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Especialização/MBA

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Cursos    Campus
Psicopedagogia - Clínica e Institucional

O Curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional da Universidade São Francisco (USF) tem por objetivo promover qualificação profissional para os interessados numa atuação psicopedagógica competente e dinâmica em relação à aprendizagem escolar, as dificuldades de aprendizagem, ao processo de construção de conhecimento e aos desdobramentos de ações educativas com a criança, a família e a escola. Possibilita lecionar disciplinas relativas à Psicopedagogia em cursos de graduação e de especialização, além de ampliar as oportunidades de trabalho e/ou ascensão na carreira profissional.

Atendendo as diretrizes propostas pela ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia) o curso apresenta como diferenciais:
  • Estrutura curricular pautada na concepção epistemológica construtivista de aprendizagem, integrando atividades práticas nas disciplinas do curso;
  • Propostas de estágio que possibilitam aliar os conhecimentos teóricos e práticos na vivência da atuação profissional.
  • Equipe docente formada por psicopedagogos, mestres e doutores capacitados para oferecer conhecimentos, habilidades e competências profissionais pautados nos aspectos técnicos, científicos e éticos.
Público Alvo
Profissionais da Educação, professores, coordenadores pedagógicos, pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, entre outros interessados que realizam ou pretendem realizar trabalhos e projetos junto às instituições de ensino como creches, escolas, clínicas e a outros contextos como Ongs, hospitais e empresas.

Coordenada do curso:

Eleusa Maria Ferreira Leardini - Graduada em Pedagogia e Especialista em Educação Infantil pela Universidade São Francisco - USF. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Docente nos cursos de graduação em Pedagogia e Psicologia da Universidade São Francisco - USF; Docente e Coordenadora do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia da Universidade São Francisco - USF; Docente do curso de Extensão do Programa de Formação de Professores em Ensino Fundamental e Educação Infantil pela Escola de Extensão EXTECAMP da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Membro do Laboratório de Psicologia Genética - LPG da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Pesquisadora da Educação da Criança de Zero a Três Anos e Creche.

Coordenador do Curso

 Professora doutora Eleusa Maria Ferreira Leardini é graduada em Pedagogia pela Universidade São Francisco, possui Especialização em Educação Infantil pela Universidade São Francisco e Psicopedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco, Mestrado e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Membro do Laboratório de Psicologia Genética – LPG da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas é docente nos cursos de Pedagogia e Psicologia da Universidade São Francisco.

Pré-requisitos

Diploma de curso superior em Psicologia, Pedagogia ou Licenciatura.

Áreas de atuação

Instituições de ensino, clínicas de atendimento psicopedagógico, ONGs (Organizações Não Governamentais), hospitais e creches.

Disciplinas

RESOLUÇÃO CONSEPE 100/2006

Currículo: 0007-LS Regime: SEMESTRAL

Serie: MATRIZ CURRICULAR

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA | 32.0 h

Ementa:
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Objetivo:
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DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM E AFETIVIDADE | 32.0 h

Ementa:
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Objetivo:
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DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR E METODOLOGIAS ATIVAS | 24.0 h

Ementa:
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Objetivo:
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA | 115.0 h

EMENTA: A clínica como contexto de intervenção psicopedagógica. Temas atuais em psicopedagogia clínica. Caracterização das funções do psicopedagogo clínico no contexto de realização do estágio. A relação teoria e prática no preparo de intervenções com crianças que apresentem dificuldades de aprendizagem. Análise dos dados colhidos. Planejamento de intervenção psicopedagógica. Intervenção. Avaliação da aprendizagem do participante e da intervenção realizada.
OBJETIVO: Discutir temas atuais em psicopedagogia clínica. Promover a inserção do estudante no contexto da psicopedagogia clínica. Possibilitar a relação teoria e prática na coleta e análise de dados em campo de estágio. Apresentar propostas de intervenção psicopedagógica. Identificar as condições necessárias para o estabelecimento da relação família/psicopedagogo em contextos clínicos. Apresentar propostas de intervenção psicopedagógica.

Ementa:
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Objetivo:
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL | 115.0 h

EMENTA: As instituições como contexto de intervenção psicopedagógica. Temas atuais em psicopedagogia institucional. Caracterização das funções do psicopedagogo institucional no contexto de realização do estágio. Intervenção psicopedagógica nos aspectos de organização e funcionamento de escolas, ONGs, hospitais e organizações A relação teoria e prática no preparo de instrumentos para a coleta de dados em campo de estágio da psicopedagogia. Análise dos dados colhidos em campo de estágio, levantamento de necessidades e propostas de intervenção psicopedagógica
OBJETIVO: Discutir temas atuais em psicopedagogia institucional. Promover a inserção do estudante no contexto da psicopedagogia institucional. Possibilitar a relação teoria e prática na coleta e análise de dados em campo de estágio. Apresentar propostas de intervenção psicopedagógica a partir da observação institucional.

