Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Especialização/MBA

Especialização/MBA

Cursos    Campus
Cosmetologia Aplicada e Desenvolvimento de Produtos

.

Sobre o Curso

Especializa profissionais para atuar nas áreas de estética, beleza, saúde e bem-estar, no entendimento sobre todo o ciclo de vida de um produto cosmético, desde a sua concepção até sua produção, capacitando o profissional para desenvolver e criar novas formulações através do domínio das tecnologias disponíveis e o conhecimento do que há de mais recente na pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos.

Coordenador do Curso

 Profa. Dra. Iara Lúcia Tescarollo é graduada em Ciências Farmacêuticas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988), mestre em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (1997), área de Produção e Controle Farmacêuticos e doutora em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (2002), área de Produção e Controle Farmacêuticos. Atualmente é chefe da Seção de Farmácia da Prefeitura Municipal de Itatiba e Coordenadora da Assistência Farmacêutica Municipal. É professora da Universidade São Francisco e Coordenadora do Curso de Farmácia USF - Bragança Paulista. Tem experiência na área de Farmácia, Assistência Farmacêutica, com ênfase em Análise e Controle de Medicamentos e Cosméticos. Desenvolve projetos e trabalha dentro das seguintes áreas: controle de qualidade, desenvolvimento de formas farmacêuticas e cosméticas, análise de medicamento e cosmético. Atua como Coordenadora Pedagógica e Docente do Curso Lato Sensu de Pós-Graduação em Cosmetologia Aplicada e Desenvolvimento de Produtos na Universidade São Francisco.

Para conferir o Currículo Lattes, clique aqui.

Áreas de Atuação

Atuar em centros e institutos de estética e de beleza, academias, spas, hotéis, em atendimento domiciliar, clínicas médicas e demais serviços de saúde, empresas e indústrias cosméticas, em processos de pesquisa e desenvolvimento de produtos.

Pré-requisito

Diploma de curso superior em diversas áreas de formação.

Disciplinas

APROVADO PELA RESOLUÇÃO CONSUN ....

Turno: NOTURNO LATO SENSU Currículo: 0001-LS Regime: SEMESTRAL

Serie: MATRIZ CURRICULAR

EMBALAGEM, ESTABILIDADE, SEGURANÇA E EFICÁCIA DE PRODUTOS COSMÉTICOS | 20.0 h

EMENTA: Aborda todo o processo do Desenvolvimento de Embalagens, desde o design, materiais que os compõe, testes de compatibilidade, estabilidade, interações de mercado e consumidor. Apresenta e discute os parâmetros de Qualidade da embalagem - testes de desempenho para diferentes itens de embalagens (vidros, plásticos em geral, cartuchos, componentes metálicos), etapas e Interações no processo de desenvolvimento de Embalagens e Produto; Produção gráfica e sistemas de impressão. Legislação, INPI e direitos autorais Possibilita o conhecimento sobre o impacto ambiental da embalagem e a Análise do ciclo de vida de produto. Estuda e discute as diretrizes recomendados pela ANVISA para a realização dos testes para estudos de estabilidade de produtos cosméticos, com ênfase no comportamento, fatores que afetam a estabilidade de cosméticos (extrínsecos e intrínsecos) e diferentes aspectos técnicos das formulações utilizadas. Estuda as principais técnicas analíticas e de biometrologia cutânea para comprovação de eficácia de produtos para pele e cabelo.
OBJETIVO: Promover o conhecimento atualizado sobre embalagens para cosméticos e higiene pessoal com a abordagem de temas de: design, materiais, processos e sustentabilidade. Estudar os testes para avaliar formulações cosméticas: testes de estabilidade, teste de desafio microbiano "challenge test" e testes de segurança de produtos cosméticos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA QUALIDADE, LEGISLAÇÃO COSMÉTICA E TERCEIRIZAÇÃO | 20.0 h

EMENTA: Apresenta fases de controle, avaliação e aprovação de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos industrializados. Estuda e discute os métodos utilizados para a garantia e controle da qualidade dos produtos cosméticos a produção de dossiês. Discute a legislação sanitária aplicada aos cosméticos, bem como Normas e legislação vigente aplicadas à atuação do profissional na área de cosmética e a contratos de terceirização.
OBJETIVO: Apresenta a Gestão da Qualidade, Legislação vigente e Terceirização.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MARKETING E O MERCADO COSMÉTICO | 20.0 h

EMENTA: Informações sobre o Mercado Cosmético e sobre as etapas de lançamento de um produto. Importância da Marca.
OBJETIVO: Articular o repertório conceitual necessário para entender o mercado cosmético e os princípios de MKT e etapas de lançamento de um produto cosmético.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATÉRIAS-PRIMAS DA INDÚSTRIA COSMÉTICA | 20.0 h

