VI Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade

Os interessados podem se inscrever pelo site até às 18 horas do dia 25 de outubro.

Data: 25/10/2016 a 27/10/2016

Local: Campinas - Unidade Swift,

A USF (Universidade São Francisco) irá promover entre os dias 25 a 27 de outubro, às 19h30, a VI Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade com o tema: ”Meio Ambiente – Desafios e Soluções” Campus Campinas – Unidade Swift.

O evento visa promover o contato de alunos e professores com empresas e profissionais que atuam na área de meio ambiente para que possam discutir novas tecnologias na área.

Além do tema proposto, a semana abordará emas pertinentes ao curso de Engenharia Ambiental e Sanitária trazendo novas tecnologias e temas atuais.

Ministrantes:

Laira Lúcia Damasceno de Oliveira
Realizou o curso de graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (2010). Doutora em Ciências pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (2014). Realizou o Doutorado sanduíche no Departamento de Biologia, Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Campus de Santiago, Universidade de Aveiro, Portugal. Atualmente é docente e pesquisadora na Universidade São Francisco - USF (2015- Atual), atuando nos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química; como pesquisadora atua na área de Ecotoxicologia aquática e Meio Ambiente. Tem experiência na área de Ecotoxicologia aquática e Ecologia de zooplâncton atuando principalmente nos seguintes temas: testes ecotoxicológicos com invertebrados aquáticos, água, sedimento, fármacos, biomarcadores enzimáticos e comunidade zooplanctônica de reservatórios.

Maíra Alcântara Proença
Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Foi bolsista de Iniciação científica pela FAPESP, com atuação na área de Ecologia Aplicada, onde trabalhou com análises de qualidade ambiental em ecossistemas aquáticos; análises ecotoxicológicas; e cultivo de organismos zooplanctônicos. Mestre em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar) na área de Ecologia Aplicada, período que trabalhou no desenvolvimento de estratégias de manejo que visam minimizar os impactos negativos acarretados por invasões de macrófitas nos ecossistemas aquáticos, em conjunto com estratégias economicamente viáveis para Aquicultura e Piscicultura. Atualmente está no Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar) atuando em um projeto para desenvolver e testar uma Ecotecnologia que promova a integração entre um sistema de tratamento do efluente da Piscicultura e o aproveitamento da biomassa das macrófitas como suplemento alimentar no cultivo de zooplâncton e peixes. Área de atuação: Ecologia Aplicada, com ênfase em Aquicultura, Macrófitas, Zooplâncton (microcrustáceos), Análises Químicas e Ecotoxicologia.

Daniele Cristina Schiavone

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Central Paulista (2009) Tem estágio como bolsista (CNPq) na Embrapa Pecuária Sudeste de São Carlos e no Laboratório de Limnologia no Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade Federal de São Carlos, onde atuou na área de Ecologia de ecossistemas aquáticos, com ferramentas de monitoramento ambiental, principalmente: Limnologia tropical, Macroinvertebrados bentônicos, Chironomidae e Ecotoxicologia. Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental na Universidade de São Paulo (USP/ CRHEA), na Cidade de São Carlos, com a dissertação intitulada: “Macroinvertebrados Bentônicos como indicadores da integridade de ecossistemas de água doce costeiros. Estudo de caso: Lagoa do parque das dunas, Salvador BA”. Atualmente faz doutorado no programa de Ecologia e Recursos naturais na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desenvolvendo o trabalho intitulado: Decomposição in situ e in vitro de Macrófitas Aquáticas: interações entre espécies, atividade celulolítica e ação de macroinvertebrados aquáticos.

Antônio José Gazonato Neto

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba (2011) e mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2013), onde defendeu sua dissertação intitulada “Estudo limnológico dos reservatórios Jaguari e Jacareí com ênfase na comunidade zooplanctônica”, sob a orientação da Professora Doutora Odete Rocha, período em que trabalhou com análises populacionais e identificação de espécies de zooplâncton, bem como parâmetros de eutrofização de reservatórios tropicais (Sistema Cantareira); atualmente é doutorando pelo mesmo programa e atua na área de ecotoxicologia de metais pesados recorrentes em áreas de plantio de cana-de-açúcar e estuda seus efeitos sob as populações nativas de oligoquetas, quironomídeos e crustáceos.

Romildo Campello
Secretário adjunto da secretaria de turismo do estado de São Paulo – Romildo Campello.

Romildo Campello

Secretário do meio ambiente de Mogi das Cruzes, secretário adjunto do verde e meio ambiente da cidade de São Paulo, chefiou o gabinete da Secretaria Estadual de Turismo e hoje, como secretário estadual adjunto do Turismo, exerce interinamente a titularidade da pasta.

Para conferir a programação completa, clique aqui
Para efetuar sua inscrição, clique aqui.

Para acompanhamento e emissão de certificados, clique aqui.

Comentários deste evento!

Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar este evento!

Faça seu comentário

Código de verificação*

Digite o código de verificação*