Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Farmácia

A criação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade São Francisco foi autorizada em novembro de 1985 e reconhecida em agosto de 1989. Com o passar do tempo, adequando-se a novas diretrizes, o currículo foi alterado e, desde 2010, está em vigência sua última versão.

Integrados à realidade epidemiológica e profissional, os conteúdos essenciais previstos nessa nova grade curricular do curso estão relacionados ao processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade.

O elenco e a disposição das disciplinas abordam as áreas de conhecimento, habilidades, atitudes e valores éticos, observando o equilíbrio teórico-prático (desvinculado da arcaica visão tecnicista da profissão) e buscando a abordagem prévia de temas inerentes às atividades profissionais de forma integrada.

Uma vez no curso, você é capacitado para o exercício de atividades referentes aos fármacos, medicamentos, análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo seu trabalho à transformação da realidade em benefício da sociedade. Com isso, estará pronto para planejar, desenvolver, produzir e controlar a qualidade de medicamentos oficinais, magistrais, homeopáticos e de especialidades farmacêuticas.

Essa formação é possibilitada através de um corpo docente basicamente constituído por professores farmacêuticos com experiência profissional, seja na academia (pesquisa, ensino e extensão), indústria, laboratório de análises clínicas e toxicológicas ou farmácia e drogaria.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais



DURAÇÃO: 9 semestres.


CARGA HORÁRIA TOTAL: 4.140 horas.

PERÍODOS: matutino e noturno.

Área de Atuação

Com atividades pautadas no processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade e integração à realidade epidemiológica e profissional, o farmacêutico estará pronto para implantar e executar a Assistência Farmacêutica, além de gerenciar, administrar, exercer funções especializadas e responder, tecnicamente, por estabelecimentos hospitalares; laboratórios de análises clínicas e toxicológicas; unidades básicas de saúde; farmácias de manipulação e drogarias e indústrias de medicamentos cosméticos, fitoterápicos e de alimentos.

Atividades Complementares

 Clique no link abaixo para fazer o download:

Disciplinas

Portaria Ministerial nº 824, de 30/12/2014- D.O.U. de 02/01/2015.

Turno: MATUTINO Currículo: 0004-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ALIMENTOS E NUTRIÇÃO | 36.0 h

EMENTA: Alimentos e saúde. Alimentos com propriedades funcionais na prevenção de doenças. Fontes, legislação, controle de qualidade e rotulagem. Interação fármaco-nutrientes.
OBJETIVO: Conhecer as principais classes de alimentos que nutrem e que podem reduzir o risco de doenças, bem como relacionar os mecanismos de ação das substâncias presentes nesses alimentos com a segurança de uso e as possíveis interações com fármacos. Interpretar a legislação dos alimentos funcionais vigente no Brasil e nos demais países.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOESTATÍSTICA APLICADA À SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos conceitos utilizados em Bioestatística e sua aplicação na saúde e nas pesquisas científicas realizadas no âmbito da saúde. Amostragem, medidas de tendência central e dispersão. Noções de probabilidades e de distribuição. Testes estatísticos aplicados à análise de dados. Utilização de softwares estatísticos
OBJETIVO: Fornecer elementos para o entendimento dos desenhos epidemiológicos. Capacitar para execução de procedimentos de análise estatística de dados, assim como na utilização de softwares estatísticos. Fornecer subsídios para elaboração de tabelas, gráficos e testes estatísticos desenvolvidos no programa. Analisar criticamente os resultados estatísticos publicados em artigos científicos e avaliar o grau de consistência e coerência associado à metodologia e instrumental analítico utilizado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Bases conceituais, história e aplicação da epidemiologia. Processo saúde-doença. Epidemiologia descritiva e analítica. Desenhos epidemiológicos. Indicadores de saúde. Epidemiologia social na América Latina. Vigilância epidemiológica.
OBJETIVO: Compreender as bases teóricas do raciocínio epidemiológico para a redução das frequências dos agravos relativos à saúde da coletividade humana. Conhecer os indicadores para o planejamento, administração e avaliação de ações de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EXTENSÃO E OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM | 36.0 h

EMENTA: Bases conceituais da extensão. Identificação de projetos de extensão. Discussão sobre o grau de contribuição da extensão na formação acadêmica do aluno. Inculturação dos resultados e dos referenciais teóricos e metodológicos na grade curricular do curso de graduação.
OBJETIVO: Apresentar resultados sistematizados de projetos de extensão. Analisar as metodologias utilizadas, demanda e público atingido, referenciais epistemológicos, processo de intervenção, grau de apropriação dos conhecimentos e de interdependência com outros saberes científicos. Compreender os processos de produção de novas tecnologias e inovação, bem como seu grau de transferência para a comunidade atendida

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HOMEOPATIA | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos da homeopatia e manipulação de medicamentos homeopáticos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno no estudo de formas alternativas de terapia, desenvolver aprendizado sobre atividade do farmacêutico na farmácia de manipulação homeopática, discutir os princípios homeopáticos e as técnicas de preparação dos medicamentos homeopáticos, dar noções básicas sobre a montagem de uma farmácia de manipulação homeopática.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo do processo histórico de construção do sistema de saúde no Brasil. Reforma sanitária. Sistema Único de Saúde. Análise dos determinantes econômicos, sociais e políticos para a formulação de políticas públicas de saúde. Vigilância em saúde. Prevenção de agravos e promoção de saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde. Sistema de saúde local. Programas de saúde e Estratégia Saúde da Família.
OBJETIVO: Conhecer a evolução das políticas públicas de saúde no Brasil com ênfase no processo de reforma sanitária. Conhecer os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a importância da saúde coletiva, das políticas públicas e a realidade do sistema de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

BIOLOGIA CELULAR E EMBRIOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da biologia, estrutura e organização celular. Noções básicas de embriologia humana.
OBJETIVO: Proporcionar o aprendizado e a discussão dos conceitos de biologia celular e relacioná-los à área de saúde. Apresentar os processos de reprodução, desenvolvimento embrionário e desenvolvimento fetal.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CICLO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA | 36.0 h

EMENTA: Missão da prática farmacêutica frente aos princípios éticos inerentes ao exercício profissional. Áreas de atuação do profissional. Ciclo logístico, organização e promoção da Assistência Farmacêutica no âmbito individual e coletivo, diante o compromisso com o ser humano.
OBJETIVO: Discutir as áreas de atuação do profissional e as bases conceituais, históricas e aplicativas de Assistência Farmacêutica. Fornecer ao aluno informações para a formação de um profissional consciente dos seus deveres sociais, no âmbito da Assistência Farmacêutica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GENÉTICA HUMANA | 36.0 h

EMENTA: Estrutura e função dos ácidos nucléicos. Replicação do DNA. Transcrição e Tradução. Funcionamento gênico. Mutações e polimorfismos. Padrões de herança monogênica. Genealogia e síndromes humanas prevalentes. Meiose e Mitose. Citogenética básica e clínica. Erros inatos do metabolismo. Genética e câncer. Bases da tecnologia de DNA recombinante. Genética e ética e aconselhamento genético
OBJETIVO: Apresentar e discutir de forma integrada os diferentes segmentos da genética humana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não acadêmicos. Promover uma prática intensiva de leitura e análise linguística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Regras de Três. Porcentagem. Expressões algébricas. Funções de uma variável.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA DA VIDA | 36.0 h

EMENTA: Estudar estrutura e propriedades químicas das principais biomoléculas (carboidratos, lipídios e proteínas) associando-as com o funcionamento do sistema biológico. Estabelecer noções gerais de regulação metabólica e formas de produção de energia. Técnicas de determinação qualitativa e quantitativa das biomoléculas citadas.
OBJETIVO: Reconhecer as estruturas e propriedades das biomoléculas. Compreender os principais mecanismos de regulação metabólica e as principais vias de produção de energia. Capacitar este profissional a aplicar os conceitos teóricos estudados em experimentações bioquímicas, bem como familiarizá-lo com equipamentos e instrumentos de laboratório utilizados nas análises de componentes químicos no sistema biológico. Desenvolver o sentido ético e o profundo respeito pela pessoa e a vida do ser humano.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

ANATOMIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: Nervoso, Circulatório, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital, Esquelético, Articular e Muscular.
OBJETIVO: Proporcionar, aos acadêmicos, conhecimentos teóricos e práticos básicos dos aspectos morfológicos e topográficos dos diversos sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós-) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos compartimentos hídricos. Meio interno e homeostase, membrana, bioeletrogênese, tecido nervoso, potencial de ação, sinapse. Receptores sensoriais e somestesia. Sistema neurovegetativo. Estudo da função dos sistemas cardiovascular, respiratório, renal, digestório e glândulas anexas. Eixo hipotálamo-hipófise, tireóide, paratireóide, adrenais e pâncreas. Efeitos fisiológicos e mecanismo de controle de hormônios ovarianos e testiculares.
OBJETIVO: Possibilitar uma compreensão generalista dos mecanismos fisiológicos envolvidos na manutenção das funções vitais do organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos em histologia do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos histológicos e estruturais dos seguintes tecidos básicos e sistemas: nervoso, epitelial e conjuntivo, muscular, circulatório, respiratório, urinário, genital masculino e feminino, digestório, ósseo e cartilaginoso.
OBJETIVO: Proporcionar ao acadêmico conhecimento teórico e prático básico dos aspectos morfológicos, microscópicos e ultraestruturais dos diversos tecidos e sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Alterações regressivas celulares. Distúrbios circulatórios. Distúrbios do metabolismo de pigmentos endógenos e exógenos. Mecanismos de defesa inatos e adaptativos. Inflamações agudas, crônicas, crônicas granulomatosas, cura e reparo. Distúrbios do crescimento e da diferenciação. Neoplasias.
OBJETIVO: Fornecer embasamento para reconhecer e interpretar com segurança os fenômenos histopatológicos e conscientização da necessidade de assumir postura científica, frente à enfermidade. Explicar os mecanismos patogenéticos e suas manifestações clínicas, firmando em bases anatomofisiológicas. Mostrar as alterações estruturais e ou funcionais que envolvem todos os níveis de organização biológica, variando apenas o grau de comprometimento dos diferentes níveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

BIOQUÍMICA APLICADA À CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Abordar os principais parâmetros bioquímicos que traduzem informações fisiopatológicas utilizadas na rotina de um laboratório de análises clínicas enfatizando as correlações clínicas laboratoriais. Identificar as técnicas para realização das dosagens laboratoriais dos principais analitos bioquímicos de interesse clínico e interpretação destes exames laboratoriais.
OBJETIVO: Habilitar o aluno a reconhecer a composição bioquímica do sangue e demais fluidos biológicos dele derivados em situações fisiopatológicas. Propor situações problemas que permitam ao aluno apoderar-se e fazer uso racional e coerente dos conhecimentos e experiências da Bioquímica Clínica, utilizando análises químicas para estudar o nível de vários analitos de forma a auxiliar no diagnóstico, tratamento, progresso e prevenção de diversas patologias. Fazer com que o aluno seja capaz de interrelacionar a bioquímica clínica com as demais áreas das análises clínicas. Desenvolver o sentido ético e o profundo respeito pela pessoa e a vida do ser humano.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CITOLOGIA APLICADA À CLÍNICA | 36.0 h

EMENTA: Citologia de líquidos corpóreos. Citologia pulmonar. Citologia de urina. Citologia de líquor. Citologia de mama. Citologia cérvico-vaginal. Correlações clínicas laboratoriais.
OBJETIVO: Oferecer ao profissional farmacêutico uma rotina laboratorial no que diz respeito à análise citológica, abordando principalmente os exames específicos da área. Deverá ainda apresentar as noções básicas de um exame anátomo-patológico de rotina. Ao final do curso o aluno deverá saber realizar os diversos exames citológicos, bem como discutir os resultados obtidos na análise.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HEMATOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Hematologia geral e citologia do sangue e medula óssea. Hemostasia. Correlações clínicas laboratoriais.
OBJETIVO: Oferecer ao aluno a oportunidade de estudar a hemostasia e as doenças hematológicas do ponto de vista teórico, bem como visualizar alterações em estados patológicos. Oferecer também ao aluno o conhecimento para interpretar as provas laboratoriais utilizadas para estes diagnósticos. Promover e estimular a inter-relação entre todas as áreas das analises clínicas e da saúde, bem como desenvolver uma visão holística e postura humanística compromissado com a ética e com a sociedade. Contribuir para a formação do profissional capacitado para autonomia na busca de conhecimento técnico científico objetivando conhecer e aplicar novas técnicas de diagnóstico de doenças do sangue.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
IMUNOLOGIA APLICADA À CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Bases da Imunologia aplicadas às analises clínicas. Organização, segurança e controle de qualidade em laboratório de Imunologia clínica. Princípios da interação antigeno-anticorpo-complemento. Métodos imunológicos e de biologia molecular aplicados ao diagnóstico de doenças infecto-contagiosas e auto-imunes. Correlações clínicas laboratoriais.
OBJETIVO: Oferecer condições para aplicação teórica e prática dos conhecimentos de Imunologia nas análises clínicas, de modo a capacitar o futuro profissional a auxiliar, através de exames laboratoriais e suas interpretações, no diagnóstico dos agentes causadores de doenças infecto-contagiosas e auto-imunes de maior prevalência e interesse médico. - Promover e estimular a inter-relação entre todas as áreas das analises clínicas e da saúde, bem como desenvolver uma visão holística e postura humanística compromissado com a ética e com a sociedade. Contribuir para a formação do profissional capacitado para autonomia na busca de conhecimento técnico científico objetivando conhecer e aplicar novas técnicas de diagnóstico de doenças infecto-contagiosas e auto-imunes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA APLICADA À CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Organização, segurança e controle de qualidade em laboratório de Microbiologia Clínica. Critérios para obtenção de espécimes clínicos para análise microbiológica. Técnicas laboratoriais aplicadas ao diagnóstico microbiológico de doenças infecto-contagiosas. Antibiograma. Correlações clínicas laboratoriais.
OBJETIVO: Oferecer condições para aplicação teórica e prática dos conhecimentos de microbiologia nas análises clínicas, de modo a capacitar o futuro profissional a auxiliar, através de exames laboratoriais e suas interpretações, no diagnóstico dos agentes causadores de doenças infecto-contagiosas de maior prevalência e interesse médico. Promover e estimular a inter-relação entre todas as áreas das analises clínicas e da saúde, bem como desenvolver uma visão holística e postura humanística compromissado com a ética e com a sociedade. Contribuir para a formação do profissional capacitado para autonomia na busca de conhecimento técnico científico objetivando conhecer e aplicar novas técnicas de diagnóstico de doenças infecto-contagiosas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PARASITOLOGIA APLICADA À CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à parasitologia. Relação parasito-hospedeiro. Mecanismos de transmissão, patogenia, diagnóstico, epidemiologia e profilaxia dos principais protozoários e helmintos do homem. Estudo dos principais artrópodes transmissores de doenças no homem. Técnicas de laboratório em relação ao material a ser analisado. Pesquisa de parasitas de sangue, fezes e tecidos. Estudos dos métodos de conservação, preparação, identificação e interpretação de resultados. Correlações clínicas laboratoriais.
OBJETIVO: Transmitir aos alunos os conceitos básicos para compreensão da sintomatologia e diagnóstico laboratorial das doenças parasitárias, bem como o seu tratamento, e as implicações da relação parasito-hospedeiro sobre cada um dos componentes dessa associação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

BASES QUÍMICAS DOS MEDICAMENTOS | 72.0 h

EMENTA: Princípios químicos e propriedades dos elementos aplicados às substâncias químicas utilizadas em farmácia. Compostos orgânicos aplicados à farmácia.
OBJETIVO: Apresentar ao aluno as principais classes de compostos orgânicos aplicados à farmácia, bem como seus princípios químicos. Desenvolver nos alunos a capacidade de avaliar os grupos funcionais das moléculas orgânicas e relacionar com efeitos farmacológicos das moléculas de interesse farmacêutico. Capacitá-los a relacionar as estruturas químicas às propriedades físicas e químicas das substâncias orgânicas, introduzindo os conceitos fundamentais para o aprendizado da síntese de fármacos. Possibilitar um aprendizado direcionado para as necessidades do estudante de farmácia, aplicando, sempre que possível estes conhecimentos no estudo de moléculas de interesse biológico, para melhor compreensão das diferentes disciplinas profissionalizantes do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
COSMETOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos teóricos e práticos das formas cosméticas; Mercado Cosmético; Legislação para Produtos Cosméticos.
OBJETIVO: A Disciplina visa o estudo anátomo-fisiológico do órgão cutâneo, seus anexos, suas alterações de interesse cosmeto-dermatológico e respectivos tratamentos no âmbito farmacêutico. Num segundo momento, enfoca os fundamentos teóricos e práticos para o desenvolvimento de formulações cosméticas, tornando apto, assim, o acadêmico, à Farmácia Magistral e/ou Clínica e à Indústria Cosmética.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOBOTÂNICA E FARMACOGNOSIA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à farmacognosia. Obtenção de drogas vegetais. Análise macroscópica, microscópica e química de drogas vegetais. Principais tipos de drogas e classes de princípios ativos.
OBJETIVO: Formar profissionais farmacêuticos críticos com conhecimento de drogas vegetais sob o ponto de vista de sua composição macroscópica, microscópica e química e da ação farmacológica, para militar na área de medicamentos e cosméticos. Capacitar o aluno para a produção de drogas, obtenção de extratos e grupos de princípios ativos e para a identificação qualitativa e quantitativa de drogas vegetais e de fitoterápicos, visando o controle de qualidade de acordo com farmacopéias e literatura especializada.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PLANEJAMENTO E SÍNTESE DE FÁRMACOS | 72.0 h

