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Especialização/MBA

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Psicopedagogia - Clínica e Institucional

Contando com uma equipe de psicopedagogos e professores mestres e doutores, o curso prepara profissionais para trabalhar a aprendizagem escolar e as dificuldades encontradas nos desdobramentos de ações educativas com a criança, a família e a escola. Atendendo as diretrizes propostas pela ABPP (Associação Brasileira de Psicopedagogia), apresenta como diferencial uma estrutura curricular pautada na concepção epistemológica construtivista de aprendizagem, integrando atividades práticas em cada disciplina do curso.

Carga horária total: 600 horas

Coordenador do Curso

 Profa. Dra. Ester Cecilia Fernandes Baptistella é graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho, possui Especialização em Psicopedagogia pelas Faculdades Salesianas, Mestrado e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Coordenadora do Curso de Pedagogia PARFOR na Universidade São Francisco no campus Bragança Paulista e Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia:Clínica e Institucional nos campi Bragança Paulista e Campinas.  Coordena também, o NLIC- Núcleo de Licenciaturas da USF e o NAP- Núcleo de Atendimento Psicopedagógico e apoio aos estudantes com necessidades educativas especiais. É professora titular nos cursos de Psicologia e Pedagogia da USF e professora nos cursos de Extensão Universitária PROEPRE/LPG/FE/UNICAMP. Tem experiência na área de Psicologia Moral, Desenvolvimento Humano e Educação investigando a Educação para a Mídia Televisiva na Infância e Adolescência e Mídias Ativas no Ensino Superior.

Para conferir o Currículo Lattes, clique aqui.

Pré-requisitos

Diploma de curso superior em Psicologia, Pedagogia ou Licenciatura.

Áreas de atuação

Instituições de ensino, clínicas de atendimento psicopedagógico, ONGs (Organizações Não Governamentais) e hospitais.

Disciplinas

RESOLUÇÃO CONSEPE 100/2006, RESOLUÇÃO CONSEPE 03/2010 RESOLUÇÃO CONSEPE 61/2011

Turno: NOTURNO LATO SENSU Currículo: 0005-LS Regime: SEMESTRAL

Serie: MATRIZ CURRICULAR

ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS DA APRENDIZAGEM | 24.0 h

EMENTA: Fisiologia do sistema nervoso central. Bases orgânicas da aprendizagem: principais traumas genéticos e neurológicos. Distúrbios cognitivos. Distúrbios de aprendizagem. Funções neuropsicológicas. Distúrbios atencionais, executivos e de memória.
OBJETIVO: Oferecer noções básicas sobre neuropsicologia. Introduzir o estudante nos estudos da neurologia infantil. Refletir sobre a neuropsicologia e os processos de aprendizagem. Fornecer subsídios para a identificação de distúrbios e para a verificação da necessidade de encaminhamento médico.

Ementa:
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Objetivo:
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ASPECTOS PSICANALÍTICOS DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO | 24.0 h

EMENTA: Psicanálise e Educação. Processos e funções mentais (o processo de individuação, funções e mecanismos mentais e a construção do conhecimento. O aprender e/com a experiência) Aspectos psicoafetivos e emocionais envolvidos no processo de aprendizagem. As relações interpessoais (pais e filhos, professor-aluno). Encaminhamento: (processos e procedimentos). Orientações de professores. Orientações de pais.
OBJETIVO: Estabelecer relações entre psicanálise e educação. Estudar os aspectos psicanalíticos do processo de construção do conhecimento. Reconhecer e diagnosticar no processo de desenvolvimento do escolar, aspectos afetivo-emocionais que interferem na aprendizagem. Desenvolver noções básicas para realizar encaminhamentos e orientações a professores e pais de escolares.

Ementa:
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Objetivo:
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DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM | 24.0 h

EMENTA: O desenvolvimento intelectual segundo Piaget. Estudo da inteligência em evolução. Fatores que interferem no desenvolvimento. O desenvolvimento das estruturas cognitivas e a aprendizagem. Exemplos de situações de interação com crianças. Princípios que orientam a ação psicopedagógica.
OBJETIVO: Conhecer os pressupostos teóricos piagetianos. Estudar os conceitos básicos e os fatores do desenvolvimento. Identificar os pressupostos piagetianos em situações exemplares de interação com crianças. Interpretar o desenvolvimento infantil e fazer implicações educativas. Refletir sobre princípios que orientam a ação psicopedagógica.

