Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Especialização/MBA

Especialização/MBA

Cursos    Campus
MBA em Logística Empresarial

A racionalização de processos, com a consequente agregação de valor (e redução de custos) a produtos e serviços, tornou-se ponto vital para o desenvolvimento de empresas e de nações. A Logística deixou de exercer apenas o papel tradicional de transportar, armazenar e disponibilizar bens para transformação e consumo. Sob o conceito de gestão da cadeia de suprimentos (supply chain management) a Logística Empresarial assumiu responsabilidades crescentes na estratégia das organizações. 

O MBA em Logística Empresarial da USF vem atender à demanda por profissionais que exercem ou pretendem exercer trabalhos e projetos voltados à logística e à cadeia de suprimentos, abrangendo aspectos que se relacionam às necessidades contemporâneas das empresas nos diversos panoramas existentes.

O objetivo principal é oferecer aos profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de logística integral (compras, logística comercial e logística industrial) uma visão da importância e da operacionalização da atividade de logística como fator de diferenciação competitiva na gestão da empresa, seja em mercados nacionais ou internacionais.
 

Áreas de atuação

Empresas de manufatura e de serviços.

Pré-requisitos

Diploma de curso superior.

Disciplinas

Resolução CONSEPE 39/2010

Turno: NOTURNO LATO SENSU Currículo: 0002-LS Regime: SEMESTRAL

Serie: MATRIZ CURRICULAR

ANÁLISE DE CENÁRIOS ECONÔMICOS | 32.0 h

EMENTA: Fundamentos da análise econômica: oferta demanda, equilíbrio de mercado, elasticidade-preço e elasticidade-renda da demanda, elasticidade-preço da oferta. Mensuração da atividade econômica: PIB e PNB, inflação e índices de preço, poupança e investimento, crescimento e flutuações cíclicas. Economia monetária: conceitos de moeda e a atuação do banco Central. Balança de pagamentos. Balança comercial, conta de capital e regimes cambiais. Modelos de conjuntura e crescimento. Os mercados competitivos e não competitivos, regulação de mercado, grupos econômicos, atuação do CADE e SDE e papel do governo e blocos econômicos.
OBJETIVO: Fornecer aos participantes conceitos sobre fatores econômicos e seus impactos na economia. Busca discutir tendência e cenários econômicos no âmbito nacional e internacional, a nível macroeconômico e a nível setorial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO | 32.0 h

EMENTA: A distribuição como ferramenta mercadológica. Estratégias de distribuição: tipos e classificação de intermediários. Segmentação e estrutura de Canais. Alianças Estratégicas. Estratégias básicas nas empresas modernas. Administração do portfólio de produtos. Gestão por categoria. Inovando em produtos. Como administrar as promoções e os descontos. O abastecimento contínuo eficiente. Como administrar o sortimento de produtos e serviços. Canais de Distribuição. Distribuição Física: Conceitos e Condicionantes. Transportes e Centros de Distribuição.
OBJETIVO: Entender como as estratégias dos canais e da distribuição física dos produtos afetam o desempenho da organização e toda a cadeia de valor, envolvendo estruturas relacionadas ao varejo, atacado e outros componentes do ecossistema. Busca-se ainda entender como desenhar, implantar, administrar e medir estratégias dos canais de distribuição.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUSTOS LOGÍSTICOS | 32.0 h

EMENTA: Serviço ao cliente. Custo de servir. O que são custos logísticos. Custos logísticos, nível de serviço e análises de rentabilidade de clientes. Elementos principais dos custos logísticos. Métodos de apuração de custos. Custo logístico total. Custos do transporte. Custos da armazenagem. Custo de estoques. Indicadores de desempenho e seus impactos sobre os custos logísticos.
OBJETIVO: Entender os conceitos voltados para os Custos Logísticos sob a ótica da Cadeia de Valor e a integração das diversas organizações do ecossistema. Em adição, a compreensão das questões relacionadas à apuração e gestão dos custos logísticos é fundamental na identificação dos cálculos dos custos de servir ao cliente incorporando variáveis de transporte, armazenagem e estoques, além de definir os indicadores de desempenho logístico que possibilitam um maior monitoramento e controle dos custos logísticos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES | 32.0 h

