos.
OBJETIVO: Apresentar, de forma global, alguns fenômenos elétricos e magnéticos que serão estudados mais detidamente ao longo do curso e propiciar ao estudante do curso um primeiro contato com práticas de laboratório.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: 1ª lei da termodinâmica. Máquinas térmicas e Sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica. Os mecanismos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Elementos de escoamentos de fluidos. A equação de Bernoulli.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos da Termodinâmica e dos Fenômenos de Transporte dando ênfase aos aspectos conceituais. Apresentar aplicações em diferentes áreas da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS ELÉTRICOS E ÓPTICOS | 72.0 h

EMENTA: Ótica Geométrica: Reflexão e Refração da luz. Lentes e instrumentos ópticos. Ondas unidimensionais, bidimensionais e tridimensionais. Propriedades elétricas, magnéticas e ópticas dos materiais. Semicondutores. Diagrama de energia em semicondutores. Junção p-n. Efeito fotoelétrico; célula fotoelétrica.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos sobre os materiais empregados em Engenharia Elétrica. Desenvolver e discutir aspectos sobre a estrutura da matéria enfatizando as propriedades elétricas, magnéticas e ópticas de materiais. Apresentar a óptica e a ondulatória visando compreender as radiações eletromagnéticas, sua interação com os materiais  e suas aplicações em Engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

CÁLCULO INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Integrais e Aplicações. Coordenadas polares, cilíndricas e esféricas. Integrais múltiplas e aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de calculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA | 72.0 h

EMENTA: Grandezas e elementos de circuitos elétricos: tensão, corrente, potência, resistência, indutância e capacitância. Instrumentos básicos de medidas elétricas: voltímetro, amperímetro, ohmímetro e osciloscópio. Sensores e aplicações. Procedimentos experimentais.
OBJETIVO: Apresentar os principais aspectos relacionados às medições de sinais elétricos em circuitos RLC, com Diodos, Transistores e Amplificadores Operacionais. Oferecer experimentos em laboratório, envolvendo também medições de sinais ópticos, além de outras grandezas, como temperatura, vazão, pressão, força, deslocamento, posição, velocidade, aceleração e vibração.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VETORES E ÁLGEBRA LINEAR | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e Sistemas Lineares. Vetores. Operações com vetores. Distância, norma e ângulo. Produtos escalar e vetorial. Espaços vetoriais. Subespaços. Base e dimensão. Transformações lineares. Autovalores e autovetores.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores no Rn; de resolução e discussão de sistemas lineares; de identificação de espaços e subespaços vetoriais, de transformações lineares, de operadores lineares e mudança de base de um operador linear; de identificação de autovalores e autovetores de operadores lineares e diagonalizaçao de matrizes de operadores lineares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

CÁLCULO APLICADO À ENGENHARIA ELÉTRICA | 72.0 h

EMENTA: Números complexos. Plano de Argand-Gauss. Operações com números complexos. Representação de números complexos. Funções de uma variável complexa. Sistemas de coordenadas ortogonais: cartesianas, cilíndricas e esféricas. Integral de linha. Elementos diferenciais de superfície e de volume. Integral de superfície. Divergente. Rotacional. Teorema de Gauss. Teorema de Stokes. Expressão Gráfica.
OBJETIVO: Desenvolver habilidade para o modelamento matemático, interpretação e solução de problemas em análise vetorial e cálculo com variáveis complexas. Apresentar e discutir aplicações de análise vetorial e cálculo com variáveis complexas em Engenharia Elétrica. Apresentar conceitos graficamente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO AVANÇADO | 72.0 h

EMENTA: Sequências e séries numéricas e de funções. Equações diferenciais ordinárias. Transformadas de Laplace. Equações diferenciais parciais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem sequências e séries numéricas e de funções, equações diferenciais ordinárias. Transformadas de Laplace e equações diferenciais parciais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Trabalho e energia no campo magnético.
OBJETIVO: Apresentar os princípios elementares que regem os fenômenos da eletricidade e do magnetismo pela abordagem clássica e desenvolver os conceitos fundamentais sobre os fenômenos elétricos e magnéticos em Engenharia, estimulando o raciocínio investigativo do aluno.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento sustentável: contextualização histórica e influências da globalização. Inovações e soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente. Políticas econômicas de carbono. Planejamento estratégico e as dinâmicas para o desenvolvimento sustentável. Impactos da globalização.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a análise e compreensão das relações entre o ambiente natural, o desenvolvimento tecnológico sustentável e as influências da globalização em nível local, regional e global.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: Variáveis. Organização de dados. Representação. Distribuição de frequência. Medidas de posição e de variabilidade. Probabilidade. Amostragem e estimação. Testes de confiança. Regressão e correlação.
OBJETIVO: Desenvolver conceitos básicos de Estatística necessários para a realização de coleta e análise multivariada de dados em diversas áreas de conhecimento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

