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Stricto Sensu

Stricto Sensu

Cursos    Campus
Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

O programa é desenvolvido por meio de estudos e investigações relacionados às linhas de pesquisa que articulam, entre outros aspectos, perspectivas sociais, históricas e culturais acerca das questões educacionais.

Investimento

Mestrado
Público-alvo: Portadores de diploma de ensino superior
Titulação: Mestre em Educação.
Duração: de 12 a 24 meses
Mensalidade 2017: R$ 2.018,00

Doutorado
Público-alvo: Portadores de diploma de Mestrado
Titulação: Doutor em Educação.
Duração: de 24 a 42 meses
Mensalidade 2017: R$ 2.198,00

Descontos

Antecipando o pagamento da mensalidade até o quinto dia útil do mês de vencimento do boleto, o aluno terá 30% de desconto, observadas as datas fixadas no boleto bancário e Portaria PROAP 09/2016. Este desconto só é válido para quem não tem nenhum outro tipo de desconto e/ou bolsa.

Conheça um pouco mais sobre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da USF. Acesse o Regulamento do Programa.

EDITAL CPSE 4/2017 – Convoca o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para eleição de seu representante para a comissão de Bolsas e Colegiado, acesse o edital.

COMUNICADO CPSE 1/2017 - Comunica resultado da eleição à representação discente para a comissão de bolsas e colegiado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da USF: confira aqui.

Processo Seletivo

ALUNO ESPECIAL

Ficam abertas, no período de 26 de junho de 2017 a 24 de julho de 2017, as inscrições para candidatos ao regime de Aluno Especial do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade São Francisco – USF.

Confira o cronograma e mais informações sobre este processo seletivo: 

 

Etapa

Data 

Inscrições
Clique aqui para efetuar a inscrição.
Até 24/07/17
Envio de Documentação No ato da entrevista
Entrevista 07/08/17
Resultado 09/08/17
Matrícula, clique aqui 14 a 17 de agosto de 2017
Início das aulas 21/08/17

Informações completas no edital, clique aqui.

 
ALUNO OUVINTE

Ficam abertas, no período de 26 de junho de 2017 a 24 de julho de 2017, as inscrições para candidatos ao regime de Aluno Ouvinte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade São Francisco – USF.


Confira o cronograma e mais informações sobre este processo seletivo: 

  

Etapa

Data 

Inscrições
Clique aqui para efetuar a inscrição.
Até 24/07/17
Envio de Documentação No ato da entrevista
Entrevista 07/08/17
Resultado 09/08/17
Matrícula, clique aqui 14 a 17 de agosto de 2017
Início das aulas 21/08/17

Informações completas no edital, clique aqui.

Rematrícula e Escolha de Disciplinas

COMUNICADO NPS 1/2017

Ficam abertas, de 12 de junho a 5 de julho de 2017, via USFConnect/Protocolo online, o período de rematrícula/escolha de disciplinas para o 2º semestre de 2017, destinado aos alunos regularmente matriculados nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, níveis Mestrado e Doutorado, da Universidade São Francisco – USF.

Para conferir o comunicado, clique aqui

Bolsas de Estudo

Inscrições

Ficam abertas, no período de 22 de dezembro de 2016 a 2 de janeiro de 2017, as inscrições para processo classificatório para Bolsas de Estudos que poderão ser concedidas pelos órgãos de fomento em nível de Mestrado e Doutorado aos alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da USF. 
Para acessar o edital, clique aqui.

Estão abertas, no período de 21 de novembro a 9 de dezembro de 2016, as inscrições para processo classificatório para bolsa a ser concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, através do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD, a Pesquisadores Doutores da Educação, para desenvolverem atividades na Universidade São Francisco – USF junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.
Para acessar o edital, clique aqui.

Resultado

EDITAL CPSE 24/2016 - Confira a convocação para a entrevista referente a concessão de bolsa de estudo concedida pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado da Capes ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da USF: clique aqui.

EDITAL CPSE 25/2016 - Divulga Candidata Selecionada para Bolsa de Estudo Concedida pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado da Capes ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da USF: clique aqui.

EDITAL CPSE 1/2017 - Confira a classificação dos candidatos para a bolsa de estudos concedida pelos órgãos de fomento ao programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação: clique aqui.


