Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Especialização/MBA

Especialização/MBA

Cursos    Campus
Farmacologia Clínica

Visa especializar profissionais da grande área da saúde na prática clínica, mediante a avaliação crítica da eficácia e segurança dos medicamentos de forma a otimizar benefícios, minimizar riscos e custos por intermédio de uma terapêutica medicamentosa racional fundamentada na medicina baseada em evidências.

Carga horária total: 400 horas

Coordenador do Curso

 Prof. Dr. Carlos Eduardo Pulz Araújo é graduado em Farmácia pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1988), Mestrado (1993) e Doutorado em Ciências na Área de Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1998). Atualmente é Professor Associado Doutor da Universidade São Francisco– USF, exercendo atividade Docente junto aos Cursos de Farmácia, Medicina, Psicologia e Enfermagem. Coordenador Pedagógico e Docente do Programa Lato sensu de Pós-Graduação em Farmacologia Clínica (Campinas e Bragança Paulista). Avaliador Institucional e de Cursos do SINAES/INEP/MEC. Professor Especialista Consultor das Faculdades Municipais e Estaduais de Ensino junto ao Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (CEE-SP). Professor Consultor Técnico-Científico do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) e do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-SP). Professor com ampla experiência em inúmeros Cursos de Pós-Graduação Lato sensu pelo Brasil, tendo como áreas de atuação: Farmacologia Clínica, Farmácia Hospitalar e Atenção Farmacêutica. Autor de livros na área da Farmacologia e da Atenção Farmacêutica.

Para conferir o Currículo Lattes, clique aqui.

Pré-requisitos

Diploma de curso superior na área da saúde.

Áreas de atuação

Hospitais, farmácias privadas, UBS (Unidades Básicas de Saúde), indústrias farmacêuticas, consultórios, clínicas e empresas de pesquisa e desenvolvimento na área farmacêutica.

Disciplinas

RESOLUÇÃO CONSEPE 66/2009

Turno: NOTURNO LATO SENSU Currículo: 0004-LS Regime: SEMESTRAL

Serie: MATRIZ CURRICULAR

FARMACOEPIDEMIOLOGIA E FARMACOVIGILÂNCIA E PRINCÍPIOS DE MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS | 20.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA AUTONÔMICA | 20.0 h

EMENTA: Atualização das propriedades farmacodinâmica e farmacocinética de medicamentos empregados na terapêutica dos distúrbios do sistema nervoso autônomo. Discussão farmacoterapêutica de casos clínicos envolvendo pacientes portadores de doenças do sistema nervoso autônomo. Enfoque para as principais interações medicamentosas e principais fatores envolvidos no fracasso da terapêutica medicamentosa. Discussão de casos clínicos.
OBJETIVO: Procurar subsidiar tecnicamente os Profissionais da grande área da saúde para as responsabilidades fundamentais relacionadas ao resultado do tratamento clínico do cliente/paciente e que envolvam a identificação, prevenção e resolução de problemas relacionados com o uso de medicamentos, objetivando colaborar com os demais profissionais destas áreas da Saúde na terapêutica medicamentosa e não medicamentosa empregadas no tratamento de distúrbios do sistema nervoso autônomo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA DA INFLAMAÇÃO, DOR E FEBRE | 20.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA DAS NEOPLASIAS | 20.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA DO APARELHO RESPIRATÓRIO | 20.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA DO DIABETES MELITO E DA SÍNDROME METABÓLICA | 20.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA DO SISTEMA CARDIOVASCULORRENAL: DOENÇA ARTERIAL CORONÁRIA, DISLIPIDEMIAS, ANTICOAGULANTES | 20.0 h

