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Especialização/MBA

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Psicopedagogia - Clínica e Institucional

Sobre o curso

 Contando com uma equipe de psicopedagogos e professores mestres e doutores, o curso prepara profissionais para trabalhar a aprendizagem escolar e as dificuldades encontradas nos desdobramentos de ações educativas com a criança, a família e a escola. Atendendo as diretrizes propostas pela ABPP (Associação Brasileira de Psicopedagogia), apresenta como diferencial uma estrutura curricular pautada na concepção epistemológica construtivista de aprendizagem, integrando atividades práticas em cada disciplina do curso.

Coordenador do Curso

 Profa. Dra. Ester Cecilia Fernandes Baptistella é graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho, possui Especialização em Psicopedagogia pelas Faculdades Salesianas, Mestrado e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Coordenadora do Curso de Pedagogia PARFOR na Universidade São Francisco no campus Bragança Paulista e Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia:Clínica e Institucional nos campi Bragança Paulista e Campinas.  Coordena também, o NLIC- Núcleo de Licenciaturas da USF e o NAP- Núcleo de Atendimento Psicopedagógico e apoio aos estudantes com necessidades educativas especiais. É professora titular nos cursos de Psicologia e Pedagogia da USF e professora nos cursos de Extensão Universitária PROEPRE/LPG/FE/UNICAMP. Tem experiência na área de Psicologia Moral, Desenvolvimento Humano e Educação investigando a Educação para a Mídia Televisiva na Infância e Adolescência e Mídias Ativas no Ensino Superior.

Para conferir o Currículo Lattes, clique aqui.

Áreas de atuação

 Instituições de ensino, clínicas de atendimento psicopedagógico, ONGs (Organizações Não Governamentais) e hospitais.

Pré-requisitos

Diploma de curso superior em Psicologia, Pedagogia ou Licenciatura.

Disciplinas

RESOLUÇÃO CONSEPE 100/2006

Turno: NOTURNO LATO SENSU Currículo: 0004-LS Regime: SEMESTRAL

Serie: MATRIZ CURRICULAR

ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS DA APRENDIZAGEM | 48.0 h

EMENTA: Fisiologia do sistema nervoso central. Bases neurais da aprendizagem: principais distúrbios genéticos e neurológicos. Distúrbios cognitivos. Distúrbios de aprendizagem. Funções neuropsicológicas. Distúrbios atencionais, executivos e de memória.
OBJETIVO: Oferecer noções básicas sobre neuropsicologia. Introduzir o estudante nos estudos da neurologia infantil. Refletir sobre a neuropsicologia e os processos de aprendizagem. Fornecer subsídios para a identificação de distúrbios e para a verificação da necessidade de encaminhamento médico.

Ementa:
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Objetivo:
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ASPECTOS PSICANALÍTICOS DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO | 16.0 h

EMENTA: Psicanálise e Educação. Processos e funções mentais (o processo de individuação, funções e mecanismos mentais e a construção do conhecimento. O aprender e/com a experiência) Aspectos psicoafetivos e emocionais envolvidos no processo de aprendizagem. As relações interpessoais (pais e filhos, professor-aluno). Encaminhamento: (processos e procedimentos). Orientações de professores. Orientações de pais.
OBJETIVO: Estabelecer relações entre psicanálise e educação. Estudar os aspectos psicanalíticos do processo de construção do conhecimento. Reconhecer e diagnosticar no processo de desenvolvimento do escolar, aspectos afetivo-emocionais que interferem na aprendizagem. Desenvolver noções básicas para realizar encaminhamentos e orientações a professores e pais de escolares.