CÁLCULO NUMÉRICO E COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Erros: arredondamento, truncamento e propagação. Zeros de uma função: equações algébricas e transcendentes. Sistemas de equações lineares: métodos diretos e iterativos. Integração numérica. Interpolação. Método da regressão: linear, exponencial e parabólica. Equações diferenciais ordinárias lineares. Diagrama de simulação.
OBJETIVO: Conceituar problemas matemáticos com soluções numéricas. Apresentar e desenvolver técnicas especiais para resolver problemas que não admitem solução analítica. Habilitar o aluno para a aplicação de métodos numéricos em problemas de Engenharia usando computadores digitais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS DIGITAIS | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de numeração e códigos. Aritmética binária. Conceitos lógicos e circuitos básicos. Minimização de funções booleanas. Circuitos com memória: flip-flops, contadores e registradores. Famílias de dispositivos lógicos. Características físicas e elétricas de circuitos integrados digitais. multiplexadores/demultiplexadores. Codificadores/decodificadores. Projetos.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos e princípios de eletrônica digital em circuitos lógicos. Capacitar o aluno para projetar circuitos combinacionais otimizados e circuitos digitais com enfoque em lógica sequencial. Prover os conceitos fundamentais de circuitos digitais sequenciais. Conceituar e discutir famílias de dispositivos lógicos e suas aplicações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS ELÉTRICOS | 72.0 h

EMENTA: Análise CC de circuitos elétricos. Leis de Kirchhoff. Teoremas de circuitos. Elementos armazenadores de energia. Impedância. Fasores. Circuitos de 1ª e 2ª ordem aplicando fasores. Potências complexas. Fator de Potência.
OBJETIVO: Capacitar o aluno na análise de circuitos elétricos em regime permanente. Desenvolver a aptidão para uso dos teoremas para análise de circuitos. Estender a análise de circuitos de corrente contínua para a análise em corrente alternada. Familiarização com respostas básicas de circuitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETROMAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos fenômenos elétricos e magnéticos com foco nas quatro equações de Maxwell.
OBJETIVO: Conceituar e discutir fenômenos eletromagnéticos fundamentais e seus modelos matemáticos, aplicando as quatro equações de Maxwell em modelagens de problemas de Engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁTICA E PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Equilíbrio de ponto material e dos corpos rígidos no plano. Treliças. Forças em vigas. Propriedades das figuras planas. Conceitos de tensão e deformação. Carregamento axial.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos da mecânica para a solução de problemas de estática do ponto material e de corpos rígidos no plano, determinação de forças em vigas e cálculo de forças em barras de treliças planas. Introduzir os conceitos iniciais de tensão e deformação, destacando os problemas de carregamento axial. Apresentar os conceitos necessários para calcular as propriedades de seções transversais planas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

CIRCUITOS ELÉTRICOS APLICADOS | 72.0 h

EMENTA: Análise de circuitos elétricos de primeira e segunda ordem no domínio do tempo e da frequência. Análise em regime transitório e em regime permanente. Função de transferência de circuitos elétricos. Polos e zeros. Circuitos trifásicos equilibrados. Potência trifásica. Potência complexa.
OBJETIVO: Habilitar o aluno para a análise de circuitos elétricos no domínio do tempo e da frequência, enfatizando o estudo das redes lineares em circuitos eletrônicos e redes de energia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTROLE E SERVOMECANISMOS | 72.0 h

