Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Engenharia Mecânica

O curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do Campus de Campinas – Unidade Swift da Universidade São Francisco (USF) teve seu reconhecimento através da Portaria Ministerial nº. 4105, de 30 de novembro de 2005 e publicada em 1º de dezembro de 2005.

A partir de 2006, o curso foi implantado na USF com o objetivo de adequar o curso ao perfil do aluno ingressante e à realidade da região metropolitana de Campinas. Durante o 1º semestre do curso, Ciclo Básico, os alunos têm acesso a conteúdos essencialmente teóricos. A partir do 2º semestre, início do Ciclo Intermediário, os alunos iniciam às atividades práticas, que se estendem até o último semestre do curso, Ciclo Específico.

Desta forma, o curso tem por objetivo formar profissionais na área de Engenharia Mecânica com uma sólida formação teórica e prática. Esta formação visa capacitar, desenvolver e utilizar novas tecnologias relacionadas a atividades de: concepção, modelagem, simulação, dimensionamento, análise, fabricação, montagem, construção, certificação e manutenção de projetos de engenharia.

As atribuições pertinentes ao aluno que optar pela área profissional de Engenharia Mecânica da USF são:
  • Controlar a qualidade de diferentes produtos e acompanhar a manutenção de equipamentos;
  • Planejar e supervisionar a fabricação de máquinas, veículos, motores, sistemas de aquecimento e refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica, tudo com ética e respeito aos valores humanos.

As atribuições específicas do curso são:
  • Tornar o estudante apto a aplicar o método científico à análise e solução de problemas reais de engenharia;
  • Estimular a utilização da informática como ferramenta usual e rotineira;
  • Fornecer ao estudante as ferramentas para aplicar os conhecimentos técnicos e tecnológicos para concepção, modelagem, simulação, dimensionamento, análise, fabricação, montagem, construção, certificação e manutenção de projetos de engenharia;
  • Esclarecer a importância de, ao se avaliar projetos e problemas de engenharia, levar em conta, além de seus aspectos técnicos, também seus aspectos sociais, ambientais e econômicos;
  • Estimular o trabalho em equipes multidisciplinares, com espírito de pesquisa;
  • Estimular o empreendedorismo;
  • Preparar o estudante para a aprendizagem continuada, atuando sempre como protagonista no processo ensino-aprendizado;
  • Preparar o estudante para a transmissão de conhecimentos de maneira clara nas diversas formas de comunicação;
  • Possibilitar ao estudante, em seu processo de aprendizagem, o desenvolvimento de seu potencial na elaboração de novas metodologias no processo de construção do conhecimento, sua sistematização e socialização.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais


DURAÇÃO:
dez semestres.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 4.000 horas.

PERÍODO: noturno.

Área de Atuação

O Engenheiro Mecânico pode atuar em empresas públicas e privadas, dos setores industrial, comercial e de serviços; pode estabelecer-se como profissional autônomo, e também pode atuar na área da educação (ensino, pesquisa e extensão).

As possibilidades básicas de atuação do engenheiro mecânico estão diretamente ligadas à criação, manutenção e utilização de máquinas e equipamentos, inclusive na indústria automobilística e de autopeças, um dos principais setores industriais da região de Campinas e de um modo geral do Estado de São Paulo.

O formando pode atuar, principalmente, no estudo, projeto e gerenciamento de sistemas industriais que envolvam as áreas de Mecânica, Eletrônica e Informática, com destaque para as soluções ligadas à automação e à robótica.

Com isso, o curso forma profissionais com capacidade de atuar em diversos ramos industriais em nível regional e nacional.

Disciplinas

Portaria Ministerial nº 286, de 21/12/2012 (DOU 27/12/2012)

Turno: NOTURNO Currículo: 0002-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ALGORITMOS COMPUTACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Tipos de dados. Operadores e expressões. Entrada e saída de dados. Comandos de controle de fluxo: decisões e repetições.  Estrutura de dados homogêneos (Vetores e matrizes). Modularização de programas (subprogramas). Implementação de algoritmos usando uma linguagem de programação de alto nível.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno dos cursos de engenharia a capacidade de solucionar problemas através de linguagem algorítmica e, com este objetivo, familiarizá-lo, em sua atuação acadêmica e profissional, com uma linguagem de programação de alto nível, aplicando-a em suas práticas científicas e tecnológicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Intervalos e desigualdades. Funções reais de uma variável real. Funções reais de várias variáveis reais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, intervalos e desigualdades, funções de uma e de várias variáveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Grandezas Físicas. Sistemas de Unidades. Força e Leis de Newton. Movimento em uma e duas dimensões. Quantidade de movimento. Trabalho e Energia. Temperatura e Calor.
OBJETIVO: Apresentar as leis e conceitos básicos da Física, bem como o formalismo descritivo próprio desta ciência. Desenvolver conceitos fundamentais para o entendimento dos diversos fenômenos ligados ao curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES EM ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Histórico, atividades e perspectivas da Engenharia. Campo de atuação do Engenheiro. A Interdisciplinaridade e as relações da Engenharia com a tecnologia e sociedade. Ética, responsabilidade civil e exercício profissional do engenheiro. Temas atuais na área de Engenharia.
OBJETIVO: Apresentar aos estudantes as diversas modalidades da Engenharia, suas especificidades e a inter-relação entre elas, bem como as responsabilidades do Engenheiro perante a sociedade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos essenciais de estrutura da matéria e reações químicas. Ligações químicas. Reações químicas e síntese. Estequiometria. Soluções químicas. Introdução à ciência dos materiais.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos subsídios para interpretar fenômenos físicos e químicos e as propriedades dos materiais, buscando estabelecer relações entre o nível macroscópico e microscópico do conhecimento químico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

