II Seminário OBEDUC da USF e IV Seminário Municipal de Educação

O evento é gratuito e os interessados podem se inscrever pelo site até o dia 01 de setembro.

Data: 01/09/2016 a 03/09/2016

Local: Itatiba,

A USF (Universidade São Francisco) irá promover nos dias 01 e 03 de setembro, das 08h às 21h30, o II Seminário OBEDUC e IV Seminário Municipal de Educação com o tema: “Letramentos: dilemas e perspectivas nas diferentes áreas do ensino fundamental” no Campus Itatiba.

O Seminário visa divulgar os resultados dos estudos feitos no projeto de parceria entre a universidade e a escola, além de colocar em discussão a temática do letramento, que é o foco de estudo do projeto, contando com a participação de pesquisadores que são referência na temática em questão.

Durante a ocasião, objetivamos intensificar o diálogo com a rede municipal de educação de Itatiba, contando com a participação dos docentes apresentando relatos de experiência, bem como buscar estabelecer um diálogo com os estudantes do curso de pedagogia.

O Seminário é uma pareceria entre o projeto Observatório da Educação (OBEDUC), desenvolvido na USF, o curso de Pedagogia (regular e Parfor) e a Secretaria Municipal de Educação de Itatiba.

Para conferir a programação completa, clique aqui

Ministrantes:

Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
É graduada em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). É professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais, na qual atua na formação de professoras e professores que ensinam Matemática e coordena o Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos. É líder do Grupo de Pesquisa "Estudos sobre Numeramento" e consultora do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional. Coordena o Polo Minas Gerais do Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião. Desenvolve trabalhos nos seguintes campos: Educação Matemática, Educação de pessoas jovens e adultas, Letramento e Numeramento, Formação de professores,Educação do Campo e Avaliação. Atualmente coordena o Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social da UFMG. (Texto informado pelo autor)

Ana Luiza Bustamante Smolka

Graduou-se em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) pela Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972). Mestre em Educação pela University of Arizona, USA (1978); Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (1987). Realizou o Pós-doutorado em Psicologia da Educação na Clark University, Mass, USA (1990), com bolsa CAPES. Concluiu a Livre Docência na FE/Unicamp (2012). Coordenou o Projeto de Incentivo à Leitura (INEP/MEC/SESU, 1983-85). Coordenou o Projeto FAPESP sobre a construção de conhecimento no contexto escolar (1992-1995), e mais recentemente coordenou um projeto Fapesp para a melhoria do Ensino Público (2009-2011). Vem desenvolvendo projetos sobre práticas escolares e práticas discursivas desde 1997, com apoio CNPq (Bolsa PQ). Realizou estágios de intercâmbio e cooperação internacional na University of Chapell Hill (1995); Washington University at Saint Louis (2003); CINVESTAV (México, 2006). É coordenadora do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, onde atua como docente e pesquisadora desde 1979. Foi diretora associada da Faculdade de Educação da Unicamp (1996-2000) e Coordenadora do Programa de Pós-graduação na mesma instituição (2000-2002). Foi presidente da Society for Sociocultural Studies (SSCS,1996-2002), membro da comissão executiva da International Society for Cultural and Activity Theory (ISCAR, 2002-2008). Trabalha nas áreas da Educação e da Psicologia, e tem realizado projetos de investigação relacionados aos seguintes temas: desenvolvimento humano, relações de ensino, práticas escolares, práticas discursivas, perspectiva histórico-cultural. Ocupa o cargo de direção associada da FE/Unicamp entre 2012-2016.

Cleonara Maria Schwartz
Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (NEPALES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em EDUCAÇÃO ESCOLAR, atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica, educação superior, política educacional, alfabetização, ensino da leitura, leitura, literatura, história da educação, história do Espírito Santo.

Para efetuar a inscrição, clique aqui.

Para acompanhamento da inscrição e emissão de certificado, clique aqui.

Comentários deste evento!

Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar este evento!

Faça seu comentário

Código de verificação*

Digite o código de verificação*