Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Especialização/MBA

Especialização/MBA

Cursos    Campus
Fisioterapia Hospitalar

Coordenador do Curso

 Profa. Patrícia Teixeira Costa possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1991. Aperfeiçoamento em Fisioterapia Geral pela Universidade Estadual Paulista - UNESP em 1993. Especialização em Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - em 1994. Especialização em Reeducação Postural Global pela FENAFITO em 2004. Mestrado em Ciências da Saúde – Departamento de Pediatria pela FMUSP/ SP em 2010.
Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho em 2010. Docente em Fisioterapia desde 1996. Docente e Supervisora de Estágio do Curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade São Francisco desde 2001. Coordenadora do Curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade São Francisco e Coordenadora pedagógica do Curso de Pós Graduação Lato sensu de Fisioterapia Hospitalar da Universidade São Francisco desde 2012.

Para conferir o Currículo Lattes, clique aqui.

Pré-requisitos

Diploma de curso superior em Fisioterapia.

Áreas de atuação

Atuar em hospitais tanto em unidades de internação como em unidades de terapia intensiva, além do manuseio da ventilação mecânica.

Disciplinas

APROVADO PELA RESOLUÇÃO CONSUN 32/2012.

Turno: NOTURNO LATO SENSU Currículo: 0003-LS Regime: SEMESTRAL

Turno: NOTURNO LATO SENSU Currículo: 0002-LS Regime: SEMESTRAL

Serie: MATRIZ CURRICULAR

ANATOMIA, FISIOLOGIA E FISIOPATOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO E CARDIOVASCULAR | 60.0 h

EMENTA: Anatomia e fisiologia do sistema respiratório e cardiovascular. Fisiologia do exercício. Fisiopatologia das síndromes respiratórias e cardiovasculares. Dados propedêuticos e semiológicos, anamnese e aspectos do exame clínico.
OBJETIVO: Propiciar a retomada do conhecimento das principais estruturas e funções dos sistemas respiratório e cardiovascular para aquisição de maior embasamento teórico-científico auxiliando o aluno na discussão de casos clínicos e tomada de decisão para o tratamento das disfunções cardiorrespiratórias. Proporcionar ao aluno o entendimento dos principais conceitos da fisiologia cardiorrespiratória e suas respectivas funções vitais para se definir subsídios básicos para a aplicação desses princípios à prática clínica da fisioterapia cardiopulmonar. Possibilitar ao aluno os conhecimentos para a utilização do exercício como recurso e/ou ferramenta para a promoção da saúde ou performance física, oferecendo discussões técnico-científicas sobre a utilização do exercício físico na avaliação da capacidade física / funcional, treinamento e bases para a reabilitação de pacientes cardiopatas e pneumopatas. Promover o conhecimento e a análise crítica sobre temas atuais em relação à fisiopatologia das principais síndromes relacionadas ao sistema respiratório e cardiovascular visando complementar e aprimorar a formação profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA - CIRURGIAS TORÁCICAS E ABDOMINAIS E TRANSPLANTES | 20.0 h

EMENTA: Princípios básicos da cirurgia tóraco-abdominal. Complicações cirúrgicas. Fisioterapia pré e pós-cirúrgica. Aspectos específicos do tratamento fisioterapêutico do paciente transplantado.
OBJETIVO: Propiciar ao aluno conhecimento sobre as especificidades do paciente submetido à cirurgia tóraco-abdominal para capacitar a avaliação, planejamento e intervenção por meio da aplicação de recursos e técnicas fisioterapêuticas. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica em pacientes transplantados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA - NEUROLOGIA, GERIATRIA, ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA | 40.0 h

EMENTA: Doenças neurológicas e neuromusculares. Neurocirurgia. Suporte ventilatório e proteção cerebral. Avaliação e conduta fisioterapêutica no paciente neurológico agudo. Doenças ortopédicas e distúrbios decorrentes de traumas musculoesqueléticos. Avaliação e conduta fisioterapêutica no paciente traumato-ortopédico em unidade de internação especializada. Aspectos específicos do tratamento fisioterapêutico do paciente idoso hospitalizado.
OBJETIVO: Identificar os principais distúrbios neurológicos no paciente em ambiente hospitalar bem como capacitar o aluno para atender pacientes com disfunções neurológicas agudas. Consolidar o conhecimento sobre a interferência da Fisiologia do Envelhecimento no contexto hospitalar bem como aplicar os conhecimentos de fisioterapia no manejo e prevenção das principais disfunç?es do idoso hospitalizado. Promover o conhecimento, capacitação e aprimoramento do profissional fisioterapeuta para atuação nas unidades de internação especializadas em ortopedia e traumatologia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA - PEDIATRIA E NEONATOLOGIA | 20.0 h