Docentes

Conheça os docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação:

EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E PROCESSOS INTERATIVOS

  Profa. Dra. Ana Paula de Freitas
anapaula.freitas@usf.edu.br
Currículo Lattes

Minicurrículo:
Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996; 2001). Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989). Tem experiência nas áreas de Fonoaudiologia e Educação, com ênfase na Educação Escolar. Seus estudos e pesquisas são fundamentados na teoria histórico-cultural e perspectiva enunciativo-discursiva, atuando principalmente nos seguintes temas: condições e possibilidades para a formação do aluno com ou sem deficiência, dificuldades de aprendizagem, relações de ensino, linguagem oral e escrita, formação continuada de professor.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:
A Professora Ana Paula de Freitas desenvolve projetos de investigação fundamentados na teoria histórico-cultural, com foco para a temática das condições e possibilidades de aprendizagem escolar de alunos com ou sem deficiência. Os estudos se desenvolvem em dois eixos de investigação: 1. Práticas educativas e processos de interação e 2. Formação e trabalho docente. Em consonância com a perspectiva teórica assumida, a investigação das relações interpessoais está centrada nos processos de mediação social e de linguagem, com foco na questão da dialogia e do discurso.

Confira os resumos dos projetos: clique aqui.

Grupos de Pesquisa: 
Grupo de Pesquisa Relações de Ensino e Trabalho Docente.
Práticas educativas e relações sociais no espaço escolar e não escolar.

  Prof. Dr. Carlos Roberto da Silveira
carlosilveira@usf.edu.br
Currículo Lattes

Minicurrículo:
Bacharel em Administração de Empresas pela FAI-MG. Pós-graduado Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNIVÁS-MG. Mestre em Filosofia (concentração em Ética) pela PUC-CAMP. Doutor em Filosofia pela PUC-SP/CAPES. Pós-Doutor pela USF/CAPES - Itatiba-SP. Editor do periódico Horizontes da USF. Docente na USF do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, na Linha de Pesquisa Educação, linguagens e processos interativos. Desenvolve pesquisas sobre a Educação e Responsabilização para Homens autores de Violência Doméstica Contra a Mulher que faz parte do processo de Educação/Aprendizagem Não-Formal, em conformidade com as Políticas Públicas nas esferas da Justiça, Segurança, Cidadania e Direitos Humanos. Participa do Grupo de Pesquisa, como Vice-líder, sobre Estudos Foucaultianos (GPEFE) do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação na USF. Participa do Grupo de Estudos PHALA (UNICAMP).

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:
O professor Carlos Roberto da Silveira desenvolve pesquisas sobre educação nas esferas da ética, da cultura, dos discursos, das Teorias Críticas Latino-Americanas. Tem desenvolvido pesquisas na área de Filosofia com ênfase em História da Filosofia Arcaica e Clássica (especialmente em Platão). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Contemporânea, em especial o Personalismo Francês e pensamento foucaultiano.

Confira os resumos dos projetos: clique aqui.

Grupos de Pesquisa:
Estudos Foucaultianos e Educação (GPEFE)
PHALA: Educação, Linguagem e Práticas Socioculturais

  Profa. Dra. Luzia Bueno
luzia.bueno@usf.edu.br
Currículo Lattes

Minicurrículo:
É doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP, líder do Grupo ALTER_LEGE (USF) e vice-líder do grupo ALTER-AGE (USP-USF), e membro do GPPL (Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem), coordenador por Ana Luiza Smolka e Luci Banks Leite. Desenvolve pesquisas na linha de Educação, Linguagens e Processos interativos. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1991), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002), fez um estágio de doutorado em Ciências da Educação - University of Génève (2006), sob a orientação do professor Jean-Paul Bronckart.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:
A professora Luzia Bueno desenvolve pesquisas sobre as relações linguagem e trabalho docente, letramento e ensino-aprendizagem de gêneros textuais apoiando-se nos seguintes aportes teóricos: Interacionismo sociodiscursivo, Novos Estudos do Letramento, Ergonomia da Atividade e Clínica da Atividade.

Confira os resumos dos projetos: clique aqui.