EMENTA: Atualização das propriedades farmacodinâmica e farmacocinética de medicamentos empregados na terapêutica dos Distúrbios Cardiovasculorenal: Doença arterial coronária, Dislipidemias, Anticoagulantes. Discussão farmacoterapêutica de casos clínicos envolvendo pacientes portadores de doenças do Aparelho Cardiovasculorenal: Doença arterial coronária, Dislipidemias, Anticoagulantes. Enfoque para as principais interações medicamentosas e principais fatores envolvidos no fracasso da terapêutica medicamentosa. Prescrição farmacêutica de medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) e de medicamentos tarjados que exijam prescrição médica.
OBJETIVO: Procurar subsidiar tecnicamente os Profissionais da grande área da saúde para as responsabilidades fundamentais relacionadas ao resultado do tratamento clínico do cliente/paciente e que envolvam a prescrição, identificação, prevenção e resolução de problemas relacionados com o uso de medicamentos, objetivando colaborar com os demais profissionais destas áreas da Saúde na terapêutica medicamentosa e não medicamentosa empregadas no tratamento de patologias envolvendo o Aparelho Cardiovasculorenal: Doença arterial coronária, Dislipidemias, Anticoagulantes. Prescrição farmacêutica de medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) e de medicamentos tarjados que exijam prescrição médica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA DO SISTEMA CARDIOVASCULORRENAL: HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA, INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CRÔNICA | 20.0 h

EMENTA: Atualização das propriedades farmacodinâmica e farmacocinética de medicamentos empregados na terapêutica dos Distúrbios Cardiovasculorenal: Hipertensão Arterial Sistêmica, Insuficiência Cardíaca Crônica. Discussão farmacoterapêutica de casos clínicos envolvendo pacientes portadores de doenças do Aparelho Cardiovasculorenal: Hipertensão Arterial Sistêmica, Insuficiência Cardíaca Crônica. Enfoque para as principais interações medicamentosas e principais fatores envolvidos no fracasso da terapêutica medicamentosa. Prescrição farmacêutica de medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) e de medicamentos tarjados que exijam prescrição médica.
OBJETIVO: Procurar subsidiar tecnicamente os Profissionais da grande área da saúde para as responsabilidades fundamentais relacionadas ao resultado do tratamento clínico do cliente/paciente e que envolvam a prescrição, identificação, prevenção e resolução de problemas relacionados com o uso de medicamentos, objetivando colaborar com os demais profissionais destas áreas da Saúde na terapêutica medicamentosa e não medicamentosa empregadas no tratamento de patologias envolvendo o Aparelho Cardiovasculorenal: Hipertensão Arterial Sistêmica, Insuficiência Cardíaca Crônica. Prescrição farmacêutica de medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) e de medicamentos tarjados que exijam prescrição médica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA DO SISTEMA DIGESTÓRIO | 20.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL: DISTÚRBIOS NEURODEGENERATIVOS E NEUROLÓGICOS | 20.0 h

EMENTA: Atualização das propriedades farmacodinâmica e farmacocinética de medicamentos empregados na terapêutica dos distúrbios do sistema nervoso central. Discussão farmacoterapêutica de casos clínicos envolvendo pacientes portadores de doenças do sistema nervoso central: neurodegenerativos e neurológicos. Enfoque para as principais interações medicamentosas e principais fatores envolvidos no fracasso da terapêutica medicamentosa. Prescrição farmacêutica de medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) e de medicamentos tarjados que exijam prescrição médica.
OBJETIVO: Procurar subsidiar tecnicamente os Profissionais da grande área da saúde para as responsabilidades fundamentais relacionadas ao resultado do tratamento clínico do cliente/paciente e que envolvam a prescrição, identificação, prevenção e resolução de problemas relacionados com o uso de medicamentos, objetivando colaborar com os demais profissionais destas áreas da Saúde na terapêutica medicamentosa e não medicamentosa empregadas no tratamento de distúrbios do sistema nervoso central: neurodegenerativos e neurológicos. Prescrição farmacêutica de medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) e de medicamentos tarjados que exijam prescrição médica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL: DOENÇAS MENTAIS | 20.0 h

EMENTA: Atualização das propriedades farmacodinâmica e farmacocinética de medicamentos empregados na terapêutica dos distúrbios do sistema nervoso central. Discussão farmacoterapêutica de casos clínicos envolvendo pacientes portadores de doenças do sistema nervoso central: doenças mentais. Enfoque para as principais interações medicamentosas e principais fatores envolvidos no fracasso da terapêutica medicamentosa. Prescrição farmacêutica de medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) e de medicamentos tarjados que exijam prescrição médica.
OBJETIVO: Procurar subsidiar tecnicamente os Profissionais da grande área da saúde para as responsabilidades fundamentais relacionadas ao resultado do tratamento clínico do cliente/paciente e que envolvam a prescrição, identificação, prevenção e resolução de problemas relacionados com o uso de medicamentos, objetivando colaborar com os demais profissionais destas áreas da Saúde na terapêutica medicamentosa e não medicamentosa empregadas no tratamento de distúrbios do sistema nervoso central: doenças mentais. Prescrição farmacêutica de medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) e de medicamentos tarjados que exijam prescrição médica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA DOS PROCESSOS INFECCIOSOS: ANTIBACTERIANOS | 20.0 h

