Palestra: Gênero e Estudos Urbanos: costuras possíveis

Os interessados podem se inscrever pelo site até as 18hrs do dia 09/11/2018

Data: 09/11/2018 a 09/11/2018

Local: Itatiba,

A Universidade São Francisco (USF) promove Palestra: Gênero e Estudos Urbanos: costuras possíveis” a partir da apresentação da tese premiada “‘PRETA, POBRE E PUTA’: a segregação urbana da prostituição em Campinas – Jardim Itatinga” dia 9 de novembro, na Sala Web do Campus Itatiba, às 19h30.

A pesquisadora Diana Helene Ramos a partir de sua pesquisa desenvolvida em sua tese de doutorado premiada pela CAPES, em 2016, “‘PRETA, POBRE E PUTA’: a segregação urbana da prostituição em Campinas – Jardim Itatinga” tece importantes relações entre o território e a perspectiva de gênero.

Sua importância está por se tratar de um tema bastante atual, tanto no debate acadêmico como na ascensão de movimentos feministas, que perpassa o curso de arquitetura e urbanismo por tratar de questões relativas à apropriação do espaço pela mulher e ao projeto urbano que não necessariamente incorpora questões de gênero. Justifica-se o aprofundamento da temática, que é também elaborada junto à algumas pesquisas de iniciação científica do curso de arquitetura e urbanismo (como a coordenada pela Profa. Laura Reily) e pelo significativo número de mulheres arquitetas que a universidade forma.

Diana Helene Ramos, por sua vez, é uma pesquisadora premiada com consolidada carreira docente. Realiza atualmente sua pesquisa de pós-doutorado, tendo cursado parte de seu doutorado e pós doutorado em Universidades Nacionais e internacionais reconhecidas por sua excelência.

Palestrante

Diana Helene Ramos
, é professora de estudos urbanos no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO); com graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005); mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de São Paulo - USP (2009); doutorado em Planejamento Urbano e Regional no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de janeiro - IPPUR-UFRJ (2015) com doutorado sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS (Paris-França, 2013); pós-doutorado em estudos urbanos no Instituto de Geografia da Université du Québec à Montréal - UQAM (Canadá, 2016/2017); e pós-doutorado em Planejamento Urbano e Regional no IPPUR-UFRJ (2017/2018). Tem experiência no ensino e pesquisa dos seguintes temas: gênero, direito à cidade, planejamento urbano e regional, projeto urbano, história do urbanismo, informalidade urbana, habitação social e economia solidária. Na extensão universitária e na educação popular tem experiência em cooperativismo, autogestão, comunicação popular e comunitária, arte-educação, produção audiovisual e reforço escolar em cooperativas populares, comunidades e movimentos sociais. Ganhou o prêmio de melhor tese na área do Planejamento Urbano e Regional pelo Prêmio Capes de Tese - Edição 2016 (Helene, 2015).
Local: Sala Web

Para realizar sua inscrição, clique aqui.

Para acompanhamento da inscrição e emissão de certificado, clique aqui.

Comentários deste evento!

Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar este evento!

Faça seu comentário

Código de verificação*

Digite o código de verificação*