Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Engenharia Química


O Engenheiro Químico é um profissional capaz de transformar a matéria-prima em produtos através da elaboração e/ou aperfeiçoamento de processos de fabricação em pequena ou larga escala. É apto a projetar e controlar a construção, a montagem, a instalação e o funcionamento de equipamentos e fábricas onde se realiza o preparo ou o tratamento químico de produtos. Realiza investigações com o objetivo de verificar as diferentes etapas operacionais, as possibilidades de produção para fins comerciais, visando sempre a redução dos custos de produção e impactos ambientais, além de um melhor controle de qualidade. Cabe também ao Engenheiro Químico inspecionar e coordenar atividades dos trabalhadores encarregados dos equipamentos e sistemas químicos.

Atualmente, o profissional requerido pelo mercado de trabalho, tem que ser empreendedor, ou seja, espera-se que tenha iniciativa, capacidade de liderança e, sobretudo, motivação e entusiasmo.

Considerando que, a melhor forma de preparar o estudante para a atuação profissional é contribuir para que ele incorpore de forma efetiva e consistente os conceitos básicos e a formação ética, o curso de Engenharia Química da USF foi elaborado a partir de um conjunto de disciplinas fundamentais, comum aos cursos de engenharia, disciplinas profissionalizantes específicas e disciplinas generalistas que permitem a ampliação das possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Com esses recursos o estudante disporá de condições para ser bem sucedido nas escolhas da carreira e também contará com a base intelectual para ser um cidadão participante.

O início das atividades do curso ocorreu no primeiro semestre de 2012. Sua grade curricular busca o aprimoramento das relações de ensino-aprendizagem, com o intuito de delinear melhor o profissional que será formado pela Universidade São Francisco. Neste sentido, as disciplinas foram distribuídas em 10 módulos semestrais, não existindo pré-requisitos.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais


Duração: 10 semestres

Período: Noturno

Carga Horária: 3.860h 

Área de Atuação

O Curso de Engenharia Química da Universidade São Francisco tem a missão de preparar profissionais que consigam aliar a formação técnica em engenharia com a capacidade para atuar nas diferentes atividades oferecidas pela profissão, isto é, em indústrias químicas, petrolíferas, alimentícias, farmacêuticas e empresas onde há a manipulação de substâncias químicas, além do setor de serviços e consultoria.

Disciplinas

Resolução CONSUN 20/2011 (29/11/2011).

Turno: MATUTINO Currículo: 0002-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ALGORITMOS COMPUTACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Tipos de dados. Operadores e expressões. Entrada e saída de dados. Comandos de controle de fluxo: decisões e repetições.  Estrutura de dados homogêneos (Vetores e matrizes). Modularização de programas (subprogramas). Implementação de algoritmos usando uma linguagem de programação de alto nível.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno dos cursos de engenharia a capacidade de solucionar problemas através de linguagem algorítmica e, com este objetivo, familiarizá-lo, em sua atuação acadêmica e profissional, com uma linguagem de programação de alto nível, aplicando-a em suas práticas científicas e tecnológicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Intervalos e desigualdades. Funções reais de uma variável real. Funções reais de várias variáveis reais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, intervalos e desigualdades, funções de uma e de várias variáveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Grandezas Físicas. Sistemas de Unidades. Força e Leis de Newton. Movimento em uma e duas dimensões. Quantidade de movimento. Trabalho e Energia. Temperatura e Calor.
OBJETIVO: Apresentar as leis e conceitos básicos da Física, bem como o formalismo descritivo próprio desta ciência. Desenvolver conceitos fundamentais para o entendimento dos diversos fenômenos ligados ao curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES EM ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Histórico, atividades e perspectivas da Engenharia. Campo de atuação do Engenheiro. A Interdisciplinaridade e as relações da Engenharia com a tecnologia e sociedade. Ética, responsabilidade civil e exercício profissional do engenheiro. Temas atuais na área de Engenharia.
OBJETIVO: Apresentar aos estudantes as diversas modalidades da Engenharia, suas especificidades e a inter-relação entre elas, bem como as responsabilidades do Engenheiro perante a sociedade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos essenciais de estrutura da matéria e reações químicas. Ligações químicas. Reações químicas e síntese. Estequiometria. Soluções químicas. Introdução à ciência dos materiais.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos subsídios para interpretar fenômenos físicos e químicos e as propriedades dos materiais, buscando estabelecer relações entre o nível macroscópico e microscópico do conhecimento químico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

CÁLCULO DIFERENCIAL | 72.0 h

EMENTA: Funções reais de uma variável real: Limites, Derivadas e Aplicações. Funções reais de várias variáveis reais: Derivadas parciais; Derivadas direcionais; Máximos e mínimos. Aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de cálculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO AUXILIADO POR COMPUTADOR | 72.0 h

EMENTA: Normas e convenções. Projeções ortogonais. cortes e seções. Elementos básicos de máquinas. Desenho de conjunto. Confecção de desenhos utilizando recursos computacionais.
OBJETIVO: Desenvolver nos alunos a capacidade de ler e interpretar desenhos técnicos e utilizar a representação gráfica como forma de expressão, utilizando-se para isto desenhos de esboço e recursos computacionais. Familiarizar os alunos com a utilização de normas, especialmente as da ABNT.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: Variáveis. Organização de dados. Representação. Distribuição de frequência. Medidas de posição e de variabilidade. Probabilidade. Amostragem e estimação. Testes de confiança. Regressão e correlação.
OBJETIVO: Desenvolver conceitos básicos de Estatística necessários para a realização de coleta e análise multivariada de dados em diversas áreas de conhecimento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA INORGÂNICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Ácidos e bases de Lewis. Química de coordenação. Noções de catálise. Os elementos químicos e suas aplicações.
OBJETIVO: Conhecer as propriedades periódicas dos elementos. Escrever fórmulas de Lewis e estruturas para espécie covalentes. Identificar espécies que atuam como ácidos e bases de Lewis com base nas ligações químicas. Conhecer a nomenclatura, principais reações, princípios de formação e ligações em espécies covalentes e complexas dos elementos químicos mais importantes. Identificar as bases moleculares da catálise homogênea e heterogênea.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

CÁLCULO INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Integrais e Aplicações. Coordenadas polares, cilíndricas e esféricas. Integrais múltiplas e aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de calculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA EXPERIMENTAL | 36.0 h

EMENTA: Técnicas básicas de laboratório químico. Aspectos experimentais de estequiometria, equilíbrio químico, termodinâmica, cinética química e eletroquímica.
OBJETIVO: Introdução ao uso adequado dos materiais de laboratório Aplicação de conceitos adquiridos na parte teórica de experimentos. Descrição e interpretação de resultados

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA ORGÂNICA FUNDAMENTAL | 108.0 h

EMENTA: Natureza dos compostos orgânicos. Teorias ácido-base. Estudo das funções orgânicas. Relação entre estrutura e propriedades dos compostos orgânicos. Principais métodos de obtenção, reações e mecanismos de reações de compostos orgânicos. Estereoquímica e análise conformacional. Polímeros. Espectroscopia no infravermelho.
OBJETIVO: Introduzir os conceitos teóricos fundamentais da Química Orgânica, através do estudo da estrutura síntese e reatividade das principais funções orgânicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VETORES E ÁLGEBRA LINEAR | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e Sistemas Lineares. Vetores. Operações com vetores. Distância, norma e ângulo. Produtos escalar e vetorial. Espaços vetoriais. Subespaços. Base e dimensão. Transformações lineares. Autovalores e autovetores.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores no Rn; de resolução e discussão de sistemas lineares; de identificação de espaços e subespaços vetoriais, de transformações lineares, de operadores lineares e mudança de base de um operador linear; de identificação de autovalores e autovetores de operadores lineares e diagonalizaçao de matrizes de operadores lineares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

BIOENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Bioengenharia. Elementos de microbiologia, genética de microrganismos e aspectos básicos da engenharia genética. Processo biotecnológico industrial genérico. Esterilização. Biorreatores e processos fermentativos de interesse industrial. Separação e recuperação de produtos biotecnológicos
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos para a compreensão e projeto de processos bioquímicos industriais, em seus aspectos de controle do processo e ampliação de escala.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO AVANÇADO | 72.0 h

EMENTA: Sequências e séries numéricas e de funções. Equações diferenciais ordinárias. Transformadas de Laplace. Equações diferenciais parciais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem sequências e séries numéricas e de funções, equações diferenciais ordinárias. Transformadas de Laplace e equações diferenciais parciais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: 1ª lei da termodinâmica. Máquinas térmicas e Sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica. Os mecanismos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Elementos de escoamentos de fluidos. A equação de Bernoulli.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos da Termodinâmica e dos Fenômenos de Transporte dando ênfase aos aspectos conceituais. Apresentar aplicações em diferentes áreas da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Trabalho e energia no campo magnético.
OBJETIVO: Apresentar os princípios elementares que regem os fenômenos da eletricidade e do magnetismo pela abordagem clássica e desenvolver os conceitos fundamentais sobre os fenômenos elétricos e magnéticos em Engenharia, estimulando o raciocínio investigativo do aluno.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento sustentável: contextualização histórica e influências da globalização. Inovações e soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente. Políticas econômicas de carbono. Planejamento estratégico e as dinâmicas para o desenvolvimento sustentável. Impactos da globalização.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a análise e compreensão das relações entre o ambiente natural, o desenvolvimento tecnológico sustentável e as influências da globalização em nível local, regional e global.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