Grupos de Pesquisa:
ALTER-LEGE (USF)
ALTER_AGE (CNPQ)
GPPL (CNPQ)

 
 

Profa. Dra. Marcia Aparecida Amador Mascia
marcia.mascia@usf.edu.br
Currículo Lattes

Minicurrículo:
É graduada em Letras e Mestre em Linguística e Língua Portuguesa, pela UNESP, doutora em Linguística Aplicada, pela UNICAMP e possui doutorado sanduíche e Pós-doutorado em Educação, pela “University of Wisconsin–Madison” (EUA), no Departamento de “Curriculum and Instruction”, sob supervisão do Professor Thomas Popkewitz. Atua como docente do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade São Francisco, Itatiba, na linha de pesquisa Educação, Linguagens e Processos Interativos. Foi coordenadora do Programa nos anos de 2012 e 2013. É líder do Grupo de Pesquisa “Estudos Foucaultianos e Educação” e membro dos grupos “PHALA- Educação, Linguagem e Práticas Culturais” e “Vozes (In)fames: Discursos de exclusão e resistência”.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

A professora Márcia Aparecida Amador Mascia desenvolve projetos sobre práticas discursivas educacionais na perspectiva da Análise do Discurso, Arquegenealogia de Foucault, Desconstrução, Psicanálise e Estudos Pós-Críticos; abordando as seguintes temáticas: ensino-aprendizagem de línguas (materna e estrangeira, línguas orais e línguas espaço-visuais), produção de identidades e subjetividades no mundo contemporâneo, avaliação externa (PISA), letramento digital e discursos de e sobre a pobreza.

Confira os resumos dos projetos: clique aqui.

Grupos de Pesquisa:

Estudos Foucaultianos e Educação (GPEFE)
Representações e Tecnologias (de si): tramas discursivas do/no virtual
Vozes (In)fames: Discursos de Exclusão e Resistência
PHALA: Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais


 

Profa. Dra. Milena Moretto
milena.moretto@usf.edu.br
Currículo Lattes

Minicurrículo:
É graduada em Letras, Mestre e Doutora em Educação pela
Universidade São Francisco. É docente do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba, na linha de Educação, linguagens e processos interativos. É vice-líder do grupo ALTER_LEGE e membro dos grupos - ALTER-AGE e RELAÇÕES DE ENSINO E TRABALHO DOCENTE. É coordenadora do Programa de Formação Geral da Universidade São Francisco e autora de materiais didáticos para o ensino de língua materna na modalidade presencial e a distância.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

A professora Milena Moretto realiza pesquisas que têm como foco: 1) a relação entre linguagem e ensino; 2) as práticas sociais de leitura e escrita; 3) o letramento acadêmico; 4) o desenvolvimento e a análise de materiais didáticos; e 5) a formação docente. Seus estudos e pesquisas são fundamentados na teoria histórico-cultural, na perspectiva enunciativo-discursiva e no interacionismo sociodiscursivo.
 

Confira os resumos dos projetos: clique aqui.

1) Análise de Linguagem, Trabalho e suas Relações – Aprendizagem, Gêneros Textuais e Ensino (ALTER – AGE)
2) Análise da Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações, Letramento, Gêneros textuais e Ensino (ALTER – LEGE)
3) Relações de Ensino e Trabalho Docente


EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E PROCESSOS FORMATIVOS

 

Profa. Dra. Adair Mendes Nacarato
adair.nacarato@usf.edu.br
Currículo Lattes

Minicurrículo:
Licenciada em Matemática pela PUC/Campinas, Mestra e Doutora em Educação pela FE/Unicamp. Realizou estudos de pós-doutoramento em estudos biográficos pela UFRN. Foi professora de matemática da educação básica. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Processos Formativos. É líder dos grupos de pesquisa: Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática (HIFOPEM) e Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat). Participa do grupo de pesquisa interinstitucional Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática (GEPFPM), vinculado a FE/Unicamp.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:
Suas pesquisas centram-se em dois eixos: 1) práticas escolarizadas, com foco nos processos de ensino e de aprendizagem de matemática na perspectiva histórico-cultural; 2) formação docente, com foco nos processos formativos; estudos biográficos; narrativas de vida; histórias de formação docente; e condição docente. É pesquisadora Produtividade do CNPq, nível 2.
 

Confira os resumos dos projetos: clique aqui.

