Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf

Vestibular

Pós-Graduação

Especialização/MBA

Módulo Internacional

Residência Multiprofissional

Stricto Sensu

Educação Executiva

Educação a Distância

Extensão Universitária

Transferência Externa

Segunda Graduação

PARFOR

Estude na USF

Educação a Distância

Educação a Distância

Apresentação

Em conjunto com o Governo Federal, a USF vem promovendo a formação superior de professores por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Tal iniciativa concede à USF a posição de única instituição da região bragantina a participar do programa do Ministério da Educação (MEC).

Resultado de um conjunto de ações do governo, que incluem as Secretarias de Educação e as IES (Instituições de Ensino Superior), o PARFOR promove, na modalidade presencial, cursos superiores gratuitos a professores que não possuem a Licenciatura em Pedagogia e lecionam em escolas públicas.

O plano tem como objetivo fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no País.

Cursos fomentados pelo PARFOR:

  • Licenciatura: para docentes ou tradutores intérpretes de Libras em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior ou que mesmo tendo essa formação se disponham a realizar curso de licenciatura na etapa/disciplina em que atua em sala de aula.
  • Segunda licenciatura: para professores licenciados que estejam em exercício há pelo menos três anos na rede pública de educação básica e que atuem em área distinta da sua formação inicial, ou para profissionais licenciados que atuam como tradutor intérprete de Libras na rede pública de Educação Básica.
  • Formação pedagógica: para docentes ou tradutores intérpretes de Libras graduados não licenciados que se encontram no exercício da docência na rede pública da educação básica.
Como funciona?

Anualmente a Capes divulga o Calendário de Atividades do Programa. Nele estão definidos os prazos e as atividades a serem realizadas pelas secretarias de educação estaduais, municipais e do DF, os Fóruns e as IES e o período das pré-inscrições.

Para concorrer à vaga nos cursos ofertados, os professores devem: a) realizar seu cadastro e pré- inscrição na Plataforma Freire; b) estar cadastrado no Educacenso na função Docente ou Tradutor Intérprete de Libras na rede pública de educação básica; e c) ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado.



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.