Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Especialização/MBA

Especialização/MBA

Cursos    Campus
Análises Clínicas

O curso visa especializar profissionais da saúde na área de Análises Clínicas, fomentando e atualizando conceitos teóricos e práticos relacionados às diversas áreas das Análises Clínicas tais como: Bioquímica Clínica, Hematologia Clínica, Imunologia Clínica, Interferentes em exames laboratoriais, Gestão e Garantia da qualidade, entre outros.

A estrutura curricular é composta pelos módulos: Gestão e Garantia da Qualidade; Interpretação e Correlação Clínica dos Achados Laboratoriais e Trabalho de Conclusão de Curso. Proporcionando atuar de forma multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar na realização de exames e Correlação Clínico-Laboratorial.

Áreas de atuação

Hospitais públicos, privados e laboratórios de análises clínicas.

Pré-requisitos

Diploma de Curso Superior em Farmácia, Biomedicina, Medicina e demais áreas afins da saúde.

Disciplinas

CRIADO PELA RESOLUÇÃO CONSUN 32/2011

Turno: NOTURNO LATO SENSU Currículo: 0002-LS Regime: SEMESTRAL

Serie: MATRIZ CURRICULAR

ANÁLISE DE LÍQUIDOS CORPÓREOS E URINÁLISE | 20.0 h

EMENTA: Oferecer aos alunos fundamentos concisos, abrangentes e cuidadosamente estruturados da análise e do significado clinico dos fluidos biológicos não hemáticos.
OBJETIVO: Preparar o aluno para análises de vários outros fluidos orgânicos que não sejam sangue como urina e fluidos cavitários (líquor, fluido pleural, peritoneal, ascítico, sinovial e espermograma) atentar para o fato que estes não são materiais de fácil obtenção e por isso devemos obter o maior numero possível de informações a partir da amostra recebida.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BACTERIOLOGIA E INTERPRETAÇÃO CLÍNICA DOS ACHADOS LABORATORIAIS | 30.0 h

EMENTA: Organização, segurança e controle de qualidade em laboratório de Bacteriologia Clínica. Critérios para obtenção de espécimes clínicos para análise microbiológica. Técnicas laboratoriais aplicadas ao diagnóstico microbiológico de doenças infecto-contagiosas. Testes de sensibilidade aos antimicrobianos. Correlações clínicas laboratoriais.
OBJETIVO: Fornecer os pressupostos de bacteriologia clínica para o desenvolvendo da competência do profissional nas Análises Clínicas, para a realização das técnicas aplicada ao diagnóstico das doenças infecto-contagiosas de origem bacteriana e de interesse médico. Capacitar o profissional a auxiliar, através de exames laboratoriais e suas interpretações, no diagnóstico dos agentes causadores de doenças infecto-contagiosas de maior prevalência e interesse médico. Conhecer sobre a colheita e a conservação do material biológico. Descrever e desenvolver as técnicas para o diagnóstico laboratorial das principais doenças de origem bacteriana. Promover e estimular a inter-relação entre todas as áreas das analises clínicas e da saúde, bem como desenvolver uma visão holística e postura humanística compromissado com a ética e com a sociedade. Contribuir para a formação do profissional capacitado para autonomia na busca de conhecimento técnico científico objetivando conhecer e aplicar novas técnicas de diagnóstico de doenças infecto-contagiosas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA CLÍNICA E INTERPRETAÇÃO CLÍNICA DOS ACHADOS LABORATORIAIS | 40.0 h

EMENTA: Fundamentos bioquímicos aplicados à clínica médica. Principais parâmetros bioquímicos que traduzem informações fisiopatológicas utilizados na rotina de um laboratório de análises clínicas. Identificação das técnicas utilizadas nas das dosagens laboratoriais dos principais analitos de importância clínica e interpretação dos resultados laboratoriais.
OBJETIVO: Revisar os principais parâmetros bioquímicos de relevância na clínica médica associando-os a processos fisiopatológicos com um enfoque atualizado e aplicado a interpretação de exames laboratoriais e seus significados clínicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOSSEGURANÇA E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS | 15.0 h

