Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Especialização/MBA

Especialização/MBA

Cursos    Campus
MBA em Direito do Consumidor

Sobre o curso

Tem como objetivo preparar e aperfeiçoar profissionais interessados em atuar no promissor mercado de consumo, sob uma perspectiva multidisciplinar que permite uma visão ampla e profunda das relações de consumo.

Pré-requisitos

Diploma de curso superior em diversas áreas de formação.

Áreas de atuação

Órgãos de defesa do consumidor, associações comerciais, seguradoras, órgãos públicos, empresas públicas e privadas, instituições financeiras e escritórios de advocacia.

Disciplinas

APROVADO PELA RESOLUÇÃO CONSEPE /2010

Turno: NOTURNO LATO SENSU Currículo: 0001-LS Regime: SEMESTRAL

Serie: MATRIZ CURRICULAR

ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA MODERNA | 40.0 h

EMENTA: Análise da empresa moderna como um sistema aberto ao meio globalizado e competitivo. Discussão dos requisitos e necessidades da administração da empresa contemporânea. Modelos de gestão burocráticos tradicionais e emergentes. A empresa virtual. Cenários futuros do administrador como executor do processo de mudança na empresa.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ANÁLISE DOS CENÁRIOS ECONÔMICOS | 40.0 h

EMENTA: Análise do ambiente macroeconômico. Análise de tendências. Escolha de fatores críticos de sucesso da organização. Processo para a criação de cenários. Avaliação e escolha dos cenários. Alinhamento dos objetivos estratégicos às tendências e ao cenário escolhido. Moeda e sistema financeiro. Inflação. Índices de preços. Balança de pagamentos.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BENS SIMBÓLICOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA | 40.0 h

EMENTA: Poder simbólico. Aspectos econômicos do poder simbólico. Construção dos bens simbólicos nas sociedades de consumo. Variedades dos bens simbólicos. Valoração dos bens simbólicos no mercado contemporâneo.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 40.0 h

EMENTA: Definição de empreendedorismo. O empreendedorismo no contexto mundial e brasileiro. O empreendedorismo na Sociedade de Consumo Contemporânea. Ferramentas para identificação de oportunidades mercadológicas. Como transformar idéias em planos de negócio. Desenvolvimento das competências empreendedoras. Fórum com empreendedores. Empreendedorismo e sustentabilidade. Formulação e execução de planos de negócios.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR | 40.0 h

EMENTA: Teoria do Conhecimento. Elementos de raciocínio lógico. Paradigmas científicos. Tipos de pesquisa científica. Normas do trabalho científico. Mecanismos intelectivos de Preparação, execução, elaboração e apresentação de trabalhos monográficos. Transmissão de conhecimento. Condição atual do Ensino Superior no Brasil. Perfil real e ideal do professor. Mediação de conflitos. Técnicas pedagógicas para o Ensino Superior. Elaboração de currículo e técnicas avaliativas.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 40.0 h

EMENTA: Orientações de conteúdo, de acordo com os módulos constantes no programa, com vistas a proporcionar a confecção de trabalho de final de curso.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROTEÇÃO JURÍDICA DO CONSUMIDOR NOS CONTRATOS DE CONSUMO | 40.0 h

EMENTA: Evolução legislativa da Responsabilidade Civil contratual e extracontratual em contratos de massa. Vícios e defeitos nos produtos e serviços. Decadência e prescrição. Desconsideração da personalidade jurídica. Prazos de garantia. Análise de contratos dos principais contratos de consumo e interpretações jurisprudenciais.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SANÇÕES ADMINISTRATIVAS E PRÁTICAS COMERCIAIS NAS RELAÇÕES DE CONSUMO | 40.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA GERAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO | 40.0 h

EMENTA: Pós-modernidade e consumismo. Estrutura e Ideologia da sociedade de consumo. Direitos Fundamentais e pós-positivismo constitucional. Elementos da relação de consumo. Direitos e interesses Transindividuais. Princípios do Código de Defesa do Consumidor. Direitos básicos do consumidor. Política legislativa de proteção à saúde e segurança dos consumidores.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TUTELA PENAL DO CONSUMIDOR | 40.0 h

EMENTA: Direito Penal Difuso. Tutela penal do consumidor na legislação extravagante e no Código de Defesa do Consumidor. Crimes em espécie. Aplicação das penas. Juizados especiais criminais.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo


Veja também


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.