CÁLCULO NUMÉRICO E COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Erros: arredondamento, truncamento e propagação. Zeros de uma função: equações algébricas e transcendentes. Sistemas de equações lineares: métodos diretos e iterativos. Integração numérica. Interpolação. Método da regressão: linear, exponencial e parabólica. Equações diferenciais ordinárias lineares. Diagrama de simulação.
OBJETIVO: Conceituar problemas matemáticos com soluções numéricas. Apresentar e desenvolver técnicas especiais para resolver problemas que não admitem solução analítica. Habilitar o aluno para a aplicação de métodos numéricos em problemas de Engenharia usando computadores digitais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁTICA E PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Equilíbrio de ponto material e dos corpos rígidos no plano. Treliças. Forças em vigas. Propriedades das figuras planas. Conceitos de tensão e deformação. Carregamento axial.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos da mecânica para a solução de problemas de estática do ponto material e de corpos rígidos no plano, determinação de forças em vigas e cálculo de forças em barras de treliças planas. Introduzir os conceitos iniciais de tensão e deformação, destacando os problemas de carregamento axial. Apresentar os conceitos necessários para calcular as propriedades de seções transversais planas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS APLICADOS EM ENGENHARIA QUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Elementos da ciência dos materiais. Estrutura, propriedades e comportamento dos materiais metálicos, poliméricos e cerâmicos. Ensaios de materiais. Aspectos gerais da deterioração de materiais em serviço. Tecnologia dos materiais e tratamentos de proteção. Materiais avançados.
OBJETIVO: Estimular a correlação entre estrutura, propriedades e aplicações dos materiais visando a capacitação para a seleção de materiais para indústria química.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA MECÂNICA | 72.0 h

EMENTA: Tolerâncias e ajustes. Acabamento superficial. Metrologia. Normas técnicas. Cotação funcional e de fabricação. Análise de dimensões. Controle e qualidade.
OBJETIVO: Proporcionar aos estudantes uma visão acerca da terminologia e linguagem utilizadas nos diversos setores industriais, capacitando-os em relação às normas e padrões de qualidade e conformidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMODINÂMICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos. Propriedades das substâncias puras. Tabelas de propriedades termodinâmicas. Diagramas T-v e P-v. Calor e trabalho. 1ª lei da termodinâmica para sistemas abertos e sistemas fechados. Máquinas térmicas e sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos básicos da termodinâmica de forma rigorosa. Aplicar a primeira lei para variados sistemas de interesse para a engenharia. Desenvolver no aluno a habilidade para realizar balanços de energia. Apresentar a segunda lei visando sua aplicação em máquinas térmicas e sistemas de refrigeração.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

MECÂNICA DOS FLUIDOS | 72.0 h

EMENTA: As equações da conservação da massa, da quantidade de movimento e da conservação da energia para volumes de controle finitos. Análise dimensional e semelhança. Escoamento de fluidos incompressíveis em condutos forçados. Bombas e instalações de bombeamento.
OBJETIVO: Aprimorar a habilidade do aluno na aplicação dos elementos de mecânica dos fluidos na análise de escoamentos variados de interesse para a engenharia mecânica, com ênfase em instalações de bombeamento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Princípios de análise química qualitativa e quantitativa por métodos clássicos e instrumentais. Amostragem e tratamento de amostras. Controle de qualidade na indústria química: matérias primas, produtos intermediários e produtos acabados. Análise de produtos industriais inorgânicos e orgânicos. Análise de produtos da indústria de alimentos. Análises aplicadas à química legal. Métodos instrumentais de análise. Exame químico de substâncias tóxicas.
OBJETIVO: Estudo e avaliação de conceitos de equilíbrio químico envolvidos na quantificação de espécies químicas bem como das etapas necessárias para a realização de uma análise química por métodos clássicos e instrumentais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Métodos analíticos qualitativos para íons usuais. Ensaios de determinação quantitativa clássica. Análise gravimétrica. Colóides. Volumetria: indicadores e curvas de titulação, aplicações, análises volumétricas. Análise Instrumental.
OBJETIVO: Relacionar as informações, conceitos e teorias aplicadas à analise química. Identificar problemas essenciais, níveis de complexidade e simplificações. Realizar análises básicas qualitativas, quantitativas e instrumentais. Realizar trabalhos em equipe.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA | 72.0 h

EMENTA: Noções sobre planejamento, Qualidade e Produtividade, Gestão de Processos, Gestão de Sistema Integrado - SGI (conceitos), normas ISO – 9001; ISO – 14001 e OHSAS 18001 e AS 8000. Requisitos comuns em todas as normas e o que pode ser integrado. Como integrar estes requisitos e implementá-los em uma organização. Identificação, documentação e priorização dos riscos, controles e melhorias.
OBJETIVO: Proporcionar aos profissionais uma visão geral dos requisitos das normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, OHSAS 18001 e AS 8000. Promover a compreensão de como o conjunto destes requisitos podem ser integrado e adquirir os conhecimentos necessários para implementar e manter um sistema de gestão integrado eficaz.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA | 72.0 h

EMENTA: Os três mecanismos de transferência de calor. Resistências térmicas e analogia elétrica. Superfícies estendidas. Convecção em escoamentos externos. A obtenção de correlações para o número de Nusselt. Convecção em escoamentos internos. Trocadores de calor.
OBJETIVO: Aprimorar a capacidade do aluno de visualizar processos de transferência de calor e de realizar balanços de energia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS E SEGURANÇA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos sobre instalações industriais. Unidades típicas de instalações industriais. Elementos de construção, tubulações e equipamentos da indústria química. Segurança industrial. Proteção contra incêndios. Higiene do trabalho. Engenharia de ventilação industrial. Normatização e Legislação. Análise de riscos de processo e operação.
OBJETIVO: Mostrar aos alunos aspectos de uma instalação industrial. Conhecer os diversos tipos de tubulações (materiais, conexões, ligações, etc.) e suas disposições na indústria. Enfatizar os aspectos de segurança numa instalação industrial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LABORATÓRIO DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS | 72.0 h

EMENTA: Experiências de caráter multidisciplinar, envolvendo programação, montagem, medidas e interpretação de resultados relacionados à termodinâmica, transferência de momentum, operações unitárias e materiais.
OBJETIVO: Realização de experimentos para a aplicação e verificação de conceitos estudados na disciplina de Operações Unitárias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPERAÇÕES UNITÁRIAS | 72.0 h

EMENTA: Tratamento e separação de sólidos. Filtração. Sedimentação. Centrifugação. Agitação e mistura. Destilação. Extração. Lixiviação. Absorção e adsorção. Operações em estágios e colunas de recheio. Secagem.
OBJETIVO: Identificar as diferentes Operações Unitárias presentes no tratamento e separação de sólidos, suas particularidades e características próprias, e aplicar os procedimentos de cálculo relacionados ao seu dimensionamento e/ou com a análise de situações operacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS TÉRMICOS | 72.0 h

EMENTA: Reversibilidade e irreversibilidade. A desigualdade de Clausius e entropia. Ciclos de potência a vapor. Gases perfeitos. Ciclos de potência a gás. Ciclos de refrigeração por compressão de vapor.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno a habilidade de analisar ciclos de potência e de refrigeração fazendo uso dos conceitos de reversibilidade, irreversibilidade e geração de entropia, dando atenção principalmente à eficiência dos ciclos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

CINÉTICA QUÍMICA E REATORES | 72.0 h

EMENTA: Cinética química. Cinética das reações homogêneas. Teoria da cinética de reações elementares em fase gasosa e líquida. Reações complexas. Catálise homogênea. Adsorção e catálise heterogênea. Introdução ao projeto de reatores. Interpretação de resultados obtidos em reator descontínuo. Análise individual de reatores ideais. Projeto de reatores para reações simples e múltiplas. Efeitos de temperatura e pressão.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos em cinética de reações visando o cálculo de reatores, bem como a caracterização dos diversos tipos de reatores utilizados na indústria química.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA QUÍMICA | 232.0 h

EMENTA: Exercício profissional dentro das áreas afins da Engenharia Química.
OBJETIVO: O Estágio Supervisionado tem como objetivo a supervisão do exercício profissional em Instituições Públicas ou Privadas, no qual o estudante aplica os conhecimentos teóricos adquiridos na instituição de ensino, mediante o cumprimento de programa previamente aprovado pelo Supervisor de Estágio.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS INDUSTRIAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E RESÍDUOS INDUSTRIAIS | 72.0 h

EMENTA: Minimização de resíduos, prevenção de poluição e tecnologias limpas. Hierarquias de gerenciamento de resíduos, alterações em: matérias primas, processos e produtos, redução na fonte e reciclagem. Metodologia de projetos, ligações com sistemas de gerenciamento ambiental. Cálculo de resíduos, balanço de massa e energia. Utilização limpa e eficiente da energia. Resíduos Industriais: Legislação nacional e internacional. Tipologia dos resíduos por atividade industrial. Caracterização e classificação dos resíduos sólidos. Amostragem, coleta, transporte e armazenamento. Processos de tratamento e disposição final. Aterros, aterros industriais e incineradores. Reciclagem e re-uso. A nova lei dos resíduos sólidos.
OBJETIVO: Fornecer subsídios, conceitos e técnicas necessárias ao planejamento e controle de processos das indústrias, bem como dos resíduos residenciais, visando a redução e disposição adequada dos resíduos gerados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ENGENHARIA ECONÔMICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de engenharia econômica e de matemática financeira. Métodos de análise de investimento. Análise sob condições de risco e incerteza. Desenvolvimento econômico sustentável.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos básicos sobre a engenharia econômica e fornecer fundamentos para a tomada de decisão sob os aspectos econômico e financeiro.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LABORATÓRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Experimentos em cinética e reatores, processos bioquímicos e ambientais e controle de processos.
OBJETIVO: Experiências de caráter interdisciplinar envolvendo programação, montagem, medidas e interpretação de resultados, nos domínios das reações químicas e reatores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFÍCO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para desenvolvimento do projeto de trabalho de graduação. Pesquisa bibliográfica. Métodos e técnicas de pesquisa.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de empregar a metodologia científica para a solução de problemas de engenharia e para a prospecção de tema e elaboração do Trabalho de Graduação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REATORES QUÍMICOS | 72.0 h

EMENTA: Reatores químicos. Reatores químicos de comportamento ideal. Desvios do comportamento ideal. Introdução aos sistemas heterogêneos de reações. Distribuição de tempos de resistência. Modelo de reatores reais. Sistema sólido-fluido não catalítico. Fundamentos da catálise. Sistema sólido-fluido catalíticos. Reatores e leito fixo, fluidizado e de lama.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos em reatores reais, bem como a caracterização dos diversos tipos de reatores utilizados na indústria química.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMODINÂMICA PARA ENGENHARIA QUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Grandezas termodinâmicas de substâncias reais. Princípio dos estados correspondentes. Relações PVT. Sistemas heterogêneos de um componente. Sistemas multicomponentes ideais e não ideais. Equilíbrio de fases. Equilíbrio químico.
OBJETIVO: Estudo da termodinâmica relacionada aos problemas específicos encontrados na prática de Engenharia Química.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