Ementa:
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Objetivo:
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NEUROPSICOLOGIA E APRENDIZAGEM | 24.0 h

EMENTA: Fisiologia do sistema nervoso central: troncoencefálico, diencéfalo e telencéfalo. Neuropsicologia da aprendizagem: atenção, memória, linguagem, percepção, raciocínio e funções executivas. Aprendizagem nos principais transtornos mentais, genéticos e neurológicos. Transtornos de Aprendizagem. Transtornos Neurocognitivos. A Neuropsicologia e a Psicopedagogia. Objetivos: Oferecer noções básicas sobre neuropsicologia da aprendizagem. Refletir sobre a neuropsicologia e os processos de aprendizagem. Fornecer subsídios para a identificação de transtornos e para a verificação da necessidade de encaminhamento médico ou avaliação neuropsicológica e psicopedagógica.
OBJETIVO: Oferecer noções básicas sobre neuropsicologia da aprendizagem. Refletir sobre a neuropsicologia e os processos de aprendizagem. Fornecer subsídios para a identificação de transtornos e para a verificação da necessidade de encaminhamento médico ou avaliação neuropsicológica e psicopedagógica.

Ementa:
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Objetivo:
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PSICANÁLISE E APRENDIZAGEM | 24.0 h

Ementa:
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Objetivo:
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PSICOPEDAGOGIA E APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA | 32.0 h

Ementa:
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Objetivo:
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PSICOPEDAGOGIA E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA | 32.0 h

Ementa:
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Objetivo:
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PSICOPEDAGOGIA E APRENDIZAGEM POR MEIO DE JOGOS E LUDICIDADE | 32.0 h

Ementa:
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Objetivo:
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PSICOPEDAGOGIA E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | 32.0 h

Ementa:
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Objetivo:
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PSICOPEDAGOGIA E PSICOMOTRICIDADE | 24.0 h

EMENTA: Introdução à psicomotricidade. Psicomotricidade relacional. Desenvolvimento psicomotor. Áreas psicomotoras. Distúrbios psicomotores. Avaliação psicomotora. Técnicas psicomotoras.
OBJETIVO: Propiciar a introdução do estudante nos estudos sobre a psicomotricidade. Favorecer o conhecimento do desenvolvimento psicomotor. Preparar o estudante para realizar avaliação psicomotora. Fornecer subsídios para o planejamento de intervenções educativas. Preparar os futuros profissionais para orientar professores e familiares acerca das questões psicomotoras no processo educativo.

Ementa:
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Objetivo:
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PSICOPEDAGOGIA, ÉTICA E DESENVOLVIMENTO MORAL | 24.0 h

EMENTA: O autoconhecimento do psicopedagogo e suas modalidades de aprendizagem no campo da moralidade. Ensino-aprendizagem no campo das atitudes, das normas e dos valores. O ambiente cooperativo como proposta institucional. A cooperação como proposta de intervenção psicopedagógica clínica. Alguns instrumentos de avaliação. Procedimentos de avaliação e de intervenção psicopedagógica. Estudos de casos.
OBJETIVO: Estudar o processo ensino-aprendizagem no campo da moralidade. Refletir sobre o ambiente cooperativo como proposta institucional. Analisar procedimentos de cooperação no contexto psicopedagógico clínico. Conhecer alguns instrumentos de avaliação e de intervenção psicopedagógicos. Interpretar casos clínicos ou institucionais.

Ementa:
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Objetivo:
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PSICOPEDAGOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO | 24.0 h

Ementa:
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Objetivo:
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 94.0 h

Ementa:
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Objetivo:
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Currículo: 0006-LS Regime: SEMESTRAL

Serie: MATRIZ CURRICULAR

ASPECTOS PSICANALÍTICOS DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO | 24.0 h

EMENTA: Psicanálise e Educação. Processos e funções mentais (o processo de individuação, funções e mecanismos mentais e a construção do conhecimento. O aprender e/com a experiência) Aspectos psicoafetivos e emocionais envolvidos no processo de aprendizagem. As relações interpessoais (pais e filhos, professor-aluno). Encaminhamento: (processos e procedimentos). Orientações de professores. Orientações de pais.
OBJETIVO: Estabelecer relações entre psicanálise e educação. Estudar os aspectos psicanalíticos do processo de construção do conhecimento. Reconhecer e diagnosticar no processo de desenvolvimento do escolar, aspectos afetivo-emocionais que interferem na aprendizagem. Desenvolver noções básicas para realizar encaminhamentos e orientações a professores e pais de escolares.