EMENTA: Conceito, importância, Legislação e normas e medidas de biossegurança nas atividades desenvolvidas pelos profissionais de saúde. Riscos químicos, físicos e biológicos. Conduta e normas de biossegurança em situações de riscos e emergências.
OBJETIVO: Capacitar os profissionais das Análises Clínicas para a implementação de ações na área de Biossegurança, conhecendo, de forma aprofundada, a área de gestão e as ferramentas de planejamento; o escopo da legislação vigente; as interfaces da área de Biossegurança e Manejo de Resíduos Químicos e Biológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CITOLOGIA CLÍNICA E INTERPRETAÇÃO CLÍNICA DOS ACHADOS LABORATORIAIS | 15.0 h

EMENTA: Citologia tecidual e de líquidos corpóreos com ênfase na citologia oncótica. Citologia de urina, líquor, pulmonar, mama e cérvico-vaginal. Correlações clínicas laboratoriais.
OBJETIVO: Preparar o aluno para análise citológica e anátomo-patológico que fazem da rotina laboratorial clínica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENDOCRINOLOGIA CLÍNICA E INTERPRETAÇÃO CLÍNICA DOS ACHADOS LABORATORIAIS | 20.0 h

EMENTA: Modelo geral de organização do sistema endócrino; mecanismo básico de ação hormonal e apresentação das grandes síndromes endócrinas relacionadas a cada divisão, a saber: Neuroendocrinologia; Função Tireoidiana, Adrenal, Reprodutiva, Gastrointestinal e Pancreática; Metabolismo do Cálcio e Ossos; Rim endócrino.
OBJETIVO: Apresentar revisão sistemática da estrutura do sistema endócrino, seus principais agentes e ações no organismo humano, modos de determinação e paralelamente estabelecer correlação clínico-laboratorial aos processos fisiopatológicos colaborando para a interação com demais profissionais envolvidos com a prática laboratorial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GARANTIA E CONTROLE DA QUALIDADE: CERTIFICAÇÕES, CREDENCIAMENTO E CONTROLE DE QUALIDADE | 20.0 h

EMENTA: Administração por objetivo - conceitos; teoria dos sistemas; abordagem de processo; Sistemas de gestão da qualidade (ISO 9001); Processos de gerenciamento para a qualidade: planejamento, garantia e controle da qualidade; melhoria da qualidade; programa seis sigma.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a analisar, interpretar e implementar os conceitos modernos de gestão de sistemas e garantia da qualidade (SGQ).

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO EM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS | 15.0 h

EMENTA: Estudo estrutural das empresas e seus sistemas de planejamento, montagem, contrato, abertura e administração. Controle de estoque e produção. Relações humanas. Marketing e Gestão.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno, noções básicas sobre a prática administrativa. Desenvolver conteúdos sobre a Gestão do Laboratório Clínico e seus departamentos. Permitir ao profissional, condições para exercer sua função técnica e também a aplicação de ferramentas de gestão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HEMATOLOGIA CLÍNICA E INTERPRETAÇÃO CLÍNICA DOS ACHADOS LABORATORIAIS | 40.0 h

EMENTA: Capacitar o analista clínico a entender a fisiopatologia das doenças hematológicas e com isto proporcionar uma maior qualidade na interpretação dos resultados junto ao médico e ao paciente, com condição de estabelecer a hipótese diagnóstica laboratorial a ser tomada para o esclarecimento do quadro hematológico. O curso abrange toda a hematologia (anemias, policitemias, leucograma, leucemias, coagulação, hemoterapia e imunohematologia), voltado para a capacitação profissional.
OBJETIVO: Capacitar o profissional analista em hematologia na avaliação dos dados obtidos com as possíveis patologias envolvidas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
IMUNOLOGIA CLÍNICA E INTERPRETAÇÃO CLÍNICA DOS ACHADOS LABORATORIAIS | 20.0 h

