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Especialização/MBA

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MBA em Gestão Estratégica de Negócios

O processo de globalização tem trazido para o universo empresarial profundas transformações tecnológicas, velozes e significativas mudanças no cenário econômico nacional e internacional, bem como tem demandado por parte de todas as organizações, a busca incessante de maior produtividade e da competitividade que as permitam manter-se e desenvolver-se no atual contexto. 

Todo este conjunto de mudanças vem acompanhado da necessidade imperiosa de atualização e/ou reciclagem do corpo de colaboradores e dirigentes dessas mesmas organizações, de forma a permitir um melhor entendimento dessa nova realidade, da nova configuração dos processos organizacionais e das melhores alternativas para tomada de decisão e gerenciamento de suas respectivas operações.

Com base nestas premissas, o MBA em Gestão Estratégica de Negócios da Universidade São Francisco vem atender à demanda por profissionais que exercem ou pretendem exercer trabalhos e projetos voltados à gestão, abrangendo aspectos que se relacionam às necessidades contemporâneas das empresas nos diversos panoramas existentes.

Pré-requisito

Diploma de curso superior em diversas áreas de formação.

Áreas de Atuação

Empresas, consultorias, indústrias, comércio e ONGs (Organizações Não Governamentais).

Disciplinas

RESOLUÇÃO CONSEPE 36/2010

Turno: NOTURNO LATO SENSU Currículo: 0002-LS Regime: SEMESTRAL

Serie: MATRIZ CURRICULAR

ANÁLISE DE CENÁRIOS ECONÔMICOS | 32.0 h

EMENTA: Fundamentos da análise econômica: oferta demanda, equilíbrio de mercado, elasticidade-preço e elasticidade-renda da demanda, elasticidade-preço da oferta. Mensuração da atividade econômica: PIB e PNB, inflação e índices de preço, poupança e investimento, crescimento e flutuações cíclicas. Economia monetária: conceitos de moeda e a atuação do banco Central. Balança de pagamentos. Balança comercial, conta de capital e regimes cambiais. Modelos de conjuntura e crescimento. Os mercados competitivos e não competitivos, regulação de mercado, grupos econômicos, atuação do CADE e SDE e papel do governo e blocos econômicos.
OBJETIVO: Fornecer aos participantes conceitos sobre fatores econômicos e seus impactos na economia. Busca discutir tendência e cenários econômicos no âmbito nacional e internacional, a nível macroeconômico e a nível setorial.

Ementa:
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Objetivo:
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ANÁLISE DE VIABILIDADE DE PROJETOS | 32.0 h

EMENTA: Montagem de Fluxo de Caixa de Projetos. Avaliação de fluxos de caixa pelos métodos do Valor Presente Líquido. Taxa Interna de Retorno e Pay-Back. Seleção de Projetos. Decisão de iniciar um projeto - Go No Go. Avaliação de projetos em condições de incerteza. Análise de sensibilidade.
OBJETIVO: Apresentar metodologias para a análise econômica de projetos e para avaliação do fluxo de fundos de um projeto.

Ementa:
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Objetivo:
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DIREITO E GESTÃO EMPRESARIAL | 32.0 h

EMENTA: Relações de Consumo e Empresa: Empresa e mercado consumidor. A Constituição e o Código de Proteção e Defesa do Consumidor. A intervenção estatal e a livre iniciativa. Política nacional de relações de consumo. Direitos básicos do consumidor. Princípios tutelares das relações de consumo. Qualidade do fornecimento. Responsabilidade pelo fato do produto e do serviço. Práticas comerciais. Caráter vinculante da oferta. Práticas abusivas. Publicidade e seus desvios. A proteção contratual. Cláusulas abusivas. Direito do Trabalho e Empresa: Contrato de trabalho. Terceirização e vínculo empregatício. Encargos e obrigações trabalhistas. Irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas. Grupo econômico e sucessão de empregadores. Salário e remuneração. Remuneração flexível e produtividade. Participação nos lucros e nos resultados. Salário in natura e fringe benefit. Acordos e Convenções Coletivas do Trabalho: interpretação, aplicação e efeitos. Negociação coletiva e flexibilização. Contrato Coletivo de Trabalho. Contrato Temporário de Trabalho. Cooperativas de trabalho. Prevenção de responsabilidades por verbas trabalhistas. Contratos Empresariais: Moderna teoria contratual. Modernos aspectos da internacionalização dos contratos. Contratos em espécie: shopping center, factoring e outros. Teoria da Imprevisão. Resolução dos contratos. Planejamento Tributário.
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos conhecimentos básicos e uma visão jurídica do Direito empresarial e societário e das questões relacionadas com a gestão organizacional, contribuindo para a formação profissional e do cidadão. Promover a compreensão da relação do Direito com a Gestão da empresa e nas relações sociais.