Ementa:
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Objetivo:
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DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM | 24.0 h

EMENTA: O desenvolvimento intelectual segundo Piaget. Estudo da inteligência em evolução. Fatores que interferem no desenvolvimento. O desenvolvimento das estruturas cognitivas e a aprendizagem. Exemplos de situações de interação com crianças. Princípios que orientam a ação psicopedagógica.
OBJETIVO: Conhecer os pressupostos teóricos piagetianos. Estudar os conceitos básicos e os fatores do desenvolvimento. Identificar os pressupostos piagetianos em situações exemplares de interação com crianças. Interpretar o desenvolvimento infantil e fazer implicações educativas. Refletir sobre princípios que orientam a ação psicopedagógica.

Ementa:
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Objetivo:
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DIAGNÓSTICO, INTERVENÇÃO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA | 40.0 h

EMENTA: Características do pensamento matemático (aritmético, combinatório, algébrico, geométrico, probabilístico e estatístico). O conceito de número e o pensamento operatório. Tipos de dificuldades de aprendizagem da matemática. Análise de dificuldades e de erros na aprendizagem da matemática e causas possíveis. Algumas estratégias de intervenção e avaliação psicopedagógicas. Estudo de casos clínicos e/ou episódios de aulas.
OBJETIVO: Discutir alguns paradigmas e princípios para o ensino da matemática; discutir as características do conhecimento matemático; estudar teorias que possibilitam explicações sobre a formação de alguns conceitos matemáticos; Refletir sobre algumas dificuldades de aprendizagem da matemática e suas possíveis causas; estudar estratégias de avaliação e intervenção que propiciem a formação do pensamento matemático; analisar atividades de escolares; estudar casos clínicos e/ou episódios de aulas.

Ementa:
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Objetivo:
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DIAGNÓSTICO, INTERVENÇÃO E AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DA APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA | 40.0 h

EMENTA: Função comunicativa no contexto familiar, escolar e social. Concepções do aprendiz sobre o sistema de escrita. Concepções de ensino e aprendizagem. Avaliação em uma perspectiva construtivista do processo de construção da escrita e leitura. Contribuições da linguística para a interpretação dos casos e para a prática psicopedagógica. Análise de dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita. Instrumentos de avaliação. Algumas estratégias de avaliação psicopedagógicas. Análise crítica de atividades didáticas voltadas para aquisição de escrita e de linguagem escrita. Estudo de caso clínico e/ou de episódios de aulas. Modalidades organizativas da prática de leitura e escrita. Leitura, produção e revisão de textos em diferentes gêneros. Gramática e reflexão sobre a língua. Práticas de intervenção em crianças com dificuldades de aprendizagem: valor dos jogos ou situações-problema no processo de construção da leitura e escrita.
OBJETIVO: Identificar as concepções do aprendiz sobre o sistema de escrita; diferenciar as diferentes concepções de ensino e aprendizagem no processo histórico da alfabetização; aprender a realizar a avaliação diagnóstica inicial do processo de construção de leitura e escrita numa perspectiva construtivista; estudar algumas contribuições da linguística para a interpretação de casos e atuação da prática psicopedagógica; analisar, por meio de estudo de casos, diferentes dificuldades apresentadas por alunos durante o processo de aquisição da leitura e escrita; conhecer os instrumentos e estratégias utilizadas para a avaliação da leitura e escrita; saber identificar quais as atividades adequadas para o avanço no processo da alfabetização.

Ementa:
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Objetivo:
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DIAGNÓSTICO, INTERVENÇÃO E AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA POR MEIO DE JOGOS | 40.0 h

EMENTA: O jogo e sua importância psicopedagógica. Espaço lúdico e diagnóstico em dificuldades de aprendizagem. Tipos de jogos. Avaliação formativa no contexto de jogos. Intervenção a partir da análise de protocolos. Uso de registro como forma de avaliação. A contextualização dos jogos. Implicações psicopedagógicas dos jogos. Algumas estratégias de avaliação e intervenção com jogos em clínicas e instituições.
OBJETIVO: Reconhecer a importância do jogo como instrumento de avaliação e intervenção psicopedagógica. Relacionar diferentes tipos de jogos e suas possibilidades educativas. Analisar protocolos para o planejamento de intervenções psicopedagógicas. Refletir sobre as implicações psicopedagógicas dos jogos.