CONTROLE DE PROCESSOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao controle de processos. Malha aberta e malha fechada. Modelos de sistemas dinâmicos. Resposta dinâmica. Transformada de Laplace e resposta temporal. Propriedades básicas de sistemas realimentados. Comportamento em regime permanente, estabilidade e estudo de casos. Controladores industriais, controladores P, PI e PID.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno ferramentas para entender e controlar processos de indústrias químicas. Aplicação de conceitos e propriedades dos processos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE PROJETOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao Gerenciamento de Projetos (Conceitos Básicos, Histórico e Benefícios). Fases e Ciclo de Vida de Projetos; Papel do Gerente de Projetos; O PMI (Project Management Institute). Os Processos de Gestão de Projetos segundo o PMBOK. Ferramentas computacionais de apoio ao projeto.
OBJETIVO: Entender a importância e a utilidade do gerenciamento de projetos e diferenciar suas etapas. Conhecer, avaliar e utilizar os principais instrumentos para o gerenciamento de projetos em qualquer tipo de organização.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE GRADUAÇÃO | 180.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Graduação na área de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: Orientar e supervisionar a elaboração do Trabalho de Graduação em grupo, com base em diretrizes institucionais, segundo o Regulamento do Trabalho de Graduação dos cursos de Engenharia da Universidade São Francisco.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0002-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ALGORITMOS COMPUTACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Tipos de dados. Operadores e expressões. Entrada e saída de dados. Comandos de controle de fluxo: decisões e repetições.  Estrutura de dados homogêneos (Vetores e matrizes). Modularização de programas (subprogramas). Implementação de algoritmos usando uma linguagem de programação de alto nível.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno dos cursos de engenharia a capacidade de solucionar problemas através de linguagem algorítmica e, com este objetivo, familiarizá-lo, em sua atuação acadêmica e profissional, com uma linguagem de programação de alto nível, aplicando-a em suas práticas científicas e tecnológicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Intervalos e desigualdades. Funções reais de uma variável real. Funções reais de várias variáveis reais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, intervalos e desigualdades, funções de uma e de várias variáveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Grandezas Físicas. Sistemas de Unidades. Força e Leis de Newton. Movimento em uma e duas dimensões. Quantidade de movimento. Trabalho e Energia. Temperatura e Calor.
OBJETIVO: Apresentar as leis e conceitos básicos da Física, bem como o formalismo descritivo próprio desta ciência. Desenvolver conceitos fundamentais para o entendimento dos diversos fenômenos ligados ao curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES EM ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Histórico, atividades e perspectivas da Engenharia. Campo de atuação do Engenheiro. A Interdisciplinaridade e as relações da Engenharia com a tecnologia e sociedade. Ética, responsabilidade civil e exercício profissional do engenheiro. Temas atuais na área de Engenharia.
OBJETIVO: Apresentar aos estudantes as diversas modalidades da Engenharia, suas especificidades e a inter-relação entre elas, bem como as responsabilidades do Engenheiro perante a sociedade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos essenciais de estrutura da matéria e reações químicas. Ligações químicas. Reações químicas e síntese. Estequiometria. Soluções químicas. Introdução à ciência dos materiais.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos subsídios para interpretar fenômenos físicos e químicos e as propriedades dos materiais, buscando estabelecer relações entre o nível macroscópico e microscópico do conhecimento químico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

CÁLCULO DIFERENCIAL | 72.0 h

EMENTA: Funções reais de uma variável real: Limites, Derivadas e Aplicações. Funções reais de várias variáveis reais: Derivadas parciais; Derivadas direcionais; Máximos e mínimos. Aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de cálculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO AUXILIADO POR COMPUTADOR | 72.0 h

EMENTA: Normas e convenções. Projeções ortogonais. cortes e seções. Elementos básicos de máquinas. Desenho de conjunto. Confecção de desenhos utilizando recursos computacionais.
OBJETIVO: Desenvolver nos alunos a capacidade de ler e interpretar desenhos técnicos e utilizar a representação gráfica como forma de expressão, utilizando-se para isto desenhos de esboço e recursos computacionais. Familiarizar os alunos com a utilização de normas, especialmente as da ABNT.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: Variáveis. Organização de dados. Representação. Distribuição de frequência. Medidas de posição e de variabilidade. Probabilidade. Amostragem e estimação. Testes de confiança. Regressão e correlação.
OBJETIVO: Desenvolver conceitos básicos de Estatística necessários para a realização de coleta e análise multivariada de dados em diversas áreas de conhecimento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA INORGÂNICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Ácidos e bases de Lewis. Química de coordenação. Noções de catálise. Os elementos químicos e suas aplicações.
OBJETIVO: Conhecer as propriedades periódicas dos elementos. Escrever fórmulas de Lewis e estruturas para espécie covalentes. Identificar espécies que atuam como ácidos e bases de Lewis com base nas ligações químicas. Conhecer a nomenclatura, principais reações, princípios de formação e ligações em espécies covalentes e complexas dos elementos químicos mais importantes. Identificar as bases moleculares da catálise homogênea e heterogênea.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

CÁLCULO INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Integrais e Aplicações. Coordenadas polares, cilíndricas e esféricas. Integrais múltiplas e aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de calculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA EXPERIMENTAL | 36.0 h

EMENTA: Técnicas básicas de laboratório químico. Aspectos experimentais de estequiometria, equilíbrio químico, termodinâmica, cinética química e eletroquímica.
OBJETIVO: Introdução ao uso adequado dos materiais de laboratório Aplicação de conceitos adquiridos na parte teórica de experimentos. Descrição e interpretação de resultados

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA ORGÂNICA FUNDAMENTAL | 108.0 h

EMENTA: Natureza dos compostos orgânicos. Teorias ácido-base. Estudo das funções orgânicas. Relação entre estrutura e propriedades dos compostos orgânicos. Principais métodos de obtenção, reações e mecanismos de reações de compostos orgânicos. Estereoquímica e análise conformacional. Polímeros. Espectroscopia no infravermelho.
OBJETIVO: Introduzir os conceitos teóricos fundamentais da Química Orgânica, através do estudo da estrutura síntese e reatividade das principais funções orgânicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VETORES E ÁLGEBRA LINEAR | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e Sistemas Lineares. Vetores. Operações com vetores. Distância, norma e ângulo. Produtos escalar e vetorial. Espaços vetoriais. Subespaços. Base e dimensão. Transformações lineares. Autovalores e autovetores.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores no Rn; de resolução e discussão de sistemas lineares; de identificação de espaços e subespaços vetoriais, de transformações lineares, de operadores lineares e mudança de base de um operador linear; de identificação de autovalores e autovetores de operadores lineares e diagonalizaçao de matrizes de operadores lineares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

BIOENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Bioengenharia. Elementos de microbiologia, genética de microrganismos e aspectos básicos da engenharia genética. Processo biotecnológico industrial genérico. Esterilização. Biorreatores e processos fermentativos de interesse industrial. Separação e recuperação de produtos biotecnológicos
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos para a compreensão e projeto de processos bioquímicos industriais, em seus aspectos de controle do processo e ampliação de escala.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO AVANÇADO | 72.0 h

EMENTA: Sequências e séries numéricas e de funções. Equações diferenciais ordinárias. Transformadas de Laplace. Equações diferenciais parciais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem sequências e séries numéricas e de funções, equações diferenciais ordinárias. Transformadas de Laplace e equações diferenciais parciais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: 1ª lei da termodinâmica. Máquinas térmicas e Sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica. Os mecanismos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Elementos de escoamentos de fluidos. A equação de Bernoulli.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos da Termodinâmica e dos Fenômenos de Transporte dando ênfase aos aspectos conceituais. Apresentar aplicações em diferentes áreas da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Trabalho e energia no campo magnético.
OBJETIVO: Apresentar os princípios elementares que regem os fenômenos da eletricidade e do magnetismo pela abordagem clássica e desenvolver os conceitos fundamentais sobre os fenômenos elétricos e magnéticos em Engenharia, estimulando o raciocínio investigativo do aluno.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento sustentável: contextualização histórica e influências da globalização. Inovações e soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente. Políticas econômicas de carbono. Planejamento estratégico e as dinâmicas para o desenvolvimento sustentável. Impactos da globalização.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a análise e compreensão das relações entre o ambiente natural, o desenvolvimento tecnológico sustentável e as influências da globalização em nível local, regional e global.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

CÁLCULO NUMÉRICO E COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Erros: arredondamento, truncamento e propagação. Zeros de uma função: equações algébricas e transcendentes. Sistemas de equações lineares: métodos diretos e iterativos. Integração numérica. Interpolação. Método da regressão: linear, exponencial e parabólica. Equações diferenciais ordinárias lineares. Diagrama de simulação.
OBJETIVO: Conceituar problemas matemáticos com soluções numéricas. Apresentar e desenvolver técnicas especiais para resolver problemas que não admitem solução analítica. Habilitar o aluno para a aplicação de métodos numéricos em problemas de Engenharia usando computadores digitais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁTICA E PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Equilíbrio de ponto material e dos corpos rígidos no plano. Treliças. Forças em vigas. Propriedades das figuras planas. Conceitos de tensão e deformação. Carregamento axial.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos da mecânica para a solução de problemas de estática do ponto material e de corpos rígidos no plano, determinação de forças em vigas e cálculo de forças em barras de treliças planas. Introduzir os conceitos iniciais de tensão e deformação, destacando os problemas de carregamento axial. Apresentar os conceitos necessários para calcular as propriedades de seções transversais planas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS APLICADOS EM ENGENHARIA QUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Elementos da ciência dos materiais. Estrutura, propriedades e comportamento dos materiais metálicos, poliméricos e cerâmicos. Ensaios de materiais. Aspectos gerais da deterioração de materiais em serviço. Tecnologia dos materiais e tratamentos de proteção. Materiais avançados.
OBJETIVO: Estimular a correlação entre estrutura, propriedades e aplicações dos materiais visando a capacitação para a seleção de materiais para indústria química.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA MECÂNICA | 72.0 h