Ementa:
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Objetivo:
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DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E APRENDIZAGEM | 32.0 h

EMENTA: O desenvolvimento intelectual segundo Piaget. Estudo da inteligência em evolução. Fatores que interferem no desenvolvimento. O desenvolvimento das estruturas cognitivas e a aprendizagem. Exemplos de situações de interação com crianças. Princípios que orientam a ação psicopedagógica.
OBJETIVO: Conhecer os pressupostos teóricos piagetianos. Estudar os conceitos básicos e os fatores do desenvolvimento. Identificar os pressupostos piagetianos em situações exemplares de interação com crianças. Interpretar o desenvolvimento infantil e fazer implicações educativas. Refletir sobre princípios que orientam a ação psicopedagógica.

Ementa:
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Objetivo:
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DIAGNÓSTICO, INTERVENÇÃO E ASSESSORAMENTO PSICOPEDAGÓGICO DA APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA | 40.0 h

EMENTA: Psicopedagogia e os distúrbios de aprendizagem. Concepções do aprendiz sobre o sistema de escrita. Contribuições da lingüística para a interpretação dos casos e para a prática psicopedagógica. Análise de dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita. Instrumentos de avaliação. Estudo de caso clínico e/ou de episódios de aulas. Práticas de intervenção em crianças com dificuldades de aprendizagem: valor dos jogos ou situações-problema no processo de construção da leitura e escrita. O assessoramento psicopedagógico em leitura e escrita.
OBJETIVO: Entrar em contato com as recentes pesquisas sobre a psicopedagogia e os distúrbios de aprendizagem; identificar as concepções do aprendiz sobre o sistema de escrita; aprender a realizar a avaliação diagnóstica inicial do processo de construção de leitura e escrita numa perspectiva construtivista; aprender novas estratégias de intervenção e organização do acompanhamento (materiais, local, fichas de acompanhamento) durante o processo de intervenção; estudar algumas contribuições da lingüística para a interpretação de casos e atuação da prática psicopedagógica; analisar, por meio de estudo de casos, diferentes dificuldades apresentadas por alunos durante o processo de aquisição da leitura e escrita; conhecer os instrumentos e estratégias utilizadas para a avaliação da leitura e escrita; aprender como trabalhar diferentes práticas de intervenção, tais como jogos e situações-problema, com crianças com dificuldade de aprendizagem; saber identificar quais as atividades adequadas para o avanço no processo da alfabetização.

Ementa:
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Objetivo:
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DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR | 16.0 h

EMENTA: Reflexão Didática no Ensino Superior. Modelos e práticas pedagógicas no Ensino Superior. Mediação pedagógica. Métodos, técnicas, tecnologias. O contexto do processo educativo do ensino superior: o aluno adulto e a relação professor-aluno. Limites, possibilidades e tarefas para a atuação docente no ensino superior.
OBJETIVO: Reconhecer os limites, as possibilidades e as tarefas docentes para o ensino superior; Levantar problemas e refletir sobre algumas alternativas de solução para a Prática Educativa no Ensino Superior; Conhecer e avaliar alguns modelos e práticas pedagógicas; Preparar e aplicar situações didáticas inovadoras.

Ementa:
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Objetivo:
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DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | 40.0 h

EMENTA: Dificuldades de aprendizagem: conceito e histórico. Distinção entre dificuldades, problemas e distúrbios de aprendizagem. Avaliação das dificuldades de aprendizagem. Contribuições da abordagem sistêmica na avaliação e intervenção clínica e institucional. Estudo de caso de criança com dificuldade de aprendizagem. Prevenção de problemas em psicopedagogia.
OBJETIVO: Promover estudos sobre dificuldades de aprendizagem - sua história e seus conceitos. Conceituar e identificar dificuldades de aprendizagem. Entender a distinção entre dificuldades e distúrbios de aprendizagem. Compreender os processos de avaliação das dificuldades de aprendizagem. Estudar casos de crianças com dificuldades de aprendizagem, interpretando-os a partir de fundamentos científicos. Criar condições para planejar ações preventivas de problemas psicopedagógicos.