EMENTA: Atualização das propriedades farmacodinâmica e farmacocinética de medicamentos empregados na terapêutica dos processos infecciosos bacterianos. Discussão farmacoterapêutica de casos clínicos envolvendo pacientes portadores de doenças infecciosas de origem bacteriana. Enfoque para as principais interações medicamentosas e principais fatores envolvidos no fracasso da terapêutica medicamentosa. Discussão de casos clínicos farmacológicos. Prescrição farmacêutica de medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) e de medicamentos tarjados que exijam prescrição médica.
OBJETIVO: Procurar subsidiar tecnicamente os Profissionais da grande área da saúde para as responsabilidades fundamentais relacionadas ao resultado do tratamento clínico do cliente/paciente e que envolvam a prescrição, identificação, prevenção e resolução de problemas relacionados com o uso de medicamentos, objetivando colaborar com os demais profissionais destas áreas da Saúde na terapêutica medicamentosa e não medicamentosa empregadas no tratamento de patologias infecciosas bacterianas. Prescrição farmacêutica de medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) e de medicamentos tarjados que exijam prescrição médica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA DOS PROCESSOS INFECCIOSOS: ANTIVIRAIS, ANTIFÚNGICOS | 20.0 h

EMENTA: Atualização das propriedades farmacodinâmica e farmacocinética de medicamentos empregados na terapêutica dos processos infecciosos fúngicos e virais. Discussão farmacoterapêutica de casos clínicos envolvendo pacientes portadores de doenças infecciosas de origem fúngica e viral. Enfoque para as principais interações medicamentosas e principais fatores envolvidos no fracasso da terapêutica medicamentosa. Discussão de casos clínicos farmacológicos. Prescrição farmacêutica de medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) e de medicamentos tarjados que exijam prescrição médica.
OBJETIVO: Procurar subsidiar tecnicamente os Profissionais da grande área da saúde para as responsabilidades fundamentais relacionadas ao resultado do tratamento clínico do cliente/paciente e que envolvam a prescrição, identificação, prevenção e resolução de problemas relacionados com o uso de medicamentos, objetivando colaborar com os demais profissionais destas áreas da Saúde na terapêutica medicamentosa e não medicamentosa empregadas no tratamento de patologias infecciosas virais e fúngicas. Prescrição farmacêutica de medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) e de medicamentos tarjados que exijam prescrição médica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA EM FITOTERAPIA | 20.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA ENDÓCRINA E DO APARELHO REPRODUTOR | 20.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA CIENTÍFICA E ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA | 20.0 h

EMENTA: Evolução do Conhecimento humano. Métodos e tipos de métodos. .Pesquisa e técnicas de pesquisa. Trabalho científico. Diretrizes para elaboração e apresentação de um trabalho científico. Aspectos estruturais e normativos do trabalho científico. (Normas da ABNT). Documentação científica; uso da Internet como fonte de pesquisa .Estrutura de um Relatório Científico. Técnicas de leitura crítica .
OBJETIVO: Fornecer ao profissional subsídios para elaboração de relatórios, monografias e outros documentos científicos, além de atualização de acordo com normas e legislação para elaboração deste tipo de material.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DA SEMIOLOGIA NA ÁREA DA SAÚDE E BOAS PRÁTICAS NA PRESCRIÇÃO MEDICAMENTOSA | 20.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS GERAIS EM FARMACOLOGIA CLÍNICA | 20.0 h

EMENTA: Estudo dos processos farmacocinéticos e farmacodinâmicos e suas implicações clínicas.
OBJETIVO: Atualização dos princípios gerais que regem as ações do organismo sobre os fármacos e seus metabólitos e que possam interferir nos processos de absorção, distribuição. biotransformação e excreção procurando-se desenvolver o raciocínio clínico a partir de fundamentos fisiológicos e fisiopatológicos para a utilização racional de um princípio ativo baseada em estudos de parâmetros farmacocinéticos. Mecanismos gerais envolvidos na ação de fármacos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 40.0 h