EMENTA: Modelo de sistemas dinâmicos lineares e invariantes no tempo: Função de transferência e Espaço de Estados. Resposta temporal. Resposta em frequência. Estabilidade. Controlabilidade. Noções de controle clássico: projeto de controladores pelo método do lugar das raízes no tempo e na frequência. Noções de controle moderno: realimentação de estado e introdução ao controle robusto. Atividades de Laboratório.
OBJETIVO: Capacitar o aluno para a análise e síntese no modelamento matemático de sistemas lineares físicos causais no domínio do tempo e da frequência. Habilitar o aluno a avaliar a estabilidade de sistemas dinâmicos. Apresentar e discutir os sistemas de controle clássicos e modernos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA ANALÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Diodos. Circuitos aplicativos. Transistores bipolares de junção. Parâmetros híbridos do TBJ. Amplificadores de tensão a um TBJ. Transistores de efeito de campo. Parâmetros híbridos do JFET. Amplificadores diferenciais. Amplificadores operacionais. Realimentação negativa. Circuitos com amplificadores operacionais.
OBJETIVO: Apresentar e discutir o funcionamento dos dispositivos semicondutores básicos. Capacitar o aluno para projetar redes de polarização para os dispositivos eletrônicos operando com pequenos sinais. Capacitar o aluno para analisar, especificar e projetar circuitos lineares e não lineares utilizando amplificadores operacionais, apresentando e discutindo aplicações nas diversas áreas da Engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA DIGITAL | 72.0 h

EMENTA: Circuitos e dispositivos de memória. Dispositivos lógicos programáveis. Conversões A/D e D/A. Ferramentas computacionais para síntese e análise de circuitos digitais complexos. Projetos.
OBJETIVO: Conceituar e discutir famílias de dispositivos lógicos e suas aplicações. Desenvolver a aptidão para o projeto de circuitos digitais complexos com enfoque em lógica sequencial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À RÁDIO FREQUÊNCIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

CONVERSÃO DE ENERGIA | 72.0 h

EMENTA: Elementos de acoplamento. Circuitos magnéticos e transformadores. Princípio da conversão eletromecânica de energia. Campo girante. Introdução às máquinas elétricas.
OBJETIVO: Conceituar e discutir transformadores e dispositivos eletromagnéticos básicos para conversão eletromecânica de energia. Apresentar os princípios básicos do funcionamento das máquinas elétricas, ressaltando o conceito do campo girante.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Amplificadores de tensão a um JFET. Estágios amplificadores em cascata. Circuitos osciladores. Filtros ativos. Amplificadores de grande sinal. Resposta em frequência. Projetos.
OBJETIVO: Capacitar o aluno para projetar redes de polarização para os dispositivos eletrônicos bem como modelar circuitos eletrônicos operando com pequenos sinais. Habilitar o aluno para projetar circuitos eletrônicos com transistores de potência.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÕES | 72.0 h

EMENTA: Análise de sinais e sistemas no domínio do tempo. Série de Fourier. Transformada de Fourier. Análise de sinais e sistemas no domínio da frequência. Modulações analógicas. Modulações digitais.
OBJETIVO: Prover ao aluno uma visão geral dos principais elementos de um sistema de comunicação e das principais técnicas de transmissão de sinais. Capacitar o aluno para caracterizar sinais e sistemas no domínio do tempo e no domínio da frequência usando séries e transformadas de Fourier. Habilitar o aluno para a análise de desempenho de sistemas de comunicação e dos problemas de transmissão envolvidos. Apresentar e discutir os principais circuitos utilizados na modulação em frequência e amplitude.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS | 72.0 h

EMENTA: Sinais e sistemas discretos. Transformada de Fourier discreta no tempo. Transformada discreta de Fourier e transformada rápida de Fourier. Sistemas amostrados. Transformada Z. Técnicas de projeto de filtros digitais. Sistemas IIR e FIR. Simulação e aplicações. Atividades de Laboratório.
OBJETIVO: Apresentar os princípios fundamentais de processamento digital de sinais determinísticos, no domínio do tempo e no domínio da frequência. Habilitar o aluno a aplicar as técnicas e ferramentas para solução de problemas em processamento digital de sinais através de aulas práticas. Capacitar o aluno para o projeto de filtros digitais mediante uma abordagem determinística.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

CONTROLE DIGITAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA | 232.0 h

EMENTA: Exercício profissional dentro das áreas afins da Engenharia Elétrica, com o Objetivo de treinar o aluno numa atividade prática dentro de sua futura profissão. O aluno deverá apresentar relatórios de suas atividades e contará com a orientação da coordenadoria de estágio.
OBJETIVO: Conforme estabelecido no Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Elétrica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÁQUINAS ELÉTRICAS | 72.0 h

