Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Especialização/MBA

Especialização/MBA

Cursos    Campus
MBA em Gestão Estratégica de Pessoas

A participação e o envolvimento das pessoas com objetivos organizacionais representa um diferencial competitivo estratégico. São as pessoas que garantem flexibilidade, velocidade de adaptação da empresa e valor agregado aos produtos e aos serviços. Somente por meio de pessoas se garante qualidade, produtividade, aprendizagem e inovação permanentes; condições fundamentais para o sucesso de empresa contemporânea. 

O objetivo principal é proporcionar o desenvolvimento de competências aos especialistas de recursos humanos e de intervenção organizacional, favorecendo análise e discussão de técnicas e procedimentos favoráveis às situações de trabalho visando à melhoria da eficácia organizacional, bem como favorecer o nível de satisfação dos empregados. 

O MBA em Gestão Estratégica de Pessoas vem atender à demanda por profissionais que exercem ou pretendem exercer trabalhos e projetos voltados à gestão, abrangendo aspectos que se relacionam às necessidades contemporâneas das empresas nos diversos panoramas existentes.

Pré-requisitos

Diploma de curso superior em diversas áreas de formação.

Áreas de atuação

Empresas, consultorias, indústrias, comércio e ONGs (Organizações Não Governamentais).

Disciplinas

RESOLUÇÃO CONSEPE 37/2010

Turno: NOTURNO LATO SENSU Currículo: 0002-LS Regime: SEMESTRAL

Serie: MATRIZ CURRICULAR

ANÁLISE DE CENÁRIOS ECONÔMICOS | 32.0 h

EMENTA: Fundamentos da análise econômica: oferta demanda, equilíbrio de mercado, elasticidade-preço e elasticidade-renda da demanda, elasticidade-preço da oferta. Mensuração da atividade econômica: PIB e PNB, inflação e índices de preço, poupança e investimento, crescimento e flutuações cíclicas. Economia monetária: conceitos de moeda e a atuação do banco Central. Balança de pagamentos. Balança comercial, conta de capital e regimes cambiais. Modelos de conjuntura e crescimento. Os mercados competitivos e não competitivos, regulação de mercado, grupos econômicos, atuação do CADE e SDE e papel do governo e blocos econômicos.
OBJETIVO: Fornecer aos participantes conceitos sobre fatores econômicos e seus impactos na economia. Busca discutir tendência e cenários econômicos no âmbito nacional e internacional, a nível macroeconômico e a nível setorial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
COMPETÊNCIAS E PERFORMANCE PROFISSIONAL | 32.0 h

EMENTA: Desempenho e potencial: uma diferenciação necessária. Alinhamento do desempenho humano ao organizacional. Modelos de gestão de desempenho. Gestão do desempenho: modelos, ferramenta BSC, sistemas integrados e métodos de avaliação. Abordagem interpessoal das limitações. Preparação dos gestores de desempenho.
OBJETIVO: Conhecer conceitos, tendências, princípios em Gestão de Competências e Performance e sua aplicação na realidade empresarial atual. Compreender os processos e instrumentos para implantação integrada dos sistemas de Gestão de Competências e Performance.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL | 32.0 h

EMENTA: O clima e a cultura organizacional. Diagnósticos. Como gerenciar o clima e a cultura de uma organização. O exercício do poder como expressão cultural. Tipos de comprometimento. Como mudar uma organização. A mudança organizacional e a mudança da estrutura e da estratégia organizacional. Fases de um processo de mudança e o impacto na cultura organizacional. Implicações para a gestão de RH.
OBJETIVO: Contribuir para a avaliação das reais possibilidades de se efetuar avaliações precisas sobre o Clima Organizacional, bem como deixar claro a complexidade e os desafios envolvidos no desenvolvimento e na mudança da Cultura Organizacional. Fundamenta-se em discussões sobre atitudes no trabalho (satisfação, envolvimento e comprometimento no trabalho), valores, crenças e pressupostos organizacionais e seus efeitos sobre a vida organizacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREGABILIDADE E CARREIRA PROFISSIONAL | 32.0 h