EMENTA: Apresentar os fundamentos envolvidos no planejamento e síntese de fármacos.
OBJETIVO: Discutir os aspectos fundamentais na síntese e planejamento de fármacos. Abordar conceitos fundamentais dos mecanismos de reação, aplicando-os no estudo da síntese de fármacos. Sintetizar e purificar compostos orgânicos que apresentem atividade terapêutica, possibilitando um aprendizado direcionado para as necessidades do estudante de Farmácia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA FARMACÊUTICA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos gerais da Química Farmacêutica e estudo da relação entre a estrutura química e a atividade biológica de diferentes classes de fármacos.
OBJETIVO: : Estudo da relação estrutura química e atividade biológica de classes farmacológicas. Estudos dos aspectos teóricos da ação de agentes quimioterápicos e farmacodinâmicos diversos. Apresentar os métodos de modificações moleculares e aplicar tais métodos na relação estrutura-atividade, nas diversas classes de fármacos. Inter-relacionar os aspectos estruturais das moléculas com os seus aspectos farmacológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

ATENÇÃO FARMACÊUTICA | 72.0 h

EMENTA: Contextualização da Assistência e da Atenção Farmacêutica. Boas práticas de dispensação. Automedicação. Problemas relacionados ao uso de medicamentos. Métodos de acompanhamento farmacoterapêutico. Administração de medicamentos e Serviços Farmacêuticos. Medicamentos isentos de prescrição. RENAME. Atenção farmacêutica aos pacientes cujo estado clínico exige avaliação e acompanhamento contínuo da terapia.
OBJETIVO: Capacitar o aluno ao desenvolvimento da Atenção farmacêutica nos seus aspectos políticos, socioeconômicos e educacionais, para sua aplicação na clínica diária. Abordar os aspectos relacionados ao desenvolvimento da Atenção farmacêutica e ao uso racional de medicamentos, bem como sua importância na saúde coletiva.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ATENÇÃO AO SER HUMANO | 303.0 h

EMENTA: Estudo dos diferentes campos e das formas de atuação do profissional farmacêutico. Introdução ao desenvolvimento das atividades práticas profissionalizantes.
OBJETIVO: Oferecer a complementação do ensino e da aprendizagem planejados e executados com a finalidade de se constituírem em instrumento de integração entre teoria e prática, objetivando formar o profissional farmacêutico tecnicamente capaz e humanamente comprometido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA DOS TRANSTORNOS MAIORES | 72.0 h

EMENTA: Estudo das principais classes farmacológicas e dos diferentes medicamentos utilizados no tratamento dos transtornos maiores, frente aos aspectos farmacocinéticos e farmacodinâmicos, tendo em vista a eficácia, toxicidade e contra-indicações, seus usos terapêuticos e as interações com medicamentos e alimentos.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos de farmacologia geral, farmacocinética e farmacodinâmica das classes farmacológicas utilizadas no tratamento dos transtornos maiores. Despertar a consciência crítica sobre os fármacos e seus efeitos, frente às situações que a própria profissão incumbe, buscando a promoção da saúde com base na convicção científica, de cidadania e de ética.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA DOS TRANSTORNOS MENORES | 72.0 h

EMENTA: Estudo das principais classes farmacológicas e dos diferentes medicamentos utilizados no tratamento dos transtornos menores, frente aos aspectos farmacocinéticos e farmacodinâmicos, tendo em vista a eficácia, toxicidade e contra-indicações, seus usos terapêuticos e as interações com medicamentos e alimentos.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos de farmacologia geral, farmacocinética e farmacodinâmica das classes farmacológicas utilizadas no tratamento dos transtornos menores. Despertar a consciência crítica sobre os fármacos e seus efeitos, frente às situações que a própria profissão incumbe, buscando a promoção da saúde com base na convicção científica, de cidadania e de ética.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HEMOTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Obtenção e o uso dos hemocomponentes na clínica além das coagulopatias. Correlações clínicas laboratoriais.
OBJETIVO: Oferecer ao aluno a oportunidade de estudar a hemoterapia e as coagulopatias além das doenças do ponto de vista teórico, bem como visualizar alterações em estados patológicos. Oferecer também ao aluno o conhecimento para interpretar as provas laboratoriais utilizadas para estes diagnósticos, além do uso dos hemocomponentes na terapêutica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TOXICOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios gerais em Toxicologia. Avaliação de toxicidade. Avaliação de Risco. Carcinogênese. Teratogênese. Epidemiologia das intoxicações. Toxicologia dos medicamentos. Controle terapêutico. Toxicologia social. Farmacodependência. Praguicidas. Limites de exposição. Toxicologia ambiental. Toxicologia ocupacional. Toxicologia de alimentos.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno o conhecimento das áreas de atuação da toxicologia e informações sobre o papel do profissional farmacêutico nessas áreas, além de apresentar as características epidemiológicas das intoxicações. Os conceitos e princípios básicos são fundamentais para o entendimento dos assuntos relacionados à busca de soluções diante das situações de risco.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

BIOTECNOLOGIA FARMACÊUTICA | 36.0 h

EMENTA: Elementos de engenharia genética e biotecnologia. Ferramentas fundamentais de biologia molecular. Construção de moléculas de DNA recombinante. Transformação genética. Expressão da informação genética heteróloga. Processos fermentativos. Biossegurança e preservação ambiental.
OBJETIVO: Propiciar o desenvolvimento da capacidade de correlacionar e integrar conhecimentos relativos a campos distintos da biotecnologia e da ciência. Contribuir para uma formação humana comprometida ética e criticamente com a sociedade. Estimular hábitos de auto-educação que capacitem o aperfeiçoamento intelectual e continuado no exercício profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DESENVOLVIMENTO, PRODUÇÃO E QUALIDADE | 303.0 h

EMENTA: Estudo dos diferentes campos e das formas de atuação do profissional farmacêutico. Introdução ao desenvolvimento das atividades práticas profissionalizantes.
OBJETIVO: Oferecer a complementação do ensino e da aprendizagem planejados e executados com a finalidade de se constituírem em instrumento de integração entre teoria e prática, objetivando formar o profissional farmacêutico tecnicamente capaz e humanamente comprometido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOTÉCNICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Conservação, desenvolvimento e produção de formas farmacêuticas alopáticas semissólidas e sólidas em pequena escala.
OBJETIVO: Oferecer aos alunos conhecimentos básicos sobre o preparo de formulações de sistemas plásticos, semissólidos e sólidos, além de subsídios para o exercício da atenção farmacêutica nos seguintes aspectos: interpretação e avaliação de prescrições. Preparo, conservação, dispensação: desenvolvimento de medicamentos em pequena escala. Estimular leitura de textos técnico científicos e trabalhos em equipe.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOTÉCNICA BÁSICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos. Fundamentos de conservação desenvolvimento e produção de formas farmacêuticas alopáticas líquidas em pequena escala.
OBJETIVO: Oferecer aos alunos conhecimentos básicos sobre o preparo de formulações de sistemas líquidos, além de subsídios para o exercício da atenção farmacêutica nos seguintes aspectos: interpretação e avaliação de prescrições. Preparo, conservação, dispensação: desenvolvimento de medicamentos em pequena escala. Estimular leitura de textos técnico científicos e trabalhos em equipe.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPERAÇÕES UNITÁRIAS | 36.0 h

EMENTA: Operações unitárias aplicadas às preparações sólidas, semi-sólidas e líquidas.
OBJETIVO: Fornecer noções básicas das operações unitárias utilizadas na indústria farmacêutica, cosmética e alimentícia, possibilitando ao futuro farmacêutico uma atuação profissional mais consciente sobre os métodos existentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETOS DE PESQUISA EM FARMÁCIA | 36.0 h

EMENTA: Desenvolvimento de projeto de pesquisa interdisciplinar relacionado à área de medicamentos, insumos, correlatos, cosméticos, análises clínicas e toxicológicas ou alimentos. Diretrizes para elaboração e apresentação de um trabalho científico. Aspectos estruturais e normativos do trabalho científico (normas da ABNT). Documentação científica. Uso da Internet como fonte de pesquisa.
OBJETIVO: Proporcionar aos acadêmicos a oportunidade de trabalhar com as normas técnicas para planejamento e elaboração do projeto do trabalho de conclusão de curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA FARMACÊUTICA | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento e produção de medicamentos em escala industrial.
OBJETIVO: Fornecer subsídios técnicos sobre a fabricação de medicamentos, bem como uma visão generalizada do funcionamento da Indústria Farmacêutica e toda sua complexidade e capacitar o profissional farmacêutico a desempenhar atividades relacionadas a produção industrial do medicamento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

BROMATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Amostragem e preparo de amostra para análise. Química dos constituintes dos alimentos e as principais transformações de seus constituintes. Composição centesimal de alimentos e métodos instrumentais de análise.
OBJETIVO: Buscar o aprendizado nos aspectos relacionados a química dos constituintes dos alimentos, às alterações que podem sofrer bem como executar analises químicas quantitativas de seus constituintes visando conhecer sua composição e valor funcional. Além disto, desenvolver visão reflexiva e crítica das análises e resultados de laudos técnicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTROLE DE QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICO | 72.0 h

EMENTA: Procedimentos físicos e físico-químicos que monitoram a qualidade de medicamentos e cosméticos.
OBJETIVO: Propiciar conhecimentos que permitam avaliar a qualidade e estabelecer a importância do controle da qualidade de produtos manipulados, especialidades farmacêuticas e cosméticas. Desenvolver visão crítica e reflexiva integrando situações que envolvam responsabilidade profissional, questões sobre qualidade de medicamentos e cosméticos e seu impacto na saúde pública. Abordar questões éticas que norteiam a qualidade de medicamentos e cosméticos. Estimular a busca do conhecimento através proposição de trabalhos que despertem a criatividade e o espírito científico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTROLE DE QUALIDADE MICROBIOLÓGICO | 72.0 h

EMENTA: Técnicas aplicadas ao controle de qualidade biológico e microbiológico de matérias primas, produtos farmacêuticos, cosméticos, produtos biológicos e alimentos. Noções de higiene industrial e vigilância sanitária aplicada a produtos de origem animal e vegetal. Normas e padrões microbiológicos para alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos e cosméticos industrializados.
OBJETIVO: Oferecer condições para aplicação teórica e prática dos conhecimentos de microbiologia nas áreas da produção industrial, de modo a capacitar o futuro profissional a auxiliar, através de técnicas laboratoriais e suas interpretações, no controle de qualidade de produtos farmacêuticos, cosméticos alimentos e afins. Promover e estimular a inter-relação entre todas as áreas da indústria, bem como desenvolver uma postura humanística compromissado com a ética e com a sociedade. Capacitar o futuro profissional para autonomia na busca de conhecimento técnico científico objetivando conhecer e aplicar novas técnicas aplicadas ao controle de qualidade microbiológico de produtos industrializados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CICLO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA | 302.0 h

EMENTA: Estudo dos diferentes campos e das formas de atuação do profissional farmacêutico. Introdução ao desenvolvimento das atividades práticas profissionalizantes.
OBJETIVO: Oferecer a complementação do ensino e da aprendizagem planejados e executados com a finalidade de se constituírem em instrumento de integração entre teoria e prática, objetivando formar o profissional farmacêutico tecnicamente capaz e humanamente comprometido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÉTODOS ANALÍTICOS APLICADOS | 72.0 h

EMENTA: Procedimentos analíticos usados na determinação da identidade, pureza e potência de fármacos e insumos.
OBJETIVO: Estabelecer a importância da análise farmacêutica de insumos e ativos que incorporam os produtos farmacêuticos e cosméticos com ênfase nas técnicas oficiais. Desenvolver visão crítica e reflexiva integrando situações profissionais que envolvam questões sobre qualidade de insumos de interesse farmacêutico e seu impacto na saúde pública bem como desenvolver no aluno uma postura humanística compromissada com a ética e com a sociedade. Estimular o processo de pesquisa em análise farmacêutica na busca, produção e expressão do conhecimento, despertando no aluno interesse e valorização da mesma em sua vida pessoal e profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÉTODOS E PROCESSOS INSTRUMENTAIS EM FARMÁCIA | 36.0 h

EMENTA: Métodos instrumentais de análise. Espectroscopia de absorção e de emissão: espectroscopia no ultravioleta, visível e infravermelho; fotometria de chama. Métodos cromatográficos. Potenciometria.
OBJETIVO: Propiciar conhecimentos básicos sobre os principais métodos instrumentais de análise aplicados no campo farmacêutico. Estimular hábitos de leitura de textos técnicos e científicos e redação de laudos técnicos de análise de acordo as normas vigentes, norteados por princípios éticos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ANÁLISES TOXICOLÓGICAS | 36.0 h

EMENTA: Fundamentos e características das análises toxicológicas. Análises toxicológicas de urgência. Análises Toxicológicas forenses. Análises Toxicológicas de Alimentos. Controle da Dopagem. Características de amostras convencionais e não convencionais. Monitorização biológica da exposição ocupacional. Análise de contaminantes ambientais. Preparo de amostras e métodos de análise empregados em Toxicologia. Interpretação de resultados e elaboração de laudos toxicológicos.
OBJETIVO: Fornecer noções básicas de análise e interpretação dos fenômenos envolvidos nos processos de intoxicação, bem como de desenvolver a capacidade investigativa. Tem por finalidade introduzir a toxicologia analítica e demonstrar a importância desta atividade profissional como suporte para diagnóstico de intoxicações e acompanhamento das exposições em longo prazo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOSSEGURANÇA | 36.0 h

EMENTA: Definição, histórico e aplicações. Boas Práticas de Biossegurança, riscos ambientais (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentes), níveis de biossegurança e mapa de risco. Programas de Gerenciamento de Resíduos na área da saúde.
OBJETIVO: Conhecer e aprender a identificar os fatores de risco do meio ambiente na comunidade e no ambiente de instituições de saúde sob a crítica da biossegurança. . Apresentar ao acadêmico o Programa de Gerenciamento de Resíduos na área da saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DEONTOLOGIA E LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA | 72.0 h

EMENTA: Noções de Deontologia. Legislação dos conselhos federal e regionais de Farmácia. Legislação do âmbito profissional farmacêutico e do âmbito sanitário, para uma formação de compromisso e responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacitar o aluno ao exercício profissional ético, consciente e responsável frente aos problemas relacionados a; saúde pública, trabalho em equipe multiprofissional, relação com o paciente e órgãos representativos. Apresentar, sob o ponto de vista da legislação em vigor, os dispositivos que regem a profissão farmacêutica. Discutir a assistência farmacêutica integrada à política nacional de saúde. Refletir sobre conceitos éticos, morais e filosóficos que norteiam as práticas farmacêuticas. Promover e estimular a inter-relação entre todas as áreas de atuação profissional, bem como desenvolver uma visão holística e postura humanística compromissado com a ética e com a sociedade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMÁCIA HOSPITALAR | 72.0 h

EMENTA: Aspectos contemporâneos da gestão de um serviço de farmácia enfocando os processos de seleção de medicamentos, gerenciamento incluindo as ações de aquisição, armazenamento, preparação, distribuição e controle de estoque de medicamentos e materiais médico-hospitalares. Funções administrativas e clínicas do Serviço de Farmácia Hospitalar.
OBJETIVO: Compreender a estrutura organizacional do Serviço de Farmácia Hospitalar, suas funções administrativas e clinicas. Seleção e padronização de medicamentos e correlatos. Planejamento, aquisição, recebimento, armazenamento e distribuição de medicamentos materiais médico-hospitalares. Farmacoeconomia. Controle de infecção hospitalar e antimicrobianos de uso hospitalar. Farmacotécnica hospitalar (produtos estéreis e não estéreis) e Drogas Antineoplásicas. Drogas anestésicas e anti-retrovirais. Nutrição parenteral e enteral. Farmácia clínica. Farmacovigilância hospitalar. Centro de informação sobre medicamentos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA PRODUÇÃO E QUALIDADE DE ALIMENTOS | 36.0 h

EMENTA: Concepção, dimensionamento e processos envolvidos na produção e qualidade de alimentos. Seleção, conservação, acondicionamento, distribuição e uso de alimentos nutritivos e seguros.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno, conhecimentos específicos sobre a gestão e gerenciamento das atividades desenvolvidas na indústria alimentos, abrangendo aspectos voltados aos processos, legislação sanitária e competências profissionais. Proporcionar conhecimentos das ferramentas de gerenciamento da segurança alimentar, bem como das práticas e análises de risco e pontos críticos de controle em qualidade e segurança de alimentos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE EMPRESAS FARMACÊUTICAS | 72.0 h

EMENTA: Estudo estrutural das empresas, montagem, contrato, abertura e administração. Noções básicas de estratégia empresarial, Marketing e vendas. Gerenciamento da qualidade. Controle de estoques, técnicas de negociação e de planejamento de produção. Gerenciamento da cadeia de suprimentos e a integração com sistemas de informação.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno do curso de Farmácia noções básicas sobre a prática administrativa. Desenvolver conteúdos sobre o gerenciamento de empresas, departamentos e equipes. Permitir ao aluno condições para que o mesmo exerça sua função de farmacêutico aplicando ferramentas de gestão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM FARMÁCIA | 36.0 h