EMENTA: Máquina assíncrona trifásica. Máquinas de corrente contínua. Máquinas síncronas. Micromáquinas e servomotores.
OBJETIVO: Conceituar e discutir aspectos das máquinas de corrente contínua, das máquinas síncronas e assíncronas. Capacitar o aluno para modelar, analisar, ensaiar e dimensionar máquinas de corrente contínua, máquinas síncronas trifásicas e máquinas assíncronas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES | 72.0 h

EMENTA: Arquitetura de sistemas computacionais a microprocessador digital: processadores, memórias, dispositivos de entrada e saída, barramentos, instruções, endereçamento, interrupções. Noções de sistemas operacionais. Técnicas de programação de baixo nível. Noções de compiladores.
OBJETIVO: Apresentar e discutir a organização generalista de um computador com enfoque nos princípios dos computadores a processador digital e a interação com sistema operacional. Apresentar os circuitos internos de microprocessadores, detalhes técnicos e conjunto de instruções. Capacitar o aluno para projetar sistemas digitais utilizando microprocessadores. Estimular a concepção de circuitos aplicativos com microcontroladores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA | 72.0 h

EMENTA: Dispositivos semicondutores de chaveamento. Retificadores controlados. Conversores de potência. Fontes chaveadas. Inversores. Soluções de projetos com dispositivos semicondutores de chaveamento.
OBJETIVO: Apresentar e discutir o funcionamento dos dispositivos semicondutores de chaveamento. Capacitar o aluno para análise e projeto de retificadores controlados, conversores de potência e inversores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA ECONÔMICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de engenharia econômica e de matemática financeira. Métodos de análise de investimento. Análise sob condições de risco e incerteza. Desenvolvimento econômico sustentável.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos básicos sobre a engenharia econômica e fornecer fundamentos para a tomada de decisão sob os aspectos econômico e financeiro.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTALAÇÕES E ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | 72.0 h

EMENTA: Dimensionamento de instalações elétricas industriais e prediais. Dispositivos para proteção de instalações elétricas. Dispositivos para acionamento em instalações elétricas industriais. Representação de sistema em pu e cálculo da corrente de curto-circuito. Componentes Simétricas. Expressão gráfica conforme Normas brasileiras. Qualidade de energia. Projeto.
OBJETIVO: Apresentar a descrição e os aspectos de operação de instalações elétricas para consumo de energia elétrica. Capacitar o aluno para análise, concepção e dimensionamento de instalações elétricas. Apresentar e discutir sistemas para acionamento de máquinas elétricas em instalações industriais. Apresentar a estrutura de projetos de instalações, considerando normas brasileiras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFÍCO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para desenvolvimento do projeto de trabalho de graduação. Pesquisa bibliográfica. Métodos e técnicas de pesquisa.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de empregar a metodologia científica para a solução de problemas de engenharia e para a prospecção de tema e elaboração do Trabalho de Graduação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA III | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

GESTÃO DE PROJETOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao Gerenciamento de Projetos (Conceitos Básicos, Histórico e Benefícios). Fases e Ciclo de Vida de Projetos; Papel do Gerente de Projetos; O PMI (Project Management Institute). Os Processos de Gestão de Projetos segundo o PMBOK. Ferramentas computacionais de apoio ao projeto.
OBJETIVO: Entender a importância e a utilidade do gerenciamento de projetos e diferenciar suas etapas. Conhecer, avaliar e utilizar os principais instrumentos para o gerenciamento de projetos em qualquer tipo de organização.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROELETRÔNICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REDES PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE GRADUAÇÃO | 180.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Graduação na área de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: Orientar e supervisionar a elaboração do Trabalho de Graduação em grupo, com base em diretrizes institucionais, segundo o Regulamento do Trabalho de Graduação dos cursos de Engenharia da Universidade São Francisco.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica [edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1f43520e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9c34976c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@65792da, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f19775e0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bdbf2301, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5cc12597, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@74054417, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@74a91577, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c0226eab, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fa460f9d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7d1d2d82, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@45d51908, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a216c486, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@dc072482, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4a3a40c2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f780941e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d4f5f498, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@78be43a3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@baa3bea0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5b746cc9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c098c7f1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c6eff0ca, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3b8bc308, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ab961599, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@336be905, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a57cfbed, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@606f2b5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8746afe6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@79b513a9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9738b697, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a42da8b7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c28dd14, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8d9bf9e2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3358457, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@23c86b17, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8ff8501d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@22587d03, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d3f01118, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@14650ed5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fb4c8c44, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@973b9908, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@db11e76, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7d5191db, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6f658717, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d91a293a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c448ef87, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e2e6fc4d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8b8d87d0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f7faa02f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f7d8bc40, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@77b810e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@250b4a26, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2bdfb75a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b4050f1f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e7349c48, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8bba2947, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6fafa198, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@147d7920, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@dbc7c1fb, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e69e56ae, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@18c1e4b8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@83e10e77, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9cd6a520, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f4cd0309, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e336fbb5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ee14e439, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e3cb80d6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b7eaf298, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@14a16e9a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@334d420, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4f8acac3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a787e08]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2011/12