EMENTA: Tolerâncias e ajustes. Acabamento superficial. Metrologia. Normas técnicas. Cotação funcional e de fabricação. Análise de dimensões. Controle e qualidade.
OBJETIVO: Proporcionar aos estudantes uma visão acerca da terminologia e linguagem utilizadas nos diversos setores industriais, capacitando-os em relação às normas e padrões de qualidade e conformidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMODINÂMICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos. Propriedades das substâncias puras. Tabelas de propriedades termodinâmicas. Diagramas T-v e P-v. Calor e trabalho. 1ª lei da termodinâmica para sistemas abertos e sistemas fechados. Máquinas térmicas e sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos básicos da termodinâmica de forma rigorosa. Aplicar a primeira lei para variados sistemas de interesse para a engenharia. Desenvolver no aluno a habilidade para realizar balanços de energia. Apresentar a segunda lei visando sua aplicação em máquinas térmicas e sistemas de refrigeração.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

MECÂNICA DOS FLUIDOS | 72.0 h

EMENTA: As equações da conservação da massa, da quantidade de movimento e da conservação da energia para volumes de controle finitos. Análise dimensional e semelhança. Escoamento de fluidos incompressíveis em condutos forçados. Bombas e instalações de bombeamento.
OBJETIVO: Aprimorar a habilidade do aluno na aplicação dos elementos de mecânica dos fluidos na análise de escoamentos variados de interesse para a engenharia mecânica, com ênfase em instalações de bombeamento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Princípios de análise química qualitativa e quantitativa por métodos clássicos e instrumentais. Amostragem e tratamento de amostras. Controle de qualidade na indústria química: matérias primas, produtos intermediários e produtos acabados. Análise de produtos industriais inorgânicos e orgânicos. Análise de produtos da indústria de alimentos. Análises aplicadas à química legal. Métodos instrumentais de análise. Exame químico de substâncias tóxicas.
OBJETIVO: Estudo e avaliação de conceitos de equilíbrio químico envolvidos na quantificação de espécies químicas bem como das etapas necessárias para a realização de uma análise química por métodos clássicos e instrumentais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Métodos analíticos qualitativos para íons usuais. Ensaios de determinação quantitativa clássica. Análise gravimétrica. Colóides. Volumetria: indicadores e curvas de titulação, aplicações, análises volumétricas. Análise Instrumental.
OBJETIVO: Relacionar as informações, conceitos e teorias aplicadas à analise química. Identificar problemas essenciais, níveis de complexidade e simplificações. Realizar análises básicas qualitativas, quantitativas e instrumentais. Realizar trabalhos em equipe.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA | 72.0 h

EMENTA: Noções sobre planejamento, Qualidade e Produtividade, Gestão de Processos, Gestão de Sistema Integrado - SGI (conceitos), normas ISO – 9001; ISO – 14001 e OHSAS 18001 e AS 8000. Requisitos comuns em todas as normas e o que pode ser integrado. Como integrar estes requisitos e implementá-los em uma organização. Identificação, documentação e priorização dos riscos, controles e melhorias.
OBJETIVO: Proporcionar aos profissionais uma visão geral dos requisitos das normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, OHSAS 18001 e AS 8000. Promover a compreensão de como o conjunto destes requisitos podem ser integrado e adquirir os conhecimentos necessários para implementar e manter um sistema de gestão integrado eficaz.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA | 72.0 h

EMENTA: Os três mecanismos de transferência de calor. Resistências térmicas e analogia elétrica. Superfícies estendidas. Convecção em escoamentos externos. A obtenção de correlações para o número de Nusselt. Convecção em escoamentos internos. Trocadores de calor.
OBJETIVO: Aprimorar a capacidade do aluno de visualizar processos de transferência de calor e de realizar balanços de energia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS E SEGURANÇA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos sobre instalações industriais. Unidades típicas de instalações industriais. Elementos de construção, tubulações e equipamentos da indústria química. Segurança industrial. Proteção contra incêndios. Higiene do trabalho. Engenharia de ventilação industrial. Normatização e Legislação. Análise de riscos de processo e operação.
OBJETIVO: Mostrar aos alunos aspectos de uma instalação industrial. Conhecer os diversos tipos de tubulações (materiais, conexões, ligações, etc.) e suas disposições na indústria. Enfatizar os aspectos de segurança numa instalação industrial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LABORATÓRIO DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS | 72.0 h

EMENTA: Experiências de caráter multidisciplinar, envolvendo programação, montagem, medidas e interpretação de resultados relacionados à termodinâmica, transferência de momentum, operações unitárias e materiais.
OBJETIVO: Realização de experimentos para a aplicação e verificação de conceitos estudados na disciplina de Operações Unitárias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPERAÇÕES UNITÁRIAS | 72.0 h

EMENTA: Tratamento e separação de sólidos. Filtração. Sedimentação. Centrifugação. Agitação e mistura. Destilação. Extração. Lixiviação. Absorção e adsorção. Operações em estágios e colunas de recheio. Secagem.
OBJETIVO: Identificar as diferentes Operações Unitárias presentes no tratamento e separação de sólidos, suas particularidades e características próprias, e aplicar os procedimentos de cálculo relacionados ao seu dimensionamento e/ou com a análise de situações operacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS TÉRMICOS | 72.0 h

EMENTA: Reversibilidade e irreversibilidade. A desigualdade de Clausius e entropia. Ciclos de potência a vapor. Gases perfeitos. Ciclos de potência a gás. Ciclos de refrigeração por compressão de vapor.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno a habilidade de analisar ciclos de potência e de refrigeração fazendo uso dos conceitos de reversibilidade, irreversibilidade e geração de entropia, dando atenção principalmente à eficiência dos ciclos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

CINÉTICA QUÍMICA E REATORES | 72.0 h

EMENTA: Cinética química. Cinética das reações homogêneas. Teoria da cinética de reações elementares em fase gasosa e líquida. Reações complexas. Catálise homogênea. Adsorção e catálise heterogênea. Introdução ao projeto de reatores. Interpretação de resultados obtidos em reator descontínuo. Análise individual de reatores ideais. Projeto de reatores para reações simples e múltiplas. Efeitos de temperatura e pressão.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos em cinética de reações visando o cálculo de reatores, bem como a caracterização dos diversos tipos de reatores utilizados na indústria química.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA QUÍMICA | 232.0 h

EMENTA: Exercício profissional dentro das áreas afins da Engenharia Química.
OBJETIVO: O Estágio Supervisionado tem como objetivo a supervisão do exercício profissional em Instituições Públicas ou Privadas, no qual o estudante aplica os conhecimentos teóricos adquiridos na instituição de ensino, mediante o cumprimento de programa previamente aprovado pelo Supervisor de Estágio.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS INDUSTRIAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E RESÍDUOS INDUSTRIAIS | 72.0 h

EMENTA: Minimização de resíduos, prevenção de poluição e tecnologias limpas. Hierarquias de gerenciamento de resíduos, alterações em: matérias primas, processos e produtos, redução na fonte e reciclagem. Metodologia de projetos, ligações com sistemas de gerenciamento ambiental. Cálculo de resíduos, balanço de massa e energia. Utilização limpa e eficiente da energia. Resíduos Industriais: Legislação nacional e internacional. Tipologia dos resíduos por atividade industrial. Caracterização e classificação dos resíduos sólidos. Amostragem, coleta, transporte e armazenamento. Processos de tratamento e disposição final. Aterros, aterros industriais e incineradores. Reciclagem e re-uso. A nova lei dos resíduos sólidos.
OBJETIVO: Fornecer subsídios, conceitos e técnicas necessárias ao planejamento e controle de processos das indústrias, bem como dos resíduos residenciais, visando a redução e disposição adequada dos resíduos gerados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ENGENHARIA ECONÔMICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de engenharia econômica e de matemática financeira. Métodos de análise de investimento. Análise sob condições de risco e incerteza. Desenvolvimento econômico sustentável.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos básicos sobre a engenharia econômica e fornecer fundamentos para a tomada de decisão sob os aspectos econômico e financeiro.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LABORATÓRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Experimentos em cinética e reatores, processos bioquímicos e ambientais e controle de processos.
OBJETIVO: Experiências de caráter interdisciplinar envolvendo programação, montagem, medidas e interpretação de resultados, nos domínios das reações químicas e reatores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFÍCO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para desenvolvimento do projeto de trabalho de graduação. Pesquisa bibliográfica. Métodos e técnicas de pesquisa.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de empregar a metodologia científica para a solução de problemas de engenharia e para a prospecção de tema e elaboração do Trabalho de Graduação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REATORES QUÍMICOS | 72.0 h

EMENTA: Reatores químicos. Reatores químicos de comportamento ideal. Desvios do comportamento ideal. Introdução aos sistemas heterogêneos de reações. Distribuição de tempos de resistência. Modelo de reatores reais. Sistema sólido-fluido não catalítico. Fundamentos da catálise. Sistema sólido-fluido catalíticos. Reatores e leito fixo, fluidizado e de lama.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos em reatores reais, bem como a caracterização dos diversos tipos de reatores utilizados na indústria química.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMODINÂMICA PARA ENGENHARIA QUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Grandezas termodinâmicas de substâncias reais. Princípio dos estados correspondentes. Relações PVT. Sistemas heterogêneos de um componente. Sistemas multicomponentes ideais e não ideais. Equilíbrio de fases. Equilíbrio químico.
OBJETIVO: Estudo da termodinâmica relacionada aos problemas específicos encontrados na prática de Engenharia Química.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