Ementa:
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Objetivo:
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DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR | 24.0 h

EMENTA: Reflexão sobre a Didática no Ensino Superior. Modelos e práticas pedagógicas no Ensino Superior. Mediação pedagógica. Métodos, planejamento, técnicas, tecnologias. O processo avaliativo. O contexto do processo educativo do ensino superior: o aluno adulto e a relação professor-aluno. Limites, possibilidades e tarefas para a atuação docente no ensino superior.
OBJETIVO: Reconhecer os limites, as possibilidades e as tarefas docentes para o ensino superior; Levantar problemas e refletir sobre algumas alternativas de solução para a Prática Educativa no Ensino Superior; Conhecer e avaliar alguns modelos e práticas pedagógicas; Preparar e aplicar situações didáticas inovadoras.

Ementa:
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Objetivo:
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA | 115.0 h

EMENTA: A clínica como contexto de intervenção psicopedagógica. Temas atuais em psicopedagogia clínica. Caracterização das funções do psicopedagogo clínico no contexto de realização do estágio. A relação teoria e prática no preparo de intervenções com crianças que apresentem dificuldades de aprendizagem. Análise dos dados colhidos. Planejamento de intervenção psicopedagógica. Intervenção. Avaliação da aprendizagem do participante e da intervenção realizada.
OBJETIVO: Discutir temas atuais em psicopedagogia clínica. Promover a inserção do estudante no contexto da psicopedagogia clínica. Possibilitar a relação teoria e prática na coleta e análise de dados em campo de estágio. Apresentar propostas de intervenção psicopedagógica. Identificar as condições necessárias para o estabelecimento da relação família/psicopedagogo em contextos clínicos. Apresentar propostas de intervenção psicopedagógica.

Ementa:
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Objetivo:
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL | 115.0 h

EMENTA: As instituições como contexto de intervenção psicopedagógica. Temas atuais em psicopedagogia institucional. Caracterização das funções do psicopedagogo institucional no contexto de realização do estágio. Intervenção psicopedagógica nos aspectos de organização e funcionamento de escolas, ONGs, hospitais e organizações A relação teoria e prática no preparo de instrumentos para a coleta de dados em campo de estágio da psicopedagogia. Análise dos dados colhidos em campo de estágio, levantamento de necessidades e propostas de intervenção psicopedagógica
OBJETIVO: Discutir temas atuais em psicopedagogia institucional. Promover a inserção do estudante no contexto da psicopedagogia institucional. Possibilitar a relação teoria e prática na coleta e análise de dados em campo de estágio. Apresentar propostas de intervenção psicopedagógica a partir da observação institucional.

Ementa:
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Objetivo:
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INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA | 40.0 h

EMENTA: Instrumentos e procedimentos de avaliação. O método clínico piagetiano. A avaliação cognitiva. A avaliação escolar. Redação de informe psicopedagógico. Devolução diagnóstica. Encaminhamento, tratamento e contrato psicopedagógico.
OBJETIVO: Conhecer instrumentos e procedimentos de avaliação psicopedagógica. Estudar o método clínico crítico piagetiano .Estabelecer relações entre a avaliação cognitiva e a avaliação escolar. Estudar os procedimentos de registro e de devolutiva da avaliação psicopedagógica. Refletir sobre as causas e estratégias de encaminhamento de casos a outros profissionais. Destacar a importância do contrato psicopedagógico.

Ementa:
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Objetivo:
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NEUROPSICOLOGIA E APRENDIZAGEM | 24.0 h

EMENTA: Fisiologia do sistema nervoso central: troncoencefálico, diencéfalo e telencéfalo. Neuropsicologia da aprendizagem: atenção, memória, linguagem, percepção, raciocínio e funções executivas. Aprendizagem nos principais transtornos mentais, genéticos e neurológicos. Transtornos de Aprendizagem. Transtornos Neurocognitivos. A Neuropsicologia e a Psicopedagogia. Objetivos: Oferecer noções básicas sobre neuropsicologia da aprendizagem. Refletir sobre a neuropsicologia e os processos de aprendizagem. Fornecer subsídios para a identificação de transtornos e para a verificação da necessidade de encaminhamento médico ou avaliação neuropsicológica e psicopedagógica.
OBJETIVO: Oferecer noções básicas sobre neuropsicologia da aprendizagem. Refletir sobre a neuropsicologia e os processos de aprendizagem. Fornecer subsídios para a identificação de transtornos e para a verificação da necessidade de encaminhamento médico ou avaliação neuropsicológica e psicopedagógica.