CÁLCULO DIFERENCIAL | 72.0 h

EMENTA: Funções reais de uma variável real: Limites, Derivadas e Aplicações. Funções reais de várias variáveis reais: Derivadas parciais; Derivadas direcionais; Máximos e mínimos. Aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de cálculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Estrutura e propriedade dos materiais. Ensaios dos materiais. Materiais metálicos, cerâmicos, plásticos e compósitos. Diagramas de fase. Diagrama de fase ferro-carbono. Aços. Curvas transformação-tempo-temperatura. Tratamentos térmicos e termoquímicos dos aços.
OBJETIVO: Fazer com que o estudante conheça as diferentes famílias de materiais de engenharia e as relações existentes entre suas estruturas típicas e suas propriedades. Fazer com que o estudante conheça as propriedades dos aços, relacione-as com suas estruturas típicas e manipule-as através de tratamentos térmicos e termoquímicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO AUXILIADO POR COMPUTADOR | 72.0 h

EMENTA: Normas e convenções. Projeções ortogonais. cortes e seções. Elementos básicos de máquinas. Desenho de conjunto. Confecção de desenhos utilizando recursos computacionais.
OBJETIVO: Desenvolver nos alunos a capacidade de ler e interpretar desenhos técnicos e utilizar a representação gráfica como forma de expressão, utilizando-se para isto desenhos de esboço e recursos computacionais. Familiarizar os alunos com a utilização de normas, especialmente as da ABNT.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: 1ª lei da termodinâmica. Máquinas térmicas e Sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica. Os mecanismos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Elementos de escoamentos de fluidos. A equação de Bernoulli.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos da Termodinâmica e dos Fenômenos de Transporte dando ênfase aos aspectos conceituais. Apresentar aplicações em diferentes áreas da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

CÁLCULO INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Integrais e Aplicações. Coordenadas polares, cilíndricas e esféricas. Integrais múltiplas e aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de calculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS METALÚRGICOS DE FABRICAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Classificação dos processos de fabricação. Fundição. Soldagem. Metalurgia do pó. Processamento de plásticos. Processamento de materiais cerâmicos.
OBJETIVO: Fazer com que o estudante conheça e diferencie os principais processos metalúrgicos de fabricação de peças metálicas e de fabricação de peças de material cerâmico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA MECÂNICA | 72.0 h

EMENTA: Tolerâncias e ajustes. Acabamento superficial. Metrologia. Normas técnicas. Cotação funcional e de fabricação. Análise de dimensões. Controle e qualidade.
OBJETIVO: Proporcionar aos estudantes uma visão acerca da terminologia e linguagem utilizadas nos diversos setores industriais, capacitando-os em relação às normas e padrões de qualidade e conformidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VETORES E ÁLGEBRA LINEAR | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e Sistemas Lineares. Vetores. Operações com vetores. Distância, norma e ângulo. Produtos escalar e vetorial. Espaços vetoriais. Subespaços. Base e dimensão. Transformações lineares. Autovalores e autovetores.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores no Rn; de resolução e discussão de sistemas lineares; de identificação de espaços e subespaços vetoriais, de transformações lineares, de operadores lineares e mudança de base de um operador linear; de identificação de autovalores e autovetores de operadores lineares e diagonalizaçao de matrizes de operadores lineares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

CÁLCULO AVANÇADO | 72.0 h

EMENTA: Sequências e séries numéricas e de funções. Equações diferenciais ordinárias. Transformadas de Laplace. Equações diferenciais parciais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem sequências e séries numéricas e de funções, equações diferenciais ordinárias. Transformadas de Laplace e equações diferenciais parciais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Trabalho e energia no campo magnético.
OBJETIVO: Apresentar os princípios elementares que regem os fenômenos da eletricidade e do magnetismo pela abordagem clássica e desenvolver os conceitos fundamentais sobre os fenômenos elétricos e magnéticos em Engenharia, estimulando o raciocínio investigativo do aluno.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento sustentável: contextualização histórica e influências da globalização. Inovações e soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente. Políticas econômicas de carbono. Planejamento estratégico e as dinâmicas para o desenvolvimento sustentável. Impactos da globalização.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a análise e compreensão das relações entre o ambiente natural, o desenvolvimento tecnológico sustentável e as influências da globalização em nível local, regional e global.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: Variáveis. Organização de dados. Representação. Distribuição de frequência. Medidas de posição e de variabilidade. Probabilidade. Amostragem e estimação. Testes de confiança. Regressão e correlação.
OBJETIVO: Desenvolver conceitos básicos de Estatística necessários para a realização de coleta e análise multivariada de dados em diversas áreas de conhecimento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS MECÂNICOS DE FABRICAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Processos de conformação plástica. Processos de usinagem. Processamento de polímeros.
OBJETIVO: Fazer com que o estudante conheça e diferencie os principais processos mecânicos de fabricação de peças metálicas e de fabricação de peças de material polimérico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

CÁLCULO NUMÉRICO E COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Erros: arredondamento, truncamento e propagação. Zeros de uma função: equações algébricas e transcendentes. Sistemas de equações lineares: métodos diretos e iterativos. Integração numérica. Interpolação. Método da regressão: linear, exponencial e parabólica. Equações diferenciais ordinárias lineares. Diagrama de simulação.
OBJETIVO: Conceituar problemas matemáticos com soluções numéricas. Apresentar e desenvolver técnicas especiais para resolver problemas que não admitem solução analítica. Habilitar o aluno para a aplicação de métodos numéricos em problemas de Engenharia usando computadores digitais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS DIGITAIS | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de numeração e códigos. Aritmética binária. Conceitos lógicos e circuitos básicos. Minimização de funções booleanas. Circuitos com memória: flip-flops, contadores e registradores. Famílias de dispositivos lógicos. Características físicas e elétricas de circuitos integrados digitais. multiplexadores/demultiplexadores. Codificadores/decodificadores. Projetos.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos e princípios de eletrônica digital em circuitos lógicos. Capacitar o aluno para projetar circuitos combinacionais otimizados e circuitos digitais com enfoque em lógica sequencial. Prover os conceitos fundamentais de circuitos digitais sequenciais. Conceituar e discutir famílias de dispositivos lógicos e suas aplicações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS ELÉTRICOS | 72.0 h