EMENTA: Histórico e definições. Teoria e Prática da Ética e Responsabilidade Social. A ética dentro das empresas. Construindo uma empresa ética. Origens e definição de desenvolvimento sustentável - visão filosófica e visão econômica. Os impactos do novo contexto social, econômico e tecnológico nas empresas e pessoas. A evolução da responsabilidade socioambiental. Conflitos éticos e códigos de conduta. A cidadania corporativa aplicada na prática, como elemento empresarial estratégico.
OBJETIVO: Compreender a importância da ética e das ações de responsabilidade social nas relações entre empresas, governo e sociedade no mundo econômico contemporâneo e nas relações de produção.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO GERENCIAL | 32.0 h

EMENTA: Organizações segundo Mintzberg. Organizações segundo Handy. Organizações segundo Morgan. Os gerentes e os papéis gerenciais: habilidades, competências e atribuições. Fundamentos da liderança: estilos, autoridade, poder e delegação. Gerenciamento do trabalho em equipe. Comunicação interpessoal e organizacional. Relações interpessoais. Motivação pessoal e profissional. Situações de conflitos. Resolução e gerenciamento de conflitos. Conceitos e definições de negociação. Estilos de negociadores. Etapas e técnicas para a negociação. Administração do tempo e reuniões eficazes no trabalho. Processo decisório nas organizações: ferramentas de apoio à tomada de decisão. Mudança organizacional. Resistência às mudanças.
OBJETIVO: Desenvolver visão crítica em relação a este campo de conhecimento da liderança, compreendendo sua dinâmica de atuação e suas inter-relações no contexto das organizações, proporcionando uma visão integrada das competências necessárias ao desempenho da atividade gerencial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LOGÍSTICA DE ARMAZENAMENTO E MOVIMENTAÇÃO | 32.0 h

EMENTA: Estratégias para administrar estoques. Objetivos e políticas de estoque. Os sistemas de estoques. Técnicas de administração de estoques. Índices e indicadores de desempenho da Gestão de Estoques. Processos de Recebimento, Armazenagem e Expedição. Centros de Distribuição. Endereçamento. Equipamentos de Estocagem e Movimentação. Arranjo Físico. Informatização de Armazéns (WMS). Embalagens e acondicionamento. Segurança e Riscos.
OBJETIVO: Entender e aprimorar os conceitos referentes às práticas de armazenagem e movimentação possibilitando que terminologias associadas sejam compreendidas e utilizadas. O aprendizado permite o manuseio eficiente de materiais através da cadeia de suprimentos, no uso adequado de equipamentos e unitização das embalagens, elementos fundamentais para a logística de armazenagem e movimentação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA REVERSA | 32.0 h

EMENTA: Processo de planejamento. Processo de suprimentos. Processo de produção. Processo de distribuição. Processo de administração de pedidos. Organizações de fornecimento. Organização de produção. Organizações de distribuição. Previsão da demanda. Planejamento das necessidades. Orçamento e cotação. Desenvolvimento de fornecedores. Seleção de Fornecedores. Ordens de compra. Contratos. Follow Up. Avaliação de desempenho de fornecedores. Organização do departamento de compras. Logística reversa e dos canais de distribuição reversos. Logística reversa dos bens de pós-consumo. Produto logístico de pós-consumo. Tipologia dos canais de distribuição reversos (CDRs) de bens de pós-consumo. Fatores de influência na organização das cadeias produtivas reversas. Logística reversa dos bens de pós-venda. Elementos regulatórios da logística reversa. Sustentabilidade. Reciclagem.
OBJETIVO: Entender os conceitos da cadeia de suprimentos e seus principais processos, como Planejar, Comprar, Fabricar e Distribuir. A compreensão destes elementos é fundamental para atender as expectativas do cliente final. Em conjunto, a abordagem da logística reversa visa introduzir conhecimentos no contexto da logística reversa, que passa a ter importância estratégica nas organizações e indivíduos, visando principalmente à preservação do meio ambiente entre outros fatores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 32.0 h