Ementa:
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Objetivo:
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PSICOPEDAGOGIA EM CONTEXTO CLÍNICO | 80.0 h

EMENTA: A clínica como contexto de intervenção psicopedagógica. Caracterização das funções do psicopedagogo clínico no contexto de realização do estágio. Intervenção psicopedagógica nos aspectos de organização e funcionamento em contextos clínicos. Serviços de apoio psicopedagógico e a interdisciplinaridade. Assessoramento psicopedagógico clínico e a relação família e escola. A inserção do estudante no contexto da psicopedagogia clinica; A relação teoria e prática em campo de estágio. O processo avaliativo no contexto clínico: a construção e o fechamento do diagnóstico, o informe psicopedagógico e a devolutiva aos responsáveis.
OBJETIVO: A intervenção psicopedagógica em contextos clínicos. Discutir a atuação profissional no contexto clínico e o compartilhamento do atendimento com profissionais de áreas afins. Identificar as condições necessárias para o estabelecimento da relação família/psicopedagogo em contextos clínicos. Elaborar propostas de intervenção psicopedagógica. Refletir sobre o processo avaliativo no contexto clínico: a construção e o fechamento do diagnóstico, o informe psicopedagógico e a devolutiva aos responsáveis.

Ementa:
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Objetivo:
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PSICOPEDAGOGIA EM CONTEXTO INSTITUCIONAL | 80.0 h

EMENTA: A instituição escolar como contexto de intervenção psicopedagógica. Caracterização das funções do psicopedagogo institucional no contexto de realização do estágio. Projeto educativo e intervenção psicopedagógica. Intervenção psicopedagógica nos aspectos de organização e funcionamento da escola. Serviços de apoio psicopedagógico. Assessoramento psicopedagógico e a relação família e escola. Discutir temas atuais em psicopedagogia institucional; Promover a inserção do estudante no contexto da psicopedagogia institucional; Possibilitar a relação teoria e prática em campo de estágio.
OBJETIVO: Reconhecer a instituição escolar como contexto de intervenção psicopedagógica. Conhecer procedimentos para avaliar a instituição escolar. Tecer considerações sobre o projeto educativo e as possibilidades de intervenção psicopedagógica; Estudar e observar os serviços de apoio psicopedagógico e a atuação profissional nesses espaços; Identificar as condições necessárias para o estabelecimento da relação família-escola. Apresentar propostas de intervenção psicopedagógica.

Ementa:
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Objetivo:
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INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA | 40.0 h

EMENTA: Instrumentos e procedimentos de avaliação. O método clínico piagetiano. A avaliação cognitiva. A avaliação escolar. Redação de informe psicopedagógico. Devolução diagnóstica. Encaminhamento, tratamento e contrato psicopedagógico.
OBJETIVO: Conhecer instrumentos e procedimentos de avaliação psicopedagógica. Estudar o método clínico crítico piagetiano .Estabelecer relações entre a avaliação cognitiva e a avaliação escolar. Estudar os procedimentos de registro e de devolutiva da avaliação psicopedagógica. Refletir sobre as causas e estratégias de encaminhamento de casos a outros profissionais. Destacar a importância do contrato psicopedagógico.

Ementa:
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Objetivo:
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JOGOS COMO INSTRUMENTOS PSICOPEDAGÓGICOS | 40.0 h

EMENTA: Implicações psicopedagógicas dos Jogos. Categorias de jogos. . O jogo cooperativo como fonte de integração sócio-afetiva. Algumas estratégias de avaliação e intervenção no contexto com jogos em clinica e instituição.
OBJETIVO: Refletir sobre as implicações psicopedagógicas dos jogos. Identificar as categorias de jogos. Estudar estratégias de avaliação e intervenção psicopedagógica em contexto clínico e institucional. A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem.