EMENTA: Planejar e preparar estratégias em busca da inserção no mercado de trabalho. Construção e administração da carreira profissional: carreiras em transformação. Estágios da carreira. Fatores de sucesso e fracasso profissional. Empregabilidade e o mundo moderno.
OBJETIVO: Refletir sobre o mundo do trabalho, reconhecendo as exigências e possíveis interferências do contexto social, econômico e cultural na vida do trabalhador. Propiciar uma reflexão sobre a importância do planejamento de carreira, bem como a gestão estratégica de carreira como possibilidade de ampliar o desenvolvimento dos projetos profissionais e pessoais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES | 32.0 h

EMENTA: Histórico e definições. Teoria e Prática da Ética e Responsabilidade Social. A ética dentro das empresas. Construindo uma empresa ética. Origens e definição de desenvolvimento sustentável - visão filosófica e visão econômica. Os impactos do novo contexto social, econômico e tecnológico nas empresas e pessoas. A evolução da responsabilidade socioambiental. Conflitos éticos e códigos de conduta. A cidadania corporativa aplicada na prática, como elemento empresarial estratégico.
OBJETIVO: Compreender a importância da ética e das ações de responsabilidade social nas relações entre empresas, governo e sociedade no mundo econômico contemporâneo e nas relações de produção.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES | 32.0 h

EMENTA: Conhecimento: aspectos teóricos e práticos. Conhecimento como fonte de inovação e vantagem competitiva. Teoria da criação do conhecimento. Gestão do conhecimento e gestão por competências. Gestão do capital intelectual e a mensuração de ativos intangíveis.
OBJETIVO: Permitir uma visão global das questões que envolvem o gerenciamento do conhecimento nas organizações a partir de concepções teóricas e práticas contemporâneas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA | 32.0 h

EMENTA: Responsabilidade Trabalhista e Previdenciária da Empresa. O Novo nas Relações Individuais de Trabalho (ex. Remuneração variável; Participação nos lucros e resultados; Banco de Horas; Registros eletrônicos; etc.). Assédio Moral no Trabalho. Terceirização: como evitar riscos e outros problemas legais. Ações Preventivas e Administração do Passivo Trabalhista. Futuro das Questões Trabalhistas.
OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos jurídicos para a gestão de empresas, com foco na redução de custos e na proteção jurídica das relações Empregado X Empregador.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO GERENCIAL | 32.0 h

EMENTA: Organizações segundo Mintzberg. Organizações segundo Handy. Organizações segundo Morgan. Os gerentes e os papéis gerenciais: habilidades, competências e atribuições. Fundamentos da liderança: estilos, autoridade, poder e delegação. Gerenciamento do trabalho em equipe. Comunicação interpessoal e organizacional. Relações interpessoais. Motivação pessoal e profissional. Situações de conflitos. Resolução e gerenciamento de conflitos. Conceitos e definições de negociação. Estilos de negociadores. Etapas e técnicas para a negociação. Administração do tempo e reuniões eficazes no trabalho. Processo decisório nas organizações: ferramentas de apoio à tomada de decisão. Mudança organizacional. Resistência às mudanças.
OBJETIVO: Desenvolver visão crítica em relação a este campo de conhecimento da liderança, compreendendo sua dinâmica de atuação e suas inter-relações no contexto das organizações, proporcionando uma visão integrada das competências necessárias ao desempenho da atividade gerencial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 32.0 h

EMENTA: Delimitando o tema. Identificando o problema. Estabelecendo as hipóteses. Identificando o objetivo geral. Definindo os objetivos específicos. A Fundamentação Teórica. Normas de padronização de trabalhos acadêmicos. O trabalho científico. Organização do trabalho científico. Redação de um texto científico. Editoração do trabalho científico. Metodologia de pesquisa.
OBJETIVO: Trabalhar a elaboração dos elementos iniciais do Projeto de Pesquisa, definindo-se tema, problema, objetivos, hipóteses e Justificativa. Construção da Fundamentação Teórica preliminar do projeto de pesquisa. Padronizar o projeto de acordo com as normas acadêmicas. Selecionar os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de sua pesquisa