EMENTA: Apresenta e discute funções de categorias de matérias-primas de Emulsionantes ,Polímeros, Geleificantes e Modificadores de Reologia,Ésteres, Silicones e Modificadores de Sensorial, Princípios de Microbiologia e seus ativos.
OBJETIVO: Estuda as Matérias-Primas Cosméticas: Propriedades e Características e suas Aplicações.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 20.0 h

EMENTA: Diretrizes para elaboração de projeto científico e apresentação de um trabalho científico. Princípios da metodologia científica. Metodologia e técnicas de pesquisa, pesquisa de campo, experimental e documental, referencial de fontes, confiabilidade, ética, construção de instrumentos de coleta de dados. Aspectos estruturais e normativos do trabalho científico (normas da ABNT). Operacionalização dos processos de identificação do problema ou fenômeno, seleção, coleta e tratamento dos dados, interpretação e análise dos resultados.
OBJETIVO: Identificar e diferenciar as formas de conhecimento. Conceituar, diferenciar e relacionar método, técnica, método científico, pesquisa, ciência e metodologia científica. Oferecer subsídios para que o desenvolvimento do pensamento racional; avaliando as informações recebidas de forma a construir e reconstruir o conhecimento. Fornecer os pressupostos básicos desenvolvendo a competência para a construção do projeto de pesquisa para a elaboração do trabalho científico com vista à apresentação do trabalho de conclusão de curso. Conhecer e discutir os aspectos éticos que norteiam trabalhos científicos envolvendo pesquisa teórica e prática, principalmente trabalhos que envolvam experimentação humana ou animal.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PELE E ANEXOS CUTÂNEOS | 20.0 h

EMENTA: Promove o estudo da estrutura, mecanismos biológicos e bioquímicos da pele e seus anexos.. e também dos cabelos e couro cabeludo, propiciando a abordagem das principais disfunções da pele, cabelo e couro cabeludo.
OBJETIVO: Estudar a Bioquímica e Fisiologia da Pele Humana e Cabelo aplicados no Desenvolvimento de Formulações Cosméticas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PLANTA PILOTO E DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS | 20.0 h

EMENTA: Abordam os aspectos específicos da tecnologia cosmética, processos utilizados na Indústria e desenvolvimento. Aborda o desenvolvimento de formulações em escala laboratorial e testes de controle de processo e qualidade.
OBJETIVO: Promover o conhecimento de tecnologias utilizadas para o desenvolvimento processos em planta piloto.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA DAS EMULSÕES | 20.0 h

EMENTA: Estuda a composição de cosméticos emulsionados. Discute aspectos específicos sobre tipo de emulsões,desenvolvimento de produtos emulsionados, mecanismos de permeabilidade e propicia a compreensão do mecanismo de ação e dos efeitos sobre a pele de ingredientes ativos. Possibilita a leitura crítica de rótulos de produtos do mercado e desconstrução crítica de suas fórmulas.
OBJETIVO: Promove o conhecimento de tecnologias para desenvolvimento e produção de produtos emulsionados. Possibilita ao desenvolvimento de formulações utilizando tecnologias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA DAS TINTURAS E ALISANTES CAPILARES | 20.0 h

EMENTA: Aborda os aspectos específicos da tecnologia cosmética. Estuda a composição de cosméticos e o desenvolvimento de formulações em escala laboratorial. Possibilita a leitura crítica de rótulos de produtos do mercado e reconstrução de suas fórmulas.
OBJETIVO: Promove o conhecimento de tecnologias para desenvolvimento e produção de produtos de tinturas e alisantes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA DE MAQUIAGEM, ESMALTE E CUIDADOS PESSOAIS - DEPILATÓRIOS E EPILATÓRIOS | 20.0 h

EMENTA: Aborda os aspectos específicos da tecnologia cosmética. Aborda a composição de cosméticos e o desenvolvimento de formulações em escala laboratorial e as novas tecnologias existentes.
OBJETIVO: Promover o conhecimento de tecnologias utilizadas para o desenvolvimento de produtos de depilatório e epilatórios. Promover o conhecimento de tecnologias utilizadas para o desenvolvimento de produtos de maquiagem, esmaltes e preparações para os cuidados das unhas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA DE XAMPU E PÓS-XAMPUS | 20.0 h

EMENTA: Aborda os aspectos específicos da tecnologia cosmética. Estuda a composição de cosméticos e o desenvolvimento de formulações em escala laboratorial. Capacita e fornece condições necessárias para que os participantes adquiram conhecimentos aprofundados do desenvolvimento de produtos capilares. Dar ferramentas aos profissionais que já atuam na área para desenvolvimento de novos produtos. Possibilita a leitura crítica de rótulos de produtos do mercado e reconstrução de suas fórmulas.
OBJETIVO: Promove o conhecimento de tecnologias para desenvolvimento e produção de produtos emulsionados. Possibilita ao desenvolvimento de formulações utilizando tecnologias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA DOS FOTOPROTETORES | 20.0 h