Ementa:
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Objetivo:
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DIAGNÓSTICO, INTERVENÇÃO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA | 40.0 h

EMENTA: Características do pensamento matemático (aritmético, combinatório, algébrico, geométrico, probabilístico e estatístico). O conceito de número e o pensamento operatório. Tipos de dificuldades de aprendizagem da matemática. Análise de dificuldades e de erros na aprendizagem da matemática e causas possíveis. Algumas estratégias de intervenção e avaliação psicopedagógicas. Estudo de casos clínicos e/ou episódios de aulas.
OBJETIVO: Discutir alguns paradigmas e princípios para o ensino da matemática; discutir as características do conhecimento matemático; estudar teorias que possibilitam explicações sobre a formação de alguns conceitos matemáticos; Refletir sobre algumas dificuldades de aprendizagem da matemática e suas possíveis causas; estudar estratégias de avaliação e intervenção que propiciem a formação do pensamento matemático; analisar atividades de escolares; estudar casos clínicos e/ou episódios de aulas.

Ementa:
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Objetivo:
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DIAGNÓSTICO, INTERVENÇÃO E AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DA APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA | 40.0 h

EMENTA: Função comunicativa no contexto familiar, escolar e social. Concepções do aprendiz sobre o sistema de escrita. Concepções de ensino e aprendizagem. Avaliação em uma perspectiva construtivista do processo de construção da escrita e leitura. Contribuições da linguística para a interpretação dos casos e para a prática psicopedagógica. Análise de dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita. Instrumentos de avaliação. Algumas estratégias de avaliação psicopedagógicas. Análise crítica de atividades didáticas voltadas para aquisição de escrita e de linguagem escrita. Estudo de caso clínico e/ou de episódios de aulas. Modalidades organizativas da prática de leitura e escrita. Leitura, produção e revisão de textos em diferentes gêneros. Gramática e reflexão sobre a língua. Práticas de intervenção em crianças com dificuldades de aprendizagem: valor dos jogos ou situações-problema no processo de construção da leitura e escrita.
OBJETIVO: Identificar as concepções do aprendiz sobre o sistema de escrita; diferenciar as diferentes concepções de ensino e aprendizagem no processo histórico da alfabetização; aprender a realizar a avaliação diagnóstica inicial do processo de construção de leitura e escrita numa perspectiva construtivista; estudar algumas contribuições da linguística para a interpretação de casos e atuação da prática psicopedagógica; analisar, por meio de estudo de casos, diferentes dificuldades apresentadas por alunos durante o processo de aquisição da leitura e escrita; conhecer os instrumentos e estratégias utilizadas para a avaliação da leitura e escrita; saber identificar quais as atividades adequadas para o avanço no processo da alfabetização.

Ementa:
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Objetivo:
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DIAGNÓSTICO, INTERVENÇÃO E AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA POR MEIO DE JOGOS | 40.0 h

EMENTA: O jogo e sua importância psicopedagógica. Espaço lúdico e diagnóstico em dificuldades de aprendizagem. Tipos de jogos. Avaliação formativa no contexto de jogos. Intervenção a partir da análise de protocolos. Uso de registro como forma de avaliação. A contextualização dos jogos. Implicações psicopedagógicas dos jogos. Algumas estratégias de avaliação e intervenção com jogos em clínicas e instituições.
OBJETIVO: Reconhecer a importância do jogo como instrumento de avaliação e intervenção psicopedagógica. Relacionar diferentes tipos de jogos e suas possibilidades educativas. Analisar protocolos para o planejamento de intervenções psicopedagógicas. Refletir sobre as implicações psicopedagógicas dos jogos.