Ementa:
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Objetivo:
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METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 32.0 h

EMENTA: A Metodologia da pesquisa em Psicopedagogia. Pesquisa para o desenvolvimento de recursos e instrumentos próprios de trabalho na formação prática do Psicopedagogo; Orientações do Trabalho de Conclusão de Curso e ou produção e artigo.
OBJETIVO: Apresentar o projeto de pesquisa e seus elementos constituintes; Orientar a revisão bibliográfica e refletir criticamente sobre as fontes consultadas. Utilizar metodologia científica adequada à elaboração de monografia ou redação de artigo científico. Discutir a pesquisa na formação prática do Psicopedagogo. Orientação para a coleta e analise de dados. Levantar estudos e fazer implicações educacionais para a atuação psicopedagógica em outros contextos institucionais e clínicos.

Ementa:
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Objetivo:
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PSICOPEDAGOGIA E PSICOMOTRICIDADE | 24.0 h

EMENTA: Introdução à psicomotricidade. Psicomotricidade relacional. Desenvolvimento psicomotor. Áreas psicomotoras. Distúrbios psicomotores. Avaliação psicomotora. Técnicas psicomotoras.
OBJETIVO: Propiciar a introdução do estudante nos estudos sobre a psicomotricidade. Favorecer o conhecimento do desenvolvimento psicomotor. Preparar o estudante para realizar avaliação psicomotora. Fornecer subsídios para o planejamento de intervenções educativas. Preparar os futuros profissionais para orientar professores e familiares acerca das questões psicomotoras no processo educativo.

Ementa:
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Objetivo:
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PSICOPEDAGOGIA, ÉTICA E DESENVOLVIMENTO MORAL | 16.0 h

EMENTA: Estuda o desenvolvimento da moralidade da criança numa perspectiva construtivista piagetiana; reflete sobre a relação do Psicopedagogo na orientação das relações interpessoais no contexto institucional e clinico, com vista a conquista da autonomia moral.
OBJETIVO: Conhecer os fundamentos da teoria construtivista piagetiana sobre o desenvolvimento da moralidade infantil, visando não apenas a compreensão de como é a criança que ele está trabalhando,mas também, como ela constrói seus valores e seus julgamentos. A partir desses estudos o psicopedagogo poderá organizar sua intervenção e orientação às escolas e famílias, de modo a favorecer a conquista da autonomia pela criança.

Ementa:
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Objetivo:
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PSICOPEDAGOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO | 16.0 h

EMENTA: Introdução à Psicopedagogia (conceito, objeto de estudo, histórico). Formação pessoal do psicopedagogo. Fundamentos teórico-práticos da Psicopedagogia (diferentes abordagens e diferentes estilos de ensinar e aprender, modalidades de atuação: diagnóstico e intervenção). Áreas de atuação (clínica, pesquisa e instituição). O papel do psicopedagogo. Trabalho em equipe interdisciplinar. Ética profissional (ética e estética do profissional, código de ética).
OBJETIVO: Possibilitar o autoconhecimento do psicopedagogo: história, vicissitudes e modalidades de aprendizagem. Estudar os conceitos básicos da Psicopedagogia, seu objeto de estudo e sua história. Compreender os fundamentos teórico-práticos da Psicopedagogia. Conhecer as áreas e as modalidades de atuação psicopedagógicas. Refletir sobre o papel do psicopedagogo. Conhecer o Código de Ética da Psicopedagogia e refletir sobre princípios para a atuação profissional.

Ementa:
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Objetivo:
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RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO, ESTRATÉGIAS DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA | 40.0 h

EMENTA: Paradigmas e princípios para ensinar matemática na educação infantil e ensino fundamental. Características do pensamento matemático.Conceito de número e pensamento operatório. Tipos de dificuldades de aprendizagem da matemática.Análise de atividades de escolares. Algumas estratégias de avaliação e intervenção educativa. Estudo de casos clínico e/ou episódicos de aulas.
OBJETIVO: Discutir alguns paradigmas e princípios para o ensino da matemática; discutir as características do conhecimento matemático; estudar teorias que possibilitam explicações sobre a formação de alguns conceitos matemáticos; Refletir sobre algumas dificuldades de aprendizagem da matemática e suas possíveis causas; estudar estratégias de avaliação e intervenção que propiciem a formação do pensamento matemático; analisar atividades de escolares; estudar casos clínicos e/ou episódios de aulas.