EMENTA: Diferenças existentes entre pacientes adultos e pediátricos . Disfunções cardiorrespiratórias no neonato e na criança. Avaliação fisioterapêutica infantil. Aprimoramento das técnicas de fisioterapia respiratória pediátrica. Ventilação Mecânica Infantil.
OBJETIVO: Fundamentar os princípios da intervenção fisioterapêutica em neonatos e crianças com disfunções decorrentes de comprometimento do sistema cardiorrespiratório em suas diferentes fases de manifestação. Conceituar as bases da ventilação mecânica infantil.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA - PNEUMOLOGIA, CARDIOLOGIA E NEFROLOGIA | 20.0 h

EMENTA: Semiologia Cardiovascular e Respiratória. Disfunções Cardiovasculares e Pulmonares. Exames Complementares em Cardiologia e Pneumologia. Urgências e Emergências Cardiovascular. Reabilitação Cardiovascular. Oxigenioterapia: indicação e titulação. Espirometria. Reabilitação hospitalar do paciente pneumopata. Aspectos específicos do tratamento fisioterapêutico do paciente nefropata.
OBJETIVO: Promover o conhecimento especializado em nível hospitalar sobre o sistema respiratório e suas disfunções possibilitando o desenvolvimento de estratégias fisioterapêuticas preventivas e intervencionistas para abordagem de portadores de pneumopatias. Promover o conhecimento especializado em nível hospitalar sobre o sistema cardiovascular e suas disfunções possibilitando o desenvolvimento de estratégias fisioterapêuticas preventivas e intervencionistas para abordagem de portadores de cardiopatias. Identificar e discutir programas de avaliação e tratamento fisioterapêutico para pacientes nefropatas na Unidade de Terapia Intensiva e nas unidades de internação. Promover ensino sobre assistência hospitalar segundo padrões de qualidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA - TERAPIA INTENSIVA | 20.0 h

EMENTA: Fundamentos teóricos da fisioterapia na unidade de terapia intensiva. Adequação e planejamento do tratamento fisioterapêutico no paciente grave. Avaliação fisioterapêutica do paciente crítico. Recursos fisioterapêuticos utilizados em unidade de terapia intensiva.
OBJETIVO: Desenvolver o raciocínio clínico para o tratamento fisioterapêutico do paciente crítico na unidade de terapia intensiva, permitindo ao aluno um raciocínio avaliativo adequado,para melhor condução das técnicas fisioterapêuticas aplicadas nos pacientes criticamente enfermos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA- ONCOLOGIA, QUEIMADOS, GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA | 30.0 h

EMENTA: Bases da Oncologia. Radioterapia. Quimioterapia. Cuidados paliativos. Fisiopatologia da Apneia Obstrutiva do Sono. Fisiopatologia da Obesidade. Mecanismos de parto. Puerpério. Aleitamento materno. Pós-operatório de cirurgias oncopélvicas, mamárias e urológicas. Fisiopatologia da queimadura. Lesão inalatória. Infecção no paciente queimado. Fisioterapia nas queimaduras.
OBJETIVO: Revisar os conceitos básicos de oncologia e os princípios básicos de quimioterapia e radioterapia bem como estabelecer as bases da fisioterapia em oncologia além de abordar os cuidados paliativos. Capacitar os fisioterapeutas a identificarem os pacientes com Apneia Obstrutiva do Sono e realizarem tratamento fisioterapêutico nessa população. Conhecer as principais patologias obstétricas, ginecológicas e oncológicas relativas ao ambiente hospitalar bem como capacitar o fisioterapeuta ao atendimento às mulheres internadas além de conhecer os mecanismos de parto e a assistência à parturiente e puérpera. Atualizar conceitos relacionados às queimaduras. Ampliar os conhecimentos na área de Fisioterapia em queimados com ênfase no âmbito hospitalar. Desenvolver raciocínio crítico aos cuidados do paciente queimado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ASSISTÊNCIA VENTILATÓRIA | 30.0 h

EMENTA: Bases conceituais da ventilação mecânica. Modalidades ventilatórias. Desmame. Extubação. Ventilação não invasiva.
OBJETIVO: Desenvolver o raciocínio clínico para a condução da ventilação mecânica artificial, oferecendo ao aluno conhecimentos específicos para a elaboração de estratégias terapêuticas que conduzam a ventilação mecânica desde seu início até sua interrupção, estimulando a visão do futuro profissional para que esse vislumbre esta área como profissão e ciência.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA E RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS | 30.0 h