EMENTA: Análise CC de circuitos elétricos. Leis de Kirchhoff. Teoremas de circuitos. Elementos armazenadores de energia. Impedância. Fasores. Circuitos de 1ª e 2ª ordem aplicando fasores. Potências complexas. Fator de Potência.
OBJETIVO: Capacitar o aluno na análise de circuitos elétricos em regime permanente. Desenvolver a aptidão para uso dos teoremas para análise de circuitos. Estender a análise de circuitos de corrente contínua para a análise em corrente alternada. Familiarização com respostas básicas de circuitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁTICA E PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Equilíbrio de ponto material e dos corpos rígidos no plano. Treliças. Forças em vigas. Propriedades das figuras planas. Conceitos de tensão e deformação. Carregamento axial.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos da mecânica para a solução de problemas de estática do ponto material e de corpos rígidos no plano, determinação de forças em vigas e cálculo de forças em barras de treliças planas. Introduzir os conceitos iniciais de tensão e deformação, destacando os problemas de carregamento axial. Apresentar os conceitos necessários para calcular as propriedades de seções transversais planas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMODINÂMICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos. Propriedades das substâncias puras. Tabelas de propriedades termodinâmicas. Diagramas T-v e P-v. Calor e trabalho. 1ª lei da termodinâmica para sistemas abertos e sistemas fechados. Máquinas térmicas e sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos básicos da termodinâmica de forma rigorosa. Aplicar a primeira lei para variados sistemas de interesse para a engenharia. Desenvolver no aluno a habilidade para realizar balanços de energia. Apresentar a segunda lei visando sua aplicação em máquinas térmicas e sistemas de refrigeração.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

CONTROLE E SERVOMECANISMOS | 72.0 h

EMENTA: Modelo de sistemas dinâmicos lineares e invariantes no tempo: Função de transferência e Espaço de Estados. Resposta temporal. Resposta em frequência. Estabilidade. Controlabilidade. Noções de controle clássico: projeto de controladores pelo método do lugar das raízes no tempo e na frequência. Noções de controle moderno: realimentação de estado e introdução ao controle robusto. Atividades de Laboratório.
OBJETIVO: Capacitar o aluno para a análise e síntese no modelamento matemático de sistemas lineares físicos causais no domínio do tempo e da frequência. Habilitar o aluno a avaliar a estabilidade de sistemas dinâmicos. Apresentar e discutir os sistemas de controle clássicos e modernos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA ANALÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Diodos. Circuitos aplicativos. Transistores bipolares de junção. Parâmetros híbridos do TBJ. Amplificadores de tensão a um TBJ. Transistores de efeito de campo. Parâmetros híbridos do JFET. Amplificadores diferenciais. Amplificadores operacionais. Realimentação negativa. Circuitos com amplificadores operacionais.
OBJETIVO: Apresentar e discutir o funcionamento dos dispositivos semicondutores básicos. Capacitar o aluno para projetar redes de polarização para os dispositivos eletrônicos operando com pequenos sinais. Capacitar o aluno para analisar, especificar e projetar circuitos lineares e não lineares utilizando amplificadores operacionais, apresentando e discutindo aplicações nas diversas áreas da Engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA DOS FLUIDOS | 72.0 h

EMENTA: As equações da conservação da massa, da quantidade de movimento e da conservação da energia para volumes de controle finitos. Análise dimensional e semelhança. Escoamento de fluidos incompressíveis em condutos forçados. Bombas e instalações de bombeamento.
OBJETIVO: Aprimorar a habilidade do aluno na aplicação dos elementos de mecânica dos fluidos na análise de escoamentos variados de interesse para a engenharia mecânica, com ênfase em instalações de bombeamento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA DOS SÓLIDOS | 72.0 h

EMENTA: Equilíbrio dos pontos materiais e dos corpos rígidos no espaço. Análise de estruturas.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos da mecânica para a solução de problemas de estática do ponto material e de corpos rígidos no espaço para análise e dimensionamento de estruturas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA | 72.0 h

EMENTA: Os três mecanismos de transferência de calor. Resistências térmicas e analogia elétrica. Superfícies estendidas. Convecção em escoamentos externos. A obtenção de correlações para o número de Nusselt. Convecção em escoamentos internos. Trocadores de calor.
OBJETIVO: Aprimorar a capacidade do aluno de visualizar processos de transferência de calor e de realizar balanços de energia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

CONVERSÃO DE ENERGIA | 72.0 h

EMENTA: Elementos de acoplamento. Circuitos magnéticos e transformadores. Princípio da conversão eletromecânica de energia. Campo girante. Introdução às máquinas elétricas.
OBJETIVO: Conceituar e discutir transformadores e dispositivos eletromagnéticos básicos para conversão eletromecânica de energia. Apresentar os princípios básicos do funcionamento das máquinas elétricas, ressaltando o conceito do campo girante.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FABRICAÇÃO AUXILIADA POR COMPUTADOR | 72.0 h

EMENTA: Estratégias de usinagem. Definição de parâmetros de usinagem. Operação e programação de sistemas CNC. Geração de trajetórias de ferramentas. Integração CAD / CAM.
OBJETIVO: Descrever os diversos processos de manufatura auxiliados por computador. Fazer com que o estudante entre em contato com a programação de máquinas ferramenta de controle numérico computadorizado através de interface homem-máquina e através de tecnologia CAM. Integrar as tecnologias CAD e CAM.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Torção, Flexão. Carregamento transversal. Carregamento combinado. Análise plana das tensões e deformações.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos de carregamento transversal, carregamento combinado, análise de tensões e deformações para fins de dimensionamento e análise de estruturas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS TÉRMICOS | 72.0 h

EMENTA: Reversibilidade e irreversibilidade. A desigualdade de Clausius e entropia. Ciclos de potência a vapor. Gases perfeitos. Ciclos de potência a gás. Ciclos de refrigeração por compressão de vapor.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno a habilidade de analisar ciclos de potência e de refrigeração fazendo uso dos conceitos de reversibilidade, irreversibilidade e geração de entropia, dando atenção principalmente à eficiência dos ciclos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