EMENTA: Sistemas de defesa inato e adaptativo. Estruturas e mecanismos imunológicos nos diagnósticos laboratoriais. Execução e interpretação de análises imunológicas. Avanços laboratoriais em imunologia clínica.
OBJETIVO: Atualizar conhecimentos na aplicação de métodos laboratoriais imunológicos na rotina diagnóstica. Discutir correlações entre o funcionamento do sistema imune e as repercussões de resultados laboratoriais imunológicos. Discutir processos e doenças e imunes e avanços diagnósticos nestas áreas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTERFERENTES EM EXAMES LABORATORIAIS | 20.0 h

EMENTA: Possíveis interferências, in vivo e in vitro, pré-analíticas, analíticas e pós-analíticas, nas análises laboratoriais e suas consequências. Medidas de prevenção, controle e reparo dos interferentes analíticos.
OBJETIVO: Discutir a realidade dos erros analíticos provocados por interferentes na rotina dos setores laboratoriais. Casuística dos erros analíticos in vivo e in vitro. Atualizar conhecimentos sobre possíveis mecanismos de erros analíticos e suas repercussões nos resultados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 20.0 h

EMENTA: Evolução do Conhecimento humano. Métodos e tipos de métodos. .Pesquisa e técnicas de pesquisa. Trabalho científico. Diretrizes para elaboração e apresentação de um trabalho científico. Aspectos estruturais e normativos do trabalho científico. (Normas da ABNT). Documentação científica; uso da Internet como fonte de pesquisa. Estrutura de um Relatório Científico. Técnicas de leitura crítica.
OBJETIVO: Fornecer ao profissional subsídios para elaboração de relatórios, monografias e outros documentos científicos, além de atualização de acordo com normas e legislação para elaboração deste tipo de material.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICOLOGIA CLÍNICA E INTERPRETAÇÃO CLÍNICA DOS ACHADOS LABORATORIAIS | 15.0 h

EMENTA: Fungos patogênicos. Transmissão e patogenicidade. Classificação das micoses. Aspectos clínicos das principais micoses humanas. Procedimentos laboratoriais para o diagnóstico das infecções fúngicas. Antifungigrama.
OBJETIVO: Conhecer os principais fungos causadores de micoses no homem. Fundamentar a caracterização, diagnóstico e tratamento das principais micoses que acometem o ser humano.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PARASITOLOGIA CLÍNICA E INTERPRETAÇÃO CLÍNICA DOS ACHADOS LABORATORIAIS | 20.0 h

EMENTA: Caracterização da atual relação parasita-hospedeiro. Parasitoses emergentes e parasitas oportunistas. Parasitoses em pacientes imunocomprometidos. Execução e interpretação de exames parasitológicos. Processamento de amostras e preservação.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno um enfoque dinâmico da atuação dos principais agentes etiológicos no organismo humano em relação as suas adaptações nas formas de transmissão e nas patogenias causadas. Analisar e comparar técnicas de coleta, preparação e preservação da amostra, bem como o diagnóstico principalmente nos casos de parasitoses oportunistas e emergentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICAS PROFISSIONAIS SUPERVISIONADAS | 50.0 h

EMENTA: Identificar recursos analíticos laboratoriais adequados a situações clínicas diversas de modo integrado e crítico.
OBJETIVO: Aplicar o conhecimento teórico das diversas disciplinas na interpretação de casos clínicos, com ênfase na identificação de recursos analíticos laboratoriais adequados a cada situação. Promover e estimular a inter-relação entre todas as áreas das análises clínicas e da saúde, bem como desenvolver uma visão holística e postura humanística compromissado com a ética e com a sociedade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 40.0 h

EMENTA: Orientação e desenvolvimento teórico de tema interdisciplinar relacionado à área.
OBJETIVO: Instrumentalizar o aluno para elaboração do trabalho de conclusão de curso e orientar o aluno durante as diferentes fases de elaboração do trabalho de conclusão de curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo


Veja também


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.