Grupos de Pesquisa:
Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática
Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat)

  Profa. Dra. Daniela Dias dos Anjos
daniela.anjos@usf.edu.br
Currículo Lattes

Minicurrículo:
Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Educação como professora de educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental e ensino superior. Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, e atua na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Processos Formativos. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: GPPL (Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem); GRUCOMAT (Grupo Colaborativo em Educação Matemática) e do Grupo de Pesquisa Relações de Ensino e Trabalho Docente.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

Tem desenvolvido estudos e pesquisas acerca da formação e trabalho docente, em diferentes níveis de ensino: educação básica e ensino superior, tendo a perspectiva histórico-cultural e a Clínica da Atividade como principal referência.


Confira os resumos dos projetos:
clique aqui.

Grupos de Pesquisa:
Grupo de Pesquisa Relações de Ensino e Trabalho Docente
GPPL – Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem
GRUCOMAT – Grupo Colaborativo em Educação Matemática

 

Profa. Dra. Luzia Batista de Oliveira Silva
luzia.silva@usf.edu.br
Currículo Lattes

Minicurrículo:
Bacharel e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (1994/1997); Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FE/USP (2004); Pós-Doutorado em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais da PUC/SP (2010-2013) e Pós-Doutorado em Estética e Epistemologia pela Faculdade de Filosofia da Universidade de Borgonha – Dijon/França (2011-2012). Docente nos Programas de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco - Linha de pesquisa: Educação, Sociedade e Processos Formativos. Temas de interesse: Ética, Estética e Educação; Epistemologia e Educação; Filosofia e Filosofia da Educação; Poéticas da infância e Educação; Narração, Educação e Formação Superior; Imaginário e Violência Escolar.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:
A professora Luzia Batista de Oliveira Silva tem desenvolvido pesquisa com aporte teórico na Filosofia Francesa Contemporânea (Gaston Bachelard, Paul Ricoeur etc.) e na Teoria Crítica da Sociedade (Walter Benjamin, Theodor Adorno, Herbert Marcuse e Max Horkheimer) - com temas focados nas questões éticas e educação; na educação estética e experiências formativas; no imaginário criador e imaginário da violência escolar; na educação formal e não formal e processos formativos; na educação crítica para a autonomia e emancipação; educação e os vencidos da história – os excluídos, os esquecidos da/na história; poéticas da infância, narração e educação escolar; favelização, sensibilidades, invisibilidades e aprendizagens escolar.

Confira os resumos dos projetos: clique aqui.

Grupos de Pesquisa: 
Estética, Formação Superior e Infância – USF-CNPq (líder)
Teoria Crítica e Educação – UNIMEP-CNPq e outras ISES (pesquisadora)
VIOLAR - Laboratório de Estudos sobre Violência, Imaginário e Juventude (pesquisadora)
 
  Profa. Dra. Maria de Fátima Guimarães
fatima.guimaraes@usf.edu.br
Currículo Lattes

Minicurrículo:
Realizou o pós-doutorado no CMU-UNICAMP (2012), doutora em Educação pela UNICAMP (2007), mestre em Ciências da Informação pela PUC-Campinas (1995), especialista em Arquivos pela FE-UNICAMP (1989), graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1990), bacharel e licenciada em História pela UNICAMP (1984). É líder do grupo de pesquisa Rastros: História, memória e educação (USF) e pesquisadora do grupo Kairós: educação das sensibilidades, história e memória (CMU-UNICAMP). Tem experiência nas áreas História, de História da Educação, com ênfase em questões relativas ao patrimônio cultural, instituições educacionais, cultura escolar, educação do corpo, gênero e ensino de história.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:
Dedica-se às seguintes temáticas: ensino de história, educação do corpo na relação com sociabilidades e sensibilidades urbanas, à luz de questões do patrimônio cultural, na modernidade.


Confira os resumos dos projetos: clique aqui.