CINEMÁTICA E SÍNTESE DE MECANISMOS | 72.0 h

EMENTA: Máquinas e mecanismos. Descrição e classificação. Análise cinemática dos corpos rígidos, cames e trens de engrenagens. Síntese de mecanismos de barras articuladas. Introdução a cinemática de mecanismos tridimensionais.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com conceitos básicos de movimento de corpos rígidos e movimentos relativos e suas aplicações na análise cinemática de mecanismos. Dar a conhecer inúmeros tipos de mecanismos consagrados com suas diversas aplicações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELEMENTOS DE MÁQUINAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA MECÂNICA | 232.0 h

EMENTA: Exercício profissional nas áreas afins da Engenharia Mecânica.
OBJETIVO: Proporcionar ao estudante a aplicação dos conhecimentos teóricos no exercício profissional em instituições públicas ou privadas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES | 72.0 h

EMENTA: Arquitetura de sistemas computacionais a microprocessador digital: processadores, memórias, dispositivos de entrada e saída, barramentos, instruções, endereçamento, interrupções. Noções de sistemas operacionais. Técnicas de programação de baixo nível. Noções de compiladores.
OBJETIVO: Apresentar e discutir a organização generalista de um computador com enfoque nos princípios dos computadores a processador digital e a interação com sistema operacional. Apresentar os circuitos internos de microprocessadores, detalhes técnicos e conjunto de instruções. Capacitar o aluno para projetar sistemas digitais utilizando microprocessadores. Estimular a concepção de circuitos aplicativos com microcontroladores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

CINÉTICA DE MECANISMOS E VIBRAÇÕES | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA ECONÔMICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de engenharia econômica e de matemática financeira. Métodos de análise de investimento. Análise sob condições de risco e incerteza. Desenvolvimento econômico sustentável.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos básicos sobre a engenharia econômica e fornecer fundamentos para a tomada de decisão sob os aspectos econômico e financeiro.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS | 72.0 h

EMENTA: Sensores, transmissores e atuadores. Características gerais de instrumentos. Calibração estática. Critérios de desempenho de Sistemas de Controle. Estratégias de Controle de Processos. Controladores industriais PID e métodos de sintonia. Redes de comunicação industrial. Aplicações.
OBJETIVO: Fornecer ao estudante os conceitos básicos de Instrumentação Industrial para processos contínuos e sua aplicação em Sistemas de Medida e em Controle de Processos. Ao final da disciplina o aluno deverá estar apto a identificar e especificar instrumentos para uso industrial, propor estratégias de controle e sintonizar controladores de processos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFÍCO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para desenvolvimento do projeto de trabalho de graduação. Pesquisa bibliográfica. Métodos e técnicas de pesquisa.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de empregar a metodologia científica para a solução de problemas de engenharia e para a prospecção de tema e elaboração do Trabalho de Graduação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos métodos numéricos aplicados à engenharia. Introdução aos sistemas CAE. Utilização de pacotes comerciais. Geração de modelos e simulação de problemas de engenharia em duas e três dimensões. Integração CAD/CAE.
OBJETIVO: Utilizar pacotes comerciais baseados no Método dos Elementos Finitos (MEF) para solução de problemas de engenharia. Compreender as limitações do método e a importância do engenheiro na análise dos resultados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS MECÂNICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELEMENTOS DE ROBÓTICA | 72.0 h

EMENTA: Sistemas robóticos. Manipuladores robóticos. Robôs de cadeia aberta e cadeia fechada. Geração de trajetória e controle de movimento. Linhas de produção e células de manufatura flexíveis. Implantação de robôs na organização do processo de fabricação.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos básicos que envolvem a área da robótica. Capacitar o aluno a atuar nas áreas pertinentes à robótica. Habilitar o aluno tanto na área prática, através do conhecimento de processos de start-up, TCP, como também na implementação de destes sistemas na organização do processo de fabricação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE PROJETOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao Gerenciamento de Projetos (Conceitos Básicos, Histórico e Benefícios). Fases e Ciclo de Vida de Projetos; Papel do Gerente de Projetos; O PMI (Project Management Institute). Os Processos de Gestão de Projetos segundo o PMBOK. Ferramentas computacionais de apoio ao projeto.
OBJETIVO: Entender a importância e a utilidade do gerenciamento de projetos e diferenciar suas etapas. Conhecer, avaliar e utilizar os principais instrumentos para o gerenciamento de projetos em qualquer tipo de organização.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA III | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE GRADUAÇÃO | 180.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Graduação na área de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: Orientar e supervisionar a elaboração do Trabalho de Graduação em grupo, com base em diretrizes institucionais, segundo o Regulamento do Trabalho de Graduação dos cursos de Engenharia da Universidade São Francisco.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0001-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ALGORITMOS COMPUTACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Tipos de dados. Operadores e expressões. Entrada e saída de dados. Comandos de controle de fluxo: decisões e repetições.  Estrutura de dados homogêneos (Vetores e matrizes). Modularização de programas (subprogramas). Implementação de algoritmos usando uma linguagem de programação de alto nível.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno dos cursos de engenharia a capacidade de solucionar problemas através de linguagem algorítmica e, com este objetivo, familiarizá-lo, em sua atuação acadêmica e profissional, com uma linguagem de programação de alto nível, aplicando-a em suas práticas científicas e tecnológicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Intervalos e desigualdades. Funções reais de uma variável real. Funções reais de várias variáveis reais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, intervalos e desigualdades, funções de uma e de várias variáveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Grandezas Físicas. Sistemas de Unidades. Força e Leis de Newton. Movimento em uma e duas dimensões. Quantidade de movimento. Trabalho e Energia. Temperatura e Calor.
OBJETIVO: Apresentar as leis e conceitos básicos da Física, bem como o formalismo descritivo próprio desta ciência. Desenvolver conceitos fundamentais para o entendimento dos diversos fenômenos ligados ao curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES EM ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Histórico, atividades e perspectivas da Engenharia. Campo de atuação do Engenheiro. A Interdisciplinaridade e as relações da Engenharia com a tecnologia e sociedade. Ética, responsabilidade civil e exercício profissional do engenheiro. Temas atuais na área de Engenharia.
OBJETIVO: Apresentar aos estudantes as diversas modalidades da Engenharia, suas especificidades e a inter-relação entre elas, bem como as responsabilidades do Engenheiro perante a sociedade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos essenciais de estrutura da matéria e reações químicas. Ligações químicas. Reações químicas e síntese. Estequiometria. Soluções químicas. Introdução à ciência dos materiais.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos subsídios para interpretar fenômenos físicos e químicos e as propriedades dos materiais, buscando estabelecer relações entre o nível macroscópico e microscópico do conhecimento químico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