EMENTA: Desenvolvimento teórico-prático de tema interdisciplinar relacionado à área de medicamentos, insumos, correlatos, cosméticos, análises clínicas e toxicológicas, e alimentos.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno condições para treinamento e conduta em pesquisa científica através de elaboração e desenvolvimento de um plano de trabalho. Preparação de uma monografia sobre o trabalho realizado, que será apresentada e defendida perante uma banca examinadora.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0004-B Regime: SEMESTRAL

Serie: SEMESTRE 1

ALIMENTOS E NUTRIÇÃO | 36.0 h

EMENTA: Alimentos e saúde. Alimentos com propriedades funcionais na prevenção de doenças. Fontes, legislação, controle de qualidade e rotulagem. Interação fármaco-nutrientes.
OBJETIVO: Conhecer as principais classes de alimentos que nutrem e que podem reduzir o risco de doenças, bem como relacionar os mecanismos de ação das substâncias presentes nesses alimentos com a segurança de uso e as possíveis interações com fármacos. Interpretar a legislação dos alimentos funcionais vigente no Brasil e nos demais países.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOESTATÍSTICA APLICADA À SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos conceitos utilizados em Bioestatística e sua aplicação na saúde e nas pesquisas científicas realizadas no âmbito da saúde. Amostragem, medidas de tendência central e dispersão. Noções de probabilidades e de distribuição. Testes estatísticos aplicados à análise de dados. Utilização de softwares estatísticos
OBJETIVO: Fornecer elementos para o entendimento dos desenhos epidemiológicos. Capacitar para execução de procedimentos de análise estatística de dados, assim como na utilização de softwares estatísticos. Fornecer subsídios para elaboração de tabelas, gráficos e testes estatísticos desenvolvidos no programa. Analisar criticamente os resultados estatísticos publicados em artigos científicos e avaliar o grau de consistência e coerência associado à metodologia e instrumental analítico utilizado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Bases conceituais, história e aplicação da epidemiologia. Processo saúde-doença. Epidemiologia descritiva e analítica. Desenhos epidemiológicos. Indicadores de saúde. Epidemiologia social na América Latina. Vigilância epidemiológica.
OBJETIVO: Compreender as bases teóricas do raciocínio epidemiológico para a redução das frequências dos agravos relativos à saúde da coletividade humana. Conhecer os indicadores para o planejamento, administração e avaliação de ações de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EXTENSÃO E OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM | 36.0 h

EMENTA: Bases conceituais da extensão. Identificação de projetos de extensão. Discussão sobre o grau de contribuição da extensão na formação acadêmica do aluno. Inculturação dos resultados e dos referenciais teóricos e metodológicos na grade curricular do curso de graduação.
OBJETIVO: Apresentar resultados sistematizados de projetos de extensão. Analisar as metodologias utilizadas, demanda e público atingido, referenciais epistemológicos, processo de intervenção, grau de apropriação dos conhecimentos e de interdependência com outros saberes científicos. Compreender os processos de produção de novas tecnologias e inovação, bem como seu grau de transferência para a comunidade atendida

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HOMEOPATIA | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos da homeopatia e manipulação de medicamentos homeopáticos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno no estudo de formas alternativas de terapia, desenvolver aprendizado sobre atividade do farmacêutico na farmácia de manipulação homeopática, discutir os princípios homeopáticos e as técnicas de preparação dos medicamentos homeopáticos, dar noções básicas sobre a montagem de uma farmácia de manipulação homeopática.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo do processo histórico de construção do sistema de saúde no Brasil. Reforma sanitária. Sistema Único de Saúde. Análise dos determinantes econômicos, sociais e políticos para a formulação de políticas públicas de saúde. Vigilância em saúde. Prevenção de agravos e promoção de saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde. Sistema de saúde local. Programas de saúde e Estratégia Saúde da Família.
OBJETIVO: Conhecer a evolução das políticas públicas de saúde no Brasil com ênfase no processo de reforma sanitária. Conhecer os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a importância da saúde coletiva, das políticas públicas e a realidade do sistema de saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 2

BIOLOGIA CELULAR E EMBRIOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da biologia, estrutura e organização celular. Noções básicas de embriologia humana.
OBJETIVO: Proporcionar o aprendizado e a discussão dos conceitos de biologia celular e relacioná-los à área de saúde. Apresentar os processos de reprodução, desenvolvimento embrionário e desenvolvimento fetal.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CICLO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA | 36.0 h

EMENTA: Missão da prática farmacêutica frente aos princípios éticos inerentes ao exercício profissional. Áreas de atuação do profissional. Ciclo logístico, organização e promoção da Assistência Farmacêutica no âmbito individual e coletivo, diante o compromisso com o ser humano.
OBJETIVO: Discutir as áreas de atuação do profissional e as bases conceituais, históricas e aplicativas de Assistência Farmacêutica. Fornecer ao aluno informações para a formação de um profissional consciente dos seus deveres sociais, no âmbito da Assistência Farmacêutica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GENÉTICA HUMANA | 36.0 h

EMENTA: Estrutura e função dos ácidos nucléicos. Replicação do DNA. Transcrição e Tradução. Funcionamento gênico. Mutações e polimorfismos. Padrões de herança monogênica. Genealogia e síndromes humanas prevalentes. Meiose e Mitose. Citogenética básica e clínica. Erros inatos do metabolismo. Genética e câncer. Bases da tecnologia de DNA recombinante. Genética e ética e aconselhamento genético
OBJETIVO: Apresentar e discutir de forma integrada os diferentes segmentos da genética humana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas). Prática de leitura e análise de textos acadêmicos. Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica. Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não acadêmicos. Promover uma prática intensiva de leitura e análise linguística de textos exemplares desses gêneros. Proporcionar uma reflexão acerca da funcionalidade de tais gêneros e de suas formas de composição. Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos. Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA | 72.0 h

EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Regras de Três. Porcentagem. Expressões algébricas. Funções de uma variável.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA DA VIDA | 36.0 h

EMENTA: Estudar estrutura e propriedades químicas das principais biomoléculas (carboidratos, lipídios e proteínas) associando-as com o funcionamento do sistema biológico. Estabelecer noções gerais de regulação metabólica e formas de produção de energia. Técnicas de determinação qualitativa e quantitativa das biomoléculas citadas.
OBJETIVO: Reconhecer as estruturas e propriedades das biomoléculas. Compreender os principais mecanismos de regulação metabólica e as principais vias de produção de energia. Capacitar este profissional a aplicar os conceitos teóricos estudados em experimentações bioquímicas, bem como familiarizá-lo com equipamentos e instrumentos de laboratório utilizados nas análises de componentes químicos no sistema biológico. Desenvolver o sentido ético e o profundo respeito pela pessoa e a vida do ser humano.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 3

ANATOMIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: Nervoso, Circulatório, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital, Esquelético, Articular e Muscular.
OBJETIVO: Proporcionar, aos acadêmicos, conhecimentos teóricos e práticos básicos dos aspectos morfológicos e topográficos dos diversos sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós-) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Estudo dos compartimentos hídricos. Meio interno e homeostase, membrana, bioeletrogênese, tecido nervoso, potencial de ação, sinapse. Receptores sensoriais e somestesia. Sistema neurovegetativo. Estudo da função dos sistemas cardiovascular, respiratório, renal, digestório e glândulas anexas. Eixo hipotálamo-hipófise, tireóide, paratireóide, adrenais e pâncreas. Efeitos fisiológicos e mecanismo de controle de hormônios ovarianos e testiculares.
OBJETIVO: Possibilitar uma compreensão generalista dos mecanismos fisiológicos envolvidos na manutenção das funções vitais do organismo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos em histologia do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos histológicos e estruturais dos seguintes tecidos básicos e sistemas: nervoso, epitelial e conjuntivo, muscular, circulatório, respiratório, urinário, genital masculino e feminino, digestório, ósseo e cartilaginoso.
OBJETIVO: Proporcionar ao acadêmico conhecimento teórico e prático básico dos aspectos morfológicos, microscópicos e ultraestruturais dos diversos tecidos e sistemas constituintes do corpo humano, visando, desta forma, fornecer subsídios para integrar as disciplinas afins e torná-lo capaz de exercer plenamente suas atividades profissionais, permitindo uma atuação competente e responsável em suas diversas atribuições.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Alterações regressivas celulares. Distúrbios circulatórios. Distúrbios do metabolismo de pigmentos endógenos e exógenos. Mecanismos de defesa inatos e adaptativos. Inflamações agudas, crônicas, crônicas granulomatosas, cura e reparo. Distúrbios do crescimento e da diferenciação. Neoplasias.
OBJETIVO: Fornecer embasamento para reconhecer e interpretar com segurança os fenômenos histopatológicos e conscientização da necessidade de assumir postura científica, frente à enfermidade. Explicar os mecanismos patogenéticos e suas manifestações clínicas, firmando em bases anatomofisiológicas. Mostrar as alterações estruturais e ou funcionais que envolvem todos os níveis de organização biológica, variando apenas o grau de comprometimento dos diferentes níveis.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 4

