Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
Imagem Geral

Especialização/MBA

Especialização/MBA

Cursos    Campus
Psicologia do Trânsito



Curso qualifica profissionais que desejam atuar na área de avaliação psicológica para motoristas e os que buscam credenciamento junto ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). O título de especialista será exigido pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) a partir de 2013.

*Curso credenciado pelo Conselho Federal de Psicologia em 31 de Janeiro de 2013, conforme Processo Administrativo de Credenciamento de Curso de Especialização ABEP nº 25/12.


Carga horária: 594 horas.


Áreas de atuação

 Departamentos estaduais de trânsito e clínicas de avaliação psicológica.

Pré-requisitos

 Diploma de curso superior em Psicologia.

Disciplinas

RESOLUÇÃO CONSEPE 65/2009 RESOLUÇÃO CONSEPE 59/2010

Turno: NOTURNO LATO SENSU Currículo: 0003-LS Regime: SEMESTRAL

Serie: MATRIZ CURRICULAR

A ENTREVISTA PSICOLÓGICA NO CONTEXTO DA PSICOLOGIA DO TRÂNSITO | 23.0 h

EMENTA: Diferentes tipos de entrevista. Entrevista diagnóstica e entrevista devolutiva. A entrevista como etapa do processo de avaliação psicológica.
OBJETIVO: Discutir a importância da entrevista psicológica no processo de avaliação psicológica para motoristas, apresentando diferentes formas para a realização da mesma.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ATIVIDADES PRÁTICAS | 120.0 h

EMENTA: Cada aluno deverá realizar a aplicação padronizada, correção e interpretação de instrumentos de avaliação da memória, inteligência, atenção e personalidade. Cada instrumento deverá ser aplicado em 5 pessoas. Alunos deverão elaborar a síntese interpretativa do instrumento e entregá-la junto à folha de resposta original, devidamente preenchida. Cada aluno deverá aplicar em outras 5 pessoas a bateria completa de testes (atenção, memória, inteligência e personalidade), realizar entrevista psicológica e elaborar um laudo psicológico para cada uma das cinco pessoas avaliadas.
OBJETIVO: Habilitar os alunos a criar as condições adequadas para aplicação, e avaliação dos aspectos psicológicos relativos ao trânsito.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO NO CONTEXTO DO TRÂNSITO | 23.0 h

EMENTA: A importância da avaliação da atenção no contexto do trânsito. Tipos diferentes de atenção: concentrada, dividida, alternada, sustentada. Pesquisas nacionais e estrangeiras com o construto. Propriedades psicométricas de testes psicológicos aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia para avaliação da atenção. Aplicação, correção e interpretação de testes de atenção. Elaboração de sínteses com base no resultado de testes.
OBJETIVO: Propiciar conhecimento sobre o construto atenção e as possibilidades de avaliação no contexto do trânsito.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
AVALIAÇÃO DA INTELIGÊNCIA NO CONTEXTO DO TRÂNSITO | 23.0 h

EMENTA: História e desenvolvimento do construto inteligência. Pesquisas nacionais e estrangeiras relacionadas ao contexto do trânsito. Aplicação, correção e interpretação de testes para avaliação da inteligência no Brasil. Realização de sínteses com base nos resultados obtidos nos testes.
OBJETIVO: Apresentar as principais teorias e instrumentos psicológicos para avaliação da inteligência e sua relevância no contexto do trânsito.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
AVALIAÇÃO DA MEMÓRIA NO CONTEXTO DO TRÂNSITO | 23.0 h

EMENTA: Teorias sobre a memória. Memória de curto e longo prazo. Memória de trabalho. Relação entre memória e trânsito. Aplicação, correção e interpretação de testes para avaliação da memória aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia. Elaboração de sínteses com base na aplicação de instrumentos psicológicos.
OBJETIVO: Apresentar as principais teorias sobre o construto memória, e a relação da mesma com a atividade de dirigir veículos automotores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
AVALIAÇÃO DA PERSONALIDADE NO CONTEXTO DO TRÂNSITO | 23.0 h