CÁLCULO DIFERENCIAL | 72.0 h

EMENTA: Funções reais de uma variável real: Limites, Derivadas e Aplicações. Funções reais de várias variáveis reais: Derivadas parciais; Derivadas direcionais; Máximos e mínimos. Aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de cálculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Estrutura e propriedade dos materiais. Ensaios dos materiais. Materiais metálicos, cerâmicos, plásticos e compósitos. Diagramas de fase. Diagrama de fase ferro-carbono. Aços. Curvas transformação-tempo-temperatura. Tratamentos térmicos e termoquímicos dos aços.
OBJETIVO: Fazer com que o estudante conheça as diferentes famílias de materiais de engenharia e as relações existentes entre suas estruturas típicas e suas propriedades. Fazer com que o estudante conheça as propriedades dos aços, relacione-as com suas estruturas típicas e manipule-as através de tratamentos térmicos e termoquímicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO AUXILIADO POR COMPUTADOR | 72.0 h

EMENTA: Normas e convenções. Projeções ortogonais. cortes e seções. Elementos básicos de máquinas. Desenho de conjunto. Confecção de desenhos utilizando recursos computacionais.
OBJETIVO: Desenvolver nos alunos a capacidade de ler e interpretar desenhos técnicos e utilizar a representação gráfica como forma de expressão, utilizando-se para isto desenhos de esboço e recursos computacionais. Familiarizar os alunos com a utilização de normas, especialmente as da ABNT.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: 1ª lei da termodinâmica. Máquinas térmicas e Sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica. Os mecanismos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Elementos de escoamentos de fluidos. A equação de Bernoulli.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos da Termodinâmica e dos Fenômenos de Transporte dando ênfase aos aspectos conceituais. Apresentar aplicações em diferentes áreas da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

CÁLCULO INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Integrais e Aplicações. Coordenadas polares, cilíndricas e esféricas. Integrais múltiplas e aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de calculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS METALÚRGICOS DE FABRICAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Classificação dos processos de fabricação. Fundição. Soldagem. Metalurgia do pó. Processamento de plásticos. Processamento de materiais cerâmicos.
OBJETIVO: Fazer com que o estudante conheça e diferencie os principais processos metalúrgicos de fabricação de peças metálicas e de fabricação de peças de material cerâmico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA MECÂNICA | 72.0 h

EMENTA: Tolerâncias e ajustes. Acabamento superficial. Metrologia. Normas técnicas. Cotação funcional e de fabricação. Análise de dimensões. Controle e qualidade.
OBJETIVO: Proporcionar aos estudantes uma visão acerca da terminologia e linguagem utilizadas nos diversos setores industriais, capacitando-os em relação às normas e padrões de qualidade e conformidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VETORES E ÁLGEBRA LINEAR | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e Sistemas Lineares. Vetores. Operações com vetores. Distância, norma e ângulo. Produtos escalar e vetorial. Espaços vetoriais. Subespaços. Base e dimensão. Transformações lineares. Autovalores e autovetores.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores no Rn; de resolução e discussão de sistemas lineares; de identificação de espaços e subespaços vetoriais, de transformações lineares, de operadores lineares e mudança de base de um operador linear; de identificação de autovalores e autovetores de operadores lineares e diagonalizaçao de matrizes de operadores lineares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

CÁLCULO AVANÇADO | 72.0 h

EMENTA: Sequências e séries numéricas e de funções. Equações diferenciais ordinárias. Transformadas de Laplace. Equações diferenciais parciais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem sequências e séries numéricas e de funções, equações diferenciais ordinárias. Transformadas de Laplace e equações diferenciais parciais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Trabalho e energia no campo magnético.
OBJETIVO: Apresentar os princípios elementares que regem os fenômenos da eletricidade e do magnetismo pela abordagem clássica e desenvolver os conceitos fundamentais sobre os fenômenos elétricos e magnéticos em Engenharia, estimulando o raciocínio investigativo do aluno.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento sustentável: contextualização histórica e influências da globalização. Inovações e soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente. Políticas econômicas de carbono. Planejamento estratégico e as dinâmicas para o desenvolvimento sustentável. Impactos da globalização.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a análise e compreensão das relações entre o ambiente natural, o desenvolvimento tecnológico sustentável e as influências da globalização em nível local, regional e global.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: Variáveis. Organização de dados. Representação. Distribuição de frequência. Medidas de posição e de variabilidade. Probabilidade. Amostragem e estimação. Testes de confiança. Regressão e correlação.
OBJETIVO: Desenvolver conceitos básicos de Estatística necessários para a realização de coleta e análise multivariada de dados em diversas áreas de conhecimento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS MECÂNICOS DE FABRICAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Processos de conformação plástica. Processos de usinagem. Processamento de polímeros.
OBJETIVO: Fazer com que o estudante conheça e diferencie os principais processos mecânicos de fabricação de peças metálicas e de fabricação de peças de material polimérico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