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PENSAMENTO ESTRATÉGICO | 32.0 h

EMENTA: As escolas de pensamento e o Safári de Estratégia de Mintzberg. Evolução da gestão estratégic a do planejamento financeiro à gestão estratégica. O propósito da organização. Definição ampliada do negócio Visão, Missão, Princípios e Valores. O processo de formulação estratégica. Análise ambiental externa e interna. Diagnóstico. Avaliação. Prontidão. Tendências. Descontinuidades. Turbulências. Ferramentas para análise ambiental externa Matriz SWOT. Ferramentas para análise ambiental interna. Análise estrutural da indústria. Competências essenciais. Análise de portfólio Matriz BCG. Matriz de atratividade. Segmentação e posicionamento. Direcionamento estratégico. Estratégias genéricas custo. Diferenciação. Foco. Diversificação. Concentração. Penetração Produto x Mercado. Balanced Scorecard. Tecnologia e inovação. Inovação tecnológica em um ambiente competitivo. Organização para a inovação. Pensamento Sistêmico.
OBJETIVO: Analisar as ferramentas que possibilitam a avaliação da maturidade estratégica das organizações e setores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA, REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO TCC | 90.0 h

EMENTA: Colocar em execução um projeto de pesquisa. Coletar e analisar os dados respectivos. Redigir e revisar o trabalho final. Submeter o trabalho à banca avaliadora. Promover os ajustes finais indicados pela banca.
OBJETIVO: O aluno deverá produzir o seu Trabalho de Conclusão de Curso de forma autônoma e individualmente, utilizando-se do suporte oferecido nas disciplinas Metodologia do Trabalho Científico e Seminários de orientação ao TCC.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROVIMENTO E RETENÇÃO DE TALENTOS | 32.0 h

EMENTA: Identificação e Retenção de Talentos. Modelos para retenção do conhecimento organizacional. Escalas do processo sucessório estruturado. Cultura organizacional X planejamento de sucessão. Governança dos processos sucessórios. Modelos de desenvolvimento para sucessão. Abordagem dos métodos de recrutamento e seleção, discutindo-os como práticas estratégicas na Captação e na Retenção de Pessoas. Análise das implicações desses métodos nas políticas de Gestão de Pessoas nas Organizações. Recrutamento - externo e interno. O capital social e as redes sociais como fonte de recrutamento e seleção. Discussão do papel do profissional de Recursos Humanos na Captação e na Retenção de Pessoas (aspectos técnicos e éticos). Técnicas de Entrevista de Seleção e Seleção por Competências, avaliação de potencial, avaliação psicológica, prova prática, prova técnica, prova de conhecimentos. Avaliação 360º e o recrutamento interno. Aspectos subjetivos nos processos de seleção. Devolução ao candidato e ao responsável pela vaga. Outros procedimentos de recrutamento e seleção: contratação de Pessoas com Deficiência (PCD), contratação de estrangeiros, contratação de servidores públicos. Parecer sobre o candidato avaliado. Mapeamento dos talentos na organização: por que são talentos, como e por que mantê-los na organização.
OBJETIVO: Apresentar os principais modelos para retenção de talentos, bem como as estruturas de carreiras, tendências e desafios do mercado de trabalho.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SEMINÁRIOS DE ORIENTAÇÃO AO TCC | 8.0 h

EMENTA: Estrutura do trabalho monográfico. Utilização de normas da ABNT técnicas científicas. Seminário de trabalhos de conclusão de curso de caráter monográfico.
OBJETIVO: Planejar as atividades relativas aos Trabalhos de Conclusão de Curso, aulas expositivas e seminários. Identificar aspectos a serem acentuados nos projetos de pesquisa e focados nos TCCs. Orientar e acompanhar a produção de TCCs para assegurar a realização dos trabalhos em prazo adequado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo


Veja também


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.