EMENTA: Estuda a composição de cosméticos fotoprotetores. Discute aspectos específicos sobre tipo de emulsões de filtro protetores. Discussão sobre legislação vigente e testes de segurança e de eficácia mandatórios para o registro na ANVISA e preparação do dossiê de produto. Possibilita a leitura crítica de rótulos de produtos do mercado e desconstrução crítica de suas fórmulas.
OBJETIVO: Promove o conhecimento de tecnologias para desenvolvimento e produção de produtos fotoprotetores. Possibilita ao desenvolvimento de formulações fotoprotetoras e discussão sobre legislação vigente e seus impactos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA DOS GÉIS E PRODUTOS INFANTIS | 20.0 h

EMENTA: Estuda a composição de cosméticos géis, matérias-primas utilizadas e estudo sobre modificadores reológicos. Aborda Princípios de Reologia. Possibilita a leitura crítica de rótulos de produtos do mercado e desconstrução crítica de suas fórmulas.
OBJETIVO: Promove o conhecimento de tecnologias para desenvolvimento e produção de géis. Possibilita ao desenvolvimento de formulações utilizando tecnologias atuais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA DOS PERFUMES E PERFUMARIA FINA | 20.0 h

EMENTA: Estuda a composição de fragrâncias. Matérias-primas , processo e tipos de produtos no mercado cosmético.
OBJETIVO: Promove o conhecimento de tecnologias para desenvolvimento e produção fragrâncias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA DOS PRODUTOS DE HIGIENE ORAL E AVALIAÇÃO DE PERFORMANCE E PRODUTO | 20.0 h

EMENTA: Promover o conhecimento de tecnologias utilizadas para o desenvolvimento de produtos de Higiene Oral. Estudar as principais técnicas para avaliação sensorial e de comprovação de eficácia de produtos cosméticos.
OBJETIVO: Aborda os aspectos específicos da tecnologia cosmética. Estuda a composição de cosméticos e o desenvolvimento de formulações em escala laboratorial. Capacita e fornece condições necessárias para que os participantes adquiram conhecimentos do desenvolvimento de produtos de higiene oral. Possibilita a leitura crítica de rótulos de produtos do mercado e reconstrução de suas fórmulas. Estuda as principais técnicas analíticas e de biometrologia cutânea para comprovação de eficácia de produtos para pele e cabelo. Aborda a utilização de análise sensorial para avaliação de performance de Produtos Cosméticos. Propicia a análise crítica de protocolos e desenhos de estudos para interpretação de resultados de estudo. Discute as pesquisas com seres humanos, mediante análise dos aspectos éticos e metodológicos envolvidos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA DOS PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL - SABONETES, DESODORANTES E ANTIPERSPIRANTES | 20.0 h

EMENTA: Abordam os aspectos específicos da tecnologia cosmética, matérias-primas, processos utilizados na Indústria e desenvolvimento. Aborda o desenvolvimento de formulações em escala laboratorial e as novas tecnologias existentes.
OBJETIVO: Promover o conhecimento de tecnologias utilizadas para o desenvolvimento de desodorantes e antiperspirantes. Promover o conhecimento de tecnologias utilizadas para o desenvolvimento de sabões e sabonetes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS AVANÇADOS | 20.0 h

EMENTA: Aborda e discute tópicos avançados em Cosmetologia, relacionados com Nanotecnologia, Nutricosméticos; Biotecnologia; Tecnologia Sustentável & Cosmética Verde; Novidades Congresso.
OBJETIVO: Aborda e discute assuntos contemporâneos e tendências da Indústria Cosmética.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 40.0 h

EMENTA: Orientação e desenvolvimento teórico de tema interdisciplinar relacionado à área.
OBJETIVO: Instrumentalizar o aluno para elaboração do trabalho de conclusão de curso e orientar o aluno durante as diferentes fases de elaboração do trabalho de conclusão de curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRICOLOGIA | 20.0 h

EMENTA: Aborda a ciência que estuda o fio do cabelo e couro cabeludo, unhas assim como seus problemas mais comuns que podem ser controlados ou recuperados com o auxílio de produtos cosméticos. Sob a óptica da cosmetologia entender os mecanismos de ação dos xampus, condicionadores , alisantes e colorações.
OBJETIVO: Estuda os principais processos físico-químicos que envolvem os procedimentos de tratamento capilar e anexos (unha).

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo


Veja também


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.