CÁLCULO NUMÉRICO E COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Erros: arredondamento, truncamento e propagação. Zeros de uma função: equações algébricas e transcendentes. Sistemas de equações lineares: métodos diretos e iterativos. Integração numérica. Interpolação. Método da regressão: linear, exponencial e parabólica. Equações diferenciais ordinárias lineares. Diagrama de simulação.
OBJETIVO: Conceituar problemas matemáticos com soluções numéricas. Apresentar e desenvolver técnicas especiais para resolver problemas que não admitem solução analítica. Habilitar o aluno para a aplicação de métodos numéricos em problemas de Engenharia usando computadores digitais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS DIGITAIS | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de numeração e códigos. Aritmética binária. Conceitos lógicos e circuitos básicos. Minimização de funções booleanas. Circuitos com memória: flip-flops, contadores e registradores. Famílias de dispositivos lógicos. Características físicas e elétricas de circuitos integrados digitais. multiplexadores/demultiplexadores. Codificadores/decodificadores. Projetos.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos e princípios de eletrônica digital em circuitos lógicos. Capacitar o aluno para projetar circuitos combinacionais otimizados e circuitos digitais com enfoque em lógica sequencial. Prover os conceitos fundamentais de circuitos digitais sequenciais. Conceituar e discutir famílias de dispositivos lógicos e suas aplicações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS ELÉTRICOS | 72.0 h

EMENTA: Análise CC de circuitos elétricos. Leis de Kirchhoff. Teoremas de circuitos. Elementos armazenadores de energia. Impedância. Fasores. Circuitos de 1ª e 2ª ordem aplicando fasores. Potências complexas. Fator de Potência.
OBJETIVO: Capacitar o aluno na análise de circuitos elétricos em regime permanente. Desenvolver a aptidão para uso dos teoremas para análise de circuitos. Estender a análise de circuitos de corrente contínua para a análise em corrente alternada. Familiarização com respostas básicas de circuitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁTICA E PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Equilíbrio de ponto material e dos corpos rígidos no plano. Treliças. Forças em vigas. Propriedades das figuras planas. Conceitos de tensão e deformação. Carregamento axial.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos da mecânica para a solução de problemas de estática do ponto material e de corpos rígidos no plano, determinação de forças em vigas e cálculo de forças em barras de treliças planas. Introduzir os conceitos iniciais de tensão e deformação, destacando os problemas de carregamento axial. Apresentar os conceitos necessários para calcular as propriedades de seções transversais planas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMODINÂMICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos. Propriedades das substâncias puras. Tabelas de propriedades termodinâmicas. Diagramas T-v e P-v. Calor e trabalho. 1ª lei da termodinâmica para sistemas abertos e sistemas fechados. Máquinas térmicas e sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos básicos da termodinâmica de forma rigorosa. Aplicar a primeira lei para variados sistemas de interesse para a engenharia. Desenvolver no aluno a habilidade para realizar balanços de energia. Apresentar a segunda lei visando sua aplicação em máquinas térmicas e sistemas de refrigeração.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

CONTROLE E SERVOMECANISMOS | 72.0 h

EMENTA: Modelo de sistemas dinâmicos lineares e invariantes no tempo: Função de transferência e Espaço de Estados. Resposta temporal. Resposta em frequência. Estabilidade. Controlabilidade. Noções de controle clássico: projeto de controladores pelo método do lugar das raízes no tempo e na frequência. Noções de controle moderno: realimentação de estado e introdução ao controle robusto. Atividades de Laboratório.
OBJETIVO: Capacitar o aluno para a análise e síntese no modelamento matemático de sistemas lineares físicos causais no domínio do tempo e da frequência. Habilitar o aluno a avaliar a estabilidade de sistemas dinâmicos. Apresentar e discutir os sistemas de controle clássicos e modernos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA ANALÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Diodos. Circuitos aplicativos. Transistores bipolares de junção. Parâmetros híbridos do TBJ. Amplificadores de tensão a um TBJ. Transistores de efeito de campo. Parâmetros híbridos do JFET. Amplificadores diferenciais. Amplificadores operacionais. Realimentação negativa. Circuitos com amplificadores operacionais.
OBJETIVO: Apresentar e discutir o funcionamento dos dispositivos semicondutores básicos. Capacitar o aluno para projetar redes de polarização para os dispositivos eletrônicos operando com pequenos sinais. Capacitar o aluno para analisar, especificar e projetar circuitos lineares e não lineares utilizando amplificadores operacionais, apresentando e discutindo aplicações nas diversas áreas da Engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA DOS FLUIDOS | 72.0 h

EMENTA: As equações da conservação da massa, da quantidade de movimento e da conservação da energia para volumes de controle finitos. Análise dimensional e semelhança. Escoamento de fluidos incompressíveis em condutos forçados. Bombas e instalações de bombeamento.
OBJETIVO: Aprimorar a habilidade do aluno na aplicação dos elementos de mecânica dos fluidos na análise de escoamentos variados de interesse para a engenharia mecânica, com ênfase em instalações de bombeamento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA DOS SÓLIDOS | 72.0 h

EMENTA: Equilíbrio dos pontos materiais e dos corpos rígidos no espaço. Análise de estruturas.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos da mecânica para a solução de problemas de estática do ponto material e de corpos rígidos no espaço para análise e dimensionamento de estruturas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA | 72.0 h

EMENTA: Os três mecanismos de transferência de calor. Resistências térmicas e analogia elétrica. Superfícies estendidas. Convecção em escoamentos externos. A obtenção de correlações para o número de Nusselt. Convecção em escoamentos internos. Trocadores de calor.
OBJETIVO: Aprimorar a capacidade do aluno de visualizar processos de transferência de calor e de realizar balanços de energia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

CONVERSÃO DE ENERGIA | 72.0 h

EMENTA: Elementos de acoplamento. Circuitos magnéticos e transformadores. Princípio da conversão eletromecânica de energia. Campo girante. Introdução às máquinas elétricas.
OBJETIVO: Conceituar e discutir transformadores e dispositivos eletromagnéticos básicos para conversão eletromecânica de energia. Apresentar os princípios básicos do funcionamento das máquinas elétricas, ressaltando o conceito do campo girante.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FABRICAÇÃO AUXILIADA POR COMPUTADOR | 72.0 h