APLICAÇÃO PORTÁTIL COM COMUNICAÇÃO BLUETOOTH

2011/12

AUTOMAÇÃO PREDIAL: DISPOSITIVOS CONTRA INCÊNDIO

2011/12

COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DE COGERAÇÃO

2011/12

RADIOCOMUNICAÇÃO DIGITAL NA SEGURANÇA PÚBLICA

2011/12

SISTEMAS ELETRÔNICOS DE CONTROLE DE ACESSO

2011/12

SMART GRID: IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE REDE INTELIGENTE NO BRASIL

2011/12

SOLUÇÃO PARA TRANSMISSÃO DE COMANDOS ELÉTRICOS SOB INFLUÊNCIA DE REDE DE MÉDIA TENSÃO

2010/12

AVALIAÇÃO DE RUÍDOS EM TEMPLOS RELIGIOSOS: UM ESTUDO DE CASO

2010/12

BATERIAS RECARREGÁVEIS

2010/12

ELABORAÇÃO DE UM SISTEMA SUPERVISÓRIO PARA AUTOCLAVE DE PNEUS

2010/12

ESTUDO DOS GRUPOS GERADORES SÍNCRONOS

2010/12

GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DA LUZ SOLAR PARA CASAS RESIDENCIAIS

2010/12

INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICA APLICADA À ELETRÔNICA EMBARCADA DE VEÍCULOS

2010/12

PROJETO DE UM BANCO DE CARGAS PARA AVALIAÇÃO DAS CARCTERÍSTICAS DO MOTOR ELÉTRICO

2010/12

REDES DE COMUNICAÇÃO INDUSTRIAL

2010/12

SISTEMA DE VIGILÂNCIA E MONITORAMENTO VIA WEB

2009/12

ANÁLISE COMPARATIVA DA EFICIÊNCIA DE LÂMPADAS INCANDESCENTES E FLUORESCENTES COMPACTAS DE USO RESIDENCIAL

2009/12

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

2009/12

CARACTERÍSTICAS DA MATRIZ DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA BRASILEIRA E FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

2009/12

DESEMPENHO EM REDES MPLS

2009/12

EFICICIÊNCIA ENERGÉTICA: A VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DE LUMINÁRIAS COM TECNOLOGIA "LED" NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

2009/12

ESTUDO COMPARATIVO DAS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS DE

2009/12

ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO IMPLEMENTAÇÃO DE TELEFONIA TDM X TELEFONIA IP

2009/12

INSTALAÇÃO DO TRANSMISSOR DIGITAL PARA TRANSMISSÃO DO SINAL DE TELEVISÃO PADRÃO ISDB-TB NA EPTV CAMPINAS S/A

2009/12

MODELO E SIMULAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE CONTROLE DE