CONTROLE DE PROCESSOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao controle de processos. Malha aberta e malha fechada. Modelos de sistemas dinâmicos. Resposta dinâmica. Transformada de Laplace e resposta temporal. Propriedades básicas de sistemas realimentados. Comportamento em regime permanente, estabilidade e estudo de casos. Controladores industriais, controladores P, PI e PID.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno ferramentas para entender e controlar processos de indústrias químicas. Aplicação de conceitos e propriedades dos processos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE PROJETOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao Gerenciamento de Projetos (Conceitos Básicos, Histórico e Benefícios). Fases e Ciclo de Vida de Projetos; Papel do Gerente de Projetos; O PMI (Project Management Institute). Os Processos de Gestão de Projetos segundo o PMBOK. Ferramentas computacionais de apoio ao projeto.
OBJETIVO: Entender a importância e a utilidade do gerenciamento de projetos e diferenciar suas etapas. Conhecer, avaliar e utilizar os principais instrumentos para o gerenciamento de projetos em qualquer tipo de organização.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE GRADUAÇÃO | 180.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Graduação na área de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: Orientar e supervisionar a elaboração do Trabalho de Graduação em grupo, com base em diretrizes institucionais, segundo o Regulamento do Trabalho de Graduação dos cursos de Engenharia da Universidade São Francisco.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: MATUTINO Currículo: 0001-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ALGORITMOS COMPUTACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Tipos de dados. Operadores e expressões. Entrada e saída de dados. Comandos de controle de fluxo: decisões e repetições.  Estrutura de dados homogêneos (Vetores e matrizes). Modularização de programas (subprogramas). Implementação de algoritmos usando uma linguagem de programação de alto nível.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno dos cursos de engenharia a capacidade de solucionar problemas através de linguagem algorítmica e, com este objetivo, familiarizá-lo, em sua atuação acadêmica e profissional, com uma linguagem de programação de alto nível, aplicando-a em suas práticas científicas e tecnológicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Intervalos e desigualdades. Funções reais de uma variável real. Funções reais de várias variáveis reais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, intervalos e desigualdades, funções de uma e de várias variáveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Grandezas Físicas. Sistemas de Unidades. Força e Leis de Newton. Movimento em uma e duas dimensões. Quantidade de movimento. Trabalho e Energia. Temperatura e Calor.
OBJETIVO: Apresentar as leis e conceitos básicos da Física, bem como o formalismo descritivo próprio desta ciência. Desenvolver conceitos fundamentais para o entendimento dos diversos fenômenos ligados ao curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES EM ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Histórico, atividades e perspectivas da Engenharia. Campo de atuação do Engenheiro. A Interdisciplinaridade e as relações da Engenharia com a tecnologia e sociedade. Ética, responsabilidade civil e exercício profissional do engenheiro. Temas atuais na área de Engenharia.
OBJETIVO: Apresentar aos estudantes as diversas modalidades da Engenharia, suas especificidades e a inter-relação entre elas, bem como as responsabilidades do Engenheiro perante a sociedade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos essenciais de estrutura da matéria e reações químicas. Ligações químicas. Reações químicas e síntese. Estequiometria. Soluções químicas. Introdução à ciência dos materiais.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos subsídios para interpretar fenômenos físicos e químicos e as propriedades dos materiais, buscando estabelecer relações entre o nível macroscópico e microscópico do conhecimento químico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

CÁLCULO DIFERENCIAL | 72.0 h

EMENTA: Funções reais de uma variável real: Limites, Derivadas e Aplicações. Funções reais de várias variáveis reais: Derivadas parciais; Derivadas direcionais; Máximos e mínimos. Aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de cálculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO AUXILIADO POR COMPUTADOR | 72.0 h

EMENTA: Normas e convenções. Projeções ortogonais. cortes e seções. Elementos básicos de máquinas. Desenho de conjunto. Confecção de desenhos utilizando recursos computacionais.
OBJETIVO: Desenvolver nos alunos a capacidade de ler e interpretar desenhos técnicos e utilizar a representação gráfica como forma de expressão, utilizando-se para isto desenhos de esboço e recursos computacionais. Familiarizar os alunos com a utilização de normas, especialmente as da ABNT.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: Variáveis. Organização de dados. Representação. Distribuição de frequência. Medidas de posição e de variabilidade. Probabilidade. Amostragem e estimação. Testes de confiança. Regressão e correlação.
OBJETIVO: Desenvolver conceitos básicos de Estatística necessários para a realização de coleta e análise multivariada de dados em diversas áreas de conhecimento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA INORGÂNICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Ácidos e bases de Lewis. Química de coordenação. Noções de catálise. Os elementos químicos e suas aplicações.
OBJETIVO: Conhecer as propriedades periódicas dos elementos. Escrever fórmulas de Lewis e estruturas para espécie covalentes. Identificar espécies que atuam como ácidos e bases de Lewis com base nas ligações químicas. Conhecer a nomenclatura, principais reações, princípios de formação e ligações em espécies covalentes e complexas dos elementos químicos mais importantes. Identificar as bases moleculares da catálise homogênea e heterogênea.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

CÁLCULO INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Integrais e Aplicações. Coordenadas polares, cilíndricas e esféricas. Integrais múltiplas e aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de calculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA EXPERIMENTAL | 36.0 h

EMENTA: Técnicas básicas de laboratório químico. Aspectos experimentais de estequiometria, equilíbrio químico, termodinâmica, cinética química e eletroquímica.
OBJETIVO: Introdução ao uso adequado dos materiais de laboratório Aplicação de conceitos adquiridos na parte teórica de experimentos. Descrição e interpretação de resultados

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA ORGÂNICA FUNDAMENTAL | 108.0 h

EMENTA: Natureza dos compostos orgânicos. Teorias ácido-base. Estudo das funções orgânicas. Relação entre estrutura e propriedades dos compostos orgânicos. Principais métodos de obtenção, reações e mecanismos de reações de compostos orgânicos. Estereoquímica e análise conformacional. Polímeros. Espectroscopia no infravermelho.
OBJETIVO: Introduzir os conceitos teóricos fundamentais da Química Orgânica, através do estudo da estrutura síntese e reatividade das principais funções orgânicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VETORES E ÁLGEBRA LINEAR | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e Sistemas Lineares. Vetores. Operações com vetores. Distância, norma e ângulo. Produtos escalar e vetorial. Espaços vetoriais. Subespaços. Base e dimensão. Transformações lineares. Autovalores e autovetores.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores no Rn; de resolução e discussão de sistemas lineares; de identificação de espaços e subespaços vetoriais, de transformações lineares, de operadores lineares e mudança de base de um operador linear; de identificação de autovalores e autovetores de operadores lineares e diagonalizaçao de matrizes de operadores lineares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

BIOENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Bioengenharia. Elementos de microbiologia, genética de microrganismos e aspectos básicos da engenharia genética. Processo biotecnológico industrial genérico. Esterilização. Biorreatores e processos fermentativos de interesse industrial. Separação e recuperação de produtos biotecnológicos
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos para a compreensão e projeto de processos bioquímicos industriais, em seus aspectos de controle do processo e ampliação de escala.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO AVANÇADO | 72.0 h

EMENTA: Sequências e séries numéricas e de funções. Equações diferenciais ordinárias. Transformadas de Laplace. Equações diferenciais parciais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem sequências e séries numéricas e de funções, equações diferenciais ordinárias. Transformadas de Laplace e equações diferenciais parciais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: 1ª lei da termodinâmica. Máquinas térmicas e Sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica. Os mecanismos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Elementos de escoamentos de fluidos. A equação de Bernoulli.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos da Termodinâmica e dos Fenômenos de Transporte dando ênfase aos aspectos conceituais. Apresentar aplicações em diferentes áreas da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Trabalho e energia no campo magnético.
OBJETIVO: Apresentar os princípios elementares que regem os fenômenos da eletricidade e do magnetismo pela abordagem clássica e desenvolver os conceitos fundamentais sobre os fenômenos elétricos e magnéticos em Engenharia, estimulando o raciocínio investigativo do aluno.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento sustentável: contextualização histórica e influências da globalização. Inovações e soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente. Políticas econômicas de carbono. Planejamento estratégico e as dinâmicas para o desenvolvimento sustentável. Impactos da globalização.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a análise e compreensão das relações entre o ambiente natural, o desenvolvimento tecnológico sustentável e as influências da globalização em nível local, regional e global.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

CÁLCULO NUMÉRICO E COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Erros: arredondamento, truncamento e propagação. Zeros de uma função: equações algébricas e transcendentes. Sistemas de equações lineares: métodos diretos e iterativos. Integração numérica. Interpolação. Método da regressão: linear, exponencial e parabólica. Equações diferenciais ordinárias lineares. Diagrama de simulação.
OBJETIVO: Conceituar problemas matemáticos com soluções numéricas. Apresentar e desenvolver técnicas especiais para resolver problemas que não admitem solução analítica. Habilitar o aluno para a aplicação de métodos numéricos em problemas de Engenharia usando computadores digitais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁTICA E PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Equilíbrio de ponto material e dos corpos rígidos no plano. Treliças. Forças em vigas. Propriedades das figuras planas. Conceitos de tensão e deformação. Carregamento axial.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos da mecânica para a solução de problemas de estática do ponto material e de corpos rígidos no plano, determinação de forças em vigas e cálculo de forças em barras de treliças planas. Introduzir os conceitos iniciais de tensão e deformação, destacando os problemas de carregamento axial. Apresentar os conceitos necessários para calcular as propriedades de seções transversais planas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS APLICADOS EM ENGENHARIA QUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Elementos da ciência dos materiais. Estrutura, propriedades e comportamento dos materiais metálicos, poliméricos e cerâmicos. Ensaios de materiais. Aspectos gerais da deterioração de materiais em serviço. Tecnologia dos materiais e tratamentos de proteção. Materiais avançados.
OBJETIVO: Estimular a correlação entre estrutura, propriedades e aplicações dos materiais visando a capacitação para a seleção de materiais para indústria química.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA MECÂNICA | 72.0 h

EMENTA: Tolerâncias e ajustes. Acabamento superficial. Metrologia. Normas técnicas. Cotação funcional e de fabricação. Análise de dimensões. Controle e qualidade.
OBJETIVO: Proporcionar aos estudantes uma visão acerca da terminologia e linguagem utilizadas nos diversos setores industriais, capacitando-os em relação às normas e padrões de qualidade e conformidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMODINÂMICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos. Propriedades das substâncias puras. Tabelas de propriedades termodinâmicas. Diagramas T-v e P-v. Calor e trabalho. 1ª lei da termodinâmica para sistemas abertos e sistemas fechados. Máquinas térmicas e sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos básicos da termodinâmica de forma rigorosa. Aplicar a primeira lei para variados sistemas de interesse para a engenharia. Desenvolver no aluno a habilidade para realizar balanços de energia. Apresentar a segunda lei visando sua aplicação em máquinas térmicas e sistemas de refrigeração.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

