Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Especialização/MBA

Especialização/MBA

Cursos    Campus
MBA em Gestão de Projetos

O acelerado ritmo de mudanças ocasionado pelas demandas de mercado e pelas novas tecnologias, dentre outros fatores, transformou a Gestão de Projetos como prioridade em muitas organizações. A Gestão de Projetos auxilia as empresas a lidar com as turbulências do mercado, na medida em que aumenta a probabilidade de sucesso das ações inovadoras, por meio do planejamento, controle e uso de instrumentos gerenciais adequados.

O MBA em Gestão de Projetos da Universidade São Francisco vem atender à demanda por profissionais que exercem ou pretendem exercer trabalhos e projetos voltados à gestão, abrangendo aspectos que se relacionam às necessidades contemporâneas das empresas nos diversos panoramas existentes.

O objetivo principal é apresentar um conjunto de ferramentas e conhecimentos reconhecidos internacionalmente que ampliam as chances de sucesso na implementação de projetos aos profissionais que têm responsabilidade de gestão ou execução de projetos ou que desejam ampliar os seus conhecimentos e adquirir uma visão integrada e atualizada das práticas de gerenciamento de projetos.

Pré-requisitos

Diploma de curso superior.

Áreas de atuação

Empresas públicas e privadas de bens de consumo e prestadoras de serviço e ONGs (Organizações Não Governamentais).

Disciplinas

RESOLUÇÃO CONSEPE 38/2010

Turno: NOTURNO LATO SENSU Currículo: 0002-LS Regime: SEMESTRAL

Serie: MATRIZ CURRICULAR

ANÁLISE DE VIABILIDADE DE PROJETOS | 32.0 h

EMENTA: Montagem de Fluxo de Caixa de Projetos. Avaliação de fluxos de caixa pelos métodos do Valor Presente Líquido. Taxa Interna de Retorno e Pay-Back. Seleção de Projetos. Decisão de iniciar um projeto - Go No Go. Avaliação de projetos em condições de incerteza. Análise de sensibilidade.
OBJETIVO: Apresentar metodologias para a análise econômica de projetos e para avaliação do fluxo de fundos de um projeto.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESCOPO E ESTRUTURA ANALÍTICA DE PROJETOS | 32.0 h

EMENTA: Definição do escopo: do produto e do projeto. Processos do gerenciamento do escopo segundo o PMBOK. Modelos de documentos: declaração de Escopo, EAP, Matriz de Rastreabilidade dos Requisitos.
OBJETIVO: Apresentar os processos que envolvem a definição e o controle do escopo de um projeto.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES | 32.0 h

EMENTA: Histórico e definições. Teoria e Prática da Ética e Responsabilidade Social. A ética dentro das empresas. Construindo uma empresa ética. Origens e definição de desenvolvimento sustentável - visão filosófica e visão econômica. Os impactos do novo contexto social, econômico e tecnológico nas empresas e pessoas. A evolução da responsabilidade socioambiental. Conflitos éticos e códigos de conduta. A cidadania corporativa aplicada na prática, como elemento empresarial estratégico.
OBJETIVO: Compreender a importância da ética e das ações de responsabilidade social nas relações entre empresas, governo e sociedade no mundo econômico contemporâneo e nas relações de produção.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GERENCIAMENTO DE CUSTOS EM PROJETOS | 32.0 h

EMENTA: Tipologia de custos em projetos. Processos de gerenciamento de custos em projetos segundo o PMBOK. Gerenciamento do valor agregado (GVA). A estrutura analítica como organizadora de custos. Custos diretos e indiretos, fixo e variável. Formas de apropriação de custo. Orçamentos e alocação de custos por atividades. Estimativas. Cronograma financeiro. Trade-offs. Prazo-custo: algoritmo de Crash. Curva S e EVA. Valor agregado. Fluxo de caixa. Juros simples e compostos. Valor temporal do dinheiro. Valor atual, valor futuro, benefício anual equivalente. Inflação. Depreciação e imposto de renda. Viabilidade econômica: certeza e incerteza e comparação de alternativas.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos e técnicas de controle de custos aplicados à gestão de projetos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS | 32.0 h

EMENTA: Riscos - definição, conceitos e histórico. Processos do gerenciamento de riscos segundo o PMBOK. Conceito moderno de risco; análise X gestão de risco. Os seis processos da gestão do risco. Planejamento da gestão, identificação, avaliação, quantificação, planejamento da resposta, monitoração e controle do risco. Implementação da gestão do risco: aplicações em diferentes tipos de projetos e ferramentas da qualidade aplicadas a riscos: Fmea, Hazop, Árvore de Falhas.
OBJETIVO: Apresentar as técnicas para a identificação análise de riscos ao projeto bem como a definição de medidas de contenção e controle destes riscos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GERENCIAMENTO DE TEMPO EM PROJETOS | 32.0 h

EMENTA: Contexto e importância do gerenciamento do tempo em projetos. Processos do gerenciamento do tempo segundo o PMBOK. Caminho crítico. Desempenho do projeto. Relatório de status e ações corretivas.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos e técnicas de planejamento, programação e controle em projetos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA QUALIDADE E DE AQUISIÇÕES EM PROJETOS | 32.0 h