EMENTA: Avaliação fisioterapêutica do paciente crítico. Avaliação respiratória geral. Avaliação do paciente em ventilação mecânica. Avaliação específica muscular respiratória. Monitorização em UTI. Avaliação em situações especiais. Recursos fisioterapêuticos utilizados em indivíduos hospitalizados.
OBJETIVO: Aprimorar o conhecimento do profissional fisioterapeuta quanto à avaliação fisioterapêutica do paciente hospitalizado. Proporcionar ao aluno o entendimento dos principais recursos fisioterapêuticos manuais e mecânicos para uso no paciente hospitalizado. Conhecer os tipos de monitorização mais frequentes no ambiente hospitalar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EXAMES COMPLEMENTARES E FARMACOLOGIA BÁSICA | 30.0 h

EMENTA: Interpretação de exames de imagem. Interpretação de exames laboratoriais. Uso da terapia medicamentosa nas condições clínicas do paciente hospitalizado.
OBJETIVO: Elaborar o conhecimento de métodos de diagnóstico por imagem utilizados pelo fisioterapeuta hospitalar, correlacionando os achados de imagens com os sinais clínicos Proporcionar conhecimentos relativos à interpretação de exames laboratoriais necessários ao estabelecimento do diagnóstico bem como da avaliação da terapia instituída nos diferentes processos que acometem os pacientes hospitalizados. Oferecer ao fisioterapeuta conceitos que permitam identificar as principais terapias medicamentosas indicadas exclusivamente para pacientes hospitalizados, facilitando a compreensão das intervenções terapêuticas durante a internação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 30.0 h

EMENTA: Fundamentos e características essenciais da ciência e das abordagens metodológicas. Planejamento, execução e apresentação dos projetos de pesquisa. Elaboração de artigo científico. Divulgação em revistas científicas.
OBJETIVO: Prover os recursos teóricos e técnicos necessários para o desenvolvimento da pesquisa científica. Iniciar o pós-graduando no processo de investigação científica, preparando-o para elaborar textos acadêmicos além de instrumentá-lo de forma adequada para a realização de pesquisas. Esclarecer a relação existente entre o campo do conhecimento na área da saúde e os métodos existentes para auxiliar o aluno a justificar seu objeto de pesquisa. Auxiliar no desenvolvimento de um olhar crítico sobre os principais tipos de pesquisa, buscando adaptá-los à sua realidade e ao seu objeto de pesquisa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA SUPERVISIONADA | 30.0 h

EMENTA: Prática de avaliação e tratamento fisioterapêutico do paciente hospitalizado. Recursos fisioterapêuticos utilizados em unidades de terapia intensiva e unidades de internação. Montagem e ajustes de parâmetros do ventilador mecânico.
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos a realização de estudos práticos sobre os conteúdos trabalhados, possibilitando melhores habilidades e desempenho dentro de unidades hospitalares, contando com orientação e supervisão do professor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 40.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO LATO SENSU Currículo: 0001-LS Regime: SEMESTRAL

Serie: MATRIZ CURRICULAR

ANATOMIA, FISIOLOGIA E FISIOPATOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO E CARDIOVASCULAR | 50.0 h

EMENTA: Anatomia e fisiologia do sistema respiratório e cardiovascular. Fisiologia do exercício. Fisiopatologia das síndromes respiratórias e cardiovasculares. D ados propedêuticos e semiológicos, anamnese e aspectos do exame clínico.
OBJETIVO: Propiciar a retomada do conhecimento das principais estruturas e funções dos sistemas respiratório e cardiovascular para aquisição de maior embasamento teórico-científico auxiliando o aluno na discussão de casos clínicos e tomada de decisão para o tratamento das disfunções cardiorrespiratórias. Proporcionar ao aluno o entendimento dos principais conceitos da fisiologia cardiorrespiratória e suas respectivas funções vitais para se definir subsídios básicos para a aplicação desses princípios à prática clínica da fisioterapia cardiopulmonar. Possibilitar ao aluno os conhecimentos para a utilização do exercício como recurso e/ou ferramenta para a promoção da saúde ou performance física, oferecendo discussões técnico-científicas sobre a utilização do exercício físico na avaliação da capacidade física / funcional, treinamento e bases para a reabilitação de pacientes cardiopatas e pneumopatas. Promover o conhecimento e a análise crítica sobre temas atuais em relação à fisiopatologia das principais síndromes relacionadas ao sistema respiratório e cardiovascular visando complementar e aprimorar a formação profissional

