Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Serviço Social

Sobre o Curso

Compromisso, conhecimento e ética, unidos em defesa da efetivação de direitos, são os eixos que movem os profissionais da área; por isso, cabe a eles estarem prontos para atuar com competência frente às expressões da questão social presentes nos processos sociais contemporâneos, na execução, formulação e gestão de políticas sociais de natureza pública ou privada.

Presente na Universidade desde 1973, o curso sofreu, em 2003, uma pequena interrupção. Depois de um amplo, denso e construtivo processo de elaboração de um novo currículo, foi retomado no ano seguinte, para, em 2004, assumir sua estrutura atual.

O currículo em andamento no curso tem 3.000 horas. Durante esse tempo, você é capacitado para desenvolver uma leitura interpretativa da realidade, com domínio crítico e reflexivo da questão social para formular, implementar e gerenciar ações, estudos e pesquisas na área social.

Por meio da realização de estágios supervisionados busca-se articular a teoria desenvolvida nas salas de aula às vivências do cotidiano da prática, oferecendo aos alunos uma formação teórico-prática permanente, que privilegia o diálogo com a realidade social, com a categoria profissional e com seus campos de atuação.

O Assistente Social necessita de conhecimentos e habilidades que o possibilite desenvolver um agir profissional capaz de assessor, apoiar e subsidiar críticas e reflexões dos indivíduos, grupos e organizações que como sujeitos sociais, buscam efetivar seus direitos, o exercício de cidadania e a justiça social.

DURAÇÃO: oito semestres.

CARGA HORÁRIA TOTAL:
3.000 horas.

PERÍODO: noturno.

COORDENADORA:
Kátia Inês de Carvalho Fedrigo, graduada em Serviço Social pela PUC/SP (1996); especialista em Serviço Social: Direitos Humanos e Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas pela UFRJ (2001); consultora em projetos sociais na área de Direitos Humanos e Justiça; coordenadora em Programas de Assistência Social em Prefeituras, Governo Federal e Organizações não governamentais.

Área de Atuação

O Assistente Social em serviços prestados à população por intermédio de projetos, programas e políticas sociais desenvolvidos nas organizações públicas e privadas, governamentais e não governamentais e em diferentes áreas como: proteção social (previdência e assistência social); conselhos; infância e juventude; família; idosos; pessoas com deficiência; saúde; saúde mental e ocupacional; saneamento básico; habitação; meio ambiente; educação; comunidade; direitos humanos, justiça e segurança; empresas especificamente em trabalhos relacionados à gestão de pessoas e qualidade de vida, benefícios trabalhistas e responsabilidade social; economia social e solidária; gestão participativa e movimentos sociais. Atua também em equipes de trabalhos multi e interdisciplinares, destacadamente nas áreas jurídica; saúde e saúde mental; trabalho e geração de renda e atendimento à comunidade.

Disciplinas

Decreto nº 79.945, de 13/07/1977 (D.O.U. 14/07/1977), Art. 63 da Portaria Normativa nº 40, de 12/12/2007 (D.O.U. 13/12/2007)



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.