BIOQUÍMICA APLICADA À CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Abordar os principais parâmetros bioquímicos que traduzem informações fisiopatológicas utilizadas na rotina de um laboratório de análises clínicas enfatizando as correlações clínicas laboratoriais. Identificar as técnicas para realização das dosagens laboratoriais dos principais analitos bioquímicos de interesse clínico e interpretação destes exames laboratoriais.
OBJETIVO: Habilitar o aluno a reconhecer a composição bioquímica do sangue e demais fluidos biológicos dele derivados em situações fisiopatológicas. Propor situações problemas que permitam ao aluno apoderar-se e fazer uso racional e coerente dos conhecimentos e experiências da Bioquímica Clínica, utilizando análises químicas para estudar o nível de vários analitos de forma a auxiliar no diagnóstico, tratamento, progresso e prevenção de diversas patologias. Fazer com que o aluno seja capaz de interrelacionar a bioquímica clínica com as demais áreas das análises clínicas. Desenvolver o sentido ético e o profundo respeito pela pessoa e a vida do ser humano.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CITOLOGIA APLICADA À CLÍNICA | 36.0 h

EMENTA: Citologia de líquidos corpóreos. Citologia pulmonar. Citologia de urina. Citologia de líquor. Citologia de mama. Citologia cérvico-vaginal. Correlações clínicas laboratoriais.
OBJETIVO: Oferecer ao profissional farmacêutico uma rotina laboratorial no que diz respeito à análise citológica, abordando principalmente os exames específicos da área. Deverá ainda apresentar as noções básicas de um exame anátomo-patológico de rotina. Ao final do curso o aluno deverá saber realizar os diversos exames citológicos, bem como discutir os resultados obtidos na análise.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HEMATOLOGIA | 36.0 h

EMENTA: Hematologia geral e citologia do sangue e medula óssea. Hemostasia. Correlações clínicas laboratoriais.
OBJETIVO: Oferecer ao aluno a oportunidade de estudar a hemostasia e as doenças hematológicas do ponto de vista teórico, bem como visualizar alterações em estados patológicos. Oferecer também ao aluno o conhecimento para interpretar as provas laboratoriais utilizadas para estes diagnósticos. Promover e estimular a inter-relação entre todas as áreas das analises clínicas e da saúde, bem como desenvolver uma visão holística e postura humanística compromissado com a ética e com a sociedade. Contribuir para a formação do profissional capacitado para autonomia na busca de conhecimento técnico científico objetivando conhecer e aplicar novas técnicas de diagnóstico de doenças do sangue.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
IMUNOLOGIA APLICADA À CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Bases da Imunologia aplicadas às analises clínicas. Organização, segurança e controle de qualidade em laboratório de Imunologia clínica. Princípios da interação antigeno-anticorpo-complemento. Métodos imunológicos e de biologia molecular aplicados ao diagnóstico de doenças infecto-contagiosas e auto-imunes. Correlações clínicas laboratoriais.
OBJETIVO: Oferecer condições para aplicação teórica e prática dos conhecimentos de Imunologia nas análises clínicas, de modo a capacitar o futuro profissional a auxiliar, através de exames laboratoriais e suas interpretações, no diagnóstico dos agentes causadores de doenças infecto-contagiosas e auto-imunes de maior prevalência e interesse médico. - Promover e estimular a inter-relação entre todas as áreas das analises clínicas e da saúde, bem como desenvolver uma visão holística e postura humanística compromissado com a ética e com a sociedade. Contribuir para a formação do profissional capacitado para autonomia na busca de conhecimento técnico científico objetivando conhecer e aplicar novas técnicas de diagnóstico de doenças infecto-contagiosas e auto-imunes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA APLICADA À CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Organização, segurança e controle de qualidade em laboratório de Microbiologia Clínica. Critérios para obtenção de espécimes clínicos para análise microbiológica. Técnicas laboratoriais aplicadas ao diagnóstico microbiológico de doenças infecto-contagiosas. Antibiograma. Correlações clínicas laboratoriais.
OBJETIVO: Oferecer condições para aplicação teórica e prática dos conhecimentos de microbiologia nas análises clínicas, de modo a capacitar o futuro profissional a auxiliar, através de exames laboratoriais e suas interpretações, no diagnóstico dos agentes causadores de doenças infecto-contagiosas de maior prevalência e interesse médico. Promover e estimular a inter-relação entre todas as áreas das analises clínicas e da saúde, bem como desenvolver uma visão holística e postura humanística compromissado com a ética e com a sociedade. Contribuir para a formação do profissional capacitado para autonomia na busca de conhecimento técnico científico objetivando conhecer e aplicar novas técnicas de diagnóstico de doenças infecto-contagiosas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PARASITOLOGIA APLICADA À CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à parasitologia. Relação parasito-hospedeiro. Mecanismos de transmissão, patogenia, diagnóstico, epidemiologia e profilaxia dos principais protozoários e helmintos do homem. Estudo dos principais artrópodes transmissores de doenças no homem. Técnicas de laboratório em relação ao material a ser analisado. Pesquisa de parasitas de sangue, fezes e tecidos. Estudos dos métodos de conservação, preparação, identificação e interpretação de resultados. Correlações clínicas laboratoriais.
OBJETIVO: Transmitir aos alunos os conceitos básicos para compreensão da sintomatologia e diagnóstico laboratorial das doenças parasitárias, bem como o seu tratamento, e as implicações da relação parasito-hospedeiro sobre cada um dos componentes dessa associação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 5

BASES QUÍMICAS DOS MEDICAMENTOS | 72.0 h

EMENTA: Princípios químicos e propriedades dos elementos aplicados às substâncias químicas utilizadas em farmácia. Compostos orgânicos aplicados à farmácia.
OBJETIVO: Apresentar ao aluno as principais classes de compostos orgânicos aplicados à farmácia, bem como seus princípios químicos. Desenvolver nos alunos a capacidade de avaliar os grupos funcionais das moléculas orgânicas e relacionar com efeitos farmacológicos das moléculas de interesse farmacêutico. Capacitá-los a relacionar as estruturas químicas às propriedades físicas e químicas das substâncias orgânicas, introduzindo os conceitos fundamentais para o aprendizado da síntese de fármacos. Possibilitar um aprendizado direcionado para as necessidades do estudante de farmácia, aplicando, sempre que possível estes conhecimentos no estudo de moléculas de interesse biológico, para melhor compreensão das diferentes disciplinas profissionalizantes do curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
COSMETOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos teóricos e práticos das formas cosméticas; Mercado Cosmético; Legislação para Produtos Cosméticos.
OBJETIVO: A Disciplina visa o estudo anátomo-fisiológico do órgão cutâneo, seus anexos, suas alterações de interesse cosmeto-dermatológico e respectivos tratamentos no âmbito farmacêutico. Num segundo momento, enfoca os fundamentos teóricos e práticos para o desenvolvimento de formulações cosméticas, tornando apto, assim, o acadêmico, à Farmácia Magistral e/ou Clínica e à Indústria Cosmética.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOBOTÂNICA E FARMACOGNOSIA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à farmacognosia. Obtenção de drogas vegetais. Análise macroscópica, microscópica e química de drogas vegetais. Principais tipos de drogas e classes de princípios ativos.
OBJETIVO: Formar profissionais farmacêuticos críticos com conhecimento de drogas vegetais sob o ponto de vista de sua composição macroscópica, microscópica e química e da ação farmacológica, para militar na área de medicamentos e cosméticos. Capacitar o aluno para a produção de drogas, obtenção de extratos e grupos de princípios ativos e para a identificação qualitativa e quantitativa de drogas vegetais e de fitoterápicos, visando o controle de qualidade de acordo com farmacopéias e literatura especializada.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PLANEJAMENTO E SÍNTESE DE FÁRMACOS | 72.0 h

EMENTA: Apresentar os fundamentos envolvidos no planejamento e síntese de fármacos.
OBJETIVO: Discutir os aspectos fundamentais na síntese e planejamento de fármacos. Abordar conceitos fundamentais dos mecanismos de reação, aplicando-os no estudo da síntese de fármacos. Sintetizar e purificar compostos orgânicos que apresentem atividade terapêutica, possibilitando um aprendizado direcionado para as necessidades do estudante de Farmácia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA FARMACÊUTICA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos gerais da Química Farmacêutica e estudo da relação entre a estrutura química e a atividade biológica de diferentes classes de fármacos.
OBJETIVO: : Estudo da relação estrutura química e atividade biológica de classes farmacológicas. Estudos dos aspectos teóricos da ação de agentes quimioterápicos e farmacodinâmicos diversos. Apresentar os métodos de modificações moleculares e aplicar tais métodos na relação estrutura-atividade, nas diversas classes de fármacos. Inter-relacionar os aspectos estruturais das moléculas com os seus aspectos farmacológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 6