Ementa:
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Objetivo:
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EMPREGABILIDADE E CARREIRA PROFISSIONAL | 32.0 h

EMENTA: Planejar e preparar estratégias em busca da inserção no mercado de trabalho. Construção e administração da carreira profissional: carreiras em transformação. Estágios da carreira. Fatores de sucesso e fracasso profissional. Empregabilidade e o mundo moderno.
OBJETIVO: Refletir sobre o mundo do trabalho, reconhecendo as exigências e possíveis interferências do contexto social, econômico e cultural na vida do trabalhador. Propiciar uma reflexão sobre a importância do planejamento de carreira, bem como a gestão estratégica de carreira como possibilidade de ampliar o desenvolvimento dos projetos profissionais e pessoais.

Ementa:
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Objetivo:
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ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES | 32.0 h

EMENTA: Histórico e definições. Teoria e Prática da Ética e Responsabilidade Social. A ética dentro das empresas. Construindo uma empresa ética. Origens e definição de desenvolvimento sustentável - visão filosófica e visão econômica. Os impactos do novo contexto social, econômico e tecnológico nas empresas e pessoas. A evolução da responsabilidade socioambiental. Conflitos éticos e códigos de conduta. A cidadania corporativa aplicada na prática, como elemento empresarial estratégico.
OBJETIVO: Compreender a importância da ética e das ações de responsabilidade social nas relações entre empresas, governo e sociedade no mundo econômico contemporâneo e nas relações de produção.

Ementa:
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Objetivo:
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FINANÇAS EMPRESARIAIS | 32.0 h

EMENTA: Visão panorâmica das finanças corporativas: papel e as funções do administrador financeiro. Conceitos de lucro e riqueza. Estruturas de capital: capital próprio e de terceiros. Binômio risco-retorno. O coeficiente Beta e o Modelo CAPM. Custos do capital próprio e do capital de terceiros. Taxa mínima de atratividade - TMA. Custo médio ponderado do capital - WACC. Endividamento e beneficio fiscal. Dimensionamento da Necessidade do Capital de Giro. Avaliação de Ativos.
OBJETIVO: Capacitar o aluno na aplicação de ferramentas financeiras, baseadas na teoria de valor (englobando conceitos de risco e retorno) para suportar análises de impactos das decisões de investimento e financiamento, visando a otimizar o valor das companhias.

Ementa:
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Objetivo:
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LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO GERENCIAL | 32.0 h

EMENTA: Organizações segundo Mintzberg. Organizações segundo Handy. Organizações segundo Morgan. Os gerentes e os papéis gerenciais: habilidades, competências e atribuições. Fundamentos da liderança: estilos, autoridade, poder e delegação. Gerenciamento do trabalho em equipe. Comunicação interpessoal e organizacional. Relações interpessoais. Motivação pessoal e profissional. Situações de conflitos. Resolução e gerenciamento de conflitos. Conceitos e definições de negociação. Estilos de negociadores. Etapas e técnicas para a negociação. Administração do tempo e reuniões eficazes no trabalho. Processo decisório nas organizações: ferramentas de apoio à tomada de decisão. Mudança organizacional. Resistência às mudanças.
OBJETIVO: Desenvolver visão crítica em relação a este campo de conhecimento da liderança, compreendendo sua dinâmica de atuação e suas inter-relações no contexto das organizações, proporcionando uma visão integrada das competências necessárias ao desempenho da atividade gerencial.

Ementa:
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Objetivo:
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MARKETING E VENDAS | 32.0 h

EMENTA: Avaliação das oportunidades de mercado. Administração de vendas. Promoção de vendas, merchandising, produto, criatividade e comunicação. Previsão e orçamento de vendas. Métodos de previsão de demanda. O fluxo interno de pedido. Formação de preço de venda. O papel da venda dentro do marketing. Zoneamento de vendas. Estruturação da força de vendas. Marketing pessoal: recrutamento, seleção e treinamento de vendedores. Remuneração da força de vendas. Direção e metas em vendas e promoção de vendas.
OBJETIVO: Proporcionar o conhecimento a respeito do papel, dos objetivos, tipos e públicos de promoção de vendas no varejo, a operacionalização da estratégia de promoção e os aspectos legais.