Ementa:
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Objetivo:
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 40.0 h

EMENTA: Desenvolvimento de pesquisa individual. Construção do trabalho científico mediante reuniões individualizadas com orientador específico. Preparação da defesa do trabalho perante Banca Examinadora.
OBJETIVO: Orientar o aluno na construção de texto científico de pesquisa individual. Concretizar o diálogo acadêmico na perspectiva orientador-orientando. Preparar o aluno à apresentação e defesa do texto científico de sua autoria.

Ementa:
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Objetivo:
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Turno: NOTURNO LATO SENSU Currículo: 0003-LS Regime: SEMESTRAL

Serie: MATRIZ CURRICULAR

ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS DA APRENDIZAGEM | 48.0 h

EMENTA: Fisiologia do sistema nervoso central. Bases neurais da aprendizagem: principais distúrbios genéticos e neurológicos. Distúrbios cognitivos. Distúrbios de aprendizagem. Funções neuropsicológicas. Distúrbios atencionais, executivos e de memória.
OBJETIVO: Oferecer noções básicas sobre neuropsicologia. Introduzir o estudante nos estudos da neurologia infantil. Refletir sobre a neuropsicologia e os processos de aprendizagem. Fornecer subsídios para a identificação de distúrbios e para a verificação da necessidade de encaminhamento médico.

Ementa:
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Objetivo:
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ASPECTOS PSICANALÍTICOS DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO | 16.0 h

EMENTA: Psicanálise e Educação. Processos e funções mentais (o processo de individuação, funções e mecanismos mentais e a construção do conhecimento. O aprender e/com a experiência) Aspectos psicoafetivos e emocionais envolvidos no processo de aprendizagem. As relações interpessoais (pais e filhos, professor-aluno). Encaminhamento: (processos e procedimentos). Orientações de professores. Orientações de pais.
OBJETIVO: Estabelecer relações entre psicanálise e educação. Estudar os aspectos psicanalíticos do processo de construção do conhecimento. Reconhecer e diagnosticar no processo de desenvolvimento do escolar, aspectos afetivo-emocionais que interferem na aprendizagem. Desenvolver noções básicas para realizar encaminhamentos e orientações a professores e pais de escolares.

Ementa:
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Objetivo:
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DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E APRENDIZAGEM | 32.0 h

EMENTA: O desenvolvimento intelectual segundo Piaget. Estudo da inteligência em evolução. Fatores que interferem no desenvolvimento. O desenvolvimento das estruturas cognitivas e a aprendizagem. Exemplos de situações de interação com crianças. Princípios que orientam a ação psicopedagógica.
OBJETIVO: Conhecer os pressupostos teóricos piagetianos. Estudar os conceitos básicos e os fatores do desenvolvimento. Identificar os pressupostos piagetianos em situações exemplares de interação com crianças. Interpretar o desenvolvimento infantil e fazer implicações educativas. Refletir sobre princípios que orientam a ação psicopedagógica.

Ementa:
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Objetivo:
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DIAGNÓSTICO, INTERVENÇÃO E ASSESSORAMENTO PSICOPEDAGÓGICO DA APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA | 40.0 h