MECÂNICA DOS FLUIDOS | 72.0 h

EMENTA: As equações da conservação da massa, da quantidade de movimento e da conservação da energia para volumes de controle finitos. Análise dimensional e semelhança. Escoamento de fluidos incompressíveis em condutos forçados. Bombas e instalações de bombeamento.
OBJETIVO: Aprimorar a habilidade do aluno na aplicação dos elementos de mecânica dos fluidos na análise de escoamentos variados de interesse para a engenharia mecânica, com ênfase em instalações de bombeamento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Princípios de análise química qualitativa e quantitativa por métodos clássicos e instrumentais. Amostragem e tratamento de amostras. Controle de qualidade na indústria química: matérias primas, produtos intermediários e produtos acabados. Análise de produtos industriais inorgânicos e orgânicos. Análise de produtos da indústria de alimentos. Análises aplicadas à química legal. Métodos instrumentais de análise. Exame químico de substâncias tóxicas.
OBJETIVO: Estudo e avaliação de conceitos de equilíbrio químico envolvidos na quantificação de espécies químicas bem como das etapas necessárias para a realização de uma análise química por métodos clássicos e instrumentais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Métodos analíticos qualitativos para íons usuais. Ensaios de determinação quantitativa clássica. Análise gravimétrica. Colóides. Volumetria: indicadores e curvas de titulação, aplicações, análises volumétricas. Análise Instrumental.
OBJETIVO: Relacionar as informações, conceitos e teorias aplicadas à analise química. Identificar problemas essenciais, níveis de complexidade e simplificações. Realizar análises básicas qualitativas, quantitativas e instrumentais. Realizar trabalhos em equipe.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA | 72.0 h

EMENTA: Noções sobre planejamento, Qualidade e Produtividade, Gestão de Processos, Gestão de Sistema Integrado - SGI (conceitos), normas ISO – 9001; ISO – 14001 e OHSAS 18001 e AS 8000. Requisitos comuns em todas as normas e o que pode ser integrado. Como integrar estes requisitos e implementá-los em uma organização. Identificação, documentação e priorização dos riscos, controles e melhorias.
OBJETIVO: Proporcionar aos profissionais uma visão geral dos requisitos das normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, OHSAS 18001 e AS 8000. Promover a compreensão de como o conjunto destes requisitos podem ser integrado e adquirir os conhecimentos necessários para implementar e manter um sistema de gestão integrado eficaz.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA | 72.0 h

EMENTA: Os três mecanismos de transferência de calor. Resistências térmicas e analogia elétrica. Superfícies estendidas. Convecção em escoamentos externos. A obtenção de correlações para o número de Nusselt. Convecção em escoamentos internos. Trocadores de calor.
OBJETIVO: Aprimorar a capacidade do aluno de visualizar processos de transferência de calor e de realizar balanços de energia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS E SEGURANÇA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos sobre instalações industriais. Unidades típicas de instalações industriais. Elementos de construção, tubulações e equipamentos da indústria química. Segurança industrial. Proteção contra incêndios. Higiene do trabalho. Engenharia de ventilação industrial. Normatização e Legislação. Análise de riscos de processo e operação.
OBJETIVO: Mostrar aos alunos aspectos de uma instalação industrial. Conhecer os diversos tipos de tubulações (materiais, conexões, ligações, etc.) e suas disposições na indústria. Enfatizar os aspectos de segurança numa instalação industrial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LABORATÓRIO DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS | 72.0 h

EMENTA: Experiências de caráter multidisciplinar, envolvendo programação, montagem, medidas e interpretação de resultados relacionados à termodinâmica, transferência de momentum, operações unitárias e materiais.
OBJETIVO: Realização de experimentos para a aplicação e verificação de conceitos estudados na disciplina de Operações Unitárias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPERAÇÕES UNITÁRIAS | 72.0 h

EMENTA: Tratamento e separação de sólidos. Filtração. Sedimentação. Centrifugação. Agitação e mistura. Destilação. Extração. Lixiviação. Absorção e adsorção. Operações em estágios e colunas de recheio. Secagem.
OBJETIVO: Identificar as diferentes Operações Unitárias presentes no tratamento e separação de sólidos, suas particularidades e características próprias, e aplicar os procedimentos de cálculo relacionados ao seu dimensionamento e/ou com a análise de situações operacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS TÉRMICOS | 108.0 h

EMENTA: Reversibilidade e irreversibilidade. A desigualdade de Clausius e entropia. Ciclos de potência a vapor. Gases perfeitos. Ciclos de potência a gás. Ciclos de refrigeração por compressão de vapor.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno a habilidade de analisar ciclos de potência e de refrigeração fazendo uso dos conceitos de reversibilidade, irreversibilidade e geração de entropia, dando atenção principalmente à eficiência dos ciclos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

CINÉTICA QUÍMICA E REATORES | 72.0 h

EMENTA: Cinética química. Cinética das reações homogêneas. Teoria da cinética de reações elementares em fase gasosa e líquida. Reações complexas. Catálise homogênea. Adsorção e catálise heterogênea. Introdução ao projeto de reatores. Interpretação de resultados obtidos em reator descontínuo. Análise individual de reatores ideais. Projeto de reatores para reações simples e múltiplas. Efeitos de temperatura e pressão.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos em cinética de reações visando o cálculo de reatores, bem como a caracterização dos diversos tipos de reatores utilizados na indústria química.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA QUÍMICA | 232.0 h

EMENTA: Exercício profissional dentro das áreas afins da Engenharia Química.
OBJETIVO: O Estágio Supervisionado tem como objetivo a supervisão do exercício profissional em Instituições Públicas ou Privadas, no qual o estudante aplica os conhecimentos teóricos adquiridos na instituição de ensino, mediante o cumprimento de programa previamente aprovado pelo Supervisor de Estágio.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS INDUSTRIAIS | 144.0 h

EMENTA: Introdução aos processos químicos industriais. Indústrias de compostos inorgânicos. Produtos metalúrgicos. Petróleo. Carboquímica e alcoolquímica. Polímeros. Produtos Naturais. Sabões e detergentes. Processos bioquímicos. Visitas Técnicas.
OBJETIVO: Apresentar os principais processos industriais, orgânicos e inorgânicos, no intuito de desenvolver uma visão sistêmica da indústria química.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E RESÍDUOS INDUSTRIAIS | 72.0 h

EMENTA: Minimização de resíduos, prevenção de poluição e tecnologias limpas. Hierarquias de gerenciamento de resíduos, alterações em: matérias primas, processos e produtos, redução na fonte e reciclagem. Metodologia de projetos, ligações com sistemas de gerenciamento ambiental. Cálculo de resíduos, balanço de massa e energia. Utilização limpa e eficiente da energia. Resíduos Industriais: Legislação nacional e internacional. Tipologia dos resíduos por atividade industrial. Caracterização e classificação dos resíduos sólidos. Amostragem, coleta, transporte e armazenamento. Processos de tratamento e disposição final. Aterros, aterros industriais e incineradores. Reciclagem e re-uso. A nova lei dos resíduos sólidos.
OBJETIVO: Fornecer subsídios, conceitos e técnicas necessárias ao planejamento e controle de processos das indústrias, bem como dos resíduos residenciais, visando a redução e disposição adequada dos resíduos gerados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ENGENHARIA ECONÔMICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de engenharia econômica e de matemática financeira. Métodos de análise de investimento. Análise sob condições de risco e incerteza. Desenvolvimento econômico sustentável.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos básicos sobre a engenharia econômica e fornecer fundamentos para a tomada de decisão sob os aspectos econômico e financeiro.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LABORATÓRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Experimentos em cinética e reatores, processos bioquímicos e ambientais e controle de processos.
OBJETIVO: Experiências de caráter interdisciplinar envolvendo programação, montagem, medidas e interpretação de resultados, nos domínios das reações químicas e reatores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 36.0 h

EMENTA: Pesquisa Bibliográfica. Ciência e Tecnologia. Métodos científicos. Técnicas de pesquisa. Trabalhos acadêmicos.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de empregar a metodologia científica para a solução de problemas de engenharia e para a prospecção de tema e elaboração do Trabalho de Graduação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REATORES QUÍMICOS | 72.0 h

EMENTA: Reatores químicos. Reatores químicos de comportamento ideal. Desvios do comportamento ideal. Introdução aos sistemas heterogêneos de reações. Distribuição de tempos de resistência. Modelo de reatores reais. Sistema sólido-fluido não catalítico. Fundamentos da catálise. Sistema sólido-fluido catalíticos. Reatores e leito fixo, fluidizado e de lama.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos em reatores reais, bem como a caracterização dos diversos tipos de reatores utilizados na indústria química.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS MECÂNICOS | 108.0 h

