Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Psicologia

Compreender o Homem nas diversas dimensões de sua existência se configura o objetivo básico na formação do psicólogo pela Universidade São Francisco. Para tal intento é valorizado o estudo e a pesquisa do funcionamento da mente, do comportamento humano, de seu engajamento nas instituições e de suas relações sociais e intersubjetivas, por meio de pesquisa, observação, análise, avaliação de suas emoções, necessidades interiores, capacidades motora e intelectual.

As práticas psi de atuação supervisionada iniciadas nos primeiros semestres do curso, buscam integrar teoria e prática, preparando o acadêmico para uma atuação consciente e ética nas áreas da Psicologia que compõem os eixos estruturantes do curso. Salienta-se que na área clínica é proporcionada a capacitação e o treinamento necessários para os atendimentos de triagem psicológica e em psicoterapia breve. O futuro psicólogo também é preparado para uma atuação na rede de saúde pública, contemplando as orientações da ABEP (Associação Brasileira de Ensino de Psicologia) e do CFP (Conselho Federal de Psicologia).

Informações Gerais


DURAÇÃO: 10 semestres.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 4.000 horas.

PERÍODO: Noturno.

Área de Atuação

O Curso de Psicologia da Universidade São Francisco ministrado no Campus de São Paulo foi criado através da Resolução do Conselho Universitário - CONSUN nº 18/90, de 2/8/1990 e reconhecido pela Portaria Ministerial MEC nº 178/96, publicada no Diário Oficial da União em 23/2/1996, e capacita o educando a atuar nas áreas clínica, escolar e organizacional, que são tradicionalmente os campos de atuação do psicólogo.

Com relação à área clínica, o profissional estará habituado a desenvolver estratégias de resolução de problemas pessoais, profissionais, familiares ou de personalidade, com atendimentos em psicoterapia individual, grupal, familiar, orientação a pais e a casais.

Na área escolar, o papel do psicólogo se dará basicamente no desempenho e na orientação de crianças, adolescentes e jovens, atuando também na Psicologia educacional.

Na área da Psicologia organizacional e do trabalho, o profissional terá a função de avaliar condutas no trabalho, de forma a implantar e implementar estratégias de desenvolvimento humano nas organizações.

Hoje, porém, as perspectivas de trabalho para os psicólogos vão muito além destas três áreas de atuação, podendo atuar também com idosos, população carcerária, instituições, comunidades e docência. A Psicologia do trânsito, hospitalar, jurídica, esportiva e a neuropsicologia, também são áreas que absorvem estes profissionais.

Disciplinas

Portaria Ministerial nº 178, de 22/02/1996 (D.O.U. 23/02/1996), Art. 63 da Portaria Normativa nº 40, de 12/12/2007 (D.O.U. 13/12/2007)

Produção Científica [edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b3c5b840, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1797d06a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a3bf566d]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2011/12

ASPECTOS PSICOLÓGICOS E JURÍDICOS DA DELINQUÊNCIA JUVENIL

2011/12

MULHER HOMOSSEXUAL:UMA IDENTIDADE EM CONSTRUÇÃO

2011/12

O TRABALHO DOCENTE: DO ESTRESSE OCUPACIONAL AO BURNOUT ANALISADAS A PARTIR DO FILME CARREGADORAS DE SONHOS



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.