Ementa:
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Objetivo:
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PSICOPEDAGOGIA E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | 40.0 h

EMENTA: Dificuldades de aprendizagem: conceito e histórico. Distinção entre dificuldades, problemas e distúrbios de aprendizagem. Contribuições da Epistemologia e da Psicologia Genética para a compreensão das dificuldades de aprendizagem. Diagnóstico, avaliação e intervenção das dificuldades de aprendizagem em contextos clínicos e institucionais. Estudo de caso de crianças com dificuldades de aprendizagem. A dimensão das dificuldades de aprendizagem na atuação psicopedagógica como caráter preventivo e de intervenção.
OBJETIVO: Promover estudos sobre dificuldades de aprendizagem - sua história e seus conceitos. Conceituar e identificar dificuldades de aprendizagem. Entender a distinção entre dificuldades, transtornos e distúrbios de aprendizagem. Compreender as contribuições da Epistemologia Genética para as dificuldades de aprendizagem. Estudar casos de crianças com dificuldades de aprendizagem, interpretando-os a partir de fundamentos científicos. Criar condições para planejar ações preventivas de problemas psicopedagógicos e de intervenção quando diagnosticadas.

Ementa:
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Objetivo:
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PSICOPEDAGOGIA E PSICOMOTRICIDADE | 24.0 h

EMENTA: Introdução à psicomotricidade. Psicomotricidade relacional. Desenvolvimento psicomotor. Áreas psicomotoras. Distúrbios psicomotores. Avaliação psicomotora. Técnicas psicomotoras.
OBJETIVO: Propiciar a introdução do estudante nos estudos sobre a psicomotricidade. Favorecer o conhecimento do desenvolvimento psicomotor. Preparar o estudante para realizar avaliação psicomotora. Fornecer subsídios para o planejamento de intervenções educativas. Preparar os futuros profissionais para orientar professores e familiares acerca das questões psicomotoras no processo educativo.

Ementa:
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Objetivo:
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PSICOPEDAGOGIA, ÉTICA E DESENVOLVIMENTO MORAL | 24.0 h

EMENTA: O autoconhecimento do psicopedagogo e suas modalidades de aprendizagem no campo da moralidade. Ensino-aprendizagem no campo das atitudes, das normas e dos valores. O ambiente cooperativo como proposta institucional. A cooperação como proposta de intervenção psicopedagógica clínica. Alguns instrumentos de avaliação. Procedimentos de avaliação e de intervenção psicopedagógica. Estudos de casos.
OBJETIVO: Estudar o processo ensino-aprendizagem no campo da moralidade. Refletir sobre o ambiente cooperativo como proposta institucional. Analisar procedimentos de cooperação no contexto psicopedagógico clínico. Conhecer alguns instrumentos de avaliação e de intervenção psicopedagógicos. Interpretar casos clínicos ou institucionais.

Ementa:
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Objetivo:
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PSICOPEDAGOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO | 16.0 h

EMENTA: Introdução à Psicopedagogia (conceito, objeto de estudo, histórico). Formação pessoal do psicopedagogo. Fundamentos teórico-práticos da Psicopedagogia (diferentes abordagens e diferentes estilos de ensinar e aprender, modalidades de atuação: diagnóstico e intervenção). Áreas de atuação (clínica, pesquisa e instituição). O papel do psicopedagogo. Trabalho em equipe interdisciplinar. Ética profissional (ética e estética do profissional, código de ética).
OBJETIVO: Possibilitar o autoconhecimento do psicopedagogo: história, vicissitudes e modalidades de aprendizagem. Estudar os conceitos básicos da Psicopedagogia, seu objeto de estudo e sua história. Compreender os fundamentos teórico-práticos da Psicopedagogia. Conhecer as áreas e as modalidades de atuação psicopedagógicas. Refletir sobre o papel do psicopedagogo. Conhecer o Código de Ética da Psicopedagogia e refletir sobre princípios para a atuação profissional.

Ementa:
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Objetivo:
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 92.0 h

EMENTA: Organização e redação de trabalhos científicos. Orientações para a elaboração de um artigo científico. Apresentação dos trabalhos.
OBJETIVO: Utilizar metodologia científica adequada à elaboração de trabalho de pesquisa. Aprimorar os procedimentos de revisão bibliográfica. Refletir criticamente sobre as fontes consultadas. Analisar os dados colhidos em campo se for o caso. Organizar logicamente o Trabalho de Conclusão do Curso. Redigir o TCC de acordo com as normas acadêmicas. Apresentar o TCC em formato de artigo científico. Apresentar a produção científica.

Ementa:
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Objetivo:
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