Grupos de Pesquisa:

Grupo de Pesquisa Rastros Educação, História e Memória
Grupo de Pesquisa Kairós: educação das sensibilidades, história e memória
Grupo de Pesquisa Cosmopolita
 
  Prof. Dr. Nilo Agostini
nilo.agostini@usf.edu.br
Currículo lattes

Minicurrículo:
Doutor em Teologia pela Universidade de Ciências Humanas de Strasbourg, França (1989), com tese doutoral sobre o tema da “conscientização”, onde obteve também o Diploma de Estudos Aprofundados (D.E.A.), em 1986, e o mestrado, em 1985. Pesquisador de Ética, de Paulo Freire e da atual “mudança de época”, atua como Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco (Itatiba, SP). Integra a linha de pesquisa “Educação, Sociedade e Processos Formativos”. É autor de mais de uma dezena de livros, várias dezenas de artigos em periódicos especializados e bom número de participações em obras coletivas. Tem igualmente publicado matérias em revistas e jornais. Desenvolve pesquisa em dois projetos: “A arte de educar na obra de Paulo Freire e o emergir do sujeito ético como tarefa fundamental da educação” e “Educação, Religiões e Teologia Comparada, num contexto de mudança de época”. É líder do grupo de pesquisa “Educação e Ética: aproximações, convergências, transversalidades”. Integra como pesquisador o grupo de pesquisa “Estudos foucaultianos e Educação”. É autor do livro “Ética: diálogo e compromisso”, publicado pela FTD, e tem participado de várias publicações no Brasil e no exterior.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:
O professor Nilo Agostini desenvolve pesquisas sobre as relações entre ética e educação, religião e educação, educação e formação humana na contemporaneidade, além de dedicar-se a estudos da obra de Paulo Freire e suas contribuições para a área de Educação.


Confira os resumos dos projetos: clique aqui.

Grupos de Pesquisa:

Educação e Ética: aproximações, convergências, transversalidades 
Estudos Foucaultianos e Educação
 

Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, desde 2015, conta com duas linhas de pesquisa.

1. Educação, linguagens e processos interativos

As pesquisas desenvolvidas nesta linha situam a educação no quadro dos estudos discursivos na perspectiva histórico-cultural. Os temas investigados envolvem: leitura e escrita; gêneros textuais; constituição do sujeito; condições e possibilidades de desenvolvimento em alunos com e sem deficiência; práticas sociais escolares e não-escolares, e estudos culturais. A abordagem é multidisciplinar, envolvendo estudos a partir de análise do discurso e de processos interativos.

Professores:
Profa. Dra. Ana Paula de Freitas, Prof. Dr. Carlos Roberto da Silveira, Profa. Dra. Luzia Bueno, Profa. Dra. Márcia Aparecida Amador Mascia, Profa. Dra. Milena Moretto.

2. Educação, Sociedade e processos formativos

As pesquisas desenvolvidas nesta linha situam a educação no seu sentido amplo no quadro das relações socioculturais. A abordagem é multidisciplinar, envolvendo pesquisas no âmbito da história, filosofia, sociologia e psicologia da educação, com destaque para os temas: educação matemática; formação docente e discente; ética, estética e educação; trabalho docente; história, patrimônio cultural, memória e narração.

Professores:
Profa. Dra. Adair Mendes Nacarato, Profa. Dra. Daniela Dias dos Anjos, Profa. Dra. Luzia Batista de Oliveira Silva, Profa. Dra. Maria de Fátima Guimarães e Prof. Frei Nilo Agostini.
 

Matriz Curricular

Mestrado
Para a obtenção do título de Mestre em Educação, o pós-graduando deverá integralizar um mínimo de 54 créditos, sendo 24 em disciplinas (8 obrigatórios na linha de pesquisa escolhida pelo aluno e 16 nas demais linhas) e 30 créditos referentes à elaboração da dissertação. Além disso, o aluno deve ter proficiência em inglês ou francês antes do exame de qualificação e ter sua dissertação aprovada por banca examinadora.

Doutorado
Para a obtenção do título de Doutor em Educação, o pós-graduando deverá integralizar um mínimo de 146 créditos, sendo 32 em disciplinas e atividades orientadas (8 obrigatórios em disciplinas exclusivas do doutorado na linha de pesquisa escolhida), 60 créditos referentes à tese defendida e 54 créditos convalidados do Mestrado. Além disso, o aluno deve ter proficiência em uma segunda língua diferente da qual fez prova no Mestrado (inglês, francês ou espanhol) antes da qualificação e ter sua tese aprovada por banca examinadora.