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA - CIRURGIAS TORÁCICAS E ABDOMINAIS E TRANSPLANTES | 15.0 h

EMENTA: Princípios básicos da cirurgia tóraco-abdominal. Complicações cirúrgicas. Fisioterapia pré e pós cirúrgica. Aspectos específicos do tratamento fisioterapêutico do paciente transplantado.
OBJETIVO: Propiciar ao aluno conhecimento sobre as especificidades do paciente submetido à cirurgia tóraco-abdominal para capacitar a avaliação, planejamento e intervenção por meio da aplicação de recursos e técnicas fisioterapêuticas. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica em pacientes transplantados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA - NEUROLOGIA, GEREATRIA, ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA | 30.0 h

EMENTA: Doenças neurológicas e neuromusculares. Neurocirurgia. Suporte ventilatório e proteção cerebral. Avaliação e conduta fisioterapêutica no paciente neurológico agudo. Doenças ortopédicas e distúrbios decorrentes de traumas musculoesqueléticos. Avaliação e conduta fisioterapêutica no paciente traumato-ortopédico em unidade de internação especializada. Aspectos específicos do tratamento fisioterapêutico do paciente idoso hospitalizado.
OBJETIVO: Identificar os principais distúrbios neurológicos no paciente em ambiente hospitalar bem como capacitar o aluno para atender pacientes com disfunções neurológicas agudas. Consolidar o conhecimento sobre a interferência da Fisiologia do Envelhecimento no contexto hospitalar bem como aplicar os conhecimentos de fisioterapia no manejo e prevenção dasprincipais disfunç?es do idoso hospitalizado. Promover o conhecimento, capacitação e aprimoramento do profissional fisioterapeuta para atuação nas unidades de internação especializadas em ortopedia e traumatologia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA - ONCOLOGIA, OBESIDADE, APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO, QUEIMADOS, GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA | 30.0 h

EMENTA: Bases da Oncologia. Radioterapia. Quimioterapia. Cuidados paliativos. Fisiopatologia da Apnéia Obstrutiva do Sono. Fisiopatologia da Obesidade. Mecanismos de parto. Puerpério. Aleitamento materno. Pós-operatório de cirurgias oncopélvicas, mamárias e urológicas. Fisiopatologia da queimadura. Lesão inalatória. Infecção no paciente queimado. Fisioterapia nas queimaduras.
OBJETIVO: Revisar os conceitos básicos de oncologia e os princípios básicos de quimioterapia e radioterapia bem como estabelecer as bases da fisioterapia em oncologia além de abordar os cuidados paliativos. Capacitar os fisioterapeutas a identificarem os pacientes com Apnéia Obstrutiva do Sono e realizarem tratamento fisioterapêutico nessa população. Conhecer as principais patologias obstétricas, ginecológicas e oncológicas relativas ao ambiente hospitalar bem como capacitar o fisioterapeuta ao atendimento às mulheres internadas além de conhecer os mecanismos de parto e a assistência à parturiente e puérpera. Atualizar conceitos relacionados às queimaduras. Ampliar os conhecimentos na área de Fisioterapia em queimados com ênfase no âmbito hospitalar. Desenvolver raciocínio crítico aos cuidados do paciente queimado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA - PEDIATRIA E NEONATOLOGIA | 25.0 h

EMENTA: Diferenças existentes entre pacientes adultos e pediátricos . Disfunções cardiorrespiratórias no neonato e na criança. Avaliação fisioterapêutica infantil. Aprimoramento das técnicas de fisioterapia respiratória pediátrica. Ventilação Mecânica Infantil.
OBJETIVO: Fundamentar os princípios da intervenção fisioterapêutica em neonatos e crianças com disfunções decorrentes de comprometimento do sistema cardiorrespiratório em suas diferentes fases de manifestação. Conceituar as bases da ventilação mecânica infantil.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA - PNEUMOLOGIA, CARDIOLOGIA E NEFROLOGIA | 25.0 h

EMENTA: Semiologia Cardiovascular e Respiratória. Disfunções Cardiovasculares e Pulmonares. Exames Complementares em Cardiologia e Pneumologia. Urgências e Emergências Cardiovascular. Reabilitação Cardiovascular. Oxigenioterapia: indicação e titulação. Espirometria. Reabilitação hospitalar do paciente pneumopata. Aspectos específicos do tratamento fisioterapêutico do paciente nefropata.
OBJETIVO: Promover o conhecimento especializado em nível hospitalar sobre o sistema respiratório e suas disfunções possibilitando o desenvolvimento de estratégias fisioterapêuticas preventivas e intervencionistas para abordagem de portadores de pneumopatias. Promover o conhecimento especializado em nível hospitalar sobre o sistema cardiovascular e suas disfunções possibilitando o desenvolvimento de estratégias fisioterapêuticas preventivas e intervencionistas para abordagem de portadores de cardiopatias. Identificar e discutir programas de avaliação e tratamento fisioterapêutico para pacientes nefropatas na Unidade de Terapia Intensiva e nas unidades de internação. Promover ensino sobre assistência hospitalar segundo padrões de qualidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA - TERAPIA INTENSIVA | 15.0 h