EMENTA: Principais temas, assim como alguns métodos de avaliação psicológica no trânsito. Contribuição das teorias para aspectos relevantes da conduta na mobilidade humana. Exemplos de condutas consideradas não adequadas e sua explicação teórica serão relatadas. Condições psicológicas mínimas e necessárias para uma conduta adequada e correta no contexto do Trânsito.
OBJETIVO: Estudar os principais temas da personalidade e os principais métodos para sua análise no contexto do trânsito.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EDUCAÇÃO, CIDADANIA E LEGISLAÇÃO NO TRÂNSITO | 23.0 h

EMENTA: Programas de educação para o trânsito. Conceito e noções de cidadania. Relação entre leis e cidadania. O papel do Código de Trânsito Brasileiro. Avaliação do comportamento no trânsito; programas de educação e ações sócio-educativas; modelos de educação para o trânsito; estatísticas no transito e ações da Psicologia; políticas públicas para educação no transito.
OBJETIVO: Provocar reflexões sobre a educação para o trânsito, noções sobre cidadania e legislação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA MOTORISTAS | 23.0 h

EMENTA: Código de Ética profissional na avaliação psicológica no trânsito. Leis e resoluções do Conselho Federal de Psicologia. O papel ético do psicólogo na avaliação psicológica pericial.
OBJETIVO: Formar o aluno para a realização de uma avaliação psicológica pericial que priorize a ética e a qualidade. Refletir sobre aspectos relacionados ao Código de Ética profissional na avaliação psicológica no trânsito, leis e resoluções do Conselho Federal de Psicologia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA DO TRÂNSITO | 23.0 h

EMENTA: Apresentar os principais conceitos relacionados à psicologia do trânsito, tais como origem, objeto e objetivo da mesma. Fatores humanos envolvidos no contexto do trânsito. O papel do psicólogo na prevenção de acidentes e a segurança no trânsito.
OBJETIVO: Apresentar os principais conceitos relacionados à psicologia do trânsito.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MEDICINA DO TRÁFEGO | 23.0 h

EMENTA: O papel da medicina de trânsito. Ética e pericia médica. Interfase com a psicologia. O papel do médico na prevenção de acidentes e segurança no trânsito. Principais métodos de pesquisa em medicina aplicada ao trânsito.
OBJETIVO: Possibilitar uma visão da importância da medicina para o contexto do trânsito e a sua interfase com a psicologia do trânsito.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METODOLOGIA DA PESQUISA APLICADA À PSICOLOGIA DO TRÂNSITO | 23.0 h

EMENTA: Metodologia de pesquisa em base de dados (Scielo, Pepsic, Lilacs). Elaboração de projeto de pesquisa, incluindo definição do problema a ser investigado pelo aluno e suas relações com a psicologia do trânsito. Discussão de referências bibliográficas concernentes aos problemas, estudo dos delineamentos de pesquisa na psicologia do trânsito e definição do método a ser seguido.
OBJETIVO: Discutir conceitos relacionados à metodologia de pesquisa no contexto da psicologia do trânsito. Elaboração de projeto de pesquisa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PERÍCIA PSICOLÓGICA E ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS | 23.0 h

EMENTA: Distinção entre atestado, declaração, relatório, parecer e laudo. Principais aspectos do laudo psicológico. Junção de informações obtidas no processo de avaliação psicológica no trânsito para a elaboração do laudo.
OBJETIVO: Formar o aluno para a realização de laudo psicológico na avaliação psicológica no contexto do trânsito.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
POLÍTICAS PÚBLICAS DE TRÂNSITO | 23.0 h