Matérias

Linha 1. Educação, Linguagens e Processos Interativos

Definição: As pesquisas desenvolvidas nesta linha situam a educação no quadro dos estudos discursivos. Os temas investigados envolvem: leitura e escrita; gêneros textuais; trabalho docente; modos de subjetivação; políticas de currículo; práticas sociais escolares e não-escolares, e estudos culturais. A abordagem é multidisciplinar, envolvendo estudos a partir do interacionismo sóciodiscursivo e da análise do discurso como modo de produção e análise das pesquisas.

Professores: Profa. Dra. Ana Paula de Freitas, Prof. Dr. Carlos Roberto da Silveira, Profa. Dra. Luzia Bueno, Profa. Dra. Márcia Aparecida Amador Mascia, Profª. Dra. Milena Moretto.


Linha 2. Educação, Sociedade e Processos Formativos

Definição: As pesquisas desenvolvidas nesta linha situam a educação no quadro das relações sociais. Os temas investigados envolvem: o Estado e as instituições; as ideias educacionais; as articulações políticas; a organização e o funcionamento dos sistemas educacionais; as relações da instituição com famílias e comunidades; memória e patrimônio; a ética no campo educacional ;a formação docente e discente; a atividade profissional do professor; o currículo e a programação das instituições. A abordagem é multidisciplinar, envolvendo estudos históricos, biográficos e a perspectiva histórico-cultural como modo de produção e análise das pesquisas.


Professores: Profª. Dra. Adair Mendes Nacarato, Profª. Dra. Daniela Dias dos Anjos, Prof. Dr. Luzia Batista de Oliveira Silva, Profª. Dra. Maria de Fátima Guimarães e Prof. Dr. Nilo Agostini.


Clique aqui para acessar a Matriz Curricular Vigente e Ementários das disciplinas.

Grade Horária

Grades Horárias referentes ao 2º semestre de 2017

Disciplinas Comuns ao Mestrado e Doutorado, clique aqui

Disciplinas Exclusivas do Doutorado, clique aqui

Proficiência em Língua Estrangeira

EDITAL CPSE 5/2017 - Abre Inscrições para exame de Proficiência em Língua Estrangeira, para alunos regularmente matriculados no Programa De Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da USF.

Clique aqui para conferir o edital.

COMUNICADO CPSE 2/2017 - Confira o resultado do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – Mestrado e Doutorado, realizado em 12 de junho de 2017. Para conferir, clique aqui.

Orientações para Dissertações

Como condição para obter o título de Mestre em Educação, o aluno terá que elaborar uma dissertação e defendê-la publicamente.

Acesse, também:

  • Manual de trabalhos acadêmicos, clique aqui.
  • Formulários para Composição de Banca de Qualificação - Mestrado, clique aqui.
  • Formulários para Composição de Banca de Qualificação (Membro por Videoconferência) - Mestrado, clique aqui.
  • Formulários para Composição de Banca de Arguição Final- Mestrado, clique aqui.
  • Formulários para Composição de Banca de Arguição Final (Membro por Videoconferência) - Mestrado, clique aqui.

Orientações para Teses

Como condição para obter o título de Doutor em Educação, o aluno terá que elaborar uma tese e defendê-la publicamente.

Acesse, também:

  • Manual de trabalhos acadêmicos, clique aqui.
  • Formulários para Composição de Banca de Qualificação - Doutorado, clique aqui.
  • Formulários para Composição de Banca de Qualificação (Membro por Videoconferência)  - Doutorado, clique aqui.
  • Formulários para Composição de Banca de Arguição Final – Doutorado, clique aqui.
  • Formulários para Composição de Banca de Arguição Final (Membro por Videoconferência) – Doutorado, clique aqui.


Dissertações Defendidas

Confira as dissertações elaboradas por nossos mestrandos: clique aqui.

Teses Defendidas


Confira as teses elaboradas por nossos doutorandos, clique aqui.

Laboratórios

 CDPAH

O Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco, é um espaço de referência na pesquisa em história e historiografia da educação brasileira. Ele reúne acervos documentais de origem e natureza diversas e oferece uma vasta gama de documentos para as diferentes áreas da pesquisa.