EMENTA: Atuadores, válvulas, sensores e demais componentes pneumáticos e hidráulicos. Dimensionamento de bombas, compressores, cilindros e válvulas. Controladores Lógicos Programáveis: recursos de hardware, software e configurações. Integração entre CLPs e circuitos hidráulicos e pneumáticos. Linguagens de programação de CLPs. Projeto e aplicações.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a projetar e analisar circuitos pneumáticos e hidráulicos com ênfase em automação industrial. Desenvolver no estudante os conceitos de lógica combinacional e sequencial aplicada à automação discreta através de Controladores Lógicos Programáveis - CLP.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE PROJETOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao Gerenciamento de Projetos (Conceitos Básicos, Histórico e Benefícios). Fases e Ciclo de Vida de Projetos; Papel do Gerente de Projetos; O PMI (Project Management Institute). Os Processos de Gestão de Projetos segundo o PMBOK. Ferramentas computacionais de apoio ao projeto.
OBJETIVO: Entender a importância e a utilidade do gerenciamento de projetos e diferenciar suas etapas. Conhecer, avaliar e utilizar os principais instrumentos para o gerenciamento de projetos em qualquer tipo de organização.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA III | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE GRADUAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento de trabalhos técnicos e científicos na área de Engenharia. Condução metodológica. Condução dos temas específicos. Apresentação de trabalhos. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: Conforme estabelecido no Regulamento de Trabalho de Graduação dos cursos de Engenharia da Universidade São Francisco.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0001-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ALGORITMOS COMPUTACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Tipos de dados. Operadores e expressões. Entrada e saída de dados. Comandos de controle de fluxo: decisões e repetições.  Estrutura de dados homogêneos (Vetores e matrizes). Modularização de programas (subprogramas). Implementação de algoritmos usando uma linguagem de programação de alto nível.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno dos cursos de engenharia a capacidade de solucionar problemas através de linguagem algorítmica e, com este objetivo, familiarizá-lo, em sua atuação acadêmica e profissional, com uma linguagem de programação de alto nível, aplicando-a em suas práticas científicas e tecnológicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Intervalos e desigualdades. Funções reais de uma variável real. Funções reais de várias variáveis reais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, intervalos e desigualdades, funções de uma e de várias variáveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Grandezas Físicas. Sistemas de Unidades. Força e Leis de Newton. Movimento em uma e duas dimensões. Quantidade de movimento. Trabalho e Energia. Temperatura e Calor.
OBJETIVO: Apresentar as leis e conceitos básicos da Física, bem como o formalismo descritivo próprio desta ciência. Desenvolver conceitos fundamentais para o entendimento dos diversos fenômenos ligados ao curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES EM ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Histórico, atividades e perspectivas da Engenharia. Campo de atuação do Engenheiro. A Interdisciplinaridade e as relações da Engenharia com a tecnologia e sociedade. Ética, responsabilidade civil e exercício profissional do engenheiro. Temas atuais na área de Engenharia.
OBJETIVO: Apresentar aos estudantes as diversas modalidades da Engenharia, suas especificidades e a inter-relação entre elas, bem como as responsabilidades do Engenheiro perante a sociedade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos essenciais de estrutura da matéria e reações químicas. Ligações químicas. Reações químicas e síntese. Estequiometria. Soluções químicas. Introdução à ciência dos materiais.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos subsídios para interpretar fenômenos físicos e químicos e as propriedades dos materiais, buscando estabelecer relações entre o nível macroscópico e microscópico do conhecimento químico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

CÁLCULO DIFERENCIAL | 72.0 h

EMENTA: Funções reais de uma variável real: Limites, Derivadas e Aplicações. Funções reais de várias variáveis reais: Derivadas parciais; Derivadas direcionais; Máximos e mínimos. Aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de cálculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO AUXILIADO POR COMPUTADOR | 72.0 h

EMENTA: Normas e convenções. Projeções ortogonais. cortes e seções. Elementos básicos de máquinas. Desenho de conjunto. Confecção de desenhos utilizando recursos computacionais.
OBJETIVO: Desenvolver nos alunos a capacidade de ler e interpretar desenhos técnicos e utilizar a representação gráfica como forma de expressão, utilizando-se para isto desenhos de esboço e recursos computacionais. Familiarizar os alunos com a utilização de normas, especialmente as da ABNT.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: Variáveis. Organização de dados. Representação. Distribuição de frequência. Medidas de posição e de variabilidade. Probabilidade. Amostragem e estimação. Testes de confiança. Regressão e correlação.
OBJETIVO: Desenvolver conceitos básicos de Estatística necessários para a realização de coleta e análise multivariada de dados em diversas áreas de conhecimento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA INORGÂNICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Ácidos e bases de Lewis. Química de coordenação. Noções de catálise. Os elementos químicos e suas aplicações.
OBJETIVO: Conhecer as propriedades periódicas dos elementos. Escrever fórmulas de Lewis e estruturas para espécie covalentes. Identificar espécies que atuam como ácidos e bases de Lewis com base nas ligações químicas. Conhecer a nomenclatura, principais reações, princípios de formação e ligações em espécies covalentes e complexas dos elementos químicos mais importantes. Identificar as bases moleculares da catálise homogênea e heterogênea.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

CÁLCULO INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Integrais e Aplicações. Coordenadas polares, cilíndricas e esféricas. Integrais múltiplas e aplicações.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conceitos de calculo de elementos infinitesimais a espaços n-dimensionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA EXPERIMENTAL | 36.0 h

EMENTA: Técnicas básicas de laboratório químico. Aspectos experimentais de estequiometria, equilíbrio químico, termodinâmica, cinética química e eletroquímica.
OBJETIVO: Introdução ao uso adequado dos materiais de laboratório Aplicação de conceitos adquiridos na parte teórica de experimentos. Descrição e interpretação de resultados

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA ORGÂNICA FUNDAMENTAL | 108.0 h

EMENTA: Natureza dos compostos orgânicos. Teorias ácido-base. Estudo das funções orgânicas. Relação entre estrutura e propriedades dos compostos orgânicos. Principais métodos de obtenção, reações e mecanismos de reações de compostos orgânicos. Estereoquímica e análise conformacional. Polímeros. Espectroscopia no infravermelho.
OBJETIVO: Introduzir os conceitos teóricos fundamentais da Química Orgânica, através do estudo da estrutura síntese e reatividade das principais funções orgânicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
VETORES E ÁLGEBRA LINEAR | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e Sistemas Lineares. Vetores. Operações com vetores. Distância, norma e ângulo. Produtos escalar e vetorial. Espaços vetoriais. Subespaços. Base e dimensão. Transformações lineares. Autovalores e autovetores.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores no Rn; de resolução e discussão de sistemas lineares; de identificação de espaços e subespaços vetoriais, de transformações lineares, de operadores lineares e mudança de base de um operador linear; de identificação de autovalores e autovetores de operadores lineares e diagonalizaçao de matrizes de operadores lineares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

BIOENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Bioengenharia. Elementos de microbiologia, genética de microrganismos e aspectos básicos da engenharia genética. Processo biotecnológico industrial genérico. Esterilização. Biorreatores e processos fermentativos de interesse industrial. Separação e recuperação de produtos biotecnológicos
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos para a compreensão e projeto de processos bioquímicos industriais, em seus aspectos de controle do processo e ampliação de escala.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CÁLCULO AVANÇADO | 72.0 h

EMENTA: Sequências e séries numéricas e de funções. Equações diferenciais ordinárias. Transformadas de Laplace. Equações diferenciais parciais.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem sequências e séries numéricas e de funções, equações diferenciais ordinárias. Transformadas de Laplace e equações diferenciais parciais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: 1ª lei da termodinâmica. Máquinas térmicas e Sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica. Os mecanismos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Elementos de escoamentos de fluidos. A equação de Bernoulli.
OBJETIVO: Apresentar os fundamentos da Termodinâmica e dos Fenômenos de Transporte dando ênfase aos aspectos conceituais. Apresentar aplicações em diferentes áreas da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Trabalho e energia no campo magnético.
OBJETIVO: Apresentar os princípios elementares que regem os fenômenos da eletricidade e do magnetismo pela abordagem clássica e desenvolver os conceitos fundamentais sobre os fenômenos elétricos e magnéticos em Engenharia, estimulando o raciocínio investigativo do aluno.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento sustentável: contextualização histórica e influências da globalização. Inovações e soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente. Políticas econômicas de carbono. Planejamento estratégico e as dinâmicas para o desenvolvimento sustentável. Impactos da globalização.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a análise e compreensão das relações entre o ambiente natural, o desenvolvimento tecnológico sustentável e as influências da globalização em nível local, regional e global.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

CÁLCULO NUMÉRICO E COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Erros: arredondamento, truncamento e propagação. Zeros de uma função: equações algébricas e transcendentes. Sistemas de equações lineares: métodos diretos e iterativos. Integração numérica. Interpolação. Método da regressão: linear, exponencial e parabólica. Equações diferenciais ordinárias lineares. Diagrama de simulação.
OBJETIVO: Conceituar problemas matemáticos com soluções numéricas. Apresentar e desenvolver técnicas especiais para resolver problemas que não admitem solução analítica. Habilitar o aluno para a aplicação de métodos numéricos em problemas de Engenharia usando computadores digitais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁTICA E PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Equilíbrio de ponto material e dos corpos rígidos no plano. Treliças. Forças em vigas. Propriedades das figuras planas. Conceitos de tensão e deformação. Carregamento axial.
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com os conceitos da mecânica para a solução de problemas de estática do ponto material e de corpos rígidos no plano, determinação de forças em vigas e cálculo de forças em barras de treliças planas. Introduzir os conceitos iniciais de tensão e deformação, destacando os problemas de carregamento axial. Apresentar os conceitos necessários para calcular as propriedades de seções transversais planas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS APLICADOS EM ENGENHARIA QUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Elementos da ciência dos materiais. Estrutura, propriedades e comportamento dos materiais metálicos, poliméricos e cerâmicos. Ensaios de materiais. Aspectos gerais da deterioração de materiais em serviço. Tecnologia dos materiais e tratamentos de proteção. Materiais avançados.
OBJETIVO: Estimular a correlação entre estrutura, propriedades e aplicações dos materiais visando a capacitação para a seleção de materiais para indústria química.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA MECÂNICA | 72.0 h

EMENTA: Tolerâncias e ajustes. Acabamento superficial. Metrologia. Normas técnicas. Cotação funcional e de fabricação. Análise de dimensões. Controle e qualidade.
OBJETIVO: Proporcionar aos estudantes uma visão acerca da terminologia e linguagem utilizadas nos diversos setores industriais, capacitando-os em relação às normas e padrões de qualidade e conformidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMODINÂMICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos. Propriedades das substâncias puras. Tabelas de propriedades termodinâmicas. Diagramas T-v e P-v. Calor e trabalho. 1ª lei da termodinâmica para sistemas abertos e sistemas fechados. Máquinas térmicas e sistemas de refrigeração. 2ª lei da termodinâmica.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos básicos da termodinâmica de forma rigorosa. Aplicar a primeira lei para variados sistemas de interesse para a engenharia. Desenvolver no aluno a habilidade para realizar balanços de energia. Apresentar a segunda lei visando sua aplicação em máquinas térmicas e sistemas de refrigeração.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