EMENTA: Estratégias de usinagem. Definição de parâmetros de usinagem. Operação e programação de sistemas CNC. Geração de trajetórias de ferramentas. Integração CAD / CAM.
OBJETIVO: Descrever os diversos processos de manufatura auxiliados por computador. Fazer com que o estudante entre em contato com a programação de máquinas ferramenta de controle numérico computadorizado através de interface homem-máquina e através de tecnologia CAM. Integrar as tecnologias CAD e CAM.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Torção, Flexão. Carregamento transversal. Carregamento combinado. Análise plana das tensões e deformações.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos de carregamento transversal, carregamento combinado, análise de tensões e deformações para fins de dimensionamento e análise de estruturas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS TÉRMICOS | 108.0 h

EMENTA: Reversibilidade e irreversibilidade. A desigualdade de Clausius e entropia. Ciclos de potência a vapor. Gases perfeitos. Ciclos de potência a gás. Ciclos de refrigeração por compressão de vapor.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno a habilidade de analisar ciclos de potência e de refrigeração fazendo uso dos conceitos de reversibilidade, irreversibilidade e geração de entropia, dando atenção principalmente à eficiência dos ciclos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

CINEMÁTICA E SÍNTESE DE MECANISMOS | 72.0 h

EMENTA: Máquinas e mecanismos. Descrição e classificação. Análise cinemática dos corpos rígidos, cames e trens de engrenagens. Síntese de mecanismos de barras articuladas. Introdução a cinemática de mecanismos tridimensionais.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com conceitos básicos de movimento de corpos rígidos e movimentos relativos e suas aplicações na análise cinemática de mecanismos. Dar a conhecer inúmeros tipos de mecanismos consagrados com suas diversas aplicações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELEMENTOS DE MÁQUINAS | 108.0 h

EMENTA: Critérios de Resistência, Flambagem, Concentração de Tensões, Fadiga, Dimensionamento de união por Soldas e Parafusos, Forças em engrenagens, Equação de Lewis para dimensionamento de engrenagens cilíndricas de dentes retos e helicoidais. Seleção e especificação de Elementos Padronizados.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos de critérios de resistência, flambagem, concentração de tensões e fadiga. Introduzir os conceitos necessários para dimensionamento, seleção e especificação de elementos de máquinas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA MECÂNICA | 232.0 h

EMENTA: Exercício profissional nas áreas afins da Engenharia Mecânica.
OBJETIVO: Proporcionar ao estudante a aplicação dos conhecimentos teóricos no exercício profissional em instituições públicas ou privadas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES | 72.0 h

EMENTA: Arquitetura de sistemas computacionais a microprocessador digital: processadores, memórias, dispositivos de entrada e saída, barramentos, instruções, endereçamento, interrupções. Noções de sistemas operacionais. Técnicas de programação de baixo nível. Noções de compiladores.
OBJETIVO: Apresentar e discutir a organização generalista de um computador com enfoque nos princípios dos computadores a processador digital e a interação com sistema operacional. Apresentar os circuitos internos de microprocessadores, detalhes técnicos e conjunto de instruções. Capacitar o aluno para projetar sistemas digitais utilizando microprocessadores. Estimular a concepção de circuitos aplicativos com microcontroladores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

CINÉTICA DE MECANISMOS E VIBRAÇÕES | 108.0 h

EMENTA: Análise estática e cinética dos mecanismos planos. Trabalho, energia, impulso e quantidade de movimento. Trabalho virtual e deslocamentos finitos. Introdução às vibrações em sistemas mecânicos com um e dois graus de liberdade. Balanceamento de mecanismos.
OBJETIVO: Dar ao estudante um entendimento claro da cinética de mecanismos possibilitando o seu dimensionamento das mais diversas abordagens. Estabelecer a relação entre as variáveis dinâmicas de um mecanismo com os parâmetros de controle em automação. Introduzir os conceitos de vibrações livres, forçadas e amortecidas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA ECONÔMICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de engenharia econômica e de matemática financeira. Métodos de análise de investimento. Análise sob condições de risco e incerteza. Desenvolvimento econômico sustentável.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos básicos sobre a engenharia econômica e fornecer fundamentos para a tomada de decisão sob os aspectos econômico e financeiro.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS | 72.0 h

EMENTA: Sensores, transmissores e atuadores. Características gerais de instrumentos. Calibração estática. Critérios de desempenho de Sistemas de Controle. Estratégias de Controle de Processos. Controladores industriais PID e métodos de sintonia. Redes de comunicação industrial. Aplicações.
OBJETIVO: Fornecer ao estudante os conceitos básicos de Instrumentação Industrial para processos contínuos e sua aplicação em Sistemas de Medida e em Controle de Processos. Ao final da disciplina o aluno deverá estar apto a identificar e especificar instrumentos para uso industrial, propor estratégias de controle e sintonizar controladores de processos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 36.0 h

EMENTA: Pesquisa Bibliográfica. Ciência e Tecnologia. Métodos científicos. Técnicas de pesquisa. Trabalhos acadêmicos.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de empregar a metodologia científica para a solução de problemas de engenharia e para a prospecção de tema e elaboração do Trabalho de Graduação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos métodos numéricos aplicados à engenharia. Introdução aos sistemas CAE. Utilização de pacotes comerciais. Geração de modelos e simulação de problemas de engenharia em duas e três dimensões. Integração CAD/CAE.
OBJETIVO: Utilizar pacotes comerciais baseados no Método dos Elementos Finitos (MEF) para solução de problemas de engenharia. Compreender as limitações do método e a importância do engenheiro na análise dos resultados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS MECÂNICOS | 108.0 h

EMENTA: Atuadores, válvulas, sensores e demais componentes pneumáticos e hidráulicos. Dimensionamento de bombas, compressores, cilindros e válvulas. Controladores Lógicos Programáveis: recursos de hardware, software e configurações. Integração entre CLPs e circuitos hidráulicos e pneumáticos. Linguagens de programação de CLPs. Projeto e aplicações.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a projetar e analisar circuitos pneumáticos e hidráulicos com ênfase em automação industrial. Desenvolver no estudante os conceitos de lógica combinacional e sequencial aplicada à automação discreta através de Controladores Lógicos Programáveis - CLP.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELEMENTOS DE ROBÓTICA | 72.0 h