ATENÇÃO FARMACÊUTICA | 72.0 h

EMENTA: Contextualização da Assistência e da Atenção Farmacêutica. Boas práticas de dispensação. Automedicação. Problemas relacionados ao uso de medicamentos. Métodos de acompanhamento farmacoterapêutico. Administração de medicamentos e Serviços Farmacêuticos. Medicamentos isentos de prescrição. RENAME. Atenção farmacêutica aos pacientes cujo estado clínico exige avaliação e acompanhamento contínuo da terapia.
OBJETIVO: Capacitar o aluno ao desenvolvimento da Atenção farmacêutica nos seus aspectos políticos, socioeconômicos e educacionais, para sua aplicação na clínica diária. Abordar os aspectos relacionados ao desenvolvimento da Atenção farmacêutica e ao uso racional de medicamentos, bem como sua importância na saúde coletiva.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ATENÇÃO AO SER HUMANO | 303.0 h

EMENTA: Estudo dos diferentes campos e das formas de atuação do profissional farmacêutico. Introdução ao desenvolvimento das atividades práticas profissionalizantes.
OBJETIVO: Oferecer a complementação do ensino e da aprendizagem planejados e executados com a finalidade de se constituírem em instrumento de integração entre teoria e prática, objetivando formar o profissional farmacêutico tecnicamente capaz e humanamente comprometido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA DOS TRANSTORNOS MAIORES | 72.0 h

EMENTA: Estudo das principais classes farmacológicas e dos diferentes medicamentos utilizados no tratamento dos transtornos maiores, frente aos aspectos farmacocinéticos e farmacodinâmicos, tendo em vista a eficácia, toxicidade e contra-indicações, seus usos terapêuticos e as interações com medicamentos e alimentos.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos de farmacologia geral, farmacocinética e farmacodinâmica das classes farmacológicas utilizadas no tratamento dos transtornos maiores. Despertar a consciência crítica sobre os fármacos e seus efeitos, frente às situações que a própria profissão incumbe, buscando a promoção da saúde com base na convicção científica, de cidadania e de ética.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA DOS TRANSTORNOS MENORES | 72.0 h

EMENTA: Estudo das principais classes farmacológicas e dos diferentes medicamentos utilizados no tratamento dos transtornos menores, frente aos aspectos farmacocinéticos e farmacodinâmicos, tendo em vista a eficácia, toxicidade e contra-indicações, seus usos terapêuticos e as interações com medicamentos e alimentos.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos de farmacologia geral, farmacocinética e farmacodinâmica das classes farmacológicas utilizadas no tratamento dos transtornos menores. Despertar a consciência crítica sobre os fármacos e seus efeitos, frente às situações que a própria profissão incumbe, buscando a promoção da saúde com base na convicção científica, de cidadania e de ética.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HEMOTERAPIA | 36.0 h

EMENTA: Obtenção e o uso dos hemocomponentes na clínica além das coagulopatias. Correlações clínicas laboratoriais.
OBJETIVO: Oferecer ao aluno a oportunidade de estudar a hemoterapia e as coagulopatias além das doenças do ponto de vista teórico, bem como visualizar alterações em estados patológicos. Oferecer também ao aluno o conhecimento para interpretar as provas laboratoriais utilizadas para estes diagnósticos, além do uso dos hemocomponentes na terapêutica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TOXICOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios gerais em Toxicologia. Avaliação de toxicidade. Avaliação de Risco. Carcinogênese. Teratogênese. Epidemiologia das intoxicações. Toxicologia dos medicamentos. Controle terapêutico. Toxicologia social. Farmacodependência. Praguicidas. Limites de exposição. Toxicologia ambiental. Toxicologia ocupacional. Toxicologia de alimentos.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno o conhecimento das áreas de atuação da toxicologia e informações sobre o papel do profissional farmacêutico nessas áreas, além de apresentar as características epidemiológicas das intoxicações. Os conceitos e princípios básicos são fundamentais para o entendimento dos assuntos relacionados à busca de soluções diante das situações de risco.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 7

BIOTECNOLOGIA FARMACÊUTICA | 36.0 h

EMENTA: Elementos de engenharia genética e biotecnologia. Ferramentas fundamentais de biologia molecular. Construção de moléculas de DNA recombinante. Transformação genética. Expressão da informação genética heteróloga. Processos fermentativos. Biossegurança e preservação ambiental.
OBJETIVO: Propiciar o desenvolvimento da capacidade de correlacionar e integrar conhecimentos relativos a campos distintos da biotecnologia e da ciência. Contribuir para uma formação humana comprometida ética e criticamente com a sociedade. Estimular hábitos de auto-educação que capacitem o aperfeiçoamento intelectual e continuado no exercício profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DESENVOLVIMENTO, PRODUÇÃO E QUALIDADE | 303.0 h

EMENTA: Estudo dos diferentes campos e das formas de atuação do profissional farmacêutico. Introdução ao desenvolvimento das atividades práticas profissionalizantes.
OBJETIVO: Oferecer a complementação do ensino e da aprendizagem planejados e executados com a finalidade de se constituírem em instrumento de integração entre teoria e prática, objetivando formar o profissional farmacêutico tecnicamente capaz e humanamente comprometido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOTÉCNICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Conservação, desenvolvimento e produção de formas farmacêuticas alopáticas semissólidas e sólidas em pequena escala.
OBJETIVO: Oferecer aos alunos conhecimentos básicos sobre o preparo de formulações de sistemas plásticos, semissólidos e sólidos, além de subsídios para o exercício da atenção farmacêutica nos seguintes aspectos: interpretação e avaliação de prescrições. Preparo, conservação, dispensação: desenvolvimento de medicamentos em pequena escala. Estimular leitura de textos técnico científicos e trabalhos em equipe.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOTÉCNICA BÁSICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos. Fundamentos de conservação desenvolvimento e produção de formas farmacêuticas alopáticas líquidas em pequena escala.
OBJETIVO: Oferecer aos alunos conhecimentos básicos sobre o preparo de formulações de sistemas líquidos, além de subsídios para o exercício da atenção farmacêutica nos seguintes aspectos: interpretação e avaliação de prescrições. Preparo, conservação, dispensação: desenvolvimento de medicamentos em pequena escala. Estimular leitura de textos técnico científicos e trabalhos em equipe.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPERAÇÕES UNITÁRIAS | 36.0 h

EMENTA: Operações unitárias aplicadas às preparações sólidas, semi-sólidas e líquidas.
OBJETIVO: Fornecer noções básicas das operações unitárias utilizadas na indústria farmacêutica, cosmética e alimentícia, possibilitando ao futuro farmacêutico uma atuação profissional mais consciente sobre os métodos existentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETOS DE PESQUISA EM FARMÁCIA | 36.0 h

EMENTA: Desenvolvimento de projeto de pesquisa interdisciplinar relacionado à área de medicamentos, insumos, correlatos, cosméticos, análises clínicas e toxicológicas ou alimentos. Diretrizes para elaboração e apresentação de um trabalho científico. Aspectos estruturais e normativos do trabalho científico (normas da ABNT). Documentação científica. Uso da Internet como fonte de pesquisa.
OBJETIVO: Proporcionar aos acadêmicos a oportunidade de trabalhar com as normas técnicas para planejamento e elaboração do projeto do trabalho de conclusão de curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA FARMACÊUTICA | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento e produção de medicamentos em escala industrial.
OBJETIVO: Fornecer subsídios técnicos sobre a fabricação de medicamentos, bem como uma visão generalizada do funcionamento da Indústria Farmacêutica e toda sua complexidade e capacitar o profissional farmacêutico a desempenhar atividades relacionadas a produção industrial do medicamento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 8

BROMATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Amostragem e preparo de amostra para análise. Química dos constituintes dos alimentos e as principais transformações de seus constituintes. Composição centesimal de alimentos e métodos instrumentais de análise.
OBJETIVO: Buscar o aprendizado nos aspectos relacionados a química dos constituintes dos alimentos, às alterações que podem sofrer bem como executar analises químicas quantitativas de seus constituintes visando conhecer sua composição e valor funcional. Além disto, desenvolver visão reflexiva e crítica das análises e resultados de laudos técnicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTROLE DE QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICO | 72.0 h