EMENTA: Delimitando o tema. Identificando o problema. Estabelecendo as hipóteses. Identificando o objetivo geral. Definindo os objetivos específicos. A Fundamentação Teórica. Normas de padronização de trabalhos acadêmicos. O trabalho científico. Organização do trabalho científico. Redação de um texto científico. Editoração do trabalho científico. Metodologia de pesquisa.
OBJETIVO: Trabalhar a elaboração dos elementos iniciais do Projeto de Pesquisa, definindo-se tema, problema, objetivos, hipóteses e Justificativa. Construção da Fundamentação Teórica preliminar do projeto de pesquisa. Padronizar o projeto de acordo com as normas acadêmicas. Selecionar os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de sua pesquisa

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MODAIS DE TRANSPORTE | 32.0 h

EMENTA: Planejamento de transportes. Análise dos fatores que afetam os meios de transporte. Estratégias e administração da frota. Estruturas de custos. Roteirização de veículos. Operadores logísticos. Produção e distribuição de produtos na economia globalizada. Produtividade, eficiência, Benchmarking de serviços logísticos. Distorções na matriz de transporte e seu impacto sobre a produtividade. Modal rodoviário. Modal ferroviário. Modal Marítimo. Portos. Escolha e critérios para a seleção de modal. Seleção e negociação com transportadores e operadores. Infraestrutura de transportes no Brasil.
OBJETIVO: Entender a importância dos sistemas de transporte e suas funções econômicas, políticas e sociais nos dias atuais. Compreender ainda, as nuances das estruturas de custos, fraquezas e fortalezas, desafios e como os transportes se encaixam nas estratégias logísticas das organizações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PENSAMENTO ESTRATÉGICO | 32.0 h

EMENTA: As escolas de pensamento e o Safári de Estratégia de Mintzberg. Evolução da gestão estratégic a do planejamento financeiro à gestão estratégica. O propósito da organização. Definição ampliada do negócio Visão, Missão, Princípios e Valores. O processo de formulação estratégica. Análise ambiental externa e interna. Diagnóstico. Avaliação. Prontidão. Tendências. Descontinuidades. Turbulências. Ferramentas para análise ambiental externa Matriz SWOT. Ferramentas para análise ambiental interna. Análise estrutural da indústria. Competências essenciais. Análise de portfólio Matriz BCG. Matriz de atratividade. Segmentação e posicionamento. Direcionamento estratégico. Estratégias genéricas custo. Diferenciação. Foco. Diversificação. Concentração. Penetração Produto x Mercado. Balanced Scorecard. Tecnologia e inovação. Inovação tecnológica em um ambiente competitivo. Organização para a inovação. Pensamento Sistêmico.
OBJETIVO: Analisar as ferramentas que possibilitam a avaliação da maturidade estratégica das organizações e setores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA, REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO TCC | 90.0 h

EMENTA: Colocar em execução um projeto de pesquisa. Coletar e analisar os dados respectivos. Redigir e revisar o trabalho final. Submeter o trabalho à banca avaliadora. Promover os ajustes finais indicados pela banca.
OBJETIVO: O aluno deverá produzir o seu Trabalho de Conclusão de Curso de forma autônoma e individualmente, utilizando-se do suporte oferecido nas disciplinas Metodologia do Trabalho Científico e Seminários de orientação ao TCC.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SEMINÁRIOS DE ORIENTAÇÃO AO TCC | 8.0 h

EMENTA: Estrutura do trabalho monográfico. Utilização de normas da ABNT técnicas científicas. Seminário de trabalhos de conclusão de curso de caráter monográfico.
OBJETIVO: Planejar as atividades relativas aos Trabalhos de Conclusão de Curso, aulas expositivas e seminários. Identificar aspectos a serem acentuados nos projetos de pesquisa e focados nos TCCs. Orientar e acompanhar a produção de TCCs para assegurar a realização dos trabalhos em prazo adequado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM LOGÍSTICA | 32.0 h

EMENTA: Alinhamento da tecnologia da informação com as necessidades do negócio. Integração da empresa através da tecnologia de informação. As vantagens da utilização das novas tecnologias. Impactos do comércio eletrônico na logística. Tecnologia da informação na cadeia de suprimento. E-Business e a cadeia de suprimento.
OBJETIVO: Entender os elementos essenciais e estratégicos que vem transformando as empresas através da Tecnologia da Informação, cujo uso nas organizações é mandatório. É fundamental explorar e aplicar a tecnologia de maneira planejada e orientada para que os processos e funções internas da empresa não venham a sofrer sérios danos de produtividade e colapso desnecessários.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo


Veja também


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.