EMENTA: Políticas públicas para educação no transito. Saúde Pública e Direção Automotiva. Álcool e direção. Segurança no Trânsito.
OBJETIVO: Permitir ao aluno conhecer e refletir as políticas públicas brasileiras atuais para melhorar o sistema trânsito, aliando às políticas à prevenção e diminuição de acidentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCEDIMENTOS DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA | 23.0 h

EMENTA: Concepções da avaliação psicológica. Definição, objetivos e operacionalização em testagem e construto no trânsito. Processo de Avaliação Psicológica: a entrevista diagnóstica, tipos de entrevistas, aplicação de instrumentos, escalas e entrevista devolutiva. Construção e cuidados na utilização de diferentes métodos em Avaliação Psicológica. Diferentes procedimentos em Avaliação Psicológica.
OBJETIVO: Possibilitar ao especializando refletir sobre o campo da Avaliação Psicológica em diversos contextos e, mais especificamente, no trânsito. Problematizar sobre as práticas do psicólogo na avaliação no trânsito.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA AMBIENTAL E MOBILIDADE HUMANA | 23.0 h

EMENTA: Definição de Psicologia Ambiental. Relação entre Psicologia do Trânsito e Psicologia Ambiental. Conceitos e teorias da Psicologia Ambiental relacionados ao comportamento no trânsito. Mobilidade sustentável.
OBJETIVO: Oferecer ao aluno conhecimentos sobre a Psicologia Ambiental, perspectiva, conceitos, teorias e aplicações no contexto do trânsito. Discutir o papel do psicólogo do trânsito a partir da Psicologia Ambiental. Discutir a importância da mobilidade sustentável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOMETRIA | 23.0 h

EMENTA: Aspectos envolvidos na construção de instrumentos de medida. Conceitos de testes, escalas e inventários. Parâmetros básicos e dos instrumentos de avaliação (precisão, validade, e padronização). Instrumentos publicados no Brasil e sua qualidade psicométrica. Requisitos psicométricos para testes em psicologia do trânsito.
OBJETIVO: Apresentar os principais conceitos sobre psicometria, construção e utilização de testes psicológicos, com ênfase na psicologia do trânsito.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RESPONSABILIDADE JURÍDICA E DIREITO DE TRÂNSITO | 23.0 h

EMENTA: Noções sobre o Código de Trânsito e legislação correlata. A avaliação psicológica e suas conseqüências jurídicas. Responsabilidade Civil e Criminal do Psicólogo Perito Examinador de Trânsito.
OBJETIVO: Apresentar e discutir aspectos relacionados ao direito no contexto do trânsito e a sua importância para o funcionamento adequado do sistema trânsito.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÉCNICAS PROJETIVAS NA AVALIAÇÃO DE CONDUTORES | 23.0 h

EMENTA: O uso de métodos projetivos em avaliações compulsórias. Personalidade X Perfis. Validade e precisão das técnicas projetivas. Aplicação, análise e interpretação dos testes: Zulliger-SC e Pirâmides Coloridas de Pfister.
OBJETIVO: Conhecer a especificidade dos Métodos projetivos em avaliações no contexto do trânsito.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TESTES EXPRESSIVOS NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA | 23.0 h

EMENTA: História e desenvolvimento do PMK e do Palográfico. Aplicação, correção e interpretação do PMK e do Palográfico. Avaliação do PMK com máscara. Avaliação do PMK com régua. Estudos psicométricos do Psicodiagnóstico Miocinético e do Palográfico.
OBJETIVO: Apresentar a forma de aplicação, correções e interpretação do Psicodiagnóstico Miocinético e do Palográfico, relacionando o resultado do teste com o seguro ato de dirigir veículos automotores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 60.0 h

EMENTA: Desenvolvimento de pesquisa teórica, do tipo levantamento bibliográfico.
OBJETIVO: Habilitar o aluno para a execução de pesquisas no campo da psicologia do trânsito. Importância da pesquisa para o desenvolvimento da área. A monografia deverá ser realizada individualmente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo


Veja também


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.