O CDAPH desenvolve atividades voltadas à identificação, coleta, preservação, tratamento e divulgação de acervos de natureza arquivística e bibliográfica, fomentando e oferecendo subsídios tanto à pesquisa de iniciação científica, de pós-graduação, especialização e aperfeiçoamento quanto à sociedade em geral, mediante:

  • O acesso e a divulgação de seu acervo;
  • O fomento ao intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições e áreas do conhecimento afins, no intuito de estimular a produção de trabalhos científicos e o debate acadêmico;
  • A promoção de diferentes atividades, tais como: cursos, eventos e visitas monitoradas, visando ampliar e garantir o acesso e a divulgação do conhecimento produzido no universo acadêmico junto à sociedade em geral;
  • A participação em iniciativas de preservação do patrimônio histórico e cultural.
  • A par da trajetória e dinâmica de suas diferentes frentes de atuação, o CDAPH tem se empenhado em produzir e contribuir para a consolidação de uma vigorosa política editorial, destinada a garantir o acesso e a divulgação de trabalhos fundamentais à docência e ao desenvolvimento de pesquisas em História da Educação brasileira.
>> Clique aqui para mais detalhes sobre o CDAPH



GRUCOMAT (Grupo Colaborativo em Matemática)

O Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat) é constituído de duas professoras do Programa de Pós-Graduação em Educação, da linha de pesquisaEducação, Sociedade e Processos Formativos, alunos da Pós-Graduação, professores da instituição (cursos de graduação) e professores da rede de ensino de Itatiba e cidades circunvizinhas. Esse grupo reúne-se quinzenalmente para a realização de pesquisas colaborativas.

No período de 2005 a 2007 o grupo contou com aprovação do projeto “Professores e Licenciandos produzindo saberes em Geometria: trabalho colaborativo na Universidade” (CNPq, Processo 473697/2004-1). A sistematização dessa pesquisa gerou o livro “Experiências com geometria na escola básica: narrativas de professores em (trans)formação”, organizado por Adair Mendes Nacarato, Adriana Aparecida Molina Gomes e Regina Célia Grando, publicado pela Pedro & João Editores, de São Carlos/SP, em 2008.

Para o período 2008 a 2010 o grupo aprovado o projeto: “Saberes produzidos e mobilizados em estocástica no/pelo grupo de trabalho de dimensão colaborativa”, financiado pelo CNPq (Processo 478781/2008 3). A sistematização do material produzido foi publicada no livro “Estatística e Probabilidade na Educação Básica: professores narrando suas experiências”, organizado por Adair Mendes Nacarato e Regina Célia Grando, em 2013 pela Editora Mercado de Letras, Campinas/SP.

No período de 2013 a 2015 o grupo contou com o projeto: “A videogravação de aulas de matemática como ferramenta para a pesquisa em formação docente: Produção e análise de vídeos” (Processo CNPq n. 475848/2012-8), com a assessoria do Prof. Dr. Arthur Powell da Rutgers University (EUA).A sistematização do material produzido gerou o ebook “A análise de aulas de matemática como prática de formação docente”, organizado por Adair Mendes Nacarato e Daniela Dias dos Anjos.


SAEDU


A partir do 2º semestre de 2009, os alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação contam com o espaço: SAEDU - Sala de estudos do Programa de Pós-Graduação em Educação, com computadores e mesas para estudo e reuniões de grupo.

Periódico Horizontes

O periódico Horizontes é um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de Educação e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP. O propósito do periódico é servir de fórum para a apresentação de pesquisas desenvolvidas, estudos teóricos, ensaios e resenhas na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas, bem como relatos de experiência. Com vistas a manter uma interlocução com pesquisadores nacionais e internacionais, o periódico aceita publicações nas línguas portuguesa, inglesa, francesa e espanhola. Os textos publicados são submetidos a uma avaliação às cegas pelos pares, componentes do conselho editorial ou consultores ad hoc. Os conteúdos não refletem a posição, opinião ou filosofia, nem do Programa de Pós-Graduação nem da Universidade São Francisco.

O periódico é composto de dossiês com temática educacional coerente com a política editorial da mesma e/ou artigos de demanda espontânea encaminhados e aprovados para publicação. Sua periodicidade é semestral. Os direitos autorais das publicações do periódico Horizontes são da Universidade São Francisco, permitida apenas ao autor a reprodução do seu próprio material, previamente autorizado pelos editores do periódico.

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CAPES
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
http://www.capes.gov.br/

CNPQ
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
http://www.cnpq.br/

FAPESP
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
http://www.fapesp.br/



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