Ementa:
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Objetivo:
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DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR | 24.0 h

EMENTA: Reflexão sobre a Didática no Ensino Superior. Modelos e práticas pedagógicas no Ensino Superior. Mediação pedagógica. Métodos, planejamento, técnicas, tecnologias. O processo avaliativo. O contexto do processo educativo do ensino superior: o aluno adulto e a relação professor-aluno. Limites, possibilidades e tarefas para a atuação docente no ensino superior.
OBJETIVO: Reconhecer os limites, as possibilidades e as tarefas docentes para o ensino superior; Levantar problemas e refletir sobre algumas alternativas de solução para a Prática Educativa no Ensino Superior; Conhecer e avaliar alguns modelos e práticas pedagógicas; Preparar e aplicar situações didáticas inovadoras.

Ementa:
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Objetivo:
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA | 115.0 h

EMENTA: A clínica como contexto de intervenção psicopedagógica. Temas atuais em psicopedagogia clínica. Caracterização das funções do psicopedagogo clínico no contexto de realização do estágio. A relação teoria e prática no preparo de intervenções com crianças que apresentem dificuldades de aprendizagem. Análise dos dados colhidos. Planejamento de intervenção psicopedagógica. Intervenção. Avaliação da aprendizagem do participante e da intervenção realizada.
OBJETIVO: Discutir temas atuais em psicopedagogia clínica. Promover a inserção do estudante no contexto da psicopedagogia clínica. Possibilitar a relação teoria e prática na coleta e análise de dados em campo de estágio. Apresentar propostas de intervenção psicopedagógica. Identificar as condições necessárias para o estabelecimento da relação família/psicopedagogo em contextos clínicos. Apresentar propostas de intervenção psicopedagógica.

Ementa:
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Objetivo:
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL | 115.0 h

EMENTA: As instituições como contexto de intervenção psicopedagógica. Temas atuais em psicopedagogia institucional. Caracterização das funções do psicopedagogo institucional no contexto de realização do estágio. Intervenção psicopedagógica nos aspectos de organização e funcionamento de escolas, ONGs, hospitais e organizações A relação teoria e prática no preparo de instrumentos para a coleta de dados em campo de estágio da psicopedagogia. Análise dos dados colhidos em campo de estágio, levantamento de necessidades e propostas de intervenção psicopedagógica
OBJETIVO: Discutir temas atuais em psicopedagogia institucional. Promover a inserção do estudante no contexto da psicopedagogia institucional. Possibilitar a relação teoria e prática na coleta e análise de dados em campo de estágio. Apresentar propostas de intervenção psicopedagógica a partir da observação institucional.

Ementa:
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Objetivo:
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INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA | 40.0 h

EMENTA: Instrumentos e procedimentos de avaliação. O método clínico piagetiano. A avaliação cognitiva. A avaliação escolar. Redação de informe psicopedagógico. Devolução diagnóstica. Encaminhamento, tratamento e contrato psicopedagógico.
OBJETIVO: Conhecer instrumentos e procedimentos de avaliação psicopedagógica. Estudar o método clínico crítico piagetiano .Estabelecer relações entre a avaliação cognitiva e a avaliação escolar. Estudar os procedimentos de registro e de devolutiva da avaliação psicopedagógica. Refletir sobre as causas e estratégias de encaminhamento de casos a outros profissionais. Destacar a importância do contrato psicopedagógico.

Ementa:
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Objetivo:
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PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 40.0 h

EMENTA: A pesquisa como conceito e instrumento para diagnosticar, compreender e intervir nos campos de atuação do psicopedagogo. O planejamento de pesquisas. O projeto de pesquisa e seus elementos constituintes. Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso e/ou produção de artigo em Psicopedagogia.
OBJETIVO: Apresentar o projeto de pesquisa e seus elementos constituintes; Orientar a revisão bibliográfica e refletir criticamente sobre as fontes consultadas. Utilizar metodologia científica adequada à elaboração de monografia ou redação de artigo científico. Discutir a pesquisa na formação prática do Psicopedagogo. Orientação para a coleta e analise de dados. Levantar estudos e fazer implicações educacionais para a atuação psicopedagógica em outros contextos institucionais e clínicos. Propiciar uma análise crítica a respeito da importância da pesquisa na formação do psicopedagogo. Apresentar o projeto de TCC e ou artigo de acordo com as normas para a elaboração de trabalhos acadêmicos.