2009/12

Projeto de Automação para Restaurante de Pequeno Porte

2009/12

REDES ÓPTICAS ATÉ O ASSINANTE

2009/12

TECNOLOGIA RFID PARA APLICAÇÕES LOGÍSTICAS

2009/12

TECNOLOGIA WIRELESS APLICADA A SEGURANÇA EM CÉLULAS DE MANUFATURA

2008/12

Automação de Máquina de Tingimento

2008/12

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA ENSAIOS DE EFEITOS BIOLÓGICOS DE RADIAÇÕES NÃO IONIZANTES

2008/12

INTEGRAÇÃO DE SISTEMA DE AUTOMAÇÃO E PROTEÇÃO

2008/12

MPGH - MEDIDOR DE PRESSÃO DE GÁS MICROCONTROLADO

2008/12

NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO NACIONAL E ESTUDO DO MERCADO LIVRE DE ENERGIA ELÉTRICA

2008/12

Reconhecimento de Padrão na Análise de Eletrocardiograma

2008/12

TRANSMISSÃO DE DADOS PELA LUZ VISÍVEL

2008/12

Voip sobre Wireless

2008/6

ADEQUAÇÃO DOS NÍVEIS DE ILUMINAÇÃO EM AMBIENTES ESPECIAIS - UM ESTUDO DE CASO

2008/6

Controle de Durabilidade de Partida a Frio de Veículos FLEX

2008/6

ELETROESTIMULADOR DE CORRENTES INTERFERENCIAIS

2008/6

ESTUDO DE AEROGERADOR AUTÔNOMO UTILIZANDO GERADOR DE INDUÇÃO AUTO-EXCITADO

2008/6

FONTE REGULADA DE ALTA TENSÃO - FONTE DE ALIMENTAÇÃO PARA ELASTÔMEROS ELETROATIVOS

2008/6

QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA - CARACTERIZAÇÃO E SIMULAÇÃO

2007/12

AFUNDAMENTO DE TENSÃO - "VOLTAGE SAG"

2007/12

ALARME BIOMÉTRICO PARA MOTOCICLETAS

2007/12

AQUISIÇÃO, PROCESSAMENTO E TRANSMISSÃO DE DADOS DE UM AUTOMÓVEL.

2007/12

ASPECTOS SOBRE CONFORMIDADE EM COMPUTADORES PESSOAIS COMERCIALIZADOS NO BRASIL

2007/12

AUTOMAÇÃO DE PRENSA EXCÊNTRICA

2007/12

AUTOMAÇÃO DE SUBESTAÇÃO E BENEFÍCIOS NA QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA

2007/12

AUTOMATIZAÇÃO DE SISTEMA DE RESFRIAMENTO DE ÁGUA

2007/12

AVALIAÇÃO DO UPGRADE DA TECNOLOGIA GSM PARA EDGE

2007/12

CIRCUITO INTEGRADO: AMPLIFICADOR OPERACIONAL

2007/12

COMPARATIVO DOS INDICADORES TÉCNICOS DE QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE

2007/12

COMUTAÇÃO REMOTA VIA DTMF

2007/12

CONTROLE ELETRÔNICO DE IGNIÇÃO PARA MOTOS UTILIZANDO RFID

2007/12

DESCARGAS ATMOSFÉRICAS E USO DE PÁRA-RAIOS EM LINHAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

2007/12

PARAMETRIZAÇÃO DE UM SENSOR LAMBDA AUTOMOTIVO

2007/12

PROTEÇÃO E CONTROLE NA FABRICAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SENSÍVEIS A ESD (DESCARGAS ELETROSTÁTICAS)

2007/12

QUALIDADE DA ENERGIA NO BRASIL E OS CRESCENTES PROBLEMAS CAUSADOS POR HARMÔNICOS

2007/12

RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA EM PLACAS DE CIRCUITO IMPRESSO

2007/12

RETROFITTING INDUSTRIAL - O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS

2007/12

RFID - Viabilidade de Aplicação

2007/12

SISTEMA DE MONITORAMENTO E SEGURANÇA VIA INTERNET E REDE CELULAR

2007/12

SISTEMAS DE TV DIGITAL: ESTUDO DAS TECNOLOGIAS

2007/12

TERCEIRA GERAÇÃO - TECNOLOGIAS E DESEMPENHO

2006/12

ESTRATÉGIA DE CONTROLE FUZZY PARA SUSPENSÃO ATIVA AUTOMOTIVA

2006/12

MOTORES DC BRUSHLESS: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES

2006/12

REDE DE ACESSO FTTX

2006/12

SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO VIA REDE DE ENERGIA ELÉTRICA - UMA SOLUÇÃO PARA A INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL?

2006/12

Sistemas OFDM

2006/12

UM PROCESSO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA FABRICAÇÃO DE MOTORES DE PARTIDA AUTOMOTIVOS

2006/12

VALIDAÇÃO DE SISTEMAS ELETRÔNICOS AUTOMOTIVOS VISANDO COMPATIBILIDADE ELETROMAGNÉTICA



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.