EMENTA: Psicopedagogia e os distúrbios de aprendizagem. Concepções do aprendiz sobre o sistema de escrita. Contribuições da lingüística para a interpretação dos casos e para a prática psicopedagógica. Análise de dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita. Instrumentos de avaliação. Estudo de caso clínico e/ou de episódios de aulas. Práticas de intervenção em crianças com dificuldades de aprendizagem: valor dos jogos ou situações-problema no processo de construção da leitura e escrita. O assessoramento psicopedagógico em leitura e escrita.
OBJETIVO: Entrar em contato com as recentes pesquisas sobre a psicopedagogia e os distúrbios de aprendizagem; identificar as concepções do aprendiz sobre o sistema de escrita; aprender a realizar a avaliação diagnóstica inicial do processo de construção de leitura e escrita numa perspectiva construtivista; aprender novas estratégias de intervenção e organização do acompanhamento (materiais, local, fichas de acompanhamento) durante o processo de intervenção; estudar algumas contribuições da lingüística para a interpretação de casos e atuação da prática psicopedagógica; analisar, por meio de estudo de casos, diferentes dificuldades apresentadas por alunos durante o processo de aquisição da leitura e escrita; conhecer os instrumentos e estratégias utilizadas para a avaliação da leitura e escrita; aprender como trabalhar diferentes práticas de intervenção, tais como jogos e situações-problema, com crianças com dificuldade de aprendizagem; saber identificar quais as atividades adequadas para o avanço no processo da alfabetização.

Ementa:
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Objetivo:
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DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR | 16.0 h

EMENTA: Reflexão Didática no Ensino Superior. Modelos e práticas pedagógicas no Ensino Superior. Mediação pedagógica. Métodos, técnicas, tecnologias. O contexto do processo educativo do ensino superior: o aluno adulto e a relação professor-aluno. Limites, possibilidades e tarefas para a atuação docente no ensino superior.
OBJETIVO: Reconhecer os limites, as possibilidades e as tarefas docentes para o ensino superior; Levantar problemas e refletir sobre algumas alternativas de solução para a Prática Educativa no Ensino Superior; Conhecer e avaliar alguns modelos e práticas pedagógicas; Preparar e aplicar situações didáticas inovadoras.

Ementa:
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Objetivo:
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DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | 32.0 h

EMENTA: Dificuldades de aprendizagem: conceito e histórico. Distinção entre dificuldades, problemas e distúrbios de aprendizagem. Avaliação das dificuldades de aprendizagem. Contribuições da abordagem sistêmica na avaliação e intervenção clínica e institucional. Estudo de caso de criança com dificuldade de aprendizagem. Prevenção de problemas em psicopedagogia.
OBJETIVO: Promover estudos sobre dificuldades de aprendizagem - sua história e seus conceitos. Conceituar e identificar dificuldades de aprendizagem. Entender a distinção entre dificuldades e distúrbios de aprendizagem. Compreender os processos de avaliação das dificuldades de aprendizagem. Estudar casos de crianças com dificuldades de aprendizagem, interpretando-os a partir de fundamentos científicos. Criar condições para planejar ações preventivas de problemas psicopedagógicos.

Ementa:
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Objetivo:
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PSICOPEDAGOGIA EM CONTEXTO CLÍNICO | 80.0 h

EMENTA: A clinica como contexto de intervenção psicopedagógica. Caracterização das funções do psicopedagogo clínico no contexto de realização do estágio. Intervenção psicopedagógica nos aspectos de organização e funcionamento em contextos clínicos. Serviços de apoio psicopedagógico. Assessoramento psicopedagógico clinico e a relação família e escola. Temas atuais em psicopedagogia clinica/hospitalar; A inserção do estudante no contexto da psicopedagogia clinica; A relação teoria e prática em campo de estágio.
OBJETIVO: A intervenção psicopedagógica em contextos clínicos. Conhecer procedimentos para montar . Tecer considerações sobre o educativo e as possibilidades de intervenção psicopedagógica; Conhecer a realidade do atendimento psicopedagico clínico/ hospitalar. Discutir a atuação profissional nesses espaços; Identificar as condições necessárias para o estabelecimento da relação família/psicopedagogo em contextos clínicos. Apresentar propostas de intervenção psicopedagógica.