EMENTA: Sistemas robóticos. Manipuladores robóticos. Robôs de cadeia aberta e cadeia fechada. Geração de trajetória e controle de movimento. Linhas de produção e células de manufatura flexíveis. Implantação de robôs na organização do processo de fabricação.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos básicos que envolvem a área da robótica. Capacitar o aluno a atuar nas áreas pertinentes à robótica. Habilitar o aluno tanto na área prática, através do conhecimento de processos de start-up, TCP, como também na implementação de destes sistemas na organização do processo de fabricação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE PROJETOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao Gerenciamento de Projetos (Conceitos Básicos, Histórico e Benefícios). Fases e Ciclo de Vida de Projetos; Papel do Gerente de Projetos; O PMI (Project Management Institute). Os Processos de Gestão de Projetos segundo o PMBOK. Ferramentas computacionais de apoio ao projeto.
OBJETIVO: Entender a importância e a utilidade do gerenciamento de projetos e diferenciar suas etapas. Conhecer, avaliar e utilizar os principais instrumentos para o gerenciamento de projetos em qualquer tipo de organização.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA III | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE GRADUAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento de trabalhos técnicos e científicos na área de Engenharia. Condução metodológica. Condução dos temas específicos. Apresentação de trabalhos. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: Conforme estabelecido no Regulamento de Trabalho de Graduação dos cursos de Engenharia da Universidade São Francisco.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica [edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@dd85a0d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c28db61b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b22c6cb7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e0941f00, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2ac68a17, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c9fdbf30, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b302058b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@244e934f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1f64df2c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5ef8e612, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@af23e152, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fd4604a3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d13c120c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1fbc68fe, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@58d3fae0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7c06a16a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d4b41035, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@38b3b526, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e7b0a46d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@22410984, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d90dae6d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a0b0d80c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@60285c09, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@45436a14, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c245de84, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@882760b8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e8266af6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@aa898683, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bc08242f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6f37b9d8]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2009/6

PROJETO VISANDO A IMPLANTAÇÃO DO PPRPS

2008/12

Análise de seleção de características especiais em novos produtos e processos no segmento automotivo

2008/12

APLICAÇÃO DE UM KAIZEN PARA DIMINUIÇÃO DE TEMPO DE PRODUÇÃO DA CÉLULA DE FABRICAÇÃO DA MOLA DO BICO INJETOR BOSCH

2008/12

APLICAÇÃO DO CONCEITO DE LEAN MANUFACTURING PARA DESENVOLVIMENTO DE CÉLULA PARA MONTAR MECANISMO LIMPADOR DE PARA-BRISA

2008/12

Aumento de produtividade em uma prensa mecânica excêntrica de estampagem de rebites tubulares de metais não-ferrosos

2008/12

Automação do goniômetro: Aplicação nO LNLS ( Laboratório de Luz Síncotron

2008/12

Automação do sistema de sisparo seqüenciado de canhão de ar com monitoramento

2008/12

CONSTRUÇÃO DE UM TORQUÍMETRO ESTÁTICO

2008/12

Desenvolvimento de Bancada Didática para Estudos de Desempenho Térmico de um Trocador de Calor Compacto Aletado

2008/12

Desenvolvimento de equipamentos de aterramento de alta tensão tipo TC-15KV.

2008/12

Desenvolvimento de um forno industrial para ensaio de tração a temperatura de até 1200°C

2008/12

Desenvolvimento de um motor de STIRLING acoplado a uma placa parabólica coletora de energia solar

2008/12

Desenvolvimento de um protótipo didático para simulação de um ciclofrigoríficopor absorção

2008/12

Estudo de confiabilidade em bombas centrífugas

2008/12

Indicador digital para carros movidos à GNV corrigido de acordo com a temperatura

2008/12

Otimização de tempo se setup em tornos CNC visando usinagem leve

2008/12

OTIMIZAÇÃO DE UMA LINHA DE MONTAGEM UTILIZANDO LEAN MANUFACTURING

2008/12

Otimização do controle de tensão e circunferência em processo de urdimento de carretéis de elastano para a indústria Têxtil

2008/12

Petg laminado utilizado como substrato naprodução de mostradores planosatravés do processo serigráfico "SCREEN PRINTING"

2008/12

PROJETO DE ANÁLISE DAS VIBRAÇÕES EM NOVA ESTRUTURA DE MÁQUINA PARA TESTES DE PERFORMANCE EM EMBREAGENS VISCOSAS

2008/12

PROJETO DE DISPOSITIVO PARA RESFRIAMENTO DE UMA PELÍCULA POR MEIO DE JATOS COLIDENTES

2008/12

Projeto de mecanismo ergonômicopara Transporte de carga

2008/12

PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA OFF-LINE DE FILTRAGEM DE ÓLEO LUBRIFICANTE PARA AUXILIAR NA MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS

2008/12

Projeto e Desenvolvimento de uma prensa de aluminio compacta

2008/12

Redução de Tempo de Setup e aumenta da capacidade produtiva no proscesso injeção na industria de trasformação de polímeros

2008/12

Redução de Tempo de Setup e aumenta da capacidade produtiva no proscesso injeção na industria de trasformação de polímeros

2008/12

SELEÇÃO DE UMA PLATAFORMA CAD PARA DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS

2008/12

SISTEMA DE OSMOSE REVERSA

2008/12

SUBSTITUIÇÃO DA TECNOLOGIA DO COMPONENTE DE AQUECIMENTO DA CAIXA DE AR CONDICIONADO VEÍCULAR COM DIMINUIÇÃO DE CUSTO DE PRODUÇÃO

2008/12

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAS NA CONCEPÇÃO E SIMULAÇÃO VIRTUAL DE SISTEMA DE LIMPADORES DE PARABRISA



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.