Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Especialização/MBA

Especialização/MBA

Cursos    Campus
MBA em Engenharia da Qualidade

Em um mundo competitivo e globalizado, qualidade é fundamental, seja na fabricação de produtos ou na prestação de serviços. Entretanto, isso não basta para caracterizar uma produção satisfatória e eficiente, é preciso também desenvolver a competitividade, a otimização de processos, a maximização do aproveitamento de recursos e a minimização de desperdícios.

Este MBA propõe uma abordagem integrada e pretende preparar o aluno a ser um profissional de alta performance. O curso traz uma abordagem sistêmica, com temas tratados de forma multidisciplinar, bem como proporciona subsídios à prática, por meio do uso de ferramentas administrativas para processos de alto desempenho.

O objetivo principal é atualizar, aprofundar e desenvolver conhecimentos qualificados, ligados à engenharia da qualidade e afins, ampliando as condições para a empregabilidade do profissional, através do conhecimento adquirido no curso, diante do mercado de trabalho competitivo, através da titulação de especialista.

Áreas de atuação

É destinado a profissionais com curso superior envolvidos em processos de produção ou prestação de serviços.

Pré-requisitos

Diploma de curso superior.

Disciplinas

APROVADO PELA RESOLUÇÃO CONSUN

Turno: NOTURNO LATO SENSU Currículo: 0001-LS Regime: SEMESTRAL

Serie: MATRIZ CURRICULAR

AUDITORIA EM SISTEMAS DE GESTÃO | 32.0 h

EMENTA: Gestão ambiental nas organizações públicas e privadas como estratégia competitiva. Prevenção da poluição em ambientes organizacionais. Desempenho ambiental organizacional. Desenvolvimento da série ISO 14000. Compreensão do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). ISO 14001/2004: Política Ambiental. Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais. Requisitos legais. Programas Ambientais. Implementação, operação, verificação e análise do SGA. Elaboração e Avaliação de um Manual de SGA. Benefícios e Estudos de caso da implementação de um SGA.
OBJETIVO: Conhecer e avaliar todas as medidas de controle existentes na empresa para evitar acidentes e doenças ocupacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CERTIFICAÇÕES EM SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE | 32.0 h

EMENTA: Sistemas de Gestão da Qualidade: histórico, contexto atual e perspectivas futuras. Princípios e requisitos ISO 9000. A Norma ISO / TS 16949 como Especificação Técnica de Sistemas de Gestão da Qualidade aplicável a fornecedores no setor da indústria. VDA 6.1 como um quadro abrangente de sistemas de gestão da qualidade na indústria automotiva. Aspectos das listas de outros requisitos, tais como AVSQ (Itália) e EAQF (França) e também as facetas do modelo da EFQM Européia. ISO 22000 e HACCP para organizações que desejam usar uma avaliação para demonstrar a conformidade dos seus sistemas de gestão de higiene, as suas Boas Práticas de Fabricação.
OBJETIVO: Discutir a aplicabilidade, vantagens e limitações das certificações em Sistemas de Gestão da Qualidade. Conhecer as normas e os respectivos requisitos cuja conformidade é indispensável para as certificações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESCOPO E ESTRUTURA ANALÍTICA DE PROJETOS | 32.0 h

EMENTA: Definição do escopo: do produto e do projeto. Processos do gerenciamento do escopo segundo o PMBOK. Modelos de documentos: declaração de Escopo, EAP, Matriz de Rastreabilidade dos Requisitos.
OBJETIVO: Apresentar os processos que envolvem a definição e o controle do escopo de um projeto.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTATÍSTICA APLICADA A GESTÃO DA QUALIDADE | 32.0 h

EMENTA: Introdução. Causas de variação de um processo. Gráficos. Esquema Geral do Controle Estatístico do Processo. Análise de capacidade de um processo. Introdução e coleta de dados. Apresentação de dados em tabelas e gráficos. Distribuição de probabilidade básica e probabilidade discreta. Aplicação estatística na gestão da qualidade e da produtividade. Previsão com séries temporais para dados anuais. A tomada de decisão.
OBJETIVO: Fornecer os conhecimentos básicos em probabilidade e estatística inferencial, objetivando dar condições para o aprofundamento em controle estatístico de processos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO AMBIENTAL, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO | 32.0 h

EMENTA: Gestão ambiental nas organizações públicas e privadas como estratégia competitiva. Prevenção da poluição em ambientes organizacionais. Desempenho ambiental organizacional. Desenvolvimento da série ISO 14000. Compreensão do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). ISO 14001: Política Ambiental. Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais. Requisitos legais. Programas Ambientais. Requisitos, implementação, operação, verificação e análise do SGA. OHSAS 18001: requisitos mínimos para a construção de um sistema de gestão da SSO. O desenvolvimento da política. O planejamento: - identificação de perigos; - avaliação dos riscos; - determinação dos controles; - apontamento dos requisitos legais; Implementação e operação - definição dos recursos, atribuições das funções, responsabilidades, prestação de contas e de autoridades; - definição do quadro de competências, treinamento e conscientização; - comunicação (disseminação), participação e consulta aos empregados nas etapas; documentação necessária para inspeções e execução das ações de SSO; Preparação e resposta a emergências; Verificação e controle - monitoramento e medição do desempenho; avaliação do atendimento a requisitos legais e outros; - investigação (incidentes, não-conformidades, ações preventivas e corretivas); - controle de registros; - auditoria interna; Análise crítica pela direção.
OBJETIVO: Proporcionar uma visão integradora de Sistemas de Gestão Ambiental e Sistemas de Saúde Ocupacional dentro das organizações, conhecendo, compreendendo e capacitando para a implementação de processos que atendam aos requisitos ISO 14001 e OHSAS 18001.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA QUALIDADE E DE AQUISIÇÕES EM PROJETOS | 32.0 h

