logo capes
logo pós-graduação educação
 

Linhas de Pesquisa



O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação:
 
  • Linhas de Pesquisa (a partir de 2021)

Linha 1: Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas.

As pesquisas desenvolvidas nesta linha focalizam as temáticas da formação e trabalho docente e das práticas educativas no contexto escolar. A abordagem teórico-metodológica focaliza as perspectivas histórico-cultural, enunciativo-discursiva e narrativa.

Professores:

Profa. Dra. Adair Mendes Nacarato; Profa. Dra. Ana Paula de Freitas; Profa. Dra. Daniela Dias dos Anjos; Profa. Dra. Luzia Bueno, Profa. Dra. Milena Moretto e Profa. Dra. Renata Helena Pin Pucci. 

Linha 2: Educação, Sociedade e Processos Formativos.

As pesquisas desenvolvidas nesta linha situam a educação no seu sentido amplo no quadro das relações socioculturais. A abordagem é interdisciplinar, envolvendo pesquisas no âmbito da história, filosofia, sociologia e teologia na educação, com destaque para os temas: ética, estética; patrimônio cultural; gestão e políticas educacionais; decolonialidade, movimentos sociais e discurso e sujeito.

Professores:

Prof. Dr. Allan da Silva Coelho; Prof. Dr. Carlos Roberto da Silveira, Profa. Dra. Fabiana Rodrigues Sousa de Sante, Profa. Dra. Márcia Aparecida Amador Mascia e Profa. Dra. Sônia Aparecida Siquelli. 

  • Linhas de Pesquisa (2015-2020)
1. Educação, linguagens e processos interativos

As pesquisas desenvolvidas nesta linha situam a educação no quadro dos estudos discursivos na perspectiva histórico-cultural. Os temas investigados envolvem: leitura e escrita; gêneros textuais; constituição do sujeito; condições e possibilidades de desenvolvimento em alunos com e sem deficiência; práticas sociais escolares e não-escolares, e estudos culturais. A abordagem é multidisciplinar, envolvendo estudos a partir de análise do discurso e de processos interativos.

Professores:
Profa. Dra. Ana Paula de Freitas, Prof. Dr. Carlos Roberto da Silveira, Profa. Dra. Luzia Bueno, Profa. Dra. Márcia Aparecida Amador Mascia, Profa. Dra. Milena Moretto.

2. Educação, Sociedade e processos formativos

As pesquisas desenvolvidas nesta linha situam a educação no seu sentido amplo no quadro das relações socioculturais. A abordagem é multidisciplinar, envolvendo pesquisas no âmbito da história, filosofia, sociologia e psicologia da educação, com destaque para os temas: educação matemática; formação docente e discente; ética, estética e educação; trabalho docente; história, patrimônio cultural, memória e narração.

Professores:
Profa. Dra. Adair Mendes Nacarato, Prof. Dr. Allan da Silva Coelho, Profa. Dra. Daniela Dias dos Anjos e Profa. Dra. Sônia Aparecida Siquelli.