Ementa:
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Objetivo:
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METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 32.0 h

EMENTA: Delimitando o tema. Identificando o problema. Estabelecendo as hipóteses. Identificando o objetivo geral. Definindo os objetivos específicos. A Fundamentação Teórica. Normas de padronização de trabalhos acadêmicos. O trabalho científico. Organização do trabalho científico. Redação de um texto científico. Editoração do trabalho científico. Metodologia de pesquisa.
OBJETIVO: Trabalhar a elaboração dos elementos iniciais do Projeto de Pesquisa, definindo-se tema, problema, objetivos, hipóteses e Justificativa. Construção da Fundamentação Teórica preliminar do projeto de pesquisa. Padronizar o projeto de acordo com as normas acadêmicas. Selecionar os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de sua pesquisa

Ementa:
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Objetivo:
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PENSAMENTO ESTRATÉGICO | 32.0 h

EMENTA: As escolas de pensamento e o Safári de Estratégia de Mintzberg. Evolução da gestão estratégic a do planejamento financeiro à gestão estratégica. O propósito da organização. Definição ampliada do negócio Visão, Missão, Princípios e Valores. O processo de formulação estratégica. Análise ambiental externa e interna. Diagnóstico. Avaliação. Prontidão. Tendências. Descontinuidades. Turbulências. Ferramentas para análise ambiental externa Matriz SWOT. Ferramentas para análise ambiental interna. Análise estrutural da indústria. Competências essenciais. Análise de portfólio Matriz BCG. Matriz de atratividade. Segmentação e posicionamento. Direcionamento estratégico. Estratégias genéricas custo. Diferenciação. Foco. Diversificação. Concentração. Penetração Produto x Mercado. Balanced Scorecard. Tecnologia e inovação. Inovação tecnológica em um ambiente competitivo. Organização para a inovação. Pensamento Sistêmico.
OBJETIVO: Analisar as ferramentas que possibilitam a avaliação da maturidade estratégica das organizações e setores.

Ementa:
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Objetivo:
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PESQUISA, REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO TCC | 90.0 h

EMENTA: Colocar em execução um projeto de pesquisa. Coletar e analisar os dados respectivos. Redigir e revisar o trabalho final. Submeter o trabalho à banca avaliadora. Promover os ajustes finais indicados pela banca.
OBJETIVO: O aluno deverá produzir o seu Trabalho de Conclusão de Curso de forma autônoma e individualmente, utilizando-se do suporte oferecido nas disciplinas Metodologia do Trabalho Científico e Seminários de orientação ao TCC.

Ementa:
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Objetivo:
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PLANEJAMENTO E GESTÃO DE EVENTOS | 32.0 h

EMENTA: Capacitar o profissional para que ele entenda os processos e a importância dos eventos. Pesquisar e identificar as diferentes tendências e necessidades do mercado consumidor, por meio de coleta de informações que oferecem parâmetros para a compreensão do mercado. Assim, o participante aprende a aplicabilidade dos elementos básicos do mix de marketing e da análise de situação do mercado para a produção eficiente de eventos, com públicos distintos. Conheça o cenário nacional de evento, conceitos de eventos e marketing, além das etapas de desenvolvimento do evento (pré-evento, trans-evento e pós-evento). Saiba elaborar o mix de marketing e análise SWOT, aplicadas ao planejamento do evento.
OBJETIVO: Entender com realizar eventos e sua importância para o marketing; Avaliar os diversos canais de marketing a fim de escoar seu produto ou serviço com maior eficiência. Identificar quais são as feiras, eventos e projetos relacionados ao segmento que o aluno trabalha e usá-los como ferramenta estratégica de marketing. Conhecer os processos para poder planejar e gerenciar os eventos.

Ementa:
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Objetivo:
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SEMINÁRIOS DE ORIENTAÇÃO AO TCC | 8.0 h

EMENTA: Estrutura do trabalho monográfico. Utilização de normas da ABNT técnicas científicas. Seminário de trabalhos de conclusão de curso de caráter monográfico.
OBJETIVO: Planejar as atividades relativas aos Trabalhos de Conclusão de Curso, aulas expositivas e seminários. Identificar aspectos a serem acentuados nos projetos de pesquisa e focados nos TCCs. Orientar e acompanhar a produção de TCCs para assegurar a realização dos trabalhos em prazo adequado.

Ementa:
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Objetivo:
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