EMENTA: Fundamentos teóricos da fisioterapia na unidade de terapia intensiva. Adequação e planejamento do tratamento fisioterapêutico no paciente grave. Avaliação fisioterapêutica do paciente crítico. Recursos fisioterapêuticos utilizados em unidade de terapia intensiva.
OBJETIVO: Desenvolver o raciocínio clínico para o tratamento fisioterapêutico do paciente crítico na unidade de terapia intensiva, permitindo ao aluno um raciocínio avaliativo adequado,para melhor condução das técnicas fisioterapêuticas aplicadas nos pacientes criticamente enfermos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ASSISTÊNCIA VENTILATÓRIA | 35.0 h

EMENTA: Bases conceituais da ventilação mecânica. Modalidades ventilatórias. Desmame. Extubação. Ventilação não invasiva.
OBJETIVO: Desenvolver o raciocínio clínico para a condução da ventilação mecânica artificial, oferecendo ao aluno conhecimentos específicos para a elaboração de estratégias terapêuticas que conduzam a ventilação mecânica desde seu início até sua interrupção, estimulando a visão do futuro profissional para que esse vislumbre esta área como profissão e ciência.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA E RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS | 40.0 h

EMENTA: Avaliação fisioterapêutica do paciente crítico. Avaliação respiratória geral. Avaliação do paciente em ventilação mecânica. Avaliação específica muscular respiratória. Monitorização em UTI. Avaliação em situações especiais. Recursos fisioterapêuticos utilizados em indivíduos hospitalizados.
OBJETIVO: Aprimorar o conhecimento do profissional fisioterapeuta quanto à avaliação fisioterapêutica do paciente hospitalizado. Proporcionar ao aluno o entendimento dos principais recursos fisioterapêuticos manuais e mecânicos para uso no paciente hospitalizado. Conhecer os tipos de monitorização mais frequentes no ambiente hospitalar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EXAMES COMPLEMENTARES E FARMACOLOGIA BÁSICA | 25.0 h

EMENTA: Interpretação de exames de imagem. Interpretação de exames laboratoriais. Uso da terapia medicamentosa nas condições clínicas do paciente hospitalizado.
OBJETIVO: Elaborar o conhecimento de métodos de diagnóstico por imagem utilizados pelo fisioterapeuta hospitalar, correlacionando os achados de imagens com os sinais clínicos Proporcionar conhecimentos relativos à interpretação de exames laboratoriais necessários ao estabelecimento do diagnóstico bem como da avaliação da terapia instituída nos diferentes processos que acometem os pacientes hospitalizados. Oferecer ao fisioterapeuta conceitos que permitam identificar as principais terapias medicamentosas indicadas exclusivamente para pacientes hospitalizados, facilitando a compreensão das intervenções terapêuticas durante a internação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 25.0 h

EMENTA: Fundamentos e características essenciais da ciência e das abordagens metodológicas. Planejamento, execução e apresentação dos projetos de pesquisa. Elaboração de artigo científico. Divulgação em revistas científicas.
OBJETIVO: Prover os recursos teóricos e técnicos necessários para o desenvolvimento da pesquisa científica. Iniciar o pós-graduando no processo de investigação científica, preparando-o para elaborar textos acadêmicos além de instrumentá-lo de forma adequada para a realização de pesquisas. Esclarecer a relação existente entre o campo do conhecimento na área da saúde e os métodos existentes para auxiliar o aluno a justificar seu objeto de pesquisa. Auxiliar no desenvolvimento de um olhar crítico sobre os principais tipos de pesquisa, buscando adaptá-los à sua realidade e ao seu objeto de pesquisa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA SUPERVISIONADA | 60.0 h

EMENTA: Prática de avaliação e tratamento fisioterapêutico do paciente hospitalizado. Recursos fisioterapêuticos utilizados em unidades de terapia intensiva e unidades de internação. Montagem e ajustes de parâmetros do ventilador mecânico.
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos a realização de estudos práticos sobre os conteúdos trabalhados, possibilitando melhores habilidades e desempenho dentro de unidades hospitalares, contando com orientação e supervisão do professor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 25.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo


Veja também


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.