NEP

Intercâmbios

31/05/2019

USF entrega Planos de Mobilidade Urbana de Joanópolis e Pedra Bela

A Universidade São Francisco (USF) promoveu no dia 23 de maio a entrega do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PMMU) das cidades de Joanópolis e Pedra Bela.

O evento contou com a presença do Diretor Presidente da CNSP-ASF e vice-reitor da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, a diretora do Câmpus Bragança Paulista, professora Patricia Teixeira Costa, o coordenador do Curso de Engenharia Civil, professor Marcelo Silva, a coordenadora do projeto Mobilizar, professora Cândida Costa Baptista e estagiários que contribuíram para a elaboração dos planos de mobilidade urbana. O evento também contou com a presença dos prefeitos das cidades parceiras, como o prefeito Mauro Garcia, de Joanópolis, Eduardo Souza de Oliveira, Diretor de Pbras, representando o Prefeito do município de Pedra Bela, José Roberto Zem, Gerente Executivo da AMITESP e Prefeito de Morungaba, André Bozola, Prefeito de Socorro, Jair Fernandes Gonçalves, Prefeito de Tuiuti e Diretora Técnica da Amitesp (Associação dos Prefeitos dos Municípios), Waldirene Ricanelo.

Os PMMU são elaborados pelos alunos da USF de acordo com a Lei Federal nº 12.587/2012, que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), e deve conter sugestões para organizar e melhorar a mobilidade e acessibilidade das pessoas e integrar os diferentes modos de transporte.

Após a conclusão do PMMU, o documento é entregue à cidade para passar por uma análise do grupo de trabalho da Prefeitura, pelos docentes da USF e pelo Grupo de Trabalho Local, composto por representantes da população.

Todos os planos apresentam etapas para atender as diretrizes gerais da legislação vigente contemplando: Mobilização social, Diagnóstico atual da Mobilidade Urbana no Município e as alternativas e metas para melhorar as condições de vida e no meio natural.

Palavras-chaves: Institucional,
Carreira,