Ementa:
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Objetivo:
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PSICOPEDAGOGIA E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | 24.0 h

EMENTA: Dificuldades de aprendizagem: conceito e histórico. Distinção entre dificuldades, problemas e distúrbios de aprendizagem. Avaliação das dificuldades de aprendizagem. Contribuições da abordagem sistêmica na avaliação e intervenção clínica e institucional. Estudo de caso de criança com dificuldade de aprendizagem. Prevenção de problemas em psicopedagogia.
OBJETIVO: Promover estudos sobre dificuldades de aprendizagem - sua história e seus conceitos. Conceituar e identificar dificuldades de aprendizagem. Entender a distinção entre dificuldades e distúrbios de aprendizagem. Compreender os processos de avaliação das dificuldades de aprendizagem. Estudar casos de crianças com dificuldades de aprendizagem, interpretando-os a partir de fundamentos científicos. Criar condições para planejar ações preventivas de problemas psicopedagógicos.

Ementa:
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Objetivo:
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PSICOPEDAGOGIA E PSICOMOTRICIDADE | 24.0 h

EMENTA: Introdução à psicomotricidade. Psicomotricidade relacional. Desenvolvimento psicomotor. Áreas psicomotoras. Distúrbios psicomotores. Avaliação psicomotora. Técnicas psicomotoras.
OBJETIVO: Propiciar a introdução do estudante nos estudos sobre a psicomotricidade. Favorecer o conhecimento do desenvolvimento psicomotor. Preparar o estudante para realizar avaliação psicomotora. Fornecer subsídios para o planejamento de intervenções educativas. Preparar os futuros profissionais para orientar professores e familiares acerca das questões psicomotoras no processo educativo.

Ementa:
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Objetivo:
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PSICOPEDAGOGIA, ÉTICA E DESENVOLVIMENTO MORAL | 24.0 h

EMENTA: O autoconhecimento do psicopedagogo e suas modalidades de aprendizagem no campo da moralidade. Ensino-aprendizagem no campo das atitudes, das normas e dos valores. O ambiente cooperativo como proposta institucional. A cooperação como proposta de intervenção psicopedagógica clínica. Alguns instrumentos de avaliação. Procedimentos de avaliação e de intervenção psicopedagógica. Estudos de casos.
OBJETIVO: Estudar o processo ensino-aprendizagem no campo da moralidade. Refletir sobre o ambiente cooperativo como proposta institucional. Analisar procedimentos de cooperação no contexto psicopedagógico clínico. Conhecer alguns instrumentos de avaliação e de intervenção psicopedagógicos. Interpretar casos clínicos ou institucionais.

Ementa:
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Objetivo:
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PSICOPEDAGOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO | 16.0 h

EMENTA: Introdução à Psicopedagogia (conceito, objeto de estudo, histórico). Formação pessoal do psicopedagogo. Fundamentos teórico-práticos da Psicopedagogia (diferentes abordagens e diferentes estilos de ensinar e aprender, modalidades de atuação: diagnóstico e intervenção). Áreas de atuação (clínica, pesquisa e instituição). O papel do psicopedagogo. Trabalho em equipe interdisciplinar. Ética profissional (ética e estética do profissional, código de ética).
OBJETIVO: Possibilitar o autoconhecimento do psicopedagogo: história, vicissitudes e modalidades de aprendizagem. Estudar os conceitos básicos da Psicopedagogia, seu objeto de estudo e sua história. Compreender os fundamentos teórico-práticos da Psicopedagogia. Conhecer as áreas e as modalidades de atuação psicopedagógicas. Refletir sobre o papel do psicopedagogo. Conhecer o Código de Ética da Psicopedagogia e refletir sobre princípios para a atuação profissional.

Ementa:
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Objetivo:
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 32.0 h

EMENTA: Organização e redação de trabalhos científicos. Orientações para a elaboração de um artigo científico. Apresentação dos trabalhos.
OBJETIVO: Utilizar metodologia científica adequada à elaboração de trabalho de pesquisa. Aprimorar os procedimentos de revisão bibliográfica. Refletir criticamente sobre as fontes consultadas. Analisar os dados colhidos em campo, se for o caso. Organizar logicamente o Trabalho de Conclusão do Curso. Redigir o TCC de acordo com as normas acadêmicas. Apresentar o TCC em formato de artigo científico. Apresentar a produção científica.

Ementa:
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Objetivo:
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