Ementa:
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Objetivo:
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PSICOPEDAGOGIA EM CONTEXTO INSTITUCIONAL | 80.0 h

EMENTA: A instituição escolar como contexto de intervenção psicopedagógica. Caracterização das funções do psicopedagogo institucional no contexto de realização do estágio. Projeto educativo e intervenção psicopedagógica. Intervenção psicopedagógica nos aspectos de organização e funcionamento da escola. Serviços de apoio psicopedagógico. Assessoramento psicopedagógico e a relação família e escola. Discutir temas atuais em psicopedagogia institucional; Promover a inserção do estudante no contexto da psicopedagogia institucional; Possibilitar a relação teoria e prática em campo de estágio.
OBJETIVO: Reconhecer a instituição escolar como contexto de intervenção psicopedagógica. Conhecer procedimentos para avaliar a instituição escolar. Tecer considerações sobre o projeto educativo e as possibilidades de intervenção psicopedagógica; Estudar e observar os serviços de apoio psicopedagógico e a atuação profissional nesses espaços; Identificar as condições necessárias para o estabelecimento da relação família-escola. Apresentar propostas de intervenção psicopedagógica.

Ementa:
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Objetivo:
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INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA | 40.0 h

EMENTA: Instrumentos e procedimentos de avaliação. O método clínico piagetiano. A avaliação cognitiva. A avaliação escolar. Redação de informe psicopedagógico. Devolução diagnóstica. Encaminhamento, tratamento e contrato psicopedagógico.
OBJETIVO: Conhecer instrumentos e procedimentos de avaliação psicopedagógica. Estudar o método clínico crítico piagetiano .Estabelecer relações entre a avaliação cognitiva e a avaliação escolar. Estudar os procedimentos de registro e de devolutiva da avaliação psicopedagógica. Refletir sobre as causas e estratégias de encaminhamento de casos a outros profissionais. Destacar a importância do contrato psicopedagógico.

Ementa:
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Objetivo:
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JOGOS COMO INSTRUMENTOS PSICOPEDAGÓGICOS | 40.0 h

EMENTA: Implicações psicopedagógicas dos Jogos. Categorias de jogos. . O jogo cooperativo como fonte de integração sócio-afetiva. Algumas estratégias de avaliação e intervenção no contexto com jogos em clinica e instituição.
OBJETIVO: Refletir sobre as implicações psicopedagógicas dos jogos. Identificar as categorias de jogos. Estudar estratégias de avaliação e intervenção psicopedagógica em contexto clínico e institucional. A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem.

Ementa:
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Objetivo:
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METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO I | 8.0 h

EMENTA: A pesquisa na formação prática do Psicopedagogo; Os diferentes métodos de pesquisa e as especificidades da Pesquisa em Psicopedagogia. Os elementos constituintes de um projeto de pesquisa e de projetos de prestação de serviço. Organização e redação de trabalho científico. Orientações para elaboração de roteiros de observação no campo de estágio. Trabalho de Conclusão de Curso.
OBJETIVO: Apresentar o projeto de pesquisa e seus elementos constituintes; Orientar a revisão bibliográfica e refletir criticamente sobre as fontes consultadas.Utilizar metodologia científica adequada à elaboração de monografia ou redação de artigo científico. Elaboração de roteiros de observação para os estágios supervisionados.

Ementa:
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Objetivo:
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METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO II | 32.0 h

EMENTA: A Metodologia da pesquisa em Psicopedagogia. Pesquisa para o desenvolvimento de recursos e instrumentos próprios de trabalho. Orientações do Trabalho de Conclusão de Curso e ou produção e artigo.
OBJETIVO: Discutir a pesquisa na formação prática do Psicopedagogo. Orientação para a coleta e analise de dados. Redigir o TCC (monografia ou artigo) de acordo com as normas acadêmicas. Levantar estudos e fazer implicações educacionais para a atuação psicopedagógica em outros contextos institucionais e clínicos.