EMENTA: Gerenciamento da qualidade - abordagens proprietárias e não proprietárias. Conceitos e definições de qualidade em projetos. Processos do gerenciamento da qualidade segundo o PMBOK. Modelo de plano de gerenciamento da qualidade. Conceituação de aquisições / contratação. Processos de gerenciamento das aquisições em projetos segundo o PMBOK. Tipos de contratos e licitações.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos e técnicas de gestão da qualidade aplicada a projetos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA QUALIDADE EM PROCESSOS DE FABRICAÇÃO | 32.0 h

EMENTA: O que são processos de fabricação. Processos de Fundição. Processos de Conformação. Processos de Usinagem. Processos de Soldagem. Tratamento Térmico. Outros tipos de processos. Verificação de variáveis e atribuos. Testes e ensaios. Metrologia.
OBJETIVO: Proporcionar uma visão abrangente sobre diferentes tipos de processos de fabricação e as peculiaridades da Gestão da Qualidade em cada um deles.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO GERENCIAL | 32.0 h

EMENTA: Organizações segundo Mintzberg. Organizações segundo Handy. Organizações segundo Morgan. Os gerentes e os papéis gerenciais: habilidades, competências e atribuições. Fundamentos da liderança: estilos, autoridade, poder e delegação. Gerenciamento do trabalho em equipe. Comunicação interpessoal e organizacional. Relações interpessoais. Motivação pessoal e profissional. Situações de conflitos. Resolução e gerenciamento de conflitos. Conceitos e definições de negociação. Estilos de negociadores. Etapas e técnicas para a negociação. Administração do tempo e reuniões eficazes no trabalho. Processo decisório nas organizações: ferramentas de apoio à tomada de decisão. Mudança organizacional. Resistência às mudanças.
OBJETIVO: Desenvolver visão crítica em relação a este campo de conhecimento da liderança, compreendendo sua dinâmica de atuação e suas inter-relações no contexto das organizações, proporcionando uma visão integrada das competências necessárias ao desempenho da atividade gerencial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 32.0 h

EMENTA: Delimitando o tema. Identificando o problema. Estabelecendo as hipóteses. Identificando o objetivo geral. Definindo os objetivos específicos. A Fundamentação Teórica. Normas de padronização de trabalhos acadêmicos. O trabalho científico. Organização do trabalho científico. Redação de um texto científico. Editoração do trabalho científico. Metodologia de pesquisa.
OBJETIVO: Trabalhar a elaboração dos elementos iniciais do Projeto de Pesquisa, definindo-se tema, problema, objetivos, hipóteses e Justificativa. Construção da Fundamentação Teórica preliminar do projeto de pesquisa. Padronizar o projeto de acordo com as normas acadêmicas. Selecionar os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de sua pesquisa

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÉTODOS, TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA A GESTÃO DA QUALIDADE | 32.0 h

EMENTA: Ferramentas para detecção e análise de problemas: Folha de coleta de dados. Fluxograma. Diagrama de causa-efeito. Cartão regulador da qualidade. Histograma. Diagrama de Pareto. Diagrama de correlação e outras. Métodos para o desenvolvimento de produtos e de serviços e para a prevenção de não-conformidades: QFD (Quality Function Deployment) e FMEA (Failure Mode and Effects Analysis).
OBJETIVO: Apresentar, discutir e praticar diferentes métodos, técnicas e ferramentas aplicáveis a Gestão da Qualidade

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PENSAMENTO ESTRATÉGICO | 32.0 h

EMENTA: As escolas de pensamento e o Safári de Estratégia de Mintzberg. Evolução da gestão estratégic a do planejamento financeiro à gestão estratégica. O propósito da organização. Definição ampliada do negócio Visão, Missão, Princípios e Valores. O processo de formulação estratégica. Análise ambiental externa e interna. Diagnóstico. Avaliação. Prontidão. Tendências. Descontinuidades. Turbulências. Ferramentas para análise ambiental externa Matriz SWOT. Ferramentas para análise ambiental interna. Análise estrutural da indústria. Competências essenciais. Análise de portfólio Matriz BCG. Matriz de atratividade. Segmentação e posicionamento. Direcionamento estratégico. Estratégias genéricas custo. Diferenciação. Foco. Diversificação. Concentração. Penetração Produto x Mercado. Balanced Scorecard. Tecnologia e inovação. Inovação tecnológica em um ambiente competitivo. Organização para a inovação. Pensamento Sistêmico.
OBJETIVO: Analisar as ferramentas que possibilitam a avaliação da maturidade estratégica das organizações e setores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA, REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO TCC | 90.0 h

EMENTA: Colocar em execução um projeto de pesquisa. Coletar e analisar os dados respectivos. Redigir e revisar o trabalho final. Submeter o trabalho à banca avaliadora. Promover os ajustes finais indicados pela banca.
OBJETIVO: O aluno deverá produzir o seu Trabalho de Conclusão de Curso de forma autônoma e individualmente, utilizando-se do suporte oferecido nas disciplinas Metodologia do Trabalho Científico e Seminários de orientação ao TCC.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SEMINÁRIOS DE ORIENTAÇÃO AO TCC | 8.0 h

EMENTA: Estrutura do trabalho monográfico. Utilização de normas da ABNT técnicas científicas. Seminário de trabalhos de conclusão de curso de caráter monográfico.
OBJETIVO: Planejar as atividades relativas aos Trabalhos de Conclusão de Curso, aulas expositivas e seminários. Identificar aspectos a serem acentuados nos projetos de pesquisa e focados nos TCCs. Orientar e acompanhar a produção de TCCs para assegurar a realização dos trabalhos em prazo adequado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo


Veja também


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.