EMENTA: Gerenciamento da qualidade - abordagens proprietárias e não proprietárias. Conceitos e definições de qualidade em projetos. Processos do gerenciamento da qualidade segundo o PMBOK. Modelo de plano de gerenciamento da qualidade. Conceituação de aquisições / contratação. Processos de gerenciamento das aquisições em projetos segundo o PMBOK. Tipos de contratos e licitações.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos e técnicas de gestão da qualidade aplicada a projetos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO GERENCIAL | 32.0 h

EMENTA: Organizações segundo Mintzberg. Organizações segundo Handy. Organizações segundo Morgan. Os gerentes e os papéis gerenciais: habilidades, competências e atribuições. Fundamentos da liderança: estilos, autoridade, poder e delegação. Gerenciamento do trabalho em equipe. Comunicação interpessoal e organizacional. Relações interpessoais. Motivação pessoal e profissional. Situações de conflitos. Resolução e gerenciamento de conflitos. Conceitos e definições de negociação. Estilos de negociadores. Etapas e técnicas para a negociação. Administração do tempo e reuniões eficazes no trabalho. Processo decisório nas organizações: ferramentas de apoio à tomada de decisão. Mudança organizacional. Resistência às mudanças.
OBJETIVO: Desenvolver visão crítica em relação a este campo de conhecimento da liderança, compreendendo sua dinâmica de atuação e suas inter-relações no contexto das organizações, proporcionando uma visão integrada das competências necessárias ao desempenho da atividade gerencial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 32.0 h

EMENTA: Delimitando o tema. Identificando o problema. Estabelecendo as hipóteses. Identificando o objetivo geral. Definindo os objetivos específicos. A Fundamentação Teórica. Normas de padronização de trabalhos acadêmicos. O trabalho científico. Organização do trabalho científico. Redação de um texto científico. Editoração do trabalho científico. Metodologia de pesquisa.
OBJETIVO: Trabalhar a elaboração dos elementos iniciais do Projeto de Pesquisa, definindo-se tema, problema, objetivos, hipóteses e Justificativa. Construção da Fundamentação Teórica preliminar do projeto de pesquisa. Padronizar o projeto de acordo com as normas acadêmicas. Selecionar os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de sua pesquisa

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PENSAMENTO ESTRATÉGICO | 32.0 h

EMENTA: As escolas de pensamento e o Safári de Estratégia de Mintzberg. Evolução da gestão estratégic a do planejamento financeiro à gestão estratégica. O propósito da organização. Definição ampliada do negócio Visão, Missão, Princípios e Valores. O processo de formulação estratégica. Análise ambiental externa e interna. Diagnóstico. Avaliação. Prontidão. Tendências. Descontinuidades. Turbulências. Ferramentas para análise ambiental externa Matriz SWOT. Ferramentas para análise ambiental interna. Análise estrutural da indústria. Competências essenciais. Análise de portfólio Matriz BCG. Matriz de atratividade. Segmentação e posicionamento. Direcionamento estratégico. Estratégias genéricas custo. Diferenciação. Foco. Diversificação. Concentração. Penetração Produto x Mercado. Balanced Scorecard. Tecnologia e inovação. Inovação tecnológica em um ambiente competitivo. Organização para a inovação. Pensamento Sistêmico.
OBJETIVO: Analisar as ferramentas que possibilitam a avaliação da maturidade estratégica das organizações e setores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA, REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO TCC | 90.0 h

EMENTA: Colocar em execução um projeto de pesquisa. Coletar e analisar os dados respectivos. Redigir e revisar o trabalho final. Submeter o trabalho à banca avaliadora. Promover os ajustes finais indicados pela banca.
OBJETIVO: O aluno deverá produzir o seu Trabalho de Conclusão de Curso de forma autônoma e individualmente, utilizando-se do suporte oferecido nas disciplinas Metodologia do Trabalho Científico e Seminários de orientação ao TCC.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RECURSOS HUMANOS E COMUNICAÇÕES EM PROJETOS | 32.0 h

EMENTA: Processos de gerenciamento de pessoas em projetos segundo o PMBOK. Dimensões e modelos de comunicação. Habilidades de comunicação para o gerenciamento de projetos. Processos de gerenciamento das comunicações em projetos segundo o PMBOK. Definição e importância da identificação dos stakeholders no projeto. Administração de Recursos Humanos - gerenciamento das informações. Recursos Humanos - gerenciamento de projetos. Planejamento organizacional. Estratégias de aquisição de recursos em projetos. Formação e times de projetos. Introdução a teorias comportamentais. Gestão de conflito e negociação em ambiente de projetos.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos e técnicas de gestão de pessoas no ambiente de projetos, bem como sistemas de comunicação aplicáveis a projetos e como gerí-los.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SEMINÁRIOS DE ORIENTAÇÃO AO TCC | 8.0 h

EMENTA: Estrutura do trabalho monográfico. Utilização de normas da ABNT técnicas científicas. Seminário de trabalhos de conclusão de curso de caráter monográfico.
OBJETIVO: Planejar as atividades relativas aos Trabalhos de Conclusão de Curso, aulas expositivas e seminários. Identificar aspectos a serem acentuados nos projetos de pesquisa e focados nos TCCs. Orientar e acompanhar a produção de TCCs para assegurar a realização dos trabalhos em prazo adequado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo


Veja também


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.