EMENTA: Orientação e desenvolvimento teórico de tema interdisciplinar relacionado à área de Farmacologia Clínica.
OBJETIVO: Instrumentalizar o aluno para elaboração do trabalho de conclusão de curso e orientar o aluno durante as diferentes fases de elaboração do trabalho de conclusão de curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO LATO SENSU Currículo: 0003-LS Regime: SEMESTRAL

Serie: MATRIZ CURRICULAR

FARMACOEPIDEMIOLOGIA E FARMACOVIGILÂNCIA E PRINCÍPIOS DE MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS | 20.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA AUTONÔMICA | 20.0 h

EMENTA: Atualização das propriedades farmacodinâmica e farmacocinética de medicamentos empregados na terapêutica dos distúrbios do sistema nervoso autônomo. Discussão farmacoterapêutica de casos clínicos envolvendo pacientes portadores de doenças do sistema nervoso autônomo. Enfoque para as principais interações medicamentosas e principais fatores envolvidos no fracasso da terapêutica medicamentosa. Discussão de casos clínicos.
OBJETIVO: Procurar subsidiar tecnicamente os Profissionais da grande área da saúde para as responsabilidades fundamentais relacionadas ao resultado do tratamento clínico do cliente/paciente e que envolvam a identificação, prevenção e resolução de problemas relacionados com o uso de medicamentos, objetivando colaborar com os demais profissionais destas áreas da Saúde na terapêutica medicamentosa e não medicamentosa empregadas no tratamento de distúrbios do sistema nervoso autônomo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA DA INFLAMAÇÃO, DOR E FEBRE | 20.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA DAS NEOPLASIAS | 20.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA DO APARELHO RESPIRATÓRIO | 20.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA DO DIABETES MELITO E DA SÍNDROME METABÓLICA | 20.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA DO SISTEMA CARDIOVASCULORRENAL I | 20.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA DO SISTEMA CARDIOVASCULORRENAL II | 20.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA DO SISTEMA DIGESTÓRIO | 20.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL I (DOENÇAS MENTAIS) | 20.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL II (NEURODEGENERATIVOS E NEUROLÓGICOS) | 20.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA DOS PROCESSOS INFECCIOSOS I (ANTIBACTERIANOS) | 20.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA DOS PROCESSOS INFECCIOSOS II (ANTIFÚNGICOS, ANTIVIRAIS) | 20.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA EM FITOTERAPIA | 20.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA CLÍNICA ENDÓCRINA E DO APARELHO REPRODUTOR | 20.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA CIENTÍFICA E ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA | 20.0 h

EMENTA: Evolução do Conhecimento humano. Métodos e tipos de métodos. .Pesquisa e técnicas de pesquisa. Trabalho científico. Diretrizes para elaboração e apresentação de um trabalho científico. Aspectos estruturais e normativos do trabalho científico. (Normas da ABNT). Documentação científica; uso da Internet como fonte de pesquisa .Estrutura de um Relatório Científico. Técnicas de leitura crítica .
OBJETIVO: Fornecer ao profissional subsídios para elaboração de relatórios, monografias e outros documentos científicos, além de atualização de acordo com normas e legislação para elaboração deste tipo de material.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DA SEMIOLOGIA NA ÁREA DA SAÚDE E BOAS PRÁTICAS NA PRESCRIÇÃO MEDICAMENTOSA | 20.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS GERAIS EM FARMACOLOGIA CLÍNICA | 20.0 h

EMENTA: Estudo dos processos farmacocinéticos e farmacodinâmicos e suas implicações clínicas.
OBJETIVO: Atualização dos princípios gerais que regem as ações do organismo sobre os fármacos e seus metabólitos e que possam interferir nos processos de absorção, distribuição. biotransformação e excreção procurando-se desenvolver o raciocínio clínico a partir de fundamentos fisiológicos e fisiopatológicos para a utilização racional de um princípio ativo baseada em estudos de parâmetros farmacocinéticos. Mecanismos gerais envolvidos na ação de fármacos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 40.0 h

EMENTA: Orientação e desenvolvimento teórico de tema interdisciplinar relacionado à área de Farmacologia Clínica.
OBJETIVO: Instrumentalizar o aluno para elaboração do trabalho de conclusão de curso e orientar o aluno durante as diferentes fases de elaboração do trabalho de conclusão de curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo


Veja também


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.