MECÂNICA DOS FLUIDOS | 72.0 h

EMENTA: As equações da conservação da massa, da quantidade de movimento e da conservação da energia para volumes de controle finitos. Análise dimensional e semelhança. Escoamento de fluidos incompressíveis em condutos forçados. Bombas e instalações de bombeamento.
OBJETIVO: Aprimorar a habilidade do aluno na aplicação dos elementos de mecânica dos fluidos na análise de escoamentos variados de interesse para a engenharia mecânica, com ênfase em instalações de bombeamento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Princípios de análise química qualitativa e quantitativa por métodos clássicos e instrumentais. Amostragem e tratamento de amostras. Controle de qualidade na indústria química: matérias primas, produtos intermediários e produtos acabados. Análise de produtos industriais inorgânicos e orgânicos. Análise de produtos da indústria de alimentos. Análises aplicadas à química legal. Métodos instrumentais de análise. Exame químico de substâncias tóxicas.
OBJETIVO: Estudo e avaliação de conceitos de equilíbrio químico envolvidos na quantificação de espécies químicas bem como das etapas necessárias para a realização de uma análise química por métodos clássicos e instrumentais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL | 72.0 h

EMENTA: Métodos analíticos qualitativos para íons usuais. Ensaios de determinação quantitativa clássica. Análise gravimétrica. Colóides. Volumetria: indicadores e curvas de titulação, aplicações, análises volumétricas. Análise Instrumental.
OBJETIVO: Relacionar as informações, conceitos e teorias aplicadas à analise química. Identificar problemas essenciais, níveis de complexidade e simplificações. Realizar análises básicas qualitativas, quantitativas e instrumentais. Realizar trabalhos em equipe.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA | 72.0 h

EMENTA: Noções sobre planejamento, Qualidade e Produtividade, Gestão de Processos, Gestão de Sistema Integrado - SGI (conceitos), normas ISO – 9001; ISO – 14001 e OHSAS 18001 e AS 8000. Requisitos comuns em todas as normas e o que pode ser integrado. Como integrar estes requisitos e implementá-los em uma organização. Identificação, documentação e priorização dos riscos, controles e melhorias.
OBJETIVO: Proporcionar aos profissionais uma visão geral dos requisitos das normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, OHSAS 18001 e AS 8000. Promover a compreensão de como o conjunto destes requisitos podem ser integrado e adquirir os conhecimentos necessários para implementar e manter um sistema de gestão integrado eficaz.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA | 72.0 h

EMENTA: Os três mecanismos de transferência de calor. Resistências térmicas e analogia elétrica. Superfícies estendidas. Convecção em escoamentos externos. A obtenção de correlações para o número de Nusselt. Convecção em escoamentos internos. Trocadores de calor.
OBJETIVO: Aprimorar a capacidade do aluno de visualizar processos de transferência de calor e de realizar balanços de energia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS E SEGURANÇA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos sobre instalações industriais. Unidades típicas de instalações industriais. Elementos de construção, tubulações e equipamentos da indústria química. Segurança industrial. Proteção contra incêndios. Higiene do trabalho. Engenharia de ventilação industrial. Normatização e Legislação. Análise de riscos de processo e operação.
OBJETIVO: Mostrar aos alunos aspectos de uma instalação industrial. Conhecer os diversos tipos de tubulações (materiais, conexões, ligações, etc.) e suas disposições na indústria. Enfatizar os aspectos de segurança numa instalação industrial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LABORATÓRIO DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS | 72.0 h

EMENTA: Experiências de caráter multidisciplinar, envolvendo programação, montagem, medidas e interpretação de resultados relacionados à termodinâmica, transferência de momentum, operações unitárias e materiais.
OBJETIVO: Realização de experimentos para a aplicação e verificação de conceitos estudados na disciplina de Operações Unitárias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPERAÇÕES UNITÁRIAS | 72.0 h

EMENTA: Tratamento e separação de sólidos. Filtração. Sedimentação. Centrifugação. Agitação e mistura. Destilação. Extração. Lixiviação. Absorção e adsorção. Operações em estágios e colunas de recheio. Secagem.
OBJETIVO: Identificar as diferentes Operações Unitárias presentes no tratamento e separação de sólidos, suas particularidades e características próprias, e aplicar os procedimentos de cálculo relacionados ao seu dimensionamento e/ou com a análise de situações operacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS TÉRMICOS | 108.0 h

EMENTA: Reversibilidade e irreversibilidade. A desigualdade de Clausius e entropia. Ciclos de potência a vapor. Gases perfeitos. Ciclos de potência a gás. Ciclos de refrigeração por compressão de vapor.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno a habilidade de analisar ciclos de potência e de refrigeração fazendo uso dos conceitos de reversibilidade, irreversibilidade e geração de entropia, dando atenção principalmente à eficiência dos ciclos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

CINÉTICA QUÍMICA E REATORES | 72.0 h

EMENTA: Cinética química. Cinética das reações homogêneas. Teoria da cinética de reações elementares em fase gasosa e líquida. Reações complexas. Catálise homogênea. Adsorção e catálise heterogênea. Introdução ao projeto de reatores. Interpretação de resultados obtidos em reator descontínuo. Análise individual de reatores ideais. Projeto de reatores para reações simples e múltiplas. Efeitos de temperatura e pressão.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos em cinética de reações visando o cálculo de reatores, bem como a caracterização dos diversos tipos de reatores utilizados na indústria química.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA QUÍMICA | 232.0 h

EMENTA: Exercício profissional dentro das áreas afins da Engenharia Química.
OBJETIVO: O Estágio Supervisionado tem como objetivo a supervisão do exercício profissional em Instituições Públicas ou Privadas, no qual o estudante aplica os conhecimentos teóricos adquiridos na instituição de ensino, mediante o cumprimento de programa previamente aprovado pelo Supervisor de Estágio.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS INDUSTRIAIS | 144.0 h

EMENTA: Introdução aos processos químicos industriais. Indústrias de compostos inorgânicos. Produtos metalúrgicos. Petróleo. Carboquímica e alcoolquímica. Polímeros. Produtos Naturais. Sabões e detergentes. Processos bioquímicos. Visitas Técnicas.
OBJETIVO: Apresentar os principais processos industriais, orgânicos e inorgânicos, no intuito de desenvolver uma visão sistêmica da indústria química.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E RESÍDUOS INDUSTRIAIS | 72.0 h

EMENTA: Minimização de resíduos, prevenção de poluição e tecnologias limpas. Hierarquias de gerenciamento de resíduos, alterações em: matérias primas, processos e produtos, redução na fonte e reciclagem. Metodologia de projetos, ligações com sistemas de gerenciamento ambiental. Cálculo de resíduos, balanço de massa e energia. Utilização limpa e eficiente da energia. Resíduos Industriais: Legislação nacional e internacional. Tipologia dos resíduos por atividade industrial. Caracterização e classificação dos resíduos sólidos. Amostragem, coleta, transporte e armazenamento. Processos de tratamento e disposição final. Aterros, aterros industriais e incineradores. Reciclagem e re-uso. A nova lei dos resíduos sólidos.
OBJETIVO: Fornecer subsídios, conceitos e técnicas necessárias ao planejamento e controle de processos das indústrias, bem como dos resíduos residenciais, visando a redução e disposição adequada dos resíduos gerados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ENGENHARIA ECONÔMICA | 36.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de engenharia econômica e de matemática financeira. Métodos de análise de investimento. Análise sob condições de risco e incerteza. Desenvolvimento econômico sustentável.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos básicos sobre a engenharia econômica e fornecer fundamentos para a tomada de decisão sob os aspectos econômico e financeiro.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LABORATÓRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Experimentos em cinética e reatores, processos bioquímicos e ambientais e controle de processos.
OBJETIVO: Experiências de caráter interdisciplinar envolvendo programação, montagem, medidas e interpretação de resultados, nos domínios das reações químicas e reatores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 36.0 h

EMENTA: Pesquisa Bibliográfica. Ciência e Tecnologia. Métodos científicos. Técnicas de pesquisa. Trabalhos acadêmicos.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de empregar a metodologia científica para a solução de problemas de engenharia e para a prospecção de tema e elaboração do Trabalho de Graduação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REATORES QUÍMICOS | 72.0 h

EMENTA: Reatores químicos. Reatores químicos de comportamento ideal. Desvios do comportamento ideal. Introdução aos sistemas heterogêneos de reações. Distribuição de tempos de resistência. Modelo de reatores reais. Sistema sólido-fluido não catalítico. Fundamentos da catálise. Sistema sólido-fluido catalíticos. Reatores e leito fixo, fluidizado e de lama.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos em reatores reais, bem como a caracterização dos diversos tipos de reatores utilizados na indústria química.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 10

AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS MECÂNICOS | 108.0 h

EMENTA: Atuadores, válvulas, sensores e demais componentes pneumáticos e hidráulicos. Dimensionamento de bombas, compressores, cilindros e válvulas. Controladores Lógicos Programáveis: recursos de hardware, software e configurações. Integração entre CLPs e circuitos hidráulicos e pneumáticos. Linguagens de programação de CLPs. Projeto e aplicações.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a projetar e analisar circuitos pneumáticos e hidráulicos com ênfase em automação industrial. Desenvolver no estudante os conceitos de lógica combinacional e sequencial aplicada à automação discreta através de Controladores Lógicos Programáveis - CLP.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE PROJETOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao Gerenciamento de Projetos (Conceitos Básicos, Histórico e Benefícios). Fases e Ciclo de Vida de Projetos; Papel do Gerente de Projetos; O PMI (Project Management Institute). Os Processos de Gestão de Projetos segundo o PMBOK. Ferramentas computacionais de apoio ao projeto.
OBJETIVO: Entender a importância e a utilidade do gerenciamento de projetos e diferenciar suas etapas. Conhecer, avaliar e utilizar os principais instrumentos para o gerenciamento de projetos em qualquer tipo de organização.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA III | 72.0 h

EMENTA: Qualquer disciplina oferecida pela Instituição, respeitando pré /correquisitos e regulamentos específicos.
OBJETIVO: Favorecer a flexibilização na formação do Engenheiro, possibilitando a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento de outras habilidades e competências e, se couber, a extensão das atribuições profissionais pelo estudo de conteúdos que não constem na matriz curricular do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE GRADUAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento de trabalhos técnicos e científicos na área de Engenharia. Condução metodológica. Condução dos temas específicos. Apresentação de trabalhos. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: Conforme estabelecido no Regulamento de Trabalho de Graduação dos cursos de Engenharia da Universidade São Francisco.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.