Ementa:
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Objetivo:
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PSICOPEDAGOGIA E PSICOMOTRICIDADE | 24.0 h

EMENTA: Introdução à psicomotricidade. Psicomotricidade relacional. Desenvolvimento psicomotor. Áreas psicomotoras. Distúrbios psicomotores. Avaliação psicomotora. Técnicas psicomotoras.
OBJETIVO: Propiciar a introdução do estudante nos estudos sobre a psicomotricidade. Favorecer o conhecimento do desenvolvimento psicomotor. Preparar o estudante para realizar avaliação psicomotora. Fornecer subsídios para o planejamento de intervenções educativas. Preparar os futuros profissionais para orientar professores e familiares acerca das questões psicomotoras no processo educativo.

Ementa:
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Objetivo:
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PSICOPEDAGOGIA, ÉTICA E DESENVOLVIMENTO MORAL | 16.0 h

EMENTA: Estuda o desenvolvimento da moralidade da criança numa perspectiva construtivista piagetiana; reflete sobre a relação do Psicopedagogo na orientação das relações interpessoais no contexto institucional e clinico, com vista a conquista da autonomia moral.
OBJETIVO: Conhecer os fundamentos da teoria construtivista piagetiana sobre o desenvolvimento da moralidade infantil, visando não apenas a compreensão de como é a criança que ele está trabalhando,mas também, como ela constrói seus valores e seus julgamentos. A partir desses estudos o psicopedagogo poderá organizar sua intervenção e orientação às escolas e famílias, de modo a favorecer a conquista da autonomia pela criança.

Ementa:
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Objetivo:
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PSICOPEDAGOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO | 16.0 h

EMENTA: Introdução à Psicopedagogia (conceito, objeto de estudo, histórico). Formação pessoal do psicopedagogo. Fundamentos teórico-práticos da Psicopedagogia (diferentes abordagens e diferentes estilos de ensinar e aprender, modalidades de atuação: diagnóstico e intervenção). Áreas de atuação (clínica, pesquisa e instituição). O papel do psicopedagogo. Trabalho em equipe interdisciplinar. Ética profissional (ética e estética do profissional, código de ética).
OBJETIVO: Possibilitar o autoconhecimento do psicopedagogo: história, vicissitudes e modalidades de aprendizagem. Estudar os conceitos básicos da Psicopedagogia, seu objeto de estudo e sua história. Compreender os fundamentos teórico-práticos da Psicopedagogia. Conhecer as áreas e as modalidades de atuação psicopedagógicas. Refletir sobre o papel do psicopedagogo. Conhecer o Código de Ética da Psicopedagogia e refletir sobre princípios para a atuação profissional.

Ementa:
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Objetivo:
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RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO, ESTRATÉGIAS DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA | 40.0 h

EMENTA: Paradigmas e princípios para ensinar matemática na educação infantil e ensino fundamental. Características do pensamento matemático.Conceito de número e pensamento operatório. Tipos de dificuldades de aprendizagem da matemática.Análise de atividades de escolares. Algumas estratégias de avaliação e intervenção educativa. Estudo de casos clínico e/ou episódicos de aulas.
OBJETIVO: Discutir alguns paradigmas e princípios para o ensino da matemática; discutir as características do conhecimento matemático; estudar teorias que possibilitam explicações sobre a formação de alguns conceitos matemáticos; Refletir sobre algumas dificuldades de aprendizagem da matemática e suas possíveis causas; estudar estratégias de avaliação e intervenção que propiciem a formação do pensamento matemático; analisar atividades de escolares; estudar casos clínicos e/ou episódios de aulas.

Ementa:
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 40.0 h

EMENTA: Desenvolvimento de pesquisa individual. Construção do trabalho científico mediante reuniões individualizadas com orientador específico. Preparação da defesa do trabalho perante Banca Examinadora.
OBJETIVO: Orientar o aluno na construção de texto científico de pesquisa individual. Concretizar o diálogo acadêmico na perspectiva orientador-orientando. Preparar o aluno à apresentação e defesa do texto científico de sua autoria.

Ementa:
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