EMENTA: Procedimentos físicos e físico-químicos que monitoram a qualidade de medicamentos e cosméticos.
OBJETIVO: Propiciar conhecimentos que permitam avaliar a qualidade e estabelecer a importância do controle da qualidade de produtos manipulados, especialidades farmacêuticas e cosméticas. Desenvolver visão crítica e reflexiva integrando situações que envolvam responsabilidade profissional, questões sobre qualidade de medicamentos e cosméticos e seu impacto na saúde pública. Abordar questões éticas que norteiam a qualidade de medicamentos e cosméticos. Estimular a busca do conhecimento através proposição de trabalhos que despertem a criatividade e o espírito científico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTROLE DE QUALIDADE MICROBIOLÓGICO | 72.0 h

EMENTA: Técnicas aplicadas ao controle de qualidade biológico e microbiológico de matérias primas, produtos farmacêuticos, cosméticos, produtos biológicos e alimentos. Noções de higiene industrial e vigilância sanitária aplicada a produtos de origem animal e vegetal. Normas e padrões microbiológicos para alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos e cosméticos industrializados.
OBJETIVO: Oferecer condições para aplicação teórica e prática dos conhecimentos de microbiologia nas áreas da produção industrial, de modo a capacitar o futuro profissional a auxiliar, através de técnicas laboratoriais e suas interpretações, no controle de qualidade de produtos farmacêuticos, cosméticos alimentos e afins. Promover e estimular a inter-relação entre todas as áreas da indústria, bem como desenvolver uma postura humanística compromissado com a ética e com a sociedade. Capacitar o futuro profissional para autonomia na busca de conhecimento técnico científico objetivando conhecer e aplicar novas técnicas aplicadas ao controle de qualidade microbiológico de produtos industrializados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CICLO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA | 302.0 h

EMENTA: Estudo dos diferentes campos e das formas de atuação do profissional farmacêutico. Introdução ao desenvolvimento das atividades práticas profissionalizantes.
OBJETIVO: Oferecer a complementação do ensino e da aprendizagem planejados e executados com a finalidade de se constituírem em instrumento de integração entre teoria e prática, objetivando formar o profissional farmacêutico tecnicamente capaz e humanamente comprometido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÉTODOS ANALÍTICOS APLICADOS | 72.0 h

EMENTA: Procedimentos analíticos usados na determinação da identidade, pureza e potência de fármacos e insumos.
OBJETIVO: Estabelecer a importância da análise farmacêutica de insumos e ativos que incorporam os produtos farmacêuticos e cosméticos com ênfase nas técnicas oficiais. Desenvolver visão crítica e reflexiva integrando situações profissionais que envolvam questões sobre qualidade de insumos de interesse farmacêutico e seu impacto na saúde pública bem como desenvolver no aluno uma postura humanística compromissada com a ética e com a sociedade. Estimular o processo de pesquisa em análise farmacêutica na busca, produção e expressão do conhecimento, despertando no aluno interesse e valorização da mesma em sua vida pessoal e profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÉTODOS E PROCESSOS INSTRUMENTAIS EM FARMÁCIA | 36.0 h

EMENTA: Métodos instrumentais de análise. Espectroscopia de absorção e de emissão: espectroscopia no ultravioleta, visível e infravermelho; fotometria de chama. Métodos cromatográficos. Potenciometria.
OBJETIVO: Propiciar conhecimentos básicos sobre os principais métodos instrumentais de análise aplicados no campo farmacêutico. Estimular hábitos de leitura de textos técnicos e científicos e redação de laudos técnicos de análise de acordo as normas vigentes, norteados por princípios éticos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: SEMESTRE 9

ANÁLISES TOXICOLÓGICAS | 36.0 h

EMENTA: Fundamentos e características das análises toxicológicas. Análises toxicológicas de urgência. Análises Toxicológicas forenses. Análises Toxicológicas de Alimentos. Controle da Dopagem. Características de amostras convencionais e não convencionais. Monitorização biológica da exposição ocupacional. Análise de contaminantes ambientais. Preparo de amostras e métodos de análise empregados em Toxicologia. Interpretação de resultados e elaboração de laudos toxicológicos.
OBJETIVO: Fornecer noções básicas de análise e interpretação dos fenômenos envolvidos nos processos de intoxicação, bem como de desenvolver a capacidade investigativa. Tem por finalidade introduzir a toxicologia analítica e demonstrar a importância desta atividade profissional como suporte para diagnóstico de intoxicações e acompanhamento das exposições em longo prazo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOSSEGURANÇA | 36.0 h

EMENTA: Definição, histórico e aplicações. Boas Práticas de Biossegurança, riscos ambientais (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentes), níveis de biossegurança e mapa de risco. Programas de Gerenciamento de Resíduos na área da saúde.
OBJETIVO: Conhecer e aprender a identificar os fatores de risco do meio ambiente na comunidade e no ambiente de instituições de saúde sob a crítica da biossegurança. . Apresentar ao acadêmico o Programa de Gerenciamento de Resíduos na área da saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DEONTOLOGIA E LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA | 72.0 h

EMENTA: Noções de Deontologia. Legislação dos conselhos federal e regionais de Farmácia. Legislação do âmbito profissional farmacêutico e do âmbito sanitário, para uma formação de compromisso e responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacitar o aluno ao exercício profissional ético, consciente e responsável frente aos problemas relacionados a; saúde pública, trabalho em equipe multiprofissional, relação com o paciente e órgãos representativos. Apresentar, sob o ponto de vista da legislação em vigor, os dispositivos que regem a profissão farmacêutica. Discutir a assistência farmacêutica integrada à política nacional de saúde. Refletir sobre conceitos éticos, morais e filosóficos que norteiam as práticas farmacêuticas. Promover e estimular a inter-relação entre todas as áreas de atuação profissional, bem como desenvolver uma visão holística e postura humanística compromissado com a ética e com a sociedade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMÁCIA HOSPITALAR | 72.0 h

EMENTA: Aspectos contemporâneos da gestão de um serviço de farmácia enfocando os processos de seleção de medicamentos, gerenciamento incluindo as ações de aquisição, armazenamento, preparação, distribuição e controle de estoque de medicamentos e materiais médico-hospitalares. Funções administrativas e clínicas do Serviço de Farmácia Hospitalar.
OBJETIVO: Compreender a estrutura organizacional do Serviço de Farmácia Hospitalar, suas funções administrativas e clinicas. Seleção e padronização de medicamentos e correlatos. Planejamento, aquisição, recebimento, armazenamento e distribuição de medicamentos materiais médico-hospitalares. Farmacoeconomia. Controle de infecção hospitalar e antimicrobianos de uso hospitalar. Farmacotécnica hospitalar (produtos estéreis e não estéreis) e Drogas Antineoplásicas. Drogas anestésicas e anti-retrovirais. Nutrição parenteral e enteral. Farmácia clínica. Farmacovigilância hospitalar. Centro de informação sobre medicamentos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA PRODUÇÃO E QUALIDADE DE ALIMENTOS | 36.0 h

EMENTA: Concepção, dimensionamento e processos envolvidos na produção e qualidade de alimentos. Seleção, conservação, acondicionamento, distribuição e uso de alimentos nutritivos e seguros.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno, conhecimentos específicos sobre a gestão e gerenciamento das atividades desenvolvidas na indústria alimentos, abrangendo aspectos voltados aos processos, legislação sanitária e competências profissionais. Proporcionar conhecimentos das ferramentas de gerenciamento da segurança alimentar, bem como das práticas e análises de risco e pontos críticos de controle em qualidade e segurança de alimentos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE EMPRESAS FARMACÊUTICAS | 72.0 h

EMENTA: Estudo estrutural das empresas, montagem, contrato, abertura e administração. Noções básicas de estratégia empresarial, Marketing e vendas. Gerenciamento da qualidade. Controle de estoques, técnicas de negociação e de planejamento de produção. Gerenciamento da cadeia de suprimentos e a integração com sistemas de informação.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno do curso de Farmácia noções básicas sobre a prática administrativa. Desenvolver conteúdos sobre o gerenciamento de empresas, departamentos e equipes. Permitir ao aluno condições para que o mesmo exerça sua função de farmacêutico aplicando ferramentas de gestão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 36.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura lingüística da LIBRAS e de sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivos: promover o acesso a conhecimentos básicos sobre os diferentes aspectos relacionados à pessoa surda; favorecer a ampliação do olhar do profissional da educação para a comunidade surda; propiciar condições para que o futuro educador compreenda as especificidades do indivíduo surdo em seu processo de intervenção; contribuir para a superação da distância historicamente produzida entre o surdo e o mundo ouvinte; desenvolver conhecimentos básicos e práticos no que se refere ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM FARMÁCIA | 36.0 h

EMENTA: Desenvolvimento teórico-prático de tema interdisciplinar relacionado à área de medicamentos, insumos, correlatos, cosméticos, análises clínicas e toxicológicas, e alimentos.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno condições para treinamento e conduta em pesquisa científica através de elaboração e desenvolvimento de um plano de trabalho. Preparação de uma monografia sobre o trabalho realizado, que será apresentada e defendida perante uma banca examinadora.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.